SENADO FEDERAL Secretaria Especial de Informática - Prodasen Subsecretaria Administrativa Financeira - SSADF Serviço de Administração de Contratos - SCO

PD nº 702/06-4 CONTRATO nº 48/2007

QUE ENTRE SI CELEBRAM A SECRETARIA ESPECIAL DE INFORMÁTICA DO SENADO FEDERAL - PRODASEN E, DO OUTRO, NET BRASÍLIA LTDA, OBJETIVANDO A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CANAIS DE TV A CABO.

A Secretaria Especial de Informática do Senado Federal - PRODASEN, doravante denominado PRODASEN, com sede na via N2, Anexo "C" do Senado Federal, em Brasília-DF, CNPJ 00.530.279/0004-68, neste ato representado pelo seu Diretor, EVALDO GOMES CARNEIRO FILHO, e a empresa NET BRASÍLIA LTDA, com sede no SIG SUL, Quadra 01, Lote 725, Brasília-DF, CNPJ 26.499.392/0001-79, doravante denominada NET, neste ato representada pelos Procuradores, JOSÉ LUIZ GONÇALVES FILHO, Carteira de Identidade nº MG-6.552.829 – CREA-MG e CPF nº 905.316.126-00 e MAURÍCIO FERNANDES, Carteira de Identidade nº 054.391/T-7 CRC-MG, CPF nº 774.954.466-68, concordam em firmar o presente Contrato, por inexigibilidade de licitação, com fundamento no inciso I, art. 25 da Lei nº 8.666/93, ratificada pelo Diretor do PRODASEN à fl. 132 do Processo PD- 702/06-4, onde a referida autoridade também autorizou a realização da despesa, incorporando a proposta apresentada pela NET, fls. 96/97, à qual este instrumento se vincula, e sujeitando-se as partes às disposições da Lei 8.666/93 e Ato nº 15, de 1997, da Comissão Diretora do Senado Federal, e das cláusulas seguintes:

CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO

O presente instrumento tem por objeto a prestação de serviços de Canais de TV a cabo, discriminados no ANEXO I, além de outros que vierem a ser agregados à opção de 38 (trinta e oito) canais, incluindo a prestação de serviços de assistência técnica, pela NET, para a disponibilizar o sistema no Senado Federal.

CLÁUSULA SEGUNDA - DAS OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES

São obrigações da NET, além de outras previstas neste contrato ou decorrentes da natureza do ajuste:

U:\SSADF\SCO\Documentos\Contratos\2007\Cont048-2007 - Net.doc 1 SENADO FEDERAL Secretaria Especial de Informática - Prodasen Subsecretaria Administrativa Financeira - SSADF Serviço de Administração de Contratos - SCO

I - manter durante a execução deste contrato as condições que ensejaram sua contratação;

II - apresentar cópia autenticada do ato constitutivo, sempre que houver alteração; III - efetuar o pagamento de seguros, encargos fiscais e sociais, bem assim quaisquer despesas diretas e/ou indiretas relacionadas com a execução deste contrato. PARÁGRAFO PRIMEIRO - A NET obriga-se a: I - Manter a rede e os equipamentos em perfeito estado de funcionamento, devendo os serviços serem executados, obedecendo fiel e integralmente às Normas Técnicas, emprego de material adequado e mão-de- obra especializada. II - Interligar o cabo de sua propriedade aos aparelhos retransmissores do PRODASEN, verificar o funcionamento dos receptores, proporcionando perfeita reprodução de imagens. III - Locar os canais descritos no Anexo I durante a vigência deste contrato e/ou suas prorrogações.

IV - Disponibilizar a transmissão de todos os canais locados, durante 24 (vinte e quatro) horas, diariamente, não se responsabilizando por eventuais suspensões decorrentes de problemas técnicos ocorridos no processo de geração e transmissão de sinais até seus retransmissores.

V - Efetuar os serviços de manutenção preventiva e corretiva nos sistemas de transmissão e recepção de imagens, sem ônus, procedendo a inspeção, teste, e se necessário, regulagem e pequenos reparos, a fim de proporcionar funcionamento eficiente, seguro e econômico.

