RELATÓRIO DE RESULTADOS DE COMUNICAÇÃO

Sumário

1. Introdução ...... 3 2. Estratégia de Comunicação ...... 5 2.1. Público-alvo ...... 6 2.2. Ações de Comunicação ...... 7 3. Desenvolvimento e Gestão ...... 9 4. Publicidade e Propaganda ...... 10 4.1. Campanha publicitária ...... 10 4.2. Material promocional ...... 10 4.3. Enxoval de peças ...... 11 4.4. Campanha Seletivas ...... 13 4.5. Programação visual ...... 14 4.6. Programação Audiovisual ...... 15 4.7. Mídia Publicitária ...... 18 4.8. Ação promocional – Ativação Mundo SENAI ...... 24 4.9. Jovens Youtubers ...... 24 5. Superintendência de Relações Públicas ...... 26 5.1. Comunicação Interna ...... 28 6. Jornalismo ...... 30 6.1. Planejamento e Estratégias ...... 30 6.1.1. Preparação de Comunicadores das Federações ...... 30 6.1.2. Cobertura das Seletivas da WorldSkills ...... 31 6.2. Pré evento: sugestão de conteúdo + visitas às redações ...... 31 6.2.1. Produção e divulgação de conteúdo ...... 31 6.2.2. Visitas às redações + contato por telefone ...... 33 6.2.3. Preparação de porta-vozes ...... 34 6.3. Evento: Atendimento à imprensa + cobertura das competições ...... 34 6.4. Pós-evento: Mapa do Trabalho Industrial ...... 35 6.5. Grandes números do jornalismo ...... 36 6.5.1. Principais destaques ...... 37 6.6. Redes Sociais ...... 41

1

6.7. Agência CNI de notícias ...... 45 6.8. Fotografia ...... 45 6.9. Principais destaques de artes gráficas produzidas para conteúdo multimídia ...... 46 6.10. Vídeo ...... 47 7. Conclusão ...... 49

2

1. Introdução

A educação sempre foi fator importante para o desenvolvimento das pessoas e dos países em todos os momentos históricos. Na atual sociedade do conhecimento, no entanto, a velocidade das mudanças obriga as pessoas a um permanente aprendizado. A 10ª edição da Olimpíada do Conhecimento, realizada em Brasília de 5 a 8 de julho, no Centro Internacional de Convenções de Brasília, mostrou à sociedade que a escola precisa acompanhar as transformações da 4ª revolução industrial e modernizar os métodos de ensino.

O evento foi estruturado como uma demonstração de novas tecnologias aplicadas na indústria, abordando o tema “Indústria 4.0”, o papel e o potencial dos produtos e serviços que o SESI e o SENAI podem desempenhar nessa nova realidade.

Cidade Inteligente

3

Nos quatro dias de evento, realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), os visitantes puderam conhecer, na Escola do Futuro, projetos inovadores desenvolvidos por alunos com metodologias pedagógicas que aproximam a escola do mundo do trabalho. Na Cidade Inteligente, foram apresentadas ainda tecnologias que prometem melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos.

Escola do Futuro

4

Superando o desafio de realizar o evento em um lugar de difícil acesso, no período de férias escolares e durante a Copa do Mundo de Futebol, a Olimpíada do Conhecimento reuniu mais de 46 mil pessoas que interagiram com sistemas inteligentes e máquinas que já são realidade na indústria e logo farão parte do cotidiano da população.

E para contribuir para o grande sucesso do projeto as áreas de comunicação do Sistema Indústria trabalharam de forma integrada no planejamento, divulgação e produção do evento.

2. Estratégia de Comunicação

Com o objetivo de tornar o evento cada vez mais conhecido pelos públicos de interesse, as áreas de comunicação do Sistema Indústria - Diretoria de Comunicação – DIRCOM e a Superintendência de Jornalismo – SUPERJOR desenvolveram suas ações tendo como principais desafios:

 Sensibilizar a sociedade sobre a importância da indústria, reforçando a atuação do SESI e do SENAI com seus produtos e serviços voltados para a indústria 4.0.  Apresentar as principais iniciativas que o SESI e o SENAI têm a oferecer para a indústria, suas inovações, posicionando-as como instituições que

5

promovem educação de ponta e de qualidade, estimulando a cultura de inovação.

2.1. Público-alvo

Os públicos trabalhados na estratégia de comunicação foram: jovens do ensino fundamental II e ensino médio e seus respectivos pais; alunos, docentes e técnicos do SESI e do SENAI; colaboradores do Sistema Indústria; lideranças empresariais, sindicais e governamentais; empresários, empreendedores, startups; imprensa e a população do Distrito Federal.

