HISTÓRIA DO BRASIL - NOVA REPÚBLICA

1. (Espcex (Aman) 2016) Em 1985, toma posse na Presidência da República o Sr. José Sarney. Com o objetivo de ganhar apoio popular e se firmar no poder, implantou, no início de seu mandato, o Plano Cruzado, que, entre outras medidas, estabelecia a) a criação de uma nova moeda, o cruzeiro, para substituir o cruzado. b) eliminou vários impostos sobre importação, facilitando a entrada de uma enxurrada de mercadorias estrangeiras no País. c) a criação do “gatilho salarial”, isto é, um reajuste automático dos salários sempre que a inflação acumulada atingisse 20%. d) lançou o programa “”, que combinava políticas estruturais voltadas para as causas da pobreza e específicas de educação alimentar. e) anunciou o fim do período de estatização da economia no País e deu início a um programa de privatizações.

2. (Imed 2016) Com o término da Ditadura Militar em 1985, os primeiros governos civis tiveram como objetivos: a) Solidificação das instituições democráticas e estabilização econômica. b) Reabertura do Congresso Nacional e o estabelecimento de eleições indiretas. c) Criação do MERCOSUL e rompimento com o FMI (Fundo Monetário Internacional). d) Indexação da economia e fim do bipartidarismo. e) Anistia política aos militares e outorga da nova Constituição brasileira.

3. (G1 - ifpe 2014) A partir de 1985, o Brasil está em fase de redemocratização. Deste momento em diante, governos civis passam a exercer a soberania republicana do País. Neste sentido, leia os itens abaixo e assinale a opção que estiver correta com relação ao período. a) Na presidência de Itamar Franco, foi realizado o plebiscito que decidiu pela continuidade do sistema republicano presidencialista que o Brasil vive atualmente. b) Em 1985, o governo José Sarney, objetivando conter a inflação, elaborou o seu plano econômico mais famoso: . c) Em 1988, foi aprovada a primeira Constituição do Brasil republicano, cujo documento final foi chamado de “Constituição Cidadã”. d) O governo de Fernando Collor, praticando uma administração neoliberal, iniciou o processo de privatização das empresas de capital privado brasileiras. e) A presidência de Fernando Henrique Cardoso se caracterizou pelo processo de retomada, pelo Estado, das empresas privatizadas no Governo Collor de Mello.

4. (Fgv 2016) Na primeira metade da década de 1980, começaram a surgir as propostas iniciais de política anti-inflacionária alternativa. Esses estudos constituíram o pano de fundo para o Plano Cruzado, lançado em 1986. Em 1994, o Plano Real enfim conseguiria domar a inflação. No intervalo desses dois planos, houve uma sucessão de outros (...). VIDAL LUNA, F. e KLEIN, H. S., O Brasil desde 1980. São Paulo: A Girafa Editora, 2007, p. 75.

A respeito de um dos planos econômicos implementados no Brasil no período citado pelo texto acima, é correto afirmar: a) O Plano Collor, de 1990, caracterizou-se pelo confisco de valores monetários das contas correntes e por uma política econômica protecionista. b) O Plano Real, de 1994, caracterizou-se pela estabilização da moeda e pela ampliação de medidas protecionistas. c) O Plano Bresser, de 1987, caracterizou-se pelo rompimento com o FMI (Fundo Monetário Internacional) e por seu caráter liberal. d) O Plano Verão, de 1989, caracterizou-se pela nacionalização das empresas estrangeiras e pelo controle da remessa de divisas ao exterior. e) O Plano Cruzado, de 1986, caracterizou-se pelo tabelamento de preços e pela intervenção do Estado na economia.

5. (Upf 2016)

Página 1 de 8

HISTÓRIA DO BRASIL - NOVA REPÚBLICA

A imagem acima retrata um momento conturbado da recente história política do Brasil, o governo (1990-1992).

