Fique por dentro de tudo o que acontece em Caraguá e que foi publicado hoje na mídia

NOTÍCIAS DOS DIAS Sexta-Feira, Sábado e Domingo 29, 30 e 31 de Maio e Segunda-Feira e 01 de Junho de 2020.

Tamoios News Serramar Shopping reabrirá ao público com horário reduzido e 30% da sua capacidade

Caraguatatuba PM prende traficantes em Caraguatatuba e

Caraguatatuba Caixa abre agência neste sábado (30) para auxílio emergencial

Caraguatatuba A Secretaria de Saúde já investiu R $ 1,3 milhão em ações de combate ao Covid-19

Radar Litoral Polícia Mulher é presa com 450 pinos de cocaína e mais de 800 "tiras" de maconha na zona sul de Caraguá

Política Câmara de Caraguatatuba vai retomar atividades com sessões online

Geral Caraguatatuba abre mais um espaço para atender usuários que recebem auxílio emergencial na CEF

Geral Prefeitura de Caraguatatuba define regras para retomada gradativa das atividades econômicas a partir desta segunda

Polícia Bombeiros localizam corpo de homem que caiu de prancha e se afogou no Rio Juqueriquerê

Portal R3 Caraguatatuba Trio é preso em flagrante no tráfico de drogas em Caraguá

Caraguatatuba Mulher é presa em Caraguá com grande quantidade de drogas

Portal Caiçara Cotidiano Caraguá anuncia medidas de flexibilização da atividade econômica a partir de 1º de junho

Nova Imprensa Cidades Marinha alerta para ressaca e ondas de 3 metros

Cidades Câmara de Caraguatatuba se prepara para retomada das sessões legislativas

Cidades Mulher é presa pela PM com drogas no Perequê-Mirim

Cidades Saiba o que volta a funcionar no Litoral Norte no dia 1° de junho

G1 Vanguarda Vale do Paraíba e Região Casos de coronavírus confirmados no Vale e região bragantina em 29 de maio

Vale do Paraíba e Região Casos de coronavírus confirmados no Vale e região bragantina em 30 de maio

Vale do Paraíba e Região Casos de coronavírus confirmados no Vale e região bragantina em 31 de maio

Contra e Verso Textos Diversos Alimentação Escolar em Caraguá está Sub Judice

O Vale Economia Região fecha 18 mil vagas de emprego no ano e tem pior resultado de série histórica

Nossa Região Em horário reduzido e com medidas sanitárias, shoppings voltam a operar em horário reduzido a partir desta segunda-feira

Jornal Atos Cotidiano Caraguá reforça sistema de saúde para combater pandemia

Repórter Litoral Cidade Beneficiários do CadÚnico devem consultar lista de contemplados do Programa “Alimento Solidário”

Política Câmara Municipal se prepara para retomada das sessões legislativas

Polícia Polícia Militar apreende cocaína e maconha no bairro Perequê-Mirim

Cidade Divulgada lista de beneficiários do 2º lote de cestas do Programa “Alimento Solidário”

Política Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas do 1º quadrimestre

Cidade Cruzeiro do Sul Educacional oferece mais de 50 cursos online gratuitos durante a quarentena

Agora Vale Saúde Caraguatatuba atende cerca de 600 pessoas em situação de rua na pandemia de covid-19

Saúde Coronavírus: 113 novas confirmações em um dia

Saúde Decreto do Estado explica regras do Plano

Ubatuba acontece Região Prefeitura de Caraguatatuba instala novas lixeiras nas orlas das praias

Negócios Prefeitura publica hoje no Diário Oficial Decreto que estabelece critérios e procedimentos para a retomada das atividades econômicas de Caraguatatuba

Polícia Casal é preso com drogas, nesta madrugada, no bairro Poiares em Caraguatatuba

Negócios Plano de Retomada Econômica de Caraguatatuba tem início nesta segunda- feira

Rádio Oceânica Notícias Ressaca é prevista para a região

Notícias A pandemia no Litoral Norte

Notícias Números da pandemia no Litoral Norte

SP Rio+ Saúde Vale do Paraíba passa dos 2 mil casos de coronavírus

Cidades Marinha alerta para ressaca e ondas de até três metros no Litoral Norte Economia Vale do Paraíba fecha 18 mil vagas de emprego no ano

Saúde Flexibilização da quarentena começa a valer hoje no Vale do Paraíba

Clipping de Notícias: 29/05/2020 Editoria: Caraguatatuba Veículo: Tamoios News Serramar Shopping reabrirá ao público com horário reduzido e 30% da sua capacidade

Após dois meses fechados devido à pandemia de coronavírus, o maior shopping do Litoral Norte, o Serramar Shopping, em Caraguatatuba, reabriu suas portas a partir da segunda-feira, 1º de junho.

Durante uma quarentena, alguns restaurantes e lojas, não funciona como sistema de entrega ou drive-thru, mas faz compras mantidas na maioria das lojas fechadas ao público. O hipermercado Extra funcionou normalmente durante uma quarentena.

A partir de segunda-feira ou compras, será reaberto ao público, atendendo a 30% da sua capacidade como determinação ou plano de reforma das atividades comerciais definidas pela prefeitura local.

O horário de atendimento foi reduzido, ou o shopping funcionará das 11 às 20 horas. Antes da pandemia ou horário de funcionamento era das 10 às 22 horas.

Os cinemas, lojas de lazer e a praça de alimentação ficam fechados. Estarão aberto como lojas de calçados, roupas, acessórios, revistas e restaurantes.

Restaurantes, lojas de fast-food e docerias, por exemplo, podem não funcionar no sistema take-away (comprar e levar para casa) ou entrega (entrega em casa).

Segundo gerente de marketing do Serramar Shopping, Gláucia Acciarito, uma abertura será facultativa para lojistas, ou seja, algumas lojas podem ser recuperadas até poucos.

Segundo Gláucia, das 100 lojas, cerca de seis delas decidiram não retomar suas atividades, pois devem fechar seus contratos com compras.

Gláucia explicada que nos dois meses em que o estabelecimento ficou fechado devido a quarentena, uma direção concedida desconto nos aluguéis e condomínios.

Segundo ela, a expectativa é que a praça de alimentação seja liberada na segunda fase do plano de reforma, a partir do dia 15 de junho, da mesma forma, com medidas preventivas, como distanciamento entre tabelas e redução no número de clientes.

Como as quatro salas de cinema, você poderá acessar apenas a última fase do plano de reforma, possivelmente, em julho, também, com medidas de prevenção, redução de pessoas, entre outras determinações.

Prevenção

O Serramar Shopping adotou muitas medidas preventivas para reabrir suas portas com total segurança.

A primeira delas, sem acesso ao estacionamento, onde o botão para acionar o cartão foi substituído por um sensor, justamente, para evitar o número de pessoas acionadas pelo botão e isso pode causar a transmissão do vírus.

O acesso ao interior de compras terá em todas as portas de controle de entrada, uso obrigatório de máscara, álcool gel e temperatura controlada.

Todos os bebedouros do shopping foram aposentados, também como medida preventiva. Os banheiros usam ações de desinfecção de 30 em 30 minutos.

O shopping ainda está disponível se liberar ou não usar o estacionamento gratuito nos primeiros dias de reabertura.

Clipping de Notícias: 29/05/2020 Editoria: Caraguatatuba Veículo: Tamoios News PM prende traficantes em Caraguatatuba e Ilhabela

A Polícia Militar prendeu dois traficantes que vinham de Caraguatatuba e Ilhabela. Uma mulher foi presa na madrugada desta sexta-feira (29), em Caraguatatuba. Na quinta (28), um homem foi preso em Ilhabela.

Caraguatatuba

Por volta das 02h57 desta sexta-feira (29), uma equipe do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior, durante patrulhamento pelo bairro Perequê-Mirim, exibe um indivíduo em atitudes suspeitas, ou qual é a presença de uma equipe da equipe correspondente a uma casa conseguida evadir pela janela dos fundos. Na residência estava o BABRS que mostra como companhia do MASC (ambos maiores de idade). Ainda não foi localizado um local com 813 toneladas de maconha (1.757 kg) e 430 Eppendorfs de cocaína (0.504 kg) que uma mulher informou ser sua propriedade. Desse modo, foi dada voz de prisão à mulher, que foi recolhida à cadeia pública e seu companheiro foi indicado por tráfico de drogas.

Ilhabela

Na noite de quinta-feira (28), após o registro de tráfico de drogas pelo bairro Perequê, em Ilhabela, foi desencadeada uma operação de equipes do 20º Batalhão da Polícia Militar do interior. logo foi abordado e durante a busca pessoal obtido em localizar com os 14 pinos de cocaína, 4 pedras de crack e R $ 10,00 em espécie. O criminoso ainda informou aos policiais que estavam em sua residência que haviam mais drogas, onde foram encontrados mais 261 pinos de cocaína e 163 pedras de crack. O homem foi encaminhado até o distrito policial após ser preso em fragrante por tráfico de drogas e recolhido em cadeia pública.

Clipping de Notícias: 29/05/2020 Editoria: Caraguatatuba Veículo: Tamoios News Caixa abre agência neste sábado (30) para auxílio emergencial

O atendimento ao público será das 8h ao meio-dia

A Caixa vai abrir suas quatro agências no Litoral Norte neste sábado (30), das 8h às 12h, para atendimento aos beneficiários de auxílio emergencial que recebe a primeira parcela até 30 de abril, nascida em janeiro e que é o caso de fazer o saque em espécie do tipo benefício. A partir desses dados, também será possível transferir benefícios para contas da Caixa ou de outros bancos.

Serão abertos em todo o país 2.213 agências, entre elas, como Caraguatatuba, São Sebastião, e Ilhabela.

Em época de pandemia, o auxílio emergencial está sendo pago a trabalhadores informações, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados.

Antes de ir a uma agência, orientar a Caixa, os clientes devem consultar as unidades que estão abertas na sua localidade.

Desde o dia 20 de maio, foi creditado em 31 milhões de contas ou pagamento da segunda parcela, totalizando R $ 20,3 bilhões.

Outros dados

Amanhã (29), encerra os escalonamentos usados para pagamento da segunda parcela aos beneficiários do auxílio emergencial que integra o Bolsa Família, contemplando 9,5 milhões de pessoas, e para pagamento da primeira parcela para 8,3 milhões que ainda não receberam totalizando R $ 5,3 bilhões.

Segundo a Caixa, mesmo após o fechamento desses prazos, os valores do auxílio continuam disponíveis para recebimento.

Horário de chegada

A Caixa reforçada que não é precisa madrugar nas filas. Todas as pessoas que chegam às agências durante o horário de funcionamento, das 8h às 12h, ficam atendidas. Elas vão receber senhas e, mesmo com as unidades fechadas às 12h, o atendimento continua até o último cliente.

O banco informou ainda que fechou a parceria com 1.190 prefeituras em todo o país para reforçar a organização das filas e manter o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas. De acordo com a Caixa, um triagem nas filas foi reformado, de forma que aqueles que não estão nos dados estimados de pagamento em espécie não permanecem no local.

Veja o calendário para saque e transferência da economia social:

Clipping de Notícias: 30/05/2020 Editoria: Caraguatatuba Veículo: Tamoios News A Secretaria de Saúde já investiu R $ 1,3 milhão em ações de combate ao Covid-19

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba já investiu R $ 1,3 milhão em ações de combate ao coronavírus. Os gastos foram divulgados por técnicos da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba ontem, sexta-feira (29), durante a prestação de contas realizadas na Câmara Municipal. Os técnicos informam sobre todas as atividades executadas e recursos financeiros investidos no 1º quadrimestre de 2020.

Até o momento são 157 casos confirmados e seis mortes pela doença. Em segundo lugar, a partir de agora novos protocolos do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (CVE) serão adotados para os exames.

Dados da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba apontam 92 pessoas já recuperadas de novos coronavírus (Covid-19) desde o início da pandemia, em março passado.

O boletim desta sexta-feira (29) Mostrar que seis pessoas estão internadas no sistema municipal. Ainda existem 82 casos em investigação, enquanto 681 já foram descartados, incluindo 15 mortes.

Na Casa de Saúde Stella Maris há quatro adultos na UTI-Covid-19 e 14 pessoas na Enfermaria. Nenhum Hospital Regional do Litoral Norte possui quatro pacientes na UTI e dois na Enfermaria.

O registro de casos por bairro, o acordo com levantamento realizado pela Prefeitura, é o seguinte: Aruan, três casos; Britânia, um; Barranco Alto, quatro casos; Jardim Califórnia, um; Capricórnio, um; Caputera, um; Casa Branca, um; Centro, seis; Estrela D'Alva, cinco; Gaivotas, oito; Jetuba, dois; Golfinho, hum; Indaiá, 19 casos; Ipiranga, dois; Jardim Jaqueira, um; Jaraguá, um; Jaraguazinho, cinco; Jardim Maristela, um; Jardim do Sol, um; Martim de

Sá, seis; Massaguaçu, 11; Morro do Algodão, seis; Olaria, hum; Pegorelli, dois; Perequê-Mirim, oito; Poiares, 11; Marina de Santa , quatro; Porto Novo, três; Ponte Seca, um; Praia das Palmeiras, cinco; Recanto do Sol, dois; Rio do Ouro, quatro; Sumaré, três; Tarumã, um; Tinga, cinco; e Travessão, quatro. Caraguatatuba também atendeu sete pacientes de Ubatuba, dois de São Paulo,

Mudanças protocolo

A partir da segunda-feira (1º / 6), uma Secretaria de Saúde realiza exames na população que apresenta sintomas e que apresenta nenhum grupo de risco (profissionais de saúde, segurança, limpeza pública, transporte público, idosos acima de 60 anos) e demais comorbidades que estarão disponíveis no atendimento médico.

