Todas as leis municipais destacadas ao longo deste programa de governo são conquistas da bancada petista para o povo de e dos governos petistas para o povo brasileiro.

CONHEÇA O SEU PREFEITO

Sou Thiago Beroco , 33 anos, advogado, casado, candidato a prefeito em Nova Odessa. Iniciei a militância como operário metalúrgico na empresa KSB de Americana, na qual atuei como membro da CIPA e ajudei a organizar a primeira greve da história dos trabalhadores daquela fábr ica. Me formei em direito no ano de 2012, em 2014 trabalhei como assessor parlamentar no mandato de deputado federal, em 2015 começei a advogar prestando serviços para o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de e Região e também para o S indicato das Trabalhadoras Costureiras de Americana e Região. Assumi a presidência do Partido dos Trabalhadores de Nova Odessa em 2016 e em 2017 fui convidado a advogar para o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Campinas e Região, no qual permaneço até o s dias atuais.

BEROCO representa a renovação da política do município e do próprio PT , do qual é o atual presidente muni ci pal . Tem como uma de suas metas debater possibilidades de geração de emprego e renda no âmbito municipal, rediscutir a saúde da cidade e desenvolver e aprimorar políticas sociais voltadas para a classe trabalhadora e a população de baixa renda.

Todas as leis municipais destacadas ao longo deste programa de governo são conquistas da bancada petista para o povo de Nova Odessa e dos governos petistas para o povo brasileiro.

CONHEÇA O SEU VICE -PREFEITO

Sou Heliton Escorpeli , arquiteto e urbanista, casado com a geógrafa Adriana Longo. Sou morador de Nova Odessa, cidade que escolhi para morar e atuar profissionalmente, iniciei a vida trabalhando muito cedo e aos 14 anos já tive minha carteira de trabalho assinada, empacotador, repositor, balconista, motorista, garçom, estudei na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC -Campinas). Atuei no movimento estudantil, fui Diretor de Ensino Pesquisa e Extensão da FeNEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanis mo), após graduado, fui membro e Diretor Presidente do IAB - Núcleo Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa e no SASP (Sindicato dos Arquitetos no Estado de ) fui Diretor Regional Campinas. Atualmente sou pós-graduando em Cidades, Planejame nto Urbano e Participação Popular , no Instituto das Cidades - Universidade Federal de São Paulo. Atuo na área de projetos de arquitetura com escritório próprio e nas lutas pelo direito à cidade e à moradia digna.

HELITON ESCORPELI , atual presidente municipal do PCdoB, representa a força da classe trabalhadora que sempre luta, não apenas pelos seus direitos, mas pelos direitos dos mais vulneráveis. Tem como uma de suas metas rediscutir os ru mos da habitação e do planejamento urbano da ci dade , levando em consideração a mobilidade urban a, o meio ambiente e a cultura, prioritariamente nos bairros mais afastados.

Todas as leis municipais destacadas ao longo deste programa de governo são conquistas da bancada petista para o povo de Nova Odessa e dos governos petistas para o povo brasileiro.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO I - GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

A geração de emprego está intrinsecamente ligada à dinâmica e co n ô mica nacional e internacional. Compete principalmente ao governo federal o desenvolvimento de programas de geração de emprego. Todavia, algumas inciativas e incentivos do poder público municipal podem fomentar a contratação de força de trabalho pelo se t o r p riv ado, ou mesmo contribuir com a geração de fonte de renda e estímulo ao empreendedorismo. Listamos abaixo algumas de nossas propostas neste sentido .

