Moção de congratulação - ckl8q9eXB2

Estado de Assembleia Legislativa

Despacho NP: ckl8q9eXB2 SECRETARIA DE SERVIÇOS LEGISLATIVOS 05/06/2012 Moção de congratulação nº 832/2012 Protocolo nº 2379/2012

Autor: Dep. Valdizete Nogueira

Com fulcro no Art. 183, inciso IX, do Regimento Interno desta Casa de Leis, requeiro à Mesa Diretora, ouvido o Soberano Plenário, que registre nos anais e encaminhe “MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO” a COOPERATIVA MISTA AGROPECUÁRIA DE LTDA-COMAJUL, vazada nos seguintes termos:

“A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO, por seus membros, mediante requerimento do Deputado VALDIZETE NOGUEIRA, vem manifestar o reconhecimento público à COOPERATIVA MISTA AGROPECUÁRIA DE JUSCIMEIRA LTDA-COMAJUL, por sua destacada atuação empresarial na região do Vale do São Lourenço, que ao longo de seus 34 anos de existência, representou e ainda representa uma fonte de geração de emprego e renda, direta ou indiretamente, a um universo de aproximadamente de 3.000 pessoas, promovendo atendimento econômico e social, em toda a região.

Senhor Presidente SEBASTIÃO REIS BORGES, representante legal da COOPERATIVA MISTA AGROPECUÁRIA DE JUSCIMEIRA LTDA-COMAJUL, receba essa justa homenagem como demonstração de respeito e admiração de todos os mato-grossenses”.

Plenário das Deliberações “Deputado Renê Barbour” em 05 de Junho de 2012

Valdizete Nogueira Deputado Estadual JUSTIFICATIVA

Tudo começou com a “Associação Amigos de Juscimeira”, idealizada e criada pelo Pe. João para resolver problemas comuns do grupo de produtores ligados a essa associação. Por ter se tornado insuficiente para a equação dos problemas ou devido ao sucesso da organização, parte deste grupo, liderados ainda pelo Pe. João, decidiu pela criação de uma cooperativa, surgindo daí a Cooperativa Mista Agropecuária de Juscimeira Ltda, a “COMAJUL”, fundada em 06 de junho de 1978 no distrito de Juscimeira, município de , estado de Mato Grosso.

A sede e administração da Cooperativa foi instalada nas dependências da Paróquia Bom Jesus, em Juscimeira-MT, com 58 associados fundadores, composto de pequenos agricultores que produziam basicamente arroz. Foi realizada a Assembléia Geral de Constituição, elegendo para primeiro Presidente da Cooperativa o Pe. Johannes Berthold Henning e para Vice-Presidente o Sr. Álvaro Martins.

Com base na colaboração recíproca a se que obrigam seus associados, seu objetivo era de promover o estímulo, o desenvolvimento progressivo e a defesa de suas atividades econômicas, de caráter comum; a venda, em comum, da sua produção agrícola ou pecuária nos mercados locais, nacionais ou internacionais e para a consecução de seus objetivos, a Cooperativa deveria transportar, do local da produção para suas dependências, os produtos de origem animal ou vegetal de seus associados;

No início, a àrea de ação da Cooperativa abrangia os municípios de Jaciara, , Cuiabá e Várzea Grande.

Tempos difíceis para os produtores, pois as lavouras eram em terras sem destocar e os implementos agrícolas, todos lembram, eram enxada, machado, foice e no máximo arado puxado a tração animal. Mesmo depois da Associação e da Cooperativa terem conseguido máquinas para auxiliar o produtor em sua produção, facilitado um pouco a luta, mas com a expansão da fronteira agrícola e com a mecanização do cerrado, a produção de grãos pelo pequeno produtor tornou-se praticamente inviável, necessitando assim, a busca por alternativas que conseguisse manter o produtor no campo, produzindo o seu sustento.

A alternativa surgiu com a necessidade que Cuiabá, a capital do Estado, tinha de leite para o seu consumo, porque a Copleibá, cooperativa que supria a capital não conseguia atender a demanda. O agricultor viu aí uma oportunidade de acrescentar em sua atividade rural mais um produto, tendo logo em seguida dirigido sua atenção para este setor, quando a COMAJUL iniciou a busca de investimento nesta área. Inicialmente a cooperativa foi beneficiada com recursos oriundos da Alemanha, trazidos pelo Pe. João, fato que contribuiu para o suporte e desenvolvimento da Cooperativa, mas devido a necessidade constante de investimento as dificuldades foram sempre grandes.

Em 1980, através do convênio com a COPLEIBA, a COMAJUL iniciava no setor leiteiro, com a criação de posto de resfriamento de leite em Juscimeira. Nesse mesmo ano adquiriu o Laticínio São Bento no município de Dom Aquino-MT, no ano seguinte adquiriu o Laticínio Vale do São Lourenço no município de Jaciara-MT e incorporou totalmente a COPLEIBÁ, Como essas aquisições a COMAJUL além de tirar os concorrentes do mercado, passou a dominar totalmente a atividade leiteira, desde a coleta do leite in-natura, o resfriamento, o beneficiamento e produção de leite e seus derivados, compreendendo leite pasteurizado tipo C, queijo tipo mussarela, tipo prato, tipo parmesão, etc.

A COMAJUL capitaneada pela conhecia liderança do seu Presidente (Pe. João), não podendo furtar-se à convocação governamental de emprestar a sua colaboração no processo de colonização do Estado de Mato Grosso, a partir de uma definição estatutária, implantou uma colonização denominada Gleba Ranchão no município de -MT, com área de 24.560 hectares. Nessa colonização, e utilizando-se de recursos próprios de forma acentuada, a Cooperativa proporcionou o assentamento de 130 famílias de agricultores e nela montou uma estrutura para dar respaldo ao associado, desde estradas para acesso aos lotes, bem como investimentos em máquinas e implementos agrícolas e investimentos na área social, como; escola, posto de saúde, igreja, etc., tornando a região num sucesso de produção e desenvolvimento.

Posteriormente a COMAJUL com o intuito de expandir-se pelo Estado de Mato Grosso, construiu Posto de Resfriamento de leite nos municípios de Nova Brasilândia e São José do Povo e adquiriu o Laticínio Rio Branco no município de Rio Branco-MT, dando continuidade, na atividade leiteira e derivados.

Em 1989 a COMAJUL muito contribui para a instalação da CREDIJUL – Cooperativa de Crédito de Juscimeira, hoje SICREDI, que iniciou suas atividades na Sede do Escritório Central da COMAJUL até a aquisição de sede própria situada na Av. JK em Juscimeira–MT.

Atualmente a àrea de ação da Cooperativa abrange os municípios, de: Juscimeira, Jaciara, Dom Aquino, São Pedro da Cipa, , Rondonópolis, Cuiabá, Várzea Grande, Nova Brasilândia, Chapada dos Guimarães, Poxoréu, São José do Povo, , , , , Nova Mutum e comercializa parte do leite para fora do estado.

A COMAJUL ao longo de seus 34 anos de existência, representou e ainda representa uma fonte de geração de emprego e renda, direta ou indiretamente, a um universo de aproximadamente de 3.000 pessoas, promovendo atendimento econômico e social na região.

Plenário das Deliberações “Deputado Renê Barbour” em 05 de Junho de 2012

Valdizete Nogueira Deputado Estadual