Centro de Culturas Populares e Identitárias - Governo da -

Segunda edição do Tô no Pelô traz diversas atrações para o Pelourinho em outubro Notícias Postado em: 30/09/2010 17:20

A programação do Tô no Pelô, edital realizado com recursos do Fundo de Cultura da Bahia, da Secretaria de Cultura da Bahia em parceria com o Programa Pelourinho Cultural e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), dá início em outubro a nove projetos artístico-culturais, dinamizando ainda mais os largos e ruas do Centro Histórico. [...]

[caption id="attachment_4936" align="aligncenter" width="300" caption="Bitgaboott - Foto: Divulgação"][/caption] A programação do Tô no Pelô, edital realizado com recursos do Fundo de Cultura da Bahia, da Secretaria de Cultura da Bahia em parceria com o Programa Pelourinho Cultural e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), dá início em outubro a nove projetos artístico-culturais, dinamizando ainda mais os largos e ruas do Centro Histórico. De segunda-feira a domingo, espetáculos de música e dança movimentarão as noites do Pelourinho, garantindo diversão para moradores e visitantes do local.

Entre as atrações, estarão Mariene de Castro, que homenageará o compositor Roque Ferreira, e Juliana Ribeiro, que receberá alguns dos principais compositores da música baiana em seu show. Também estarão presentes na programação, estreando projetos especiais o instrumentista internacional Orlando Costa, o músico Val Macambira e o cantor e compositor Lui Muritiba. Para os amantes do forró, a agenda contará ainda com o Pelô Pé de Serra e, para os apreciadores do gênero gótico, música eletrônica e rock, o Tô no Pelô trará o Darktronik Live. Completam a programação de novos projetos em outubro o samba-rock percussivo do Bitgaboott e o evento Curta Dança, às Seis no Pelô.

Além dessas atrações, têm continuidade em outubro o Festival de Reggae no Pelô, a EXPO_EXPANDIDA, com uma série de intervenções urbanas nas ruas do Pelourinho, ambos também selecionados no edital Tô no Pelô que iniciaram suas ações em setembro. Desde a sua primeira edição, lançada em 2008, o Edital tem garantido a diversidade da programação e shows do Pelourinho Cultural. Além de dinamizar a vida artística e cultural do Centro Histórico de Salvador, o conjunto de ações também contempla cidadania, por meio de três projetos a serem realizados por organizações não-governamentais e com foco voltado para a juventude.

Assim como na primeira edição, cerca de R$ 2,4 milhões são investidos no programa, que visa a dinamização e a revitalização de espaços artístico-culturais na região, de forma democrática e aberta, além de garantir uma programação extremamente diversa. O edital Tô no Pelô teve 119 projetos inscritos por produtores culturais locais, com o propósito de ocupar esses espaços, com diferentes expressões artísticas e culturais. As categorias incluem ‘Cultura e Cidadania’, ‘Intervenções Urbanas’ e ‘Ocupação de Praças e Largos’. A programação artístico-cultural do Pelourinho está garantida até o início de 2011.

http://www.centrodeculturas.ba.gov.br 2/10/2021 7:24:39 - 1

Atrações

Mariene de Castro - Meu Compadre Ferreira. Este é o nome do projeto que a sambista Mariene de Castro fará nas sextas-feiras do mês de outubro, a partir do dia 8, no Largo Pedro Arcanjo, Pelourinho, em homenagem ao cantor, compositor e pesquisador do samba-de-roda, Roque Ferreira. Amigos há mais de 13 anos, Mariene e Roque sempre estiveram ligados musicalmente, mesmo antes dela se descobrir como sambista. "Roque pra mim é um gênio, um mestre, um homem raro, que me inspira e me emociona. Foi quem me batizou e hoje posso dizer que tive a sorte de conviver", lembra ela. No repertório dos shows, apenas composições de Roque.