Fortalecimento do comércio local por meio de requalificação urbana do centro da cidade de Nova Odessa; Instituir agenda de diálogo permanente com a associação dos comerciantes, representantes da indústria local e setor de serviços p riva d o s; Instituir agenda de diálogo permanente com representantes dos sindicatos das categorias profissionais que atuam no mun icíp io ; Criação de cursos profissionalizantes a serem oferecidos gratuitamente pelo município a fim de suprir a demanda por força de trabalho nos setores de serviços, comércio e indústria; Expansão da rede de serviços sociais, em especial nas áreas de educação e saúde; Regulamentação, no âmbito municipal, da lei geral da micro e pequena empresa; Criação de agendas de concursos gastronômicos, possibilitando aos trabalhadores autônomos e microempreendedores do ramo alimentício, a comercialização de seus p ro d u t o s ; Constituir comissão especializada para estudar a viabilidade da criação de um Banco Municipal Comunitário ;

O Banco Municipal Comunitário será desenvolvido para gerar apoio às economias populares e prestando serviço financeiro solidário. Esta modal idade de sistema bancário estimula a criação de uma rede local de produção e consumo. Atualmente no Brasil existem 32 bancos municipais funcionando com suas moedas próprias, consumidas dentro da própria cidade. Em São João do Arraial, no Piauí, um dos muni cípios que adotou este modelo, a moeda tem o mesmo valor do real, todavia seu poder de compra é ainda maior graças aos descontos oferecidos em todos os estabelecimentos comerciais do município .

Constituir comissão especializada para estudar a viabilidade d e implementação do programa Renda Básica de Cidadania, instituído p e la Lei nº 10.835/04 , de autoria de Eduardo Suplicy ;

Todas as leis municipais destacadas ao longo deste programa de governo são conquistas da bancada petista para o povo de Nova Odessa e dos governos petistas para o povo brasileiro.

Imp la n t a r o Conselho Municipal de Emprego. II - DESENVOLVIMENTO COM INCLUSÃO SOCIAL Auditoria das contas das gestões anteriores ; A mp lia ç ão do apoio e vínculo com às empresas já instaladas para estímulo à ampliação de seus investimentos e postos de trabalho; Criação de programa de facilitação para abertura de empresas; Cria çã o do programa de incubadora de e mpresas, em parceria com in st it u iç ões de ensino; Organização de políticas públicas de apoio ao primeiro emprego e in se rçã o d os jo ve n s no mercado de trabalho; Criação da incubadora de cooperativas populares, fomentando a economia solidária e a geração de renda; Programa de apoio a empresa incubada graduada para que possa consolidar a sua atividade; Articulação com potenciais investidores nacionais e internacionais com divulgação das qualidades da cidade; Fortalecer os arranjos locais e os elos produtivos já existentes no mu n icíp io ; Re f o rça r a integração das instituições de ensino locais com as potencialidades produtivas; Estimular a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de t ra b a lh o ; Criar sistema de informações sobre empresas e dados da economia lo ca l; Fortalecimento e incentivo ao comércio local com atividades coletivas entre lojistas com apoio da Prefeitura , a lé m d a implantação gradativa do transporte público gratuito municipal ; Valorização dos produtos e especialidades de Nova Odessa. III – PARTICIPAÇÃO POPULAR Fortalecimento de todos os Co n se lh o s Mu n icip a is , g a ra n t in d o -lh e s autonomia e independência do Poder Executivo e t o rn a n d o -o s deliberativos e paritários; Instituir o Conselho Gestor , o Conselho da Cidade e o Conselho da Ju ve n t u d e ; Instituir o Conselho do Idoso, conforme Le i Mu n ic ipa l 1 . 5 4 4 ; Criação da Casa dos Conselhos, local para centralizar todos os conselhos, inclusive o conselho tutelar, com infraestrutura para reuniões, arquivo e documentação, bem como atendimento à comunidade; Todas as leis municipais destacadas ao longo deste programa de governo são conquistas da bancada petista para o povo de Nova Odessa e dos governos petistas para o povo brasileiro.

