DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 4 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE CASTRO

PLANO DE CONTINGÊNCIA DO MUNICÍPIO DE CASTRO

COVID-19

ELABORADO EM MARÇO/2020

ATUALIZADO EM 13/04/2020

1

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 5 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

Prefeitura Municipal de Castro

Prefeito Moacyr Elias Fadel

Secretaria Municipal de Saúde

Secretária Maria Lídia Kravutschke

Vigilância em Saúde

Marielen Wieczorek Nocera

Equipe de Elaboração

Enfermeira da Atenção Primaria em Saúde: Gislaine Tanaka Gonçalves

Charlini Ferreira Regatiere (afastada)

Enfermeira da Vigilância Epidemiológica: Marielen Wieczorek Nocera

2

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 6 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

ÍNDICE

1. Introdução 05

1.1 Agente Etiológico 05

1.2 Período de incubação 06

1.3 Transmissão 06

1.4 Período de transmissibilidade 06

1.5 Manifestações clínicas 06

1.6 Diagnóstico diferencial 07

1.7 Diagnóstico laboratorial 07

Figura1: Fluxograma Municipal de Coleta para profissionais de Saúde 09

1.8 Tratamento 10

1.9 Recomendações para prevenção e controle 11

1.10 Definição de caso 12

1.11 Notificação de casos 14

FLUXO 1- Fluxograma de orientações para profissionais de saúde 15

2. Objetivos Do Plano De Contingência 16

3. Organização Da Resposta 16

3.1 - Situação 1- Presença de caso suspeito no município 16

3.2 - Situação 2: Presença de caso confirmado no Município 23

3

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 7 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

3.3 Situação 3: Presença de caso confirmado com transmissão local no 29 município

Anexo 1- Fluxo de Atendimento Municipal 37

Anexo 2- Fluxo de Atendimento Hospitalar 38

Anexo 3 – Ficha de Notificação 40

Anexo 4- Unidades de Referência 41

Anexo 4- NOTA TÉCNICA Nº 04/2020 GVIMS/GGTES/ANVISA: 44 Orientações Para Serviços De Saúde: Medidas De Prevenção E Controle Que Devem Ser Adotadas Durante A Assistência Aos Casos Suspeitos Ou Confirmados De Infecção Pelo Novo Coronavírus (2019- Ncov).

Referencias 45

4

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 8 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

1. INTRODUÇÃO

O Plano de Contingência é um documento elaborado com o intuito de auxiliar o Município de Castro na resposta ao enfrentamento de um possível surto do novo Coronavírus (COVID-19) originado na cidade de Wuhan, na China, seguindo as diretrizes apontadas no Plano Estadual.

Este vírus, responsável por doença respiratória, pode determinar sérios danos às pessoas e à economia dos entes integrantes do Sistema Único de Saúde.

Neste documento serão definidas as responsabilidades do Estado do Paraná e Municípios, em parceria com o Ministério da saúde e estabelecida uma organização necessária, de modo a atender a situações de emergência relacionadas à circulação do vírus no Município de Castro.

Visa à integralidade das ações na prevenção e monitoramento da doença, bem como na assistência à saúde da população. As ações a serem implantadas devem promover a assistência adequada ao paciente, vigilância epidemiológica sensível e oportuna, bem como ações de comunicação.

Essas diretrizes têm por objetivo auxiliar os serviços de saúde na mitigação dos processos epidêmicos, comunicação de risco e na redução da morbimortalidade por esta doença.

As equipes do Sistema Único de Saúde desenvolvem diversas atividades de rotina, que dão sustentação às ações que serão aplicadas no Plano de Contingência.

1.1 Agente Etiológico

Coronavírus (CoV) é uma ampla família de RNA vírus que em humanos podem causar síndromes respiratórias e gastrointestinais. O novo coronavírus SARS-CoV-2 é uma nova cepa que ainda não havia sido previamente identificada em humanos.

5

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 9 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

1.2 Período de incubação

Conforme estudos o período médio de incubação da infecção por coronavírus é de 5.2 dias, com intervalo que pode chegar até 12.5 dias.

1.3 Transmissão

A disseminação de pessoa para pessoa nos casos do MERS-CoV e SARS-CoV acredita-se que tenha ocorrido principalmente por meio de gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, semelhante à maneira como a influenza e outros patógenos respiratórios se espalham (Brasil,2020).

1.4 Período de transmissibilidade

A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARS-CoV ocorre entre pessoas em média 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do Novo Coronavírus (COVID-19) sugerem que a transmissão possa ocorrer, mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

Até o momento, não há informação suficiente de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas que uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.

1.5 Manifestações clínicas

A infecção por coronavírus pode variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. As manifestações clínicas do novo coronavírus não estão estabelecidas, necessitando de mais investigações e tempo para caracterização da doença.

Os principais sinais e sintomas referidos são respiratórios, sendo que o paciente pode apresentar febre, tosse e dificuldade para respirar.

6

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 10 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

1.6 Diagnóstico diferencial

Doenças causadas por outros vírus respiratórios como influenza, parainfluenza, rinovírus, vírus sincicial respiratório, adenovírus, coqueluche, infecções fúngicas e outros coronavírus.

1.7 Diagnóstico laboratorial

Em serviços de saúde PÚBLICOS, orienta-se a coleta de aspirado de nasofaringe (ANF) ou swabs combinado (nasal/oral) ou também amostra de secreção respiratória inferior (escarro ou lavado traqueal ou lavado bronca alveolar). Esta amostra deverá ser encaminhada com urgência para o LACEN.

Em serviços de saúde privados não credenciados, que tenham condições de realizar o diagnóstico laboratorial para vírus respiratórios, exceto COVID-19, é necessário realizar a coleta de 1 amostra que será alíquota em 2 partes (no mínimo de 2 ml) e encaminhar uma delas para o Lacen/PR.

Em laboratórios privados credenciados, não é mais exigido o segundo teste pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), desde que o laboratório privado que realizou ou realizará o primeiro esteja devidamente credenciado.

Uma vez habilitado, o laboratório privado se compromete a informar diariamente ao Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde do Estado do Paraná (CIEVS) os dados dos exames, inclusive dos casos suspeitos. Amostras de casos graves e ocorrências de óbitos devem ser enviadas ao Lacen imediatamente.

Os critérios de credenciamento são atender os requisitos sanitários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); comprovar a existência, no laboratório, de biologista molecular com experiência mínima de um ano na realização de testes baseados em PCR em tempo real; informar o Lacen sobre a metodologia de detecção do Covid-19; possuir Laboratório de Contenção NB2 para 7

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 11 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

manipulação de amostras e disponibilidade de EPIs adequados a este nível de contenção; e enviar ao Lacen amostras com resultado detectável, em quantidade e volume determinados pela equipe técnica, para verificação de desempenho do teste.

Em Castro dois laboratórios encaminham a amostra para laboratórios externos que estão credenciados: Laboratório Santa Rita e Posto de Coleta Oscar Pereira (encaminham para Laboratório DB) os mesmos receberam a senha para solicitação de cadastro para vírus respiratório no GAL, assim todos os exames de coronavírus que eles forem encaminhar para laboratório externo habilitado, seja cadastrado no GAL para que informações de casos não sejam perdidas.

Ainda em Castro, a secretaria Municipal de Saúde fez um convênio estes dois laboratórios para que seja realizada a coleta de profissionais de saúde que apresentarem sintomas gripais, passarem por avaliação médica e necessitarem da mesma. Segue fluxograma municipal para estas coletas (figura 1):

8

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 12 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

Figura1: Fluxograma Municipal de Coleta para profissionais de Saúde:

9

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 13 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

1.8 Tratamento

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo:

 Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).

 Uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse.

A OMS recomendou, inicialmente, que fosse evitado o uso de ibuprofeno em pacientes com COVID-19, com base no mecanismo de replicação do SARS-CoV-2. Posteriormente, no dia 19 de março de 2020, a OMS voltou atrás nessa recomendação. Sendo assim, amparada nas evidências e incertezas sobre a utilização de ibuprofeno, a recomendação é preferencial ao paracetamol e à dipirona. Pacientes que fazem uso continuado de ibuprofeno não devem interromper o tratamento sem que haja recomendação médica expressa.

No atendimento, deve-se levar em consideração os demais diagnósticos diferenciais pertinentes e o adequado manejo clínico. Em caso de suspeita para Influenza, não retardar o início do tratamento com Fosfato de Oseltamivir nos pacientes com risco aumentado de complicações, conforme protocolo de tratamento de Influenza.

Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.

Todos os pacientes que receberem alta durante os primeiros 07 dias do início do quadro (qualquer sintoma independente de febre), devem ser alertados para a possibilidade de piora tardia do quadro clínico e sinais de alerta de complicações como: aparecimento de febre (podendo haver casos iniciais sem febre), elevação ou reaparecimento de febre ou sinais respiratórios, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), dor pleurítica (dor no peito), fadiga (cansaço) e dispnéia (falta de ar).

10

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 14 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

Considerando o andamento de pesquisas com a cloroquina, as “Diretrizes para diagnóstico e tratamento da COVID-19” fornecem orientações para uso do medicamento como opção para quadros graves (pacientes hospitalizados com pneumonia viral). Contudo, o seu uso se restringe a casos confirmados e deve ser feito conforme a orientação médica e em conjunto com outras medidas de suporte. O medicamento é indicado para uso de curto prazo, apenas em pacientes graves hospitalizados devido ao Coronavírus, ser uma doença nova, ainda não há evidências científicas suficientes que comprovem a eficácia do medicamento para casos de coronavírus. No entanto, há estudos promissores que demonstram o benefício do uso em pacientes graves

Como se trata de uma nova doença, diversos estudos estão em andamento e, por isso, novas opções terapêuticas poderão ser sugeridas.

1.9 Recomendações para prevenção e controle

É prudente adotar os princípios básicos para reduzir o risco geral de infecções respiratórias agudas:

 Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

 Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

 Evitar contato próximo com pessoas doentes;

 Ficar em casa quando estiver doente;

 Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

 Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Em relação ao uso de máscaras:

11

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 15 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

O uso da máscara pela população assintomática ainda não está bem definido e apresenta divergências na literatura.

A OMS não recomenda que pessoas assintomáticas usem máscaras em ambientes comunitários, pois essas medidas não são efetivas. O uso indiscriminado de máscara pode resultar em custos adicionais e criar uma falsa sensação de segurança, levando a população em geral a negligenciar as medidas básicas de prevenção, como a higiene das mãos.

O uso de máscara cirúrgica está recomendado para profissionais da área da saúde durante o atendimento a casos suspeitos de COVID-19 e pacientes sintomáticos.

Os indivíduos com febre e/ou sintomas respiratórios são aconselhados a usar a máscara.

Considerando o número crescente de casos de COVID-19, o Ministério da Saúde divulgou que o uso de máscaras de pano pela população pode ser um método de barreira importante quando combinado aos demais cuidados de higiene já preconizados.

1.10 Definição de caso (atualização de 06/04/2020)

Definição de casos Caso Provável de Infecção Humana Caso suspeito que apresente resultado laboratorial inconclusivo para 2019-nCoV OU com teste positivo em ensaio de pan-coronavírus.

Caso Confirmado de Infecção Humana Indivíduo com confirmação laboratorial conclusiva para o novo Coronavírus (2019-nCoV), independentemente de sinais e sintomas.

Caso Descartado de Infecção Humana Caso que se enquadre na definição de suspeito e apresente confirmação laboratorial para outro agente etiológico OU resultado negativo para 2019- nCoV.

12

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 16 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

Caso Excluído de Infecção Humana Caso notificado que não se enquadrar na definição de caso suspeito. Nessa situação, o registro será excluído da base de dados nacional.

Caso Suspeito

Situação 1: Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais, entre outros) E histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU

Situação 2: Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais, entre outros) E histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus (2019- nCoV), nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU

Situação 3: Febre OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E contato próximo de caso confirmado de coronavírus (2019-nCoV) em laboratório, nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas. Entende-se como contato próximo uma pessoa envolvida em qualquer uma das seguintes situações:

1. Estar a dois metros de um paciente com suspeita de caso por 2019- nCoV, dentro da mesma sala ou área de atendimento (ou aeronaves ou outros meios de transporte), por um período prolongado, sem uso de equipamento de proteção individual. 2. Cuidar, morar, visitar ou compartilhar uma área ou sala de espera de assistência médica, ou, ainda, nos casos de contato direto com fluidos corporais, enquanto não estiver em uso do EPI recomendado

Observações:

Febre pode não estar presente em alguns casos como, por exemplo, em pacientes menores de 5 anos, idosos, imunossuprimidos, gestantes ou que em algumas situações

13

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 17 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

possam ter utilizado medicamento antitérmico. Nestas situações, a avaliação clínica deve ser levada em consideração e a decisão deve ser registrada na ficha de notificação.

1.11 Notificação de casos

A notificação imediata de casos suspeitos deve ser feita obrigatoriamente para a Secretaria Municipal de Saúde de Castro, através do telefone 42-21225221 em dias uteis das 7:30 as 17h; ou finais de semana pelos telefones 42-999293602 (enfermeira Marielen) ou 43-999528709 (técnica de enfermagem Jullyara).

Deverá ser preenchida a ficha de notificação (enviada pela Vigilância Epidemiológica de Castro- em anexo 3), inserido o paciente na Planilha Municipal de Monitoramento de Casos e acompanhado pelo período de 14 dias, o atendimento deverá seguir critérios definidos na portaria nº 454/2020 e o Protocolo de Manejo de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) na Atenção Primária, versão 6.

A Vigilância irá digitar a notificação no programa de notificações do Estado do Paraná – NOTIFICA COVID 19 e o mesmo passará as informações para o Ministério da Saúde.

Os casos que também atendem a definição de caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG- Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG): indivíduo hospitalizado com febre, mesmo que referida, acompanhada de tosse ou dor de garganta e que apresente dispneia ou saturação de O2 < 95% ou desconforto respiratório ou que evoluiu para óbito por SRAG independente de internação), assim como óbitos e coletas das unidades sentinelas devem ser notificados no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP – Gripe).

14

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 18 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

FLUXO 1- Fluxograma do Estado de orientações para coleta de amostra em pacientes suspeitos:

15

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 19 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

2. OBJETIVOS DO PLANO DE CONTINGÊNCIA

 Definir a estratégia de atuação do Município de Castro, seguindo a Secretaria de Estado da Saúde em alinhamento com as definições constantes do Plano de Resposta às Emergências em Saúde Pública;

 Estabelecer resposta do município coordenada com a 3ª RS de acordo com os fluxos estabelecidos pela SESA, em parceria com o Ministério da Saúde;

 Adotar medidas para reduzir a morbimortalidade decorrente da disseminação do novo Coronavírus (COVID-19) Município de Castro;

 Estabelecer a utilização de protocolos e procedimentos padronizados para a resposta ao novo Coronavírus (COVID-19).

