______Carta Educativa do Concelho de Soure

3. O Concelho de Soure

3.1 Enquadramento Territorial do Concelho de Soure

O Concelho de Soure pertence ao distrito de e tem por limites, a Norte o Concelho de Montemor-o-Velho; a Nascente, os Concelhos de Condeixa-a-Nova e ; a Sul, os Concelhos de Pombal e Ansião, e a Oeste o Concelho de . É parte integrante do agrupamento de concelhos da Sub-região denominada de – corresponde a uma NUT de ordem III4.

Mapa I Enquadramento do Município de Soure a nível Nacional e Regional

Tem uma área total de 265,1 Km² e uma população de, sensivelmente, 21 mil habitantes5. Está dividido administrativamente em doze – Alfarelos, Brunhós, Degracias, Figueiró do Campo, Gesteira, Granja do Ulmeiro, Pombalinho, Samuel, Soure, Tapéus, Vinha da Rainha e Vila Nova de Anços.

4 As NUT (Nomenclatura de Unidade Territorial Estatística) foram estabelecidas pelo EUROSTAT tendo em vista o desenvolvimento de um esquema único e coerente de repartição territorial para o estabelecimento de estatísticas regionais da União Europeia.

5 De acordo com CENSOS 2001.

______2 0 0 6 ______1_2______Carta Educativa do Concelho de Soure

Mapa II Mapa do Concelho de Soure

Geograficamente o Concelho de Soure apresenta duas zonas com características bem diferenciadas: A Zona serrana, que integra a «sub-região» de Sicó, é constituída pelas freguesias de Tapéus, Degracias e Pombalinho. A produção de queijo de qualidade continua a ser uma das actividades mais características. De referir também, o funcionamento de unidades de extracção de calcário e uma unidade industrial de torrefacção de frutos secos.

O resto do concelho, mais plano, dominado pelas bacias de aluvião dos rios Anços, Arunca e Pranto, com maior riqueza de solo e uma maior proximidade dos principais eixos de comunicação da região e do país, naturalmente, tem apresentado um maior índice de desenvolvimento, assente num quadro diversificado de actividades no plano sectorial.

______2006______1_3______Carta Educativa do Concelho de Soure

Gráfico 1

DISTÂNCIAS DAS FREGUESIAS À SEDE DO CONCELHO

Alfarelos 20 Vinha da Rainha Brunhós 16

12

Vila Nova Anços 8 Degracias

4

0 Tapéus Figueiró do Campo

Samuel Gesteira km Pombalinho Granja Ulmeiro

Mapa III Distâncias das Freguesias à Sede do Concelho

______2006______1_4______Carta Educativa do Concelho de Soure

O concelho de Soure é rico em associativismo, designadamente nos âmbitos, cultural (grupos de folclore, de teatro, bandas, escolas de música e tunas), desportivo e de acção social. A Câmara Municipal de Soure tem vindo a consolidar uma política integrada e diversificada de apoios, sempre com dimensão concelhia, opção assumidamente descentralizadora que se tem revelado como um dos vectores mais relevantes na realização efectiva de um investimento público intenso, espacial e funcionalmente equilibrado, estratégia considerada como imperativa, quando o que está em causa é que se continue a fazer de Soure um Concelho cada vez mais atractivo, onde todos se possam sentir cada vez melhor.

Quadro 1 – Freguesias do Concelho de Soure e respectivas áreas em Km2 Distribuição percentual da FREGUESIAS Área/Km2 área (%) Alfarelos 14,0 5,2 Brunhós 2,7 1,0 Degracias 14,2 5,4 Figueiró do Campo 11,3 4,3 Gesteira 14,0 5,2 Granja do Ulmeiro 5,0 1,9 Pombalinho 25,3 9,5 Samuel 31,4 11,9 Soure 92,3 34,8 Tapéus 13,9 5,2 Vila Nova de Anços 20,6 7,8 Vinha da Rainha 20,4 7,7 TOTAL 265,1 100% Fonte: Instituto Nacional de Estatística –

______2006______1_5______Carta Educativa do Concelho de Soure

Breve Referência Histórica

Soure, que faz parte da bacia hidrográfica do Baixo Mondego, na confluência dos rios Arunca e Anços, possui condições naturais que desde sempre atraíram os homens. Os vestígios arqueológicos existentes apontam a sua permanência em Soure já na Idade do Ferro. O Município de Soure nasce em 1111, com a Carta de Foral concedida pelo Conde D. Henrique e D. Teresa. Este documento estipulava um conjunto de privilégios fiscais com objectivo claro de atrair e fixar populações.

Na Idade Média, mais concretamente no período da Cristã, Soure assume um papel de importância estratégica vital. O seu castelo é, até à conquista de Lisboa, uma praça fortificada, incluída na cintura de edificações militares da defesa de Coimbra definitivamente conquistada em 1064, (juntamente com os castelos de Montemor-o- Velho, Penela, Santa Olaia, Germanelo, e Lousã). Em 1128 D. Teresa doa o Castelo de Soure à Ordem dos Templários, doação que veio a ser confirmada por D. Afonso Henriques em 1129.

Com o decorrer dos tempos, a função militar foi desaparecendo e Soure passou a caracterizar-se, a partir da Idade Média, por uma região marcadamente rural dada a apetência agrícola dos seus terrenos enriquecidos pela água dos rios Anços, Arunca e Pranto.

O Castelo de Soure tem uma situação estratégica privilegiada, dada a sua posição de ligação entre os castelos e rotas que atravessavam os territórios de Coimbra e Montemor-o-Velho e a sua proximidade com a confluência dos rios Anços e Arunca que lhe servia de fosso natural.

Em 1513 D. Manuel outorga novo Foral à Vila de Soure.

