UNIDA PARA O PROGRESSO

Este é um momento histórico para a vida de Itamarandiba. Unir forças para promover o progresso e o desenvolvimento. Isto é possível. Para que isso aconteça você tem que dar o primeiro passo, isto é, votar na chapa AFONSO GANDRA e GLAÚCIO GUIMARÃES.

Este programa de governo representa a tentativa do poder público municipal de atender os anseios da população e promover o seu crescimento intelectual, moral, social e econômico. Dividir e ampliar as riquezas a todos os segmentos.

A CRISE VIVIDA NO BRASIL

Um programa de governo tem que ser realista. E ser realista é reconhecer o grave momento econômico, político, financeiro e social pelo qual passa o Brasil. Diante de tantos infortúnios vividos nos últimos anos, e diante da carência de recursos não é possível fazer-se um plano de governo inexeqüível. É preciso reconhecer as dificuldades e enfrentá-las, com dignidade, força, coragem, planejamento e sobretudo com a união de todas as forças. O plano de governo que apresentamos representa o sentimento de que é possível fazer-se uma administração segura e progressista. Vamos contar com o apoio de toda a população. Primeiro de dentro de casa, isto é, dos funcionários públicos municipais, dentro vamos ganhar as ruas e finalmente o Estado e a Nação. Não vamos nos dispersar, dizia Tancredo Neves. Com os olhos voltados para o presente e o futuro, esperamos realizar este programa de governo para dar à população o máximo que pudermos e o mínimo a que tem direito.

SAÚDE PÚBLICA

A grande discussão na administração pública hoje, no Brasil e no mundo, é sobre o tamanho do Estado. Ou será um Estado intervencionista que age em todos os segmentos, inclusive, o privado, ou um Estado menor e mais ágil que cuida somente das áreas essenciais, quais sejam, saúde, educação e segurança pública.

No caso específico de Itamarandiba entendemos que nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Precisamos acudir as reais necessidades do povo, ou seja, onde estiver a população lá estará a administração pública. Qualquer que seja a filosofia adotada, a saúde pública estará sempre em primeiro lugar.

A CRIAÇÃO DA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE

Estamos examinando e faremos encontros com todos os segmentos da sociedade, isto é, médicos, profissionais de saúde, empresários, comerciante e com toda a população, mostrando-lhes os benefícios que seria a criação da fundação de saúde municipal que cuidará da administração dos hospitais de Itamarandiba e de todos os órgãos da secretaria. Essa fundação poderá captar recursos externos, podendo assinar convênios e atender toda a população, inclusive, com recebimento de pagamentos pelo atendimento particular, doações dentre outros meios para arrecadar recursos. Como existem dois hospitais no Município, dividiríamos as atividades e tarefas entre os dois, ficando a administração a cargo da fundação. Essa fundação teria poderes para disciplinar o atendimento dos serviços médicos e hospitalares, contratar empresas, receber recursos e finalmente seria o grande instrumento para alavancar o sistema de saúde do município. Lembramos que tanto em , quanto em a administração dos serviços de saúde e principalmente do hospital é feita pela fundação municipal de saúde. Essa entidade teria condições de implantar sistema de saúde de alta complexidade. Instalar CTI e manter ambulâncias de alta qualidade com diminuição de mortes em casos extremos. Ambulância UTI para os casos graves selecionados pela equipe médica.

Toda essa modificação somente ocorrerá depois de amplo debate com todos os segmentos da nossa sociedade. NADA SE FARÁ SEM A APROVAÇÃO DA POPULAÇÃO.

PARCERIA COM O HOSPITAL DE ITAMARANDIBA

Como foi implantado um novo procedimento funcional dos hospitais, a nossa missão é manter parceria com o Hospital de Itamarandiba, que como pioneiro no município merece atenção especial da municipalidade. Como dito anteriormente é desejo da administração implantar uma fundação municipal de saúde, que será encarregada de cuidar da administração dos recursos e projetos hospitalares. Existem pensamentos de que o hospital de itamarandiba devesse ser transformado em Maternidade, cuidando da saúde da gestante e de seu filho. Também existe a possibilidade de ser e hospital referência para atendimento especializado para doentes terminais. Enfim, muitas são as opções para que não haja o fechamento do hospital, mas, sim o seu fortalecimento. Fica consignado que promoveremos amplo estudo sobre o funcionamento dos hospitais. Fica consignado que a administração municipal envidará todos os esforços no sentido de que haja integral parceria da prefeitura e do hospital de itamarandiba.

MELHORIA DAS CONDIÇÕES DO HOSPITAL MUNICIPAL

O hospital Municipal Geraldo Ferreira Gandra foi criado com o objetivo de atender à população sem custo. Primeiro o ser humano, depois a sua identificação. Vem cumprindo seu objetivo. Desde a sua inauguração em fevereiro de 1986 até hoje, passadas tantas administrações, consegue manter-se. É nosso projeto fazer sua reestruturação física, ampliá-lo para atender melhor a população de Itamarandiba. Implantar clínicas especializadas com a construção de um CTI adulto.

Atendimento à população em clínicas especializadas de Pediatria, oftalmologia, ginecologia e obstetrícia, urologia, ortopedia. Serão realizadas cirurgias de baixa e média complexidade. Ampliar e melhorar as suas condições físicas, implica em melhorar o atendimento à população. Serão abertos debates sobre as formas e condições de melhoria do hospital beneficiando, consequentemente, todo o povo de Itamarandiba. O hospital municipal é uma conquista que não pode ficar paralisada no tempo. Promover a capacitação dos funcionários, com o objetivo de melhor atender a população, é um dos nossos objetivos. Valorização dos profissionais da Saude.

CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS PROGRAMAS DE SAÚDE

Criar e manter em todos os bairros UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Ampliar unidades de PSF

Criar mais duas Equipes de PSF, nos bairros Fazendinha e São Geraldo

Manter o CAPS com presença do PSIQUIATRA

Manter o SAMU e criar equipe de atendimento móvel com a presença de médico, dentista, enfermeiro na zona rural que não é coberto por PSF.

Manter e implantar academias de saúde na Cidade e zona rural

Manter e aumentar a parceria com o Asilo Mali Martin, casa de caridade Darci Campos e AAmar, visando melhor as condições de acolhimento e atenção à população beneficiária;

Implantar programa de saúde na escola- visando acolher os alunos das escolas estaduais e municipais-, com atendimento e orientação na saúde do estudante.

Manter ampliar e melhorar as ações do NASF- Núcleo de apoio a saúde da família;

Manter e reestruturar o programa saúde em casa;

Manter e implantar um programa de saúde do trabalhador, em parceria com as empresas;

Implantar o programa BRASIL SORRIDENTE, com atendimento a toda população

Manter os convênios com , , Diamantina, para recepção do cidadão que precisa de atendimento médico-hospitalar.

Manutenção e melhoria das casas de apoio em Belo Horizonte,Diamantina e Montes Claros.

Com a implantação do Curso de Medicina em Diamantina, e como o Dr Sebastião Gusmão é um dos professores do curso de medicina, manter convênio com a faculdade para abrigar os seus médicos residentes e possibilitar o atendimento os pacientes de Itamarandiba.

Voltar o convênio com a UFMG para receber médicos do internato rural e formandos.

Fortalecimento do sistema de farmácia básica. Sem remédio não há saúde.

Com melhoria do atendimento nos hospitais. Com a presença de clínicas especializadas. Com o aumento do número de consultas por especialistas. Com a parceria com as faculdades de medicina de Diamantina e Belo Horizonte. Com a manutenção das casas de apoio e com a distribuição de remédios para os necessitados, estaremos mantendo todos os programas de saúde que obtiveram êxito. O nosso objetivo é melhorar o que existe de bom e criar novos programas sempre preocupados com a saúde da população de Itamarandiba.

EDUCAÇÃO

A educação é o ponto vital para o desenvolvimento. Somente com uma política pública firme e determinada é que poderemos mudar a face do município. Sabemos que diferentemente de outros setores a Educação somente apresenta resultados a médio e longo prazo. Porém, o investimento na educação tem resposta firme e definitiva para todas as gerações. Portanto, investir na educação é investir no único instrumento transformador da sociedade.

CONSTRUÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL URSINHOS CARINHOS

Esta Escola abriga um grande número de alunos do município. Por não ter um prédio próprio vive constantemente mudando-se. Além do grande encargo financeiro que gera para o município, essa mudança sistemática traz desconforto e angústia aos alunos e professores. Um prédio adequadamente construído para essa finalidade oferecerá melhoria das condições de trabalho, conforto e aumentará o aprendizado dos alunos.O prédio será construído com essa finalidade e trará grandes economias para o Município.

REFORMA E ADEQUAÇÃO DE TODAS AS ESCOLAS MUNICIPAIS

Um amplo programa de reforma e adequação das escolas municipais será feito no sentido de melhorar as condições de trabalho e aprendizagem.

AMPLIAÇÃO, REESTRUTURAÇÃO E INFORMATIZAÇÃO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Este projeto visa ampliar, reestruturar e informatizar a biblioteca municipal Paulo pavie, com o propósito de ser um centro de atendimento aos alunos, professores e população. Serão instalados computadores, sala de projeção, sala de debates, enfim, um local destinado à educação e cultura de nosso povo. Utilizando-se dos vários imóveis que possui o Município vai construir um prédio com essa destinação.

TRANSPORTE ESCOLAR

O transporte escolar foi uma conquista do aluno e de seus pais. Porém, matéria muito complexa, levando-se em consideração o fato de que muitos alunos deixam suas casas de madrugada e voltam à tarde. Se por um lado há ganhos, por outro há perdas. É preciso colocar essa matéria em discussão com todos os alunos e pais e professores. Pode-se estudar a manutenção do sistema atual, implantação de escolas nucleadas, enfim, haveremos de procurar um meio que viabilize a presença no aluno na sala de aula, sem prejuízo da sua qualidade de vida.

Os ônibus e carros que fazem o transporte escolar precisam ser de boa qualidade, limpos e confortáveis para o atendimento aos alunos . Não sabemos se o atual modelo de prestação de serviços através de cooperativas é o melhor. Porém, qual seja o modelo a ser aplicado, os proprietários dos veículos ganhadores da licitação terão que assinar um termo de compromisso de atender todos os dias, sem falhas, o serviço do transporte escolar. Inadmissível que o aluno falte às aulas por ausência de meio de transporte.

Amplo estudo deve ser elaborado antes da nossa posse , para que no período das aulas, estejamos habilitados a implantar um projeto que seja viável, economicamente sustentável e que vise dar conforto, segurança ao aluno e rapidez no seu atendimento.

MERENDA ESCOLAR

Se o aluno sai de casa sem alimentação, deverá recebê-la na Escola. Portanto, fundamental o atendimento com boa, saudável e farta merenda escolar. Os recursos repassados pelos Governos Federais e Estaduais são insuficientes para o atendimento Porém, o Município deve acrescentar valor necessário para o bom atendimento aos alunos . O cardápio continuará sendo elaborado por nutricionista e a alimentação preparada adequadamente. A aquisição deverá ser feita junto aos pequenos produtores rurais, em parceria com a Conab. As secretarias da Educação e Agropecuária deverão elaborar um projeto que vise incentivar o produtor rural a fornecer merenda de qualidade e a baixo custo para a merenda escolar.