Audiência

Participante da audiência ou secretário de Saúde, Amauri Toledo; uma secretária adjunta Derci Andolfo; o coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, André Leandro; um presidente do Conselho Municipal de Saúde de Caraguatatuba (Comus) e diretora de Planejamento, Priscila Meyer; o coordenador de projetos, Adriano Fernando Gazalli; e os verificadores Dennis Guerra, Eliseu Onofre da Silva (Ceará), Fernando Augusto da Silva Ferreira (Cuiú) e Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato), que presidiu uma sessão.

O coordenador Adriano Gazalli mostra os dados ao público. Foram realizadas 15.630 consultas (Centro de Especialidades Médicas - CEM e Porto Novo), 7.497 no AME, 4.281 na Casa de Saúde Stella Maris, 362 em outras cidades (São Paulo, Taubaté, São José dos Campos, etc.). Foram 11.298 exames na rede municipal, 2.351 no AME, 152 em outros municípios. Consultas e exames por meio de contratos com clínicas utilizadas foram 3.182 e 2.313, respectivamente.

Chama atenção aos taxa de absentismo, ou seja, como pessoas que deixaram de comparar as consultas e exames. Nenhum Centro de Especialidades Médicas (Centro e Sul) perdeu 21,30% em consultas e 24,47% para exames. Nenhum AME foi registrado 22,01% em consultas e 23,04% em exames. Nas clínicas especializadas contratadas, 19,03% nas consultas e 20,15% nos exames.

Também foram apresentados os dados de todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Atendimento e Centro de Especialidades Odontológicas, Centro de Referência da Mulher, Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI), Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), entre outros setores que compõem o atendimento ao município.

Destaque para os gastos em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), equipamentos permanentes, materiais de consumo e medicamentos em decorrência de pandemia de novo coronavírus (Covid-19) que foram de R $ 1.341.297,60.

Na oportunidade, foram esclarecidas dúvidas sobre o Plano de Contigência do Município de Combate a 19 de junho, contrato e aditamento de contrato com a Organização João Marchesi, Companhia de Saúde, compra e aplicação de testes de detecção de doença - RT-PCR, SWAB e testes rápidos - aluguel de um tomógrafo, entre outras questões levantadas pelos verificadores.

Também foram gastos R $ 1.711.265,59 com aquisição de medicamentos da rede básica, uso contínuo, alto custo e ação judicial.

Ao final, o secretário Amauri Toledo fez questão de agradecer a todos os funcionários da secretaria que estão desdobrando nos trabalhos de combate ao novo coronavírus com carga de trabalho exaustiva.

A prestação de contas atende ao Artigo 36 da Lei Complementar 141/2012, que oferece sobre os valores mínimos perigosos usados, presas, pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde; estabelecer os critérios de taxa de recursos de transferência para saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle de despesas com saúde nas três esferas de governo.

Clipping de Notícias: 29/05/2020 Editoria: Polícia Veículo: Radar Litoral

Mulher é presa com 450 pinos de cocaína e mais de 800 "tiras" de maconha na zona sul de Caraguá

A Polícia Militar prendeu, na madrugada desta sexta-feira (29/5), no Perequê- Mirim, zona sul de Caraguatatuba, uma mulher pelo crime de tráfico de drogas. Seu companheiro estava na rua e correu para a casa quando percebeu a chegada da viatura. No local, os policiais apreenderam 430 pinos de cocaína (504 gramas) e 813 "tiras" de maconha (1,7kg). O homem conseguiu fugir pelos fundos da casa, mas já está indiciado pelo crime de tráfico. Já a sua companheira foi presa em flagrante. As chamadas "tiras" são embalagens mais finas utilizadas na comercialização da droga. A mulher e os entorpecentes foram levados para a delegacia da cidade. O homem segue sendo procurado pela polícia.

Clipping de Notícias: 29/05/2020 Editoria: Política Veículo: Radar Litoral

Câmara de Caraguatatuba vai retomar atividades com sessões online Em nova portaria assinada pelo presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Francisco Carlos Marcelino, Carlinhos da Farmácia, foi mantida a suspensão das atividades legislativas, atendendo as recomendações das autoridades de saúde e o laudo técnico de segurança do trabalho, em que recomenda a realização de sessões somente online. Os processos para a realização de sessões ordinárias por videoconferência serão finalizados nos próximos dias. A retomada dos trabalhos legislativos ocorrerá no dia 16 de junho (terça-feira), em horário regimental. Considerando que os casos do Novo Coronavírus no país ainda não estão contidos e que Caraguatatuba ainda apresenta crescimento nos números de infectados, a Câmara segue sem atendimento ao público. De acordo com o Legislativo, a manutenção da regularidade dos trabalhos se mantém preservada. Os funcionários continuam a desenvolver suas atividades por meio da modalidade “home office” e a disposição para comparecer a Câmara Municipal assim que solicitado. Havendo a necessidade de realização de sessão extraordinária para deliberação de projetos em caráter emergencial, a Mesa Diretora avaliará a possibilidade e convocará os vereadores de imediato. Em regime especial, é autorizada a tramitação de informações, documentos, processos e despachos pelo e-mail: [email protected].

Clipping de Notícias: 29/05/2020 Editoria: Geral Veículo: Radar Litoral

Caraguatatuba abre mais um espaço para atender usuários que recebem auxílio emergencial na CEF Para garantir um pouco mais de comodidade aos usuários que vão receber a segunda parcela do Auxílio Emergencial a partir deste sábado (30/05), na Caixa Econômica Federal (CEF), a Prefeitura de Caraguatatuba conseguiu mais um espaço para a acomodação da população. A partir das 8h, uma equipe da CEF estará no Salão Paroquial do Santuário de Santo Antonio, no Centro, onde serão feitas a liberação dos documentos para que o usuário possa ir à agência ou lotérica apenas para o saque. A ação foi uma sugestão do Ministério Público Federal com base em experiência em ouras localidades. Para isso, a Prefeitura de Caraguatatuba conseguiu apoio com a administração do Santuário que cedeu o espaço e mais de 300 cadeiras no salão onde os usuários poderão aguardar o atendimento sentados e sem enfrentar as condições climáticas de sol ou chuva. “Este foi um pedido especial do prefeito Aguilar Junior para que encontrássemos novas alternativas de forma a levar mais conforto para a população”, disse o secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Maurício Ferreira. Neste sábado, o atendimento para o saque dos R$ 600 será das 8h às 12h e durante a semana, até 13 de junho, das 8h às 14h. A Prefeitura de Caraguatatuba também vai colocar tendas e cadeiras em frente à única agência da Caixa na cidade para ajudar os usuários.

Clipping de Notícias: 31/05/2020 Editoria: Geral Veículo: Radar Litoral

Prefeitura de Caraguatatuba define regras para retomada gradativa das atividades econômicas a partir desta segunda

A Prefeitura de Caraguatatuba publicou o Decreto 1.266/2020, que estabelece os critérios e procedimentos para a retomada segura e gradativa das atividades econômicas a partir desta segunda-feira (01/06). O documento está em consonância com as fases estabelecidas no Plano São Paulo do Governo Estadual. A cidade foi inserida na Fase 2 (laranja) e com isso foram liberadas as atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércios e shoppings. Os estabelecimentos liberados deverão observar todas as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária. Essas atividades funcionarão com redução de atendimento para quatro horas seguidas (14h às 18h) de segunda a sábado, exceto para estabelecimentos religiosos que poderão funcionar aos domingos por tradição. É vedada a realização de eventos e promoções. Além disso, o número de consumidores no interior do estabelecimento comercial e de prestação de serviço deverá ser limitado para até 20% da sua capacidade, os quais devem ser atendidos sempre individualmente por um funcionário. Além disso, o decreto sugere a criação de horários exclusivos para o atendimento de clientes do chamado grupo de risco, como idosos.

Outras regras Os estabelecimentos liberados deverão observar, além das normas da Vigilância Sanitária, regras como a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual por todos os colaboradores e consumidores no interior do estabelecimento e eventuais filas internas e externas.

Pelo decreto, deverá ser mantido pelo menos um colaborador, identificado na entrada do estabelecimento, com a atribuição de organização de fila externa, bem como orientação quanto à distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas e higienização das mãos. Na entrada e saída, assim como, no interior do estabelecimento, deverão ser disponibilizados meios adequados para higienização das mãos dos consumidores e colaboradores, como álcool em gel 70% ou pia com água e sabão. As filas internas dos caixas para pagamentos e balcões de atendimento aos consumidores, deverão ser organizadas com fitas de isolamento ou marcação indicativa no chão de posicionamento das pessoas, observando-se a distância mínima de 1,5 metro entre os consumidores. Todas as máquinas de cartão de crédito e de débito deverão ser revestidas com filme plástico e ter o teclado higienizado imediatamente após a utilização por cada consumidor, garantindo que ele mesmo introduza e retire o seu cartão das máquinas. É obrigatória a limpeza e desinfecção frequente dos sistemas de ar condicionado, a garantia de circulação de ar com, no mínimo, uma porta ou janela abertas. Os caixas e guichês deverão ter preferencialmente proteção de vidro ou policarbonato para separar funcionários de consumidores.

Setores De acordo com o decreto, as administradoras responsáveis por shoppings deverão acompanhar a abertura dos estabelecimentos conforme a modulação do Plano São Paulo, se responsabilizar pelo fiel cumprimento das normas de Vigilância Sanitária e do decreto em vigor nas dependências das suas áreas comuns, ficando proibida a abertura da Praça de Alimentação, bem como a realização de eventos de qualquer natureza dentro das dependências dos shoppings. As imobiliárias e escritórios deverão realizar atendimento individual, com agenda de horário de forma não presencial. As concessionárias deverão realizar o atendimento de cada cliente com o acompanhamento de um funcionário, higienizando os locais de manuseio de clientes nos veículos, utilizar o revestimento de filme plástico, manter os vidros abertos dos veículos em exposição e realizar test-drives somente com um cliente por vez sempre com os vidros dos veículos abertos. As marinas devem descer os barcos somente com horários agendados, ficando vedada a utilização de áreas comuns pelos consumidores. Os hotéis, pousadas, edifícios e condomínios devem restringir totalmente a utilização de suas áreas comuns, limitando o número de pessoas em

elevadores para no máximo uma pessoa de cada vez, salvo membros da mesma família, intensificando as ações de limpeza, higiene, prevenção, conscientização e informação da Covid-19. O comércio realizado em feiras livres deve ser organizado com espaçamento mínimo de 1,5 metro entre barracas, ficando vedada e degustação de alimentos no local, bem como a utilização de mesas e cadeiras. Os cultos e reuniões religiosas deverão ocorrer com a redução da sua capacidade ocupacional para 20%, com a utilização de máscaras por todos, vedação de qualquer contato físico, mantendo portas e janelas abertas para a ventilação do ambiente e desinfecção do piso e das cadeiras após o término de cada encontro, devendo cada instituição religiosa fixar o nome do líder constituído, que deverá ficar responsável por todos os efeitos legais e sanitários da respectiva normativa. Os velórios e sepultamentos realizados nos cemitérios municipais deverão ter duração máxima de uma hora, podendo permanecer no local até 10 pessoas respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, desde que o óbito não tenha ocorrido em razão da Covid-19, ou seja, caso suspeito. As demais atividades consideradas não essenciais e não elencadas neste decreto permanecem com o funcionamento apenas do sistema delivery, drive thru e take away. O descumprimento das regras poderá gerar a aplicação de multa no valor de 1.000 VRMs ou R$ 3.570,00, além de medidas e sanções cabíveis, de natureza civil, administrativa e penal. A reincidência será punida com aplicação de multa em dobro a cada reincidência e até cassação imediata do Alvará de Funcionamento.

Outras medidas Mesmo não constando no decreto, ficou estabelecido que as repartições públicas, exceto as unidades escolares, deverão abrir para atendimento ao público das 10h às 14h. O expediente dos servidores públicos municipais continuará de seis horas. Os servidores do grupo de risco permanecerão em home office. A Prefeitura de Caraguatatuba irá solicitar a empresa de transporte coletivo o reforço de ônibus nos horários de pico de circulação das linhas a partir da próxima segunda-feira (01/06).

Avaliação O decreto foi elaborado com base no relatório apresentado pela Comissão de Retomada Econômica criada na cidade através de decreto 1.250, assinado pelo prefeito Aguilar Junior em 30 de abril de 2020.

O levantamento das informações foi baseado no Plano São Paulo e da Fiesp e o grupo realizou seis reuniões on line/presencial até chegar a versão final que foi entregue à Prefeitura. A comissão é composta por representantes das Secretarias de Saúde, Assuntos Jurídicos, Comunicação Social, Fazenda, Urbanismo, Educação, Turismo, Desenvolvimento Social e Cidadania, Fundo Social de Solidariedade, Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, além da Câmara Municipal, Associação Comercial e Empresarial, Conselho de Turismo, Associação de Hotéis e Pousadas, Associação de Quiosques, Academias, Marinas, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Sindicato dos Comerciários, Contadores, Corretores de Imóveis, Polícia Militar, Shopping Serramar, Caraguá Praia Shopping, Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos e Diocese de Caraguatatuba. O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, elogiou o processo democrático na elaboração do Plano de Retomada Econômica. “Nosso plano é baseado em estratégias de cautela, segurança e respeito às realidades de cada segmento, mas precisamos entender que todos os cuidados ainda são extremamente necessários. Estamos comprometidos com uma retomada que se mostra viável para nossa economia e que não perca, em momento algum, o foco primordial que é a preservação de vidas. A retomada tem que ser segura e gradativa”, cita.

