CLIPPING DEPUTADOS 26/08/2016

1

2

3

4

5

6

ROBERTO AZEVEDO

A nova trincheira para os caciques pedirem voto

O horário eleitoral no rádio e na TV inicia hoje, mas a maratona de gravações dos comandantes estaduais das siglas para os candidatos ganhou um novo modelo e ritmo com o advento das redes sociais

O que era focado em gravações de áudio para as rádios e vídeos para os candidatos nas cidades com emissoras de TV virou um turbilhão de pedidos de votos para os caciques dos partidos pelo efeito que as mensagens nas redes sociais ganharam nestas eleições. Em alguns casos, como para o PMDB, que tem candidato em 277 municípios – 212 prefeitos e 146 vices -, os pedidos são diários e obriga o presidente Mauro Mariani, mais líderes como Eduardo Pinho Moreira, Valdir Cobalchini, Paulo Afonso Vieira e Casildo Maldaner, a atenderem as demandas e duas frentes: um estúdio de gravação foi montado no próprio diretório estadual e a equipe de comunicação sai munida com câmeras, microfones e banners de apoio, a cada roteiro.

7 O celular é outra ferramenta na captação das tais mensagens. O PSD tem nas figuras do deputado Gelson Merisio, presidente estadual, e o governador Raimundo Colombo, os mais procurados. Merisio dá prioridade aos 140 candidatos a prefeito, mas já contabiliza uma programação de 280, enquanto Colombo não teve os números revelados, mas sabe-se que são dezenas, mesmo que seu trabalho fique restrito à campanha ostensiva em , no apoio ao ex-deputado Antônio Ceron.

O tucano Marcos Vieira, presidente estadual do PSDB, gravou 52 vídeos até hoje e os áudios passarão de 200. Com pouco dinheiro e sem as grandes produções ―hollywoodianas‖ impostas pelos caros marqueteiros para o horário eleitoral, que inicia nesta sexta no rádio e na TV, o negócio tem sido improvisar e captar o máximo, sem muita preocupação com a qualidade. Mas como bem disse um deputado estadual, esta é uma eleição de propostas e projetos, coisa que os candidatos não perceberam ainda, algo lamentável.

DIVULGAÇÃO/ND

O candidato à reeleição em Biguaçu, Ramon Wollinger (PSD), grava ao lado do presidente estadual Gelson Merisio e do antecessor José Castelo Deschamps (PP)

TRABALHO INTENSO

O presidente estadual do PSD, deputado Gelson Merisio (ao centro) durante uma das inúmeras gravações das quais participou, entre o prefeito Ramon Wollinger (PSD), de Biguaçú, e o antecessor José Castelo Deschamps (PP). O material vai direto para as redes sociais.

8 MARCELO TOLENTINO/DIVULGAÇÃO/ND

Em , o presidente estadual do PMDB Mauro Mariani grava com o candidato a prefeito Izeu Tozetto no melhor estilo smartphone

NA BASE DO CELULAR

O deputado federal Mauro Mariani, presidente estadual do PMDB, grava com o celular para o candidato a prefeito Izeu Tozetto, de Coronel Freitas. Garantir a palavra do líder interessa a quem concorre agora e a quem concorrerá em 2018.

“Se eles pensam que vão nos matar no cansaço ou fazer o povo desacreditar no processo, estão enganados.”

Paulo Bauer, senador (PSDB), sobre as estratégias dos senadores que defendem Dilma Rousseff e tentam protelar o julgamento do impeachment desde o primeiro dia.

Líder

Senador Paulo Bauer será o líder do PSDB no Senado, a partir do dia 1º de setembro, em substituição a Cássio Cunha Lima, que se licenciará por quatro meses da casa. Uma boa representação para um Estado que não tem ministros na Esplanada nem representantes nas mesas das duas casas, além de estar à frente de uma bancada de 11 importantes senadores e, provavelmente, ao mesmo tempo em que Michel Temer deverá estar oficializado na Presidência. Ganhou grande visibilidade.

9 Ah, o Senado!

Presidente do Supremo Tribunal Federal e do julgamento do impeachment, o ministro Ricardo Lewandowski deve estar com saudades dos embates, em alto nível da mais alta corte, mesmo aqueles onde ele esteve em confronto com o ex-presidente Joaquim Barbosa, no julgamento do Mensalão do PT. Principalmente depois de ouvir as cacarejadas entre os senadores Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Ronaldo Caiado (DEM-GO), um show de horrores.

MARCUS QUINT/DIVULGAÇÃO/ND

A candidata Angela Amin (PP) conversa com uma eleitora, no Ticen, à noite: sem hora para pedir o voto na Capital

NOITE ADENTRO

A candidata do PP à prefeitura da Capital Angela Amin não tem hora para fazer corpo a corpo e buscou o apoio dos eleitores em plana noite fria de quarta-feira, no Terminal Central. Angela, que implantou o sistema de transporte coletivo urbano, tem um carinho especial pela estrutura e foi saudada com entusiasmo por quem passou pelo local. E a pepsita garante que foi um dia proveitoso que começou bem cedo.

* Vice-governador Eduardo Pinho Moreira teve que sair às pressas de um evento político de Márcio Búrigo (PP) e Acélio Casagrande (PMDB), no Bairro Santa Luzia, em Criciúma, porque houve uma pequena ruptura na cirurgia que fez no ouvido direito, dias atrás.