UNIFORME ESCOLAR GRATUITO

Muitos alunos não possuem condições de adquirir uniforme escolar. A prefeitura deverá procurar instituições públicas e privadas, comércio, órgãos governamentais , no sentido de firmar parcerias para aquisição do uniforme escolar. É sabido que o aluno valoriza o seu uniforme e se sente integrado à escola. Incentivar as profissionais costureiras a implantar um projeto que vise a confecção dos uniformes escolares do Estado e do Município.

REVISÃO DO PLANO DE CARGO E SALÁRIOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Somos constantemente questionados sobre os salários dos professores municipais. É certo que no Brasil não houve ainda uma política pública que abrigasse adequadamente os profissionais da educação dando-lhes um salário compensador. Sem conhecimento da realidade financeira do Município impossível falar-se em aumento de salários. Entretanto, nos propusemos a abrir amplos debates com todos os profissionais da área educacional sobre a questão salarial. Um plano de cargos e salários deve ser apresentado, com vigência para mais de 20 anos e não somente para o mandato do prefeito. Se sabemos que a questão salarial é altamente complexa, entendemos que o professor insatisfeito, produz menos e ensina menos. Dessa forma estamos dispostos a enfrentar essa situação, sempre abertos ao diálogo.

Sabemos que houve um grande avanço na qualificação do profissional da educação em Itamarandiba. Continuaremos a incentivar a valorização do professor pela sua capacitação técnica. Estudar um mecanismo de gratificação ao professor pelo número de horas aulas trabalhadas durante o ano.

PARCERIAS COM SENAI, FIEMG, CEFET E COLTEC

Essas instituições tem condições de oferecer cursos de capacitação para os jovens de itamarandiba. Buscar parcerias é fundamental.

PARCERIAS COM AS UNIVERSIDADES REGIONAIS E FEDERAL DE BELO HORIZONTE

A implantação da Universidade Federal em Diamantina, abre-se para nós como a grande porta para o desenvolvimento. Em todas as áreas do conhecimento humano teremos profissionais de alta qualificação e que poderão emprestar o brilho das suas inteligências e seus vastos conhecimentos a favor da nossa administração.Bem assim a UNIMONTES e UNIVERSIDADE FEDERAL DE EM BELO HORIZONTE.

ELEIÇÃO DOS DIRETORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Os Diretores das Escolas Municipais deverão ser submetidos a Concurso de provas de títulos e conhecimento e após, os dois primeiros colocados, se submeterão a eleição entre toda a comunidade escolar. O prefeito ficará obrigado a nomear aquele que for o vencedor no pleito.

CULTURA, ESPORTE, LAZER E TURISMO

RECRIAÇÃO DAS OLÍMPIADAS

Passados tantos anos a população de Itamarandiba ainda se lembra com saudade e carinho das olimpíadas. Congraçamento entre todos os bairros e distritos através do esporte e cultura. Hoje, mais, que nunca essas olimpíadas envolveriam toda a população e faria uma integração entre todos. Lazer, esporte, cultura, arte. Alegria e vida para toda a população.Vamos reviver esse momento de integração da sociedade.

VOLTAR O PROJETO COMIDA DE BUTECO

Voltar o programa comida de buteco, que tanto sucesso fez em Itamarandiba. Essa é uma tendência mundial. Valorizar a gastronomia de sua cidade ou de seu país. Valoriza o comerciante e aumenta a sua renda.

CRIAÇÃO DA FESTA DO EUCALIPTO

O eucalipto é a nossa maior fonte de receita. Valorizar o nosso produto, criando uma data específica para ser comemorada. Nessa oportunidade além da apresentação de todos os produtos do eucalipto, fazer debates e trazer especialistas para nos informar sobre as perspectivas do eucalipto para os próximos anos.

FESTAS POPULARES- ALEGRIA DO POVO

O povo precisa de alegria. É preciso voltar as festas populares. A festa do aniversário da cidade. Os grandes carnavais. A queima de fogos e show na passagem do ano. Os campeonatos regionais de futebol e jogos de quadra. Festas nas comunidades rurais. Kombi equipada com som para levar diversão, alegria e entretenimento nas localidades rurais e nos bairros. Enfim, voltar a alegria e esperança a nosso povo.

UTILIZAÇÃO DO PARQUE DE EXPOSIÇÃO DURANTE TODO O ANO

O parque de exposição de Itamarandiba é o maior e melhor local para eventos de toda a região. Utilizá-lo somente uma vez no ano é um desprestígio para o local e um empobrecimento para toda a comunidade.

CESSÃO DO PARQUE PARA ENTIDADES SOCIAIS E RELIGIOSAS

É nosso propósito ceder mensalmente o uso do parque para as entidades sociais , filantrópicas e religiosas para que o explorem . Cada entidade poderia explorá-lo durante um mês. Exemplificando a asilo Mali Martin, durante o mês de agosto, teria o parque à sua disposição para fazer festas, leilões, encontro de bandas de música, sorteios, rifas, disputa de som de automóvel, jantar dançante, enfim, teria um espaço aberto à população, podendo auferir receita para sua instituição e trazer lazer para a população. As Escolas Estaduais e Municipais, AAmar, Asilos e Creches, enfim, todas as entidades filantrópicas ou sociais poderiam usá-lo durante um mês e com isso auferir receitas e trazer lazer para nossa sociedade.

VOLTAR A FEIRINHA DAS QUINTAS FEIRAS PARA A TERCEIRA IDADE

A conquista de um espaço digno para a terceira idade é nossa meta. Quando criamos a feirinha pensamos integração da comunidade da terceira idade. Não é possível que o Município deixe ao largo, tão importante camada da sociedade. A feirinha voltará, com segurança e respeito. O local onde se realizará será objeto de consulta popular.

