CURSO DE TELEVISÃO E NOVAS PLATAFORMAS NO FUTEBOL

19 e 20 de JANEIRO CIDADE do FUTEBOL

2 3 fernando gomes presidentE

A Federação Portuguesa de Futebol é a maior organização FPF, deu- uma oportunidade única de aprofundar um desportiva nacional e, em todas as suas áreas de caminho formativo que procura o desenvolvimento do intervenção, age com a consciência de que representa e futebol, do desporto e da sociedade. serve os milhões de portugueses que por todo o mundo apoiam as seleções. Procurando aliar, como no campo, o coração à razão, lançámos o Curso de Televisão e Novas Plataformas no Nos últimos anos temos apostado no envolvimento em Futebol que decorrerá de 19 a 20 de janeiro, na Cidade projetos que tornam a sociedade portuguesa melhor do Futebol. Esta formação dirige-se a profissionais e mais bem preparada. Nas áreas da responsabilidade com experiência na área da comunicação social e que social, na promoção da saúde e do ambiente, na área pretendam envolver-se na indústria do audiovisual da formação, educação, ciência e ensino superior temos procurado dignificar, honrar e credibilizar . Temos Convido assim e dou as boas-vindas a mais esta grande procurado, todos os dias, ser muito mais do que uma iniciativa da família do futebol com a certeza de que todos Federação. juntos seremos muito mais fortes.

O nascimento da Portugal Football School, um centro de excelência que concentra a oferta formativa adequada às necessidades dos vários clubes e dos vários sócios da

5 FPF

A Federação Portuguesa de Futebol é uma pessoa coletiva Seleções; a organização de competições de nível local, sem fins lucrativos, de utilidade pública, privada, que distrital e nacional ou o assegurar do desenvolvimento engloba 22 associações distritais ou regionais, futebol em Portugal de acordo com o espírito desportivo, uma liga profissional de clubes, associações de agentes valores educacionais, culturais e humanitários, através desportivos, clubes ou sociedades desportivas, jogadores, de programas de formação dos diferentes agentes treinadores e árbitros, inscritos ou filiados nos termos desportivos. A FPF assegura a gestão de 22 Seleções, dos estatutos, e demais agentes desportivos. Tem por masculinas e femininas, nas vertentes de futebol, futsal principais objetos a representação do futebol português e futebol de praia, e organiza 32 competições anuais. a nível nacional e internacional; a gestão competitiva das Portugal tem 177.000 praticantes federados de futebol.

cidade do futeboL

Com uma localização privilegiada e excelentes Futebol, Fernando Gomes, os esboços saíram do papel, infraestruturas, a Cidade do Futebol é um espaço ganharam vida e podem ser encontrados na colina versátil e inovador, ideal para a organização de reuniões superior do vale do Jamor. Um passeio rápido pelo Estádio e conferências, lançamento de produtos, jantares de Nacional, com a vista incomparável do local onde o Tejo gala, ações de team building, seminários, exposições, encontra o Atlântico, serve para dissipar todas as dúvidas espetáculos, filmagens, entre tantos outros eventos. sobre a dimensão da construção. Caracterizada pela sua funcionalidade, segurança e A obra está carregada de detalhes e de marcas de tecnologia, a Cidade do Futebol nasceu para cumprir uma Portugalidade. Cada pequeno espaço é exemplo disso. promessa de muitos anos e como resultado de meses de Desde os relvados com vista para o Tejo, passando pelas trabalho árduo. portas de entrada ornamentadas com as estrofes do hino Depois da apresentação pública, feita em novembro nacional ou as cores do espaço que foram beber inspiração de 2014, pelo Presidente da Federação Portuguesa de à bandeira nacional.

portugal football school

A Portugal Football School (PFS), criada em Março políticas públicas a implementar. de 2017, faz parte da unidade de investigação e De forma a concretizar estes objetivos, diversos programas desenvolvimento da FPF e tem como atividade central e projetos de investigação, educação e formação têm e dinamizadora a investigação em Futebol, Futsal e vindo a ser desenvolvidos junto dos agentes desportivos Futebol de Praia, sempre em estreita ligação com a com responsabilidade na promoção do Futebol em oferta formativa que se pretende desenvolver e com as Portugal (treinadores, árbitros, dirigentes, jogadores, 7 atividades de intervenção comunitária e de apoio às médicos, enfermeiros e fisioterapeutas).

