PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO

ABALHO ENGENHO INCLUSÃO PROGRESSO TEIP TRABALHO ENGENHO INCLUSÃO PROGRESSO TEIP TRABALHO ENGENHO INCLUSÃO PROGRESSO TEIP TRABALH ENGENHO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 1

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 2

ÍNDICE 1. Introdução 5 2. Princípios orientadores, objetivos e estratégias propostas 7 3. Organização e gestão das atividades 9 4. Calendário das atividades letivas 10 4.1 Calendário das reuniões: Órgãos de Administração e Gestão 11 4.1.1 Estruturas de Orientação Educativa 11 4.2 Equipas dos projetos 12 4.3 Articulação curricular 13 4.4 Secretariados 13 4.5 Cronograma de preenchimento do Plano de Turma 14 5. Parcerias e protocolos 15 6. Testes Intermédios 17 7. Provas 18 7.1 Provas Finais de Ciclo – 9º ano 18 7.2 Provas de Aferição do Ensino Básico 19 7.3 Provas de Equivalência à Frequência 19 8. Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) 20 9. Desporto escolar 21 9.1. Organigrama do funcionamento do Desporto Escolar 21 10. Relatório anual do plano anual de atividades 22 10.1 Revisão do Plano Anual de Atividades 22 11. Operacionalização do Projeto Educativo TEIP III 33 11.1 Atividades dos Departamentos e Projetos- Planificações 24 12. POPTE – Plano de ocupação Plena dos tempos escolares 72 12.1 Introdução 72 12.2 POPTE Pré-escolar 73 12.3 POPTE 1º Ciclo 73 12.4 POPTE 2º e 3º Ciclo 74 12.5 Identificação dos recursos envolvidos 75 12.6 Permuta de aulas 75 12.7 Atividades educativas de substituição (AES) 76 12.8 Atividades de enriquecimento e complemento curricular (AECC) 76 13. Referências bibliográficas 77

Anexos 78  Organização das atividades educativas de substituição (AES)  Mapa de horários dos professores/espaços/tarefas envolvidos  Permuta de aulas/LAC (artigo 82º, ECD)  Quadro das atividades de substituição  Regulamento das visitas de estudo

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 3

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 4

1. INTRODUÇÃO

“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram“ Jean Piaget

O Agrupamento de Escolas de desenvolveu, com mais 6 Escolas a nível nacional, o Projeto Piloto de inovação pedagógica (PPIP), no âmbito do Despacho nº 3721/2017, de 7 de abril, entre 2016 e 2019. Onde foi possível dar mais um passo em frente no que concerne à flexibilidade curricular e autonomia de escola na procura de novas propostas pedagógicas inovadoras que visem o combate e erradicação do insucesso nas escolas do nosso país, a esta responsabilidade Sousa Fernandes (1992) refere que autonomia significa que a ordem do agrupamento não é instaurada por alguém de fora do mesmo e exterior a ele, mas pelos próprios membros e em virtude da sua realidade traduzindo-se na livre escolha de um projeto científico, definição de plano de estudos e programas, definindo livremente métodos e técnicas de ensino, estruturas do processo de ensino/aprendizagem e de avaliação, órgãos próprios de gestão do ensino e respetivos esquemas de funcionamento.

Neste contexto e com a experiência e aprendizagens vividas, o Agrupamento de Escolas de Cristelo (AEC) desenvolveu o seu plano de inovação pedagógica (PIP), de forma a definir os termos e as condições da autonomia e flexibilidade curricular no AEC, no âmbito da Portaria nº 181/2019, de 11 de junho, de forma a implementar uma gestão superior a 25 % das matrizes curriculares-base das ofertas educativas e formativas dos ensinos básico e secundário, com vista ao desenvolvimento de planos de inovação, regulamentando o n.º 3 do artigo 12.º do Decreto -Lei n.º 55/2018, de 6 de julho.

A Escola deve ser sem margem para qualquer dúvida uma instituição que não se pode esgotar na instrução, devendo alongar o seu papel a uma formação geradora de uma real educação com elevado sentido crítico, por isso as escolas são instituições às quais está confiada uma missão de serviço público, que consiste em munir todos e cada um dos cidadãos em idade escolar das competências e conhecimentos que lhes permitam explorar plenamente as suas capacidades, visando uma integração ativa e plena na sociedade, contribuindo para o seu desenvolvimento económico, social e cultural do País.

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 5

O Plano Anual de Atividades (PAA) é o instrumento de planeamento e execução que possibilita operacionalizar com maior objetividade o Projeto Educativo do Agrupamento, apresentando-se como um instrumento importante no exercício de autonomia conforme preconiza o número um, alínea c) do artigo 9º do Decreto-lei nº 75/2008. O atual Projeto Educativo, foi desenvolvido numa linha de continuidade face ao prosseguimento deste Agrupamento num Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). Esta integração aconteceu em 2009 na sequência de um convite do Ministério da Educação. Ao fim destes anos, continuamos a encarar esta realidade como uma oportunidade muito positiva, que nos permitiu desenvolver ferramentas e implementar estratégias, alocar recursos que consideramos fundamentais para debelar um conjunto de problemas educativos e socioeducativos por nós identificados e que em alguns casos continuam atuais.

A continuidade do Agrupamento no Programa TEIP e a participação nos PIP, preconiza a implementação de um Plano Plurianual de Melhoria e de um conjunto de ações com metas e calendário bem definidos, alicerçado em estratégias e metodologias pedagógicas inovadoras, o que aliado ao PAA nos permite proporcionar aos nossos alunos experiências com uma maior abrangência, propondo determinado tipo de atividades, que pelo carácter extracurricular, estariam fora de alcance da maioria dos nossos alunos pelos custos associados, permitindo-lhes experienciar situações positivas, melhorando os seus conhecimentos, aumentando a sua auto-estima. Nesta linha, tem também sido aposta deste Agrupamento a melhoria e modernização dos espaços e condições físicas da escola, permitindo melhorar as condições ao dispor dos alunos, bem como de quem cá trabalha, com estas intervenções pretende-se fomentar o gosto e o respeito pela Instituição, realçando as mais-valias que esta pode providenciar.

Estas responsabilidades, por nós assumidas, com o máximo sentido de serviço público, em prol da comunidade que servimos, implicam que a Escola institua uma forte relação com os contextos e a comunidade em que está inserida, implicam autonomia e implicam os professores como agentes activos na configuração do currículo. Estes novos mandatos pressupõem uma Escola “que se constrói na e com a comunidade” e privilegia, simultaneamente, o “estabelecimento de relações com o exterior (...) e uma rede de comunicações no seu interior” Fernandes, P. et al. (2001).

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 6

2. PRINCÍPIOS ORIENTADORES, OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS PROPOSTAS

O nosso Projeto Educativo “TEIP – Trabalho, Engenho, Inclusão e Progresso”, pretende ser cada vez mais a representação da identidade e autonomia da Escola, unificador de toda a comunidade educativa, realçando as principais atividades em função da identificação efetuada das principais necessidades ao nível académico, social e organizacional, que assenta em três pilares fundamentais:

Plano Anual de Atividades apresenta um quadro de ação educativa que assenta nos princípios orientadores e finalidades estabelecidos pelo Projeto Educativo, no respeito pelo disposto no art.º 9º, n.º1, alínea c) do Decreto-Lei n.º 75/98 de 22 de Abril, alterado pelo Decreto-Lei 137/2012 de 2 de julho apresenta-se, em linhas gerais o plano anual de atividades do agrupamento aplicando uma estrutura matricial que tem vindo a evoluir ao longo dos últimos anos.

Plano Plurianual de Melhoria (PPM) em linha com o Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho e com Decreto-Lei n.º 55/2018 em conformidade com um conjunto diversificado de medidas e ações de intervenção na escola e na comunidade resumidas em três eixos de principais, nomeadamente:  EIXO 1 - Gestão Curricular, numa lógica de Autonomia e Flexibilidade  EIXO 2 – Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas  EIXO 3 – Parcerias e Comunidade no entanto e no espírito dos referidos normativos, plasmado nos seus princípios orientadores, quisemos colocar especial enfoque na maior articulação entre os três ciclos do ensino básico, assumindo uma gestão integrada e sequencial do currículo, garantindo de uma escola inclusiva, cuja diversidade, flexibilidade, inovação e personalização respondem à heterogeneidade dos alunos, procurando eliminar obstáculos de acesso ao currículo e às aprendizagens, adequando estas ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória seja atingido por todos ainda que através de percursos diferenciados, os quais permitem a cada um progredir no currículo com vista ao seu sucesso educativo, dando cumprimento ao idealizado pelo Decreto-Lei n.º 54/2018. Continuamos a manter a oferta educativa, apostando na manutenção de cursos de educação e formação de adultos com equivalência ao 3º ciclo e secundário em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, permitindo a criação de condições que favoreçam a transição qualificada da escola para a vida ativa, cujas linhas orientadoras assentam em seis ações de melhoria fundamentais:

 AM1 - TurmaMais | 2º ano  AM2 – Letras que Falam  AM3 - TurmaMais PORT / MAT | 5º e 7º ano  AM4 – Cientistas de Palmo e Meio  AM5 – AFETOs – Atividades de Formação e Tutorias Ocasionais  AM6 – SAVE – Supervisão, Avaliação e Validação Escolar

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 7

Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) cuja medida estratégica GeFORCEE – Gestão Flexível, Orgânica e Reestruturada do Currículo e do Ensino Experimental, visa implementar uma reestruturação do currículo e dispor de maior flexibilidade na gestão curricular, com vista à dinamização de trabalho interdisciplinar, de modo a aprofundar, reforçar e enriquecer as Aprendizagens Essenciais, fomentando o trabalho experimental e de campo, assentando na aglutinação de disciplinas por área disciplinar, com desdobramento, tanto a nível das línguas, como nas ciências naturais e sociais. Preconiza, ainda, um maior investimento no trabalho colaborativo, trabalho de projeto e empreendedorismo, desenvolvendo o saber fazer, através de uma rede de protocolos com parceiros e instituições ligadas à Ciência e Ensino Superior, sempre, sempre no enquadramento do Decreto-Lei n.º 55/2018. A medida GeFORCEE não ignora todas as outras medidas do PPM, antes é reforçada pelas mesmas, designadamente a reformulação da matriz curricular que preconiza uma forte aposta em projetos de empreendedorismo, a criação das disciplinas Laboratório Ciências Físico-químicas e Naturais, Laboratório de Ciências Humanas e Sociais e Cidadania de Intervenção Social fruto de agregação de disciplinas promovendo uma forte aposta no trabalho experimental, de campo e de projeto, além desta medidas aposta-se também no desdobramento e na reorganização do número de alunos por turma, reforço da avaliação formativa, sumativa por ciclo e reformulação dos critérios de avaliação. Outra medida que vem do ano anterior objeto de reformulação foram os Referenciais de Integração Curricular (RIC), visando uma operacionalização mais objetiva, existindo agora quatro RIC, nomeadamente RIC 1 - Eco cozinha Pedagógica; RIC 2 - Nós e a Europa; RIC 3 - Entr’Artes e o RIC 4 - Jogos Olímpicos 2040 Pelo que já foi dito, conclui-se que a concretização anual dos princípios constantes do Projeto Educativo TEIP, operacionalizado pelo Plano Plurianual de Melhoria, o Projeto de Inovação Pedagógica, mas também através das atividades extracurriculares propostas pelos vários Departamentos, Diretores de Turma, associação de Pais e Encarregados de Educação, Projetos e Clubes, enquadradas e distribuídas pelos quatro eixos de intervenção a implementar durante este ano letivo. Neste sentido, o conceito de que a Educação e a Formação se fazem ao longo da vida está no cerne das nossas preocupações, tendo em conta que este conceito só pode ser entendido como uma construção contínua da pessoa humana, dos seus saberes, aptidões, da sua capacidade de discernir e agir e fazer opções em liberdade. (Projeto Educativo, 2017), garantindo que o conceito de Projeto Educativo de Escola se encontra intimamente associado ao de autonomia dos estabelecimentos de educação e de ensino. No plano normativo, nomeadamente no Decreto-Lei n.º 75/98 de 22 de Abril, alterado pelo Decreto-Lei 137/2012 de 2 de julho, o conceito de autonomia tem sido repetidamente afirmado pela capacidade das escolas poderem formular e executar o seu projeto educativo próprio, concretizando as opções dos seus membros em torno de valores, princípios educacionais, prioridades e orientações organizacionais e pedagógicas. No plano teórico, a autonomia institucional das escolas supõe a realização, no plano da ação, de um percurso ou itinerário educacional, em constante processo de auto revisão e continuamente mobilizado por diferentes e conflituais perspetivas e intervenções dos atores educativos.

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 8

3. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DAS ATIVIDADES

Com esta proposta de operacionalização do Projeto Educativo, pretendemos muito mais que um mero documento de planeamento da ação educativa, procurando que este seja também um instrumento potenciador da articulação vertical que permita potenciar a sequencialidade de conteúdos, procedimentos e atitudes (Morgado e Tomaz, 2009); promovendo a cooperação e comunicação aberta e contínua entre todos os professores. Assim, é importante ter em atenção a forma como são desenvolvidas as fases de execução do projeto - a gestão e a avaliação.

A conceção teórica que subjaz à operacionalização do Projeto Educativo do agrupamento como um elemento dinâmico que se revela na ação educativa e de organização e gestão escolar, decorre de um processo de interpretação e decisão política que se exprime em torno de opções sobre a vida da Escola. Foi neste plano de decisão que se enquadra a opção pela organização e dinamização de atividades planeadas e operacionalizadas em função da aposta na articulação preferencialmente vertical em detrimento de atividades desenvolvidas individualmente. Morgado e Tomaz (2009), alertam para a necessidade de interligação de saberes provenientes de distintas áreas do conhecimento, com vista a facilitar a aquisição, por parte do aluno, de um conhecimento mais global. Este planeamento pedagógico permite “cuidar das transições tornando-as educativas” através de práticas curriculares que promovam uma interligação de competências, conteúdos e exigências, que facilitem uma sequencialização gradual, de forma a criar pontes entre os diferentes ciclos, que viabilizem uma efetiva continuidade curricular

No caso da gestão do projeto, três observações específicas deverão ser tidas em consideração. A primeira serve para lembrar que o projeto não é um plano de ação. Por isso é necessário que o projeto educativo seja traduzido nos diferentes planos operacionais (plano de intervenção, projeto curricular de turma/grupo e extracurriculares), que em conjunto com os momentos de organização e gestão escolar previstos, constituem o Plano Anual de Atividades (PAA) que concretizam os objetivos e as estratégias do projeto. A elaboração destes planos operacionais segue a estrutura normal de qualquer planificação e que pode ser sumariada da seguinte forma: definir objetivos; programar atividades; identificar e afetar os recursos humanos e materiais; executar as atividades e muito importante aferir os resultados. A segunda observação serve para sublinhar que o projeto exige uma gestão de tipo participativo e lideranças eficazes, o que equivale a dizer que os contributos que ele proporciona à melhoria da Escola, não resultam tanto do projeto em si, mas antes do conjunto de modificações na administração e gestão em que ele se integra. A terceira observação relaciona-se com o facto de a elaboração de um projeto e a sua posterior operacionalização através de planos de ação, ser uma tarefa exigente, do ponto de vista do

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 9

conhecimento de técnicas de gestão, articulação, planificação e animação de grupos, o que se poderá traduzir num momento excecionalmente importante como revelador de necessidades de formação/discussão, nomeadamente nas questões inerentes à planificação conjunta e às potencialidades da articulação vertical.

A monitorização/avaliação, permanente permite combater e impedir que o projeto estagne ou se desatualize. A avaliação, de processos e resultados, permitirá proceder à revisão sistemática do projeto. Essa avaliação começa por ser a avaliação dos planos operacionais e estende-se ao próprio projeto do Agrupamento. Com este PAA, fruto da diversidade de atividades que dele constam, pretende-se que os alunos encarem com cada vez mais importância as problemáticas do meio em que a Escola se insere, fomentando e fortalecendo mecanismos de aproximação entre Escola e Comunidade, dinamizando a função inovadora e interventora da Escola, e assim integrar num só, o conhecimento adquirido na Escola com o conhecimento veiculado pela Comunidade. Não foram também descuradas as atividades que fomentam o espírito de iniciativa, organização, autonomia e solidariedade, bem como o desenvolvimento da criatividade e o sentido estético. 1. CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES LETIVAS

INÍCIO TERMO

Pré-Escolar 10 de setembro de 2018 19 de junho de 2020

1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO 4º PERÍODO Início Termo Início Termo Início Termo Início Termo Ensino 10/SET 8/NOV 18/ NOV 24/ JAN 3/Fev 3/ ABR 20/ ABR 25/JUN Básico 2019 2019 2019 2020 2020 2020 2020 2020 1º CEB 9º ano Ensino 4/JUN/2020 Básico 10/SET 8/NOV 18/ NOV 24/ JAN 3/Fev 3/ ABR 20/ ABR 2019 2019 2019 2020 2020 2020 2020 5º ao 8º ano 2º/3º CEB 17/JUN/2020

NATAL CARNAVAL PÁSCOA

Interrupções 18 de dezembro de 2019 24 de fevereiro 30 de março a a a Pré-escolar 3 de janeiro de 2020 26 de fevereiro de 2020 13 de abril de 2020

Conforme o despacho de abertura do ano letivo, o calendário escolar constitui -se, assim, como elemento indispensável à planificação das atividades a desenvolver por cada um dos estabelecimentos da educação pré -escolar e dos ensinos básico e secundário, tendo em vista a execução do seu projeto educativo e do seu plano anual de atividades. De acordo com o anexo 1 do

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 10

mesmo Despacho, as atividades do Agrupamento decorrem de acordo com o seguinte calendário escolar:

1º 2º 3º 4º 5ª Início Termo Início Termo Início Termo Início Termo Início Termo

Interrupções 11/NOV 15/NOV 23/ DEZ 3/ JAN 27/ JAN 31/ JAN Ensino 24/ FEV 26/ FEV /2020 6/ ABR 17/ ABR 2019 2019 2019 2020 2020 2020 Básico 2020 2020 2020

4.1 CALENDÁRIO DAS REUNIÕES: ÓRGÃOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO

Na agenda relativa à organização do ano letivo aparecem calendarizadas as reuniões dos órgãos de administração e gestão, das estruturas de orientação educativa e outras que a seguir se apresentam: 4.1.1 ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA

REUNIÕES CALENDARIZAÇÃO HORÁRIO LOCAL

Grupo de Núcleo e Planificações (Mensal) Conforme EB de Pré-Escolar Reunião de Departamento calendário EB de Sobrosa (1 por Período)

1º Ciclo Duas reuniões / Período 17h45 EB 2,3 de Cristelo

Matemática Ciências Conforme Duas reuniões / Período EB 2,3 de Cristelo Experimentais calendário Ciências Sociais e Conforme Duas reuniões / Período EB 2,3 de Cristelo Humanas calendário Conforme Duas reuniões / Período EB 2,3 de Cristelo Línguas calendário

Conforme Duas reuniões / Período EB 2,3 de Cristelo Expressões calendário

REUNIÕES CALENDARIZAÇÃO * HORÁRIO LOCAL

Conselhos de Turma/Ano Setembro de 2019 A definir EB 2,3 de Cristelo

Reuniões de avaliação EB de Duas Igrejas 1ªmomento 11 a 15 novembro de 2019 A definir EB de Sobrosa 1º Ciclo, 2ºe 3º Ciclo EB 2,3 de Cristelo Reuniões de avaliação EB de Duas Igrejas 2ªmomento 27 a 31 janeiro de 2020 A definir EB de Sobrosa 1º Ciclo, 2ºe 3º Ciclo EB 2,3 de Cristelo Reuniões de avaliação EB de Duas Igrejas 3ªmomento 22 a 15 novembro de 2020 A definir EB de Sobrosa 1º Ciclo, 2ºe 3º Ciclo EB 2,3 de Cristelo

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 11

Reuniões de avaliação EB de Duas Igrejas 4ªmomento 22 a 15 novembro de 2020 A definir EB de Sobrosa 1º Ciclo Reuniões de avaliação 4ªmomento 22 a 15 novembro de 2020 A definir EB 2,3 de Cristelo 2ºe 3º Ciclo Reunião de abertura do ano letivo Conselho de Docentes Segundo EB de Duas Igrejas (para efeitos de avaliação sumativa final calendário EB de Sobrosa 1º Ciclo Trimestral de período)

Grupos de Trabalho dos A definir em regimento interno dos Segundo EB 2,3 de Cristelo Departamentos Departamentos calendário

Segundo Duas reuniões por período EB 2,3 de Cristelo Diretores de Turma calendário

Serviços Especializados de Segundo Duas reuniões por período EB 2,3 de Cristelo Apoio Educativo calendário Equipa Gabinete de Gestão dos RIC (GGRIC) e Conselhos de Segundo EB 2,3 de Cristelo Comunidade de calendário Aprendizagem e Avaliação (CCAA)

Segundo EB 2,3 de Cristelo Equipa PPIP calendário

* Datas a confirmar

4.2 EQUIPAS DOS PROJETOS

REUNIÕES CALENDARIZAÇÃO LOCAL

Observatório da Qualidade Mensal EB 2,3 de Cristelo

PESES Duas reuniões por período EB 2,3 de Cristelo

Desporto Escolar Mensal EB 2,3 de Cristelo

Organização dos serviços e elaboração PAA BE/CRE EB 2,3 de Cristelo Fundo Documental Divulgação