VI - Apresentar, conforme inciso anterior, cronograma anual de manutenção preventiva, detalhado, que será analisado e aprovado pelo gestor deste contrato. VII - Efetuar testes de segurança, conforme legislação em vigor e normas da NET e promover os reparos necessários nos equipamentos transmissores e receptores.

VIII - Atender as manutenções corretivas, quando solicitadas, não sendo aceitos tempos superiores a 06 (seis) horas úteis, após o recebimento da notificação. IX - Atender aos chamados do PRODASEN procedendo a manutenção corretiva, substituindo e ou reparando, segundo critérios técnicos, componentes eletrônicos, elétricos, mecânicos, necessários a recolocação dos equipamentos em condições normais de funcionamento.

U:\SSADF\SCO\Documentos\Contratos\2007\Cont048-2007 - Net.doc 2 SENADO FEDERAL Secretaria Especial de Informática - Prodasen Subsecretaria Administrativa Financeira - SSADF Serviço de Administração de Contratos - SCO

X - Realizar os serviços técnicos exclusivamente por profissionais especializados, integrantes do quadro próprio ou formalmente credenciados pela NET, utilizando-se para isto, de ferramentas, instrumentos e medições especiais, recomendados pelos fornecedores dos respectivos equipamentos.

XI - Manter estoques de peças e componentes para reposição imediata. PARÁGRAFO SEGUNDO - Os aparelhos instalados para recepção dos canais contratados e os fornecidos a título gratuito, permanecerão como propriedade da NET, cedidos ao PRODASEN, sob a forma de Comodato, durante a vigência deste contrato e/ou suas prorrogações.

PARÁGRAFO TERCEIRO - Os equipamentos ficam em Comodato e a NET se obriga a mantê-los em perfeito estado de funcionamento até o término de vigência do contrato, eventuais substituições de peças ou qualquer componente ficarão a cargo da NET, que arcará com todas as despesas, inclusive, mão-de-obra.

PARÁGRAFO QUARTO – Cabe à NET fornecer ao PRODASEN os catálogos explicativos, prospectos técnicos detalhados, manuais e esquemas técnicos. PARÁGRAFO QUINTO – A NET responsabiliza-se por danos diretos decorrentes da prestação dos serviços acordados, recolocando o equipamento em condições de uso, idênticas às anteriores aos danos, em 15 (quinze) dias úteis. Os dias que excederem a este período, resultando em paralisação dos equipamentos, a NET estará sujeita às penalidades da Cláusula Décima Primeira.

CLÁUSULA TERCEIRA - DA ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA

A NET compromete-se tornar acessível ao PRODASEN quaisquer avanços tecnológicos agregados aos equipamentos e serviços relacionados Anexo I, durante a vigência deste contrato.

PARÁGRAFO PRIMEIRO - Imediatamente após colocada em operação, total ou parcialmente, os serviços de que trata esta cláusula, aos quais se incorporou avanço tecnológico, aqui ou no país de origem, a NET notificará ao PRODASEN, encaminhando descritivo analítico da tecnologia agregada, assim como suas impressões técnicas, ensaios, preços CIF e F.O.D, e o total de cada serviço.

PARÁGRAFO SEGUNDO - No prazo de 60 (sessenta) dias consecutivos, contados do recebimento da notificação, o PRODASEN poderá manifestar o interesse no fornecimento desses serviços.

U:\SSADF\SCO\Documentos\Contratos\2007\Cont048-2007 - Net.doc 3 SENADO FEDERAL Secretaria Especial de Informática - Prodasen Subsecretaria Administrativa Financeira - SSADF Serviço de Administração de Contratos - SCO

PARÁGRAFO TERCEIRO - A NET se compromete a receber como parte do pagamento dos novos equipamentos, os já instalados nas dependências do PRODASEN, mediante prévia avaliação, considerando suas condições de conservação e preço de mercado.

