LENÇÓIS PAULISTA/ / BARRA BONITA/ JAÚ/ ITAPUÍ/ / / /

PROGRAMA MUNICÍPIO VERDE AZUL CICLO 2019

ARTICULAÇÃO INTERMUNICIPAL

DIRETIVA: MUNICÍPIOS: Estrutura e Educação Ambiental Lençóis Paulista/ Macatuba/ Pederneiras/ Barra Bonita/ Jaú/ Itapuí/ Boracéia/ Iacanga/ Agudos/ Borebi. Lençóis Paulista, 2 de abril de 2019.

RELATÓRIO DA AÇÃO

DIAGNÓSTICO: Tendo em vista o tratamento final de resíduos perigosos e o problema na destinação correta de pilhas e baterias usadas e esgotadas, tem sido um fator importante para que seja trabalhado com a população. As pilhas e baterias contêm em suas composições metais pesados que podem contaminar todo um ecossistema, desde o solo, água, animais e comprometer a saúde humana, já que são cancerígenos, se descartados no lixo comum ou de outras formas não indicadas.

PROPOSTA:

 Realizar por meio de articulação intermunicipal o Programa Regional “Quando Acaba a Pilha”. Inicialmente lançado em Lençóis Paulista pela escola Cooperelp e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a proposta foi propagada por meio de articulação intermunicipal do Programa Município Verde Azul em 2015 com os municípios de Agudos, Borebi, Lençóis Paulista, Macatuba e Pederneiras.

 Ampliar a ação para outros municípios da região, como ocorreu no ciclo 2018 (a partir de julho/2018), a adesão do município de Iacanga. Já no ciclo 2019 passaram a fazer parte os municípios: Barra Bonita, Jaú, Itapuí e Boraceia, totalizando dez municípios na ação de articulação intermunicipal, além de outros grupos que propagaram a proposta na região a partir de reunião de articulação intermunicipal em 2019, entre eles: , Reginópolis, Dois Córregos, Torrinha, Ibitinga, entre outros. FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO: Mídia impressa (Jornal local); mídia digital (site e rede sociais), Informativos.

SITE OFICIAL DA PREFEITURA DE LENÇÓIS PAULISTA

15/02/2019 16h54 LENÇÓIS PAULISTA SEDIA REUNIÃO DE ARTICULAÇÃO DO PROGRAMA MUNICÍPIO VERDE AZUL

O encontro com representantes dos municípios aconteceu no Centro Cultural de Lençóis Paulista

Na quinta-feira, 14, aconteceu a reunião de Articulação Intermunicipal do Programa Município Verde Azul em Lençóis Paulista. A reunião foi conduzida pelo interlocutor de Lençóis Paulista, Helton Damacena de Souza, e contou com a presença do Prefeito Anderson Prado de Lima, que enalteceu a importância das ações realizadas no âmbito regional em prol do meio ambiente. O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Claudemir Rocha Mio, também recepcionou os participantes.

Com o resultado da reunião surgiram cinco propostas principais a serem desenvolvidas, que referentes aos seguintes temas: 1. Arborização Urbana para realização de curso de poda e manejo entre os municípios, a ser realizado no dia 28 de março de 2019 em Barra Bonita; 2. Salvaguarda da fauna silvestre para curso de criação de centros de reabilitação de fauna silvestre (resgate, soltura e encaminhamentos); 3. Expansão do Programa “Quando Acaba a Pilha”, que já é estabelecido em Lençóis Paulista e também é desenvolvido com sucesso em outros cinco municípios da região (Macatuba, Pederneiras, Borebi, Agudos e Iacanga); 4. Guia de compras sustentáveis, ação de articulação em 2018 para aplicação junto aos setores de licitação das prefeituras; 5. Articulação para realização de simpósio e oficinas de educação ambiental, que são realizadas anualmente, e inicialmente será em , com o objetivo de disseminar a educação ambiental, espaços, centros, ações e programas da região.

Participaram do encontro os interlocutores dos municípios de Agudos, Araraquara, Barra Bonita, Boraceia, Borebi, Dois Córregos, Iacanga, Ibitinga, Itapuí, Lençóis Paulista, Macatuba, , Reginópolis, Sabino, São Carlos e Torrinha. Outros municípios ainda manifestaram interesse, porém não puderam marcar presença nessa primeira ocasião, entre eles Pongaí, Taquaritinga, Mendonça, Ibirá, Pederneiras e .

A ação de articulação está prevista dentro dos critérios da diretiva Estrutura e Educação Ambiental do Programa Município Verde Azul. Para o ciclo 2019, a fase de qualificação da certificação se encerra em 15 de abril de 2019 e a certificação final está prevista para 1º de outubro de 2019, para a qual todos os municípios deverão desenvolver ações sobre as dez diretivas do PMVA.

Disponível em: http://www2.lencoispaulista.sp.gov.br/v2/noticia/5086/lencois-paulista-sedia- reuniao-de-articulacao-do-programa-municipio-verde-azul.html Acesso em: 2 abr. 2019.

