4ª Etapa do Projeto Tá no Mapa Mapeamento das Pavão-Pavãozinho, Santa Marta, Tabajaras e Cabritos Relatório I , 3 de novembro de 2015

PARCERIAS

Grupo Cultural AfroReggae, Google Brasil Internet Ltda. e J. Walter Thompson

PROPÓSITO

Informar o desenvolvimento dos quinze primeiros dias de execução da 4ª etapa do projeto Tá no Mapa. O documento serve ainda como plataforma de alinhamento entre os parceiros. Espera-se que os envolvidos apreciem, indiquem alterações, façam sugestões, críticas e validem as propostas apresentadas.

AUTORES

Ronan Ramos Jr. e Danilo Costa - AfroReggae

INTRODUÇÃO Documento baseado na proposta Q2

No dia 19 de outubro de 2015 teve início a execução da 4ª etapa do projeto Tá no Mapa*. Aconteceu na sede do Afroreggae na Rua da Lapa, nº 180, 12º andar/cobertura, Centro, Rio de Janeiro/RJ o treinamento dos novos agentes mapeadores e supervisores das Favelas Pavão-Pavãozinho, Santa Marta, Tabajaras e Cabritos para aprenderem a registrar pontos de interesse - comércio; equipamento público (escola, creche, posto de saúde etc.) e ponto turístico (mirante, estátua etc.) e logradouros - ruas, avenidas, becos, travessas etc.

De modo a destacar os passos dados, as próximas fases e também a facilitar a integração entre os parceiros do projeto, o AfroReggae compartilha abaixo uma breve descrição das atividades realizadas e o planejamento das próximas ações.

* De fato, a 4ª etapa teve início com a definição dos territórios - ainda na fase de elaboração da proposta. Na semana do dia 13 a 16 de outubro de 2015 aconteceu a abordagem inicial do AfroReggae junto das comunidades escolhidas e a equipe de mediação do AfroReggae articulou com as lideranças locais o desenvolvimento do trabalho in loco e recrutou os agentes mapeadores e supervisores. Internamente considera-se a data do dia 19/10 como o início, de fato, da execução da 4ª etapa.

CRONOLOGIA DAS FAVELAS ATENDIDAS

- Parada do Lucas/2013 - piloto - Caju, Vidigal e /2014 - 1ª etapa - Vigário Geral/2014 - 2ª etapa - Chapéu , Babilônia e Cantagalo/2015 - 3ª etapa - Pavão-Pavãozinho, Santa Marta, Tabajaras e Cabritos/2015 - 4ª etapa

PONTO DE PARTIDA PARA A 4ª ETAPA DO PROJETO

Atualmente existem mais de mil favelas no Rio de Janeiro. Os pontos de interesse nestas comunidades não aparecem nos mapas virtuais. Há uma exclusão digital destas localidades, que são vistas apenas como manchas quando procuradas na internet.

Com o intuito de dar visibilidade digital para favelas localizadas na zona sul e com potencial de incremento de suas atividades comerciais, o projeto definiu a comunidade do Morro Dona Marta, com seu viés artístico e colorido, sendo locação de filmes e videoclipes e seu mirante com vista deslumbrante da cidade; Pavão- Pavãozinho situada entre Copacabana e e que dispensa comentário; e Tabajaras e Cabritos e seu morro utilizado para escaladas e highline.

A 4ª etapa do projeto conclui as favelas da Zona Sul, tendo em vista também a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2016 e o afluxo de turistas interessados em conhecer toda a cidade do Rio de Janeiro. A Zona Sul, especialmente Copacabana, abrigará inúmeras competições e é considerada uma das quatro regiões olímpicas da cidade (as outras são Maracanã, Deodoro e Barra).

JUSTIFICATIVA PARA A 4ª ETAPA DO PROJETO

Dar visibilidade para comunidades excluídas digitalmente, ampliar possibilidades de pequenos comércios locais, reduzir a distância entre o asfalto e a facilitando o conhecimento de pontos de interesse e logradouros atualmente invisíveis no universo virtual. Estes são os argumentos para avançar com o mapeamento.

Além do mais, os resultados das etapas anteriores motivam a realização desta e novas fases, pois os depoimentos dos comerciantes e moradores confirmam a transformação positiva em seus negócios e na forma como se percebem no mundo digital. Os prêmios e o reconhecimento nacional e internacional do projeto estimulam os parceiros a continuar e a ampliar o número de comunidades atendidas.

