○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○ ○○○○○○○○ A Pedagogia de Cristo

O impacto social e educacional do metodismo em * The social and educational impact of methodism in Cataguases

Thiago Toledo Graduando em História pelas Faculdades Integradas de Cataguases (FIC) Fernando Gaudereto Lamas Mestre em História Econômica e Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professor do Departamento de História das Faculdades Integradas de Cataguases (FIC) e da Faculdade de Minas (FAMINAS) em Muriaé

Resumo O artigo relata o impacto social da chegada do metodismo em Cataguases, , no início do século XX. Destaca-se a reação contrária à instalação de uma unidade do Colégio Granbery, fato que acabou resultando no fim do empreendimento naquele município dois anos após sua instalação. Unitermos: Metodismo – educação – conflito social-religioso.

Synopsis This paper deals with the social impact of the arrival of Methodism in Cataguases , Minas Gerais, in the beginning of the Twenty Century. The authors describe the contrary reaction to the installation of a branch of Colégio Granbery in the town, a project which had to be abandoned two years afterwards. Terms: Methodism – education – social-religious conflict.

Resumen El artículo relata el impacto social de la llegada del metodismo en Cataguases, Minas Gerais, no inicio do siglo XX. Se destaca la reacción contraria a la instalación de una unidad del colegio Granbery, hecho que acabó resultando en el fin de la iniciativa en ese municipio dos años después de su instalación. Términos: metodismo –educación – conflicto social-religioso.

* Gostaríamos de deixar registrado nossos agradecimentos ao José Maria, funcionário do arquivo público municipal, pela presteza em disponibilizar os documentos pesquisados; ao Ercílio Costa pelas primeiras informações sobre o Grambery em Cataguases.

Revista de Educação do Cogeime ○ ○ ○67 ○○○ Ano 15 - n. 29 – dezembro / 2006

○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○ Introdução leitor um melhor entendimento

○○○ sobre os aspectos sociais da cida- ste trabalho tem por objetivo de em questão e facilitar o enten- Eanalisar o impacto social cau- dimento sobre a reação católica sado pela inserção do protestan- local contra a instalação de uma tismo em Cataguases, por meio escola de cunho protestante. do metodismo, observando a im- plantação de uma filial do Institu- Aspectos sociais, to Metodista Granbery, Juiz de econômicos e culturais de Fora/MG, e a reação da comuni- Cataguases no início dade católica cataguasense. Nessa do século XX perspectiva, analisaremos tam- bém a instalação da Escola Nor- Desde o último quartel do mal Nossa Senhora do Carmo século XIX, a lavoura do café, es- como contrapartida católica no palhada por todas as terras do âmbito educacional. município, impulsionou e diver- Nossa proposta, porém, não é sificou a economia local. A rodo- estabelecer um debate teológico- via União e Indústria, inaugura- educacional, tampouco analisar a da em 1861, e a Estrada de Ferro prática pedagógica protestante e Leopoldina, posta em funciona- católica da época, mas entender o mento a partir de 1877 – ano em impacto social que a instalação de que o arraial foi elevado a cate- uma instituição de ensino protes- goria de Vila – contribuíram deci- tante causou na cidade e o debate sivamente para atrair imigrantes, político-religioso que se travou aumentar a atividade comercial com a comunidade romanista. e, sobretudo, possibilitou o esco- Para tal, utilizamos como fonte amento da produção cafeeira do primária para a pesquisa o jornal novo município. O Cataguazes1 publicado entre os Dentro desse contexto, os lati- anos de 1911 a 1913, período de fundiários passaram a comandar permanência da filial granberyen- não só a vida econômica, política e se em Cataguases. social na região, mas também o Antes de entrarmos propria- controle da administração judiciá- mente no assunto, realizaremos ria, pois muitos eram juízes de paz um breve histórico sobre a situa- e possuíam, além disso, o título de ção da cidade de Cataguases no oficiais da Guarda Nacional. início do século XX, momento em No início do século XX a cida- que o Granbery tentou instalar de mineira de Cataguases passava sua filial. Procedendo dessa ma- por profundas transformações, neira, esperamos proporcionar ao especialmente proporcionada pe- los dividendos oriundos do café 1 A grafia do nome da cidade até a re- forma ortográfica realizada na década que acabaram viabilizando, via de 1960 era feita com a letra z. Atual- transferência de capitais, o incre- mente grafa-se com a letra s. mento das atividades comerciais e

