APRESENTAÇÃO

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) não é apenas uma escola de ensino médio integrado. A EPSJV é uma unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz, uma das maiores e mais importantes instituições de pesquisa do país e da América Latina, vinculada ao Ministério da Saúde. A Escola tem muitos outros cursos além do ensino médio integrado as habilitações técnicas. A EPSJV oferece cursos téc- nicos de nível médio, de especialização e de qualificação nas áreas de Vigilância, Aten- ção, Informações e Registros, Gestão, Técnicas Laboratoriais, Manutenção de Equipa- mentos e Radiologia, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), um programa de vocação científica (Provoc) oferecido para estudantes do ensino médio, e de um Programa de Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde. A Escola Politécnica é uma referência em Educação Profissional em Saúde, o que significa que, além de desenvolver cursos, tem também o papel de pesquisar esse tema, contribuir com a formulação de políticas e promo- ver cooperação técnica com outras instituições e governos, do Brasil e do mundo. É Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Educação de Técnicos em Saúde e sedia a Secretaria Executiva de algumas redes internacionais que envolvem países principalmente da América Latina e da África. Com isso, a Escola participa de várias parcerias e ações de cooperação nacional e internacional, que envolvem seus trabalhadores e direção. Para contribuir com a formação dos trabalhadores da s aú d e, a EP S J V p ublica liv ro s e mater iais didático s e co ord e- na a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) da área de Educa- ção Profissional em Saúde. A Escola também edita uma revista jornalística, a Poli –– Saúde, Educação e Tra- balho, e um periódico científico, a Revista Trabalho, Educação e Saúde. A sua denominação como “politécnica” tem uma razão de ser fundamental –– significa que busca- mos desenvolver uma formação que não separe os aspectos manuais e intelectuais do trabalho. Assim, queremos que nossos estudantes de- senvolvam a dimensão prática de seu traba- lho, mas sabendo que ela está embasada nos conhecimentos científicos produzidos pela humanidade que, mais do que instrumentos para o trabalho, são direito de todos. CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM SAÚDE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO (CTNMS)

Refere-se ao Ensino Médio. Os conhecimentos a serem desenvolvidos no Ensino Médio têm uma especificidade própria, pois devem propiciar ao educando a apropriação e o manuseio de ferramentas básicas para que ele pense, articule a aja socialmente. As aulas são ministradas nas seguintes áreas do conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Artes Plásticas e Visuais, Música, Teatro, Expressão Corporal e Desporto e Oficina de Leitura e Produção Textual); Ciên- cias da Natureza, Matemática e suas tecnologias (Biologia, Física, Química e Matemáti- ca) e Ciências Humanas e suas tecnologias (Filosofia, Sociologia, Geografia e História). Como você já viu, a EPSJV busca possibilitar uma educação integral, em que a relação entre a prática e a teoria seja uma constante. Aqui, estudantes não serão vistos como máquinas a serem treinadas nem como depósitos de conteúdo: serão tratados como seres humanos em processo de formação que carregam, cada um, sua própria história. Por isso, apostamos num processo educativo calcado no que há de mais avançado no conhecimen- to técnico e tecnológico aliado a uma sólida formação geral que investe na relação entre ciência e cultura, permitindo também a construção de uma consciência crítica e parti- cipativa. Se você tiver interesse em conhecer melhor nosso Projeto Político Pedagógico, basta acessar o link ‘ensino’ no nosso site (www.epsjv.fiocruz.br). Nos cursos técnicos de nível médio integrado ao Ensino Médio, o estudante tem todas as aulas da formação geral e do ensino técnico. Oferecemos três habilitações para este tipo de curso:

