PROPOSTAS PARA PROGRAMA DE GOVERNO

NIRA

GOIANINHA-RN

2020

COLIGAÇÃO: A FORÇA DA FÉ

PLANO DE GOVERNO MUNICIPAL – 2021/2024

NIRA - PREFEITA

PROFª. HELENA - VICE

PARTIDOS: PL E PSB

APRESENTAÇÃO

Este Plano de Governo apresenta as principais diretrizes para a gestão do município de Goinaninha-RN para o quadriênio 2021-2024. É um projeto liderado por nossas candidatas Nira (Prefeita) e Profª Helena (Vice-Prefeita), que fazem parte da coligação “A Força da Fé”, composta pelos partidos PL e PSB.

Durante toda nossa Pré-campanha, saímos às ruas e ouvimos nossa população. Fizemos isso de perto, olhando nos olhos de nossa gente e ounvindo atentamente o que nosso povo tinha a dizer, quais suas necessidades, desejos e sonhos para nossa . Fizemos assim porque entendemos que um Plano de Governo, algo que norteará o planejamento de uma gestão, não pode ser feito apenas partindo da ideia de uma pessoa ou de um pequeno grupo. Precisávamos sentir de perto as angústias e esperanças da nossa população, nos colocando no lugar de todos com quem conversamos, para que pudessemos refletir sobre o que é melhor para nossa cidade.

A partir disso, pudemos articular junto à nossa equipe, para a formulação das ideias a serem transformadas em propostas de ação. Ter uma equipe preparada e empenhada em fazer o melhor é um dos ingredientes para o sucesso de uma gestão, e isso nos orgulhamos de ter. Nosso grupo, além de unido, é composto por pessoas de extrema capacidade e experiência na área da gestão pública, e que conhecem bem a realidade do nosso município, o que faz com que nossa furuta administração seja capaz de desenvolver e implementar grandes ideias e ações para a melhora da nossa cidade.

Este documento é a tradução do sentimento de nossa população. Tudo aqui colocado, reflete o planejamento que iremos seguir ao longo dos próximos quatro (04) anos à frente da gestão municipal, cujo governo será marcado pela realização de muitas conquistas que nossa cidade e nosso povo merece. Serão projetos voltados ao desenvolvimento local nas áreas prioritárias de nossa gestão, tais como emprego, renda, infraestrutura, saúde, educação, lazer, segurança, habitação, agricultura, dentre outras áreas que farão parte do nosso dia a dia de luta por uma Goianinha melhor. É com essa vontade de fazer mais pelo nosso município, que nos colocamos como alternativa para nossa cidade.

Portanto, precisamos da união de todos em torno desse projeto, que não é um projeto de uma pessoa, nem de um grupo, mas um projeto do povo de Goianinha, que vê surgir novamente a esperança de dias melhores para todos.

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, temos nos deparado com uma administração municipal que tem levado nossa Goianinha para uma de suas piores fases de sua história. Ao longo de nossa pré-campanha e do contato com o povo, pudemos constatar algo que já sabíamos, mas que a partir de então ficou muito mais nós: nosso povo não está bem e nossa cidade vai muito mal.

Nossa cidade, que no passado não muito distante, vivia em pleno desenvolvimento, hoje vê seu povo sofrer, graças ao descaso de uma gestão marcada pelo fracasso em várias áreas, principalmente saúde, educação e geração de emprego. Infelizmente, nosso povo vive uma realidade de desamparo por parte do Poder Público municipal, que tem a obrigação de cuidar de nossa gente.

O que antes era uma terra de oportunidades, hoje vive em tristeza e angústia, com a falta de assistência social, falta de cuidado com nossas crianças e jovens, bem como falta de atenção para com nossos idosos. De longe se percebe a carência do nosso povo e o quanto a cidade precisa de cuidados.

Queremos fazer com que nossa cidade volte a crescer, retomando o ritmo de desenvolvimento que já teve um dia, tornando Goianinha uma cidade referência em uma gestão organizada, moderna e voltada para a promoção da igualdade e justiça social. Temos o grande objetivo melhorar a qualidade de vida de nossa cidade, e isso se dará por meio de várias frentes, sobretudo a partir da geração de emprego e renda no nosso município, que contará com o incentivo e participação direta e ativa da nossa gestão.

Nossa gestão municipal terá um papel fundamental como condutor das ações levarão nossa cidade no caminho do desenvolvimento sustentável. Através de um planejamento estratégico e de uma gestão eficiente e articulada com os vários níveis de Poderes e órgãos governamentais, buscaremos capacitar nossos jovens e adultos, danto a oportunidade de qualificação e preparo para o mercado de trabalho, que pretendemos desenvolver na nossa própria cidade. Além disso, buscaremos criar uma forte parceria com a iniciativa privada, que tornará possível atrair investimentos para dentro do município, alavancando nossa economia e potencializando os setores da cadeia produtiva local.

