INFORMAÇÃO ESCRITA DO PRESIDENTE 24|outubro - 15|dezembro|2013

Câmara Municipal de Lisboa

1

Informação Escrita do Presidente

Informação Escrita do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa 24|outubro - 15|dezembro|2013

O presidente da Câmara Municipal deve entregar, em cada sessão ordinária da Assembleia Municipal, uma informação escrita sobre as atividades do Município. Assim, importa levar ao conhecimento da Assembleia Municipal de Lisboa, na sua reunião ordinária de 7 de janeiro de 2013, a referida informação escrita, respeitante ao período compreendido entre 24 de outubro e 15 de dezembro de 2013. Sem prejuízo da informação e dos dados mais pormenorizados remetidos pelos serviços municipais, destaco neste período alguns pontos que se seguem :

1. Descentralização de meios e de competências nas freguesias de Lisboa Na sequência das eleições autárquicas de 29 de setembro, que deram um muito impressivo apoio à linha se - guida pelo executivo municipal, designadamente na questão da descentralização dos meios e competências nas novas 24 Juntas de Freguesia de Lisboa, foi adotada uma intensa programação que visou garantir a im - plantação desta grande reforma para a nossa cidade. Assim, depois de contactos com todos os executivos das novas Juntas de Freguesia, quer em reuniões individuais, quer numa reunião com todas elas, e depois de inúmeros contactos, quer com as freguesias, quer com as forças políticas que apoiaram esta reforma, foi possível fazer aprovar na reunião pública de Câmara de 20 de dezembro, com uma vasta maioria, as propos - tas 915, relativa ao “elenco das missões de interesse geral e comum a toda ou a uma parte significativa da cidade, bem como dos espaços, das vias e dos equipamentos de natureza estruturante para a cidade ou para a execução daquelas missões”, e 916, relativa à “definição dos critérios de transição dos recursos humanos do mapa de pessoal do Município de Lisboa que acompanham a atribuição das novas competências às jun - tas de freguesia ao abrigo da Lei nº 56/2012, de 8 de novembro”. Tratou-se de um momento da maior im - portância para o futuro de Lisboa, que quis destacar com a divulgação, quer internamente serviços da Câmara Municipal de Lisboa, quer externamente do seguinte texto: “A reforma administrativa da cidade de Lisboa, descentralizou para as 24 Freguesias da cidade muitas com - petências do Município, na área da higiene urbana, gestão e manutenção de equipamentos de proximidade ou espaço público. Mais descentralização significa Freguesias mais fortes, um governo mais próximo, gestão mais eficiente, melhor qualidade de vida para todos . O Município tem de transferir para as Freguesias os meios necessários para o exercício destas competências. Meios financeiros, instalações, equipamentos e recursos humanos. A lei que aprovou a reforma administrativa garante aos funcionários municipais transferidos para as fregue - sias a plenitude dos direitos adquiridos. Desde logo a manutenção dos trabalhadores da administração pública. São integrados nos quadros da Fre - guesia com todos os direitos próprios dos funcionários públicos. As Freguesias são autarquias locais e a relação laboral continua a ser de direito público. Não há privatização. Os trabalhadores conservam também os direitos adquiridos , como antiguidade, horário ou prestações sa -

I Informação Escrita do Presidente lariais complementares. Ainda conservam os direitos específicos dos trabalhadores do município, como o acesso aos serviços de me - dicina do trabalho, creches e refeitórios municipais, serviços sociais da CML. Não há privatização, nem perda de direitos. O município conservará os necessários lugares cativos no seu mapa de pessoal , para que qualquer dos fun - cionários possa regressar se alguma vez a Freguesia decidir recorrer ao outsourcing do serviço. Assim como garante os direitos que os funcionários venham a adquirir ao serviço da Freguesia. Esta reforma foi concebida e proposta com ampla participação da cidade e debate nos órgãos municipais ao longo de 5 anos, foi consagrada em lei da Assembleia da República e amplamente apoiada em duas eleições autárquicas. Queremos Freguesias mais fortes e um governo da cidade mais próximo e participado ”. Para concluir este ponto, tenho a noção que teremos certamente alguns escolhos na implantação desta re - forma tão decisiva como estruturante para Lisboa. Continuaremos a ter de trabalhar nela intensamente nos próximos tempos num mandato que ficará certamente marcado por esta descentralização de meios e com - petências. Mas não é adiando ou fugindo a eles que atacaremos os problemas, fingindo que eles não exis - tem. Entendemos que, com esta reforma, a cidade fica melhor preparada para o futuro e os seus órgãos executivos, quer ao nível municipal, quer ao nível das freguesias, com maior eficácia para servir os cidadãos, que deve ser o escopo de todos nós.

2. Aprovação do Orçamento e Plano de Atividades No período em análise nesta informação escrita, gostaria de destacar a forma célere como foi possível possí - vel, desde a tomada de posse no dia 24 de outubro, elaborar as propostas de Orçamento e Plano de Atividades para 2014, através da equipa liderada pelo senhor vice-presidente Fernando Medina, que possibilitou a sua aprovação pela Câmara Municipal no dia 4 de dezembro e pela Assembleia Municipal no dia 16 de dezembro. Foi assim possível dotar a cidade de instrumentos absolutamente fundamentais, a tempo de iniciar o ano de 2014 já sob o novo quadro orçamental. Gostava, pois, de agradecer a todos os vereadores da CML e aos senhores deputados municipais todo o contributo que deram para que isto fosse possível, nos tempos difíceis que atra - vessamos e que não podem deixar de ter reflexos no Orçamento e na atividade do Município.

3. Abertura de período de consulta pública para a proposta do Plano de Ação de Ruído de Lisboa Foi aprovado na Reunião CML Pública de 27-11-13, pela Proposta n.º 858/2013, determinar a abertura de um período de consulta pública para a proposta do Plano de Ação de Ruído de Lisboa pelo prazo de 30 dias úteis, que decorre desde 12-12-13. O Plano de Ação é um instrumento mais abrangente e mais ambicioso do que um plano de redução de ruído, pois tem como objetivos a redução de ruído ambiente, de modo a eliminar as desconformidades legais, mas também a definição de medidas preventivas com vista à preservação da qua - lidade do ambiente acústico, designadamente, através da manutenção e extensão das zonas “tranquilas”. A prossecução de uma estratégia para o ruído na cidade de Lisboa é assumida no âmbito do Plano Diretor Mu - nicipal em vigor, designadamente em matérias de mobilidade, de ordenamento de território e de gestão de ati - vidades económicas. 4. Remodelação do Mercado de Campo de Ourique

II Informação Escrita do Presidente

Depois de profundas obras de requalificação, foi inaugurado no dia 26 de novembro o novo conceito Mercado de Campo de Ourique, um dos mais antigos de Lisboa e inserido num dos bairros mais tradicionais da nossa cidade. A revitalização deste mercado tem sido um grande sucesso, merecendo grande afluência do público e tem sido alvo de destaque na comunicação social, com a sua nova oferta alimentar, onde a par das tradi - cionais compras é agora possível almoçar e jantar numa praça central onde vários quiosques fazem uma oferta variada.

5. Festival Eurobest Pelo terceiro ano consecutivo em Lisboa, o Festival Europeu da Criatividade – Eurobest - decorreu entre 4 a 6 de dezembro no Cinema São Jorge. 30 seminários e 12 workshops em torno da ousadia criativa marcaram este evento promovido Lions Festival, com o apoio da Câmara de Lisboa. O Eurobest é o mais importante festival europeu para a indústria da comunicação criativa, reunindo em rede uma larga comunidade de diretores artísticos, copywriters , executivos, profissionais dos media, produtores e diversos agentes ligados à comunicação. Nesta edição, a Câmara Municipal de Lisboa foi homenageada de - vido ao apoio concedido às três edições sucessivas que se realizaram na capital portuguesa, o que nunca antes tinha sucedido em nenhuma outra cidade europeia.

6. Nova Startup na Baixa de Lisboa No dia 22 de novembro, foi assinado entre a CML e a Caixa Geral de Depósitos, o memorando de entendimento para a criação de uma nova Startup na Baixa. O novo polo de empreendedorismo, denominado “Espaço Caixa Empreender”, abre no próximo ano na Rua da Prata e vai acolher e apoiar mais de 40 empresas e criar cerca de 150 postos de trabalho.

7. & Estoril Filme Festival 2013 Decorreu entre os dias 8 e 18 de novembro mais uma edição do Lisbon & Estoril Film Festival, que culminou com uma sessão de encerramento que teve lugar em Lisboa, no CCB. Um festival de que a CML é parceira e que cruza, com originalidade, o cinema com outras artes, da música à literatura, passando por outras artes visuais, constituindo uma mais valia para a nossa cidade, onde foi possível assistir a vários eventos, com a presença de grandes figuras do cinema e da literatura mundiais. Eventos que constituíram um sucesso de público e com as mais variadas referências na comunicação social, não apenas portuguesa.

8. Experimenta Design 2013 Decorreu entre os dias 7 de novembro e 22 de dezembro mais uma edição da Experimenta Design, com a parceria da CML, que ocupou vários lugares da nossa cidade (no eixo Chiado- Belém) e que voltou a marcar a agenda mediática e cultural. Destaque para as Conferências de Lisboa, que tiveram lugar na primeira sem - ana do evento, com três sessões diárias, onde vários conferencistas das mais variadas partidas do Mundo mar - caram presença. Subordinado ao tema “No Borders”, a EXD constitui mais um contributo importante para o reforço internacional da marca Lisboa em setores mais vanguardistas da Cultura.

9. Placa de homenagem a Vieira da Silva em Paris No dia 23 de novembro último, decorreu na capital francesa, junto do último atelier parisiense onde estes tra - balharam uma cerimónia de descerramento de uma placa evocativa de Maria Helena Vieira Silva e Arpad Sze - nes. Tive ocasião de representar a Câmara Municipal de Lisboa, onde este também presente a vice-maire de

III Informação Escrita do Presidente

Paris, aproveitando para na intervenção que produzi ter salientado a profunda ligação dos dois artistas à ci - dade de Lisboa

10. 3º Congresso Internacional Fernando Pessoa Realizou-se nos dias 28, 29 e 30 de novembro, o 3.º Congresso Internacional Fernando Pessoa, organizado pela Casa Fernando Pessoa. Durante três dias, no ano em que se assinalaram os 125 anos do autor, o Congresso reuniu mais de quarenta investigadores, críticos, tradutores e criadores de variados países, no espaço em que o poeta viveu os seus úl - timos 15 anos e onde se encontra a sua biblioteca pessoal, promovendo o encontro entre os leitores da sua obra. Um momento de grande importância, relevando um dos maiores símbolos da Cultura de Lisboa e de .

11. Protocolo entre a Casa da América Latina e a Fundação Saramago Dia 12 de novembro, foi assinado um protocolo entre a Casa da América Latina e a Fundação José Saramago, para a realização conjunta de várias atividades nas áreas da cultura, da ecologia, da sociologia e dos direitos humanos. Um protocolo que realça a natureza universal do único escritor português laureado com o Prémio Nobel, que goza, como se sabe, no espaço latino-americano de um imenso prestígio, que muito honra o nosso País e a nossa cidade, que acolhe a sede da Fundação que leva o seu nome.

12. Entrega das primeiras chaves do programa “Loja no Bairro” No âmbito do Programa “Loja no Bairro“, foram entregues, em dezembro, as primeiras 20 chaves de espaços em bairros municipais, destinados ao desenvolvimento de atividades comerciais e à instalação de projetos de criação de microempresas. Esta é uma solução que visa estimular a economia local, promovendo o em - preendedorismo e a criação de emprego através da disponibilização destes espaços devolutos e o seu apro - veitamento de forma a suprimir carências nos bairros. Dos 20 espaços entregues, 16 destinam-se ao desenvolvimento de atividades comerciais e quatro à instalação de projetos de criação de microempresas/em - preendedorismo em bairros municipais. A atribuição foi feita através de concurso por sorteio, cujas candida - turas foram apresentadas online, e a cedência é feita mediante o pagamento de rendas com valores mais baixos dos que se praticam no mercado. As lojas localizam-se nos bairros municipais Horta Nova, Loios, Alta de Lisboa, Condado, Bela Flor, Casal dos Machados, Charquinho, Quinta das Laranjeiras, Rego e Vale de Al - cântara, bem como no património disperso.

13. Acordo de cooperação com BCP de apoio ao empreenderismo Foi assinado, no dia 9 de dezembro, um acordo de cooperação entre a CML e o Millenium BCP para a reali - zação conjunta de ações de apoio ao empreendedorismo com recurso ao microcrédito. O Lisboa Empreende procura federar esforços, aumentando a rede de parceiros e procurando que, desde a apresentação da ideia até à criação do negócio, o microempreendedor possa ter o apoio e aconselhamento jurídico, financeiro e lo - gístico, particularmente relevantes na fase inicial.

14. Apresentação do cartão BLX As Bibliotecas Municipais de Lisboa em associação com a Innovagency apresentaram no dia 10 de dezem - bro a app (para smartphones e tablets) Cartão BLX, o primeiro cartão digital de um serviço público no nosso país. Através desta aplicação será possível aos utilizadores da rede de bibliotecas da Câmara Municipal de Lisboa requisitar livros e conhecer o estado do seu pedido, saber quais os dias e locais de paragem da Bi - blioteca Itinerante ou aceder a informação básica como os contatos e localização das bibliotecas. Criada com

IV Informação Escrita do Presidente o propósito de tornar mais acessível o serviço prestado pelas BLX, esta aplicação coexistirá com o cartão em plástico disponibilizado atualmente aos seus utilizadores.

15. Apresentação da Semana de Reabilitação Urbana A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que vai decorrer entre 19 e 26 de março de 2014, foi apresen - tada no dia 5 de dezembro, com a presença de representantes das principais associações empresariais, com interesse na Reabilitação Urbana. Organizada pela revista “Vida Imobiliária” e pela imobiliária “Promevi”, em parceria com a Câmara de Lisboa, a Semana da Reabilitação Urbana avoca a reabilitação urbana como “de - sígnio nacional na revitalização da atividade económica e da sustentação da fileira da indústria da construção”. Durante a Semana da Reabilitação Urbana estão previstas ações de rua, passeios, conferências, tertúlias, workshops, exposições e a entrega do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana. Os eventos vão decorrer no Pátio da Galé, no Museu da Moda e do Design e no Terreiro do Paço.

16. Comemorações do 1º de dezembro Assinalou-se no dia 1º de dezembro a passagem de mais um aniversário do Dia da Restauração (1640), com uma cerimónia oficial organizada pela Sociedade Histórica de Independência de Portugal e pela Câmara Mu - nicipal de Lisboa, numa parceria que remonta a 1861. Foi assim mantido o compromisso de, independente - mente da data ser ou não feriado municipal, a Câmara continuar a assinalar uma data da maior importância para a História do nosso país, com comemorações de natureza eminentemente populares. Afirmei a intenção de no próximo ano, aproveitando tratar-se de um dia de aulas, transformar o centro de Lisboa numa grande sala de aula coletiva, recriando os acontecimentos que conduziram à libertação de Portugal nos diversos lo - cais onde a História se fez, permitindo fazer desta data uma evocação ainda mais viva e participada, mobili - zando os alunos das nossas escolas.

17. Os 500 anos do Bairro Alto Decorreram entre os dias 7 e 15 de dezembro, as comemorações dos 500 anos do Bairro Alto, um dos bair - ros populares mais carismáticos da nossa cidade, com uma série de atividades que mobilizaram a participa - ção de habitantes e comerciantes do bairro, além dos seus muitos visitantes. É um momento que gostaria de assinalar nesta informação escrita, relativa a este período final do ano 2013.

18. Início da recolha seletiva em Benfica Durante o período de tempo coberto por esta informação escrita à AML, realço ainda o Início da implantação do projeto de recolha seletiva porta a porta na freguesia de Benfica (16.195 fogos) com a entrega de equipa - mento e realização de ações de sensibilização à população;

19. Natal 2013 em Lisboa Gostaria ainda de destacar a série de eventos que marcaram a animação da cidade no período de Natal e Ano Novo, que teve o seu início com a abertura das iluminações de Natal, resultantes do protocolo entre a CML e a UACS, no dia 30 de novembro, na Praça do Comércio. Na vasta programação da EGEAC para este período, realce para as sessões de vídeomapping “Circo de Luz” na Praça do Comércio, que mobilizaram vastos mi - lhares de pessoas para a Baixa de Lisboa, entre os dias 14 e 25 de dezembro.

20. Lisboa premiada internacionalmente

V Informação Escrita do Presidente

Durante o período abrangido por esta informação escrita, Lisboa voltou a ser premiada internacionalmente como grande destino turístico. São momentos de grande afirmação da nossa cidade e da marca Lisboa, que não queria deixar de realçar. Destaco o prémio Amadeus&WWTM - City Break On A Budget, anunciado a 6 de novembro na maior feira de turismo do mundo, realizada em Londres.Trata-se da primeira edição dos prémios promovidos pela World Tra - vel Market (WTM) e pelo grupo Amadeus, ligado ao fornecimento mundial de serviços tecnológicos para a in - dústria do turismo. Lisboa venceu pela qualidade e pela diversidade turística que oferece em estadias de curta duração, de que se destacam os preços acessíveis, os alojamentos, as viagens, os passeios e a restauração. Cultura, monumentos, praias próximas e muitas atrações gratuitas são outras das variáveis que fazem da ca - pital portuguesa um destino mundial de excelência e contaram para a atribuição do prémio. Outro prémio foi o HolidayCheck Destination Award 2013, na categoria de City Trips. A distinção resulta da aná - lise das reações dos clientes desta operadora turística online, através dos comentários, sugestões e críticas feitas após as viagens. Como resultado dessa análise, a operadora turística concluiu que Lisboa obtinha o melhor índice de satisfação dos seus clientes entre 565 locais, devido ao acolhimento proporcionado aos via - jantes em hotéis, restaurantes, museus, locais de diversão e outras atrações dos destinos, sendo conclusão generalizada a de que “Lisboa merece ser visitada”.

O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa António Costa

VI Informação Escrita |Unidade de Coordenação Territorial

INFORMAÇÃO DOS SERVIÇOS Relatório de Actividades 24|outubro - 15|dezembro|2013 Informação Escrita |Unidade de Coordenação Territorial

2 Índice

1 - Secretaria Geral ------05

2 - Unidade de Coordenação Territorial ------13

3 - Direção Municipal de Finanças ------21

4 - Direção Municipal de Recursos Humanos ------33

5 - Direção Municipal de Planeamento, Reabilitação e Gestão Urbanística ------39

6 - Direção Municipal de Projetos e Obras ------45

7 - Direção Municipal de Proteção Civil e Socorro ------51

8 - Regimento de Sapadores Bombeiros ------55

9 - Policia Municipal ------61

10 - Direção Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social ------65

11- Direção Municipal de Ambiente Urbano ------71

12 - Direção Municipal de Mobilidade e Transportes ------77

13 - Direção Municipal de Cultura ------85

14 - Direção Municipal de Economia e Inovação ------91

15 - Direção Municipal de Educação, Juventude e Desporto ------97

16 - Departamento de Modernização e Sistemas de Informação ------107

17 - Departamento de Auditoria Interna ------111

3 Informação Escrita |Unidade de Coordenação Territorial

4 Informação Escrita |

Secretaria Geral

Secretaria Geral No período em apreço, destacam-se as seguintes atividades: t Análise e resposta a pedidos de munícipes; t Análise de processos especiais e especificamente dirigidos a este Gabinete e seu desenvolvimento ; t Articulação com diversos departamentos municipais e entidades exteriores, no que concerne a pedidos di - versos feitos à CML; tAnálise e coordenação/resposta a pedidos de apoio logístico e/ou de divulgação; t Gestão das Medalhas Municipais; tGestão dos brindes institucionais a serem oferecidos pela Autarquia; t Colaboração na elaboração de novo protocolo com o Clube dos Jornalistas; tReuniões com as UO e a DMRH no âmbito do ciclo avaliativo do SIADAP (1, 2, 3); t Participação na 2ª edição do Dia P da DMRH (reflexão conjunta sobre o que significa a gestão de RH na CML ); t Acompanhamento do Orçamento Participativo 2013 (nível 2); tElaboração da 16ª proposta de Alteração Orçamental; tElaboração de Relatório para a Comissão Boas Práticas relativo aos Ajustes Diretos; tMonitorização do Plano de Atividades da Secretaria Geral ; tParticipação na Comissão Técnica de Arte em Espaço Público – análise/avaliação de processos e propos - tas de Arte em Espaço Público no âmbito da Proposta n.º 402/2012; tIntervenção no “12º Seminário Binacional de Gestão Pública Municipal”, promovido pelo Instituto Nacional de Biosfera (Brasil) em colaboração com a CML; tAcompanhamento da abertura do Projeto Reklusa; tApresentação do livro “Tratado do Petisco” , sala do Arquivo dos Paços do Concelho ; tParticipação no Conselho Consultivo do Concurso “Lisboa à Prova” ; tApoio institucional na organização e divulgação de eventos, destacando-se: ”Doing Business Report 2014”, pela Sociedade Financeira SOFID (29 out); European Space Expo, Terreiro do Paço (26 nov a 9 dez); Co - memorações do 1º de dezembro; apresentação do Livro “Lisboa vista do Céu” (11 dez); preparação da Se - mana da Reabilitação Urbana (19 a 26 mar 2014); participação municipal na organização da Final da Liga dos Campeões da UEFA 2013/2014 (maio 2014); tAcompanhamento das atividades da rede DELICE – Villes Gourmandes du Monde. Divisão de Relações Internacionais tDe todos os eventos organizados e/ou acompanhados destacam-se: f “12º Seminário Binacional de Gestão Pública Municipal”, Lisboa (4 a 8 nov ), promovido pelo Instituto Na - cional de Biosfera do Brasil em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, no qual participaram diversos prefeitos, vice-governadores e representantes de outras entidades brasileiras;

5 Informação Escrita |

f Visita aos Paços do Concelho, de um grupo de professores no domínio da investigação urbana, a nível europeu, Lisboa (5 nov) ; f “Dia do Manifesto sobre mediação” promovido pelo Fórum Europeu de Segurança Urbana (EFUS), Câ - mara Municipal de Lisboa e Centro Comunitário da Ameixoeira, Lisboa (8 nov ); f Visita de uma delegação multidisciplinar do Ministério do Interior de Angola, à Policia Municipal, Lisboa (21 nov) ; f Visita de delegação coreana ao Centro de Abrigo da Graça (28 nov) ; f Apoio à deslocação de convidados da CML, no âmbito da Conferência Internacional “Vida Independente - a Nossa vida nas Nossas mãos”, Lisboa (3 dez) ; f Apoio à realização do “III Encontro Técnico da Rede Temática da UCCLA “Proteção e Valorização dos Cen - tros Históricos”, Paços do Concelho (13 dez) . tOrganização da participação/representação da CML em eventos nacionais/internacionais: f “Arquitetura portuguesa - discrição é a nova visibilidade/Encontros Estratégia Urbana integrados na X Bie - nal de Arquitetura de S. Paulo” (28 a 30 out ); f Reunião do Projeto comunitário USWER/URBACT II, Cracóvia (14 e 15 nov); f Conferência Anual Smart City Expo World Congress, Barcelona (17/19 nov ); f Reunião do Projeto Comunitário FREVUE Transnational, Madrid (21/22 nov ); f Reunião de avaliação do projeto comunitário SDK, Barcelona (22 nov ); f Descerramento de placa em homenagem a Maria Helena Vieira da Silva, Arpad Szenes, Paris (23 nov ); f Reunião da Comissão CIVEX, Bruxelas (25 nov ); f 10º Encontro do Fórum Europeu de Integração, Bruxelas (26 nov ); f “Educasport world Fórum”, Paris (27/29 nov); f Conferência/Assembleia Geral das Eurocidades, Ghent (27/30 nov ); f Fórum para a Democracia ’2013/Conselho da Europa, Estrasburgo (28 nov ); f Reunião da UCUE, Ghent (28 nov ); f 104ª Sessão plenária do CdR (29 nov ); f Reunião do Comité Diretor do CMRE, Praga (2 e 3 dez ); f 4ª Reunião Projeto comunitário Europeu “R4R” do INTERREG IV C, Talinn (2 a 5 dez ); f Reunião do Projeto comunitário Cyclecities no âmbito do Progarma INTERREG, Génova (10/14 dez ).

Departamento de Marca e Comunicação No âmbito das suas competências, destacam-se as seguintes atividades desenvolvidas no período em apreço: Gestão da marca Câmara Municipal de Lisboa (CML) Tendo em vista a projeção nacional e internacional da marca CML e a dinamização de vários setores econó - micos, culturais e turísticos da cidade, o DMC coorganizou diversos eventos, dos quais se destacam: Espe - táculo de homenagem a Lou Reed (1 nov), apresentação dos vencedores do OP 2013 (8 nov), 7ª edição do Lisbon & Estoril Film Festival (8 - 18 nov), 12º Seminário Binacional Sobre Gestão Pública Municipal LISBOA 2013 (4 - 8 nov), EXD ’13 – experimentadesign (7 nov - 22 dez), entrega de prémios do Lisbon Challenge (8 nov), Festival IN-Festival Internacional de Inovação e Criatividade (14 - 17 nov), Lisboa Tasting (21 - 24 nov), European Space Expo (28 nov - 9 dez), Aldeia Natal (29 nov - 6 jan), inauguração das Iluminações de Natal (30 nov), Comemorações do Dia da Restauração (1 dez), EUROBEST - Festival Europeu de Criatividade (4 -6 dez), Circo de Luz no Terreiro do Paço (inaugurado a 14 dez), entre outros.

6 Informação Escrita |

Distribuição dos 350.000 exemplares do 7º número da revista municipal “Lisboa ” e preparação da próxima edi - ção através da definição de conteúdos editoriais, elaboração de peças jornalísticas, realização de entrevistas, recolha e tratamento de imagens, conceção gráfica e paginação, etc. Comunicação institucional com os media Foram enviadas 48 notas de imprensa aos órgãos de comunicação social (OCS); validação e disponibili - zação na Intranet do Clipping diário de notícias alusivas a Lisboa e ao Município, veiculadas nos diversos OCS (1.852 notícias). Site Institucional e meios de comunicação do Município Atualização dos conteúdos do site através da produção diária de textos, inserção de fotografias, vídeos e fi - cheiros: foram colocadas 396 notícias e eventos, 1.693 imagens e 76 vídeos. Gestão da presença da CML nas redes sociais através da colocação de notícias e vídeos relativos à atividade do Município: VIMEO, YOUTUBE e SAPO - 76 novos vídeos; Twitter – 211 tweets (pequenas notícias); FACE - BOOK – 315 posts. Gestão da rede de MUPI da CML – receção e análise dos pedidos de divulgação de iniciativas nos circuitos geridos pela CML para posterior calendarização (52 pedidos validados). Fotografia e Vídeo Fotografia e vídeo institucional de eventos, reportagens para outras UO, Presidência e Vereação, realização de reportagens fotográficas para o Banco de Imagem do DMC e para inserção na Revista “Lisboa”. Resposta a pedidos de imagens e vídeos efetuados por diversas entidades. Foram disponibilizadas 3.143 fotografias e 250 vídeos. Design Conceção, desenvolvimento e execução de trabalhos gráficos para as demais UO de divulgação da atividade da CML. Outras Atividades Acompanhamento das Reuniões do Executivo da CML, da AML; foram efetuadas 11 transmissões online de iniciativas municipais; gestão do “cml_all” (foram validados 124 pedidos); pesquisa, compilação e envio para a Presidência de informação veiculada sobre a autarquia e Lisboa na blogosfera (494 posts).