25/03/2019 15h46

PROGRAMA “QUANDO ACABA A PILHA” É AMPLIADO NA REGIÃO

Mais de 100 urnas estão espalhadas pela cidade para recolher pilhas e baterias usadas Conforme proposta da diretiva “Estrutura e Educação Ambiental” do Programa Município Verde Azul (PMVA), o programa “Quando Acaba a Pilha”, criado em 2007 por iniciativa da escola Cooperelp e Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, já se tornou uma ação de articulação intermunicipal entre os municípios de Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras, Iacanga, Agudos e Borebi, e a partir de março/2019 foi ampliado para Barra Bonita, Jaú, Itapuí e Boraceia, totalizando dez municípios, além de estimular a formação de outros grupos para replicar a iniciativa.

A ampliação é estabelecida como uma das metas de convênios firmados entre todos os municípios e a ação conjunta será apresentada em relatório para o PMVA. Dentre as metas principais estão a realização de educação ambiental, criação de pontos de coletas, bem como a articulação para a destinação única desses resíduos por meio da Green Eletron – gestora de logística reversa. Até a primeira quinzena de abril/2019 uma demanda será encaminhada para a destinação correta à Suzaquim – Indústrias Químicas Ltda., com a região sendo beneficiada pela ação intermunicipal.

A população de Lençóis Paulista deve colaborar depositando corretamente pilhas e baterias usadas, e esgotadas, nas urnas encontradas em mais de 100 pontos no comércio, escolas, postos de saúde, supermercados e instituições.

“É importante educar as crianças em casa, uma vez que todas as escolas possuem ponto de coleta. As pilhas e baterias possuem metal pesado em suas composições, como cádmio, lítio e chumbo, que podem afetar e contaminar todo o ecossistema (solo, água, vegetação e animais), bem como causar prejuízos à saúde humana, por ter componentes cancerígenos. Basta colaborar!”, comentou Helton Damacena de Souza, educador ambiental e interlocutor do Programa Município Verde Azul pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Disponível em: http://www2.lencoispaulista.sp.gov.br/v2/noticia/5158/programa-quando- acaba-a-pilha-e-ampliado-na-regiao.html Acesso em: 02 abr. 2019. CARTAZ – Ferramenta de Comunicação:

Cartaz utilizado para divulgação entre os 10 municípios. EXECUÇÃO: A execução do trabalho para destinação correta de pilhas e baterias depende de cada município envolvido, seja no processo de educação ambiental com as escolas municipais e outros diversos públicos, bem como na distribuição de urnas coletoras em comércios, escolas, entidades e também na responsabilidade com a destinação final, realizada pela Green Eletron – Gestora de Logística Reversa, que por meio da transportadora GM&C destina as pilhas e baterias para a Suzaquim – indústria química, recicladora de pilhas e baterias no município de - SP.

PARTICIPAÇÃO EFETIVA DAS PREFEITURAS NO CICLO 2019 PMVA:

Para a destinação houve encaminhamento das pilhas e baterias arrecadadas nos pontos de coleta distribuídos pelos 6 municípios, (exceto os municípios de Barra Bonita, Jaú, Itapuí e Boraceia que aderiram recentemente a partir de 14 de fevereiro de 2019 e participarão das próximas destinações – ciclo 2019), bem como para fins de comprovação, encaminhamos abaixo registros fotográficos de Lençóis Paulista, também sobre os pontos de coleta distribuídos, modelo de urnas coletoras e processo de educação ambiental realizados durante o ciclo de 2019 do Programa Município Verde Azul. O Programa “Quando Acaba a Pilha” regional, também pode ser evidenciado conforme reunião de articulação realizada no dia 14/02/2019 em Lençóis Paulista com participação efetiva dos 10 municípios envolvidos (Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras, Barra Bonita, Jaú, Itapuí, Boracéia, Iacanga, Agudos e Borebi), entre outros que formarão outros grupos regionais de articulação com o mesmo propósito. REGISTROS FOTOGRÁFICOS DA REUNIÃO DE ARTICULAÇÃO INTERMUNICIPAL - LENÇÓIS PAULISTA, 14/02/2019:

Reunião de articulação intermunicipal, com interlocutores dos municípios envolvidos no “Quando Acaba a Pilha”, entre outros e presença do prefeito de Lençóis Paulista, Anderson Prado de Lima, em 14/02/2019. Interlocutores dos municípios participantes durante a reunião de articulação intermunicipal em Lençóis Paulista, 14/02/2019.

