RELAÇÃO E DETALHES DAS 02 LINHAS QUE SERÃO LEILOADAS PELA ANEEL EM NOVEMBRO DE 2004

LOTE A

Linha: LT Colinas (TO) – Ribeiro Gonçalves (PI) - São João do Piauí (PI) – Sobradinho (BA) SE Ribeiro Gonçalves (PI)

Extensão: 937 quilômetros

Tensão: 500 kV

Estimativa de investimento: R$ 994,5 milhões

Previsão de entrada em operação: até 24 meses

Estimativa de geração de emprego direto: 2.300

Descrição do empreendimento: Composto pela Linha de Transmissão 500 kV, com extensão aproximada de 937 km, com origem na subestação Colinas, localizada no Estado de , e término na subestação de Sobradinho, localizada no Estado da Bahia, e pela nova Subestação Ribeiro Gonçalves, localizada no Estado do Piauí. A linha de transmissão atravessará os municípios , , Goiatins, e situados no estado de Tocantins; Balsas, Carolina, Loreto, Riachão e Sambaíba situados no estado do Maranhão; Ribeiro Gonçalves, , Ururçuí, Sebastião Leal, Manoel Emídio, Bertolínia, Alvorada do Gurguéia, Colônia do Gurguéia, , Canto do Buruti, , Tamboril do Piauí, Pajeú do Piauí, Brejo do Piauí, Ribeira do Piauí, Socorro do Piauí, João Costa, São João do Piauí, , Capitão Gervásio de Oliveira, Dom Inocêncio, Coronel José Dias, Lagoa do Barro do Piauí, , situados no estado no estado do Piauí; além de Casa Nova, Sento Sé, Sobradinho e Juazeiro da Bahia, no estado da Bahia.

Benefícios: A expansão da interligação Norte/Nordeste através da LT 500kV Colinas – Ribeiro Gonçalves - São João do Piauí – Sobradinho permitirá que a região Nordeste aumente a capacidade de recebimento, das regiões Norte e Sudeste, em 1200MW, totalizando cerca de 4300MW, no horizonte da completa motorização das UHE Tucuruí II, bem como o atendimento ao mercado respeitando o critério de confiabilidade “N-1”. O que garante maior segurança quanto à continuidade do suprimento de energia à região, diminuindo o número de desligamentos dos consumidores e assegurando energia associada ao crescimento e desenvolvimento do mercado regional.

LOTE B

Linha: LT Irapé (MG) – Araçuaí (MG) SE Irapé (MG) SE Araçuaí (MG)

Extensão: 65 quilômetros

Tensão: 345 kV

Estimativa de investimento: R$ 58 milhões

Previsão de entrada em operação: até 18 meses

Estimativa de geração de emprego direto: 150

Descrição do empreendimento: Composto pela Linha de Transmissão 230kV, com extensão aproximada de 65 km, com origem na subestação de Irapé, localizada no Estado de Minas Gerais, e término na subestação de Araçuaí, também localizada no Estado de Minas Gerais. A linha atravessará os municípios Berilo, Virgem da Lapa e Araçuaí, situados no Estado de Minas Gerais.

Benefícios: Implantação do novo ponto de suprimento ao Vale do Jequitinhonha. Hoje a principal fonte de suprimento para o vale é a SE Governador Valadares a 400 km da região. O empreendimento suprirá a demanda presente por energia na região e proporcionará melhoria de sua qualidade, qualificando assim a região a atrair indústrias e alterar a sua estrutura produtiva.