Departamento Jurídico Divisão de Contenciosos e Apoio Jurídico A – Contencioso tTotal das Ações – 60 f47 Ações interpostas contra o Município de Lisboa, sendo 22 ações com contingência financeira no valor de 2.100.213,01 € bProvidências Cautelares – 3 bAções administrativas especiais – 21 bAções administrativas comuns – 12 bInjunções – 5

7 Informação Escrita |

b Penhora e reclamação de Créditos – 10 b Queixa-Crime – 1 b Impugnação judicial – 1 b Pº contencioso pré-contratual – 1 fAções interpostas pelo Município de Lisboa – 6 bAção declarativa – 2 b Procedimento Cautelar Comum – 1 b Queixa crime – 1 bAção pº comum – 1 bPº para emissão mandato judicial – 1 tPeças Processuais, Audiências e Notificações fAtos preparatórios bPedidos de informação para instrução dos processos judiciais – 80 b Elaboração de Procurações - 3 fPeças Processuais bPetições – 3 bContestações – 26 b Pedido de indemnização cível – 1 bOposições – 7 bRespostas – 11 bPrestação de declarações - 4 bAlegações - 14 b Requerimentos - 180 fAudiências preliminares, de parte, inquirição de testemunhas, julgamento – 22 fNotificações para a prática de atos processuais bNotificações do tribunal – 291 bNotificações entre mandatários – 77 fRelatórios finais das ações judiciais – 51 tCobrança de créditos extrajudicial no valor de 1.971,75 € B – Apoio jurídico tElaboração de documentos - 65 fPareceres - 11 fInformações - 54 tApoio jurídico f Apoio ao contencioso de pesquisa doutrinal e jurisprudencial e de fundamentação de direito em pro - cessos de grande e especial complexidade f Apoio jurídico e acompanhamento contínuo da atividade desenvolvida pelos serviços tEntidades externas fPedidos de informação aos serviços para resposta a entidades externas fRespostas a entidades externas (DIAP,PGR,IGF,IGAL,PJ,PSP,PROVEDORIA,TRIBUNAIS) - 11

8 Informação Escrita |

Divisão de Notariado e Organização de Processos de Aquisição e Alienação de Património: t01 escritura t03 Documentos Particulares Autenticados t11 certidões de escritura t80 cópias certificadas de procurações t1417 escrituras digitalizadas t417 Documentos digitalizados t 01 Livro digitalizado do DJ t45 Ofícios t03 Informações t11 entradas de processos na Divisão t05 processos terminados

Divisão de Contraordenações tProcessos de Contraordenação em GIC: fRegistados 116 Autos de Noticia provenientes de entidades fiscalizadoras externas fRegistados 696 Autos de Notícia de entidades fiscalizadoras internas fSubmetidos para instrução 741 Autos de Notícia f Instaurados 1186 Processos de Contraordenação f Deduzidas 634 Acusações f Recebidas 85 Defesas f Elaboradas 3 0 Convocatórias e 1 8 Autos de inquirição f Elaboradas 97 Decisões f Impugnadas 20 Decisões finais. f Arquivados 373 Processos, dos quais: b166 por pagamento voluntário da coima mínima e, b70 por cumprimento da decisão b12 Por Decisão Judicial f Autorizados 12 Planos de Pagamento em Prestações f Receita total GIC arrecadada no período em análise € 37.253,18 f Receita Total GIC – 578.236,47 tApoio jurídico e acompanhamento contínuo da atividade desenvolvida pelos serviços fiscalizadores, com en - foque na fiscalização da atividade de grafitos. tElaboração, em conjunto com a Divisão de Mercados e Feiras, de proposta de regulamento para a Venda Ambu - lante e Feiras, no âmbito da Lei 27/2013, de 12 de abril – comércio não sedentário (continuação e conclusão). tNotificação e inquirição de testemunhas a pedido de outras Câmaras Municipais, no âmbito do dever de colaboração: 15 Processos. tRepresentação da Câmara Municipal em 8 audiências de julgamento no Tribunal de Pequena Instância Criminal, de processos de contraordenação com decisão impugnada judicialmente. tAnálise e parecer, com enfoque no regime contraordenacional, à Proposta de Lei nº 273/2013, que vem estabelecer o Regime Jurídico de acesso e exercício de Atividades de Comércio e de Serviços (RJACS).

9 Informação Escrita |

Departamento de Apoio aos Órgãos e Serviços do Município Gabinete de Apoio à Assembleia Municipal tReuniões da Assembleia Municipal: 4 t Reuniões das Comissões Permanentes: 1 tApoio à instalação dos Órgãos Municipais t Preparação de coletânea legislativa Divisão de Apoio à Câmara Municipal tReuniões Ordinárias : 2 (79 propostas apresentadas, 3 votos de pesar, 1 voto de congratulação ) tReuniões Extraordinárias: 3 ( 24 propostas apresentadas) tReuniões Públicas: 2 (31 proposta apresentadas, 1 recomendação, 2 votos de pesar) Divisão de Organização de Eventos e Protocolo tForam apoiados 98 eventos através da cedência direta de materiais de ornamentação (transporte, monta - gem e desmontagem) dos quais se destacam, pelo seu impacto público e/ou dimensão: “Lisbon & Estoril film Festival”, “Corrida Sempre Mulher”, “TSF Run” e “30º Grande Prémio de Atletismo – Prova Cândido de Oliveira”, entre outros eventos ; tForam acompanhados pelo Gabinete do Protocolo 47 eventos, dos quais se destacam, “tomada de posse da CML”, “comemorações do 1º dezembro”, “audiências com o Maire de Rabat, Embaixadores da Grécia e das Filipinas”, entre outros eventos; tForam fornecidos 36 portos de honra e coffee-breaks no âmbito de vários eventos, “12º Seminário Bi-Na - cional de Gestão Pública Municipal”, reunião do “Scence Advisory Board” e “Joint Programmming Initiative Urban Europe”, refeições a 7 iniciativas (como o jantar com o júri do Eurobest ou o Lisbon Challenge); tApoio logístico e/ou co-organização de 83 eventos diferentes, Experimenta Design, concerto de homena - gem a Lou Reed, Festival In Lisboa, Tattoo & Rock Festival, Trienal de Arquitetura, Gala da Rádio SIM, Mos - tra de Saberes e Sabores da CPLP, entre outros eventos. Divisão de Gestão e Manutenção de Edifícios e Apoio aos Serviços tForam encaminhados e protocolados para os Serviços Instrutores 10.126 processos recebidos pela DGMEAS e 1.186 processos findos foram encaminhados para a DGA . tServiço de Distribuição Expresso: foram recebidas e registadas 43.765 unidades de correspondência, tendo 42.894 unidades sido expedidas, via CTT a pedido de todos os serviços a funcionar no Ed . Central do Município. tForam afixados 9 Éditos relativos a Inquéritos Administrativos e emitidas 8 certidões, foram afixados 72 avi - sos/anúncios e emitas 32 certidões. tForam afixados 8 Editais / Avisos e emitidas 10 certidões. tCentro de Documentação: f1.024 consultas/empréstimos de documentação/internet; 142 catalogação/registos de monografias , pu - blicações periódicas e legislação; 3.620 levantamentos/recolha de legislação e publicações; 8 exposi -

10 Informação Escrita |

ções de artes plásticas/eventos; 98 programa “Troca de Livros e Troca de Livros Escolares” e 486 ges - tão de salas de reunião ; tReprografia – fotocópias : 144.411 a preto e branco, 109.663 a cores e 1.642 m/L de grandes formatos. tGestão e manutenção de edifícios: f Desenvolveram-se 1 7 projetos de atualização de layout ’s e 1 7 remodelações de espaços - Ed . Cp . Grande; f Instalação dos Gabinetes de Vereação: Vereadora Drª Paula Marques e Vereador Arqtº João Afonso (Ed. R. Alexandre Herculano) ; Vereador Dr. Jorge Máximo (Ed. Cp. Grande ); Vereador Dr. Carlos de Castro (Ed. R. Ouro) ; Vereadores Coligação “Sentir Lisboa” (Ed. R . Ouro) ; f Estudo de alteração de disposição de lugares de parqueamento no edifício do Campo Grande, 25; f Estudo de arquitetura para alteração dos dois foyers do edifício Forum Lisboa; f A equipa de manutenção, supervisionada pela Equipa de Gestores, respondeu a um total de 345 pedi - dos de intervenção técnica, destacando-se a pintura dos gabinetes da Vereação instalados no piso 5 do edifício da Rua do Ouro e do hall de entrada lateral e corredor do arquivo do edifício dos Paços do Con - celho. tImprensa Municipal : f A execução de 347 trabalhos gráficos, de apoio a serviços da CML e a entidades externas; f A edição de 8 números do Boletim Municipal e 6 suplementos ; f Na área do Design de Comunicação, desenvolvida pelo Gabinete de Design, a apresentação de um con - junto de 1 5 Projetos.

Alberto Laplaine Guimarães Secretário Geral

11 12 Informação Escrita |

Unidade de Coordenação Territorial

1. Gestão de Ocorrências e Pedidos de Intervenção (GOPI) Através do sistema integrado de Gestão de Ocorrências e Pedidos de Intervenção (GOPI), no período com - preendido entre 24/10/2013 e 13/12/2013 encontram-se registadas um total de 28 482 ocorrências, das quais 68% correspondem a situações identificadas por munícipes e participadas através dos canais de registos disponíveis. Durante este período foram resolvidas 15,0%, encontram-se em análise 28.7%, em execução 54.7% e foram encaminhadas para as Juntas de Freguesia e outras Entidades 1.7% das intervenções solici - tadas. Nos quadros seguintes encontra-se a distribuição territorial e tipológica das ocorrências.          

       !      "        !"       "   # ! $   " $ % "       $ &     04  '( ) *  .   '( ! 5.67  '  !! 0     !    82  9 7 " +  :    ( 3   ,  "" 0 2 .67 ;  " , -     <. (   0    )  ! 87 ,( !! .  /   5 =     ,   0 '  "! &; ,(  0 , ,  >  ,( 0  - " '    012  $ & " 1 (  ! 03           2. Licenciamento de eventos Este período do ano é marcado pela realização de um conjunto de iniciativas na cidade relacionadas com o período natalício, nomeadamente as iluminações de Natal instaladas nas zonas de maior comércio e animação de rua, o espetáculo multimédia “Circo de Luz” no Terreiro do Paço, a “Aldeia de Natal” no Parque Eduardo VII, os circos de Natal, a São Silvestre de Lisboa, entre muitos outros realizados em espaço público e privado. Destacam-se ainda iniciativas internacionais realizadas em Lisboa que contribuem para a notoriedade da cidade no estrangeiro, como foram o Festival de publicidade e criatividade “Eurobest 2013”, a Trienal de Arquitetura de Lisboa, a “Experimenta Design” e a exposição sobre o “Espaço”, da responsabilidade da Comissão Europeia, patente no Terreiro do Paço, denominada “European Space Expo”.

13 Informação Escrita |

É ainda de realçar a continuada procura da cidade para a realização de inúmeras sessões fotográficas e fil - magens, quer associadas a publicidade, quer a produções de novelas e cinema, de âmbito nacional ou in - ternacional. Salientamos neste período os pedidos referentes às produções da série “Os Filhos do Rock” e do filme “Os Maias”. 3. Estado de Conservação do Edificado                    !  " # $ %&   # $' ( # $') * # $% # $+' ! # $+,  $  - ((

. /  0                !  "     $  # $ 12" 3   $   . ,/  - 0 " 0  0  # $'      # $')     4 # $%    # $+'     ( # $+,      $  -  ( ! (  

4. Projetos e obras 4.1 PIPARU No âmbito da requalificação urbana das áreas históricas da cidade: Foram concluídas as empreitadas relativas às seguintes intervenções: t Reabilitação do edifício sito na Rua do Recolhimento 26 (emp. nº 2/2011/UCT/UITCH/DCHB) – Freguesia de Santa Maria Maior ; tObra de conservação e manutenção do edifício municipal localizado na Rua da Esperança, 146 - Convento das Bernardas (emp. nº 1/2012/UCT/UITCH/DCHCOL) – Freguesia da Estrela ; tObra de conclusão da Reabilitação do edifício particular sito na Rua dos Cordoeiros 2 – 6 (emp. n.º 2/2010/DMCRU/DRGUP/UPBAB) – Freguesia de Misericórdia; tRequalificação Urbana da área envolvente ao eixo do Elevador da Bica – Fase de iluminação pública (emp. n.º 1/2011/DMCRU/DRGUP/UPBAB) – Freguesia de Misericórdia; tRequalificação do Alto de Sta. Catarina e área envolvente (emp. nº 1/2011/UCT/UITCH/DCBA) – Freguesia de Misericórdia;

14 Informação Escrita |

Tiveram início as empreitadas relativas às seguintes intervenções: tConsolidação estrutural da Cisterna do Chafariz d’El Rei e dos edifícios adjacentes na Rua S. João da Praça 27,Trav.S. João da Praça 10 a 12 / Rua S. João da Praça 29 a 39 / Cisterna do Chafariz d’El Rei (emp. nº 7/2012/UCT/UITCH/DCHB) – Freguesia de Santa Maria Maior tConsolidação estrutural de 3 edifícios em Alfama - Rua São João da Praça 6/8 com Beco do Guedes 2/4, Rua São João da Praça 2/4 com Adiça 1 e Rua da Adiça 3/3A - Freguesia de São Miguel (emp. nº 4/2012/UCT/UITCH/DCHB) – Freguesia de Santa Maria Maior Encontram-se em acompanhamento as empreitadas relativas às seguintes intervenções: tObra de conclusão da reabilitação do imóvel municipal sito na Rua dos Cordoeiros 17-23 (emp. nº 3/2010/DMCRU/DRGUP/UPBAB) – Freguesia da Misericórdia; tReabilitação do edifício particular sito no Beco do Forno do Castelo 16-18 (emp. nº 1/2012/UCT/UITCH/DCHB) – Freguesia de Santa Maria Maior tConsolidação e reabilitação do edifício particular sito no Beco do Espírito Santo 2, Chafariz de Dentro 24 [Quarteirão H] [Quarteirão H do PICD] (emp. nº 3/2012/UCT/UITCH/DCHB) – Freguesia de Santa Maria Maior tReconstrução, consolidação estrutural e proteção da envolvente do edifício sito no Largo Chafariz de Den - tro 25-27 (emp. nº 2/2012/UCT/UITCH/DCHB) – Freguesia de Santa Maria Maior t Obra de conclusão da Reabilitação do edifício particular sito na Beco dos Aciprestes 12 – 14 (emp. n.º 2/2011/ UCT/UITCH/DCHBA) – Freguesia da Misericórdia; tReabilitação do conjunto edificado sito na R. Norberto de Araújo 21-29 (emp. Nº1 1/2011/UCT/UITCH /DCHB) – Freguesia de Santa Maria Maior tConclusão da Reabilitação do edifício sito na Rua de São Miguel 2/8 (emp. nº 11/UCT/UITCH/DCHB/2012) – Freguesia de Santa Maria Maior tObras de Conclusão da Reabilitação do Edifício Particular Sito na Rua da Esperança, 12 e 14, Freguesia de Santos-o-Velho (emp. nº 2/2012/UCT/UITCH/DCHCOL) – Freguesia da Estrela; tObras de conclusão e certificação das redes de águas, águas residuais, rede de gás, instalações elétricas e de telecomunicações do edifício municipal sito nas Escadinhas da Saúde 10 / Rua da Mouraria 8-16 (emp. nº 34/DMPO/DCME/DCE/2012) – Freguesia de Santa Maria Maior Foram adjudicadas / contratadas as empreitadas relativas às seguintes intervenções: tConclusão da reabilitação do edifício municipal - Beco do Espírito Santo 12-14 - Freguesia de Santo Este - vão (emp. nº 9/2012/UCT/UITCH/DCHB) – Freguesia de Santa Maria Maior; tReabilitação do edifício municipal sito na Rua do Recolhimento 20-22 (emp. nº 10/2012/UCT/UITCH/DCHB) – Freguesia de Santa Maria Maior. Encontram-se em concurso as empreitadas relativas às seguintes intervenções: tRemodelação dos Balneários Públicos da Freguesia do Castelo (emp. nº 1/2012/UCT/UITCH/DGECH) – Fre - guesia de Santa Maria Maior; tReconstrução/reabilitação de edifício sito na Rua da Mouraria 38-40 (emp. nº 2/UCT/UITCH/DCHB/2013) – Freguesia de Santa Maria Maior.

15 Informação Escrita |

No âmbito do Programa Viver Marvila : Foi concluída a empreitada relativa à seguinte intervenção: tReabilitação do Viaduto da Av. Dr. Augusto de Castro e de Construção do Passadiço Pedonal Superior (emp nº 22/DMPO/DCMIVP/DPCIVP/2012); Foi adjudicada a empreitada relativa à seguinte intervenção: tEnquadramento paisagístico da área expetante junto à escola EB1 nº 187 e JI nº 2 (emp. nº 01/UCT/ UITOR/DORMB/2012) Tiveram início as seguintes intervenções: tQualificação urbana da R. Cassiano Branco (emp nº 02/UCT/UITOr/DORMB/2012); tReabilitação dos Lotes 540, 540A, 542 e 544 e Arranjos Exteriores envolventes, Setor D (emp nº 01/GE - BALIS/2013) 4.2 QREN da Mouraria - Programa de Ação “Mouraria – as Cidades dentro da Cidade” Encontra-se em fase de acompanhamento a empreitada relativa às seguintes intervenções: tObra de Reabilitação e Refuncionalização do Quarteirão dos Lagares - Rua dos Lagares 23 - 23A e Travessa dos Lagares 3-23 (emp. nº 5/2011/DMCRU/DRGUP/UPM) – Freguesia de Santa Maria Maior. Foi concluída a empreitada relativa à seguinte intervenção: tConstrução do Parque Infantil e Sénior da Rua do Capelão (emp. nº 15/DMPO/DCME/UITCH/13) – Fregue - sia de Santa Maria Maior 4.3 QREN do Bairro Padre Cruz Coordenação do Gabinete de Apoio ao Bairro de Intervenção Prioritária (GABIP) Padre Cruz e acompanhamento da execução do Programa de Ação QREN “Estratégia Integrada de Qualificação do Bairro Padre Cruz”: Operação 1 – concluídas parte das obras de infraestruturas, na área de intervenção da Fase A0. A empre - itada de demolições da Fase A1, que abrange esta operação e a operação 9 encontra-se praticamente com a demolição da totalidade das 80 casas, em curso a remoção de entulho. Prevê-se a consignação da obra de construção da Fase A1 em janeiro de 2014 (a taxa de execução financeira subiu para 24,46%). Operação 5 e 6 – contínua em execução o edifício de equipamentos de proximidade (creche e residência sénior e serviço de apoio domiciliário) que decorre a bom ritmo encontrando-se praticamente concluída toda a estrutura em betão armado e deu-se início à execução das alvenarias interiores (a taxa de execução finan - ceira subiu para 20,48%). Operação 9 – processo de realojamento dos agregados familiares da Fase A1 concluído, com a entrega de 55 chaves a famílias. A empreitada de demolições, que abrange esta operação e a operação 1 encontra-se praticamente concluída tendo já sido demolidas a totalidade das 80 casas, em curso a remoção de entulho. Prevê-se a consignação da obra de construção em janeiro de 2014 (a taxa de execução financeira subiu para 18,15%). Operação 11 – Tríptico de divulgação à população do B.º Padre Cruz, impresso e entregue nas instituições representativas locais, como a Associação de Moradores, Junta de Freguesia, Mercado, Gabinete Técnico da Gebalis e Biblioteca Municipal Natália Correia (localizada no bairro). 4.4 Plano de Urbanização do Alto do Lumiar (SGAL) Contínua em curso a execução da rede viária / Rua 3 (Av. David Mourão Ferreira) e a execução das obras de urbanização da Malha 6.

16 Informação Escrita |

Inicio das empreitadas de: - Execução Parque Agrícola do Alto do Lumiar (PAAL); - Requalificação dos Parques Infantis da Alameda da Música. Início das Obras de urbanização das M22.1/22.2. 4.5 Intervenções em espaço público Foram concluídas as seguintes intervenções: tDemolições, organização de estacionamento e arranjo paisagístico nas traseiras da R. do Vale Formoso de Cima; tReabilitação da entrada do Parque do Vale do Silêncio; tLimpeza e arranjo paisagístico na Azinhaga do Planeta; tÁrea expectante do Bairro Fonsecas e Calçada; tLimpeza das hortas da Quinta da Montanha; tReceção provisória da obra do parque de estacionamento da Av. Miguel Torga; tLimpeza do terreno expectante entre a linha férrea junto a Entrecampos e a Rua Sousa Lopes/Gemini, no Bairro Santos; tTraseiras da Quinta da Granja (Av. Marechal Teixeira Rebelo e Av. Lusíada) – Requalificação de passeios; tRequalificação de zona expectante na Rua Bartolomeu Dias com execução de Parque de Estacionamento (UITOc + Junta de Freguesia). BELÉM Encontram-se em curso as seguintes intervenções: tArranjo paisagístico da área entre a R. Fernando Maurício e a linha do comboio tProjeto de Acalmia de tráfego da Azinhaga das Galhardas tArranjo paisagístico da envolvente à Igreja de São Francisco Xavier (R. Antão Gonçalves). tReconstrução da calçada do Poço dos Mouros (emp. nº 34/DMPO/DOIS/DCRIS/2010) – Freguesia da Penha de França tManutenção e pequenas reabilitações de espaços públicos na envolvente do Forte de Sta. Apolónia (emp. nº 2/2013/UCT) – Freguesia da Penha de França tReconstrução da Rua Angelina Vidal (emp. nº 35/DMPO/DOIS/DCRIS/2010) – Freguesia da Penha de França tRequalificação da Av. Coronel Eduardo Galhardo (emp. nº 24/DMAU/DAEP/DCEVGEP/12) – Freguesia da Penha de França tConstrução do Jardim da Cerca do Convento da Graça (11/12/DMAU/DAEP/DCEVGEP) – Freguesia da Graça. tRua Xavier de Araújo (antiga Rua 2 à Estrada da Luz) - limpeza e arranjo paisagístico da envolvente da Es - tação de Metro das Laranjeiras (UITN); tLigação pedonal ao Bairro do Alvito e viabilização de acesso ao equipamento municipal – Piscina do Alvito. tRequalificação da Passagem Subterrânea de Alcântara – execução de drenagem de águas residuais alter - nativa, execução de nova iluminação interior e execução de arte urbana (Fase 1 - UITOc + APAURB + DMAU + DMPO + RSB + REFER/CP + ATL + APL + Junta de Freguesia). tRio Seco Sul – Talude/Variante, redesenho da Calçada Ernesto Silva e consequente execução de novo acesso rodoviário/pedonal/drenagem, entre a Rua Eduardo Bairrada e a Rua Giovanni Antinori (UITOc + Orçamento Participativo + DMAU + DMPO). tArranjo paisagístico da envolvente à Igreja de São Francisco Xavier - execução de prado de sequeiro (R. Antão Gonçalves) (UITOc + DMAU).

17 Informação Escrita |Unidade de Coordenação Territorial

4.6 Projetos e Obras Diversas No âmbito da instalação de meios mecânicos para a promoção da acessibilidade da Baixa à Colina do Castelo, foram concluídas as empreitadas relativas à Remodelação do Edifício de Acolhimento do Percurso Pedonal Assistido da Baixa ao Castelo de S. Jorge – Financiamento do Casino” (emp. n.º 04/DMPO/DCMH/GVPMS/ 2011) e à Requalificação do espaço público da Rua da Vitória (emp.n.º 3/DMPO/DCMIVP/DPCIVP/2011). Encontram-se em acompanhamento : ta empreitada relativa à “Construção da ligação pedonal do Pátio B da Zona Sinistrada do Chiado, Largo do Carmo e Terraços do Carmo – Financiamento do Casino (emp. nº 13/DMPO/DCMIVP/DPCIVP/11), a qual obteve Visto do Tribunal de Contas em 27 de maio de 2013 ta obra no Centro Cultural Magalhães de Lima (Convento do Salvador); ta empreitada relativa à “Demolição e contenção de fachadas do edifício sito na Rua João do Outeiro 32-37 (emp. nº 8/2012/UCT/UITCH/DCHB). tNo âmbito da concretização da Estratégia para a Reabilitação Urbana continuam a decorrer reuniões com proprietários de edifícios em mau estado de conservação com o objetivo de promover a sua reabilitação. tAcompanhamento da concretização do projeto elaborado no âmbito da Agenda XXI – Parque Urbano da Az - inhaga do Reguengo – 2ª fase, em execução pela Junta de Freguesia da Charneca. t “Qualificação do Espaço Público da Quinta das Flores”- projeto CML, execução EDP (freguesia de Marvila); tQualificação da área expetante na R. Álvaro Machado - projeto UITOriental, execução J.F.Marvila (freguesia de Marvila); tQualificação de área expetante e repavimentação dos passeios da R. Pardal Monteiro – projeto DMAU/DPP, execução DMAU e JFMarvila (freguesia de Marvila); tExecução de Parque infantil na R. Fernando Maurício – projeto DMAU/DPP, execução DMAU e JFMarvila (freguesia de Marvila); tExecução de parque infantil no jardim de Santo Eugénio – projeto DMAU/DPP, execução J.F. Olivais (fregue - sia dos Olivais); 5. Intervenção Comunitária tNo dia 8 de dezembro foi aberto o “Espaço Km2” ligado ao projeto “O nosso Km2”, na Rua Augusto Abelaira n.º10, PER A do Bairro do Rego, com a missão de ajudar e mobilizar a comunidade na procura de soluções que melhorem a sua qualidade de vida. tDesenvolvimento de projeto de policiamento comunitário da área da Ameixoeira. tOrganização do dia do manifesto “A mediação”, no auditório nobre do Instituto Superior de Gestão, pelo Grupo Comunitário Galinheiras e Ameixoeira, patrocinado pelo Fórum Europeu de Mediação. tParticipação nos fóruns do GCAL (pedido de contributos para as reuniões, compilação de contributos, envio das ordens de trabalho aos parceiros, intervenção nos fóruns, registo da ata de dezembro, convites a novos parceiros (creches em nov.)… tParticipação nos Grupos de Trabalho: Segurança, Escolaridade e Empregabilidade (mensal). tParticipação nas atividades do G. Escolaridade: colaboração na organização do Peddy Paper na R. Vasco da Gama Fernandes e festa de natal. tParticipação no Grupo da Resposta Alimentar do GCAL: contatos regulares com a Refood 2 do Lumiar para informar sobre os fóruns do GCAL, perguntar se precisam de colaboração, fazer articulações pedidas ou sugeridas. tInserção de notícias no site do GCAL em out. e dez. 2013.

18 Informação Escrita | tParticipação na Comissão Social de Freguesia – Grupo da Toxicodependência, colaboração na realização das atas (mensal). Colaboração em duas reuniões extra com os parceiros para estudar candidatura ao Pro - grama Escolhas tColaboração no CLIP – Direção alargada (quinzenal) 6. Planeamento e Controlo Financeiro No período em análise realizaram-se liquidações referentes a 3239 novos processos de publicidade e ocupação do espaço público (LZ´s), no montante de 989.519,21, correspondente a uma receita arrecadada de 163.759,81. No âmbito da implementação da estratégia de reabilitação urbana, foram concluídos 131 processos de agrava - mento de IMI (dos quais 64 correspondem a edifícios totalmente devolutos e 50 a parcialmente devolutos 1 em ruína e 16 frações devolutas). Foram proferidos 66 despachos para Intimação a obras de conservação de edifícios degradados.