HABILITAÇÕES TÉCNICAS

ANÁLISES CLÍNICAS O Técnico em Análises Clínicas pode atuar nos serviços de saúde, no controle de qua- lidade em saúde, na produção tecnológica e na pesquisa biológica, tendo como campos de trabalho laboratórios, públicos e privados, de análises médicas e toxicológicas, e instituições de produção e pesquisa em saúde. A habilitação se desenvolve por meio de aulas teóricas e práticas, sendo compostas pelas seguintes disciplinas: Animais de Laboratório; Bacteriologia; Bioestatística; Biologia Molecular; Bioquímica; Boas Práticas laboratoriais e Biossegurança; Fluidos Corporais; Fundamentos de Química Analítica; Helmintologia; Hematologia; Imunologia; Iniciação à Educação Politécnica (IEP); Micologia; Morfologia; Protozoologia; Técnicas Básicas em Laboratório; Técnicas Histológicas; Virologia; Estágio Profissional; Projeto de Trabalho, Ciência e Cultura (PTCC / Monografia) e Atividades Diversas. TÉCNICO EM BIOTECNOLOGIA A formação do Técnico em Biotecnologia em nossa Escola possui ênfase na área de saúde. Desta forma, o técnico poderá atuar em laboratórios de produção, pesquisa, desenvolvimento tecnológico ou controle de qualidade de imunobiológicos (vacinas, diluentes e kits de diagnóstico). A habilitação se desenvolve por meio de aulas teóricas e práticas, sendo ministrada com as seguintes disciplinas: Técnicas Básicas em Laboratórios; Biossegurança; Fundamentos de Química Analítica; Biomodelos; Bioestatística; Morfologia; Imunologia; Microbiologia; Bio- química; Cultura de Células; Biologia Molecular; Biotecnologia Vegetal; Bioética; Conceitos Básicos em Pesquisa Clínica na Biotecnologia; Fundamentos de Bioinformática; Aplicações com células-tronco; Princípios em Nanotecnologia; Sistemas de Gestão da Qualidade; Tec- nologias para Vacinas e Adjuvantes; Tecnologias para Biofármacos; Tecnologias para Diag- nóstico em Saúde; Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual; Deontologia; Iniciação à Educação Politécnica (IEP); Estágio Profissional; Projeto de Trabalho, Ciência e Cultura (PTCC/Monografia) e Atividades Diversas.

GERÊNCIA EM SAÚDE O técnico em Gerência em Saúde pode atuar em diferentes setores administrativos das unidades de saúde, com distintos níveis de complexidade na atenção à saúde, como por exemplo, centros de saúde e hospitais de pequeno, médio e grande porte. A habilitação se desenvolve por meio de aulas teóricas e práticas, sendo ministrada com as seguintes disciplinas: Teoria Geral da Administração; Financiamento I; Financia- mento II; Comunicação em Saúde; Gestão do Cuidado em Saúde; Iniciação à Educação Politécnica (IEP); Informação em Saúde I; Informação em Saúde II; Direito, Cidadania e Subjetividade; Legislação em Saúde; Gestão do Trabalho em Saúde; Estatística; Abaste- cimento e Patrimônio; Serviços Gerais; Tecnologias da Gestão em Saúde; Estágio Profis- sional; Projeto de Trabalho, Ciência e Cultura (PTCC / Monografia) e Atividades Diversas.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

PORTÕES ABERTOS A EPSJV é uma escola de portões abertos, onde circulam tanto estudantes do Ensino Médio, como de outros cursos, além de trabalhadores da Fiocruz e público externo. Os educandos da EPSJV podem circular livremente pelo campus da Fiocruz.

FREQUÊNCIA Na EPSJV, não existe catraca que registre entrada e saída do prédio. O controle de frequência dos estudantes se realiza pelo diário de classe, no qual os professores registram a frequência dos estudantes. TARDE LIVRE Como o curso na EPSJV acontece em horário integral, os estudantes têm uma tarde livre na semana –– as quartas-feiras. Orientamos que sempre que possível, os compro- missos particulares sejam marcados neste dia da semana. Caso não seja possível, o estu- dante pode solicitar 2ª chamada de avaliações perdidas, conforme explicaremos a diante

SÁBADOS LETIVOS No calendário 2019, há a previsão de aula em oito sábados para cumprirmos os 200 dias letivos estabelecidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96). Em 2020, regularizamos atividades pedagógicas em oito sábados letivos, a fim de cum- prirmos os 200 dias letivos na LDB.

UNIFORME No dia-a-dia, embora não seja obrigatório, é altamente recomendável que eles estejam uniformizados, inclusive por questões de segurança: isso facilita a sua identificação dentro e fora do campus da Fiocruz, onde circulam aproximadamente 6 mil pessoas por dia. O estu- dante da EPSJV precisa estar uniformizado para participar das atividades externas à Escola e das aulas de laboratório. Além disso, a garantia da gratuidade no transporte público também depende do uso do uniforme.