10

* Clésio Salvarro (PSDB) e Cleiton Salvaro (PSB) ainda disputam na Justiça o direito de usar o sobrenome famoso na eleição à prefeitura de Criciúma, mas antes da nova audiência para trata do assunto, a ministra Luciana Lóssio, do TSE, respondeu a um questionamento sobre um candidato do Mato Grosso, que passou pela mesma situação que o tucano criciumense, e o indicativo, mesmo que não se trate de uma sentença, é o de que o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) não deve concorrer.

Jefferson Saavedra

13,5 mil vagas a menos desde 2014

O ritmo de demissões é menor na comparação com 2015, mas o mercado de trabalho de continua encolhendo e já se foram 13,5 mil empregos desde o final de 2014, ano de início da crise econômica nacional. A indústria lidera com folga o ranking de desligamentos.

No mês passado, foram eliminadas quase 600 vagas na cidade e já são 1,3 mil empregos perdidos em apenas dois meses, levando em conta todos os setores. No entanto, como houve contratações no início do ano, o saldo acumulado é de 700 postos de trabalho eliminados no ano. No ano passado, entre janeiro e julho, já eram 3 mil cortes em Joinville.

Além da desaceleração nas demissões, a indústria se mantém no azul neste ano, com abertura de mais de 700 vagas. Os demais setores demitiram, principalmente no segmento de serviços. Em 2014 e no ano passado, as empresas industriais acabaram com mais de 10 mil empregos. Os dados de julho foram divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho.

Na liderança Com 952 vagas criadas desde janeiro, é a cidade líder na geração de empregos em neste ano, tomando a posição de . A cidade vizinha de Joinville até perdeu postos de trabalho no mês passado, só que no município do Vale do Itajaí as demissões foram bem mais expressivas.

Já previsto O plano de governo de Carlito Merss traz uma novidade sobre os reajustes dos salários dos servidores: os índices de aumento serão incluídos nos orçamentos do município, assim como o governo federal já faz em relação ao salário mínimo: o percentual já

11 aparece na proposta orçamentária enviada ao Legislativo, a ser aplicado no ano seguinte.

Em queda Pelas contas da Secretaria de Saúde de Joinville, o número de medicamentos em falta repassados pelo governo do Estado caiu de 41 para 21. Há também outros seis remédios que estariam sendo fornecidos parcialmente pela Secretaria de Estado da Saúde. Ao todo, são 75 medicamentos bancados pelo Estado na rede pública de Joinville.

Veranico?

Pôr do sol na BR-280 registrado por Salmo Duarte em . Não que dê para chamar de veranico, mas a alta da temperatura chegou a surpreender em Joinville ontem, depois de semanas de um inverno relativamente regular.

Líder do PSDB Líder da bancada do PSDB no Senado a partir da semana que vem, caberá ao senador Paulo Bauer ser o porta-voz da posição do partido em relação ao governo Temer, caso o impeachment de Dilma Roussef seja confirmado pelo Senado.Até hoje, ninguém sabe exatamente como os tucanos pretendem se relacionar com o PMDB.

Bauer lembra que a liderança será importante para o Santa Catarina, afinal, o Estado não conta com ministério. E que há temas importantes na pauta.

Emendas No primeiro lote de 54 emendas ao projeto da LOT, apenas 14 ganharam recomendação de aprovação pelo Conselho da Cidade de Joinville. Entre as propostas com indicação de rejeição, está o Vale Verde, de ocupação da região Norte. Agora, as emendas voltam para a Câmara, onde os vereadores vão dar o palavra final.

Novo lote O Conselho da Cidade analisa agora outro lote de 20 emendas. A previsão é concluir o trabalho na próxima semana. Há possibilidade de mais propostas à LOT serem apresentadas. Os vereadores querem aprovar o projeto antes da eleição de outubro, mas ainda não sabem como vão proceder caso sejam apresentadas mais emendas – o que deverá ocorrer.

12 Análise jurídica do Vale Verde Parecer jurídico de escritório de Joinville sobre o projeto do Vale Verde foi enviado às comissões da Câmara. O Conselho da Cidade se manifestou contra a aprovação da proposta de mudança de ocupação ao Norte neste momento, mas o Vale Verde deverá ser votado como emenda à LOT.

É JOINVILLE

Maykon Lammerhirt conseguiu essa imagem de Joinville usando a técnica de tilt and shift, com mudanças na movimentação da câmara fotográfica. Fica uma curiosa alteração na profundidade.

Repeteco Talvez porque o pacote de obras tenha sido concluído há pouco tempo, como a elevação da Minas Gerais, por exemplo, Darci de Matos está usando agora uma situação que também utilizou na campanha de 2008: o fato de ter sido relator em 2007 na Assembleia do financiamento de R$ 40 milhões junto ao BNDES contratado pelo governo do Estado para obras várias em Joinville.

Queda na mortalidade O número de mortos no trânsito em Joinville neste ano está em queda. Com estatística atualizada esta semana pela Secretaria de Estado da Saúde, foram registradas 45 mortes no primeiro semestre – a estatística ainda é preliminar, pode ser modificada. Caso venha a se confirmar, é o mais baixo na última década.

Principais vítimas No ano passado, o trânsito registrou 69 mortes nos primeiros seis meses do ano em Joinville. Neste primeiro semestre de 2016, mais uma vez os motociclistas lideraram o ranking de mortos, com 17 vítimas. Os ocupantes de automóveis aparecem logo atrás, com 14 mortos.