______2006______1_6______Carta Educativa do Concelho de Soure

3.2. Rede Viária e Acessibilidades e Transportes do Concelho

A rede viária local possui uma estrutura radial com centro na sede do Concelho – Soure.

O acesso da sede do Concelho às diferentes Freguesias é efectuado por:

ESTRADAS NACIONAIS (EN)

EN 348  Tapéus  Degracias  Pombalinho

EN 342-1  Vila Nova de Anços  Alfarelos  Figueiró do Campo

EN 342-1/EN 341/ EN347  Granja do Ulmeiro

EN 342  Vinha da Rainha

ESTRADAS MUNICIPAIS (EM)

EM 348  Gesteira  Samuel

EM 348/ EM 616  Brunhós

As Estradas Nacionais e Municipais cruzam-se com Caminhos Municipais que garantem a ligação entre os, sensivelmente, duzentos lugares das doze Freguesias do Concelho.

Também é importante referir que o Concelho de Soure é atravessado por uma via fundamental a nível nacional – o IC2. É esta via que faz a ligação à Zona Serrana que integra a Sub-Região de Sicó – freguesias de Tapéus, Degracias e Pombalinho.

______2006______1_7______Carta Educativa do Concelho de Soure

Aliás, na Zona Serrana existem particularidades interessantes de referir:

• A localização de Casas Novas, um lugar que pertence à de Pombalinho, mas que geograficamente se apresenta como uma ilha que tem como limites os Concelhos de Ansião e Penela. Esta situação geográfica levou à formalização de um Protocolo, em 2001, entre as Câmaras Municipais de Soure e Ansião que conjugaram esforços no sentido de executar uma obra de beneficiação do Caminho Municipal de acesso a Casas Novas através da EN 347-1.

• O acesso da Sede do Concelho aos Lugares de Malavenda e Cabeça da Corte que, a partir de 2005, se tornou muito mais rápido após a beneficiação do troço que liga Malavenda/ Cabeça da Corte a Anços, investimento resultante de um Acordo de Colaboração entre os Municípios de Soure e de Pombal.

Mais uma vez a conjugação de esforços entre Municípios vizinhos contribuiu para a melhoria da qualidade de vida das populações.

Soure faz fronteira com seis Concelhos, estando ligado aos mesmos por Estradas Nacionais e Municipais:

 A Norte liga-se ao Concelho de Montemor-o-Velho pela EN 342-1 e também pela EN 347.  A Este faz a sua ligação com Condeixa-a-Nova pela EN 342 e EN 347 e a Penela pela EM 563.  A Sul estabelece fronteira com Ansião pela EN 348 e a Pombal pelo IC2 e pela EN 342.  A Oeste a ligação ao Concelho de Figueira da Foz estabelece-se pela EM 622.

O Concelho de Soure é também significativamente servido pela Rede Ferroviária Nacional, sendo atravessado pela que serve, basicamente as Freguesias de Soure, Vila Nova de Anços, Alfarelos e Granja do Ulmeiro; nesta estação de Alfarelos/ Granja do Ulmeiro situa-se um importante entroncamento ferroviário, pois nela se cruzam as linhas do Norte e do Oeste.

______2006______1_8______Carta Educativa do Concelho de Soure

Globalmente e em síntese, é bem visível a realização de um muito significativo investimento por parte do Município, também, no que toca à melhoria da rede viária e das acessibilidades ao Concelho de Soure.

Esta, aliás, tem sido mais uma aposta evidente, que tem procurado responder às necessidades das populações, independentemente do lugar onde vivem, e contribuído, de forma decisiva, para o acréscimo do número de famílias residentes que se tem vindo a verificar.

______2006______1_9______Carta Educativa do Concelho de Soure

3.3. Caracterização Sócio-Demográfica

População Residente no Concelho de Soure e sua Evolução

Segundo os dados dos Censos 2001 disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a população residente no Concelho de Soure, em 2001, era de 20940 habitantes, verificando-se uma diferença de 764 habitantes, em relação a 1991. Assim, a variação da população residente no concelho de 1991 para 2001 foi de -3,5%.

Observe-se que a população total residente em 1981 era de 22570, e em 1991 de 21704; assim, a variação da população residente no Concelho, de 1981 a 1991, traduziu-se numa diminuição de 866 habitantes, ou seja, de -3,8%.

Com base nestes dados, constata-se uma evolução positiva da década de 1981/ 1991, para a de 1991/ 2001, mais evidente ainda se se entrar em linha de conta com o aumento verificado no número de famílias residentes.

______2006______2_0______Carta Educativa do Concelho de Soure

Gráfico 2

VARIAÇÃO DA POPUL AÇÃO RESIDENTE 19 81 - 19 91 19 81 - 19 91 Alfarelos 5 Brunhós Degracias 0 Figueiró do Campo Gesteira -5 Granja do Ulmeiro % Pombalinho -10 Samuel Soure -15 Tapeus

Vila Nova de Anços -20 Vinha da Rainha Fonte: Instituto Nacional de Estatística – Portugal

Gráfico 3

VARIAÇÃO DA POPULAÇÃO RES IDENTE Alfarelos 19 91 - 2001 5 Brunhós Degracias 0 Figueiró do Campo 1 Gesteira -5 Granja do Ulmeiro % Pombalinho -10 Samuel

-15 Soure Tapeus -20 Vila Nova de Anços Vinha da Rainha Fonte: Instituto Nacional de Estatística – Portugal

As freguesias de Granja do Ulmeiro, Soure e Tapéus registaram um aumento populacional, num total de 68 habitantes. A freguesia de Pombalinho foi a que registou uma diminuição mais acentuada da população residente.