Revista de Educação do Cogeime ○○○68 ○○○ Ano 15 - n. 29 – dezembro / 2006

○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○ industriais, fenômeno este que Gerais, levando-se em conta o propiciou o desenvolvimento in- valor da produção. dustrial em também em outras O fato de Cataguases ter obti- localidades da Mata Mineira.2 do, logo no início do século XX, A tabela 1 abaixo indicou-nos um rápido crescimento industrial a proporção do crescimento in- e de tê-lo mantido ao longo do dustrial da cidade de Cataguases mesmo século, especialmente nas no início do século XX, possibili- quatro primeiras décadas, levou tando-nos uma comparação com alguns pesquisadores a deduzi- outras cidades da província de rem que a cidade possuía uma Minas Gerais na mesma época. veia progressista e modernista, Percebe-se após analise detida da fato reafirmado pela presença, referida tabela que o crescimento entre as décadas de 1920 e 1940 industrial de Cataguases não foi de importantes nomes deste mo- de forma alguma irrelevante, pois vimento artístico-literário na ci- a dita cidade ocupava, em 1907, a dade, como Cândido Portinari, nona posição entre as cidades Jan Zach, Oscar Niemayer, além mais industrializadas de Minas de nomes locais como os de Ro-

Tabela 1: Relação dos 10 maiores municípios industriais pelo valor da produção 1907

Município Valor da produção industrial (em contos de réis) % 8.341 46,81 Sete Lagoas 2.514 14,11 1.468 8,23 Palmyra 1.099 6,16 Prados 1.044 5,85 Ouro Preto 750 4,20 São João 744 4,17 642 3,60 Cataguases 632 3,54 Baependi 582 3,26 Total 17.816 99,93

Fonte: PIRES, Anderson. A industrialização de Juiz de Fora. In: Revista científica da FAMINAS. Vol. 1, nº 2, maio-ago, Muriaé: EDFAMINAS, 2005, p. 28.

2 Sobre a transferência de capitais do café para a atividade industrial e bancária cf. PIRES, Anderson. Capital agrário, investimentos e crise na cafeicultura de Juiz de Fora: 1870/1930. Niterói: UFF, Disser- tação de Mestrado, 1993 & PIRES, Anderson. Café, finanças e bancos: uma análise do sistema financeiro da Zona da Mata de Minas Gerais – 1889/1930. Tese de Doutorado. São Paulo: USP, 2004.

Revista de Educação do Cogeime ○ ○ ○69 ○○○ Ano 15 - n. 29 – dezembro / 2006

○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○ sário Fusco, Guilhermino César, te utilizada pelas elites políticas Francisco Inácio Peixoto, entre ditas modernas da cidade de outros ligados ao Grupo Verde e Cataguases. Em suas palavras: de do cineasta Humberto Mauro.3 Essa imagem de cidade (...) o clientelismo também se fez aberta a novos ideais e novos presente e a distribuição de favo- comportamentos atendeu bem res em troca de apoio político aos interesses locais, que tenta- tornou-se uma prática bastante vam passar uma idéia de elite comum. Pedro Dutra, como che- preocupada com os rumos soci- fe político, recebia inúmeros pe- ais da cidade. Essa imagem per- didos desde ajuda financeira e maneceu na obra do modernista empréstimos, até remoção de Enrique de Resende, Pequena funcionários, nomeações, efetiva- história sentimental de Cataguases, ções, transferência de professo- que analisando as várias admi- res, cartas de apresentação e, nistrações públicas de Cata- principalmente, pedidos de em- guases viu apenas homens dedi- prego. São solicitações de paren- cados, esforçados e honestos, tes, amigos e correligionários que pensavam todo o tempo Em outras pala- para si ou para terceiros. Todos apenas no bem comum.4 vras, a realidade apelam para o chefe para usar O texto de Enrique de Resen- mostrou-se muito sua influência política junto ao diferente da ima- de refletiu uma idéia típica de gem criada à governo estatual ou autoridades uma historiografia tradicional, posteriore pelos competentes, interferindo a favor mais preocupada em referendar e próprios membros do “seu caso”.5 e herdeiros dessa defender o grupo dominante do elite política local que em analisar suas ações. En- Em outras palavras, a realida- tretanto, Odete Valverde, em re- de mostrou-se muito diferente da cente trabalho, destacou que a imagem criada à posteriore pelos política clientilista foi amplamen- próprios membros e herdeiros dessa elite política local. O uso do clientelismo como forma de 3 Sobre o movimento verde em Cata- manter-se no poder e o conserva- guases cf. BRANCO, Joaquim. Passa- gem para a modernidade: transgres- dorismo disfarçado em moder- sões e experiências na poesia de nidade artístico-arquitetônica deu Cataguases (década de 1920). Cata- a tônica em Cataguases nas pri- guases: Instituto Francisca de Souza Peixoto, 2002 & RUFFATO, Luiz. Os meiras décadas do século XX. ases de Cataguases: uma história do modernismo. Cataguases: Instituto Francisca de Souza Peixoto, 2002. Sobre Humberto Mauro e sua obra cf. GO- 5 MES, Paulo Emílio Salles. Humberto Sobre o papel das elites políticas cata- Mauro, Cataguases, Cinearte. São guasenses cf VALVERDE, Odete. A dis- Paulo: Perspectiva, 1978. puta política em Cataguases. In: Revista 4 RESENDE, Enrique de. Pequena histó- científica da FAMINAS. Vol. 1, nº 2, ria sentimental de Cataguases. Belo maio-ago, Muriaé: EDFAMINAS, 2005, Horizonte: Itatiaia, 1969, pp. 63-73. p. 251.