Realização periódica , anual ou bianual, d e Conferências Municipais, decidindo políticas públicas junto com a população; Criação da Semana pela Cidadania das Crianças e Adolescentes, em concordância com a Le i Mu n ic ipa l 1 . 6 6 6 ; Instituição do Orçamento Participativo ;

A exemplo de municípios como P e n ápolis (SP), S a n t o A n d ré (S P ) e Porto Alegre (RS) , temos como uma de nossas prioridades a implementação do Orçamento Participativo . Ne st e a população por me io d e assembleias d iscu t e quais as prioridades da cidade e para onde devem ser destinados os recursos públicos. “A POPULAÇÃO DECIDE” A população decide, de forma direta, a aplicação dos recursos em obras e serviços que serão executados pela administração. O início de tudo, se dá p or meio de reuniões preparatórias, quando a Prefeitura presta contas do exercício passado e apresenta o Plano de Investimentos e Serviços para o ano seguinte. E ssa s reuniões são acompanhadas pelas secretarias municipais e autarquias, que prestam esclarecim entos sobre os critérios que norteiam o processo e a viabilidade das demandas. “TRATA-SE DO MODELO MAIS TRANSPARENTE DE GOVERNO” A cidade é dividida em regiões nas quais acontecem assembleias , nos centros de cidadania e cultura . São através delas q u e a população elege as prioridades para o município, seus conselheiros, indicando o número de delegados para participação e grupos de discussões temáticas. Delegados são responsáveis pela d ef in içã o - por ordem de importância - das obras e serviços que se rã o d i scutidas e ao final , aprovado o plano de investimentos e serviços da sua região ou temática. Tra t a -se do modelo mais transparente de governo e com a participação direta dos cidadãos e cid a d ã s do município.

IV - ADMINISTRAÇÃO TRANSPARENTE Revisão dos cargos e salários de comissionados criados na gestão do atual prefeito; Auditoria dos concursos públicos realizados nos governos anteriores; Impedir o deslocamento e desvio de função dos funcionários p ú b lico s; Impedir a terceirização dos serviços públicos do mun icípio de Nova O d e ssa ; Estabelecer isenção de pagamento de taxa de concurso público para cargos ou empregos da administração pública direta, indireta, Todas as leis municipais destacadas ao longo deste programa de governo são conquistas da bancada petista para o povo de Nova Odessa e dos governos petistas para o povo brasileiro. autarquias, fundações e sociedade de economia mista no município, em concordância com a Le i Mu n ic ipa l 1 . 7 69. DIREITO À CIDADE V - HABITAÇÃO Implantação do p rograma de incentivo aos mu t i rõ e s, empreendimentos habitacionais autogeridos, como solução habitacional de baixo custo. Esse tipo de construção, onde são os próprios “mutirantes” que constroem a casa, tem como objetivo o cu st o b a ixo e a possibilidade dos futuros moradores administrarem o empreendimento , se nd o o seu diferencial ; Revisão do Plano Diretor, inibindo a especulação imobiliária em relação a formação de condomínios fechados, favorecendo programas h abitacionais voltados para a população de Nova O d e ssa ; Intermediar recursos e criar p o r m e io do Fundo Municipal de Habitação subsídio para realização de infraestrutura ; Garantir recursos do orçamento do município para que seja destinado ao Fundo Municipal de Habitação; Crit é rio r íg id o de distribuição das casas populares para munícipes de baixa renda que não tenham moradia , evitando que sejam distribuídas para moradores de outras cidades , e f ortalecer a fiscalização; Criação do p rograma de incentivo a empreendimentos que aten dam à demanda habitacional do município , uma vez que promovam a in t e g ra çã o d o bairro ao empreendimento e q ue as contrapartidas desses investimentos sejam direcionadas parte de st e s a o Fu n d o Municipal de Habitação para serem entregue s e/ou sorteado s a o s munícipes que integram a lista da P re f e it u ra Municipal de No va O d e ssa ; Implementar p rograma de a p o io às a ssociações e c ooperativas habitacionais , co m p olíticas de benefício fiscal e suporte técnico ; Criação da A THIS (Assistência Técnica para Habitação de Interesse S o cia l );

Sancionada pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da S i l va em 2008, a Le i 1 1 . 8 8 8 cria a Assistência Técnica Pública e Gratuita às famílias de baixa renda, tem o objetivo de dar suporte técnico às famílias que necessitam do profissional engenheiro e arquiteto para elaboração de projetos e assistência durante a execução da obra, com pro jeto arquitetônico, estrutural, hidráulico e e lé t rico .