3. ORGANIZAÇÃO DA RESPOSTA

3.1 - Situação 1 - Presença de caso suspeito no município

3.1.1 Atividade –

 Gestão

Indicar referência municipal para contato;

Garantir insumos estratégicos;

Apresentar fluxo de atendimento; (anexo 1)

Definir porta-voz que será responsável pela interlocução com veículos de comunicação.

 Vigilância em saúde

Notificar imediatamente a Regional de Saúde;

16

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 20 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

Monitorar e manter registro atualizado dos casos suspeitos;

Monitorar e manter registro atualizado dos contatos suspeitos.

 Laboratório

Organizar fluxo de local de coleta e encaminhamento de amostra de exame (seguir as orientações do manual de coleta e envio de amostra ao LACEN)

 Assistência

Garantir acolhimento, reconhecimento precoce, uso de EPI e controle de caso suspeito;

Notificar imediatamente a Vigilância Epidemiológica, preencher ficha de notificação e adicionar o paciente a Planilha de Monitoramento Municipal do google drive;

Organização do fluxo de atendimento para casos suspeitos, priorizando o isolamento domiciliar nos casos leves;

Orientar os profissionais dos serviços de saúde e a população sobre as medidas individuais e coletivas de prevenção e controle para o COVID19;

Elaborar fluxo de transporte pré-hospitalar e inter-hospitalar para itinerários do paciente nos casos moderado e graves.

3.1.2 Ações –

Vigilância

Detecção de possíveis casos suspeitos;

Seguir fluxo de notificação dos casos;

Coleta e encaminhamento de amostras conforme fluxograma estabelecido;

Atuação diante de casos suspeitos de COVID19;

Medidas de biossegurança; 17

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 21 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

Sensibilização da etiqueta respiratória;

Prover insumos às equipes;

Conduzir investigação epidemiológica e rastrear contatos de casos suspeitos;

Monitoramento dos contatos por 14 dias após a exposição;

Preenchimento de ficha de contatos próximos;

Divulgar materiais de educação em saúde para população e profissionais de saúde.

Atenção primária

Acolhimento e avaliação rápida de todas as pessoas, independe da idade, que apresentem febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia, prostração, dificuldade para respirar e batimento das asas nasais, entre outros);

Para as pessoas com os sintomas acima, em casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, priorizar o atendimento, ofertar máscara cirúrgica imediatamente e isolar (acomodar a pessoa suspeita, em local ventilado e sem circulação de pessoas sem proteção) sempre que possível;

Seguir os cinco momentos de higienização das mãos:

I) antes de contato com a pessoa suspeita de infecção pelo novo coronavírus;

II) antes da realização de procedimentos;

III) após risco de exposição a fluidos biológicos;

IV) após contato com a pessoa suspeita;

V) após contato com áreas próximas à pessoa suspeita;

18

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 22 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

Utilização dos EPIS conforme preconizado pelo Ministério da Saúde Monitoramento dos casos suspeitos em isolamento domiciliar, através de visita domiciliar e/ou contato telefônico, até o término dos sinais e sintomas ou descarte do caso;

Nos casos que não for possível o isolamento domiciliar em virtude da condição clínica do usuário, acionar transporte e encaminhar casos suspeitos para a unidade de referência de forma oportuna e segura, nos casos que não for possível o isolamento domiciliar em virtude da condição clínica do usuário, conforme protocolo e fluxo estabelecido pela Central de Regulação do SAMU e de leitos;

Obter informações clínicas, histórico de viagem internacional ou contato com caso suspeito ou confirmado;

Registro do atendimento no Sistema de Informação da Atenção Primária (IPM);

Diagnóstico de doença respiratória aguda pelo COVID-19, para registro de casos;

Compartilhamento das informações com a vigilância epidemiológica;

Apoiar a equipe de vigilância na busca ativa dos contatos ;

Acompanhamento, através de visitas domiciliares e/ou contatos telefônicos (por meio dos aparelhos celulares fornecidos para cada ESF) de todos os contatos próximos de casos suspeitos, reforçando apresentação de sinais e sintomas;

Alimentação diária ou a cada 48h da Planilha de Monitoramento de Casos Suspeitos Municipal, disponível no google drive para cada Unidade de Saúde.

Utilização da definição de contato próximo preconizado pelo Ministério da Saúde; (“estar a aproximadamente 2 metros de uma pessoa com suspeita do novo coronavírus, dentro da mesma sala ou área de atendimento, por um período prolongado, sem uso de equipamento de proteção individual (EPI). O contato próximo pode incluir: cuidar, morar, visitar ou compartilhar uma área ou sala de espera de assistência médica ou, ainda, nos casos de contato direto com fluidos corporais, enquanto não estiver usando o EPI recomendado.”)

19

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 23 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

Na presença de sinais e sintomas, orientar que procure o serviço de saúde, utilizando máscara de barreira de área de referência para avaliação e encaminhamento;

A notificação é imediata (Portaria nº 204/2016) e deve ser realizada pelo meio de comunicação mais rápido disponível, em até 24 horas a partir do conhecimento de caso que se enquadre na definição de suspeito;

O profissional da APS deve comunicar imediatamente o caso suspeito à Secretaria Municipal de Saúde/ Vigilância Epidemiológica para orientações e início das ações de controle e investigação (identificação da área de transmissão, dos contatos, casos secundários ou possíveis casos relacionados e histórico de viagens do caso suspeito);

Adotar medidas para reduzir casos graves e óbitos;

Realização de manejo clínico adequado, conforme o Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus (COVID-19), versão 6 do Ministério da Saúde 2020 e conforme o Fluxo de atendimento do Município;

Orientar a população sobre medidas de prevenção e controle;

Informação à população sobre:

Etiqueta respiratória: ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço e descartar no lixo após o uso;

Lavagem das mãos com água e sabão, ou álcool em gel, após tossir ou espirrar;

Lavagem as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundo ou na ausência de água e sabão, usar desinfetante para mãos à base de álcool;

Manter os ambientes ventilados.

Uso de máscara de barreira.

20

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 24 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

Urgência e Emergência e Atenção Hospitalar

Estabelecer critérios de triagem para identificação e pronto atendimento dos casos;

Realizar as medidas de prevenção e controle, conforme Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus (2019-nCoV) do Ministério da Saúde 2020 e conforme o Fluxo de atendimento do Município de Castro.

Realização do manejo clínico dos casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus;

Acolher e avaliar rapidamente todas as pessoas, independentemente da idade, que apresentem febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia, prostração, dificuldade para respirar e batimento das asas nasais, entre outros);

Para as pessoas com os sintomas acima, em casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, priorizar o atendimento, ofertar máscara cirúrgica imediatamente e isolar (acomodar a pessoa suspeita, em local ventilado e sem circulação de pessoas sem proteção) sempre que possível;

Realizar medidas de controle ambiental assistencial;

Seguir os cinco momentos de higienização das mãos:

I) antes de contato com a pessoa suspeita de infecção pelo novo coronavírus;

II) antes da realização de procedimentos;

III) após risco de exposição a fluidos biológicos;

IV) após contato com a pessoa suspeita;

V) após contato com áreas próximas à pessoa suspeita;

Utilizar os EPIS conforme preconizado pelo Ministério da Saúde;

21

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 25 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

Realizar atendimento de forma oportuna e segura, considerando a condição clínica do usuário;

Nos casos que não for possível o isolamento domiciliar em virtude da condição clínica do usuário, acionar transporte e encaminhar casos suspeitos para a unidade de referência (anexo 3) de forma oportuna e segura.