Equipa TIC Conforme calendário EB 2,3 de Cristelo

Plano Anual de Atividades Conforme calendário EB 2,3 de Cristelo

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 12

4.3 ARTICULAÇÃO CURRICULAR

REUNIÕES CALENDARIZAÇÃO LOCAL

Articulando 1º Ciclo + Pré-escolar

1º Ciclo do Ensino Básico com 2º Conforme calendário EB 2,3 de Cristelo Ciclo CEB Equipa de Articulação Curricular 1º Ciclo do Ensino Básico com o Pré-escolar

Professores AEC + Coordenador de Estabelecimento Mensal EB 2,3 de Cristelo + Coordenador de Departamento 3ª Quarta-feira + Adjunta

Referenciais de Professores Conforme calendário EB 2,3 de Cristelo Integração Curricular Coordenadores

Professores AEC + Coordenadores de Início do ano letivo EB 2,3 de Cristelo Estabelecimento Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) Professores AEC Centros Escolares + Prof. Titulares de Turma Final de Período Duas Igrejas/Sobrosa (avaliação)

4.4 SECRETARIADOS

REUNIÕES CALENDARIZAÇÃO LOCAL

Secretariado de Exames e Testes Conforme calendário oficial EB 2,3 de Cristelo Intermédios

Vigilantes das provas Finais e A definir EB 2,3 de Cristelo Provas de Equivalência à Frequência

Júri e Classificadores das Provas Finais e Equivalência à frequência A definir EB 2,3 de Cristelo 1ª Fase – 3º CEB 2ª Fase – 1º e 2º CEB 2ª Fase – 3º CEB 4.5 CRONOGRAMA DE PREENCHIMENTO DO PLANO DE TURMA

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 13

Operacionalizaç Descrição da Tarefa Responsável Data ão

Sugestões de alteração da operacionalização do PT, Reunião da Comissão Comissão do Conselho Início do ano mediante os princípios enunciados no Projeto do CP Pedagógico letivo

Curricular de Agrupamento e legislação em vigor

Informação aos EE (critérios de avaliação, aulas Reunião com EE e 20 setembro previstas, planificações, regulamento interno e preenchimento Diretor de Turma 2019

demais previstas na lei) Dat@Cris

OUTUBRO / /

Atualizar / preencher os dados individuais dos alunos 28 setembro Dat@Cris Diretor de Turma na Dat@cris. 2019

SETEMBRO Preenchimentos dos parâmetros do Plano de Turma na Dat@Cris, nomeadamente: Conselho de Turma  Caracterização da turma Conselho de Turma/ 30 setembro (13 e 14 setembro)  Aulas prevista Diretor de Turma 2019 e Dat@Cris  Estratégias comuns de atuação

Preenchimento da definição de objetivos e metas, Conselho de Turma 11 a 15 de Conselho de Turma/ atividades, mediante as Informações recolhidas nos (11 a 15 novembro) e novembro Diretor de Turma

conselhos turma intercalar. Dat@Cris 2019

28 novembro Preenchimento do projeto PESES Conselho de Turma

2019 NOVEMBRO

Ao longo do ano Avaliação periódica - avaliação formativa Dat@Cris Professores letivo

Ao longo do ano Avaliação periódica - avaliação formativa Dat@Cris Professores

letivo

Posicionamento Dat@Cris face às metas 1ª Avaliação do No final da 8 ª, Reunião de Plano Turma 16ª, 24ª e 32º 1ª Avaliação do Conselho de Turma

DEZEMBRO Dat@Cris Avaliação Projeto semana de aulas

Elaboração de PAP Dat@Cris

• Contactos Individuais com EE • Marcação de testes no início de cada período Ao longo do • Inserção de notas de testes Diretor de Turma ano letivo

• Sumário das atividades

• Plano de atividades da turma LETIVO Avaliação/monitorização ao longo de todo o processo, o que pode levar a Ao longo do ano alterações e reajustes que não coincidam com os momentos formais de Conselho de Turma letivo AO AO LONGO DOANO avaliação do Plano de Turma.

2. PARCERIAS E PROTOCOLOS

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 14

 Câmara Municipal de Este é, indubitavelmente, o nosso parceiro mais privilegiado. Nos últimos anos, a parceria com a CMP tem vindo a intensificar-se, não apenas no domínio da logística (inclui gestão de espaços e alguns recursos humanos dos Jardins e 1º ciclo), mas também nas relações pedagógicas, como é o caso da Carta Educativa, ou dos projetos “Paredes Educa”, “Cadeira Parade” e outros.

Contribuiu claramente para isso a implementação das Atividades de Enriquecimento do Currículo (AEC), não tendo sido esse o único fator de aproximação. As sinergias que, tanto a direção do agrupamento como a CMP, têm promovido para colocar a escola e a educação no centro do debate político, têm-se constituído em verdadeiras pequenas vitórias, que tanto orgulham ambas as partes.

 Junta de Freguesia de Cristelo

A colaboração proposta será desenvolvida de acordo com as possibilidades de cada instituição e visando a dinamização das Jornadas Anuais da Saúde, direcionadas à comunidade educativa, apostando na realização de exposições, convívios direcionados à valorização do papel da Escola, através do contacto a antigos alunos, hoje inseridos na vida profissional, bem como a participação em projetos de divulgação de saídas profissionais junto dos jovens. Pretende-se também a cooperação em cursos profissionalizantes, nomeadamente na manutenção de jardins e espaços verdes existentes; Outros Parceiros:

• Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, No âmbito do TEIP, visando trabalho conjunto relacionado com o Projeto educativo e com o Plano Plurianual de Melhoria.

• Associação de Pais e Encarregados de Educação de Duas Igrejas Protocolo assinado, no âmbito da dinamização do ATL dos alunos do centro escolar de Duas Igrejas.

• ISMAI - Instituto Universitário da Maia Protocolo assinado, no âmbito da colocação de psicólogos estagiários, potenciando o Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento ao serviço dos alunos.

• Associações de Pais e Encarregados de Educação As atividades dinamizadas pelas Associações de Pais no 1º ciclo e Associação de Pais da Escola EB 2,3 de Cristelo, estão protocoladas e constam do plano de atividades do Agrupamento de Cristelo. Todas estas associações têm contribuído energicamente para uma Escola de qualidade, estando sempre ao dispor dos órgãos de gestão, intervindo em todos os instrumentos de referência do Agrupamento: Regulamento Interno; Plano anual de Atividades; Projeto Orçamento.  Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 15

Protocolo assinado no âmbito da implementação do projeto “Mindfulness for Studants” junto da população do 4º ano de escolaridade do ensino primário para desenvolvimento de competências executivas e potenciamento das aprendizagens em contexto escolar.

• Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário – Protocolo assinado, em articulação com a autarquia, no âmbito da saúde oral. • Associação Código Musical Visa promover a aproximação entre o meio/comunidade e a realidade educativa. É privilegiada a colaboração na área da interpretação musical, nomeadamente canto e dança e a colaboração a longo prazo no campo da intervenção social.

• Associação Geração Colorida Visa promover a aproximação entre o meio/comunidade e a realidade educativa. É privilegiada a colaboração na área da interpretação musical, nomeadamente canto e dança e a colaboração a longo prazo no campo da intervenção social.

• Zé Estofador (Fábrica de estofos), Pneus Coche, Junta de Freguesia de Sobrosa Protocolos assinados no sentido de garantir o Estágio Pedagógico param os nossos alunos com Necessidades Especiais.

• No âmbito do Projeto Clube de Ciência viva nas Escola temos protocolo com: o Câmara Municipal de Paredes; o CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental); o Obra de Assistência Social da Freguesia de Sobrosa; o RoboticEduAcademy, Lda; o Associação de Municípios Parque das Serras do Porto; o Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

6. TESTES INTERMÉDIOS No que concerne aos testes intermédios (IAVE e internos), os objetivos são monitorizar o cumprimento dos programas, detetar desvios nas diferentes turmas e aferir os conhecimentos dos alunos. Estas avaliações devem ser aplicadas sempre que possível no mesmo horário em todas as turmas do mesmo ano/disciplina sendo garantido o anonimato na sua correção/classificação. A operacionalização deste recurso foi aprovada em Conselho Pedagógico e encontra-se modelada na tabela seguinte: ENSINO BÁSICO Discip 1º CICLO 2º CICLO 3º CICLO 1ºAno 2ºAno 3ºAno 4ºAno 5ºAno 6º Ano 7ºAno 8ºAno 9ºAno

T Data T Data T Data T Data T Data T Data T Data T Data T Data

INTERNO INTERNO INTERNO

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 16

INTERNO INTERNO INTERNO

INTERNO INTERNO

INTERNO

INTERNO INTERNO

INTERNO

TOTAL

TI OBS. As datas dos TI internos, serão aprovadas em Conselho Pedagógico de 7 de novembro, após auscultação dos Departamentos.

7. PROVAS

7.1 PROVAS FINAIS DE CICLO - 9º ANO

1ª FASE

Horas 15 de junho de 2020 19 de junho de 2020 26 de junho de 2020

PLNM Português Matemática (93) (94) (91) (92)

Português 09h30 Língua Segunda (95)

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 17

1ª FASE

• Afixação de pautas da 1ª Fase: 15 de julho|2020

• Afixação dos resultados dos processos de reapreciação: 14 de agosto|2020

2ª FASE

Horas 20 de julho de 2020 22 de julho de 2020

Português Matemática (91) (92)

Português Língua Segunda 09h30 (95)

PLNM (93) (94)

2ª FASE

• Afixação de pautas da 2ª Fase: 5 de agosto|2020

• Afixação dos resultados dos processos de reapreciação: 27 de agosto|2020

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 18

7.2 PROVAS DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO Calendário

Entre 4 e 12 maio 9 de 16 de junho 5 de junho 2020 18 de junho 2020 2020 junho2020 2020

9h30 9h30 10h00 10h00 8.º Ano 8º Ano 2º Ano 2º Ano Matemática Inglês Português e Matemática e 2º Ano (86) (81) Estudo do Meio Estudo do Meio Educação Artísticas (25) (26) (27)

Educação 11h30 Física 11h30 5º Ano (28) 5º Ano Português Inglês (55) (51) Português Língua Segunda (52) 5.º ano — componente de produção e interação Entre 18 e 27 de maio 2020 orais de Inglês (51)

7.3 PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

Realização das provas 1ª Fase 2ª Fase

1º Ciclo 25 de junho a 10 de julho 20 a 30 de julho

2º Ciclo 17 de junho a 10 de julho 20 a 30 de julho

3º Ciclo 10 de junho a 10 de julho 20 a 30 de julho

Afixação de pautas

1º Ciclo 15 de julho 5 de agosto

2º Ciclo 15 de julho 5 de agosto

3º Ciclo 15 de julho 5 de agosto

Afixação dos resultados dos processos de reapreciação

1º Ciclo 14 de agosto 27 de agosto

2º Ciclo 14 de agosto 27 de agosto

3º Ciclo 14 de agosto 27 de agosto

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 19

8. SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO (SPO)

O papel do SPO em articulação com a Equipa EMAEI (Equipa Multidisciplinar de Apoio à Escola Inclusiva) na conceptualização e operacionalização do Decreto-Lei nº54 de 6 julho de 2018, prevê a implementação de preceitos com base na Educação Inclusiva. O SPO irá trabalhar também como tem sido hábito em parceria com Educadores do Pré-Escolar, Professores, Diretores de Turma do 1º, 2º, 3º, Ciclos de escolaridade, na sinalização, avaliação criteriosa e intervenção/encaminhamento de alunos no âmbito da ação psicoeducativa. Nesta linha o Serviço de Psicologia e Orientação desenvolverá entre outras as seguintes atividades:  Apoio de natureza psicológica (psicopedagógica e psicoterapêutica);  Implementar o projeto de Orientação Vocacional e Pedagógica – 2018/2019 “Orienta-te!”;  Realização do respetivo Dossier de Orientação Vocacional e Pedagógica;  Visita a Feiras de Educação/Formação - QUALIFICA 2019 e INVISTA Paredes 2019;  Participação em Projetos municipais como o RLIS e CLDS – Horizontes para a Inclusão;  Participação ativa no Projeto de Promoção para a Saúde (GPS);  Dinamização da página de facebook “GAAF Cristelo”;  Articulação, no âmbito do GAAF com a comunidade e instituições externas;  Formação discente/docente e para pais;  Implementação dos projetos A ler Vamos e Matiga;  Implementação do projeto Mindfulness for Studants; Horário da equipa 2ª Feira 3ª Feira 4ª Feira 5ª Feira 6º Feira

EB 2,3 CRISTELO EB 2,3 CRISTELO EB 2,3 CRISTELO EB 2,3 CRISTELO EB 2,3 CRISTELO Dr. Vítor Guimarães Dr. Vítor Guimarães Dr. Vítor Guimarães Dr. Vítor Guimarães Dr. Vítor Guimarães Manhã EB DUAS IGREJAS EB SOBROSA EB DUAS IGREJAS EB SOBROSA EB SOBROSA Dra. Tânia Nunes Dra. Tânia Nunes Dra. Tânia Nunes Dra. Tânia Nunes Dra. Tânia Nunes

EB 2,3 CRISTELO EB 2,3 CRISTELO EB 2,3 CRISTELO EB 2,3 CRISTELO EB 2,3 CRISTELO Dr. Vítor Guimarães Dr. Vítor Guimarães Dr. Vítor Guimarães Dr. Vítor Guimarães Dr. Vítor Guimarães Tarde EB SOBROSA EB DUAS IGREJAS EB SOBROSA EB DUAS IGREJAS EB SOBROSA Dra. Tânia Nunes Dra. Tânia Nunes Dra. Tânia Nunes Dra. Tânia Nunes Dra. Tânia Nunes

Organograma - Entendem-se por esta designação atendimentos individuais com alunos, encarregados de educação e trabalho relacionado com orientação vocacional e grupos de turma. Este organograma irá ter alterações aquando da marcação prévia com os respetivos docentes responsáveis de atividades ou turma.

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 20

Nota: O horário poderá ser sujeito a alterações em função das necessidades identificadas, mediante autorização superior.

9. DESPORTO ESCOLAR

De modo a concretizar a Visão e cumprir a Missão do Programa do Desporto Escolar, no período compreendido entre 2013 e 2019, o projeto implementado foca-se em quatro vetores estratégicos:  Melhorar a oferta desportiva;  Estimular a procura do Desporto Escolar;  Qualificar a atividade do Desporto Escolar;  Consolidar a gestão do Desporto Escolar;

9.1 ORGANIGRAMA DO FUNCIONAMENTO DO DESPORTO ESCOLAR

Modalidades Professor Dia Horário Local

TÉNIS DE MESA Sofia Brás 8h25 – 11h15 3ªF Infantil B – Masculino 14:10 – 17:05 Pavilhão Iniciados - Masculino Sérgio Miranda 4ªF 14h10 – 17h05 3ªF 14:10 – 17:05 TÉNIS DE CAMPO Pavilhão Avelino Sá Vários – Misto Campo Sintético 4ªF 14h10 – 17h05

Armando Felicidade 3ªF 08h25 – 11h15 GOLFE Campo de Golfe Vários - Misto Avelino Sá Aqueduto 6ºF 08h25 – 11h15 Ângelo Neto

FUTSAL 3ªF 14h10 – 17h05 Pavilhão Infantis B - Masculino Alexandra Pinto

Sérgio Miranda Campo Sintético Infantis B - Feminino 4ªF 14h10 – 17h05

NATAÇÃO Alexandra Pinto 2ªF 14h10 – 17h05 Iniciados - Feminino

Piscina Municipal Iniciados - Masculino Armando Felicidade 2ªF 14h10 – 17h05 Lordelo

Adaptada Ângelo Neto 2ªF 14h10 – 17h05

10. RELATÓRIO ANUAL D

O PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

O Relatório de Atividades constitui um documento de análise e de execução anual do Plano Plurianual de Atividades (PPA), no qual se procura proceder ao levantamento e avaliação da atuação

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 21 no exercício das competências das atividades empreendidas no cumprimento do mesmo. De acordo com as previsões constantes do PPA, apresentam-se alguns indicadores que permitem avaliar o grau de execução das atividades, bem como os aspetos que sobressaem dos relatórios de avaliação, apresentados pelos responsáveis e tratados pela equipa do Observatório da Qualidade.

CALENDÁRIO CRITÉRIOS PROCEDIMENTOS

Cumprimento de prazos definidos; Recolha dos relatórios de avaliação das Cumprimento de objetivos; diversas atividades; Elaboração e entrega Cumprimento de metas; Elaboração do relatório de final de ano; até 30 de Julho A não realização de uma atividade implica um Apresentação do relatório ao Conselho relatório justificativo por parte do Pedagógico de Julho e ao Conselho Geral. responsável, em anexo.

10.1 REVISÃO DO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

O Conselho Geral, delegou no Diretor, fazer proceder e aprovar eventuais alterações bem como autorizar novas atividades mediante proposta do coordenador do plano plurianual de atividades.

11. OPERACIONALIZAÇÃO DO PROJETO EDUCATIVO TEIP

As planificações das diferentes atividades propostas, foram discutidas e propostas pelos diferentes grupos disciplinares em sede de Departamento e depois enquadradas pelo Workshop de atividade extracurricular – como complemento educativo, onde estavam presentes entre outros professores os Coordenadores dos vários Departamentos. Nesta fase de planificação, colocou-se a ênfase na articulação interdisciplinar das atividades entre departamentos. Nesta perspetiva e considerando que a articulação é um empreendimento que reúne varias “peças” que devem interligar-se entre si, de forma idêntica a de um comboio em movimento Serra (2004), e refletindo Morgado e Tomaz (2009), que suportam esta ideia alertando para a necessidade de promover a interligação de saberes provenientes de distintas áreas do conhecimento, com vista a facilitar a aquisição, por parte do aluno, de um conhecimento mais global, promovemos a “partilha” de atividades entre diferentes áreas disciplinares potenciando as características inerentes às

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 22 mesmas. Além destas atividades curriculares e extra curriculares, o Projeto Educativo – TEIP, e face aos principais eixos de intervenção que o caracterizam, preconiza um plano de melhoria específico que visa intervir de forma cirúrgica em áreas de premente resolução, bem como estratégia de atuação face às metas de aprendizagem propostas pela Direção geral de Educação (DGE). Para proceder a uma mais eficaz operacionalização do Plano Anual de Atividades propõe-se a suspensão/alteração de horário das atividades letivas nos seguintes momentos:

Feira de S. Martinho Atividades de Natal Alteração de horário: turno da manhã até ao  Alteração de horário: turno da final da atividade manhã até ao final da atividade. (Semana Temática). 17 de dezembro | 2019 8 de novembro | 2019  Pré-escolar  Pré-escolar  1º Ciclo 20 de dezembro | 2019 2º e 3º CEB  1º Ciclo Corta-mato Escolar Carnaval Páscoa Alteração de horário: turno da manhã até ao Alteração de horário: Alteração de horário: turno da final da atividade e mesas de Natal. turno da manhã até ao manhã até ao final da atividade. final da atividade. 20 de dezembro | 2019 27 de março| 2020  2º Ciclo 21 de Fevereiro| 2020  Pré-escolar  3º Ciclo  Pré-escolar  1º Ciclo  1º Ciclo

Dia da Criança Dia Aberto à Comunidade Alteração de horário: turno da manhã até ao Sábado final da atividade. 11 de abril | 2019 1 de junho | 2020  Pré-escolar  Pré-escolar  1º Ciclo  1º Ciclo  2º Ciclo  3º Ciclo

11.1 ATIVIDADES DOS DEPARTAMENTOS CURRICULARES - PLANIFICAÇÕES

Com base no princípio do contributo do Plano Anual de Atividades para a conquista dos objetivos e metas enunciados no Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Cristelo, as diferentes estruturas desta instituição foram envolvidas na dinâmica necessária à construção e apresentação das presentes propostas. O envolvimento de todos no momento da definição das estratégias, planificação, reflexão sobre os resultados atingidos, são a chave para o sucesso deste plano de atividades, que se quer operacionalizado numa dinâmica participativa, proporcionando aos seus alunos uma formação abrangente, de acordo com os desafios e as competências do século XXI, plasmadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, incorporando valores como a reflexividade, inovação e sustentabilidade, que pode residir o verdadeiro motor da mudança da Escola, fator de inovação e de rutura com as rotinas, contribuindo para o sucesso educativo e garantir através do desenvolvimento das atividades planificadas, motivar os alunos para as aprendizagens, aumentando os seus níveis de interesse e assiduidade, apelando à sua participação, criatividade, autonomia e responsabilidade.

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 23

Deste modo, cremos, desenvolver laços de identidade coletiva, hábitos de trabalho, de pesquisa e de entreajuda, estimulando o gosto pela Escola, bem como melhorar os processos de ensino e aprendizagem.

