Estado do Assembleia Legislativa Comissão de Saúde e Meio Ambiente

RELATÓRIO

SUBCOMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO

DAS MACRORREGIÕES DE SAÚDE

Setembro de 2011 2

ÍNDICE

Capitulo 01 – Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul – 2011

Capítulo 02 – Composição da Comissão de Saúde e Meio Ambiente

Capitulo 03 – Composição da Subcomissão de Organização das Macrorregiões de Saúde

Capítulo 04 – Apresentação

Capítulo 05 – Atividades Realizadas

Capítulo 06 – Divisão Atual das Macrorregionais de Saúde

Capítulo 07 – Divisão Atual das Coord. Regionais de Saúde

Capítulo 08 – Visão do Estado e das Entidades Quanto as Macrorregiões de Saúde

Capítulo 09 – Sugestão de Divisão Macrorregional de Saúde

Capítulo 10 – Quantitativo de Serviços de Saúde de Acordo com a Portaria 1.101 do M. S.

Capítulo 11 – Sugestão de Divisão Microrregional (Coordenadorias Regionais de Saúde)

Capítulo 12 – Sugestão UPAS – Unidades de Pronto Atendimento

Capítulo 13 – Sugestão de mudança de nomenclatura

Capítulo 14 – Conclusão e Fontes Bibliográficas 3

Capítulo 01

MESA DIRETORA DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESADO DO RIO GRANDE DO SUL – 2011

Presidente Dep. Adão Villaverde – PT

1º Vice-Presidente Dep. José Sperotto – PTB

2º Vice-Presidente Dep. Frederico Antunes – PP

1º Secretário Dep. Alexandre Postal – PMDB

3º Secretário Dep. Zilá Breitenbach – PSDB

4º Secretário Dep. Catarina Paladini – PSB

Suplentes Dep. Valdeci Oliveira – PT Dep. Luciano Azevedo – PPS Dep. Raul Carrion – PcdoB Dep. Paulo Borges – DEM 4

Capítulo 02

COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Titulares: Dep. Marisa Formolo – PT (Presidente) Dep. Altemir Tortelli – PT (Vice-Presidente) Dep. Jurandir Maciel – PTB Dep. Valdeci Oliveira – PT Dep. Maria Helena Sartori – PMDB Dep. Gilberto Capoani – PMDB Dep. Gilmar Sossella – PDT Dep. Dr. Basegio – PDT Dep. Silvana Covatti – PP Dep. Pedro Pereira – PSDB Dep. Catarina Paladini – PSB Dep. Paulo Borges – DEM

Suplentes: Dep. Edegar Pretto – PT Dep. Jeferson Fernandes – PT Dep. Luis Fernando Schmidt – PT Dep. Alexandre Postal – PMDB Dep. Márcio Biolchi – PMDB Dep. Juliana Brizola – PDT Dep. Pedro Westphalen – PP Dep. Cassiá Carpes – PTB Dep. Zilá Breitenbach – PSDB Dep. Heitor Schuh – PSB 5

Capítulo 03

COMPOSIÇÃO DA SUBCOMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DAS MACRORREGIÕES DE SAÚDE

Nominata:

Dep. Jurandir Maciel – PTB Relator

Dep. Dr. Basegio – PDT Membro

Dep. Valdeci Oliveira – PT Membro

Dep. Pedro Pereira – PSDB Membro 6

CAPÍTULO 04

APRESENTAÇÃO

Falarmos de Saúde hoje significa falarmos das mazelas, dos sofrimentos, das emergências lotadas, pessoas esperando meses e até anos por um atendimento médico especializado. Significa ver pessoas desesperadas clamando por uma cirurgia eletiva, por não terem atendimento na área de traumato ortopedia.

Falar de saúde hoje é reproduzir a mesma fala de que não tem verba suficiente para financiar o sistema, que precisa regulamentar a Emenda 29, que os estados tem que realmente investir na saúde os 12% constitucionais, que os municípios não implantam na íntegra o Sistema Básico e muito menos o programa saúde da família, por sua vez ouvir dos municípios que não suportam mais investir 22, 23 e até 24 % em saúde na cidade, quando deveriam investir tão somente 15%.

Falar em saúde hoje, por parte dos funcionários da saúde é muitas vezes concordar que trabalham em regime de remuneração beirando o inaceitável.

Falar em saúde hoje em relação ao atendimento a pacientes e sua comunidade é em muitas vezes falar num sonho.

Falar em saúde hoje em relação ao atendimento médico especializado bem como exames nos municípios do interior do Rio Grande do Sul é uma utopia.

Falar em saúde hoje em relação a cirurgias eletivas de média complexidade efetivadas no prazo de 5 meses em muitas cidades é faltar com a verdade.

Não é essa saúde que a Comissão de Saúde e Meio Ambiente, bem como sua Subcomissão, querem falar, até porque esta saúde, precária, já é conhecida por todos.

Queremos com esta subcomissão analisar e propor sugestões ao Governo do Estado e Secretaria de Saúde que possam a médio e longo prazo mudar o atual quadro do sistema Público de Saúde.

Utilizando como parâmetro de serviços a serem prestados a comunidade a portaria 1.101 do Ministério da Saúde, e a Lei 8.080 que regula o sistema de regionalização da Saúde.

Queremos propor e ajudar os Gestores Federal, Estadual e Municipal para, verdadeiramente, iniciar um processo de mudanças começando com um planejamento estratégico do Sistema de Saúde a partir de Macrorregiões de Saúde. 7

Em segundo lugar, organizar o sistema a partir das Microrregiões de Saúde, e por fim, apoiando os municípios para organizarem o seu sistema básico e implantarem estratégias para a saúde da família.

Procuramos não personalizar as ações desta Subcomissão. Portanto ela foi feita nesta primeira etapa, por diversos Deputados nominados na inicial deste relatório e nos créditos das audiências públicas realizadas nos diversos municípios.

Entendemos que este trabalho, que já havia começado na Legislatura passada e que propiciou um magnífico relatório deve ter continuidade.

Para isso sugerimos uma segunda subcomissão, e ou um grupo de trabalho para continuar discutindo e propondo ações junto ao Governo do Estado e municípios, afim de afetivamente produzir um processo de organização do sistema de saúde pública no Rio Grande do Sul.

Acreditamos que o momento é propício para tal protagonismo, pois o Governo do Estado, na figura do Governador Tarso Genro, assumiu o compromisso de efetivamente aplicar no SUS Estadual os 12% do orçamento até o fim de seu governo.

Hoje mais da metade deste orçamento vai para o financiamento do IPE, CORSAN e Brigada Militar. Isto significa algo em torno de um bilhão de reais ao ano.

Também o Governo assumiu o compromisso com o Sistema de Macrorregionalização. A Secretaria de Saúde do Estado, na figura do Secretário Ciro Simoni e o Dr. Marcos Lobato, já estão discutindo este tema para propor ações para tal.

O Governo Federal acena com a construção de hospitais regionais com verbas federais, e somando-se a isto, a construção de UPAS 24 horas.

Estas UPAS são Importantes para descentralizar os serviços de pronto atendimento no interior do Rio Grande do Sul.

Por tudo isto é que entendemos que esta discussão de organização do sistema de saúde a partir de macrorregiões de saúde, microrregiões de saúde e por fim as cidades não pode parar.

Agradecemos a todos os companheiros da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, bem como aos demais deputados estaduais, que foram verdadeiros colegas e construtores de sonhos e esperanças, na figura de nossa Presidente da Comissão, Dep. Marisa Formolo – PT.

Porto Alegre, 23 de setembro de 2011.

Dep. Jurandir Maciel – PTB, Relator. 8

CAPÍTULO 05

ATIVIDADES REALIZADAS

AUDIÊNCIA PÚBLICA:

Data: 11/05/2011

Local: ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – PLENÁRIO JOÃO NEVES DA FONTOURA.

O encontro teve por objetivo analisar/debater o decréscimo da oferta de leitos em Porto Alegre.

Foi afirmado que os hospitais públicos de Porto Alegre não tem capacidade de atender a demanda, pois é grande a carência no interior.

Que Porto alegre estava buscando uma central de regulação compartilhada com o Estado. Que esta Central deveria regular a Região Metropolitana e interior. Foi salientado a necessidade de qualificar os leitos, mudança no financiamento bem como a ampliação da rede primária, em especial a Saúde da Família.

O Ministério Público (MP) salienta que talvez os 770 novos leitos não resolvessem o problema principal tendo em vista os gargalos existentes.

Que o Hospital de Pronto Socorro, ultimamente estava sendo procurado para atendimento que não se caracterizava de urgência.

Que a falta de suporte para a drogadição era outro problema. A Santa Casa salientou que a falta de leitos era um efeito e que precisa ser atacada as causas.

Foi salientado também, que o SUS pagava a maior conta dos atendimentos que os planos privados não cobriam.

Foi sugerida a gestão integrada com financiamento conjunto. Apontando a cidade de como exemplo de Gestão Regionalizada.

Foi reforçado a necessidade de potencializarão de hospitais regionais, com criação de Pronto Socorro Regionais e investimentos nas Macrorregiões descentralizado o atendimento.

Foi dito que o diagnóstico estava dado, agora se precisava buscar o fortalecimento da atenção primária, atendimento maternal, álcool e droga e na urgência e emergência. 9

Que era necessário não só discutir a falta de leitos, mas toda a rede, resgatando a dignidade do SUS.

Foi salientada a necessidade de ser definido novos valores pagos pelo SUS, que os “royalties” do Pré-Sal seriam um caminho.

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre diz que são necessários Hospitais de Retaguarda.

O Governo Estadual falou que sabe da necessidade de maior reforço na saúde básica, que o Estado financiaria, em parceria, a construção de hospitais, de CAPS e de Unidade de Saúde, que o investimento de 12% era compromisso do Estado, porém, deveria ser feito ao longo dos 4 anos de Governo. Que os hospitais que fossem totalmente SUS, deveriam ter sua existência garantida pelo ente estadual.

PARTICIPAÇÃO

Deputados: - Dr. Basegio, Marisa Formolo, Carlos Gomes, Pedro Westphalen, Jurandir Maciel e Maria Helena Sartori.

Instituições: Ministério da Saúde Secretaria Estadual de Saúde Secretaria de Saúde de Porto Alegre Ministério Público Defensoria Pública Tribunal de Justiça Complexo Santa Casa Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre SIMERS Federação das Santas Casas 10

AUDIÊNCIA PÚBLICA DATA: 27/06/2011

LOCAL: AUDITÓRIO DAS FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA

O encontro teve por objetivo discutir a situação da Saúde no Vale do Paranhana.

Foi destacada a importância do Parlamento em ouvir as pessoas, o Prefeito falou que as demandas vinham em progressão geométrica enquanto os recursos em escala aritmética, com isto os Municípios investiam mais do que sua responsabilidade legal, que a associação do Vale do Paranhana apoiava o projeto de um grande Hospital Regional no Vale do Gravataí.

A Coordenadoria de Saúde do estado disse que o Governo sabia da realidade do “dia a dia” das pessoas. Que o Estado tinha por objetivo retomar a realidade financeira e administrativa do SUS lamentou a falta de informatização do SUS, que o Estado iria investir em quem atende pelo SUS.

O Hospital Conceição disse que o Grupo era a linha final de atendimento dos Municípios, que o paciente entrava pela emergência ou pelo agendamento de consultas. 11

Que o Vale tinha os melhores índices de saúde. Possuía o Hospital Bom Jesus como referencia. Que o contato de agendamento era feito pela central de regulação e que às vezes tinham capacidade de atendimento e não recebiam o encaminhamento. Criticou a prática de alguns hospitais que priorizam os serviços que melhor remuneram. E que o atendimento de baixa complexidade tinha que ser feito no município.

Colocou-se a disposição para ajudar na proposta de construção de um hospital para a região do Vale do Gravataí. Foi salientado que a Região tem mais de 12 mil pendências de atendimento em média e baixa complexidade.

O índice de leitos é menor do que é recomendado. O número de pessoas transportadas é muito alto, para uma simples consulta especializada e ou exames de média complexidade.

Que o Hospital de Bom Jesus ainda não era a referência desejada, não funciona a CTI. Foi proposta a criação de uma junta médica para auxiliar nos processo de judicialização da saúde.

Salientado a demora no agendamento e atendimento aos cidadãos do Vale do Paranhana na Central de Agendamento em Porto Alegre.

A Secretaria de Saúde de taquara reclamou da falta de financiamento adequado para a Saúde.

Participação: Dep. Miki Breier, Prefeito de Sr. Délcio Hugentobler, Pres. Câmara Vereador de , Vereador Dalciso Eberhardt de Oliveira. Coordenadora da 2ª CRS, Rosângela Dornelles Grupo Hospitalar Conceição, Cláudiomiro Ambrosio Câmara de Indústria a Comércio do Vale do Paranhana, Roger Fernando Ritter. 12

AUDIÊNCIA PÚBLICA – SÃO LOURENÇO DO SUL Data: 04/07/2011

Local: AUDITÓRIO DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NOSSA SENHORA ESTRELA DO MAR.

Foram discutidos problemas relativos ao Hospital Walter Thofehrn e a Santa Casa de Misericórdia.

Foi lembrado o processo de contratualização do Hospital Walter Thofehrn com a Secretaria de Saúde do estado.

Já a Santa casa estava com um déficit mensal de R$ 246 mil, foi lamentado o fechamento de pequenos hospitais que eram parte da solução dos problemas de saúde.

A Santa Casa tem um bom espaço físico, porém possui apenas três médicos que estariam próximo da aposentadoria. Referiu que tinham uma dívida grande com o INSS. 13

Já o Hospital Dr. Walter Thofehrn dispõe de excelente instalação faltando recursos financeiros, o que é normal aos Hospitais Filantrópicos. Ponderou que o município investe bastante em saúde.

O Governo Estadual, por meio do Sr. Gildo Antonio da Silva (representante do Vice-Governador), disse que o Vice Governador estava tratando de liberar um aporte de R$ 100 milhões para os Hospitais Filantrópicos. Foi lembrado o compromisso do Governador em investir no seu governo os 12% do orçamento em saúde.

Foram narradas as dificuldades de agendamento de consultas na Capital. A Secretaria de Saúde do estado afirmou que estava retomando novamente a contratualização do Hospital Dr. Walter Thofehrn.

O Município foi contemplado com uma UPA e abriu mão por entender que a mesma deveria ficar junto ao Hospital para reforçá-lo.

À medida que esta discussão abrangia não só o Hospital de São Lourenço, mas todas os Filantrópicos do Rio Grande do Sul, foi sugerido audiência pública para discutir a situação regional de .

Participação: Dep. Pedro Pereira Rep. Vice Governador, Gildo Antonio da Silva Prefeito de São Lourenço, José Sidney Nunes de Almeida Ver. Márcia Eliza Lucas Ferreira Rep. Séc. Estadual de Saúde, Luziana de Lima Larrossa Min. Público, promotor Dr. Rogério Meirelles Caldas Hospital Walter Thofehrne, Anna Maria dos Santos Hospital Santa Casa, José Ney Pereira Lamas 14

AUDIÊNCIA PÚBLICA CRUZ ALTA Data: 08/08/2011

Local: CÂMARA MUNICIPAL DE CRUZ ALTA

Foi também salientado que ao invés da construção de um novo hospital, se investisse nas estruturas existentes.

Foi discutida a proposta de construção de um Hospital Público com verbas Federais. O Prefeito parabenizou a iniciativa de construção de um hospital regional no município, disse que a cidade tem problemas na área de atendimento a criança.

A representante da Comissão Pró Construção do Hospital Público, Vereadora Bebeta, a falha de atendimento médico e poucos hospitais na região é que leva a grande procura dos seus serviços na capital.

A região que eles entendiam de abrangência deste hospital seria de 67 municípios.

Foi relatado que o Governo Federal liberaria a construção de quatro hospitais regionais no Rio Grande do Sul. O primeiro já esta contemplado para Palmeira das Missões, os demais com possibilidade de serem Gravataí, Osório, Pelotas ou Rio Grande. 15

Foi salientada a falta de área para internação de dependentes químicos. Que a construção do Hospital Regional era o ideal, pois, o drama da população com o fechamento do Hospital Beneficência Portuguesa é terrível e que o Hospital Fátima também passava por idênticos problemas.

O Representante do Ministério da Saúde salientou a regulamentação da Lei 8080, incentivando o processo de regionalização.

A UNICRUZ destacou que havia uma demanda represada de atendimentos em saúde pública.

Foi destacado que uma ação não inviabilizava a outra, ou seja, devia acontecer investimentos no H.S.V.P. e construir o Hospital Público Regional.

Participação: Deputados Jurandir Maciel, Pedro Westphalen e Luiz Noé. Min. Saúde Luiz Carlos Ferreira de Araújo Prefeito de cruz Alta, Vilson Roberto Bastos dos Santos Ver. Marino Maragon 9ª Coordenadoria Regional de Saúde, Cristina de Azevedo Machado Min. Público, Prom. Dr. André de Azevedo Coelho Ver. Elizabeth Carvalho Zavaglia (Bebeta) Ver. Gérico Lorimar Wottrich Prefeito Ernor Weber Juiz de Direito Dr. Ricardo Luiz da Costa Tjäder FEESSERS, Milton Francisco Kempfer 16

Visita Técnica ao Hospital Data: 10/08/2011

Local: Barra do Ribeiro

Uma comitiva de Deputados da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, formada por Gilmar Sossella (PDT), Jurandir Maciel (PTB), Pedro Pereira (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT), fez uma visita ao hospital de Barra do Ribeiro nesta quarta-feira.