6 INTRODUÇÃO

A Portugal Football School (PFS) faz parte da unidade área que vivenciaram na sua formação de base, matérias de investigação e desenvolvimento da Federação com conteúdos especificamente orientados para o futebol. Portuguesa de Futebol onde fica concentrada toda a oferta A constatação desta realidade levou a PFS a desenhar uma formativa adequada à capacitação dos stakeholders com oferta formativa sobre temas que se consideram da maior responsabilidade no desenvolvimento do futebol Português. importância para todos aqueles que pretendam envolver- Os Media e os que nele se enquadram possuem uma se na indústria do audiovisual e mais especificamente em enorme importância na promoção do desporto em geral e televisão e nas novas plataformas. do futebol em particular. Apesar da relevância que lhes é justamente reconhecida são escassos os profissionais dessa

PROGRAMA

O curso é composto por cinco sessões sobre as seguintes temáticas: apresentação, comentário, reportagem, produção e realização.

mÓDULOS

1. Apresentação 2. Comentário 3. Reportagem 4. Produção 5. Realização

8 9 1. Apresentação

› Objetivo

Nesta sessão serão apresentadas as técnicas de técnicas de dicção e de leitura perante a câmera, de comportamento a adotar na apresentação de programas e movimentação em estúdio e de utilização do microfone, peças informativas em televisão e nas novas plataformas. auricular e teleponto. Os participantes terão ainda a oportunidade de aprender

2. Comentário

› Objetivo

Nesta sessão será abordada a linguagem a utilizar terão oportunidade de vivenciar experiências reais de aquando da realização de comentários desportivos em comentário em televisão e nas novas plataformas. televisão e nas novas plataformas. Os participantes

3. REPORTAGEM

› Objetivo

Esta sessão desenvolve-se em ambiente de descoberta e participantes terão oportunidade de compreender a de partilha de conhecimento, onde se pretende identificar articulação da linguagem televisiva na construção de uma e aplicar as técnicas de produção de reportagens de reportagem e perceber a importância de dominar os seus televisão de pequena, média e grande duração. Os três grandes pilares: Som, Palavra e Imagem.

10 11 4. Produção

› Objetivo

Esta sessão terá como objetivo dotar os participantes de abordados os princípios de cobertura de grandes eventos conhecimentos na área de produção de eventos desportivos desportivos, bem como a temática da aquisição de direitos em televisão e nas novas plataformas. Serão ainda de transmissão de provas internacionais de futebol.

5. Realização

› Objetivo

Esta sessão pretende contribuir para uma melhor técnicos do audiovisual, a realização com multicâmara, a compreensão dos fundamentos necessários à realização de iluminação e o controlo de imagem, o videografismo e a eventos desportivos em televisão e nas novas plataformas. composição. Entre os conteúdos abordar destacam-se: os princípios

12 13 › Corpo Docente

Andreia Matos Luís Sobral

Andreia Matos é Repórter de conteúdos da FPF. Anteriormente foi jornalista/pivot na TVI/TVI24 Luís Sobral é o Diretor Coordenador de Pessoas e Media da FPF. Anteriormente foi Diretor Editorial do (2014-2016), jornalista/pivot e coordenadora editorial na A Bola TV (2011-2014) e jornalista TV Record Grupo Digital (2009-2015), fundador e diretor do Maisfutebol (2000-2015) e jornalista no (2010-2011). Jornal A Bola (1992-2000).

Carlos Daniel Miguel Barroso

Carlos Daniel é o Diretor de Conteúdos do CANAL 11. Antes da entrada na FPF, foi subdiretor da RTP Miguel Barroso é o Diretor de Direitos e Produção Desportiva da RTP. Ainda na mesma organização Porto (2015-2018), diretor-adjunto da RTPN (2008-2011) e sub-diretor de informação da RTP (2001- foi anteriormente diretor de produção (2014-2015), diretor adjunto de informação (2012-2013) e sub- 2006). diretor de informação (2002-2012).

Jaime Cravo Nuno Santos

Jaime Cravo é repórter de conteúdos da FPF. Anteriormente foi jornalista/editor da SPORTTV, Nuno Santos é o Diretor do Canal 11 da FPF. Antes de ocupar esta posição foi responsável pelo responsável pelo programa de grande reportagem, o REPORTV (1999/2018). lançamento da SIC Notícias. Anteriormente foi diretor de programas e conteúdos (2002-2007) e de informação (2011-2013) da RTP e diretor de Programas da SIC (2008/2011).