João Tremoceiro Diretor da Unidade de Coordenação Territorial

19 20 Informação Escrita |

Direção Municipal de Finanças

Estudos e projetos económico-financeiros e seu impacto orçamental tApuramento dos fundos disponíveis dos meses de novembro e dezembro de 2013 e continuação do acom - panhamento dos trabalhos inerentes à operacionalização da Lei dos Compromissos e dos Pagamentos em Atraso (LCPA) na Câmara Municipal de Lisboa; tElaboração do mapa de Fundos Disponíveis em cenário anual; tElaboração do sumário executivo da execução orçamental dos meses de outubro e novembro de 2013; tAnálise das condições para desembolso da 2ª tranche PIPARU (BPI), e da 5ª tranche do empréstimo PIPARU (IHRU); tAtualização da previsão da receita fiscal, designadamente da Derrama, IRS, IUC e do IMI assim como da taxa de conservação de esgotos (TCE) e atualização da receita estrutural para efeitos da rotina do orçamento de tesouraria; tAcompanhamento do serviço da dívida, com gestão das dotações, processamento da despesa e atualiza - ção de valores para efeitos da rotina do orçamento de tesouraria; tPrevisão do serviço da dívida para 2014/2017; tPrevisão da receita estrutural para 2014; tAnálise de taxas e preços para integração nas respetivas Tabelas a vigorar em 2014; tAtualização das Tabelas de Taxas e da Tabela de Preços de 2014, e elaboração das respetiva proposta de câmara; tAnálise da Proposta de Orçamento de Estado para 2014; tAnálise do regime financeiro das autarquias locais e das entidades intermunicipais estabelecido na Lei nº. 73/2013, de 3 de setembro, e respetivo impacto no Município de Lisboa; tAnálise do Decreto-Lei nº 133/2013, de 3 de outubro, que estabelece os princípios e regras aplicáveis ao Setor Público Empresarial, e implicações no Setor Empresarial Local; tAnálise do empréstimo a contrair junto do IFDR, no âmbito do Contrato Quadro BEI. Elaboração da Pro - posta Câmara, e dos anexos a remeter com o processo a remeter ao Tribunal de Contas; tAnálise do empréstimo a contrair junto do IHRU, ao abrigo do programa Reabilitar para Arrendar. Elabora - ção da Proposta Câmara, e dos anexos a remeter com o processo a remeter ao Tribunal de Contas; tLançamento da consulta e análise do empréstimo de curto prazo a contrair em 2014; tApuramento do valor estimado do limite ao endividamento para 2014, ao abrigo do novo Regime Financeiro das Autarquias Locais; tCooperação com o DAAT, nas questões referentes ao endividamento líquido e de MLP no âmbito da resposta ao Tribunal de Contas sobre a prestação de contas do ano de 2010.

Instrumentos previsionais da autarquia tModificações ao Orçamento de 2013 (Transposto de 2012) e Grandes Opções do Plano 2013-2016 (Trans - posto de 2012): fElaboração de uma Alteração ao Orçamento de 2013 (Transposto 2012) e Grandes Opções do Plano (GOP’s) 2013-2016 (Transposto 2012), com reajustamentos orçamentais, na ordem dos 9,5 milhões de ,

21 Informação Escrita |

fPreparação de relatório, justificativo das diferenças entre o pedido de AO dos serviços e a proposta final de Alteração Orçamental; fAvaliação dos processos de alteração orçamental, calendarizadas e extraordinárias, de acordo com ma - trizes preparadas para o efeito. tGestão / Controlo Orçamental: fAnálise de dotações e pedidos de cabimento no âmbito do PIPARU em articulação com a DMPO; reporte semanal de pendências e ponto de situação; reporte mensal no que concerne a compromissos, faturação e pagamentos; fElaboração do reporte mensal com análise dos cabimentos/compromissos relevantes da atividade do município; fAnálise da evolução das dotações das despesas obrigatórias e do numerário especial, após cada Alter - ação Orçamental. tOrçamento 2014 e Grandes Opções do Plano 2014-2017: fDefinição da nova macro estrutura do Plano Anual de Atividades, tendo por base o Programa do Governo da Cidade de Lisboa de 2013/2017; fEnquadramento e validação das ações / projetos atuais na nova estrutura; fAtribuição de nova codificação a projetos e ações; fCarregamento de dados mestre com nova estrutura de plano; fAvaliação da despesa para 2014 tendo em consideração as repartições de encargos, compromissos as - sumidos e dívida a transitar; fDefinição/validação de plafonamento para despesas obrigatórias e carregamento de dados; fDefinição de valor para “outros investimentos/atividades” e identificação dos projetos integrados e re - spetivo carregamento de dados; fAnálise da execução dos Projetos com financiamento alheio e estimativa da despesa e financiamento a arrecadar; fElaboração de mapas de suporte relativos à previsão de receita no âmbito dos trabalhos preparatórios do Orçamento para o ano de 2014; fCarregamento de dados da receita estrutural (versão final), receita/despesa de encontro de contas re - ceita/despesa consignada e receita extraordinária; fAvaliação da execução dos projetos do Orçamento Participativo e enquadramento dos projetos vencedores da 6ª Edição, para integração em orçamento; fApresentação dos documentos previsionais para 2014, Orçamento 2014 e Grandes Opções do plano 2014 -2016. Prestação de contas tElaboração parcial e envio das informações mensais ao Presidente; tElaboração das análises semanais às dívidas e pagamentos e elaboração do orçamento de tesouraria; tElaboração semanal do mapa da evolução das dívidas do Município; tAnálise, estudo e obtenção de elementos para apuramento dos fundos disponíveis mensais, no âmbito do cumprimento da Lei dos compromissos; tEnvio das informações mensais à DGAL; tApoio e prestação de elementos aos auditores externos, relativamente à auditoria às contas de 30/06/2013; tAnálise e regularização de processos relativos a obras coercivas e subsídios ao investimento atribuídos;

22 Informação Escrita | tAcompanhamento e participação no trabalho de apuramento do valor do IVA prorata para 2011; tAcompanhamento e participação no desenvolvimento de processos informáticos e apoio aos diversos serviços sobre questões relacionadas com o sistema informático. Apoio ao desenvolvimento do programa informático que está a ser efetuado no âmbito da aplicação da Lei dos Compromissos e Pagamentos em atraso; Monitorização da atividade económico-financeira do SEL tAnálise do Plano de Liquidação da EPUL; tAnálise do orçamento de Tesouraria para novembro de 2013 apresentado pela GEBALIS; tAnálise das contas do 3º trimestre da EGEAC, SRU Ocidental, GEBALIS e EMEL; tAnálise dos juros a pagar à SRU Ocidental no âmbito do Contrato-Programa; tAcompanhamento das empresas do setor empresarial local.

Acompanhar e controlar os protocolos, contratos-programa e outros instrumentos jurídico- institucionais tEnvio de documentação ao Tribunal de Contas para acompanhamento da execução financeira dos contra - tos de abertura de crédito PIPARU, objeto dos processos de fiscalização prévia nºs 418/10 e 419/10, refe - rente aos meses de setembro e outubro de 2013; tAnálise das condições do pedido de desembolso da 5ª tranche do empréstimo PIPARU IHRU/BEI, prepara - ção e submissão (à data de 01/11/2013) do 5º pedido de desembolso no montante de 5M € junto do IHRU/BEI; tRecolha de informação sobre Protocolos celebrados com Associações, Empresas Municipais, Juntas de Fre - guesia e outras, concedendo apoios não financeiros e financeiros, no valor de 1.162.849,76 €; análise dos requisitos para a elaboração de uma base de dados de acompanhamento e controlo dos Protocolos; tColaboração na rotina de atualização do orçamento de tesouraria com apuramento dos montantes de receita consignada previsto, referente aos projetos com financiamento alheio; tApuramento da componente de receita alheia a considerar no cálculo dos fundos disponíveis dos meses de outubro e novembro de 2013; tAcompanhamento dos trabalhos inerentes à operacionalização da Lei dos Compromissos e dos Pagamen - tos em Atraso (LCPA) na Câmara Municipal de Lisboa; tAcompanhamento dos projetos com receita alheia, verificando a situação da execução com monitorização juntos dos interlocutores e gestão do processo com vista ao recebimento das associadas comparticipações; tAprovação da reprogramação das operações Ribeira das Naus – Operação Integrada Ribeira das Naus/Ter - reiro do Paço e Mouraria - Requalificação do Quarteirão dos Lagares ; tColaboração na elaboração dos Relatórios Finais das operações: Implementação Plano de Divulgação e Comunicação/Operação Integrada da Ribeira das Naus/Terreiro do Paço; Mouraria – Sitio do fado na Casa da Severa e Plano de divulgação do programa de ação Mouraria- As cidades dentro da cidade e Orques - tras sinfónicas juvenis - Programa orquestra geração – Lisboa ; tElaboração do Relatório Intercalar de execução do Plano de Obra para 2013, ficando justificada a libertação da 1ª tranche (70% da dotação aprovada pelo TP,IP); tElaboração do mapa Especificação do Financiamento Alheio (EFA) para o Orçamento/Plano de 2014, em conjunto com a Divisão de Orçamento e Plano; tAcompanhamento dos processos de candidatura submetidos em setembro ao Instituto de Financiamento e Desenvolvimento Regional (IFDR), no âmbito do Empréstimo Quadro (EQ) contratado entre a República Por - tuguesa e o Banco Europeu de Investimento (BEI).

23 Informação Escrita |

Instrução de Pedidos de Pagamento tContrapartidas do Casino ————— € 4.508.369,54 tQREN—————————--———————— € 520.321,37 Receita – Financiamento Externo/Recebimentos tQREN—————————-————- € 444.000,02 tOutros—————————————— € 90.269,97 Divulgação de programas de financiamento externo tPrograma PROGRESS tPrograma “ Atores Não Estatais e Autoridades Locais em Desenvolvim ento” tPrograma ERASMUS + Garantir aos serviços promotores a análise de peças escritas de procedimentos de contratação pública para aquisição de bens e serviços tAnálise prévia de peças de procedimentos pré-contratuais de aquisição de bens e serviços e de Hastas Pú - blicas (Programa e Caderno de Encargos), solicitada por diversos Serviços Municipais (dando cumprimento ao disposto no n.º 2 do artº. 21.º do Regulamento do Orçamento da CML) – 3. Assegurar lançamento e acompanhamento dos procedimentos de contratação pública para aquisição de bens e serviços, bem como de hastas públicas tRealização de hasta pública – 1 (Nº 11/HP/CCM/DP/2013 – “Concessão de Jazigos Particulares Prescri - tos e Lotes de Terreno nos Cemitérios do Alto de S. João, Prazeres, Benfica e Lumiar”; tProcedimentos concluídos e remetidos ao Serviço Promotor para decisão de adjudicação ou de não adju - dicação – 8; tPara além do acima referido, no âmbito da condução dos procedimentos pré-contratuais em curso, foram elaborados, por parte do Júri de cada procedimento, Relatórios Preliminares e Finais (de análise e avaliação de propostas), bem como Atas para prestação de esclarecimentos aos concorrentes e ou para supressão de erros e ou omissões do Caderno de Encargos; tAtendendo a que no período em apreço − período que corresponde ao início de funções do novo execu - tivo resultante das eleições autárquicas de 29/09/2013 −, se verificou um significativo abrandamento do número de procedimentos a lançar na Plataforma Eletrónica “Saphetygov” (pois tal depende de decisão dos Senhores Vereadores ou de Deliberação da própria Câmara Municipal), considerou-se oportuno e per - tinente proceder ao levantamento do ponto de situação de todos os procedimentos lançados na Plataforma Eletrónica “ SaphetyGov ” em 2011, 2012 e 2013 remetidos ao Serviço Promotor há mais de 6 meses para adjudicação, a fim de se identificar todos os procedimentos por concluir na referida Plataforma e interpelar os diversos Serviços Municipais no sentido de regularizar o estado dos mesmos. Planeamento, controlo e gestão de contratos para garantir o aprovisionamento de bens e de serviços centralizados Planeamento, controlo e gestão de contratos nas diferentes categorias de bens e de serviços de gestão cen - tralizada, destacando-se: tComunicações: Realização das diligências necessárias, na sequência da tomada de posse do novo execu - tivo, para, por um lado, proceder à atribuição de equipamentos e de plafonds aos novos membros e gabi - netes de apoio e, por outro, promover a receção de equipamentos e a cessação contratual junto da operadora no caso dos membros cessantes.

24 Informação Escrita | tAssistência técnica a equipamentos de impressão e reprodução : Redistribuição deste tipo de equipa - mentos pelos diversos edifícios e serviços municipais, com particular incidência no que respeita à consti - tuição de novos gabinetes. tEconomato: Gestão e controle do processo de aquisição de carimbos, tendo em vista, com particular rele - vância, responder às necessidades do novo executivo. tTransportes: Promoção das ações para efeitos de aquisição de títulos de transporte e subsequente atribuição mensal dos mesmos aos trabalhadores do Município de Lisboa em razão das respetivas atribuições/com - petências. tAnálise dos balancetes nas diferentes classificações económicas da orgânica 04.04 com vista à conferên - cia de compromissos existentes, avaliação do montante mensal e trimestral necessário e de eventual pos - sibilidade de libertação de saldos para verba livre, a fim de permitir gestão de fundos disponíveis. tElaboração e conferência de 791 processos de despesa inerentes a toda a faturação rececionada, cor - respondente aos prestadores de serviços e aos fornecedores de bens relacionados com as categorias de bens e de serviços centralizadas, bem como à publicitação de anúncios. Compilação e fornecimento de dados, no âmbito do processo de reorganização administrativa. Assegurar o desenvolvimento dos procedimentos contabilísticos. tConferência de cerca de 6 694 processos de despesa e devolução de 26; tEntrada cerca de 4 180 faturas e afins; tRegisto de 3 674 faturas e afins; tDevolução de cerca de 150 faturas; tPagamento de cerca de 3 124 processos de despesa; t802 Registos de faturas de imobilizado e 875 carregamentos de imóveis; t21 Escrituras tElaboração do cálculo do apuramento mensal do IVA (3) e entrega ao Estado; tEntrega das retenções (3) de IRS e IRC e Imposto de Selo; tAbertura em SAP de 621 contratos de despesa; tElaboração de 577 processos de despesa referentes a Propostas de Câmara; tAceitação de 37 garantias bancárias e depósitos caução; t153 Cancelamentos de garantias bancárias, e restituições de depósitos; tEmissão de 284 precatórios cheques; t43 Encerramentos definitivos de contratos de empreitadas e fornecimentos em SAP; t759 atendimentos a fornecedores no âmbito da atividade desenvolvida duas vezes por semana e a fim de a dar resposta às solicitações e necessidades destes parceiros. t Emissão de 150 Declarações de Fundos Disponíveis tIntegração mensal de dados de faturação proveniente de outros periféricos e envio para cobrança postal, designadamente da receita de mercados (emissão de 4 062 faturas no valor de 777 842,50 €), rendas de imóveis municipais (emissão de 7 417 faturas no valor de 988 596,78 €) e publicidade e ocupação de via pública (emissão de 666 faturas no valor de 53 641,76 €); tNo que se refere à Taxa de Conservação de Esgotos tiveram lugar 78 775 arrecadações no valor de 6 149 258,57 €. t837 Atendimentos telefónicos no âmbito da Taxa de Conservação de Esgotos;

25 Informação Escrita | t87 Encontros de contas entre receita e despesa num total de 2 837 692,16 €; tEmissão de 112 estornos no valor de 2 426 418,68 € e 919 anulações de documentos de receita diversa no valor de 769 875,96 € mediante instruções superiores; tRegisto de 5 garantias bancárias no valor de 203 049,53 € e cancelamento de 10 no valor de 355 398,66 € referentes à área de atividade da receita; tRegisto de 161 faturas de rendas no valor de 28 967,24 € e 8 faturações de obra no valor de 302 408,69 € no âmbito das obras coercivas; tEnvio para execução fiscal de 958 certidões de dívida no valor de 404 468,49 € e 4 processos para De - partamento Jurídico no valor de 991,95 € relativos a faturas que já tinham terminado o prazo de paga - mento voluntário; t262 esclarecimentos telefónicos de dúvidas e apoio aos postos de cobrança; tEmissão de 213 declarações de inexistência de dívida para junção ao processo de pedidos de isenção de taxas; tAnálise semanal dos valores cobrados, por rubrica económica para identificação dos valores de receita ex - traordinária; tRealização de reuniões de trabalho com vários serviços liquidadores/cobradores para esclarecimento de dúvidas; tAnálise e reconciliação de saldos entre SEF e SAP; tParticipação no grupo de trabalho para a “Reorganização administrativa das freguesias de Lisboa”; tAnálise e controlo dos planos de pagamento em prestações na área do Urbanismo e na da Tabela de Taxas e Preços; tAnálise de protocolos – enquadramento orçamental e de IVA; tCarregamento dados (majorações e minorações) no portal das Finanças para efeitos de IMI; tEntrega das retenções de IRS e IRC e Imposto de Selo; tRegisto de cerca de 594 liquidações relativas a operações de tesouraria; tProcessamento de 118 processos relativos a juros de depósitos à ordem e encargos bancários que se en - contravam em aberto nas reconciliações bancárias; tEntrega de descontos efetuados nos vencimentos a diversas entidades, como CGA, ADSE, Sindicatos, So - licitadores e Pensionistas; tElaboração das conciliações bancárias relativas a setembro e outubro (em curso). Relação com Tribunal de Contas tNo período de 24 de outubro a 15 de dezembro de 2013 foram enviados ao Tribunal de Contas 2 novos pro - cessos, devolvidos 2 e visados 7 processos; Procedimento Tributário, Contencioso Tributário e Processo de Execução Fiscal tProcedeu-se à elaboração de 20 peças processuais em processos de impugnação judicial e de oposição à execução fiscal, 1 diligência em Tribunal, no âmbito da Representação da Fazenda, 156 ofícios nos pro - cedimentos tributários, bem como à organização dos processos administrativos a enviar para o Tribunal Tri - butário de Lisboa; tAo abrigo do estabelecido no artigo 7º do Regulamento do Orçamento, emitiram-se 91 pareceres sobre pe - didos de anulação de documentos de liquidação ou de cobrança e de restituição de importâncias entregues ao Município quando indevidas, por meio da instauração de 268 procedimentos de revisão oficiosa e 109 procedimentos de benefício fiscal; tEnviaram-se ao Tribunal Tributário de Lisboa 5 petições de oposição que foram entregues no Município, dando-se cumprimento ao disposto no Código de Procedimento e de Processo Tributário; tEfetivação de citações referentes ao ano de 2013 e de anos anteriores da taxa de conservação de esgotos e outras receitas municipais, bem como recuperação de avisos de citação devolvidos;

26 Informação Escrita | tDe 24 de novembro a 15 de dezembro de 2013 arrecadou-se receita no valor de € 1.320.823,37 em execução fiscal. Tesouraria                   

    

                     !       "# $ !%!  &   '    (  )*  +,  %! )*  - .   /// )*  0  "$             1(2 34  0   5  6   1(2 34  0   7      1(2 34  8  5  %   1(2 34  8  7   !  .  $  6

Outras atividades no âmbito das competências atribuídas tRespostas a diversas questões colocadas, por e-mail, pelos Serviços municipais; tApoio aos diversos Postos de Cobrança no âmbito da utilização dos Terminais de Pagamento Automático; tApoio no âmbito da instalação e operacionalização dos depósitos a efetuar pelos Postos de Cobrança nos Equipamentos de “Home Depósit”, do Banco Santander, a funcionar na Polícia Municipal, Cemitério do Alto de S. João, Cemitério de Benfica e Cemitério dos Olivais; tRecebimentos no Sistema GIC (Gestão Integrada de Contra Ordenações). Verificação e apoio à Divisão de Contra Ordenações no âmbito de todos os recebimentos, em GIC, e respetiva arrecadação em SAP de modo a permitir a cobrança/execução orçamental na Tesouraria; tColaboração permanente com o Departamento de Contabilidade no âmbito do processo de reconciliação bancária e prestação de contas; tGestão dos cheques devolvidos pelas Instituições Bancárias (no período em análise foram devolvidos 4 cheques, os quais já foram resgatados); tConsultas aos Bancos no âmbito das Aplicações Financeiras; tAtendimentos telefónicos diversos e respetivos encaminhamentos quando não se trata de assuntos rela - cionados com a Divisão de Tesouraria; No âmbito de apoio Jurídico tApoio Jurídico aos Departamentos da Direção Municipal de Finanças; tForam feitos 1.950 atendimentos aos executados e efetuadas 91 informações e 207 ofícios entre 24 de outubro e 15 de dezembro de 2013;

Isabel Cabaço Antunes Diretora Municipal de Finanças

27 Detalhe da Síntese da Situação Financeira Outubro/2013 1)Execução orçamental global das despesas

Unid: Milhões Euros e % DezͲ10 DezͲ11 DezͲ12 JanͲ12 FevͲ12 MarͲ12 AbrͲ12 MaiͲ12 JunͲ12 JulͲ12 AgoͲ12 SetͲ12 OutͲ12 JanͲ13 FevͲ13 MarͲ13 AbrͲ13 MaiͲ13 JunͲ13 JulͲ13 AgoͲ13 SetͲ13 OutͲ13 ѐ 2013/2012 (1) Orçamento (Dotações) 836,0 981,7 939,9 911,9 911,9 912,4 912,6 912,6 912,7 913,0 913,0 913,0 913,0 913,0 913,0 913,1 947,1 947,2 974,0 974,0 974,0 974,0 974,0 6,68% (2) Compromissos 716,8 651,0 890,3 376,7 433,8 497,4 518,7 532,9 546,5 554,0 565,3 554,2 564,2 266,5 446,4 474,1 533,8 553,4 570,4 590,7 596,2 604,1 606,9 7,57% (3) Pagamentos 630,0 582,7 833,6 21,8 51,1 88,4 120,9 162,3 209,1 267,3 310,0 358,5 407,4 21,8 58,7 91,3 128,8 176,4 234,1 279,2 331,6 387,6 421,8 3,53% Pagamentos (3)/Orçamento (1) 75,36% 59,35% 88,69% 2,39% 5,61% 9,69% 13,24% 17,79% 22,91% 29,28% 33,95% 39,27% 44,62% 2,39% 6,43% 10,00% 13,60% 18,63% 24,04% 28,66% 34,05% 39,80% 43,30% Ͳ2,95% Compromissos (2)/Orçamento (1) 85,74% 66,31% 94,72% 41,31% 47,57% 54,52% 56,84% 58,39% 59,88% 60,68% 61,92% 60,69% 61,79% 29,19% 48,90% 51,92% 56,36% 58,43% 58,56% 60,65% 61,21% 62,02% 62,30% 0,83%

2)Execução global das receitas e das despesas

Unid: Milhões Euros e % DezͲ10 DezͲ11 DezͲ12 JanͲ12 FevͲ12 MarͲ12 AbrͲ12 MaiͲ12 JunͲ12 JulͲ12 AgoͲ12 SetͲ12 OutͲ12 JanͲ13 FevͲ13 MarͲ13 AbrͲ13 MaiͲ13 JunͲ13 JulͲ13 AgoͲ13 SetͲ13 OutͲ13 ѐ 2013/2012 (1) Prevista 836,0 981,7 939,9 911,9 911,9 912,4 912,6 912,6 912,7 913,0 913,0 913,0 913,0 913,0 913,0 913,1 947,1 947,2 974,0 974,0 974,0 974,0 974,0 6,68% (2) Cobrada 624,2 609,5 859,5 26,7 54,2 80,4 126,0 199,6 231,8 284,3 326,1 385,2 473,1 31,4 53,2 74,2 117,4 184,9 259,9 294,0 371,2 428,1 471,7 Ͳ0,28% (3) Compromissos (despesa) 716,8 651,0 890,3 376,7 433,8 497,4 518,7 532,9 546,5 554,0 565,3 554,2 564,2 266,5 446,4 474,1 533,8 553,4 570,4 590,7 596,2 604,1 606,9 7,57% (4) Pagamentos (despesa) 630,0 582,7 833,6 21,8 51,1 88,4 120,9 162,3 209,1 267,3 310,0 358,5 407,4 21,8 58,7 91,3 128,8 176,4 234,1 279,2 331,6 387,6 421,8 3,53% Cobrada (2) / Prevista (1) 74,67% 62,08% 91,45% 2,93% 5,95% 8,81% 13,81% 21,87% 25,40% 31,14% 35,72% 42,19% 51,81% 3,44% 5,82% 8,12% 12,40% 19,52% 26,68% 30,19% 38,10% 43,95% 48,43% Ͳ6,52% Pagamentos (4) / Cobrada (2) 100,93% 95,60% 96,98% 81,57% 94,24% 109,98% 95,91% 81,34% 90,22% 94,04% 95,06% 93,08% 86,12% 69,33% 110,33% 123,1% 109,7% 95,4% 90,1% 95,0% 89,4% 90,5% 89,4% 3,82% Compromissos (3) / Cobrada (2) 114,84% 106,81% 103,58% 1411,56% 799,83% 618,49% 411,58% 267,01% 235,75% 194,87% 173,36% 143,86% 119,26% 847,45% 839,60% 639,2% 454,6% 299,3% 219,5% 200,9% 160,6% 141,1% 128,6% 7,87%

Nota: Integração do Saldo de Gerência em Junho 2013.

3)Evolução da dívida a fornecedores (Curto Prazo)

Unid: Milhões Euros DezͲ10 DezͲ11 DezͲ12 JanͲ12 FevͲ12 MarͲ12 AbrͲ12 MaiͲ12 JunͲ12 JulͲ12 AgoͲ12 SetͲ12 OutͲ12 JanͲ13 FevͲ13 MarͲ13 AbrͲ13 MaiͲ13 JunͲ13 JulͲ13 AgoͲ13 SetͲ13 OutͲ13 ѐ 2013/2012 Dívida a Fornecedores 76,3 67,7 59,3 69,3 73,2 74,8 80,7 78,8 70,1 71,6 68,4 63,7 70,8 62,8 68,5 73,3 73,6 73,5 71,4 82,1 72,6 76,6 100,2 41,53% Nota: O valor da dívida a Fornecedores integra os saldos das contas: 221 Ͳ Fornecedores c/c; 228Ͳ FornecedoresͲ Facturas em Recepção e Conferência; 261Ͳ1Outros Devedores e CredoreͲsFornecedores de Imobilizado c/c

4)Prazo médio de pagamento

Unid: Dias DezͲ10 DezͲ11 DezͲ12 MarͲ13 JunͲ13 SetͲ13 ѐ 2013/2012 Dívidas 4T 376,6 304,2 278,3 276,5 277,9 281,0 0,97% Aquisições 4T 419,4 292,3 231,6 253,2 286,3 306,3 32,25% PMP 82 95 110 100 89 84 Ͳ23,65%

Valores no final de cada Trimestre 4TrimDívidas 365dias u 4TrimAquisições 4 5)Endividamento Ͳ limite, valor do endividamento e % de utilização do limite Município

Unid: Milhões Euros e % DezͲ10 DezͲ11 DezͲ12 JanͲ12 FevͲ12 MarͲ12 AbrͲ12 MaiͲ12 JunͲ12 JulͲ12 AgoͲ12 SetͲ12 OutͲ12 JanͲ13 FevͲ13 MarͲ13 AbrͲ13 MaiͲ13 JunͲ13 JulͲ13 AgoͲ13 SetͲ13 OutͲ13 ѐ 2013/2012 (1) Limite Endividamento 490,7 544,3 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 0,00% (2) Activo 579,8 595,5 616,3 586,1 584,5 582,7 585,3 618,7 597,8 583,2 578,5 616,2 645,6 631,7 616,7 609,5 579,4 567,9 558,1 547,0 570,8 585,2 580,5 Ͳ10,08% (3) Passivo 1.145,4 1.102,1 723,2 1.089,2 1.098,2 1.094,8 1.106,9 1.098,2 1.062,2 1.036,7 1.020,6 1.010,7 1.004,2 700,3 693,7 699,7 728,8 727,1 746,7 751,7 730,8 745,6 781,3 Ͳ22,19% (4) Empréstimos Excepcionados 176,6 186,1 174,3 186,1 183,6 182,5 190,2 189,0 186,8 185,5 184,9 183,6 182,4 173,1 171,9 170,0 169,6 168,8 171,8 170,2 169,6 173,2 182,7 0,15% (5) Endividamento Líquido (3)Ͳ(2)Ͳ(4) 389,0 320,4 Ͳ67,4 317,0 330,1 329,6 331,4 290,5 277,6 268,0 257,1 211,0 176,2 Ͳ104,5 Ͳ95,0 Ͳ79,8 Ͳ20,1 Ͳ9,5 16,8 34,5 Ͳ9,6 Ͳ12,9 18,2 Ͳ89,70%

Nota 1: VPaelorcresndtaogselimit(e%s)ao(5e)n/d(1iv)idamento de 2011,201729e,2260%13 cf D5G8A,8L,7d%e acoͲr2d1o,c0o4m%OE r9e8sp,9e2ti%vo. 103,03% 102,88% 103,43% 90,67% 86,63% 83,65% 80,25% 65,84% 55,00% Ͳ32,62% Ͳ29,64% Ͳ24,89% Ͳ6,28% Ͳ2,97% 5,25% 10,76% Ͳ2,99% Ͳ4,03% 5,67% Ͳ89,70% Detalhe da Síntese da Situação Financeira Outubro/2013

5.Análise do financiamento (Empréstimos/Acordos)

Unid: Milhões Euros DezͲ10 DezͲ11 DezͲ12 JanͲ12 FevͲ12 MarͲ12 AbrͲ12 MaiͲ12 JunͲ12 JulͲ12 AgoͲ12 SetͲ12 OutͲ12 JanͲ13 FevͲ13 MarͲ13 AbrͲ13 MaiͲ13 JunͲ13 JulͲ13 AgoͲ13 SetͲ13 OutͲ13 ѐ 2013/2012 Capital em Dívida MLP 737,97 701,32 349,7 699,3 696,9 689,5 695,4 691,0 666,7 659,9 653,8 644,0 635,4 348,3 346,2 342,1 341,5 340,5 337,7 336,0 333,6 335,8 345,0 Ͳ45,70% Serviço da Dívida (juros + amortizações) 124,94 91,25 359,65 2,33 5,14 12,62 14,93 20,95 29,66 36,19 47,87 59,12 69,17 0,41 3,55 7,30 8,68 9,96 16,70 19,53 21,93 25,98 26,39 Ͳ61,84%

Ͳ PREDE 18,2ME; Venda de Fogos 0,1ME; EMEL 13ME

Nota 2: O valor dos Acordos inclui o Aditamento da Parque Expo(registado em 2011 Ͳ 12 milhões de euros relativos às amortizações a pagar em 2012 e 2013). Nota 3: Encargos com Juros e amortizações Total da 03 (sem 03.02.01 e sem a 03.06.01) e da 10 (em 2010 acresce total da 11.02). Nota 1: Novos Acordos em 2010, 53,7ME (APL 14,0M; Aditamento Prq. EXPO 26,2M; Tamega e CME 12,2M; Outros Acordos 1,3M). 2.Amortizaçãoes Extraordinárias efectuadas em 2010 5.Endividamento MLP Ͳ limite, valor do endividamento e % de utilização do elimit

Unid: Milhões Euros e % DezͲ10 DezͲ11 DezͲ12 JanͲ12 FevͲ12 MarͲ12 AbrͲ12 MaiͲ12 JunͲ12 JulͲ12 AgoͲ12 SetͲ12 OutͲ12 JanͲ13 FevͲ13 MarͲ13 AbrͲ13 MaiͲ13 JunͲ13 JulͲ13 AgoͲ13 SetͲ13 OutͲ13 ѐ 2013/2012 (1) Limite Endividamento 392,6 435,4 265,3 265,3 265,3 265,3 265,3 265,3 265,3 265,3 265,3 265,3 265,3 347,2 347,2 347,2 347,2 347,2 347,2 347,2 347,2 347,2 347,2 30,89% (2) da Dívida Relevante 242,4 215,5 131,9 215,5 214,6 214,6 212,8 209,7 204,6 204,5 203,6 203,6 198,9 131,8 130,9 130,9 130,8 130,7 126,3 126,2 125,3 125,3 125,0 Ͳ37,1% Percentagem (%) (2)/(1) 61,75% 49,49% 49,74% 81,24% 80,89% 80,89% 80,21% 79,07% 77,13% 77,09% 76,77% 76,77% 74,97% 37,97% 37,71% 37,71% 37,68% 37,64% 36,37% 36,34% 36,08% 36,08% 36,01% Ͳ51,97% Nota: Valores dos limites ao endividamento de 2011, 2012 e 2013 cf DGAL, de acordo com OE respetivo.