Diferentemente do que acontece atualmente, nosso mandato vai ser marcado pela participação popular nas decisões. Somente com um modelo de gestão participativa é possível atender às necessidades do povo. Por isso, o povo de Goianinha fará parte de nosso mandato. Nossa gestão terá o povo sempre perto, pois as dificuldades que se apresentam não são possíveis de serem superadas se não contarmos com a participação, colaboração e ajuda de nossa população. Um povo atuante e vigilante leva uma gestão a bons resultados. Nós precisaremos de toda população, mas não somente para opinar sobre nossas decisões, mas também para fiscalizar e acompanhar o dia a dia de nossa gestão. Uma gestão compromissada e que tem zelo pelo dinheiro público deve sempre pensar assim. Portanto, o povo será nosso grande parceiro, apontando os caminhos e indicando o que precisa ser melhorado, sempre pensando no melhor para todos.

A partir do próximo ano, Goianinha terá uma gestão transparente e que vai zelar pela máxima eficiência da aplicação dos recursos públicos. Precisamos implantar um sistema de gestão pública municipal moderno, que buscará atender as demandas da população de maneira rápida e resolutiva, com criatividade e inteligência. Nosso mandado será também o mandado da inovação, pois pretendemos tornar toda nossa gestão informatizada. Por exemplo, as pessoas não precisarão mais sair de casa para fazer um agendamento de uma consulta ou exame, pois tudo isso poderá ser feito de casa, apenas com um celular. Dar entrada em um processo, ou realizar uma reclamação ou demandar por algum serviço da Prefeitura, também não terá necessidade de ir até a sede da gestão municipal, pois tudo isso será possível fazer de forma online, e cujas respostas também se darão de forma rápida e segura para toda a população.

Toda essa nova dinâmica e modernizaçao da gestão só será possível por meio de um grande plano de capacitação e aprimoramento dos nossos funcionários, que contarão com uma qualificação constante, com o objetivo de prestar o melhor serviço para nosso povo. Além disso, desenvolveremos uma política de revisão e melhoramento salarial de toda estrutura de servidores do município, em todas as áreas, cuja remuneração será adequada a cada cargo e a cada nível de qualificação dos funcionários. Por isso, é preciso rever e atualizar todo plano de cargos, carreiras e salários de todos as Secretarias do município. Faremos isso porque entendemos que um funcionário bem pago e incentivado, é um funcionário que se esforça ainda

mais para a tender melhor e prestar um melhor serviço para o público.

Precisamos tornar Goianinha uma cidade melhor para se viver, uma cidade que cuida de sua gente e que as pessoas se orgulham de morar. Uma cidade que as pessoas possuam uma qualidade de vida, que possam ter um ensino de qualidade, uma saúde eficiente e humanizada, oportunidade de emprego para nossa população, além de um município com espaços de lazer em que todos possam se divertir e usufruir de um bem-estar.

Na nossa gestão, assumiremos a responsabilidade de tornar a vida do nosso povo melhor. Nós temos a consciência do nosso papel e o quanto nossas ações terão impacto na vida de nossa comunidade. É por amor ao nosso povo, que assumimos esse compromisso.

PROPOSTAS DE GOVERNO

ÁREAS

EDUCAÇÃO - O futuro está aqui

AGRICULTURA - A importância de quem produz

SEGURANÇA - Direito básico do cidadão

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Por uma cidade igualitária

INFRAESTRUTURA - Cidade organizada

TRANSPORTE E TRÂNSITO – Cidade com mobilidade

SAÚDE - Nosso bem maior

JUVENTUDE E CIDADANIA - Um olhar diferente

MEIO AMBIENTE E URBANISMO - Cuidar para não faltar

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - Crescendo para melhorar

CULTURA - A nossa identidade

ESPORTE E LAZER - Saúde e qualidade de vida

EDUCAÇÃO - O futuro está aqui

Um dos principais instrumentos para o desenvolvimento de um povo é a Educação. Não há nenhuma maneira de uma sociedade se desenvolver de forma sustentável, se não houver uma educação de qualidade e acessível a todos.

A Educação é um direito e cabe aos municípios a obrigação de oferecer a educação básica para todas as crianças e jovens. A competência municipal na área da Educação abrange a Pré-escola e o Ensino Fundamental, de acordo com o que determina a Constituição Federal de 1988. Porém, de acordo com a gestão, é possível a atuação municipal em outros níveis de ensino, bem como seu incentivo.

Uma educação para ser boa, ela tem que dar oportunidade dos indivíduos se tornarem independentes por si próprios, por isso que se diz que a Educação deve transformar, mas também deve emancipar. Uma verdadeira transformação social tem um povo que tem na Educação sua prioridade. É o maior investimento que uma gestão pode realizar e o maior legado que se pode deixar para um povo. Não há futuro se não houver educação.