PARÁGRAFO QUARTO - A instalação dos novos serviços e, se necessário, a retirada dos já existentes, far-se-á obedecendo ao cronograma previamente acordado entre as partes.

CLÁUSULA QUARTA - DAS OBRIGAÇÕES DO PRODASEN O PRODASEN obriga-se a:

I - Permitir ao pessoal credenciado da NET acesso ao local onde estão instalados os equipamentos, após a identificação pelo Setor de Recepção e Segurança e autorização do gestor designado pelo PRODASEN.

II - Proporcionar todas as condições necessárias à boa execução deste contrato, inclusive comunicando a NET, por escrito, em até 10 (dez) dias úteis após qualquer mudança da Administração, endereço de cobrança e local da prestação dos serviços/fornecimento dos produtos.

III - Colocar os equipamentos à disposição dos técnicos da NET, durante o tempo necessário, para realizar consertos e testes de verificação, de acordo com o cronograma definido no inciso VI do Parágrafo Primeiro da Cláusula Segunda. IV - Colocar à disposição da NET acessórios necessários à verificação, controle, testes dos equipamentos, quando existentes e julgados necessários.

V - Executar os serviços que fujam à especialidade da NET, e que a mesma venha a julgar necessários, relacionados à segurança e o bom funcionamento das transmissões.

VI - Dar providências às recomendações da NET, concernentes às condições de uso dos equipamentos a serviços, divulgar orientações e fiscalizar procedimentos.

VII - Impedir a remoção dos equipamentos cedidos em Comodato, sem a prévia autorização da NET, bem como a repetição ou redistribuição dos sinais captados, sob pena de rescisão contratual.

VIII - Devolver no prazo de até 30 (trinta) dias úteis, caso expirado e não renovado ou prorrogado este contrato, os aparelhos cedidos em Comodato, em perfeito estado de conservação, considerado o desgaste natural, respondendo por eventuais perdas, danos ou furto.

U:\SSADF\SCO\Documentos\Contratos\2007\Cont048-2007 - Net.doc 4 SENADO FEDERAL Secretaria Especial de Informática - Prodasen Subsecretaria Administrativa Financeira - SSADF Serviço de Administração de Contratos - SCO

IX - Ressarcir o ônus decorrente do atendimento de atualizações técnicas ou modificações de especificações originais dos equipamentos, mesmo quando exigidos por Órgão Público competente.

X - Ressarcir à NET, mediante orçamento previamente aprovado, do ônus decorrente de prestação de serviços solicitados, mas excluídos da responsabilidade da mesma, causados por manipulação dos equipamentos por pessoas não autorizadas pela NET, uso inadequado, oscilações de tensão, roubos, incêndios, inundações e outros fortuitos, bem como serviços que modifiquem a configuração do equipamento (mudanças de local, ampliações e alterações).

XI - Fornecer em cada Unidade, todo o apoio logístico necessário, para o cumprimento do disposto na Cláusula Segunda.

CLÁUSULA QUINTA - DO PREÇO O PRODASEN pagará a NET, pela prestação dos serviços, o valor mensal de R$ 3.870,00 (três mil, oitocentos e setenta reais).

PARÁGRAFO PRIMEIRO – O valor global estimado do presente Instrumento é de R$ 46.440,00 (quarenta e seis mil, quatrocentos e quarenta reais).

PARÁGRAFO SEGUNDO - O número de receptores atendidos pelo presente contrato é de 300 (trezentos) pontos, conforme Anexo II, sendo permitido ao Senado Federal utilizar sua rede interna para ampliar os números de pontos, sem custos na mensalidade.

PARÁGRAFO TERCEIRO - No preço acima estão inclusos todas as despesas tais como taxas, impostos, encargos sociais e outras despesas aqui não relacionadas, além da administração e lucro, não sendo devido nenhum outro valor adicional à NET em razão dos serviços contratados.

PARÁGRAFO QUARTO - O pagamento efetuar-se-á no prazo de 09 (nove) dias úteis a contar do recebimento do documento fiscal, ficando condicionado à prévia atestação do gestor.

