Requerimento n° 2306, de 2017

Propõe voto de congratulações com o jornalista e advogado DR. A N T O N I O C A R L O S D U A R T E M O R E I R A, Presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de – AFPESP, pelos relevantes e excelentes trabalhos que vem desenvolvendo à frente da entidade, em benefício de toda a categoria de servidores públicos.

Autor: DEPUTADO CAMPOS MACHADO

RGL Nº 7732/2017

REQUERIMENTO Nº 2306, DE 2017

Requeiro, nos termos do artigo 165, inciso VIII, da XIV Consolidação do Regimento Interno, que se registre nos anais desta Casa um voto de congratulações com o jornalista e advogado Dr. Antonio Carlos Duarte Moreira, Presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo – AFPESP, pelos relevantes e excelentes trabalhos que vem desenvolvendo à frente da entidade, em benefício de toda a categoria de servidores públicos. Requeiro, ainda, que desta manifestação dê-se ciência ao homenageado, na sede da Associação, situada na Rua Bittencourt Rodrigues, nº 155 – Centro – São Paulo/Capital – Cep-01017-909.

JUSTIFICATIVA

Antônio Carlos Duarte Moreira tem uma trajetória de defesa do funcionalismo que ultrapassa décadas de atividades políticas. Pioneiro no jornalismo especializado no Setor Público já em 1972, inaugurou a coluna Diário do Servidor, durante o regime militar. Sua coluna era publicada inicialmente nos jornais Diário de São Paulo e Diário da Noite, trazendo repercussões e desdobramentos importantes ao funcionalismo público. A coluna, com grande sucesso, seguiu sendo publicada nos jornais: Diário Popular, e no Diário de São Paulo. Duarte Moreira fez escola do jornalismo no país. O jornal Última Hora, do , foi o primeiro a seguir o estilo de seção específica do Setor Público. Outros Estados também seguiram o modelo: Paraná (Gazeta do Povo); Pernambuco (Jornal do Comércio) e (Folha da Tarde).

Nascido em , formado em Direito pela Universidade do Largo São Francisco e Mestre em Direito Público, atua no associativismo como um dos dirigentes de maior expressão política. Fundou o tabloide Folha do Servidor Público, participa como jornalista da “Coluna do Servidor”, no jornal dos Concursos e Empregos e apresenta o noticiário do programa de TV “Cidadania & Serviço Público”.

Na AFPESP foi Diretor de Associativismo por 12 anos; autor do livro “A história da AFPESP em 66 anos; coordenador do livro “AFPESP - 80 anos de conquistas” e Presidente do Conselho Deliberativo por dois mandatos consecutivos (2007 a 2009).

Assumiu a Presidência da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo com planejamento de gestão, com foco no fortalecimento de ações associativas e políticas, bem como na expansão de unidades de lazer em defesa dos servidores públicos.

Hoje, aquela associação, conta com 18 unidades de lazer, as quais oferece conforto, segurança e bem estar aos seus hóspedes, todas situadas nos principais pontos turísticos de nosso estado, transcritas abaixo:

Amparo, Appenzell, Areador, Avaré, Campos do Jordão, , Guarujá, Itanhaém, Lindóia, Maresias, Monte Verde, Poços de caldas, Saha Campos do Jordão, São Pedro, Serra Negra, Socorro, Termas de Ibirá e Ubatuba.

Na condição de parlamentar e admirador deste grande gestor é que apresento esta propositura com o intuito de, merecidamente, homenageá-lo.

Sala das Sessões, em 27/10/2017

a) Campos Machado