Realização de notificação imediata;

A notificação é imediata (Portaria nº 204/2016) e deve ser realizada pelo meio de comunicação mais rápido disponível, em até 24 horas a partir do conhecimento de caso que se enquadre na definição de suspeito;

O serviço deve comunicar imediatamente o caso suspeito à Secretaria Municipal de Saúde/ Vigilância Epidemiológica para orientações e início das ações de controle e investigação (identificação da área de transmissão, dos contatos, casos secundários ou possíveis casos relacionados e histórico de viagens do caso suspeito);

Adoção de medidas para reduzir casos graves e óbitos;

Realização de manejo clínico adequado, conforme o Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus (2019-nCoV) versão 6 do Ministério da Saúde 2020 e conforme o Fluxo de atendimento do Município de Castro;

Divulgação dos protocolos para Enfrentamento do Novo Coronavírus junto às redes de urgência e emergência;

Vaga Zero;

Atendimento pré-hospitalar móvel de urgência e transporte interinstitucional de casos suspeitos ou confirmados;

Seguir as orientações da NOTA TÉCNICA Nº 04/2020 GVIMS/GGTES/ANVISA;

Se um caso suspeito ou confirmado chegar via transporte móvel de urgência os profissionais que realizaram o atendimento pré-hospitalar devem comunicar sobre os sintomas para o serviços de atendimento ambulatorial ou de pronto atendimento; 22

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 26 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

Evitar o transporte interinstitucional de casos suspeitos ou confirmados. Se a transferência do paciente for realmente necessária, seguir as orientações da NOTA TÉCNICA Nº 04/2020 GVIMS/GGTES/ANVISA;

3.2 - Situação 2: Presença de caso confirmado no município

3.2.1 Atividade –

 Gestão

Indicação referência municipal para contato;

Garantir insumos estratégicos;

Atualizar constantemente fluxo de atendimento para casos leves, moderados e graves;

Definir porta-voz que será responsável pela interlocução com veículos de comunicação.

Criação do Comitê de Orientadores sobre o COVID

 Vigilância em saúde

Notificar imediatamente a Regional de Saúde;

Monitorar e manter registro atualizado dos casos suspeitos e confirmados;

Monitorar e manter registro atualizado dos contatos próximos.

 Laboratório

Elaborar fluxo de local de coleta e encaminhamento de amostra de exame (seguir as orientações do manual de coleta e envio de amostra ao LACEN).

 Assistência

23

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 27 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

Garantir acolhimento, reconhecimento precoce e controle de caso suspeito e confirmado;

Notificar imediatamente o caso suspeito;

Organização do fluxo de atendimento para casos suspeitos e confirmados, priorizando o isolamento domiciliar nos casos leves;

Orientar os profissionais dos serviços de saúde e a população sobre as medidas individuais e coletivas de prevenção e controle para o COVID19;

Elaborar fluxo de transporte pré-hospitalar e inter-hospitalar itinerários do paciente nos casos moderado e graves.

3.2.2 Ações –

Vigilância

Instruir os serviços de saúde públicos e privados para a detecção, notificação, investigação e monitoramento de casos suspeitos;

Informes e capacitações;

Capacitar profissionais de saúde sobre:

Detecção de possíveis casos suspeitos;

Fluxo de notificação dos casos;

Coleta e encaminhamento de amostras;

Atuação diante de casos suspeitos e confirmados;

Medidas de biossegurança;

Sensibilização da etiqueta respiratória;

Divulgar a situação epidemiológica do Novo Coronavírus, no mundo, Brasil e Paraná e risco de dispersão. 24

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 28 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

Atenção primária

Acolhimento e avaliação rápida de todas as pessoas, independente da idade, que apresentem febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia, prostração, dificuldade para respirar e batimento das asas nasais, entre outros);

Para as pessoas com os sintomas acima, em casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, priorizar o atendimento, ofertar máscara cirúrgica imediatamente e isolar (acomodar a pessoa suspeita, em local ventilado e sem circulação de pessoas sem proteção) sempre que possível;

Realização de medidas de controle ambiental assistencial;

Seguir os cinco momentos de higienização das mãos: I) antes de contato com a pessoa suspeita de infecção pelo novo coronavírus; II) antes da realização de procedimentos; III) após risco de exposição a fluidos biológicos; IV) após contato com a pessoa suspeita; e v) após contato com áreas próximas à pessoa suspeita;

Utilização dos EPIS conforme preconizado pelo Ministério da Saúde;

Monitoramento dos casos suspeitos em isolamento domiciliar, através de visita domiciliar e/ou contato telefônico, até o término dos sinais e sintomas ou descarte do caso;

Monitoramento dos casos confirmados até o término dos sinais e sintomas;

Realizar atendimento de forma oportuna e segura, considerando a condição clínica e social do usuário;

Nos casos que não for possível o isolamento domiciliar em virtude da condição clínica ou social do usuário, acionar transporte e encaminhar casos suspeitos para a unidade de referência de forma oportuna e segura.

Obter informações clínicas, histórico de viagem internacional ou contato com caso suspeito ou confirmado; 25

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 29 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

Registro do atendimento no Sistema de Informação da Atenção Primária (IPM);

Compartilhamento das informações com a PLANO DE CONTINGÊNCIA COVID-19 20 vigilância epidemiológica;

Apoiar a equipe da vigilância na realização de busca ativa dos contatos;

Utilização da definição de contato próximo preconizado pelo Ministério da Saúde;

“estar a aproximadamente 2 metros de uma pessoa com suspeita do novo coronavírus, dentro da mesma sala ou área de atendimento, por um período prolongado, sem uso de equipamento de proteção individual (EPI). O contato próximo pode incluir: cuidar, morar, visitar ou compartilhar uma área ou sala de espera de assistência médica ou, ainda, nos casos de contato direto com fluidos corporais, enquanto não estiver usando o EPI recomendado.”

Acompanhamento, através de visitas domiciliares e/ou contatos telefônicos, todos os contatos próximos de casos suspeitos, reforçando apresentação de sinais e sintomas;

Na presença de sinais e sintomas, orientar que procure o serviço de saúde para avaliação e encaminhamento;

Registro atualizado do acompanhamento dos contatos e disponibilizá-los para a Secretaria Municipal de Saúde/Vigilância Epidemiológica para orientações e início das ações de controle e investigação;

Realizar notificação imediata;

A notificação é imediata (Portaria nº 204/2016) e deve ser realizada pelo meio de comunicação mais rápido disponível, em até 24 horas a partir do conhecimento de caso que se enquadre na definição de suspeito;

O profissional da APS deve comunicar imediatamente o caso suspeito à Secretaria Municipal de Saúde/ Vigilância Epidemiológica para orientações e início das ações de controle e investigação (identificação da área de transmissão, dos contatos, casos secundários ou possíveis casos relacionados e histórico de viagens do caso suspeito);

Adotar medidas para reduzir casos graves e óbitos;

26

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 30 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

Realização de manejo clínico adequado, conforme o Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus (COVID-19), do Ministério da Saúde 2020 e conforme o Fluxo de atendimento do Município;

Orientar a população sobre medidas de prevenção e controle;

Informação à população sobre: Etiqueta respiratória: ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço e descartar no lixo após o uso;

Lavagem das mãos com água e sabão, ou álcool em gel, após tossir ou espirrar; Lavagem as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundo ou na ausência de água e sabão, usar desinfetante para mãos à base de álcool;

Manter os ambientes ventilados.