Clipping de Notícias: 31/05/2020 Editoria: Polícia Veículo: Radar Litoral

Bombeiros localizam corpo de homem que caiu de prancha e se afogou no Rio Juqueriquerê

O Corpo de Bombeiros localizou, na tarde deste domingo (31/5), o corpo de um homem de 45 anos, natural de Teófilo Otoni (MG), que havia se afogado no Rio Juqueriquerê, no bairro do Porto Novo, em Caraguatatuba. A vítima havia saído para passear em uma prancha de long board e testemunhas chegaram a avisar sobre os perigos do rio. Ele caiu da prancha duas vezes e na segunda desapareceu. Moradores acionaram os bombeiros de Caraguatatuba. Equipes do GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimos) também estiveram na ocorrência. Os mergulhadores encontraram o corpo cerca de 40 minutos depois.

Clipping de Notícias: 29/05/2020 Editoria: Caraguatatuba Veículo: Portal R3 Trio é preso em flagrante no tráfico de drogas em Caraguá

Na noite de quarta-feira (27), em Caraguatatuba, após várias denúncias de tráfico de drogas pelo bairro Jaraguazinho, foi desencadeada uma Operação das equipes de Força Tática e ROCAM do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior, pelo bairro.

No local indicado, os policiais depararam com três homens na prática do tráfico de drogas, fato esse que motivou a abordagem.

Todos foram identificados e com eles localizados 2 aparelhos de celular, R$ 390,00, anotações de contabilidade da venda das drogas, 297 porções de cocaína (0,297g), 28 ependorfs com cocaína (0,29g), 42 pedras de crack (0,19g) e 44 porções de maconha (0,62g).

Diante dos fatos, os três envolvidos foram conduzidos ao plantão do Distrito Policial, onde permaneceram a disposição da justiça.

Clipping de Notícias: 30/05/2020 Editoria: Caraguatatuba Veículo: Portal R3 Mulher é presa em Caraguá com grande quantidade de drogas

Na madrugada de sexta-feira, dia 29, por volta das 3h da manhã, equipe da Polícia Militar de Caraguá, durante patrulhamento pelo bairro Pereque-Mirim avistou um homem em atitudes suspeitas que, ao perceber a presença dos policiais correu para dentro de uma casa e na sequência conseguindo se evadir pela janela dos fundos.

No interior da casa estava uma mulher que se apresentou como companheira do homem que fugiu do local.

Após busca no interior da casa, foi localizada uma sacola com 813 tiras de maconha (1,757 Kg) e 430 Eppendorfs de cocaína (0,504Kg), que a mulher informou ser de sua propriedade.

Diante dos fatos, foi conduzida ao Distrito Policial para as demais providências, permanecendo a disposição da justiça.

Clipping de Notícias: 30/05/2020 Editoria: Cotidiano Veículo: Portal Caiçara

Caraguá anuncia medidas de flexibilização da atividade econômica a partir de 1º de junho

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, anunciou na tarde desta quarta- feira (27/05) as regras de isolamento seletivo, com permissão de flexibilização no funcionamento de atividades econômicas do município a partir de 1º de junho. Trata-se do Plano de Retomada Econômica de Caraguatatuba.

A cidade foi classificada pelo Governo do Estado na Fase 2 no Plano de Retomada Consciente, onde está inserida a Região da Diretoria Regional de Taubaté.

A definição de fases leva em conta a média da taxa de isolamento, o número de casos confirmados/óbitos e a estrutura hospitalar para acolher pacientes neste momento da pandemia.

Com isso, a cidade de Caraguatatuba poderá flexibilizar as atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio, shopping center, além da construção civil que já estava liberada.

Essa flexibilização já está contida no Plano de Retomada Econômica de Caraguatatuba. O decreto foi confeccionado com base no relatório apresentado pela Comissão de Retomada Econômica criada na cidade através de decreto 1250, assinado pelo prefeito Aguilar Junior em 30 de abril de 2020.

O levantamento das informações foi baseado no Plano São Paulo e da Fiesp e o grupo realizou seis reuniões on line/presencial até chegar a versão final que foi entregue à Prefeitura com dados até 22 de maio.

A comissão é composta por representantes das Secretarias de Saúde, Assuntos Jurídicos, Comunicação Social, Fazenda, Urbanismo, Educação, Turismo, Desenvolvimento Social e Cidadania, Fundo Social de Solidariedade,

Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, além da Câmara Municipal, Associação Comercial e Empresarial, Conselho de Turismo, Associação de Hotéis e Pousadas, Associação de Quiosques, Academias, Marinas, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Sindicato dos Comerciários, Contadores, Corretores de Imóveis, Polícia Militar, Shopping Serramar, Caraguá Praia Shopping, Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos e Diocese de Caraguatatuba.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, elogiou o processo democrático na elaboração do Plano de Retomada Econômica. “Nosso plano é baseado em estratégias de cautela, segurança e respeito às realidades de cada segmento, mas precisamos entender que todos os cuidados ainda são extremamente necessários. Estamos comprometidos com uma retomada que se mostra viável para nossa economia e que não perca, em momento algum, o foco primordial que é a preservação de vidas. Agora é um desafio e a responsabilidade é de todos”, cita.

Os comércios liberados terão de atender todas as normas estabelecidas pelos técnicos da Vigilância Sanitária do Município, como distanciamento mínimo, controle de acesso, uso de máscaras e álcool em gel, entre outros itens.

Os critérios de funcionamento de cada segmento serão publicados em decreto municipal até o final de semana no Diário Oficial do Município.

Saiba mais sobre o Plano Estratégico de Retomada Econômica de Caraguatatuba aqui O Plano São Paulo de Retomada Consciente também pode ser consultado aqui Proibidas Continuam proibidas nesta fase, ou seja, pelo menos até o dia 15 de junho, o funcionamento das seguintes atividades: bares, restaurantes e similares, salões de beleza, academias, teatros, cinemas, além da realização de eventos esportivos e culturais.

A flexibilização deverá ser decidida pelo Estado, quando a Região da Diretoria Regional de Saúde Taubaté mudar da fase 2 para a fase 3.

O prefeito Aguilar Junior vai solicitar ao Estado que a avaliação dos dados não sejam feitos como Região Metropolitana do Vale, mas sim apenas como Região do Litoral Norte. “Nossos índices são bons, assim como os municípios do Litoral Norte. A ideia é tentar antecipar que os outros serviços sejam liberados antes do previsto”.

Clipping de Notícias: 29/05/2020 Editoria: Cidades Veículo: Nova Imprensa Marinha alerta para ressaca e ondas de 3 metros Previsão é para esta sexta-feira no Litoral Norte

A Marinha do Brasil emitiu um alerta sobre a formação de ressacas e ondas de até três metros de comprimento no Litoral Norte. A previsão é que o mau tempo chegue a região até o final de sexta-feira (29).

De acordo com o informativo, a ressaca deve atingir a região de Arraial do Cabo (RJ) até a cidade de Santos (SP). A Marinha fez o alerta na última na quarta-feira (28).

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC – INPE), a temperatura na região fica entre 14 e 15 ºC de mínima e máxima de 25 e 24 ºC. A probabilidade de chuva é de 5% em Caraguatatuba.

Clipping de Notícias: 29/05/2020 Editoria: Cidades Veículo: Nova Imprensa Câmara de Caraguatatuba se prepara para retomada das sessões legislativas Diante dos casos de Covid-19, o legislativo segue sem atendimento público

Em nova portaria assinada pelo presidente da Câmara de Caraguatatuba, Francisco Carlos Marcelino, o Carlinhos da Farmácia, foi mantida a suspensão das atividades do legislativo, atendendo as recomendações das autoridades de saúde e o laudo técnico de segurança do trabalho, em que recomenda a realização de sessões somente online.

Os processos para a realização de sessões ordinárias por vídeo conferência serão finalizados nos próximos dias. A retomada dos trabalhos legislativos ocorrerá no dia 16 de junho (terça-feira), em horário regimental.

Considerando que os casos do novo coronavírus no país ainda não estão contidos e que Caraguatatuba ainda apresenta crescimento nos números de infectados, a Câmara segue sem atendimento ao público.

A manutenção da regularidade dos trabalhos se mantém preservada. Os funcionários continuam a desenvolver suas atividades por meio da modalidade home office e à disposição para comparecer à Câmara Municipal assim que solicitado.

Havendo a necessidade de realização de sessão extraordinária para deliberação de projetos em caráter emergencial, a Mesa Diretora avaliará a possibilidade de que esta ocorra, convocando-se de imediata a sessão.

Em regime especial, fica autorizada a tramitação de informações, documentos, processos e despachos através do e-mail: [email protected].

Clipping de Notícias: 29/05/2020 Editoria: Cidades Veículo: Nova Imprensa Mulher é presa pela PM com drogas no Perequê-Mirim Foram encontrados mais de 1,7 quilo de maconha e meio quilo de cocaína

Uma mulher foi presa na madrugada desta sexta-feira (29), pela Polícia Militar (PM), acusada de tráfico de droga. O caso foi registrado no bairro Perequê- Mirim, na região sul de Caraguatatuba.

A prisão teria ocorrido quando os PMS faziam patrulhamento pelo local e suspeitaram de algumas pessoas que estavam em atitudes estranhas.

Com a presença dos policias, os suspeitos teriam entrado dentro de uma casa e fugido pela janela dos fundos. Entretanto, no local estava B.A.B.R.S , que disse ser esposa de M.A.S.C.

Ao revistar a casa, teria sido foi localizada uma sacola com 813 tiras de maconha (1,757 Kg) e 430 eppendorfs de cocaína (0,504Kg) que a mulher informou ser de sua propriedade.

Diante da situação, ela recebeu voz de prisão e foi levada para a cadeia pública. Já o seu companheiro foi indiciado por tráfico de drogas.

Clipping de Notícias: 29/05/2020 Editoria: Cidades Veículo: Nova Imprensa Saiba o que volta a funcionar no Litoral Norte no dia 1° de junho Novas regras dependem de critérios, como número de morte e ocupação de leitos de UTI

A partir do dia 1°, diversos serviços voltam a funcionar no Litoral Norte. A decisão do governo do Estado de São Paulo define novas regras para flexibilização da quarentena , conforme a situação de cada município.

O Litoral Norte foi classificado como fase 2, laranja, onde é permitido a reabertura de alguns setores da economia com restrições de número de pessoas e uso de máscaras, que continua obrigatório.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, os shoppings e o comércio nas cidades da fase laranja, só poderão operar atendendo 20% da capacidade, com permissão de abertura durante quatro horas por dia e sem praça de alimentação.

O período de quatro horas por dia vale também para imobiliárias, concessionárias e escritórios em geral. Indústrias e construção civil estão autorizados, desde que atendam as normas de sua categoria. Espaços públicos e pontos turísticos permanecem fechados.

São Sebastião

O prefeito Felipe Augusto informou que a fase 2 contemplará a abertura das praias, inclusive com vendedores ambulantes de segunda a quinta-feira.

Estão autorizados estúdios de Pilates, personal trainer, manicures e cabeleireiros. Os bares, restaurantes e padarias também poderão abrir, em

resumo, para retiradas de alimentos e delivery. Comércios de rua podem funcionar, exceto grandes magazines.

Caraguatatuba

Há uma recomendação da Prefeitura Municipal para não utilizar as praias neste período e o estacionamento nas orlas das praias continua proibido. Por conseguinte, as ações de orientação sobre a pandemia continuam sendo feitas pela Defesa Civil e o GBMar.

Estão previstos apenas para a terceira fase: quiosques, hotéis e pousadas. A exceção de pessoas que precisam de pernoite e estão ligados ao combate da Covid-19, como médicos, caminhoneiros de serviços essenciais, etc., desde que não haja utilização de áreas comuns (salões, piscinas). Academias estão proibidas para utilização.

Ubatuba

O prefeito Décio Sato informou em transmissão em redes sociais que as praias da cidade estão liberadas para práticas esportivas individuais. Ambulantes não podem voltar a trabalhar na praia neste período, mas em outros locais da cidade estão liberados.

A prefeitura informou ainda que academias podem solicitar à prefeitura o uso de quadras para práticas de seus frequentadores.

Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela divulgou que a flexibilização na ilha será gradual, obedecendo as seguintes etapas:

– 1/6 contempla a abertura do comércio em geral, com restrições de funcionamento, e liberação das praias para esportes individuais.

– 8/6 está programado um decreto para reabertura das balsas para moradores de segunda residência.

– 15/6 podem retornar bares, restaurantes e similares, além de salões de beleza.

Entenda os critérios e as fases do Plano São Paulo

As regras que definem a reabertura de determinados setores de cada região são: média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes com coronavírus, número de novas internações no mesmo período e o número de óbitos.

Caso a região tenha piora nos índices, a requalificação de fase para mais restritiva será feita semanalmente. Para que haja uma promoção a uma fase com menos restrições e mais aberturas, serão necessárias duas semanas.

O Plano São Paulo dá autonomia para que prefeitos diminuam ou aumentem as restrições de acordo com os limites estabelecidos pelo Estado, desde que apresentem os pré-requisitos embasados em definições técnicas e científicas.

Clipping de Notícias: 29/05/2020 Editoria: Vale do Paraíba e Região Veículo: G1 Vanguarda Casos de coronavírus confirmados no Vale e região bragantina em 29 de maio Informação é das secretarias municipais de saúde. Primeiros casos na região foram registrados em 18 de março.