Ampliação do número de moradias para munícipes idosos de baixa renda, aperfeiçoando seu funcionamento, garantindo assistência médica e atividades culturais . Todas as leis municipais destacadas ao longo deste programa de governo são conquistas da bancada petista para o povo de Nova Odessa e dos governos petistas para o povo brasileiro.

V I - ASSISTÊNCIA SOCIAL Implantação d a Ca sa de Acolhimento, oferecendo refeições, higienização e estadia para as pessoas em situações de rua, t e nd o também acompanhamento médico, odontológico e psicológico ; Fortalecimento e ampliação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), garantindo o trabalho intersetorial e em rede;

O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) é um órgão estatal de abrangência municipal integrante do SUAS, com objetivo de ofertar orientação, proteção e acompanhamento às famílias em situação de r isco pessoal, social, ameaça ou violação de direitos. Contando com uma equipe multiprofissional composta por assistentes sociais, psicólogo, educador social, advogado, pedagogo, dentre outros atua na prevenção e combate à violência física, psicológica e se xu a l, ao trabalho infantil e abandono, à mendicância, à discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia e outras formas de violação de direitos que as impedem de usufruir autonomia e bem e st a r.

Integração das entidades à política municipa l de assistência social. VII - MOBILIDADE Realização de estudos para a implantação de anel viário dentro do mu n icíp io ; Estudar a viabilidade de instalação de terminal urbano dado o crescimento urbano; Implantação de ciclovias interligando e conectando conf o rme estudos de deslocamentos utilizado pelos trabalhadores e ciclistas d a cid a d e ; Requalificação da área central da cidade a fim de fomentar a economia local; Gestão junto à empresa Autoban visando c onectar e integrar a cidade com a área dividida pela rodovia Anhanguera , con h e cid a co mo “pós-anhanguera”; Realizar gestões junto ao governo do Estado visando a melhoria e segurança da Rodovia Arnaldo Júlio Mauerberg; Novo sistema de transporte para deslocamento nos bairros e linhas de in t e g ra çã o entre bairr os e centro com sistema em tempo real de movimentação para que você tenha em tempo real o horário exato do transporte coletivo local; Implantação g ra d u a l do transporte público gratuito, ao exemplo do que já é realizado em Maricá (RJ), Volta Redonda (RJ), Mo ru n g a b a (SP), do Bom Jesus (SP), (SP) e Holambra (SP) ;

Todas as leis municipais destacadas ao longo deste programa de governo são conquistas da bancada petista para o povo de Nova Odessa e dos governos petistas para o povo brasileiro.

Aplicação das normas garantindo acessibilidade e melhoria da mobilidade dos pedestres nos espaços públicos e urbano; Gestão junto à empresa Rumo para a construção de p a ssa re la ligando o centro ao bairro Jardim Flórida . VIII - SEGURANÇA Readequação da Sede da Guarda, inserindo -a em um local mais estratégico; Fortalecimento do vídeo monitoramento como medida preventiva e de vigilância , incluindo os bairros mais afastados em parceria com o setor privado ; Reorganização do pessoal GCM (Guarda Civil Municipal); Construção de duas novas bases, na região Alvorada e região Terra No va ; Composição de frota própria para a Guarda Municipal por meio de emendas parlamentares e iniciat iva privada; Implantação de rondas com motocicletas ; Estudar a viabilidade de implementação de Oficina Mecânica Municipal para manutenção da frota. MEIO AMBIENTE IX - SUSTENTABILIDADE Reativação do CONDER (Conselho de Desenvolvimento Rural); Reestruturação e dinamização d a S e cre t a ria de Me io A mb ie n t e através da gestão técnica e apoio das outras secretarias para que a haja mais fiscalização e adequação das empresas e obras que chegam ao município nas leis ambientais; Implantação de ce n t ro de educação ambient al articulado com a rede municipal e estadual de ensino formando as futuras gerações em relação ao cuidado com o meio ambiente ; Implantação do Programa Municipal de Hortas Orgânicas Comunitárias , visando a segurança alimentar e em conformidade co m a Lei Mun ic ipa l 1 . 7 9 2 ; Atualização da Lei Mun ic ipa l 1 . 7 9 2 ; Estímulo através de iniciativas escolares e de associações de bairros ao programa de compostagem; fazendo assim o reuso do material orgânico e transformando -o em adubo para a implementação de hortas esc olares e hortas comunitárias; Promoção da cultura da preservação, conservação e contemplação dos recursos naturais, aliado à prática de esportes e atividades cu lt u ra is;