2.2. Ações de Comunicação

As etapas desenvolvidas para o projeto contemplaram ações de:

 Pré-evento: Plano de Ação de Comunicação Integrado englobando todas as ações de comunicação do projeto, criação, coordenação e planejamento do evento, produção e divulgação de campanha publicitária, produção de vídeos e sinalização do evento, mobilização do público interno do Sistema Indústria e visitas às redações e divulgação nos canais institucionais sobre o evento.  Durante o evento: cobertura real time nas redes sociais próprias do SESI e do SENAI, assessoria de imprensa, coordenação e execução do evento, cerimonial dos projetos paralelos, coordenação de visitas guiadas de autoridades, monitoramento dos produtos audiovisuais exibidos no evento e acompanhamento integral da consultora de comunicação.  Pós-evento: divulgação da realização do evento na imprensa e nos canais institucionais, com destaque para o estudo sobre as “30 profissões que devem surgir com a indústria 4.0” e a elaboração do Relatório de Resultados de Comunicação.

Dentre as estratégias de sucesso desta edição do evento, destacam-se:

6

 Cobertura em tempo real: para ampliar o alcance do evento e permitir que, mesmo não visitando, as pessoas pudessem acompanhar as atividades realizadas, a Superintendência Executiva de Jornalismo estruturou uma robusta cobertura em tempo real com vídeos, imagens, reportagens e entrevistas e posts nas redes sociais próprias das entidades SESI e SENAI.

 Divulgação de pesquisas: o estudo “30 profissões que devem surgir com a indústria 4.0” foi essencial para fortalecer a divulgação do evento, enfatizando a importância da qualificação para a indústria 4.0 desde o ensino fundamental (disciplinas de exatas são caminho para profissões do futuro) até a pós- graduação (novas habilidades também são essenciais para gestores experientes).

 Seletivas WorldSkills: o uso da campanha publicitária com conceito unificado para divulgação das Seletivas nos Estados, junto à estratégia articulada com as assessorias de imprensa das federações, contribuiu para uma visibilidade nacional à Olimpíada do Conhecimento.

 Mídia no aeroporto: essa mídia ofereceu alto poder de fixação da mensagem e foi considerada uma ação assertiva para defesa de interesses do Sistema Indústria junto ao público específico formador de opinião (parlamentares, empresários e demais autoridades).

 Jovens Youtubers: a cobertura realizada com os jovens youtubers selecionados pelo concurso #SEMPRESESISENAI, junto com o Iberê Tenório potencializou a divulgação da Olimpíada do Conhecimento nas redes sociais.

 Interatividade: um dos diferenciais da Olimpíada do Conhecimento 2018, foram as ações de interação com o público, destaque para as atividades gastronômicas, o Espaço Pet e a participação do Robozão em horários alternados.

 Parcerias: a presença conjunta de projetos de SESI e SENAI na Cidade Inteligente e na Escola do Futuro contribuiu para posicionar as instituições como

7

entidades modernas com foco em inovação e educação para o mundo do trabalho.

 Ciclo de Palestras: a iniciativa se consolidou como ação de grande atratividade, onde todas as 8 palestras realizadas foram sucesso de público, atingindo a capacidade máxima do auditório de 400 lugares. A estratégia de realizar um pré-cadastro de reservas também garantiu a lotação de todas as palestras. A realização de briefings de forma antecipada com os palestrantes, com intuito de adequar o tema das palestras ao negócio do SENAI, foi fator determinante para a qualidade do conteúdo apresentado no Ciclo de Palestras, além disso, as postagens dos palestrantes ampliaram a visibilidade do evento.

Algumas lições também foram aprendidas. Dentre elas, temos:

 Posso ajudar: por se tratar de um evento muito grande e com diversas atividades ocorrendo de forma paralela, sugerimos a implementação de um sistema de apoio ao visitante, com pessoas capacitadas para fornecer informações e orientar sobre o evento como um todo, não apenas para as visitas guiadas, mas para o visitante comum. Alguns visitantes sentiram dificuldade de entender o todo do evento e muitos disseram não saber que o local tinha dois andares. A distribuição dos guias dos visitantes no estacionamento amenizou a questão, mas só foi realizada no último dia de evento.

 Ciclo de Palestras: apesar do sucesso da agenda, é necessário reavaliar a distribuição das palestras, espaçando mais a agenda de forma a facilitar o fluxo (melhorar os intervalos). O fluxo de colaboradores do SI nos camarins gerou reclamação por parte dos palestrantes. Por se tratar de uma ação com acesso limitado, rever o processo de acesso às áreas destinadas aos palestrantes. Contratar produtora para coordenar a contratação e gestão dos palestrantes do Ciclo de Palestras pode ser uma solução para parte das questões listadas como ponto crítico no evento.

8

 Sinalização de ambientes (audiovisual e física): A etapa de elaboração de projeto arquitetônico deve prever participação da DIRCOM, contando com sua expertise de comunicação para definir questões como: análise de conteúdos audiovisuais antes de se definir o quantitativo de telas no evento, análise colaborativa para sinalização de arena e uso geral de painéis e telas cenográficos. Os totens de sinalização sempre precisam ser identificados com fontes grandes e ser posicionados em locais mais estratégicos.

