29 de junho Terça-Feira, 29 de Junho de 2021 Sumário Número de notícias: 9 | Número de veículos: 9

A GAZETA ONLINE - VITÓRIA - ES - COLUNAS TJES Exaustos, estudantes do Ensino Médio pedem socorro para continuar - PAULO BRANDÃO 3

CULTURA FM CASTELO - NOTICIAS TJES Após decisão do STJ, deputado estadual fica inelegível para 20225

ES HOJE ONLINE - ES - GERAL TJES Inscrições abertas para curso de adoção em Venda Nova do Imigrante6

RADIO FMZ ON-LINE - ES TJES Abertas as inscrições para curso de adoção em Venda Nova do Imigrante (Cidades)8

BLOG AUGUSTO CÉSAR - GARANHUNS - PE - NOTÍCIAS TJES BOTÃO DO PÂNICO: Vereador Luizinho Roldão defende Ampliação de Medidas Protetivas para Mulheres de Garanhuns 9

TV VITÓRIA - RECORD - ES - ES NO AR TJES Saiba como recuperar bicicleta roubada ou furtada no ES10

RÁDIO CBN VITÓRIA 92.5 FM - ES - CBN VITÓRIA 4 TJES Deputado Luciano Machado fico ilegível para eleições de 202211

A TRIBUNA - ES - POLÍTICA PODER JUDICIÁRIO Ventos mudando na Serra - PLENÁRIO12

MIGALHAS - QUENTES PODER JUDICIÁRIO Nunes libera realização de audiências de custódia por videoconferência13

2 A GAZETA ONLINE / VITÓRIA / ES - COLUNAS. Ter, 29 de Junho de 2021 TJES Exaustos, estudantes do Ensino Médio pedem socorro para continuar - PAULO BRANDÃO

PAULO BRANDÃO riscos para a continuidade dos estudos. Ela mostra que um grande número de jovens parou de estudar. Ao ouvir jovens estudantes da terceira série do Ensino Sendo que o número aumentou neste ano, o que Médio da rede pública na Grande Vitória , percebe-se preocupa. Saltou de 26% em 2020 para 36% em 2021. que a ansiedade, a insônia e a exaustão formam a Os principais motivos são financeiro (21%) e tríade que os acompanha na pandemia e compõe um dificuldades com ensino remoto (14%). combo desafiador. É o que relatam os familiares, profissionais da Educação, professores e equipe de Eles pretendem voltar a estudar, mas querem ter apoio pedagógico, bem como diretores de escola. estabilidade sanitária e melhores condições Além dos estudantes, muitos profissionais também econômicas. Quatro a cada dez jovens matriculados sofrem com esta incerteza instalada. admitem ter considerado deixar os estudos neste ano. A preocupação com o futuro e o ingresso no mercado A escola, enquanto instituição, parece lutar sozinha de trabalho é o que os mantêm matriculados. com seus bravos profissionais quando se trata de resgatar alunos que perderam o interesse em estudar. Sobre o Enem, os jovens da terceira série do Ensino Este grupo de alunos preocupa os profissionais que Médio se revelam indecisos em relação à realização atuam na educação de nossos jovens. Este é o lado da prova de 2021. Ao mesmo tempo, a pesquisa positivo, mas muitos se sentem impotentes, apesar aponta que cresce a proporção de jovens que já dos recursos que dispõem e dos investimentos do pensaram em desistir do exame. Para continuar Estado na educação pública neste período de estudando e avançar com motivação para fazer um pandemia . Enem, os jovens pedem apoio.