As cidades do Vale do Paraíba e região bragantina chegaram a 2.523 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), até às 19h30 desta sexta-feira (29).

Foram registradas 105 mortes pela doença em 22 cidades: (4), Bragança Paulista (11), Caçapava (2), Campos do Jordão (1), Caraguatatuba (6), Cruzeiro (2), Guaratinguetá (2), Ilhabela (2) Jacareí (12), Jambeiro (1), Lavrinhas (1), Lorena (4), Nazaré Paulista (3), Pindamonhangaba (3), Piracaia (1), Santo Antônio do Pinhal (3), São José dos Campos (36), São Luiz do Paraitinga (1), São Sebastião (4), Santa Branca (1), Taubaté (4) e Ubatuba (1).

Os números são das secretarias municipais de saúde. Apesar disso, nem todos os casos reportados constavam nos números divulgados pelos governos estadual e federal, que tem balanços diferentes.

Nesta sexta foram registradas cinco novas mortes em São José dos Campos, Caçapava, Ilhabela e Jacareí.

Os primeiros casos de coronavírus na região foram registrados em 18 de março - dois em São José dos Campos e um em Taubaté. Nos dias seguintes, foram confirmados casos da doença em Atibaia, São Sebastião, Bragança Paulista e Jacareí.

Clipping de Notícias: 30/05/2020 Editoria: Vale do Paraíba e Região Veículo: G1 Vanguarda Casos de coronavírus confirmados no Vale e região bragantina em 30 de maio Informação é das secretarias municipais de saúde. Primeiros casos na região foram registrados em 18 de março.

As cidades do Vale do Paraíba e região bragantina chegaram a 2.585 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), até às 19h deste sábado (30).

Foram registradas 106 mortes pela doença em 22 cidades: Atibaia (4), Bragança Paulista (11), Caçapava (2), Campos do Jordão (1), Caraguatatuba (6), Cruzeiro (2), Guaratinguetá (2), Ilhabela (2) Jacareí (12), Jambeiro (1), Lavrinhas (1), Lorena (4), Nazaré Paulista (3), Pindamonhangaba (3), Piracaia (1), Santo Antônio do Pinhal (3), São José dos Campos (37), São Luiz do Paraitinga (1), São Sebastião (4), Santa Branca (1), Taubaté (4) e Ubatuba (1).

Os números são das secretarias municipais de saúde. Apesar disso, nem todos os casos reportados constavam nos números divulgados pelos governos estadual e federal, que tem balanços diferentes. Neste sábado, foi registrada uma nova morte em São José dos Campos.

Os primeiros casos de coronavírus na região foram registrados em 18 de março - dois em São José dos Campos e um em Taubaté. Nos dias seguintes, foram confirmados casos da doença em Atibaia, São Sebastião, Bragança Paulista e Jacareí.

Clipping de Notícias: 31/05/2020 Editoria: Vale do Paraíba e Região Veículo: G1 Vanguarda Casos de coronavírus confirmados no Vale e região bragantina em 31 de maio Informação é das secretarias municipais de saúde. Primeiros casos na região foram registrados em 18 de março.

As cidades do Vale do Paraíba e região bragantina chegaram a 2.610 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), até às 19h deste domingo (31).

Foram registradas 108 mortes pela doença em 22 cidades: Atibaia (4), Bragança Paulista (11), Caçapava (2), Campos do Jordão (1), Caraguatatuba (6), Cruzeiro (2), Guaratinguetá (2), Ilhabela (2) Jacareí (12), Jambeiro (1), Lavrinhas (1), Lorena (4), Nazaré Paulista (3), Pindamonhangaba (3), Piracaia (1), Santo Antônio do Pinhal (3), São José dos Campos (37), São Luiz do Paraitinga (1), São Sebastião (5), Santa Branca (1), Taubaté (4) e Ubatuba (2).

Os números são das secretarias municipais de saúde. Apesar disso, nem todos os casos reportados constavam nos números divulgados pelos governos estadual e federal, que tem balanços diferentes.

Neste domingo, foi registrada uma nova morte em Ubatuba. O caso é de um morador do bairro Estufa 2, que estava internado desde a última quarta-feira (27), teve uma piora no quadro de saúde e morreu neste sábado (30). De acordo com a prefeitura, ele não tinha nenhuma comorbidade.

Os primeiros casos de coronavírus na região foram registrados em 18 de março - dois em São José dos Campos e um em Taubaté. Nos dias seguintes, foram confirmados casos da doença em Atibaia, São Sebastião, Bragança Paulista e Jacareí.

Clipping de Notícias: 29/05/2020 Editoria: Textos Diversos Veículo: Contra e Verso Alimentação Escolar em Caraguá está Sub Judice

A Merenda Escolar, hoje denominada Alimentação Escolar está novamente sub judice. A empresa Convida, vencedora da Licitação apresentou preço final abaixo do mínimo permitido e foi consagrada vitoriosa. A JS Alimentação, segunda no certame apresentou pedido de cancelamento no Tribunal de Contas. A Convida ainda não foi homologada no certame.

Desde 2019 que a tradicional Merenda Escolar recebeu o nome de Alimentação Escolar, com cardápio definido, tabela de proteínas e calorias e variações necessárias para uma alimentação de qualidade para as crianças em fase de crescimento e desenvolvimento mental. Estas alterações vieram através do Projeto de Lei do ex-Deputado Estadual Antonio Carlos Júnior, quando assumiu cadeira na Assembléia Legislativa entre Janeiro e Março do ano passado.

Tirando este progresso que a nutrição dos estudantes da Rede Pública de Ensino tiveram, não se pode afirmar que a Alimentação Escolar em Caraguatatuba está indo de vento em popa. Segundo os arquivos do Blog Contra & Verso reclamações em 2017 davam conta da redução do Cardápio, comparado a gestão de 2005 à 2008, em que o pai do atual Prefeito, José Pereira de Aguilar, governava e chamado de “Macarrão com Salsicha”. Houve também denúncias quanto a conservação de alimentos, que precisaram ser jogados no lixo.

A JS Alimentação, citada no início deste texto e atuante na área de alimentação pública na cidade está sendo investigada pelo Gaeco – Grupo de Apoio Especializado no Combate do Crime Organizado – e já apresentou suas contra razões a Justiça e ao Contra & Verso também. Além das Licitações, há informações de que a empresa deu apoio a eleição do atual Prefeito em 2016.

A Convida se mantinha em operação na cidade graças a um contrato emergencial iniciado em 2014 e que teria término em 2019. Com base nisso, em 2018 a Prefeitura abriu uma nova Licitação para a compra de produtos, elaboração e distribuição da Alimentação Escolar. O custo anual antes do certame era de R$ 20 Milhões e na Licitação, a JS Alimentação venceu pelo valor de R$ 10.6 Milhões. Estranhamente houve o pedido inesperado de novos documentos e o Leiloeiro cancelou o certame. A alegação na época é que o valor final estava muito baixo, o que vai ao encontro da Lei de Licitações. Estranho mesmo é que a segunda colocada havia ofertado R$ 10.4 Milhões.

A partir daí a Alimentação Escolar em Caraguatatuba vem vivendo de Contratos Emergenciais, com renovação por Excepcionalidade por seis meses. Um destes contratos teve como valor R$ 4.296.511,32 com a tentativa malograda de derrubar o Edital pela Excepcionalidade. Até a última Licitação, ocorrida este ano, a Convida preparava e distribuía o cardápio pelas escolas, ficando a cargo da JS Alimentação o fornecimento dos Hortifrúti e parte dos gêneros. Antes do último certame o Edital foi rejeitado com alegação de erro por pelo menos seis vezes.

O Blog Contra & Verso recebeu informações recentemente sobre a má qualidade dos produtos entregues pela JS Alimentação nas escolas da cidade. Este assunto foi abordado esta semana em nossas páginas, com manifestação da empresa com respeito ao caso.

Em 24 de Janeiro deste ano reuniram-se para a abertura dos envelopes, na Secretaria Municipal de Administração, 10 empresas, sagrando-se vencedora a Convida Refeições, pelo valor de R$ 7.170 Milhões, com a JS Alimentação em segundo, com o valor de R$ 8.257 Milhões. Sabe-se que a JS contesta o valor no Tribunal de Contas, tendo em vista que os valores não dão a segurança necessária para o funcionamento e manutenção da Alimentação Escolar na cidade.

A JS falou sobre o assunto para o Contra & Verso. Segundo a empresa não há possibilidade de envio da ação contra a Licitação ao Tribunal de Contas para o conhecimento da Redação. Alegam que o preço ofertado pela Convida não é suficiente para o pagamento do valor mínimo da mão de obra necessária, devido ao piso da categoria. Afirma que entraram com Mandado de Segurança, com o Magistrado solicitando as planilhas dos participantes, que ainda não tem um resultado devido a paralisação pela Pandemia. A Licitação até o momento não foi homologada e devido ao Covid-19, houve demissão em massa das Cozinheiras que será contestada devido ao motivo utilizado na Lei Trabalhista e em 29 de Abril deste ano a Prefeitura determinou a suspensão do contrato com a Convida até o final da Pandemia. A Prefeitura, através de sua Secretaria de Comunicação não respondeu aos nossos questionamentos até o fechamento deste texto.

Clipping de Notícias: 30/05/2020 Editoria: Economia Veículo: O Vale Região fecha 18 mil vagas de emprego no ano e tem pior resultado de série histórica

Com impacto da pandemia, região fechou 18.050 vagas de emprego de janeiro a abril desse ano, segundo dados do Caged; esse é o pior resultado da série histórica, iniciada em 2007

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados na última semana pelo Ministério da Economia, mostram que a pandemia do novo coronavírus fez a região registrar no quadrimestre o pior resultado na geração de emprego de toda a série histórica, iniciada há 14 anos.

Com forte queda a partir do mês de março, acentuada ainda mais em abril, a região fechou o quadrimestre iniciado em janeiro com 18.050 vagas fechadas.

Para efeito de comparação, no primeiro quadrimestre de 2009, ano em que o Brasil sofreu os maiores reflexos da crise econômica mundial de 2007-2008, a região fechou 3.730. Ou seja, o prejuízo provocado pela pandemia foi quase cinco vezes pior.

Até então, na série histórica iniciada em 2007, os piores resultados do quadrimestre haviam sido registrados em 2015 e 2016, como reflexo de uma nova crise financeira que começou em 2014. Em 2015, de janeiro a abril, a região fechou 6.077 postos de trabalho. No mesmo período em 2016 foram encerradas 6.422 vagas de emprego.

MESES.

A região havia começado 2020 no azul. Após resultado negativo em dezembro de 2019, quando fechou 2.339 vagas, teve saldo positivo em janeiro (24) e fevereiro (1.520) desse ano.

Em março, mês em que a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou a pandemia mundial e o governo estadual decretou a quarentena, tudo começou a desmoronar. Nesse mês, foram fechados 6.921 postos de trabalho na região. Em abril, o resultado foi ainda pior, com 12.673 vagas encerradas. O mês de abril de 2020 também registrou o pior resultado da região na série histórica. Até então, desde 2007, a pior marca do mês havia sido atingida em 2016, com saldo negativo de 922 vagas.

REGIÃO.

Em abril de 2020, apenas duas das 39 cidades da região não tiveram saldo negativo: Redenção da Serra, que abriu cinco vagas, e Arapeí, que teve saldo zerado.

Maior município da região, São José dos Campos somava 1.069 vagas abertas entre janeiro (saldo de 502) e fevereiro (567). Em março, a cidade já teve saldo negativo de 2.144 postos de trabalho. Em abril, o resultado foi ainda pior, com 3.992 vagas encerradas. No acumulado do quadrimestre, o município tem saldo negativo de 5.067 postos de trabalho.

Em Taubaté, segunda maior cidade da região, o cenário é ainda mais desolador. Mesmo antes da pandemia, o saldo já era negativo. No primeiro bimestre, o município já havia fechado 470 vagas de emprego, com resultados negativos em janeiro (322) e fevereiro (148). Em março, a curva de queda foi acentuada, com o encerramento de 779 postos de trabalho. Em abril, foram mais 1.961 vagas perdidas. Ou seja, apenas no primeiro quadrimestre, Taubaté soma um saldo negativo de 3.210.

Na terceira maior cidade da região, Jacareí, o cenário é semelhante ao de São José. Nos primeiros dois meses do ano, janeiro (107) e fevereiro (354), o saldo ainda era positivo, com a abertura de 461 postos de trabalho. Em março, a tendência mudou, com o encerramento de 832 vagas de emprego. Em abril, tudo piorou, com o fechamento de mais 1.044 postos. No acumulado do quadrimestre, 1.415 vagas foram encerradas no município.

Outras 14 cidades da região fecharam mais de 100 vagas de emprego apenas no mês de abril: Ubatuba (732), (712), Guaratinguetá (608), Caraguatatuba (510), Caçapava (496), Pindamonhangaba (433), Campos do Jordão (418), Ilhabela (412), São Sebastião (353), Lorena (142), (141), Cruzeiro (133), Paraibuna (113) e Jambeiro (102).

País fechou 763 mil postos de trabalho no quadrimestre, segundo os dados

No cenário nacional, o país fechou 763.232 empregos com carteira assinada de janeiro a abril, segundo os dados do Caged.

Assim como na região, o saldo foi positivo em janeiro (113.155) e em fevereiro (224.818), mas ficou negativo a partir de março, quando foram encerrados 240.702 postos de trabalho.

Em abril, primeiro mês totalmente afetado pela pandemia do coronavírus, foram encerrados 860.503 postos de trabalho.