 Salas de trabalho: o espaço destinado para a Superintendência de Jornalismo poderia ter sido maior, a exemplo dos anos anteriores, para atender melhor a equipe e facilitar a realização dos trabalhos. Já a sala de edição de vídeos deve ficar mais próximas da plenária para facilitar a dinâmica das atividades.

Conheça a seguir o detalhamento dos principais resultados da estratégia de comunicação integrada da DIRCOM e SUPERJOR para a Olimpíada do Conhecimento.

3. Desenvolvimento e Gestão

A Gerência de Desenvolvimento e Gestão, por intermédio da consultora de comunicação, teve a responsabilidade de assessorar a área técnica em relação às demandas de comunicação, desde o seu planejamento até a execução final do projeto. Elaborou o briefing e discutiu as propostas do documento com as áreas de comunicação da DIRCOM e da SUPERJOR, a fim de conceber as estratégias e ações de comunicação. A consultora apresentou e aprovou o enxoval de peças, plano de ação, propostas criativas e orçamentos com a área técnica, além de monitorar as entregas de comunicação para garantir o cumprimento de prazos e sua qualidade.

9

A consultora participou também de todas as reuniões gerenciais e operacionais do projeto, nos comitês técnicos, representando a DIRCOM, além de coordenar e disseminar a informações para todas as gerências, garantindo que o planejamento, execução e entrega da comunicação fosse integrada.

4. Publicidade e Propaganda

As ações da gerência contemplaram: campanha publicitária para o evento em Brasília, materiais promocionais, enxoval de peças, campanha para Seletivas Worldskills; programação visual para sinalização do evento; produções audiovisuais; veiculação de mídia e ações promocionais.

4.1. Campanha Publicitária

A comunicação adotou o conceito “Sempre Futuro”, em alinhamento com a campanha de defesa institucional de SESI e SENAI – Sempre SESI Sempre SENAI, criando uma unidade de discurso. A identidade visual proposta na campanha publicitária destacou o símbolo "hashtag" que é um elemento de uso comum em redes sociais e transformou parte do ícone na letra “F” de Futuro, que foi o tema central do evento.

4.2. Materiais Promocionais

Composto por: caneta, caderno, mochila, sequeeze, pen-drive, camisetas, crachás com seus cordões e boné.

10

4.3. Enxoval de peças

11

Além do material promocional, foram criadas algumas peças para atender ao evento, a saber: folder guia do visitante, cartaz, certificados, template PPT e papel timbrado. Confira algumas das artes criadas:

Folder guia Folder guia

Folder guia Cartaz

12

4.4. Campanha Seletivas WS

Foi criada uma campanha publicitária para uso dos DR´s com o objetivo de unificar a comunicação das Seletivas WorldSkills 2019 com a da Olimpíada do Conhecimento 2018. O enxoval de peças foi disponibilizado aos DR’s via Extracom em maio, junto com o guia de orientações para o preenchimento dos dados variáveis para cada etapa das Seletivas. O enxoval contemplava: banners de sinalização, sinalização de fachada, fundo de palco, cartazes, filipetas e certificado. Confira algumas das artes criadas:

Banner Cartaz

Sinalização de fachadas

13

4.5. Programação visual

A montadora adaptou a identidade visual da campanha publicitária para a criação da programação visual do evento e apresentou para análise e validação da Gerência Executiva de Publicidade e Propaganda que analisou e validou mais de 290 painéis espalhados pelos mais de 33 mil metros quadrados do evento. Foram utilizados 4.722 m² de lona, 3.175 m² de adesivo e 835 m ² de recortes. Veja alguns dos layouts criados pela montadora que foram avaliados por sistema online.

Cidade Inteligente

14

Escola do Futuro

4.6. Produção Audiovisual

Foi criado um projeto conceito específico para os produtos audiovisuais envolvendo composição de cenários, programação do Ciclo de Palestras, além de conteúdos informativos sobre as dinâmicas dos espaços que fizeram diferença na experiência dos visitantes. Esses materiais, somados aos vídeos registro, totalizaram 31 produções audiovisuais. Durante o evento, houve também o acompanhamento da exibição dos vídeos em telas complexas utilizando projeção mapeada como a do auditório (12m x 4,5m), a da Casa Inteligente (vídeo projetado em vidro) e Indústria 4.0 (19m x 1m), além de videowalls e telas de LEDs de diversos tamanhos. Além disso, foi realizada cobertura na íntegra das ações, tecnologias, convidados e palestras que compuseram os cinco dias de evento, para produção dos vídeos registro com foco publicitário do evento. Confira algumas cenas dos materiais produzidos para os ambientes.

Túneis de acesso ao evento

15

Cidade Inteligente

16

Escola do Futuro

4.7. Mídia publicitária

O plano de mídia da OC 2018 foi direcionado a divulgação de cada iniciativa para o seu público-alvo correspondente, atingindo-os diretamente em seus pontos de comunicação. Todas as ações foram focadas na praça de Brasília/DF, em vários canais, meios e formatos: jornais de distribuição gratuita, rádios locais, mobiliário urbano, painéis eletrônicos nas estações e trens do Metrô, painéis de LED, redes sociais, publicidade geo-localizada e sites verticais locais para assim despertar o interesse do público-alvo.