Não pode Em representações na Justiça Eleitoral contra três candidatos a vereador em Joinville, cidadão conseguiu que os representados fossem notificados para retirar a propaganda dentro de determinado prazo porque estava irregular. A terceira ação foi arquivada porque o material questionado não tinha problema.

13 Numa boa Simone Schramm e Alexandre Brandão tiveram longa conversa para acertar os ponteiros. Presidente e vice do PMDB de Joinville, os dois nunca chegaram a se desentender, mas estiveram em lados opostos nas cobranças na segurança pública, com Simone na defesa do governo do Estado e Brandão com posição mais contundente, inclusive com outdoors.

Presença de Bauer Como novo líder do PSDB no Senado, não se sabe como ficará a participação de Paulo Bauer nas campanhas eleitorais, inclusive de Joinville. Ele garante que vai participar, é claro, mas talvez não na intensidade que gostaria.

Holofote Sem transmissão pela TV, nem pela internet, caiu o interesse dos vereadores de Joinville em discursar na tribuna.

Segurança Uma curiosidade que talvez venha a ser sanada com o início do horário eleitoral é descobrir o que, exatamente, os candidatos em Joinville pretendem para a segurança, já que parte deles acha o tema tão importante ao ponto de usá-lo na definição do vice.

Incógnita Pelo que se viu até agora em Joinville, não há clareza e sim muito uso das palavras ―estratégico‖ e ―integração‖.

Estreia Mas hoje, dia das peças inaugurais, é mais momento de emoção. Propostas e ataques ficam para depois.

PORTAL JARAGUÁ Cinthia Raasch

Ainda sem melhora

O fechamento dos dados de julho do mercado de trabalho em Jaraguá do Sul trouxe dados negativos pela quinta vez seguida neste ano. No mês, entre contratações e demissões, 205 vagas foram fechadas. A maioria na indústria, que cortou 154 empregos. No acumulado desde janeiro, a cidade já fechou mais de 1.800 empregos na soma dos setores. Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego.

14 Acumulado Os números preocupam ainda mais se olharmos os dados desde o início da crise, em maio de 2014. No período, quase 6.600 vagas foram eliminadas nas indústrias jaraguaenses.

Sinsep propõe compromisso a candidatos O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jaraguá do Sul (Sinsep) entregou nesta quinta-feira aos candidatos a prefeito uma carta-compromisso em evento realizado na Câmara de Vereadores. A lista do Sinsep pede que o futuro prefeito se comprometa a manter as negociações abertas, conceda índice real de reajuste, realize concursos públicos periódicos, atualize o Plano de Cargos e Salários, revise o estatuto do magistério, nomeie servidores para cargos comissionados e funções gratificadas, entre outras demandas.

Abono do PIS Em Jaraguá, cerca de 1.200 pessoas ainda podem sacar o abono salarial do PIS. O benefício deve ser retirado até o dia 31 de agosto. Até esse prazo, têm direito a receber no máximo R$ 880 os trabalhadores que em 2014 trabalharam pelo menos um mês com carteira assinada e receberam no máximo dois salários mínimos mensais.

Nas outras cidades da região também há pessoas que ainda podem sacar: em Guaramirim, são 323 pessoas; Massaranduba tem 157; Corupá está com 84; e Schroeder, 73. E atenção: o calendário de pagamento dos valores referentes a 2015 já começou, liberando o abono no mês do aniversário do beneficiário.

Plano de recursos hídricos em andamento Deve ser concluído até meados do ano que vem o plano de gestão de recursos hídricos da bacia do Itapocu. A responsabilidade pelo projeto é de um comitê vinculado à Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali). A intenção é garantir que não falte água para a população.

— Este planejamento será responsável pela gestão, estabelecendo metas e definindo investimentos para o setor. O plano vai permitir conhecer o volume e a condição da água disponível para o uso correto, de acordo com cada tipo de usuário, e com isto trazer desenvolvimento com sustentabilidade — explica Pedro Guilherme de Lara, engenheiro da Unisul — universidade contratada para realizar os levantamentos técnicos.

Corupá conclui registros Corupá é o primeiro município catarinense a concluir os julgamentos dos pedidos de registro de candidatura a prefeito, vice e vereador. Ao todo, foram 53 registros deferidos: dois para prefeito (João Carlos Gottardi (PP) e Eddy Edgar Eipper (PSDB), dois para vice e 49 para vereador.

15 NACIONAL Carolina Bahia

Climão entre Dilma e o PT

A presidente Dilma Rousseff é mais popular fora do que dentro do governo. A frase é de um petista que vem acompanhando de perto tanto o processo no Senado, quanto as campanhas municipais. Quer dizer, a essas alturas, é mais útil ao PT ter uma presidente apeada do poder do que à frente de um País em crise econômica, precisando passar por reformas impopulares.

Enquanto senadores seguiam com o duelo em plenário, no Salão Azul, parlamentares reconheciam que, para a militância, o melhor papel de Dilma é o de vítima.

– Agora, tem até candidato do Nordeste que quer a Dilma no palanque. O discurso do golpe pegou – comemorava um petista.