Menção do projeto em inúmeras mídias. Exemplos: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/12/projeto-ta-no-mapa-do- afroreggae-mapeia-favelas-do-rio-na- internet.htmlhttps://www.youtube.com/watch?v=x5LqZoskNzU&app=desktop http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/projeto-ta-no-mapa-do-google-lanca- camiseta-da-reseva https://www.youtube.com/watch?v=M9pLV4eys8ohttps://www.youtube.com/watc h?v=rytjOeJcORY, http://www.cultura.rj.gov.br/materias/parada-de-lucas-ganha-mapeamento-na- rede http://tecnologia.terra.com.br/google-ajudara-a-mapear-mais-tres-favelas-no-rio- de-janeiro,c98c751b52527410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

Prêmios:

Festival de Cannes - Prata na categoria Cyber (digital) e Bronze na categoria PR (Relações Públicas) El Ojo Iberoamérica - Prata na categoria El Ojo Interativo Media Latam - Ouro na categoria Uso Criativo de Mídia D&AD - Lápis Branco - melhores trabalhos em causa sociais Wave Festival - Prata e Bronze na categoria Cyber (digital), bronze em PR (Relações Públicas) e Bronze na categoria Green Wave

OBJETIVOS DA 4ª ETAPA DO PROJETO

O projeto Tá no Mapa pretende tirar da invisibilidade pontos de interesse, estabelecimentos comerciais e ruas das favelas Santa Marta, Pavão-Pavãozinho, Tabajaras e Cabritos usando as ferramentas Google Map Maker e Google Meu Negócio.

Objetivos específicos: - Organizar dados das favelas mapeadas e torná-las mundialmente acessíveis e úteis - Capacitar moradores das favelas com as ferramentas Google para mapear suas regiões - Aumentar o número de empreendedores locais com visibilidade global - Identificar e potencializar empreendimentos comerciais por meio das ferramentas Google - Contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das favelas

BENEFICIADOS

Conforme o Censo Demográfico 2010 do IBGE - Aglomerados Subnormais, o número total de moradores das comunidades atendidas gira em torno de 15 mil habitantes - sendo 3.913 pessoas em Dona Marta, 5.567 moradores em Pavão-Pavãozinho e 1.359 em Tabajaras e 2.602 em Cabritos.

Habitantes das próprias localidades, turistas, prestadores de serviço e moradores de outras regiões do Rio de Janeiro serão beneficiados com a visualização virtual de pontos de interesse e logradouros. O empresário local terá ampliada a possibilidade de o seu negócio ser encontrado e o morador passará a melhor conhecer a região em que vive e a se reconhecer virtualmente.

ESTRATÉGIA PARA A 4ª ETAPA DO PROJETO

Assim como nas fases anteriores, a 4ª etapa trabalha com agentes mapeadores e supervisores da própria região, que conhecem as ruas, comércio e a dinâmica da favela. Somente com a colaboração dos moradores é que o projeto torna possível a inclusão destes locais nos mapas da internet.

Conforme exposto na introdução, a 4ª etapa teve início com a escolha dos locais e, na sequência, com o contato feito pela Agência Segunda Chance do AfroReggae com as associações de moradores das favelas. Em seguida foram recrutados os agentes mapeadores e supervisores.

Passo seguinte e marco inicial da execução da 4ª etapa foi o treinamento dos profissionais nas ferramentas (Google Map Maker e Google Meu Negócio) e no processo de mapeamento. Realizado o treinamento as atividades in loco começam e os agentes e supervisores percorrerão ruas, becos, travessas, praças e avenidas. A equipe conversará com os moradores e comerciantes, tirará fotos e marcará a localização geográfica usando as ferramentas Google, que disponibiliza os aparelhos celulares, os folders explicativos do Google Meu Negócio e outros materiais de trabalho, como bloco de anotações e os adesivos que servem para indicar que o estabelecimento aceitou participar do projeto.

PLANEJAMENTO DO MAPEAMENTO

- Estratégia de atuação em campo - Santa Marta

A equipe começará trabalhando em conjunto. A praça, na entrada da comunidade, será a primeira localidade a ser mapeada. Na sequência o grupo se divide em parte baixa (estações 1 e 2 do bonde) e alta (estações 3 e 4 do bonde).

Além do mapeamento na área de maior concentração de comércio e moradias, espera-se mapear a trilha da comunidade até o Mirante Dona Marta (no alto à esquerda) e a região mais elevada perto do campo de futebol com uma vista deslumbrante (Rua Oswaldo Seabra).

4

3 1

2 2 1 Início Praça

- Estratégia de atuação em campo - Pavão-Pavãozinho

A equipe começará atuando de forma coesa pela região mais movimentada e onde o comércio se concentra, na entrada da comunidade - Rua Saint Roman e local conhecido como “Segundinha” (1). Na segunda fase a equipe se divide e os homens fazem o trecho mais inseguro da comunidade (2), enquanto a mulher da equipe inicia o trecho restante (3). Ponto de interesse de destaque é a região do restaurante Bela Vista.

