UFC162 A queda do maior de todos os tempos. Confira também as lutas de Roger Gracie e Charles do Bron’x EDIÇÃO ESPECIAL UFC 162

EDITOR Nesta edição especial, o editorial é assi- Oscar Daniotti nado pelo mestre Reyson Gracie, um dos

Jornalista poucos faixas vermelha, 9º grau, de jiu-jítsu Marucha Daniotti no mundo.

Fotos Josh Hedges / UFC Não acredito que o tenha

Colaborou tido a intenção de menosprezar o ad- Reyson Gracie versário como a maioria das pessoas está

Contato achando. [email protected] Ao perceber que estava diante de um opo- www.faixapreta.com nente mais novo, melhor condicionado fisi- camente, com pegada mais forte e também com boa defesa em pé, sem muito ângulo para entrada de golpes traumáticos, Ander- son apelou para a tática de provocação, a fim de irritá-lo. Todavia, não perdeu o controle, apesar de ter dado alguns socos no vento. Até então Anderson parecia administrar bem a situação e, de certa forma, fazer com que o Chris ficasse mais cauteloso. Desse modo, haveria grande chance da luta se arrastar até o fim, para a decisão por pontos. Entretanto, houve um lamentável descuido do Anderson, que facilitou para o Chris entrar no seu raio de ação. No sétimo ano consecutivo de sua defesa de cinturão, Anderson Silva sucumbiu no 2º round da luta contra Chris Weidman.

Sucumbiu Todos que esperavam mais uma vitória ,do “Spider”, tiveram o amar- go sabor de assistir um lutador com- pletamente diferente do normal. O estilo do aranha sempre foi esse. Porém, a conta desta vez ficou cara.

Logo no começo da luta, Anderson sofreu uma queda que, aparente- mente, mexeu com seu emocional. Tal fato fez a postura do brasileiro mudar rapidamente.

Dando a cara pra bater, Anderson Silva fazia uma verdadeira guerra de nervos contra Weidman que, em certo momento da luta, se sentia in- timidado.

Tal atitude de Anderson pode ser considerada falta de respeito ou apenas uma estratégia na luta? O que aconteceu com o lutador brasileiro? Em todos os lugares encontramos opiniões dos mais variados tipos. Alguns dizem até que a luta foi vendida , que An- derson faltou com o respeito, que é marrento e por aí vai.

Anderson Silva perdeu seu cin- turão fazendo a mesma estraté- gia de outras lutas. Porém, nes- ta luta, a casa caiu. Com guarda baixa, foi só esperar o nocaute, que chegou no 2º round.

Quem sabe essa foi a forma encontrada por Anderson, para deixar a categoria dos médios com novos ares? Afinal, são sete anos sem perder no UFC.

A torcida mostrou estar dividida com a atitude anti-desportiva, na jaula do UFC, já que uma das primícias das artes marciais é o respeito pelo oponente. RESPEITO Dana White sempre buscou al- guém que conseguisse tomar o cinturão do brasileiro e ago- ra conseguiu. Perguntado so- bre uma revanche, contra Weid- man, Anderson deixou claro que não tem interesse na luta e que quer ir para trás da fila.

“Fiquei anos defendendo o cinturão. Na verdade, conse- gui tirar um grande peso das costas”, declarou aliviado.

O maior vencedor da história do MMA, Anderson Silva, mostrou, após a luta, que o momento da aposentadoria está muito pró ximo. “Quero ficar com minha família, dar um tempo”, declarou.

Uma coisa é certa: é muita pressão na vida do atleta. Lutas, campanhas publicitárias, filmes, treinos e uma grande infinidade de compromissos. Somos seres hu- manos e merecemos um pouco do tempo para usufruir da calma. APOSENTAR Veja a opinião de diversos lutadores de MMA. “O exibicionismo finalmente pagou seu preço”. – Ex-campeão do Strikeforce e atleta do UFC “Não dá para ser pretensioso e fazer o simples ao mesmo tempo. Você não pode ser arrogante e manter suas mãos levantadas ao mesmo tempo. Um cara de 38 anos não vai ser mais rápido que “Todas as honras ao Anderson Silva por ter sido fantástico e in- um de 29″. vencível por sete anos. Modelo e grande inspiração.” CHAEL SONNEN Ben Henderson – Campeão dos leves do UFC

“Que droga”. JON JONES – Campeão dos meio-pesados do UFC “P… que pariu! Vai ser burro assim na casa do c…! Um campeão não pode fazer isso! Que sirva de lição para o Anderson parar de fazer palhaçada no ringue e lutar sério. Não tenho dúvida de que “Parabéns ao Weidman, mostrou como colocar a soberba para ele é melhor e venceria se lutasse sério, mas hoje ele mereceu dormir”. perder. Torço por ele, mas torcer assim não dá, fica difícil! Espe- – Ex-campeão do Pride e atleta do UFC ro sinceramente que o Anderson amadureça e volte para tomar o cinturão que pertence a ele e ao povo brasileiro. A lição de hoje “Para quê? Ali não pode brincar… É matar ou morrer!” terá que servir!” WANDERLEI SILVA Murilo Bustamante – Ex-campeão do UFC e líder da BTT