______2006______2_1______Carta Educativa do Concelho de Soure

População Residente no Concelho

Quadro 2 – População Residente no Concelho

N.ºH N.ºM N.º FREGUESIAS N.º ♂ ♀ TOTAL Alfarelos 778 788 1 566 Brunhós 105 97 202 Degracias 246 270 516 Figueiró do Campo 804 868 1 672 Gesteira 539 565 1 104 Granja Ulmeiro 773 869 1 669 Pombalinho 488 518 1 006 Samuel 686 712 1 398 Soure 4 071 4 388 8 459 Tapéus 222 225 447 Vila Nova Anços 621 697 1 318 Vinha da Rainha 770 813 1 583 TOTAL GERAL 10 103 10 837 20 940

Fonte: Instituto Nacional de Estatística – Portugal

Relativamente à distribuição da população pelas freguesias, verifica-se que Soure é a freguesia mais populosa, com 8459 habitantes, cerca de 40,4% da população total do Concelho; Brunhós é a freguesia menos populosa do concelho com 0,9% da população.

______2006______2_2______Carta Educativa do Concelho de Soure

Mapa IV Distribuição da População por Freguesias, no Concelho de Soure

Fonte: Instituto Nacional de Estatística – Portugal

______2006______2_3______Carta Educativa do Concelho de Soure

Gráfico 4

EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO NAS FREGUESIAS DO CONCELHO (1970 - 2001)

8500 8000 Alfarelos 7500 7000 Brunhós 6500 Degracias 6000 Figueiró do Campo 5500 Gesteira 5000 4500 Granja Ulmeiro 4000 Pombalinho 3500 Samuel 3000 2500 Soure 2000 Tapéus 1500 Vila Nova Anços 1000 Vinha da Rainha 500 0 1970 1981 1991 2001

Fonte: Instituto Nacional de Estatística – Portugal

Entre 1970 e 2001, apenas a freguesia de Soure manteve sempre uma tendência de aumento da população.

Constata-se também que, nalgumas das outras freguesias, houve uma diminuição acentuada do número de habitantes, no período entre 1970 e 1981.

Observa-se ainda que, de 1981 em diante, as oscilações demográficas verificadas não foram muito significativas.

______2006______2_4______Carta Educativa do Concelho de Soure

Área e População do Concelho de Soure e Baixo Mondego

O Concelho de Soure pertence à Região Centro e à Sub-Região do Baixo Mondego, que integra 8 concelhos: Cantanhede, Coimbra, Condeixa, Figueira da Foz, Mira, Montemor- o-Velho, e Soure.

Quadro 3 – Área e População do Concelho de Soure e Região Baixo Mondego

Soure Baixo Mondego Unidade Período

Área total 265,1 2063,1 Km2 2002

Densidade 78,0 163,4 Pessoas/ Km2 2002

Pop. Residente HM 20 940 340309 Indivíduos 2001

Pop. Residente H 10 103 161437 Indivíduos 2001

Pop. Residente M 10837 178872 Indivíduos 2001

Pop. Residente HM 91 21704 328858 Indivíduos 1991

Fonte: Instituto Nacional de Estatística – Portugal

______2006______2_5______Carta Educativa do Concelho de Soure

Famílias no Concelho

Gráfico 5

AGREGADOS FAMILIARES NO CONCELHO (2001)

7% 7% 1% 3% 6% Alfarelos Brunhós 2% 8% Degracias Figueiró do Campo

6% Gesteira Granja do Ulmeiro Pombalinho 8% Samuel Soure Tapéus 5% 40% Vila Nova de Anços 7% Vinha da Rainha

Fonte: Instituto Nacional de Estatística – Portugal

Quadro 4 – Famílias no Concelho FREGUESIAS 1991 2001 Alfarelos 587 588 Brunhós 78 79 Degracias 217 213 Figueiró do Campo 597 634 Gesteira 426 441 Granja do Ulmeiro 622 673 Pombalinho 437 384 Samuel 562 558 Soure 2 975 3 131 Tapéus 164 183 Vila Nova de Anços 487 499 Vinha da Rainha 610 603 TOTAL GERAL 7 762 7 986 Fonte: Instituto Nacional de Estatística – Portugal

Estes dados evidenciam um aumento global do número de famílias residentes no Concelho, resultante de uma evolução positiva em praticamente todas as freguesias, exceptuando a de Pombalinho.

______2006______2_6______Carta Educativa do Concelho de Soure

Estrutura Etária da População Residente no Concelho

Pirâmides Etárias da População Residente no Concelho em 1991

Pirâmide 1

Fonte: Instituto Nacional de Estatística - Portugal

______2006______2_7______Carta Educativa do Concelho de Soure

Pirâmide 2

Fonte: Instituto Nacional de Estatística - Portugal

______2006______2_8______Carta Educativa do Concelho de Soure

Pirâmides Etárias da População Residente no Concelho em 2001

Pirâmide 3

Fonte: Instituto Nacional de Estatística – Portugal

______2006______2_9______Carta Educativa do Concelho de Soure

Pirâmide 4

Fonte: Instituto Nacional de Estatística – Portugal

A análise da pirâmide etária revela um equilíbrio entre o grupo etário dos 0 aos 30 (Jovens) anos e o grupo etário a partir dos 65 anos (Idosos); evidencia, também, que o grupo etário dos 30 aos 65 anos (Adultos) é predominante.