O principal assunto foi a situação do hospital de Barra do Ribeiro, município a 56 quilômetros de Porto Alegre, com 12,5 mil habitantes.

A construção do hospital começou em 1986 por iniciativa do governador na época Jair Soares, para desafogar a demanda da Capital, e só foi concluída 14 anos mais tarde, com parte dos recursos doados por moradores de Barra do Ribeiro. 17

Os deputados foram acompanhados pelo prefeito de Barra do Ribeiro, Luciano Boneberg, a secretária de saúde do município, Dione Cortinaz de Souza, e vereadores da cidade.

No hospital puderam verificar que hoje o local funciona somente como um pronto-atendimento 24 horas para baixa complexidade.

“Nosso objetivo é colaborar para que população possa ter atendimento médico hospitalar mais perto de casa e elaborar ações para que o gestor municipal e Microrregional de saúde possam enfim atender a população. Vamos verificar o que o hospital possui, o estado dos equipamentos e conversar com a comunidade para ter mais conhecimento da situação porque isso será fundamental para a solução”, enfatizaram os parlamentares que participaram da comitiva.

Constatou-se que o hospital possui uma estrutura de cinquenta leitos, aparelhos de raio-X, incubadoras e salas de parto, bloco cirúrgico com todas as instalações necessárias e, sala com equipamentos oftalmológicos, máquina de ultrassom, desfibriladores, carros de anestesia, eletrocardiograma, laboratório bioquímico e oxímetros.

O hospital ainda conta com estrutura de lavanderia especializada e cozinha com todas as instalações necessárias.

O prefeito do município agradeceu o interesse da Assembleia Legislativa no assunto, pois através dos parlamentares o caso veio a público.

“Temos um hospital completo, podemos ser referência para a Costa Doce e a Região Carbonífera, precisamos que a União e o Estado ponham a funcionar, queremos que o hospital possa contribuir para o atendimento á Região”, desabafou Luciano Boneberg.

O Deputado Gilmar Sossella disse que é impossível o município manter sozinho um hospital, que é necessária a parceria com o Estado e a União. Os parlamentares solicitaram para o prefeito um relatório sobre a situação do hospital.

Os parlamentares salientaram a importância deste hospital para a Costa Doce, composta por cinco municípios, que não dispõe de hospital resolutivo nem número adequados de leitos.

O Dep. Valdeci Oliveira questionou a administração quanto aos profissionais que deverão ser contratados e o que isto implicaria nos custos finais.

O Dep. Pedro Pereira, como profissional médico, registrou sua indignação frente ao tamanho da estrutura, importantes equipamentos que nem sequer há em hospitais já em funcionamento. 18

O Dep. Jurandir Maciel declarou seu apoio na busca de solução junto ao Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

O Estabelecimento tem infra-estrutura e equipamentos para ser hospital de pequeno porte, com referência em especialidade que responda a necessidade da região.

Como o SUS é de responsabilidade das três esferas de Governo, é indispensável que o Estado e a União assumam sua parte. 19

AUDIÊNCIA PÚBLICA: Data: 22/08/2011

Local: CÂMARA DE VEREADORES DE ALVORADA

Discutiu-se a Construção do Hospital Regional do Vale do Gravataí.

O Secretario Geral do Comitê Pro-Construção do Hospital Regional, enfatizou a importância da construção deste hospital para toda a região do Vale do Gravataí.

A proposta é de um hospital de média e alta complexidade hospitalar e ambulatorial.

O Prefeito de Alvorada apresentou ato de compromisso pela instalação do Hospital Regional do Vale do Gravataí.

Participação: Deputados Estaduais: Jurandir Maciel, Cássia Carpes Deputado Federal: Ronaldo Zülke Vereadores Alvorada: Neto Girelli, Edson Borba, Gerson Luiz, Prof. Sérgio Bertoldi, Professora Nadir Machado Vereadores : João Tardetti, Rosane Liberti Vereadores Gravataí: Carlito Nicolatt, Rep. Com. Pró Construção Hospital Secretários Municipais de Cachoeirinha: Saúde, Isaac Batista, José Luiz Correa, Vanio Preza e Secretário de Saúde de Gravataí, Carlos Batista. 20

AUDIÊNCIA PÚBLICA BARÃO DO COTEGIPE Data: 09/09/2011

Local: CTG RANCHO AMIGO

Teve por objetivo discutir a reabertura do Hospital Padre Estanislau Pollon, foi enfatizada a discordância pelo fechamento dos pequenos Hospitais, pois, os mesmos deveriam ser base de atendimento Microrregional.

O Técnico da Vigilância Sanitária do Estado disse que a mesma tinha obrigação de inspecionar os estabelecimentos de saúde e que hospitais com menos de 50 leitos eram inviáveis e que estes hospitais poderiam fazer parte de unidades Mistas, cujas especialidades seriam definidas pelo plano diretor.

Já a Coordenadora do 11º CRS disse que a mesma procurava valorizar os pequenos hospitais da região como forma de desafogar o hospital Santa Terezinha de . Defendeu que os pequenos hospitais deveriam assumir novas referencias para que a população não precisasse se deslocar até Erechim.

O Prefeito disse que a população sentia na pele o fechamento da instituição e que as comunidades da região deviam se unir, pois todas eram prejudicadas.

A Igreja Católica, ressaltou a importância deste hospital para a região, a Igreja Evangélica lembrou o ótimo atendimento que havia no hospital. 21

A Promotoria Pública lembrou que a obrigação legal do município era com a saúde básica e o Programa da Saúde da Família. Sugeriu que o Estado e Município celebrassem um convênio para que o hospital atendesse os usuários do SUS.

O Prefeito disse que o hospital era importante para toda a região e que estava comprometido com sua abertura. Foi defendido que deveria existir um espaço no SUS para os pequenos hospitais e que estes hospitais deveriam ser Microrregionais.

Foi ressaltado que não havia base legal para repasse financeiro a entidade privada, sugerindo que o Proprietário doasse o imóvel para a Prefeitura, e ou que o mesmo fosse desapropriado. A Vigilância Sanitária ressaltou que o compromisso do Governo do Estado era até o final deste Governo, aplicar os 12% do orçamento em Saúde

Ficou encaminhado:

- Criação de uma comissão com prazo de 60 a 90 dias para estudar todas as possibilidades de solução.

Participação: Deputados estaduais: Altemir Tortelli, Gilberto Capoani Prefeito, Vladimir Luiz Farina, Prom. Justiça, Dr. Leonardo Guarisse Bários Rep. Secretaria Estadual Saúde, Celso dos Anjos. Rep, Dep. Sossela, Maria Beatriz Kunkel Hosp. Padre Estanislau Pollon, Marisa Magnabosco 11º CRS, Cleimar da rosa Vereador Adelir Jose Sartori Rep. Dep. Fed. Marco Maia, Cláudio Henrique Giacomini Pe. Valdair Bolzan Pastor Wilson da Silva, Assembléia de Deus Pres. Da AMAU, Claudemir Luiz Finatto Vice Pref. Itatiba, Waldemar Sibusrki Vice. Pref. Ponte preta, Ademir Sacre Linski 22

AUDIÊNCIA PÚBLICA: Data: 21/09/2011

Local: AUDITÓRIO SADI FONTOURA SCHWITZ

Discussão da Macrorregião da Saúde Metropolitana.

Dep. Jurandir Maciel, salientou que a audiência pública estava sendo em Canoas em função do avanço nesta área registrado nos últimos anos. Canoas era referência para a região.

O Dep. Nelsinho, falou sobre o sistema de saúde de Canoas e fez uma análise do orçamento do Estado para 2012, salientou a importância da regulamentação da emenda 29.

A Vice presidente e Secretaria de Saúde Beth Colombo, salientou a construção de 4 UPAS 24 horas e o incremento de leitos e serviços do Hospital Universitário da ULBRA, que será a grande referencia para Canoas e região, soma-se a ele os hospitais de Pronto Socorro e Nossa Senhora das Graças.

Marcos Lobato, representante do Secretário de Saúde do Estado, afirmou que a secretaria tem a intenção de ser protagonista, o Estado aumentaria neste ano o investimento em saúde na rede cegonha, combate ao crack, saúde da família e a organização por Macrorregiões seria a prioridade do estado, pois, desta forma a distribuição dos serviços e recursos, seriam distribuídos com mais justiça e organização. 23

Que atualmente eram sete as Macrorregiões. Que a região Centro- Oeste tinha quase 40% do território Estadual. Era preciso respeitar as particularidades de cada uma com planejamento e projetos em parceria com as prefeituras. Na Região Metropolitana, se pensava em um hospital ao estilo do HPS no Vale do Gravataí.

Que grande parte dos recursos de 2012 seria investido em equipes da saúde da família. A proposta do Estado é garantir a retaguarda com as Macrorregiões de Saúde. Com a criação de uma rede hospitalar outra de especialidades, de atendimentos especiais e a garantia de leitos hospitalares ou atendimento domiciliar.

O Dep. Jurandir Maciel, salientou que a audiência tinha por objetivo conhecer as propostas do Estado e a experiências de Canoas, que no seu entender foi plenamente atingido

Participantes: Deps. Jurandir Maciel, Nelsinho Metalúrgico Rep. Secretaria Estadual de saúde, Marcos Antonio Lobato Vice Pref. E Secretaria de Saúde, Beth Colombo 1ª Coord. de Saúde, Ana Regina Boll Hosp. Nossa Senhora das Graças, Marlis Bergmann 24

CAPÍTULO 06

DIVISÃO ATUAL DAS MACRORREGIONAIS DE SAÚDE

Norte Missioneira Serra

Vales Centro-Oeste Metropolitana

Sul

Fonte: DAHA/SES/RS2004 25

Centro Oeste - 42 municípios 1.003.068 hab. Sede Santa Maria (4ª e 10ª CRS)

4ª CRS · Sede: Santa Maria · Endereço: Rua André Marques, 675 · Fones: (55) 3222.3101/ 3222-2929 · E-mail: [email protected] · Nº. Municípios: 31

Agudo, , Capão do Cipó, , , , , , Ivorá, , Jari, Júlio de Castilhos, Mata, Nova Esperança do Sul, , Paraíso do Sul, , , , Santa Maria, Santiago, São Francisco de Assis, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, , , e . População: 537.745 habitantes

10ª CRS · Sede: · Endereço: Rua General Sampaio, 1679 · Fones: (55) 3422.0387/3422.4801/ 3421-3009 · E-mail: [email protected] Número de municípios: 11

Alegrete, Barra do Quaraí, , Maçambará, , Quaraí, Rosário do Sul, , , São Gabriel e . População: 465.323 habitantes

Fonte: DCR/SES/2011 26

Metropolitana - 88 municípios 4.578.706 hab. Sede Porto Alegre (1ª,2ª e 18ª CRS)

1ª CRS · Sede: Porto Alegre · Endereço: Av. Borges de Medeiros, 536 – 1º andar · Fones: (51) 3901-1008 / 3901-1010 / 3901-1032 · E-mail: [email protected] · Nº. Municípios: 24 Alvorada, Araricá, Cachoeirinha, , Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, , , Gravataí, , Lindolfo Collor, , , , , Portão, Porto Alegre, , Santa Maria do , São Leopoldo, , e Viamão.

População: 3.536.162 habitantes 2ª CRS · Sede: Porto Alegre · Endereço: Rua dos Andradas nº. 1137, 6º andar · Fones: (51) 3226-7992/ 3227-4700 · E-mail: [email protected] · Nº. Municípios: 42 Arambaré, , Barão, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, , Butiá, Camaquã, Cambará do Sul, , , , , , , General Câmara, Guaíba, Harmonia, Igrejinha, Maratá, , Minas do Leão, Montenegro, , Parobé, , , , São Francisco de Paula, São Jerônimo, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, , Sertão Santana, Tapes, Taquara, Três Coroas, Triunfo e . População: 678.495 habitantes 18ª CRS · Sede: Osório · Endereço: Rua Bento Gonçalves, 1036 – 3º andar · Fones: (51) 3663.3188/3663.2933 · E-mail: [email protected] · Nº. Municípios: 23

Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Xangrilá, Maquine, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Torres, Tramandaí, Osório,, Tavares, Santo Antonio da Patrulha, , , , , Manpituba, Imbé, , Dom Pedro de Alcântara, Caraá, e Capão da Canoa. População: 341.119 habitantes Fonte: DCR/SES/2011 27

Missioneira - 80 municípios 914.886 hab. Sede Ijuí (9ª, 12ª, 14ª e 17ª CRS)

9ª CRS · Sede: Cruz Alta · Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 1445 · Fones: (55) 3322.5050/3324.2353 · E-mail: [email protected]

Número de municípios: 13

Boa Vista do Cadeado, , Colorado, Cruz Alta, , Ibirubá, , , , Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Selbach e Tupanciretã.

População: 172.070 habitantes

12ª CRS · Sede: Santo Ângelo · Endereço: Av. Brasil 622 · Fone: (55) 3312.1440/3312.2271 · E-mail: [email protected]

Número de municípios: 25

Caibaté, , Cerro Largo, , Entre Ijuís, Eugênio de Castro, Garruchos, Guarani das Missões, Itacurrubi, , Pirapó, , , Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio das Missões, São Borja, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Nicolau, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro, e Vitória das Missões. População: 289.155 habitantes

14ª CRS · Sede: Santa Rosa · Endereço: Buenos Aires nº 638 · Fones: (55) 3512.5277/3512.8862 · E-mail: [email protected] 28

Número de municípios: 22

Alecrim, Alegria, Boa Vista do Buricá, Campina das Missões, Cândido Godói, Doutor Maurício Cardoso, Giruá, , Independência, Nova Candelária, , , Porto Mauá, , Santa Rosa, , São José do Inhacorá, São Paulo das Missões, , Três de Maio, Tucunduva e .

População: 226.933 habitantes

17ª CRS · Sede: Ijuí · Endereço: Rua David José Martins, 34 · Fones: (55) 3331.1579/3332.8615/ 3331-2900 · E-mail: [email protected]

Número de municípios: 20

Ajuricana, , , , Catuípe, Chiapetta, Condor, , , Humaitá, Ijuí, Inhacorá, Joia, , , Pejuçara, , São Martinho, São Valério do Sul e .

População: 226.728 habitantes

Fonte: DCR/SES/2011 29

Norte - 143 municípios, 1.132.681 hab. Sede ( 6ª. 11ª. 15ª e 19ª CRS)

6ª CRS · Sede: Passo Fundo · Endereço: Rua Fagundes dos Reis 270- centro · Fones: (54) 3313-8069/ 3311-2555/ 3311-8560 · E-mail: [email protected] · Nº Municípios: 58 Água Santa, Almirante Tamandaré do Sul, Alto Alegre, André da Rocha, Barracão, , Camargo, , Capão Bonito do Sul, , Casca, , Ciríaco, , , David Canabarro, Ernestina, , Gentil, Ibiaçá, , Ibirapuitã, Lagoa dos Três Cantos, , Lagoão, , Marau, , , , Mormaço, , Não-Me-Toque, , , , Passo Fundo, Pontão, , Santa Cecília do Sul, Santo Antônio de Palma, Santo Antônio do Planalto, , São Domingos do Sul, São João do Urtiga, São José do Ouro, Serafina Corrêa, Sertão, , Tapejara, Tapera, , Tunas, , Vanini, , Vila Lângaro e Vila Maria. População: 594.766 habitantes

11ª CRS · Sede: Erechim · Endereço: Rua Passo Fundo, 615 - centro · Fones: (54) 3522.1113/3522.1968 · E-mail: [email protected]

Número de municípios: 31

Aratiba, Áurea, Barão de Cotegipe, , , , Carlos Gomes, Centenário, Charrua, , , , Erechim, , Estação, , Floriano Peixoto, , Getúlio Vargas, , , Jacutinga, , , Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São Valentim, , Três Arroios e . População: 215.573 habitantes

15ª CRS · Sede: Palmeira das Missões · Endereço: Rua General Osório, 351 · Fones: (55) 3742.4136/3742.1480 · E-mail: [email protected] 30

Número de municípios: 26

Barra Funda, Boa Vista das Missões, Braga, Cerro Grande, Chapada, Constantina, , Dois Irmãos das Missões, , dos Loureiros, Jaboticaba, , Miraguaí, , , , Palmeira das Missões, , , , Sagrada Família, São José das Missões, São Pedro das Missões, Sarandi, Três Palmeiras e . População: 160.891 habitantes

19ª CRS · Sede: · Endereço: Av. Monsenhor Vitor Batistela, 576 · Fones: (55) 3744.2244/3744.2266 · E-mail: [email protected] · Nº Municípios: 28 Alpestre, , , , Caiçara, , , , Esperança do Sul, Frederico Wesphalen, Irai, , , , , Pinhal, , Planalto, Rio dos Índios, , , Taquaruçu do Sul, , , Três Passos, , Vista Alegre, e Vista Gaúcha.

População: 161.451 habitantes

Fonte: DCR/SES/2011 31

Serra - 48 municípios, 1.079.881 hab. Sede Caxias do Sul ( 5ª CRS) 5ª CRS · Sede: Caxias do Sul · Endereço: Av. Júlio de Castilhos, 1215 · Fones: (54) 3221.2222/3221.2934 · E-mail: [email protected]

· Nº Municípios: 48

Alto , Antônio Prado, Bento Gonçalves, , Bom Jesus, Bom Princípio, , Canela, , Caxias do Sul, , Cotiporã, Esmeralda, Fagundes Varela, , Feliz, , Garibaldi, Gramado, Guabijú, Guaporé, Ipê, , , , , Muitos Capões, Nova Araçá, , Nova Pádua, Nova Petrópolis, , , Paraí, Picada Café, , Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São José dos Ausentes, São Marcos, São Vendelino, União da Serra, , , Veranópolis, e .