Assim, tendo em vista a importância dessa área para nossa cidade, e com o compromisso de proporcionar uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens do nosso município, propomos as seguintes ações para o quadriênio 2021- 2024 a serem realizadas na nossa gestão:

1. Promover melhorias na estrutura física e nos equipamentos das escolas e centos municipais de educação infantil – CMEIs;

2. Fortalecer os Conselhos Municipais de Educação (Fundeb e CAE) Revisar o Plano Municipal de Educação (PME);

3. Elaborar proposta pedagógica para os anos iniciais do ensino fundamental;

4. Revisar propostas pedagógicas da educação infantil (anos finais), ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA);

5. Construir sede própria para a Biblioteca Pública Municipal;

6. Concluir a obra da sede do CMEI Diva Barbalho, nos Altos de Goianinha;

7. Implantar programas de incentivo a matricula de permanência de jovens e adultos não alfabetizados na rede municipal de ensino;

8. Adquirir mobiliário e equipamentos adequados às demandas das instituições de ensino;

9. Construir uma escola no Bosque das Palmeiras;

10. Garantir e promover melhorias de transporte aos estudantes que se deslocam das comunidades para a sede municipal;

11. Assegurar o transporte escolar intermunicipal para os níveis técnico e superior, de acordo com o calendário das instituições de ensino;

12. Implantar a Biblioteca Digital Municipal (Centro de Pesquisa);

13. Pensar estratégias para diminuir os índices de reprovação e evasão escolar;

14. Acompanhar e preparar os alunos para avaliações oficiais do Ministério da Educação, como Prova Brasil e Olimpíadas de Matemática;

15. Ofertar cursos preparatórios para o ENEM;

16. Introduzir plano piloto de escola em tempo integral, envolvendo o conteúdo curricular básico e outras atividades como reforço escolar, ensino profissionalizante, esporte e cultura;

17. Ampliar o número de vagas para educação infantil; Climatizar salas de aula da rede municipal de ensino;

18. Monitorar a qualidade da merenda servida aos estudantes;

19. Garantir que pelo menos 95% das crianças com sete anos de idade estejam alfabetizadas;

20. Elaborar projeto de gestão democrática baseado na eleição direta dos diretores e coordenadores educacionais;

21. Ouvidoria educacional;

22. Assegurar os projetos de fornecimento de fardamento e kit escolar Adquirir material didático pedagógico para apoio ao trabalho docente;

23. Fortalecer o Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde;

24. Promover ações de valorização aos alunos que apresentarem bom desempenho escolar;

25. Retomar e fortalecer o programa Bolsa Atleta, que contempla estudantes do município que se destacam em competições escolares;

26. Desenvolver projetos de valorização e capacitação dos professores e profissionais da educação.

AGRICULTURA - A importância de quem produz

Pelo respeito ao homem e à mulher do campo, e pela importância da ativiadde rural para p nosso município, essa área terá um lugar de destaque na nossa gestão.

Nosso objetivo é incentivar a Agricultura local, por meio de incentivo à comunidade rural e criação de parcerias com nossa gestão. Isso acontecerá de várias maneiras, desde a busca de incentivos e financiamentos para nossa agricultura, como também por meio da aquisição e compra de alimentos da agricultura local para serem utilizadas como merenda nas escolas do município, bem como em toda a administração municipal. Buscaremos também parceria técnica para ajudar a atividade rural se desenvolver melhor, e isso será realizado através do oferecimento de apoio técnico e oferta de cursos de capacitação para a comunidade rural que vive da agricultura e pecuária.

A valorização da riqueza do nosso campo trará grandes resultados, porque uma área que trabalha com tanta dignidade não pode ser colocada em segundo plano em nosso mandato. Por isso, propomos que na gestão 2021-2024 serão realizadas as seguintes ações:

1. Desenvolver projetos de empreendedorismo e capacitação voltados para o agricultor e ao produtor rural;

2. Manter e reestruturar projetos existentes como vacinação contra febre aftosa, distribuição de sementes, corte de terra e a Feira da Agricultura Familiar;

4. Criar a Central de Abastecimento Municipal (CAM);

5. Implantar o programa de extensão rural (assistência técnica e capacitação) de acordo com a aptidão de cada comunidade;

6. Assegurar o cumprimento da Legislação que trata da obrigatoriedade do município na aquisição de gêneros da merenda escolar de produtores locais;

7. Criar o Espaço Turístico e Educacional do Agricultor;

8. Oferecer suporte para regularização das atividades das Associações Rurais;

9. Realizar pesquisas de viabilidade técnica para cultivo de novas lavouras para

aproveitamento no período de ociosidade do solo;