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 24

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019|20

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação Dinamizadores: 2 Todos os alunos Recursos Proporcionar a de 10 a 20 de Todos os professores e e Enc Educação Materiais: inserção positiva dos Metas Propostas: setembro educadores de acordo com Materiais diversos , alunos na escola/ Realização de uma sessão cronograma nomeadamente turma; de acolhimento para pais guiões sobre Abertura da escola à e alunos por ano e turma. Responsável: normas gerais de comunidade; DT, Direção e funcionamento dos Salientar o papel dos Funcionários serviços e horas de pais na escla Educação Articulação: atendimento Associações de pais Indicadores de Medida: Local/Espaço Número de sessões realizadas. Sala de aula, edifícios das Orçamento: Não se aplica diferentes escolas

aplica se Não do agrupamento e Pavilhão

Receção aos Alunos e Encarregados de de e aos Encarregados Alunos Receção

Exposição “Selfie & Pet” Dinamizadores: 1 Comunidade Impressões a cores sensibilizar a Metas Propostas: 4 de outubro Sandra Pimenta Escolar Recursos comunidade escolar Garantir 70% da de 2019 alusiva ao Dia Mundial do Animal Firmino Barbosa Materiais: para a necessidade participação dos alunos no âmbito do Projeto Eco Escolas. de proteger os do Agrupamento. animais; mostrar a Indicadores de Medida: Orçamento: 10 euros Articulação com: importância dos Nº de alunos

osição animais na vida das participantes.

Exp pessoas.

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 25

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação Dinamizadores: 2 RIC1 Pré-escolar Fruta Sensibilizar para a Metas Propostas: 16 de outubro “5 por dia” Natália Leão 1º Ciclo Hortícolas importância da Participação de todas as Raquel F. 2º Ciclo adoção de hábitos turmas do 1º CEB, Pré Elaboração de trabalhos pelos Local/Espaço: alimentares escolar; e 6º anos com alunos relacionados com a Articulação com: Nos diferentes saudáveis; trabalhos sobre a

importância da ingestão diária de PESES; RIC, CNA, EVT; estabelecimentos Promover o consumo temática "5 por dia"

frutas e hortícolas (5/dia). CIS do Agrupamento diário de frutas e Disponibilização de hortícolas. “espelhos/espetadas/saladas de fruta” e hortícolas a distribuir

nesse dia. Atividade de complemento ao Indicadores de Medida: programa PASSE (JI e 1º ciclo) e Nº de turmas CC/CIS participantes

Dia Mundial da da Mundial Alimentação Dia Orçamento: 60 euros

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 26

Dia das Bandeiras Verdes da Dinamizadores: 1 Alunos Transporte (este é Reconhecer a Metas Propostas: 18 de ABAE Sandra Pimenta participantes na facultado pela importância de ter Garantir a participação de outubro de Firmino Barbosa Patrulha Autarquia) atitudes sustentáveis 2 alunos 2019 Participação da escola na Ecológica do ano perante o ambiente.

atividade no âmbito do Projeto letivo anterior. Indicadores de Medida: Escolas

Eco Escolas Nº de aluno participantes -

ECO

Dinamizadores: 3 RIC2 Alunos do AE Recursos Comemorar o Metas Propostas: 28 a 31 de Maria José Carvalho Cristelo Materiais: Halloween. Garantir a participação de out-19 Concurso de vassouras Célia Ribeiro 1º Ciclo Cartolinas, Gesso… Conhecer aspetos da 4 alunos por turma 2º Ciclo cultura e civilização Articulação com: 3º Ciclo Local/Espaço: dos povos de Indicadores de Medida: Inglês Hall da Escola expressão inglesa. Nº de aluno participantes Orçamento: 20euros Divulgação à comunidade.

Halloween

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 27

1ª Semana Workshop receitas saudáveis Dinamizadores: 4 RIC1 Alunos do AE Recursos Incutir hábitos de Metas Propostas: Temática Célia Barbosa Cristelo Materiais: alimentação Participação de 15 alunos (execução de bolachas, mediante Ingredientes e saudável. por dia. panquecas, muffins e/ou granola, Articulação com: inscrição materiais Execução de duas receitas uma alternativa mais saudável) EV necessários à diferentes por dia 2ª Semana ET execução das Temática receitas. Indicadores de Medida: Aventais Nº de aluno participantes

3ª Semana Luvas descartáveis, Nº de receitas

Temática Toucas Sacos confecionadas 4ª Semana Caixas de plástico Temática descartável

Workshop Orçamento: 300euros Local/Espaço: Espaço cozinha Sala ACS (já apetrechada com os equipamentos necessários)

Workshop Dinamizadores: 1 RIC1 Alunos do AE Recursos Estudo da Metas Propostas: Mês de Construção de um charco Natália Leão Cristelo Materiais: importância dos Garantir a construção do outubro 2º Ciclo - 5º ano Todo material charcos: charco até ao mês de Novembro Articulação com: 3º Ciclo - 7º e 8º necessário à Na diminuição os dezembro Ciências Naturais ano criação do charco efeitos das alterações Física- Química (tela isoladora, climáticas- capturam Indicadores de Medida: Orçamento: Clube Ciência Viva na plantas aquáticas, CO2, Data da construção do Financiada à luz do Projeto Clube Escola anfíbios No controlo das charco Ciência Viva na Escola e do CIIMAR cheias e os picos de protocolo estabelecido com a Local/Espaço: temperaturas; CIIMAR Agrupamento de Na reserva e escolas de Cristelo. purificação d a água

Workshop doce que bebemos; Na regulação do ciclo dos nutrientes e na produção primária;

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 28

Semana Europeia da Dinamizadores: 1 RIC1 Toda a Recursos Levar a programação Metas Propostas: 5 a 20 de Programação Vítor Silva RIC2 comunidade Materiais: e a literacia digital a garantir a participação da outubro (Code Week) RIC3 escolar Papel fotocópia A4 todos de uma forma nossa escolas nas 2019 Articulação: RIC4 impressão de divertida e atrativa, atividades propostas https://codeweek.eu/ TIC certificados promovendo a Criatividade & criatividade, a Indicadores de Medida: Inovação Local/Espaço: resolução de Número de certificados Orçamento: Escola problemas e a “The Hour of Code” a euros10 - euros15 colaboração através imprimir.

Workshop de atividades e eventos de programação.

9 de outubro Visita a Serralves Dinamizadores: 1 RIC3 Alunos do AE Recursos Despertar para a Metas Propostas: manhã ou Prof.2ºano Cristelo Materiais: observação de arte Participação de 90% tarde Exposição de Formas Futuras Responsável: 1º Ciclo - 2º ano que se interliga com a alunos do 2.º ano a combinar Prof.2ºano Local/Espaço: geometria e as Articulação: formas. Indicadores de Medida: Orçamento: 3,60 x s/escalão + Associação de pais Serralves N.º de alunos transporte(220 euros) participantes

Visita de Estudo de Visita

Comemorações dos 500 anos do Dinamizadores: 2 RIC2 Alunos do AE Recursos Comemorar a história Metas Propostas: 11 de Foral de Sobrosa Silvina Gomes Cristelo Materiais: local Participação de 2 alunos outubro Pré-escolar Vestuário Conhecer costumes e por turma

19h00 Articulação: 1º Ciclo Adereços/ tradições da época Junta de freguesia/ bandeiras Recriar personagens Indicadores de Medida: Orçamento: Associação de pais Jogos tradicionais e da época n.º de alunos

nhentista Não se aplica brincadeiras da participantes época Danças

Desfile qui Desfile Local/Espaço: Local da feira quinhentista.

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 29

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação Feira da Alimentação Dinamizadores: RIC1 Alunos do AE Recursos Conhecer os Metas Propostas: 16 de RIC2 Cristelo Materiais: produtos agrícolas da garantir a existência, em outubro Articulação: 1º Ciclo Farinha de época; cada banca, de pelo Professores AEC/ castanha, farinha menos três variedades Orçamento: 100,00euros Associação de Pais/ Alimentos à época, Verificar e agrícolas. (ornamentação das Junta de freguesia e chás, castanhas, compreender o ciclo barraquinhas) parceiros cereais, doces da de maturação de Indicadores de Medida: organizadores época, tremoço variedades de Número de variedades e outros: produtos agrícolas e em cada banca, ex: Artefacto para os outros associar à cereais, hortícolas, frutos. da alimentação da jogos tradicionais e estação do ano brincadeiras, bandeiras, Verificar a cartuchos, sacos necessidade e de papel importância dos frutos colhidos no

Comemoração Dia Dia Comemoração Local/Espaço: outono como bens essenciais Largo da feira quinhentista frente ao salão paroquial de Sobrosa Saída de campo a um Charco Dinamizadores: 1 Alunos do AE Recursos Usar os conceitos de Metas Propostas: 1ª Semana Cátia Santos Cristelo Materiais: estrutura, de Participação de 90% dos Temática 3º Ciclo - 7º e 8º Rede camaroeira; funcionamento e de alunos de 7º e 8º ano

Articulação com: ano Chaves equilíbrio dos Física- Química dicotómicas de ecossistemas numa Indicadores de Medida: identificação de atividade prática de nº de alunos

espécies; campo; participantes. de campo de Fato impermeável Conhecer a Orçamento: 0 euros biodiversidade local; Saída Local/Espaço: Sensibilizar os alunos Campo de Golfe para a importância (vila Cova de dos habitats e da sua Carros) conservação . PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 30

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação 1ªSemana Sessões de sensibilização da Dinamizadores: 1 Alunos do AE Recursos Sensibilizar para a Metas Propostas: Temática comunidade educativa para a Rosa Lopes 3 ------Cristelo Materiais: Educação Inclusiva; Garantir uma sessão para 1 sessão Educação Inclusiva Todos os ciclos e Computador Discutir o conceito de todas as turmas do Articulação com: níveis de ensino Projetor escola inclusiva; agrupamento 2º Período Sessões de esclarecimento, Diretores de Turma multimédia Consciencializar para 2 sessão sensibilização e debate do Professores 1º ciclo outros (a definir) os direitos e deveres Indicadores de Medida: (a definir) conceito de Escola Inclusiva Educadores de cada um; Número de turmas

Educação Especial Local/Espaço Consciencializar para abrangidas 3º Período EMAE Salas de aula, a importância de uma 3 sessão Biblioteca participação ativa na (a definir) Orçamento: 50euros Auditório da E.B inclusão; Workshop Cristelo Promover o sentido de pertença na comunidade educativa; Participar na construção de um projeto educativo comum e plural. Um mês com Sofia Dinamizadores: 2 RIC3 Alunos do AE Recursos Comemorar o Metas Propostas: 6 de Filomena Amado Cristelo Materiais: centenário de Participação de 2 turmas

novembro (de Mello Breyner Andresen) 2º Ciclo Livros nascimento de Sofia por ano 2020 Articulação com: 3º Ciclo Computador de M.B. Andresen

kshop Orçamento: 0euros Português Projetor Conhecer aspetos da Indicadores de Medida: Bib/CRE material de vida e literatura da Nº de turmas desenho autora participantes Divulgação à Local/Espaço comunidade

Exposição/Wor Biblioteca do centro escolar

Caminhada: Ecovia – PGC Dinamizadores: 2 RIC1 Alunos do AE Recursos Educar para a Metas Propostas:

da 1ª Semana Ângelo Neto Cristelo Materiais: sustentabilidade. Assegurar a participação

Temática 2º Ciclo Material específico de 90% dos alunos do 2º Caminha

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 31

Articulação com: para a prática da ciclo Orçamento: 150 euros Parceria com Projeto: atividade. “Caminhar pelo Indicadores de Medida: Património" Local/Espaço: Número de alunos - PGC Escola- PGC inscritos

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação Visita a Guimarães Dinamizadores: 1 RIC2 Alunos do AE Recursos Conhecer vestígios e Metas Propostas: 6 de “À conquista de Guimarães” com Professores 4.ºano Cristelo Materiais: património da participação de todos os novembro um pedypaper de descoberta dos 1º Ciclo - 4º ano Transporte história de alunos das turmas do 4º

das 8 às 19h monumentos da cidade. Articulação: Entradas na cidade berço da ano

Orçamento: Serviço educativo do Guião e mapa da nação. Transporte( 575 euros) castelo e paço dos cidade Indicadores de Medida: Visita guiada castelo + paço dos duques n.º de turmas na visita duques 2,00 x 111 alunos Local/Espaço Visita ao museu mais teatro Guimarães Visita de Estudo de Visita 1,25euros x 111 alunos

Mosteiro de Tibães + Sé de Braga Dinamizadores: 1 2 Alunos do AE Recursos «À descoberta do Metas Propostas: 7 de + Bom Jesus Cristelo Materiais: Barroco em Portugal» Participação de 90% dos novembro de Responsável: 1º Ciclo - 3º ano Transporte Conhecer espaços de alunos do 3.º ano 2019 das 8h Orçamento: 1,47x aluno + cultura com fins e às 19h transporte (440 euros) Articulação: Local/Espaço características Indicadores de Medida:

Almoço 1,00euros em escola Braga específicas. n.º de alunos Visita de Estudo de Visita

Entre dias 19 Projeto Paredes Educa_ Dinamizadores: 1 -- Alunos de 5º e Recursos Sensibilizar para: Metas Propostas: e 27 de Construir Sucesso Autarquia de paredes 6º ano Materiais: - A promoção Garantir uma sessão para novembro prevê a vinda de Mediadoras ao Responsável: Diversos da igualdade de todas as turmas do 5.º e agrupamento para trabalhar oportunidades e para 6º ano

temáticas que envolvam Mediadoras do projeto Local/Espaço valores entre rapaz e domínios de intervenção em Articulação: Escola sede raparigas e Indicadores de Medida: articulação coma escola. CIS e Código de clarificação do Nº de sessões por turma

5º Anos_ IGUALDADE DE conduta conceito de Worshop GÉNERO igualdade de género; - A problemática dos 6º Anos_ PREVENÇÃO DE comportamentos de COMPORTAMENTOS DE RISCO risco; - Apresentar

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 32

Orçamento: Não se aplica estratégia que ajudem na prevenção de comportamentos de risco.

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação 8 de Magusto Dinamizadores: 2 RIC2 Todos os alunos Local/Espaço Manter vivas as Metas Propostas: novembro Assar castanhas Todos professores e 3 RIC3 do agrupamento Recreio da escola tradições do Participação de todo as Recreação da Lenda de S. educadores escola património cultural. turmas Martinho e criação de quadras de Responsável: Participar em ações Garantir que todos os S. Martinho por turma do 2º e 3º Todos professores e Recursos de partilha. alunos do agrupamento CEB educadores Materiais: tiveram acesso a Articulação: Castanhas castanhas. Jogos Populares /Tradicionais EMRC, CIS e CC Sacos de Indicadores de Medida: em Comemoração do S. serapilheira, nº de quadras Martinho. Dinamizadores: cordas, andas, skis apresentadas e nº cestas

Sofia Brás Professores aparelhagem ou cartuchos de Campanha de EMRC sonora e fita Explorar Jogos castanhas distribuídos. solidariedade/voluntariado sinalizadora. Tradicionais e (3ºciclo/9ºano) Articulação com: Cartolinas promover a nossa Metas Propostas:

S. Martinho S. DTs, EMRC, Português, cultura. Assegurar a participação Orçamento: 100euros EVT, CIS e CC 10% dos alunos do 9º ano. Indicadores de Medida: Número de alunos do 9º ano.

Dinamizadores: 2 RIC1 Alunos do AE Recursos Sensibilizar para a Metas Propostas:

13-12-2019 convívio, e danças com Silvina Gomes RIC3 Cristelo Materiais: época natalícia. Participação de 90% dos (Duas Igrejas) coreografia da época, Sarau, Antónia Brandão Pré-escolar Transporte Incentivar o espírito alunos na atividade. e 16-12-2019 Cantar as Janeiras Articulação com: de solidariedade e

ÉNatal… (Sobrosa) Espetáculo de Patinagem ( Educadoras de Infância Local/Espaço partilha; Indicadores de Medida: (Turno da Pavilhão Paços de Ferreira- e professores 1º CEB Centros escolares, Cumprir a função Número de alunos

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 33

manhã) Sobrosa e PavilhãoRota dos e outros a definir Socializadora da participantes Móveis- Duas Igrejas)- escola; Orçamento: 720 euros por escola Envolver os alunos (6 autocarros) em práticas artísticas diferenciadas

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação Dinamizadores: 2 Alunos do AE Recursos Objetivos específicos Metas Propostas: dezembro de Professores de EMRC Cristelo Materiais: Atualizar a Garantir 10 estrelas 2019 Decoração de estrelas de Natal Cristelo Diversos mensagem de Natal decoradas por turma e 2 (1º e 2º ciclo) Articulação com: 1º Ciclo para os nossos dias. donativos de bens Campanha de 1ºciclo 2º Ciclo Local/Espaço: Transmitir a alimentares e roupa por

solidariedade/voluntariado CIS 3º Ciclo Escola EB 2,3 de mensagem teológica turma. (3ºciclo/9ºano) Cristelo, EB do Natal: Jesus Cristo, Sobrosa e Duas luz do mundo. Indicadores de Medida: Natal… Igrejas Número de estrelas Espaço da escola Número de donativos Orçamento: 20 euros Átrios Localidade Cristelo, Sobrosa, Duas Igrejas Gala de Entrega de Prémios Responsáveis: 4 Comunidade Recursos Premiar o mérito dos Metas Propostas: 13 de Lurdes Sá Educativa Materiais: alunos; Participação de 90% dos dezembro de Cerimónia de entrega dos Ângelo Neto Diplomas e Promover uma alunos premiados. 2019 diplomas do quadro de Avelino Sá Alunos do medalhas relação mais próxima Excelência e de Valor Sofia Marimba Agrupamento: entre a família e a Indicadores de Medida: 18h00 1º Ciclo Local/Espaço escola. Número de alunos Orçamento: 650 euros Responsável: 2º Ciclo Pavilhão participantes na gala. Maria José Carvalho 3º Ciclo EB 2,3 de Cristelo

Gala Mérito Gala Articulação: Diretores de Turma

Mensagens de Natal Dinamizadores: 3 RIC2 Alunos do AE Recursos Sensibilizar para a Metas Propostas: …

Natal 16 a 20 de Lurdes Sá Cristelo Materiais: época natalícia. Concretizar a participação PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 34

dez-19 (2 mensagens por turma) Carla Silva 2º Ciclo Cartões Promover a escrita com mensagens de todas Orçamento: 10euros Clara Lima 3º Ciclo cartolinas como propiciadora de as turmas do 2º ciclo e 3º emoções. ciclos. Articulação com: Local/Espaço Português Hall da Cantina Indicadores de Medida: Inglês Sala dos alunos Número de turmas Francês Cantina participantes

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação Palavras com aroma a café Dinamizadores: 2 Toda a Recursos Divulgação à Metas Propostas: Noite de dia Justina Fernandes comunidade Materiais: comunidade Participação de pelo 19 de Teresa Costa Educativa Livros Promover a menos 60 pessoas da dezembro Orçamento: 100euros Cartolina preta(6) participação comunidade

2019 ou na Articulação com: Marcadores voluntária de alunos ultima Bib/CRE fluorescentes e Enc. Educação; Indicadores de Medida: semana antes Chá, café Sensibilizar para Nº de participantes

Tertúlia da Local/Espaço poesia; interrupção Biblioteca do de natal centro escolar

Corta-mato Escolar Dinamizadores: 2 RIC1 Alunos do AE Recursos Apurar os alunos para Metas Propostas: 20 de Avelino Sá Cristelo Materiais: a prova do Corta- Participação de 60% dos dezembro - Infantis A Megafone Mato da fase alunos da escola-sede; 2019 Articulação com: - Infantis B Dorsais Regional da CLDE; Participação de 20% dos CNA, PESES, RIC1 - Iniciados Alfinetes Promover o convívio alunos do 4º ano dos Be Water - Juvenis Suplemento e a socialização entre centros escolares.

Orçamento: 500euros (fornecimento de água) alimentar os alunos de Participação de 50% dos

Aparelhagem diferentes ciclos. alunos NE. mato - sonora Fita sinalizadora Indicadores de Medida: Corta Grades de Número de alunos proteção matriculados e referenciados. Local/Espaço: EB 2, 3 de Cristelo (Ecovia)

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 35

Natal Dinamizadores: RIC3 Alunos do AE Recursos Viver tradições do Metas Propostas: 23 de Professores titulares e Cristelo Materiais: património familiar e Fazer uma apresentação dezembro embelezamento dos espaços professores AEC Cartolinas e cultural por ano alteração escolares, promover a difusão de materiais diversos Construir postais de (teatro, dança, música) horário cânticos natalícios e a troca de Articulação: para os postais natal manhã postais ilustrados. Associação de Pais e Indicadores de Medida: Festa em Duas Igrejas junta de freguesia Local/Espaço n.º de apresentações Duas Igrejas- Escolas realizadas

Natal… noite Orçamento: 200euro

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação Igrejas de Louredo e Dinamizadores: 1 Alunos do AE Recursos Promover o gosto Metas Propostas: 2ª Semana Visita de estudo Helena Quinta Cristelo Materiais: pelo estudo da Participação de 100% dos Temática Henrique Gomes 2º Ciclo - 6º ano 2 autocarros História Local; alunos das turmas do 6º 21 de janeiro Orçamento: Consolidar a ano 250 euros ( 3 autocarro) Articulação Local/Espaço aprendizagem do Paredes Verba/transporte assegurado E.V.T. Rebordosa Subtema, “A arte do Indicadores de Medida: pelo projeto Paredes educa sé.XVIII – O Barroco.” Nº de participates (autarquia Paredes) Desenvolver o

Visita de estudo de Visita espírito crítico e cultura geral

Dinamizadores: RIC3 Alunos do AE Recursos Viver tradições do Metas Propostas: Janeiro 24 à Professores titulares de Cristelo Materiais: património familiar e Fazer uma apresentação noite turma/ AEC 1º Ciclo - EB Materiais para o cultural por ano

Orçamento: Sobrosa cenário (teatro, dança, música)

200 euros Articulação: quinhentista do com inspiração

Associação de Pais sarau quinhentista/ barroco Sarau Local/Espaço: Indicadores de Medida: pavilhão n.º de apresentações realizadas

janeiro Atividades de Sensibilização Dinamizadores: 1 Não Alunos do AE Recursos Aquisição de Metas Propostas:

sobre higiene corporal e higiene Marília Lobo se Cristelo Materiais: conhecimentos sobre Garantir a realização de

oral Leandra Nogueira aplica Pré-escolar higiene individual. uma sessão em todas as

João Friões 1º Ciclo - 1º ano turmas de 1º ano e JI Dinamização de sessões no Local/Espaço: Workshop âmbito da higiene corporal e das Articulação com: Indicadores de Medida: mãos com a colaboração da UCC Paredes nº sessões realizadas

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 36

equipa de saúde escolar da UCC sessão. Paredes – Rebordosa. Atividade de complemento ao programa PASSE (1º ciclo).