Como bem disse um professor da rede estadual, "não Querem atividades para lidar com as emoções (61%). se trata só de investimento com recursos em obras e Até porque a questão da saúde mental foi tema projetos, estes desanimados, desalentados, precisam prioritário entre jovens. Com um ano de pandemia, 6 a ser ouvidos, precisam ser apoiados e resgatados, bem cada 10 jovens relatam ansiedade e uso exagerado de como suas famílias ". Essa tarefa complexa está além redes sociais; 5 a cada 10 sentem exaustão ou da atuação da escola. A resposta a esse drama cansaço constante; e 4 a cada 10 têm insônia ou humano só pode ser dada com a construção de tiveram distúrbios de peso. soluções sistêmicas, o que exige uma atuação em conjunto de todos os órgãos públicos, nas diversas Apesar da vacinação que avança, a doença segue se instâncias de cada cidade. alastrando, com números de infectados e de mortos. As graves consequências econômicas e sociais Essa realidade dos jovens no Espírito Santo é parte de impactam o presente e o futuro das juventudes no um diagnóstico nacional apontado pela pesquisa Estado. Por isso é preciso enfrentar esta realidade "Juventudes e a Pandemia do Coronavírus", publicada instalada em nosso meio para que nossos jovens e em maio de 2021. Ela foi organizada pelo Conselho seus familiares possam passar com menos sofrimento Nacional de Juventude, Fundação Roberto Marinho, pelo agravamento das desigualdades sociais e seus Rede Conhecimento Social, Organização das Nações efeitos sobre a saúde mental, a segurança alimentar e Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura o processo educativo. (Unesco), que ouviram mais de 68 mil jovens no país. Teve como objetivo criar e ampliar espaços de diálogo Entre os jovens ouvidos, metade considera prioritário para definir prioridades e caminhos na ação para as garantir atendimento psicológico na saúde pública e juventudes do Brasil, bem como pautar e influenciar 37% acham que esse atendimento deveria acontecer tomadores de decisão (públicos ou privados). nas escolas. Órgãos como MINISTÉRIO PÚBLICO, Conselho Tutelar, Vara da Infância e Juventude, A pesquisa traz dados preocupantes que apontam CREA e CRAS, bem como coletivos sociais, precisam

3 A GAZETA ONLINE / VITÓRIA / ES - COLUNAS. Ter, 29 de Junho de 2021 TJES ser envolvidos de forma direta. Em uma batalha nunca vista antes, não tem como agir sozinho e usar os mesmos recursos.

Instituições que têm um caráter mais punitivo e de fiscalização podem e devem contribuir mais e ser também propositivas. Exaustão. Esta é a palavra que marca a nossa juventude. Está em nossas mãos o dever de agir enquanto é tempo para podermos socorrer essas vidas sufocadas pela pandemia. É isso que se espera de quem se propôs a atuar com infância e juventude no Espírito Santo.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

Site: https://www.agazeta.com.br/colunas/paulo- brandao/exaustos-estudantes-do-ensino-medio-pedem- socorro-para-continuar-0621

4 CULTURA FM CASTELO - NOTICIAS. Ter, 29 de Junho de 2021 TJES Após decisão do STJ, deputado estadual fica inelegível para 2022

Com decisão, deputado fica inelegível por três anos e não poderá se candidatar à reeleição no ano que vem

29.06.2021

Foto: Divulgação

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou recurso do deputado estadual Luciano Machado (PV) e manteve a condenação dele no Tribunal de Justiça do Espírito Santo por improbidade administrativa.

O processo foi movido pelo Ministério Público há mais de dez anos, referente ao período em que Luciano era prefeito de Guaçuí, no Sul do Estado. Com a decisão, o deputado fica inelegível por três anos e não poderá se candidatar à reeleição, no ano que vem.

Após decisão do TJES, Luciano entrou com recurso. Porém, o documento não foi reconhecido porque o deputado teria deixado de pagar uma taxa referente referente às custas processuais.

Meu advogado me passou o número da conta e eu programei o débito. Só que o Tribunal não acatou o recurso alegando que eu não comprovei o pagamento da taxa .

Segundo despacho do vice-presidente do STJ e relator do caso, Jorge Mussi, o pedido foi apresentado após o trânsito em julgado. Assim, diante do exaurimento da prestação jurisdicional por esta Corte Superior de Justiça, nada mais há a prover , definiu.

