SEE PROMOVE 1ª VISITA PREPARATÓRIA AS NOVAS INFRA- ESTRUTURAS ELÉCTRICAS DO MORRO BENTO, MORRO DA LUZ E BOAVISTA

SEE, atento aos esclarecimentos do Director Regional da SEE, em conversa com os responsáveis da subestação Morro ENDE, SEE, visita as instalações da subestação do Morro Bento, RNT. Bento.

VISITA DOS ADMINISTRADORES MUNICÍPAIS SAMBA,BELAS,, JORNALISTAS E FAZEDORES DE

OPINIÃO AS NOVAS SUBESTAÇÕES DO MORRO BENTO MORRO DA LUZ

Realizado no dia 17 de Janeiro do ano corrente em Luanda, uma visita guiada pelos responsáveis do Governo de Luanda, jornalista de distintos órgãos, fazedores de opinião da redes sociais e munícipes para constatar as novas infra-estruturas erguidas, com o objectivo de municiar conhecimentos sobre as infra- estruturas, tendo em conta o grande esforço que o Executivo angolano vem realizando, as infra-estruturas fazem parte de um esforço do Executivo liderado por Sua Excelência Eng. José Eduardo dos Santos, no sentido de reduzir e eliminar o deficit energético do

país.

Tendo em vista este objectivo foram concluídas as obras de construção das novas subestações de distribuição de 220/60Kv (Morro Bento) e 60/15Kv (Morro da Luz), encontrando-se as mesmas já em funcionamento, aos munícipes dos bairros do Morro

Bento, Praia Amélia, Corimba, são um total de 62 mil famílias que se beneficiarão

Participaram da visita Administradores Distritais da Samba, Maianga e Futungo de Belas, Órgãos da Visita dos jornalistas e fazedores de opinião as novas infra- Comunicação Social, Quadros seniores e técnicos do estruturas eléctricas (Subestação do Morro Bento e Morro sector. da Luz).

Eng.º Bondo director de exploração da RNT, explica o Acima Eng.º Sergio Dindanda director regional da ENDE, em funcionamento da nova subestação do Morro Bento entrevista a comunicação Social na subestação do morro bento, abaixo Administradoras distritais, directora do GCII do MINEA pousam para a foto de familia

MINISTRO DA ENERGIA E ÁGUAS, FOI RECEBIDO PELO GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DO CUNENE

O Ministro da Energia e Águas, Eng. João Baptista Borges, lançou em Calueque, no município de Ombadjiva o projecto transfronteriço de abastecimento de Água potável que vai beneficiar a população da Vila de Calueque. Foi recebido pelo Governador da província do Cunene, para realização do acto de lançamento do projecto.

O referido projecto, foi Financiado pelo governo alemão, as obras tiveram duração de 12 meses e está orçada em 7,5 milhões de euro, a iniciativa está a ser implementada no quadro de um acordo entre Angola e a Namíbia, que visa melhorar a qualidade de vida das populações.

De acordo com o Ministro João Baptista Borges, trata-se de um projecto integrado no Programa de Desenvolvimento do Sector das Águas, e de extensão do abastecimento as populações, face a situação de seca constante que afecta a província do Cunene.

Testemunharam o acto do lançamento do projecto o Ministro Angolano da Agricultura, Marcos Nhunga, o governador do Cunene, Kundi Paihama, funcionários seniores dos Ministérios da Energia e Águas, Agricultura e membros do governo da Província do Cunene, enquanto pela parte Namibiana, presenciaram o Ministro das Minas Gov. de Cunene Kundi Paihama dando cumprimento e Energia, John Mutorwa, a vice-Ministra da Agricultura de boas vindas ao Ministro João Baptista Borges, MINEA cumprimenta responsáveis do Governo da Província Água e florestas, Anna Shiwenda e técnicos seniores. do Cunene.

CALUEQUE BENEFICIA DO PROJECTO TRANSFRONTERIÇO

Eng.º João Baptista Borges e Ministro das Minas e Energia Eng.º João Baptista Borges faz, o lançamento da primeira pedra da Namibia John Mutorwa, preparados para o do projecto transfronteiriço de abastecimento de água. lançamento da primeira pedra.