10. Estimular a criação de cooperativas e associações para beneficiamento e venda da produção agrícola;

11. Elaborar projetos para perfuração de poços artesianos em diversas comunidades do município;

12. Buscar parcerias para construção de um abatedouro público municipal, que atenda às normas sanitárias e de segurança;

13. Criação do Festival da Agricultura para promoção do setor agrícola e da cultura rural no município;

SEGURANÇA - Direito básico do cidadão

Embora a competência constitucional para exercer a segurança pública pertença aos governos estaduais e federal, essa área pode ser desenvolvida também em parceria com a gestão municipal, que pode colaborar e contribuir com as ações de prevenção e educação da população mais vulneráveis e criando políticas públicas de dimunuição da violência urbana e rural. Caberá à nossa gestão, apoiar as ações dos órgãos de segurança pública na nossa cidade, ao mesmo tempo em que lutaremos pela a ampliação do efetivo policial e melhoramento das estruturas da polícia em nossso município, além da aquisição de novas viaturas e aparato tecnológico.

Dentro das nossas possibilidades institucionais, um dos nossos objetivos é criar um sistema de monitoramento eletrônico em parceria com a Polícia Militar, inibindo e reduzindo os índices de criminalidade na nossa cidade, com vigilância permanente durante 24 horas por dia. Também teremos como prioridades investir na nossa Guarda Municipal, adquirindo novos veículos e equipamentos para realização de um melhor trabalho, além revisar a política de remuneração desses servidores, inclusive dentro do nosso plano de cargos, carreirsa e salários.

Portanto, pretendemos realizar as seguintes ações na área da Segurança em nosso município, na gestão 2021-2024:

1. Implementar projeto de videomonitoramento nas principais vias da cidade;

2. Realizar concurso para provimento de cargos para o efetivo da Guarda Municipal;

3. Assegurar o suporte às atividades das policias Civil e Militar;

4. Buscar parcerias junto ao Estado para aumento do efetivo do município;

5. Investir em capacitação do efetivo e materiais de suporte às atividades da Guarda Municipal;

6. Apoio de intensificação junto às policia (civil e militar) para combate a furtos e roubo de motocicleta, bicicletas e automóveis.

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Por uma cidade igualitária

Goianinha tem uma grande população de baixa renda e que muito precisa do apoio do Poder Público. Infelizmente, nos dias de hoje a gestão municipal tem se omitido em dar a assistência que nossa população precisa, principalmente aquela mais vulnerável social e economicamente.

Nossa população tem convivido com situações de risco e desigualdade, o que constatar a partir dos vários problemas que a cidade apresenta, como o aumento dos índices de pobreza e miséria, casos de violência sexual, violência contra a mulher e violência contra crianças e idosos.

Precisamos criar políticas públicas para promoção da igualdade e diversidade de gênero, redução do racismo e discriminação, bem como um programa municipal que assegure o direito à educação, alimentação, moradia, trabalho e saúde para nossa população carente.

Será objetivo da nossa gestão cuidar bem do nosso povo e não deixá-lo desamparado. É um compromisso que fazemos e temos certeza de que iremos cumprir, por uma questão de valorização da dignidade da pessoa humana.

Dessa forma, propomos as seguintes ações a serem realizadas na nossa gestão no quadriênio 2021-2024:

1. Realizar avaliação estrutural dos prédios alugados para os programas sociais existentes no município;

2. Manter a concessão do aluguel social para famílias em situação de vulnerabilidade;

3. Buscar parcerias para readequação e ativação do Instituto de Longa Permanência para Idosos Santa Terezinha – ILPI;

4. Manter e reestruturar o programa de ajuda financeira;

5. Ampliação dos blocos carnavalescos: Acorda Zé Pereira, Zé Pereirinha e Zé Pereira, fazendo a inclusão de munícipes que não tem acesso;

6. Divulgação e acesso aos munícipes a projetos e programas existentes no âmbito da assistência social;

7. Inovação no SCFV-Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com a volta de passeios, gincanas e a tão esperada festa das debutantes;

8. Intensificar a intersetorialidade com as demais secretarias;

9. Manter e reestruturar o programa de Cesta Básica;

10. Resgatar as comemorações de datas como Dia das Mães e das Crianças

11. Manter e revisar programas existentes, em parceria com o governo federal como CRAS (Centro de Referência de Assistência Social, CREAS (Centro Especializado de Assistência Social), SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos);

12. Assegurar a distribuição de leite às famílias, em parceria com o Governo do Estado;

13. Garantir o fornecimento de peixe à população na Semana Santa;

14. Manter e ampliar o projeto Gestante Feliz, que presta assistência de enxovais à mulheres gestantes do município;

15. Buscar diminuir o deficit habitacional do município, por meio de parceria com os governos Estadual e Federal, bem como por meio de construção de moradias com recursos próprios e em parceria com projetos de voluntariado;

16. Manter e ampliar os projetos existentes, que visam fomentar o empreendedorismo nas comunidades;

17. Manter e fortalecer projetos sociais e programações alusivas às datas importantes como: Pereirinha, São João Social, 18 de Maio e Mês da Mulher.