A narrativa do golpe pode ser popular entre a militância, mas não mobiliza. A última mobilização antes do impeachment, em Brasília, foi melancólica. Sem Lula ou Rui Falcão (presidente do PT) e com discursos que remetiam aos anos 1980, o ato de apoio esteve longe de reunir multidões. É como se o partido não tivesse comandado o País por 13 anos. Em plenário, no entanto, os senadores continuam combativos. Precisam segurar essa bandeira até o final.

Nesta fase do processo, em que as oitivas repetem argumentos técnicos, a emoção fica por conta dos bate-bocas pouco produtivos. Os governistas têm pressa e a turma de Dilma está preocupada mesmo é com a segunda-feira, quando a presidente fará seu derradeiro discurso. Até Lula prometeu estar presente reforçando o momento político. Até ontem à tarde, Dilma sequer havia se reunido com os parlamentares aliados para afinar o discurso. A presidente afastada preferiu ficar no Alvorada, com conselheiros de confiança, preparando a defesa.

Foro privilegiado

A Comissão Especial do Projeto de Lei 4850/16, que discute as 10 medidas de combate à corrupção propostas pelo Ministério Público Federal (MPF) – da qual o deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC) é membro titular – está promovendo uma série de

16 audiências públicas. Na de terça-feira, com participação de vários especialistas, Maldaner apresentou um dado estarrecedor: estima-se que hajam no País mais de 35 mil pessoas que possuem o aquele privilégio, que é, sem dúvida, sinônimo de impunidade. O parlamentar catarinense colheu as devidas assinaturas e apresentou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 247, que extingue a distorção jurídica para todos os cargos. Democracia, afinal, significa todos terem os mesmos direitos e serem sujeitos aos mesmos juízes.

Lavanderia

Um interessante curso de está acontecendo até hoje em Florianópolis. É de capacitação e treinamento no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, para promotores de justiça, integrantes dos Tribunais de Justiça e Contas do Estado, Polícia Federal e Receita Federal. Uma contribuição importante no evento é o Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro, do MP-SC, criado em outubro do ano passado. De lá pra cá, ele permitiu intensificar ações tendo como base técnicas de apuração e processamento deste tipo de crime.

Interesses ocultos

Está causando muito ti-ti-ti na elite chapecoense recomendação do Ministério Público Federal ao Ministério das Cidades e à Prefeitura para que suspendam imediatamente a execução de convênio com verba federal cujo objeto é a realização de obras de pavimentação, sinalização e calçadas em acesso à Rodovia SC-283. O MPF identificou que a obra beneficiará condomínio de alto padrão, localizado em área de baixo adensamento populacional, em detrimento de áreas mais necessitadas, tipo Minha Casa Minha Vida, no município. Se a moda pega…

Decolagem

Um dia depois do governo federal cortar de 250 para 53 o número de aeroportos que passarão por obras de ampliação a partir do próximo ano, o Comando da Aeronáutica fez questão de entregar pessoalmente ao governador Raimundo Colombo o documento de deliberação que faz parte da finalização do processo de homologação do Aeroporto Regional Planalto Serrano, localizado em , que foi incluído no programa junto com o de Chapecó. Com a documentação é possível encaminhar à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pedido para emissão da portaria e liberar o terminal definitivamente para receber voos regulares.

Garoto propaganda

Colunas dedicadas a celebridades informam que frigorifico catarinense , que é uma das marcas do grupo JBS Friboi, que avançar no mercado internacional de carnes tendo à frente um garoto propaganda conhecido mundialmente. E o escolhido é o premiado e super talentoso ator Robert de Niro, que levou dois Oscar para casa.

17

Coice

O Festival de Dança de Joinville terá que pagar R$ 9 mil de indenização a um homem que foi assistir apresentação, dia 23 de julho de 2008. Enquanto aguardava o elevador no piso térreo, foi atingido violentamente por um bailarino do evento. Com o choque, ele quebrou o pé direito.

Nossa hipocrisia

Nossa notável hipocrisia está escancarada em mais um caso, representada pelo projeto, que pode derivar em lei federal, aprovado em comissão do Senado esta semana, que prevê o direito das mulheres de amamentar seus filhos em locais públicos ou de uso coletivo. Estabelece até punição máxima, de R$ 440 mil a quem proibir. É algo que deveria ser natural. Qual o constrangimento que causa às pessoas uma mãe amamentando seu filho? Constrangimento muito maior deveria ser a exibição em rede nacional, ao vivo e a cores, de homens e mulheres nus em desfiles de Carnaval.

Terra de ninguém

Os usuários de estradas federais que passam pelo Oeste de SC, que reclamam da falta de cobertura de telefonia celular por centenas de quilômetros, vão continuar reclamando. A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados rejeitou anteontem projeto de lei que torna obrigatória a cobertura da telefonia celular em tais casos. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério das Comunicações alegaram a possibilidade de se impactar o equilíbrio econômico e financeiro das empresas e resultar em aumento de preço do serviço.

“Dama da liberdade”

Passou por Florianópolis esta semana a ―Dama da Liberdade‖, assim chamada a auditora-fiscal do trabalho Marinalva Dantas, cuja ação ajudou a libertar 2,3 mil trabalhadores em condições semelhantes à escravidão. No Fórum pela Erradicação do Trabalho Infantil em SC lançou a sugestão de só se conceder Bolsa Famílias a lares onde não existe trabalho infantil.

Sem reeleição

Um detalhe da eleição, anteontem, do novo reitor, Mauri Luiz Herdt, como novo reitor da Unisul, e de Salésio Herdt na presidência da Fundaçao Unisul: o mandato passou a ser de seis anos, porém sem direito à reeleição.