 Spot

Foram produzidas 2 peças de 30” que foram veiculadas por 10 dias em 4 emissoras do Distrito Federal, totalizando 220 inserções. Foram selecionadas as emissoras com perfil e conteúdo jovem, cruzando audiência e afinidade com o target: Clube FM, Jovem Pan FM, Mix FM e Atividade FM.

 OOH (Out Of Home – mídia exterior)

A mídia permitiu proximidade com o público-alvo, grande visibilidade diurna e noturna, atingiu diversas faixas etárias e classes sociais, esse meio permitiu

17

veiculação em locais de poucas opções de distração e grande fluxo diário de pessoas, tornando um ótimo meio para apresentação da campanha.

o Mobiliário urbano Foram utilizados 18 cartazes em ponto de ônibus, durante 14 dias de veiculação em 1140 pontos, totalizando 3 circuitos cobrindo toda a cidade.

o Metrô Foi produzido um vídeo de 30”, que foi veiculado na TV Minuto por 10 dias, totalizando 400 inserções.

18

o DOOH A mídia aeroportuária foi o formato mais indicado para atingir público específico formador de opinião. Por se tratar de uma mídia direta e objetiva, ofereceu alto poder de fixação da mensagem. Foram utilizados os painéis digitais internos do aeroporto JK e os sequenciais de LED na área externa do aeroporto (chegada e saída). Pra a área interna foram produzidos 2 vídeos de 15” veiculados por 14 dias totalizando 203.280 inserções. Para a área externa foram produzidos 8 vídeos de 15” veiculados por 5 dias, totalizando 24.000 inserções.

 Jornal

19

Meio multiplicador de opinião, caracteriza notícia e transfere credibilidade em todas as camadas sociais. Foram considerados em nossa programação os títulos de maior circulação com distribuição gratuita no Distrito Federal, com a seguinte entrega:

No jornal Destak foram veiculados 3 anúncios, sendo 1 sobrecapa e 2 páginas simples. Já no jornal Metro foi veiculado 1 anúncio capa em L.

 Internet A internet possibilitou a interação com usuários como nenhuma outra mídia pôde oferecer. As ações propiciaram um alcance segmentado do público desejado.

20

Foram produzidas 54 peças que obtiveram 5.919.235 impressões, 243.347 clicks e 96.023 engajamentos. Sendo:

Facebook Instagram

8 peças 8 peças 8 peças 1.071.110 impressões 362.432 impressões 3.265.442 impressões 33.998 engajamentos 36.251 engajamentos 36.251 engajamentos Inloco Site Correio Site Metrópoles Braziliense 15 peças 5 peças 20 peças 736.686 impressões 267.435 impressões 1.687.109 impressões 2.638 clicks 116 clicks 2.828 clicks

Facebook

21

Instagram

22

Twitter

4.8. Ação Promocional - Ativação Mundo Senai

23

Com objetivo de divulgar o portal Mundo SENAI como plataforma interativa de orientação profissional do SENAI para os visitantes da Olimpíada do Conhecimento, foi realizada ação de ativação. De 3 a 8 de julho, recepcionistas distribuíram 10 mil panfletos e apresentaram a plataforma em estande construído na entrada principal do evento, estimulando os visitantes a conhecerem a plataforma e realizarem o cadastro como usuário. A ação foi realizada em conjunto com a consultora de comunicação e a Superintendência de Relações Públicas.

4.9. Jovens Youtubers

Durante a Olimpíada do Conhecimento foi realizado o fechamento do concurso #SEMPRESESISENAI, concurso para novos youtubers. A ação teve como objetivo rejuvenescer a imagem das entidades SESI e SENAI, aproximando ainda mais do público jovem. Os vídeos do concurso abordaram a forma do aluno imaginar o futuro do trabalho e o motivo dele ser escolhido. Durante o evento, o Iberê Tenório, do Manual do Mundo, um dos embaixadores da campanha, atuou como tutor dos vencedores do concurso, produzindo, em conjunto com os novos youtubers, diversos materiais para as redes sociais. O conteúdo publicado apresentou

24

números muito bons: 7.525.563 de impressões no Youtube, 857.800 views nos stories e um alcance de 185.525 nos posts do Instagram.

Resultados da campanha:

25

5. Superintendência de Relações Públicas

A Superintendência de Relações Públicas atuou no planejamento, organização e execução do evento, bem como a sua divulgação interna, sempre em parceria com a área técnica do SESI e do SENAI e as outras áreas de comunicação do Sistema Indústria.

Durante a fase de planejamento, participou das reuniões de coordenação geral com todo o corpo técnico de SESI e SENAI e os diversos fornecedores do evento. Geriu a elaboração e aprovação das propostas orçamentárias referentes aos serviços contratados diretamente.