REVITALIZAÇÃO DO ESTÁDIO MUNICIPAL

O estádio Municipal inaugurado em 1986, era o maior e mais importante de toda a região. Porém, com o passar dos anos, até as árvores foram derrubadas. É lamentável o estado em que se encontra. O estádio já recebeu grandes times, inclusive, da primeira divisão do futebol brasileiro. Vamos revitalizá-lo e o entregar a toda população em condições de uso. CONSTRUÇÃO DE QUADRAS ESPORTIVAS COM COBERTURA

Serão construídas quadras esportivas e outras receberão cobertura, visando a prática dos esportes de quadra. Revitalização e recuperação das quadras antigas. O esporte fortalece o espírito e revigora o corpo. Atraí a juventude e evita os descaminhos.

SECRETARIA DE OBRAS PÚBLICAS E INFRA ESTRUTURA

Existem no Município inúmeras obras que são prioritárias. Porém, em primeiro lugar é necessário concluir as obras iniciadas no meu último governo e concluir todas as obras iniciadas e não concluídas pelos governos anteriores. Para tanto a primeira providência será:

CRIAÇÃO DE UM CENTRO DE ENGENHARIA E DESENHO PARA A PRODUÇÃO DE PROJETOS

A maior dificuldade dos administradores municipais é a questão de levantamento de recursos para a construção de obras públicas. Se o Prefeito chegar em Brasília ou Belo Horizonte com um projeto pronto, acabado e em consonância com as suas necessidades certamente encontrará resposta positiva. Porém, as prefeituras são muito carentes nessa área. Dessa forma, vamos instalar um centro de produção de projetos e dessa forma conseguir recursos em todas as áreas de Governo Federal e Estadual.

MERCADO MUNICIPAL E RESTAURANTE POPULAR

Obra de grande alcance social é a conclusão do mercado municipal. Quando assumimos os destinos do Município pela primeira vez, encontramos o mercado municipal tomado pela Cobal. Como não podíamos abrir mão daquela instituição iniciamos a duplicação do mercado. Toda a parte nova foi por nós construída. Em 2007 iniciamos a construção da nova ala do mercado. Essa nova construção permitiria Melhorar as condições do mercado municipal e iríamos implantar o restaurante popular com comida a baixo custo para toda a população. Lamentavelmente ao perder a eleição vi-me privado de concluir as obras, que até hoje estão paralizadas. Vamos dar inicio a conclusão das obras, com recursos próprios do município e com convênios com os governos federal e estadual e ainda vamos implantar o restaurante popular. O mercado é o maior lugar de concentração da população. Não é justo que fique entregue à escuridão, as chuvas e ao abandono. A obra pertence ao povo e não pode só por capricho pessoal ficar no estado em que se encontra. Nossa meta é terminar e entregar já à população tão grande obra que ficou esquecida e abandonada. O restaurante popular é uma meta que não vamos abandonar. Terminar o mercado e implantar o restaurante é nosso compromisso com a população.

CLUBE DO POVO

Quando iniciamos a construção do clube social somente pensamos na população mais humilde que não tem condições de comprar um cota de um clube social. Iniciamos a construção de 03 piscinas. Inúmeros quiosques. Quadras esportivas. Deixamos a obra mais de 80% concluída. Porém, lá está: Muro derrubado e blocos furtados. Quiosques derrubados e telhas furtadas. Janelas, portas furtadas. A Capivari, através do Marconi nos doou todo o equipamento para aquecimento das águas das piscinas. Tudo sumiu, Tudo desapareceu, roubado ou doado. O fato é que a administração que nos sucedeu teve o capricho de tudo destruir, quer por comissão, quer por omissão.Vamos concluir este clube com recursos próprios ou convênios. Itamarandiba não admite tamanho abandono.

MATADOURO MUNICIPAL

Depois do hospital esta seria a maior obra do meu governo. Muito se discutiu no município sobre as causas do acentuado número de câncer na população. Seria a água, seriam os produtos químicos, seriam a carne que consumimos sem inspeção. Nenhuma resposta temos. O certo é que procuramos implantar no município o primeiro matadouro público regional em nossa cidade. Infelizmente ao perder as eleições perdemos a continuidade das obras. Milhares de telhas foram rançadas. Portas, janelas foram derrubadas e roubadas. Um grande projeto para a população está abandonado. Não se pensou na economia dos produtores de carne. Não se pensou na comercialização dos animais. Não se pensou na saúde da população. Simplesmente a obra foi abandonada. Por questão de honra e justiça à população vamos retomar as obras e entregá-la ao povo de itamarandiba. Significa comércio, significa riqueza. Significa saúde e bem estar para o nosso povo.

CENTRO DE SAÚDE DO BAIRRO SÃO GERALDO

O término desta obra merece mais atenção. Uma grande obra que nós iniciamos no bairro são Geraldo, no local conhecido como terrão da prefeitura com área de 8.000 metros quadrados, estava para ser concluída quando perdemos as eleições. Depois de 04 anos sem sequer ir ao local o ex-prefeito Gelte Costa, segundo os comentários da cidade, incentivou e autorizou um seu amigo e candidato derrotado a vereador a invadir e autorizar a invação dessa área que há mais de 30 anos sempre pertenceu por posse ao município. A obra se encontra paralizada e todos os lotes que circundam a obra foram invadidos. Um verdadeiro atentado contra o Município. Vamos concluir a obra que é um grande sonho da população.

IMPLANTAÇÃO DE UM PLANO DIRETOR E RETORNO DOS SEMÁFOROS

A cidade assiste ao absurdo do trânsito. Não tem estacionamentos. Não tem sinalização. O pedestre tem que fugir dos carros. Os carros não tem local para parar.É preciso estabelecer um plano diretor e regularizar o trânsito da cidade. Implantar semáforos. Estes foram por nós colocados há mais de 20 anos e foram abandonados. Ainda resta um na praça da matriz. Vamos modernizar a cidade com um grande projeto de trânsito e implantar novamente os semáforos.