18

19

20

21

22

O PT não está morto

Ao contrário do que alguns pensam, o PT (Partido dos Trabalhadores) em Santa Catarina não está morto. A sigla oficializou em convenções municipais pelo Estado, que ocorreram durante julho e agosto, 942 candidatos para as eleições municipais, número muito superior ao que havia sido divulgado. Serão 61 nomes para concorrer para as prefeituras, 73 a vice-prefeito, sendo chapa pura em 24 cidades. Além disso, foram homologados 832 candidatos às Câmaras municipais. Das 20 cidades mais populosas de Santa Catarina, o partido conta com candidatos à cabeça de chapa em Joinville, Blumenau, São José, Criciúma, Chapecó, Jaraguá do Sul, Palhoça, Brusque, Tubarão, Concórdia, e Araranguá. Para o presidente do partido, o ex-deputado federal Cláudio Vignatti, o PT tem excelentes chances de se sair vitorioso em muitas cidades, uma vez que a população reconhece que os candidatos do partido não fazem das prefeituras um balcão de empregos.

Entrelinhas

Delegado Regional de Tubarão, André Bermudes, esteve na capital do Estado em reunião com o delegado-geral Artur Nitz para tratar do aumento do efetivo da Polícia Civil de nossa região. Segundo André, com a formação de novos agentes e delegados até o final do ano, as regiões do Estado devem receber aumento do efetivo.

Caso a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprove pedido do Tribunal de Justiça para aumentar o número de desembargadores, o juiz Júlio Knoll ocupará uma das cadeiras ainda antes de se aposentar. Como a medida não irá alterar em nada o orçamento do tribunal, é praticamente certa a aprovação por parte dos deputados.

23 Candidatos Joares Ponticelli e Caio Tokarski estarão hoje às 16h30 no Centro de Convenções do Praça Shopping, no Centro de Tubarão, apresentando o seu plano de governo para a imprensa. Segundo pessoas chegadas aos candidatos, o plano é audacioso e projeta Tubarão para os próximos 30 anos. Presidente da Assembleia e do PSD estadual, Gelson Merísio estará presente.

No município de Laguna a expectativa é grande para saber a posição do prefeito Everaldo dos Santos em relação à eleição. Algumas pessoas dizem que Everaldo deixará seus correligionários livres para apoiarem Samir e Tanara. Outros, que apoiará integralmente o empresário Samir do Ki Lojão.

A Marinha do Brasil homenageou na última terça-feira, na capital, o reitor da Unisul, prof. Sebastião Salésio Herdt, com a medalha Amigo da Marinha. A honraria se deu devido às ações da universidade em 2015 no sentido de aproximação com as Forças Armadas e de Segurança Pública.

Na Assembleia de ontem na Amurel compareceram os prefeitos Luiz Napoli, de , Nardo Nesi, de , Olavio Falchetti, de Tubarão, Antonio Felipe Sobrinho (presidente), de Pedras Grandes, Volnei Weber, de São Ludgero, José Schotten, de São Martinho, e Jaison Cardoso, de . Os demais mandaram representantes ou não compareceram.

Debate de Christiano e Rosenvaldo Jr.

A Rádio Bandeirantes de Imbituba promove amanhã, sábado, dia 27, no Silvestre Praia Hotel, o primeiro debate político da cidade, com os candidatos a prefeito advogado Christiano Lopes de Oliveira (PSD) e o médico dr. Rosenvaldo da Silva Jr. (PT). A ordem do sorteio das perguntas já foi definida entre os representantes dos candidatos, que irão responder e discutir sobre os temas infraestrutura, saúde, geração de emprego, meio ambiente e educação. O debate terá cinco blocos, um deles para perguntas entre os próprios postulantes ao cargo de prefeito. A junta de avaliação é composta por um representante da Igreja Assembleia de Deus, Esdras Silveira Santos, um membro da CDL, gestor Paulo Sérgio Martins, e empresária da Igreja Católica Lani Prates Goulart. Para o gerente da Band, Alexandre Varella, o debate tem fim esclarecedor: o objetivo de cada um e as propostas de governo. O debate será das 9h às 10h30 pela Bandeirantes AM 1010, e este colunista será o mediador.

Merísio em Imbituba Nesta sexta-feira, dia 26/8, o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Gelson Merísio, estará em Imbituba no Silvestre Praia Hotel, às 14h, para uma coletiva de imprensa com a presença das entidades empresariais da cidade. Na pauta, o atual momento político do Estado e da Alesc.

24 Apoio ao Christiano Jailson Teixeira, ex-presidente do PMDB de Imbituba, e mais de cem membros peemedebistas decidiram apoiar a candidatura de Christiano Lopes de Oliveira (PSD), por não concordarem com a formação da chapa com o PT de Rosenvaldo Silva Jr. ―Pelo menos os nossos votos são do Chris‖, afirmaram.

Fator branco e nulo em Anita e no Cerro

Sabem a história de o vivente fazer um transplante do coração e acabar morrendo porque o coração rejeitou o restante do corpo? Mais ou menos isso tem se observado na pós-definição de candidaturas em Cerro Negro e Anita Garibaldi. Os eleitores desses municípios não gostaram das engenharias que resultaram em coligações esquisitas ou definição de nomes com rejeição elevada. E principalmente pelo fato de adversários históricos, não mais que de repente, estarem juntos e misturados jurando amor eterno.