INFRAESTRUTURA - Cidade organizada

Precisamos melhorar a infraestrutura de nosso município. Atualmente, vejos Goianinha com uma estrutura sucateada de seus prédios públicos e espaços públicos, como quadras, praças e vias públicas.

Quando melhor for a organização espacial da nossa cidade, melhor será a qualidade de vida de nosso povo, pois uma cidade organizada e bem estruturada, proporciona um maior bem-estar para sua comunidade

Além disso, sabemos que obras e ações de infraestrutura melhora a imagem do município e amplia sua capacidade de atrair turistas e renda para a cidade, fortalecendo a economia local.

Nessa perspectiva, pretendemos realizar as seguintes ações para a gestão 2021-2024:

1. Organização das vias públicas, praças e ruas;

2. Criação de praças esportivas atendendo várias modalidades em locais estratégicos;

3. Reforma da feira municipal com a construção de um moderno centro de abastecimento que garanta higiene e qualidade nos produtos oferecidos aos consumidores, bem como condições de armazenamento e comercialização para os agricultores familiares;

4. Construção de casas populares em regime de mutirão;

5. Reforma e modernização das praças públicas transformando-as em espaços de convivência e lazer o que implica em implantar equipamentos esportivos e recreativos, bem como na arborização e embelezamento;

6. Praças ecológicas em outros locais da cidade;

7. Instalação de energia solar nos principais consumidores do município. Ex: escolas, mercado publico, hospital, Centro Administrativo, Estádio de Futebol, e outros;

8. Regularização fundiária de toda a área urbana do município, de posse pública

e privada;

9. Georreferenciamento de toda área do município;

10. Layoutizar e padronizar a feira livre subdividindo por gêneros; como também o cadastramento dos feirantes do município;

11. Implantação da coleta seletiva no município;

12. Horário uniforme de funcionamento das repartições públicas;

13. Gestão Participativa Municipal (GPM) onde o cidadão participará das decisões da gestão no tocante a situações específicas em bairros, localidades e outros;

14. Conclusão do terminal rodoviário;

15. Construção de drenagem na praça da batalha;

16. Construção de uma quadra de esporte no conjunto batalha;

17. Ampliação do cemitério municipal com construção de jazidos no sentido verticais;

18. Drenagem e pavimentação do acesso entre viaduto, frente do estádio nazareno e o conjunto bosque das palmeiras;

19. Conclusão das pavimentações dos seguintes bairros: loteamento coqueiral, uma, anequim, lagoa do poço, guariba, bosque das palmeiras, litoral sul,

20. Recomposição de pavimentação em paralelepípedos dos bairros do município;

21. Construção de um arquivo municipal;

22. Termino do recapeamento asfáltico da Avenida que liga o centro da cidade aos alto de Goianinha e novo horizonte;

23. Reurbanização da lagoa do cangambá com construção de quiosques, parques, área de eventos e pórtico;

24. Construção do polo de artesanato regionais no balneário “joça de nem” no rio da ponte;

25. Construção de uma quadra poliesportiva no bairro do rio da ponte;

26. Construção de uma quadra poliesportiva no bairro do Sumaré;

27. Reforma da lavanderia do rio da ponte;

28. CRMS (Centro de Referência Municipal de Saúde) construção da sede da secretaria municipal de saúde, ao lado do hospital municipal com salas de referencias, exames de imagens, consultórios para especialidades, farmácia básica, regulação, fisioterapia, entre outras especialidades.

29. Pavimentação do distrito do Catu;

30. Calçadão do matadouro novo até entrada do guariba;

31. Calçadão, com iluminação, do bairro do Sumaré ate o rio da ponte;

32. Construção de praça com academia no distrito do Catu;

33. Pavimentação da entrada do bosque (RN- 003) até o distrito de barrocas;

34. Construir um pontilhão sobre o Rio Brandão, no trecho localizado na Rua do Arame – Novo Paraíso;

35. Conferir se melhorias no Mercado Público estão contempladas.

TRANSPORTE E TRÂNSITO – Cidade com mobilidade

Precisamos criar um programa municipal para o transporte e mobilidade urbana, que possibilite o desenvolvimento de meios alternativos de locomoção, facilitando a vida da população, ao mesmo tempo em que traz benefícios para o meio ambiente.

Apesar de nossas ruas e avenidas se encontrarem em situação de descaso e abandono, nossa gestão dará uma nova roupagem e estrura para as vias públicas de nossa cidade, assim como melhoraremos as vias de acesso para a comunidade rural.

