Informações da Fundação Renova para a população de , e ‒ Edição 2 ‒ Dezembro 2018 BOLETIM Jornada Contratação de Esta é a segunda mão de obra local é edição do boletim Jornada. Nosso prioridade nos compromisso é prestar contas municípios das ações de reparação De acordo com o e compensação Periquito Termo de Transação Naque dos danos e Ajustamento do rompimento de Conduta Belo Oriente da barragem. (TTAC), a Fundação Com o Jornada Renova vem você fi ca por priorizando a dentro de contratação de Além desses contratos, a Fundação Renova assuntos como conta com fornecedores que prestam mão de obra local contratações, serviços ou fornecem produtos diretamente em suas ações. obras e para ela. Para ser um desses fornecedores, investimentos a pessoa deve ter endereço comercial (fi lial) nas comunidades Até o momento, 36 empresas movimentam relacionado às atividades desenvolvidas e de Belo Oriente, cerca de 4 milhões de reais em Belo recolher Imposto Sobre Serviços (ISS) em Oriente, Naque e Periquito, ampliando a algum município atingido pelo rompimento Naque e Periquito. oferta de emprego nessas localidades. da barragem. Acompanhe e participe informando-se Como ser um fornecedor da Fundação Renova? aqui e nos outros canais da O interessado deve fazer um pré-cadastro no site: Fundação Renova. goo.gl/Thkuv6

Caso a empresa atenda às diretrizes e necessidades da Fundação Renova, ela será convidada a completar suas informações cadastrais para participar dos processos concorrenciais. Entenda como funciona: goo.gl/KczK7U

Boletim GV_nº2_4páginas.indd 1 05/12/18 17:55 Viveiros iniciam a entrega de 1 milhão de mudas Produtores de Periquito e Belo Oriente fornecem mudas que serão utilizadas em ações de refl orestamento. Método de plantio é testado Os viveiros parceiros dos programas de recuperação da Fundação Renova vão no médio rio Doce iniciar a entrega de 1,1 milhão de mudas Além do plantio convencional de mudas, a Fundação Renova está testando uma técnica chamada “Muvuca”, a partir de dezembro. Em Belo Oriente que consiste no plantio direto de sementes de e Periquito, serão 346 e 150 mil mudas, diferentes espécies fl orestais. respectivamente. O teste foi feito em aproximadamente 4 hectares da Entre 2018 e início de 2019, cerca de 250 região e o objetivo é avaliar a possibilidade de utilizar o método em parte dos 40 mil hectares que serão propriedades rurais vão receber o plantio recuperados na bacia do rio Doce. de mudas, uma das ações dos Programas de Esse método é muito utilizado na bacia do Xingu, no Recuperação de Nascentes e outras APPs. Mato Grosso, e tem demonstrado grande potencial no A seleção das regiões fi cou a cargo do refl orestamento. Entre os ganhos está a diversidade de plantas por hectare e o plantio fácil. Comitê da Bacia Hidrográfi ca do Rio Doce (CBH Doce), que defi niu as cidades de Coimbra, São Vítor (distrito de Governador Valadares), Galiléia e Periquito, em , e Marilândia, Pancas e Colatina, no Espírito Santo, como foco da recuperação fl orestal deste ano.

Fauna e fl ora terrestre monitoradas no rio Doce

Em dois pontos de coleta pelo rompimento da barragem O objetivo do estudo é avaliar em Pedra Corrida, distrito de de Fundão, onde a Fundação a condição da fauna e da fl ora Periquito, está sendo realizado Renova está coletando terrestre e, a partir dos resultados, o monitoramento da fauna e da amostras do solo e de animais indicar quais ações devem fl ora terrestre, como parte de uma invertebrados ‒ como ser tomadas para preservar o iniciativa que acontece ao longo minhocas, abelhas, ecossistema ao longo do rio do rio Doce. borboletas e outros insetos ‒ Doce. Todo o trabalho é feito Ao todo são 107 pontos em e vertebrados ‒ como sapos, sob orientação e fi scalização dos diversos municípios atingidos lagartos e aves. órgãos ambientais.

2

Boletim GV_nº2_4páginas.indd 2 05/12/18 17:56 Vem aí o Doce Renascer, novo espaço da comunidade do médio rio Doce

Com apresentações de teatro, crianças ajudaram a escolher um nome para o Centro de Informação Técnica da Fundação Renova.