Urgência e Emergência e Atenção Hospitalar

Estabelecer critérios de triagem para identificação e pronto atendimento dos casos;

Realizar as medidas de prevenção e controle, conforme Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus do Ministério da Saúde 2020 e conforme o Fluxo de atendimento do Estado do Paraná (citado anteriormente);

Acolher e avaliar rapidamente todas as pessoas, independentemente da idade, que apresentem febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia, prostração, dificuldade para respirar e batimento das asas nasais, entre outros);

Para as pessoas com os sintomas acima, em casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, priorizar o atendimento, ofertar máscara cirúrgica imediatamente e isolar (acomodar a pessoa suspeita, em local ventilado e sem circulação de pessoas sem proteção) sempre que possível;

Realizar medidas de controle ambiental assistencial;

27

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 31 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

Seguir os cinco momentos de higienização das mãos:

I) antes de contato com a pessoa suspeita de infecção pelo novo coronavírus;

II) antes da realização de procedimentos;

III) após risco de exposição a fluidos biológicos;

IV) após contato com a pessoa suspeita;

V) após contato com áreas próximas à pessoa suspeita;

Utilizar os EPIS conforme preconizado pelo Ministério da Saúde;

Realização do manejo clínico dos casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus;

Atendimento de forma oportuna e segura, considerando a condição clínica e social do usuário;

Nos casos que não for possível o isolamento domiciliar em virtude da condição clínica ou social do usuário, manter em isolamento hospitalar seguindo Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus (2019-nCoV) do Ministério da Saúde PLANO DE CONTINGÊNCIA COVID-19 22 2020;

Utilizar precauções padrão para todos os pacientes;

Implementar precauções adicionais (para gotículas e contato) para casos suspeitos e confirmados de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19);

Realização de notificação imediata;

A notificação é imediata (Portaria nº 204/2016) e deve ser realizada pelo meio de comunicação mais rápido disponível, em até 24 horas a partir do conhecimento de caso que se enquadre na definição de suspeito;

O serviço deve comunicar imediatamente o caso suspeito à Secretaria Municipal de Saúde/ Vigilância Epidemiológica para orientações e início das ações de controle e 28

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 32 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

investigação (identificação da área de transmissão, dos contatos, casos secundários ou possíveis casos relacionados e histórico de viagens do caso suspeito);

Adoção de medidas para reduzir casos graves e óbitos;

Realização de manejo clínico adequado, conforme o Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus (2019-nCoV) do Ministério da Saúde 2020 e conforme o Fluxo de atendimento do Município;

Vaga Zero;

Atendimento pré-hospitalar móvel de urgência e transporte interinstitucional de casos suspeitos ou confirmados;

Seguir as orientações da NOTA TÉCNICA Nº 04/2020 GVIMS/GGTES/ANVISA;

Se um caso suspeito ou confirmado chegar via transporte móvel de urgência os profissionais que realizaram o atendimento pré-hospitalar devem comunicar sobre os sintomas para o serviços de atendimento ambulatorial ou de pronto atendimento;

Evitar o transporte interinstitucional de casos suspeitos ou confirmados. Se a transferência do paciente for realmente necessária, seguir as orientações da NOTA TÉCNICA Nº 04/2020 GVIMS/GGTES/ANVISA;

3.3 - Situação 3: Presença de caso confirmado com transmissão local no município

3.3.1 Atividade

 Gestão

Indicar referência municipal para contato;

Garantir insumos estratégicos;

Elaborar fluxo de atendimento;

29

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 33 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

Definir porta-voz que será responsável pela interlocução com veículos de comunicação.

 Vigilância em Saúde

Notificar imediatamente a Regional de Saúde;

Monitorar e manter registro atualizado dos casos suspeitos e confirmados;

Monitorar e manter registro atualizado dos contatos próximos.

 Laboratório

Organizar fluxo de local de coleta e encaminhamento de amostra de exame (seguir as orientações do manual de coleta e envio de amostra ao LACEN).

 Assistência

Garantir acolhimento, reconhecimento precoce e controle de caso suspeito e confirmado;

Notificar imediatamente o caso suspeito;

Organização do fluxo de atendimento para casos suspeitos e confirmados, priorizando o isolamento domiciliar nos casos leves;

Orientar os profissionais dos serviços de saúde e a população sobre as medidas individuais e coletivas de prevenção e controle para o COVID19;

Elaborar fluxo de transporte pré-hospitalar e inter-hospitalar para itinerários do paciente nos casos moderado e graves;

30

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 34 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

3.3.2 Ações –

Vigilância

Realização da vigilância epidemiológica e laboratorial de pacientes internados para monitoramento viral e detecção da mutação do vírus;

Acompanhamento sistemático de fontes oficiais de eventos de relevância em saúde pública;

Recebimento de notificações de eventos durante as 24 horas;

Intensificar o monitoramento da situação epidemiológica do Novo Coronavírus;

Reforçar a importância da comunicação e notificação imediata de casos suspeitos;

Reforçar a importância da comunicação e notificação imediata de casos suspeitos;

Instruir os serviços de saúde públicos e privados para a detecção, notificação, investigação e monitoramento de casos suspeitos e confirmados;

Apoiar a tomada de decisão. Sentinelas de SG e SRAG;

Capacitar profissionais de saúde sobre:

Detecção de possíveis casos suspeitos;

Fluxo de notificação dos casos;

Coleta e encaminhamento de amostras Atuação diante de casos suspeitos.

Medidas de biossegurança;

Sensibilização da etiqueta respiratória;

Prover insumos às equipes de vigilância;

Aquisição de EPIs destinados às equipes da vigilância.

31

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 35 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

Atenção primária

Padronizar das ações para a detecção precoce de pessoas caracterizadas como casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19);

Realização de medidas de prevenção e controle, conforme Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus (COVID-19), do Ministério da Saúde 2020 e conforme o Fluxo de atendimento do Município de Castro;

Realizar do manejo clínico dos casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19);

Acolhida e avaliação rapidamente todas as pessoas, independentemente da idade, que apresentem febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia, prostração, dificuldade para respirar e batimento das asas nasais, entre outros);

Para as pessoas com os sintomas acima, em casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, priorizar o atendimento, ofertar máscara cirúrgica imediatamente e isolar (acomodar a pessoa suspeita, em local ventilado e sem circulação de pessoas sem proteção) sempre que possível;

Seguir os cinco momentos de higienização das mãos:

I) antes de contato com a pessoa suspeita de infecção pelo novo coronavírus;

II) antes da realização de procedimentos;

III) após risco de exposição a fluidos biológicos;

IV) após contato com a pessoa suspeita;

V) após contato com áreas próximas à pessoa suspeita;

Utilização dos EPIS conforme preconizado pelo Ministério da Saúde;

32

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 36 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

Monitoramento dos casos suspeitos em isolamento domiciliar, através de visita domiciliar e/ou contato telefônico, até o término dos sinais e sintomas ou descarte do caso;

Monitoramento dos casos confirmados até o término dos sinais e sintomas;

Realizar atendimento de forma oportuna e segura, considerando a condição clínica do usuário;

Nos casos que não for possível o isolamento domiciliar em virtude da condição clínica do usuário, acionar transporte e encaminhar casos suspeitos para a unidade de referência de forma oportuna e segura;

Obter informações clínicas, histórico de viagem internacional ou Registro do atendimento no Sistema de PLANO DE CONTINGÊNCIA COVID-19 contato com caso suspeito ou confirmado Informação da Atenção Primária (IPM);

Compartilhamento das informações com a vigilância epidemiológica;

Apoiar a equipe da vigilância na realização de busca ativa dos contatos;

Utilização da definição de contato próximo preconizado pelo Ministério da Saúde;

“estar a aproximadamente 2 metros de uma pessoa com suspeita do novo coronavírus, dentro da mesma sala ou área de atendimento, por um período prolongado, sem uso de equipamento de proteção individual (EPI). O contato próximo pode incluir: cuidar, morar, visitar ou compartilhar uma área ou sala de espera de assistência médica ou, ainda, nos casos de contato direto com fluidos corporais, enquanto não estiver usando o EPI recomendado.”