O resultado de abril é o pior do mês desde o início da série histórica, que com dados nacionais foi iniciada no ano de 1992. Antes, o pior resultado de abril havia sido registrado em 2015, quando o saldo ficou negativo em 97.828..

Clipping de Notícias: 31/05/2020 Editoria: Nossa Região Veículo: O Vale Em horário reduzido e com medidas sanitárias, shoppings voltam a operar em horário reduzido a partir desta segunda- feira

Com a flexibilização da quarentena anunciada pelo governo do estado de São Paulo, a partir desta segunda-feira, dia 1º de junho, os shoppings centers poderão voltar a funcionar nas cidades da RMVale, após dois meses e meio fechados. Porém, a abertura será gradual, em horário reduzido e com um rígido controle sanitário por parte dos centros de compra, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Cada shopping anunciou seus horários específicos de funcionamento. Todos, porém, estão proibidos de abrirem aos finais de semana – apenas de segunda à sexta-feira; nos feriados, também seguirão fechados. As áreas de alimentação e lazer, além dos cinemas, também vão permanecer fechadas, para evitar aglomeração. Todos vão disponibilizar álcool em gel para os clientes e a entrada será controlada.

Os serviços de alimentação serão permitidos apenas por delivery e Drive Thru, como já vinha ocorrendo durante a quarentena. O uso de máscaras é obrigatório em todos os shoppings.

Em São José dos Campos, o CenterVale Shopping, que vai funcionar das 12h às 20h, seguirá apostando também no serviço de drive thru de forma permanente, pois considerou um sucesso no Dia das Mães. No sistema drive- thru, o cliente retira suas compras sem precisar sair do carro. Antes de serem entregues ao consumidor, todos os produtos são rigorosamente higienizados pelo vendedor, que efetua a entrega utilizando máscara de proteção. O local da retirada está devidamente identificado por uma comunicação visual e a carência do estacionamento é de três horas.

Por meio dos canais de comunicação do empreendimento - site, Instagram e Facebook – o consumidor pode consultar as marcas que estão trabalhando com vendas on-line, solicitar o catálogo, selecionar os produtos, combinar a forma de pagamento e agendar a retirada, que é feita no bolsão da Portaria G.

O empreendimento está se preparando para a retomada com um amplo protocolo de segurança que contempla medidas de biossegurança e prevenção com procedimentos de sanitização e desinfecção com produtos de higiene regulamentos pela Anvisa, controle de fluxo do shopping, obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individuais, além de pontos de álcool em gel e distanciamento social.

No Shopping Colinas, também em São José, a reabertura irá seguir todas as normas e diretrizes especificadas pelas autoridades, com medidas extras de proteção à saúde que serão adotadas. O funcionamento será de segunda à sexta-feira, das 12h às 20h. Por enquanto, não irá funcionar aos finais de semana.

Entre as ações previstas, estão medidas como controle de entrada e saída – por portas diferentes –, aferição de temperatura e uso de tapetes antibacterianos, entre outras. Além disso, o shopping já mantém torneiras, papeleiras e dispensers de sabão e álcool em gel automatizados. No estacionamento, o plano adotado prevê a utilização de vagas alternadas, mantendo uma distância segura entre os automóveis.

O ValeSul Shopping também vai funcionar das 12h às 20h, apenas nos dias de semana. Das mais de 4.000 vagas de estacionamento, apenas as que se localizam na avenida Andrômeda estarão à disposição dos clientes. Todos os portões de entrada ao shopping ficarão abertos, mas as vagas da avenida Cidade Jardim e do estacionamento coberto (incluindo o Valet) ficarão fechadas.

O Shopping Jardim Oriente, também em São José vai funcionar das 11h às 19h, de segunda a sexta-feira. Entre as diretrizes estão isolamento de 50% das vagas de estacionamento, limite de número de clientes por loja e incentivo para a continuação da venda online, demarcação no chão para orientar o distanciamento, medição de temperatura; obrigatoriedade do uso de máscara por lojistas, colaboradores, fornecedores e clientes, dispenseres de álcool em gel nos corredores e higienização permanente do prédio, móveis, corrimãos.

Além das várias medidas práticas o shopping que fica na região sul de São José desenvolveu uma cartilha de orientação para lojistas e colaboradores e está sendo feito um material de comunicação de cuidados e informações complementares também para os clientes.

JACAREÍ.

O Jacareí Shopping vai funcionar em horário ainda mais reduzido, das 14h às 18h, com aferição de temperatura na entrada dos clientes. Será uma porta específica para entrada e outra para saída, com controle de número de pessoas. O álcool em gel será disponibilizado em todos os corredores do shopping.

Segundo o centro de compras, a higienização do local será feita a cada duas horas nas áreas de contato, como botoeiras de elevador, escadas rolantes. Cinema e setor de lazer continuarão fechados.

TAUBATÉ.

O Taubaté Shopping também anunciou funcionamento das 12h às 20h, com restrição de 40% de sua capacidade total, além da obrigatoriedade do uso de máscaras. Serviços como empréstimos de carrinhos e fraldários seguem suspensos. Os clientes também terão a temperatura aferida na entrada – haverá uma porta apenas para entrada e outra apenas para saída.

“Trabalhamos intensamente em um plano para essa reabertura e estamos adotando práticas que visam a essa retomada consciente do funcionamento dos setores econômicos”, disse a gerente geral do Taubaté Shopping, Ana Cristina Ribeiro.

Também com funcionamento das 12h às 20h, o Via Vale Garden Shopping reabre nesta segunda e uma das novidades é que o pagamento do estacionamento ficará por conta do centro de compras.

OUTROS SHOPPINGS.

Em Caraguatatuba, o Serramar Shopping, único do Litoral Norte, vai funcionar das 14h às 18h, também respeitando as normas de isolamento.

O Pátio Shopping, em Pindamonhangaba, mantém as vendas por Drive Thru e ainda não informou oficialmente qual será o horário de funcionamento durante a flexibilização. O Buriti Shopping, em Guaratinguetá, e o Eco Valle Shopping, em Lorena, ainda não informaram como será o funcionamento a partir desta segunda-feira. Porém, durante a quarentena, eles vinham mantendo serviços de drive thru para os clientes.

Clipping de Notícias: 29/05/2020 Editoria: Cotidiano Veículo: Jornal Atos Caraguá reforça sistema de saúde para combater pandemia Prefeitura investe R$ 1,6 milhão na criação de leitos e compra de equipamentos; cidade registra seis mortes

A Prefeitura de Caraguatatuba avançou no processo de melhorias nas infraestruturas das UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento) ampliando o número de equipamentos e leitos destinados para o tratamento de vítimas do novo coronavírus (Covid-19). Enfrentando a situação mais crítica do Litoral Norte, o município contabiliza 157 casos confirmados da doença, sendo seis mortes.

Acompanhado por representantes da secretaria de Saúde, o prefeito Aguilar Junior (MDB) participou na manhã da última segunda-feira de uma visita técnica à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Centro, para acompanhar a abertura de 12 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), que contam com respiradores e demais equipamentos necessários para o atendimento de pacientes em estado grave.

O chefe do Executivo vistoriou também a reforma realizada no segundo andar da UPA do Centro, que começará a receber nesta semana as implantações de oitenta leitos de enfermaria, sendo que dez serão equipados com respiradores.

Além da implantação de vinte leitos de enfermaria na UPA do bairro Perequê Mirim, sendo três com respiradores, o prefeito anunciou ainda que nas próximas semanas serão entregues outros dois respiradores na UPA no bairro Massaguaçu.

As adequações e modernizações das três unidades são orçadas em cerca de R$ 300 mil.

De acordo com Aguilar, o principal objetivo da restruturação das unidades é que seus leitos sejam utilizados para o monitoramento e estabilização de pacientes vítimas do Covid-19. Desta maneira, seriam transferidos para a Casa de Saúde Stella Maris ou ao Hospital Regional somente os pacientes que estão em quadro de extrema gravidade. “Por isso pensamos na criação de leitos na estrutura já existente da UPA Centro. Fizemos as adaptações, compramos as camas e agora estamos instalando os leitos. Estamos montando as estruturas e espero que não haja necessidade de usarmos. Mas se precisarmos, todos os equipamentos estarão prontos para salvar vidas”, ressaltou o prefeito.

Em abril, o Município já havia investido cerca de R$ 1,3 milhão na implantação de 39 leitos na Santa Casa, sendo 7 de UTI e 32 de enfermaria.

A reportagem do Jornal Atos solicitou à Prefeitura de Caraguatatuba informações sobre o número total de leitos existentes na cidade praiana e a taxa de ocupação, mas nenhuma resposta foi encaminhada até o fechamento desta edição.

Preocupação – Liderando o número infectados pelo novo coronavírus no Litoral Norte, Caraguá registra até a tarde desta sexta-feira (29) 157 casos confirmados, sendo seis mortes e 92 pacientes recuperados. Outros seis moradores seguem internados nos hospitais da cidade e 53 em isolamento domiciliar. Além de um óbito, o Município aguarda os resultados dos exames de outros 82 casos suspeitos.

Clipping de Notícias: 29/05/2020 Editoria: Cidade Veículo: Repórter Litoral Beneficiários do CadÚnico devem consultar lista de contemplados do Programa “Alimento Solidário”

A Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania iniciou a entrega das cestas básicas provenientes do Programa Alimento Solidário do Governo do Estado.

Desenvolvido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, o programa Alimento Solidário presta apoio à população de baixa renda no enfrentamento da pandemia do coronavírus. A ação visa entregar cestas de alimentos a pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social. Foram contemplados beneficiários vinculados ao Cadastro Único (inscritos até março 2020) e com renda per capita de até R$ 89.

Neste primeiro lote, 959 cestas estão disponíveis para retirada em três locais:

CIEFI Adolfina Leonor Soares dos Santos | Av. Siqueira Campos, 1.257 – Sumaré;

CIEFI Profª Edna Maria Nogueira Ferraz | R. Benedito Fortunato, S/N – Perequê Mirim;

CIEFI Pedro João de Oliveira | Rua Benedito Serrado, 130, Tabatinga.

Para retirar a cesta, o beneficiário contemplado deverá comparecer ao local indicado na listagem, na data e horário determinado, apresentar o documento original (RG, CNH ou Carteira de Trabalho) e o Número de Identificação Social (NIS).

Na segunda-feira (01|06), uma nova lista será divulgada com a relação do 2º lote de beneficiários. Além do site da prefeitura, as listas serão afixadas nas Unidades Básicas de Saúde e no CRAS.

Ao total serão 4.965 cestas que serão entregues em 19 locais diferentes, de forma a facilitar o acesso da população e evitar aglomerações.

A diretora da Proteção Básica, Mariana Cestari, comenta que a procura foi baixa nesse primeiro dia de entrega. “Definimos um esquema de logística para viabilizar a entrega das cestas o mais rápido possível, pois entendemos que são famílias em situação de vulnerabilidade. É importante que os beneficiários consultem as listas e que os contemplados se dirijam ao local de entrega, na data e período indicado. As cestas serão entregues apenas para quem estiver na listagem do Governo do Estado”, disse.

Confira as listas com os nomes dos beneficiários, locais e datas de entrega das cestas nas UBS e nos CRAS.

Clipping de Notícias: 29/05/2020 Editoria: Política Veículo: Repórter Litoral Câmara Municipal se prepara para retomada das sessões legislativas

Em nova portaria assinada pelo Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Francisco Carlos Marcelino (Carlinhos da Farmácia), foi mantida a suspensão das atividades legislativas, atendendo as recomendações das autoridades de saúde e o laudo técnico de segurança do trabalho, em que recomenda a realização de sessões somente online. Os processos para a realização de sessões ordinárias por vídeo conferência serão finalizados nos próximos dias. A retomada dos trabalhos legislativos ocorrerá no dia 16 de junho (terça-feira), em horário regimental. Considerando que os casos do Novo Coronavírus no país ainda não estão contidos e que Caraguatatuba ainda apresenta crescimento nos números de infectados, a Câmara segue sem atendimento ao público. A manutenção da regularidade dos trabalhos se mantém preservada. Os funcionários continuam a desenvolver suas atividades por meio da modalidade “home office” e a disposição para comparecer a Câmara Municipal assim que solicitado. Havendo a necessidade de realização de sessão extraordinária para deliberação de projetos em caráter emergencial, a Mesa Diretora avaliará a possibilidade de que esta ocorra, convocando-se de imediata a sessão. Em regime especial, é autorizada a tramitação de informações, documentos, processos e despachos através do e-mail: [email protected]. Confira a portaria na íntegra.

PORTARIA Nº 194, DE 28 DE MAIO DE 2.020

Dispõe sobre a manutenção da suspensão das Sessões Legislativas da Câmara Municipal para iniciar a retomada de sessões on-line.

O VEREADOR FRANCISCO CARLOS MARCELINO, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CARAGUATATUBA, NO USO DAS ATRIBUIÇÕES QUE LHE SÃO CONFERIDAS POR LEI;

Considerando que os casos do Novo Coronavírus (COVID-19) no país ainda não estão contidos;

Considerando o pronunciamento pelo Governador do Estado de São Paulo, na data de ontem, estabelecendo medidas a serem tomadas para a retomada consciente das atividades;

Considerando que neste mesmo pronunciamento, o Governador do Estado de São Paulo, propõe etapas a serem cumpridas na retomada das cidades do Vale do Paraíba, observando os protocolos da saúde;

Considerando que esta Presidência vem, democraticamente, atendendo à solicitação firmado pela maioria absoluta dos Senhores Vereadores, em suspender as Sessões Ordinárias presenciais;

Considerando que esta Presidência atende ao laudo do Técnico de Segurança do Trabalho em que recomenda a realização, somente, de sessões legislativas on-line;

Considerando que os processos para a realização de sessões on-line será finalizado dentro de mais alguns dias;

Considerando, por fim, que a suspensão das sessões ordinárias presenciais mantenha-se por mais quinze dias, prazo final para iniciarmos as sessões on- line na data do dia 16 de junho, assim, mantendo preservada a segurança com a saúde de todos.