A RUA DIAMANTINA TEM QUE SER A CHEGADA DA CIDADE

Todos os visitantes de Itamarandiba ficam perplexos e desnorteados quando aqui chegam. A cidade tem que tem um referencial de chegada. Esta tem que ser pela rua diamantina, que conduzirá o visitante até o centro da cidade. A saída será por onde for indicado. Mas a chegada obrigatoriamente pela rua principal. É assim em todas as cidades do mundo.

IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE TRÂNSITO E ACESSIBILIDADE

Não há o menor programa de trânsito na cidade e o portador de deficiência não tem acesso a nenhum órgão público, comércio ou qualquer local na cidade. Vamos disciplinar o trânsito e exigir rampa de acessibilidade para todos os comércios e órgãos púbicos.

REVITALIZAÇÃO DA FÁBRICA DE ASFALTO E BLOQUETE

Vamos promover uma verdadeira revolução na fábrica de asfalto e bloquete do Município. Vamos retirar a fábrica do bairro bom Jesus e levá-la para um local mais amplo e menos familiar. Vamos reativar a fábrica de asfalto que atenderá todas as demandas do município. Vamos comprar todo o equipamento necessário. Vamos recuperar a fábrica de bloquetes, manilhas e meio fio.

Uma obra asfáltica ou de bloquete fica por menos de 50% que uma obra administrada por empreiteira. Enquanto uma empreiteira faz 5.000 metros a fábrica faz 10.000.

A lava jato demonstrou que o grande ralo da nação é a empreiteira. Porisso toda força para a usina se asfalto e fábrica de manilhas, bloquetes e meio fio.

CRIAR UMA SUPERINTENDÊNCIA QUE FARÁ AS OBRAS DO MUNICÍPIO

O grande problema de se executar as obras através do próprio município é a questão da prestação de contas. Quando se faz a obra através de uma empreiteira feita a licitação, cabe ao município simplesmente conferir o cumprimento do contrato, porque, a prestação de contas é feita pela empreiteira. Quando os serviços são feitos pelo Município as dificuldades são maiores, porque o número de pessoas que receberam os valores são muitos e os valores muito menores. Porém, os benefícios são extraordinariamente maiores para o Município. A obra fica muito mais barata. O dinheiro fica dentro do Município. Para evitar essa dificuldade estamos propondo a criação de uma superintendência de desenvolvimento do município, tipo SUDECAP, que faz as obras de Belo Horizonte, porque a prefeitura tendo esse órgão fará as suas próprias obras, a custo muito menor e ainda não terá dificuldades de prestação de contas. Esta superintendência será um grande instrumento para o desenvolvimento de Itamarandiba.

REESTRUTURAÇÃO E ASFALTAMENTO DO ANEL RODOVIÁRIO É necessária a reestruturação e asfaltamento do anel rodoviário. Como ele foi construído impossível o acesso no período chuvoso de carretas e caminhões, bem assim carretas com carga pesada em qualquer época do ano. É preciso fazer o levantamento do tubulão que deverá ser ampliado facilitando o acesso a todos os modelos de carros e carretas com carga. Feito isso é preciso buscar parceria com a Aperam, Governo do Estado e Governo Federal, para fazermos o asfaltamento e iluminação do anel rodoviário. Dessa forma, será de grande utilidade para o trânsito da cidade .

MELHOR ACESSO DOS BAIRROS E BOM JESUS

É preciso implantar uma via de acesso do bairro bom Jesus ao bairro florestal. Autorizado o município pelo proprietário Roberto do Batistinha, a Prefeitura deve construir uma ponte sobre o rio são João e calçar toda a rua, desafogando o trânsito de todo o centro da cidade. O acesso será mais ágil e evitara o congestionamento junto ao fórum e os correios. Atuação rápida e fácil.

REGULARIZAÇÃO E ASFALTAMENTO DO AEROPORTO

Instrumento essencial para o nosso desenvolvimento é o aeroporto. Atualmente não se encontra regularizado na ANAC. Portanto é presente que consigamos a sua regularização para que possamos receber aeronaves e quem sabe, até se adquirir uma aeronave que ficasse à disposição da população para pequenos vôos como ocorre em Capelinha. É fundamental a sua regularização para o conforto e para o desenvolvimento do município.

MUDANÇA DA RODOVIÁRIA

A rodoviária foi construída há mais de 30 anos. Atingiu integralmente seu objetivo. Faremos ampla consulta à população sobre os efeitos e a necessidade de se transferir a rodoviária para um local mais amplo e que melhor atenda os usuários. Não será medida urgente e nem isolada. Será objeto de grande consulta à população . O prédio da atual rodoviária será aproveitada pelo Município para adequar suas necessidades. Poderá ser um centro de atendimento à população carente. Poderá abrigar qualquer secretaria, enfim, terá destinação própria para o Município. Os moradores e comerciantes nao serão prejudicados porque será instalado um órgão próprio do Município.

REVITALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA PRAÇA DOS AGRICULTORES

A praça dos agricultores tem a maior área livre de toda a região.O estado em que se encontra é péssimo. Já tentamos em outras épocas construir sobre o rio são João e alugar as lojas para os comerciantes. Não tivemos êxito. Tentamos retirar o mercado do local e fazer uma grande área de lazer. Não conseguimos. Agora estamos imbuídos do propósito de fazer uma grande obra de revitalização da praça dos agricultores com luzes, bancos, cores, arquiteta capazes de atrair as famílias para o encontro. Será o cartão postal de itamarandiba. O rio são João seria arborizado e florido.

IMPLANTAR ÔNIBUS CIRCULAR NA CIDADE

A Cidade cresceu. Os bairros ficaram distantes. Os moradores já tem dificuldades de circular na cidade sem o uso de carros. O ônibus circular a preço subsidiado permitira o acesso de todos os moradores aos mais distantes locais a preço módico. Conforto e bem estar para toda a população. ARBORIZAR E HUMANIZAR OS RIOS DA CIDADE Os rios da cidade estão mortos A copasa já recebendo o imposto do esgoto, sem que tenha feito o tratamento. Vamos exigir que ela faça a arborização e a humanização dos rios da cidade.