______2006______3_0______Carta Educativa do Concelho de Soure

Gráfico 6

POPULAÇÃO RESIDENTE, SEG. GRUPOS ETÁRIOS - 1991 700 650 600 550 500 450 400 350 300 250 200 150 100 50 0

s s s a o o l e s s a o ó a o ir r e r u o h l h i p e ei h u u é ç re n ac m t in o p n in a u r a es m al am S a a lf r g C l b S T A R A B e G U e a D o o m d d d d o a a ó a P v h ir j o in e an N u r a V ig G il F V De 0 a 4 anos De 5 a 9 anos De 10 a 14 anos De 15 a 19 anos

Fonte: Instituto Nacional de Estatística – Portugal

Gráfico 7

POPULAÇÃO RESIDENTE, SEG. GRUPOS ETÁRIOS - 2001

500 450 400 350 300 250 200 150 100 50 0

s s l e s s s a o ra o o e r u a lo ó ci p i ir h u u é ço h e h a te e n o p n n ar n r am s li m S a ai f ru g e lm a Sa T A l B e C G b e R A D o U m d a d o o a d ó d P v a ir ja o h e n N in u a a V ig r il F G V

De 0 a 4 anos De 5 a 9 anos De 10 a 14 anos De 15 a 19 anos

Fonte: Instituto Nacional de Estatística – Portugal

______2006______3_1______Carta Educativa do Concelho de Soure

Gráfico 8

POPULAÇÃO RESIDENTE NO CONCELHO, SEG. OS GRUPOS ETÁRIOS 1991 - 2001

1800 1600 1400 1200 1000 1991 800 2001 600 400 200 0 0 - 4 anos 5 - 9 anos 10 - 14 anos 15 - 19 anos

Faixa Etária

Fonte: Instituto Nacional de Estatística – Portugal

Gráfico 9

POPULAÇÃO RESIDENTE NO CONCELHO, SEGUNDO OS GRUPOS ETÁRIOS 1991 - 2001

6000

5000

4000

3000

2000

1000

0 0 - 4 5 - 9 10 - 14 15 - 19 20 - 29 30 - 39 40 - 49 50 - 64 + 64 anos anos anos anos anos anos anos anos anos

1991 2001

Fonte: Instituto Nacional de Estatística – Portugal

______2006______3_2______Carta Educativa do Concelho de Soure

Gráfico 10

PERCENTAGEM DA POPULAÇÃO COM MENOS DE 15 ANOS

16 14 12 10 % 8 2001 6 4 2 0

s s s a l e s s o ó ia o ir ro o e r u o a el h c p e ei h u u é ç h r n a m st in m o p n in a u r a e m l a S a a lf r eg C l a S T A R A B G U b e D o m d a d o o a d ó d P v a ir ja o h e n in u a N V g r la i G i F V

Fonte: Instituto Nacional de Estatística – Portugal

Gráfico 11

POPULAÇÃO COM MENOS DE 15 ANOS, POR SEXO

1198 48% 1321 52%

Masculino Feminino

Fonte: Instituto Nacional de Estatística – Portugal

______2006______3_3______Carta Educativa do Concelho de Soure

A população com menos de 15 anos no Concelho de Soure perfaz um total de 2519 indivíduos.

As freguesias de Soure e Granja do Ulmeiro apresentam maior percentagem de população com menos de 15 anos, com 13% e 13,4% respectivamente. A freguesia onde se verifica o menor índice populacional deste grupo etário é Pombalinho com 7,5%.

No que se refere ao sexo, verifica-se maior representatividade do sexo masculino (52%).

______2006______3_4______Carta Educativa do Concelho de Soure

Gráfico 12

PERCENTAGEM DA POPULAÇÃO ESTRANGEIRA NA POPULAÇÃO RESIDENTE

1,20%

1,00%

0,80%

% 0,60%

0,40%

0,20%

0,00% s s s o a o l e s s a o ó ia p ir r o e r u o h l c e ei h u u é ç n re h a m st in o p n i a n r a e lm l am S a A a lf ru eg C a S T R A B o G U b e a D d o m d d d o a a ó P v h ir ja o n e n N i u a V ig r ila F G V

Fonte: Instituto Nacional de Estatística – Portugal

Como se pode ver através do gráfico, a percentagem de população estrangeira na população residente é pouco significativa – 0,58%. Salienta-se, no entanto, que a freguesia de Samuel é a que apresenta a maior percentagem de população estrangeira, com 1,07% do total da população residente. Verifica-se a ausência de população estrangeira nas freguesias de Figueiró do Campo e Tapéus.

A população estrangeira existente no Concelho, em 2001 (data dos Censos), é proveniente dos seguintes países: França, Brasil, Moçambique, Angola e Cabo Verde.

______2006______3_5______Carta Educativa do Concelho de Soure

Gráfico 13

POPULAÇÃO ESTRANGEIRA NA POPULAÇÃO RESIDENTE POR SEXO

53 43%

69 57%

Masculino Feminino

Relativamente ao sexo constata-se que a representatividade da população do sexo feminino é superior (56,5%) à que se verifica no sexo masculino (43,4%).

______2006______3_6______Carta Educativa do Concelho de Soure

Densidade Populacional no Concelho de Soure

Segundo os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) a densidade populacional do Concelho de Soure é de 78,9 habitantes por km ².

Gráfico 14 DENSIDADE POPULACIONAL

350 300 250 200 Hab./Km2 150 2001 100 50 0

s s o l s s s a p ra ro o e e o a lo ó i i i h u r eu ç h e h ac m te e n u p n in r n r a s m li m o a a fa u g C e l a a S T A R l r e G U b S a A B D o v a d ja m o d ó n o a ir a P N h e r la in u G i V ig V F

Fonte: Instituto Nacional de Estatística – Portugal

A freguesia de Granja do Ulmeiro é a que regista maior densidade populacional seguida de Figueiró do Campo e de Alfarelos. Mapa V Densidade Populacional por Freguesia

Fonte: Instituto Nacional de Estatística – Portugal

______2006______3_7______Carta Educativa do Concelho de Soure

Gráfico 15

INDICADORES DEMOGRÁFICOS

15

10

‰ 2001 5

0 Taxa Taxa Taxa Taxa de Divórcio Natalidade Mortalidade Nupcialidade

Fonte: Instituto Nacional de Estatística – Portugal

A taxa de natalidade no Concelho de Soure corresponde a 7‰ e a taxa de mortalidade corresponde a 13,4‰. Soure tem uma taxa de nupcialidade de 3,8‰ e uma taxa de divórcio de 1,1‰.