2

Bela Vista (restaurante) - ponto de interesse de destaque. 3

1

- Estratégia de atuação em campo - Tabajaras e Cabritos

O trabalho começará pelas Ruas Aníbal Reis e Real Grandeza (1) e passará pela Estradinha (2), onde está localizada a UPP legal, e na sequência a equipe segue para a Ladeira dos Tabajaras (3). O trabalho será encerrado nos Cabritos (4) e, por último, no ponto de moto taxi na Ladeira dos Tabajaras (5).

1

2 1 4

3

5

ENCONTROS COM SUPERVISORES DE CAMPO

A coordenação do projeto manterá encontros semanais - segunda-feira pela manhã - com os supervisores das três comunidades para avaliação do desenvolvimento do trabalho de campo e recolhimento das listas de presença, planilhas de pontos de interesse preenchidas e bloco de anotações Google Meu Negócio. O supervisor do projeto também se encontrará com a coordenação uma vez por semana - quinta- feira de tarde.

ASSISTENTE

A assistente do projeto acompanhará o trabalho em campo durante as duas primeiras semanas e, após, atuará remotamente alimentando o sistema do Google Map Maker, comparecendo uma vez por semana a comunidades, se houver necessidade de apoio técnico, e dois dias na sede do AfroReggae.

COORDENAÇÃO

O coordenador realizará o trabalho de supervisão in loco de modo esporádico, avaliando o tempo, a qualidade e verificando a correção das informações coletadas.

ATIVIDADES

Nº Atividade Data - 2015 Status 1 Escolha das Comunidades 27/05 ü 2 Mediação das Lideranças - abordagem inicial do AR 13/10 ü 3 Recrutamento dos agentes mapeadores e 15/10 ü supervisores 4 Treinamento dos agentes mapeadores e 19/10 ü supervisores 5 Abertura das contas no Gmail 19/10 ü 6 Planejamento do mapeamento 27/10 ü 7 Entrega dos Smartphones 03/11 8 Mapeamento dos Logradouros 03/11 a 11/12 9 Mapeamento dos Pontos de Interesse 03/11 a 11/12 10 Identificação Comércio 03/11 a 11/12 11 Lançamento dos dados no Map Maker 03/11 a 20/12 12 Lançamento Comércio no Google Meu Negócio 03/11 a 20/12 13 Lançamento dados na planilha Google 03/11 a 20/12 14 Finalização do mapa de Cantagalo 11/11 a 18/11 15 Finalização do mapa de Chapéu-Mangueira 19/11 a 26/11 16 Finalização do mapa de Babilônia 27/11 a 04/12 17 Evento de encerramento nas comunidades 15 a 17/12

COMUNICAÇÃO

Para a consecução do plano de comunicação conforme documento produzido pelo Google para as atividades do Tá no Mapa em 2015, necessário o alinhamento constante e planejamento compartilhado das ações previstas de comunicação.

INDICADORES

Em termos de execução, a coordenação do projeto estabeleceu metas de referência para as equipes em cada comunidade. O monitoramento será constante.

De modo a ilustrar, informa-se que cada agente mapeador e supervisor, a princípio, tem a meta de entregar 15 pontos de interesse mapeados por dia de trabalho. Natural que a dinâmica de cada equipe tenha variações, bem como a quantidade de pontos de interesse por comunidade. Desta forma, e com base nos mapas de referência, as metas serão ajustadas conforme as entregas e com vistas à qualidade do trabalho e o tempo previsto de execução da atividade in loco.

RESERVA

O AfroReggae mantém parceria com a Reserva, marca de roupa masculina (Selo AR), e por meio desta iniciativa já lançou uma camiseta comercializada pela rede de lojas da marca. Novo modelo será lançado para a 4ª etapa.

1ª camisa Reserva - AfroReggae - Tá no Mapa

REFERÊNCIAS

Site IBGE Aglomerados Subnormais

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/aglomerados_subn ormais/aglomerados_subnormais_tab_pdf.shtm

http://www.censo2010.ibge.gov.br/agsn/

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/aglomerados_subn ormais/tabelas_pdf/tab2.pdf

IPP

http://www.riomaissocial.org/territorios/santa-marta/

http://www.riomaissocial.org/wp-content/uploads/2014/09/1-Panorama-dos- Territ%C3%B3rios-UPP-Santa-Marta.pdf

http://www.riomaissocial.org/territorios/pavao-pavaozinho-cantagalo/

http://www.riomaissocial.org/wp-content/uploads/2014/09/1-Panorama-dos- Territ%C3%B3rios-UPP-Pav%C3%A3o-Pav%C3%A3ozinho-Cantagalo.pdf

http://www.riomaissocial.org/territorios/ladeira-dos-tabajaras-e-morro-dos- cabritos/

http://www.riomaissocial.org/wp-content/uploads/2014/09/1-Panorama-dos- Territ%C3%B3rios-UPP-Tabajaras-Cabritos.pdf