A cantora selecionou músicas já conhecidas do público como Nonô, Abre Caminho, Vi Mamãe na Areia e outras ainda inéditas. "A vontade de homenageá-lo sempre existiu, tanto que meu próximo CD será todo com composições dele. Esta seqüência de quatro shows será apenas uma prévia do que está por vir. Roque merece", conta. Ao lado de Riachão, Edil Pacheco, Ederaldo Gentil, Nélson Rufino, Batatinha e Walmir Lima, Roque é considerado um dos mais inventivos compositores do samba de raiz baiano e um dos últimos representantes do samba-de-roda, gênero do Recôncavo Baiano, onde ele nasceu na cidade de Nazaré das Farinhas, caracterizado pelo ritmo sincopado e letras simples. Suas composições, que já somam mais de 400 músicas gravadas e 600 ainda inéditas, chegaram às vozes de intérpretes como Clara Nunes, Maria Bethânia, Alcione, Zeca Pagodinho, entre outros grandes nomes nacionais.

Cantando com os Compositores, com Juliana Ribeiro – No palco do Largo Tereza Batista, a cantora Juliana Ribeiro receberá alguns dos principais compositores da música baiana no projeto Cantando com os Compositores. Rostos pouco conhecidos do grande público, os compositores habitam o imaginário musical de muita gente. Nélson Rufino, Reginaldo Souza, J. Velloso, Roberto Mendes, Walmir Lima, Walter Queiroz, Matheus Aleluia, Edil Pacheco e Gal do Beco são os convidados para as apresentações, que ocorrem em quatro sábados do mês outubro e fazem parte do projeto Tô no Pelô. "Eles criaram o cancioneiro popular baiano, músicas que fazem sucesso aqui e no Brasil, mas não são reconhecidos pelo grande público. Quero fazer uma homenagem para eles em vida ao mesmo tempo em que retrato ritmos como lundus, sembas angolanos, maxixes, jongos, batuques que fazem parte da minha pesquisa", explica Juliana.

No palco, além da presença especial de dois compositores por noite, Juliana contará com um repertório novo, incluindo compositores baianos contemporâneos, além dos sucessos consagrados de sua carreira. O ingresso para o show será um pacote de leite em pó, a ser doado para duas instituições que trabalham com crianças, o Orfanato Associação Mensageira do Amor Cristão e a Creche Associação Educacional Salvador.

Orlando Costa – Todas as quintas-feiras de outubro, às 21h, o badalado instrumentista Orlando Costa, que toca com grandes artistas da MPB e com nomes internacionais, levará ao Largo Tereza Batista o show Eu porque sou percussivo. Nele, o músico montará uma verdadeira balada percussiva com o acervo de instrumentos pinçados em vários lugares do mundo. No repertório dançante, o artista contará com composições próprias, como Clara, em homenagem a sua filha de 9 anos e Sim, em parceria com Alex Mesquita, além de músicas de Milton Nascimento, Sting, Tito Puentes e do indiano radicado em Londres, Finley Quaye.

Orlando, que atualmente toca com Jorge Vercilo, subirá ao palco acompanhado por Alex Mesquita (guitarra), Marcelo Galtner (teclado), André Becker (sax), Ldson Galter (Baixo), Tito Oliveira (sax), http://www.centrodeculturas.ba.gov.br 2/10/2021 7:24:39 - 2 Felipe Alexandre, Binho Cunha e Gilvan Oliveira (percussão). Luan, o filho de 16 anos, faz participação no show, já mostrando que a percussão corre nas veias. Com carreira iniciada há 22 anos, o músico conta com trabalhos ao lado de nomes como Marisa Monte, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, João Bosco, Ivan Lins, Jerel Lamar, e Martinália. Entre os conterrâneos, Orlando gravou álbuns com Ivete Sangalo, Daniela Mercury, , e Banda Mel (da qual foi integrante desde o início), entre outros.

Curta Dança, às Seis no Pelô - Idealizado por dançarinos integrantes do grupo Mazurca Produções, o Curta Dança, às Seis no Pelô é o único projeto envolvendo esta expressão artística contemplado no edital Tô no Pelô. Trata-se de seis espetáculos que serão estrelados por grupos de dança independentes de Salvador, com o objetivo de fortalecer o espaço para produção e circulação desta linguagem artístico-cultural na capital baiana.