No evento, a equipe ficou responsável pela gestão e execução das salas VIPs, atendimento às autoridades, cerimonial e visitas guiadas com autoridades. Além da atuação geral no evento, coordenou a execução do Ciclo de Palestras, a recepção dos palestrantes e públicos participantes, gestão de tempo e das perguntas do público e apoio de palco. O Ciclo de Palestras promoveu uma variedade de encontros gratuitos com grandes nomes da gastronomia, moda, entretenimento e da internet com o intuito de potencializar a divulgação da educação profissional e incentivar o empreendedorismo. Em parceria com as áreas técnicas do SESI e SENAI, a equipe atuou na gestão dos palestrantes, alinhando os briefings e temas das palestras, articulando também toda a divulgação nas redes sociais com os palestrantes a partir dos cards produzidos pela SuperJor.

26

A equipe teve atuação também na tradicional passagem da bandeira da WorldSkills, o FlagRlay, realizado no dia 08 de agosto durante a Olimpíada, organizando o cerimonial da solenidade, em parceria com o SENAI e a coordenação da WorldSkills.

27

5.1. Coordenação de Comunicação Interna

A equipe de Comunicação Interna, responsável pela divulgação do evento para os colaboradores do Sistema Indústria, elaborou as ações de disparos de e-mails marketings, elaboração e disparo do jornal online e distribuição do jornal impresso, além da divulgação na Intranet e TVs do prédio da CNI.

O jornal online foi disparado para 795 funcionários, com abertura de 73,1% (581 pessoas) e 198 cliques totais na matéria da Olimpíada do Conhecimento, sendo 78 cliques únicos. Essa matéria foi a mais acessada dessa edição do jornal. Do jornal impresso, foram distribuídas 1200 cópias via Correios para os funcionários e disponibilizadas nas áreas comuns dos dois prédios do Sistema Indústria.

28

29

6. Jornalismo

6.1. Planejamento e Estratégias

O novo formato da Olimpíada do Conhecimento e sua realização em conjunto com o Encontro Nacional da Indústria (ENAI) e o Diálogo da Indústria com Candidatos à Presidência da República, guiaram a estratégia de divulgação na mídia espontânea. A estratégia da Superintendência de Jornalismo buscou sensibilizar autoridades, empresários e a população para a importância de o Brasil se inserir na 4ª.Revolução Industrial e qualificar os profissionais para o novo momento tecnológico. O objetivo era, principalmente, atrair veículos de Brasília que priorizam a cobertura de política e de economia e que não costumam cobrir a Olimpíada. Outro caminho para atrair os jornalistas foi destacar as tecnologias exibidas e o ambiente moderno, o que interessou principalmente as TVs.

O processo de divulgação jornalística contou com visitas às redações em São Paulo e em Brasília, produção de sugestões de pauta e conteúdo para canais institucionais, assim como elaboração de orientações aos comunicadores das Federações das Indústrias. Foi realizada ainda coletiva de imprensa sobre as “30 profissões que devem surgir com a indústria 4.0” e tour guiado de jornalistas pelo ambiente da OC no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

6.1.1. Preparação de Comunicadores das Federações

A orientação aos comunicadores das Federações foi o primeiro passo da estratégia de divulgação da SuperJor. A Olimpíada do Conhecimento foi um dos temas do encontro com as equipes de comunicação dos 26 Estados em 25 de abril em Brasília.

Além disso, foi produzido kit com materiais para divulgação regional:

 Briefing com as mensagens-chave destinadas aos porta-vozes estaduais;  Sugestões de pauta sobre a OC 2018 e as Seletivas da WorldSkills Kazan;

30

 Matérias para serem veiculadas nos canais institucionais;  Orientações sobre divulgação e cobertura de redes sociais;  Entrevista com o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, sobre profissões da indústria 4.0, também publicada na Agência CNI de Notícias e reproduzida por veículos regionais;  Referência de banco de personagem: ficha a ser preenchida para envio de sugestão de nomes de competidores e ex-alunos do SENAI com potencial de divulgação à mídia externa.

6.1.2. Cobertura das Seletivas da Worldskills

A realização das Seletivas da WorldSkills Kazan 2019, a partir de 3 de julho, serviu de mote para a divulgação da Olimpíada do Conhecimento, especialmente na mídia regional. As assessorias de imprensa das Federações foram orientadas a fazer referência à OC nos conteúdos produzidos durante as 45 Seletivas da WorldSkills, que ocorreram de junho a setembro nos 26 Estados e no Distrito Federal. A maior parte do conteúdo publicado sobre a WorldSkills até o momento menciona a Olimpíada do Conhecimento, o que ajudou a capilarizar a menção ao evento realizado em Brasília.

Além disso, a Agência CNI de Notícias criou como rotina, a cada semana, a publicação dos resultados das Seletivas do mundial, sempre com referência à Olimpíada.