Revista de Educação do Cogeime ○○○70 ○○○ Ano 15 - n. 29 – dezembro / 2006

○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○

O projeto de implantação O movimento oposicionista do Grambery em apesar de ter diminuído, mante- Cataguases ve-se latente durante os anos se- guintes, até que retomou fôlego Dede a chegada do metodis- com a proposta da instalação de mo em Cataguases, em meados uma filial do Instituto Metodista de 1894, a comunidade católica Granbery em meados de 1911 passou a exercer uma forte oposi- permanecendo forte até 1913, ano ção à permanência dos protestan- em que a escola metodista saiu tes na cidade, demonstrando, des- da cidade. ta maneira um forte sentimento A comunicação sobre contrato conservador. Em outro momento assinado com os metodistas está tivemos a oportunidade de anali- publicada no jornal O Cataguazes sar um caso referente ao repúdio de 05 de fevereiro de 1911. Com aos metodistas na cidade de Cata- uma forte propaganda7 e contan- guases, em um artigo intitulado do com o extremo apoio do poder Metodismo em Cataguases, fizemos público municipal, principalmente a seguinte colocação: da Câmara, o Granbery se insta- lou no local do ex-Ginásio (...) Logo na segunda reunião, no A comunidade Cataguases. A Câmara Municipal dia 20 de maio de 1894, após os católica passou a chegou a aprovar uma lei conce- términos do culto metodista e da exercer uma forte dendo 11 bolsas de estudos para oposição à missa católica, alguns conversa- permanência dos alunos carentes, demonstrando vam no salão quando de repente, protestantes na desta maneira seu explícito apoio um grupo de quase cinqüenta mi- cidade ao projeto dos metodistas.8 litantes católicos, armados de chi- Logo no primeiro ano de fun- batas, porretes e talas, caminha- cionamento, o Granbery conquis- ram pela rua Alferes Henriques de tou a matrícula de mais de 100 Azevedo, onde estavam os alunos, dentre eles, Manoel Pei- metodistas, fazendo enorme alga- xoto e Pedro Dutra, futuros che- zarra. (…) Sem demora, o grupo fes políticos na região. A aula invadiu o salão de culto dos inaugural ocorreu no dia 15 de metodistas sob o grito dos mais março de 1911.9 Aparentemente, exaltados de:”Fora os protestantes! algumas das principais famílias Fora os protestantes!” (…) agar- cataguasenses estavam dispostas raram o pastor e, com a intenção a colocar seus filhos em uma es- de levá-lo à estação ferroviária e cola protestante. fazê-lo embarcar, expulsando-o vi- olentamente da cidade, amarra- 7 O Granbery fez muitas propagandas ram-no de costas no cavalo e o no jornal O Cataguazes durante os úl- 6 timos meses de 1910. arrastaram até boa distância. 8 Lei nº. 232, publicada no jornal O Cataguazes, 26/02/1911, fl. 03. 6 TOLEDO, Thiago. O metodismo em 9 O Cataguazes. Cataguases, 12 de mar. Cataguases. In: Jornal Atitude. Cata- de 1911, fl. 01. guases, fev de 2005, fl. 6.