Todas as leis municipais destacadas ao longo deste programa de governo são conquistas da bancada petista para o povo de Nova Odessa e dos governos petistas para o povo brasileiro.

Iniciar diálogo com os órgãos da administração pública Estadual e p arlamentares para di scutir a viabilidade de ampliação das funções e destino dos prédios desativados do Instituto de Zootecnia (IZ) para que os munícipes de Nova Odessa tenham opções de cursos profissionalizantes; técnicos e graduação com foco em meio ambiente e agricultura; buscando parcerias com universidades estaduais (UNICAMP e ESALQ) e ainda, valorização das funções do Instituto, trazendo pesquisas e novos laboratórios para que este seja um centro de educação e pesquisa voltado a aplicar práticas agrícolas mais eficien tes e ambientais - co mo a conservação das fontes de água , revitalização dos rios e córregos e ampliação da área de preservação do município para que tragam mais qualificações e segurança no futuro à Nova Odessa , bem como auxílio técnico para nossos produto re s ru ra is .

P lano municipal de arborização urbana , com árvores nativas e frutíferas; Identificação das árvores e plantas nas praças e áreas públicas do mu n icíp io ; Estímulo a campanhas de conscientização sobre a proteção ao meio a mb ie n t e ; Manutenção e recuperação das nascentes; Instituição do Dia de Luta pela Reforma Agrária no município, co n f o rme Lei Municipal 1.538 ; Realização contínua de mapeamento ambiental em Nova Odessa . X - SANEAMENTO Aperfeiçoar e a mp lia r a coleta de esgoto , buscando sua integralidade ; Instalação de biodigestores na região do “pós -anhanguera”; Re a liza r ações de fiscalização de leis ambientais, com a capacitação de servidores; Ampliar a fiscalização e monitoramento do descarte de resíduos sólidos, líquidos e gasosos das emp resas instaladas no município ; Monitoramento da qualidade e odor dos rios de Nova Odessa; O rg a n iza r cooperativas de coleta, transformação e reutilização de re síd u o s; Estimular a reciclagem e reaproveitamento de resíduos de construção civil; Implantação de usina de reaproveitamento de resíduos de construção dando destinação adequada a esse material;

Todas as leis municipais destacadas ao longo deste programa de governo são conquistas da bancada petista para o povo de Nova Odessa e dos governos petistas para o povo brasileiro.

Compromisso de n ão privatiza r d a CO DE N (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) , permanecendo e ssa u ma empresa mista; Instituição de políticas de captação d e águas pluviais e de permeabilidade; Implementação de política de combate a enchentes nos bairros Flórida, Vila Azenha, Jardim Conceição e São Jorge , especificamente a Ru a Nit e ró i , p o r meio da instalação de sumidouros, criação de piscinões e alargamento da calha dos rios, mediante estudos técnicos; Instalação de composteiras domésticas e comunitárias; Organização coleta seletiva, resíduos recicláveis, visando além da conservação do meio ambiente a viabilidade econômica das cooperativas de coletores; Cria çã o da política de gestão de eficiência energética municipal; Construção de mais uma represa visando o abastecimento de água do município ; Modernização, monitoramento e fortalecimento do abastecimento de água com a redução de perdas e melhorias contínuas ; Implantação de usinas de compostagem dos resíduos orgânico, com destinação do adubo para as hortas orgânicas comunitárias . XI - PROTEÇÃO ANIMAL Potencializar a secretaria de zoonose com a criação de um conselho municipal de proteção animal; Disponibilização à sociedade de castração e vacinação, bem com disponibilização de médico veterinário para consultas p ú b lica s ; Parcerias com instituições e grupos de proteção animal; Criação de fundo municipal de zoonose por meio de lei; Identificação animal e controle de posse responsável; Campanha e apoio à adoção animal; Readequação d o canil municipal ; Construção d o gatil municipal ; Implantação do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) . EDUCAÇÃO, CULTURA, LAZER, ESPORTE E SAÚDE X II - EDUCAÇÃO Valorização dos professores da rede municipal, adequando o sa lá rio , com implantação da jornada do piso ;