O deputado ressaltou que não perdeu o mandato atual. Minha suplente entrou pedindo o mandato, mas não tem legalidade nenhuma. Hoje o meu problema é se eu posso ou não ser candidato. Meus advogados estão vendo isso .

Site: http://www.culturafmcastelo.com.br/site/conteudo.asp?c odigo=13941

5 ES HOJE ONLINE / ES - GERAL. Ter, 29 de Junho de 2021 TJES Inscrições abertas para curso de adoção em Venda Nova do Imigrante

Redação Multimídia ESHOJE

Postulantes e interessados em adoção que residem nas comarcas atendidas pela Equipe Multidisciplinar da 12ª região - que abrange os municípios de Afonso Cláudio, , Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Muniz Freire, , , , Iúna, , - já podem se inscrever para o curso de postulantes à adoção, que será realizado no dia 21 de julho, no auditório do Fórum de Venda Nova do Imigrante.

A prioridade de participação será para as pessoas que já requereram o processo de habilitação para adoção, entretanto, restando vagas, outros casais interessados poderão participar.

Segundo o chefe da central multidisciplinar da 12ª Região, Rafael Monteiro, o curso foi adiado em razão das restrições impostas pela pandemia e serão adotadas todas as medidas de prevenção à Covid-19.

"Sabemos da angústia da espera pelos casais em adotar, porém com todas as restrições que passamos, estávamos impossibilitados de conceder o curso presencialmente. É uma grande oportunidade também para quem ainda não decidiu pela Adoção, mas tem interesse de poder participar, e desta forma ter um olhar expandido sobre a Adoção. Cumpriremos todos os protocolos de prevenção com distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel", destacou o psicólogo Rafael Monteiro, analista judiciário e Chefe da Central Multidisciplinar 12° Região.

Serviço

Data: 21 de julho de 2021

Horário: 8h às 18h

Local: Fórum de Venda Nova do Imigrante

Endereço: Av. Evandi Américo Comarela, n° 971, bairro Marmin - Venda Nova do Imigrante

Inscrições: enviar e-mail para [email protected] , com o assunto: Curso de Adoção.

Crédito da imagem: Divulgação/TJES

6 ES HOJE ONLINE / ES - GERAL. Ter, 29 de Junho de 2021 TJES

Site: https://eshoje.com.br/inscricoes-abertas-para- curso-de-adocao-em-venda-nova-do-imigrante/

7 RADIO FMZ ON/LINE / ES. Ter, 29 de Junho de 2021 TJES Abertas as inscrições para curso de adoção em Venda Nova do Imigrante (Cidades)

29.06.2021 Adoção.

O curso ocorrerá no próximo dia 21 de julho e Com informações do TJ-ES. atenderá outros 10 municípios Site: Postulantes e interessados em adoção que residem http://radiofmz.com.br/site/conteudo.asp?codigo=16293 nas comarcas atendidas pela Equipe Multidisciplinar &titulo=Abertas as inscrições para curso de adoção em da 12ª região - que abrange os municípios de Afonso Venda Nova do Imigrante Cláudio, Laranja da Terra, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Muniz Freire, Brejetuba, Ibatiba, Irupi, Iúna, Ibitirama, Dores do Rio Preto - já podem se inscrever para o curso de postulantes à adoção, que será realizado no dia 21 de julho, no auditório do Fórum de Venda Nova do Imigrante.

A prioridade de participação será para as pessoas que já requereram o processo de habilitação para adoção, entretanto, restando vagas, outros casais interessados poderão participar.

Segundo o chefe da central multidisciplinar da 12ª Região, Rafael Monteiro, o curso foi adiado em razão das restrições impostas pela pandemia e serão adotadas todas as medidas de prevenção à Covid-19.