BANDEJÃO Os estudantes do CTNMS têm direito a três refeições diárias no bandejão da EPSJV –– café da manhã, almoço e lanche da tarde. As refeições são preparadas com a supervisão de nu- tricionistas e, atualmente, parte dos alimentos consumidos no bandejão da Escola são adqui- ridos da agricultura familiar, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

SUSTENTABILIDADE Desde 2018, a Escola Politécnica, acompanhando orientação do Governo Federal, reduziu o uso de copos plásticos. Assim, cada educando deve trazer seu próprio copo ou garrafinha de casa.

LIVROS DIDÁTICOS Através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o Ministério da Educação fornece e a EPSJV distribui, gratuitamente, os livros e outros materiais de apoio que serão usados pelos estudantes. Ao final de cada ano letivo, os livros didáticos devem ser devolvidos para que outros estudantes possam utilizar. BIBLIOTECA A EPSJV conta com a Biblioteca Emília Bustamante, que funciona de segunda à sexta- feira, das 7h às 20h. Além de consultar os livros do acervo e solicitar o empréstimo, os estudantes podem fazer pesquisas nos computadores e trabalhos escolares.

ATENDIMENTO MÉDICO Caso algum estudante necessite de atendimento médico durante o período em que estiver na EPSJV, deve procurar o Apoio Escolar (sala 207). A equipe do Apoio tomará as providências necessárias e entrará em contato com os responsáveis para acompa- nhamento do estudante, quando se fizer necessário. É importante que os/as responsáveis dos educandos mantenham seus contatos atua- lizados na Secretaria Escolar da EPSJV para facilitar o contato quando for necessário.

AVALIAÇÃO, RECUPERAÇÃO E SEGUNDA CHAMADA

Na Escola Politécnica, o ano letivo é dividido em três trimestres. A cada trimestre, o educando realiza pelo menos duas avaliações por disciplina, sendo uma delas individual e escrita. O peso desta avaliação corresponde a, no mínimo, 60% e, no máximo, 80% da nota trimestral. O restante da nota será obtido a partir da realização de exercícios, pes- quisas, relatórios, seminários e outras formas de atividades pedagógicas. As disciplinas de Educação Física e Educação Artística poderão lançar mão de ins- trumentos diferentes da prova, mas sempre garantindo uma avaliação individual. A dispensa das atividades de Educação Física (concedida mediante atestado médico) é relativa apenas à parte prática, portanto, o educando deve assistir às aulas e cum- prir as tarefas teóricas, trabalhos escritos e pesquisas definidas pelos professores. Ao final de cada ano, caso a média simples das notas nos três trimestres chegue a 6 (seis) e o educando tenha, no mínimo, 75% de frequência às aulas, estará aprova- do. Se a média for inferior a 6 (seis) e o educando não estiver reprovado por faltas, poderá fazer a recuperação, em no máximo 5 (cinco) disciplinas do ensino médio e 2 (duas) da habilitação técnica. Durante a recuperação, o estudante realizará uma prova, com peso de 80% da nota, e pelo menos um trabalho. Caso perca qualquer avaliação, o estudante pode solicitar a segunda chamada, em até 72 horas após a primeira chamada, trazendo o atestado médico ou a justi- ficativa de ausência assinada pelo responsável. Para concluir o quarto e último ano do curso, o estudante precisa ser aprovado nas avaliações regulares e na monografia, além de cumprir a carga horária de estágio, com apresentação do relatório.

PLANO DE CONTINGÊNCIA

A EPSJV, assim como todo o campus principal da Fiocruz, está localizada num território que expressa a triste situação de violência que o vive. Além de represen- tar um grande tormento para quem mora nessa região, para os estudantes da Escola, isso significa que aulas poderão ser interrompidas por ocasião de tiroteios. Para esses casos, a Escola aplica um Plano de Contingência elaborado pela Fiocruz, ou seja, um conjunto de medidas a serem tomadas para garantir a segurança de todos. Algumas vezes, será preciso sair da sala; em outras, a Fiocruz disponibilizará ônibus para que os estudantes saiam do campus, sempre acompanhados de professores e em segurança. O mais importante é que os estudantes participem dos treinamentos do plano de contingência, informem-se, mantenham a calma e confiem nas orientações que serão dadas pelos profissionais responsáveis. Para sair do campus no ônibus disponibilizado pela Fiocruz, os estudantes preci- sam de uma autorização dos responsáveis, que é assinada no ato da matrícula. Se, por algum motivo, você não assinou uma autorização para o seu (sua) filho(a), procu- re a Secretaria Escolar para regularizar essa situação o mais rápido possível.