O VEREADOR FRANCISCO CARLOS MARCELINO, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CARAGUATATUBA, NO USO DAS ATRIBUIÇÕES QUE LHE SÃO CONFERIDAS POR LEI;

R E S O L V E:

I – Prorrogar até a data do dia 15 de junho a suspenção das atividades presenciais disciplinadas pela Portaria nº 191/20.

II – Retomar os trabalhos legislativos na data do dia 16 de junho, em horário regimental, através das sessões on-line. III – Havendo necessidade de realização de Sessão Extraordinária para deliberação de projetos em caráter emergencial, a Mesa Diretora avaliará a possibilidade de que esta ocorra, convocando-se de imediato a sessão. IV – Esta Portaria entra em vigor em 1º de junho de 2020, sendo mantidas, no que não confrontar, todas as disposições das Portarias Nº 189 a 193/20. V – Registra-se, publique-se e cumpra-se.

Gabinete da Presidência, 28 de maio de 2020.

Vereador Francisco Carlos Marcelino Presidente

Clipping de Notícias: 29/05/2020 Editoria: Polícia Veículo: Repórter Litoral Polícia Militar apreende cocaína e maconha no bairro Perequê- Mirim

Uma equipe da Força Tática da Polícia Militar de Caraguatatuba, deteve nesta madrugada de sexta-feira (28/05), uma mulher pelo crime tráfico de drogas, logo depois que o seu companheiro fugiu para se esconder na casa.

A ocorrência foi registrada por volta 02h57, quando a equipe avistou um indivíduo em atitudes suspeita, o qual ao perceber a presença da equipe correu para dentro de uma casa conseguindo se evadir pela janela dos fundos.

Na residência estava uma mulher, que se apresentou como companheira do acusado. Ainda no local foi localizada uma sacola com 813 tiras de maconha (1,757 Kg) e 430 eppendorfs de cocaína (0,504Kg) que a mulher informou ser de sua propriedade.

A mulher foi levada para a delegacia onde ficou presa à disposição da justiça e o seu companheiro foi indiciado por tráfico de drogas.

Clipping de Notícias: 30/05/2020 Editoria: Cidade Veículo: Repórter Litoral Divulgada lista de beneficiários do 2º lote de cestas do Programa “Alimento Solidário”

A Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, divulga a relação de usuários beneficiados pelo 2º lote de cestas do Programa Alimento Solidário do Governo do Estado.

Para retirar a cesta, o beneficiário contemplado deverá comparecer ao local indicado na listagem, na data e horário determinado, apresentar o documento original (RG, CNH ou Carteira de Trabalho) e o Número de Identificação Social (NIS).

Para as pessoas idosas, acamadas, com dificuldade de mobilidade ou consideradas do grupo de risco será permitida a retirada da cesta por outra pessoa, portando documento original próprio e da referência.

As entregas do 2º lote serão realizadas nos dias 1º, 2 e 3 de junho.

Clipping de Notícias: 30/05/2020 Editoria: Política Veículo: Repórter Litoral Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas do 1º quadrimestre

Técnicos da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba prestaram contas sobre todas as atividades realizadas e recursos financeiros investidos no 1º quadrimestre de 2020. A apresentação foi realizada nesta sexta-feira (29), na Câmara Municipal.

Participaram da audiência o secretário de Saúde, Amauri Toledo; a secretária adjunta Derci Andolfo; o coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, André Leandro; a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Caraguatatuba (Comus) e diretora de Planejamento, Priscila Meyer; o coordenador de projetos, Adriano Fernando Gazalli; e os vereadores Dennis Guerra, Eliseu Onofre da Silva (Ceará), Fernando Augusto da Silva Ferreira (Cuiú) e Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato), que presidiu a sessão.

O coordenador Adriano Gazalli apresentou os dados ao público. Foram realizadas 15.630 consultas especializadas (Centro de Especialidades Médicas – CEM e Porto Novo), 7.497 no AME, 4.281 na Casa de Saúde Stella Maris, 362 em outras cidades (São Paulo, Taubaté, São José dos Campos, etc.). Foram 11.298 exames na rede municipal, 2.351 no AME, 152 em outros municípios. Consultas e exames por meio de contratos com clínicas especializadas foram 3.182 e 2.313, respectivamente.

Chama atenção a taxa de absenteísmo, ou seja, as pessoas que deixaram de comparecer a consultas e exames. No Centro de Especialidades Médicas (Centro e Sul) faltaram 21,30% em consultas e 24,47% para exames. No AME foram registradas 22,01% em consultas e 23,04% em exames. Nas clínicas especializadas contratadas, 19,03% nas consultas e 20,15% em exames.

Também foram apresentados os dados de todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento e Centro de Especialidades Odontológicas, Centro de Referência da Mulher, Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI), Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), entre outros setores que compõem o atendimento do município.

Destaque para os gastos em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), equipamentos permanentes, materiais de consumo e medicamentos em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) que foram de R$ 1.341.297,60.

Na oportunidade, foram esclarecidas dúvidas quanto ao Plano de Contigência do Município no combate à Covid-19, contrato e aditamento de contrato com a Organização João Marchesi, Carreta da Saúde, compra e aplicação dos testes para detecção da doença – RT-PCR, SWAB e testes rápidos – aluguel de um tomógrafo, entre outras questões levantadas pelos vereadores.

Também foram gastos R$ 1.711.265,59 com aquisição de medicamentos da rede básica, de uso contínuo, alto custo e por ação judicial.

Ao final, o secretário Amauri Toledo fez questão de agradecer a todos os funcionários da secretaria que estão se desdobrando nos trabalhos de combate ao novo coronavírus com carga de trabalho exaustiva.

A prestação de contas atende ao Artigo 36 da Lei Complementar 141/2012, que dispõe sobre os valores mínimos a serem aplicados, anualmente, pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde; estabelece os critérios de rateio dos recursos de transferências para a saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas três esferas de governo.

Clipping de Notícias: 31/05/2020 Editoria: Cidade Veículo: Repórter Litoral Cruzeiro do Sul Educacional oferece mais de 50 cursos online gratuitos durante a quarentena

Por meio de sua marca que é referência em educação a distância, a Cruzeiro do Sul Virtual, os cursos oferecidos são ideais para quem deseja aproveitar o tempo de isolamento social para aprender novas habilidades e se qualificar profissionalmente

Em razão do novo coronavírus (Covid-19), muitos estudantes e trabalhadores de todo o Brasil estão em quarentena, isolados em suas casas para, assim, evitar uma maior disseminação da doença. Diante desse cenário, a Cruzeiro do Sul Educacional, por meio de sua marca que é referência em educação a distância, a Cruzeiro do Sul Virtual, disponibiliza mais de 50 cursos online gratuitos.

Contemplando diversas áreas de atuação, os cursos disponíveis são ideais para quem deseja aproveitar o tempo de quarentena para aprender novas habilidades e atualizar o currículo. Segundo o professor Carlos Fernando de Araújo Júnior, Pró-Reitor de Educação a Distância da Cruzeiro do Sul Virtual, “Em virtude do cenário atual, a iniciativa de promover cursos livres gratuitos vai ao encontro do nosso objetivo de impulsionar carreiras e proporcionar educação de qualidade, para que todos possam realizar e, principalmente, dar continuidade aos seus projetos de vida”, afirma.

Todos os cursos estão disponíveis em uma plataforma digital da Cruzeiro do Sul Virtual, que conta com vídeoaulas e material de apoio, desenvolvidos por seus professores. “Disseminar informação e conhecimento com as pessoas nesse momento tão delicado de incertezas, será essencial para reduzir os impactos quando tudo voltar ao normal”, avalia Carlos Fernando.

Dentre as 50 opções oferecidas, destacam-se: Analytics e Ambientes Virtuais na Educação, curso Preparatório OAB, Competências e Gestão de Talentos,

Design Thinking, Empreendedorismo, Fator Humano nas Organizações, Gestão por Processos, Liderança, Jogos para Dispositivos Móveis, Telejornalismo, Nutrição Ideal para o Exercício, entre outros.

Os cursos estarão disponíveis gratuitamente até o dia 30 de junho de 2020. Para se inscrever e saber mais informações, basta acessar o link.

Serviço:

Cursos livres e gratuitos

Inscrições e informações: maisconteudoparavoce.com.br

Clipping de Notícias: 29/05/2020 Editoria: saúde Veículo: Agora Vale Caraguatatuba atende cerca de 600 pessoas em situação de rua na pandemia de covid-19

Neste momento de pandemia do novo coronavírus e com a baixa temperatura, esse público fica ainda mais vulnerável

Desde o início da pandemia da covid-19, de março a maio, quase 600 atendimentos foram realizados com pessoas em situação de rua, desses, 510 foram de abordagens pela cidade e 82 por demanda espontânea diretamente no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); 21 pessoas foram encaminhadas à Casa Transitória. A Prefeitura de Caraguatatuba realiza, desde 2017, a campanha permanente "Não dê esmola, dê futuro". O objetivo é orientar a população local, temporária e as instituições sociais para que ajudem, mas também encaminhe para Casa Transitória ou acione as equipes de abordagem. Na Casa Transitória, a equipe fará uma avaliação para fornecimento de passagem de retorno à cidade de origem, alimentação completa, acompanhamento multiprofissional, além de tentativas de reintegração à sociedade. Se houver necessidade, encaminhamento para internação e ainda a regularização de documentos e benefícios. As equipes de abordagem são compostas por educadores sociais que percorrem a cidade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados. Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência, a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar no telefone 190. Ao deparar-se com pessoas em situação de rua, o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes da Casa Transitória ou do Creas que tomarão as devidas providências. Casa Transitória - Rua: Banco Itaú, 202 - Porto Novo | Telefone: (12) 3887- 6287 CREAS - Rua: Senador Feijó, 165 - Jardim Aruan | Telefone: (12) 3882-5236

Clipping de Notícias: 29/05/2020 Editoria: Saúde Veículo: Agora Vale

Coronavírus: 113 novas confirmações em um dia

Mais quatro pessoas faleceram por covid-19 de ontem para hoje na região A região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte registrou, nesta sexta-feira (29), 2.047casos de covid-19, entre eles, 84 são de mortes. São 113 novos casos de ontem para hoje. As cidades de São José dos Campos, Jacareí e Caraguatatuba confirmaram novos óbitos hoje. São quatro confirmações de morte de ontem para hoje na região. Duas em São José dos Campos, uma em Jacareí e outra em Caraguatatuba. No Brasil, ao todo foram 465.166 casos de covid-19 foram confirmados até o momento. Entre eles, 27.878 faleceram. Outros 247.812 ainda estão em recuperação. E 189.476 já estão plenamente recuperados. O índice de letalidade da doença está em 6 %. Confira o boletim completo abaixo.

Clipping de Notícias: 30/05/2020 Editoria: Saúde Veículo: Agora Vale

Decreto do Estado explica regras do Plano São Paulo Este decreto é o que vai orientar o plano de retomada econômica dos municipios

Ainda na sexta-feira (29) Governo de São Paulo publicou o decreto que instituiu oficialmente o Plano SP, criado a partir da atuação coordenada do estado com municípios, setores produtivos e a sociedade civil, para a retomada gradual e segura das atividades econômicas. A publicação traz todo o detalhamento técnico dos critérios e regras da retomada consciente da economia, prevista para ocorrer a partir de 1º de junho.

Algumas cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira ja anunciaram que vão seguir o Plano SP, mas com suas especificidades adaptando-o às demandas de cada uma, como São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, Pindamonhangaba, São Sebastião, Caraguatatuba, Guaratinguetá e Campos do Jordão.

O decreto publicado no Diário Oficial do Estado determina a avaliação periódica das condições epidemiológicas e da estrutura hospitalar em todo o território paulista, com detalhamento dos critérios usados em ambas as avaliações. As análises serão feitas pelo Centro de Contingência e ainda levarão em conta informações do SIMI-SP (Sistema de Informações e Monitoramento Inteligente) e orientações do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e das diretrizes emanadas da Secretaria de Estado da Saúde.

A aferição será feita de forma heterogênea e regionalizada, de acordo com as áreas de abrangência dos Departamentos Regionais de Saúde (DRSs) e Redes Regionais de Atenção à Saúde (RRAS). O texto recomenda uma abordagem específica para a capital que, em razão de sua dimensão, comporta capacidade estrutural e independente de saúde.

O Plano São Paulo determina, a partir das avaliações do Centro de Contingência, a classificação de cada região em um total de cinco fases: vermelha, laranja, amarela, verde e azul. Em cada nível há flexibilização controlada e escalonada de diferentes setores econômicos. O decreto também especifica regras sanitárias para estabelecimentos comerciais em cada uma das fases. Critérios técnicos

Há dois critérios para cálculo da fase de risco e enquadramento de cada

região: capacidade de resposta do sistema de saúde e evolução da epidemia.

O critério "Capacidade de Resposta do Sistema de Saúde" é composto pelos seguintes indicadores: (1) taxa de ocupação de leitos hospitalares destinados ao tratamento intensivo de pacientes com COVID-19; e (2) quantidade de leitos hospitalares destinados ao tratamento intensivo de pacientes com COVID-19 por 100 mil habitantes.