6)Endividamento líquido Município + AEL

Unid: Milhões Euros e % DezͲ10 DezͲ11 DezͲ12 JanͲ12 FevͲ12 MarͲ12 AbrͲ12 MaiͲ12 JunͲ12 JulͲ12 AgoͲ12 SetͲ12 OutͲ12 JanͲ13 FevͲ13 MarͲ13 AbrͲ13 MaiͲ13 JunͲ13 JulͲ13 AgoͲ13 SetͲ13 OutͲ13 ѐ 2013/2012 (1) Limite Endividamento 490,7 544,3 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 320,4 0,00% (2) Endividamento Líquido CML 389,0 320,4 Ͳ67,4 317,0 330,1 329,6 331,4 290,5 277,6 268,0 257,1 211,0 176,2 Ͳ104,5 Ͳ95,0 Ͳ79,8 Ͳ20,1 Ͳ9,5 16,8 34,5 Ͳ9,6 Ͳ12,9 18,2 Ͳ89,70% (3) Endivid. Líquido AEL total 158,7 118,8 108,2 118,8 118,8 118,5 118,5 118,5 113,7 113,7 113,7 113,7 105,7 108,2 108,2 108,2 108,2 126,8 126,8 130,6 130,6 130,6 130,6 23,58% (4) Endivid. Líquido CML + AEL (2)+(3) 547,7 439,2 40,8 435,7 448,9 448,1 449,9 409,0 391,3 381,8 370,8 324,7 281,9 3,6 13,2 28,4 88,0 117,3 143,7 165,0 121,0 117,7 148,7 Ͳ47,24% Percentagem (%) (4)/(1) 111,60% 80,69% 12,72% 135,99% 140,09% 139,86% 140,41% 127,65% 122,12% 119,15% 115,74% 101,34% 87,98% 1,13% 4,12% 8,86% 27,47% 37% 45% 52% 38% 37% 46% Ͳ47,24% (5) Endivid. Líquido AEL Relevante 0,4 0,0 0,0 0,0 0,0 113,2 113,2 113,2 109,0 109,0 109,0 109,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 123,8 123,8 128,0 128,0 128,0 128,0 100,00% (6) End. Líq. CML + AEL Relevante (2)+(5) 389,4 320,4 Ͳ67,4 317,0 330,1 442,9 444,6 403,7 386,6 377,0 366,1 320,0 176,2 Ͳ104,5 Ͳ95,0 Ͳ79,8 Ͳ20,1 114,3 140,6 162,4 118,4 115,1 146,1 Ͳ17,09% Percentagem (%) (6)/(1) 79,34% 58,87% Ͳ21,04% 98,92% 103,03% 138,22% 138,77% 126,01% 120,64% 117,67% 114,26% 99,86% 55,00% Ͳ32,62% Ͳ29,64% Ͳ24,89% Ͳ6,28% 36% 44% 51% 37% 36% 46% Ͳ17,09% Nota: Endividamento do AEL 2013 cf dados de Dezembro de 2012.

6.Endividamento MLP Município + AEL

Unid: Milhões Euros e % DezͲ10 DezͲ11 DezͲ12 JanͲ12 FevͲ12 MarͲ12 AbrͲ12 MaiͲ12 JunͲ12 JulͲ12 AgoͲ12 SetͲ12 OutͲ12 JanͲ13 FevͲ13 MarͲ13 AbrͲ13 MaiͲ13 JunͲ13 JulͲ13 AgoͲ13 SetͲ13 OutͲ13 ѐ 2013/2012 (1) Limite Endividamento 392,6 435,4 265,3 265,3 265,3 265,3 265,3 265,3 265,3 265,3 265,3 265,3 265,3 347,2 347,2 347,2 347,2 347,2 347,2 347,2 347,2 347,2 347,2 30,89% (2) Stock da Dívida Relevante CML 242,4 215,5 131,9 215,5 214,6 214,6 212,8 209,7 204,6 204,5 203,6 203,6 198,9 131,8 130,9 130,9 130,8 130,7 126,3 126,2 125,3 125,3 125,0 Ͳ37,13% (3) Stock Dívida AEL total 57,8 50,8 32,0 50,8 50,8 50,8 50,8 50,8 50,4 50,4 50,4 50,4 45,0 32,0 32,0 32,0 32,0 32,0 32,0 32,0 32,0 32,0 32,0 Ͳ28,87% (4) Endivid.MLP CML + AEL (2)+(3) 300,2 266,3 163,9 266,3 265,4 265,4 263,6 260,6 255,0 254,8 254,0 254,0 243,8 163,8 162,9 162,9 162,8 162,7 158,3 158,1 157,3 157,3 157,0 Ͳ35,61% Percentagem (%) (4)/(1) 76,46% 61,17% 61,79% 100,41% 100,06% 100,06% 99,38% 98,24% 96,12% 96,08% 95,76% 95,76% 91,92% 47,18% 46,93% 46,93% 46,89% 47% 46% 46% 45% 45% 45% Ͳ50,80% (5) Stock da Dívida Relevante AEL 0,0 0,0 22,5 0,0 0,0 45,0 45,0 45,0 40,0 40,0 40,0 40,0 0,0 22,5 22,5 22,5 22,5 22,5 22,5 22,5 22,5 22,5 22,5 100,00% (6) End. MLP CML + AEL Relevante (2)+(5) 242,4 215,5 154,4 215,5 214,6 259,6 257,8 254,7 244,6 244,5 243,6 243,6 198,9 154,3 153,4 153,4 153,3 153,2 148,8 148,7 147,8 147,8 147,5 Ͳ25,82% Percentagem (%) (6)/(1) 61,75% 49,49% 58,22% 81,24% 80,89% 97,86% 97,18% 96,03% 92,21% 92,17% 91,85% 91,85% 74,97% 44,45% 44,20% 44,20% 44,16% 44% 43% 43% 43% 43% 42% Ͳ43,32%

7)Análise económico financeira

Unid: Milhões Euros DezͲ10 DezͲ11 DezͲ12 JanͲ12 FevͲ12 MarͲ12 AbrͲ12 MaiͲ12 JunͲ12 JulͲ12 AgoͲ12 SetͲ12 OutͲ12 JanͲ13 FevͲ13 MarͲ13 AbrͲ13 MaiͲ13 JunͲ13 JulͲ13 AgoͲ13 SetͲ13 OutͲ13 ѐ 2013/2012 Resultado Líquido 161,4 65,4 383,6 Ͳ7,6 Ͳ4,4 Ͳ7,9 Ͳ17,4 23,6 21,3 29,9 45,0 92,0 129,6 9,8 Ͳ3,9 Ͳ4,7 Ͳ17,8 Ͳ5,8 Ͳ31,7 Ͳ43,7 3,3 25,4 5,0 Ͳ96,14% ѐ Custos significativos Ͳ77,8 Ͳ69,7 Ͳ92,8 Ͳ1,1 Ͳ4,3 Ͳ8,5 Ͳ4,7 6,2 Ͳ9,1 Ͳ21,4 Ͳ22,9 Ͳ10,3 Ͳ5,0 5,8 11,0 2,4 0,2 7,9 3,3 10,7 11,1 18,7 21,0 Ͳ520,00% ѐ Proveitos significativos 48,0 Ͳ171,6 168,7 1,8 5,5 13,9 4,3 11,8 24,1 43,4 26,3 17,3 15,7 23,3 11,5 5,7 0,7 Ͳ21,5 Ͳ49,7 Ͳ63,1 Ͳ28,3 Ͳ47,8 Ͳ103,6 Ͳ759,87% Tesouraria 39,1 36,0 36,6 41,2 39,3 28,2 41,3 73,7 59,8 53,6 52,9 63,7 103,0 47,6 32,1 20,4 26,4 46,5 42,4 26,1 51,1 51,8 61,9 Ͳ39,90%

Nota: Custos, proveitos e resultados líquidoͲ svalores retirados das Demonstrações de Resultados, TesouraͲrviaalor retirado do Balanço Infor

Detalhe da Síntese da Situação Financeira mação Outubro/2013

7.Variações de custos e de proveitos 2012/2013 Ͳ em Milhões Euros Es crita a) Custos e Perdas ѐ 12/13

Custo das existências | Fornecimentos e Serviços Externos Ͳ0,5 Custos com Pessoal 5,1 Transf. e Subsídios Correntes Concedidos 9,3 Custos Operacionais 0,3 Amortizações 1,6 Provisões 0,4 Custos Financeiros Ͳ10,3 Custos e Perdas Extraordinárias 15,1 b) Proveitos e Ganhos ѐ 12/13 Transferências e Subsídios Ͳ2,0 Impostos e Taxas Ͳ85,5 Proveitos Suplementares Ͳ0,3 Vendas e Prestação de Serviços 0,4 Outros Proveitos Operacionais Ͳ0,4

30 Proveitos Financeiros Ͳ1,2 Proveitos e Ganhos Extraordinários Ͳ14,6 Nota: valores retirados das Demonstrações de Resultados Informação Escrita |

Execução da Despesa por Classificação Económica Consolidada Outubro/2013 Unid: Euros 2013(a) Crescimento Cód. Designação 2012(a) Dotação Compromissos Execução Tx Exec. Estrutura Valor Taxa 01 PESSOAL 171.598.328 233.950.309 226.213.853 191.328.087 81,8% 45,4% 19.729.759 11,5% Remunerações 114.684.284 152.787.584 150.307.147 126.999.524 83,1% 30,1% 12.315.241 10,7% Contratos em Regime de Tarefa ou Avença 4.126.595 5.898.757 5.647.550 4.476.615 75,9% 1,1% 350.020 8,5% Trabalho extraordinário 10.680.975 10.150.000 10.150.000 9.094.224 89,6% 2,2%Ͳ 1.586.751 Ͳ14,9% Outros Abonos Variáveis 9.492.165 13.173.217 12.530.002 10.079.811 76,5% 2,4% 587.646 6,2% Encargos com a Saúde 1.440.382 1.867.607 1.711.652 1.212.662 64,9% 0,3%Ͳ 227.720 Ͳ15,8% Contribuições para Segurança Social 22.858.370 39.579.051 35.700.352 31.549.084 79,7% 7,5% 8.690.713 38,0% Pensões 5.894.696 7.000.000 6.999.999 5.852.982 83,6% 1,4%Ͳ 41.714 Ͳ0,7% Outros Encargos 2.420.862 3.494.093 3.167.151 2.063.185 59,0% 0,5%Ͳ 357.677 Ͳ14,8% 02 AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS CORRENTES 57.443.302 176.856.804 131.999.604 82.791.131 46,8% 19,6% 25.347.829 44,1% Aquisição de Bens 11.907.921 24.854.667 18.717.896 10.763.862 43,3% 2,6%Ͳ 1.144.059 Ͳ9,6% Aquisição de Serviços 45.535.382 152.002.137 113.281.708 72.027.270 47,4% 17,1% 26.491.888 58,2% Encargos das Instalações 12.113.328 18.628.165 17.622.348 11.724.257 62,9% 2,8%Ͳ 389.071 Ͳ3,2% Conservação de Bens 671.468 2.707.391 1.772.929 789.557 29,2% 0,2% 118.089 17,6% Locação de Bens e Outros 2.989.171 4.305.557 3.912.789 2.593.701 60,2% 0,6%Ͳ 395.470 Ͳ13,2% Transportes e Comunicações 3.844.960 6.731.384 6.177.496 2.433.510 36,2% 0,6%Ͳ 1.411.450 Ͳ36,7% Representação Autárquica 63.875 255.193 70.466 55.479 21,7% 0,0%Ͳ 8.396 Ͳ13,1% Seguros 424.160 597.555 497.026 449.208 75,2% 0,1% 25.049 5,9% Estudos e Consultadoria 971.160 4.037.894 2.019.521 774.328 19,2% 0,2%Ͳ 196.832 Ͳ20,3% Encargos de Cobrança de Receita 4.688.627 4.734.513 3.640.022 2.387.724 50,4% 0,6%Ͳ 2.300.904 Ͳ49,1% Outros 19.768.632 110.004.485 77.569.112 50.819.506 46,2% 12,0% 31.050.873 157,1% 03 ENCARGOS CORRENTES DA DÍVIDA 10.714.944 8.482.268 3.566.592 2.514.901 29,6% 0,6%Ͳ 8.200.042 Ͳ76,5% Juros da Dívida Pública 3.216.879 6.244.196 2.059.738 1.269.756 20,3% 0,3%Ͳ 1.947.123 Ͳ60,5% Outros Encargos Financeiros 7.498.065 2.238.072 1.506.854 1.245.145 55,6% 0,3%Ͳ 6.252.919 Ͳ83,4% 04 TRANSFERÊNCIAS CORRENTES 29.590.484 55.538.597 42.295.137 38.375.770 69,1% 9,1% 8.785.286 29,7% Administração Pública 1.665.993 2.333.635 829.201 824.835 35,3% 0,2%Ͳ 841.158 Ͳ50,5% Participação das Freg. nas Rec. Municipais 9.775.000 9.864.000 9.863.810 9.863.810 100,0% 2,3% 88.810 0,9% Protocolos de Transferências de Competências 7.770.140 16.452.906 11.836.865 11.012.907 66,9% 2,6% 3.242.767 41,7% Instituições sem Fins Lucrativos 9.596.860 17.517.595 13.672.366 11.202.939 64,0% 2,7% 1.606.079 16,7% Sociedades e QuaseͲSociedades não Financeiras 648.424 6.995.351 5.934.033 5.335.612 76,3% 1,3% 4.687.187 722,9% Outras 134.067 2.375.110 158.862 135.668 5,7% 0,0% 1.601 1,2% 05 SUBSÍDIOS 7.823.612 12.653.255 11.560.588 5.496.516 43,4% 1,3%Ͳ 2.327.095 Ͳ29,7% 06 OUTRAS DESPESAS CORRENTES 3.206.454 13.626.233 3.814.404 3.391.340 24,9% 0,8% 184.886 5,8% TOTAL DAS DESPESAS CORRENTES 280.377.124 501.107.466 419.450.178 323.897.746 64,6% 76,8% 43.520.622 15,5% 07 AQUISIÇÃO DE BENS DE INVESTIMENTO 45.786.871 257.131.479 128.603.740 62.209.045 24,2% 14,7% 16.422.174 35,9% Investimentos 45.786.871 257.131.479 128.603.740 62.209.045 24,2% 14,7% 16.422.174 35,9% Terrenos 4.321.966 7.918.927 6.737.319 3.493.291 44,1% 0,8%Ͳ 828.675 Ͳ19,2% Habitações 2.226.059 17.951.964 8.080.997 2.254.599 12,6% 0,5% 28.539 1,3% Edifícios e Construções Diversas 34.500.535 208.281.045 103.285.543 52.389.513 25,2% 12,4% 17.888.978 51,9% Equipamento 3.953.348 21.193.501 9.484.044 3.790.863 17,9% 0,9%Ͳ 162.485 Ͳ4,1% Outros 784.963 1.786.042 1.015.837 280.780 15,7% 0,1%Ͳ 504.183 Ͳ64,2% 08 TRANSFERÊNCIAS DE CAPITAL 5.848.915 21.144.363 14.752.483 5.534.074 26,2% 1,3%Ͳ 314.841 Ͳ5,4% Sociedades e QuaseͲSociedades não Financeiras 2.526.324 14.692.583 9.436.173 1.945.590 13,2% 0,5%Ͳ 580.734 Ͳ23,0% Protocolos de Transferências de Competências 2.508.303 3.438.319 2.645.282 2.191.412 63,7% 0,5%Ͳ 316.891 Ͳ12,6% Instituições sem Fins Lucrativos 750.993 2.541.642 2.277.473 1.085.494 42,7% 0,3% 334.501 44,5% Outras 63.295 471.819 393.556 311.578 66,0% 0,1% 248.283 392,3% 09 ACTIVOS FINANCEIROS 100.000 150 Ͳ Ͳ Ͳ 0,0%Ͳ 100.000 Ͳ 10 PASSIVOS FINANCEIROS 58.717.018 188.233.251 37.633.334 24.130.307 12,8% 5,7%Ͳ 34.586.711 Ͳ58,9% 11 OUTRAS DESPESAS DE CAPITAL 16.557.723 6.424.350 6.424.299 6.000.000 93,4% 1,4%Ͳ 10.557.723 Ͳ63,8% TOTAL DAS DESPESAS DE CAPITAL 127.010.527 472.933.593 187.413.856 97.873.426 20,7% 23,2%Ͳ 29.137.101 Ͳ22,9%

TOTAL GERAL 407.387.650 974.041.059 606.864.033 421.771.172 43,3% 100,0% 14.383.521 3,5%

(a) Valores de execução acumulados até ao final do mês de Outubro

31 Execução da Receita por Classificação Económica Outubro 2013 Unid: Euros

2013 (a) Crescimento 2012 (a) Designação Previsão Liquidação Cobrança Tx. Exec. Estrutura Valor Taxa 01 IMPOSTOS DIRECTOS 260.918.651 265.029.500 197.837.188 188.902.630 71,3% 40,0% -72.016.021 -27,6%

IMI 104.805.029 106.875.000 67.962.140 65.906.296 61,7% 14,0% -38.898.733 -37,1% Contribuição Autarquica 37.470 200.000 122.994 121.974 61,0% 0,0% 84.504 225,5% IMT 53.484.040 81.600.000 61.747.679 54.891.475 67,3% 11,6% 1.407.435 2,6% Imposto Municipal de Sisa 62.797 200.000 167.974 164.231 82,1% 0,0% 101.434 161,5% Imposto Único de Circulação 13.082.240 13.985.000 16.111.507 16.093.760 115,1% 3,4% 3.011.520 23,0% Derrama 89.447.074 61.940.000 51.530.449 51.530.449 83,2% 10,9% -37.916.625 -42,4% Outros 0 229.500 194.445 194.445 84,7% 0,0% 194.445 100,0% 02 IMPOSTOS INDIRECTOS 0 50 0 0 - 0,0% 0 - 04 TAXAS, MULTAS E OUTRAS PENALIDADES 50.800.964 75.096.550 44.237.344 38.596.704 51,4% 8,2% -12.204.260 -24,0%

Serv. Urban. E Realiz. Infraestrut. Urban. 3.333.514 9.000.000 5.332.758 3.882.186 43,1% 0,8% 548.672 16,5% Ocupação Via Pública 14.847.179 17.000.000 9.987.009 9.074.034 53,4% 1,9% -5.773.144 -38,9% Publicidade 7.755.843 7.609.500 8.107.310 7.245.081 95,2% 1,5% -510.762 -6,6% Conservação de Esgotos 19.278.375 29.500.000 16.600.218 14.553.748 49,3% 3,1% -4.724.628 -24,5% Multas e Outras Penalidades 3.785.490 9.570.000 2.218.723 1.947.504 20,4% 0,4% -1.837.987 -48,6% Outros 1.800.562 2.417.050 1.991.325 1.894.151 78,4% 0,4% 93.588 5,2% 05 RENDIMENTOS DE PROPRIEDADE 6.578.640 35.704.204 14.949.522 8.131.246 22,8% 1,7% 1.552.606 23,6%

Juros 1.244.735 1.200.000 650.949 645.657 53,8% 0,1% -599.078 -48,1% Participação Lucros Adminst. Públicas 2.169.618 4.503.979 1.541.430 1.819.217 40,4% 0,4% -350.401 -16,2% Rendas 23.846 17.115 395.274 392.290 2292,1% 0,1% 368.444 1545,1% Activos Incorpóreos 3.140.441 29.983.110 12.361.869 5.274.082 17,6% 1,1% 2.133.641 67,9% 06 TRANSFERÊNCIAS CORRENTES 56.362.974 69.892.048 56.093.939 56.182.304 80,4% 11,9% -180.670 -0,3%

FEF e FSM 0 0 0 0 - 0,0% 0 - Participação variável no IRS 49.926.960 59.976.382 49.926.960 49.926.960 83,2% 10,6% 0 0,0% Administração Central 4.095.285 4.981.180 4.691.237 4.984.307 100,1% 1,1% 889.021 21,7% Est. Proj. Co-financ. 357.906 3.015.235 853.878 632.360 21,0% 0,1% 274.454 76,7% Transferências Casino de Lisboa 1.631.907 1.525.301 447.300 447.300 29,3% 0,1% -1.184.607 -72,6% União Europeia 350.915 393.600 125.764 112.022 28,5% 0,0% -238.894 -68,1% Outras 0 350 48.800 79.355 22672,9% 0,0% 79.355 100,0% 07 VENDA DE BENS E SERVIÇOS CORRENTES 54.628.511 52.583.206 73.801.575 62.685.814 119,2% 13,3% 8.057.303 14,7%

Venda Bens 2.696.841 4.366.990 3.514.016 3.510.651 80,4% 0,7% 813.810 30,2% Saneamento 22.274.533 25.300.050 23.324.309 21.577.431 85,3% 4,6% -697.103 -3,1% Cemitérios 2.028.694 2.280.000 1.946.671 1.978.444 86,8% 0,4% -50.250 -2,5% Mercados e Feiras 4.794.619 5.550.000 4.485.668 4.485.790 80,8% 1,0% -308.829 -6,4% Parq. Estacionam. 643.214 9.750 0 721.951 7404,6% 0,2% 78.737 12,2% Rendas 15.879.409 6.600.000 24.373.169 23.938.752 362,7% 5,1% 8.059.343 50,8% Outras 6.311.200 8.476.416 16.157.742 6.472.796 76,4% 1,4% 161.596 2,6% 08 OUTRAS RECEITAS CORRENTES 3.773.368 4.052.260 2.261.889 2.356.758 58,2% 0,5% -1.416.610 -37,5% TOTAL DAS RECEITAS CORRENTES 433.063.108 502.357.818 389.181.456 356.855.456 71,0% 75,6% -76.207.652 -17,6% 09 VENDA DE BENS DE INVESTIMENTO 19.984.315 160.020.759 15.053.446 11.003.899 6,9% 2,3% -8.980.415 -44,9%

Terrenos 16.863.065 43.220.609 6.160.658 4.533.606 10,5% 1,0% -12.329.459 -73,1% Habitações 2.743.410 9.000.000 4.883.528 3.367.348 37,4% 0,7% 623.937 22,7% Edifícios 377.839 2.000.000 4.009.259 3.102.946 155,1% 0,7% 2.725.107 721,2% Outros Bens 0 105.800.150 0 0 - 0,0% 0 - 10 TRANSFERÊNCIAS DE CAPITAL 10.171.126 51.063.357 8.410.617 7.508.692 14,7% 1,6% -2.662.434 -26,2%

FEF 0 0 0 0 - 0,0% 0 - Transferências Casino de Lisboa 1.956.787 15.646.938 4.142.371 2.577.793 16,5% 0,5% 621.006 31,7% Estado - Part. Comunit. em Proj. Co-finan 0 0 0 0 - 0,0% 0 - Estado - Outras 387.300 11.953.843 0 8.354 0,1% 0,0% -378.946 -97,8% Fundos e Serviços Autónomos (FSA) 11.428 121.500 0 0 - 0,0% -11.428 - FSA - Part. Comunit. em Proj. Co-finan 4.236.643 19.541.708 3.391.061 4.045.361 20,7% 0,9% -191.282 -4,5% União Europeia 0 0 0 0 - 0,0% 0 - Outras 3.578.967 3.799.368 877.184 877.184 23,1% 0,2% -2.701.783 -75,5% 11 ACTIVOS FINANCEIROS 0 97.000.000 0 0 - 0,0% 0 - 12 PASSIVOS FINANCEIROS 8.990.000 126.072.879 54.000.000 54.000.000 42,8% 11,4% 45.010.000 500,7%

Sociedades Financeiras 0 34.000.000 34.000.000 34.000.000 100,0% 7,2% 34.000.000 100,0% Emprestimos PREDE 0 0 0 0 - 0,0% 0 - Emprestimos PIPARU 8.990.000 92.072.879 20.000.000 20.000.000 21,7% 4,2% 11.010.000 122,5% Outros 0 0 0 0 - 0,0% 0 - 13 OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL 677.586 520.000 387.618 15.384.912 2958,6% 3,3% 14.707.327 2170,5% TOTAL DAS RECEITAS DE CAPITAL 39.823.026 434.676.995 77.851.680 87.897.503 20,2% 18,6% 48.074.477 120,7% TOTAL GERAL (excluíndo outras receitas) 472.886.134 937.034.813 467.033.136 444.752.959,17 47,5% 94,3% -28.133.175 -5,9% 15 REP. NÃO ABATIDAS NOS PAGAMENTOS 164.263 10.200.000 1.795.581 172.175 1,7% 0,0% 7.912 4,8% 16 SALDO DE GERÊNCIA 0 26.806.246 26.806.246 26.806.246 100,0% 5,7% 26.806.246 100,0% TOTAL DAS OUTRAS RECEITAS 164.263 37.006.246 28.601.827 26.978.421 72,9% 5,7% 26.814.158 16323,9% TOTAL RECEITAS 473.050.397 974.041.059 495.634.964 471.731.380 48,4% 100,0% -1.319.016 -0,3%

(a) Valores de execução acumulados até ao fim de Outubro

32 Informação Escrita | Direção Municipal de Recursos Humanos

Da atividade desenvolvida neste período, destaca-se: Gabinete da Diretora Municipal tApoio à organização da sessão de apresentação do executivo municipal e do programa de governo da ci - dade realizada no Fórum Lisboa no dia 31 de outubro. tPreparação da deliberação para reunião de Câmara contendo a definição dos critérios de transição dos re - cursos humanos do mapa de pessoal do Município de Lisboa que acompanham a atribuição das novas competências às juntas de freguesia ao abrigo da Lei nº 56/2012, de 8 de novembro. No âmbito da elabo - ração deste documento foram realizadas várias reuniões para auscultação das principais estruturas repre - sentativas dos trabalhadores do Município de Lisboa. tPreparação e realização do “Dia P na DMRH”, no dia 25 de outubro, uma iniciativa destinada a todos os tra - balhadores desta direção municipal, interlocutores da função RH e membros da comunidade de aprendizagem, tendo como objetivo a definição de prioridades para os próximos quatro anos na área da gestão de recursos humanos e que constituem contributos para a definição do novo Plano Estratégico 2014-2017 para os Re - cursos Humanos e do Plano de Atividades da DMRH para 2014. Esta iniciativa contou com 95 participantes. tProdução da newsletter IRH, para divulgação com o boletim de vencimento. tProdução da newsletter mensal RH Números, com os principais indicadores de RH da CML. Departamento de Gestão de Recursos Humanos I - Reporte dos Recursos Humanos à DGAL Foi elaborado e enviado à DGAL, o reporte de informação referente ao pessoal ao serviço – entradas e saí - das relativo aos meses de outubro e novembro. Também foi elaborado e enviado à DGAL o INPUT Recursos Humanos (OE) do 3.º trimestre do ano de 2013 com vista a dar cumprimento ao disposto no n.º2 do art.º 65.º e n.º7 do art.º 66º da Lei do OE/2013, que in - clui os seguintes quadros: Quadro 1: RHOE - Evolução do número de trabalhadores Recursos Humanos (OE) Acumulado 1º.2º.3º.Trimestre 2013                                    $                 !!           &!         (           !   ! '    !"             %   #! #!   $                                                                      

(  ) *  + + )  ,) - ..*,

33 Informação Escrita |

Quadro 2: RH - Recrutamento de trabalhadores sem prévia relação jurídica de emprego público. Atualmente, com base na dinâmica de entrada/saída de trabalhadores. REDUÇÃO DO EFETIVO – 3º TRIMESTRE DE 2013                    

    

   

    !