NO ÂMBITO DA COMISSÃO DE COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO E INAUGURAÇÃO DE NOVOS

ACTIVOS NO SISTEMA ELÉCTRICO E RESPECTIVAS SUBCOMISSÕES

SEE, e parte integrante da comissão atenta a Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca estado explicação do responsável da obra, foto de família actual. no AHE Laúca.

SEA PROCEDE NO CUANZA-SUL ACTO DE LANÇAMENTO

O Secretário de Estado das Águas, procedeu no dia 23 de Janeiro de 2017, no Município de Cassongue, província do Cuanza Sul, sob égide do Ministério da Energia e Águas e do Governo Provincial do Cuanza Sul, a cerimónia de lançamento da Primeira Pedra do projecto de Construção do Sistema de Abastecimento de água naquela região.

O projecto para além do Cassongue, irá abranger também o Lombulua, Santo António, Dende, Nengo, Epanda, Chipuri, Calumana e Cruzamento, ainda a comuna de Pambanga, num total de 10 localidades, que passaram a contar com abastecimento de água potável, que vai beneficiar 21 mil famílias em todo o Município.

O programa “Água para Todos”, é uma iniciativa do Governo de Angola, desenvolvido pelo Ministério da Energia e Águas, sendo a Owini a Unidade de Projecto de Águas do Grupo Mitrelli o responsável pela construção de vários novos sistemas de abastecimento de Água no País, garantindo a captação, tratamento, transporte e distribuição de Água as zonas remotas.

Participaram do acto a sua Excelência Senhor Governador da Província do Cuanza Sul, Eusébio de Brito Teixeira, Sua Excelência Senhor Secretário de Estado das Águas, Eng. Luís Filipe da Silva, Administradores, representantes da Owini, Grupo Mitrelli, Autoridades Tradicionais, Locais e a sociedade Governador da Província do Cuanza Sul e SEA inauguram o projecto de Construção do Sistema de em geral. Abastecimento de água com o corte da fita.

A População do município de Cassongue, Sobas da região de Cassongue testemunharam o Acto; Eng.º testemunharam o lançamento da primeira pedra. Luís Filipe da Silva na colectiva de imprensa.

LUANDA COMEMORA 441 ANOS COM A INAUGURAÇÃO E ENTRADA EM FUNCIONAMENTO DAS (3) NOVAS INFRA-ESTRUTURAS ELÉCTRICAS

Alusivo aos 441 anos da cidade de Luanda, que se comemorou no passado dia 25 de Janeiro de 2017, foram inauguradas 3 novas infra-estruturas eléctricas nomeadamente, Subestação do Morro Bento, Morro da Luz e Boavista.

A província de Luanda, que tem uma realidade distinta das restantes províncias do país, pelo facto de ser o maior centro de consumo de energia eléctrica onde verifica-se até hoje um crescimento acentuado.

Por esta razão a distribuição de energia eléctrica, apesar de ainda não satisfazer a demanda em toda capital, tem registado melhorias muito assinaláveis, pelos esforços intensivos e incessantes que o Executivo angolano tem desenvolvido para mitigar a procura de energia eléctrica em todo país. O acto foi testemunhado por sua Excelência senhor governador da província de Luanda, General Francisco Higino Lopes Carneiro, Ministro da Energia e Águas, Eng. João Baptista Borges, Secretário de Estado da Energia, Eng. Joaquim Ventura, funcionários do Governo Provincial, Administrações O Governador da Província de Luanda e Municipais do e do Belas, bem como dos MINEA inauguram a subestação do Morro Distritos Urbanos da Samba, Maianga, e Bento com o corte da fita quadros seniores do sector.

MOMENTOS SIMBÓLICOS DA INAUGURAÇÃO

Gov. de Luanda e Ministro proferiram algumas Após o descerrar da placa, houve visita as instalações do considerações no decorrer da visita Morro Bento (futungo).

RETRATOS DA INAUGURAÇÃO

Gov. General HC e MINEA Eng.ºJBB, abordavam as Gov. de Luanda inaugura subestação da ENDE do Morro cotas da OMA, entrevista a comunicação social. Bento.