Acompanhamento, através de visitas domiciliares e/ou contatos telefônicos, todos os contatos próximos de casos suspeitos, reforçando apresentação de sinais e sintomas;

Na presença de sinais e sintomas, orientar que procure o serviço de saúde para avaliação e encaminhamento;

Registro atualizado do acompanhamento dos contatos e disponibilizá-los para a Secretaria Municipal de Saúde/Vigilância Epidemiológica para orientações e início das ações de controle e investigação;

33

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 37 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

Realizar notificação imediata;

A notificação é imediata (Portaria nº 204/2016) e deve ser realizada pelo meio de comunicação mais rápido disponível, em até 24 horas a partir do conhecimento de caso que se enquadre na definição de suspeito;

O profissional da APS deve comunicar imediatamente o caso suspeito à Secretaria Municipal de Saúde/ Vigilância Epidemiológica para orientações e início das ações de controle e investigação;

Adotar medidas para reduzir casos graves e óbitos;

Realização de manejo clínico adequado, conforme o Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus (COVID-19), do Ministério da Saúde 2020 e conforme o Fluxo de atendimento do Município de Castro;

Orientar a população sobre medidas de prevenção e controle;

Informação à população sobre: Etiqueta respiratória: ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço e descartar no lixo após o uso; Lavagem das mãos com água e sabão, ou álcool em gel, após tossir ou espirrar; Lavagem as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou na ausência de água e sabão, usar desinfetante para mãos à base de álcool;

Manter os ambientes ventilados.

Urgência e Emergência e Atenção Hospitalar

Acolher e avaliar rapidamente todas as pessoas, independentemente da idade, que apresentem febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia, prostração, dificuldade para respirar e batimento das asas nasais, entre outros);

Para as pessoas com os sintomas acima, em casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, priorizar o atendimento, ofertar máscara cirúrgica imediatamente e isolar

34

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 38 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

(acomodar a pessoa suspeita, em local ventilado e sem circulação de pessoas sem proteção) sempre que possível;

Realizar medidas de controle ambiental assistencial;

Seguir os cinco momentos de higienização das mãos:

I) antes de contato com a pessoa suspeita de infecção pelo novo coronavírus;

II) antes da realização de procedimentos;

III) após risco de exposição a fluidos biológicos;

IV) após contato com a pessoa suspeita;

V) após contato com áreas próximas à pessoa suspeita;

Utilizar os EPIS conforme preconizado pelo Ministério da Saúde;

Atendimento de forma oportuna e segura, considerando a condição clínica e social do usuário;

Nos casos que não for possível o isolamento domiciliar em virtude da condição clínica ou social do usuário, manter em isolamento hospitalar PLANO DE CONTINGÊNCIA COVID-19 seguindo Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus (2019-nCoV) do Ministério da Saúde 2020;

Utilizar precauções padrão para todos os pacientes;

Implementar precauções adicionais (para gotículas e contato) para casos suspeitos e confirmados de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19);

Realização de notificação imediata;

A notificação é imediata (Portaria nº 204/2016) e deve ser realizada pelo meio de comunicação mais rápido disponível, em até 24 horas a partir do conhecimento de caso que se enquadre na definição de suspeito;

35

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 39 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

O serviço deve comunicar imediatamente o caso suspeito à Secretaria Municipal de Saúde/ Vigilância Epidemiológica para orientações e início das ações de controle e investigação (identificação da área de transmissão, dos contatos, casos secundários ou possíveis casos relacionados e histórico de viagens do caso suspeito);

Adoção de medidas para reduzir casos graves e óbitos;

Realização de manejo clínico adequado, conforme o Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus (2019-nCoV) do Ministério da Saúde 2020 e conforme o Fluxo de atendimento do Município de Castro;

Vaga Zero;

Atendimento pré-hospitalar móvel de urgência e transporte interinstitucional de casos suspeitos ou confirmados;

Seguir as orientações da NOTA TÉCNICA Nº 04/2020 GVIMS/GGTES/ANVISA

Se um caso suspeito ou confirmado chegar via transporte móvel de urgência os profissionais que realizaram o atendimento pré-hospitalar devem comunicar sobre os sintomas para o serviços de atendimento ambulatorial ou de pronto atendimento;

Evitar o transporte interinstitucional de casos suspeitos ou confirmados. Se a transferência do paciente for realmente necessária, seguir as orientações da NOTA TÉCNICA Nº 04/2020 (ANEXO 5).

36

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 40 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

ANEXO 1: Fluxo de Atendimento Municipal- Atenção Primária e UPA

37

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 41 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

ANEXO 2: Fluxo de atendimento Hospitalar

38

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 42 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

ANEXO 3: Ficha de Notificação SOMENTE ILUSTRATIVO NO PLANO –EM ANEXO O ARQUIVO

40

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 43 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

Anexo 4: Unidades de Referencia

HOSPITAIS ESTRATÉGICOS CONFIRMADOS

Hospital Universitário do Oeste do Paraná Município - Av. Tancredo Neves, 3224 - Santa Cruz. Telefone: (45) 3321-5151 CNES: 2738368

Complexo Hospitalar do Trabalhador Município – Endereço: Avenida República Argentina, 4406, Novo Mundo. Telefone: (41) 3212-5700 CNES: 0015369

Hospital Universitário da Região Norte do Paraná Município – Endereço: Av. Robert Koch, 60 – Operária Telefone: (43) 3371-2000 CNES: 2781859

Hospital Regional do Litoral Município – Paranaguá Endereço: Rua , 269, Bairro Palmital. Telefone: (41) 3420-7400 CNES: 2687127

Hospital Municipal de Foz do Iguaçu Padre Germano Lauck Município – Foz do Iguaçu Endereço: R. Adoniran Barbosa, 370 - Parque Monjolo Telefone: (45) 3521-1950 CNES: 5061989

Hospital Universitário Regional de Maringá Município – Maringá Endereço: Av. Robert Koch, 60 – Operária Telefone: (43) 3371-2000 CNES: 2587335

Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais Município – Endereço: Rua Alameda Nabuco de Araujo Telefone: (42) 3219-8888 CNES: 6542638

41

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 44 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

Hospital de Ensino São Lucas - FAG Município – Cascacel Endereço: Rua Engenheiro Rebouças Telefone: (45)3309-2424 CNES: 2738309

HOSPITAIS PORTA ABERTA PARA URGÊNCIA EMERGÊNCIA GRADE DE REFERÊNCIA DA REDE PARANÁ URGÊNCIA

RS MUNICÍPIO ESTABELECIMENTO

Araucária Hospital Municipal de Araucária Campina Hospital Angelina Caron Grande do Sul Curitiba Hospital Infantil Peq. Principe