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação Planeamento Familiar Dinamizadores: 1 Não Alunos do AE Recursos Informar sobre a Metas Propostas: 2ª semana Promoção de sessões onde será Raquel Fernandes se Cristelo Materiais: importância do Garantir a realização de

temática abordado o tema do Enfª Fernanda M. aplica 3º Ciclo – 9º ano planeamento uma sessão em todas as

planeamento familiar e dos Sónia M. familiar; turmas de 9º ano métodos contracetivos, Local/Espaço: Dar a conhecer os Indicadores de Medida: dinamizadas por técnicas da UCC diferentes tipos de nº sessões realizadas

Workshop Paredes/Rebordosa. métodos sessão. Atividade incluída no PESES das contracetivos. turmas (9º ano)

Museu Militar e casa de Dinamizadores: 1 RIC4 Alunos do AE Recursos Atenuar o verbalismo Metas Propostas: 2ª Semana Serralves Henrique Gomes Cristelo Materiais: das aulas; Participaçao de todas as Temática Visita de estudo Emília Pinheiro 3º Ciclo - 9º ano 2 autocarros Consolidar turmas do 9º ano 20/24 de Guião de Visita aprendizagens janeiro Articulação Desenvolver o Indicadores de Medida: Orçamento: E.V.T. Recursos espírito crítico e Participação de todos os

Visita de Estudo de Visita 430 euros ( 3 autocarros) Humanos: cultura geral alunos de 9º ano Porto Bracara Augusta Dinamizadores: 4 RIC2 Alunos do AE Recursos Proporcionar Metas Propostas: 2ª Semana Visita de Estudo Teresa Cruz RI3 Cristelo Materiais: aprendizagens de Participação de 100% dos

Temática Sandra De Sousa 2º Ciclo Transporte (2 conteúdos “in loco”; alunos que estão 21.01.2019 À Descoberta da Mui Nobre 5A_20 autocarros) Aproximar o aluno da propostos para a visita. cidade de Braga Articulação: 5B_16 _Entradas nos realidade; EVT 5C_13 locais (60 alunos) Desenvolver a Indicadores de Medida: HGP 5D_11 comunicação, a nº de alunos que PORT Recursos autonomia, a participaram na visita. Visita de Estudo de Visita ORÇAMENTO: 265 euros Humanos: colaboração, o 6 profs. espírito critico, o acompanhantes sentido estético e a PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 37

criatividade. Animação visual de um espaço Dinamizadores: 1 RIC3 Comunidade Recursos Dinamizar atividades Metas Propostas: 2ª Semana escolar Sónia De=Francesco educativa Materiais: de enriquecimento Garantir a realização de Temática 4 Material de Curricular; uma atividade criativa 20 a 24 de Exposição de trabalhos realizados Articulação: desenho, material Contribuir para a Garantir a realização de janeiro no âmbito da disciplina de EV EV de pintura, fita- motivação dos alunos uma exposição cola, Bostik e para as atividades da ORÇAMENTO: 50,00euros outros. disciplina e da escola. Indicadores de Medida: Desenvolver o Nº de atividades

Workshop Local/Espaço: sentido estético, realizadas e expostas Átrio de entrada e espírito critica a corredores criatividade, autonomia, a colaboração e comunicação. Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação Aula Prática de Golfe no PGC Dinamizadores: 2 RIC4 Alunos do AE Recursos Aproveitar/explorar Metas Propostas: 2ª Semana Armando Pereira Cristelo Materiais: os recursos Assegurar a participação

Temática 2º Ciclo Material específico existentes no de 90% dos alunos do 2º Articulação com: para a prática da Concelho; ciclo

Orçamento: 200euros RIC4 atividade. Promover o gosto Câmara Municipal (transporte) CNA pela prática Indicadores de Medida: Workshop PGC Local/Espaço desportiva; Número de alunos Câmara Municipal Paredes Golfe Implementar hábitos matriculados. Clube de vida saudável. Ciclo de Cinema Dinamizadores: 1 ---- Alunos do AE Recursos Sensibilizar para a Metas Propostas: 1 sessão Rosa Lopes 3 Cristelo Materiais: Educação Inclusiva; Garantir uma sessão de 2ª Semana Se eu Fosse… 1º Ciclo - 4º ano Computador Sensibilizar para a cinema para todas as Temática Articulação com: 2º Ciclo - 6º ano Projetor aceitação da turmas do 4º, 6º e 9º

Apresentação de um filme/ curta Educação Especial 3º Ciclo - 9º ano multimédia diferença; anos de escolaridade metragem para sensibilizar para a Diretores de Turma outros (a definir) Consciencializar para

aceitação da diferença e a importância de uma Indicadores de Medida: desenvolver o sentido da empatia Local/Espaço: participação ativa na Número de turmas Workshop Salas de aula, inclusão. abrangidas Biblioteca e auditório da E.B Cristelo

Prevenção do Ciberbullying Dinamizadores: 4 Alunos do AE Recursos Divulgar Metas Propostas:

2ª ou 3ª Delfim Gonçalves Cristelo Materiais: comportamentos de Garantir a realização de 1 semana Nuno Cunha 3º Ciclo - 7º ano Computadores navegação segura na sessão por turma no5º e

temática 2º Ciclo - 5º ano Internet e prevenir 7º ano. Articulação com: (se possível Local/Espaço: acções de risco. Workshop Orçamento: 0euros alargar aos Auditório Indicadores de Medida: restantes anos nº de sessões realizadas

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 38

de escolaridade)

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação Internet Segura Dinamizadores: 3 Alunos do AE Recursos Divulgar Metas Propostas: 1ª semana de Delfim Gonçalves Cristelo Materiais: comportamentos de Garantir a realização de 1 fevereiro 2º Ciclo - 5º ano Computadores navegação segura na sessão por turma no 5º e

Articulação com: 3º Ciclo - 7º ano Internet e prevenir 7º ano.

Orçamento: 0euros (se possível Local/Espaço: ações de risco.

alargar aos Auditório Indicadores de Medida: restantes anos nº de sessões realizadas

Workshop de escolaridade)

La Chandeleur Dinamizadores: 2 RIC1 Alunos do AE Recursos Comemora a Metas Propostas: 3 a 6 de Orçamento: 30euros Jaquelina Gonçalves Cristelo Materiais: Chandeler Participação de 4 alunos fevereiro Carla Silva 3º Ciclo Ingredientes para Conhecer aspetos da por turma 2020 fazer crepes cultura e civilização Articulação com: Local/Espaço dos povos Indicadores de Medida:

Francês Hall da Cantina francófonos Número de alunos

Sala dos alunos Divulgação à participantes orkshop

W comunidade.

Dinamizadores: 3 RIC2 Alunos do AE Recursos Promover a Metas Propostas: 10 a 14 de Dinamização de “patrulhas do Grupo Disciplinar de Cristelo Materiais: participação Participação de 90% dos fevereiro abraço”, apresentação de Inglês, Português e 1º Ciclo e Pré Ficheiros áudio voluntária dos alunos das poemas, música/dança pelas Francês, 1ºCeb e Pré escolar alunos. turmas/grupos.

dos afetos dos turmas. escolar, EMRC e PESES 2º Ciclo Local/Espaço: Contribuir para uma

S. Valentim/ Dia Valentim/ S. 3º Ciclo Página Web do melhoria da Indicadores de Medida:

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 39

Orçamento: 10euros agrupamento expressão oral e Número de alunos escrita participantes.

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação Castro do Monte Mozinho Dinamizadores: 1 Alunos do AE Recursos Atenuar o verbalismo Metas Propostas: 12 de Visita de estudo Flávio Ribeiro Cristelo Materiais: das aulas; Participação de todas as

fevereiro à 2º Ciclo - 5º Ano 1 autocarros Promover o gosto turmas do 5º ano; tarde Orçamento: Articulação com: pelo estudo da Garantir a entrega do 145 euros ( 1 autocarro) C.N. Local/Espaço: História Local; guião da visita a todos os Transporte Financiado Penafiel Consolidar a alunos participantes /assegurado pelo Projeto Paredes aprendizagem dos Indicadores de Medida: Educa (autarquia Paredes) subtemas, “A Participação de todos os Visita de Estudo de Visita Península Ibérica pré- alunos de 5º ano romana” e “A nº de guiões entregues Romanização”; Teatro na Exponor Dinamizadores: 1 RIC3 Alunos do AE Recursos Cumprir a função Metas Propostas:

fevereiro de Silvina Gomes Cristelo Materiais: socializadora da Participação de 80% das 2020 Plano 6 - Teatro musical Pré-escolar Transporte escola. crianças na atividade. (Turno da Orçamento: transporte e bilhete Articulação com: Proporcionar Indicadores de Medida: manhã) 2000 euro (800 euros transporte) Educadoras de Infância Local/Espaço: experiências Número de crianças Exponor culturalmente participantes. Matosinhos diversificadas. Visita de Estudo de Visita

Carnaval Dinamizadores: 3 RIC3 Alunos do AE Recursos Metas Propostas: Fevereiro de Silvina Gomes Cristelo Materiais: Participação de 90% dos

2020 Desfile com temática «ÉPOCA Pré-escolar Serpentinas, alunos na atividade.

Atividades D’OURO – BARROCO», Articulação com: confetes

com os animação de rua, Educadoras de Infância cartolinas, papel Indicadores de Medida:

alunos no -Queima do Velho (apenas em de crepe, cola, Número de alunos Carnaval período da Sobrosa) tinta participantes manhã. Transporte

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 40

Local/Espaço: Duas Igrejas e Sobrosa,

Tarde de Visita de estudo ao centro de Dinamizadores: 1 RIC4 Alunos do AE Recursos Atenuar o verbalismo Metas Propostas: 22/1/2019 interpretação das Minas de Flávio ribeiro e Cristelo Materiais: das aulas; Participação de todas as Manhã Castromil e minas romanas Emília Pinheiro 3º Ciclo - 7º ano 2 autocarros Consolidar turmas do 7º ano Visita de estudo Guião de Visita aprendizagens Orçamento: Articulação Desenvolver o Indicadores de Medida: 430 euros (2 autocarros) E.V.T. Recursos espírito crítico e Participação de todos os Transporte assegurado pelo Port Humanos: cultura geral alunos de 7º ano projeto Paredes educa (autarquia Porto

Visita de Estudo de Visita Paredes)

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação Visita ao ecocentro de Cristelo Dinamizadores: 1 Alunos do AE Recursos Conhecer o modo de Metas Propostas:

Raquel Fernandes Cristelo Materiais: separação dos Assegurar a participação Nota: os 3º Ciclo – 7º e 8º Guião resíduos domésticos de todos os alunos do 7º

alunos serão Articulação com: anos e seu destino final; e 8º ano

ecampo repartidos Ciências Naturais Local/Espaço: Sensibilizar para a por quatro Física- Química Ecocentro de importância da Indicadores de Medida: dias. Português Cristelo separação e nº de aluno participantes Saída d Saída 3ºPeríodo Orçamento: 0euros reciclagem dos resíduos. 3º Período Prevenção da violência no Dinamizadores: 1 Alunos do AE Recursos Informar sobre Metas Propostas: namoro/doméstica Vítor Azevedo Cristelo Materiais: fatores sociais e Garantir a realização de 1 3º Ciclo – 8º ano Diversos pessoais que sessão por turma no 8º Ações de sensibilização sobre o favorecem os ano. tema dinamizadas pelo psicólogo Local/Espaço: comportamentos de escolar. violência no namoro/ Indicadores de Medida:

Atividade incluída no PESES das EB 2,3 doméstica; nº de sessões realizadas

turmas (8º ano). Debater possíveis

Workshop efeitos desses comportamentos; Promover a aquisição de competências sociais para os prevenir e evitar;

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 41

Saber a quem pedir ajuda face a tais situações.

Jardim Zoológico de Lisboa Dinamizadores: 1 RIC1 Alunos do AE Recursos Refletir sobre os fatores Metas Propostas: 3ª semana Visita de Estudo Cátia Santos Cristelo Materiais: abióticos e bióticos que participação de 90% dos temática Orçamento: 12,50euros de Raquel Fernandes 3º Ciclo - 7º e 8º Autocarro afetam as várias alunos de 7º e 8º anos na entrada por aluno + transporte Joana Terras ano Entradas espécies, bem como visita sobre as cadeias e teias (1590 euros) alimentares em que Articulação com: Local/Espaço estas se englobam; Garantir que todo os

Geografia Jardim Zoológico Aprender como alunos tem acesso ao Português de Lisboa podemos contribuir guiões da visita de estudo Educação Física para a sustentabilidade Educação Visual da Vida na Terra. Indicadores de Medida: Compreender a % de alunos participantes importância do homem e nº de alunos com Visita de Estudo de Visita na conservação ou destruição dos acesso ao guiões de visita. ecossistemas.

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação Os Nossos Poetas Dinamizadores: 2 RIC3 Alunos do AE Recursos Desenvolver projetos Metas Propostas: 09 de março Manuel Ribeiro Cristelo Materiais: Livros de articulação Assegurar a participação

Os “nossos poetas” visitam a sala 2º Ciclo Fotocópias curricular. de 4 turmas por ciclo.

de aula… Articulação com: 3º Ciclo Sensibilizar para a Português Local/Espaço: poesia. Indicadores de Medida: Orçamento: 20euros Bib/CRE Salas de aula Enriquecer o universo Nº de alunos

Workshop poético dos alunos. participantes

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 42

Lisboa do Conhecimento Dinamizadores: 4 RIC2 Alunos do AE Recursos Proporcionar 3ª Semana Visita de Estudo Sandra De Sousa RIC3 Cristelo Materiais: aprendizagens de Participação de 100% dos Temática Vítor Silva 2º Ciclo Transporte (2 conteúdos “in loco”; alunos que frequentam o 31.03.2019 História Cá Dentro, Lisboa Manuel Lourenço 6A_20 autocarros) Aproximar o aluno da 5ºano Pavilhão do Conhecimento; 6B_22 _Entradas nos realidade; Castelo S. Jorge; Articulação: 6C_19 locais (105 alunos) Desenvolver a Indicadores de Medida: MAAT; EVT 6D_20 comunicação, a % de alunos do 5ºano que Padrão dos Descobrimentos; EV 6E_23 Recursos autonomia, a participam na visita. PORT Humanos: colaboração, o

Visita de Estudo de Visita ORÇAMENTO:1500,00euros* 10 profs. espírito critico, o (1590 euros transporte) acompanhantes sentido estético e a criatividade. Local/Espaço Lisbo 3º Período II Caminhada Solidária Dinamizadores: Comunidade Recursos Promover a prática Metas Propostas: 4 de abril Raquel Fernandes Educativa Materiais: da atividade física ao Participação de, pelo Realização de uma caminhada Ângelo Neto ar livre; menos, 50 elementos da solidária ao longo da Ecovia, onde Natália L. Promover o convívio Comunidade Educativa cada participante contribui a Local/Espaço: salutar entre os favor da Liga Portuguesa Contra o diferentes membros Indicadores de Medida:

Cancro. da comunidade Número de elementos educativa do participantes. Agrupamento; Angariar fundos para ajudar a Liga Portuguesa Contra o Cancro (Entidade Caminhada solidaria Caminhada parceira).

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 43

Tarde de Sra. do Salto- Parque da Serras Dinamizadores: 1 RIC4 Alunos do AE Recursos Atenuar o verbalismo Metas Propostas: 1/4/2019 do Porto Professores titulares do Cristelo Materiais: das aulas; Participaçao de todas as

Visita de estudo 2º Ano 1º Ciclo - 2º ano 2 autocarros Consolidar turmas do 2º ano

Guião de Visita aprendizagens Orçamento: Articulação Desenvolver o Indicadores de Medida: 430 euros (2 autocarros) Todas as áreas Recursos espírito crítico e Participação de todos os Verba/transporte assegurado disciplinares Humanos: cultura geral alunos de 2º ano pelo projeto Paredes educa Senhora do Salto

Visita de Estudo de Visita (autarquia Paredes)

Tarde de Da ribeira até à praia da Dinamizadores: 1 RIC4 Alunos do AE Recursos Atenuar o verbalismo Metas Propostas: 2/4/2019 Memória Flávio ribeiro e Helena Cristelo Materiais: das aulas; Participaçao de todas as

Visita de estudo Quinta 2º Ciclo - 6º ano 2 autocarros Consolidar turmas do 6º ano

Guião de Visita aprendizagens Orçamento: Articulação Desenvolver o Indicadores de Medida: 430 euros (2 autocarros) E.V.T. Recursos espírito crítico e Participação de todos os Verba/transporte assegurado Port Humanos: cultura geral alunos de 6º ano pelo projeto Paredes educa Porto

Visita de Estudo de Visita (autarquia Paredes)

Suporte Básico de Vida Dinamizadores: Alunos do Recursos Dar a conhecer aos Metas Propostas: (3ª semana Promoção de sessões práticas Raquel Fernandes 9º ano Materiais: alunos a cadeia de Garantir a realização de 1 temática) onde serão abordados e Enfª Fernanda M. sobrevivência; sessão por turma no 9º exercitados: a cadeia de Sónia M. Permitir o ano. sobrevivência; técnicas de Local/Espaço: conhecimento e desobstrução da via aérea e o aplicação prática de Indicadores de Medida: SBV de criança e adulto. técnicas de nº de sessões realizadas Dinamização a cargo de técnicas desobstrução da via da UCC Paredes/Rebordosa. aérea e de SBV.

Atividade incluída no PESES das

turmas de 9º ano.

Workshop

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 44

FIT ESCOLA Dinamizadores: 2 RIC1 Alunos do AE Recursos Promover o gosto Metas Propostas: 3ª Semana Realização de uma prova de Alexandra Pinto Cristelo Materiais: pela escola e por Assegurar a participação Temática resistência aeróbica. Avelino Sá 2º Ciclo Material específico todas as atividades 90% dos alunos da escola. Recolha de dados (IMC) 3º Ciclo de cada inerentes a esta; Articulação com: modalidade Implementar hábitos Indicadores de Medida: Educação Física desportiva. de prática desportiva. Número de alunos Clube da Saúde participantes Orçamento: 100euros Desporto Escolar Local/Espaço:

Wokshop Pavilhão gimnodesportivo Campo exterior.

Dia Nacional de Luta Contra o Dinamizadores: 1 essencialmente Recursos Sensibilizar a Metas Propostas: 2 de abril Cancro “Eu sou... Eu vou...” Raquel Fernandes alunos do 2º e Materiais: comunidade Participação de 60% dos 3ª Semana Envolvimento da Comunidade 3º Ciclo, no Diversos educativa para os alunos do agrupamento Temática, Educativa na recolha de entanto os fatores de risco do na recolha de antecipação compromissos individuais em mesmos Local/Espaço: cancro que podem compromissos; do dia 8 de termos de hábitos de vida tentarão Comunidade ser evitáveis;

abril) saudáveis como fatores de envolver toda a envolvente da Possibilitar uma Indicadores de Medida: proteção contra o cancro. Comunidade escola reflexão sobre os nº de compromissos

Trabalho desenvolvido em Educativa hábitos de vida recolhidos parceria com a LPCC, dinamizado individuais e Workshop pelos JPS e voluntários GPS. assunção de compromissos de mudança.

Dinamizadores: 1 Alunos do AE Recursos Educar para os Metas Propostas: 1 de junho de Silvina Gomes Cristelo Materiais: valores da Participação de todos os

2020 Atividades a dinamizar pela Pré-escolar Materiais diversos fraternidade e alunos do JI na atividade. associação de pais: jogos Articulação com: família. tradicionais, piquenique, Educadoras de Infância Local/Espaço: Proporcionar aos Indicadores de Medida: construção de moinhos de vento, Associação de pais EB1 de Duas alunos atividades Número de participantes. mobilidade alternativa Igrejas EB1 de lúdicas. Sobrosa

Dia Mundial da Criança da Mundial Dia

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 45

Visita à… Dinamizadores: 1 Alunos do AE Recursos Consolidar conteúdos Metas Propostas: Silvina Gomes Cristelo Materiais: abordados na área de Participação de todos os - Quinta de S. Inácio (CE Duas Pré-escolar Autocarro estudo do meio Alunos do JI na atividade. Igrejas) - Articulação com: Entradas Proporcionar novas 29 maio Educadoras de Infância Guião da visita vivências; - Planetários (CE Sobrosa) - 110 Promover o convívio. crianças. Local/Espaço: Porto

21 maio Realização de uma visita de

estudo para o pré-escolar Indicadores de Medida:

Orçamento: 880,00euros Número de alunos que 4 Autocarros + bilhetes entrada participam na atividade

Visita de Estudo de Visita Colónia Balnear Dinamizadores: Alunos do AE Recursos Cumprir a função Metas Propostas: jun-20 Silvina Gomes Cristelo Materiais: socializadora da Participação de 90% das Pré-escolar Transporte escola. crianças na atividade Orçamento: 200,00euros Articulação com: Proporcionar por autocarro/dia Educadoras de Infância Local/Espaço: experiências Indicadores de Medida: Leça da Palmeira culturalmente Número de crianças diversificadas. participantes.