Sobre essa conjuntura, analise as afirmações que seguem e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Fernando Collor de Mello venceu as primeiras eleições diretas para presidente da República após o término da ditadura militar,com um programa que prometia conter a inflação, a corrupção e “caçar” marajás. ( ) O confisco da poupança foi uma das medidas tomadas pela então ministra da Fazenda Zélia Cardoso de Melo para controlar a inflação. ( ) A política econômica de Collor de Mello era a de forte presença do Estado na economia,com fechamento do mercado nacional ao capital internacional. ( ) A grave crise econômica aliada aos escândalos de corrupção, a acusações de tráfico de influência e a empréstimos fraudulentos levou às ruas, além de outros manifestantes,uma multidão de estudantes, os “cara pintadas”, que exigiam o “Fora Collor”. ( ) Em 1992, houve a instalação de CPI que acabou desencadeando o primeiro impeachment de um presidente no Brasil. Collor ficou inelegível por oito anos, assumindo o vice- presidente Itamar Franco.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: a) V – V – F – V – V. b) F – V – F – V – V. c) V – F – F – V – V. d) V – V – V – F – V. e) F – F – V – V – F.

6. (Pucrs 2015) Associe os nomes dos presidentes brasileiros do período da Nova República (coluna A) às características de sua Presidência (coluna B).

Coluna A 1. José Sarney 2. Fernando Collor de Mello 3. Fernando Henrique Cardoso 4. Luís Inácio “Lula” da Silva

Coluna B ( ) Seu mandato foi marcado pela busca da estabilidade monetária, pelo controle da emissão de moedas e pelo baixo crescimento industrial, devido aos efeitos negativos sobre a indústria, decorrentes da abertura da economia brasileira ao mercado internacional. ( ) Sua presidência foi marcada pela estabilidade monetária, pelo crescimento da economia, impulsionado pela exportação de commodities, e pelo incremento do consumo interno, através de políticas de ampliação de renda e crédito, e de redistribuição de renda.

Página 2 de 8

HISTÓRIA DO BRASIL - NOVA REPÚBLICA

( ) Seu governo enfrentou uma forte inflação através de planos econômicos como o Plano Cruzado, o Plano Cruzado II e o Plano Verão, que acabaram fracassando e gerando grande impopularidade ao presidente no fim de seu mandato. ( ) Em seu mandato, procurou combater a inflação através do confisco da poupança, tentou modernizar a economia brasileira, iniciando a sua abertura para o mercado internacional, e enfrentou grande instabilidade política, perdendo o apoio do Congresso. ( ) Tentou marcar o seu governo pelo slogan “Tudo Pelo Social”, promovendo a criação da “farmácia básica” e do seguro desemprego, a extensão dos benefícios da previdência ao trabalhador rural e a aplicação do Programa do Leite.

A numeração correta, de cima para baixo, é a) 1 – 2 – 3 – 4 – 3 b) 2 – 3 – 4 – 1 – 2 c) 3 – 1 – 4 – 2 – 4 d) 3 – 4 – 1 – 2 – 1 e) 3 – 4 – 2 – 1 – 4

7. (G1 - ifba 2014)

No contexto da Nova República no Brasil, a charge acima apresenta uma crítica a) ao governo Collor de Melo, responsável pela consolidação da política monopolista no país. b) à política neoliberal encampada pelos governos Lula e Dilma, cuja consequência foi o aumento da pobreza no país. c) ao período das privatizações brasileiras, como consequência da ação das classes trabalhadoras na defesa da autonomia do mercado. d) à ampliação da participação do Estado no processo industrial do país, a partir do aumento da intervenção econômica durante o governo do PSDB. e) ao neoliberalismo que caracterizou a chamada Era FHC e foi responsável pelo desmanche do Estado nacional e maior concentração de renda.

8. (Unimontes 2012) “Em sua primeira entrevista coletiva como Presidente da República, Fernando Henrique declarou: ‘O meu governo vai virar definitivamente a página da Era Vargas e colocar o Brasil na modernidade’ – frase emblemática que sinalizava sua intenção de modificar a Carta de 1988. (...) Para o constitucionalista Paulo Bonavides, os verbos conjugados pelos reformadores foram: ‘desnacionalizar, desestatizar, desconstitucionalizar, desregionalizar e desarmar’”.

(Cardoso Jr., José Celso. (org.) A Constituição brasileira de 1988 revisitada: recuperação histórica e desafios atuais das políticas públicas nas áreas econômica e social. Brasília: Ipea, 2009.)