Curitiba Hospital do Trabalhador Curitiba Hospital Universitário Cajuru 2 Curitiba Hospital Universitário Evangélico Curitiba Hospital do Idoso Zilda Arns Curitiba Hospital Santa Casa de Misericórdia de Curitiba

São José dos Hospital São José de São José dos Pinhais Curitiba Hospital de Clínicas da UFPR 8 Fco Beltrão Hospital Regional de Francisco Beltrão

9 Foz do Iguaçu Hospital Municipal de Foz do Iguaçu 11 Campo Mourão Hospital SantaCasa de Misericórdia 13 Santa Casa de Cianorte 14 Paranavaí Santa Casa de Paranavaí Maringá Hospital Universitário Regional de Maringá

15 Maringá Hospital e Maternidade Maria Auxiliadora (Sta Casa)

Sarandi Metropolitana de Sarandi HNSG Hospital da Providência 16 Hospital Regional João de Freitas Londrina Santa Casa de Londrina

17 Londrina H. Evangélico de Londrina Londrina Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná

Cornélio 18 Santa Casa de Cornélio Procópio Procópio 19 Jacarezinho Santa Casa de Misericórdia de Jacarezinho 42

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 45 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

HOSPITAIS DE RETAGUARDA PARA PACIENTES GRAVES

RS MUNICÍPIO ESTABELECIMENTO

01 PARANAGUÁ HOSPITAL REGIONAL DO LITORAL ARAUCÁRIA HOSPITAL MUNICIPAL DE ARAUCARIA CAMPINA GRANDE DO SUL HOSPITAL ANGELINA CARON CAMPO LARGO HOSPITAL SAO LUCAS CAMPO LARGO HOSPITAL NOSSA SENHORA DO ROCIO CAMPO LARGO HOSPITAL DO CENTRO CAMPO LARGO HOSPITAL INFANTIL WALDEMAR MONASTIER CURITIBA HOSPITAL UNIVERSITARIO EVANGELICO DE CURITIBA 02 CURITIBA HOSPITAL SANTA CASA CURITIBA HOSPITAL DO TRABALHADOR CURITIBA HOSPITAL UNIVERSITARIO CAJURU CURITIBA HOSPITAL INFANTIL PEQUENO PRINCIPE CURITIBA HOSPITAL DE CLINICAS CURITIBA HOSPITAL SAO VICENTE CURITIBA HOSPITAL DO IDOSO SÃO JOSE DOS PINHAIS HOSPITAL E MAT. MUNICIPAL DE SAO JOSE DOS PINHAIS PONTA GROSSA ASSOCIACAO HOSPITALAR BOM JESUS PONTA GROSSA SANTA CASA DE MISERICORDIA DE PONTA GROSSA 03 PONTA GROSSA HOSPITAL MUNICIPAL AMADEU PUPPI PONTA GROSSA HOSPITAL REGIONAL DE PONTA GROSSA 04 IRATI SANTA CASA DE IRATI HOSPITAL DE CARIDADE SAO VICENTE DE PAULO 05 GUARAPUAVA INSTITUTO VIRMOND UNIÃO DA VITÓRIA HOSPITAL REGIONAL DE CARIDADE NOSSA SRA APARECIDA 06 UNIÃO DA VITÓRIA APMI PATO BRANCO POLICLINICA PATO BRANCO SA 07 PATO BRANCO HOSPITAL SAO LUCAS DE PATO BRANCO LTDA ISSAL 08 FRANCISCO BELTRÃO HOSPITAL REG. SUDOESTE WALTER ALBERTO PECOITS F B HOSPITAL E MATERNIDADE NOSSA SENHORA DA LUZ MEDIANEIRA 09 FOZ DO IGUACU HOSPITAL MINISTRO COSTA CAVALCANTI FOZ DO IGUACU HOSPITAL MUNICIPAL DE FOZ DO IGUACU PADRE G LAUCK CASCAVEL HOSPITAL SALETE - HOSPITAL DO CORAÇÃO 10 CASCAVEL HOSPITAL UNIVERSITARIO DO OESTE DO PARANA CAMPO MOURÃO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICORDIA 11 CAMPO MOURÃO CENTRAL HOSPITALAR - CENTER CLÍNICAS INSTITUTO NOSSA SENHORA APARECIDA 12 UMUARAMA HOSPITAL CEMIL /ASSOCIAÇÃO BEN. SÃO F. DE ASSIS UMUARAMA NOROSPAR CIANORTE HOSPITAL SAO PAULO 13 CIANORTE SANTA CASA INTERMUNICIPAL DE SAUDE 14 PARANAVAI SANTA CASA DE PARANAVAI MARINGÁ HOSPITAL UNIVERSITARIO REGIONAL DE MARINGA 15 MARINGÁ HOSPITAL E MATERNIDADE MARIA AUXILIADORA SARANDI METROPOLITANA DE SARANDI APUCARANA HNSG HOSPITAL PROVIDENCIA MATERNO INFANTIL APUCARANA HNSG HOSPITAL DA PROVIDENCIA 16 ARAPONGAS IRMANDADE SANTA CASA DE ARAPONGAS ARAPONGAS HOSPITAL REGIONAL JOAO DE FREITAS - HONPAR CAMBE SANTA CASA DE CAMBE LONDRINA HOSPITAL EVANGELICO DE LONDRINA 17 LONDRINA SANTA CASA DE LONDRINA LONDRINA HOSPITAL UNIVERSITARIO REGIONAL DO NORTE DO PARANA CORNÉLIO PROCÓPIO CEGEN 18 BANDEIRANTES SANTA CASA DE BANDEIRANTES CORNÉLIO PROCÓPIO SANTA CASA DE CORNELIO PROCOPIO SANTO ANTONIO DA PLATINA HOSPITAL NOSSA SENHORA DA SAUDE 19 JACAREZINHO SANTA CASA MISERICORDIA DE JACAREZINHO 20 TOLEDO HOESP 21 TELEMACO BORBA INSTITUTO DR FEITOSA 22 IVAIPORA HOSPITAL BOM JESUS 43

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 46 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

ANEXO 5: NOTA TÉCNICA Nº 04/2020 GVIMS/GGTES/ANVISA:

Orientações Para Serviços De Saúde: Medidas De Prevenção E Controle Que Devem Ser Adotadas Durante A Assistência Aos Casos Suspeitos Ou Confirmados De Infecção Pelo Novo Coronavírus (2019- Ncov). Disponível Em: file:///C:/Users/Administrador/Downloads/Nota-Te%CC%81cnica-n-04-2020-GVIMS- GGTES-ANVISA.pdf

44

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 47 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976

Prefeitura Municipal de Castro Secretaria Municipal da Saúde

REFERENCIAS

- As referências teóricas a serem seguidas para auxiliar na elaboração do Plano de Contingência Municipal estão contidas nos seguintes links:

 https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

 http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo =3504

http://www.lacen.saude.pr.gov.br/arquivos/File/Manuais/MANUALCOLETALACENR09.pdf

NOTA TÉCNICA Nº 04/2020 GVIMS/GGTES/ANVISA: file:///C:/Users/Administrador/Downloads/Nota-Te%CC%81cnica-n-04-2020-GVIMS- GGTES-ANVISA.pdf

- Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus (2019-nCoV) do Ministério da Saúde PLANO DE CONTINGÊNCIA COVID-19 22 2020;

- Protocolo de Manejo Clínico: Novo Coronavírus (2019-nCoV), Brasília, DF-2020.

- Protocolo de Manejo Clinico do Coronavírus (covid-19) na Atenção Primária à Saúde versão 6, Brasilia, DF-2020.