Evolução da Taxa de Natalidade e de Mortalidade 1997 a 2002

Quadro 5 – Evolução da Taxa de Natalidade e de Mortalidade – 1997 a 2002 Ano Taxa Natalidade Taxa de Mortalidade Saldo Fisiológico 1997 6,8 14,5 -115 1998 7,0 13,4 -102 1999 7,14 13,0 -145 2000 8,39 15,51 -123 2001 8,57 13,54 -134 2002 8,55 14,11 -159

Fonte: Instituto Nacional de Estatística – Portugal

______2006______3_8______Carta Educativa do Concelho de Soure

Saldo Fisiológico6 no Concelho de Soure

Gráfico 16

SALDO FISIOLÓGICO

18 0 16 -20 a a a a d d d d i i 14 -40 i i V V V V

e e 12 -60 e e d d d d

e e 10 -80 e e t t t t % % % % n n n n e e 8 -100 e e d d d d e e 6 -120 e e c c c c x x x x E E 4 -140 E E

% % 2 -160 % % 0 -180 1997 1998 1999 2000 2001 2002

Taxa Natalidade Taxa de Mortalidade Saldo Fisiológico

Fonte: Instituto Nacional de Estatística – Portugal

Estimativas da População Residente

Quadro 6 – População Residente em 2001 e 2021 2001 2011 2021 20 940 21 827 21 853

Variação da População Residente

Quadro 7 – Variação da População Residente entre 2001 e 2021 Variação (n.º) Variação (%) Ano 2001 2021 913 + 4,3 % População Residente 20 940 21 853

Segundo os dados dos Censos 2001, a população residente no Concelho de Soure era de 20940 habitantes. De acordo com as projecções da população elaboradas até 2021, verifica-se um aumento populacional de 913 habitantes, em relação a 2001. Assim, a variação da população residente no concelho de 2001 para 2021 prevê-se que seja de +4,3 %.

6 O Saldo Fisiológico é a diferença entre o número de nados vivos e o número de óbitos num determinado período de tempo.

______2006______3_9______Carta Educativa do Concelho de Soure

3.4. Indicadores Sócio-Económicos

Actividade Económica, Empresas e Sociedades com Sede no Concelho de Soure

No Concelho de Soure existe um Pólo de Actividade Económica, com uma apreciável dimensão, normalmente conhecido por Zona Industrial de Soure.

Ele integra 50 lotes, sendo que 34 estão ocupados por 24 empresas, empregando sensivelmente 275 trabalhadores.

Constata-se que está a decorrer um processo de ampliação desta Zona Industrial e que está praticamente terminado um significativo investimento público no domínio das Infraestruturas e dos Arranjos Urbanísticos.

Existem ainda outros dois Pólos de Actividade Económica de menor dimensão.

Concretamente, o de Queitide, na Freguesia da Vinha da Rainha, que integra 6 lotes ocupados por 4 empresas, empregando sensivelmente 50 trabalhadores; foi adquirido um terreno com uma área de 46675m2, pelo valor de 120 000 Euros para garantir a sua futura ampliação e, por essa via, permitir ao Concelho aproveitar a proximidade do futuro nó de acesso à auto-estrada, no Louriçal.

O outro, o Pólo do Salavardo, situa-se na Freguesia de Alfarelos e integra 3 empresas, empregando sensivelmente 50 trabalhadores.

Além das empresas localizadas nestes Pólos de Actividade Económica, existem outras unidades industriais, de pequena e média dimensão, dos mais diversos ramos – mármores, mobiliário, têxteis, torrefacção/frutos secos…-, «espalhadas, de forma avulsa», pelas freguesias do Concelho.

______2006______4_0______Carta Educativa do Concelho de Soure

Relativamente aos indicadores da actividade económica no Concelho de Soure, segundo o Anuário Estatístico de 2004 (INE), será feita uma análise com base no número total de empresas e sociedades, tendo em consideração dois elementos de caracterização das sociedades: a dimensão do emprego e o volume de vendas.

Gráfico 17

EMPRESAS COM SEDE NO CONCELHO, SEGUNDO A CAE-REV.2

700

600

500

400 N.º 300

200

100

0 A+B C D E F G H I J K MaO

Fonte INE, Anuário Estatístico da Região Centro, ano 2004

No que se refere ao número de empresas7, existem 1704 no Concelho de Soure, das quais 343 são sociedades. Pela análise do gráfico verifica-se que a distribuição das empresas por actividade, revela que as actividades com maior peso são: - Comércio por grosso e a retalho, reparação de veículos automóveis (G) com 609 empresas (35,7%); - Construção (F) com 371 empresas (21,7%); - Alojamentos e Restauração (Restaurantes e Similares) (H) com 140 empresas (8,2%). - Agricultura, produção animal, caça, silvicultura e pesca (A+B) com 93 empresas (5,5%);

7 - Não aparecem as secções L, P e Q porque pertencem à área da Administração Pública e Instituições sem Fins Lucrativos que não foram inquiridas (INE).

______2006______4_1______Carta Educativa do Concelho de Soure

Gráfico 18

SOCIEDADES COM SEDE NO CONCELHO, SEGUNDO A CAE-REV.2

100 90 80 70 60 N.º 50 40 30 20 10 0 A+B C D E F G H I J K MaQ

Fonte INE, Anuário Estatístico da Região Centro, ano 2004

Relativamente à distribuição por actividades das 343 sociedades existentes, a situação altera-se um pouco em relação ao que se verifica com as empresas. Assim: - Comércio por grosso e a retalho (G) com 99 sociedades (28,9%); - Transportes, armazenagem e comunicação (I) com 60 sociedades (17,5%); - Indústria Transformadora (D) com 49 sociedades (14,3%).