O critério "Evolução da epidemia" é composto pelos seguintes indicadores: (1) taxa de contaminação; (2) taxa de internação; e (3) taxa de óbitos. Os cálculos para cada um dos indicadores são detalhados no decreto.

Conheça o regramento para abertura dos estabelecimentos em cada uma das fases

Fase vermelha

Na fase vermelha, ficam liberadas apenas as atividades consideradas essenciais. Clique aqui e confira a lista completa.

Fase laranja

Na fase laranja, shoppings centers (com proibição de abertura das praças de alimentação), comércio de rua e serviços em geral podem funcionar com capacidade limitada a 20%, horário reduzido para quatro horas seguidas e adoção dos protocolos padrão e setoriais específicos. Fica proibida a abertura de bares e restaurantes para consumo local, salões de beleza e barbearias, academias de esportes em todas as modalidades e outras atividades que gerem aglomeração.

Fase amarela

Na fase amarela, shoppings centers (com proibição de abertura das praças de alimentação), comércio de rua e serviços em geral podem funcionar com capacidade limitada a 40%, horário reduzido para seis horas seguidas e adoção dos protocolos padrão e setoriais específicos. Adiciona-se à lista salões e barbearias, além de bares e restaurantes que estarão liberados apenas para atendimento ao ar livre. Academias e eventos que gerem aglomeração continuam com abertura suspensa.

Fase verde

Na fase verde, fica liberado o funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais e de serviços, incluindo academias e praças de alimentação dos shoppings, desde que com capacidade limitada a 60% e adoção dos protocolos

padrão e setoriais específicos. Ficam proibidos eventos que gerem aglomeração.

Fase azul

Retomada da economia dentro do chamado "novo normal".

Clique aqui e confira o decreto na íntegra.

Clipping de Notícias: 29/05/2020 Editoria: Região Veículo: Ubatuba Acontece

Prefeitura de Caraguatatuba instala novas lixeiras nas orlas das praias

Com o objetivo de deixar as praias mais limpas em tempo que a saúde é muito importante, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Urbanismo e Obras Públicas, vai instalar 116 conjuntos de lixeiras ao longo da orla do município. Os trabalhos tiveram início na Avenida Arthur Costa Filho (Avenida da Praia), no Centro e devem seguir para Martim de Sá, Jardim Aruan, Indaiá, Prainha, Lagoa, Flecheiras, Palmeiras e Tabatinga. A previsão é que todas estejam prontas em até 20 dias. O conjunto vai comportar espaço para lixo orgânico. Ele é feito com aço e revestido com eucalipto. É muito mais robusto e maior para evitarem o vandalismo como ocorreu com as outras lixeiras. Ele também tem capacidade de acondicionar mais lixo, evitando que as pessoas joguem no chão ou simplesmente caia fora do recipiente por estarem cheios.

Clipping de Notícias: 30/05/2020 Editoria: Negócios Veículo: Ubatuba Acontece

Prefeitura publica hoje no Diário Oficial Decreto que estabelece critérios e procedimentos para a retomada das atividades econômicas de Caraguatatuba

Foi publicado hoje (30/5) no Diário Oficial do Município o Decreto 1.266/2020, que estabelece os critérios e procedimentos para a retomada segura e gradativa das atividades econômicas de Caraguatatuba a partir de 1º de junho (segunda-feira). O documento está em consonância com as fases estabelecidas no Plano São Paulo do Governo Estadual. A cidade de Caraguatatuba foi inserida na Fase 2 (laranja) e com isso foram liberadas as atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércios e shoppings. Os estabelecimentos liberados deverão observar todas as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária.

Essas atividades funcionarão com redução de atendimento para quatro horas seguidas (14h às 18h) de segunda a sábado, exceto para estabelecimentos religiosos que poderão funcionar aos domingos por tradição. É vedada a realização de eventos e promoções. Além disso, o número de consumidores no interior do estabelecimento comercial e de prestação de serviço deverá ser limitado para até 20% da sua capacidade, os quais devem ser atendidos sempre individualmente por um funcionário. Além disso, o decreto sugere a criação de horários exclusivos para o atendimento de clientes do chamado grupo de risco, como idosos. Outras regras Os estabelecimentos liberados deverão observar, além das normas da Vigilância Sanitária, regras como a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual por todos os colaboradores e consumidores no interior do estabelecimento e eventuais filas internas e externas. Pelo decreto, deverá ser mantido pelo menos um colaborador, identificado na

entrada do estabelecimento, com a atribuição de organização de fila externa, bem como orientação quanto à distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas e higienização das mãos. Na entrada e saída, assim como, no interior do estabelecimento, deverão ser disponibilizados meios adequados para higienização das mãos dos consumidores e colaboradores, como álcool em gel 70% ou pia com água e sabão. As filas internas dos caixas para pagamentos e balcões de atendimento aos consumidores, deverão ser organizadas com fitas de isolamento ou marcação indicativa no chão de posicionamento das pessoas, observando-se a distância mínima de 1,5 metro entre os consumidores. Todas as máquinas de cartão de crédito e de débito deverão ser revestidas com filme plástico e ter o teclado higienizado imediatamente após a utilização por cada consumidor, garantindo que ele mesmo introduza e retire o seu cartão das máquinas. É obrigatória a limpeza e desinfecção frequente dos sistemas de ar condicionado, a garantia de circulação de ar com, no mínimo, uma porta ou janela abertas. Os caixas e guichês deverão ter preferencialmente proteção de vidro ou policarbonato para separar funcionários de consumidores. Setor a Setor De acordo com o decreto, as administradoras responsáveis por shoppings deverão acompanhar a abertura dos estabelecimentos conforme a modulação do Plano São Paulo, se responsabilizar pelo fiel cumprimento das normas de Vigilância Sanitária e do decreto em vigor nas dependências das suas áreas comuns, ficando proibida a abertura da Praça de Alimentação, bem como a realização de eventos de qualquer natureza dentro das dependências dos shoppings. As imobiliárias e escritórios deverão realizar atendimento individual, com agenda de horário de forma não presencial. As concessionárias deverão realizar o atendimento de cada cliente com o acompanhamento de um funcionário, higienizando os locais de manuseio de clientes nos veículos, utilizar o revestimento de filme plástico, manter os vidros abertos dos veículos em exposição e realizar test-drives somente com um cliente por vez sempre com os vidros dos veículos abertos. As marinas devem descer os barcos somente com horários agendados, ficando vedada a utilização de áreas comuns pelos consumidores. Os hotéis, pousadas, edifícios e condomínios devem restringir totalmente a utilização de suas áreas comuns, limitando o número de pessoas em elevadores para no máximo uma pessoa de cada vez, salvo membros da mesma família, intensificando as ações de limpeza, higiene, prevenção, conscientização e informação da Covid-19. O comércio realizado em feiras livres deve ser organizado com espaçamento mínimo de 1,5 metro entre barracas, ficando vedada e degustação de alimentos no local, bem como a utilização de mesas e cadeiras.

Os cultos e reuniões religiosas deverão ocorrer com a redução da sua capacidade ocupacional para 20%, com a utilização de máscaras por todos, vedação de qualquer contato físico, mantendo portas e janelas abertas para a ventilação do ambiente e desinfecção do piso e das cadeiras após o término de cada encontro, devendo cada instituição religiosa fixar o nome do líder constituído, que deverá ficar responsável por todos os efeitos legais e sanitários da respectiva normativa. Os velórios e sepultamentos realizados nos cemitérios municipais deverão ter duração máxima de uma hora, podendo permanecer no local até 10 pessoas respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, desde que o óbito não tenha ocorrido em razão da Covid-19, ou seja, caso suspeito. As demais atividades consideradas não essenciais e não elencadas neste decreto permanecem com o funcionamento apenas do sistema delivery, drive thru e take away. O descumprimento das regras poderá gerar a aplicação de multa no valor de 1.000 VRMs ou R$ 3.570,00, além de medidas e sanções cabíveis, de natureza civil, administrativa e penal. A reincidência será punida com aplicação de multa em dobro a cada reincidência e até cassação imediata do Alvará de Funcionamento. Outras medidas Mesmo não constando no decreto, ficou estabelecido que as repartições públicas, exceto as unidades escolares, deverão abrir para atendimento ao público das 10h às 14h. O expediente dos servidores públicos municipais continuará de seis horas. Os servidores do grupo de risco permanecerão em home office. A Prefeitura de Caraguatatuba irá solicitar a empresa de transporte coletivo o reforço de ônibus nos horários de pico de circulação das linhas a partir da próxima segunda-feira (01/06). Avaliação O decreto foi confeccionado com base no relatório apresentado pela Comissão de Retomada Econômica criada na cidade através de decreto 1.250, assinado pelo prefeito Aguilar Junior em 30 de abril de 2020. O levantamento das informações foi baseado no Plano São Paulo e da Fiesp e o grupo realizou seis reuniões on line/presencial até chegar a versão final que foi entregue à Prefeitura. A comissão é composta por representantes das Secretarias de Saúde, Assuntos Jurídicos, Comunicação Social, Fazenda, Urbanismo, Educação, Turismo, Desenvolvimento Social e Cidadania, Fundo Social de Solidariedade, Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, além da Câmara Municipal, Associação Comercial e Empresarial, Conselho de Turismo, Associação de Hotéis e Pousadas, Associação de Quiosques, Academias, Marinas, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Sindicato dos Comerciários, Contadores, Corretores de Imóveis, Polícia Militar, Shopping Serramar, Caraguá Praia Shopping, Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos e Diocese de

Caraguatatuba. O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, elogiou o processo democrático na elaboração do Plano de Retomada Econômica. “Nosso plano é baseado em estratégias de cautela, segurança e respeito às realidades de cada segmento, mas precisamos entender que todos os cuidados ainda são extremamente necessários. Estamos comprometidos com uma retomada que se mostra viável para nossa economia e que não perca, em momento algum, o foco primordial que é a preservação de vidas. A retomada tem que ser segura e gradativa”, cita.

Clipping de Notícias: 30/05/2020 Editoria: Pollícia Veículo: Ubatuba Acontece

Casal é preso com drogas, nesta madrugada, no bairro Poiares em Caraguatatuba

Registramos a chegada de um novo link da Comunicação Social da Polícia Militar do Litoral Norte SP, relatando uma operação concretizada na cidade de Caraguatatuba, onde foi preso um casal, pelo crime de envolvimento com o tráfico de drogas. Na linguagem policial você tem os detalhes desta ocorrência em cima do fato aqui na Conexão Policial. Na madrugada deste sábado (30) foi desencadeada uma operação conjunta com as equipes de Força Tática do 20°Batalhão de Polícia Militar do Interior pelo bairro Poiares em Caraguatatuba, quando um casal foi abordado e localizado com eles R$ 50,00 reais, várias porções fracionadas de maconha mais um tijolo da mesma droga prensada. Em consequência foi dada voz de prisão em flagrante por tráfico de drogas aosdois e recolhidos à cadeia pública. Com informações da COMUNICAÇÃO SOCIAL DO 20°BPM/I

Clipping de Notícias: 30/05/2020 Editoria: Negócios Veículo: Ubatuba Acontece

Plano de Retomada Econômica de Caraguatatuba tem início nesta segunda-feira

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, anunciouas regras de isolamento seletivo, com permissão de flexibilização no funcionamento de atividades econômicas do município a partir de 1º de junho. Trata-se do Plano de Retomada Econômica de Caraguatatuba. A cidade foi classificada pelo Governo do Estado na Fase 2 no Plano de Retomada Consciente, onde está inserida a Região da Diretoria Regional de Taubaté. A definição de fases leva em conta a média da taxa de isolamento, o número de casos confirmados/óbitos e a estrutura hospitalar para acolher pacientes neste momento da pandemia. Com isso, a cidade de Caraguatatuba poderá flexibilizar as atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio, shopping center, além da construção civil que já estava liberada. Essa flexibilização já está contida no Plano de Retomada Econômica de Caraguatatuba. O decreto foi confeccionado com base no relatório apresentado pela Comissão de Retomada Econômica criada na cidade através de decreto 1250, assinado pelo prefeito Aguilar Junior em 30 de abril de 2020. O levantamento das informações foi baseado no Plano São Paulo e da Fiesp e o grupo realizou seis reuniões on line/presencial até chegar a versão final que foi entregue à Prefeitura com dados até 22 de maio. A comissão é composta por representantes das Secretarias de Saúde, Assuntos Jurídicos, Comunicação Social, Fazenda, Urbanismo, Educação,

Turismo, Desenvolvimento Social e Cidadania, Fundo Social de Solidariedade, Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, além da Câmara Municipal, Associação Comercial e Empresarial, Conselho de Turismo, Associação de Hotéis e Pousadas, Associação de Quiosques, Academias, Marinas, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Sindicato dos Comerciários, Contadores, Corretores de Imóveis, Polícia Militar, Shopping Serramar, Caraguá Praia Shopping, Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos e Diocese de Caraguatatuba. O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, elogiou o processo democrático na elaboração do Plano de Retomada Econômica. “Nosso plano é baseado em estratégias de cautela, segurança e respeito às realidades de cada segmento, mas precisamos entender que todos os cuidados ainda são extremamente necessários. Estamos comprometidos com uma retomada que se mostra viável para nossa economia e que não perca, em momento algum, o foco primordial que é a preservação de vidas. Agora é um desafio e a responsabilidade é de todos”, cita. Os comércios liberados terão de atender todas as normas estabelecidas pelos técnicos da Vigilância Sanitária do Município, como distanciamento mínimo, controle de acesso, uso de máscaras e álcool em gel, entre outros itens. Os critérios de funcionamento de cada segmento serão publicados em decreto municipal até o final de semana no Diário Oficial do Município. Saiba mais sobre o Plano Estratégico de Retomada Econômica de Caraguatatuba aqui O Plano São Paulo de Retomada Consciente também pode ser consultado aqui Proibidas Continuam proibidas nesta fase, ou seja, pelo menos até o dia 15 de junho, o funcionamento das seguintes atividades: bares, restaurantes e similares, salões de beleza, academias, teatros, cinemas, além da realização de eventos esportivos e culturais. A flexibilização deverá ser decidida pelo Estado, quando a Região da Diretoria Regional de Saúde Taubaté mudar da fase 2 para a fase 3. O prefeito Aguilar Junior vai solicitar ao Estado que a avaliação dos dados não sejam feitos como Região Metropolitana do Vale, mas sim apenas como Região do Litoral Norte. “Nossos índices são bons, assim como os municípios do Litoral Norte. A ideia é tentar antecipar que os outros serviços sejam liberados antes do previsto”.