PROJETO ESCOLA SAUDÁVEL

A EPSJV conta com o projeto Escola Saudável, que tem como objetivo acompa- nhar os estudantes que, por razões distintas, estejam enfrentando alguma dificul- dade que interfira em seu processo de aprendizagem ou na frequência às aulas. A partir deste acompanhamento, a equipe responsável realiza reuniões e propõe estratégias que possam auxiliar o estudante a permanecer na escola. A equipe do projeto também participa dos conselhos de classe e reuniões de planejamento, en- tre outros espaços, buscando sempre construir junto com o corpo docente estraté- gias pedagógicas que busquem atender as necessidades de formação dos discentes. COORDENAÇÃO GERAL DO ENSINO TÉCNICO (Cogetes)

Essa coordenação, localizada na sala 316, realiza o acompanhamento e a dis- cussão dos processos e das questões relativas à formação político-pedagógica do CTNMS, com o intuito de mapear e dar encaminhamentos relativos às fragilidades, às dificuldades, às necessidades e aos avanços que dizem respeito à proposta de formação integral politécnica. Dessa forma, coordena, articula e realiza a media- ção entre as coordenações de todas as habilitações, a formação geral e demais componentes curriculares deste curso (IEP, PTCC, Atividades Diversas e Estágio). A Cogetes também acompanha junto à Secretaria Escolar, à nutricionista, à equipe de infraestrutura e ao Grêmio Estudantil da Escola todos os aspectos relativos ao cotidiano escolar dos estudantes. Essa é a instância responsável pela articulação da relação entre os estudantes, as coordenações, o Projeto Escola Saudável e os responsáveis. Deve ser, portanto, o seu primeiro e principal canal de contato com a EPSJV. É a Cogetes que você deve procurar se quiser comunicar ou conversar sobre problemas da vida escolar do seu filho –– como baixo rendimento e dificuldade de acompanhamento das aulas ou na relação com os colegas, problemas de saúde (do próprio estudante ou na família) e eventuais ausências, entre outros.

GRATUIDADE NOS TRANSPORTES PÚBLICOS*

A gratuidade nos transportes públicos é um direito de todos os estudantes da rede pública de ensino. Para acessar a gratuidade, é necessário um procedimento próprio em cada modal de transporte público. A documentação necessária para a confecção do cartão de gratuidade é a seguinte:

• Documento de identificação original: RG ou certidão de nascimento (se for menor); • Declaração da escola original emitida em até 30 dias, com carimbo e assina- tura do diretor; • Comprovante de Residência (se menor que 21 anos em nome dos pais, se maior, em nome do próprio). O comprovante poderá ser qualquer conta recebi- da VIA CORREIO atualizada (prazo de 90 dias), não pode ser cópia de conta de água, luz, gás ou telefone fixo e não pode ser impresso. Não aceita carta social e telegrama; • CPF (original, se possuir). MENORES DE 18 ANOS DEVERÃO ESTAR ACOMPANHADOS DO RESPONSÁVEL LEGAL PORTANDO DOCUMENTOS DE IDENTIDADE E CPF ORIGINAIS.

A confecção dos cartões estará disponível nos postos de atendimento da Riocard Gratuidade, Supervia e Metrô Rio.

RIO-ÔNIBUS

PARA OS ESTUDANTES QUE POSSUEM CARTÃO COM FOTO, O CARTÃO PERMANECERÁ O MESMO. OS QUE NÃO TÊM DEVEM ENTRAR EM CONTATO COM A CENTRAL DE ATENDIMENTO PARA CONFIRMAR SE O CARTÃO JÁ FOI ATUALIZADO COM A ESCOLA ATUAL.

Os demais educandos devem verificar se o nome consta no site www..com e, após constatação, devem se dirigir ao posto de atendimento de sua preferência. No pos- to, será tirada a foto e, no mesmo dia, será entregue o cartão. Para os educandos resi- dentes em outros municípios do Rio de Janeiro, será agendada uma data para a entrega do cartão. No momento da foto o estudante deve estar uniformizado (com o jaleco ou a camisa oficial da EPSJV).