Talvez estejamos diante da eleição com a maior quantidade de votos brancos e nulos devido a não concordância silenciosa do eleitor em ver esses ajuntamentos de última hora. Como sabe que é obrigado a ir às urnas, o eleitor até votará, mas não escolherá nenhum dos lados. Mas como esse comportamento de rejeição às engenharias eleitorais está se percebendo agora no começo da campanha, está em tempo de tentar argumentar e construir a adesão do eleitor. Até porque o voto nulo ou em branco não vai mudar a história da eleição. Um dos dois lados aqui em Anita e ali no Cerro vai sair vencedor.

De repente a conscientização para que os desgostosos com o processo eleitoral compareçam e decidam pode fazer toda a diferença. A menos que os oponentes pensem que quanto menor o número de eleitores decidindo mais fácil será vencer!

DESABAFO I – Vereador Julinho Pinheiro, eleito em 2012 com 319, fez questão de agradecer aqueles que o estavam apoiando à reeleição para a Câmara. Declara que o motivo da sua "não candidatura" se dá por vingança política. ―Porque tomei a decisão de não apoiar o atual candidato a prefeito do meu partido, pois além de os candidatos serem de Lages, aconteceram traições dentro da sigla prejudicando pessoas que realmente moram em Anita e se importam com nosso povo‖, aponta Julinho. Ele se refere à candidatura de Beto Marin pelo PSD.

25

DESABAFO II – Ainda segundo Julinho, eleito pelo PP e que está filiado no PSD, ―estes candidatos não pensam que a cada quatro anos vêm bater à porta das nossas casas e acham que temos obrigação de acompanhar dois lageanos‖. Segundo ele, a partir de 2017 não estará mais ocupando o cargo de vereador, mas o povo anitense pode contar com ele para o que precisar. ―Somos uma grande família e moradores de Anita. Obrigado de coração aos que me apoiaram e acreditaram em uma Anita melhor‖, conclui o vereador em tom de desabafo.

QUESTÃO ‗DOS LAGEANOS‘ – É preciso compreender e respeitar a revolta do vereador Julinho Pinheiro. Ele ajudava a costurar o projeto do PSD entorno de Júlio Pinheiro e, de uma hora para outra, viu Beto Marin como candidato pelo partido. Só carece cautela com essa rejeição aos ‗lageanos‘ até porque tanto Beto quanto João Cidinei são anitenses de nascimento. O eleitor não dá bola para a origem do candidato. Observe o caso de Lages que em 2012 elegeu um anitense como prefeito, no caso Elizeu Mattos nascido ali no Rosário. E atualmente nenhum dos três candidatos a prefeito de Lages é nascido na cidade.

FALA QUE EU TE ESCUTO – Começa nesta sexta-feira o horário eleitoral nas rádios de Campo Belo, Cerro Negro e Anita. Sempre às 7 da manhã e 12 horas os candidatos terão 10 minutos para apresentar propostas. No modelo deste ano, os candidatos só podem ser entrevistados nos programas. Não pode existir a figura do apresentador apresentando as propostas. Só candidato pode fazer isso. Por outro lado, os vereadores irão falar somente nos intervalos da programação. Beto Marin, por exemplo, deverá utilizar muito no horário eleitoral o fato de ter boa relação com o Governo do Estado e lideranças do PSD, como o deputado Merísio.

MAIS QUE UM EM ABDON – Leitor aqui da página pede para não esquecer que tem mais de um candidato na eleição deste ano. ―Você só fala do atual prefeito‖, cobra-me com razão. Na verdade a disputa em Abdon tem certo tom de acirramento, afinal é um prefeito de agora contra um prefeito de tempinho atrás. E olha que Lucimar Salmória era discípulo do ex-prefeito Abelha no PMDB. Agora eles se digladiam com Antônio Zanchett pelo PSD tendo Sérgio Freitas (PSB) de vice. E Lucimar busca a reeleição pelo PMDB com o Ile do PP como vice.

CELSO RAMOS DE UM LADO – Uma das surpresas no registro das candidaturas aqui na Região dos Lagos foi o cenário de . Amarrou-se e propagou a candidatura única entorno de Ivone Guarda a prefeita e Alvadir Schons de vice. De repente lá está o Alvadir Schons (PSD) concorrendo a prefeito com o Angelir Burigo (PMDB) de vice. E a dupla representa a oposição à atual administração de Celso Ramos.

26

CELSO RAMOS DE OUTRO LADO – Alvadir e Angelir pregam ‗Mudanças para Celso Ramos‘ e enfrentam Ondino Ribeiro de Medeiros (PSDB) cuja coligação denominada ―Ouvindo a voz do povo pelo direito de escolha‖ é uma resposta à ideia de chapa única. Berete Pelozatto (DEM) fez a dobradinha com o Ondino. Além da atual prefeita Inês Pegoraro, Ondino tem no seu entorno o apoio do PR, PT e PPS.

DECLARAÇÃO DE BENS – Meio milhão de terras aqui na Região dos Lagos por apenas R$ 13 mil. Esse é apenas um dos milagres que a declaração de bens perante a lei eleitoral permite. Os imóveis dos candidatos são avaliados com preço lá embaixo porque vale aquilo declarado lá no passado à Receita Federal e não os valores de mercado de agora. Até porque se os valores fossem atualizados teríamos candidato ‗podre de rico‘ na disputa.