Em novembro, alunos de escolas públicas de Belo Oriente, Naque e Periquito participaram da escolha do nome do Centro de Informação Técnica (CIT), que foi batizado de Doce Renascer. Previsto para abrir no segundo semestre Esse novo espaço de conhecimento, que de 2019, o CIT contará com exposições, será inaugurado pela Fundação Renova equipamentos interativos e outros recursos em Governador Valadares, vai atender relacionados à história do rio Doce e toda a região do médio rio Doce. Além de ao trabalho de reparação da Fundação colaborarem com a votação, estudantes Renova. A ideia é que a comunidade visite de 13 cidades assistiram uma apresentação o espaço regularmente. teatral do Grupo Refl exus.

PARA MAIS INFORMAÇÃO acesse goo.gl/Pbbv5k

Cachoeira Escura ganha praça revitalizada Desde setembro, a Praça Nova Esperança, sendo 10 de Belo Oriente e Periquito ‒ estão em Cachoeira Escura, está de cara nova. Com recebendo capacitação para implementar a participação da comunidade, o local foi projetos em suas comunidades. revitalizado e agora conta com brinquedos para as Em dezembro, os jovens poderão inscrever crianças, pinturas, campo de futebol e pergolado. os seus projetos em um edital lançado pelo A iniciativa faz parte do projeto O Futuro do Rio Instituto Elos. As propostas selecionadas terão Doce é Você, fruto de um convênio entre a mentoria e microfi nanciamento ao longo de Fundação Renova e o Instituto Elos. 2019. Os temas de interesse dos participantes Além da reforma dessa praça, cerca de passam pelo meio ambiente, educação, geração 100 jovens da bacia do rio Doce ‒ de renda e cultura para o município.

PARA MAIS INFORMAÇÃO acesse goo.gl/Kc9z1T 3

Boletim GV_nº2_4páginas.indd 3 05/12/18 17:56 Municípios vão receber tratamento de esgoto Prefeituras dos municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão terão recursos fi nanceiros para obras de saneamento.

Belo Oriente, Naque e Periquito estão habilitados Os valores variam de 4 a 11 milhões, conforme o a receber recursos fi nanceiros para obras de número de habitantes, o Fundo de Participação tratamento de esgoto, como parte das medidas dos Municípios (FPM) e os impactos sofridos nas compensatórias previstas do Termo de Transação e localidades. Além desse investimento, as prefeituras Ajustamento de Conduta (TTAC) assinado pela das cidades vão contar com assistência técnica para Fundação Renova. desenvolver seus projetos. Para receber a verba, os municípios precisam apresentar documentos ‒ projetos técnicos, Saneamento básico é um grande desafi o licenças ambientais, entre outros ‒ ao banco de Segundo o Comitê da Bacia Hidrográfi ca (CBH-Doce), Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), atualmente, 80% do esgoto doméstico gerado pelas parceiro da Fundação Renova que é cidades ao longo do rio Doce não recebe tratamento, responsável pelo repasse fi nanceiro. sendo lançado diretamente na água, poluindo o rio e gerando impacto sobre a saúde da população.

SAIBA MAIS SOBRE O TTAC no site goo.gl/3Jyrer

Fundação Renova leva atendimento às comunidades Os atingidos que desejam conversar diretamente com os representantes dos Programas da Fundação Renova podem fazer isso nos Plantões Sociais. Em 2018, eles foram realizados em Naque, , Pedra Corrida (Periquito) e Baguari (Governador Valadares). As atividades contaram com a presença de mais de 800 pessoas das comunidades. Outra ação que tem o objetivo de levar o atendimento da Fundação Renova aos atingidos é o CIA Móvel. A proposta é ir até as localidades que não contam com um Centro de Informação e Atendimento (CIA) fi xo. Este ano, a atividade aconteceu em Periquito Sede e no Assentamento Liberdade, além de Galileia e Barra de Cuieté, em Conselheiro Pena.

Quer falar com a Fundação Renova? Você também pode fazer uma Acesse fundacaorenova.org/fale-conosco denúncia sem se identifi car: Ligue para 0800 031 2303 Acesse: canalconfi dencial.com.br/fundacaorenova Procure um Centro de Informação e Atendimento (CIA) Ligue para 0800 721 0717 4

Boletim GV_nº2_4páginas.indd 4 05/12/18 17:56