REQUERIMENTO (Da Sra. Perpétua Almeida)

Requer o envio de indicação ao Poder Executivo, sugerindo a implantação de escritórios do Instituto Nacional de Seguro Social nos municípios de Acrelândia, , , Capixaba, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, , , Plácido de Castro, Porto , , Rodrigues Alves, Santa Rosa do Púrus, , , Tarauacá e no estado do Acre.

Senhor Presidente:

Nos termos do art. 113, inciso I e § 1º, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, requeiro a V. Exª. seja encaminhada ao Poder Executivo a Indicação em anexo, sugerindo a implantação de escritórios do Instituto Nacional de Seguro Social nos municípios de Acrelândia, Assis Brasil, Bujari, Capixaba, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, , Porto Walter, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Púrus, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri no estado do Acre.

Sala das Sessões, em de de 2003.

PERPÉTUA ALMEIDA Deputada Federal PCdoB - AC INDICAÇÃO Nº , DE 2003 (Da Sra. Perpétua Almeida)

Sugere a implantação de escritórios do Instituto Nacional de Seguro Social nos municípios de Acrelândia, Assis Brasil, Bujari, Capixaba, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Púrus, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri no estado do Acre.

Excelentíssimo Senhor Ministro da Previdência Social,

A melhoria nas condições de trabalho dos empregados do INSS é condição básica para garantir eficiência nas atividades dos servidores públicos brasileiros e acesso aos direitos de cidadania à população. O servidor público, hoje, sofre com a falta de cursos de capacitação e treinamento, com o obsoletismo da máquina pública, com as péssimas condições do ambiente de trabalho, que em alguns lugares beira a insalubridade. No Acre, por exemplo, os atendimentos aos cidadãos de Acrelândia são feitos nos corredores da Câmara Municipal. Esta situação se repete de forma semelhante nos municípios acreanos de Assis Brasil, Bujari, Capixaba, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Púrus, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri, já que estas cidades não possuem um escritório para atendimento à população.

Em condições precárias de atendimento à população, não podemos almejar que as políticas sociais do governo federal consigam levar vida digna para a população brasileira. Melhorar o acesso da população dos municípios interioranos à informação, as condições de atendimento, a redução do tempo para o deslocamento, particularmente dos mais idosos, são medidas mínimas para propiciar aos cidadãos o usufruto de seus direitos constitucionais,

2 da cidadania, que ao contrário, na situação atual que persiste no Acre, lhe são negados. O governo Luis Inácio Lula da Silva deve levar as mundanças aos mais recônditos lugares do Brasil. Levar a previdência social ao interior do Acre é levar dignidade aos povos da floresta, é levar a mudança ao povo acreano. Diante do exposto, Senhor Ministro, e certa de que a medida colaborará para a melhoria dos serviços da previdência social no estado do Acre, manifesto minha confiança em contar com o empenho de V. Exa. e do corpo técnico e administrativo do Ministério da Previdência Social, para estudarem a possibilidade de implantação de escritórios do Instituto Nacional de Seguro Social nos municípios de Acrelândia, Assis Brasil, Bujari, Capixaba, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Púrus, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri.

Sala das Sessões, em de de 2003.

PERPÉTUA ALMEIDA DEPUTADA FEDERAL PCDOB - AC

3