OBRIGAR A COPASA A FAZER O TRATAMENTO O ESGOTO SANITÁRIO

O nosso Governo não tem compromisso com empreiteiras ou órgãos governamentais. O nosso compromisso é com o povo. Dessa forma vamos propor ação conjunta da população E Prefeitura contra a copasa para a imediata implantação do tratamento do esgoto, ou paralisar o pagamento do valor e ainda a devolução do mesmo. O povo está sendo lesado.Vamos reagir com firmeza e coragem na defesa dos interesses da população.

AUDITORIA NAS CONTAS DA ATITUDE E OBRIGAR A REPARAR OS ESTRAGOS FEITOS NO CALÇAMENTO DAS RUAS

Queremos saber qual o valor foi recebido pela atitude e pago pela prefeitura de itamarandiba pelos serviços por ela prestados. Vamos contratar uma empresa de auditoria e determinar a devolução dos valores indevidamente recebidos. De igual forma vamos Exigir a recomposição de todos os serviços de asfalto e calçamento que ela desmanchou e não fez corretamente .

ASFALTAMENTO E CALÇAMENTO A BLOQUETE DAS RUAS DAS CIDADE E DISTRITOS

Com a revitalização da fábrica de bloquete usina de asfalto teremos condições de implantar grande e audacioso projeto de calçamento e asfaltamento de ruas nos bairros , distritos e povoados do nosso município.

MELHORIA DO SISTEMA DE COLETA DE LIXO E LIMPEZA URBANA

Implantar um programa de coleta e lixo e limpeza urbana que contemple toda população. Vamos trabalhar com as escolas estaduais e municipais visando uma parceria educativa. O povo deve colaborar. Vamos dar incentivo e prêmios aquela escola e alunos que mais atuarem. Igualmente vamos premiar o bairro que mais se destacar. Junto com a coleta de lixo e limpeza urbana, vamos implantar um programa de parceria com os moradores, visando a construção e calçamento de passeios públicos nas ruas e defronte as casas.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA NA CIDADE E NA ZONA RURAL

Manter e melhorar os sistemas de iluminação pública na cidade e na zona rural. Com o imposto decorrente da taxa de iluminação pública o Município tem melhores condições de implementar um programa maior de iluminação pública que tente contemplar toda a população .Vamos continuar e melhor os sistemas já existentes.

ESTRADAS VICINAIS - PROBLEMA CENTENÁRIO

A manutenção das estradas vicinais em bom estado é uma luta centenária. Desde os anos 60 quando o meu saudoso pai Niquinho Gandra, implantou o sistema de conservas, já que não havia máquinas, vimos nos defrontando com a dificuldade de manter as estradas em boa condição de tráfego. Foi orientado pelo Dr. Luiz Eduardo, médico nesta Cidade, que procurasse uma faculdade de engenharia especializada nessa área e com ela assinasse um convênio para o estudo de impacto e fizesse um projeto que atendesse o Município Muito entusiasmado acolhi essa sugestão que acredito possa ser a grande descoberta da administração. Vamos consultar todos os segmentos envolvidos e levar essa idéia adiante. O que é possível é estrada ruim para quem mora na zona rural. A manutenção das estradas vicinais em boa qualidade é compromisso do nosso governo.

CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DA SECRETARIA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E DESENVOLVIMENTO

Para retirar o município da estagnação econômica necessária a criação de uma secretaria que vá integrar o município ao estado e ao governo federal. A criação dessa secretaria permitirá abrir novos horizontes e atrair novos investimentos para a nossa economia. As metas serão abaixo enumeradas:

SUBSTAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA- MARCO DEFINIDOR

Os empresários por nós consultados há décadas, sempre condicionaram a sua presença no município ao binômio transporte e energia elétrica O transporte nos favorece porquanto estamos ligados a Belo Horizonte por duas vias de acesso, seja por Guanhães, seja por Diamantina.Demais disso, podemos ir para o Nordeste através de estrada asfaltada rumo a Montes Claros E finalmente temos acesso ao mar, através do Espírito Santo. No quesito energia elétrica realmente não tínhamos nenhuma perspectiva eis que a nossa energia sempre precária e mínima Com o início das obras da substação da Cemig, teremos amplas condições de oferecer aos empresários os dois quesitos exigidos, quais seja, energia e asfalto.

CRIAÇÃO DO DISTRITO INDUSTRIAL

Paralelamente a isso, teremos que implantar um Distrito Industrial, onde seriam oferecidos lotes aos comerciantes, empresários e interessados em aqui se alojarem. Esse distrito será escolhido em local indicado pelos especialistas e os beneficiários terão que obedecer regras previamente elaboradas para seu cumprimento.

DA ISENÇÃO DE IMPOSTOS

Para atrair empresas a aqui se instalarem, o Poder Público Municipal, poderá, ouvida a Câmara, conceder benefícios de isenção de impostos, proporcional ao número de empregos oferecidos.

DA CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE PEQUENAS EMPRESAS

A Secretaria de Indústria, Comercio e Desenvolvimento promoverá encontros e incentivos para que aqui se instalem pequenas empresas, tais como:

USINA DE RECICLAGEM DE LIXO POLO MOVELEIRO FÁBRICA DE CALÇADOS FÁBRICA DE TENIS E CHINELOS FÁBRICA DE ROUPAS, VESTUÁRIOS, CAMA E MESA POLO DE FRUTICULTURA IMPLANTAÇÃO DO POLO DE PRODUÇÃO DE MEL PARCERIA COM ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ITAMARANDIBA PARCERIA COM A APERAM PARCERIA COM A CAPIVARI PARCERIA COM O EMPRESARIADO E COMERCIANTES

Esta Secretaria terá a missão de promover o desenvolvimento do Município abrindo suas portas para o Estado e para o País. Todos os grandes investimentos e as opções de crescimento dar-se-ão através da secretaria que aumentará a oportunidade de emprego e renda, em razão dos investimentos que virão.