A mobilidade urbana é um direito e como tal nos impõe a responsabilidade de atuar para que o mesmo se realize não só da forma mais eficiente, como também aquela que gere menos impacto no meio ambiente do município. Portanto, para que isso se efetive, propomos como ações a serem desenvolvidas no quadriênio 2021- 2024 as seguintes:

1. Sinalização horizontal e vertical das vias públicas do município;

2. Novas praças de táxi e moto-táxi;

3. Regulamentar a atividade de moto-taxista; buscando facilitar também a regularização dos profissionais que já atuam no município;

4. Abrir processo licitatório para concessão de linhas de transporte interbairros;

5. Recadastramento e atualização de vagas de taxistas do município;

6. Reformulação do trânsito para gerar fluidez e vagas de estacionamento no centro da cidade;

7. Utilização do centro comercial como ponto de apoio para os alternativos;

SAÚDE - Nosso bem maior

Nosso compromisso com a saúde do nosso município é proporcionar um sistema de atendimento de qualidade e que preste um serviço humanizado. Apesar do momento de crise que vivemos no país, os repasses para a área da Saúde aumentaram nos últimos anos, o que daria para fazer muito para o povo de nossa cidade nessa área tão sensível. Porém, percebemos que a qualidade dos serviços de saúde de nosso município não acompanham o ritmo em que se deu o aumento dos recursos desse setor em Goianinha.

O que vemos hoje na saúde de Goianinha para ficar razoável precisaria melhorar muito ainda. Isso é fruto simplesmente de uma gestão descompromissada com o bem-estar do nosso povo e que não dá a devida importância a essa área tão importante. Falta assistência na atenção básica de saúde, faltam profissionais para atender nosso povo de maneira adequada, assim como falta uma estrutura de saúde municipal que realmente funcione.

Um povo carente como o nosso precisa muito de uma saúde gratuita e de qualidade, e isso é papel do Poder Público proporcionar. Quando uma população carente precisa de saúde e o Poder Público não lhe assiste, o resultado é desastroso, levando grande sofrimento para seu povo.

Na nossa gestão no quadriênio 2021-2024, tendo em vista a situação em que nosso município se encontra, propomos as seguintes ações:

1. Criar núcleo de atendimento veterinário;

2. Ampliar os atendimentos de exames laboratoriais nos fins de semana e feriados;

3. Implantar a coleta descentralizada de exames laboratoriais para as localidades mais distantes;

4. Intensificar os projetos de atenção à Saúde da Mulher e Saúde do Homem;

5. Qualificar as equipes de atendimento do Hospital Municipal e Unidades Básicas de Saúde;

6. Garantir o funcionamento pleno da sala de estabilização com todo o equipamento necessário;

7. Implantar Posto de Apoio à Saúde no Conjunto da Batalha;

8. Retomar os atendimentos de fisioterapia infantil com distribuição de próteses ortopédicas;

9. Criar projeto de apoio e acompanhamento médico às gestantes;

10. Manter e reestruturar programas existentes, em parceria com o Ministério da Saúde: Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Estratégia de Saúde da Família (ESF), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Programa Saúde na Escola (PSE), Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), entre outros;

11. Manter e ampliar serviços municipais como: Raios-X e urgência e emergência no Hospital Municipal, com atendimento 24h Família do Bosque das Palmeiras, Novo Horizonte II e Guariba;

12. Manter e ampliar os atendimentos do Centro de Especialidades Médicas, com a adição de especialidades como: otorrinolaringologia, oftalmologia, angiologia, ortopedia e cardiologia;

13. Reformar, ampliar e/ou readequar as Unidades de Saúde do município Elaborar projetos de apoio à saúde do idoso;

14. Criação de projeto para distribuição de medicamentos básicos às famílias em situação de vulnerabilidade;

15. Manter e ampliar as farmácias básicas e satélite (Hospital Municipal);

16. Celebrar convênios junto à Liga Norte Contra o Câncer e COPIRN (Consórcio Público Intermunicipal do do Norte) para realização de procedimentos de médias e altas complexidades;

17. Implementar melhorias na gestão do Cartão SUS;

18. Manter e ampliar a Central de Regulação de Ofertas dos Serviços de Saude do Município (Cross);

19. Assegurar a oferta de transporte para a realização de procedimentos médicos na capital e região;

JUVENTUDE E CIDADANIA - Um olhar diferente

A juventude tem uma importância muito grande na construção e desenvolvimento de nossa sociedade. A energia característica de nossa população jovem precisa ser valorizada e utilizada para criarmos um ambiente de criatividade de inovação, onde o jovem exerce uma grande influência nas lutas pelas transformações da nossa sociedade.

É preciso criar espaços de comunicação entre os jovens de nossa comunidade e os demais setores de nossa sociedade, pois os jovens têm essa habilidade natural de discutir e propor soluções para os problemas da sociedade. Ao mesmo tempo, a atuação da juventude oxigeniza as lutas políticas em prol da comunidade, colocando seus pontos de vista na perpectiva de melhoria da vida do povo.