Todas as leis municipais destacadas ao longo deste programa de governo são conquistas da bancada petista para o povo de Nova Odessa e dos governos petistas para o povo brasileiro.

Equiparação do salário dos professores das creches ao dos demais professores da rede; Construção de escola piloto a exemplo do CEU (Centro Educacional Unificado), conforme os implantados pelos governos petistas na ca p it a l;

O s CEUs são equipados com quadra poliesportiva, sa la d e teatro (utilizado também como cinema), playground, piscinas, biblioteca, telecentro e espaços para oficinas, ateliês e reuniões. Os espaços são abertos nos finais de semana com o intuito de beneficiar tanto crianças e adolescentes como a comunidade de baixa renda do entorno .

Autonomia financeira para as EMEFs e EMEFEIs para realização de pequenas obras e reparos nas instalações e aquisição de materiais pedagógicos; Valorização do Conselho de Escola; Contratação por meio de concursos públicos de mais especi a list a s para rede de ensino (fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos), ampliando o apoio à comunidade escolar; Ampliar e fortalecer o ensino de artes (música, pintura, teatro) nas escolas municipais; Reformulação e ampliação da Educação Integral nas es co la s municipais de Ensino Fundamental, levando em consideração as demandas e sugestões da comunidade escolar local. XIII - CULTURA E L AZ ER Implantação de á reas de lazer nos bairros , priorizando aqueles mais afastados do centro; Constituição do Fe st iva l da Ju ve n t ud e , nos bairros e com atividades direcionadas ; Criação da Secretaria Municipal de Cultura;

Implantação dos Centros de Cultura e Cidadania , conforme a regionalização do município, sendo este o espaço para a realização d as assembleias do o rça me n t o p a rticipativo, onde também serão o f e re ci dos cu rso s d e g e ra çã o d e renda, formações em e co n o mia d oméstica, construção h o rt a s o rg â n ica s c omunitárias, compostagem, alimentação saudável, d o u la s, p o sse responsável de a n ima is d omésticos, cine debates, além de supor te a eventos culturais locais.

Implementação da Escola Municipal de Artes, em concordância com a Lei Mu n ic ip a l 1 . 9 4 0 ; Criação da Orquestra Municipal; Reativação do Clube da Melhor Idade;

Todas as leis municipais destacadas ao longo deste programa de governo são conquistas da bancada petista para o povo de Nova Odessa e dos governos petistas para o povo brasileiro.