Clipping de Notícias: 29/05/2020 Editoria: Notícias Veículo: Rádio Oceânica Ressaca é prevista para a região

O alerta é da Marinha para a partir do final desta sexta, 29, para todo o Litoral Norte, onde as ondas podem chegar a três metros de altura

Divulgação

É certo que o movimento será inexpressivo na região neste próximo fim de semana. Não só em razão do isolamento social e das restrições impostas pelo poder público e igualmente pelo voluntariado das próprias comunidades para não haver frequência nas praias. Ainda assim, um fato preocupa as autoridades, não bastasse a pandemia de coronavírus. É que a Marinha do Brasil emitiu nesta quarta 28, um alerta para a formação de ressacas e ondas de até três metros nas praias. De acordo com o informativo, a ressaca deve atingir as quatro cidades do Litoral Norte paulista, até a cidade de Santos, e também a região de Arraial do Cabo, no estado do . Ainda segundo a Marinha, a ressaca deve atingir a região até o final desta sexta-feira. E de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a temperatura em Caraguatatuba nestes dois dias fica entre 14 e 15 graus de mínima, e 25 e 24 graus de máxima. A probabilidade de chuva é apenas de 5%.

Clipping de Notícias: 29/05/2020 Editoria: Notícias Veículo: Rádio Oceânica A pandemia no Litoral Norte

Chegou a 600 o número de casos confirmados por covid-19

Marcelo Bacellar | OceânicaFM

A Rádio Oceânica acompanha todos os dias a pandemia em todo o Litoral Norte, a partir de informações fornecidas pelas prefeituras. O total de casos confirmados em Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela chegou a 600, com doze mortes causadas pelo novo vírus. Caraguatatuba tem seis mortes por Covid-19, registra atualmente 157 casos confirmados e investiga outros 82. Em São Sebastião continua ocorrendo o maior número de infectados. São 344 casos com quatro mortes causadas pela doença. Em Ilhabela há uma morte causada pela doença. O arquipélago confirma 46 casos de contaminação e dois aguardando resultados. Ubatuba tem uma morte por coronavírus. A cidade confirma 53 casos com quatorze sob investigação.

Clipping de Notícias: 30/05/2020 Editoria: Notícias Veículo: Rádio Oceânica Números da pandemia no Litoral Norte

São mais de 600 confirmações de Covid-19 além de 14 mortes

Marcelo Bacellar | OceânicaFM

A Rádio Oceânica acompanha todos os dias a pandemia no Litoral Norte, a partir de informações fornecidas pelas prefeituras das quatro cidades. O total de casos confirmados em Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela é de 609, com 14 mortes. Caraguatatuba tem seis mortes por Covid-19, registra atualmente 158 casos e investiga outros 94. A cidade de São Sebastião continua com o maior número de infectados. São 349 e cinco mortes causadas pela doença. Em Ilhabela há duas mortes causadas pelo novo vírus. O arquipélago confirma 48 casos de contaminação e cinco aguardam resultado. Ubatuba tem uma morte por coronavírus e outra aguarda confirmação. A cidade tem 54 casos com 15 em investigação.

Clipping de Notícias: 29/05/2020 Editoria: Saúde Veículo: SP Rio+ Vale do Paraíba passa dos 2 mil casos de coronavírus Ao todo, a região já concentra 81 mortes confirmadas

Um dia após o anúncio de flexibilização e retomada das atividades econômicas, a RMVale ultrapassou a barreira dos 2.000 casos do novo coronavírus. Ao todo, a região também já concentra 81 mortes confirmadas e outras 27 suspeitas.

Os dados são de levantamento diário feito por OVALE com base nos boletins epidemiológicos divulgados pelas 39 cidades da região, e mostram que o Vale atingiu 2.058 casos. Quem lidera o número de casos é São José dos Campos, com 794 diagnósticos positivo e outros 789 casos ainda em apuração. Já são 34 mortes no município, que, nesta quinta-feira, viu o prefeito Felicio Ramuth (PSDB) anunciar as regras para flexibilização do comércio. A lista segue com São Sebastião (344), Jacareí (165), Caraguatatuba (155) e Taubaté (129). Das 39 cidades da região, apenas cinco não possuem casos positivos da doença. Já entre as mortes confirmadas, além das 34 em São José, são 11 em Jacareí; seis em Caraguá; quatro cada em Taubaté, Lorena e São Sebastião; três em Pindamonhangaba e Santo Antônio do Pinhal; duas em Cruzeiro; e uma cada em Caçapava, Ubatuba, Campos do Jordão, Ilhabela, Santa Branca, São Luiz do Paraitinga e Jambeiro. A RMVale está na chamada fase dois do planejamento do governo do Estado para reabertura das atividades comerciais. A partir da próxima segunda-feira, 1º de junho, poderão funcionar atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios e o comércio em geral, incluindo shopping centers, com normas específicas.

Clipping de Notícias: 29/05/2020 Editoria: Cidades Veículo: SP Rio+ Marinha alerta para ressaca e ondas de até três metros no Litoral Norte

A Marinha do Brasil emitiu um alerta para a formação de ressacas e de ondas de até três metros nas praias do Litoral Norte. A previsão é a de que os fenômenos possam ocorrer até sexta-feira (29). De acordo com o informativo, a ressaca deve atingir a região de Arraial do Cabo (RJ) até a cidade de Santos (SP), passando por todas as cidades do Litoral Norte.

PREVISÃO De acordo com o Cptec-Inpe, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba devem registrar máximas de até 25ºC na sexta-feira e mínima de 14ºC.

Clipping de Notícias: 30/05/2020 Editoria: Economia Veículo: SP Rio+ Vale do Paraíba fecha 18 mil vagas de emprego no ano

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados na última semana pelo Ministério da Economia, mostram que a pandemia do novo coronavírus fez a região registrar no quadrimestre o pior resultado na geração de emprego de toda a série histórica, iniciada há 14 anos. Com forte queda a partir do mês de março, acentuada ainda mais em abril, a região fechou o quadrimestre iniciado em janeiro com 18.050 vagas fechadas. Para efeito de comparação, no primeiro quadrimestre de 2009, ano em que o Brasil sofreu os maiores reflexos da crise econômica mundial de 2007-2008, a região fechou 3.730. Ou seja, o prejuízo provocado pela pandemia foi quase cinco vezes pior. Até então, na série histórica iniciada em 2007, os piores resultados do quadrimestre haviam sido registrados em 2015 e 2016, como reflexo de uma nova crise financeira que começou em 2014. Em 2015, de janeiro a abril, a região fechou 6.077 postos de trabalho. No mesmo período em 2016 foram encerradas 6.422 vagas de emprego.

MESES A região havia começado 2020 no azul. Após resultado negativo em dezembro de 2019, quando fechou 2.339 vagas, teve saldo positivo em janeiro (24) e fevereiro (1.520) desse ano. Em março, mês em que a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou a pandemia mundial e o governo estadual decretou a quarentena, tudo começou a desmoronar. Nesse mês, foram fechados 6.921 postos de trabalho na região. Em abril, o resultado foi ainda pior, com 12.673 vagas encerradas. O mês de abril de 2020 também registrou o pior resultado da região na série histórica. Até então, desde 2007, a pior marca do mês havia sido atingida em 2016, com saldo negativo de 922 vagas.

REGIÃO Em abril de 2020, apenas duas das 39 cidades da região não tiveram saldo negativo: Redenção da Serra, que abriu cinco vagas, e Arapeí, que teve saldo zerado. Maior município da região, São José dos Campos somava 1.069 vagas abertas entre janeiro (saldo de 502) e fevereiro (567). Em março, a cidade já teve saldo negativo de 2.144 postos de trabalho. Em abril, o resultado foi ainda pior, com 3.992 vagas encerradas. No acumulado do quadrimestre, o município tem saldo negativo de 5.067 postos de trabalho. Em Taubaté, segunda maior cidade da região, o cenário é ainda mais desolador. Mesmo antes da pandemia, o saldo já era negativo. No primeiro bimestre, o município já havia fechado 470 vagas de emprego, com resultados negativos em janeiro (322) e fevereiro (148). Em março, a curva de queda foi acentuada, com o encerramento de 779 postos de trabalho. Em abril, foram mais 1.961 vagas perdidas. Ou seja, apenas no primeiro quadrimestre, Taubaté soma um saldo negativo de 3.210. Na terceira maior cidade da região, Jacareí, o cenário é semelhante ao de São José. Nos primeiros dois meses do ano, janeiro (107) e fevereiro (354), o saldo ainda era positivo, com a abertura de 461 postos de trabalho. Em março, a tendência mudou, com o encerramento de 832 vagas de emprego. Em abril, tudo piorou, com o fechamento de mais 1.044 postos. No acumulado do quadrimestre, 1.415 vagas foram encerradas no município. Outras 14 cidades da região fecharam mais de 100 vagas de emprego apenas no mês de abril: Ubatuba (732), Aparecida (712), Guaratinguetá (608), Caraguatatuba (510), Caçapava (496), Pindamonhangaba (433), Campos do Jordão (418), Ilhabela (412), São Sebastião (353), Lorena (142), Roseira (141), Cruzeiro (133), Paraibuna (113) e Jambeiro (102).

País fechou 763 mil postos de trabalho no quadrimestre, segundo os dados No cenário nacional, o país fechou 763.232 empregos com carteira assinada de janeiro a abril, segundo os dados do Caged. Assim como na região, o saldo foi positivo em janeiro (113.155) e em fevereiro (224.818), mas ficou negativo a partir de março, quando foram encerrados 240.702 postos de trabalho. Em abril, primeiro mês totalmente afetado pela pandemia do coronavírus, foram encerrados 860.503 postos de trabalho. O resultado de abril é o pior do mês desde o início da série histórica, que com dados nacionais foi iniciada no ano de 1992. Antes, o pior resultado de abril havia sido registrado em 2015, quando o saldo ficou negativo em 97.828.

Clipping de Notícias: 01/06/2020 Editoria: Saúde Veículo: SP Rio+ Flexibilização da quarentena começa a valer hoje no Vale do Paraíba As cidades da região poderão reabrir alguns comércios, desde que cumpram as normas de segurança e higiene

As cidades da RMVale iniciam nesta segunda-feira a flexibilização do comércio, segundo decreto editado pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), durante a semana. O chamado ‘Plano SP’ divide o estado em várias fase e o Vale do Paraíba está na ‘fase 2’ (da escala de 1 a 5 – a 5 seria a liberação total da quarentena). Nem todas as regiões, porém, adotaram a flexibilização. Em , por exemplo, a reabertura gradual só começa a partir do dia 8 de junho, por conta do grande número de casos de coronavírus. Na cidade de São Paulo, epicentro da doença no país, a volta está prevista apenas para daqui a 15 dias. Neste primeiro momento, as cidades da região poderão reabrir alguns comércios, desde que cumpram as normas de segurança e higiene determinadas pelo decreto estadual. Assim, cada prefeitura editou seu próprio decreto, segundo essas recomendações. A partir desta segunda, os shoppings centers estão liberados para funcionar. Assim com os demais ramos de comércio, só estão autorizados a funcionar durante a semana (exceto os essenciais, como supermercados, farmácias e postos de combustíveis, que já estavam liberados). Finais de semana e feriados seguem com os comércios fechados. Concessionárias e lojas de veículos, escritórios em geral, imobiliárias, estão liberados a partir desta segunda fase, mas com restrições. Cada cidade fez um decreto adaptado a uma necessidade específica. Em São José dos Campos, por exemplo, o decreto da prefeitura cita o calçadão da rua 7 de Setembro e o comércio da rua 15 de Novembro. Em Taubaté, cita

camelódromos e o shopping popular – todos liberados a partir desta segunda- feira. Os hotéis também estão liberados para funcionar, mas com 20% de sua capacidade – em Campos do Jordão, por exemplo, existe uma expectativa de movimentação por conta período de inverno. O decreto do estado, que é seguido pelas cidades, estabelece obrigações como utilização de máscara descartável ou de tecido por todos os funcionários e clientes; disponibilização de frasco com álcool em gel 70% na entrada e na saída do estabelecimento. Nesta fase laranja, os que estão autorizados a funcionar terão capacidade limitada a 20%, horário reduzido para quatro horas seguidas e adoção dos protocolos padrão e setoriais específicos. Fica proibida a abertura de bares e restaurantes para consumo local, salões de beleza e barbearias, academias de esportes em todas as modalidades e outras atividades que gerem aglomeração.

VETADOS Ainda não podem funcionar estabelecimentos como academias, salões de beleza, teatro, cinema e eventos esportivos ou qualquer evento que gere aglomeração. Esses dois últimos só poderão ser liberados na fase 5, a última (salões de beleza e academia abrem na fase 3).