     

  !  

"     ! 

!"!#$  %%&'  

II – Procedimentos Concursais Dos 48 procedimentos concursais abertos este ano para internalização dos trabalhadores da EPUL e para consolidação das mobilidades internas intercarreiras na CML, três viram homologada a lista de classificação final, encontram-se os demais na fase de realização dos métodos de seleção. III -Principais indicadores da atividade de gestão N.º de Trabalhadores por vínculo ao serviço A 30 novembro de 2013, o Município de Lisboa dispunha de um efetivo de 9089 trabalhadores , acrescido de 307 contratos de prestação de serviços, distribuídos pelos seguintes vínculos: t8461 – CTFP por Tempo Indeterminado; t146 - Regime de Substituição; t377 – Nomeação; t21 – Comissão de Serviço; t7 – CTFP a Termo Resolutivo Certo; t77 – Outras Situações (categorias não enquadráveis, Mobilidade Interna e Acordo de Cedência de Interesse Público do exterior); t307 – Contratos de Prestações de Serviços; N.º de Trabalhadores por Carreira/Categoria/Cargo tDirigente – 160; tTécnico Superior – 2240; tAssistente Técnico – 1544; tAssistente Operacional – 3525; tEducadora Infância (Carreira não Revista) – 41; tEnfermeiro (Carreira não Revista) – 4; tFiscal Municipal (Carreira não Revista) – 167; tFiscal Obras (Carreira não Revista) – 58; tInformática (Carreira não Revista) – 136; tGuarda-florestal – 32; tCarreiras Subsistentes – 26; tPolicia Municipal – 342;

34 Informação Escrita | tBombeiro Sapador – 814; Nota – Não inclui os Contratos de Prestação de Serviços Admissões e Saídas Regressos e Acordo de Cedência de Interesse Público – 16 t Regresso de ACIP - 1 t Regresso de Mobilidade Interna – 2 t Regresso de Equiparação a Bolseiro – 1 t Regresso de Licença sem remuneração – 1 tAcordo de cedência de interesse público – 1 tComissão de Serviço – 3 t Mobilidade Interna – 2 t Nomeação – 3 tRequisição – 2 Saídas – 80 t Aposentação – 41 t Falecimento – 4 t Cessação de ACIP- 4 t Cessação de Comissão de Serviço – 3 tEleito – 3 tReforma – 1 tCessação de Mobilidade Interna – 4 tNomeação noutro organismo – 4 tLicença sem Remuneração – 7 t Mobilidade Interna – 3 tCessação de Nomeação – 1 t Comissão de Serviço - 1 tCaducidade de CTTRC – 3 tCessação de Cargo de Dirigente – 1 Departamento de Desenvolvimento e Formação 1. Área de Formação      !" #$

              

%       !#  &'(!€

 )   )    # !# ! #(##€

) )  * '' *' # &+(+*€

 ! & & '+' ' $&(*€

,   - "    $ !# * '#(#&€

) )  .  -    ** * +*(+€ Informação Escrita |

       #+# &# &!$(##€

   /  )"  !  && ! !' $$(**€

)- )    -    # $## $# $+$('*€

     $ # *! +(&€

    ' & #*& $ !(€

     !*# # +'!(#€

)-      ' +# '# #(##€

0    $ &* $ $(*€

 )       €

   1           

 )        €

     1          

 )       €

2. Estágios:

23456 28698:2 *! 23456 2: 6;  <6226 =: $ 23456 2>?6:63=32 + 23456 2    <6226 =: ! 23456 2=3=96 =622 82() = 6=96  -8=3@65 ! "# 

Departamento de Saúde, Higiene e Segurança A – Unidades de Educação tPrincipais atividades desenvolvidas nas creches: f Atividades de expressão plástica, dramática, psicomotora e musical, de acordo com os projetos pedagógicos f Celebração do S. Martinho f Decorações natalícias com a participação de crianças e famílias f Realização de festas de Natal com as famílias f Participação em atividades de Natal da junta de freguesia f Dinamização de atividades pelos pais tPrincipais atividades desenvolvidas no jardim de infância: fAtividades de expressão plástica, dramática, psicomotora e musical, de acordo com os projetos pedagógicos

36 Informação Escrita |

fCelebração do S. Martinho fPreparação da festa de Natal fVisita de estudo á biblioteca municipal Natália Correia fVisita de estudo ao Centro de Arte Moderna “Nos bolsos de Amadeu” fVisita de estudo ao Museu da Cidade “Os Cavaleiros” fVisita com atelier à Casa das Histórias de Paula Rego f Visita de estudo ao quartel do Batalhão de Sapadores Bombeiros da C.M.L. f Visita ao presépio da Basílica da Estrela B – Gabinete de Apoio Social ao Trabalhador $    % 9 A=B =3 < 6:6 $ =3@623  9 A=B =3  & 6263 696:646 & A658A  #  @ 292 2 *

C – Refeitórios Municipais

*+  & ' ( $ )    %& '   & '  ,  )C  $*&* &'& *'!  > )  *  $'$ #   $&+' *!$ *# $*  .  ! # !   .D *$ ! '!+  ) D #'+ + *# $ ) ?D !!!* & *&'! **    +& &$ $ ' )   &$ # &$  ! "     -      

D - Saúde, Higiene e Segurança Higiene e Segurança

$    % =3@6233?:B 296=3 2 + :3E6 296=323?:B  +& @:6 F229 =6 F2G: 9623?:B    =63 6; F2 $ 8326=3@= F23H9=692 $ 92G:3E6 23H9=69 2 

37 Informação Escrita |

Medicina do Trabalho .*+/  )   %  % 0    =@ 9 2 ! !# '!$ I   622  # # # 12  3 4  I =696: #$ # $ I 6E69  !$' ' *#& I 926 =:G A: =3 $'& +! * 96=2 + $' *! 5  $    3 =3 2 $# + $ 1 '  6  I 29 A: =3265=E2369  *+ &# $!!+ 12 , %  I 29 A: =3265=E2369  *$ !! *&+ 12    =28:322A96:6 # # # 5  $   A 6 9 8=6 E@:2J # # # 2  

Junta Médica Municipal, Acidentes e Absentismo  %  =28:32 #& 7  *+/ * /) % :32 $*  3: 8=96 =46 2 *$ 96=32 +  =28:326=3=2 $!  =28:322A96:6KI3=2D & /   I 29 A: =3265=E2369 2KI3= 2D & 3 =3 2 +# 68562 ' 6IA 96=3 &+ 6IA  =  '&& 8   6I2A 22623L=96M< N:6 !& 62632 696:6462 # Psicologia $    % =3@623< 6:6 * A6< 6:6  =3@623A269 :E569 ' 269 3A66=6@68:G A 6 A269 :E569  &* 269 3A658A   ?:B 23=6 2 $!  @ 292 2 *

Fátima Fonseca Diretora Municipal de Recursos Humanos

38 Informação Escrita |

Direção Municipal de Planeamento, Reabilitação e Gestão Urbanística

Departamento de Planeamento e Reabilitação Urbana Projetos / Ações concluídas / Ações em curso: Coordenação do Documento Estratégico da Colina de San - tana; Coordenação dos Estudos de Caracterização Territorial no âmbito do PDML (revisão); Reunião na AML sobre PU dos Bairros Históricos; Coordenação de Propostas a submeter à AML (alteração simplificada do PDML quanto a desafetação de bens do domínio militar) e CML (aprovação dos Termos de Referência da al - teração da delimitação territorial do concelho; discussão pública do Plano Municipal de Redução de Ruído; aprovação do reenvio à AML dos PU dos Bairros Históricos; aprovação do reenvio à AML do PUAL; aprovação do reenvio à AML a ARU de Santa Clara; (re) aprovação do PU de Alcântara e do PP da Pedreira do Alvito). Prestação de apoio jurídico às Divisões e GABIP/AUGI do Departamento; Receção e apresentação do PDML a delegações estrangeiras; Participação no Colóquio Mouraria Zoom in| Zoom out; Apresentação no 12º Semi - nário Binacional em Gestão Pública Municipal; Apresentação sobre o PDML na FAUL; Participação em Semi - nário sobre Reabilitação, organização LNEC| INE; Supervisão e Conclusão do Documento Estratégico da Colina de Santana; Coordenação das Propostas de abertura de discussão pública do Plano de Pormenor do Eixo Ur - bano Luz-Benfica e do Plano de Pormenor de Reabilitação Urbana do Campus de Campolide submetidas à CML. Divisão de Plano Diretor Municipal Ações em curso: Coordenação do processo de caracterização dos equipamentos escolares; coordenação da elaboração do REOT - revisão da Proposta Preliminar; coordenação da elaboração do Plano Municipal de Re - dução de Ruído de Lisboa (PARL); coordenação do GT para tratamento dos dados dos Censos 2011 para Lis - boa; coordenação da atualização da página da INTRANET relativa aos Censos 2011 para Lisboa; monitorização das Cartas de Equipamentos Coletivos; gestão do Centro de Documentação associado ao PDM; coordenação do processo de participação da Câmara no projeto da OCDE, “ Sustainable urban development policies in age - ing societis (project proposal for case studies) 2013-14 ”. Ações concluídas: Recolha e fornecimento de dados estatísticos no âmbito da participação da CML na rede Global City Indicators; colaboração na revisão dos elementos do PDM a publicar e dos Regulamentos Complementares; colaboração na revisão do Manual Técnico do PDM; emissão de parecer técnico relativo ao Plano de Acessibilidade Pedonal; orientação de es - tágio curricular da licenciatura de Administração Pública e Politicas do Território, do ISCSP; apoio a tese de mestrado da London School of Hygiene and Tropical Medicine subordinada ao tema “Plano Diretor Municipal de Lisboa – contributos para a promoção e proteção da Saúde”; resposta ao inquérito (versão preliminar) no âmbito do projeto da OCDE, “ Sustainable urban development policies in ageing societis (project proposal for case studies) 2013-14” ; colaboração na elaboração do Documento Estratégico de Intervenção da Colina de Santana; envio à AML da 1ª proposta de alteração simplificada do PDM; abertura do período de consulta pública da 1ª proposta de alteração do PDM; abertura do período de consulta pública da proposta do PARL. Divisão de Planeamento Territorial Projetos/ Ações em curso: Elaboração: PP da Calçada das Lajes; Revisão do PP da Envolvente do Mercado de Benfica; Unidade de Execução das Furnas a Sete-Rios; PP Quinta da Bela-Flor; Unidade de Execução da rua Marquês de Olhão; Loteamento municipal da Quinta do Marquês de Abrantes e Alfinetes; Estudo Urbanístico

39 Informação Escrita | da AUGI da Quinta da Torrinha; Plano de detalhe da Gamboa- cidade da Praia, Cabo Verde; Estudo Urbanístico das Calvanas; Estudo Urbanístico do Espaço Canal da Av. da República; Enquadramento da componente acús - tica nos processos dos planos em elaboração; Atualização do património a integrar na Carta Municipal do Património, no âmbito nos IGT em elaboração; Avaliações CIMI dos direitos de edificabilidade a compensar na perequação dos IGT; Revisão dos Loteamentos EPUL do Vale de Stº António. Coordenação e acompanhamento: Contrato d e Urbanização da Unidade de Execução do PP da Matinha; Contrato de Urbanização da UE do PP do Aterro da Boavista Nascente; UE de Alcântara; UE da Ajuda; UE do quarteirão do Rato; Unidades de execução do PP Amoreiras; PPRU da Calçada da Ajuda; PP da Cidade Universitária; PP do Aterro da Boavista Poente; PP da Estrada da Torre; PP Casal do Pinto e da Alteração do PP da Artilharia Um; Estudos relativos à Avaliação Am - biental Estratégica dos planos em elaboração. Colaboração: Construção da Base de Monitorização dos Pro - jetos Municipais Prioritários, em desenvolvimento; 2º Relatório de Monitorização do PPS Baixa-Chiado. Projetos/ Ações concluídas: Participação na Conferência de serviços da CCDR-LVT da Alteração do PP do Eixo Luz/ Ben - fica; Substituição do ficheiro enviado para a plataforma da DGT do PP da Palma de Baixo; Conclusão da Pro - posta Preliminar Estudo Urbanístico das Calvanas; Envio para sessão de Câmara da proposta de plano do PP do Campus de Campolide para abertura da discussão pública, da proposta final do PU do Alto do Lumiar para reenvio para aprovação da Assembleia Municipal da proposta de plano do PP do Eixo Urbano Luz Benfica para abertura da discussão pública; Proposta da Unidade de execução da Praça de Espanha para aprovação; Envio para publicação da Retificação do PP da Palma de Baixo, da Retificação do PP da Av. José Malhoa. Divisão de Projetos e Estudos Urbanos Ações concluídas / Ações em curso: Projetos Urbanos: Conclusão dos estudos de caracterização de 149 centralidades, priorização de 38 centralidades e execução de levantamentos no âmbito do Projeto Urbano “Uma Praça em cada Bairro”. Loteamento de Iniciativa Municipal em curso: Av. Ilha da Madeira. Estudos de Estrutura Urbana concluídos no período: Quarteirão Av. Fontes Pereira de Melo / R. Latino Coelho / R. Viriato / Av. 5 de outubro. Estudos Urbanos em curso no período: Vale Fundão, Rua do Galvão, Nó do Lumiar, Refor - mulação dos Quarteis Centrais do RSB. Conclusão do Estudo Viário da 1ª Circular – traçados alternativos de ligação da Rotunda das Olaias à Avenida Infante D. Henrique. Elaboração do Estudo Urbano Prospetivo de Mo - bilidade Vertical. Estudos de Edificabilidade de Iniciativa Municipal em curso no período: Rua Conselheiro Lopo Vaz, Infante D. Henrique. Acompanhamento de Estudos Urbanos: Avenida 5 de outubro. Coordenação da al - teração dos Projetos de Loteamento do Vale de Santo António (concluída alteração ao Loteamento 01). Coor - denação e elaboração da Planta de Compromissos Urbanos/Intenções Urbanas da Cidade (Planta de Estudos Urbanísticos) à escala 1:5000, com a colaboração de DPRU/DPT, DGU, DMAU/DPP e GVFNS. Estudos de análise e delimitação da Área de Intervenção Territorial Integrada do Centro Histórico, no âmbito da Estratégia Lisboa 2020. Projetos Urbanos em curso: Lisboa “Uma Praça em cada Bairro” – Elaboração do estudo prévio de espaço público das seguintes centralidades prioritárias: Largo do Rato (elaboração de modelo tridimensional de espaço público e subsolo); Picoas; Saldanha; Praça de Londres; Largo de Alcântara; Largo do Calvário/Largo das Fontaínhas; Frente Ribeirinha Sta. Apolónia-Cais do Sodré – coordenação da implementação do projeto in - tegrado do Terminal de Cruzeiros de Lisboa – Frente Ribeirinha 24 de julho-alcântara (coordenação do projeto de reperfilamento da Avenida 24 de julho); Início do Projeto Urbano de Campolide. Monitorização de Projetos Urbanos: Urbanismo de Proximidade de Alvalade, Urbanismo de Proximidade de Campo de Ourique, Plano Geral de Intervenções da Frente Ribeirinha. Elaboração dos Documentos Estratégicos de Estudos Urbanos de Valorização Patrimonial e do de Projetos Urbanos PDM. Preparação de elementos para o Programa do Orça - mento Participativo. Acompanhamento e propostas de alteração à instalação de uma linha de Muito Alta Ten -

40 Informação Escrita | são da REN entre a Pontinha e Sete Rios. Elaboração do estudo prévio de ligação do Eixo Norte/Sul à Avenida Lusíada. Acompanhamento da preparação da acessibilidade ao Estádio da Luz no âmbito da Final da Liga dos Campeões. Elaboração do Mapa Mental da Mobilidade da Cidade de Lisboa. Definição das vias estruturantes cuja manutenção ficará a cargo da CML no âmbito da delegação de competências. Coordenação de repavi - mentação de espaços públicos resultante de intervenções em subsolo, em articulação com a Equipa de Es - paço Público e a Divisão de Controlo de Intervenções na Via Pública e Subsolo. Coordenação do Plano Geral da Rede de Subestações Elétricas de Lisboa. Plano Geral da Rede de Postos de Abastecimento de Combustível de Lisboa (definição de parcelas municipais para a localização dos novos postos da cidade). Divisão de Reabilitação Urbana Ações em curso: Colina de Santana: Documento Estratégico de Intervenção : Colaboração na realização do documento em articulação com DPRU e DPDM. Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura 2010, 2011 e 2012 : Conceção de materiais de divulgação. Prémio IHRU 2013 : coordenação da candidatura vencedora em articu - lação com Divisão de Monitorização e DMPO. Estratégia de Reabilitação Urbana (ERU) : esclarecimentos a unidades orgânicas, munícipes e outros municípios. PPRU Madragoa : Ajustamentos ao regulamento decor - rentes de articulação com DGPC e conferência de serviços interna. PPRU Colina do Castelo : articulação com entidades locais e unidades orgânicas nomeadamente UITCH para construção do diagnóstico, proposta e reg - ulamento. Em articulação com UITCH elaboração das fichas dos bens da Carta Municipal do Património. Sis - tematização dos contributos necessários para a realização do Plano. Desenhos dos alçados de rua com recolha de elementos GESTURBE, Arquivo Municipal e UITCH, complementados com trabalho de campo e levanta - mentos com varrimento laser . PPRU Bairro Alto e Bica: articulação com entidades locais e unidades orgâni - cas nomeadamente UITCH para construção de diagnóstico, proposta e regulamento. Em articulação com UITCH elaboração das fichas dos bens da Carta Municipal do Património. Sistematização dos contributos necessários para a realização do Plano. Desenhos dos alçados de rua. Candidatura da Baixa Pombalina a Património da Humanidade: pontos de situação e contactos com UNESCO. Operações com financiamento QREN (Mouraria e Bairro Padre Cruz): gestão das operações em articulação com os respetivos coordenadores; controlo de execução física e financeira das operações; articulação com entidade gestora PORLisboa; Pro - postas de reprogramação submetidas ao PORLisboa, em articulação com os respetivos coordenadores e DMF; relatórios mensais enviados à Vereação sobre o estado de todas as operações com financiamento; elab - oração dos relatórios anuais e finais das operações da Mouraria; Resposta aos inquéritos do Observatório do QREN. Carta Municipal do Património Edificado Paisagístico (CMP): coordenação da realização da base de dados; participação nas reuniões de apreciação de operações urbanísticas promovidas pela SRU Ocidental. Propostas de classificação: análise das propostas de classificação da DGPC com emissão de contributo para resposta àquele organismo. Programa de Investigação e Salvaguarda da Azulejaria da cidade de Lisboa (PISAL). Prémio Lojas Tradicionais: conclusão de proposta de regulamento com Direção Municipal de Economia e In - ovação. Protocolo Águas Minero-medicinais de Alfama: em apreciação proposta de estabelecimento de pro - tocolo entre CML, Laboratório Nacional de Energia e Geologia e Direção Geral de Energia e Geologia.

Equipa GABIP/ AUGI Projetos/ Ações em curso: Regulamento Municipal para Reconversão Urbanística das AUGI’s: Realização de atendimentos para instrução de projetos no respetivo âmbito; Alto do Chapeleiro e Sete Céus: Acompanhamento da resolução das situações pendentes; Galinheiras: Continuação da elaboração da proposta de plano, acompanhamento da elaboração dos Loteamentos de Iniciativa Particular (Rua Teresa Saldanha, Rua do Eucalipto e Quinta da Assunção), reuniões com as comissões de administração conjunta;

41 Informação Escrita |

Rua A e Rua B à Azinhaga Torre do Fato: Realização de reunião para análise e concertação da proposta sobre a servidão e o programa para os Hospitais Militares; Quinta do Olival/Casal dos Abrantes: Continuação da elab - oração da proposta de plano, realização de reuniões para acompanhamento dos projetos de legalização das con - struções existentes; Quinta do Grafanil: Encontra-se em apreciação o Loteamento de Iniciativa dos Particulares; Quinta da Mourisca: Preparação do enquadramento a dar na ARU Santa Clara; Rua Particular à Azinhaga dos Lameiros/Quinta das Camareiras: Em curso a apreciação do Loteamento de Iniciativa Municipal com o apoio da Administração Conjunta; Rua Particular à Azinhaga da Cidade: Preparação do enquadramento a dar na ARU Santa Clara. Quinta da Torrinha: Continuação da elaboração da proposta de plano, acompanhamento dos pro - jetos de legalização das construções existentes, preparação do enquadramento a dar na ARU Santa Clara. Departamento de Planeamento Estratégico e Monitorização Divisão de Monitorização: No período em causa desenvolveu as seguintes atividades: Tratamento de dados e elaboração do Relatório de monitorização do Plano de Pormenor e Salvaguarda da Baixa Pombalina; Trata - mento de dados para laboração de Caderno de Indicadores Anual; Gestão de qualidade dos dados inseridos no sistema SGPI – atualização e correção de dados; Tratamento de informação para Plano de atividades 2014- 2017; Tratamento de informação para integração para Orçamento Municipal (Ações em análise 2014); Gestão de qualidade dos dados inseridos no sistema SGPI – atualização de dados PIPARU; Atualização de dados em conformidade com o relatório das intervenções em procedimento concursal e em execução/ obra. No âmbito das suas competências de difusão de informação urbana organizaram-se variados eventos, dos quais se destacam: Preparação da apresentação da Semana de Reabilitação Urbana – 5 de dezembro de 2013; Cer - imónia de Atribuição do Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura – a realizar em janeiro de 2013; Divulgação do livro “Lisboa Vista do Tejo”; Ação de divulgação do Plano Diretor. Material Gráfico: Conceção de postal de divulgação do Plano Diretor Municipal; Newsletter do CIUL relativo aos meses de novembro e dezembro de 2013; Desenvolvimento de material gráfico para a cerimónia de atribuição do Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura: Diploma; Capa para diploma; Brochura; Painéis para exposição. Outros meios de divulgação : At - ualização dos conteúdos da secção Urbanismo do portal de Lisboa. CIUL – Centro de Informação Urbana de Lisboa: Auditório: Neste período decorreram no Auditório do CIUL 24 ações de Formação e Informação/ Re - uniões/ Conferências/ Seminários/ Cursos de serviços municipais e entidades externas, com destaque para 1762 Visitantes Individuais e em Grupos.

Políticas de Solos e Valorização Patrimonial Da Gestão do Património em Geral. Preparação, em articulação com a DMHDS, do lançamento de uma nova hasta pública para a alienação de prédios urbanos municipais, no âmbito do Programa “Reabilita Primeiro Paga Depois” – 3ª fase; Continuação, em articulação com o DPRU, das ações de valorização do património fundiário, com identificação de propriedades municipais com capacidade construtiva e potencial de alienação, desenvolvendo os adequados estudos urbanos e antecipado saneamento de cadastro, inscrição matricial e reg - isto predial; Inicio dos trabalhos conducentes ao levantamento de todos os direitos de superfície, de todos os arrendamentos comerciais e cedências precárias; Continuação dos trabalhos de colaboração com o GABIP- AUGI, no âmbito da regularização das AUGIS. Operações Patrimoniais. Atento o período eleitoral e as limitações legais daí decorrentes para o normal fun - cionamento dos órgãos municipais e dos seus titulares, e tal como previsto na programação anual do DPSVP, entre agosto e outubro de 2013 a generalidade das operações patrimoniais ficaram suspensas. Foi a oportu - nidade para realizar um conjunto de trabalhos de suporte e organização interna, designadamente com a

42 Informação Escrita | preparação de futuras ações, bem como para reforçar a administração de património, com especial incidência no levantamento dos arrendamentos comerciais e dos direitos de superfície, com a respetiva caracterização. Do Património Objeto de Avaliação. Durante este período foi desenvolvida uma metodologia de base e um modelo resumo de valorização da propriedade municipal a adotar para futuro, com recurso a parcerias exter - nas capazes de disponibilizar informação atualizada credível sobre as condições de mercado na Cidade. Cor - respondendo às solicitações efetuadas, promoveram-se avaliações e, ou, estimativas valorativas para 15 propriedades, umas municipais, outras particulares. Dos Direitos de Preferência. Para o eventual exercício do direito legal de preferência relativamente à com - pra de imóveis particulares no concelho de Lisboa, no período em causa, foram analisados 365 processos ad - ministrativos e 1257 anúncios Casa Pronta. Prosseguiu o tratamento estatístico da informação recolhida, tendo em vista fornecer indicadores à gestão no tocante ao nº de processos analisados, ao nº de fogos alienados e ao volume financeiro envolvido nas transações. Outras Atividades de Relevância: Registos. No período em apreciação foram efetuados 55 abates matri - ciais e 19 criações matriciais. Foram registadas 11 aquisições e 8 ónus. Cadastro. Continuou a colaboração com o DIGC/DCM para o desenvolvimento do esboço de cadastro municipal. No período em apreço foram efe - tuados 85 lançamentos, 175 atualizações, 90 correções em cadastro e laboração de 30 plantas de titularidade e cadastro. Imobilizado. No período em apreciação, e no que respeita à criação de bens na base de dados do imobilizado, foram criados 23 bens, abatidos 22 bens e contabilizadas 42 empreitadas.

