COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA REQUERIMENTO N°___DE 2019 (Da Sra. SÂMIA BOMFIM)

Requer seja convidada a Exma. Sra. Deputada Federal , o Exmo. Sr. Deputado Federal Eduardo Bolsonaro, o Exmo. Sr. Senador da República Flávio Bolsonaro e o Exmo. Sr. Vereador da cidade do Rio de Janeiro , para prestarem esclarecimentos sobre a alegação de uma suposta rede profissional de perfis falsos nas redes sociais para propagação de fake news e difamação de opositores, recentemente divulgado pela Exma. Sra. Deputada Federal Joice Hasselmann em entrevistas concedidas a veículos de imprensa.

Senhor Presidente,

Requeiro a V. Exa, com base no art. 50 da Constituição Federal e nos termos do Regimento Interno, que, ouvido o Plenário, se digne adotar as providências necessárias para convidar a Exma. Sra. Deputada Federal Joice Hasselmann, o Exmo. Sr. Deputado Federal Eduardo Bolsonaro, o Exmo. Sr. Senador da República Flávio Bolsonaro e o Exmo. Sr. Vereador da cidade do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro, para prestarem esclarecimentos sobre a alegação de uma suposta rede profissional de perfis falsos para propagação de fake news e difamação de opositores do Exmo. Sr. Presidente da República , recentemente divulgado pela Sra. Joice Hasselmann em entrevistas concedidas a veículos de imprensa.

JUSTIFICATIVA

Conforme anunciado pela ex-líder do governo no Congresso Nacional, Sra. Joice Hasselmann, em diversos veículos de imprensa nesta semana, os filhos do Exmo. Sr. Presidente República manteriam uma rede de perfis falsos nas redes sociais para propagação de fake News e difamação de opositores, mantida por uma rede de funcionários sob seu comando. De acordo com a Deputada, parte desse sistema funciona dentro do gabinete do Exmo. Sr. Presidente da República, no Palácio do Planalto, havendo "dentro do Palácio do Planalto", "no gabinete do presidente", um grupo responsável por produzir materiais1.

De acordo com a Deputada Joice Hasselmann, a atuação do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), e do vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) se daria por meio de ao menos 20 perfis no Instagram que alimentam uma rede propulsora de informações. Essa rede chegaria a 1.500 páginas e perfis, configurando uma "milícia digital", nas palavras da parlamentar, que envolveria também o Facebook e o Wathsapp.

Tais alegações foram feitas no programa “Roda Viva”2, da TV Cultura, ao portal UOL3 , à Globo News, ao G1, bem como nas próprias redes sociais da parlamentar. Tratam-se de acusações graves, no âmbito da competência temática desta Comissão Permanente, que merecem maiores esclarecimentos.

Por todo o exposto, faz-se indispensável que os Exmos. Srs. Parlamentares aqui citados sejam convidados para prestarem esclarecimentos a esta Casa e este colegiado sobre tais denúncias, para o qual peço o apoio dos nobres pares para sua aprovação.

Sala das Comissões, 22 de outubro de 2019.

______SÂMIA BOMFIM Deputada Federal PSOL/SP

1 https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/10/22/joice-hasselmann-diz-que-assessores-de-bolsonaro-e- filhos-atuam-nas-redes-sociais-com-perfis-falsos.ghtml 2https://www.youtube.com/watch?v=QP1dWztvRVQ 3 https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/10/21/joice-hasselmann-bolsonaro-campanha- fake-news-mensagens-rede.htm