"Sabemos da angústia da espera pelos casais em adotar, porém com todas as restrições que passamos, estávamos impossibilitados de conceder o curso presencialmente. É uma grande oportunidade também para quem ainda não decidiu pela Adoção, mas tem interesse de poder participar, e desta forma ter um olhar expandido sobre a Adoção. Cumpriremos todos os protocolos de prevenção com distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel", destacou o psicólogo Rafael Monteiro, analista judiciário e Chefe da Central Multidisciplinar 12° Região.

Serviço

Data: 21 de julho de 2021

Horário: 8h às 18h

Local: Fórum de Venda Nova do Imigrante

Endereço: Av. Evandi Américo Comarela, n° 971, bairro Marmin - Venda Nova do Imigrante

Inscrições: enviar e-mail para multidisciplinar- [email protected] , com o assunto: Curso de

8 BLOG AUGUSTO CÉSAR / GARANHUNS / PE - NOTÍCIAS. Ter, 29 de Junho de 2021 TJES BOTÃO DO PÂNICO: Vereador Luizinho Roldão defende Ampliação de Medidas Protetivas para Mulheres de Garanhuns

Os recentes casos de violência contra as Mulheres aqui em Garanhuns, sobretudo relacionadas àquelas que convivem sob Medida Protetiva da Justiça, mas ainda assim se sentem ameaçadas por ex-maridos, namorados ou companheiros, levaram o vereador Luizinho Roldão (PSB) a propor que o Prefeito Sivaldo Albino (PSB) institua em Garanhuns o uso de um aplicativo de celular desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo: o Botão do Pânico.

"O objetivo é reduzir os altos índices de violência contra às Mulheres. Trata-se de um aplicativo interligado com a Patrulha Maria da Penha, que uma vez acionado pela mulher, garante um rápido atendimento, podendo inclusive salvar vidas nos casos de feminicídios", explicou Luizinho Roldão.

Ainda segundo o Parlamentar, a iniciativa não trará altos investimentos para Prefeitura e garantirá mais segurança para as mulheres. "O Botão do Pânico pode ser acionado sempre que o agressor não mantenha a distância mínima garantida pela Lei Maria da Penha. Além disso, o aplicativo ainda capta e grava conversas num raio de até cinco metros, podendo a gravação ser usada como prova judicial contra os agressores", complementou o vereador Luizinho Roldão. A proposição do Parlamentar foi aprovada na Câmara de Garanhuns e seguirá para avaliação da Prefeitura de Garanhuns.

Site: https://blogaugustocesar.blogspot.com/2021/06/botao- do-panico-vereador-luizinho.html

9 TV VITÓRIA / RECORD / ES - ES NO AR. Ter, 29 de Junho de 2021 TJES Saiba como recuperar bicicleta roubada ou furtada no ES

Multimídia: http://midia.smi.srv.br/video/2021/06/29/TVVITRIARECOR DES-06.54.46-07.01.53-1624963830.mp4

10 RÁDIO CBN VITÓRIA 92.5 FM / ES - CBN VITÓRIA 4. Ter, 29 de Junho de 2021 TJES Deputado Luciano Machado fico ilegível para eleições de 2022

Multimídia: http://midia.smi.srv.br/audio/2021/06/29/RDIOCBNVITRIA 925FMES-11.07.38-11.09.52-1624985237.mp3

11 A TRIBUNA / ES - POLÍTICA - pág.: 22. Ter, 29 de Junho de 2021 PODER JUDICIÁRIO

12 MIGALHAS - QUENTES. Ter, 29 de Junho de 2021 PODER JUDICIÁRIO Nunes libera realização de audiências de custódia por videoconferência