Página 3 de 8

HISTÓRIA DO BRASIL - NOVA REPÚBLICA

Considerando o texto e os conhecimentos acerca da história do Brasil pós-1990, é INCORRETO afirmar que a) o governo de FHC, apesar do discurso reformista, teve de dar sequência à política de direitos sociais básicos; houve alguma retração no campo previdenciário e no campo agrário, mas houve avanço na ampliação do acesso à educação básica e, a partir de 2000, a área da saúde ganhou maior estabilidade com a regulamentação do SUS. b) a alteração de cinco artigos do capítulo Ordem Econômica desguarneceu o Estado brasileiro e abriu o caminho do retrocesso que significou transitar de uma economia de caráter industrial para uma economia de caráter predominantemente primário-exportadora. c) as emendas constitucionais promulgadas a partir de 1995 permitiram combinar a liquidação do caos político do passado recente e do presente brasileiro à construção de um Estado capitalista democrático contrabalançado por um forte poder popular e pela luta radical e proletária em favor do socialismo. d) as emendas constitucionais promulgadas a partir de 1995 cederam ao chamado neoliberalismo, assinalando o desígnio de abertura da economia brasileira ao mercado e ao capitalismo internacional.

9. (Udesc 2013) A década de 90, sobretudo a primeira metade, é reconhecida como um período de estabilidade da economia e de avanços sociais importantes, no Brasil. Analise as proposições sobre a década de 90 e as questões correlatas.

I. De maneira geral pode-se inferir que a implantação da nova moeda – o Real, e o controle da inflação permitiram aumento do consumo e dos índices de desenvolvimento humano, diminuição da pobreza, melhor distribuição de renda. II. Certamente, pode-se afirmar que houve avanços sociais importantes no Brasil, mas a década de 90 também foi marcada por conflitos e lutas travadas em prol de direitos e ampliação de conquistas sociais. A exemplo, foram as lutas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), dos movimentos em defesa dos indígenas, movimentos negros, feministas, afrodescendentes e ecologistas. III. A década de 90 também foi marcada por crises. A exemplo, a crise econômica internacional no final da década que colocou a economia brasileira em dificuldades; a ocorrência de privatizações controversas e o crescimento do deficit público. IV. Na década de 90, inserção do país na ordem política internacional, os principais pontos da política externa pautavam-se no cultivo de relacionamento pacífico com os países vizinhos e na política de fortalecimento das relações regionais e conjuntas, como as voltadas ao Mercosul e à União Europeia, dentre outras.

Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras. b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. d) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

10. (Uff 2011) “Miséria é imoral. Pobreza é imoral. Talvez seja o maior crime moral que uma sociedade possa cometer.”

BETINHO

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda, cujo objetivo é auxiliar famílias em situação de pobreza. Sobre esse projeto pode-se afirmar a) que houve uma redução de quinze pontos percentuais no número de pobres da população rural brasileira, entre 2003 e 2008, como indicam dados das Nações Unidas. b) que é considerado, por muitos, o mais importante projeto de transferência de renda do mundo, criado pela primeira vez por Getúlio Vargas, tido até hoje como o “pai dos pobres”. c) que o sucesso do programa pode ser verificado pela diminuição do êxodo rural da população pobre brasileira.

Página 4 de 8

HISTÓRIA DO BRASIL - NOVA REPÚBLICA d) que foi um dos programas responsáveis pela concentração da população miserável no campo, segundo os dados da Fundação Getúlio Vargas. e) que desestimula a agricultura familiar, já que os contemplados não são constrangidos a trabalhar, em razão do auxílio dado pelo governo.

11. (Espm 2015) Nas eleições ocorridas no Brasil, em outubro de 2014 em vários estados e, no caso da presidência da república, a decisão ficou para um segundo turno. Outro aspecto presente nesta eleição, e que tem sido objeto de discussões, é o instituto da reeleição para o executivo federal e estadual. Sobre o assunto aponte a alternativa que apresente corretamente quando foram instituídos, respectivamente, a eleição em dois turnos e o instituto da reeleição: a) Constituição de 1946 – Constituição de 1988; b) Constituição de 1967 – Constituição de 1988; c) Constituição de 1967 – Emenda Constitucional de 1969; d) Constituição de 1988 – Emenda Constitucional de 1997; e) Constituição de 1969 – Emenda Constitucional de 2013.