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTENCIA SOCIAL

Quanto mais carente o município, mais importante é a ação social. O primeiro chamamento é pela integração de todos os segmentos da sociedade. O início da assistência social foi feito pela Igreja, através dos programas das damas de caridade que mantinham os asilos. Depois de algum tempo o Estado deu-se conta da importância e da necessidade de se criar um mecanismo que amparasse a população mais carente.

Itamarandiba nos nossos governos foi precursora de programas que hoje são sucesso. Criamos por conta do Município o programa alimentação e trabalho, que foi chamado sopa dos pobres, à semelhança que Alziro Sarur criou na Legião da Boa vontade.Este programa por nós criado subsiste até hoje, dando trabalho a centenas de mulheres. Criamos o programa da cesta básica, antes do governo federal. Criamos um programa de construção e reforma de casas populares, com recursos próprios do município. Centenas de casas foram reformadas e construídas. Criamos a distribuição de remédios antes da existência da farmácia básica. Hoje nos propusemos a ampliar o leque de atuação na área social, convocando todas as instituições religiosas, ecumênicas, de assistência social e pessoas de boa vontade para se unirem conosco nesta cruzada. Vamos implementar

PARCERIA COM AS IGREJAS CATÓLICA E EVANGÉLICA PARCERIA COM AS INSTITUIÇÕES DE AMPARO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PARCERIA COM VOLUNTÁRIOS DE BOA VONTADE

A partir dessa união de forças, criaremos um cadastro único para atendimento à população.

Criar na Secretaria de Assistência Social um conselho gestor que será ouvido em todos os serviços, programas e projetos da área social, inclusive, quanto a aplicação de recursos. Dele farão parte, obrigatoriamente todas as instituições envolvidas.

Vamos ampliar os programas sociais do Governo Federal, tais como, SERVIÇO DE CONVIVENCIA E FORTALECIMENTO DE VINCULOS, CRAS, CREAS, BOLSA FAMÍLIA, LEITE PELA VIDA.

Participar dos programas do governo estadual através da Sedru e Conab

Promover cursos profissionalizantes em parceria: PRONATEC-SESI-SENAI-SINE- ACIAI-CDL- para inserir no mercado de trabalho os formandos dos cursos profissionalizantes;

Ampliar os programas minha casa e minha vida na sede do município e na zona rural;

Revitalizar o Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS em todos os bairros da cidade, com ênfase dos bairros Fazendinha e São Geraldo, e o CREAS- Centro de Referencia Especializado de Assistência Social visando o atendimento às famílias em vulnerabilidade social,com seus direitos violados;

Viabilizar a construção da sede própria do CRAS, CREAS e CONSELHO TUTELAR;

Criação de Centros de recuperação para adolescentes dependentes de substâncias psicoativas;

Dar continuidade aos grupos de idosos, com a presença de profissionais da Saúde,cultura e lazer, visando proporcionar melhor qualidade de vida;

PRODUÇÃO DE ALIMENTOS A BAIXO CUSTO PELA POPULAÇÃO CARENTE

Procurar proprietários rurais que tenham terras disponíveis e implantarmos um programa de trabalho agrário que utilizaria a mão de obra que estivesse ociosa na cidade. A receita da venda dos produtos seria destinada aos participantesl A prefeitura daria o transporte, irrigação e sementes e os participantes dariam a mão de obra e o adubo, que seria pago quando houvesse a venda dos produtos. A EMATER daria assistência técnica e o cadastramento e administração seria feita pelas entidades envolvidas( Igrejas, casas de assistência e pessoas de boa vontade, câmara municipal);

RESTAURANTE POPULAR

Criação do Restaurante popular que funcionará no segundo andar do prédio do mercado municipal terá várias finalidades. Nos sábados atenderá toda a população que vai ao mercado. Durante a semana, exceção dos domingos, atenderá toda a população carente que for cadastrada, com preço subsidiado ou inexistente dependendo da situação econômica do beneficiário.

CONSTRUÇÃO DE CASAS POPULARES NA CIDADE E NA ZONA RURAL

Firmar parcerias com os Governos Estadual e Federal no sentido de se conseguir a construção de casas populares para a população necessitada tanto na cidade quanto na zona rural.

Como a assistência social é dinâmica o Município estará preparado para intensificar as políticas públicas que visem amparar a população carente.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Estamos diante de um quadro desesperador, qual seja, a falta de água potável. Este fenômeno não é de Itamarandiba, nem de Minas, nem do Brasil. Este é um fenômeno mundial. O ciclo irregular das chuvas, a interferência do sistema do El nino e La nina, tem modificado intensamente a nossa situação climática. Daí, vermos que as chuvas caem com grande intensidade num período e faltar em vários outros. Daí as enchentes em certo período e secas profundas em outras. Todos padecemos com esses fenômenos. A diminuição da produção agrícola. O aumento dos preços. A falta de água para o consumo humano e animal. Enfim, em nossas mãos a solução.