I - Na contagem do prazo previsto no parágrafo anterior serão deduzidos os dias corridos por responsabilidade da NET, tais como os ocasionados pela sua demora na apresentação do documento hábil de cobrança ou em substituí-lo, quando emitido com erro.

PARÁGRAFO QUINTO - Os pagamentos processados pelo PRODASEN não isentam a NET de suas obrigações e responsabilidades vinculadas à execução do Contrato, em especial às relacionadas com a qualidade e a garantia dos serviços.

U:\SSADF\SCO\Documentos\Contratos\2007\Cont048-2007 - Net.doc 5 SENADO FEDERAL Secretaria Especial de Informática - Prodasen Subsecretaria Administrativa Financeira - SSADF Serviço de Administração de Contratos - SCO

PARÁGRAFO SEXTO - Caberá à NET apresentar, juntamente com as notas fiscais, os comprovantes atualizados de regularidade com o Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, e com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), sob pena de suspensão do pagamento.

PARÁGRAFO SÉTIMO - Havendo vício a reparar na nota fiscal apresentada, ou em caso de descumprimento pela NET de obrigação contratual, o prazo constante do parágrafo quarto desta Cláusula, será suspenso até que haja reparação do vício ou adimplemento da obrigação.

CLÁUSULA SEXTA – DO REAJUSTE

O preço será reajustado anualmente, tomando-se como termo inicial a data de apresentação da proposta e tendo como base a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC, divulgado pelo IBGE, nos termos do Ato do Primeiro-Secretário nº 5/89 ou por outro indicador que venha a substituí-lo.

CLÁUSULA SÉTIMA - DA VIGÊNCIA O presente Instrumento passa a vigorar na data de sua assinatura, pelo prazo inicial de 12 (doze) meses, podendo o mesmo ser prorrogado, desde que haja interesse mútuo para a sua efetivação, dentro dos limites permitidos pelo art. 57, II da Lei nº 8.666/93.

PARÁGRAFO ÚNICO - Caso haja interesse na prorrogação, o PRODASEN deverá se manifestar com antecedência de trinta dias corridos, mediante aviso escrito.

CLÁUSULA OITAVA - DA RESCISÃO

A inexecução total ou parcial do contrato enseja a sua rescisão, conforme o disposto nos artigos 77 a 80 da Lei nº 8.666/93.

PARÁGRAFO ÚNICO - Em caso de rescisão, caberá a NET apenas a remuneração referente aos serviços efetivamente prestados e, até então, não pagos pelo PRODASEN.

CLÁUSULA NONA - DA FISCALIZAÇÃO O acompanhamento da execução dos serviços caberá ao PRODASEN através do gestor designado e de suas equipes de Manutenção, incumbindo-lhes a prática de todos os atos próprios ao exercício desse mister, inclusive quanto à sugestão de aplicação de penalidades previstas neste Contrato.

U:\SSADF\SCO\Documentos\Contratos\2007\Cont048-2007 - Net.doc 6 SENADO FEDERAL Secretaria Especial de Informática - Prodasen Subsecretaria Administrativa Financeira - SSADF Serviço de Administração de Contratos - SCO

PARÁGRAFO PRIMEIRO - A existência e atuação da fiscalização do contrato em nada restringem a responsabilidade única, integral e exclusiva da NET, no que concerne aos serviços pactuados, à sua execução e às suas conseqüências e implicações, próximas ou remotas, perante o PRODASEN ou perante terceiros, do mesmo modo que a ocorrência de eventuais irregularidades na execução dos serviços não implica em co-responsabilidade do PRODASEN e seus propostos.

PARÁGRAFO SEGUNDO - A NET declara antecipadamente aceitar os métodos e processos de inspeção, verificações e controle adotados pelo gestor do contrato, obrigando-se a fornecer todos os dados, elementos, explicações, esclarecimentos, comunicações de que necessitar e que forem julgados necessários ao desempenho de suas atividades.