6.2. Pré-evento: sugestão de conteúdo + visitas às redações

6.2.1. Produção e divulgação de conteúdo

O conteúdo relacionado à Olimpíada do Conhecimento foi produzido considerando-se: os meses anteriores – com a abordagem ao tema qualificação para o mercado de trabalho; pré-evento – com foco nas tecnologias demonstradas 31

na OC, e o trabalho do SENAI sobre 30 profissões da indústria, divulgado em coletiva de imprensa.

O primeiro conjunto de materiais produzidos enfatizou a importância da qualificação para a indústria 4.0 desde o ensino fundamental (disciplinas de exatas são caminho para profissões do futuro) até a pós-graduação (novas habilidades também são essenciais para gestores experientes). As sugestões de pauta também enfatizaram o valor das profissões técnicas (carreiras técnicas garantem salários atrativos) e o papel do empreendedorismo no mercado de trabalho (capacitação é peça-chave para o próprio negócio), entre outros temas.

Nas semanas anteriores ao evento, foram divulgados também os conteúdos produzidos especificamente sobre cada um dos espaços da Cidade Inteligente e da Escola do Futuro. Foram elaborados conteúdos como “6 tecnologias que vão fazer você querer mudar para a Casa Inteligente da OC2018”, “Gourmet Tech: inovações gastronômicas são futuro de restaurantes” e “Conheça tecnologias que seu cão e gato vão amar”. Além de sugeridos à imprensa por contato telefônico e visitas às redações, os conteúdos foram publicados na Agência CNI de Notícias. No total, foram produzidos 25 textos apenas no período anterior ao evento.

No pré-evento, também foi articulada com a Unidade de Estudos e Prospectiva (Uniepro) elaboração de conteúdo para reforçar a divulgação da Olimpíada do Conhecimento. Foi produzido trabalho que aponta as “30 profissões que vão surgir com a indústria 4.0 em oito áreas”. O objetivo do material foi alinhar-se ao tema principal da OC e reforçar a mensagem de que a educação é a chave para inserção do Brasil na quarta revolução industrial.

O material foi divulgado pelo diretor-geral do SENAI e diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, em coletiva de imprensa da qual participaram 12 jornalistas. O Mapa do Trabalho Industrial, carro-chefe da divulgação em edições 32

anteriores da OC, foi utilizado no pós-evento para reforço da mensagem principal de estímulo à qualificação profissional.

6.2.2. Visitas às redações + contato por telefone

As visitas às redações para divulgação da Olimpíada iniciaram-se ainda em maio. Foram visitadas as redações em São Paulo da TV Globo (programa Como Será), TV Record, revista Nova Escola, site Huffpost, site UOL e Porvir. As conversas ocorreram com diretores de jornalismo, produtores e diretores de conteúdo dos veículos. Cada jornalista recebeu kit de imprensa com as sugestões de pauta de acordo com a sua linha editorial. Em junho foram visitadas as redações de Brasília.

Com apoio de jornalistas da SuperJor, o diretor Rafael Lucchesi reuniu-se com jornalistas dos seguintes veículos: TV Globo, portal G1, TV Band, Rádio BandNews, TV Record, Portal R7 e jornais Valor Econômico e Correio Braziliense. O diretor de Operações do SENAI, Gustavo Leal, esteve nas redações da TV Brasília, da sucursal do jornal O Estado de S.Paulo, do SBT, do portal Metrópoles, da TV CNT, da TV Brasil, da Agência Brasil e da Rádio Nacional. Participou ainda de almoço com a repórter do UOL em Brasília, Cristiane Bonfanti. Os jornalistas da SuperJor visitaram as redações da rádio CBN e do Jornal de Brasília.

Além disso, foi feito contato por telefone para sugestão de pautas com outras redações, como as sucursais da Folha de S. Paulo e de O Globo, assim como reforço de divulgação na TV Globo com o diretor de jornalismo da TV Globo Brasília, Ricardo Vilela; o chefe de redação da TV Globo, Iain Semple, assim como as produções de telejornais nacionais e locais. As visitas e os contatos telefônicos ajudaram a despertar o interesse dos jornalistas pelo conteúdo lúdico do evento, e, principalmente, pela mensagem de estímulo à educação.

33

Além da cobertura da Olimpíada, veículos como O Estado de S. Paulo, Agência Brasil, G1 e site Metrópoles publicaram reportagens e editorial sobre a importância das profissões técnicas frente à 4ª. Revolução Industrial.

6.2.3. Preparação de porta-vozes

Material específico também foi produzido para subsidiar entrevistas de porta-vozes do evento: o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e os diretores do SENAI e do SESI. O kit continha as mensagens-chave a serem transmitidas durante entrevistas, assim como os números essenciais sobre a competição e educação profissional. Foi feito ainda media training com os principais porta-vozes na véspera do evento.