Os grupos que farão parte do projeto são o Mazurca Criações, com o espetáculo Dois Gumes e Interações, o Grupo de Dança Contemporânea (GDC), o Bamberg Cia de Dança, o CoMteMpu´s e o dançarino Leandro de Oliveira, que apresentará o espetáculo Trilhas Urbanas. As apresentações acontecerão às segundas-feiras, do dia 04 de outubro a 11 de novembro, no Largo Pedro Archanjo, às 18h.

Darktronik Live – Em outubro, tem início no Pelourinho a 12ª edição do Darktronic Live, tradicional evento musical alternativo que explora a temática gótica/dark. Nos dias 09 e 16 de outubro, o Largo Pedro Archanjo será invadido por fãs do gênero, apreciadores de música eletrônica e do rock, que terão uma maratona de atrações a partir das 14h. No palco principal, a presença de bandas locais e de outros estados como Desrroche (BA), Almadória (BA), Dead Pop (BA), Incrédula (BA), Célula Mekanika (BA) e Orquídeas Francesas (PB). Os grupos se apresentarão às 19h, 20h30 e 22h.

O evento contará com uma arena eletrônica, com a presença de DJs, e um lounge multimídia, onde haverá duas exibições diárias de filmes do cinema expressionista alemão, seguidas por palestras temáticas, com sessões às 14h e às 16h30. Também haverá, entre os shows, projeção de vídeos, com trechos de filmes de terror, suspense, sci-fi e videoclipes. Artistas plásticos e circenses farão performances no largo, a exemplo de malabares e pirofagia, e o Grupo Flores Mortas do Palhaço comandará um recital poético, com leitura de poesias próprias e de poemas de autores ultra-românticos que influenciaram a cultura gótica como Charles Baudelaire, Augusto dos Anjos e Álvares de Azevedo.

Val Macambira, em O lido e o cantado – Com o objetivo de manter viva a cultura popular por meio das poesias cantadas, o compositor e instrumentista Val Macambira e a banda Bizoro Avoador animarão o Centro Histórico nas noites de quinta-feira, com o show O lido e o cantado. Com canções inéditas, o espetáculo celebrará a música nordestina e seus derivados como lamento xote, baião, xaxado, forró, maracatu, repente e embolada. As apresentações serão realizadas nos dias 07, 14, 18 e 31 de outubro, no Largo Pedro Archanjo, às 21h.

Bitgaboott - A dupla de músicos Léo Bit Bit e Booghan Gaboott, que comanda o grupo Bitgaboott, levará o seu samba-rock percussivo para o Largo Tereza Batista nos domingos de outubro, com início dia 10. O grupo foi formado pelos irmãos em 2006 no bairro do Candeal. No repertório do show, canções próprias lançadas no CD Canto dos Vizinhos, além de hits de sua autoria que ficaram conhecidos na voz de cantores como Ivete Sangalo (De ladinho, Beat beleza e Quer que eu vá), Timbalada (Cordão de bloco e Suando a camisa), Margareth Menezes (Miragem na esquina) e Daúde (Casa Caiada). http://www.centrodeculturas.ba.gov.br 2/10/2021 7:24:39 - 3

A dupla também cantará músicas de Gilberto Gil, Gonzaguinha, Lulu Santos, Chiclete com Banana, Gerônimo, Alceu Valença, Asa de Águia, Luis Caldas, Paralamas do Sucesso, Cidade Negra, Fábio Júnior, entre outras bandas e artistas. Acompanham Bitgaboott os músicos Sapão, Rick Gaboott, Esquisito e Pá (percussão), Marquinhos e Marcelo (violão), Denesson (trombone) e Lia Gondim e Genard (backing vocal).

Pelô Pé de Serra – Dentro da diversidade de estilos musicais que fazem parte da agenda do Tô no Pelô, o forró pé de serra também estará presente nas noites de quinta-feira do Centro Histórico. É que em outubro começará a segunda edição do projeto Pelô Pé de Serra. O evento reunirá no Largo Quincas Berro D´água, a partir das 20h, artistas que fazem o resgate do ritmo, como a banda Flor Serena, Celo Costa, Laurinha, João Sereno, Wilson Aragão e Quininho de Valente.