Informação Geográfica e Cadastro Elaboração do esboço do limite predial no âmbito da Carta de Cadastro Predial Georreferenciado; Atualização do cadastro predial em função dos processos de construção entrados em formato digital; Fiscalização da Car - tografia Numérica Vetorial e Ortocartografia (trabalhos resultantes de concurso para nova Cartografia), rela - tivo ao Bloco A e Bloco B, de um total de quatro blocos em que a cidade foi dividida para este concurso; Atualização da cartografia base existente, em função dos processos Gesturbe e de elementos recebidos; Geor - referenciação dos registos e matrizes prediais; Gestão do Roteiro de Moradas Georreferenciado; Atualização da cartografia base existente referente à numeração de polícia e toponímia; Produção de mapas e resposta a pedidos de informação/documentação; Apoio a diversos departamentos da CML na área dos sistemas de in - formação geográfica; Manutenção e Gestão da aplicação informática Lisboa Interativa; Fornecimento de car - tografia e informação geográfica sobre o concelho de Lisboa para os serviços assim como respostas a muitos pedidos externos; Envio ao Instituto Nacional de Estatística relativamente ás estatísticas mensais da con - strução e habitação; Colaboração com o fornecedor externo nas alterações ao Gesturbe no que concerne aos novos questionários do INE relativos ao edificado; Manutenção e Gestão da aplicação informática Lisboa Interativa. Apoio a vários serviços, freguesias e Vereação no processo de transferência de competências para as novas freguesias, com a produção de cartografia e listagens, assim como atualização das bases de dados internas; Trabalho de desenvolvimento de site interno para o Departamento de Desporto, com a georreferen - ciação e caracterização de todos os equipamentos desportivos na cidade.

Departamento de Gestão Urbanística No âmbito da Divisão de Projetos Estruturantes foram objeto de despacho os seguintes processos: 96 EDIs - 6 Arquivados, 8 Admissão, 15 Aprovação, 5 Aprovação/deferimento, 8 Deferimentos, 6 Homologação Desfavorável, 5 Homologação Favorável, 6 Indeferimento, 4 Calculo de compensações, 1 Caducidade/arquivo, 2 Deserção, 26 Solicitação de Elementos e 4 à Consideração Superior; 1 OB – 1 Arquivo; 17 POLs - 4 Defer -

43 Informação Escrita | imentos, 7 Arquivos, 3 Solicitação de Elementos, 1 Registo de AL e 2 Cancelamentos de Registo de AL; 31 DOCs - 10 Deferidos, 1 Inferidos, 1 Arquivado, 11 Informados, 3 Solicitação de Elementos, 3 Aceites e 2 Não Aceites; 38 OTRs - 24 Deferidos, 3 Indeferidos, 5 Aceites, 2 Solicitação de Elementos e 3 Arquivados; 8 EXPs – 8 Informados. 44 Reuniões. Destes processos destacam-se: Proc. 796/EDI/2012 – Edifício Multiusos SOLREIS – Homologação Favorável; Proc. 1023/EDI/2012 – Hotel Rádio Renascença , R. Ivens – Aprovado; Proc. 411/EDI/2013 – Coporgest , Lg. Chiado, 4-7 – Aprovado; Proc. 751/EDI/2013 – Teatro Nacional D. Maria II / Obras de Conservação – Aprovado e Deferido; Proc. 767/EDI/2013 – Ampliação do Hospital de Luz – Deferido; Proc. 768/EDI/2013 – Estacionamento do Hos - pital da Luz – Aprovado; Proc. 888/EDI/2013 – Fundação Calouste Gulbenkien / Centro de Interpretação – De - ferido; Proc. 991/EDI/2013 – Hotel Palácio Rio Maior , R. das Portas de Sto. Antão – Aprovado; Proc. 1106/EDI/2013 – Instituto de Registos e Notariado – Aprovado; Proc. 9399/OTR/2013 – Emissão de Alvará de Construção Mercado da Ribeira ; Proc. 8622/OTR/2013 – Emissão de Alvará de Construção EDP – Cen - tro de Artes ; Proc. 8050/OTR/2013 – Emissão de Alvará de Construção Pousada Pestana , Pc. do Comércio, 31-34; Proc. 1422/POL/2013 – APSA / Licença de Utilização – Deferido. Da Divisão de Loteamentos Urbanos destacam-se as aprovações em Reunião de Câmara de dia 11 de dezembro de 2013 dos processos: 4/URB/2010 da SOLATU, o 15/URB/2013 do Fundo de Investimento Imo - biliário da Santa Casa e finalmente a proposta 875/2013 que aprovou a revogação do ato administrativo que aprovou as Operações de Loteamento de Iniciativa Municipal designadas por Olaias – Setores A e B. De destacar ainda os trabalhos de coordenação e de acompanhamento dos Loteamentos do Bairro da Boavista, do Vale de Santo António e das AUGI´s. Divisão de Uniformização e Controlo Urbanístico: Participação na implementação do Regime Especial da Reabilitação Urbana; Elaboração de conteúdos explicativos de normas constantes no Plano Diretor Municipal; Elaboração de um modelo de informação para ser utilizado na sequência de ações de fiscalização. No âmbito do despacho nº34/P/2013 (Via rápida para a reabilitação urbana) elaborou-se um estudo, sobre os principais processos de controlo prévio de edificação entrados nos primeiros três trimestres de 2013, o qual incidiu sobre: Tempos médios de apreciação; Principais razões de parecer desfavorável; Principais questões detetadas na instrução dos processos; Tempos médios de resposta de entidades externas e dos serviços municipais. No âmbito do controlo urbanístico geriu-se 203 processos provenientes do DGU, tendo sido realizadas um total de 66 ações de acompanhamento de obra, das quais 17 foram fiscalizações técnicas, resultando em: 3 pro - postas de embargo; 1 proposta de contra ordenação por execução de obras sem o respetivo título; 5 pro - postas de contra ordenação por obras em desconformidade; 1 proposta de contra ordenação por ocupação da via pública para obras em desconformidade com o respetivo plano; 3 propostas de contra ordenação por utilização sem o respetivo título; 3 propostas de cessação de utilização. Relativamente à fiscalização aleatória, para controlo e monitorização dos processos de licenciamento geridos pela UCT, realizaram-se um total de 28 ações de fiscalização nas seguintes áreas: UIT Centro (13); UIT Centro Histórico (10); UIT Oriental (5).

Jorge Catarino Tavares Diretor Municipal de Planeamento, Reabilitação e Gestão Urbanística

44 Informação Escrita |

Direção Municipal de Projetos e Obras

No período entre 24 de Outubro e 15 de Dezembro de 2013, realizaram-se as seguintes actividades na Direc - ção Municipal de Projectos e Obras. Área de Construção e Manutenção de Infraestruturas da Via Publica Projeto e Construção de Infraestruturas e Via Pública. Fiscalização de obras de infraestruturas viárias e obras de arte - Em curso: Reconstrução da Calçada do Poço dos Mouros, Requalificação da Rua Cassiano Branco, Reabilitação de passeios e repavimentação da Rua da Imprensa Nacional, Zona 30 Bairro Arco Cego, Zona 30 Bairro Estacas, construção de via no Lumiar, Concluídas: Reconstrução da Rua Ange - lina Vidal, Construção de travessia pedonal na Av. Padre Cruz, Repavimentação da Rua Cidade de Rabat, zona de estacionamento no Largo Conde Bonfim, Rua Silva Carvalho, impasse à Travessa de Sto. Aleixo, reabilita - ção de passeios no Bairro de Santos. Projectos: Elaboração de 2 projetos, elaboração de 6 pareceres técnicos, elaboração de estimativas de obras. Acompanhamento da execução da passagem superior de peões da GALP na 2ª Circular e da construção do parque de estacionamento subterrâneo na Praça D. Luis I. Diversos:Preparação dos elementos de procedimento de 3 empreitadas; execução de 5 levantamentos topográficos; fiscalização de 13 boleamentos e entradas es - peciais; realização de 7 Recepções Definitivas e 4 Provisórias de obras. Saneamento: Elaboração de Pro - jetos – Em Elaboração 1 Projecto de Execução de Drenagem Pública de Águas Residuais no Âmbito de Loteamento Municipal. Análise e pareceres de projetos - Foram analisados 12 projectos: 9 de redes de drenagem predial, 3 de rede de drenagem pública de loteamentos e obras de urbanização. Foram fornecidos 24 peças desenhadas de cadastro, nomeadamente, cadernos de saneamento e plantas cadastrais e desenvolvidas 11 ações de cadastro de coletores, quer em atualização do existente quer de novos coleto - res. Manutenção e conservação da rede de saneamento - Foram executadas obras de reparação e subs - tituição em cerca de 50 m de comprimento em colectores e ramais de ligação. Continuaram a ser realizadas intervenções de limpeza de grandes colectores na zona baixa da cidade, nomeadamente na Av. 24 de Julho e Av. Brasília. A Brigada de Coletores executou 1501 intervenções na rede de saneamento. Foram feitas inspe - ções por vídeo num total de cerca de 130 m, em coletores e ramais de ligação. Foram realizadas 3 vistorias a ramais de ligação e fiscalizada a execução de 9 ramais de ligação. Manutenção de Infraestruturas e Via Pública Conservação e Reparação de Arruamentos: Através das empreitadas de manutenção de pavimentos be - tuminosos foram executadas intervenções pontuais nos seguintes locais: Rua do Alvito, Rua da Cascalheira, Rua da Cruz a Alcântara (zonas mais degradadas), Rua Feliciano de Sousa (zonas mais degradadas), Rua do Sebeiro, Travessa do Gibraltar totalizando cerca de 50 toneladas de massas betuminosas colocadas em 22 ar - ruamentos intervencionados. Foi ainda reparado o pavimento na paragem existente na Rua Marquês de Fron - teira e o pavimento na Rua dos Sapadores. Também foram pavimentados cerca de 7000 m2 na Segunda Circular. A Brigada Municipal de Betuminosos aplicou 41 toneladas de massas betuminosas, totalizando 197 intervenções em arruamentos. Conservação e Manutenção de Calçadas: A Brigada Municipal de Calce - teiros executou 257 intervenções, sendo 133 em período diurno e 124 em período nocturno, totalizando 565 m2 de calçada reparada da qual 10% foi calçada artística. Manutenção do Espaço Público: No âmbito de

45 Informação Escrita |

Empreitadas de Conservação de Espaço Público foram instalados e/ou substituídos 51 pilaretes. A brigada LX Alerta efectuou 452 intervenções. Foram substituídas 11 tampas de saneamento e 5 grelhas de sumidouro que se encontravam partidas ou danificadas. Procedeu-se à reparação e recolocação de 3 placas toponímicas. Foram também colocados 30 balizadores de borracha em diversas ruas da Cidade de Lisboa. Sinalização Ho - rizontal e Vertical: Foram colocados 86 sinais de trânsito, retirados 40 e reafixados 25 por meios próprios. Foram executadas pinturas de sinalização horizontal, nomeadamente passadeiras, em 71 locais, também atra - vés de meios próprios, totalizando 2500 metros lineares de pintura em tinta acrílica. Empreitadas em curso: Empreitada nº 52/DMPO/DCMIVP/DMIVP/11 – “Manutenção de Infraestruturas e Via Pú - blica na Zona Ocidental” ; – Foram realizados trabalhos de reparação de pavimento em calçada na Rua 4 de In - fantaria, Av. Do Brasil, 143 e Rua Gregório Lopes. Estão a decorrer trabalhos de reparação de passeios na Rua Maria Pia; Empreitada nº 53/DMPO/DCMIVP/DMIVP/11 – “Manutenção de Infraestruturas e Via Pública no Cen - tro Histórico”; Empreitada nº 17/DMPO/DCMIVP/DMIVP/2013 – “Intervenções pontuais de emergência em ma - nutenção e conservação de pavimentos betuminosos na Zona Central da Cidade de Lisboa” – estão a decorrer trabalhos nas Freguesias de Arroios, Penha de França, Santo António e Estrela; Empreitada nº 19/DMPO/DCMIVP/DMIVP/2013 – “Intervenções pontuais de emergência em manutenção e conservação de pa - vimentos betuminosos na Segunda Circular”; Empreitada nº 22/DMPO/DCMIVP/DMIVP/2012 – “Reabilitação do viaduto da Av. Augusto de Castro e construção do passadiço pedonal superior”; Empreitada nº 43/DMPO/DCMIVP/DMIVP/2012 – “Conservação de Pavimentos Betuminosos na Zona Ocidental”; Empreitada nº 19/DMPO/DCMIVP/DMIVP/2012 – “Execução de calçadas anti-derrapantes em ruas inclinadas; Empreitada nº 41/DMPO/DCMIVP/DMIVP/2012 – “Conservação de Calçadas na Zona Ocidental” Foram executados trabalhos de reparação de lancil de “trief”, no recinto da Feira das Galinheiras. Estão a decorrer trabalhos de reconstrução de Passeios na Rua Jorge Barradas. Controlo de Intervenções na Via Pública e Subsolo: Fiscalização, in - cluindo análise e licenciamento, de obras de infraestruturas do subsolo, coordenação de intervenções no sub - solo, coordenação e apoio a outros Serviços da CML nas questões relativas às empresas do subsolo, sempre que solicitado. Gestão dos pedidos e respostas de Cadastros. Pareceres solicitados por Serviços da CML. Atua - lização do SIG/SGPI. Foram emitidas 882 autorizações para obras de infraestruturas do subsolo

Área de Construção e Manutenção de Habitação Intervenções realizadas pela Equipa Operacional na Manutenção de Edifícios Municipais Emparedamentos/desemparedamentos em diversos fogos municipais/ equipamentos: 15 intervenções; De - sentupimentos e reparação de roturas de água / esgotos / canalização / bocas-de-incêndio em fogos munici - pais/Equipamentos: 41 intervenções; Substituição/reparação de fechaduras em apoio à D. M. Habitação e Desenvolvimento Social / Equipamentos e Departamento de Património: 30 intervenções; Infiltrações: 12 in - tervenções; Diversos: 32 intervenções; Intervenção ao abrigo do plano de investimento PIPARU: Visto - rias: A 30 fogos em Bairros Municipais; Remoção e recolocação de chapa em vãos de porta: A 15 fogos em Bairros Municipais; Mudanças de fechaduras: A 10 fogos nos Bairros Municipais; Arrombamento e Empare - damento de Vãos: A 5 fogos nos Bairros Municipais. Gestão e Fiscalização de Obras em Edifícios Mu - nicipais. Obras para consignar: Obra coerciva de reparação de cobertura do edifício particular, sito na Av. da República nº 17; Substituição geral das coberturas nas COOP Ex SAAL- rua João Nascimento Costa, Blo - cos 1 a 4; Substituição geral das coberturas nas COOP Ex SAAL- rua Carlos Botelho, Blocos 4,5,6,7 e 8; Subs - tituição geral das coberturas nas COOP Ex SAAL- rua Frederico Perry, Bloco 9; Manutenção e reparação de escolas e jardins-de-infância na UIT Norte; Execução de trabalhos de reabilitação no edifício municipal sito na

46 Informação Escrita | rua Alexandre Herculano nº 46; Obras de conservação e manutenção de muros, taludes e vedações munici - pais; Obras de reparação e conservação de fogos municipais; Obras de reparação e conservação de outros edifícios municipais; Demolições e emparedamentos de construções municipais. Obras em Curso: Emp.2487/DMHDS/DPH/2013- Renovação ada rede de gás nas torres 1 e 2 da rua Frei do Cenáculo-Penha de França – PIPARU; Emp.8/2012/UCT/UITCHDCHB-Demolição e contenção de fachadas do edifício, sito na rua João do Outeiro, nº 31/37- freguesia do Socorro- Mouraria; Emp.22/DMPO/DCMH/DMEM/2012- Reabili - tação de 7 fogos do património municipal disperso-PIPARU; Emp.45/DMPO/DCMH/DMEM/2012-Obras de restauro das janelas e portadas do Palácio Beau Séjour; Emp.53/DMPO/DCMH/DMEM/2012-Manutenção e conservação de escolas e jardins-de-infância nas UIT´s Centro e Centro Histórico; Emp.55/DMPO/DCMH/ DMEM/2012-Manutenção e conservação de escolas e jardins-de-infância na UIT Ocidental.; Emp.9/DMPO/DCMH/DMEM/2013-Instalação da rede de gás natural e substituição de caldeira e rede interior de gás no Balneário de Alcântara – UIT-Ocidental. Obras Concluídas: Emp.13/DMPO/DCMH/DMEM /2013- Demolição de todas as construções existentes no lote particular nº 603,que fica entre o nº 73 e 83 da calçada de Santo Amaro- freguesia de Alcântara- UIT-Ocidental; Emp.6/DMPO/DCMH/DMEM/2013-Execução de tra - balho de demolição de estruturas existentes, junto da Piscina Municipal dos Anjos, pra execução de ramal de escoamento de águas; Emp.35/DMPO/DCMH/DMEM/2013-Execução de trabalho de recuperação do muro en - volvente da EB Homero Serpa ( ex-EB Casalinho da Ajuda); Emp.37/DMPO/DCMH/DMEM/2013-Execução de trabalhos de recuperação da instalação sanitária dos rapazes, no piso 0, da EB1 nº 72; Emp.45/DMPO/DCMH/DMEM/2013-Substituição do pavimento em relva sintética e instalação de rega no campo de jogos do Complexo Desportivo Municipal da Boavista; Emp.48/DMPO/DCMH/DMEM/2013-Inter - venção urgente no talude localizado na Av. Afonso Costa- intervenção ao abrigo do estado de necessidade; Emp.40/DMPO/DCMH/DMEM/2012-Obras de conservação de muros municipais, sitos na rua de Cima de Chelas, Rua de Manica, rua Padre Abel Varzim, rua do Quelhas (Palácio dos Machadinhos) e Largo do Broma- PIPARU; Execução de trabalhos de substituição de caixilhos e reabilitação do fogo 5º Esq, no edifício munici - pal sito na rua Marquês de Ponte Lima, 29, 29 A- PIPARU. Gestão e Fiscalização de Obras . Obras em Curso: Emp.2476/12/DPH – Recuperação de 33 fogos no Bairro do Condado – Zona I e Zona J; Recuperação de 33 fogos em diversos Bairros; Demolições na Cç. Stº Amaro e na Calçadinha de Stº António; Demolições no Bº Padre Cruz (Consignação da Fase A1 efectuada em 8/8/2013); Demolição do edifício sito na Av Berna, 60/62; Recuperação de coberturas e fachadas em 4 edifícios; Recuperação de coberturas e fachadas na R. S. Lázaro, 153/155, R. Marvila, 132/134, R. Josefa de Óbidos, 21 e R. Lopes, 24/24A; Recuperação de co - berturas e fachadas na R. do Garcia, 14 e 26 e Rua das Amoreiras, 51/55 e 89/95; Recuperação de cobertu - ras e fachadas no Campo da Amoreiras, na Tv. Das Fiandeiras e no Lg. do Figueiredo; Conclusão da recuperação do edifício sito na R. Mouraria, 8/16 / Escadinhas da Saúde, 10A, em 26/6/2013; Infraestrutu - ras, espaços públicos, campo de jogos, Creche, residência sénior, Centro de dia no Bairro Padre Cruz – Fase A0; Demolição coerciva do edifício sito na R. Santana à Lapa, 37; Demolição coerciva do edifício sito na Tv. Henrique Cardoso, 77/87; Recuperação do edifício sito no Beco dos Aciprestes, 12/14; Recuperação dos edi - fícios sitos na R. Norberto Araújo, 21/24; Recuperação do edifício sito na R. da Esperança, 146 – Convento das Bernardas; Recuperação do edifício sito no Beco do Forno do Castelo, 14/20; Recuperação do edifício sito no Lg. Chafariz Dentro, 25/27; Recuperação do edifício sito no Beco do Espirito Santo, 2 / Lg. Chafariz Den - tro, 24; Recuperação do edifício sito na R. S. João da Praça, 2/4 – R. da Adiça, 3; Consolidação do edifício da Cisterna, em Alfama; Obras Concluídas: Demolição coerciva do edifício sito na R. Santana à Lapa, 37, em 19/11/2013. Recuperação do edifício sito na R. da Esperança, 146 – Convento das Bernardas em 19/11/2013.

47 Informação Escrita |

Área de Instalações Electricas e Mecânicas Conservação, Fiscalização, Prevenção e Acompanhamento de instalações e equipamentos elétricos e mecânicos realizadas ou articuladas com o DIEM. Receita de 101.060,55 , relativa a taxas de inspe - ção e reinspeção de ascensores; Realização de 94 Inspeções, 122 Reinspeções e 1 Inquérito a Acidente pelo quadro de Inspetores do DIEM; Projetos e Fiscalização de Instalações Elétricas e Mecânicas, Vistorias e Manutenção de Ascensores: Análise de projetos de várias escolas para concurso e outros edifícios mu - nicipais salientando-se a EB1 Professor Agostinho da Silva (N.º 53), EB1 Mestre Querubim Lapa, JI N.º 3 dos Olivais, Centro Estratégico de Proteção e Socorro e R Crucifixo 69 a 79. Apoio na realização de Fichas de En - comenda e acompanhamento do projeto de Instalações Elétricas, ITED, Gás e AVAC para o Complexo Muni - cipal de Marvila, Convento do Desagravo, EB1 N.º 60, EB1 N.º 44, Instalações Sanitárias da EB1 N.º 187, EB1 N.º 6 e JI de Sto. Condestável e Mercado de Arroios. Projetos de Instalação Eléctrica, ITED, Gás, AVAC e Solar Térmico para o MUDE, EB1 N.º 26 dos Anjos, Campo de Jogos da Verbena, Aumento de potência das instalações dos Julgados de Paz na Rua Prof. Vieira de Almeida, ITED para o Museu do Teatro Romano e AVAC para o 3.º Piso da Rua do Ouro. Manutenção e Conservação dos Ascensores instalados em Edifí - cios Municipais; Acompanhamento e Fiscalização das Instalações Elétricas e de telecomunicações e Instala - ções de Gás das obras de Reabilitação : Reabilitação do edifício do Beco dos Aciprestes 12 a 14, Conclusão da Reabilitação do edifício sito na Rua da Esperança 12-14, Cisterna do Chafariz de El-Rei e Edifícios da Rua S. João da Praça 27 e 29-39, Reabilitação do edifício particular - Beco do Forno do Castelo 14/20, Reconstrução, consolidação estrutural e protecção da envolvente do edifício do Largo do Chafariz de Dentro 25-27. Acompa - nhamento de Empreitadas em Fogos Dispersos , Instalações de Gás, de Eletricidade, Infraestruturas de Tele - comunicações e vistorias a edifícios e fogos em conjunto com a DMHDS e o DCMH, no âmbito do PIPARU: Imóvel municipal sito na Rua dos Cordoeiros, 17-23, Edifício Particular da Rua de S. Miguel, 2 a 8, Emp. 22/11/DMPO/DCMH/2012 - Reabilitação 7 Fogos do Património Municipal Disperso,– Bairro da Amendoeira; Redes de águas, redes de águas residuais, rede de gás, instalações elétricas e de telecomunicações do edifí - cio municipal sito nas escadinhas da Saúde N.º 10A / Rua da Mouraria N.º 8/16, Edifício Municipal da Rua Mar - quês de Ponte de Lima n.º 29, Emp. 2476/12/DPH – Bairro do Condado, Renovação da Rede de Gás das Torres 1 e 2 - Rua Frei do Cenáculo. Fiscalização de Empreitadas de Instalações Eléctricas, Telefónicas, Gás, Ventilação e Ar Condicionado, incluídas em empreitadas de outros Departamentos, nomeadamente: Benefi - ciação Geral da EB1 31, Reabilitação do Cineteatro Capitólio, Concepção e construção de creches com recurso a estruturas modulares de preparação de terrenos e ligação das mesmas às redes públicas, EB1 N.º 6 e JI Sto. Condestável, Cozinha da EB1 N.º 29 e JI de S. José, EB1 Raul Lino (N.º 157), EB1 N.º 91, JI de Belém, Museu do Teatro Romano, Convento do Desagravo, Conclusão da 3.ª fase do Canil/Gatil de Monsanto, Equipamento Campo de Jogos Informal e do Edifício de Equipamentos de Proximidade (Creche, Residência Sénior, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia), Posto de Limpeza da General Roçadas, Posto de Limpeza da Boa Hora e reforço de Potência do Mercado de Campo de Ourique, Quiosque da BDETECA dos Olivais, Remodelação do Mercado do Forno do Tijolo, Beneficiação Geral da EB1 da Luz + JI do Largo da Luz, Remodelação da Cozi - nha da EB1 Nº 14, Beneficiação EB1 nº. 183 e JI n.º 5, Museu do Aljube, Requalificação do Edifício da Quinta Conde de Arcos, Instalações do Pessoal do Jardim do Campo Grande, Rede de Gás Natural e Caldeira do Bal - neário de Alcântara, Espaço Monsanto - 2.ª Fase, Quiosque da Bedeteca dos Olivais. Execução e Manuten - ção de Instalações Eléctricas e Mecânicas e Apoio a Eventos: Oficinas de Electricidade: concluídas 495 Ordens de Trabalho; Serviços de apoio diário a instalações elétricas e mecânicas: Paços do Concelho, Pisci - nas Municipais, Edifício dos Serviços Sociais e Edifício do Campo Grande 25; Intervenções de reparação de

48 Informação Escrita | instalações elétricas: Escolas, Postos de Limpeza, Proteção Civil, Instalações do RSB, Mercados Municipais, Edifícios de Serviços, Cemitérios e infraestruturas do Parque da Belavista, Mercado de Encarnação Sul; Apoio a exposições e serviços vários de sonorização e iluminação: Cerimónia de tomada de posse dos Órgãos do Município; Lisboa Tasting; European Space Expo; II Congresso Internacional Fernando Pessoa; Festival da bi - cicleta solidária; Concerto de homenagem a Lou Reed; Reunião do Concelho Metropolitano de Lisboa; Festi - val Arte Demimonde; Ligação da iluminação de Natal dos Paços do Concelho, bem como instalação de quadros para alimentação de energias temporárias; Remodelação de diversas instalações eléctricas Complexo do Vale do Forno, Mercado de Benfica e Escola 6. Manutenção Preventiva e Corretiva de Postos de Transformação, Gru - pos Geradores de Emergência e de instalações de Bombagem de águas pluviais / residuais e respetivos au - tomatismos em instalações municipais (Túneis, passagens desniveladas e Edifícios Municipais); Realização de vistorias de instalações elétricas em edifícios municipais e elaboração dos respetivos relatórios. Manuten - ção e Fiscalização dos Sistemas de Segurança: Deteção de Incêndio e Deteção de Intrusão e CCTV, em Edifí - cios Municipais; Elaboração de Contratos de Manutenção Preventiva / Corretiva, e acompanhamento dos respetivos trabalhos a sistemas de AVAC, AQS, Solar Térmico, Centrais Térmicas e Gás em instalações mu - nicipais. Preparação de procedimentos concursais para prestação de serviços de inspeção periódica a rede de abastecimento de gás natural e aquisição de material. Área de Empreitadas, Prevenção e Segurança Lançamento de Empreitadas: Foram lançadas 12 novas empreitadas; Foram adjudicadas 5 empreitadas; Deram-se por concluídos os procedimentos concursais de 9 empreitadas; Foram celebrados 18 contratos de empreitada. Foram ainda tramitados 2 procedimentos de Aquisição de Serviços e Aquisição de Bens. Planos de Segurança e Saúde: Empreitadas para Lançamento (Fase de Projecto): Foram elaborados 15 Planos de Segurança e Saúde; Empreitadas para Consignação (Fase de Obra): Foram analisados 29 Planos de Segurança e Saúde; Fiscalização de Segurança das Obras em Curso: - 154 visitas; Comunicação Prévia ao ACT: 13; Acei - tação de Nomeação do Coordenador de Segurança em Obra: - 8; Atualização da Comunicação Prévia ao ACT: - 6; Adendas aos PSS: - 9. Controlo de Empreitadas: Elaboraram-se no total 254 pareceres respeitantes a: Pareceres de autos (147); Controle de prazos (2); Revisões de preços (82); Alterações ao Contrato (5); Juros de mora (3); Multa (4); Encerramento (11).