População: 1.079.881 habitantes

Fonte: DCR/SES/2011 32

Sul - 28 municípios, 1.027.333 hab. Sede Pelotas ( 3ª e 7ª CRS )

3ª CRS · Sede: Pelotas · Endereço: Av Fernando Osório nº 300 - Centro · Fones: (53) 3273-2588/ 3283-7125 · E-mail: [email protected]

· Nº Municípios: 22 , , , Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Herval, Jaguarão, , , Pedro Osório, Pelotas, , , Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, , São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu. População: 844.738 habitantes

7ª CRS · Sede: Bagé · Endereço: Av. Marechal Floriano, 1172 · Fones: (53) 3242.8572/3242.7681 · E-mail: [email protected]

· Nº Municípios: 06

Aceguá, Bagé, , , e .

População: 182.595 habitantes Fonte: DCR/SES/2011 33

Vales - 69 municípios, 905.045 hab. Sedes , e Lajeado ( 8ª, 13ª e 16ª CRS)

8ª CRS · Sede: Cachoeira do Sul · Endereço: Rua Saldanha Marinho, 725 · Fone: (51) 3722.2255/3722.6334 · E-mail: [email protected] Número de municípios: 12 , Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, , , Estrela Vermelha, Ibirama, , , , e Sobradinho. População: 200.284 habitantes 13ª CRS · Sede: Santa Cruz do Sul · Endereço: Rua Julio de Castilhos, 36 · Fones: (51) 51 3711.7364 / 3713.1011 · E-mail: [email protected]

Número de municípios: 13 Candelária, , , Mato Leitão, , , , Santa Cruz do Sul, , , , Venâncio Aires e Vera Cruz. População: 340.712 habitantes 16ª CRS · Sede: Lajeado · Endereço: Rua Saldanha Marinho, 428 · Fones: (51) 3714.1470/3714.1355 · E-mail: [email protected]

Número de municípios: 42 , , , , , Boqueirão do Leão, , Capitão, Colinas, , Cruzeiro do Sul, , , Encantado, Estrela, Fazenda Vila Nova, , , Ilópolis, , , Lajeado, Marquês de Souza, Muçum, Nova Brescia, , Poço das Antas, , Progresso, , , , , São José do Herval, São Valentim, Sério, Tabaí, Taquari, Teutônia, , Vespariano Correa e Westifália. População: 364.049 habitantes Fonte: DCR/SES/2011 Total Geral de Habitantes: 10.618.671

Obs.: Os números não iguais aos da FEE, mesmo assim os mantivemos por serem oficiais da SES/DCR. 34

CAPÍTULO 07

DIVISÃO ATUAL DAS COORDENADORIAS REGIONAIS DE SAÚDE

1ª CRS · Sede: Porto Alegre · Endereço: Av. Borges de Medeiros, 536 – 1º andar · Fones: (51) 3901-1008 / 3901-1010 / 3901-1032 · E-mail: [email protected] · Nº Municípios: 24 Alvorada, Araricá, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Glorinha, Gravataí, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, Porto Alegre, Presidente Lucena, , São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Viamão. População: 3.536.162 habitantes Fonte: SES/DCR/2011 35

Fonte: SES/DCR/2011 36

2ª CRS · Sede: Porto Alegre · Endereço: Rua dos Andradas nº 1137, 6º andar · Fones: (51) 3226-7992/ 3227-4700 · E-mail: [email protected] · Nº Municípios: 42 Arambaré, Arroio dos Ratos, Barão, Barão do Triun fo, Barra do Ribeiro, Brochier, Butiá, Camaquã, Cambará do Sul, Capela de Santana, Cerro Grande do Sul, Charqueadas, Chuvisca, Dom Feliciano, Eldorado do Sul, General Câmara, Guaíba, Harmonia, Igrejinha, Maratá, Mariana Pimentel, Minas do Leão, Montenegro, Pareci Novo, Parobé, Riozinho, Rolante, Salvador do Sul, São Francisco de Paula, São Jerônimo, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, Sentinela do Sul, Sertão Santana, Tapes, Taquara, Três Coroas, Triunfo e Tupandi. População: 678.495 habitantes. Fonte: SES/DCR 37

2ª Coordenadoria Regional de Saúde

Micro Regiões Município População Carbonífera Arroio dos Ratos 13.604 Carbonífera Barão do Triunfo 7.018 Carbonífera Butiá 20.405 Carbonífera Charqueadas 35.352 Carbonífera General Câmara 8.447 Carbonífera Minas do Leão 7.628 Carbonífera São Jerônimo 22.075 Carbonífera Triunfo 25.113 Costa Doce Norte Barra do Ribeiro 12.557 Costa Doce Norte Eldorado do Sul 34.297 Costa Doce Norte Guaíba 94.884 Costa Doce Norte Mariana Pimentel 3.731 Costa Doce Norte Sertão Santana 5.819 Costa Doce Sul Arambaré 3.693 Costa Doce Sul Camaquã 62.669 Costa Doce Sul Cerro Grande do Sul 10.228 Costa Doce Sul Chuvisca 4.935 Costa Doce Sul Dom Feliciano 14.245 Costa Doce Sul Sentinela do Sul 5.170 Costa Doce Sul Tapes 16.496 Paranhana Cambará do Sul 6.542 Paranhana Igrejinha 31.618 Paranhana Parobé 50.906 Paranhana Riozinho 4.305 Paranhana São Francisco de Paula 20.469 Paranhana Taquara 54.626 Paranhana Três Coroas 23.792 Vale do Caí Barão 5.732 Vale do Caí Brochier 4.672 Vale do Caí Capela de Santana 11.600 Vale do Caí Harmonia 4.253 Vale do Caí Maratá 2.527 Vale do Caí Montenegro 7.628 Vale do Caí Pareci Novo 3.506 Vale do Caí Salvador do Sul 6.747 Vale do Caí São José do Sul 2.082 Vale do Caí São Pedro da Serra 3.317 Vale do Caí São Sebastião do Caí 21.911 Vale do Caí Tupandi 3.896 Total 678.496

Fonte: SES/DCR 38

3ª CRS · Sede: Pelotas · Endereço: Av Fernando Osório nº 300 – Centro · Fones: (53) 3273-2588/ 3283-7125 · E-mail: [email protected] · Nº Municípios: 22 Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelota s, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu. População: 844.738 habitantes Fonte: SES/DCR 39

Fonte: SES/DCR 40

4ª CRS · Sede: Santa Maria · Endereço: Rua André Marques, 675 · Fones: (55) 3222.3101/ 3222-2929 · E-mail: [email protected] · Nº Municípios: 31

Agudo, Cacequi, Capão do Cipó, Dilermando de Aguiar, Dona Fran cisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Ivorá, Jaguari, Jari, Júlio de Castilhos, Mata, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Paraíso do Sul, Pinhal Grande, Quevedos, Restinga Seca, Santa Maria, Santiago, São Francisco de Assis, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Silveira Martins, Toropi, Unistalda e Vila Nova do Sul. População: 537.745 habitantes

Fonte: SES/DCR 41

4ª Coordenadoria Regional de Saúde

Micro Regiões Município População Quarta Região Agudo 16.716 Quarta Região Dona Francisca 3.396 Quarta Região Faxinal do Soturno 6.668 Quarta Região Ivorá 2.139 Quarta Região Nova Palma 6.340 Quarta Região Paraíso do Sul 7.330 Quarta Região Pinhal Grande 4.471 Quarta Região São João do Polêsine 2.633 Quarta Região Silveira Martins 2.452 Santa Maria Itaara 5.011 Santa Maria Júlio de Castilhos 19.579 Santa Maria Santa Maria (Sede) 261.027 Santa Maria São Martinho da Serra 3.201 Santiago Capão do Cipó 3.107 Santiago Esperança do Sul 4.671 Santiago Jaguari 11.478 Santiago Santiago 49.082 Santiago São Francisco de Assis 19258 Santiago Unistalda 2.453 São Pedro do Sul Dilermando Aguiar 3.064 São Pedro do Sul Jarí 3.575 São Pedro do Sul Quevedos 2.710 São Pedro do Sul São Pedro do Sul 16.371 São Pedro do Sul Toropi 2.952 São Sepé Formigueiro 7.014 São Sepé Restinga Seca 15.850 São Sepé São Sepé 23.798 São Sepé Vila Nova do Sul 4.221 São Vicente do Sul Cacequi 13.638 São Vicente do Sul Mata 5.111 São Vicente do Sul São Vicente do Sul 8.429 Total 537.745

Fonte: SES/DCR 42

5ª CRS · Sede: Caxias do Sul · Endereço: Av. Júlio de Castilhos, 1215 · Fones: (54) 3221.2222/3221.2934 · E-mail: [email protected]

· Nº Municípios: 48

Alto Feliz, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Bom Jesus, Bom Princípio, Campestre da Serra, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Esmeralda, Fagundes Varela, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Guabijú, Guaporé, Ipê, Jaquirana, Linha Nova, Monte A legre dos Campos, Monte Belo do Sul, Muitos Capões, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Picada Café, Pinhal da Serra, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São José dos Ausentes, São Marcos, São Ve ndelino, União da Serra, Vacaria, Vale Real, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

População: 1.079.881 habitantes

Fonte: SES/DCR 43

6ª CRS · Sede: Passo Fundo · Endereço: Rua Fagundes dos Reis 270- centro · Fones: (54) 3313-8069/ 3311-2555/ 3311-8560 · E-mail: [email protected] · Nº Municípios: 58 Água Santa, Almirante Tamandaré do Sul, Alto Alegre, André da Rocha, Barracão, Cacique Doble, Camargo, Campos Borges, Capão Bonito do Sul, Carazinho, Casca, Caseiros, Ciríaco, Coqueiros do Sul, Coxilha, David Canabarro, Ernestina, Espumoso, Gentil, Ibiaçá, Ibiraiaras, Ibirapuitã, Lagoa dos Três Cantos, Lagoa Vermelha, Lagoão, Machadinho, Marau, Mato Castelhano, Maximiliano de Almeida, Montauri, Mormaço, Muliterno, Não-Me-Toque, Nicolau Vergueiro, Nova Alvorada, Paim Filho, Passo Fundo, Pontão, Sananduva, Santa Cecília do Sul, Santo Antônio de Pal ma, Santo Antônio do Planalto, Santo Expedito do Sul, São Domingos do Sul, São João do Urtiga, São José do Ouro, Serafina Corrêa, Sertão, Soledade, Tapejara, Tapera, Tio Hugo, Tunas, Tupanci do Sul, Vanini, Victor Graeff, Vila Lângaro e Vila Maria. População: 594.766 habitantes

Fonte: SES/DCR 44

7ª CRS · Sede: Bagé · Endereço: Av. Marechal Floriano, 1172 · Fones: (53) 3242.8572/3242.7681 · E-mail: [email protected]

· Nº Municípios: 06

Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul.

População: 182.595 habitantes

Fonte: SES/DCR 45

Fonte: SES/DCR 46

8ª CRS · Sede: Cachoeira do Sul · Endereço: Rua Saldanha Marinho, 725 · Fone: (51) 3722.2255/3722.6334 · E-mail: [email protected]

Número de municípios: 12 Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Encruzilhada do Sul, Estrela Vermelha, Ibirama, Lagoa Bonita do Sul, Novo Cabrais, Passa Sete, Segredo e Sobradinho.

População: 200.284 habitantes

Fonte: SES/DCR 47

Fonte: SES/DCR 48

9ª CRS · Sede: Cruz Alta · Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 1445 · Fones: (55) 3322.5050/3324.2353 · E-mail: [email protected]

Número de municípios: 13

Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Colorad o, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Jacuizinho, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Selbach e Tupanciretã. População: 172.070 habitantes

Fonte: SES/DCR 49

Fonte: SES/DCR 50

10ª CRS · Sede: Alegrete · Endereço: Rua General Sampaio, 1679 · Fones: (55) 3422.0387/3422.4801/ 3421-3009 · E-mail: [email protected] Número de municípios: 11

Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçara mbá, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel e Uruguaiana. População: 465.323 habitantes

Fonte: SES/DCR 51

Fonte: SES/DCR 52

11ª CRS · Sede: Erechim · Endereço: Rua Passo Fundo, 615 - centro · Fones: (54) 3522.1113/3522.1968 · E-mail: [email protected] · Nº Municípios: 31 Número de municípios: 31

Aratiba, Áurea, Barão de Coteg ipe, Barra do Rio Azul, Benjamin Constant do Sul, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Charrua, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erechim, Erval Grande, Estação, Faxinalzinho, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatib a do Sul, Jacutinga, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios e Viadutos. População: 215.573 habitantes

Fonte: SES/DCR 53

Fonte: SES/DCR 54

12ª CRS · Sede: Santo Ângelo · Endereço: Av. Brasil 622 · Fone: (55) 3312.1440/3312.2271 · E-mail: [email protected]

Número de municípios: 25

Caibaté, Bossoroca, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entr e Ijuís, Eugênio de Castro, Garruchos, Guarani das Missões, Itacurrubi, Mato Queimado, Pirapó, Porto Xavier, Rolador, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio das Missões, São Borja, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Ni colau, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro, Ubiretama e Vitória das Missões. População: 289.155 habitantes

Fonte: SES/DCR 55

Fonte: SES/DCR 56

13ª CRS · Sede: Santa Cruz do Sul · Endereço: Rua Julio de Castilhos, 36 · Fones: (51) 51 3711.7364 / 3713.1011 · E-mail: [email protected]

Número de municípios: 13

Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz. População: 340.712 habitantes

Fonte: SES/DCR 57

Fonte: SES/DCR 58

14ª CRS · Sede: Santa Rosa · Endereço: Buenos Aires nº 638 · Fones: (55) 3512.5277/3512.8862 · E-mail: [email protected]

Número de municípios: 22

Alecrim, Alegria, Boa Vista do Buricá, Campina das Missões, Cândido Godói, Doutor Maurício Cardoso, Giruá, Horizontina, Independência, Nova Candelária, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, São Paulo das Missões, Senador Salgado Filho, Três de Maio, Tucunduva e Tuparendi.

População: 226.933 habitantes

Fonte: SES/DCR 59

Fonte: SES/DCR 60

15ª CRS · Sede: Palmeira das Missões · Endereço: Rua General Osório, 351 · Fones: (55) 3742.4136/3742.1480 · E-mail: [email protected]

Número de municípios: 26

Barra Funda, Boa Vista das Missões, Brag a, Cerro Grande, Chapada, Constantina, Coronel Bicaco, Dois Irmãos das Missões, Engenho Velho, , Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Miraguaí, Nova Boa Vista, Novo Barreiro, Novo Xingu, Palmeira das Missões, Redentora, Ronda Alta, Rondinha, Sagrada Família, São José das Missões, São Pedro das Missões, Sarandi, Três Palmeiras e Trindade do Sul. População: 160.891 habitantes

Fonte: SES/DCR 61

Fonte: SES/DCR 62

16ª CRS · Sede: Lajeado · Endereço: Rua Saldanha Marinho, 428 · Fones: (51) 3714.1470/3714.1355 · E-mail: [email protected]

Número de municípios: 42 Anta Gorda, Arroio do Meio, Arvorezinha, Barros Cassal , Bom Retiro do Sul, Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vila Nova, Fontoura Xavier, Forquetinha, Ilópolis, Imigrante, Itapuca, Lajeado, Marquês d e Souza, Muçum, Nova Brescia, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul, São José do Herval, São Valentim, Sério, Tabaí, Taquari, Teutônia, Travesseiro, Vespariano Correa e Westifália. População: 364.049 habitantes

Fonte: SES/DCR 63

Fonte: SES/DCR 64

17ª CRS · Sede: Ijuí · Endereço: Rua David José Martins, 34 · Fones: (55) 3331.1579/3332.8615/ 3331-2900 · E-mail: [email protected]

Número de municípios: 20

Ajuricana, Augusto Pestana, Bozano, Campo Novo, Catuípe, Chiapetta, Condor, Coronel Barros, Crissiumal, Humaitá, Ijuí, Inhacorá, Joia, Nova Ramada, Panambi, Pejuçara, Santo Augusto, São Martinho, São Valério do Sul e Sede Nova. População: 226.728 habitantes

Fonte: SES/DCR 65

Fonte: SES/DCR 66

18ª Coordenadoria Regional de Saúde

Micro Regiões Município População 7.740 Balneário Pinhal 10.856 Capão da Canoa 42.040 Capivari do Sul 3.890 Caraá 7.312 Cidreira 12.668 Dom Pedro de Alcântara 2.550 Imbé 17.670 Itati 2.584 Manpituba 3.003 Maquine 6.905 Morrinhos do Sul 3.182 Mostardas 12.124 Osório 40.906 Palmares do Sul 10.969 Santo Antonio da Patrulha 39.685 Tavares 5.351 Terra de Areia 9.878 Torres 34.656 Tramandaí 41.585 Três Cachoeiras 10.217 Três Forqui8lhas 2.914 Xangrilá 12.434 Total 341.119

Fonte: SES/DCR

Obs.: O Departamento de Coordenadorias Regionais não dispõe de mapa da !8ªCRS, a mesma fica localizada no Litoral. 67

19ª Coordenadoria Regional de Saúde

Micro Regiões Município População Alpestre 8.027 Ametista do Sul 7.323 Barra do Guarita 3.089 Bom Progresso 2.328 Caiçara 5.071 Cristal do Sul 2.826 Derrubadas 3.190 Erval Seco 7.878 Esperança do Sul 3.272 Frederico Wesphalen 28.843 Irai 8.078 Liberato Salzano 5.780 Nonoai 12.074 Novo Tiradentes 2.277 Palmitinho 6.920 Pinhal 2.513 Pinheirinho do Vale 4.497 Planalto 10.524 Rio dos Índios 3.616 Rodeio Bonito 5.743 Seberi 10.897 Taquaruçu do Sul 2.966 Tenente Portela 13.719 Tiradentes do Sul 6.461 Três Passos 23.965 Vicente Dutra 5.285 Vista Alegre 2.832 Vista Gaúcha 2.759 TOTAL 161.451

Fonte: SES/DCR Obs.: O Departamento de Coordenadorias Regionais não dispõe de mapa da 19ª CRS, a mesma subdivide-se com a 15ª CRS.