12. (G1 - ifce 2014) Em relação ao Brasil do início do século XXI, é correto afirmar-se que a) teve, com a eleição do presidente Lula, a continuidade das propostas neoliberais, tendo em vista ser este presidente forte defensor das ideias do Partido da Social Democracia Brasileira. b) no segundo governo Lula, 2007 a 2010, o programa social Bolsa Família foi extinto, tendo em vista o modelo econômico brasileiro ter ultrapassado a inclusão social, não necessitando mais de ações assistencialistas. c) com a eleição de Dilma Rousseff à Presidência da República, os partidos PSDB e PFL passaram a compor o governo, apoiando o novo programa de desenvolvimento econômico do país, o PRONATEC, que defende a nacionalização de todas as empresas estrangeiras. d) o governo de Dilma Rousseff sofreu uma forte crise de contestação às suas ações, como contra a corrupção em diversos setores e esferas no país, no período que antecedeu a Copa das Confederações em 2013. e) em atitude semelhante à de Getúlio nos anos de 1950, ao criar a PETROBRÁS, a Presidente Dilma Rousseff conseguiu, com apoio do Congresso Nacional, garantir a exclusiva exploração do Petróleo na camada Pré-Sal, impedindo o loteamento desta camada para empresas estrangeiras.

Página 5 de 8

HISTÓRIA DO BRASIL - NOVA REPÚBLICA

Gabarito:

Resposta da questão 1: [C]

A questão remete à Nova República que começou com o governo de Sarney, em 1985. O ministro Dílson Funaro e sua equipe criaram o Plano Cruzado I em primeiro de março de 1986. O plano consistia em conciliar crescimento econômico e combate à inflação. As principais medidas foram: nova moeda, o cruzado com o valor do cruzeiro cortando três zeros, congelamento de preços por um ano visando o combate à inflação, congelamento de salários, o gatilho salarial vinculado automaticamente ao aumento do salário com a inflação, entre outras medidas.

Resposta da questão 2: [A]

No pós-ditadura, duas preocupações rondavam o país: a garantia da volta da democracia e a correção da economia, descontrolada pela dívida externa e pela inflação.

Resposta da questão 3: [A]

A questão remete a Nova República que se iniciou em 1985 após 21 anos do regime militar. Sarney governou entre 1985-1990, Collor entre 1990-1992, Itamar Franco foi presidente do Brasil entre 1992-1994. Em 1993, no mandato do presidente Itamar Franco, aconteceu o plebiscito sobre as formas e sistemas de governo, mantendo a República Presidencialista.

Resposta da questão 4: [E]

A questão aponta para os Planos Econômicos que surgiram na Nova República a partir de 1985. Entre o Plano Cruzado I, fevereiro de 1986, até o Plano Real de julho de 1994, o Brasil conheceu diversos outros planos econômicos, porém todos fracassaram no combate à inflação. O Plano Collor de 1990 tinha um viés neoliberal e não protecionista. O Plano Real também não possuía medidas protecionistas. O Plano Bresser de junho de 1987 não foi liberal e não rompeu com o FMI. Ele congelou a economia do país por 30 dias e extinguiu o gatilho salarial. O Plano Verão de janeiro de 1989 não nacionalizou empresas estrangeiras, tratava-se de uma política gradualista de combate à inflação procurando combater o deficit público. O Plano Cruzado lançado em 28 de fevereiro de 1986 pelo ministro da fazenda Dílson Funaro adotou as seguintes medidas: mudança da moeda surgindo o cruzado, congelamento de todos os preços, gatilho salarial, seguro desemprego, entre outras medidas.

Resposta da questão 5: [A]

A questão remete à “Era Collor”, 1990-1992. Collor foi o primeiro presidente eleito de forma direta desde a eleição de 1961 com a vitória de Jânio Quadros, ou seja, o Brasil ficou quase 30 anos sem eleições diretas. Logo no início do mandato, a equipe econômica confiscou a poupança dos brasileiros alegando controlar a inflação. Com Fernando Collor de Mello começou o neoliberalismo no Brasil com a menor participação do Estado na economia, livre cambismo, abriu a economia do país para o capital externo, iniciou o processo de privatização das estatais, entre outras medidas. Escândalos de corrupção levaram ao impeachment de Collor através do movimento “Cara Pintada” em 1992, ficou inelegível por 8 anos sendo substituído pelo seu vice Itamar Franco.