6.3. Evento: atendimento à imprensa + cobertura das competições

Visitar as redações em Brasília foi estratégia determinante para o sucesso da cobertura da Olimpíada do Conhecimento. Todas as redações visitadas veicularam/publicaram conteúdos relacionados ao evento. No período de 3 a 8 de julho, a assessoria de imprensa fez 40 atendimentos aos jornalistas que estiveram no CICB ou entrevistaram porta-vozes por telefone. Além do atendimento àas equipes dos diversos veículos de imprensa, foram feitos contatos com as redações, durante a OC, para sugerir pautas específicas. A seguir o detalhamento dos atendimentos:

3/7 4/7 5/7

- TV Band - G1 SP (por telefone) - TV Globo - Bom Dia DF (ao vivo) - Jornal de Brasília - Portal R7 (por telefone) - TV Globo - Bom Dia Brasil - G1 DF - Canal Futura - TV Globo - DFTV 1 (ao vivo) - TV Brasília (ao vivo) - Rádio CBN (por telefone) - TV CNT

34

- Correio Braziliense - TV Band - TV Brasil - TV NBR

5/7 (coletiva de imprensa) 6/7 7/7

- TV CNT - TV Globo (DFTV 2) - TV Globo (DFTV 2) - TV Record - TV Canção Nova - SBT (rede) - Correio Braziliense - TV Brasil - TV Brasil - TV Brasil - SBT Brasília - Rádio Nacional - Metrópoles - Agência EBC - Canal Futura - Jornal de Brasília - Canal Futura - Revista Genipapo - Rádio Nacional - Canal Futura - TV Amazônica - Agência Brasil - Comunicação FIESC - Comunicação FIBRA

6.4. Pós-evento: Mapa do Trabalho Industrial

O conteúdo divulgado durante a Olimpíada do Conhecimento continuou repercutir após o evento, especialmente a lista de “30 profissões que vão surgir com a indústria 4.0”. Os veículos de mídia regionais também publicaram os vencedores das disputas realizadas durante a OC, como o Grand Prix de Inovação e a Mostra Inova.

Foi planejada ainda a divulgação do Mapa do Trabalho Industrial 2018-2022, projeção da demanda por qualificação e das áreas que mais exigirão profissionais qualificados no período. O recorte estadual desperta grande interesse da mídia regional, o que deve levar a novo pico de divulgação do tema educação profissional nos próximos meses. O objetivo foi relacionar o Mapa do Trabalho às

35

30 profissões da indústria 4.0, com foco nos profissionais “transversais”, a fim de reforçar a mensagem de que a formação dos profissionais é a principal tarefa do Brasil nos próximos anos para inserir o país na 4ª Revolução Industrial.

6.5. Grandes Números do Jornalismo

Considerando todas as ações de divulgação da Superintendência de Jornalismo para o evento, no período entre 20 de maio e 16 de julho, obtivemos 224 matérias de mídia espontânea, publicadas 106 veículos de imprensa.

Deste total, 153 notícias publicadas em 73 veículos entre os dias 4 e 16 de julho de 2018, assim divididos:

 56 reportagens em televisão (Rede Globo [Brasília e nacional] GloboNews, BandTV, BandNews, TV Brasil, RecordTV, SBT, TV NBR);  18 reportagens nos principais veículos de mídia online (G1, Agência Brasil, correiobraziliense.com.br, Estadão.com.br, R7, Época Negócios Online, IstoÉ Dinheiro Online, IstoÉ Online);  49 reportagens em outros veículos onlines;  28 reportagens na imprensa regional;  2 reportagens publicadas na mídia nacional (O Estado de S.Paulo e Correio Braziliense). 6.5.1. Principais destaques

36

37

38

39

40

6.6. Redes Sociais

A Olimpíada do Conhecimento em 2018 e suas atrações geraram 1,7 mil citações nas redes sociais que atingiram 13,3 milhões de usuários, no período de 01 de junho a 09 de julho. Seguem os principais resultados:

 O primeiro e terceiro dia da OC geraram mais comentários nas redes sociais;  Os conteúdos publicados na página do SENAI no Facebook atingiram mais de 100 mil pessoas;  Já o Instagram do SENAI, uma das redes sociais mais utilizadas atualmente por jovens, teve mais de 100 publicações e gerou 114 mil impressões;  As publicações no Twitter do SENAI ocasionaram alcance potencial de quase 150 milhões de impressões e quase 8,3 mil interações;  A #OC2018 gerou um alcance potencial de 14,6 milhões de impressões, enquanto a #SempreFuturo ocasionou 13,9 milhões de impressões.  Não foi registrado comentário negativo sobre o evento.

Durante o período analisado, 78% das publicações realizadas pelos internautas sobre o evento eram positivas e apenas 22% eram neutras.

41

Comparativo de volume e ocorrências

Comparativo de volume e ocorrência

Podemos observar no gráfico acima que o primeiro e o terceiro dia do evento geraram um volume maior de menções e alcance. No primeiro dia houve a coletiva sobre as profissões do futuro e palestras com Murilo Gunn, Marcelo Tas e Luiz Felipe Pondé. No terceiro dia, o evento teve a presença de chefes renomados falando sobre empreendimento na área de gastronomia.