O repertório dos espetáculos baseia-se nos grandes nomes da música nordestina a exemplo do Trio Nordestino, Genival Lacerda, Jorge de Altinho, Dominguinhos, Xangai e Zé Ramalho, artistas que, de maneira peculiar dão continuidade a arte do grande mestre e Rei do Baião Luiz Gonzaga. As apresentações acontecem a partir do dia 07 de outubro e vão até o dia 18 de novembro.

Lui Muritiba - Uma forma de homenagear a música e a literatura brasileira. É assim que o cantor, compositor e instrumentista do recôncavo baiano, Lui Muritiba, define o show que apresentará nas noites de sábado no Largo Quincas Berro D´água a partir do dia 16 de outubro. Em Romances e Canções, o artista faz uma leitura de romances consagrados da literatura brasileira por meio da música, com composições suas ou de artistas da MPB.

Assim, para homenagear Gabriela Cravo e Canela, do baiano Jorge Amado, Lui trará a canção Alegre Menina (Dori Caymmi/Jorge Amado); para O Bem Amado, de Dias Gomes, a canção O Bem Amado (Toquinho/Vinícius de Moraes). Em sua segunda edição, o projeto terá, a cada apresentação, participação especial de Amanda Santiago, Edil Pacheco, Walter Queiroz e Danilo Caymmi.

Agenda Tô no Pelô

à Orlando Costa – Show Eu porque sou percussivo Estreia: 07 de outubro Data – 14, 21 e 28 de outubro (quintas-feiras) Local – Largo Tereza Batista, Pelourinho Horário: 21h Ingresso – Gratuito

à Mariene de Castro – Show Meu Compadre Ferreira Estreia: 08 de outubro Quando: 15, 22 e 29 de outubro (sextas-feiras) Local: Largo Pedro Arcanjo, Pelourinho. Horário: 20h http://www.centrodeculturas.ba.gov.br 2/10/2021 7:24:39 - 4 Ingressos a preços populares: R$ 5,00 (inteira) / R$ 2,50 (meia)

à Juliana Ribeiro, com show Cantando com os Compositores Estreia: 09 de outubro, com Roberto Mendes e Edil Pacheco Apresentações: 16/10, com Mateus Aleluia e Walter Queiroz 23/10, com Walmir Lima e J. Velloso 30/10, com Reginaldo Souza, Gal do Beco e Nelson Rufino Local: Largo Tereza Batista, Pelourinho Horário: 20h Entrada: 1 pacote de leite em pó

à Darktronik Live Local: Largo Pedro Archanjo, Pelourinho Horário: 14h às 23h30 Palco Principal 09/10: Dead Pop, Almadória e Incrédula 16/10: Célula Mekanika, Desrroche e Orquídeas Francesas

Arena Eletrônica: 09/10: DJ Deniac, DJ Chaverinho, DJ Filho do Lobo 16/10: DJ Sub, DJ Magharin, DJ Vertigo Cinema: As sessões de cinema começarão às 14h, sendo 2 exibições por dia.

à Pelô Pé de Serra Local: Largo Quincas Berro D´água Estreia: 07 de outubro Quando: 14 e 21 de outubro Horário: 20h Entrada: Gratuita

à Val Macambira, com show O lido e o cantado Local: Largo Pedro Archanjo Quando: 07, 14, 18 e 31 de outubro (quintas-feiras) Horário: 21h Entrada: gratuita

à Bitgaboott Local: Largo Tereza Batista Estreia: 10 de outubro Quando: 24 e 31 de outubro Horário: 17h Entrada: gratuita http://www.centrodeculturas.ba.gov.br 2/10/2021 7:24:39 - 5

à Lui Muritiba – Show Romances e Canções Local: Largo Quincas Berro D´água Quando: 16/10, com Amanda Santiago 23/10, com Edil Pacheco 30/10, com Walter Queiroz 06/11, com Danilo Caymmi Horário: 21h Entrada: Gratuita

à Curta Dança, às Seis no Pelô Local: Largo Pedro Archanjo Quando: Dias 04, 11, 18 e 25 de outubro e 01 e 08 de novembro (segundas-feiras) Horário: 18h Entrada: Gratuita

http://www.centrodeculturas.ba.gov.br 2/10/2021 7:24:39 - 6