Helena Bicho Diretora Municipal de Projetos e Obras

49 50 Informação Escrita |

Direção Municipal de Proteção Civil e Socorro

Departamento de Proteção Civil 1. Divisão de Prevenção 1.1 Análise de Riscos Atualização de informação georreferenciada referente a sismos , tsunamis, transporte ferroviário de mercado - rias perigosas, situações meteorológicas adversas , inundações e efeito de maré . Produção de informação de suporte ao acompanhamento dos projetos europeus : t“ALCÂNTARA CASE STUDY - Water Cycle Safety Plan” em parceria com o LNEC 1/ERSAR 2/EPAL 3/CML-Di - visão de Saneamento ; tPOP-ALERT em parceria com a da EOS (7 º QC EU) ; tAlert4All, a convite da EDISOFT, British Association of Public Safety Communications Officials, Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt e.V. - German Aerospace Center para a apresentação da demostração final ; tProjeto Floods – CBA , a convite da FCSH da Universidade de Lisboa . Participação na equipa interdepartamental do parecer do Plano de Pormenor do Casal do Pinto . Situações Meteorológicas Extremas Acompanhamento diário da previsão do tempo e do estado da maré, em articulação com IPMA 4, IST 5 e FCUL 6. Cedência de informação meteorologica para apoio juridico (total de pedidos – 6), à Divisão de Manuntenção e Espaços Verdes . Instrumentos de georreferenciação de Suporte e Apoio tProdução de 65 cartas (em SIG 7) de suporte a planos de emergência , a dispositivos operacionais e a situações de risco. tAtualização de informação georeferenciada do roteiro de moradas face à nova divisão administrativa , de suporte ás diferentes aplicações e estudos do departamento . tAtualização do site de acesso restrito meteo.ist.utl.pt em colaboração com o Grupo de Previsão Numérica do Tempo do IST e criação de uma base de dados para os avisos e dados meteorológicos. 1.2 Planeamento Plano de Contingência para a População de Rua perante Ondas de Frio Atualização de conteúdos e aprovação da 7ª versão deste instrumento. Plano de Operacional Municipal (POM) Acompanhamento dos trabalhos da Comissão Municipal de Defesa da Floresta. Elaboração de um estudo preliminar de identificação das infraestruturas críticas em Lisboa. Reestruturação de instrumentos de planeamento . 1.3 Informação e Sensibilização Programa “Crescer (na) Segurança” Número de sessões: 46; Total de participantes: 1155

51 Informação Escrita |

Cursos e ações de formação/informação/sensibilização: Número de ações: 8; participantes: 406 Curso Plano de Segurança Interno para Estabelecimentos de Ensino: 2; participantes:30 Participação nas atividades do Passaporte Escolar promovidas pelo Departamento de Educação. Apoio técnico no domínio da Prevenção Número de acompanhamentos: 30 estabelecimentos ; participantes: 174 Número de acompanhamentos a Planos de Segurança Internos: 13 estabelecimentos Simulacros/exercícios de evacuação (avaliação dos procedimentos integrados nos respetivos planos de emergência internos) Número de exercícios - 25; participantes – 15.330 ( aproximadamente) Instrumentos pedagógicos e de informação pública Suporte internet : desenvolvimento de conteúdos e gestão do blog do Tinoni e das páginas de facebook do Ti - noni e dos Voluntários de Proteção Civil de Lisboa ; Suporte Canal Lisboa : atualização mensal dos spots sobre comportamentos de autoproteção. Suporte papel : tradução de conteúdos sobre o Kit de Emergência e Instruções Gerais de Segurança para braile e da Internet Segura para grandes formatos . Trabalho desenvolvido em colaboração com o Centro Helen Kel - ler e a Associação ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal . Projetos internacionais: campanha trailer “Construindo Cidades Resilientes” promovida pela UNISDR 8 na PreventionWeb : Participação e divulgação das atividades realizadas pelo Departamento, alusivas ao dia 13 de outubro, Dia In - ternacional para a Redução de Desastres , dedicada ao tema “Saber Agir Faz a Diferença – Viver Com Deficiência e Desastres ”. 2. Divisão de Operações 2.1 Operações Dispositivos de Segurança Integração dos dispositivos definidos para os jogos de futebol da Taça de Portugal e de qualificação da Seleção Nacional para o Mundial 2014. Gestão de Ocorrências                                     !    "   #  $%  

52 Informação Escrita |

Apoio Psicossocial às Populações tDesenvolvimento de ações de apoio psicossocial a 412 indivíduos, em contexto de emergência e pós- emergência. tAlojamento de 38 indivíduos em Residências de Emergência e respetivo acompanhamento psicossocial. tGestão de 4 equipamentos municipais de alojamento de emergência . Linha de atendimento S.Ó.S: tForam recebidas 16 chamadas que, após triagem, análise técnica e respetiva informação, originaram o encaminhamento de 26 situações para a rede social.

1LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil 2ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos 3EPAL – Empresa Pública das Águas Livres, SA 4IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera 5IST – Instituto Superior Técnico 6FCUL – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa 7SIG – Sistema de Informação Geográfica 8UNISDR - United Nations Office for Disaster Risk Reduction

Pedro Patrício (Tenente Coronel GNR ) Diretor Municipal de Proteção Civil e Socorro

53 54 Informação Escrita |

Regimento de Sapadores de Bombeiros

Período compreendido entre 24 de outubro a 15 de dezembro de 2013 Objetivo Este relatório tem como finalidade, descrever algumas das ações e atividades que decorrem do funcionamento do Regimento de Sapadores Bombeiros. É apresentado o cumprimento das atividades mais relevantes de 24 de outubro a 15 de dezembro de 2013.

            '   "#   (         ()    "   (  *( "   (+ (+ #   () * !%    ,  *   -(.   / &0 1   ( 2  & +   !&   2 (3     &  2 (.    #4  2 (.(  "! 5 2 (3     5 2 (.(  "    (  #!    !  "# 67 #" +   ! +  (6   89 '  *,   *- "0& +   (1     # + (6. :   9 + (6. :  (. ;   4 6    !" $ %&'   + <  "44

55 Informação Escrita |

1   (6 #& 6  "   " ( )  3*(= * " 3  >3   "% *+   3  ? :  (6  " 5@2(@ 5@2(.  $*(.   &0    (=  5  &0    (=  .A  &#    (=  3+'(3  "8 , "  (+   8B  (6  &B  (   2 &B C $= (. * 8& C $= (. *(  $ "4 C $= (. *(D     "&&B 3   7( <  & 3   7(   " 3   7( * 3  (.  !" 3  (  8 B 5A2 !"8B ( +   & 1   + (3/  (1   +  &9  (A3   %   ( ,3  -(1  & ( ,3  -(32  " / (  ""B 3  E  > *(3    """ *   

*Serviços taxados c Em termos operacionais, o Serviço de Ambulâncias garantiu a resposta a 363 ocorrências, 254 corre - spondem a solicitações do CODU e 109 no acompanhamento a outras tipologias de serviço (ex: incêndios, aci - dentes, abertura porta c/ socorro, …). 1.2 A Secção de Operações , enquanto órgão de apoio ao comando para a área operacional, gere os dis - positivos operacionais e humanos a envolver em cada situação/evento, segundo a sua análise técnico opera - cional, indo ao encontro dos índices de envolvência decididas pelo comandante. Planeamento de ações com envolvimento de meios, fora da atividade operacional regular, prevenção a um

56 Informação Escrita | evento durante 24 horas; outras respostas / Informações técnicas a munícipes / entidades 25; reuniões inter - nas e externas - 3. 1.3 Foram efetuadas 553 prevenções a casas de espetáculos, sendo asseguradas por 695 equipas em sala, não exigiram pré posicionamento de meios materiais, num total de 1668 elementos . 2 – Ações de Prevenção 2.1 SPV/GTSCIE - Secção de Prevenção (SPV) e Gabinete Técnico de Segurança Contra Incêndios em Edifí - cios (GTSCIE): 2.2 – Simulacros

7 "# 8   3    (    & =   &% =    "% '   :  & F  &8  K     3L. #! )  , ( E  - " 0 5 2  %    :    (=   "%0

Durante este período realizaram-se 18 simulacros de incêndio e/ou observação: 10 de exercício e 8 de ob - servação. 2.3 – NISAC No âmbito do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Intervenção Social e de Apoio ao Cidadão, durante o período solicitado: tRespondeu a um total de 327 serviços , correspondendo 72 a visitas de apoio social, 27 saídas com am - bulância de transporte, 14 saídas de emergência a pedido da SALOC. O total dos serviços inclui os traba - lhos de instalação de telefones de teleassistência, entrega de Kits de emergência social e encaminhamentos. tAção de sensibilização de prevenção de acidentes domésticos a população sénior, inserida nas atividades da Comissão Social da Freguesia de Marvila. 3 – Ações de formação 3.1 – A ERSBL desenvolveu 15 ações de formação em que estiveram envolvidos 188 formandos, num total de 479 horas de formação. A formação em TAS – Tripulante de Ambulância de Socorro, neste período contabilizou um total de 210 horas de formação. 4 – Outras atividades 4.1 – Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa tDurante o período solicitado, foram efetuadas 17 visitas, com um total de 136 visitantes. tVisitas à exposição de fotográfica “O Grande Incêndio do Chiado” - 20 pessoas. tForam ainda pedidos 8 colaborações/informações e 5 ações de divulgação.

57 Informação Escrita |

4.2 – Gabinete de Assessoria História e Cultural tPedidos de informação de apoio à investigação e apoio institucional - 8 tPedidos de colaboração - 2. tCoordenação editorial em curso – 4 projetos editoriais em curso (boletins n.º 10, 11, 12 e 13). tParticipação no PISAL (Programa de Investigação e Salvaguarda do Azulejo de Lisboa) - 2 grupos de trabalho. 4.3 – Visitas aos quartéis tNo âmbito das visitas escolares aos quartéis, efetuaram-se 7 visitas, envolvendo 215 visitantes. 4.4 – O Gabinete de Relações Públicas, no período solicitado desenvolveu: t9 - Acompanhamentos com registo de imagem; tAtualização de dados e divulgação das diversas atividades do RSB no seu Site, intranet e facebook. 11 no - ticias disponíveis em (), tO site neste período teve 7 100 visitas com 28 210 visualizações de página. tAcesso ao site através do Facebook - 890; acessos através do site da CML – 190; acessos diretos ao site 1401; através do Google 4 890. tCriação de novo canal no site – SADI – Sistema Automático de Deteção de Incêndios. tReprodução de 20 exemplares do Guia Urbano de Lisboa distribuídos pelas companhias do RSB. 4.5 Serviço de Obras tFinalização e testes dos trabalhos do projeto SIG relativos à base de dados, dos marcos de incêndio e das bocas de incêndio. tObras de reparação/conservação da cobertura do museu do RSB em Carnide, EMP/19/DMPO/DCH/2013. tLevantamento técnico e inscrição na base GOPI de todas as ocorrências reportadas nos quartéis do RSB. tGestão e Inscrição de projetos de âmbito territorial na base SGPI. tApoio ao GT-SCIE e à SPV na execução de plantas e levantamento fotográfico das vias com constrangi - mentos de acesso a veículos de socorro. 4.6 – Secção de Pessoal e Instrução No âmbito da SPI as informações que se destacaram no período indicado foram: tReestruturação interna dos operacionais do RSB; tEmissão de 31 cartões de identificação específicos para os operacionais do RSB, com um total de 913 cartões já emitidos. tEmissão de 57 cartões para os formandos que concluíram o cursos de DAE; tRecenseamento, até à presente data, de 764 operacionais do RSB na plataforma do RNBP; tAposentação de 3 operacionais do RSB; tIntegração de 4 trabalhadores do Centro de Emprego nos refeitórios do RSB. 4.7 – A Secretaria-geral, no âmbito das suas competências elaborou: 7 "# 8   F   &0

   9%8 F    *       "0        "!0    E   4% 3   "&&   9 * '  / "%!

58 Informação Escrita |

Alem destes serviços, elaboram diariamente a escala de prevenções dos chefes de serviço, portaria e aero - , bem como a escala de prevenção às casas de espetáculo.

4.8 – NGSIT – Núcleo de Gestão de Sistemas Informáticos e Telecomunicações. 7 "# 3    $ )T T3     5  *.  *)T, .  1 2 -    $ FU33     @ *'  @ *C A,  -3   3  *    $*   = 2 .  +   3  *@ *FE  ;7 * .   +   3  *)   .*      3  *@ * S     A .  *C3V;    3+' .  *@ TW  "" '  *.  *    X 

4.9 – A Banda de Música

Durante este período a Banda de Música do RSB, realizou 03 concerto no Centro Social S. Boa Ventura no âmbito das comemorações do mês do idoso.

4.10 – Outros

UCR – Unidade Cinotécnica de Resgate deslocou-se a Ferrol, onde participou na 2ª etapa do Campeonato Internacional de Escombros, obtendo o 1º lugar na classe de iniciados e na classe de operativos. 5 – Gabinete Administrativo e Financeiro O quadro, Anexo I , é respeitante à evolução das Despesas Autorizadas e Pagas bem como a Receita Emitida (por pagar) e Receita Cobrada (paga) pelo GAF - Gabinete Administrativo e Financeiro.

Pedro Patrício (Tenente Coronel GNR ) Comandante do Regimento de Sapadores de Bombeiros

59 Informação Escrita | Informação Escrita |Unidade de Coordenação Territorial



                  



     €!    "  €! €   €

#$%&

#      ' " ! #   $   " !

   €   €

60 Informação Escrita |

Polícia Municipal

1. Atividade de Fiscalização t Fiscalização dos bairros municipais: fDiariamente o policiamento é efetuado por brigadas que fiscalizam os citados bairros, com a finalidade de evitar novas construções, apoiar as ações de desocupação e despejos e selagem de fogos . b Agentes empenhados ------88 bPedidos de averiguações ------1493 bDesocupações e despejos ------33 tFiscalização de obras: f No âmbito do R.J.E.U - Decreto-Lei n.º 555/99 de 16 de dezembro, durante o período em referência foram destinadas brigadas para fiscalização de obras em toda a cidade. b Fiscalizadas ------723 b Embargos ------14 b Autos de Notícia por Contra Ordenação (Participações Internas ------110 tEspaço Público : f Diariamente é efetuado policiamento por brigadas que fiscalizam a Ocupação da Via Pública. b Autos de Notícia por Contra Ordenação (Participações Internas ------22 tFiscalização da atividade de venda ambulante: f Além da fiscalização que é exercida em toda a cidade, merecem algum destaque as ações desenvolvi - das nas imediações dos Estádios do Benfica e Alvalade XXI, por ocasião dos jogos que ali se realizam, no tocante à venda ambulante. b Vendedores fiscalizados ------469 b Apreensões ------518 b Autos de Notícia por Contra Ordenação (Participações Internas) ------78 tOutras fiscalizações: f Os artigos apreendidos no âmbito da fiscalização da venda ambulante, perdidos a favor da Autarquia, con - forme determina o Despacho nº 21/P/2009 de 26 de fevereiro de 2009, publicado no Boletim Municipal n º 7 84, foram entregues a Instituições, de Solidariedade Social, tais como: São Vicente de Paulo; Lar Maria Droste; Associação Apoio a Estudantes Africanos; Projeto + Vida; Centro de Acolhimento do Beato, Xabregas e Graça . f De salientar que a maior quantidade de apreensões efetuadas no decorrer das Feiras do Relógio, Gali - nheiras, Luz e Ladra, nesta cidade, são relacionadas com a venda ilegal de DVD e CD, por suspeita de serem cópias dos originais, indiciando o crime usurpação e / ou aproveitamento de obra usurpada. b Máquina Jogo Ilegal ------1 b Auto de Noticia com NUIPC ------2

61 Informação Escrita | tFiscalização de estabelecimentos comerciais: f Fiscalizados ------2.816 f Autos de Noticia por Contra Ordenação (Participações Internas) ------85 tFiscalização das normas de carácter sanitário: f Durante o período em referência, a Polícia Municipal em colaboração com os técnicos da CML, fiscali - zou a deposição de dejetos caninos na via pública, tendo em vista sensibilizar os proprietários de caní - deos para a higiene na cidade. Do mesmo modo, a PM garantiu as condições de segurança à equipa da CML, na recolha de animais errantes. b Recolha de Animais – Apoio a DMAU ------47 b Autos de Noticia por Contra Ordenação (Participações Internas) ------28 tMissões Diversas: b Intimações e Notificações ------3.815 b Autuações diversas ------213 b Importância recebida de coimas (não inclui as de trânsito) ------€ 19.513 tFiscalização de Trânsito: f Durante o período em referência, a Polícia Municipal, por infração ao Código da Estrada, rebocou e bloqueou várias viaturas, as quais prejudicavam gravemente o trânsito. b Autos de Contraordenação ------2.106 b Corpos de Auto ------3.094 b Veículos Apreendidos ------5 b Veículos Bloqueados ------1.0609 b Veículos Rebocados ------382 b Processos Elaborados ------4.410 b Notificações ------2.534 tVeículos Abandonados: b Viaturas abandonadas removidas para depósito municipal ------286 b Notificações ------624 b Autos de Apropriação ------97 b Processos elaborados ------122 tMovimento de Expediente: b Participações e Informações ------5.231 b Total de Autuações ------1368 b Ofícios e Outra Correspondência Expedida ------4.629 b Participações de Achado ------16 b Intimações e Notificações ------3.815 b Ofícios ------1515 b Faxes ------380 b E-mail´s Recebidos ------7.483 b Reclamações no Livro ------3 b Autos de Notícia com NUIPC ------30

62 Informação Escrita | tPessoal Empenhado: f Policiamentos de proximidade e em casos pontuais, tais como: b Paços do Concelho; Assembleia Municipal; Residência Oficial do Presidente da CML; Carris Bus; Intendente; Ameixoeira; Bairro Alto; Ruas da Baixa; Túnel do Marquês; Departamento de Tráfego; Estufa Fria; Parque Florestal do Monsanto; e outros departamentos, por razões de ordem pública ------9.519 b Fiscalização de Mercados e Feiras ------367 b Fiscalização da Venda Ambulante ------507 b Averiguação de Expediente ------2560 b Fiscalização Sanitária ------47 b Brigada de Intervenção Rápida (B.I.R.) ------498 b Supervisor ------181 b Pessoal Burocrático ------4.398 b Motociclistas ------471 b No Bloqueamento de Viaturas ------560 b No Reboque de Viaturas ------870 b Parque Viaturas Rebocadas – Murtas ------492 b Policiamento Comunitário (Segway ’s / C. Elétricos) ------929 b Policia Florestal ------1.085 b Pessoal Empenhado – Totais ------22.844 tResumo : f Fiscalizações Efetuadas (obras+estabelecimentos+sanitária) ------3.586 f Total de Autuações ------1.368 f Importância Recebida ------€118.031 f Total de Autos de Contra Ordenação (PI) ------380 f Apreensões ------934 f Viaturas abandonadas removidas para depósito municipal ------286 f Infrações ao Código da Estrada ------5.200 f Viaturas Rebocadas para o parque da Polícia Municipal ------382 f Viaturas Bloqueadas ------1.060 f Taxas recebidas pelo bloqueamento, Remoção e Depósito Viaturas ------€ 98.518 f Movimento de expediente (contagem) ------24.470 f Oficios ------1.515 f Faxes ------380 f Total de E-Mails Recebidos ------7.483 tDespesas fCom fornecedores, hospitais, clínicas e médicos e comparticipações aos elementos deste Polícia, são as seguintes: b Fornecedores na Aquisição de serviços) ------€149.146,05 b Médicos, Hospitais e Clínicas ------€147.511,94 b Comparticipações de consultas e exames aos elementos ------€16.060,14 Total ------€312.718,13

63 Informação Escrita | tReclamações por falta de pagamento (via telefone): f Códigos dos fornecedores (reclamantes): 812905, 807728, 517845, 517709, 505192, 501773, 400160 e 500158. tCabimentos f Cabimentos para aquisição de diversos bens, reparações, obras de manutenção do edifício e fardamentos para a P. Florestal, foram criados em SAP com pedidos para autorização de (DFD) e não contemplados no valor de € 295.848,62. tSaldo f O saldo disponível atualmente ------€908.067,71

André de Jesus Gomes (Subintendente) Comandante da Policia Municipal

64 Informação Escrita |

Direção Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social

Principais Atividades - Habitação Subsídio Municipal ao Arrendamento (Sma) O Subsídio Municipal ao Arrendamento (SMA) é uma medida transitória incluída no Plano de Emergência So - cial Municipal e visa apoiar os agregados que se encontram com dificuldades em suportar as despesas inerentes ao arrendamento da sua habitação em Lisboa. Entre os dias 2 de setembro e 31 de outubro de 2013 decorreu a 1ª edição de candidaturas a este subsídio, tendo sido submetidas 88 candidaturas. Registaram-se na aplica - ção 953 utilizadores. Destes, 390 iniciaram uma candidatura, originando 302 candidaturas incompletas. Em dezembro foi divulgada a lista das 48 candidaturas aprovadas com o montante mensal de 6 090 €. Programa Loja no Bairro No período em análise, na 1ª edição do Programa Loja do Bairro foram atribuídos 20 ENH no dia 12 de de - zembro - 16 espaços integrados na Bolsa das Atividades Comerciais e 4 na Bolsa das Microempresas/Em - preendedorismo. Destes, 16 espaços localizam-se nos bairros municipais (Horta Nova, Loios, Alta de Lisboa, Condado, Bela Flor, Casal dos Machados, Charquinho, Quinta das Laranjeiras, Rego e Vale de Alcântara) e 4 no património disperso. O valor total previsto para benfeitorias destes 20 espaços é aproximadamente 45 mil euros (44 965,30 €), sendo que 4 tem o apoio máximo (5 mil euros). As atividades a desenvolver nestes es - paços são: o comércio a retalho de produtos de diversos (10), cafés/pastelaria (4); snack-bar (1) e a comer - cialização de serviços diversos (5). A 2ª edição do Programa Loja no Bairro está prevista para os meses de janeiro/fevereiro. Estão em cursos as diligências necessárias para a colocação do conjunto final a sortear en - contrando-se em curso o levantamento de 39 espaços, com recolha de plantas; fotografias e realização de vistorias para apuramento das áreas, do estado de conservação e do apoio para benfeitorias. Programa de Renda Convencionada Entre as várias atividades desenvolvidas destacam-se a análise das Listagens Dinâmicas listas de edifícios ha - bitacionais em bom e razoável estado de conservação (Listas 2). Iniciou-se abertura da 4ª edição deste Pro - grama, com 12 habitações a rendas acessíveis entre os 108 € e 415 €, com a sua publicitação no sítio [email protected]. Procedeu-se, igualmente, à análise de frações devolutas localizadas em edifí - cios parcialmente municipais, incluindo a junção de elementos para alienação em Hasta Pública. Programa de Reabilita Primeiro Paga Depois Foi elaborada uma proposta sobre a forma de intervenção no âmbito do Projeto de Reconversão do Eixo Graça- Sapadores. Com a colaboração da EPUL, foram disponibilizados aos compradores os projetos, em formato digital, dos imóveis adquiridos no âmbito do referido Programa. Em dezembro foi publicado em Boletim Mu - nicipal o programa da 4ª hasta pública para alienação de 11 imóveis. Sítio [email protected] Atualmente o sítio [email protected] integra três Programas diferentes: Renda Convencionada, Reabilita Primeiro Paga Depois e Loja no Bairro. Durante o período em referência registaram-se 9 963 visitas, que correspondem a 112 038 páginas. Os novos visitantes representam 53% do total e a média de duração das visitas foi de 7 minutos.

65 Informação Escrita |

Programa de Avaliação do Risco Sísmico do Património Edificado Municipal No âmbito dos trabalhos realizados em parceria com o IST/FUNDEC com a finalidade de obter um indicador do Risco Sísmico dos edifícios, foram identificadas as variáveis necessárias à implementação de um protó - tipo do aplicativo informático. Alienação de Frações Municipais Considerando a alienação direta, sem reserva de propriedade, de frações municipais aos residentes, foram pre - parados 357 processos individuais, enviados ao DPSVP 969, não se verificaram escrituras. Regime do Acesso À Habitação Municipal (RRAHM) Foram validados 369 pedidos (on-line) de habitação municipal que deram entrada no mês de outubro de 2013, tendo sido classificados 291 pedidos e considerados improcedentes ou não classificados por outros motivos 78. Foi extraída e publicitada a Lista de Classificação Provisória relativa aos pedidos entrados nesse período. Foram atendidos 270 munícipes, cujas candidaturas foram apresentadas não só no mês de outubro de 2013, mas também em meses e anos anteriores.Procedeu-se à afetação de 16 habitações por sorteio informático aos candidatos com maior pontuação constantes da lista de classificação definitiva, com consequente ela - boração das propostas de atribuição. Verificação da Ocupação e da Condição de Recursos No âmbito do Projeto Casas para quem precisa relativo aos residentes no património disperso encontram-se em curso 922 processos, dos quais 419 estão em fase de instrução e 503 para elaboração de proposta e/ou a despacho. Foram concluídos 1026 processos, sendo de destacar a celebração de 326 contratos de arren - damento no regime de renda apoiada, a manutenção de 208 contratos no regime de cedência precária e veri - ficação de 265 ocupações de fogos. A CML reentrou na posse de 217 fogos, através da entrega voluntária de chaves (192) e da realização de desocupação (25). Atribuição da Habitação Municipal Foram atribuídos 32 fogos municipais de acordo com os seguintes motivos: 16 por aplicação do RRHAM, 6 por transferência de fogos de arrendamento para fogos municipais (aplicação da Deliberação nº377/CM/2012), 10 correspondem a operações de realojamento (8 por motivos de saúde pública e segurança de pessoas e bens (ruínas de edifícios municipais) e 2 decorrentes de intervenções urbanísticas). Outras Atividades Entre as atividades desenvolvidas na área da gestão social e patrimonial do parque habitacional salienta-se a realização de 293 fiscalizações e de 94 vistorias. Gestão Patrimonial dos Espaços Não Habitacionais No mês de novembro e dezembro foi aprovado um total de 12 propostas de atribuição de espaços não habi - tacionais, designadamente 1 para desenvolvimento de atividades desportivas (Juventude Horta Nova Futebol Clube) e 11 para desenvolvimento de atividades sociais (Junta de Freguesia de Campolide, Associação Con - versa Amiga, Sindicato de Pessoal com Funções não Policiais da PSP (SPNP), Associação Portuguesa de En - fermeiros, Associação Europeia de Hip-Hop e Proteção dos Direitos dos Jovens e da Mulher, A Orientar – Associação de Intervenção para a Mudança, Movimento Nacional dos Reformados Portugueses, Associação de Moradores do Bairro do Charquinho, Grupo de Ação Comunitária, IPSS, Associação dos Profissionais de Serviço Social (APSS) e Associação de Moradores do Bairro da Cruz Vermelha do Lumiar. A entrega das cha - ves ocorreu no dia 19 de dezembro de 2013 nos Paços do Concelho.