42

Termos mais evidentes

O evento ocupou o principal lugar entre os termos mais citados, evidenciando sua boa exposição no universo da indústria. A divulgação da pesquisa Profissões do Futuro também ganhou destaque durante o evento, com publicações dos perfis @g1, @epocanegocios, @d24am, no Twitter (13 milhões de usuários, 168 tuítes). No Facebook, os principais publicadores foram os portais Jornal do Brasil, Correio Braziliense e Revista PEGN.

A cobertura feita nas redes sociais e também por influenciadores digitais da cidade gerou resultado extremamente positivo, gerando visibilidade para a iniciativa.

43

No Facebook foram transmitidos vídeos das palestras, além de conteúdo informativo que ocasionou quase 3 mil interações e alcançou 105,1 mil internautas. A performance no Instagram foi bastante ativa e dinâmica e mostrou os espaços da Olímpiada do Conhecimento, as palestras e os conteúdos produzidos pelos ganhadores do concurso Jovens YouTubers. O conteúdo publicado no feed atingiu 19,5 mil pessoas e quase 4 mil interações, enquanto os “stories” ocasionaram 114 mil impressões. Já no Twitter, as 177 publicações sobre o evento no perfil do SENAI ocasionaram alcance potencial de quase 150 milhões de impressões e 8,3 mil interações. Além disso, a #OC2018 gerou um alcance potencial de 14,6 mi de impressões, enquanto a #SempreFuturo ocasionou 13,9 milhões de impressões.

Quem falou nas redes? Confirma abaixo os influenciadores que replicaram ou falaram sobre nosso evento nas principais redes:

Facebook Twitter

44

6.7. Agência CNI de Notícias

Ao todo, foram produzidas 38 notícias prévias ao evento (22/5 a 4/7) e outras 54 durante a Olimpíada do Conhecimento, totalizando 92 conteúdos com 118.812 visualizações, uma média de 1.291 visualizações por matéria. Em comparação, em junho, a média de visualizações por notícia de todos os conteúdos publicados na Agência CNI de Notícias foi de 868 visualizações. A matéria mais acessada foi: “Conheça 30 novas profissões que vão surgir com a Indústria 4.0” (21.424 visualizações).

6.8. Fotografia

Durante a realização do evento, a equipe de fotógrafos adicionou ao Flickr da CNI 1.435 fotografias. Até as 14h do dia 12 de julho os seis álbuns receberam 519.000 visualizações.

6.9. Principais destaques de artes gráficas produzidas para conteúdo multimídia

45

46

6.10. Vídeo

Durante a Olimpíada do Conhecimento foram produzidos 16 vídeos. Todos foram publicados no YouTube, na Agência CNI de Notícias e replicados também nas redes sociais oficiais. Segue relação dos vídeos com os respectivos links no YouTube:

Conheça a janela digital da Casa Inteligente montada na Visite a Mostra Inova: uma das atrações da OC2018 Olimpíada do Conhecimento 2018

47

Olimpíada do Conhecimento mostra novo conceito de Olimpíada do Conhecimento 2018: resumo do dia (05.07) abastecimento: o Eco Posto

Conheça as tecnologias da indústria da construção em destaque OC2018 apresenta museu sobre futuros possíveis na OC2018

Chef Felipe Bronze interage com público da Olimpíada do Conhecimento 2018

48

7. Conclusão

As ações desenvolvidas pela Diretoria de Comunicação e pela Superintendência de Jornalismo, em parceria com as áreas técnicas de SESI e SENAI, permitiram uma maior visibilidade à Olimpíada do Conhecimento 2018. A atuação em conjunto ocorreu desde o preparo das Seletivas para WorldSkills até a execução da 10º edição do evento em Brasília.

Para a próxima edição, em 2020, as áreas de comunicação têm como desafio ampliar ainda mais a visibilidade de SESI e SENAI como instituições que promovem educação inovadora e de excelência, atuando com foco na indústria do futuro.

49

Olimpíada do Conhecimento 2018

Diretor de Comunicação Carlos Alberto Barreiros Superintendência de Jornalismo Gerência de Desenvolvimento e Gestão Adriana Nicácio Daniela Carneiro Aerton Guimarães Milena Lima Andrea Matias Maria Flores Ariadne Sakkis Daniel Pedrosa Superintendência de Relações Públicas Diego de Abreu Ana Maria Curado Guilherme Queiroz Alessandra Glerian Helayne Boaventura Aline Duarte João Pimentel Alisson Souza José Paulo Lacerda Elaine Moura Maria José Souza Patrícia Zema Mariana Flores Manuela Andrade Marina Severino Simone Vaz Miguel Ângelo Rafael James Gerência Executiva de Publicidade e Renato Nóbrega Propaganda Rodrigo Caetano Carla Gonçalves Sirlei Pires Armando Uema Verene Wolke Iara Heringer Irineu Afonso Joás Melo Patrícia Gresta Raquel Magalhães Rejane Costa

50