O ministro Nunes Marques , do STF, concedeu O ministro lembrou que o Congresso Nacional tem parcialmente liminar para autorizar a realização de editado muitos atos legislativos favorecendo as audiências de custódia por videoconferência, enquanto medidas de isolamento social. Dessa forma, não há perdurar a pandemia da covid-19. Para o ministro, a argumento racional para exigir que as audiências de realização da audiência presencial, no atual contexto, custódia sejam presenciais em qualquer caso, quando coloca em risco os direitos fundamentais à vida e à todas as demais atividades sociais e econômicas integridade física de todos os participantes do ato, estão sujeitas à avaliação dos agentes políticos dos inclusive do próprio preso. vários níveis federativos. As audiências, a seu ver, não apresentam nenhuma peculiaridade que justifique a A decisão será submetida a referendo do plenário em adoção de solução diametralmente oposta. sessão virtual extraordinária marcada pelo presidente do STF, ministro Luiz Fux, para a 0h da próxima Outro indício de abusividade apontado pelo ministro é quarta-feira (30/6), com encerramento às 23h59 de o excesso. Na sua avaliação, a imposição genérica e quinta-feira (1º/7). abstrata de que todas as audiências de custódia sejam presenciais, sem nenhuma possibilidade de ajuste da A ação foi proposta pela AMB - Associação dos norma ao contexto sanitário, é desproporcional e retira Magistrados Brasileiros contra o parágrafo 1º do artigo toda a competência regulatória dos governos locais, a 3-B do CPP , inserido pelo pacote anticrime (lei autonomia administrativa dos tribunais e as atribuições 13.964/19 ). Segundo a alteração, o preso em regulamentares do CNJ. flagrante ou por mandado de prisão provisória será encaminhado a um juiz de garantias no prazo de 24 Embora a Convenção Americana sobre Direitos do horas para uma audiência, com a presença do Homem assegure que toda pessoa presa, detida ou Ministério Público e da Defensoria Pública ou de retida deva ser conduzida, sem demora, à presença de advogado, vedado o uso de videoconferência. A um juiz, a cláusula, segundo o ministro Nunes liminar suspendeu a eficácia dessa vedação. Marques, não pode ser interpretada literalmente como presença física, sobretudo durante a pandemia. Para O ministro Nunes Marques verificou que a urgência do ele, presença quer dizer contato em tempo real, para pedido está no fato de que a execução da norma que o preso possa expressar diretamente ao juiz suas implicará, necessariamente, o aumento de contatos razões, fazer seus requerimentos e tirar as suas interpessoais entre partes, advogados, magistrados, dúvidas. membros do Ministério Público, servidores e outros profissionais direta ou indiretamente ligados à O relator enfatizou, ainda, que, num contexto de realização de audiências presenciais. Essa normalidade, a imposição até poderia ser aceitável, circunstância, presumivelmente, aumenta os riscos de pois os contatos presenciais estabelecem uma relação contágio pela covid-19, conforme amplamente comunicativa mais ampla. Porém, esse não é esse o divulgado pelos órgãos de gestão da saúde, inclusive caso dos autos, uma vez que a lei foi editada no a OMS. ambiente da pandemia.

Já a plausibilidade do pedido está em que as medidas A realização da audiência presencial, nesse contexto, legais que induzam o maior contato social devem estar coloca em risco os direitos fundamentais à vida e à justificadas na estrita necessidade desse contato, sob integridade física de todos os participantes do ato, pena de serem elas irrazoáveis. inclusive do próprio preso , ressaltou. Segundo o ministro, o direito do preso de ser ouvido pode ser Para o ministro, o Poder Legislativo deve observar o assegurado de outra maneira, sem oferecer riscos à devido processo legal, sendo-lhe vedada a edição de saúde. medidas legislativas abusivas, desproporcionais ou irrazoáveis. No caso dos autos, a seu ver, a Leia a íntegra da decisão. contradição na edição da norma impugnada é um sintoma claro de abusividade. Informações: STF.

13 MIGALHAS - QUENTES. Ter, 29 de Junho de 2021 PODER JUDICIÁRIO

Site: https://www.migalhas.com.br/quentes/347752/nunes- libera-realizacao-de-audiencias-de-custodia-por- videoconferencia

14