Constituição do Festival da Melhor Idade, nos bairros e com atividades direcionadas; Construção de novo teatro em local centralizado; Parcerias para construção do Centro de Eventos . XIV - ESPORTE Criação do Conselho de Esportes, em concordância com a Le i Mun ic ipa l 1 . 7 9 4 ; Retomar e ampliar a prática das diversas mod alidades esportivas ; Instituição do programa de adoção de praças públicas e de esportes, conforme Le i Mu n ic ipa l 1 . 7 6 4 ; Criar estrutura para apoio nas praças públicas para práticas de exercícios com orientação e acompanhamento profissional; Reativação da Piscina do Santa Rosa ; Repensar a estrutura çã o dos ginásios ; Estimular e dar suporte para a realização de c a mp e o na t o s municipais. XV - SAÚDE Pleitear junto aos parlamentares e administração estadual a construção de um Hospital Estadual, equipado com UTI ( Un id a d e d e Te ra p ia In t e n siv a ) e centro de especialidades, na Av e n id a A mp é lio G a z z ett a, haja vista que o município de Novo Odessa está localizado em área estratégica em condições de atender a Região do Polo Têxtil; Descentralização da saúde, equipando as UBS (Unidades Básica de S a ú d e ) com a contratação de profissionais especialistas em diversas áreas, aparelhos para exames e f o rn e c ime n t o de medicamentos básicos sem depender do de slo ca me n t o a té a farmácia central ; Informatizar e integrar digitalmente toda a rede municipal de Saúde, agilizando o atendimento, criando o prontuário eletrônico, que permitirá em qualquer unidade da rede municipal o acesso ao histórico e informações do paciente; Implantar Unidade Móvel de Atenção à Saúde, com atendimento mé d ico e o dontológico em áreas rurais e bairros não atingidos; Garantir e ampliar o acesso às consultas com especialistas; Garantir a ampliar o acesso aos exames regulamentados pelo SUS; Fortalecer o atendimento especializado em Saúde da Mulher e em Saúde Materno In f a n t il; Fortalecer programa de atenção à Saúde do Homem;

Todas as leis municipais destacadas ao longo deste programa de governo são conquistas da bancada petista para o povo de Nova Odessa e dos governos petistas para o povo brasileiro.

Apoiar a implantação do Banco de Leite Materno e incentivo ao aleitamento materno; Apoiar a implantação de hortas medicinais; Apoiar a humanização dos partos com capacitação específica, implantação d a Política Nacional de Saúde Materna e integração com doulas; Ampliar a política de humanização do SUS, garantindo capacitação para os servidores e melhor atendimento aos usuários;

Fortalecer a ESF (Estratégia Saúde da Família) no município, com ampliação das equipes e qualificação de sua atuação como porta de entrada do SUS e centro da Atenção Básica de Saúde, visando promover a qualidade de vida da população, intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação , uso de tabaco, dentre outros e alcançar maior resolutividade dos problemas de saúde na Atenção Básica, sem a necessidade de intervenção de média e alta complexidade em uma Unidade de Pronto Atendimento ou hospital. “PROMOVER A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO, INTERVIR NOS FATORES QUE COLOCAM A SAÚDE EM RISCO [...] E ALCANÇAR MAIOR RESOLUTIVIDADE DOS PROBLEMAS DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA” Para viabilizar a ESF será necessário ampliar para 21 o número de equipes de Saúde da Família no município, cada uma co mp osta de: 1 médico (generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade); 1 enfermeiro (generalista ou especialista em saúde da família); 1 auxiliar ou técnico de enfermagem; e 4 agentes comunitários de saúde. Além disso, impla ntar gradativamente equipes de Saúde Bucal para atuação articulada com as equipes de Saúde da Família . Ca d a e quipe de Saúde Bucal será composta de: 1 cirurgião -d e n t ist a (generalista ou especialista em saúde da família); e 1 auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.

Ampliar terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos na rede municipal de saúde; Ampliar e garantir o suprimento eficiente de medicamentos; Implantar as ações previstas na Política Nacional de Saúde do Idoso e ampliar atendimento geriátrico; Garantir a implantação das políticas setoriais de Saúde conforme diretrizes do Ministério da Saúde; Integrar programas de atividades esportivas, de alimentação saudável e de qualidade de vida;

Todas as leis municipais destacadas ao longo deste programa de governo são conquistas da bancada petista para o povo de Nova Odessa e dos governos petistas para o povo brasileiro.