Precisamos oportunizar uma maior participação de nossa juventude na nossa gestão, pois isso será importante para dar um novo dinamismo ao nosso mandato, por meio da participação dessa parcela da sociedade, sem contar que serão eles nossos gestores do futuro. Inseri-los no ambiente administrativo desde já e termos suas contribuições na nossa gestão, é algo que propomos para o quadriênio 2021- 2024, além de outras ações, tais como:

1. Criação de uma Secretaria Municipal voltada à Juventude e Cidadania;

2. Oferta de apoio psicopedagógico/vocacional para estudantes do ensino médio e superior;

3. Implantação de uma Central de Estágios, visando a inserção dos jovens ao mercado de trabalho;

4. Apoio a grupos culturais, voltados à juventude;

5. Incentivos para inserção dos jovens na prática de esportes radicais, como skate e patins;

6. Elaboração e implementação de projetos voltados à educação sexual e prevenção às drogas;

7. Desenvolvimentos de ações voltados ao lazer da população jovem,

sobretudo no espaço localizado às margens da Lagoa da Cangaíba;

8. Oferta de capacitações profissionais à população goianinhense;

9. Implantação de uma Central de Apoio ao Cidadão, para emissão e consulta de documentos, apoio profissional, entre outros;

10. Elaboração e implementação de projetos voltados à inclusão e apoio às pessoas com deficiência.

MEIO AMBIENTE E URBANISMO - Cuidar para não faltar

Nos dias de hoje, não se permite a nenhuma gestão planejar sua cidade desconsiderando o meio ambiente e a importância de sua preservação. É preciso que os gestores pensem e repensem suas cidades com o objetivo de torná-las sustentáveis, e isso coloca o meio ambiente no centro das discussões e ações.

Nosso objetivo maior, que é levar qualidade de vida para nosso povo, não pode ser atingido se não desenvolvermos um plano de gestão ambiental para nosso município, de modo de nossas riquezas naturais sejam preservadas e e nosso meio ambiente protegido.

Na nossa gestão, toda e qualquer ação ou desenvolvimento de obras terão como base o respeito ao meio ambiente e preservação de nosso patrimônio histórico e arquitetônico. Precisamos orientar as ações que envolvam obras ou construções urbanas, de modo a criar mecanismos de controle ambiental, com objetivo de colocar nossa cidade no caminho para o desenvolvimento sustentável. Para isso, propomos as seguintes ações para nossa gestão no quadriênio 2021-2024:

1. Elaboração do Plano Diretor;

2. Revisão do Código de Obras;

3. Regularização Fundiária dos principais bairros e loteamentos da cidade;

4. Erradicação do lixão;

5. Implantação de uma Usina de Reciclagem de resíduos sólidos;

6. Arborização das marginais, praças e canteiros;

7. Criação do Horto Florestal;

8. Buscar licenciamento, junto aos órgãos competentes, para construção de um novo Cemitério e um Abatedouro Público;

9. Desenvolvimento de campanhas educativas relativas ao descarte adequado de lixo, águas servidas, bem como sobre os danos e prejuízos caudados por construções irregulares;

10. Implantação do projeto “IPTU VERDE”, onde cidadãos e empresas poderão ter desconto no imposto, caso pratiquem ações consideradas “ecologicamente corretas”, como plantar uma árvore, realizar soleta seletiva, entre outras;

11. Implantação de ações de Coleta Seletiva de resíduos sólidos;

12. Revitalização da Lagoa do Anequim e Rio Brandão.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - Crescendo para melhorar

É papel do gestor municipal buscar criar oportunidades de geração de emprego e renda para sua cidade. Isso se dá por meio de ações que promovem a cidade e atraem investimentos, tanto públicos como privados para o município.

É preciso explorar as vocações econômicas de nossa cidade, incentivando os arranjos produtivos locais a se desenvolverem e se profissionalizarem, por meio de parcerias com órgãos do governo. Isso impulsionará o empreendedorismo local.

Quando um município atrai empresas ou novas empresas nele são criadas, significa mais emprego para seu povo, mais dinheiro circulando na economia local e mais renda sendo gerada.

Cabe, portanto, à gestão pública do município criar um ambiente atrativo para investimentos e criação de novas empresas.

Para nossa gestão 2021-2024 propomos as seguintes ações:

1. Realizar retomada da promoção institucional do Polo Industrial Geraldo Rocha e , com objetivo de atrair novas indústrias para Goianinha, gerando emprego renda para população;

2. Resgatar e ampliar o programa Banco de Talentos, que realiza o cadastro de currículos para geração de oportunidades;

3. Incentivar o comércio local através de compras governamentais na cidade;

4. Criar o programa Produto Goianinha, que será um facilitador da promoção de toda produção local para outros estados e municípios;

5. Buscar parceria com o Sistema S, com destaque para o SEBRAE, visando a aplicação de treinamentos de formação de empreendedores (OSE - Oficina Sebrae de Empreendedorismo);

6. Criar a Central do Empreendedor, por meio de parcerias;

7. Implantar a Agência de Fomento Municipal (AFM), com intuito de movimentar o comércio local.

CULTURA - A nossa identidade

A cultura está ligada à história, às tradições e à identidade de um povo. É o patrimônio imaterial de uma sociedade, que deve ser preservado, assim como incentivado pelo Poder Público e toda comunidade.