OBS: 1. Em caso de roubo ou perda do Cartão, entrar em contato com a Central RioCard para bloquear e solicitar a 2ª via (cobrada); 2. Caso o cartão apresente problemas (ex: cartão não funciona, foto trocada, bloqueado, cancelado), o estudante deve procurar um posto do RioCard, com os documentos originais (RG) e solicitar a avaliação do cartão. O cartão Rio Card deve estar em perfeito estado.

O estudante que utilizar o Bilhete Único Carioca (municipal) pode utilizar até dois ônibus em um intervalo de duas horas, descontando somente uma passagem. O Bilhete Único Estadual (intermunicipal) pode utilizar dois ônibus em um intervalo de 2h30min. O educando tem direito a utilizar até 60 passagens por mês e até 5 passagens por dia. Caso utilize todas as passagens no inicio do mês, o cartão irá informar utilização inválida, não permitindo a passagem mais naquele mês, sendo liberado no mês seguinte.

LOCAIS DE ATENDIMENTO RIOCARD

Loja RioCard De 2ª à 6ª feira, de 8h às 17h Bangu Rua Fonseca, 240 - 2° piso - e sábados de 9h às 13h Rio Poupa Tempo - Shopping Bangu

Loja RioCard Centro De 2ª à 6ª feira, de 8h às 18h Av. Nilo Peçanha 26A

Loja RioCard Copacabana Metrô Siqueira Campos - De 2ª à 6ª feira, de 7h às 19h Rua Siqueira Campos s/nº

Loja RioCard Méier Terminal Rodoviário Américo Ayres De 2ª à 6ª feira, de 9h às 18h - Rua Arquias Cordeiro s/nº

Mais informações na Central de Atendimento (2127-4000) ou no site www.riocard.com SUPERVIA

Só têm direito ao uso do cartão Supervia os educandos que necessitem do transporte ferroviário. Estarão liberadas para uso gratuito a estação mais próxima às necessidades de locomoção do estudante (próximo de sua casa) e a Estação de Manguinhos. O cadastramento é feito no Espaço Gratuidade, localizado na área paga (plataforma 13) ao lado dos banheiros públicos da estação Central do Brasil. O atendimento é reali- zado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

DURANTE TODO O ANO DE 2020 A SUPERVIA ESTARÁ CONFECCIONANDO O CARTÃO PARA OS NOVOS EDUCANDOS E RECADASTRANDO OS EDUCANDOS QUE JÁ POSSUEM O CARTÃO SUPERVIA.

Mais informações na Central de Atendimento (0800 726 9494) ou no site www..com.br

METRÔ-RIO

Só têm direito ao uso do cartão do Metrô estudantes residentes próximos às estações e a estação de Triagem (próximo da Fiocruz). É preciso se dirigir uniformizado ao Posto de Gratuidade existente na Estação Cen- tral. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em caso de perda ou roubo do seu cartão Gratuidade, procure imediatamente o Posto de Gratuidade, na Estação Central, para comunicar a ocorrência e solicitar a 2ª via. Caso a solicitação de 2ª via seja para menor de idade, o responsável legal deverá comparecer ao Posto de Gratuidades com documentos comprobatórios. Para o caso de perda ou roubo sem a apresentação do boletim de ocorrência, será cobrada a taxa de emissão de 5 (cinco) vezes o valor da tarifa vigente. A 2ª via solicitada fica pronta no ato da comprovação de pagamento do boleto bancário.

Mais informações na Central de Atendimento (0800 595 1111) ou no site www.metrorio.com.br

* Todas essas informações são de responsabilidade das concessionárias de transporte público citadas. TELEFONES PARA O CONTATO NA EPSJV:

Secretaria Escolar – 3865-9801 / 3865-9865 Escola Saudável – 3865-9713 Cogetes – 3865-9728 Escola (telefonista) – 3865-9797

Para receber as novidades da EPSJV, adicione o número de celular (21) 96473-6462 em seus contatos e mande uma mensagem com seu nome completo.

SIGA A EPSJV NAS REDES SOCIAIS: Facebook: EPSJVFiocruz Instagram: epsjv_fiocruz Twitter: @EPSJVFiocruz