Festa de encerramento Dinamizadores: RIC3 Alunos do AE Recursos Fomentar o convívio Metas Propostas:

21 de junho Silvina Gomes Cristelo Materiais: entre os alunos, Participação de 90% dos de 2020 Moldes da atividade a definir de Pré-escolar Material de docentes, alunos. acordo com os Centros Escolares Articulação com: 1º Ciclo expressão plástica/ educadoras, Educadoras de Infância musical auxiliares de ação Indicadores de Medida:

educativa e restante Número de alunos Local/Espaço: comunidade participantes. EB de Sobrosa envolvente. EB de Duas Igrejas Festa de Encerramento de Festa

Semana da leitura Dinamizadores: RIC3 Todos as turmas Recursos Desenvolver o gosto Metas Propostas: 9 a 13 de Professores titulares Materiais: pela leitura garantir a criação da março Cartolinas, papéis, Conceber um registo Ilustração de um dos Orçamento: Articulação: tintas, cola e escrito ou icónico a livros 100euros (despesas de Biblioteca outros partir de um livro representação) para expor na Indicadores de Medida:

Local/Espaço: biblioteca ou área Número de livros biblioteca envolvente ilustrados

Semana da leitura da Semana

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 46

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação Museu do brinquedo Ponte de Dinamizadores: RIC3 Alunos do AE Recursos Conhecer brinquedos Metas Propostas:

01-abr Lima Todos os professores Cristelo Materiais: de outras épocas Participação de 90% dos 2º ano titulares de turma de 1º Ciclo - 2º ano Conhecer a evolução alunos do 2.º ano 2º ano Local/Espaço: dos brinquedos Orçamento: 1,50euros /aluno Indicadores de Medida: (365 euros transporte) Número de alunos

participantes Visita de Estudo de Visita

Visita ao Mosteiro da Batalha Dinamizadores: RIC2 Alunos do AE Recursos Relacionar factos Metas Propostas: 2 de abril João Paulo Cristelo Materiais: históricos com as Participação de 90% doas

(a confirmar) Orçamento: 1º Ciclo - 4º ano Não se aplica edificações, os reis e alunos do 4.º ano 3 autocarros (1480 euros) e Articulação: outras entradas no mosteiro (aguarda-se Professores do 4º ano Local/Espaço: personalidades da Indicadores de Medida:

resposta ao pedido de Serviço educativo do história de Portugal N.º de alunos orçamento) Mosteiro da Batalha Batalha participantes

Visita de Estudo de Visita

Páscoa Dinamizadores: RIC4 Alunos do AE Recursos Promover a prática Metas Propostas: 27 março Corta-mato escolar Cristelo Materiais: de desporto e Participação de 80% dos

Só manhã Responsável: Pré-escolar Medalhas para os competição com “fair alunos Orçamento: 1º Ciclo 3 primeiros lugares play” não se aplica Articulação: de cada escalão Indicadores de Medida: Local/Espaço: n.º de alunos

Campo de jogos e participantes CortaMatoa ruas adjacentes à escola

St. Patrick’s Day Dinamizadores: 2 RIC3 Alunos do AE Recursos Comemorar o S. Metas Propostas: 17 de março Célia Ribeiro Cristelo Materiais: Patrício Participação de 2 turmas 2020 Orçamento: 30 euros Sílvia Seraiva 2º Ciclo Adereços vários Conhecer aspetos da por ano 3º Ciclo Local/Espaço: cultura e civilização Articulação com: Bibliotecas dos dos povos de Indicadores de Medida: Inglês do 2º e 3º ciclos centros escolares expressão inglesa. Nº de turmas

Divulgação à participantes

comunidade.

Workshop

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 47

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação 2º/3º Teatro vem à escola Dinamizadores: 2 RIC3 Alunos do AE Recursos Motivar para a leitura Metas Propostas: Períodos Lurdes Sá Cristelo Materiais: da peça teatral; Participação de todas as Datas a Idalina Tavares 2º Ciclo → 5º Bilhete de entrada Desenvolver nos turmas de 5º e 9º definir anos Local/Espaço: alunos o gosto pelo Articulação com: 3º Ciclo → 9º Auditório teatro; Indicadores de Medida:

Orçamento: 5euros p/ aluno Português (“Auto da Barca (5º e 6º ano) Consolidar os Nº de alunos

Teatro Bib/CRE do Inferno” – conhecimentos sobre participantes teatro) as categorias do texto dramático.

3º/4º Dinamizadores: Alunos do AE Recursos Detetar problemas Participação de todos os Períodos Marília Lobo Cristelo Materiais: visuais e auditivos alunos do Agrupamento Promoção de um rastreio visual Leandra Nogueira Pré-escolar Diversos nos alunos do

dirigido a todos os alunos do João Friões 1º Ciclo Agrupamento; Agrupamento. Raquel Fernandes 2º Ciclo Local/Espaço: Encaminhar para os 3º Ciclo serviços de saúde as

Articulação com: Agrupamentos situações PESES e CN problemáticas

detetadas no Rastreio Visual Rastreio rastreio.

Workshop: Charco com Vida Dinamizadores: 1 RIC1 Alunos do AE Recursos Investigar a Metas Propostas: Mês de abril Natália Leão Cristelo Materiais: biodiversidade do Participação de todos os

1º Ciclo - 2º ano Rede camaroeira; local; alunos do 2º, 5º 7º e 8º Articulação com: 2º Ciclo - 5º ano Chaves Valorizar a anos Ciências Naturais 3º Ciclo - 7º e 8º dicotómicas de importância da Clube Ciência Viva na ano identificação de biodiversidade; Workshop Escola espécies; Conhecer a CIIMAR Fato impermeável, importância das e todo o tipo de pequenas massas de Indicadores de Medida:

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 48

material de saída água na manutenção Indicadores de Medida: de campo dos ecossistemas nº de alunos participantes Orçamento: terrestres; Atividade financiada à luz do Local/Espaço: Promover atitudes e Projeto Clube Ciência Viva na Campo de Golf comportamentos de Escola e do protocolo (vila Cova de respeito pelo meio estabelecido com a CIIMAR Carros) e charcos ambiente; nos arredores dos Fomentar o gosto centros escolares pelas ciências de Sobrosa e Duas experimentais. Igrejas Melhorar a literacia científica dos alunos.

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação Encerramento do Desporto Dinamizadores: 2 RIC1 Alunos do AE Recursos Promover o gosto Metas Propostas: Uma 4ª feira Escolar: Visita de Estudo: Ângelo Neto RIC2 Cristelo Materiais: pela prática Assegurar a participação de junho “AS Serras do Porto” Avelino Sá RIC3 inscritos no DE, Material específico desportiva; de 50% dos alunos

(tarde) RIC4 com uma para a prática da Implementar hábitos inscritos no DE. Articulação com: assiduidade atividade. de vida saudável. Educação Física regular. Premiar os alunos Indicadores de Medida: Desporto Escolar Local/Espaço com assiduidade no Número de alunos Orçamento: 200 euros Parceria com a “Parque das Serras DE. participantes transporte_ 2 autocarro Associação: Parque das do Porto” Visita de Estudo de Visita Serras do Porto; CM Paredes

Passeio anual ao Parque Dinamizadores: 3 Alunos do AE Recursos Descobrir a Metas Propostas: 18 de junho Aquático de Amarante Céu Maia Cristelo Materiais: importância do Conseguir a participação de 2020 2º Ciclo – 5º e 6º 4 autocarros relacionamento com de 90% do conjunto dos Participação em diversas Articulação com: Ano inscritos em os outros; alunos do 5º e 6º ano atividades de educação para os EMRC EMRC Local/Espaço: Viver o espírito de inscritos na disciplina valores através do Turma todas Parque Aquático fraternidade e a

relacionamento interpessoal e do de Amarante alegria da partilha; Indicadores de Medida: desporto Espaço da escola Aprender a conviver Número de alunos Localidade Penafiel e a respeitar os participantes no passeio Passeio Orçamento: 775,00euros (4 outros; autocarros) Gostar de ser aluno Entrada: 5,00euros p/ aluno de Moral.

o

ei ss

Pa XVIII encontro de alunos de Dinamizadores: 3 Alunos do AE Recursos Descobrir a Metas Propostas:

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 49

15 maio de EMRC da Diocese do Porto António Alves Cristelo Materiais: importância do Conseguir a participação 2020 3º Ciclo – 7º e 8º 4 autocarros, relacionamento com de 80% do conjunto dos Participação no encontro Articulação com: Ano inscritos em bandeira de EMRC os outros; alunos do 7º e 8º ano interescolas organizado pelo EMRC EMRC Viver o espírito de inscritos na disciplina secretariado diocesano do Porto Turma todas Local/Espaço: fraternidade e a Parque Oriental da alegria da partilha; Indicadores de Medida: cidade do Porto Aprender a conviver Número de alunos Orçamento: 800,00euros (4 Espaço da escola e a respeitar os participantes no encontro autocarros) outros; Entrada: 3,50 euros p/ aluno Gostar de ser aluno de Moral.

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação Moral é Radical Dinamizadores: 3 Alunos do AE Recursos Materiais: Valorizar a relação de Metas Propostas: 26 de junho António Alves Cristelo Autocarros, empresa convívio e de amizade, Participação de 50% dos 2020 Participação em diversas atividades 3º Ciclo - 9º Ano de dinamização de expressando a alegria alunos do 9º ano inscritos na de educação para os valores através Articulação com: inscritos em EMRC atividades em ser aluno EMRC. disciplina

do desporto EMRC Turma todas desportivas e radicais

CIS Local/Espaço: Indicadores de Medida:

Orçamento: 470 euros (3 autocarro) Adaúfe-Braga Número de alunos Passeio Pacote de atividades: 16 euros participantes na atividade p/aluno

Póster do Eco Código Concurso Dinamizadores: 1 Alunos do AE Cartolinas; Estimular a participação Metas propostas:

20 a 29 de maio Sandra Pimenta Cristelo materiais recicláveis; e a criatividade dos Garantir pelo menos 6 de 2020 Realização de posters do Firmino Barbosa 1º Ciclo alunos; posters do Eco_Código para

Agrupamento, onde consta o código 2º Ciclo Identificar um conjunto concurso

Escolas

- de conduta ambiental do Articulação com: 3º Ciclo de atitudes e

Agrupamento. comportamentos Indicadores de Medida:

conducentes à melhoria Nº de cartazes a concurso. do ambiente na escola, em casa e na região Orçamento: 10 euros onde vivem. Concurso ECO Concurso

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 50

4ª Semana Exposição para a Comunidade Dinamizadores: EIXO Aluno Recursos Sensibilizar para a Metas Propostas: Temática Coordenador 1 s do Materiais: Educação Inclusiva e Garantir visitas à Um outro Olhar… departamento EIXO AE Computador, para a aceitação da exposição e de guias expressões e 2 Cristel projetor diferença; Consciencializar para representantes dos EIXO o multimédia e os direitos e deveres Indicadores de Exposição sobre personalidades grupos disciplinares 3 2º outros (a de cada um; Exprimir Medida: famosas de diferentes áreas do Ciclo definir) e representar nº de visitas guiadas Saber que triunfaram na vida, Articulação com: 3º conhecimento em à exposição apesar das suas incapacidades Departamento de Ciclo Local/Espaço: várias áreas do saber, nº de visitantes (físicas, sensoriais ou mentais). Expressões Salas de aula, conduzindo a Diretores de Turma e Biblioteca, produtos linguísticos elementos dos CT local/espaço da e artísticos; Desenvolver exposição pensamento crítico e Exposição pensamento criativo; Trabalhar em equipa; Desenvolver o sentido estético.

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 51

Exposição para a Comunidade Dinamizadores: 1 ----- Alunos do AE Recursos Sensibilizar para a Metas Propostas: 4ª Semana Coordenador 2 Cristelo Materiais: Educação Inclusiva e Garantir visitas à Temática Um outro Olhar… departamento 3 2º Ciclo Computador, para a aceitação da exposição e de guias expressões e 3º Ciclo projetor diferença; representantes dos multimédia e Consciencializar para Indicadores de Medida: grupos disciplinares outros (a definir) os direitos e deveres nº de visitas guiadas à Exposição sobre personalidades de cada um; exposição famosas de diferentes áreas do Articulação com: Local/Espaço: Exprimir e nº de visitantes Saber que triunfaram na vida, Departamento de Salas de aula, representar apesar das suas incapacidades Expressões Biblioteca, conhecimento em

(físicas, sensoriais ou mentais). Diretores de Turma e local/espaço da várias áreas do saber, elementos dos CT exposição conduzindo a produtos linguísticos

Exposição e artísticos; Desenvolver pensamento crítico e pensamento criativo; Trabalhar em equipa; Desenvolver o sentido estético;

Mega Atleta Dinamizadores: 2 RIC1 Alunos do AE Recursos Promover o gosto Metas Propostas: 4ª Semana Realização de uma prova de Alexandra Pinto Cristelo Materiais: pela escola e por Assegurar a participação Temática Salto, Lançamento e outra de Avelino Sá 2º Ciclo Material específico todas as atividades 90% dos alunos da escola. velocidade. 3º Ciclo de cada inerentes a esta; Articulação com: modalidade Implementar hábitos Indicadores de Medida: Orçamento: 100euros Educação Física desportiva. de prática desportiva. Número de alunos. Clube da Saúde Desporto Escolar Local/Espaço

Pavilhão

gimnodesportivo Campo exterior. Workshop

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 52

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação Fórum de Jovens Promotores de Dinamizadores: Alunos do AE Recursos Permitir que os Metas Propostas: (junho) Saúde Raquel Fernandes Cristelo Materiais: alunos sejam capazes Participação dos alunos JPS num 3º Ciclo – 7º ano de reconhecer e Participação de todos os fórum anual que reúne grupos de Articulação com: Diversos aplicar estratégias de jovens promotores no JPS de outras escolas da reunião CIS, EMRC Local/Espaço educação e Forum Norte, onde os alunos dão a promoção de saúde. Indicadores de Medida:

conhecer os projetos A definir Nº de participantes

desenvolvidos nas suas escolas.

Forum Orçamento: 80euros

Dia Mundial da Criança Dinamizadores: RIC3 Todos os alunos Recursos Objetivos Metas Propostas: 1 de Junho Jogos e brincadeiras tradicionais Professores titulares de Materiais: Promover o convívio Participação de todos os e piquenique, atividades turma Diversos e o jogo com prática alunos promovidas pela associação de Associação de pais de exercício ao ar pais ou Insufláveis e outras Local/Espaço livre Indicadores de Medida: atividades de lazer e animação Articulação: Escola- recreio, N.º de alunos envolvidos Juntas de freguesia meio envolvente Orçamento: Não se aplica Em Duas Igrejas os

jardins de Betânia Dia Mundial da Criança da Mundial Dia

4º Período Encontros com Escritores Dinamizadores: RIC3 Todos os alunos Recursos Desenvolver o gosto Metas Propostas: 23 de abril Dia do livro- 23 de abril Clara Nazaré João Materiais: pela leitura Garatir a leitura e Haddad Diversos Promover o exploração de pelo menos Articulação: conhecimento de um livro da escritora Orçamento: Professores titulares Local/Espaço outros escritores 100 euros (despesas de Coordenadoras de Biblioteca Indicadores de Medida: representação) estabelecimento Pavilhão n.º de livros

rações lidos/explorados

Comemo

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 53

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação 4º Período Encontros com Escritores Dinamizadores: RIC3 Todos os alunos Recursos Desenvolver o gosto Metas Propostas: 23 de abril Dia do livro- 23 de abril Clara Nazaré João Materiais: pela leitura Garatir a leitura e Haddad Promover o exploração de pelo menos

Articulação: Diversos conhecimento de um livro da escritora Orçamento: Professores titulares outros escritores 100 euros (despesas de Coordenadoras de Indicadores de Medida: representação) estabelecimento n.º de livros Local/Espaço lidos/explorados

Comemorações Biblioteca

Pavilhão

Quinta de Santo Inácio Dinamizadores: RIC1 Alunos do AE Recursos Conhecer as Metas Propostas: 29 de Maio Helena Friões Cristelo Materiais: características de Participação de 90% dos

Leandra Nogueira 1º Ciclo - 1º ano Transporte espécimes da fauna e alunos do 1.º ano Orçamento: Entradas da flora 240 euros transporte + __ euros Articulação: Indicadores de Medida: de bilhetes por alunos Professores do 1º ano Local/Espaço N º de alunos Vila Nova de Gaia participantes

Visita de Estudo de Visita

Farol de Leça e Cruzeiro das Dinamizadores: Alunos do AE Recursos Relacionar os meios Metas Propostas: 28 de maio Pontes Jacinta Ribeiro Cristelo Materiais: de transporte fluviais Participação de 90% dos Deolinda Ferreira 1º Ciclo - 3º ano Transporte com estruturas de alunos do 3.º ano Entradas apoio e segurança à Orçamento:400 euros autocarro Articulação: navegabilidade Indicadores de Medida: + bilhete do barco cruzeiro Professores do 3º ano Local/Espaço N º de alunos Porto participantes

Visita de Estudo de Visita

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 54

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação 8 ou 15 de Projeto «Conhece a minha terra» Objetivos Maio Em Maio serão realizadas viagens Dinamizadores: Proporcionar aos Metas Propostas: de estudo dos alunos de Cristelo Oscar Costa Turmas do 3.º Recursos alunos experiências Participação de todas a a Aveiro e dos alunos de Cacia Susana Namura dos Materiais: inovadoras de turmas de 3º anos. Aveiro a Paredes para ambos Agrupamentos Papel, cartolina, aprendizagem no conhecerem Articulação: de Cristelo (102 lápis, caneta contexto real com o Indicadores de Medida: vários pontos importantes do Professores do 3º ano alunos) e os de meio em que vivem; Número de turmas meio local, tanto de Paredes e Biblioteca escolar Rio Novo do Local/Espaço: Conhecer valorizar o participantes. como de Aveiro Príncipe Cacia - Biblioteca. património local; Orçamento: autocarro (300 euros Aveiro Concelho de Promover a literacia; por cada autocarro de 51 + 7 Paredes e de Aprender a pesquisar euros/por aluno (bilhete do Aveiro na internet.

barco cruzeiro+ fábrica do sal + Promover a interação prova de doces regionais) e comunicação entre as crianças e entre estas e os professores

envolvidos. Visita de Estudo de Visita

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 55

4º Período Heróis do sol saudável Dinamizadores: Alunos do AE Recursos Consciencializar os Metas Propostas: Distribuição de livros, protetores Raquel Fernandes Cristelo Materiais: alunos para a Participação de todas a solares e dinamização de jogos de Leandra Nogueira 1º Ciclo - 2º e 3º Diversos diferença entre turmas de 2º e 3º anos. tabuleiro no âmbito da prevenção João Friões ano exposição solar do cancro da pele Local/Espaço: benéfica e exposição Indicadores de Medida: Projeto desenvolvido pela LPCC. Escolas Básicas solar excessiva e Número de turmas

perigosa. participantes.

Workshop

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação 4º Período Dia Mundial sem Fumo Dinamizadores: Alunos do AE Recursos Informar sobre a Metas Propostas: Raquel Fernandes Cristelo Materiais: composição do Garantir a participação de Exposição de trabalhos de alunos 2º Ciclo - 6º Ano Diversos cigarro e os todos alunos de 6º e 7º do 6º e 7º ano, desenvolvidos em 3º Ciclo - 7º ano malefícios do seu ano CC/CIS sob o mote “Eu sou... Eu Local/Espaço: consumo;

vou...”. Escolas Básicas Debater os novos Indicadores de Medida:

Atividade incluída no PESES das tipos de tabaco e Número de alunos que

Workshop turmas (6º e 7º anos). seus efeitos no participantes. organismo.