Total Geral de Habitantes: 10.618.671. Os números totais não correspondem aos da FEE, porém mantivemos por serem oficiais da SES/DCR. 68

CAPÍTULO 08

VISÃO DO ESTADO E ENTIDADES QUANTO ÀS MACRORREGIÕES DE SAÚDE

Governo do Estado

Marcos Lobato, representante do Secretário de Saúde do Estado, afirmou que a secretaria tem a intenção de ser protagonista, o Estado aumentaria neste ano o investimento em saúde na rede cegonha, combate ao crack, saúde da família e a organização por Macrorregiões seria a prioridade do Estado , pois, desta forma, a distribuição dos serviços e recursos, seriam distribuídos com mais justiça e organização.

Que atualmente eram sete as Macrorregiões. Que a região Centro-Oeste tinha quase 40% do território Estadual.

Era preciso respeitar as particularidades de cada uma com planejamento e projetos em parceria com as prefeituras.

Na Região Metropolitana, se pensava em um hospital ao estilo do HPS no Vale do Gravataí.

Que grande parte dos recursos de 2012 seria investido em equipes da saúde da família.

A proposta do Estado é garantir a retaguarda com as Macrorregiões de Saúde . Com a criação de uma rede hospitalar e outra de especialidades, de atendimentos especiais e a garantia de leitos hospitalares ou atendimento domiciliar.

Depoimento prestado na Audiência Pública realizada em Canoas/RS no dia 21/09. 69

ASSEDISA Associação de Secretários e Dirigentes Municipais de Saúde

Organização das redes de atenção à Saúde: Um olhar sobre as Macrorregiões

Arilson da Silva Cardoso*

A integralidade a atenção à saúde é um dos princípios fundamentais do SUS, e um dos principais desafios aos gestores, uma vez que as necessidades de saúde da população são infindáveis e os recursos para seu atendimento principalmente nos pequenos municípios são muito limitados e mesmo nos maiores dificilmente ter-se-ia o desenvolvimento de sistemas completamente resolutivos. Por isso é necessário a organização de redes de atenção com características intermunicipais territorialmente delimitadas conformando regiões de atendimento á saúde. O recém publicado decreto 7508 o qual regulamenta a lei 8080 define região de saúde como: “espaço geográfico continuo constituído por agrupamentos de municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infra-estrutura e transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde”, Conforme o decreto, as redes de cuidado deverão dispor de ações e serviços que compreendam atenção básica, urgência e emergência, atenção psicossocial, atenção ambulatorial especializada e hospitalar e vigilância em saúde. Dessa forma, cada região deverá organizar todo seu aparato de serviços de saúde de maneira a oferecer o máximo de resolutividade no seu território . Considera-se também as regiões que não consigam responder a toda complexidade, que se exige para isso, torna-se importante trabalhar com uma abrangência territorial ampliada. Para isso, as macrorregiões é a solução, as quais integrariam mais de uma região de saúde e teriam papel fundamental proporcionando mais um mecanismo de organização territorial para conformação das redes de atenção à saúde.

*Médico Sanitarista, Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço do Sul, Presidente do COSEMS-RS / ASSEDISA, Conselheiro Titular do CNS – CONASEMS 70

CAPÍTULO 09

SUGESTÃO DE DIVISÃO MACRORREGIONAL DE SAÚDE

(Macrodivisão Funcional de Planejamento – COREDES)

Hoje o Rio Grande do Sul esta dividido em 9 Macrorregiões Funcionais de Planejamento estratégicos (COREDES).

Esta divisão é a mais moderna e tecnicamente completa. Construída com a participação de diversas entidades governamentais, universitárias e de estatísticas.

Todo o planejamento e avaliação estatística do Estado são feito nas 9 Macrorregiões Funcionais e nas 28 Microrregiões do COREDES, inclusive nosso PPA.

Portanto, entendemos que deveríamos utilizar esta divisão Macro e Microrregionais, para a área da saúde.

Desta forma, a Secretaria de Saúde, bem como o Governo do Estado, poderiam interagir e organizar melhor as ações de Governo com a participação popular e planejamento estratégico do sistema Estadual de Saúde, trabalhando em sincronia com unidades municipais, Microrregionais e Macrorregionais. 71

Mapa da Divisão das 09 Macro Regiões Funcionais de Planejamento do COREDES Fonte: FEE/Censo IBGE 2010

72

Macro Região Funcional 01 Centro Sul Paranhana Encosta da Serra Vale do Caí Vale do Rio dos Sinos Metropolitana Delta do Jacuí Fonte: COREDES/FEE

73

Macro Região Funcional 02 Vale do Rio Pardo Vale do taquari Fonte: COREDES/FEE 74

Macro Região Funcional 03 Hortências Serra Campos de Cima da Serra Fonte: COREDES/FEE

75

Macro Região Funcional 04 Litoral Fonte: COREDES/FEE 76

Macro Região Funcional 05 Sul Fonte: COREDES/FEE 77

Macro Região Funcional 06 Campanha Fronteira Oeste Fonte: COREDES/FEE 78

Macro Região Funcional 07 Fronteira Noroeste Missões Noroeste Colonial Celeiro Fonte: COREDES/FEE 79

Macro Região Funcional 08 Alto Jacuí Central Jacuí Centro Vale do Jaguari Fonte: COREDES/FEE 80

Macro Região Funcional 09 Médio Alto Uruguai Nordeste Norte Produção Alto da Serra do Botucaraí Rio da Várzea Fonte: COREDES/FEE

81

Macrorregião Funcional 01

Centro Sul – 253.461 Hab. Paranhana Encosta da Serra – 204.908 Hab. Vale do Caí – 169.580 Hab. Vale do Rio dos Sinos – 1.290.491 Hab. Metropolitana Delta do Jacuí – 2.420.262 Total Habitantes: 4.338.702

Macrorregião Funcional 02

Vale do Rio Pardo – 418.141 Hab. Vale do Taquari – 327.723 Hab. Total Habitantes: 745.864

Macrorregião Funcional 03

Hortênsias – 126.985 Hab. Serra – 862.305 Hab. Campos de Cima da Serra – 98.018 Hab. Total Habitantes: 1.087.308

Macrorregião Funcional 04

Litoral – 296.083 Hab.

Macrorregião Funcional 05

Sul – 843.206 Hab. 82

Macrorregião Funcional 06

Campanha – 216.269 Hab. Fronteira Oeste – 530.150 Total Habitantes: 746.419

Macrorregião Funcional 07

Fronteira Noroeste – 203.494 Hab. Missões – 248.016 Hab. Noroeste Colonial – 166.599 Hab. Celeiro – 141.482 Total Habitantes:759.591

Macrorregião Funcional 08

Alto Jacuí – 155.264 Hab. Central – 391.633 Hab. Jacuí Centro – 143.343 Hab. Vale do jaguari – 117.250 Hab. Total Habitantes: 807.490

Macrorregião Funcional 09

Médio Alto Uruguai – 152.501 Hab. Nordeste – 126.872 Hab. Norte – 221.418 Hab. Produção – 349.386 Hab. Alto da Serra do Botucaraí – 103.979 Hab. Rio da Várzea – 115.113 Total Habitantes: 1.069.269

Fonte: Fundação Economia e Estatística - FEE

Total Geral Habitantes: 10.693.932 Fonte: FEE – Fundação de Economia e Estatística do Estado do Rio grande do Sul. Obs.: Os números não correspondem com os da SES, mesmo assim os mantivemos por serem oficiais da FEE. 83

CAPÍTULO 10

QUANTITATIVOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE ACORDO COM A PORTARIA 1.101 DO M. S.

SERVIÇOS BÁSICOS, MÉDICOS ESPECIALIZADOS, EXAMES E ATENDIMENTO HOSPITALAR

A Portaria 1.101 do Ministério da Saúde utiliza quantidade populacional para determinar todos os serviços de direito dos Municípios e do próprio Estado do Rio Grande do Sul.

Ela trabalha com o parâmetro mínimo de 2 consultas/habitante ano e máximo de 3 consultas/habitantes ano para determinar todos os serviços de saúde básica, médico especializados, exames e atendimento hospitalar.

O parâmetro que utilizamos na elaboração da tabela a seguir é o de 3 consultas/habitante ano.

Importante salientar que a ASSEDISA esta propondo aumento de alguns serviços. É o caso dos exames laboratoriais .

Obs¹ .: Fizemos o cálculo considerando o número populacional de cada Macrorregião (9 Macrorregiões Funcionais).

Obs² .: Estes serviços são os que efetivamente deveriam ser oferecidos aos cidadãos do Rio Grande do Sul.

Obs³ .: Sabemos que hoje há uma grande defasagem na oferta de serviços, em especial no interior.

E, considerando o compromisso do Governo do Estado de ao longo de seus 4 anos aplicar 12% do orçamento na saúde.

Entendemos que, organizar o sistema de saúde do Rio Grande do Sul a partir de Macrorregiões de saúde, é o início possível para começar a mudar o quadro de angustias e desesperos que hoje presenciamos. 84

Região Funcional 01

Centro Sul 253.461 Paranhana Encosta da Serra 204.908 Vale do Caí 169.580 Vale do Rio dos Sinos 1.290.491 Metropolitana Delta do Jacuí 2.420.262 Região Funcional 1 4.338.702

Paranhana Metropolitana Rio Grande do Sul Região Encosta da Vale do Rio Delta do Funcional 1 Centro Sul Serra Vale do Caí dos Sinos Jacuí MÉDICAS TOTAIS ANO 13.016.106 760.383 614.724 508.740 3.871.473 7.260.786 URGÊNCIAS TOTAIS ANO 1.952.416 114.057 92.209 76.311 580.721 1.089.118 BÁSICAS TOTAIS ANO 8.200.147 479.041 387.276 320.506 2.439.028 4.574.295 ESPECIALIZADAS TOTAIS ANO 2.863.543 167.284 135.239 111.923 851.724 1.597.373

ESPECIALIZADAS TOTAL ANO 2.863.543 167.284 135.239 111.923 851.724 1.597.373 Alergologia 26.032 1.521 1.229 1.017 7.743 14.522 Angiologia 26.032 1.521 1.229 1.017 7.743 14.522 Cardiologia 260.322 15.208 12.294 10.175 77.429 145.216 Cirurgia Geral 299.370 17.489 14.139 11.701 89.044 166.998 Dermatologia 143.177 8.364 6.762 5.596 42.586 79.869 Endocrinologia 52.064 3.042 2.459 2.035 15.486 29.043 Gastrenterologia 91.113 5.323 4.303 3.561 27.100 50.826 Hematologia 13.016 760 615 509 3.871 7.261 Medicina Física 156.193 9.125 7.377 6.105 46.458 87.129 Nefrologia 13.016 760 615 509 3.871 7.261 Neurocirurgia 13.016 760 615 509 3.871 7.261 Neurologia 156.193 9.125 7.377 6.105 46.458 87.129 Oftalmologia 364.451 21.291 17.212 14.245 108.401 203.302 Oncologia 39.048 2.281 1.844 1.526 11.614 21.782 ORL 195.242 11.406 9.221 7.631 58.072 108.912 Proctologia 26.032 1.521 1.229 1.017 7.743 14.522 Psiquiatria 286.354 16.728 13.524 11.192 85.172 159.737 Reumatologia 52.064 3.042 2.459 2.035 15.486 29.043 Tisiopneumologia 130.161 7.604 6.147 5.087 38.715 72.608 Traumatologia 377.467 22.051 17.827 14.753 112.273 210.563 Urologia 117.145 6.843 5.533 4.579 34.843 65.347 Outros 26.032 1.521 1.229 1.017 7.743 14.522

Cirurgias Ambulatoriais Total Ano 2.169 127 102 85 645 1.210

Traumatologia Total Ano 4.339 253 205 170 1.290 2.420

Patologia Clínica Total Ano 6.508.053 380.192 307.362 254.370 1.935.737 3.630.393 Bioq/Hemato/Microbiologia 5.223.363 305.142 246.689 204.157 1.553.622 2.913.753 Hormônios e Imunologia 685.298 40.034 32.365 26.785 203.833 382.280 Imuno/Genética/Ocupacional 463.373 27.070 21.884 18.111 137.824 258.484 Medicina Nuclear In Vitro 136.018 7.946 6.424 5.316 40.457 75.875

Anatomia Patológica, Citopatológica Total Ano 307.180 17.945 14.507 12.006 91.367 171.355

Radiodiagnóstico Total Ano 1.041.288 60.831 49.178 40.699 309.718 580.863 RX Simples e Contrastado 986.621 57.637 46.596 38.562 293.458 550.368 RX especiais, Angiografias e Neuroradiologia 54.668 3.194 2.582 2.137 16.260 30.495

Ultra Sonografia Total Ano 195.242 11.406 9.221 7.631 58.072 108.912 Ultra Sonografia Simples 149.770 8.749 7.073 5.854 44.547 83.546 Ultra Sonografia c/Doppler 45.472 2.656 2.148 1.777 13.525 25.366

Diagnose Total Ano 780.966 45.623 36.883 30.524 232.288 435.647 Alergologia 5.232 306 247 205 1.556 2.919 Angiologia 2.733 160 129 107 813 1.525 Cardiologia 296.533 17.323 14.005 11.590 88.200 165.415 Ginecologia Obstetrícia 146.431 8.554 6.916 5.723 43.554 81.684 Neurologia 41.860 2.445 1.977 1.636 12.451 23.351 Oftalmologia 193.914 11.328 9.158 7.579 57.677 108.171 Otorrino 31.863 1.861 1.505 1.245 9.477 17.774 Pneumologia 14.370 839 679 562 4.274 8.016 Urologia 6.794 397 321 266 2.021 3.790 Gastrenterologia 33.347 1.948 1.575 1.303 9.919 18.602 Fisiatria 7.888 461 373 308 2.346 4.400 85

Continuação Região Funcional 01 FisioterapiaTotal Ano (por sessão) 1.171.450 68.434 55.325 45.787 348.433 653.471

Terapias Especiais Total Ano 390.483 22.811 18.442 15.262 116.144 217.824 Alergologia 8.434 493 398 330 2.509 4.705 Angiologia 10.504 614 496 411 3.124 5.859 Cardiologia 1.250 73 59 49 372 697 Dermatologia 15.932 931 752 623 4.739 8.887 Ginecologia Obstetrícia 22.492 1.314 1.062 879 6.690 12.547 Oftalmologia 17.494 1.022 826 684 5.203 9.758 Otorrino 8.513 497 402 333 2.532 4.749 Pneumologia 113.240 6.615 5.348 4.426 33.682 63.169 Urologia 32.332 1.889 1.527 1.264 9.617 18.036 Endoscopia 10.309 602 487 403 3.066 5.751 Outros (Cap. Reabilitação) 149.985 8.762 7.083 5.862 44.611 83.666

Próteses Órtese Total Ano 65.081 3.802 3.074 2.544 19.357 36.304

Anestesia Ambulatorial Total Ano 22 1 1 1 6 12

Hemodinâmica Total Ano 39.048 2.281 1.844 1.526 11.614 21.782

TRS Total Ano 272.037 15.892 12.848 10.633 80.914 151.750

Radioterapia Total Ano 178.321 10.417 8.422 6.970 53.039 99.473

Quimioterapia Total Ano 35.143 2.053 1.660 1.374 10.453 19.604

Ressonância Magnética Total Ano 5.206 304 246 203 1.549 2.904

Medicina Nuclear Total Ano 182.225 10.645 8.606 7.122 54.201 101.651

Radiologia Intervencionista Total Ano 1.302 76 61 51 387 726

Tomografia Computadorizada Total Ano 26.032 1.521 1.229 1.017 7.743 14.522

Hemoterapia Total Ano 520.644 30.415 24.589 20.350 154.859 290.431

Cardiologia Total Ano 260.322 15.208 12.294 10.175 77.429 145.216 ECG 156.193 9.125 7.377 6.105 46.458 87.129 Ecocardiograma 33.842 1.977 1.598 1.323 10.066 18.878 Ergometria 49.461 2.889 2.336 1.933 14.712 27.591 Holter 1.302 76 61 51 387 726 Outros 19.524 1.141 922 763 5.807 10.891

Neurologia Total Ano 156.193 9.125 7.377 6.105 46.458 87.129 EEG 51.544 3.011 2.434 2.015 15.331 28.753 Eletroneuromiografia 1.687 99 80 66 502 941 Outros 102.963 6.015 4.863 4.024 30.625 57.436

AIH – Total Ano 390.483 22.811 18.442 15.262 116.144 217.824 Cirúrgica 78.097 4.562 3.688 3.052 23.229 43.565 Clínica Médica 128.859 7.528 6.086 5.037 38.328 71.882 Crônicos 3.124 182 148 122 929 1.743 Obstétrica 79.073 4.619 3.734 3.091 23.519 44.109 Pediátrica 58.572 3.422 2.766 2.289 17.422 32.674 Psiquiátrica 13.667 798 645 534 4.065 7.624 Reabilitação 4.217 246 199 165 1.254 2.352 Tisiologia 508 30 24 20 151 283 Fator de ajuste 24.366 1.423 1.151 952 7.247 13.592