BENS DOS CANDIDATOS EM ANITA – Embora esteja lá no portal da Justiça Eleitoral (TSE), muita gente não confere. Então a gente puxa aqui. Beto Marin declarou que tem bens que totalizados chegam a R$ 133.248,46 e o vice Adelino Dutra um pouquinho mais: R$ 137 mil. Já o candidato João Cidinei aponta bens na ordem de R$ 505.000,00 e seu vice, Tadeu Furtado, apresentou declaração de bens que totalizam R$ 649.000,00. Esses valores são apresentados para que, em caso de serem eleitos, não apareçam daqui quatro anos com bens muito acima daquilo declarado agora.

PURGATÓRIO ELEITORAL – Um desafio era compor coligações e formar uma boa chapa na majoritária e um time razoável a vereador para ajudar puxar votos. Outra ‗peleia braba‘ agora é ficar de olho nos despachos da Justiça Eleitoral. Aquela incômoda posição do nome com a observação ‗em julgamento‘ deixa alguns candidatos bem intranquilos. Sorte de quem não tem pecado para acertar com a justiça e aguarda o deferimento. Embora o calvário dos pecadores tenha prazo para terminar. Até começo de setembro a Justiça Eleitoral decide se o interessado na disputa vai para o céu ou inferno. Até lá a intranquilidade do purgatório eleitoral reina na vida de alguns!

PELO AR – Anitense envia comentário sugerindo que se joguem umas pedradas no PSD porque o deputado Merísio veio de helicóptero em Anita. ―Os caras não sabem nem para que lado fica Anita e têm a petulância de vir de helicóptero para ostentar o poder‖, pondera. Sem querer defender, mas nessa época isso é comum e não é só no lado do PSD. Resgatamos uma imagem de 2012 onde a principal liderança do PMDB também apareceu aqui ―voando‖. Logo, deixemos os homens voar!

27

POLÍTICA

Mauricio Eskudlark defende diminuição do número de Deputados e Senadores

Proposta de senador do Partido dos Trabalhadores que Câmara com 385 deputados e Senado com 54 membros

O Senado Federal abriu nesta semana uma consulta pública via internet à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 106 de 2015, de autoria do senador Jorge Viana (PT- AC), que altera os artigos arts. 45 e 46, reduzindo o número de membros da Câmara dos Deputados de 513 para 385, e do Senado Federal de 81 para 54.

O deputado estadual catarinense Maurício Eskudlark (PR) defende esta redução e inclusive tem utilizado as redes sociais para orientar seus eleitores a darem sua opinião. ―Já defendi algumas vezes esta ideia na tribuna da Assembleia Legislativa, temos um número absurdo na Câmara e no Senado, é um gasto desnecessário, ainda mais que a decisão final fica somente com as lideranças dos partidos‖, explica Eskudlark.

Em menos de 10 dias a consulta pública já apurou 400 mil votos favoráveis e pouco mais de mil votos contrários à proposta. ―Não tenho dúvida alguma que a expressiva maioria da população brasileira é favorável a esta PEC, por isso convoco a todos para entrar no site do senado e deixar sua opinião, esta sim é a forma correta de protestar‖, conclui o deputado.

28

Depois de 12 anos as duas principais siglas do município estarão frente a frente na disputa majoritária.

PP e PMDB voltam a se enfrentar em Jacinto Machado

E na série de artigos sobre os bastidores das chapas majoritárias em nossa região, hoje é dia de ressaltarmos Jacinto Machado, município que voltou a ter um embate entre PP e PMDB depois de 12 anos.

Jacinto tem sido comandado ao longo dos últimos oito anos pelo PT do prefeito Antônio de Fáveri. Este comando, no entanto, é francamente dividido com outras siglas oposicionistas ao PMDB local, com destaque para o PP do vice-prefeito Adelor Emerich. Por conta disto, foi com naturalidade que emergiu dentre os partidos aliados ao Paço Municipal a candidatura do próprio Adelor ao comando do executivo, com o apoio de Antônio.

A oposição, representada exponencialmente pelo PMDB, neste ano optou pela inovação, através da candidatura a prefeito de João Batista Mezzari, o popular Gaiola. Durante quase de três décadas o PMDB de Jacinto Machado esteve sob o comando da família Recco, que norteou os destinos do partido com candidato a prefeito de seu próprio seio, ou com a indicação de outros muito próximos a si. Por conta disto, houve um processo de desgaste natural dentro do ninho peemedebista, que há muito reivindicava um nome que representasse a renovação. Foi neste contexto que emergiu a candidatura de Gaiola, alicerçado fortemente na JPMDB, seguimento do partido ligado a juventude.

Os candidatos a vice, tanto do PP, quanto do PMDB, compuseram um capítulo a parte nas amarras da chapa majoritária dos dois partidos. O PSD, que era aliado ao PT e ao PP, reivindicava, no mínimo, a candidatura a vice pela situação. Especulações paralelas davam conta de que o líder cooperativista Valdomiro Recco (PSD) poderia ser candidato a prefeito, mas ele nunca assumiu esta condição pessoalmente. A busca de espaço do PSD na majoritária encabeçada pelo PP, no entanto, acabou se frustrando, já que o PT do prefeito Antônio de Fáveri reivindicava a mesma primazia. Com a caneta na mão, Antônio acabou emplacando Adelino Sartor (PT) como vice do progressista Adelor Emerich.