ÚLTIMA VISITA DOS JORNALISTAS A SUBESTAÇÃO DA BOAVISTA

O Ministério da Energia e Águas, realizou dia 23 de Janeiro do ano corrente em Luanda uma visita guiada, a nova infra-estrutura Eléctrica localizada no distrito urbano

da (Boavista).

A nova subestação de 220/60/15 KV vai ligar com a subestação existente em de 220/60 KV, que se encontra já interligada com a rede nacional de transporte.

O principal impacto deste projecto é garantir o fornecimento imediato da energia eléctrica com qualidade para os munícipes dos bairros Boavista, Marginal de Luanda, Chicala, Miramar e São Paulo.

Eng.º Bondo, esclarece aos jornalistas e Participaram da visita Administradores fazedores de opinião o funcionamento da distritais, comunicação social, nova infraestrutura elétrica da Boavista. quadros seniores e técnicos do sector.

FRASES PARA PENSAR

CULINÁRIA

Suco de berinjela para emagrecer receita fácil e econômica

Ingredientes

 250 ml de água

 ½ berinjela com casca

 2 laranjas médias Modo de preparo

Corte a berinjela em pedaços pequenos, em seguida coloque de molho na água (esse procedimento é importante para liberar as fibras do alimento). Deixe de molho durante toda a noite. Pela manhã, você deve colocar a água junto com a berinjela no liquidificador, acrescentar as 2 laranjas, e então bater bem. Tome logo em seguida.

Não guarde esse suco na geladeira, sempre faça a quantidade que vai tomar.

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DA EPAL ORGANIZADA PELO GCII

A Empresa Pública de Águas- EPAL, EP, realizou no dia 20 de Janeiro do corrente ano, na ETA SUDESTE da EPAL, uma

conferência de imprensa.

O objectivo da Conferência de Imprensa foi de esclarecer a problemática no quadro de redução abastecimento de água nas localidades de Talatona,

Nova Vida, , Benfica, Jardim do Eden, Calemba 2, Maianga e nas zonas de influência dos centros de distribuição do Golf e de Viana.

Participaram da actividade Directores, Administradores, Empreiteiros, Funcionários seniores Conselho de Administração da EPAL participaram na conferência de imprensa. do sector e órgãos de Comunicação.

EXTRACTOS DA CONFERÊNCIA

Convidados, jornalistas e fazedores de opinião Visita a estação de captação e tratamento de Água do reponsáveis e técnicos da EPAL atentos a Kikuxi. apresentação dos projectos.

ANIVERSÁRIANTES DA SEMANA

Nº NOME DOS TRABALHADORES DATA DE NASCIMENTO

01 ANABELA MANUEL ANDRÉ 07.03

02 DOMINGOS FIGUEIRA DA COSTA 11.03

03 JULIETA FERNANDO DOMINGOS 12.03

COMISSÃO SINDICAL DO MINEA PROMOVE PALESTRA CONTRA O CANCRO DA MAMA

A Comissão Sindical do Ministério da Energia e Águas promoveu no dia 27 de Janeiro de 2017 a primeira Palestra CONTRA O CANCRO DA MAMA, proferida pela Doutora Albertina Macedo Manança, médica Oncologista do Instituto Angolano de Cancro.

Segundo a prelectora do evento, Dra. Albertina ainda não são conhecidas as reais causas da doença, apesar da mesma demonstrou como todos podem proteger se por indicadores tais como: Gravidez e amamentação, exercícios físicos e consum o de sumos de frutas e vegetais, Incentivando a todos a cultura do auto exame, para as mulheres têm que ser feito 8 dias após a menstruação, e para quem já não mestrua tem de

escolher 1 dia no mês e fazer o auto exame todo mês do dia escolhido.

Informou, que no ano de 2015 foram diagnosticado, 230 casos de cancro nas mulheres e 4 casos nos homens, e no ano de 2016 de Janeiro à Outubro, diagnosticaram 212 mulheres e 3 casos nos homens, Recomendando para o efeito o tratamento multidisciplinar, cirurgia, quimioterapia, radioterapia Acima Dra. Albertina Macedo, abaixo os trabalhadores atentos aos esclarecimentos da e hormonioterapia como solução da luta contra o palestrante Cancro da Mama.