4º Período Viagem de finalistas Lisboa Dinamizadores: RIC3 Alunos do AE Recursos Conhecer a capital de Metas Propostas: Associação de pais Cristelo Materiais: Portugal Participação de todos os Orçamento: 1º Ciclo - 4º ano Não se aplica Visitar e conhecer o alunos do 4. Ano O cargo da Associação de pais Articulação: património histórico

Local/Espaço: de Lisboa Indicadores de Medida: Lisboa Promover o convívio n.º de alunos entre os alunos do participantes

4.º ano Visita de Estudo de Visita

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 56

4º Período Festa de Finalistas Dinamizadores: Alunos do AE Recursos Metas Propostas: Encarregados de Cristelo Materiais: Participação de todos os educação Pré-escolar 5 Diversos alunos de 4º ano anos Orçamento: Responsável: 1º Ciclo - 4º ano Local/Espaço: Indicadores de Medida:

A cargo dos pais da escola de Representantes dos EB Sobrosa nº de participantes Sobrosa pais das turmas envolvidas

Festa de Finalistas de Festa

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação 4º Período Festa de Encerramento Dinamizadores: RIC3 Alunos do AE Recursos Apresentação pública Metas Propostas: 25 de junho Professores titulares Cristelo Materiais: das peças de Garantir a realização de (noite)ou Orçamento: Professores das AEC 1º ciclo Papel de cenário expressão artística uma apresentação por outra a 200euros (despesas de Pré-escolar Tintas preparadas ao longo turma/ano combinar representação) Articulação: Colas do ano Alterar Coordenadoras de Faixas em tecido Indicadores de Medida: horário para estabelecimento Fitas diversas n.º de apresentações

manhã Associação de pais realizadas Local/Espaço: EB Sobrosa

EB Duas Igreja Cerimónia encerramento de ano de encerramento Cerimónia

Ao longo do À descoberta do Nyckelharpa Dinamizadores: RIC3 Alunos do AE Recursos Divulgar Metas Propostas: ano letivo Ângelo Neto Cristelo Materiais: instrumentos Apresentação de pelo outubro e Coordenadoras de Brochura com musicais com menos 5 questões sobre o

junho estabelecimento fotografia do diferentes instrumento e a sua Orçamento: instrumento sonoridades história 100,00euros, despesas de Articulação: representação Pelouro do Património Local/Espaço: Indicadores de Medida: Workshop cultural Escola - biblioteca n.º de questões colocadas

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 57

Ao longo do Os SuperSaudáveis Dinamizadores: Alunos dos 3º e Recursos Promover hábitos Metas Propostas: ano letivo Leandra Nogueira 4º anos Materiais: alimentares mais Garantir a supervisão dos Durante 5 semanas os alunos são João Friões Caderneta e cartas saudáveis; lanches pelo menos uma estimulados a incluir no “os Contribuir para a vez por por mês nas almoço/lanche alimentos Articulação com: supersaudáveis” diversidade alimentar turmas de 3 º e 4º ano saudáveis, sendo-lhes atribuídas Liga Portuguesa Contra Lancheira escolar e para a redução do

cartas e caderneta informativa. o Cancro (oferecidas pela consumo de Indicadores de Medida: Oferta de lancheiras escolares. DGE LPCC) alimentos Nº de supervisões

Projeto promovido como DGS processados efetuadas nas turmas de atividade de complemento ao Local/Espaço: 3º e 4º ano Workshop programa PASSE (1º ciclo). Respetivas Escolas

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação Ao longo do Queridos mudamos o bufete Dinamizadores: RIC1 Alunos do AE Recursos Disponibilizar ofertas Metas Propostas: ano letivo Disponibilização de ofertas Natália Leão Cristelo Materiais: alimentares Qualidade e variedade alimentares mais saudáveis e Raquel Fernandes 2º Ciclo Prémios saudáveis mais das ofertas alimentares variadas no bufete escolar. 3º Ciclo alimentares a variadas no bufete disponibilizadas. Criação de um cartão individual Articulação com: atribuir aos alunos escolar e promover o de pontos (com prémios), tendo CNA, CIS, PESES seu consumo. Indicadores de Medida:

em vista a promoção do consumo Local/Espaço: Aumento do consumo das

dessas ofertas. Respetivas Escolas ofertas saudáveis disponibilizadas.

Orçamento: 120euros Workshop de sensibilização de Workshop

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 58

Ao longo do Consultas de Nutrição Dinamizadores: RIC1 Alunos do AE Recursos Deteção e Metas Propostas: ano letivo Isabel Pinho Cristelo Materiais: acompanhamento de Garantir o atendimento Presença voluntária mensal de (nutricionista 1º Ciclo Diversos alunos e respetivas de todos os casos de uma nutricionista no GPS, tendo voluntária) 2º Ciclo famílias no âmbito da alunos referenciados,

em vista a deteção e Raquel Fernandes 3º Ciclo Local/Espaço: alimentação devidamente autorizados

acompanhamento de situações Respetivas Escolas saudável. pelos EE. de alunos e famílias com excesso Articulação com: de peso e outras problemáticas Indicadores de Medida:

alimentares. frequência relativa dos Nº de alunos refenciados e autorizados a serem acompanhados. Consultas de Nutrição de Consultas

Ao longo do Medições de IMC Dinamizadores: Alunos do AE Recursos Deteção de situações Metas Propostas: ano letivo Ângelo Neto Cristelo Materiais: problemáticas no que Efetuar medições a todos Realização de medições de IMC 1º Ciclo Diversos respeita à os alunos dos ciclos aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, Articulação com: 2º Ciclo composição corporal envolvidos. deteção de situações Unidade de Saúde 3º Ciclo Local/Espaço: (massa gorda) dos Indicadores de Medida: problemáticas e Respetivas Escolas alunos. nº de alunos que encaminhamento para a Unidade participaram nas de Saúde/Consultas de nutrição. medições

Workshop de sensibilização de Workshop

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação Ao longo do Escovagem em sala de aula Dinamizadores: Alunos do AE Recursos Incentivar nos alunos Metas Propostas:

ano letivo Leandra Nogueira Cristelo Materiais: hábitos diários de Garantir a escovagem

Articulação com: 1º Ciclo - 1º SB Kits de escovagem, higiene oral, diária dos dentes de todos 3 em 3 meses – 3 envolvendo as os alunos da turma. kits, respetivas famílias. Indicadores de Medida: (estabelecimento Nº de escovagens diárias

de parcerias). Local/Espaço

Sala de aula Workshop de sensibilização de Workshop

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 59

Ao longo do Prevenção do Bullying” Dinamizadores: Alunos do AE Recursos Consciencializar os Metas Propostas: ano letivo Vítor Azevedo Cristelo Materiais: alunos para as Garantir a participação de

Ações de sensibilização sobre o 2º Ciclo – 5º ano diferentes formas de todos os alunos de 5º ano tema dinamizadas pelo psicólogo Diversos bullying; nas sessões dibnamizadas escolar. Local/Espaço Identificar/ denunciar Atividade incluída no PESES das Respetivas Escolas situações de bullying. Indicadores de Medida: turmas (5ºano). Nº de alunos de 5º ano que participaram nas sessões

Workshop de sensibilização de Workshop

Ao longo do Hora do conto saudável Dinamizadores: Alunos do AE Recursos Promover o gosto Metas Propostas: ano letivo Raquel Fernandes Cristelo Materiais: pela leitura Participação de todas as Leitura e exploração de livros no Marília Lobo Pré-escolar Diversos autónoma; turmas do pré-escolar, 1º

âmbito da promoção da saúde, Leandra Nogueira 1º Ciclo Sensibilizar para a e 2º ciclos em articulação com a Biblioteca João Friões 2º Ciclo Local/Espaço adoção de hábitos de Escolar. António Alves vida saudáveis. Indicadores de Medida: Respetivas Escolas Número de turmas participantes.

Workshop de sensibilização de Workshop

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 60

Ao longo do Jovens Promotores de Saúde Dinamizadores: Alunos do AE Recursos Permitir que os Metas Propostas: ano letivo Criação de um novo grupo de JPS Raquel Fernandes Cristelo Materiais: alunos sejam capazes

formado por alunos do 7º ano Patrícia P. (Técnica da 3º Ciclo – 7º ano de reconhecer e Garantir a criação de um

com vista à capacitação destes no LPCC) Diversos aplicar estratégias de novo grupo de alunos JPS âmbito da Educação para a saúde Local/Espaço: educação e com alunos de 7º ano. e educação pelos pares. Respetivas Escolas promoção de saúde. Indicadores de Medida: Reuniões quinzenais dinamizadas Existência do grupo de JPS

pela coordenadora de saúde e com alunos de 7º ano.

mensais com técnica da LPCC. Workshop de sensibilização de Workshop

Ao longo do Voluntários GPS Alunos do AE Recursos Permitir que os Metas Propostas:

ano letivo Criação de um grupo de Raquel Fernandes Cristelo Materiais: alunos sejam capazes Garantir a criação de um

voluntários do 7º ano que 3º Ciclo – 7º ano de reconhecer e novo grupo de voluntários auxiliem na dinamização de Diversos aplicar estratégias de GPS com alunos de 7º projetos/atividades previstas no Local/Espaço: educação e ano. PESES. Respetivas Escolas promoção de saúde. Indicadores de Medida:

Reuniões quinzenais dinamizadas Existência do grupo de pela coordenadora de saúde. voluntários JPS com

alunos de 7º ano. Workshop de sensibilização de Workshop

Ao longo do Rota do Românico Dinamizadores: Alunos do AE Recursos Atenuar o verbalismo Metas Propostas: ano letivo Atividade a desenvolver ao longo Flávio Ribeiro Cristelo Materiais: das aulas; Participação de todas as Semanas das Semanas Temáticas na Susana Namura 2º Ciclo - 5º ano 2 autocarros Consolidar turmas do 9º ano Temáticas Biblioteca e na última prevê-se aprendizagens uma visita a Lousada ao centro Recursos Desenvolver o Indicadores de Medida: interpretativo do Românico Humanos: espírito crítico e nº de alunos participantes cultura geral

Orçamento: Respetivas Escolas

300 euro

Workshop de sensibilização de Workshop

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 61

Ao longo do Storytelling Dinamizadores: EIXO RIC3 Alunos do AE Recursos Promover a Metas Propostas: ano letivo Goreti Teixeira 2 Cristelo Materiais: participação Participação de 2 turmas Durante as 4 Reconto oral de histórias breves Diana Clemente 1º Ciclo Livros, adereços voluntária dos por ano Semanas pelos alunos do 3º e 4º anos, com alunos. Temáticas dramatização Articulação com: Local/Espaço Contribuir para uma Indicadores de Medida:

Inglês do 1º ciclo Bibliotecas dos melhoria da Número de turmas

op centros escolares expressão oral. participantes

Orçamento: 10 euros

Worksh

Ao longo do Ondas de leitura Dinamizadores: EIXO RIC3 Alunos do AE Recursos Promover a leitura de Metas Propostas: ano letivo Susana Namura 2 Cristelo Materiais: obras e autores do Participação de 2 turmas

Uma vez por 2º Ciclo Livros, PNL por ano

mês Articulação com: 3º Ciclo computador, - Divulgar autores da Português projetor, material CPLP Indicadores de Medida: Inglês de desenho - Fomentar a partilha Número de turmas

Francês de experiências de participantes Orçamento: 0euros Bib/CRE Local/Espaço: leitura (tertúlias) Biblioteca do - Divulgação à

centro escolar comunidade Atividades de leitura de Atividades

Ao longo do Articulando com… Dinamizadores: Alunos do AE Recursos Aferir o cumprimento Metas Propostas: ano letivo 1º Ciclo c/ Pré-escolar Silvina Gomes Cristelo Materiais: de programas Realização de 3 reuniões Pré-escolar Papel por ano. Realização de uma reunião por Articulação com: 1º Ciclo período. Educadoras de Infância Local/Espaço Indicadores de Medida: Receção aos alunos do pré- Centros escolares Número de reuniões

escolar que vão ingressar no 1º realizadas ano 2019/2020

Reuniões

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 62

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 63

Ao longo do PASSEzinho Dinamizadores: RIC1 Alunos do AE Recursos Promover uma Metas Propostas: ano letivo QUADRO DA ALIMENTAÇÃO– Silvina Gomes Cristelo Materiais: alimentação saudável Participação de 90% dos registo de lanches saudáveis Pré-escolar Diversos Promover a leitura alunos na atividade. (mensalmente) Articulação com: sobre esta temática Educadoras de Infância Local/Espaço: (PASSEzinho) Indicadores de Medida: - ESPAÇO PASSEzinho NA Unidade de Biblioteca da CMP Sensibilizar os alunos Número de alunos BIBLIOTECA ESCOLAR – espaço intervenção para a importância de participantes com livros relacionados às socioeducativa/APPIS uma alimentação temáticas trabalhadas no âmbito saudável. do projeto

- «Aqui só entra o lanche certo» - crianças levam lancheira Mimosa para trazerem ao outro dia com um lanche saudável

- Dia da Alimentação – projeto 5 dedos

PESES

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 64

Atividades Extracurriculares Dinamizadores: Alunos do AE Recursos Ocupação dos Metas Propostas: Ao longo do Associação de Pais Cristelo Materiais: tempos livres dos Garantir a inscrição de ano letivo Duas Igrejas- dança e futsal 1º ciclo Não se aplica alunos alunos nas diferentes Sobrosa- dança, capoeira, futsal Articulação: Pré-escolar Promover a prática atividades.

Autarquia e escola Alunos inscritos Local/Espaço: saudável de exercício

AEC Pavilhão das físico Indicadores de Medida: Orçamento: escolas n.º de alunos inscritos e Não se aplica EB Sobrosa nº de EB Duas Igreja modalidades/atividades a funcionar Data a definir Fundação A Lord Dinamizadores: Alunos do AE Recursos Cumprir a função Metas Propostas: Visitas à fundação todo o ano Silvina Gomes Cristelo Materiais: socializadora da Participação de 90% das Pré-escolar Transporte escola. crianças na atividade. Articulação com: (Fundação) Proporcionar Educadoras de Infância Local/Espaço: experiências Indicadores de Medida: Fundação A Lord culturalmente Número de crianças Lordelo diversificadas. participantes.

Data a definir Hora do Conto/Teatro – Tempo Dinamizadores: RIC3 Alunos do AE Recursos Cumprir a função Metas Propostas: para ouvir e… contar Silvina Gomes Cristelo Materiais: socializadora da Participação de 90% das Pré-escolar Transporte da CMP escola; crianças na atividade.

Visita à biblioteca de Paredes Articulação com: Proporcionar Educadoras de Infância Local/Espaço: experiências Indicadores de Medida: CMP Biblioteca de culturalmente Número de crianças Paredes diversificadas. participantes.

Vista à Biblioteca à Vista

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 65

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação Data a definir Intervenção Comunitária Dinamizadores: Alunos do AE Recursos Realizar o diagnóstico Metas Propostas: Silvina Gomes Cristelo Materiais: clínico nas crianças Participação de 90% das Realização de um projeto na Pré-escolar Sensibilizar para uma crianças na atividade. comunidade na área de saúde Articulação com: Local/Espaço: boa higiene oral oral Educadoras de Infância Centros escolares Indicadores de Medida: CMP Número de crianças CESPU participantes.

Rastreio oral Rastreio

Data a definir Projeto de avaliação visual Dinamizadores: Alunos do AE Recursos Diagnosticar Metas Propostas: Silvina Gomes Cristelo Materiais: problemas de visão Participação de 90% das Pré-escolar às crianças crianças na atividade.

Articulação com: Local/Espaço Indicadores de Medida: Educadoras de Infância Centros escolares Número de crianças

PESES CMP participantes. CEORLAB

Data a definir Atividades de alerta para a Dinamizadores: RIC1 Todos os alunos Recursos Praticar exercício Metas Propostas: proteção do ambiente da escola Materiais: físico e promover Realizar pelo menos uma Responsável: Luvas, pinças, hábitos de alerta para caminhada para defesa do sacos do lixo, a proteção e correção ambiente Articulação: de ataques ao Orçamento: Local/Espaço: ambiente próximo Indicadores de Medida: 100euros (aquisição de material Comunidade (recolha de resíduos n.º de caminhadas de proteção pessoal para a envolvente da diversos) realizadas recolha de lixo) escola

Workshop

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 66

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação

Junho Encontros com o Parque de Dinamizadores: RIC1 Alunos do AE Recursos Estimular o contacto Metas Propostas: Serras do Porto Professores titulares Cristelo Materiais: direto com o Participação de 90% dos 1º Ciclo - 4º ano Não se aplica ambiente natural, alunos do 3º ou d 4º ano Responsável: fomentando o Orçamento: Ângelo Neto Local/Espaço: conhecimento da Indicadores de Medida: (Não se aplica) Parque das serras fauna e da flora, n.º de alunos Articulação: do Porto habitats, rios, participantes Estudo do meio , Port, ribeiros, …

EDF, Artes, Mat

III Encontro Parques da Serras da Parques Encontro III

A definir Percursos pela história Dinamizadores: RIC2 Alunos do AE Recursos Conhecer diferentes Metas Propostas: Esperança Cruz Cristelo Materiais: lugares e valores Participação de 1 turma 1º Ciclo - 3º e 4º patrimoniais do por escola Articulação: ano passado do meio Orçamento: Professores do 4º ano Local/Espaço: local pré-história e Indicadores de Medida: Não se aplica Setor do património romanização com N.º de turmas

Cultural visita guiada participantes

Saída de Campo de Saída

A arte de transformar a madeira Dinamizadores: 1 RIC Recursos Relacionar atividades Metas Propostas: Esperança Cruz 2 Materiais: económicas com A definir Visita a uma oficina de mobiliário Não se aplica artes, ofícios, Participação de 1 turma Profissões e ofícios Articulação: profissões manuais e do 4.º ano por escola Orçamento: Professores do 4º ano Local/Espaço: outras Indicadores de Medida: Não se aplica João Paulo Friões Oficina de n.º de turmas transformação de participantes madeira

Saída de Campo de Saída

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 67

Nº Atividade Data Breve descrição RESPONSÁVEIS Eixo RIC Público-Alvo Recursos/local Objetivos Avaliação

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 68

Ao longo do Literacia 3D Dinamizadores: 1 Alunos do AE Recursos Desenvolver o Metas Propostas: ano letivo desafio nacional e faseado, Natália Leão e Cristelo Materiais: raciocínio e a Garantir a participação de a) Primeir dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º professores das 2º Ciclo Sala de concentração. 75 % dos alunos inscritos. a Fase (fase ciclos do Ensino Básico de todo o diferentes disciplinas 3º Ciclo Informática. Aplicar os escolar) – 18 país, com o objetivo de promover conhecimentos Indicadores de Medida: a 29 de a literacia nas dimensões da Articulação com: Local/Espaço: adquiridos nas Nº de alunos novembro de Leitura, Matemática, Ciência e Matemática Agrupamento de diversas áreas. participantes. 2019; Inglês. Ciências Naturais escolas de Cristelo. Desenvolver o Português espírito de b) Segunda Inglês competição saudável Fase – Distrital Realiza-se de 2 a 27 de Orçamento: 100euros março de 2020, num local a definir;

c) Terceira

Fase – Final

Nacional realiza-se em Concurso maio de 2020, em local a definir.

Parte II _ PAA- Biblioteca Escolar de Cristelo

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 69

RESPONSÁVEIS PELA EIXO RECURSOS DATA OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO DA RIC** ATIVIDADE BREVE DESCRIÇÃO ATIVIDADE * PÚBLICO ALVO NECESSÁRIOS HORÁRIO ATIVIDADE ATIVIDADE Dinamizadores: Recursos Materiais: Metas Propostas: MIBE A1A2 PB/Equipa BE Fotocópias Turmas de 1º e 5º ano. 1. Formação de Utilizadores para Formação de Utilizadores

1º e 5º ano. de BE. Articulação com: Visita à BE mediante 1º Período Conhecer o Docentes de Português, 1º Ano 001 calendarização. 1/2 funcionamento da DT e docentes 1º ciclo. Local/Espaço: Indicadores de Medida: Conhecer as regras de utilização 5º Ano Out./Nov. Biblioteca. Biblioteca Sumários, Tabela de da BE. Oferta um guião sessões Biblioppaper. ORÇAMENTO: 10,00€ MIBE- A1A2 Dinamizadores: Recursos Materiais: Metas Propostas: 2. Concurso Marcador de Livros PB/Equipa BE Fotocópias, Motivar para a leitura. Turmas do 1º ciclo Os alunos decoram um marcador plastificação Promover as regras da que servirá para utilizar nas Articulação com: 1º Período BE. 002 requisições domiciliárias. Professores 1º ciclo 1/2 1º Ciclo Local/Espaço: Facilitar a requisição Indicadores de Medida: Atividade desenvolvida em Educação Especial Biblioteca Out. /Nov. Domiciliária. Alunos do 1º ciclo articulação com expressões. ORÇAMENTO: 50,00 Ondas de Leitura- MIBE/SL Dinamizadores: Recursos Materiais: Metas Propostas: todas Leitura “O colar “na Biblioteca. Equipa BE Fotocópias, as turmas Mês de Sophia Alunos 8ºC/D plastificação Motivar para a leitura. Indicadores de 003 À conversa com Sophia 1/2 -- 1º/2º/3ºciclo Ao longo do ano Criar hábitos de leitura Medida: Outras leituras; 10m;MEL Articulação com: Local/Espaço: Sumários, tabelas das Escritores PALOP Docentes de Português; Biblioteca sessões ORÇAMENTO: 30,00 Titulares Aprender com a BE A1 A2 C1 Contribuir para a Dinamizadores: Metas Propostas: todas Conhecer o Românico Recursos Materiais: melhoria das PB as turmas Atividade prática desenvolvida na material oferecido aprendizagens. 1ª Semana 004 biblioteca de motivação para o 1/2 2 5º Ano pela RR Sensibilizar para a Articulação: Temática Indicadores de tema. preservação do Flávio Ribeiro Medida: ORÇAMENTO: --- Local/Espaço: património. Desenvolver Sumários Biblioteca o sentido estético. «Vamos ao teatro de Fantoches» Dinamizadores: Metas Propostas: todas A1 A2 C1 Desenvolver a Óscar Costa Recursos Materiais: as turmas 1º ciclo Os alunos visitam a biblioteca e comunicação/oralidade. Fantoches; presenciam um pequeno teatro. Novembro Promover a criatividade. Articulação: 1.º Ciclo “fantocheiro” Indicadores de 005 ORÇAMENTO: --- 1/2 -- Março Desenvolver o sentido Docentes Titulares CEDI Medida: Junho estético. Local/Espaço: Sumários, tabela das Biblioteca sessões

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 70 006 Miúdos a Votos- RBE/Visão Dinamizadores: 1/2 1º Ciclo Recursos Materiais: Ao longo do ano Metas Propostas: uma Júnior PB fotocópias; material Desenvolver a turma 1º ciclo A1 A2 C1 Os alunos participam disponibilizado pela responsabilidade, numa votação desenvolvem uma Articulação: Visão Júnior. cidadania, oralidade. Indicadores de Medida: campanha eleitoral para Antónia Brandão Local/Espaço: Promover a criatividade. Campanha eleitoral elegerem o se título preferido. António Alves Biblioteca ORÇAMENTO: 20€ Natal nas Bibliotecas Dinamizadores: Filomena Recursos Materiais: Metas Propostas: B1- B2-C3 Mateus PB Fotocópias participação de 20 Audição/leitura de contos. Material de desgaste Promover a leitura em/da alunos. Oferta aos alunos para leitura em (papel embrulho, família. 007 família. Atividades alusivas à Articulação com: Línguas, 1/2 Comunidade escolar fitas, tintas…) Dezembro Fomentar o gosto pela época: decoração dos espaços; EMR Local/Espaço: leitura. exposição livros… Biblioteca Envolver os pais na promoção da leitura. Indicadores de Medida: ORÇAMENTO: 30,00€ Concretização da meta Aprender com BE A1 A2 C1 Dinamizadores: Recursos Materiais: Contribuir para a Metas Propostas: Rota do Românico Apresentação PB PC, projetor, jogos BE. melhoria das Turmas do 7º ano. a cargo de técnicos da RR aprendizagens. durante 50 minutos. Articulação com: Sensibilizar para a 008 2/3 2 22 Janeiro Rota do Românico 7º Ano Local/Espaço: preservação do ORÇAMENTO: --- Biblioteca património. Indicadores de Medida: Formar cidadãos críticos Concretização da meta e responsáveis. Aprender com BE A1 A2 C1 Recursos Materiais: Metas Propostas: Dinamizadores: Concurso - “Ilustrar uma capa” Fotocópias Fomentar o gosto pela participação de 20 PB Para concluir as atividades Material de desgaste. leitura. alunos.

relacionadas com a autora Local/Espaço: Promover a criatividade.