CLÁUSULA DÉCIMA - DA RESPONSABILIDADE A NET tomará as medidas preventivas necessárias para evitar danos ao PRODASEN e a terceiros, em conseqüência da execução dos trabalhos, sendo de sua exclusiva responsabilidade a obrigação de reparar prejuízos que vier a causar, quaisquer que tenham sido as medidas preventivas adotadas, desde que devidamente comprovada a sua culpa.

PARÁGRAFO PRIMEIRO - A NET será única, integral e exclusivamente responsável pelos danos de qualquer natureza que causar ao PRODASEN ou a terceiros, provenientes da execução dos serviços, objeto deste Contrato, respondendo por si e por seus sucessores, ressalvados os resultantes de atos praticados pelo PRODASEN.

PARÁGRAFO SEGUNDO - A NET será também responsável por todos os ônus ou obrigações concernentes à legislação social, trabalhista, fiscal, securitária ou previdenciária, bem como por todas as despesas decorrentes da execução de eventuais trabalhos em horários diurno ou noturno.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - DAS PENALIDADES

Em caso de inexecução total, atrasos injustificados, execução imperfeita ou qualquer inadimplemento ou infração contratual, exceto quando decorrentes de problemas técnicos alheios a sua vontade, a NET, sem prejuízo da responsabilidade civil e criminal que couber, ficará sujeita às seguintes penalidades:

a) multa correspondente a 1% (um por cento) ao dia, sobre o valor dos fornecimentos não realizados e 20% (vinte por cento) sobre o valor global contratado, quando ficar caracterizado a recusa;

U:\SSADF\SCO\Documentos\Contratos\2007\Cont048-2007 - Net.doc 7 SENADO FEDERAL Secretaria Especial de Informática - Prodasen Subsecretaria Administrativa Financeira - SSADF Serviço de Administração de Contratos - SCO

b) rescisão unilateral do Contrato, nos termos da Cláusula Oitava;

c) suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com o Senado e seus órgãos supervisionados por prazo de até 02 (dois) anos; e

d) declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a administração pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que a NET ressarcir ao PRODASEN pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada, com base na letra anterior.

PARÁGRAFO PRIMEIRO - As penas referidas serão propostas pelo gestor designado pelo PRODASEN e impostas pela autoridade competente, assegurada a ampla defesa.

PARÁGRAFO SEGUNDO - Nenhum pagamento será feito à NET, antes de paga a multa que lhe tiver sido imposta.

PARÁGRAFO TERCEIRO - A multa não tem caráter compensatório e, assim, o seu pagamento não eximirá a NET de responsabilidade pelas perdas e danos decorrentes das infrações cometidas.

PARÁGRAFO QUARTO - Os motivos que possam impedir a NET de cumprir o prazo do contrato deverão ser alegados, tempestivamente, mediante requerimento protocolado, não sendo levadas em consideração quaisquer alegações baseadas em ocorrências não comunicadas, nem aceitas pelo gestor do Contrato, nas épocas oportunas.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - DAS ALTERAÇÕES

As inclusões ou exclusões de equipamentos idênticos ou similares, cujos valores unitários constantes deste contrato, sejam perfeitamente identificáveis, poderão ser efetivadas por solicitações do PRODASEN, desde que os preços sejam equivalentes e nas mesmas condições dos já existentes.

PARÁGRAFO PRIMEIRO - Quaisquer outras alterações ou revisões do objeto e obrigações estabelecidas neste Contrato, deverão ser formalizadas mediante a lavratura do correspondente Termo Aditivo, resultante do consenso entre as partes.

U:\SSADF\SCO\Documentos\Contratos\2007\Cont048-2007 - Net.doc 8 SENADO FEDERAL Secretaria Especial de Informática - Prodasen Subsecretaria Administrativa Financeira - SSADF Serviço de Administração de Contratos - SCO

PARÁGRAFO SEGUNDO - Outros canais que vierem a ser agregados à opção de 38 (trinta e oito) descritos no Anexo I, não implicam em custos na mensalidade.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - DA DOTAÇÃO As despesas decorrentes das obrigações assumidas com a execução deste Contrato correrão à conta da Atividade 01.126.0551.4060.0001 – Gestão do Sistema de Informática – Elemento de Despesa 33.90.39 - Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica, tendo sido empenhadas mediante a Nota de Empenho nº 2007NE000410, de 14 de agosto de 2007.