______2006______4_2______Carta Educativa do Concelho de Soure

Gráfico 19

SOCIEDADES CONSTITUÍDAS, SEGUNDO A CAE - REV. 2

8 7 6 5 4 3 2 1 0 A+B D F H J L+Q

Anuário Estatístico da Região Centro, ano 2004

Foram constituídas 24 novas sociedades em 2004: - Comércio por grosso e a retalho (G), com 8 sociedades (33%); - Actividades Imobiliárias, Alugueres e Serviços prestados às Empresas (K), com 7 sociedades (29%).

Legenda:

Classificação de Actividades Económicas (CAE) A+B – Agricultura, Produção Animal, Caça e Silvicultura e Pesca; C – Indústria Extractivas; D – Indústrias Transformadoras; E – Produção e Distribuição de Electricidade, de Gás e de Água; F – Construção; G – Comércio por Grosso e a Retalho, Reparação de Veículos Automóveis, Motociclos e de Bens de Uso Pessoal e Doméstico; H – Alojamento e Restauração (Restaurantes e Similares); I – Transportes, Armazenagem e Comunicações; J – Actividades Financeiras; K – Actividades Imobiliárias, Alugueres e Serviços Prestados às Empresas; L – Administração Pública, Defesa e Segurança Social Obrigatória; M – Educação; N – Saúde e Acção Social; O – Outras Actividades de Serviços Colectivos, Sociais e Pessoais; P – Famílias com Empregados Domésticos; Q – Organismos Internacionais e outras Instituições Extra-Territoriais.

______2006______4_3______Carta Educativa do Concelho de Soure

População Activa

Gráfico 20

TAXA DA POPULAÇÃO ACTIVA NO CONCELHO DE SOURE

50 45 40 35 30 % 25 20 2001 15 10 5 0 s s s a o l e s s a o ó a o r r o e r u l h i p ei i h u u é ço h re n ac m t e in o p n in a u r a es m al am S a a lf r g C l b S T A R A B e G U a a D o ja m v d D o o a . an P N h ig r n F G ila i V V

Fonte: Instituto Nacional de Estatística – Portugal

A taxa de actividade no Concelho de Soure, segundo os Censos 2001, era de 40,5%, evidenciando um crescimento da população activa.

Granja do Ulmeiro é a freguesia onde se verifica o valor mais elevado da taxa da actividade, com 45,3 %.

Quadro 8 – População Activa no Concelho Ano 1991 2001 População Economicamente Activa 7 899 8 481 Taxa de Desemprego 5,2 % 6,5 %

Taxa de Actividade 36,4 % 40,5 %

Fonte INE: Anuário Estatístico da Região Centro, ano 2004

______2006______4_4______Carta Educativa do Concelho de Soure

População Empregada

Gráfico 21

POPULAÇÃO EMPREGADA POR SECTOR DE ACTIVIDADE - 2001

4,3%

32,1% Sector Primário

Sector Secundário

Sector Terciário 63,1%

Fonte: Instituto Nacional de Estatística – Portugal

Relativamente à distribuição da população empregada, por sector de actividade, no Concelho, verifica-se que:

• Sector Primário………… 4,3%

• Sector Secundário……….32,1%

• Sector Terciário………….63%

______2006______4_5______Carta Educativa do Concelho de Soure

População Desempregada

Para analisar o desemprego utilizaram-se os números dos Censos 2001 e a informação que tem vindo a ser disponibilizada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional referente aos desempregados inscritos no Centro de Emprego.

O concelho de Soure pertence à área de actuação do Instituto de Emprego e Formação Profissional da Figueira da Foz.

______2006______4_6______Carta Educativa do Concelho de Soure

Caracterização da População Desempregada no Concelho

Quadro 9 – Desemprego no Concelho de Soure Janeiro Junho 2006 2006

H 357 311 Sexo M 393 322

Jovens 92 50 (<25) Faixa Etária Adultos 658 583 (> 25)

1.º Emprego 72 43 Categoria Novo Emprego 678 590

< 1 ano 434 350 Tempo Inscrição = > 1 ano 316 283

< 1.º CEB 52 41

1.º CEB 322 303

Habilitações 2.º CEB 103 90 (Níveis de escolaridade) 3.º CEB 80 206 Secundário 70

Superior 67 49

TOTAL 750 633 Fonte: IEFP da Figueira da Foz

______2006______4_7______Carta Educativa do Concelho de Soure

Gráfico 22

DESEMPREGADOS POR SECTOR DE ACTIVIDADE

Sector Primário 2% Sector Terciário 61%

Sector Secundário 37%

Fonte: IEFP da Figueira da Foz, Janeiro de 2006

Pela análise dos dados disponibilizados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, referentes a Janeiro de 2006, verifica-se que o maior número de desempregados se encontra no Sector Terciário com 459 indivíduos (61%); o Sector Secundário com um total de 275 (37%) e o Sector Primário com 16 indivíduos (2%).

Gráfico 23

DESEMPREGADOS POR SEXO

Homens Mulheres 357 393 48% 52%

Fonte: IEFP da Figueira da Foz, Janeiro de 2006

Verifica-se que a estrutura do desemprego segundo o sexo, com base na informação disponibilizada pelo IEFP, é de 52% para o sexo masculino e de 48% para o sexo feminino.

______2006______4_8______Carta Educativa do Concelho de Soure

Gráfico 24

DESEMPREGADOS POR CATEGORIA

1.º Emprego Novo 72 Emprego 10% 678 90%

Fonte: IEFP da Figueira da Foz, Janeiro de 2006

Quanto ao desemprego por categoria, verifica-se que 10% dos desempregados se encontram à procura do primeiro emprego e 90% são desempregados à procura de novo emprego.