009 Sophia, os alunos são convidados 2/3 1º/2º/3ºciclo Biblioteca Janeiro a março Desenvolver o sentido Articulação: a fazer uma ilustração para a sua estético. Indicadores de Medida: Sónia DeFrancesco obra “A menina do mar”. Concretização da meta Filomena Mateus ORÇAMENTO: 30,00€

PorDatakids A1 A2 C1 Dinamizadores: Contribuir para a Metas Propostas: Recursos Materiais: Apresentação interativa a cargo PB melhoria das participação das turmas PC, projetor… 010 de técnicos da Fundação durante Articulação com: 2/3 2 5º Ano 13 Fevereiro aprendizagens. Dar a de 5º ano. Local/Espaço: 50 minutos. Fundação Francisco conhecer dados Indicadores de Medida: Biblioteca ORÇAMENTO:--- Manuel dos Santos estatísticos Concretização da Aprender com BE A1 A2 C1 Dinamizadores: Recursos Materiais: Contribuir para a Metas Propostas: Rota do Românico Apresentação PB PC, projetor, jogos BE. melhoria das Turmas do 5º ano. a cargo de técnicos da RR aprendizagens. durante 50 minutos. Sensibilizar para a Indicadores de Medida: 011 2/3 2 3 Abril Articulação com: 5º Ano Local/Espaço: preservação do Concretização da meta ORÇAMENTO:--- Rota do Românico Biblioteca património. Formar cidadãos críticos e responsáveis

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 71

Aprender com BE A1 A2 C1 Dinamizadores: Proporcionar aos alunos Recursos Materiais: Metas Propostas: «Conhece a minha terra» Óscar Costa experiências inovadoras Turmas do 3.º Joaquim Teles Papel, cartolina, de aprendizagem no

Articulação com: 3.º Ano contexto real com o meio De março a Indicadores de Medida: 012 Jorge Monteiro 2/3 2 Lápis, caneta em que vivem; Conhecer CEDI /CESO maio de 2019 Sumários, questionário (Agrupamento Rio Novo valorizar o património de satisfação do Príncipe Cacia – Local/Espaço: local; Aprender a ORÇAMENTO: Aveiro) Biblioteca pesquisar na internet. autocarro/alimentação. O Pré-Escolar visita a BE B1 B2 Metas Propostas: salas Clube dos Laranjinhas Dinamizadores: Equipa Recursos Materiais: do Pré-escolar As crianças ouvem uma Motivar para a leitura. BE Acervo , fotocópias história/as crianças requisitam Conhecer o espaço. 013 1/2 Pré-Escolar Ao longo do ano Indicadores de Medida: um livro para lerem com um Promover a utilização da Articulação com: Isabel Local/Espaço: Tabelas familiar mediante a apresentação BE desde cedo. Almeida Biblioteca da sua caderneta de leitor. ORÇAMENTO:--- Em minha casa todos leem B2C3 Dinamizadores: Recursos Materiais: Metas Propostas: Clube de Leitura para Enc. Educ. – PB/Equipa BE Aquisição de Promover o gosto pela requisição de pelo os EE poderão solicitar diversos novidades. leitura. menos 1 livro por Comunidade títulos através de correio Fotocópias, Durante o ano Possibilitar o acesso à período por 10 EE. 014 3 educativa eletrónico, na BE ou através dos Articulação com: -- letivo leitura de títulos variados. (Enc. de Educação) seus educandos a partir de uma Local/Espaço: Indicadores de Medida: lista bibliográfica. Biblioteca Registo de requisições ORÇAMENTO: 50,00€ Todos @ Ler B1 B2 Dinamizadores: Filomena Recursos Materiais: Metas Propostas: Desafio de leituras e de escrita Mateus participação de 20 Ler em diferentes suportes. PB Desenvolver a alunos. Enriquecimento da Biblioteca competência leitora. Utilização da BD Digital a partir da pesquisa de Motivar para a leitura em Comunidade escolar Durante o ano 015 títulos gratuitos e organização Articulação com: 1/2 Local/Espaço: diferentes suportes. Indicadores de Medida: letivo dos mesmos. Professores de línguas Biblioteca Concretização da meta Instagram Facebook

ORÇAMENTO: ---

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 72

Semana da Leitura Dinamizadores: Recursos Materiais: Metas Propostas: Maré de leituras - B1 B2 PB/Equipa BE acervo participação de todas Serão efetuadas leituras Fotocópias as turmas. inesperadas, nas turmas, todos DVD Promover a leitura em/da os dias. Biblioppaper. Jogos. Articulação com: PPT família. 016 Enigmas. Leituras ao almoço. Docentes de todos os 1/2 Comunidade escolar Março Influenciar Indicadores de Medida: Corredor da leitura. ciclos. comportamentos leitores. Concretização da meta Ciclo de cinema com História Equipa do PESES Local/Espaço: Celebrar a leitura. Educação Especial Biblioteca ORÇAMENTO: 20€ Bibliotequices B1 B2 Dinamizadores: Ana Recursos Materiais: Metas Propostas: Pesquisa e divulgação de Marques revista Visão júnior Desenvolver a participação de 12 curiosidades, notícias … num Jaquelina Fotocópias competência leitora. alunos dinamizadores. jornal de parede. Jacira Costa Leitura mensal da revista Indicadores de Medida: Durante o ano 017 Apoio de leitores visionários. 1/2 Local/Espaço: "Visão Júnior" e Concretização da meta Comunidade escolar letivo Biblioteca desenvolvimento de Articulação com: atividades sobre a Português mesma. ORÇAMENTO: --- Conto da Semana B1 B2 Dinamizadores: Recursos Materiais: Metas Propostas: Enigma Quinzenal Equipa revista Visão júnior; interesse por parte dos Anedota do Dia acervo alunos (20 mensais). Sugestão do dia Articulação com: Fotocópias Durante o ano Desenvolver a Indicadores de Medida: 018 1/2 Dinamização dos expositores com Comunidade escolar letivo competência leitora. Concretização da meta diferentes tipos de leitura. Local/Espaço: Fomentar o gosto pelo Biblioteca conhecimento. ORÇAMENTO:60,00€ Educação e saúde - C1 Dinamizadores: Recursos Materiais: Metas Propostas: Apoio às atividades do PESES, PB/Equipa BE apoiar todas as através de leituras, para o Promover a articulação atividades necessárias. desenvolvimento de projetos de Articulação com: 1/2 Local/Espaço: 2º Período curricular. 019 temáticas como alimentação, Docentes de todos os 1º e 2º ciclo Biblioteca A definir Colocar a BE ao serviço tabagismo, álcool, cancro da ciclos do ensino- aprendizagem. Indicadores de mama, violência… Equipa do PESES Medida:-- ORÇAMENTO: --- Gestão da BE D1 D2 Dinamizadores: Recursos Materiais: Facilitar o acesso aos Metas Propostas: Organização dos serviços. PB Planos anteriores e serviços da biblioteca Elaborar o PAA Distribuição de Equipa da BE sugestões para novas Garantir a funcionalidade Indicadores de Medida: tarefas/atividades. Colaboradores atividades Início do ano da BE Contribuir para a Concretização da meta 020 1 Elaboração do PAA de acordo Comunidade Escolar letivo missão da biblioteca com os documentos da Escola e Contribuir para a missão da RBE. da BE. ORÇAMENTO: ---

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 73

Gestão da BE D2/3 B1 C3 Recursos Materiais: Metas Propostas: Atualização e divulgação: Jornal divulgar os serviços nos Listagens do PNL, acervo, Cartazes Facilitar e apoiar o acesso canais indicados serviços. Página do a suportes de informação Manter o fundo Apoio curricular (documentos) Dinamizadores: agrupamento diversos; atualizado Fundo documental- PB/Equipa da BE Blogue da BE Promover a comunicação Indicadores de Medida: Ao longo do ano 021 enriquecimento do fundo 1 Comunidade Escolar Facebook. entre a BE e a Concretização da meta;

documental de acordo com as comunidade. número de aquisições. solicitações dos departamentos e Local/Espaço: dos utentes em geral. Biblioteca Biblioteca Digital Levantamento estatístico. ORÇAMENTO: 300,00€ Gestão da BE D3 Recursos Materiais: Facilitar e apoiar o acesso Metas Propostas: Atualização do catálogo computador com a suportes de informação atualizar os catálogos informatizado. ligação à internet. diversos Imprimir as cotas Dinamizadores: PB/ Classe 9 - Organização por temas. Tinteiros. Agilizar o trabalho das BE Equipa da BE 022 Classe 8 - Colocação de cotas em 1 Ao longo do ano dos Centros Escolares Indicadores de Medida: Emília Pinheiro Comunidade Escolar falta, na da EBCRIS e em CESO. Local/Espaço: Divulgar o trabalho Concretização da meta.

Empréstimo informatizado -CEDI. Biblioteca desenvolvido/produzido

ORÇAMENTO: 50,00€

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 74

ParteI II _ PAA- Associação de pais e Encarregados de Educação

ATIVIDADE (BREVE DESCRIÇÃO) OBJETIVOS DA ATIVIDADE Escola Sede: Tema aglutinador para este ano da Associação de Pais – A Família

Sensibilizar os Encarregados de Educação sobre os assuntos que afetam os seus educandos; conhecer Reunião 1 vez por período (por ano) – Associação de Pais com os representantes de cada turma. problemas que tenham sido detetados pelos alunos na escola.

Almoço 1 vez por semana na cantina da escola Continuar a manter supervisão de forma a monitorizar a qualidade da comida na cantina.

Fazer os alunos perceberem que a comida da escola tem regras; é feita para 400 pessoas e não para 4; A Sensibilizar os alunos para a comida da escola comida é feita com aconselhamento de nutricionista.

Sensibilizar as famílias para alertarem os jovens a não estragarem as casas e banho da escola Manter as casas de banho limpas e com todas as condições de utilização.

Participar em tertúlias temáticas; participar em aulas interativas; aumentar a literacia cultural; criar Participação nas Semanas Temáticas ligação ao meio.

Feira de S. Martinho e Mesa de Natal Incentivar práticas de solidariedade; estreitar a relação Escola-Família; preservar tradições.

Pais: Fazer um inquérito aos pais procurando, desta forma, fazer uma lista de aprendizagens que os pais desejem. Escola de Pais Alunos: Refletir sobre a orientação vocacional com os alunos do 9.º ano; motivar os alunos para a vida ativa; dar a conhecer situações de sucesso.

Fiscalização dos autocarros Garantir que não levam alunos em além do limite.

Realizar parcerias comerciais, sociais e desportivas para vantagens dos associados e da escola. Ex: reabilitar o Jornal Papagaio

Colaboração em ações de melhoria nos espaços escolares (ex: a ecovia está incompleta). Ações que sejam vantajosas para todos os alunos da escola.

Realizar palestras durante o ano letivo (Prevenção rodoviária e civismo; Educação parental;

Primeiros socorros…) Realizar uma atividade para comemorar o Dia Internacional da Família (Dia 15 de maio). Concluir, neste dia, com as atividades do tema aglutinador. Por exemplo: convidar uma pessoa para falar do conceito de família no século XXI.

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 75

ATIVIDADE (BREVE DESCRIÇÃO) OBJETIVOS DA ATIVIDADE Escola de Sobrosa Promover a integração, o convívio e socialização das crianças e dos pais/encarregados de educação, de Festa intermédia entre o início do 2º período e o Natal forma a fazer compreender aos pais/encarregados de educação e nos alunos, a importância do apoio, colaboração e partilha entre todos os intervenientes da Comunidade Escolar Festa de Natal_17 de dezembro Presença da figura do Pai Natal para entrega de prendas à Comunidade Escolar. Angariar fundos para apoio às atividades a realizar para as crianças; Angariação de fundos com o sorteio de 3 cabazes alimentares no dia do SARAU. Aberto a toda a Apoiar a pelo menos 3 famílias a sortear aleatoriamente; comunidade em geral. Incutir nas crianças e na comunidade em geral a importância do espírito de entreajuda e solidariedade. Festa da Amizade (14 de fevereiro) - Organizado de forma idêntica ao ano transato, com Feira de Pão Promover o convívio e socialização entre a comunidade escolar, pais e encarregados de educação; & Bolos, alusivos á data em que se comemora o amor e a amizade entre todos. Tem como intuito Incutir nas crianças o espírito de entreajuda, partilha e solidariedade social; conscientizar o que é a amizade e sua importância na formação da personalidade. Demonstrar a importância de cultivar a amizade dentro e fora do contexto escolar. Exposição de trabalhos elaborados pelas diferentes turmas do Centro Escolar. Angariar verbas para apoio as atividades escolares realizadas pela Associação de Pais Organizada de forma idêntica ao ano transato.

Festa da Primavera (10 ou 17 de maio) – Iniciativa a ser realizada no dia 10 ou 17 de maio (2º ou 3º domingo do mês de maio de 2020), no espaço verde do Jardim de Soverosa, com apoio de algumas entidades, como por exemplo as Juntas de Freguesias das Localidades de Sobrosa e Cristelo. Promover o convívio e socialização entre a comunidade escolar, pais e encarregados de educação; Atuações das diferentes atividades promovidas pela Associação de Pais e das diferentes Associações Incutir nas crianças o espírito de entreajuda, partilha e solidariedade social; das freguesias que maioritariamente compõem a Comunidade Escolar (Sobrosa e Cristelo) Demonstrar a importância de cultivar a amizade dentro e fora do contexto escolar. A APEBSISVERBI, estará presente com uma tenda/barraca com produtos confecionados por membros Angariar verbas para apoio as atividades escolares realizadas pela Associação de Pais desta associação e com donativos alimentares oferecidos pelos pais, que serão postos à venda, para angariação de fundos.

Dia da Criança (junho) – Está prevista a contratação de uma empresa de eventos para a ocasião, à Promover a integração, o convívio e socialização das crianças semelhança dos anos anteriores, ou outra atividade a sugerir. Dia aberto aos Pais (junho) – de forma aos Pais e Encarregados de Educação entenderem e Esclarecimento aos Encarregados de educação sobre as modalidades atividades Capoeira, Zumba e perceberem melhor qual as propostas e objetivos das atividades Capoeira, Zumba e Ginástica Ginástica Artística. Artística. Financiamento e organização do Passeio de Finalistas 4º ano (junho) – Passeio a designar. Promover a integração, o convívio e socialização das crianças Promover o convívio e socialização entre a comunidade escolar, pais e encarregados de educação; Festa de final do 4º ano (finalistas), jantar partilhado de todos os pais, alunos e professores do 4º ano Incutir nas crianças o espírito de entreajuda, partilha e solidariedade social; com vista a um convívio final de despedida. Demonstrar a importância de cultivar a amizade dentro e fora do contexto escolar.

Promover atividades de Dança, Capoeira, Ténis e outra atividade. Realização de atividade apoiada pela Associação de Pais e lecionada por monitores/professores credenciados, semanalmente em dias Promover o desenvolvimento de atividades desportivas, semanais, tais como Dança, Capoeira, Ténis a designar, conforme o número de inscrições.

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 76

12. PLANO DE ATIVIDADES DE OCUPAÇÃO PLENA DOS TEMPOS ESCOLARES (POPTE)

12.1 INTRODUÇÃO

No cumprimento do estipulado pelo art.º 9º do Despacho Normativo 7/2013, é apresentado o Plano de Ocupação Plena dos Tempos Escolares – POPTE. Este plano visa criar as condições necessárias para a ocupação plena das crianças do pré-escolar e dos alunos do 1º, 2º e 3º ciclo do ensino básico, durante o seu horário letivo, na situação de ausência do docente titular de turma/disciplina. Pretende-se que a operacionalização deste plano de atividades de ocupação plena dos tempos escolares dos alunos seja um instrumento organizativo capaz de contribuir para “assegurar o aproveitamento eficiente e racional dos recursos humanos existentes nas escolas, garantindo o acompanhamento educativo dos alunos durante o período de permanência no espaço escolar”. Aos diversos intervenientes da comunidade escolar são solicitadas diferentes formas de participação, para que os resultados a atingir sejam os mais profícuos para o ensino/ aprendizagem Este plano é o resultado de uma discussão nos órgãos competentes integrando, por isso, as alterações/ ajustamentos aconselhados, sempre com vista a uma aplicação mais eficaz e eficiente e à elevação dos níveis de satisfação dos diversos intervenientes. Foi, ainda, alvo de alterações e readaptações várias, após a experiência adquirida e no contexto atual do Agrupamento como Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP). Posto isto, o plano estrutura-se em duas grandes modalidades que se enumeram: 1. Permuta de aulas - entre professores do conselho de turma. 2. Atividades educativas de substituição (AES) Que podem revestir-se em duas formas distintas: . Atividades letivas (aulas de substituição) – Lecionação de Aula Correspondente; . Atividades de Enriquecimento e Complemento Curricular (AECC).

O planeamento das AES encontra-se definido neste plano. Para a concretização e monitorização do plano, foi nomeada pelo diretor uma equipa de trabalho, constituída por uma equipa do plano anual de atividades e a coordenadora das atividades de complemento curricular, cuja função é organizar, acompanhar e avaliar o trabalho que será desenvolvido ao longo do ano. Ao ser elaborado este plano, procurou-se fazer uma

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 77 gestão equilibrada dos recursos existentes, nomeadamente a nível dos espaços e de atividades já desenvolvidas em anos anteriores. Toda esta organização entrará em funcionamento pleno no dia 15 de Setembro. Ao longo do ano este plano irá sendo desenvolvido e complementado no sentido de o melhorar e tornar mais eficaz, adaptando-se às necessidades que forem sendo detetadas, de modo a cumprir o objetivo inicial de assegurar a ocupação plena das crianças e dos alunos dos ensinos pré-escolar e básico em atividades educativas.

12.2 POPTE - PRÉ-ESCOLAR

O Plano de Ocupação Plena dos Tempos Escolares (POPTE) prevê no Pré-escolar, o seguinte:

a) Pelos docentes sem componente letiva, em exercício de funções no Agrupamento;

b) Pelos docentes dos Apoios Educativos ou Educação Especial, nos estabelecimentos onde os houver. Esta substituição apenas terá lugar quando os docentes estiverem em funções nesse estabelecimento no momento da ausência do docente titular;

c) Pela adjunta do Diretor;

d) Pela Assistente Operacional que assegura a guarda das crianças, durante o período da manhã do primeiro dia.

Durante os restantes períodos as crianças cujas famílias necessitam da componente social e de apoio à família, permanecerão no jardim, com a supervisão da animadora que presta este serviço, e da educadora, quando existir, na sua componente de estabelecimento. As restantes crianças ficarão ao cargo da família.