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA - DO FORO Fica eleito o foro da Justiça Federal em Brasília-DF, com exclusão de qualquer outro, para dirimir questões decorrentes do cumprimento deste contrato. Assim ajustadas, firmam as partes o presente instrumento, em duas vias, na presença das testemunhas adiante nomeadas, que também o subscrevem.

Brasília,15 de agosto de 2007.

EVALDO GOMES CARNEIRO FILHO Diretor do PRODASEN

JOSÉ LUIZ GONÇALVES FILHO Procurador da NET

MAURÍCIO FERNANDES Procurador da NET

Testemunhas

DEOMAR ROSADO PEDRO ENÉAS G. C. MASCARENHAS Diretor Adjunto do PRODASEN Diretor da SSITE

U:\SSADF\SCO\Documentos\Contratos\2007\Cont048-2007 - Net.doc 9 SENADO FEDERAL Secretaria Especial de Informática - Prodasen Subsecretaria Administrativa Financeira - SSADF Serviço de Administração de Contratos - SCO

ANEXO I AO CONTRATO nº 048/2007

CANAIS

03 - STV 05 - REDE MULHER 07 - TV SENADO 08 – CANAL COMUNITÁRIO 09 - ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA 10 – TV JUSTIÇA 11 – EVENTUAL 1 12 – REDE VIDA 13 – NACIONAL BRASIL 14 – CÂMARA FEDERAL 15 – EVENTUAL 2 16 – TV NACIONAL 17 - BAND 18 – 19 - RECORD 20 – GLOBO (SAP) 21 - SBT 22 – TV APOIO 24 - CNT 25 – CABLE LINK 26 – TV GÊNESIS 27 – DEUTSCHE WELLE 28 – SIC INTERNACIONAL 29 – TV ESPANHA 30 – TV5 31 – .COM 32 - FUTURA 33 – NATIONAL GEOGRAPHIC 37 – NET TV 38 – SPORTV 2 39 - SPORTV 40 - GLOBONEWS 41 – GNT (SAP) 42 - 43 – UNIVERSAL CHANNEL (SAP) 45 – 50 – FOX (SAP) 53 – CNN INTERNACIONAL

Brasília, 15 de agosto de 2007.

EVALDO GOMES CARNEIRO FILHO Diretor do PRODASEN

JOSÉ LUIZ GONÇALVES FILHO Procurador da NET

MAURÍCIO FERNANDES Procurador da NET

Testemunhas:

DEOMAR ROSADO PEDRO ENÉAS G.C. MASCARENHAS Diretor Adjunto do PRODASEN Diretor da SSITE

U:\SSADF\SCO\Documentos\Contratos\2007\Cont048-2007 - Net.doc 10 SENADO FEDERAL Secretaria Especial de Informática - Prodasen Subsecretaria Administrativa Financeira - SSADF Serviço de Administração de Contratos - SCO

ANEXO II AO CONTRATO nº 048/2007

Seleção 04 Estrelas

Na seleção 04 (quatro) Estrelas oferecemos 38 (trinta e oito) canais com os mais variados gêneros de programação.

Quantidade de Pontos Valor Mensal 300 R$ 12,90 TOTAL R$ 3.870,00

Brasília, 15 de agosto de 2007.

EVALDO GOMES CARNEIRO FILHO Diretor do PRODASEN

JOSÉ LUIZ GONÇALVES FILHO Procurador da NET

MAURÍCIO FERNANDES Procurador da NET

Testemunhas

DEOMAR ROSADO PEDRO ENÉAS G. C. MASCARENHAS Diretor Adjunto do PRODASEN Diretor da SSITE

U:\SSADF\SCO\Documentos\Contratos\2007\Cont048-2007 - Net.doc 11