Resposta da questão 6: [D]

Página 6 de 8

HISTÓRIA DO BRASIL - NOVA REPÚBLICA

A associação correta é:

3 – FHC – governo marcado pelo controle monetário a partir da criação do Plano Real; 4 – Lula – governo marcado por programas sociais que promoveram a redistribuição de renda no Brasil; 1 – Sarney – governo marcado por tentativas frustradas de controle da inflação, através dos Planos Cruzado, Cruzado II e Verão; 2 – Collor de Mello – governo marcado pelo confisco da poupança dos brasileiros e por graves denúncias de corrupção; 1 – Sarney – “tudo pelo social”, farmácia popular, seguro desemprego e programa do leite são feitos do governo de José Sarney.

Resposta da questão 7: [E]

FHC, durante seu governo, adotou a política econômica neoliberal, que apoiava o livre mercado e a privatização em casos de falência ou mal funcionamento dos órgãos estatais. Durante seu governo, FHC privatizou algumas empresas estatais brasileiras, como a Vale do Rio Doce.

Resposta da questão 8: [C]

FHC defendeu neste discurso que acabaria com a Era Vargas, que “vai virar a página”. Sem dúvida é um discurso neoliberal que significa enxugar a máquina pública, privatizar as estatais, abrir a economia do Brasil para a economia globalizada. O segundo mandato de FHC, 1998- 2002, foi muito difícil, o governo sofreu diversas críticas de vários segmentos sociais como o MST e movimentos contra os leilões da privatização.

Resposta da questão 9: [E]

Na década de 1990, no Brasil, a implantação do Real promoveu a instabilidade da economia brasileira e a volta do crescimento econômico a partir da queda de inflação. O crescimento da economia proporcionou o aumento de renda da população e, consequentemente, o aumento do consumo. Mas a década de 1990, em especial no governo de FHC, foi marcada por várias privatizações contestadas pela oposição política e por movimentos de reivindicação social, com o movimento dos sem-terra. No panorama mundial, a década foi marcada pelo fortalecimento dos blocos econômicos criados para facilitar a integração econômica entre os países, como o Mercosul e a União Europeia.

Resposta da questão 10: [A]

Conhecimento atual, porém factual. Foi criado e adotado pelo governo Lula, porém não inibiu o êxodo rural. Existem críticas ao programa, como o fato de desestimular o trabalho de uma forma geral, porém existe apoio, pois garante renda alimentação mínima a famílias em situação de extrema pobreza.

Resposta da questão 11: [D]

Somente a proposição [D] está correta. A questão remete a constituição brasileira de 1988 e a aprovação do projeto de reeleição para o executivo no ano de 1997. A Constituição de 1988 é denominada de “Cidadã” e estabeleceu o segundo turno para as eleições do executivo. Desde a eleição de 1989, todos os presidentes foram eleitos no segundo turno das eleições, exceto Fernando Henrique Cardoso eleito em primeiro turno em 1994 e 1998. Foi no mandato presidencial do tucano FHC, em 1997, que foi aprovado o projeto da reeleição. O PSDB

Página 7 de 8

HISTÓRIA DO BRASIL - NOVA REPÚBLICA planejava permanecer no poder, fato que se confirmou. Hoje, dentro da “Reforma Política”, discute-se a questão da reeleição para o executivo.

Resposta da questão 12: [D]

Somente a alternativa [D] está correta. O governo de Dilma Rousseff sofreu um forte desgaste por conta das mobilizações que ocorreram no Brasil em junho de 2013. As mobilizações iniciaram em São Paulo liderado pelo movimento do “Passe Livre” e se propagaram pelo país diversificando a pauta de reivindicação e críticas. Em geral criticou os gastos com a realização da copa do mundo no Brasil, a corrupção, e a péssima qualidade do serviço público prestado pelo Estado. As demais alternativas estão incorretas. Lula criticou propostas neoliberais. Lula não extinguiu o programa “Bolsa Família”. PSDB não foi para a base aliada no governo Dilma.

Página 8 de 8