CERCAMENTO DAS NASCENTES ABERTURA DE PEQUENAS BARRAGENS PROJETO DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS PARA O GADO IMPLANTAÇÃO DE FÁBRICA DE RAÇÃO ANIMAL PROJETO DE FRUTICULTURA TRANSPORTE DE FEIRANTE DE BOA QUALIDADE E GRATUITO CRIAÇÃO DA COOPERATIVA DO EUCALIPTO PARCERIA COM OS ÓRGÃOS FEDERAIS OU ESTADUAIS PARA MELHORIA GENÉTICA DO GADO DE CORTE E LEITEIRO DISTRIBUIÇÃO A PREÇO SUBSIDIADO DE ADUBOS, SEMENTES, FERRAMENTAS E MÁQUINAS ÁGUA DE BOA QUALIDADE A TODAS AS COMUNIDADES RURAIS ADEQUAR E AMPLIAR A HORTA COMUNITÁRIA PARA DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS ABRIR UMA AGÊNCIA PARA COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS AGRÍCOLAS ABERTURA DO MERCADO DIARIAMENTE SEGUNDO A NECESSIDADE DOS PRODUTORES IMPLANTAR PROGRAMA DE APOIO À CAFEICULTURA

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Tudo somente será possível se os funcionários que comandam a administração compartilharem do projeto. Porquanto fundamentais para o sucesso. Acreditamos que o número de funcionários é suficiente para atender todas as demandas. Na área da saúde somos responsáveis por um hospital e inúmeras dependências. Médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares, laboratoristas, atendentes. Tanto os profissionais de curso superior e os demais precisam participar. Se não houver integração, ao invés de sucesso, haverá fracasso. Na educação inúmeras escolas e centenas de professores e funcionários. As obras dependem dos engenheiros, dos pedreiros, ajudantes. Se a fábrica de manilhas for bem, as obras também. Os motoristas, os borracheiros, os serventes, os auxiliares, as cantineiras, todos unidos, farão a máquina administrativa funcionar. Sem essa integração impossível. Portanto, é primordial um trabalho conjunto para o êxito da nossa administração.

PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS CURSOS E CAPACITAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS CRIAÇÃO DA OUVIDORIA MUNICIPAL CRIAÇÃO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PARCERIA COM O SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS

SEGURANÇA PÚBLICA

A segurança pública nos municípios é dever do Estado. Entretanto, o Município deve participar de maneira efetiva para o cumprimento dessa obrigação constitucional. Enquanto Capelinha que foi indicada como Delegacia Regional, com a mesma população e área menor tem grande efetivo policial militar e civil, nós carecemos de mínima infra-estrutura na segurança pública.

EXIGIR AUMENTO DOS EFETIVOS MILITAR E CIVIL MANTER COOPERAÇÃO COM AS POLICIAS MILITAR E CIVIL IMPLANTAR A GUARDA MUNICIPAL CONSTRUIR NOVA CADEIA PÚBLICA EM LOCAL DISTANTE APOIAR TODAS AS AÇÕES DA APAC APOIAR TODOS OS PROGRAMAS DE COMBATE À DROGA

A segurança pública receberá especial atenção do Município que não medirá esforços para manter a paz e tranqüilidade nos lares itamarandibanos.

POLÍTICA PÚBLICA PARA OS DISTRITOS E POVOADOS

O Município de Itamarandiba é um dos maiores do Estado com quase 3.000 km2. A distância dos seus pontos extremos é muito grande, daí porque políticas desenvolvimentistas devem ser implementadas:

MELHORIA DAS ESTRADAS VICINAIS CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO DE POSTOS DE SAÚDE COM MÉDICOS E DENTISTAS CONSTRUÇÃO DE FARMÁCIA BÁSICA PARA ATENDIMENTO Á POPULAÇÃO PROGRAMA DE ENERGIA ELÉTRICA EM TODAS AS COMUNIDADES RURAIS DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES, ADUBOS E MAQUINÁRIO A PREÇO SUBSIDIADO PROGRAMA DE CERCAMENTO DE NASCENTES IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA DE ÁGUA POTÁVEL EM TODAS AS RESIDÊNCIAS CONSTRUÇÃO DE QUADRAS ESPORTIVAS EM TODOS OS DISTRITOS E POVOADAS REFORMA E CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÃO A PESSOAS CARENTES IMPLANTAÇÃO DE FEIRAS NAS COMUNIDADES RURAIS IMPLANTAÇÃO DE CALÇAMENTO NAS SEDES DOS POVOADOS E DISTRITOS INCENTIVAR A AQUISIÇÃO DE PRODUTOS DIRETAMENTE DOS PRODUTORES RURAIS AQUISIÇÃO DE UM ÔNIBUS MÓVEL PARA A SAÚDE

Os moradores da zona rural precisam de atenção especial. Lá cultivam a terra e produzem os alimentos. Precisam de estradas boas em todo o tempo do ano. Precisam de assistência de médico, dentista e remédios. Energia elétrica e água potável. Tudo isso vamos oferecer no nosso governo. A sua produção precisa ser escoada. Temos que criar associações voltadas para a produção e comercialização dos alimentos. Criar instrumentos que resgatem a dignidade e o valor da população que vive na zona rural Por isso vamos dedicar grande parte dos recursos para o melhoramento das condições de vida da população da zona rural que sempre demonstrou coragem, força e amor por nossa terra.

CONCLUSÃO

Este simples trabalho nos mostra a dimensão e a dificuldade de se administrar um município. Falta de recursos. Alto custo da máquina administrativa. Grande dimensão territorial. Grande desigualdade social. Carência em todas as áreas. Porém, move-nos o sentimento de amor à nossa querida Itamarandiba. Vamos nos entregar, juntamente com os amigos e colaboradores na hercúlea tarefa de promover a grande transformação do Município. Vamos todos juntos e confiantes no futuro. A primeira ação é seu eleitor, votar em AFONSO GANDRA e GLÁUCIO GUIMARÃES. Sob as bênçãos de Deus haveremos de governar com o sendo de justiça, procurando a união e a paz das nossas famílias. Realizaremos as grandes obras que a sociedade necessita e deseja.

COM DEUS E OS AMIGOS E AMIGAS RUMO À VITÓRIA

AFONSO GANDRA 11 PREFEITO

GLÁUCIO GUIMARÃES VICE-PREFEITO