TOTAL DE LEITOS HOSPITALAR para 1000 hab. 13.016 760 615 509 3.871 7.261 Cirurgia 1.960 115 93 77 583 1.093 Clínica Médica 3.478 203 164 136 1.034 1.940 Crônicos 713 42 34 28 212 398 Obstetrícia 1.247 73 59 49 371 696 Pediatria 1.829 107 86 71 544 1.020 Psiquiatria 2.006 117 95 78 597 1.119 Reabilitação 623 36 29 24 185 348 Tisiologia 46 3 2 2 14 25 Psiquiatria Dia 357 21 17 14 106 199 Fator de ajuste 758 44 36 30 225 423

FONTE: FEE - Censos Demográfico 2010 IBGE. 86

Região Funcional 02 Vale do Rio Pardo 418.141 Vale do Taquari 327.723 Região Funcional 2 745.864

Região Vale do Vale do Rio Grande do Sul Funcional 2 Rio Pardo Taquari MÉDICAS TOTAIS 2.237.592 1.254.423 983.169 URGÊNCIAS 335.639 188.163 147.475 BÁSICAS 1.409.683 790.286 619.396 ESPECIALIZADAS TOTAL ANO 492.270 275.973 216.297

ESPECIALIZADAS TOTAL ANO 492.270 275.973 216.297 Alergologia 4.475 2.509 1.966 Angiologia 4.475 2.509 1.966 Cardiologia 44.752 25.088 19.663 Cirurgia Geral 51.465 28.852 22.613 Dermatologia 24.614 13.799 10.815 Endocrinologia 8.950 5.018 3.933 Gastrenterologia 15.663 8.781 6.882 Hematologia 2.238 1.254 983 Medicina Física 26.851 15.053 11.798 Nefrologia 2.238 1.254 983 Neurocirurgia 2.238 1.254 983 Neurologia 26.851 15.053 11.798 Oftalmologia 62.653 35.124 27.529 Oncologia 6.713 3.763 2.950 ORL 33.564 18.816 14.748 Proctologia 4.475 2.509 1.966 Psiquiatria 49.227 27.597 21.630 Reumatologia 8.950 5.018 3.933 Tisiopneumologia 22.376 12.544 9.832 Traumatologia 64.890 36.378 28.512 Urologia 20.138 11.290 8.849 Outros 4.475 2.509 1.966

Cirurgias Ambulatoriais Total Ano 373 209 164

Traumatologia Total Ano 746 418 328

Patologia Clínica Total Ano 1.118.796 627.212 491.585 Bioq/Hemato/Microbiologia 897.946 503.400 394.546 Hormônios e Imunologia 117.809 66.045 51.764 Imuno/Genética/Ocupacional 79.658 44.657 35.001 Medicina Nuclear In Vitro 23.383 13.109 10.274

Anatomia Patológica, Citopatológica Total Ano 52.807 29.604 23.203

Radiodiagnóstico Total Ano 179.007 100.354 78.654 RX Simples e Contrastado 169.609 95.085 74.524 RX especiais, Angiografias e Neuroradiologia 9.398 5.269 4.129

Ultra Sonografia Total Ano 33.564 18.816 14.748 Ultra Sonografia Simples 25.747 14.434 11.313 Ultra Sonografia c/Doppler 7.817 4.382 3.435

Diagnose Total Ano 134.256 75.265 58.990 Alergologia 900 504 395 Angiologia 470 263 206 Cardiologia 50.977 28.578 22.399 Ginecologia Obstetrícia 25.173 14.112 11.061 Neurologia 7.196 4.034 3.162 Oftalmologia 33.336 18.688 14.647 Otorrino 5.478 3.071 2.407 Pneumologia 2.470 1.385 1.085 Urologia 1.168 655 513 Gastrenterologia 5.733 3.214 2.519 Fisiatria 1.356 760 596

Fisioterapia (por sessão) Total Ano 201.383 112.898 88.485 87

Continuação da Região Funcional 02 Terapias Especiais Total Ano 67.128 37.633 29.495 Alergologia 1.450 813 637 Angiologia 1.806 1.012 793 Cardiologia 215 120 94 Dermatologia 2.739 1.535 1.203 Ginecologia Obstetrícia 3.867 2.168 1.699 Oftalmologia 3.007 1.686 1.321 Otorrino 1.463 820 643 Pneumologia 19.467 10.913 8.554 Urologia 5.558 3.116 2.442 Endoscopia 1.772 994 779 Outros (Cap. Reabilitação) 25.784 14.455 11.329

Próteses Órtese Total Ano 11.188 6.272 4915,845

Anestesia Ambulatorial Total Ano 4 2 2

Hemodinâmica Total Ano 6.713 3.763 2.950

TRS Total Ano 46.766 26.217 20.548

Radioterapia Total Ano 30.655 17.186 13.469

Quimioterapia Total Ano 6.041 3.387 2.655

Ressonância Magnética Total Ano 895 502 393

Medicina Nuclear Total Ano 31.326 17.562 13.764

Radiologia Intervencionista Total Ano 224 125 98

Tomografia Computadorizada Total Ano 4.475 2.509 1.966

Hemoterapia Total Ano 89.504 50.177 39.327

Cardiologia Total Ano 44.752 25.088 19.663 ECG 26.851 15.053 11.798 Ecocardiograma 5.818 3.261 2.556 Ergometria 8.503 4.767 3.736 Holter 224 125 98 Outros 3.356 1.882 1.475

Neurologia Total Ano 26.851 15.053 11.798 EEG 8.861 4.968 3.893 Eletroneuromiografia 290 163 127 Outros 17.700 9.923 7.777

AIH – Total Ano 67.128 37.633 29.495 Cirúrgica 13.426 7.527 5.899 Clínica Médica 22.152 12.419 9.733 Crônicos 537 301 236 Obstétrica 13.593 7.621 5.973 Pediátrica 10.069 5.645 4.424 Psiquiátrica 2.349 1.317 1.032 Reabilitação 725 406 319 Tisiologia 87 49 38 Fator de ajuste 4.189 2.348 1.840

TOTAL DE LEITOS HOSPITALAR para 1000 hab. 2.238 1.254 983 Cirurgia 337 189 148 Clínica Médica 598 335 263 Crônicos 123 69 54 Obstetrícia 214 120 94 Pediatria 314 176 138 Psiquiatria 345 193 152 Reabilitação 107 60 47 Tisiologia 8 4 3 Psiquiatria Dia 61 34 27 Fator de ajuste 130 73 57

FONTE: FEE - Censos Demográfico 2010 IBGE. 88

Região Funcional 03 Hortênsias 126.985 Serra 862.305 Campos de Cima da Serra 98.018 Região Funcional 3 1.087.308

Campos Rio Grande do Sul Região de Cima Funcional 3 Hortênsias Serra da Serra MÉDICAS TOTAIS 3.261.924 380.955 2.586.915 294.054 URGÊNCIAS 489.289 57.143 388.037 44.108 BÁSICAS 2.055.012 240.002 1.629.756 185.254 ESPECIALIZADAS 717.623 83.810 569.121 64.692

ESPECIALIZADAS 717.623 83.810 569.121 64.692 Alergologia 6.524 762 5.174 588 Angiologia 6.524 762 5.174 588 Cardiologia 65.238 7.619 51.738 5.881 Cirurgia Geral 75.024 8.762 59.499 6.763 Dermatologia 35.881 4.191 28.456 3.235 Endocrinologia 13.048 1.524 10.348 1.176 Gastrenterologia 22.833 2.667 18.108 2.058 Hematologia 3.262 381 2.587 294 Medicina Física 39.143 4.571 31.043 3.529 Nefrologia 3.262 381 2.587 294 Neurocirurgia 3.262 381 2.587 294 Neurologia 39.143 4.571 31.043 3.529 Oftalmologia 91.334 10.667 72.434 8.234 Oncologia 9.786 1.143 7.761 882 ORL 48.929 5.714 38.804 4.411 Proctologia 6.524 762 5.174 588 Psiquiatria 71.762 8.381 56.912 6.469 Reumatologia 13.048 1.524 10.348 1.176 Tisiopneumologia 32.619 3.810 25.869 2.941 Traumatologia 94.596 11.048 75.021 8.528 Urologia 29.357 3.429 23.282 2.646 Outros 6.524 762 5.174 588

Cirurgias Ambulatoriais Total Ano 544 63 431 49

Traumatologia Total Ano 1.087 127 862 98

Patologia Clínica Total Ano 1.630.962 190.478 1.293.458 147.027 Bioq/Hemato/Microbiologia 1.309.010 152.877 1.038.129 118.004 Hormônios e Imunologia 171.740 20.057 136.201 15.482 Imuno/Genética/Ocupacional 116.124 13.562 92.094 10.468 Medicina Nuclear In Vitro 34.087 3.981 27.033 3.073

Anatomia Patológica, Citopatológica Total Ano 76.981 8.991 61.051 6.940

Radiodiagnóstico Total Ano 260.954 30.476 206.953 23.524 RX Simples e Contrastado 247.254 28.876 196.088 22.289 RX especiais, Angiografias e Neuroradiologia 13.700 1.600 10.865 1.235 89

Continução Região Funcional 03 Ultra Sonografia 48.929 5.714 38.804 4.411 Ultra Sonografia Simples 37.533 4.383 29.766 3.384 Ultra Sonografia c/Doppler 11.396 1.331 9.037 1.027

Diagnose Total Ano 195.715 22.857 155.215 17.643 Alergologia 1.311 153 1.040 118 Angiologia 685 80 543 62 Cardiologia 74.313 8.679 58.935 6.699 Ginecologia Obstetrícia 36.697 4.286 29.103 3.308 Neurologia 10.490 1.225 8.320 946 Oftalmologia 48.596 5.675 38.540 4.381 Otorrino 7.985 933 6.333 720 Pneumologia 3.601 421 2.856 325 Urologia 1.703 199 1.350 153 Gastrenterologia 8.357 976 6.628 753 Fisiatria 1.977 231 1.568 178

Fisioterapia Total Ano (por sessão) 293.573 34.286 232.822 26.465

Terapias Especiais Total Ano 97.858 11.429 77.607 8.822 Alergologia 2.114 247 1.676 191 Angiologia 2.632 307 2.088 237 Cardiologia 313 37 248 28 Dermatologia 3.993 466 3.166 360 Ginecologia Obstetrícia 5.637 658 4.470 508 Oftalmologia 4.384 512 3.477 395 Otorrino 2.133 249 1.692 192 Pneumologia 28.379 3.314 22.506 2.558 Urologia 8.103 946 6.426 730 Endoscopia 2.583 302 2.049 233 Outros (Cap. Reabilitação) 37.587 4.390 29.809 3.388

Próteses Órtese Total Ano 16.310 1.905 12.935 1.470

Anestesia Ambulatorial Total Ano 5 1 4 0

Hemodinâmica Total Ano 9.786 1.143 7.761 882

TRS Total Ano 68.174 7.962 54.067 6.146

Radioterapia Total Ano 44.688 5.219 35.441 4.029

Quimioterapia Total Ano 8.807 1.029 6.985 794

Ressonância Magnética Total Ano 1.305 152 1.035 118

Medicina Nuclear Total Ano 45.667 5.333 36.217 4.117

Radiologia Intervencionista Total Ano 326 38 259 29

Tomografia Computadorizada Total Ano 6.524 762 5.174 588

Hemoterapia Total Ano 130.477 15.238 103.477 11.762 90

Continuação da Região Funcional 03 Cardiologia Total Ano 65.238 7.619 51.738 5.881 ECG 39.143 4.571 31.043 3.529 Ecocardiograma 8.481 990 6.726 765 Ergometria 12.395 1.448 9.830 1.117 Holter 326 38 259 29 Outros 4.893 571 3.880 441

Neurologia Total Ano 39.143 4.571 31.043 3.529 EEG 12.917 1.509 10.244 1.164 Eletroneuromiografia 423 49 335 38 Outros 25.803 3.014 20.464 2.326

AIH – Total Ano 97.858 11.429 77.607 8.822 Cirúrgica 19.572 2.286 15.521 1.764 Clínica Médica 32.293 3.771 25.610 2.911 Crônicos 783 91 621 71 Obstétrica 19.816 2.314 15.716 1.786 Pediátrica 14.679 1.714 11.641 1.323 Psiquiátrica 3.425 400 2.716 309 Reabilitação 1.057 123 838 95 Tisiologia 127 15 101 11 Fator de ajuste 6.106 713 4.843 550

TOTAL DE LEITOS HOSPITALAR para 1000 hab. 3.262 381 2.587 294 Cirurgia 491 57 390 44 Clínica Médica 872 102 691 79 Crônicos 179 21 142 16 Obstetrícia 312 36 248 28 Pediatria 458 54 363 41 Psiquiatria 503 59 399 45 Reabilitação 156 18 124 14 Tisiologia 11 1 9 1 Psiquiatria Dia 89 10 71 8 Fator de ajuste 190 22 151 17

FONTE: FEE - Censos Demográfico 2010 IBGE. 91

Região Funcional 04 Litoral 296.985 Região Funcional 4 296.985

Região Rio Grande do Sul Funcional 4 Litoral MÉDICAS TOTAIS 890.955 890.955 URGÊNCIAS 133.643 133.643 BÁSICAS 561.302 561.302 ESPECIALIZADAS 196.010 196.010

ESPECIALIZADAS TOTAL ANO 196.010 196.010 Alergologia 1.782 1.782 Angiologia 1.782 1.782 Cardiologia 17.819 17.819 Cirurgia Geral 20.492 20.492 Dermatologia 9.801 9.801 Endocrinologia 3.564 3.564 Gastrenterologia 6.237 6.237 Hematologia 891 891 Medicina Física 10.691 10.691 Nefrologia 891 891 Neurocirurgia 891 891 Neurologia 10.691 10.691 Oftalmologia 24.947 24.947 Oncologia 2.673 2.673 ORL 13.364 13.364 Proctologia 1.782 1.782 Psiquiatria 19.601 19.601 Reumatologia 3.564 3.564 Tisiopneumologia 8.910 8.910 Traumatologia 25.838 25.838 Urologia 8.019 8.019 Outros 1.782 1.782

Cirurgias Ambulatoriais Total Ano 148 148

Traumatologia Total Ano 297 297

Patologia Clínica Total Ano 445.478 445.478 Bioq/Hemato/Microbiologia 357.540 357.540 Hormônios e Imunologia 46.909 46.909 Imuno/Genética/Ocupacional 31.718 31.718 Medicina Nuclear In Vitro 9.310 9.310

Anatomia Patológica, Citopatológica Total Ano 21.027 21.027

Radiodiagnóstico Total Ano 71.276 71.276 RX Simples e Contrastado 67.534 67.534 RX especiais, Angiografias e Neuroradiologia 3.742 3.742

Ultra Sonografia Total Ano 13.364 13.364 Ultra Sonografia Simples 10.252 10.252 Ultra Sonografia c/Doppler 3.113 3.113 92

Continuação da Região Funcional 04 Diagnose Total Ano 53.457 53.457 Alergologia 358 358 Angiologia 187 187 Cardiologia 20.298 20.298 Ginecologia Obstetrícia 10.023 10.023 Neurologia 2.865 2.865 Oftalmologia 13.273 13.273 Otorrino 2.181 2.181 Pneumologia 984 984 Urologia 465 465 Gastrenterologia 2.283 2.283 Fisiatria 540 540

Fisioterapia Total Ano (por sessão) 80.186 80.186

Terapias Especiais Total Ano 26.729 26.729 Alergologia 577 577 Angiologia 719 719 Cardiologia 86 86 Dermatologia 1.091 1.091 Ginecologia Obstetrícia 1.540 1.540 Oftalmologia 1.197 1.197 Otorrino 583 583 Pneumologia 7.751 7.751 Urologia 2.213 2.213 Endoscopia 706 706 Outros (Cap. Reabilitação) 10.266 10.266

Próteses Órtese Total Ano 4.455 4.455

Anestesia Ambulatorial Total Ano 1,48 1,48

Hemodinâmica Total Ano 2.673 2.673

TRS Total Ano 18.621 18.621

Radioterapia Total Ano 12.206 12.206

Quimioterapia Total Ano 2.406 2.406

Ressonância Magnética Total Ano 356 356

Medicina Nuclear Total Ano 12.473 12.473

Radiologia Intervencionista Total Ano 89 89

Tomografia Computadorizada Total Ano 1.782 1.782

Hemoterapia Total Ano 35.638 35.638

Cardiologia Total Ano 17.819 17.819 ECG 10.691 10.691 Ecocardiograma 2.316 2.316 Ergometria 3.386 3.386 Holter 89 89 Outros 1.336 1.336 93

Continuação da Região Funcional 04 Neurologia Total Ano 10.691 10.691 EEG 3.528 3.528 Eletroneuromiografia 115 115 Outros 7.048 7.048

AIH – Total Ano 26.729 26.729 Cirúrgica 5.346 5.346 Clínica Médica 8.820 8.820 Crônicos 214 214 Obstétrica 5.413 5.413 Pediátrica 4.009 4.009 Psiquiátrica 936 936 Reabilitação 289 289 Tisiologia 35 35 Fator de ajuste 1.668 1.668

TOTAL DE LEITOS HOSPITALAR para 1000 hab. 891 891 Cirurgia 134 134 Clínica Médica 238 238 Crônicos 49 49 Obstetrícia 85 85 Pediatria 125 125 Psiquiatria 137 137 Reabilitação 43 43 Tisiologia 3 3 Psiquiatria Dia 24 24 Fator de ajuste 52 52