Fortalecer o Conselho Municipal de Saúde; Fortalecer a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde; G a ra n t ir p lano de carreira para os servidores da s a ú d e co m formação permanente e continuada; Apoio e formação aos a g e n te s c omunitários de s aúde; Criar sistema de avalia ção de qualidade do serviço público de s aúde; Manutenção permanente da estrutura da rede municipal de Saúde. NOSSO COMPROMISSO Nossa cidade já foi conhecida como “paraíso do verde”, nós q u e re mo s mu it o mais do que ap e n a s um título! Buscaremos uma sociedade sustentável, tendo o compromisso de atuar pela garantia dos bens compartilhados (ar, água, fauna, flora e minérios) pelo povo brasileiro, contra a exploração predatória, o desperdício e o esgotamento dos recursos natura is, considerando as necessidades das gerações atuais e futuras de nosso município. Com esse objetivo, iremos nos aproximar de lideranças, especialistas, comunidades e instituições locais com domínio de conhecimentos e técnicas que permitam promover o desen volvimento econômico, com qualidade de vida e preservação ambiental. Estaremos comprometidos com a garantia de trabalho digno para a população, a geração de emprego e renda, o crescimento da atividade econômico e o fortalecimento das políticas sociais, a p romoção de arranjos produtivos locais e o fomento de redes de cooperação, além da valorização permanente do salário do trabalhador. Para enfrentar os desafios que estão colocados para as cidades, integraremos políticas, projetos e ações que potencializem o desenvolvimento econômico local, melhorando a qualidade dos serviços prestados e o bem -estar da população. “Desenvolvimento econômico, com qualidade de vida e preservação ambiental” Denunciaremos e combateremos o desmonte do Estado. Defenderemos o Sistema Único de Saúde (SUS), público e universal, que garanta o acesso de todos os cidadãos e cidadãs a serviços de atenção integral à saúde. Promoveremos uma educação pública de qualidade, plural e inclusiva para todos e todas, por meio de uma gestão democrátic a e eficiente, que valorize os profissionais de educação e envolva toda a comunidade escolar na construção. Além de resgatar e ampliar políticas de igualdade racial e para a juventude. Combateremos também a violência doméstica, cujas vítimas geralmente são mulheres, mas que também atinge crianças e idosos, capacitando profissionais de segurança pública, do SUS, da educação e dos conselhos tutelares.

Todas as leis municipais destacadas ao longo deste programa de governo são conquistas da bancada petista para o povo de Nova Odessa e dos governos petistas para o povo brasileiro.

“Atuaremos pela redução das desigualdades locais, fomentando a participação popular” A defesa da democracia e dos direitos sociais será nosso compromisso permanente. Também aprofundaremos a democracia, mantendo diálogo constante com a população de Nova Odessa e ouvindo suas demandas. Todas as pessoas que vivem na cidade têm direito a ela. Nesse sentido, atuaremos pela redução das desigualdades locais, fomentando a participação popular, além de garantir qualidade de vida e moradia digna, o que inclui acesso a saneamento básico, água limpa e encanada, rede de esgoto, coleta de lixo, transporte público de qualidade e políticas públicas de cultura, lazer, educação, saúde e assistência social. Defenderemos a pluralidade e a diversidade que caracterizam a sociedade brasileira, combatendo toda forma de preconceito, garantindo tratamento justo e digno a todos os cidadãos e cid ad ã s. Exerceremos um mandato plural, transparente e aberto à participação da sociedade, sem espaço para o nepotismo. “Exerceremos um mandato plural, transparente e aberto à participação da sociedade , sem espaço para o nepotismo” Uma gestão na qual o in dividualismo seja superado pela construção de projetos coletivos e democráticos. Estes compromissos, inspirados no interesse público, na defesa da democracia e da justiça social, orientam nossa atuação na campanha eleitoral e no mandato, para que todas as n o ssa s iniciativas guardem com eles coerência, fortalecendo os direitos do povo brasileiro. Este é o nosso compromisso com você!

Todas as leis municipais destacadas ao longo deste programa de governo são conquistas da bancada petista para o povo de Nova Odessa e dos governos petistas para o povo brasileiro.

Todas as leis municipais destacadas ao longo deste programa de governo são conquistas da bancada petista para o povo de Nova Odessa e dos governos petistas para o povo brasileiro.