Revista de Educação do Cogeime ○ ○ ○71 ○○○ Ano 15 - n. 29 – dezembro / 2006

○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○ Este fato impulsionou o cialmente se levarmos em conta o Granbery a pensar na ampliação fato de que as principais críticas de suas ações em Cataguases, a tal veiculadas na imprensa local re- ponto de ter publicado no Jornal feriam-se à honra das meninas. O Cataguazes de 07 de maio de A partir daí, o jornal apresen- 1911 uma notícia sobre um plano tou uma série de artigos meto- de expansão da escola. Tratava de distas rebatendo as críticas católi- um projeto de desenvolvimento cas. Dentre eles, está o de 28 de em estudos agrícolas. Aparente- janeiro de 1912 que fora extraído mente, o Granbery parecia conso- do Expositor Cristão, jornal oficial lidar sua posição em Cataguases da Igreja Metodista no Brasil, em de forma relativamente tranqüila. que retratava o impacto do Gran- Entretanto, de um certo mo- bery sobre a sociedade catagua- mento em diante, a Igreja Católi- sense. Percebe-se então, que o ca iniciou intensas críticas à esco- conflito teve repercussão regional, la, pondo em cheque sua por parte do O Estandarte e, nacio- credibilidade, quando publica- nal, por parte dos metodistas. ram discordâncias sobre o méto- Essa oposição, já antes do pedagógico metodista de mes- vivenciada no início dos traba- clar ambos os sexos numa mesma lhos metodistas no final do sécu- escola. Este ataque mostrava lo XIX, se explicita com a instala- muita preocupação sobre a honra ção da Escola Normal Nossa das garotas matriculadas na esco- Senhora do Carmo nos idos de la, uma vez que teriam convívio 1912. Em meados de 1913, a filial permanente com garotos, indi- do Grambery em Cataguases pôs cando desta maneira, não somen- fim às suas atividades. te uma crítica aos métodos peda- Analisando as fontes pesqui- gógicos como também a moral da sadas, embora estando ainda em instituição. Isto pôde ser consta- fase inicial da pesquisa, podemos tado principalmente, ao que tudo considerar que mesmo contando indicou, no jornal católico de cir- com o apoio do poder público culação regional O Estandarte. municipal, a filial do Grambery No início de 1912, começou a em Cataguases, após o sucesso surgir propagandas de uma futu- em seu primeiro ano de funcio- ra instalação da Escola Normal namento, sofre uma feroz oposi- Nossa Senhora do Carmo, sob a ção católica, fruto do catolicismo direção das Irmãs Carmelitas da ultramontano, decorrente da re- Divina Providência10 e o debate gião de Ouro Preto, onde é muito entre as duas facções se intensifi- expressivo.11 Cabe reiterar que cou. Tudo indicou que a proposta este artigo trata apenas das pri- da abertura de uma escola católi- meiras conclusões a partir das ca para moças em Cataguases foi fontes consultadas. uma contrapartida católica, espe- 11 Sobre o catolicismo ultramontano cf. CORDEIRO, Ana Lúcia Meyer. A in- 10 O Cataguazes. Cataguases, 21/01/ serção do metodismo em Juiz de Fora. 1912, fl. 04. Juiz de Fora: Letras e Notas, 2003.

Revista de Educação do Cogeime ○○○72 ○○○ Ano 15 - n. 29 – dezembro / 2006

○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○ Referências bibliográficas

BRANCO, Joaquim. Passagem para a modernidade: transgressões e experiências na poesia de Cataguases (década de 1920). Cataguases: Instituto Francisca de Souza Peixoto, 2002 & RUFFATO, Luiz. Os ases de Cataguases: uma história do modernismo. Cataguases: Instituto Francisca de Souza Peixoto, 2002. Sobre Humberto Mauro e sua obra cf. GOMES, Paulo Emílio Salles. Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte. São Pau- lo: Perspectiva, 1978. CORDEIRO, Ana Lúcia Meyer. A inserção do metodismo em Juiz de Fora. Juiz de Fora: Letras e Notas, 2003. PIRES, Anderson. Capital agrário, investimentos e crise na cafeicultura de Juiz de Fora: 1870/1930. Niterói: UFF, Dissertação de Mestrado, 1993 & PIRES, Anderson. Café, fi- nanças e bancos: uma análise do sistema financeiro da Zona da Mata de Minas Gerais – 1889/ 1930. Tese de Doutorado. São Paulo: USP, 2004. RESENDE, Enrique de. Pequena história sentimental de Cataguases. Belo Horizonte: Itatiaia, 1969, pp. 63-73. TOLEDO, Thiago. O metodismo em Cataguases. In: Jornal Atitude. Cataguases, fev de 2005, fl. 6. VALVERDE, Odete. A disputa política em Cataguases. In: Revista científica da FAMINAS. Vol. 1, nº 2, maio-ago, Muriaé: EDFAMINAS, 2005, p. 251.

Revista de Educação do Cogeime ○ ○ ○73 ○○○ Ano 15 - n. 29 – dezembro / 2006