FONTE: FEE - Censos Demográfico 2010 IBGE. 94

Região Funcional 05 Sul 843.206 Região Funcional 5 843.206

Rio Grande do Sul Região Funcional 5 Sul MÉDICAS TOTAIS 2.529.618 2.529.618 URGÊNCIAS 379.443 379.443 BÁSICAS 1.593.659 1.593.659 ESPECIALIZADAS TOTAL ANO 556.516 556.516

ESPECIALIZADAS TOTAL ANO 556.516 556.516 Alergologia 5.059 5.059 Angiologia 5.059 5.059 Cardiologia 50.592 50.592 Cirurgia Geral 58.181 58.181 Dermatologia 27.826 27.826 Endocrinologia 10.118 10.118 Gastrenterologia 17.707 17.707 Hematologia 2.530 2.530 Medicina Física 30.355 30.355 Nefrologia 2.530 2.530 Neurocirurgia 2.530 2.530 Neurologia 30.355 30.355 Oftalmologia 70.829 70.829 Oncologia 7.589 7.589 ORL 37.944 37.944 Proctologia 5.059 5.059 Psiquiatria 55.652 55.652 Reumatologia 10.118 10.118 Tisiopneumologia 25.296 25.296 Traumatologia 73.359 73.359 Urologia 22.767 22.767 Outros 5.059 5.059

Cirurgias Ambulatoriais Total Ano 422 422

Traumatologia Total Ano 843 843

Patologia Clínica Total Ano 1.264.809 1.264.809 Bioq/Hemato/Microbiologia 1.015.136 1.015.136 Hormônios e Imunologia 133.184 133.184 Imuno/Genética/Ocupacional 90.054 90.054 Medicina Nuclear In Vitro 26.435 26.435

Anatomia Patológica, Citopatológica Total Ano 59.699 59.699

Radiodiagnóstico Total Ano 202.369 202.369 RX Simples e Contrastado 191.745 191.745 RX especiais, Angiografias e Neuroradiologia 10.624 10.624

Ultra Sonografia Total Ano 37.944 37.944 Ultra Sonografia Simples 29.107 29.107 Ultra Sonografia c/Doppler 8.837 8.837 95

Continuação da Região Funcional 05 Diagnose Total Ano 151.777 151.777 Alergologia 1.017 1.017 Angiologia 531 531 Cardiologia 57.630 57.630 Ginecologia Obstetrícia 28.458 28.458 Neurologia 8.135 8.135 Oftalmologia 37.686 37.686 Otorrino 6.193 6.193 Pneumologia 2.793 2.793 Urologia 1.320 1.320 Gastrenterologia 6.481 6.481 Fisiatria 1.533 1.533

Fisioterapia Total Ano (por sessão) 227.666 227.666

Terapias Especiais Total Ano 75.889 75.889 Alergologia 1.639 1.639 Angiologia 2.041 2.041 Cardiologia 243 243 Dermatologia 3.096 3.096 Ginecologia Obstetrícia 4.371 4.371 Oftalmologia 3.400 3.400 Otorrino 1.654 1.654 Pneumologia 22.008 22.008 Urologia 6.284 6.284 Endoscopia 2.003 2.003 Outros (Cap. Reabilitação) 29.149 29.149

Próteses Órtese Total Ano 12.648 12.648

Anestesia Ambulatorial Total Ano 4 4

Hemodinâmica Total Ano 7.589 7.589

TRS Total Ano 52.869 52.869

Radioterapia Total Ano 34.656 34.656

Quimioterapia Total Ano 6.830 6.830

Ressonância Magnética Total Ano 1.012 1.012

Medicina Nuclear Total Ano 35.415 35.415

Radiologia Intervencionista Total Ano 253 253

Tomografia Computadorizada Total Ano 5.059 5.059

Hemoterapia Total Ano 101.185 101.185

Cardiologia Total Ano 50592,36 50592,36 ECG 30.355 30.355 Ecocardiograma 6.577 6.577 Ergometria 9.613 9.613 Holter 253 253 Outros 3.794 3.794 96

Continuação da Região Funcional 05 Neurologia Total Ano 30.355 30.355 EEG 10.017 10.017 Eletroneuromiografia 328 328 Outros 20.010 20.010

AIH – Total Ano 75.889 75.889 Cirúrgica 15.178 15.178 Clínica Médica 25.043 25.043 Crônicos 607 607 Obstétrica 15.367 15.367 Pediátrica 11.383 11.383 Psiquiátrica 2.656 2.656 Reabilitação 820 820 Tisiologia 99 99 Fator de ajuste 4.735 4.735

TOTAL DE LEITOS HOSPITALAR para 1000 hab. 2.530 2.530 Cirurgia 381 381 Clínica Médica 676 676 Crônicos 139 139 Obstetrícia 242 242 Pediatria 355 355 Psiquiatria 390 390 Reabilitação 121 121 Tisiologia 9 9 Psiquiatria Dia 69 69 Fator de ajuste 147 147

FONTE: FEE - Censos Demográfico 2010 IBGE. 97

Região Funcional 06 Campanha 216.269 Fronteira Oeste 530.150 Região Funcional 6 746.419

Região Fronteira Campanha Rio Grande do Sul Funcional 6 Oeste MÉDICAS TOTAIS 2.239.257 648.807 1.590.450 URGÊNCIAS 335.889 97.321 238.568 BÁSICAS 1.410.732 408.748 1.001.984 ESPECIALIZADAS TOTAL ANO 492.637 142.738 349.899

ESPECIALIZADAS TOTAL ANO 492.637 142.738 349.899 Alergologia 4.479 1.298 3.181 Angiologia 4.479 1.298 3.181 Cardiologia 44.785 12.976 31.809 Cirurgia Geral 51.503 14.923 36.580 Dermatologia 24.632 7.137 17.495 Endocrinologia 8.957 2.595 6.362 Gastrenterologia 15.675 4.542 11.133 Hematologia 2.239 649 1.590 Medicina Física 26.871 7.786 19.085 Nefrologia 2.239 649 1.590 Neurocirurgia 2.239 649 1.590 Neurologia 26.871 7.786 19.085 Oftalmologia 62.699 18.167 44.533 Oncologia 6.718 1.946 4.771 ORL 33.589 9.732 23.857 Proctologia 4.479 1.298 3.181 Psiquiatria 49.264 14.274 34.990 Reumatologia 8.957 2.595 6.362 Tisiopneumologia 22.393 6.488 15.905 Traumatologia 64.938 18.815 46.123 Urologia 20.153 5.839 14.314 Outros 4.479 1.298 3.181

Cirurgias Ambulatoriais Total Ano 373 108 265

Traumatologia Total Ano 746 216 530

Patologia Clínica Total Ano 1.119.629 324.404 795.225 Bioq/Hemato/Microbiologia 898.614 260.366 638.248 Hormônios e Imunologia 117.897 34.160 83.737 Imuno/Genética/Ocupacional 79.718 23.098 56.620 Medicina Nuclear In Vitro 23.400 6.780 16.620

Anatomia Patológica, Citopatológica Total Ano 52.846 15.312 37.535

Radiodiagnóstico Total Ano 179.141 51.905 127.236 RX Simples e Contrastado 169.736 49.180 120.556 RX especiais, Angiografias e Neuroradiologia 9.405 2.725 6.680

Ultra Sonografia Total Ano 33.589 9.732 23.857 Ultra Sonografia Simples 25.766 7.465 18.301 Ultra Sonografia c/Doppler 7.823 2.267 5.556 98

Continuação da Região Funcional 06 Diagnose Total Ano 134.355 38.928 95.427 Alergologia 900 261 639 Angiologia 470 136 334 Cardiologia 51.015 14.781 36.234 Ginecologia Obstetrícia 25.192 7.299 17.893 Neurologia 7.201 2.087 5.115 Oftalmologia 33.360 9.666 23.695 Otorrino 5.482 1.588 3.893 Pneumologia 2.472 716 1.756 Urologia 1.169 339 830 Gastrenterologia 5.737 1.662 4.075 Fisiatria 1.357 393 964

Fisioterapia Total Ano (por sessão) 201.533 58.393 143.141

Terapias Especiais Total Ano 67.178 19.464 47.714 Alergologia 1.451 420 1.031 Angiologia 1.807 524 1.283 Cardiologia 215 62 153 Dermatologia 2.741 794 1.947 Ginecologia Obstetrícia 3.869 1.121 2.748 Oftalmologia 3.010 872 2.138 Otorrino 1.464 424 1.040 Pneumologia 19.482 5.645 13.837 Urologia 5.562 1.612 3.951 Endoscopia 1.773 514 1.260 Outros (Cap. Reabilitação) 25.803 7.476 18.327

Próteses Órtese Total Ano 11.196 3.244 7.952

Anestesia Ambulatorial Total Ano 3,73 1,08 2,65

Hemodinâmica Total Ano 6.718 1.946 4.771

TRS Total Ano 46.800 13.560 33.240

Radioterapia Total Ano 30.678 8.889 21.789

Quimioterapia Total Ano 6.046 1.752 4.294

Ressonância Magnética Total Ano 896 260 636

Medicina Nuclear Total Ano 31.350 9.083 22.266

Radiologia Intervencionista Total Ano 224 65 159

Tomografia Computadorizada Total Ano 4.479 1.298 3.181

Hemoterapia Total Ano 89.570 25.952 63.618 99

Continuação da Região Funcional 06 Cardiologia Total Ano 44.785 12.976 31.809 ECG 26.871 7.786 19.085 Ecocardiograma 5.822 1.687 4.135 Ergometria 8.509 2.465 6.044 Holter 224 65 159 Outros 3.359 973 2.386

Neurologia Total Ano 26.871 7.786 19.085 EEG 8.867 2.569 6.298 Eletroneuromiografia 290 84 206 Outros 17.713 5.132 12.581

AIH – Total Ano 67.178 19.464 47.714 Cirúrgica 13.436 3.893 9.543 Clínica Médica 22.169 6.423 15.745 Crônicos 537 156 382 Obstétrica 13.603 3.942 9.662 Pediátrica 10.077 2.920 7.157 Psiquiátrica 2.351 681 1.670 Reabilitação 726 210 515 Tisiologia 87 25 62 Fator de ajuste 4.192 1.215 2.977

TOTAL DE LEITOS HOSPITALAR para 1000 hab. 2.239 649 1.590 Cirurgia 337 98 240 Clínica Médica 598 173 425 Crônicos 123 36 87 Obstetrícia 215 62 152 Pediatria 315 91 223 Psiquiatria 345 100 245 Reabilitação 107 31 76 Tisiologia 8 2 6 Psiquiatria Dia 61 18 44 Fator de ajuste 130 38 93

FONTE: FEE - Censos Demográfico 2010 IBGE. 100

Região Funcional 07 Fronteira Noroeste 203.494 Missões 248.016 Noroeste Colonial 166.599 Celeiro 141.482 Região Funcional 7 759.591

Região Fronteira Noroeste Rio Grande do Sul Missões Celeiro Funcional 7 Noroeste Colonial MÉDICAS TOTAIS 2.278.773 610.482 744.048 499.797 424.446 URGÊNCIAS 341.816 91.572 111.607 74.970 63.667 BÁSICAS 1.435.627 384.604 468.750 314.872 267.401 ESPECIALIZADAS TOTAL ANO 501.330 134.306 163.691 109.955 93.378

ESPECIALIZADAS TOTAL ANO 501.330 134.306 163.691 109.955 93.378 Alergologia 4.558 1.221 1.488 1.000 849 Angiologia 4.558 1.221 1.488 1.000 849 Cardiologia 45.575 12.210 14.881 9.996 8.489 Cirurgia Geral 52.412 14.041 17.113 11.495 9.762 Dermatologia 25.067 6.715 8.185 5.498 4.669 Endocrinologia 9.115 2.442 2.976 1.999 1.698 Gastrenterologia 15.951 4.273 5.208 3.499 2.971 Hematologia 2.279 610 744 500 424 Medicina Física 27.345 7.326 8.929 5.998 5.093 Nefrologia 2.279 610 744 500 424 Neurocirurgia 2.279 610 744 500 424 Neurologia 27.345 7.326 8.929 5.998 5.093 Oftalmologia 63.806 17.093 20.833 13.994 11.884 Oncologia 6.836 1.831 2.232 1.499 1.273 ORL 34.182 9.157 11.161 7.497 6.367 Proctologia 4.558 1.221 1.488 1.000 849 Psiquiatria 50.133 13.431 16.369 10.996 9.338 Reumatologia 9.115 2.442 2.976 1.999 1.698 Tisiopneumologia 22.788 6.105 7.440 4.998 4.244 Traumatologia 66.084 17.704 21.577 14.494 12.309 Urologia 20.509 5.494 6.696 4.498 3.820 Outros 4.558 1.221 1.488 1.000 849

Cirurgias Ambulatoriais Total Ano 380 102 124 83 71

Traumatologia Total Ano 760 203 248 167 141

Patologia Clínica Total Ano 1.139.387 305.241 372.024 249.899 212.223 Bioq/Hemato/Microbiologia 914.472 244.986 298.586 200.569 170.330 Hormônios e Imunologia 119.977 32.142 39.174 26.314 22.347 Imuno/Genética/Ocupacional 81.124 21.733 26.488 17.793 15.110 Medicina Nuclear In Vitro 23.813 6.380 7.775 5.223 4.435

Anatomia Patológica, Citopatológica Total Ano 53.779 14.407 17.560 11.795 10.017

Radiodiagnóstico Total Ano 182.302 48.839 59.524 39.984 33.956 RX Simples e Contrastado 172.731 46.275 56.399 37.885 32.173 RX especiais, Angiografias e Neuroradiologia 9.571 2.564 3.125 2.099 1.783

Ultra Sonografia Total Ano 34.182 9.157 11.161 7.497 6.367 Ultra Sonografia Simples 26.221 7.025 8.561 5.751 4.884 Ultra Sonografia c/Doppler 7.961 2.133 2.599 1.746 1.483 101

Continuação da Região Funcional 07 Diagnose Total Ano 136.726 36.629 44.643 29.988 25.467 Alergologia 916 245 299 201 171 Angiologia 479 128 156 105 89 Cardiologia 51.915 13.908 16.951 11.386 9.670 Ginecologia Obstetrícia 25.636 6.868 8.371 5.623 4.775 Neurologia 7.329 1.963 2.393 1.607 1.365 Oftalmologia 33.949 9.095 11.085 7.446 6.323 Otorrino 5.578 1.494 1.821 1.224 1.039 Pneumologia 2.516 674 821 552 469 Urologia 1.190 319 388 261 222 Gastrenterologia 5.838 1.564 1.906 1.280 1.087 Fisiatria 1.381 370 451 303 257

Fisioterapia Total Ano (por sessão) 205.090 54.943 66.964 44.982 38.200

Terapias Especiais Total Ano 68.363 18.314 22.321 14.994 12.733 Alergologia 1.477 396 482 324 275 Angiologia 1.839 493 600 403 343 Cardiologia 219 59 71 48 41 Dermatologia 2.789 747 911 612 520 Ginecologia Obstetrícia 3.938 1.055 1.286 864 733 Oftalmologia 3.063 820 1.000 672 570 Otorrino 1.490 399 487 327 278 Pneumologia 19.825 5.311 6.473 4.348 3.693 Urologia 5.660 1.516 1.848 1.241 1.054 Endoscopia 1.805 484 589 396 336 Outros (Cap. Reabilitação) 26.258 7.035 8.574 5.759 4.891

Próteses Órtese Total Ano 11.394 3.052 3.720 2.499 2.122

Anestesia Ambulatorial Total Ano 3,80 1,02 1,24 0,83 0,71

Hemodinâmica Total Ano 6.836 1.831 2.232 1.499 1.273

TRS Total Ano 47.626 12.759 15.551 10.446 8.871

Radioterapia Total Ano 31.219 8.364 10.193 6.847 5.815

Quimioterapia Total Ano 6.153 1.648 2.009 1.349 1.146

Ressonância Magnética Total Ano 912 244 298 200 170

Medicina Nuclear Total Ano 31.903 8.547 10.417 6.997 5.942

Radiologia Intervencionista Total Ano 228 61 74 50 42

Tomografia Computadorizada Total Ano 4.558 1.221 1.488 1.000 849

Hemoterapia Total Ano 91.151 24.419 29.762 19.992 16.978

Cardiologia Total Ano 45.575 12.210 14.881 9.996 8.489 ECG 27.345 7.326 8.929 5.998 5.093 Ecocardiograma 5.925 1.587 1.935 1.299 1.104 Ergometria 8.659 2.320 2.827 1.899 1.613 Holter 228 61 74 50 42 Outros 3.418 916 1.116 750 637

Neurologia Total Ano 27.345 7.326 8.929 5.998 5.093 EEG 9.024 2.418 2.946 1.979 1.681 Eletroneuromiografia 295 79 96 65 55 Outros 18.026 4.829 5.886 3.954 3.358 102

Continuação da Região Funcional 07

AIH – Total Ano 68.363 18.314 22.321 14.994 12.733 Cirúrgica 13.673 3.663 4.464 2.999 2.547 Clínica Médica 22.560 6.044 7.366 4.948 4.202 Crônicos 547 147 179 120 102 Obstétrica 13.844 3.709 4.520 3.036 2.579 Pediátrica 10.254 2.747 3.348 2.249 1.910 Psiquiátrica 2.393 641 781 525 446 Reabilitação 738 198 241 162 138 Tisiologia 89 24 29 19 17 Fator de ajuste 4.266 1.143 1.393 936 795