Gráfico 25

DESEMPREGADOS SEGUNDO OS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE

67 52 9% 7%

206 27%

322 43%

103 14%

< 1.º CEB 1.º CEB 2.º CEB 3.º CEB e Secundário Superior

Fonte: IEFP da Figueira da Foz, Janeiro de 2006

______2006______4_9______Carta Educativa do Concelho de Soure

Gráfico 26

DESEMPREGADOS SEGUNDO O GRUPO ETÁRIO

92 12% 245 < 25 anos 33% 25 - 44 anos

45 - 54 anos 272 36% > = 55 anos 141 19%

Fonte: IEFP da Figueira da Foz, Janeiro de 2006

No que se refere ao grupo etário verifica-se a seguinte distribuição dos desempregados: • 36 % ……………. 25 aos 44 anos

• 33 % ……………. > = 55 anos

• 19 % …………….. 45 – 54 anos • 12 % …………….< 25 anos

Gráfico 27

DESEMPREGADOS POR TEMPO DE INSCRIÇÃO

316 42%

434 58%

< 1 Ano = > 1 ano

Fonte: IEFP da Figueira da Foz, Janeiro de 2006

No que se refere ao tempo de inscrição dos desempregados verifica-se que:

• 42% - Inscritos há menos de um ano

• 58% - Inscritos há mais de um ano

______2006______5_0______Carta Educativa do Concelho de Soure

3.5. Saúde

Cuidados Primários

Ao nível dos Cuidados de Saúde Primários, o Concelho de Soure dispõe de um Centro de Saúde, sem internamento, localizado na sede do Concelho e 8 – oito - Extensões. O Centro de Saúde tem 22026 utentes inscritos, dos quais 10625 são do sexo masculino e os restantes 11401 são do sexo feminino. Assim, torna-se evidente a existência de utentes inscritos em situação de residência temporária, por exemplo emigrantes.

Gráfico 28

RECURSOS HUMANOS DO CENTRO DE SAÚDE

Delegado Concelhio de Saúde Pública 18 Médicos

16 18 18 18 Médicos Eventuais

14 Enfermeiros 14 12 13 Enfermeiro Chefe 10 Enfermeiros 8 Técnicos 6 Chefe de Secção 4 4 Administrativos 2 3 2 1 1 1 Aquisições de Serviço 0 Pessoal Auxiliar

Fonte: Gabinete de Planeamento e Controle do Centro de Saúde de Soure, ano 2005

A equipa técnica é constituída pela Técnica Superior de Serviço Social, Técnica de Saúde Ambiental e duas Técnicas de Radiologia.

______2006______5_1______Carta Educativa do Concelho de Soure

Quadro 10 – Recursos Humanos no Centro de Saúde e Extensões de Saúde

CENTRO DE SAÚDE/ N.º Pessoal N.º Médicos Pessoal Auxiliar EXTENSÕES DE SAÚDE Enfermeiros Administrativo Sede 7 (1) 10 11 7 Alfarelos 1 1 1 1 (2) Degracias e Pombalinho 1 1 1 1 (2) Figueiró do Campo 1 1 1 1 (3) Gesteira 1 1 1 1 (3) Granja do Ulmeiro 2 2 1 1 Samuel 1 1 1 1 Vila Nova de Anços 1 1 1 1 (2) Vinha da Rainha 1 1 1 1

Fonte: Gabinete de Planeamento e Controle do Centro de Saúde de Soure, ano 2005

Legenda: (1) - 1 Médico de Saúde Pública (2) – Programa Ocupacional Carenciado (POC) (3) Desenvolve actividades em Figueiró do Campo e Gesteira

Utentes Inscritos na Sede do Centro de Saúde e suas Extensões

Quadro 11 – Utentes Inscritos

N.º DE UTENTES EXTENSÕES DE SAÚDE HOMENS MULHERES TOTAL ♂ ♀ Legenda:

Sede (1) 4 884 5 183 10 067 (1) Contempla utentes da freguesia de Tapéus. Alfarelos 783 750 1 533

Degracias e Pombalinho 687 766 1 453 (2) Contempla utentes da 508 562 1 070 Figueiró do Campo freguesia de Brunhós. Gesteira (2) 554 601 1 155 Granja do Ulmeiro 1 283 1 436 2 719

Samuel 559 604 1 163 Vila Nova de Anços 622 697 1 319 745 802 1 547 Vinha da Rainha TOTAL GERAL 10 625 11 401 22 026

Fonte: Gabinete de Planeamento e Controle do Centro de Saúde de Soure, ano 2005

______2006______5_2______Carta Educativa do Concelho de Soure

Consultas do Centro de Saúde, Vacinação e Rastreio

De acordo com a informação prestada pelo Gabinete de Planeamento e Controle do Centro de Saúde, o tempo médio de espera para cada consulta é de 8 a 15 dias, sensivelmente.

 Consultas de Planeamento Familiar, no ano de 2005

Quadro 12 – Consultas de Planeamento Familiar Grupo Primeiras Consultas Consultas Seguintes Total de Consultas Etário Fem. Masc. Total Fem. Masc. Total Fem. Masc. Total 60 – 64 Anos 687 534 1 221 3 316 2 141 5 457 4 003 2 675 6 678 55 – 59 Anos 711 539 1 250 2 941 1 704 4 645 3 652 2 243 5 895 50 – 54 Anos 621 431 1 052 2 372 1 172 3 544 2 993 1 603 4 596 45 - 49 Anos 600 360 960 2 077 798 2 875 2 677 1 158 3 835 40 – 44 Anos 539 348 887 1 550 734 2 284 2 089 1 082 3 171 35 - 39 Anos 500 292 792 1 260 563 1 823 1 760 855 2 615 30 - 34 Anos 562 336 898 1 303 475 1 778 1 865 811 2 676 25 - 29 Anos 590 305 895 1 377 404 1 781 1 967 709 2 676 20 - 24 Anos 449 255 704 863 289 1 152 1 312 544 1 856 15 - 19 Anos 302 247 549 407 230 637 709 477 1 186