12.3 POPTE - 1º CICLO

O Plano de Ocupação Plena dos Tempos Escolares (POPTE) prevê, neste ciclo, o seguinte:

a) Pelos docentes sem componente letiva, em exercício de funções no Agrupamento;

b) Professores de Apoios Educativos;

c) Professores de Educação Especial, nos estabelecimentos onde houver, mas só quando estiverem em funções nesse estabelecimento no momento da ausência do docente titular de turma;

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 78

d) Coordenadores de estabelecimento;

e) Pela adjunta do Diretor;

2º Distribuição dos alunos pelas salas/turmas. Nas escolas onde não há espaço para uma distribuição dos alunos, ficam ao cuidado da assistente operacional, sob a supervisão do professor em exercício de funções.

12.4 POPTE - 2º / 3º CICLO

O Plano de Ocupação Plena dos Tempos Escolares (POPTE) prevê, nestes ciclos, o seguinte: I - Falta prevista pelo docente:  Permutas  Lecionação de aula correspondente (LAC) (incluídas aqui nas AES - atividades educativas de substituição)

II - Falta imprevista do docente:  Atividades de enriquecimento e complemento curricular (AECC) (também incluídas nas AES - atividades educativas de substituição)  Biblioteca: Leitura orientada; Pesquisa bibliográfica orientada;  Sala de estudo;  Clubes e projetos: • Atividades de uso de tecnologias de informação e comunicação; • Desporto Escolar; • Atividades oficinais: musicais e teatrais - Clube de Música; oficinas Plásticas; (…)

Na eventualidade de ocupação da totalidade dos espaços disponíveis, anteriormente referidos, recorre-se a um dos professores escalonados em quadro próprio (Anexo IV) – para assegurar uma aula de substituição com recurso a materiais elaborados pelo professor da turma. No caso de falta (imprevista ou prevista e na impossibilidade de permuta), o professor de uma disciplina de determinada turma deverá abastecer o dossier específico, com um número de fichas

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 79 formativas suficiente para que, na aula de substituição, possam ser distribuídas por grupos de trabalho a constituir (sugere-se uma ficha por grupo de 2/3 alunos). Estes dossiers ficarão arquivados junto aos livros de ponto.

As fichas formativas de substituição, são fichas elaboradas pelo docente de cada disciplina a fim de, em caso de faltas imprevistas ou previstas, ser facultado ao professor substituto um instrumento de trabalho com valor pedagógico. Toda componente não letiva utilizada no POPTE está marcada no horário dos docentes, quer em tempos supervenientes, quer em trabalho de estabelecimento (incluindo os referentes ao abrigo do art.º 79). Além do recurso a estes docentes, a E.B. 2,3 recorre, ainda, a outros docentes com assessorias pedagógicas que garantem a ocupação dos alunos na ausência do professor titular. Estes docentes constam do anexo II, e da identificação dos recursos envolvidos que se fará a seguir, não obstante tal acompanhamento acontecer apenas nas disciplinas de Matemática e Português.

12.5 IDENTIFICAÇÃO DOS RECURSOS ENVOLVIDOS

Pré 1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo

Alunos 176 328 187 316

Atualizado em 29/10/2019

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS Docentes Pré-escolar 9 1º Ciclo 23 2º Ciclo 36 3º Ciclo 35 Educação Especial 3 Psicólogo 2 Psicólogo estagiário 2

Atualizado em 29/10/2019

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 80

12.6 PERMUTAS DE AULAS

Será permitida a permuta, como estratégia propiciatória do cumprimento do currículo e dos programas de cada disciplina/área, na observância das seguintes normas:

a) No início do ano letivo, os diretores de turma devem informar os alunos e os pais e/ou encarregados de educação sobre a possibilidade de ocorrerem permutas.

b) A iniciativa da permuta deve partir do professor cuja ausência seja previsível.

c) Com antecedência, o docente deve contactar com outro professor do Conselho de Turma, que com ele possa permutar.

d) Confirmada a possibilidade de permuta, o docente deve informar os alunos – diretamente ou através do diretor de turma ou do delegado de turma – até ao início do último tempo letivo da turma no dia anterior.

e) O mesmo docente deve confirmar, com 48 horas de antecedência, no mínimo, a exequibilidade da permuta e outra informação relevante sobre a mesma, preenchendo uma ficha própria da escola que será entregue na Direção; (Anexo III)

f) As aulas permutadas devem ser sumariadas no livro de ponto na hora em que efetivamente decorreram, respeitando a numeração sequencial. Por debaixo do nome da disciplina substituída, deve ser registada a disciplina efetivamente lecionada, seguida da menção “permuta”.

h) A permuta não representa qualquer falta para o docente.

12.7 ATIVIDADES EDUCATIVAS DE SUBSTITUIÇÃO (AES)

Regras a observar na gestão do serviço docente de substituição

Lecionação de Aula Correspondente (LAC) Quando há plano de aula (atividade de natureza letivo - LAC) – ver anexo I a) A atividade educativa de substituição deve ser atribuída ao professor que tem formação adequada (pertencente à área disciplinar) e que conste do plano de distribuição do serviço docente para o tempo previsto ou outro, por acordo formal e comunicado à Direção, com a antecedência mínima de vinte e quatro horas. b) Caso não exista nenhum professor naquela situação, deve ser contactado um professor da área disciplinar, a fim de saber da sua disponibilidade: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 81

1. Professor em situação de horário zero; 2. Professor em situação de insuficiência de horário, do QA; 3. Professor contratado em situação de horário incompleto; 4. Professor a lecionar a disciplina do ano escolar em que é necessária a substituição; 5. Professor de outra da área disciplinar.

12.8 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO E COMPLEMENTO CURRICULAR (AECC)

Quando não há plano de aula (atividade. de complemento e enriquecimento curricular)

Dos professores escalados para o serviço de substituição, a atividade educativa deve ser distribuída:

1. Professor do Conselho de Turma; 2. Professor do horário zero; 3. Professor em situação de insuficiência de horário do quadro de escola ou de zona pedagógica; 4. Professor que esteja escalado.

A aplicação destas regras será avaliada periodicamente e, caso se verifique sobrecarga de serviço de alguns docentes, introduzir-se-ão ajustamentos de forma a assegurar uma distribuição o mais equitativa possível.

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 82

13. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Ministério da Educação - Decreto-Lei n.º 54/2018de 6 de julho http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/AFC/dl_54-2018_6_julho.pdf

Ministério da Educação - Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho https://dre.pt/application/conteudo/115652962

Ministério da Educação - Decreto-Lei 137/2012 de 2 de julho https://dre.pt/application/conteudo/178527

Ministério da Educação - Decreto-Lei nº 75/2008 de 22 de abril http://dre.pt/pdf1s/2008/04/07900/0234102356.pdf

Ministério da Educação - Decreto-lei n.º 139/2012 de 5 de julho https://www.dgae.mec.pt/?wpfb_dl=5533

Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, homologado pelo Despacho n.º 6478/2017 http://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alun os.pdf

Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire – São Paulo: Paz e Terra, 1996 – (Coleção Leitura)

Fernandes, P. et al. (2001). Uma Formação em círculo: um sentido no presente… um sentido no futuro. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

Sousa Fernandes, A. (1992). A centralização burocrática do ensino secundário. Evolução do sistema educativo português durante os períodos liberal e republicano (1836-1926) Dissertação de doutoramento. Braga: Universidade do Minho

Morgado, J. C., & Tomaz, C. L. (2009). Articulação Curricular e Sucesso Educativo: uma parceria de investigação.

Instituto do Emprego e Formação Profissional, Cursos de Aprendizagem Regulamento Específico

Agrupamento Vertical de Escolas de Cristelo - Projeto Educativo TEIP 3

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 83

A N E X O S

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 84

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019/20 85

ANEXO I - Organização das Atividades Educativas de Substituição (AES)

INTERVENIENTES FUNÇÕES / COMPETÊNCIAS ENQUADRAMENTO LEGAL OPERACIONALIZAÇÃO  Criar ou favorecer mecanismos de programação e  Reuniões do órgão. planeamento das atividades educativas de substituição.  Entrega no PBX, em tempo útil,  Providenciar os recursos humanos, físicos e materiais de todos os documentos e necessários ao desenvolvimento e execução das atividades informações necessários à educativas de substituição. organização e gestão das atividades de substituição, como  Proceder à aprovação de um plano anual de distribuição de sejam pedidos de autorização de serviço docente que assegure as atividades educativas de faltas, professores a faltar com substituição. Despacho Normativo atestado médico por prazo Direção  Submeter o projeto de organização, gestão e avaliação da 10-A/2018 inferior a um mês, planos de ocupação plena de tempos escolares à apreciação do aulas e respetivos materiais e Conselho Pedagógico. informações e mapas dos  Elaborar o plano anual de atividades educativas de recursos materiais disponíveis.  substituição a integrar no Plano Anual de Atividades (PAA) Reúne para avaliação da gestão do Agrupamento. semanal das atividades educativas de substituição e  Elaborar o relatório anual de avaliação (processos e definição da programação da resultados alcançados), integrado na avaliação do próprio semana seguinte. PAA. 

 Emitir parecer sobre o projeto de organização, gestão e avaliação da ocupação plena dos tempos escolares. Decreto-Lei  Apresentar propostas de atividades educativas de n.º75/2008 Conselho Alterado pelo complemento e enriquecimento curricular para o plano  Reuniões do órgão. Pedagógico anual das atividades educativas de substituição. Decreto-lei 137/2012

 Apreciar os relatórios trimestrais de avaliação e apresentar Regulamento Interno propostas de reajustamentos.  Colabora com o coordenador do PAA na organização e gestão das Equipa do PAA  Assegurar o funcionamento das atividades de substituição. Regulamento Interno atividades educativas de substituição.

INTERVENIENTES FUNÇÕES / COMPETÊNCIAS ENQUADRAMENTO LEGAL OPERACIONALIZAÇÃO

 Recebe as propostas de atividades de complemento, enriquecimento curricular e apoio educativo e respetivos materiais e instrumentos de avaliação.  Recebe informações das faltas  Planear e gerir os recursos humanos, físicos e materiais. previstas dos professores.  Acompanhar e apoiar a execução das atividades.  Recebe os planos de aulas e  Coordenador Promover a articulação entre os vários intervenientes. materiais e instrumentos de do Plano Anual  Colaborar no plano anual de atividades educativas de avaliação das aulas a substituir. de Atividades e substituição de complemento e enriquecimento curricular.  Procede ao contacto com Regulamento Interno Projeto  Elaborar relatórios trimestrais de avaliação do professores em condições de Educativo TEIP desenvolvimento das atividades. assegurar o desenvolvimento do plano de aula, de acordo com os  Elaborar propostas de atividades educativas de critérios definidos, entregando o complemento e enriquecimento curricular para o plano plano e respetivos materiais e anual das atividades educativas de substituição. instrumentos de avaliação.  Coordena a equipa do PAA.  Apresenta ao CP o relatório de avaliação periódica.  Entrega as propostas ao coordenador do PAA  Elaborar propostas de atividades educativas de Departamentos/ Grupos complemento e enriquecimento curricular para o plano Regulamento Interno anual das atividades educativas de substituição. disciplinares  Reuniões de Departamento/ Grupo

 Construir materiais pedagógicos adequados ao disciplinar desenvolvimento de atividades de substituição e os respetivos instrumentos de avaliação.

 Entrega o plano de aula, materiais e  Elaborar planos de aulas e respetivos materiais pedagógicos instrumentos de avaliação Direção, Professores e instrumentos de avaliação das turmas a que irá faltar. Despacho Normativo com a antecedência de 5 dias. titulares de  Considerar os elementos de avaliação proporcionados pelo 10-A/2018 turma  Levanta no PBX todos os elementos professor que fez a substituição. devolvidos pelo professor que assegurou a substituição.

INTERVENIENTES FUNÇÕES / COMPETÊNCIAS ENQUADRAMENTO LEGAL OPERACIONALIZAÇÃO  Elaborar o plano de trabalho / plano curricular a  Tarefas a agendar para as reuniões desenvolver na turma, programando atividades de intercalares e de avaliação de final enriquecimento e complemento curricular e atividades de de período. apoio educativo em articulação com a oferta das atividades educativas da escola. Conselhos de Despacho Normativo Turma  Definir materiais pedagógicos adequados ao 10-A/2018 desenvolvimento de atividades educativas de substituição e os respetivos instrumentos de avaliação.  Avaliar os resultados das atividades educativas de substituição no sucesso educativo dos alunos.

 Executar as atividades Observa, durante o intervalo, o quadro de substituições a fim de verificar se está o educativas de seu número de horário afixado para substituição. Se estiver o seu número, procede substituição. da seguinte forma:  Planear atividades e 1) Caso tenha recebido plano de aula – LAC (Lecionação de Aula Correspondente): . conceber materiais e Ao toque de entrada dirige-se à sala de aula da turma; . instrumentos de Executa as atividades previstas, escreve o sumário de acordo com as atividades (registando LAC), numera a lição, marca as faltas dos alunos e assina no local do avaliação a implementar por si em eventuais livro destinado a esse efeito; . atividades de No final da aula, dirige-se ao local dos livros de ponto (entrada da sala de professores), onde assina a presença no livro de atividades de substituição e Professores substituição. Despacho deixa os materiais e instrumentos de avaliação preenchidos. substitutos Nº 7/2013

2) Caso não tenha recebido plano de aula: . Procura o dossier correspondente à turma; . Dirige-se à sala da turma que lhe for indicada, desenvolve aí, ou em outro espaço, as atividades educativas não letivas, sumaria as atividades no livro de ponto da turma (registando AECC), não numerando a lição e marca as faltas aos alunos; . No final dirige-se ao local respetivo onde assina o livro de presença e deixa o material (caso não seja do próprio) e os instrumentos de avaliação preenchidos.  Assegurar o Regulamento  Preenche o quadro de organização das atividades educativas de substituição; funcionamento das Interno  Arquiva os materiais que receber; atividades de  Colabora com o coordenador do PAA na organização e gestão das atividades Assistentes substituição. educativas de substituição; Operacionais  Apoiar os professores  Após cinco minutos do toque de entrada e, assegurando-se de que o professor substitutos, a equipa do não está na escola, regista a falta do professor, turma, ano e disciplina; PAA e coordenador no  Seguidamente comunica ao auxiliar do piso respetivo que abra a sala e faça

ANEXO I - Organização das Atividades Educativas de Substituição (AES)

desenvolvimento das entrar os alunos, comunicando-lhes para aguardarem a chegada do professor atividades. substituto, cabendo ao delegado da turma zelar pelo correto comportamento da turma.

Regulamento das Visitas de Estudo

Artigo 1º Enquadramento Legal Este Regulamento teve como referência o Despacho nº 6147/2019.

Artigo 2º Definição e Objetivos 1. As visitas de estudo são estratégias do processo ensino-aprendizagem que permitem fazer a ligação da escola à vida real e à comunidade e são um meio de concretização de motivações, aprendizagens e competências.

Artigo 3º Custos 1. Todas as visitas de estudo terão apoio financeiro de acordo com a legislação em vigor.

Artigo 4º Aprovação 1. Estas atividades, bem como os respetivos objetivos, devem ser propostas em Departamento, aprovadas em Conselho de Turma, constando do Plano Anual de Atividades. 2. Devem ser privilegiadas as propostas de visitas de estudo que apostem na articulação interdisciplinar envolvendo mais do que uma disciplina. 3. As visitas de estudo devem ser entregues ao coordenador da Articulação, até um mês de antecedência cumprindo todos os requisitos necessários à sua autorização. 4. O Conselho Pedagógico deliberará sobre a sua realização.

Artigo 5º Participação

1. Dadas as características práticas destes cursos, a participação dos alunos nestas atividades é obrigatória, sendo consideradas como parte integrante das horas da componente da formação dos alunos. Artigo 6º Planificação 1. A planificação da visita de estudo deverá ser registada em documento próprio pelos professores responsáveis e entregue um exemplar ao Diretor de Turma/Diretor de Curso. 2. Na planificação referente aos recursos humanos deverá ter-se em conta: a) O rácio professor/aluno previsto no artigo 6 do Despacho nº 6147/2019 (1 docente por cada 15 alunos, para o 2º e 3º ciclo do EB), devendo, no entanto, nunca ser inferior a 2 docentes; b) Para o acompanhamento dos alunos, deve ser dada prioridade aos professores das áreas de formação que se inserem no âmbito da visita de estudo e preferencialmente com aulas, nas turmas envolvidas, no dia da atividade. Artigo 7º Plano de visita de estudo 1. Cabe aos professores responsáveis pela organização da visita de estudo a apresentação de um plano que contenha: 1.1 Pré-visita: a) Título da visita de estudo b) Local e data da visita c) Transporte e financiamento da visita d) Objetivos da visita e sua correlação/pertinência com os conteúdos programáticos e) Trajeto e horário previsível f) Lista de alunos participantes g) Lista de professores envolvidos h) Mapa de permutas/reposições de aulas não dadas 2. O plano da visita de estudo deverá ser entregue à Coordenadora da Articulação e ao Diretor de Turma/Diretor do Curso. 3. Deverá, ainda, em sede Conselho de Turma ser elaborado um documento, com o itinerário da visita e os pós visita, a trabalhar com os alunos.

Artigo 8º Competências dos Organizadores 1. Cabe, ainda, aos professores responsáveis: a) Estabelecer os contactos com os locais a visitar, proceder à orçamentação e contratualização de transporte, coordenar o pagamento a quem de direito; b)Enviar aos encarregados de educação uma circular informativa sobre a visita de estudo; c) Recolher a autorização dos encarregados de educação; d) Elaborar e colocar no Livro de Ponto, até à véspera da visita, a lista dos alunos participantes; e) Elaborar e colocar no placard da sala de professores, com uma antecedência mínima de 3 dias, uma síntese informativa da visita onde se mencione: Tema /Local; Objetivos; Dia/hora de partida e chegada; Percurso; Identificação dos Professores responsáveis e Professores acompanhantes; Alunos participantes; f) Propor as necessidades de permutas/reposição de aulas não dadas.

2. Após a visita de estudo deverá ser elaborado um relatório sucinto que contenha uma avaliação do grau de consecução dos objetivos propostos, uma breve descrição do decorrer da visita de estudo, faltas de alunos e professores, grau de cumprimento dos horários pré-definidos e outra informação que se considere relevante. 3. O relatório da visita de estudo deverá ser entregue na direção, ao Diretor de Turma/Diretor de Curso.

Artigo 9º Participação dos alunos 1.Cabe aos alunos que participam na atividade entregar ao professor responsável o termo de responsabilidade, devidamente assinado pelo encarregado de educação; 2. Os alunos que não participarem na visita de estudo terão falta de presença. 3. Os alunos com autorização para a visita de estudo mas que nela não compareçam, sem aviso prévio, terão falta de presença, sendo informados os encarregados de educação.

Artigo 10º Obrigações dos alunos 1. São obrigações dos alunos, entre outras presentes no Regulamento Interno e demais legislação:

a) Levar consigo, na visita de estudo, o Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão, o Cartão da Segurança Social e demais documentos solicitados pelos Professores Organizadores; b) Respeitar as indicações/ordens dos Professores; c) Ser pontual e respeitar o cumprimento dos horários; d) Respeitar as normas das Instituições a visitar e tratar com respeito e zelo todos os funcionários; e) Respeitar os colegas e demais intervenientes na visita de estudo.

Artigo 11º Obrigações dos Professores acompanhantes 1. Cabe, obrigatoriamente, aos docentes integrados na visita de estudo, e que por esse motivo estejam impossibilitados de lecionar outras turmas que não as do Ensino Profissional, a disponibilização prévia de um plano de aula e atividades a realizar no respetivo horário letivo. 2. As horas efetivas destas atividades convertem-se em tempos letivos de 45 minutos de acordo com os blocos previstos para o turno da manhã (6 tempos) e turno da tarde (6 tempos), até ao máximo de 12 tempos diários. Assim, uma atividade desenvolvida só num dos turnos (manhã ou tarde) corresponderá a 6 tempos. 3. Os professores organizadores e acompanhantes da visita de estudo distribuem entre si os tempos correspondentes da visita de estudo e assinam o livro de ponto, sumariam e numeram a lição na(s) turma(s) que acompanham.

Artigo 12º Direitos dos intervenientes 1. Os Professores e alunos participantes na Visita de Estudo têm os seguintes direitos: a) Serem transportados em perfeitas condições de segurança, higiene e conforto; b) Serem salvaguardadas a segurança e a integridade física de todos; c) Serem tratados com respeito e correção por parte de todos os participantes; d) Serem pronta e rapidamente assistidos em caso de acidente ou doença súbita; e) Avaliarem a visita de estudo apresentando críticas e sugestões; f) Serem portadores de toda a informação necessária para o desenvolvimento da Visita de Estudo.

Artigo 13º Responsabilidade de danos 1. Os alunos e docentes que participam nestas atividades estão cobertos pelo Seguro Escolar. 2. Possíveis danos causados pelos alunos no decurso destas atividades, que se não enquadrem no âmbito do Seguro Escolar serão da responsabilidade dos respetivos Encarregados de Educação ou do aluno se for maior. 3. Após a chegada à escola, os professores devem participar imediatamente qualquer incidente ocorrido durante a visita.

Artigo 14º Casos omissos 1. A resolução de casos omissos é da responsabilidade da Direção da escola.

Parecer do Conselho Pedagógico: 06/11/2019

Aprovação do Conselho Geral: 05/12/2019