TOTAL LEITOS HOSPITALARES p/ 1000 hab. 2.279 610 744 500 424 Cirurgia 343 92 112 75 64 Clínica Médica 609 163 199 134 113 Crônicos 125 33 41 27 23 Obstetrícia 218 58 71 48 41 Pediatria 320 86 105 70 60 Psiquiatria 351 94 115 77 65 Reabilitação 109 29 36 24 20 Tisiologia 8 2 3 2 1 Psiquiatria Dia 62 17 20 14 12 Fator de ajuste 133 36 43 29 25

FONTE: FEE - Censos Demográfico 2010 IBGE. 103

Região Funcional 08 Alto Jacuí 155.264 Central 391.633 Jacuí Centro 143.343 Vale do Taquari 117.250 Região Funcional 8 807.490

Região Alto Jacuí Vale do Rio Grande do Sul Funcional 8 Jacuí Central Centro Taquari MÉDICAS TOTAIS 2.422.470 465.792 1.174.899 65.407 351.750 URGÊNCIAS 363.371 69.869 176.235 9.811 52.763 BÁSICAS 1.526.156 293.449 740.186 41.206 221.603 ESPECIALIZADAS 532.943 102.474 258.478 14.389 77.385

ESPECIALIZADAS 532.943 102.474 258.478 14.389 77.385 Alergologia 4.845 932 2.350 131 704 Angiologia 4.845 932 2.350 131 704 Cardiologia 48.449 9.316 23.498 1.308 7.035 Cirurgia Geral 55.717 10.713 27.023 1.504 8.090 Dermatologia 26.647 5.124 12.924 719 3.869 Endocrinologia 9.690 1.863 4.700 262 1.407 Gastrenterologia 16.957 3.261 8.224 458 2.462 Hematologia 2.422 466 1.175 65 352 Medicina Física 29.070 5.590 14.099 785 4.221 Nefrologia 2.422 466 1.175 65 352 Neurocirurgia 2.422 466 1.175 65 352 Neurologia 29.070 5.590 14.099 785 4.221 Oftalmologia 67.829 13.042 32.897 1.831 9.849 Oncologia 7.267 1.397 3.525 196 1.055 ORL 36.337 6.987 17.623 981 5.276 Proctologia 4.845 932 2.350 131 704 Psiquiatria 53.294 10.247 25.848 1.439 7.739 Reumatologia 9.690 1.863 4.700 262 1.407 Tisiopneumologia 24.225 4.658 11.749 654 3.518 Traumatologia 70.252 13.508 34.072 1.897 10.201 Urologia 21.802 4.192 10.574 589 3.166 Outros 4.845 932 2.350 131 704

Cirurgias Ambulatoriais Total Ano 404 78 196 72 59

Traumatologia Total Ano 807 155 392 143 117

Patologia Clínica Total Ano 1.211.235 232.896 587.450 32.703 175.875 Bioq/Hemato/Microbiologia 972.137 186.922 471.487 26.248 141.157 Hormônios e Imunologia 127.543 24.524 61.858 3.444 18.520 Imuno/Genética/Ocupacional 86.240 16.582 41.826 2.328 12.522 Medicina Nuclear In Vitro 25.315 4.868 12.278 683 3.676

Anatomia Patológica, Citopatológica Total Ano 57.170 10.993 27.728 1.544 8.301

Radiodiagnóstico Total Ano 193.798 37.263 93.992 5.233 28.140 RX Simples e Contrastado 183.623 35.307 89.057 4.958 26.663 RX especiais, Angiografias e Neuroradiologia 10.174 1.956 4.935 275 1.477

Ultra Sonografia Total Ano 36.337 6.987 17.623 981 5.276 Ultra Sonografia Simples 27.874 5.360 13.519 753 4.047 Ultra Sonografia c/Doppler 8.463 1.627 4.105 228 1.229 104

Continuação da Região Funcional 08 Diagnose Total Ano 145.348 27.948 70.494 3.924 21.105 Alergologia 974 187 472 26 141 Angiologia 509 98 247 14 74 Cardiologia 55.189 10.612 26.767 1.490 8.014 Ginecologia Obstetrícia 27.253 5.240 13.218 736 3.957 Neurologia 7.791 1.498 3.778 210 1.131 Oftalmologia 36.090 6.939 17.504 974 5.240 Otorrino 5.930 1.140 2.876 160 861 Pneumologia 2.674 514 1.297 72 388 Urologia 1.265 243 613 34 184 Gastrenterologia 6.206 1.193 3.010 168 901 Fisiatria 1.468 282 712 40 213

Fisioterapia Total Ano (por sessão) 218.022 41.921 105.741 5.887 31.658

Terapias Especiais Total Ano 72.674 13.974 35.247 1.962 10.553 Alergologia 1.570 302 761 42 228 Angiologia 1.955 376 948 53 284 Cardiologia 233 45 113 6 34 Dermatologia 2.965 570 1.438 80 431 Ginecologia Obstetrícia 4.186 805 2.030 113 608 Oftalmologia 3.256 626 1.579 88 473 Otorrino 1.584 305 768 43 230 Pneumologia 21.075 4.052 10.222 569 3.060 Urologia 6.017 1.157 2.918 162 874 Endoscopia 1.919 369 931 52 279 Outros (Cap. Reabilitação) 27.914 5.367 13.538 754 4.053

Próteses Órtese Total Ano 12.112 2.329 5.874 327 1.759

Anestesia Ambulatorial Total Ano 4,04 0,78 1,96 0,72 0,59

Hemodinâmica Total Ano 7.267 1.397 3.525 196 1.055

TRS Total Ano 50.630 9.735 24.555 1.367 7.352

Radioterapia Total Ano 33.188 6.381 16.096 896 4.819

Quimioterapia Total Ano 6.541 1.258 3.172 177 950

Ressonância Magnética Total Ano 969 186 470 26 141

Medicina Nuclear Total Ano 33.915 6.521 16.449 916 4.925

Radiologia Intervencionista Total Ano 242 47 117 7 35

Tomografia Computadorizada Total Ano 4.845 932 2.350 131 704

Hemoterapia Total Ano 96.899 18.632 46.996 2.616 14.070

Cardiologia Total Ano 48.449 9.316 23.498 1.308 7.035 ECG 29.070 5.590 14.099 785 4.221 Ecocardiograma 6.298 1.211 3.055 170 915 Ergometria 9.205 1.770 4.465 249 1.337 Holter 242 47 117 7 35 Outros 3.634 699 1.762 98 528 105

Continuação da Região Funcional 08 Neurologia Total Ano 29.070 5.590 14.099 785 4.221 EEG 9.593 1.845 4.653 259 1.393 Eletroneuromiografia 314 60 152 8 46 Outros 19.163 3.685 9.294 517 2.782

AIH – Total Ano 72.674 13.974 35.247 12.901 10.553 Cirúrgica 14.535 2.795 7.049 2.580 2.111 Clínica Médica 23.982 4.611 11.632 4.257 3.482 Crônicos 581 112 282 103 84 Obstétrica 14.717 2.830 7.138 2.612 2.137 Pediátrica 10.901 2.096 5.287 1.935 1.583 Psiquiátrica 2.544 489 1.234 452 369 Reabilitação 785 151 381 139 114 Tisiologia 94 18 46 17 14 Fator de ajuste 4.535 872 2.199 805 658

TOTAL DE LEITOS HOSPITALAR para 1000 hab. 2.422 466 1.175 430 352 Cirurgia 365 70 177 65 53 Clínica Médica 647 124 314 115 94 Crônicos 133 26 64 24 19 Obstetrícia 232 45 113 41 34 Pediatria 340 65 165 60 49 Psiquiatria 373 72 181 66 54 Reabilitação 116 22 56 21 17 Tisiologia 8 2 4 2 1 Psiquiatria Dia 66 13 32 12 10 Fator de ajuste 141 27 68 25 20

FONTE: FEE - Censos Demográfico 2010 IBGE. 106

Região Funcional 09 Medio Alto Uruguai 152.501 Nordeste 126.872 Norte 221.418 Produção 349.386 Alto da Serra do Botucaraí 103.979 Rio da Várzea 115.113 Região Funcional 9 1.069.269

Região Medio Alto Alto da Serra Rio da Rio Grande do Sul Funcional Uruguai Nordeste Norte Produção do Botucaraí Várzea MÉDICAS TOTAIS 3.207.807 457.503 380.616 664.254 1.048.158 311.937 345.339 URGÊNCIAS 481.171 68.625 57.092 99.638 157.224 46.791 51.801 BÁSICAS 2.020.918 288.227 239.788 418.480 660.340 196.520 217.564 ESPECIALIZADAS TOTAL ANO 705.718 100.651 83.736 146.136 230.595 68.626 75.975

ESPECIALIZADAS TOTAL ANO 705.718 100.651 83.736 146.136 230.595 68.626 75.975 Alergologia 6.416 915 761 1.329 2.096 624 691 Angiologia 6.416 915 761 1.329 2.096 624 691 Cardiologia 64.156 9.150 7.612 13.285 20.963 6.239 6.907 Cirurgia Geral 73.780 10.523 8.754 15.278 24.108 7.175 7.943 Dermatologia 35.286 5.033 4.187 7.307 11.530 3.431 3.799 Endocrinologia 12.831 1.830 1.522 2.657 4.193 1.248 1.381 Gastrenterologia 22.455 3.203 2.664 4.650 7.337 2.184 2.417 Hematologia 3.208 458 381 664 1.048 312 345 Medicina Física 38.494 5.490 4.567 7.971 12.578 3.743 4.144 Nefrologia 3.208 458 381 664 1.048 312 345 Neurocirurgia 3.208 458 381 664 1.048 312 345 Neurologia 38.494 5.490 4.567 7.971 12.578 3.743 4.144 Oftalmologia 89.819 12.810 10.657 18.599 29.348 8.734 9.669 Oncologia 9.623 1.373 1.142 1.993 3.144 936 1.036 ORL 48.117 6.863 5.709 9.964 15.722 4.679 5.180 Proctologia 6.416 915 761 1.329 2.096 624 691 Psiquiatria 70.572 10.065 8.374 14.614 23.059 6.863 7.597 Reumatologia 12.831 1.830 1.522 2.657 4.193 1.248 1.381 Tisiopneumologia 32.078 4.575 3.806 6.643 10.482 3.119 3.453 Traumatologia 93.026 13.268 11.038 19.263 30.397 9.046 10.015 Urologia 28.870 4.118 3.426 5.978 9.433 2.807 3.108 Outros 6.416 915 761 1.329 2.096 624 691

Cirurgias Ambulatoriais Total Ano 5.346 76 63 111 175 52 58

Traumatologia Total Ano 1.069 153 127 221 349 104 115

Patologia Clínica Total Ano 1.603.904 228.752 190.308 332.127 524.079 155.969 172.670 Bioq/Hemato/Microbiologia 1.287.293 183.596 152.741 266.565 420.626 125.180 138.585 Hormônios e Imunologia 168.891 24.088 20.039 34.973 55.186 16.423 18.182 Imuno/Genética/Ocupacional 114.198 16.287 13.550 23.647 37.314 11.105 12.294 Medicina Nuclear In Vitro 33.522 4.781 3.977 6.941 10.953 3.260 3.609

Anatomia Patológica, Citopatológica Total Ano 75.704 10.797 8.983 15.676 24.737 7.362 8.150

Radiodiagnóstico Total Ano 256.625 36.600 30.449 53.140 83.853 24.955 27.627 RX Simples e Contrastado 243.152 34.679 28.851 50.350 79.450 23.645 26.177 RX especiais, Angiografias e Neuroradiologia 13.473 1.922 1.599 2.790 4.402 1.310 1.450

Ultra Sonografia Total Ano 48.117 6.863 5.709 9.964 15.722 4.679 5.180 Ultra Sonografia Simples 36.911 5.264 4.380 7.643 12.061 3.589 3.974 Ultra Sonografia c/Doppler 11.206 1.598 1.330 2.321 3.662 1.090 1.206 107

Continuação da Região Funcional 09 Diagnose Total Ano 192.468 27.450 22.837 39.855 62.889 18.716 20.720 Alergologia 1.290 184 153 267 421 125 139 Angiologia 674 96 80 139 220 66 73 Cardiologia 73.080 10.423 8.671 15.133 23.879 7.107 7.868 Ginecologia Obstetrícia 36.088 5.147 4.282 7.473 11.792 3.509 3.885 Neurologia 10.316 1.471 1.224 2.136 3.371 1.003 1.111 Oftalmologia 47.790 6.816 5.670 9.896 15.615 4.647 5.145 Otorrino 7.853 1.120 932 1.626 2.566 764 845 Pneumologia 3.541 505 420 733 1.157 344 381 Urologia 1.674 239 199 347 547 163 180 Gastrenterologia 8.218 1.172 975 1.702 2.685 799 885 Fisiatria 1.944 277 231 403 635 189 209

Fisioterapia Total Ano (por sessão) 288.703 41.175 34.255 59.783 94.334 28.074 31.081

Terapias Especiais Total Ano 96.234 13.725 11.418 19.928 31.445 9.358 10.360 Alergologia 2.079 296 247 430 679 202 224 Angiologia 2.589 369 307 536 846 252 279 Cardiologia 308 44 37 64 101 30 33 Dermatologia 3.926 560 466 813 1.283 382 423 Ginecologia Obstetrícia 5.543 791 658 1.148 1.811 539 597 Oftalmologia 4.311 615 512 893 1.409 419 464 Otorrino 2.098 299 249 434 685 204 226 Pneumologia 27.908 3.980 3.311 5.779 9.119 2.714 3.004 Urologia 7.968 1.136 945 1.650 2.604 775 858 Endoscopia 2.541 362 301 526 830 247 274 Outros (Cap. Reabilitação) 36.964 5.272 4.386 7.654 12.078 3.594 3.979

Próteses Órtese Total Ano 16.039 2.288 1.903 3.321 5.241 1.560 1.727

Anestesia Ambulatorial Total Ano 53,46 0,76 0,63 1,11 1,75 0,52 0,58

Hemodinâmica Total Ano 9.623 1.373 1.142 1.993 3.144 936 1.036

TRS Total Ano 67.043 9.562 7.955 13.883 21.907 6.519 7.218

Radioterapia Total Ano 43.947 6.268 5.214 9.100 14.360 4.274 4.731

Quimioterapia Total Ano 8.661 1.235 1.028 1.793 2.830 842 932

Ressonância Magnética Total Ano 1.283 183 152 266 419 125 138

Medicina Nuclear Total Ano 4.491 6.405 5.329 9.300 14.674 4.367 4.835

Radiologia Intervencionista Total Ano 321 46 38 66 105 31 35

Tomografia Computadorizada Total Ano 6.416 915 761 1.329 2.096 624 691

Hemoterapia Total Ano 128.312 18.300 15.225 26.570 41.926 12.477 13.814

Cardiologia Total Ano 64.156 9.150 7.612 13.285 20.963 6.239 6.907 ECG 38.494 5.490 4.567 7.971 12.578 3.743 4.144 Ecocardiograma 8.340 1.190 990 1.727 2.725 811 898 Ergometria 12.190 1.739 1.446 2.524 3.983 1.185 1.312 Holter 321 46 38 66 105 31 35 Outros 4.812 686 571 996 1.572 468 518

Neurologia Total Ano 38.494 5.490 4.567 7.971 12.578 3.743 4.144 EEG 12.703 1.812 1.507 2.630 4.151 1.235 1.368 Eletroneuromiografia 416 59 49 86 136 40 45 Outros 25.375 3.619 3.011 5.255 8.291 2.468 2.732 108

Continuação da Região Funcional 09 AIH – Total Ano 103.362 13.725 11.346 19.928 31.445 9.358 17.560 Cirúrgica 20.672 2.745 2.269 3.986 6.289 1.872 3.512 Clínica Médica 34.110 4.529 3.744 6.576 10.377 3.088 5.795 Crônicos 827 110 91 159 252 75 140 Obstétrica 20.931 2.779 2.298 4.035 6.368 1.895 3.556 Pediátrica 15.504 2.059 1.702 2.989 4.717 1.404 2.634 Psiquiátrica 3.618 480 397 697 1.101 328 615 Reabilitação 1.116 148 123 215 340 101 190 Tisiologia 134 18 15 26 41 12 23 Fator de ajuste 6.450 856 708 1.243 1.962 584 1.096

TOTAL LEITOS HOSPITALARES para 1000 hab. 3.208 458 381 664 1.048 312 345 Cirurgia 483 69 57 100 158 47 52 Clínica Médica 857 122 102 177 280 83 92 Crônicos 176 25 21 36 57 17 19 Obstetrícia 307 44 36 64 100 30 33 Pediatria 451 64 53 93 147 44 49 Psiquiatria 494 71 59 102 162 48 53 Reabilitação 154 22 18 32 50 15 17 Tisiologia 11 2 1 2 4 1 1 Psiquiatria Dia 88 13 10 18 29 9 9 Fator de ajuste 187 27 22 39 61 18 20

FONTE: FEE - Censos Demográfico 2010 IBGE. 109

CAPÍTULO 11

SUGESTÃO DE DIVISÃO MICRORREGIONAL (Coordenadorias Regionais de Saúde)

Hoje as coordenadorias de saúde (divisão Microrregional) são divididas em 19 coordenadorias.

Nossa sugestão é que a Secretaria da Saúde utilize a mesma divisão dos COREDES.

Isto é importante tendo em vista que, da mesma forma em que o Governo utiliza as Macrorregiões Funcionais para fazer todo seu planejamento e estatísticas, também utiliza os COREDES para fazer, propor e discutir com a população as ações e obras nas Microrregiões e cidades.

Ao utilizarmos a divisão COREDES aumentaríamos em nove coordenadorias partindo das atuais 19 para 28 coordenadorias.