TOTAL 5 561 3 647 9 208 17466 8510 25976 23 027 12 157 35 184 Fonte: Gabinete de Planeamento e Controle do Centro de Saúde de Soure

 Consultas de Saúde Materna, no ano de 2005

Quadro 13 – Consultas de Saúde Materna Grupo Primeiras Consultas Total Revisão Etário Consultas Seguintes de Consultas do Puerpério Total 45-49 Anos 0 4 4 2 10 40-44 Anos 0 26 26 2 54 35-39 Anos 4 40 44 6 94 30-34 Anos 14 125 139 14 292 25-29 Anos 26 164 190 12 392 20-24 Anos 8 56 64 5 133 15-19 Anos 0 12 12 0 24 TOTAL 52 427 479 41 999 Fonte: Gabinete de Planeamento e Controle do Centro de Saúde de Soure

______2006______5_3______Carta Educativa do Concelho de Soure

 Consultas de Saúde Infantil, no ano de 2005

Quadro 14 – Consultas de Saúde Infantil

GRUPO ETÁRIO Feminino Masculino Total 10-14 Anos 418 437 855 05-09 Anos 471 569 1 040 03-04 Anos 175 231 406 24-35 Meses 97 85 182 12-23 Meses 122 174 296 01-11 Meses 273 379 652 < 1 Mês 49 61 110 TOTAL 1 605 1936 3541 Fonte: Gabinete de Planeamento e Controle do Centro de Saúde de Soure

 Consultas de Saúde de Adultos, no ano de 2005

Quadro 15 – Consultas de Saúde de Adultos TOTAL GRUPO ETÁRIO Feminino Masculino Total 60-64 Anos 4 003 2 675 6 678 55-59 Anos 3 652 2 243 5 895 50-54 Anos 2 993 1 603 4 596 45-49 Anos 2 677 1 158 3 835 40-44 Anos 2 089 1 082 3 171 35-39 Anos 1 760 855 2 615 30-34 Anos 1 865 811 2 676 25-29 Anos 1 967 709 2 676 20-24 Anos 1 312 544 1 856 15-19 Anos 709 477 1 186

TOTAL 23 027 12 157 35 184

Fonte: Gabinete de Planeamento e Controle do Centro de Saúde de Soure

______2006______5_4______Carta Educativa do Concelho de Soure

 Consultas de Saúde de Idosos, no ano de 2005

Quadro 16 – Consultas de Saúde de Idosos GRUPO ETÁRIO Feminino Masculino Total > = 80 Anos 5 358 3 250 8 608 75-79 Anos 4 898 3 514 8 412 70-74 Anos 5 468 3 622 9 090 65-69 Anos 4 527 3 451 7 978 TOTAL 20 251 13 837 34 088 Fonte: Gabinete de Planeamento e Controle do Centro de Saúde de Soure

 Vacinação

De acordo com os dados do Centro de Saúde do Concelho, existe uma óptima cobertura em relação à vacinação no Concelho.

Quadro 17 – Vacinação N.º de Crianças em N.º de Crianças ANO Ficheiro Activo BCG DTP III Hib III VAP III VHB III 134 131 130 132 132 2004 135 99% 97% 96% 98% 98% DTP IV Hib IV VASPR I 2003 144 140 140 142 97% 97% 99% DTP V VAP IV VASPR II 1998 183 171 173 172 93% 95% 94% VASPR II VHB III Td 1991 157 143 135 145 91% 86% 92% Td 1980 278 189

68% Td 1940 245 184

75%

______2006______5_5______Carta Educativa do Concelho de Soure

 Rastreios Compreendidos entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2005

Gráfico 29

RASTREIOS - 2005

1000 800 966 600 759 400 200 233 16 0 Cancro da Cancro do Cancro da Cancro da mama Colo do Próstata Pele Útero

Fonte: Centro de Saúde de Soure

Patologias Com Maior Incidência No Ano de 2005

1. Doenças do aparelho circulatório – hipertensão essencial ou secundária não complicada, com um total de 16878 consultas e 5612 utentes; 2. Doenças endócrinas metabólicas e de nutrição/ doenças imunológicas, perturbações do metabolismos dos lípidos (níveis elevados de colesterol e triglicerideos), com um total de 10 833 consultas e 3973 utentes; 3. Doenças do sistema Músculo-esquelético, tecido conjuntivo, artrites e artroses, osteoporose e estados afins, com um total de 7 547 consultas e 3783 utentes; 4. Sintomas, sinais e estados mórbidos mal definidos, com um total de 4150 consultas e 2662 utentes; 5. Perturbações Mentais/ Perturbações ansiosas e estado ansioso, com um total de 5351 consultas e 2640 utentes;

______2 0 0 6 ______5_6______Carta Educativa do Concelho de Soure

Alcoolismo

No ano de 2005 recorreram às consultas do Centro de Saúde de Soure, por abuso crónico de álcool 114 utentes, sendo 89 do sexo masculino e 25 do sexo feminino. A maior taxa de incidência verifica-se nos grupos etários dos 40 aos 44 e dos 65 aos 69 anos.

Violência/ Agressão

Gráfico 30

VIOLÊNCIA E AGRESSÃO

17%

Feminino

Masculino

83%

Fonte: Estudo efectuado no Centro de Saúde – SAP, 1 de Jan. a 12 de Maio de 2003

Pela análise do gráfico verifica-se que foram atendidos por agressão física, no Serviço de Atendimento Permanente (SAP), 10 indivíduos do sexo masculino (83%) e 2 do sexo feminino (17%).

No período de 1 de Janeiro a 30 de Abril de 2003 foram comunicadas 16 informações clínicas por solicitação do Ministério Público, sendo 9 do sexo masculino (56%) e 7 do sexo feminino (44%).

______2006______5_7_