UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA LUAN VITOR MIRANDA DA COSTA

O USO DAS AUTOIMAGENS PARA SE TORNAR A MECA DOS ESPORTES: O QATAR E A COPA DO MUNDO FIFA 2022

BRASÍLIA – DF 2013

i

LUAN VITOR MIRANDA DA COSTA

O USO DAS AUTOIMAGENS PARA SE TORNAR A MECA DOS ESPORTES: O QATAR E A COPA DO MUNDO FIFA 2022

Monografia de conclusão do curso de Relações Internacionais apresentada à Universidade de Brasília – UnB, orientada pela Profª. Drª. Vânia Carvalho Pinto.

Brasília – DF 2013

ii

Nome: COSTA, Luan Vitor Miranda da

Título: O uso das autoimagens para se tornar a Meca dos Esportes: o Qatar e a Copa do Mundo FIFA 2022.

Monografia de conclusão do curso de Relações Internacionais apresentada ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília – UnB, orientada pela Profª. Drª. Vânia Carvalho Pinto.

Aprovada em: 27/08/2013

Banca Examinadora

______Profª. Drª. Vânia Carvalho Pinto (Orientadora)

______Profª. Drª. Danielly Silva Ramos Becard

______Profª. Drª. Shadia Husseni de Araújo

iii

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus pelo dom da vida, pela oportunidade ímpar que me concedeu, pela força para superar os desafios que foi renovada dia após dia e pela misericórdia e amor incondicional; à Virgem Maria pela intercessão materna junto ao Pai; à minha família por todas as oportunidades que me foram dadas desde pequeno, pela paciência nos momentos de dúvida e medo, por sempre acreditar em mim e por nunca medir esforços para realizar os meus sonhos; à Profª. Drª. Vânia Carvalho Pinto pelos conselhos dados e pela amizade e paciência que demonstrou desde o início da minha graduação; aos meus amigos Ana Letícia Viana, Ana Luísa Alves, Carlos Eduardo Basílio, Suyane Sousa, Taras Rohovets e Thaís Oliveira pela amizade e companheirismo e por terem feito os meus dias mais alegres durante estes quatro anos de graduação; aos membros do NEOr (Núcleo de Estudos do Oriente) pelos comentários que enriqueceram essa pesquisa; e aos demais amigos que me apoiaram incondicionalmente e pela amizade que foi renovada mesmo nos momentos adversos.

iv

"In the end, it’s extra effort that separates a winner from second place. But winning takes a lot more that, too. It starts with complete command of the fundamentals. Then it takes desire, determination, discipline, and self-sacrifice. And finally, it takes a great deal of love, fairness and respect for your fellow man. Put all these together, and even if you don’t win, how can you lose?” Jesse Owen

v

RESUMO

O mundo esportivo foi surpreendido, em 2010, com a escolha do Qatar como sede da Copa do Mundo FIFA 2022 já que o país disputava a votação com países tradicionais tais como Estados Unidos, Japão, Coréia do Sul e Austrália. Tendo em vista essa surpresa, este estudo pretende analisar como se deu o processo de candidatura qatari, que levou o país a ser selecionado como sede do evento. Para tal, serão discutidas as autoimagens internacionais projetadas pelo país, que foram de extrema importância para a construção da candidatura. Percebeu-se um forte engajamento governamental em busca de tal objetivo, tendo em vista os vários programas governamentais que compõem as autoimagens. O país está utilizando dos eventos esportivos como forma de se inserir internacionalmente, e, por conta disso, o Qatar está tentando sediar a maior quantidade destes. Uma vez que o país se firme no cenário internacional como sede de eventos esportivos, o Qatar concretizará o seu plano de ser a Meca dos esportes.

Palavras Chave: Qatar; Copa do Mundo FIFA 2022; Eventos Esportivos; Autoimagem.

vi

ABSTRACT

The world was surprised in 2010 when Qatar was chosen as host of the FIFA World Cup 2022, once Qatar has disputed the poll against traditional