Joaquim Sousa Martins Pedro Sousa

Joaquim Sousa Martins é desde 2003 coordenador de novos projetos e apresentador do programa Pedro Sousa é narrador e comentador residente da TVI e TVI 24. Durante largos anos foi um dos “Prolongamento” na TVI. Anteriormente foi jornalista e coordenador da editoria de desporto da RTP principais narradores da Radio Renascença. Tem igualmente experiência na comunicação corporativa. Porto e Lisboa (1993-2003) e produtor apresentador de programas musicais na Radio Placard (1989).

José Couceiro Ricardo Espírito Santo

José Couceiro é o Diretor Técnico Nacional. Antes da entrada na FPF, foi treinador de futebol em diversos Ricardo Espírito Santo é realizador na Terra Líquida Filmes. Nos últimos anos tem-se destacado pela clubes (2002-2008), foi administrador e diretor geral do Sporting Clube de Portugal e do Futebol Clube realização, em Portugal, de todas as transmissões dos jogos da Liga dos Campeões e da Seleção de Alverca (1997-2002) e presidente do sindicato dos jogadores profissionais de futebol (1991-1997). Nacional. Anteriormente foi realizador na SIC e na SIC Notícias (1996-2009). Para além disso, importa destacar a realização do filme “Amo-te Teresa”, um dos mais vistos de sempre na televisão nacional e que arrecadou diversos prémios em Portugal e no estrangeiro.

14 15 A QUEM SE DESTINA DATA E LOCAL DE REALIZAÇÃO

Este curso tem como destinatários estudantes a se na indústria do audiovisual. Os participantes serão O curso decorrerá nos dias 19 e 20 de janeiro de 2018 entre as técnico, ficam situadas junto ao Estádio Nacional, no Jamor, frequentar escolas de jornalismo e profissionais da selecionados após uma entrevista prévia onde se discutirá 9 e as 18 horas. As sessões terão lugar na Cidade do Futebol. Oeiras, nas proximidades de Lisboa. área da comunicação social que pretendam envolver- o seu perfil e a sua adequação à frequência no curso. Estas instalações, que incluem a nova sede da FPF e o centro

Bus

Com destino à Cidade do Futebol, a empresa Vimeca disponibiliza três carreiras de aurtocarro. MÉTODOS DE ENSINO O 115, vom saída da Praça de Espanha desagua na Avenida das Seleções, em Oeiras. A interação e a partilha de experiências entre os os módulos incluem sessões teóricas e práticas, o que O 108, com partida no Metro da Reboleira, formadores e os participantes será um dos objetivos permitirá aos participantes um conhecimento aprofundado tem paragem na Cidade do Futebol, de onde centrais deste curso. Para que tal seja possível todos das temáticas referidas. segue rumo à estação ferroviária de Caxias. No sentido inverso, o 108 faz o percurso Caxias- Cidade do Futebol, em direção à Damaia. Finalmente o autocarro 6 pode ser apanhado em Algés, rumo a Queluz de Baixo, com paragem à frente da Tribuna do Estádio Nacional. Esta escolha obriga a uma pequena caminhada de contorno do complexo que só tem entrada no sentido oposto ao da estação.

Car

Os acessos de carro são múltiplos devido à centralidade da Cidade do Futebol. Na interceção, com saída, dos dois sentidos da A5 (Lisboa-Cascais e Cascais-Lisboa), o complexo tem ainda ligações diretas à CREL e, com uma pequena inversão de sentido, à Avenida Marginal. Finalmente, pelo interior de Caxias, ainda se pode chegar à Avenida das Seleções e aos variados acessos à A5.

16 17 LINGUAGEM

A língua de ensino é o português.

VALOR DO CURSO

O Curso de Televisão e Novas Plataformas no Futebol terá um custo de €200,00. Este valor inclui o material didático, coffee-breaks e almoços. Salienta-se que o valor apresentado não inclui as despesas de viagem e alojamento. De forma a garantir o seu lugar no curso, os participantes aceites terão que realizar o pagamento de uma taxa de inscrição não reembolsável de € 50 dentro do período mencionado no email de aceitação que será enviado pela Portugal Football School. Este valor será deduzido no valor do curso.

CANDIDATURA

Inscrições abertas no dia 6 de dezembro de 2018. 20 lugares disponíveis.

CONTACTOS

Se está a considerar inscrever-se no Curso de Televisão e Novas Plataformas no Futebol e pretende contactar a Portugal Football School (Diretor: Doutor André Seabra), por favor, envie e-mail para [email protected] ou contacte para +351 213 252 700.

19