LISTA DE PRESENÇA DOS PARTICIPANTES Reunião de Articulação Intermunicipal

Ata da reunião de articulação intermunicipal ocorrida em 14/02/2019 em Lençóis Paulista

REGISTRO FOTOGRÁFICO DAS URNAS COLETORAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL:

Urna Coletora de Pilhas na Fazenda Boa Vista em Lençóis Paulista, 06/03/2019. Novas urnas coletoras confeccionadas pela marcenaria do CMFP no município de Lençóis Paulista – 29/03/2019

Educação Ambiental sobre o “Quando Acaba a Pilha no Município de Lençóis Paulista, Ciclo 2019 do PMVA. Lançamento do “Quando Acaba a Pilha” na Escola Estadual Dr. Paulo Zillo em Lençóis Paulista, Ciclo 2019 do PMVA.

Urna e educação ambiental no município de Pederneiras – Ciclo 2019 do PMVA. Urna de pilhas e baterias do município de Macatuba – Ciclo 2019 do PMVA. Urna coletora de pilhas e baterias do município de Agudos – Ciclo 2019 do PMVA.

Urna coletora de pilhas e baterias do município de Borebi – Ciclo 2019 do PMVA.

Urna de pilhas no município de Iacanga, Ciclo 2019 do PMVA.

Urna coletora de pilhas e educação ambiental em Iacanga, Ciclo 2019 do PMVA. Urna coletora e alunos em educação ambiental do “Quando Acaba a Pilha” no município de Itapuí, que aderiu em 2019 – Ciclo 2019.

RESULTADOS:

Desde a ampliação do programa “Quando Acaba a Pilha”, os pontos de coleta de pilhas e baterias usadas e esgotadas foram ampliados em todos os municípios envolvidos, e em setembro/2016 foi realizada a primeira destinação para o tratamento final desses resíduos perigosos, conforme mencionado anteriormente. No ciclo 2017, também foi realizada uma nova destinação pela ABINEE. Já no ciclo 2018 do PMVA, mais uma destinação foi realizada em 02 de abril de 2018, com o montante de pilhas e baterias arrecadadas pelo programa regional “Quando Acaba a Pilha, sendo que os municípios arrecadaram pilhas e baterias usadas, destinaram para Lençóis Paulista para que a ABINEE fizesse a retirada e destinação para a Suzaquim (recicladora de pilhas). O montante chegou a 1.300 Kg (peso bruto) de pilhas e baterias, devidamente acondicionadas em bombonas plásticas. Vale ressaltar que o Programa regional de articulação intermunicipal foi expandido para o município de Iacanga, que passou a integrar a ação a partir de julho/2018. No presente ciclo 2019 foi dada continuidade a ação de articulação intermunicipal a partir de uma reunião realizada em Lençóis Paulista que envolveu diversos municípios das bacias Tietê-Jacaré e alguns da bacia Tietê-Batalha. Nesta reunião, dentre outras propostas, a que teve mais adesão foi o “Quando Acaba a Pilha” devido ao histórico de sucesso da ação entre os municípios envolvidos até então (Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras, Iacanga, Agudos e Borebi). Neste contexto ficou decidido que outros grupos poderiam replicar a proposta para que se articulem entre os municípios vizinhos. Na formação já existente, o programa foi ampliado para Barra Bonita, Jaú, Itapuí e Boraceia, totalizando agora 10 municípios que celebram termo de convênio entre as partes, documento importante que servirá para apresentação no marco legal do Programa Município Verde Azul para o prazo da certificação final de 2019, sendo que no momento, está em fase de assinatura pelos prefeitos dos municípios. A logística reversa é gerida a partir de 2019 pela Grenn Eletron, na qual os municípios todos deverão estabelecer contanto para formalização da parceria. REGISTROS FOTOGRÁFICOS DO PROCESSO PARA DESTINAÇÃO DE PILHAS E BATERIAS DO PROGRAMA REGIONAL “QUANDO ACABA A PILHA” - CICLO 2019:

Montante de pilhas e baterias prontas para destinação já no ciclo 2019 do PMVA, aguardando a transportadora GM&C para retirada, pilhas estas de Lençóis Paulista e dos demais municípios envolvidos na articulação – ciclo2019. A destinação deverá ocorrer até o próximo mês de maio/2019. Destinação do ciclo 2018 do Programa Município Verde Azul

Serviço de carregamento das bombonas para destinação correta pela ABINEE, ciclo 2018 do PMVA – 02/04/2018

Resíduos de pilhas e baterias encaminhados para o programa “Quando Acaba a Pilha” – ciclo 2018 do PMVA. Declaração enviada por alguns municípios – processo de logística reversa regional Declarações enviadas ao município de Lençóis Paulista até o momento pelos municípios Borebi, Pederneiras, Itapuí e Iacanga sobre encaminhamento de pilhas e baterias para logística reversa, conforme termo de convênio, Abril/2019. Interlocutores responsáveis pela ação EEA4 do PMVA

Antonio Carlos - Macatuba Paula/Eliel – Pederneiras Francine – Agudos Geovana - Borebi Giovani/ PS Lucas – Jaú Claudemir/ Helton – Lençóis Paulista Kleber/Tiago – Barra Bonita Renan – Boracéia Rogério/ PS Lucas – Itapuí Tamiris/Cinthya - Iacanga