45

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 48 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976 Secretaria Municipal de Saúde Secretaria Prefeitura Municipal de Castro de Prefeitura Municipal DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 49 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976 Ações da Ações contra contra o COVID 19 Secretaria Secretaria Municipal da Saúde DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 50 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976 ; o da de de . RS com ª Pública 19 ) 3 seguindo - definições a as decorrente Município Saúde procedimentos parceria com (COVID Castro, com e em em 19 ) de SESA, - (COVID Coronavírus coordenada pela Município protocolos alinhamento Emergências morbimortalidade do às novo em a de ao município Coronavírus Saúde atuação reduzir do 1º Fase: Resposta Aprovado Estado pelo Aprovado de Contingência da estabelecidos de resposta de utilização ; novo para a a fluxos Estado do resposta Plano para Saúde os de Plano do estratégia da medidas a com ; Estabelecer Adotar Estabelecer Definir Secretaria   Ministério disseminação acordo  a constantes Castro  padronizados DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 51 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976 para os para EPI’s º Fase: 2 º Fase: profissionais de profissionais saúde Aquisição de materiais Aquisição e DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 52 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976 EPI’s Controle de Controle DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 53 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976 DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 54 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976 Fase: 3º Capacitação/Treinamento dos Profissionais Capacitação/Treinamento DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 55 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976 dos Profissionais Profissionais Capacitação/Treinamento Capacitação/Treinamento DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 56 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976 Outras Patologias e Médico Gripal 4º Fase: Classificação Enfermeiro Gripal Síndrome Síndrome Fluxo atendimento paciente com com paciente atendimento Síndrome Fluxo DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 57 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976 UPA de portas de entrada do serviços Organização DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 58 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976 3/dia – pacientes internados pacientes 5 /semana (entra no relatório Síndrome Síndrome no relatório (entra 5 /semana – – 320 Kits (Governo do Estado) do (Governo Kits 320 Lacen credenciados Particulares 2 Laboratórios SIVEP 146 Kits para teste rápido ( Governo Federal) ( Governo rápido teste Kits para 146 Exames - - - - Gripal) da Saúde *Profissionais de Segurança * Profissionais - DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 59 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976 Triado Médico Medicado Atendimento Atendimento e passa ser monitoradoe passa a Coletado ou não Liberado Paciente com Síndrome Gripal Tenda DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 60 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976 67 Total (no momento) (no 5 2 3 Monitorados COVID 19 COVID Monitorados 2 13/04 14/04 15/04 16/04 16/04 15/04 14/04 13/04 55 23/03 a 12/04 12/04 a 23/03 Monitoramentos em Castro Monitoramentos 0 80 70 60 50 40 30 20 10 DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 61 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976 UTI Hospital Regional Triado Coletado Internamento Atendimento Médico Atendimento Médica Vermelha Paciente com Síndrome Gripal Cruz Clinica Tenda DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 62 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976 Vestiário interno Vestiário interno Banheiro Refeição interna Refeição Equipe Interna Equipe externa na área circula Não • • • Fluxo Servidores Fluxo Refeições cedidas no local cedidas Refeições Vestiário externo Vestiário externo Banheiro Refeição externa Refeição Equipe Tenda Equipe Não circula internamente • • • DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 63 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976 Vínculo Vínculo FEDERAL FEDERAL FEDERAL FEDERAL FEDERAL FEDERAL FEDERAL FEDERAL FEDERAL FEDERAL FEDERAL FEDERAL FEDERAL FEDERAL FEDERAL FEDERAL FEDERAL FEDERAL FEDERAL FEDERAL FEDERAL MUNICIPAL MUNICIPAL MUNICIPAL MUNICIPAL 0 0 0 0 494 494 494 494 494 494 494 494 494 494 494 494 494 494 494 494 494 494 494 494 494 Fonte Fonte R$ R$ 139 226 346 996 884 160 160 99,4 7912,8 1.800,00 1.020,00 1.000,00 9.200,00 2.271,50 2.492,00 3.200,00 9.200,00 1.500,00 3.600,00 2.092,80 5.000,00 1.800,00 48.660,00 12.750,00 12.450,00 121.046,70 3676 3913 3912 3914 3914 3919 3920 3920 3920 3920 3920 3920 3920 3920 3750 3920 3921 3921 3921 3915 3915 3915 3677 3675 3676 TOTAL Empenho Empenho 40 10 10 10 20 20 20 20 20 20 10 10 20 20 20 100 150 100 100 100 400 150 600 504 4.000 Quantidade Quantidade OXIGENIO - Materiais SERVIÇOS REANIMADOR MANUAL REANIMADOR 5L - – MASCARA PFF2 MASCARA PARA CADAVERSACO ALCOOL GEL C/CAPUZ MACACÃO SEGURANÇA OCULOS SISTEMA FECHADO DE SISTEMA TRAQUEAL ASPIRAÇÃO SISTEMA FECHADO DE SISTEMA TRAQUEAL ASPIRAÇÃO REGULADOR DE REGULADOR PARA PRESSÃO AR COMPRIMIDO DE REGULADOR COM PARAPRESSÃO MANÔMETRO CILINDRO DE OXIGENIO 30 L/MIN 0 A FLUXÔMETRO, O O KIT VENTURIMÁSCARA COM DIGITAL CLINICO ALARME TERMOMETRO ESTETOSCÓPIO CLÍNICO PROFESSIONAL ADULTO PARA ADULTO ESFIGMOMANÔMETRO PARA KIT NEBULIZAÇÃO TUBO DE 06 SILICONE TUBO X 12 MM UMIDIFICADOR PARA PARA AR COMPRIMIDO UMIDIFICADOR UMIDIFICADOR PARA OXIGÊNIO PARA AMBU KIT RESERVATÓRIO CIRÚRGICO PIJAMA FRASCO PARA ASPIRAÇÃO COM COM PARA FRASCO ASPIRAÇÃO TAMPA. 500ML VACUÔMETRO ADULTO AMBU MASCARA PFF2 PFF2 MASCARA SEM VALVULA FORNECIMENTO DE FORNECIMENTO MARMITEX DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 64 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976 DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 65 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976 Regional : 30 leitos clínicos 30 leitos 10 leitos (UTI) 10 leitos - – Fase 5º Fase Hospital Cruz Vermelha Cruz Vermelha Hospital PG Regional Hospital Castro Cruz Vermelha UTI 5 Hospital : leitos credenciamento • Em : 10 leitos UTI • Em credenciamento Bom Hospital Jesus : 10 leitos UTI • Em credenciamento daHospital Criança Regional UTI Hospital leitos : 10 estruturação • Em CruzVermelha Hospital clínicos : 45 leitos montagem • Em Estrutura Internamento Estrutura DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 66 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976 DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 67 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976 Fase: º Fase: 6 º Transporte /Higienizado Transporte Ambulância UTI móvel 1 2 Ambulâncias simples 2 Ambulâncias SAMU - - • - DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 68 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976 : Fase usuários 7º Fase Organização da comunicação da SMS com da SMS com comunicação da Organização DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 69 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976 de meses entrega 6 Risco para para Alto médica Fase: º Fase: Gestante 8 º motoboy eceita r de de da para as demais patologias demais as para Ambulatório Validação Serviço medicamentos Reorganização dos serviços de saúde de saúde dos serviços Reorganização • • • DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 70 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976 DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO do atos oficiais - EXECUtivo 71 Município de Castro Prefeitura Municipal de Castro - 17 DE abril DE 2020 - 1976