CÂMARA DOS DEPUTADOS

Requerimento Nº , DE 2012

(Do Sr. Nilson Leitão)

Requer “Moção de Aplauso” em Homenagem à conquista do segundo título do Campeonato Mundial de Clubes da FIFA de 2012, por parte da equipe do Sport Club Corinthians.

Requeiro a Vossa Excelência, nos termos regimentais, seja registrado nos Anais desta Casa, Moção de Aplauso ao Sport Club Corinthians pelos esforços empreendidos e pela brilhante e incansável campanha que levaram à conquista do segundo título do Campeonato Mundial de Clubes da FIFA de 2012, nos melhores termos para a Nação.

JUSTIFICAÇÃO

O Sport Club Corinthians Paulista (conhecido apenas por Corinthians e cujo acrônimo é SCCP) é um clube multiesportivo brasileiro, sediado na cidade de , Brasil. Foi fundado como uma equipe de futebol no dia 1º de setembro de 1910 por um grupo de operários do bairro do Bom Retiro, na cidade de São Paulo. Seu nome foi inspirado no Corinthian FC de Londres, que excursionava pelo Brasil, sendo chamado pela imprensa brasileira da época de Corinthian's team. Foi o primeiro clube de futebol paulista a abrir espaço para jogadores pobres e o segundo no país a aceitar atletas negros no time.

Embora tenha atuado em outras modalidades esportivas ao longo dos anos, seu reconhecimento e suas principais conquistas foram alcançados pelo futebol profissional. O clube conquistou 26 títulos no (atual recordista), 5 títulos do Campeonato Brasileiro, 3 títulos da , 5 títulos no Torneio Rio-São Paulo (recordista, ao lado de Palmeiras e Santos), foi campeão do primeiro Mundial de Clubes organizado pela FIFA em 2000, torneio que passou a ser realizado anualmente desde 2005, e da da América em 2012 de forma invicta e do Campeonato Mundial de Clubes da FIFA de 2012.

É reconhecidamente umas das marcas mais importantes no mundo do futebol, e o clube de maior torcida no Brasil.

A conquista da América (2012) CÂMARA DOS DEPUTADOS

Em 2012 o Corinthians inicia a temporada em busca do sonhado título da Libertadores. A primeira competição a ser disputada foi o Campeonato Paulista, onde a equipe terminou a fase de pontos corridos em primeiro lugar e posteriormente eliminado nas quartas de finais para a Ponte Preta. Já na competição Sul-Americana estreia diante do Deportivo Táchira na Venezuela empatando em 1x1. No Pacaembu recebe o Nacional do Paraguai com vitória por 2x0. No jogo seguinte viaja até o México e empata com o Cruz Azul em 0x0. No returno recebe o Cruz Azul e vence por 1x0, no Paraguai vence o Nacional por 3x1 e fecha a fase de grupos goleando o Deportivo Táchira por 6x0.

Já na fase eliminatória o Corinthians realizou seus jogos como mandante sempre no segundo encontro, pelo fato de fazer a segunda melhor campanha da competição. No primeiro confronto empata sem gols com a equipe do Emelec do Equador. O próximo jogo fez um duelo de campeões nacionais com o Vasco da Gama, empatou sem gols no e derrotou por 1x0 em casa. Nas semifinais enfrenta o até então atual campeão da Libertadores, o Santos, venceu por 1x0 na Vila Belmiro e empate em 1x1 na volta.

Na final, enfrentou o Boca Juniors em dois jogos. Empatou em 1x1 na Bombonera e venceu os argentinos por 2x0, ganhando de forma invicta o título da Libertadores de 2012.

Também em 2012, participou pela primeira vez da Copa Libertadores da América Sub-20 com a equipe que se sagrou campeã da Copa São Paulo de Futebol Junior desse mesmo ano (com exceção dos jogadores promovidos à equipe principal) e obteve o terceiro lugar

A conquista da Mundo (2012)

YOKOHAMA - No primeiro jogo contra o Al Ahly, que garantiu a presença corintiana na decisão do torneio, vitória pelo placar de 1 x 0, com muita garra e emoção, a vitória veio embalada por um estádio lotado de corintianos no Japão.

Na final, no Estádio Internacional de Yokohama no Japão, enfrentou o Chelsea. venceu pelo placar de 1 x 0 ganhando de forma indiscutível o seu segundo título mundial de clubes da FIFA, não faltaram emoções e um final mais que feliz, Sport Club Corinthians BI CAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA.

Neste sentido, cabe ao Congresso Nacional homenagear não somente o clube de futebol, mas também a sua torcida, que juntos proporcionaram ao país uma alegria imensurável.

Sala das Sessões, em de dezembro de 2012.

Deputado Nilson Leitão PSDB/MT