29

Com um desdobramento que já se mostrava previamente desenhado, por conta de outros desentendimentos dentro da coligação situacionista, o PSD acabou migrando para a oposição e compondo como vice do PMDB, através do nome de Aldo Brognolli, que, ressalte-se, havia sido vice de Antônio de Fáveri em seu primeiro mandato, de 2008 a 2012. O PSD, no entanto, não foi compacto para a oposição. Para que a aliança entre PMDB e PSD pudesse ser viabilizada, a cúpula estadual pessedista interveio no diretório do partido em nível local, o que fez com que boa parte dos líderes da sigla continuasse aliada ao PP e ao PT. Além do PSD, a situação perdeu também o PTB, que se aliou ao PMDB.

Homologadas as candidaturas majoritárias, o PP do candidato a prefeito Adelo Emerch e o PT do candidato a vice Adelino Sartor, contabilizaram o apoio do PSDB, PDT, PSB e Pros. Já o PMDB de Gaiola e o PSD de Aldo Brognolli receberam o apoio do PPS, DEM e PTB.

Vale ressaltar que as últimas eleições municipais em Jacinto Machado foram definidas no detalhe, face ao grande equilíbrio de forças entre situação e oposição, seja lá quem estiver no poder. Em 2004, a oposição ao PMDB se dividiu e acabou perdendo a eleição. Somados seus esforços, teria ganhou a eleição com 41 votos dos peemedebistas. Em 2008 o PMDB perdeu para a oposição por apenas 56 votos, derrota repetida em 2012 por uma diferença de 121 votos. Ressalte-se que isto num contingente de oito mil eleitores. Em 2016 a briga não será diferente.

Mais um PSB de também homologou candidatura majoritária para a disputa municipal deste ano. A sigla lançou Neusa Matos como candidata a prefeita e Deives Melo de Souza como candidato a vice. Pelo visto a dupla pretende fazer uma campanha para lá de alternativa, já que o PSB, que concorre sem coligação, não lançou nem um candidato a vereador. Com a confirmação da candidatura de Neusa, agora são três as mulheres que disputam prefeituras na região. Além dela, Geci de Oliveira Casagrande (PMDB) é candidata em e Santina Izé da Rosa (PSD) é candidata em . Outras seis disputam vice-prefeituras.

Mais apelidos E a saga atrás de candidatos a vereador com apelidos, digamos, diferenciados, continua. Em Jacinto Machado quem está concorrendo a reeleição é Vanusa. Detalhe: Vanusa é o apelido do vereador Daniel Hipólito (PSD). No município também postulam o legislativa a Zanza (PMDB) e o Popo (DEM. Já em Maracajá quem está na disputa por uma vaga na Câmara Municipal é o Dentinho (PRB), o Vermelhinho (PSDB) e o Chero (PP), isso sem falar no Feio (PT). Tem também o Preto e a Preta, ambos do PSDB e ainda o Zebinho (PDT). Mas apelido bom mesmo é aquele que não da trabalho na pronúncia, como é o caso do candidato ―I‖ do PSB de Meleiro. Isso mesmo. ―I‖ é o apelido de Eloir Corneo. Não querendo ficar para trás tem a ―Ia‖, apelido da Maria Martins (PMDB). Em Meleiro tem ainda o Bego (PMDB) e o Didjo.

30 Vereadores PMDB é o partido com o maior número de candidatos a vereador da região. Nos 15 municípios do Extremo Sul, 160 nomes estão postulando nossos legislativos. Na segunda colocação vem o PP, com 116 candidatos a vereador. O PSD ocupa a terceira colocação com 82 candidaturas. Na sequência, em ordem decrescente, temos o PSDB com 58 candidatos a vereador, PDT com 37, PT com 28, PTB com 27, PPS com 25, PSB com 24, PR com 16, PRB com 14, DEM com 13, PEN com seis, PCdoB com cinco, Solidariedade com quatro, PSC com três, PPL e PV com duas cada, e PSL e PTC com uma candidatura legislativa cada um.

Mais candidatos O maior número de candidatos a vereador do PMDB está em , com 16 candidaturas, uma a mais que o PMDB de Araranguá, maior município da região, e que também tem candidato a prefeito pela sigla. Já o PP tem seu maior contingente disputando um legislativo na região em Balneário Arroio do Silva, com 14 candidaturas, uma a mais que em Araranguá, que também tem candidato a prefeito progressista. Já o PSD de Santa Rosa do Sul é o que tem mais candidatos a vereador pela sigla na região, com 17 candidaturas. No município o partido tem candidato a prefeito. Chama a atenção o fato do PT ter apenas 28 candidatos a vereador na região, ainda que tenha um candidatos a prefeito em Araranguá e Maracajá, e também candidato a vice em Jacinto Machado. A base da sigla parece ter se escondido este ano.

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

======

60

======

Diretoria de Comunicação Social

Thamy Soligo Diretora de Imprensa

Rossani Thomas Cordenadora de Imprensa

CLIPPING

EDIÇÃO e ELABORAÇÃO Moacir Cardoso Pereira

INFORMAÇÕES Diretoria de Comunicação Social 3221 2757 / 3221 2750

Site: http://www.alesc.sc.gov.br/portal_alesc/clipping

E-mail: [email protected]

======

61