“Redes de Cidadania Ativa: proteção social, educação e cidadãos para uma cooperação mais eficiente” DCI-NSAPVD/2012/307597

n.1 - Bocoio, Novembro 2014 ACTIVIDADES DO PROJECTO?

Instituicão de Conselhos de Alunos formados pelos alunos da escola Paiva Domingos da Silva e escola Primária e do I° Ciclo Cdte. Boletim Cassanje- do Lumbo  CONSELHOS DE ALUNOS?  Ė o colectivo formado por alunos das Criação dos Conselhos de Escolas do I Ciclo do Ensino Secundário, podendo estenter – se para Escolas do Alunos Ensino Primário caso haja abertura das Direcções das Escolas.

 Os Conselhos de Alunos tem o seu âmbito O QUE Ė O PROJECTO? de actuação na Escola em que estejam constituidos, podendo as suas acções O projecto visa aumentar a efic cia e á serem alargadas para a comunidade que efici ncia da participaç o do cidad o no ê ã ã circunda as Escolas em referência. desenvolvimento local e pretende coloca – se como facilitador do diálogo inter – OBJECTIVOS DOS CONSELHOS? institucional adevongando pela participação  Reforçar o exercício da cidadania no seio popular e introduzindo a promoção de uma dos alunos nas Escolas estimulando a sociedade inclusiva e capacitada. multidisciplinariedade e a abordagem O projecto e uma iniciativa da O.N.G integrada dos problemas relacionados com angolana C.R.B – Circulo Rastafari de a sua vida na Escola. em colaboração com a O.N.G  Contribuir para a redução do abandono itatiana C.I.E.S – Centro de Informação e escolar, a delinquência juvenil e grávidez Educação ao Desenvolvimento com o apoio precoce. da União Europeia, implementado desde  Apoiar as Direcções das Escolas na Fevereiro de 2013 no Município do Bocoio apreciacão, tomada de decisões e propor nas escola Paiva Domingos da Silva e escola medidas de soluções para melhorar o Primaria e do I° Ciclo Cdte. Cassanje- Cubal processo educativo do Lumbo CONSTITUIÇÃO DOS CONSELHOS? OBJECTIVOS DO PROJECTO? Foram cumpridos todos os formalismos legais Contribuir para melhorar o diálogo inter – com a Direcção Municipal da Educação do institucional e a coordenação entre o sector Bocoio e as Direcções de Escola Paiva público e privado para um desenvolvimento Domingos da Silva e escola Primária e do I° sustentável. Ciclo Cdte. Cassanje- Cubal do Lumbo Bocoio para a contituição dos Conselhos nas Escolas mencionadas.

O processo para a constituição dos Conselhos de Alunos culminou no mês de Novembro de 2014 com a aprovação do Regulamento de Funcionamento dos Conselhos de Alunos com a Direcção Municipal da Educação do Contamos com a participação de todos, Bocoio, Escola Paiva Domingos da Silva e estamos abertos a propostas e escola Primária e do I° Ciclo Cdte. Cassanje- sugestões de ideias que possam Cubal do Lumbo Bocoio e das O.N.G angolana C.R.B – Circulo Rastafari de viabilizar o nosso trabalho. Benguela e a O.N.G italiana C.I.E.S – Centro de Educação e Informação ao Para dúvidas e omissões que venham Desenvolvimento. surgir na interpretação do presente FUNCINAMENTO DOS CONSELHOS? boletim podem contactar as Direcções

Os Conselhos de Alunos são apoiados por 1 das Escolas e os Operadores Socias do professor das Actividades extra – escolares, C.R.B. indicados pela direcção da Escola 2 encarregados de educação eleitos em Assembleia de Pais e encarregados de Educação e tem apoio técnico de Operador CIDADÃO ACTIVO, Social afecto a ONG C.R.B – Circulo CIDADÃO CONSCIENTE! Rastafari de Benguela.

O representante do Conselho de Alunos tem a função de identificar problemas, dificuldades dos alunos e promor possíveis soluções a Direcção da escola e a Comissão de Pais e encarregados de Educação.

O Conselho reunira ordinariamente 2 vezes por mês preferencialmente aos sábados para abordar e análisar a realidade escolar, planificação das actividades extra – escolares que concorram para a elevação do bom comportamento nos alunos.

Este Boletim foi produzido com o apoio da União Europeia. O conteudo deste boletim é da exclusiva responsabilidade da ONGs C.R.B e C.I.E.S em colaboração com as Direcções das Escolas Hoji ya Henda e José Samuel do , não podem em caso algum serem tomadas como expressões da União Europeia.