Ao Poder Público cabe impulsionar as atividades culturas de seu município, ao mesmo tempo que pode utilizá-la como um dinamizador da economia, pois cultura é algo que atrai pessoas.

Apoiar a cultura é valorizar seu povo. Pensando assim, para a gestão 2021-2024 propomoas as seguintes ações a serem empreendidas em nossa cidade:

1. Disponibilizar espaços e estimular o comércio do artesanato local;

2. Assegurar e resgatar as diversas atividades e grupos culturais do município, como o Pastoril e a tradicional Festa da Batata dos povos indígenas do Catú;

3. Incentivar práticas de produção cultural e artística nas escolas e junto aos jovens do município;

4. Assegurar as atividades do grupo de idosos no município;

5. Implantar o festival gospel e a semana cultural evangélica através de parcerias com igrejas e artistas locais;

6. Produzir debates, festivais e oficinas sobre a identidade cultural de Goianinha;

7. Diálogo constante com artistas, produtores e amantes da cultura local para produção, criação, manutenção e incentivo do setor no município;

8. Resgatar o percurso do tradicional Zé Pereira, do Guariba até a Lagoa da Cangaíba;

9. Assegurar a realização da Festa de Nossa Senhora dos Prazeres com quatro noites de festejos sociais abertos ao público e contemplando artistas locais, buscando também seu reconhecimento como patrimônio imaterial

cultural do RN;

10. Resgatar e fomentar as festividades carnavalescas e religiosas nos bairros e comunidades;

11. Fomentar o ecoturismo consciente na comunidade indígena do Katu;

12. Implementar o Festival Literário na Semana de Arte e Cultura;

13. Reservar espaços para prática de atividades visando a pluralidade cultural através da dança, teatro, jogos, fotografia e audiovisual, à exemplo do Hip Hop, zumba, capoeira e grafite;

ESPORTE E LAZER - Saúde e qualidade de vida

O esporte e lazer estão ligados diretamente à construção da cidadania e à qualidade de vida das pessoas. Quando uma gestão promove as atividades desportivas na sua cidade, está contribuindo para que as crianças e jovens tenham oportunidade de se integrarem em um ambiente social e de terem noções de trabalho em equipe, disciplina e equilíbrio.

Com multiplas dimensões, o esporte é uma forma de arte, assim como um instrumento de melhoria da saúde de um povo. Em todos os aspectos, o esporte é importante. Muitas vezes é a única forma de lazer que algumas crianças e jovens carentes possuem.

Diante disso, cabe à gestão municipal incentivar e apoiar as práticas desportivas locais, assim como criar oportunidades para que nossas crianças e jovens tenham um espaço melhor de convivência e prática de seus esportes.

Por isso, nossa gestão terá um plano de ação exclusivo para nossa o esporte em nosso município, em que, prioritariamente, pretendemos realizar as seguintes ações no nosso mandato 2021-2024:

1. Retomar os torneios e campeonatos nas diversas localidades do município, à exemplo dos torneios do Miranda e de Carnaúbas e do Campeonato Municipal de futebol;

2. Retomar as atividades do Campeonato Interbairros de Futsal;

3. Estimular a prática de atividades físicas com o intuito de promover um estilo de vida mais saudável para a população, utilizando espaços públicos como equipamentos esportivos e academias ao ar livre;

4. Buscar parcerias para inserção de modalidades esportivas na rede municipal de ensino, como o jiu jitsu, vôlei, handebol e basquete;

5. Estruturar e oferecer suporte às equipes de atletismo, resgatando também

as corridas maratona como a Corrida Cana de Acúcar;

6. Dialogar com os gestores e desportistas amadores do município, buscando reformular e programar ações de fortalecimento no setor;

7. Estimular a prática do ciclismo através de eventos no município Criação de trilhas ecológicas orientadas na região da Cangaíba;

8. Retomar o projeto de esporte nas comunidades, disponibilizando profissionais para pratica esportiva orientadas com as crianças do município;

9. Ações e projetos de incentivo as atividades esportivas para grupos femininos, como futsal, handebol, basquete, vôlei e jiu jitsu;

10. Manter e reestruturar o projeto descobrindo talentos;

11. Criar projeto de lei para inclusão de todas as modalidades esportivas do ensino infantil ao ensino médio, das redes municipal, estadual e privada;

12. Construir novos espaços para prática de esportes de areia, como futvôlei, futebol de areia e voleibol;