Isso nos dará uma visão mais próxima da realidade principalmente na região Metropolitana, pois, hoje, temos na mesma, três coordenadorias sendo as 1ª, 2ª e 18ª. Sendo que a 1ª Coordenadoria literalmente corta a 2ª em duas partes. Uma divisão maluca do ponto de vista geográfico.

Com a utilização da divisão COREDES, teremos na região Metropolitana 5 coordenadorias, sendo a Centro Sul, Metropolitana Delta do Jacuí, Vale do Rio dos Sinos, Paranhana e Vale do Caí.

Na atual divisão temos três coordenadorias, sendo uma com mais de três milhões de habitantes, outra com seiscentos mil e a terceira com trezentos mil habitantes.

Como podemos ver a uma grande discrepância populacional entre uma e outra coordenadoria.

Com a nova divisão proposta, a Região Metropolitana Funcional 1, na sua coordenadoria mais populosa, ficará com pouco mais de dois milhões de habitantes, e a segunda com aproximadamente um milhão de habitantes e as outras três coordenadorias com média de duzentos mil habitantes.

Como podemos ver fica uma divisão mais organizada e com maior capacidade de gestão.

Para implantar coordenadorias nas 28 regiões (COREDES), precisamos tão somente criar nove coordenadorias. 110

Caso se entenda inviável aumentar nove coordenadorias, basta anexar duas ou três divisões COREDES para uma ou mais coordenadorias.

Importante salientar que esta divisão não influenciará, num primeiro momento, na regulação dos serviços pactuados.

Ressaltamos que a regulação dos serviços atuais já ultrapassa os limites das atuais coordenadorias.

Pretende-se com esta nova divisão, obedecendo-se os limites dos COREDES, oportunizar um processo de planejamento estratégico do sistema de saúde estadual, para que em um espaço de tempo de quatro, seis, oito ou dez anos, o mesmo possa ser implantado no Rio Grande do Sul, e, com isto, construirmos um produtivo e eficiente sistema de saúde pública estadual. 111

Mapa da Divisão das 09 Macro Regiões Funcionais de Planejamento do COREDES Fonte: FEE/Censo IBGE 2010

112

Região Alto Jacuí Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Colorado, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Lagoa dos Três Cantos, Não-Me-Toque, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Selbach e Tapera. Fonte: FEE/ Senso IBGE 2010 113

Região Campanha Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul. Fonte: FEE/ Senso IBGE 2010 114

Região Central Agudo, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Ivorá, Jari, Júlio de Castilhos, Nova Palma, Pinhal Grande.Quevedos, Santa Maria, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, Silveira Martins, Toropi e Tupanciretã. Fonte: FEE/ Senso IBGE 2010 115

Região Centro Sul Arambaré, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Butiá, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Charqueadas, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Mariana Pimentel, Minas do Leão, São Jerônimo, Sentinela do Sul, Sertão Santana e Tapes. Fonte: FEE/ Senso IBGE 2010

116

Região Nordeste Água Santa, Barracão, Cacique Doble, Capão Bonito do Sul, Caseiros, Ibiaçá, Ibiraiaras, Lagoa Vermelha, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Sananduva, Santa Cecília do Sul, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro, Tapejara, Tupanci do Sul e Vila Lângaro. Fonte: FEE/ Senso IBGE 2010 117

Região Oeste Alegrete, Barra do Quaraí, , Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana. Fonte: FEE/ Senso IBGE 2010 118

Região Hortências Cambará do Sul, Canela, Gramado, Jaquirana, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula. Fonte: FEE/ Senso IBGE 2010 119

Região Litoral Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, , Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Terra de Areia, Torres,Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Xangri-lá. Fonte: FEE/ Senso IBGE 2010 120

Região Médio Alto Uruguai Alpestre, Ametista do Sul, Caiçara, Cristal do Sul, Dois Irmãos das Missões, Erval Seco, Frederico Westphalen, Gramado dos Loureiros, Iraí, Jaboticaba, Nonoai, Novo Tiradentes, Palmitinho, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Planalto, Rio dos Índios, Rodeio Bonito, Seberi, Taquaruçu do Sul, Trindade do Sul, Vicente Dutra e Vista Alegre. Fonte: FEE/ Senso IBGE 2010

121

Região Missões Bossoroca, Caibaté, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre-ijuís, Eugênio de Castro, Garruchos, Giruá, Guarani das Missões, Mato Queimado, Pirapó, Porto Xavier, Rolador, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio das Missões, São Luiz Gonzaga, São Miguel , as Missões, São Nicolau, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro, Ubiretama e Vitória das Missões. Fonte: FEE/ Senso IBGE 2010 122

Região Nordeste Água Santa, Barracão, Cacique Doble, Capão Bonito do Sul, Caseiros, Ibiaçá, Ibiraiaras, Lagoa Vermelha, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Sananduva, Santa Cecília do Sul, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro, Tapejara, Tupanci do Sul e Vila Lângaro. Fonte: FEE/ Senso IBGE 2010 123

Região Noroeste Colonial , Augusto Pestana, Bozano, Catuípe, Condor, Coronel Barros, Ijuí, Jóia, Nova Ramada, Panambi e Pejuçara. Fonte: FEE/ Senso IBGE 2010 124

Região Norte Aratiba, Áurea, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Benjamin Constant do Sul, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Charrua, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erechim, Erval Grande, Estação, Faxinalzinho, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São Valentim, Sertão, Severiano de Almeida, , Três Arroios e Viadutos. Fonte: FEE/ Senso IBGE 2010 125

Região Paranhana Encosta da Serra Igrejinha, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Parobé, Presidente Lucena, Riozinho, Rolante, Santa Maria do Herval, Taquara e Três Coroas. Fonte: FEE/ Senso IBGE 2010 126

Região Produção Almirante Tamandaré do Sul, Camargo, Carazinho, Casca, Chapada, Ciríaco, Coqueiros do Sul, Coxilha, David Canabarro, Ernestina, Gentil, Marau, Mato , astelhano, Muliterno, Nova Alvorada, Nova Boa Vista, Passo Fundo, Pontão, Santo Antônio do Palma, Santo Antônio do Planalto, São Domingos do Sul, Vanini e Vila Maria. Fonte: FEE/ Senso IBGE 2010 127

Região Serra Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, , Guaporé, Montauri, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Marcos, São Valentim do Sul, Serafina Corrêa, União da Serra, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata. Fonte: FEE/ Senso IBGE 2010 128

Região Sul Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Tavares, Turuçu. Fonte: FEE/ Senso IBGE 2010 129

Região Paranhana Vale do Caí , Barão, Bom Princípio, Brochier, Capela de Santana, Feliz, Harmonia, Linha Nova, Maratá, Montenegro, Pareci Novo, Salvador do Sul, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Tupandi e Vale Real. Fonte: FEE/ Senso IBGE 2010 130

Região Vale do Rio dos Sinos Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul. Fonte: FEE/ S enso IBGE 2010 131

Região Vale do Rio Pardo Arroio do Tigre, Boqueirão do Leão, Candelária, Encruzilhada do Sul, , General Câmara, Herveiras, , Lagoa Bonita do Sul, Mato Leitão, Pântano Grande, Passa Sete, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Segredo, Sinimbu, Sobradinho, Tunas, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz. Fonte: FEE/ Senso IBGE 2010 132

Região Vale do Taquari Anta Gorda, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, , Forquetinha, Ilópolis, Imigrante, Lajeado, , Muçum, Nova Bréscia, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul, Sério, Tabaí, Taquari, Teutônia, Travesseiro, e Westfalia.

Fonte: FEE/ Senso IBGE 2010 133

Região Paranhana Metropolitano Delta do Jacuí Alvorada, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Triunfo e Viamão. Fonte: FEE/ Senso IBGE 2010 134

Região Alto da Serra do Botucaraí Alto Alegre, Barros Cassal, Campos Borges, Espumoso, Fontoura Xavier, Gramado Xavier, Ibirapuitã, Itapuca, Jacuizinho, Lagoão, Mormaço, Nicolau Vergueiro, São José do Herval, Soledade, Tio Hugo e Victor Graeff. Fonte: FEE/ Senso IBGE 2010 135

Região Jacuí Centro Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Novo Cabrais, Paraíso do Sul, Restinga Seca, São Sepé e Vila Nova do Sul. Fonte: FEE/ Senso IBGE 2010

136

Região Campos de Cima da Serra André da Rocha, Bom Jesus, Campestre da Serra, Esmeralda, Ipê, Monte Alegre , os Campos, Muitos Capões, Pinhal da Serra, São José dos Ausentes e Vacaria. Fonte: FEE/ Senso IBGE 2010 137

Região Rio da Várzea Barra Funda, Boa Vista das Missões, Cerro Grande, Constantina, Engenho Velho, Lajeado do Bugre, Liberato Salzano, Novo Barreiro, Novo Xingu, Palmeira das Missões, Ronda Alta, Rondinha, Sagrada Família, São José das Missões, São Pedro das Missões, Sarandi e Três Palmeiras. Fonte: FEE/ Senso IBGE 2010 138

Região Vale Jaguari Cacequi, Capão do Cipó, Jaguari, Mata, Nova Esperança do Sul, Santiago, São , rancisco de Assis, São Vicente do Sul e Unistalda. Fonte: FEE/ Senso IBGE 2010 139

Região Celeiro Barra do Guarita, Bom Progresso, Braga, Campo Novo, Chiapetta, Coronel Bicaco, Crissiumal, Derrubadas, Esperança do Sul, Humaitá, Inhacorá, Miraguaí, Redentora, Santo Augusto, São Martinho, São Valério do Sul, Sede Nova, Tenente Portela, Tiradentes do Sul,Três Passos e Vista Gaúcha. Fonte: FEE/ Senso IBGE 2010 140

TABELA POPULAÇÃO POR REGIÃO

Região População Alto da Serra do Botucaraí 103.979 Alto Jacuí 155.264 Campanha 216.269 Campos de ima da Serra 98.018 Celeiro 141.482 Central 391.633 Centro Sul 253.461 Fronteira Nordeste 203.494 Fronteira Oeste 530.150 Hortênsias 126.985 Jacuí Centro 143.343 Litoral 296.083 Médio Alto Uruguai 152.501 Metropolitano Delta do Jacuí 2.420.262 Missões 248.016 Nordeste 126.872 Noroeste Colonial 166.599 Norte 221.418 Paranhana Encosta da Serra 204.908 Produção 349.386 Rio da Várzea 115.113 Serra 862.305 Sul 843.206 Vale do Caí 169.580 Vale do Jaguari 117.250 Vale do Rio dos Sinos 1.290.491 Vale do Rio Pardo 418.141 Vale do Taquari 327.723 Total 10.693.932

Fonte: FEE/Censo IBGE 2010 Obs.: Os números totais não correspondem aos do Sistema oficial da Saúde/DCR, porém mantivemos os mesmos por serem oficiais da FEE.

141

Capítulo 12

UPAS Unidades de pronto atendimento a saúde

Constatamos que no interior do Rio Grande do Sul há grande carência de serviços de atendimento médico especializado e exames, bem como pronto atendimento.

Por isto entendemos que seria importante implantar gradativamente UPAs em cada Macrorregião Funcional.

Nas 8 Macrorregiões Funcionais abaixo, sugerimos, de acordo com a Portaria 1.020 de 13 de maio de 2009, MS/GB, diretrizes para implantação de UPAs.

Na Macrorregião Funcional 02 sugerimos 2 UPAs porte 3.

Na Macrorregião Funcional 03 sugerimos 3 UPAs porte 3.

Na Macrorregião Funcional 04 sugerimos 1 UPA porte 2 ou 2 UPAs porte 1.

Na Macrorregião Funcional 05 sugerimos 2 UPAs porte 3.

Na Macrorregião Funcional 06 sugerimos 2 UPAs porte 3.

Na Macrorregião Funcional 07 sugerimos 2 UPAs porte 3.

Na Macrorregião Funcional 08 sugerimos 2 UPAs porte 3.

Na Macrorregião Funcional 09 sugerimos 3 UPAs porte 3.

A implantação pode ser de forma gradativa, a razão de uma por região.

Na Macrorregião Metropolitana, devido a alta densidade populacional, mais de 4 milhões de pessoas, sugerimos a implantação de uma Unidade em Barra do Ribeiro (no hospital público de Barra do Ribeiro), uma no Vale do Paranhana, uma no Vale do Gravataí e uma no Vale do Caí, além das previstas para Canoas e Porto Alegre.

Portanto, nossa sugestão é que o Estado articule com o Governo Federal a implantação de 21 UPAs sendo 17 UPAs para o interior do Rio grande do Sul e 4 UPAs para a Macrorregião Metropolitana, além das previstas para Porto Alegre e Canoas .

Com essas medidas estaríamos iniciando efetivamente a descentralização dos serviços e oportunizando os serviços médicos especializados, exames e pronto 142 atendimento para o interior, evitando o deslocamento das pessoas para a Capital. Além do mais estaríamos desonerando as Prefeituras destes serviços, oportunizando as mesmas a investir no sistema básico de saúde – postos e programas da saúde da família. 143

Capítulo 13

MUDANÇA DE NOMENCLATURA

Hoje está consagrado na área da saúde a diferenciação entre os termos vida e morte, saúde e doença. Em função disso é que propomos uma mudança na nomenclatura do sistema de saúde.

1º - É fundamental a organização de um sistema que tenha como meta educar, prevenir e promover a saúde das pessoas.

Este sistema alicerçado nas ações básicas, com foco na estratégia de saúde da família, promoverá na comunidade uma cultura de promoção de saúde para evitar as doenças.

2º - Portanto o sistema de atendimento à saúde é composto pelas unidades básicas de saúde (postos), com o modelo Saúde da Família, e a mesma interagindo com a Educação, Cultura, Esporte Lazer, Segurança, etc.

3º - É fundamental a organização de um sistema que tenha como meta diagnosticar, tratar e cuidar as doenças das pessoas. Este sistema seria de apoio às ações básicas, e ao sistema de atendimento médico especializado.

4º - Este sistema de atendimento as doenças é composto pelas unidades ambulatoriais (atendimento médico especializado e exames especializados), pronto atendimento e hospitais.

Estas estruturas de atendimento ás doenças servem de apoio as unidades básicas de saúde recuperando os doentes, para que os mesmos retornem ao sistema básico de saúde (atendimento a saúde).

Hoje este dois sistemas se confundem, atendimento a saúde e as doenças.

Isto faz com que pessoas, não tendo e cultura de buscar apoio para manutenção de sua saúde, acabe ficando doente e procurando o sistema de atendimento às doenças, que na maioria dos casos não lhes dá a resposta necessária.

Para que esta cultura passe a ser assimilada pela sociedade é que propomos nova nomenclatura para a Secretaria de Saúde Estadual e Secretarias Municipais de Saúde, qual seja:

Sugestão Estadual:

Atual : Secretaria Estadual da Saúde

Para : Secretaria Estadual da Saúde e Atendimento às Doenças 144

Sugestão Municipal:

Atual : Secretaria Municipal de Saúde Para : Secretaria Municipal de Saúde e Atendimento as Doenças

Obs.: Hoje até mesmo a grande mídia entendeu esta situação:

Saúde = Vida. Doença = risco de morte

Antes quando noticiava um acidente eles anunciavam: “... paciente corre risco de vida, paciente não corre risco de vida”.

Hoje: “Paciente não corre risco de morte”. 145

CAPÍTULO 14

CONCLUSÃO e FONTES BIBLIOGRÁFICAS

O sistema de saúde pública, SUS, ao longo dos anos, veio se organizando por osmose. Geralmente a iniciativa para se implantar hospitais no Estado, partia da vontade de religiosos, comunitários e ou os dois.

Isso produziu uma rede hospitalar espalhada em todo o Estado, porém, sem um processo de planejamento e gestão por parte dos Governos Estaduais.

Não foi diferente na implantação dos postos de saúde nos municípios, muitos deles foram implantados por iniciativa da comunidade e governantes, sem planejamento estratégico.

Este tipo de implantação de estruturas de atendimento a saúde e tratamento das doenças não pode mais ser aceita.

È preciso que os governos Estaduais e Municipais, partam de um planejamento que estruture um sistema de saúde no qual a população não só tenha o atendimento quer a sua saúde, quer a sua doença, mas que ele seja resolutivo em seus diversos níveis, básico, especializado e ou hospitalar que esteja o mais próximo possível, nem que este próximo, num primeiro momento seja numa Macrorregião, o que não da mais é ficarmos observando a peregrinação das pessoas, indo e vindo nas madrugadas rumo a Porto Alegre e Região, muitas vezes para fazer tão somente uma consulta especializada e ou exames.

Estas pessoas não vem para Porto Alegre porque querem, elas são referenciadas e agendadas pelo Gestor Estadual via Porto Alegre.

Entendemos que se o Governo Estadual, planejar o sistema em Macrorregiões, num primeiro momento, e após em Microrregiões, e apoiar os municípios para que os mesmos organizem o seu sistema Municipal, o Rio Grande do Sul em menos de dez anos poderá dar a virada no sistema. E assim, ter um melhor sistema de saúde e atendimento a saúde, a doenças e as pessoas.

Este é o objetivo, esta é a meta.

Dep. Jurandir Maciel , Relator .

Dep. Dr. Basegio – PTB Dep. Valdeci Oliveira – PTB

Dep. Pedro Pereira – PSDB Dep. Catarina Paladini – PSB 146

Fontes Bibliográficas

- FEE – Fundação de Economia e Estatística - Ministério da Saúde - Portaria 1.101 M. S. - Portaria 1.020 M. S. - Lei 8080 (Dec. Reg. 7.508) M. S. - Secretaria Estadual de Saúde - DCR – Departamento de Coordenadorias Regionais - DAHA - Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial