UE NAQ LMA A NO S DE * A ESTAMO 4 VOLTA! #11 NESSA EDIÇÃO: VAMOS CONHECER MAIS SOBRE A ZONA NORTE DA CIDADE DO nossa equipe

ANA CAROLINA LUENE

COORDENADORAS DA EQUIPE

DENISE

PROFESSORA DE MATEMÁTICA (401 E 403) PROFESSORA DE CIÊNCIAS (401)

EDGAR

PROFESSOR DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS (401, 402, 403 E 404)

ÉRIKA

PROFESSORA DE ESTUDOS SOCIAIS (401, 402, 403 E 404)

EVA

PROFESSORA DE MATEMÁTICA (402 E 404) PROFESSORA DE CIÊNCIAS (402)

RAFAELA

PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA (402 E 404) PROFESSORA DE CIÊNCIAS (404) nessa edição...

APRESENTANDO O TEMA PÁG 5

DICAS CULTURAIS PÁG 9

PERSONALIDADES PÁG 11

VOCÊ SABIA? PÁG 14

QUE BICHO É ESSE? PÁG 16

PASSATEMPO PÁG 17 FUNDO DO BAÚ PÁG 18

FIQUE LIGADO(A)! PÁG 19

POETIZE-SE PÁG 22

HORA DA MÃO NA MASSA PÁG 24

ENTREVISTA PÁG 25

PLAYLIST PÁG 26

MURAL DE FOTOS PÁG 29 APRESENTANDO O TEMA

Olá, pessoal!!! Nessa edição, continuaremos falando sobre a cidade do Rio de Janeiro. Mais especificamente sobre uma área caracterizada por sua arquitetura antiga, porém com beleza e cultura únicas: a Zona Norte!

5 A área mais populosa do município do Rio de Janeiro é a Zona Norte, com 42% da população do município. A maior densidade demográfica (10.185 hab/km2) também se situa na Zona Norte.

Densidade demográfica: é um termo usado na Geografia para apontar quantas pessoas vivem por quilômetro quadrado. É pela densidade demográfica que podemos saber se uma área é muito ou pouco povoada.

Zona Norte

ZONA NORTE

CENTRO E ZONA OESTE ZONA SUL

6 Bairros da Zona Norte

Abolição - Acari - Água Santa - - - Anchieta - Andaraí - Bancários - - Benfica - Bento Ribeiro - - Brás de Pina - - - Campinho - Cascadura - Cavalcante - Cidade Universitária - Cocotá - Coelho Neto - Colégio - - - - Encantado - - - - - Fazenda - da Ilha - Galeão - Grajaú - Guadalupe - Higienópolis - Honório Gurgel - Inhaúma - Irajá - Jacaré - Jardim América - - - - Madureira - Maracanã - - Maria da Graça - - Moneró - Muda - Olaria - Oswaldo Cruz - - - Parque Colúmbia - - Penha - - Piedade - - Pitangueiras - Portuguesa - Praça da Bandeira - - Quintino Bocaiúva - Ramos - Riachuelo - Ribeira - - Rio Comprido - Rocha - - Sampaio - São Cristóvão - São Francisco Xavier - Tauá - - Todos os Santos - Tomás Coelho - Turiaçu - - Vasco da Gama - - Vicente de Carvalho - - - Vigário Geral - - Vila Kosmos - Vista Alegre -Zumbi

No século XVIII, a região que corresponde à Zona Norte era a maior área fornecedora de plantações de açúcar, frutas e hortaliças, na cidade do Rio de Janeiro. Essa grande atividade mercantil deu origem a bairros, como Madureira, Pavuna, Irajá e Anchieta. Em meados do século XIX, a utilização da Estrada de Ferro D. Pedro II, que inicialmente ligava o Centro até Queimados, intensificou a ocupação da Zona Norte.

No final do século XIX, uma linha auxiliar chamada Estrada de Ferro Rio D'Ouro chegou até a Pavuna. No final da década de 30, o número de indústrias perto das linhas férreas cresceu. Com isso, as áreas comerciais e residenciais da região também tiveram um aumento 7 considerável. Em 1903, o prefeito Pereira Passos, realizou reformas no Centro da cidade do RJ, a fim de deixar essa área mais parecida com a Europa. Dessa forma, o proletariado do Centro foi expulso de lá. Estima-se que durante o mandato de Pereira Passos cerca de 14.000 pessoas foram desalojadas, no processo chamado "bota-fora". Essas pessoas foram, em grande maioria, para a Zona Norte.

Proletariado: conjunto dos trabalhadores de um determinado país, região, cidade etc.

Atualmente, grandes vias estão localizadas na Zona Norte, como a entrada e saída para a via expressa Linha Vermelha, a Avenida Brasil e a Linha Amarela. Todos os ramais do transporte ferroviário passam pela Zona Norte. A região ainda apresenta 19 estações

de metrô e algumas estações de BRT. ♿

8 DICAS CULTURAIS

Maracanã

Centro de Tradições Nordestinas

Quinta da Boa Vista

Igreja da Penha

9 DICAS CULTURAIS

Parque de Madureira

Imperator Centro Cultural João Nogueira

Floresta da Tijuca

Museu do Samba

10 PERSONALIDADES DA ZONA NORTE DO RIO DE JANEIRO

Iza

A cantora de 30 anos nasceu e foi criada em Olaria. O bairro da Zona Norte foi palco de muitas apresentações antes de estourar para a fama.

Fátima Bernardes A ex-aluna do CPII Fátima Bernardes nasceu em 1962, no Méier. Foi nesse bairro da Zona Norte que a jornalista começou a praticar balé clássico, bem antes de apresentar o Jornal Nacional por 11 anos. PERSONALIDADES DA ZONA NORTE DO RIO DE JANEIRO

Dona Ivone Lara Conhecida como Grande Dama do Samba, a cantora e compositora fez a sua fama em Madureira. Nesse bairro da Zona Norte está localizado o Império Serrano, sua escola de samba do coração.

João Nogueira

O cantor e compositor começou a sua história no bairro em que nasceu, o Méier. Os sucessos da sua carreira seguem sendo cantados por grandes artistas e 12 pelo seu filho, o cantor Diogo Nogueira. PERSONALIDADES DA ZONA NORTE DO RIO DE JANEIRO

Otávio Júnior Otávio Júnior, o “livreiro do Alemão”, é escritor, ator, contador de histórias e produtor teatral brasileiro. Ficou conhecido por abrir a primeira biblioteca nas do Complexo do Alemão e no Complexo da Penha. Aos oito anos, teve seu primeiro contato com um livro, encontrado no lixo, e se apaixonou pela literatura!

Fernanda Montenegro

A atriz nasceu em 16 de outubro de 1929, em casa, com o auxílio de uma parteira, na Rua Alaíde, em Campinho (Zona Norte do RJ). É uma referência no 13 teatro, no cinema e na televisão nacional. VOCÊ SABIA? CURIOSIDADES SOBRE... *a Zona Norte do Rio de Janeiro*

O campus-sede da Fiocruz fica no bairro de Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Em mais de um século de atuação, a Fundação Oswaldo Cruz tem contribuído para a saúde pública brasileira por meio de descobertas científicas, produção de vacinas e medicamentos, formação de profissionais de vários níveis para o SUS, desenvolvimento de pesquisas, atendimento de referência à população, fortalecimento do pensamento crítico sobre a saúde e a sociedade etc. Você sabia que o cientista Albert Einstein, um dos maiores físicos da história mundial, visitou a Fiocruz em 1925? Confira na foto ao lado.

Maiores informações no site: https://portal.fiocruz.br/

14 VOCÊ SABIA? CURIOSIDADES SOBRE... *a Zona Norte do Rio de Janeiro*

Chamado oficialmente de Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã foi inaugurado no dia 16 de junho de 1950. O estádio do Maracanã é um dos grandes patrimônios materiais do Brasil. Palco de vários eventos importantes ao longo da nossa história, de finais de Copa do Mundo a espetáculos musicais épicos, localiza-se na Zona Norte do RJ. Você sabia que a palavra “Maracanã”, em tupi, significa "semelhante a um chocalho"? É que antes da construção do estádio, havia no local uma grande quantidade de aves chamadas maracanã-guaçu. E os indígenas deram esse nome para elas, porque o som que essas aves emitem é semelhante ao som de um chocalho.

Para saber mais, clique em: https://vejario.abril.com.br/prog rame-se/dez-curiosidades-sobre- 15 o-maracana/ QUE BICHO É ESSE?

Criado em 1923, o G.R.E.S Portela é a única escola de samba que participou de todos os desfiles da cidade do Rio de Janeiro.

Localizada em Madureira, a Portela tem a águia como símbolo.

Vamos conhecer um pouco mais desse animal?

A águia - de - cabeça - branca é uma ave nativa da América do Norte e símbolo dos Estados Unidos da América.

16 Fonte:https://animais.culturamix.com/informacoes/aves/aguia-de-cabeca-branca PASSATEMPO

Você está ligadinho em tudo dessa edição? Preparamos uma caixa ? de desafios sobre a Zona Norte!

CLIQUE NA CAIXA PARA JOGAR

Será que o 4º ano acerta Marechal Hermes todos os bairros desse desafio?

Guadalupe

Anchieta

CLIQUE AQUI 17 PARA JOGAR FUNDO DO BAÚ

Você sabia que o atual Piscinão de Mas com a crescente deterioração da Ramos já foi uma praia?! Pois, é! A Praia qualidade das águas da Baía de de Ramos foi muito frequentada até a Guanabara, esse espaço de lazer e década de 70. Era um ponto de cultura foi perdido, restando apenas encontro da população de alguns água poluída, urubus e lixo. Com a bairros da Zona Norte, como: Ramos, dragagem do Porto do Rio, a Praia de Penha, Maré e Irajá. PRAIA DE RAMOS, Ramos foi aterrada. 1972

Nos anos 2000, foram realizados os primeiros Deterioração: estudos e levantamentos para despoluir os danificação, decomposição, estrago. canais de Ramos e dos Pescadores, que descarregavam seus dejetos nas duas pontas Dragagem: da praia. Após alguns impasses, surgiu a ideia consiste na limpeza, desassoreamento, de criar uma lagoa artificial dentro da faixa de alargamento, desobstrução, remoção, areia, abastecida com água salgada e tratada, derrocamento ou escavação de material do possibilitando o banho e atividades esportivas fundo de rios, lagoas, mares, baías e canais. em suas águas.

O Piscinão de Ramos foi inaugurado em dezembro de "PISCINÃO DE RAMOS", 2001. Em abril de 2002, sua 2017 denominação foi alterada para Parque Ambiental da Praia de Ramos.

18 FIQUE LIGADO(A)!

Você já ouviu falar em um projeto chamado "Livros nas Praças"?

“Livros nas Praças” é o nome de um projeto que realiza empréstimo gratuito de livros no Rio de Janeiro, desde 2012, através de um “ônibus-biblioteca”que inclui em seu roteiro praças dos bairros do Caju, Saúde, Estácio, Madureira, , e São Cristóvão, na cidade do Rio, e praças dos municípios de Mesquita e Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A cada 15 dias, um ônibus itinerante estaciona em uma dessas praças e funciona como uma biblioteca móvel, contribuindo na formação de leitores. Outros pontos contemplados pela agenda são o Instituto Benjamin Constant (centro de referência em deficiência visual) e o Instituto Nacional de Educação de Surdos.

19 FIQUE LIGADO(A)!

Como funciona o projeto?

– Os visitantes podem ler no ônibus ou levar até dois livros, gratuitamente, para casa;

– Para o empréstimo, é necessária apresentação de um documento de identidade e comprovante de residência para cadastro;

– Os livros devem ser devolvidos ao ônibus-biblioteca vermelho em qualquer praça, durante a permanência do projeto.

Então, o projeto resolveu Em março de 2020, o estimular o hábito da leitura ônibus-biblioteca do projeto por meio do empréstimo via parou de circular, por conta sistema delivery (entrega da pandemia do novo direta ao cliente) de livros. coronavírus.

20 FIQUE LIGADO(A)!

Leitores de toda a cidade do Rio de Janeiro podem solicitar títulos por meio da internet. Para acessar a lista de obras disponíveis, é só clicar em: https://linktr.ee/livrosnaspracasdelivery

São oferecidos livros para crianças, jovens e adultos. Depois de escolher o livro que deseja ler, a pessoa envia uma mensagem, por Whats App, para o número (21) 99419-8869, informando o nome ou o código da obra, além do seu endereço e nome completo. O livro é entregue em casa, gratuitamente, por um serviço diferenciado dos Correios. Cada leitor pode pedir um livro por vez. Após receber a obra em casa, ele tem 30 dias para concluir a leitura, podendo prorrogar o empréstimo caso seja necessário. Na hora da devolução, basta ligar para o telefone do projeto e o exemplar será retirado pelos Correios na casa do solicitante. Para saber mais, entre no site: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-07/projeto-livro- nas-pracas-adota-delivery-para-estimular-leitura-0

21 POETIZE-SE

O escritor e jornalista Valmir Moratelli, em seu livro "EU RIO, TU , ELE ", propõe uma viagem poética pelos mais diferentes bairros da cidade do Rio de Janeiro. Veja os poemas que ele fez sobre alguns bairros da Zona Norte.

22 POETIZE-SE

Meu lugar Di Cavalcanti - Subúrbio carioca, 1961 Arlindo Cruz

Fonte: www.dicavalcanti.art.br

Poemas, canções, pinturas... Desde que haja emoção, tudo é poesia!

Para ouvir a música "Meu lugar", de Arlindo Cruz, 23 acesse: https://www.letras.mus.br/arlindo-cruz/1249031/ HORA DA MÃO NA MASSA

O Mã t o n em a M Vamos fazer e um as sp g sa f eci os d sacolé? am al. tin e h íli Q h oj r a p ue o t e ec ar ta od eit a l ju o a t pre nt ão pa ar da ca ra a Z ra r e on cte ss a N rís a or tic CURIOSIDADE: te? a Em outras cidades essa receita tem outros nomes como: geladinho, Você vai precisar de: dindin, chup-chup - 2 a 3 maracujás; e até juju. - 1 copo de água filtrada; - 1 lata de leite condensado; - saquinho de sacolé.

Como fazer? Você pode - Bata todos os ingredientes no usar outras liquidificador; combinações de - Com a ajuda de um funil, encha frutas! os saquinhos de sacolé; - Leve ao congelador até que fique firme; - Agora é só aproveitar :) 24 ENTREVISTA

A en trevistad a de hoje professo é a ra Denis e e, nascid criada n a a Zona N Cli orte. que na t ela para conhec er essa h istória!

25 PLAYLIST Turma 401

Bruna - Toda menina baiana (Gilberto Gil) (1/11) – Dia de Todos os Santos)

Bryan - Trem bala (Ana Vilela) O professor Mário (2/11 – Dia de Finados) lançou o desafio e as playlists ficaram incríveis! Pedro Félix - Cabelo (Gal Costa) Essa é da turma 401, sobre as (3/11 – Dia do Cabeleireiro) datas comemorativas do mês de novembro. Ana Beatriz Freitas - Dona de mim (Iza) (3/11 – Dia da Instituição do Voto da Mulher)

Elisa - Grandes ideias (Patati Patatá) (4/11 – Dia do Inventor)

Maria Luisa Baia - Gosthbusters Theme Song (Ray Parker Jr.) (5/11 – Dia Mundial do Cinema)

Elisa - Rindo à toa (Falamansa) (6/11 – Dia do Riso)

Maria Luisa Baia - A casa (Toquinho) (9/11 – Dia do Urbanismo) 26 PLAYLIST Turma 401

Emily - Os pintinhos dizem (folclórico)

Arthur Waltz - Cio da Terra (Milton Nascimento) (10/11 – Dia do trigo)

Eduardo - Marcha soldado (folclórico) (11/11 – Dia do Soldado Desconhecido)

Maria Luisa Baia - Comida (Titãs) (12/11 – Dia do Supermercado)

Elisa - Cabeça de Vento (Bia Bedran) (12/11 – Dia do Psicopedagogo)

Arthur Waltz - Gentileza (Marisa Monte) (13/11 – Dia Mundial da Gentileza)

Arthur Waltz - Beabá (Toquinho) (14/11 – Dia Nacional da Alfabetização)

João Marcos - Hino Proclamação da República (cívico) (15/11 – Dia da Proclamação da República)

Arthur Carvalho - Coração de Estudante (Milton Nascimento (17/11 – Dia do Estudante) 27 PLAYLIST Turma 401 João Vítor - Hino à Bandeira (cívico) (19/11 – Dia da Bandeira)

Kauã e Pedro Hugo - Zumbi (Jorge Ben Jor) (20/11 – Dia da Consciência Negra)

Arthur Waltz - Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite (Jorge Ben Jor)

Elisa - Bom dia! Como vai? (folclórico) (21/11 – Dia das Saudações)

João Matheus - Agradecer (Pacificadores) (22/11 – Dia de Ações de Graças)

Arthur Waltz - Desfinado (João Gilberto) (22/11 – Dia do Músico)

Ana Paula - Rio (Favo de Mel) (24/11 – Dia Do Rio)

Elisa - Campanha Doe Sangue 2017 (Clipe oficial) Doador (Tema da Campanha “Doe de Coração) (25/11 – Dia Nacional do Doador de Sangue)

Elisa - Terra (Caetano Veloso) 24 (30/11 – Dia do Estatuto da Terra) 28 MURAL DE FOTOS

29 Paula Vittória SEGUIR

Olha que gracinha o poema da Paulinha! Quanta inspiração!

30 Daniel Paiva SEGUIR

As rimas do poema do Daniel ficaram bem legais! Show de bola!!!

31 Enzo da Costa

Que bonitinho o poema do Enzo! Ele estava inspirado...

26 Juliana Barbosa SEGUIR

A Ju caprichou na letra para fazer o seu texto! Que beleza!

26 Gabriele Vieira SEGUIR

Veja que legal o jogo africano "Mancala" que a Gabi preparou!!! Muito bom!

26 Espero que você Na próxima tenha gostado dessa semana, estaremos edição do de volta com mais almanaque! novidades...

CONSEGUIU FAZER O SEU SACOLÉ?! ENVIE FOTOS DA RECEITA E DO SABOROSO SACOLÉ ATÉ O DIA 23/11 PARA O NOSSO E-MAIL: [email protected]

TEM SUGESTÕES PARA AS PRÓXIMAS EDIÇÕES DO ALMANAQUE? QUEREMOS SABER! COMENTE NO BLOG OU ENVIE UM E-MAIL PARA [email protected]

32 FIM