“Anderson Silva, lenda e inspiração”. “Ao contrário do que muitos acham, não torci contra o Anderson. JUNIOR CIGANO - Ex-campeão dos pesados do UFC Vi a luta com a curiosidade de quem já lutou com os dois. Sem julgar a luta, Anderson Silva ainda é o melhor peso por peso do “Anderson, estamos com você, meu amigo. Você é e sempre mundo. Temos que respeitar isso. E também dar os parabéns ao será o meu campeão. Você é o melhor do mundo e o mundo Chris Weidman”, postou Demian, lamentando as suspeitas de sabe disso.” armação envolvendo o combate. WILLIAN PATOLINO– Vice-campeão do TUF Brasil 2 DEMIAN MAIA Anderson Silva venceu diversas lutas usando a mesma estratégia da luta contra Cris Weidman. Algu- mas destas vitórias ficaram mar- cadas na vida do lutador, positiva- mente e negativamente.

Contra Forrest Griffin, foi um ver- dadeiro espetáculo de ousadia e todos ficaram encantados.

Na luta contra o brasileiro Demi- an Maia, Anderson Silva usou a mesma estratégia. Porém, as in- timidações foram maiores ao seu oponente, o que gerou diversos protestos na torcida brasileira.

Anderson Silva é um lutador de es- tilo muito próprio. Afinal, foram sete anos de invencibilidade fazendo o mesmo jogo e sempre nocautean- do ou finalizando.

A derrota aconteceu. Assim como também poderia ter acontecido a vitória. Em outras ocasiões, o bra- sileiro venceu. Estilo próprio Breve revanche

Uma nova luta entre Anderson bastidores. “Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter, calce Silva e Chris Weidman já é dada Outros lutadores entram na bri- os meus sapatos e percorra o caminho que eu percor- como quase certa pela direção ga pelo cinturão com a derrota ri, viva as minhas tristezas, as minhas dúvidas e as do UFC. A data vai ser provavel- de Anderson Silva. O brasileiro minhas alegrias. Percorra os anos que eu percorri, tro- mente no mês de dezembro. é um dos favoritos Por enquanto o brasileiro des- a brigar por este cinturão. pece onde eu tropecei e levante-se assim como eu fiz. carta a possibilidade, mesmo Tarefa complicada para Chris E então, só aí poderás julgar”, assim o otimismo é grande nos Weidman. declarou Anderson Silva. Será o começo de uma nova era na categoria dos médios? RogerCris Weidman Gracievenceu Anderson x SilvaTim e conquistou Kennedy o cinturão pordos médiosReyson Gracie.após 6 anos de domínio do brasileiro. O jiu-jitsu, por ser uma luta com- pensar como antigamente. E A tarefa para Weidman é difícil nesta categoria. Vitor Belfort é pleta e eficiente demais, dá ao serve como ilustração essa últi- favorito em uma disputa contra o americano e a próxima luta do praticante a sensação (quando ma luta do Roger, na qual ele se campeão, provavelmente será contra o brasileiro que vem der- não a ilusão) de que se pode mostrou em condições de fazer rubando seus oponentes. ganhar mesmo estando fisica- apenas um round de 5 minu- mente despreparado, utilizando tos e nem um minuto a mais. o fator surpresa ou, então, con- E, apesar de tudo, esteve bem tando com os erros do próprio perto da vitória por finalização. adversário. Mas seu grande azar foi ter Isto ocorreu muito no passado pela frente um faixa preta de em que o conhecimento técnico jiu-jitsu com bom preparo físico mais sofisticado era uma exclu- de causar inveja. Tim Kenne- sividade de poucos que faziam dy é a prova de que os tempos parte de uma elite de lutado- mudaram. res de ponta. E se deve, tam- Gostaria de falar sobre a boa bém, ao fato da oficialização do orientação técnica, que o Jiu-Jitsu no país ter sido boico- Roger teve na luta, com o tada e retardada, ao máximo, Renzo e o Lyoto Machida. durante vários anos. Porém a parte física foi Hoje, o panorama é outro e péssima. sabemos que o Jiu-Jitsu Brasile- Só ficou a séria indagação so- iro já está espalhado pelo mun- bre a ausência do Rilion Gracie. do inteiro. Não dá mais para se EDGAR x DO BRON’X EM ALTA VOLTAGEM A melhor luta da noite foi en- tre Frank Edgard e Charles do Bron’x. Ambos fizeram um combate digno de grandes lutadores.

Do Bron’x entrou na luta com muito foco e disposição, deix- ando o norte americano preocu- pado no começo do combate. O brasileiro mostrou um bom chão, mas não foi suficiente para vencer Frank Edgard.

Edgard venceu todos os rounds por ter aplicado golpes mais contundentes. Esta é uma das marcas registradas do lutador americano. Os dois fizeram grande apresentação e seg- uem no UFC em busca do son- hado cinturão.