66 Informação Escrita |

Intervenção nas Torres do Alto da Eira A EMP/2487/13/DMHDS/DPH – Renovação da Rede de Gás das Torres 1 e 2 do Alto da Eira encontra-se con - signada, tendo-se iniciado os trabalhos. A EMP/2490/DMHDS/DPH/13, de “Recuperação das Coberturas, Fa - chadas e Vãos das Torres 1 e 2 da Rua Frei Manuel do Cenáculo, enviada ao DEPS em 05/07/2013, encontra-se com proposta de adjudicação, aguardando a consignação e início dos trabalhos. Em 31/10/2013 foi comuni - cada pelo IRHU a aprovação da candidatura submetida no dia 6 de junho ao Programa do IRHU “Reabilitar para Arrendar” de toda a intervenção prevista para reabilitação das áreas públicas e de equipamento coletivo das duas torres do Alto da Eira, no valor total financiável proposto de 3.365.588 €. No âmbito deste Programa, a EMP/2493/13/DMHDS/DPH - Intervenção nos Espaços Públicos Envolventes das Torres do Alto da Eira – Fase 1, foi enviada ao DEPS em 05/08/2013. Encontra-se igualmente a decorrer o estudo com vista à Reabilitação e Adaptação a Espaço Público das Coberturas/Terraços ao Nível do Piso Térreo, Demolição do Corpo Central, Reabilitação das Fachadas, Vãos e áreas afetas a equipamento e execução da envolvente das áreas vazadas para instalação de novos equipamentos de proximidade. A elaboração do processo do procedimento concur - sal com vista à encomenda dos projetos de execução da reestruturação das instalações do Arquivo Munici - pal, encontra-se em fase de conclusão por parte da DMC. QREN Boavista Continuam a decorrer os trabalhos das duas empreitadas lançadas pela GEBALIS para intervenção nos dois quarteirões centrais pela GEBALIS. Encontram-se concluídos os trabalhos referentes à empreitada de substi - tuição da iluminação pública dos dois quarteirões centrais, aguardando-se a ligação da EDP. Encontra-se ad - judicada a EMP/2491/13/DMHDS/DPH relativa à construção de infraestruturas de espaço público e saneamento, eco-hortas e execução de recortes e proteção para ecopontos no Bairro da Boavista e a EMP/02/DMAU/DHU/2013- Construção do ecocentro, pista BMX e iluminação da pista no Bairro da Boavista, assim como da empreitada de instalação do sistema solar térmico na piscina. Encontra-se a decorrer a ela - boração do projeto de execução de edifício tipo ao primeiro classificado do referido concurso. PIPARU No âmbito do Programa PIPARU (Ação para reabilitação de 500 frações municipais) foram efetuadas 533 vis - torias, estando integradas em empreitadas 455 frações, das quais 249 se encontram com obras concluídas, 66 com obra a decorrer, 64 englobadas em procedimento entregue na DMPO/DEPS e 76 encontram-se ainda em preparação de procedimento de empreitada. Apoio ao Setor Cooperativo Na sequência da aprovação da Proposta nº454/CM/2013 relativa à regularização das contrapartidas devidas por cedências em direito de superfície e acerto de créditos entre o Município de Lisboa e cooperativas pro - motoras no empreendimento do Vale Formoso de Cima, foi assinado entretanto pelas partes o Acordo previsto, encontrando-se a decorrer no Notariado a preparação do processo para celebração da respetiva escritura de determinação. Também na sequência da aprovação das Propostas nº 642/CM/2013 e nº643/CML/2013, foi aprovado o respetivo pagamento dos custos incorridos pelos promotores do empreendimento cooperativo do Casal do Pinto e da Rua Tomás Alcaide, anulando-se a cedência deste empreendimento ao movimento coo - perativo, tendo sido assinado pelas partes o Acordo previsto, encontrando-se as verbas já liquidadas.

67 Informação Escrita |

Desenvolvimento Social Distinção da CML como autarquia familiarmente responsável , feita pelo Observatório das Autarquias Famil - iarmente Responsáveis; Realização, no dia 7 de dezembro, do 1º Fórum da Cidadania 2013 , no âmbito do Ano Europeu dos Cidadãos, que teve como principal objetivo recolher contributos dos lisboetas para a atuação da Câmara Municipal de Lisboa no domínio dos Direitos Sociais. Acompanhamento do Protocolo DARIACODAR , através dos quais foram disponibilizadas cerca de 6.500 refeições a população carenciada. Colaboração na preparação do Plano de Contingência para a População de Rua Perante as Ondas de Frio. Intervenção com os Sem-Abrigo Acompanhamento da intervenção promovida pela equipa Intergerações da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, realizada no dia 12 de dezembro, que teve como objetivo a contagem geral das pessoas sem-abrigo da Cidade de Lisboa. Jantares comunitários - Foram promovidos pelo Serve The City 5 jantares, sendo 4 servidos no refeitório de Alcântara e 1 em Santa Apolónia. Visita de uma delegação da República da Coreia , composta pelo Diretor do Ministério da Saúde e Bem Estar e representantes de cada um dos municípios da República da Coreia, ao Centro de Abrigo da Graça. Equipa de Rua - pessoas contactadas 43 , encaminhamentos 25, Sinalizações 25 . Atendimento Social em Gabinete - contactadas 16 pessoas, encaminhamentos 7. Intervenção na Saúde Comemoração do Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama – 30 de outubro – em colaboração coma a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Articulação com os Agrupamentos dos Centros de Saúde e associações locais para operacionalização de re - spostas de proximidade. Intervenção no Envelhecimento Programa Envelhecimento Ativo e Saudável (PEAS) – Até outubro estava concluída a transferência de verba para as 49 juntas de freguesia participantes, no valor total de 612.620,00 €, com a abrangência de cerca de 7000 seniores. Portugal Maior 2013/NATALIS – Participação de 30 de novembro a 8 de dezembro, com a exposição dos tra - balhos (artes plásticas e decorativas) e atuação dos seniores nas áreas da expressão dramática, musical e cor - poral, no âmbito do Programa Envelhecimento Ativo e Saudável, em parceria com 12 juntas de freguesia da cidade, bem como com a divulgação do Serviço de Teleassistência. Serviços de Teleassistência – Desde meados de agosto, foram analisados 33 pedidos de adesão; Instala - dos 13 Equipamentos de Teleassistência; Intervenção nas Famílias Fundo de Emergência Social: vertente IPSS – 4 Processos rececionados e 19 processos ativos. Apoio ao munícipe – Receção de 13 pedidos de apoio, 57 pedidos de apoio ativos, 2 encaminhamentos para outros serviços e realização de 11 atendimentos presenciais. Prevenção dos Comportamentos de Risco Programa Intervir – Receção dos Relatórios de Autoavaliação Intermédia dos projetos apresentados pelas Jun - tas de Freguesia (recebidos 45 dos 47 projetos em execução). Projeto Perto LX – Monitorização de equipas de rua: Crescer na Maior (CNM); Novos Rostos Novos Desafios

68 Informação Escrita |

(NRND); AMI; Médicos do Mundo (MdM) e Ares do Pinhal, com disponibilização de dados no âmbito das tox - icodependências. Economia Social e Empreendedorismo Visitas de monitorização às Lojas Sociais no âmbito da Plataforma de Lojas Sociais de Lisboa . Articulação com a SCML no acompanhamento dos projetos no âmbito do Banco de Inovação Social. Diagnóstico e Planeamento Participação na CIT-A-PE (Cidades para Todos os Peões, para Todas as Pessoas), rede/comunidade de práti - cas cujos temas centrais de interesse são a influência do ambiente físico na saúde, bem-estar, inclusão so - cial e equidade, com especial atenção à população mais envelhecida, incluindo processos participativos de promoção de ambientes urbanos “amigos das pessoas idosas”. Promoção da Interculturalidade Organização e dinamização do curso de formação “ Apoio a Vítimas Imigrantes e Tráfico de Seres Huma - nos”, realizado no dia 3 de dezembro. O Conselho Municipal para a Interculturalidade e a Cidadania (CMIC) realizou uma reunião com os seus membros e observadores, no passado dia no 9 de dezembro de 2013. Participação na iniciativa “Família do Lado 2013” , que decorreu no passado dia 24 de novembro de 2013, e juntou num almoço-convívio duas famílias, uma Italiana (Família Anfitriã) e uma Portuguesa (Família Visitante). Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII) – 7 atendimentos; Promoção da igualdade Elaboração do draft final do Plano Municipal de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género . Co-organização com a CIG-Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género da Sessão Prática sobre Planos Municipais para a Igualdade e Prevenção e Combate à Violência Doméstica e do Workshop em Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação realizadas em Lisboa. Conclusão e impressão do Guia de Bolso “ Avaliação e Gestão de Risco em Rede ” e participação em ação de formação do projeto e-MAR, promovido pela AMCV – Associação de Mulheres Contra a Violência em parce - ria com várias entidades, entre elas a CML. Parceria entre a CML e o MDM-Movimento Democrático de Mulheres na área do Tráfico de Seres Humanos: realização das ações de sensibilização e informação junto de públicos específicos e participação na cerimó - nia de encerramento do projeto Tráfico de Mulheres – Romper Silêncios . Intervenção na Deficiência No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – dia 3 de dezembro – re - alizou-se a Conferência “Vida Independente ” que teve como objetivo recolher contributos para a Legislação de autonomia pessoal/ vida independente. Esta conferência contou com a colaboração do Movimento (d)Efi - cientes Indignados e de especialistas no tema tais como Adolf Ratzka, Pedro Hespana, Nuria Gómez. Ainda no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi inaugurada a rampa de acesso à plateia da Assembleia Municipal. Realização de Sessão de informação/sensibilização aos formandos da Escola de Produção e Formação Profis - sional da Fundação LIGA para fins de apresentação do SIM-PD numa perspetiva de capacitação e desen - volvimento pessoal e social. Operação de Emprego para Pessoas com Deficiência: Inscrição - 15 ; Atendimentos - 396 ; Avaliação Psi - cossocial - 8; Avaliação Funcional - 9; Entrevista de Emprego - 24 ; Ofertas de Emprego - 5; Colocações - 22 . Programa de Apoio à Mobilidade: 28 utentes regularmente transportados. Programa Casa Aberta – Reparações de equipamentos mecânicos – 3.

69 Informação Escrita |

Serviço de Mediação e Informação para Pessoas com Deficiência (SIM-PD): Atendimentos - 42; encam - inhamentos - 21 ; acompanhamentos - 6; mediações – 11 ; visita domiciliária - 1. Promoção dos Direitos da Criança e do Jovem Espaço a Brincar – Uma Viagem pelos Direitos da Criança e do Jovem : Organização do 24º Aniversário da Convenção dos Direitos da Criança a 20 de novembro de 2013 que decorreu no Picoas Plaza - CIUL; Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ’S): Acompanhamento técnico e prestação de apoio logístico às 4 CPCJ’s de Lisboa. Promoção do Voluntariado Banco de Voluntariado: Novas inscrições de entidades: 10; Novas inscrições de voluntários: 76. Programa Municipal de Voluntariado: Organização e realização do evento alusivo ao primeiro aniversário do Programa Municipal de Voluntariado, comemorativo do Dia Internacional do Voluntariado. Plano de Desenvolvimento Social de Lisboa (PDS) – Coordenação da ação do Modelo de Articulação do Vol - untariado na Cidade de Lisboa: Preparação e realização do workshop com as entidades parceiras: 43 participantes.

Marta Sotto-Mayor Diretora Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social

70 Informação Escrita |

Direção Municipal de Ambiente Urbano

Nas suas áreas de competência evidencia-se a elaboração dos cantões de limpeza em formato digital; no Par - que Hortícola do Vale de Chelas procedeu-se a trabalhos de limpeza e manutenção no Skate Parque, à con - clusão da execução da vala de drenagem periférica; à verificação das condições dos Abrigos, Vedações e Portões, assim como ao levantamento de anomalias. Salienta-se ainda, a coordenação da realização de even - tos na cidade de Lisboa, salientando-se o Concerto de homenagem a Lou Reed, a 41ªedição da Moda Lisboa, a 23ª Meia Maratona de Lisboa, o programa SIC em Festa, o Festival In, o Lisbon Week, as Comemorações do 1º dezembro, a Aldeia de Natal e as Comemorações dos 500 anos do Bairro Alto. No âmbito das unidades orgânicas da Direção Municipal, refere-se: Divisão de Planeamento e Projeto Desenvolvimento estudos prévios : Reabilitação do Paço Lumiar, Centro Histórico de Carnide, da Qta Mon - tanha, dos espaços verdes de enquadramento do mosteiro dos Jerónimos e da Placa central da Rot. Relógio. Projetos de execução concluídos : Rio Seco 4ª Fase (zona do Vale), dos espaços exteriores do loteamento municipal do Casal Vistoso, do Miradouro no Jd Estrela da Estrela, da Qualificação do quarteirão entre R. Teó - filo Carvalho Santos, do parque Canino do Pq Bensaúde, da área de RI Jd Bento Martins, e o espaço exterior da Escola 187, tendo sido concluída a revisão do Jd Damas. Rede de Percursos : a desenvolver os projetos de execução dos troços T3-Qta Mata Mouros-Qta Conchas, T3B-Qta. Paz-Av. Padre Cruz,T3D-Av. Padre Cruz, T20A-Jd Luz-Circular de Carnide, T20B-Qta. Paz-Circular Carnide, T21-Qta Stª Clara- Metro Ameixoeira. Equipa - mentos : desenvolvimento dos painéis informativos de Monsanto e Estrutura Verde, das áreas de recreio e concluímos a proposta da rede de painéis para os geomonumentos. Gestão de obra : construção ponte ciclável e pedonal GALP sobre a 2ª Circular, da Pç Areeiro, da Pista Ribeirinha Oriental - Troço 22, da pista -Av Brasil/Ro - tunda das Calvanas - Troço 4, do P U Olivais 1ª fase, do Skate Parque, PU Vale de Chelas, do PI do Jd Stº Eu - génio (junto à Igreja dos Olivais) e do PU do Vale da Ameixoeira. Acompanhamento de obras : Jd Campo Grande – Norte (concluído), entrada Sul do Vale Silêncio, a 2ª fase do Rio Seco 3ªfase; a Qta Bela Flor – PI e hortas Urbanas; campos de PADLE e infraestruturas de apoio no Pq. Silva Porto e no Campo Grande, bem como os Troços da Rede de Percursos e Corredores: T3A-Qta. Paz-Cemitério Carnide, T3C-Av. Padre Cruz-Qta. Con - chas, T21B-junto ao eixo norte-sul e T21B-reperfilamento da R. Pablo Neruda, T9-Bela Vista – Olaias. Divisão de Sensibilização e Educação Sanitária e Ambiental Sensibilização ambiental da população escolar: Programa “Lisboa Limpa Tem Outra Pinta!”: 30 reuniões com as escolas, para a planificação dos ateliês a realizar neste ano letivo Programa “Escola a Escola Pró-Ambiente” (educação e sensibilização ambiental nas escolas do 2º e 3º ciclo do ensino básico de Lisboa): 26 ações de Sensibilização de apoio ao programa em 26 estabelecimentos de ensino, nas quais participaram 52 docen - tes. Sensibilização ambiental da comunidade: intervenção comunitária e acompanhamento de projetos de re - colha seletiva porta a porta nas áreas Benfica, e dinamização de ações no âmbito da intervenção comunitária, nos Bairros do Casalinho da Ajuda, Qta do Cabrinha, Flamenga e Rego e outros arruamentos dispersos, num total de 56 ações, abrangendo 2938 munícipes. Conceção e produção de suportes de sensibilização am -

71 Informação Escrita | biental: conceção e/ou produção de materiais informativos (cartazes e folhetos) relativos a abates de árvores ou requalificação em espaços verdes para 13 diferentes locais. Desenvolvimento das campanhas: informação e sensibilização para a normalização da deposição seletiva no Parque das Nações; sensibilização para a ado - ção responsável de animais da Casa dos Animais de Lisboa e de apelo ao não abandono; sensibilização para a separação de materiais para reciclagem, com produção de cartazes e folhetos para vendedores e frequen - tadores do mercado da Ajuda. Imagem gráfica para a divulgação de iniciativas : conceção ou produção do Bo - letim Digital do DHU, Peddy Paper (Ano internacional da Cooperação pela Água) e Al. D. Afonso Henriques. Lançamento da iniciativa, em parceria com a Galeria de Arte Urbana, de intervenção artística nos vidrões co - locados no Parque das Nações. Casa dos Animais de Lisboa : Entraram 159 animais vivos (63 canídeos, 94 felídeos e 2 de outras espécies) e foram adotados 48 animais (30 canídeos e 16 felídeos e 2 de outras espé - cies). A taxa mensal de adoção de canídeos e felídeos foi de 46,4 %. Foram realizadas 474 consultas/trata - mentos (241 canídeos e 233 felídeos), 175 exames clínicos (62 canídeos, 113 felídeos). Foram incinerados 772 cadáveres de animais. Divisão de Mercados e Feiras Mercados – Campo de Ourique : continuação dos trabalhos de “Recuperação dos alçados”; fornecimento e ins - talação de toldos nos lugares de hortofrutícolas e cortinas verticais de enrolar nos lugares de hortofrutícolas, criação e quiosques; realização dos trabalhos contratuais por parte do concessionário. Forno do Tijolo : con - tinuação dos trabalhos de “Remodelação do Mercado”; Ribeira : inicio, pelo concessionário, dos trabalhos contratuais. Animação de Mercados – continuação das edições do programa de dinamização “Sábados da Ri - beira”. No âmbito do projeto “Vamos Todos ao Mercado”, houve 34 visitas (657 alunos); Feira de Artesanato nos mercados Encarnação Norte e Sul e Olivais (B) e (E) e exposição de presépios no mercado de Alvalade Norte. Feiras – realização do Sorteio para atribuição de lugares de venda de artigos usados na Feira da Ladra (de 1 de janeiro de 2014 até 28 de fevereiro de 2017). Venda Ambulante - realização dos sorteios para atri - buição de 27 autorizações do direito de uso do espaço público para venda pontual e flores, castanhas assa - das e velas, por ocasião do dia de Todos-os-Santos, junto aos cemitérios de Benfica, Alto de S. João, Lumiar, Olivais, Ajuda e Prazeres, no período de 30 de outubro a 3 de novembro de 2013; e autorizações de venda pon - tual de pinheiros de natal, artigos natalícios e farturas, em vários locais da cidade. Segurança Alimentar – 148 vistorias higio-sanitárias de rotina: 85 a retalhistas de carne e produtos da pesca, 3 retalhistas de animais de estimação e seus produtos, 34 a Mercados Municipais, 4 a Feiras: Galinheiras e Relógio, 22 a Refeitórios das Escolas Básicas 1º ciclo e Jardins de Infância e 5 a Centros Atendimento médico veterinário. Controlo analí - tico de 13 refeitórios escolares, com o laboratório de Bromatologia. Colaboração com a Casa dos Animais: co - locação de um médico veterinário para reforço temporário da equipa residente. Outras Ações – preparação e lançamento do Concurso Público para adjudicação de espaços comerciais nos Mercados Municipais de Campo de Ourique, Sta Clara e S. Bento. Transferência do Mercado das Coleções do piso 1 para o piso 0 do Mercado da Ribeira, para libertação do espaço concessionado à MC – Mercados da Capital, Lda. (Time out). Entrada em funcionamento da loja solidária e lavandaria social no âmbito do protocolo celebrado com a Associação de Moradores Bº Padre Cruz. Orientação de 3 estágios : em nutrição comunitária de 1 aluna do curso superior de dietética e nutrição da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, de 1 aluno de Erasmus da Es - cola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e de 1 estágio profissional em higiene e segurança alimentar.

72 Informação Escrita |

Departamento de Ambiente e Espaço Público No período, deram entrada 12 processos de pedido de indemnização por particulares sendo de 14.701,80 € o montante proposto a pagar a munícipes e 2 processos relativos a danos patrimoniais causados ao Município de Lisboa, sendo o montante proposto para recebimento é 2.358,00 €. Colaboração na gestão de espaços concessionados. Div. Ambiente - ruído , analisou 55 processos de reclamação provenientes de atividades permanentes e temporárias e emitiu 184 LER`s e 3 pareceres a pedidos de prolongamento de horário de fun - cionamento de estabelecimentos de restauração e bebidas . Elaborou o Estudo Acústico dos PP`s do Eixo Ur - bano Luz / Benfica, da Envolvente do Mercado de Benfica, executou a Avaliação da conformidade com o RGR do Colégio Planalto . Resíduos , coordenou o encaminhamento de resíduos resultantes das atividades desen - volvidas nas divisões do DAEP, com definição do procedimento e proposta para o encaminhamento de dife - rentes tipologias de resíduos. Metrologia - aferição de 1788 instrumentos de pesagem e 469 massas, 2 taxímetros e 6 contadores de tempo. Águas residuais - fiscalização do funcionamento das ETAR`s de Alcân - tara, Beirolas, Chelas, Monsanto; Controlo da Qualidade de Águas Limpas , analisou: Museu da Cidade; pisci - nas, Coletores pluviais do Pq Nações. Efetuou análises microbiológicas a alimentos e o controlo de higienização. A atividade gerou uma receita de 121.372,64 €, sendo 65.110,64 € do Serviço de Metrologia e 56.262,00 € das LER`s, destas últimas, 18.299,20 € foram isentadas . Div. Gestão e Manutenção do PFM - Realiza - ção de atividades com 615 participantes: eventos desportivos, film agens, Cerimonias promessas – Grupo 71 escuteiros; 15º Passeio Lisboa Antiga- Motorpress, Monsanto solidário e 5ª Caminhada Solidaria – ASPP. PFM. Trabalhos de manutenção no PFM , recuperação de 2000 m 2 de pistas florestais que estavam inope - rantes e de 350 m de vedações em vários locais, assim como manutenção do PFM no âmbito do cumpri - mento do plano de gestão florestal com a intervenção do controlo de infestantes numa área de 24 há e remoção d e 650 árvores caídas em vários locais na sequência do temporal e abate de uma casuarina. Plan - tação de 1400 árvores e 1100 arbustos no dia dos escuteiros e floresta autóctone; manutenção preventiva e corretiva do mobiliário urbano parques de merendas e dos circuitos de manutenção. Início da reabilitação da pista florestal da Bela Vista. Conclusão das operações silvícolas para o controlo e prevenção de incên - dios nas pistas, circulação viária e bairros limítrofes. Lançamento do procedimento de aquisição de servi - ços para elaboração das Medidas de Autoproteção para os parques recreativos. Monitorização da Fito-ETAR e supervisão do voluntariado do CRAS e Biodiversidade. As atividades geraram uma receita de 4.509,28 €. Div. Manutenção de Espaços Verdes - Assegurou a gestão dos espaços verdes e arvoredo através d os meios próprios, aquisição de serviços e protocolos de delegação de competência, ao nível de parques, jar - dins e arruamentos: plantação de 85 árvores de arruamento, 2493 arbustos e 16.254 herbáceas; abates de22 árvores, de 1 árvore invasora, Ailanthus sp., e de 6 palmeiras atacadas com a praga Rhynchophorus ; podas: 561 árvores, 6 palmeiras atacadas pelo Rhynchophorus 503 arbustos; remoção de 190 cepos e plan - tação de relvados. Tratou mais de 472 palmeiras contra o Rhynchophorus. Repavimentação dos caminhos nas Qta Conchas e Lilases e tem em curso os trabalhos de reabilitação dos bancos. Deu início em 4 de no - vembro a um fornecimento de serviços de manutenção de 284 árvores na zona Centro e iniciou em 5 de no - vembro a manutenção da Al. D. Afonso Henriques e Jd sobre a Fonte Monumental, no âmbito do AQ 1D. Div. Const. Espaços Verdes e Gestão Espaço Público - algumas obras : Jd Cerca da Graça; Envol - vente da Igreja Sta Clara; recuperação das Fontes e Pavimentos da Pç Afonso de Albuquerque; Req. Av. Cor. Eduardo Galhardo; intervenções expeditas-zona oriental; Execução das infraestruturas do quiosque Bedeteca dos Olivais, Reabilitação do bar cafetaria Espaço Monsanto 2ª fase; Pista ciclável-Az. Galhardas e Az. Barros; PU Rio Seco (3ª fase);Troço 3A - Qta da Paz /Cemitério de Carnide; Reabilitação das Inst. de Pessoal do Jd

73 Informação Escrita |

Campo Grande; está suspensa a obra do PU Vale da Ameixoeira. Em concurso/adjudicação : Qualificação do Rio Seco IV/ Bº 2 de maio; Reordenamento de Superfície nas Avenidas Duque de Ávila e Rovisco Pais; Quali - ficação de espaços pontuais na envolvente do Bº do Bom Nome; Remodelação PI da Mara S. Domingos. Em preparação lançamento de empreitadas : Recuperação do relvado do Jd Torre de Belém; Pavimentação Pç Afonso de Albuquerque; Reparação Roturas em Chaf. e outros elementos água. Em projeto : Jd Damas; Chaf. Dentro; Linhas de Vida da Estufa-fria. Concluídas : Jd Campo Grande/Zona Norte; Troço 21- Acessibilidades à Qta Santa Clara (viadutos Parque Oeste); Troço 21 B Pq Oeste/ Metro Ameixoeira (troço junto ao eixo N/S). Div. Iluminação Pública - Projetos – 12 em desenvolvimento, salienta-se: Bº das Furnas, Pç do Mercado do Bº Alto – Tv. da Boa Hora, Bº Caselas, Viaduto Pedonal e Viário de Alcântara, troço da Al. Oceanos entre a Rot dos Vice-reis e a Rot das Oliveiras, Av. Almirante Reis, Av. Padre Cruz, acesso entre a estação do Metro e o Pingo Doce da Belavista. Concluídos: IP do jardim junto à Assembleia da República e R. da Imprensa e Jd Elisa Baptista de Sousa. Bº Furnas, da pista BMX – Bº Boavista e da pista ciclável e envolvente à pista BMX. Obras - continuam em curso 15 obras, salienta-se: Envolvente ao El Corte Inglês, Qta de Santa Clara, Qta da Paz, Jd do Campo Grande -Zona Norte, Rot da Estrada da Torre junto ao Colégio S. João de Brito, percurso pedonal Baixa ao Castelo de S. Jorge, Jd da Cerca da Graça, Parque de Estacionamento da EMEL do Campo Grande. Acompanhamento de obras externas: Parques de Estacionamento da Pç D. Luís e da R. Alves Redol. Concluídas 22 obras. Manutenção - no domínio da conservação e manutenção da IP: 30 intervenções em candeeiros danificados, 22 em monumentos e 13 no plano da conservação sistemática. Foram efetuadas 42 remodelações, onde se destaca: R. São Bento, R. Flores, Az. Planeta, R. Penha de França, Tv. Merceeiras, R. Qta Charquinho, Av. Vasco Gama, Az. Porto. Realizaram-se 1337 ordens de trabalho de atuação na IP da ci - dade, tendo sido registados, através do Lx Solicitações, 387 pedidos no âmbito da iluminação pública. No do - mínio da conservação e manutenção da IP do Pq Nações realizaram-se 142 ordens de trabalho. Manutenção dos sistemas de recirculação de água e iluminação dos elementos de água - realizadas as operações previstas no Plano Manutenção Preventiva.

Departamento de Higiene Urbana Div. Controlo Sanitário - Pragas em meio urbano e controlo da população de pombos : executaram-se 149 intervenções decorrentes de solicitações relativas a pombos e foram capturados 899 animais. Foram real - izadas 1007 intervenções referentes a pragas, pombos e insalubridade. Div. Gestão Cemiterial - Satisfação da demanda mortuária : realizadas 452 cremações de corpos e 168 de ossadas, 498 inumações, 192 exu - mações e 128 trasladações. Foram emitidas 292 licenças. Cobrados 434.172,47 €. Realizadas 9 visitas guiadas com a participação de 95 visitantes, obtendo 100% de avaliações positivas. Realização da Hasta Pública para Concessão de Jazigos Particulares Prescritos e Lotes de Terreno nos Cemitérios do Alto de S. João, Prazeres, Benfica e Lumiar com a concessão de 20 jazigos e 1 lote de terreno e a arrecadação de re - ceita de valor de 264.820,80 €. Construção de Cendrário do Cemitério dos Prazeres. Div. Limpeza Urbana - Resíduos urbanos : executados 8.423 circuitos de remoção de resíduos, sendo removidos 39.856.529 kg de resíduos urbanos indiferenciados, 3.058.925 kg de papel/cartão, 2.156786 kg de vidro, 1.618.045 kg de em - balagens, 3.744.803 kg de orgânicos, 3.714.870 kg de madeira e 7.980 kg de materiais. Cerca de 21,2% dos resíduos foram recolhidos seletivamente. Implementação de recolha seletiva porta a porta na envolvente à calçada da estrela, abrangendo em 754 fogos. Início da implementação do projeto de recolha seletiva porta a porta na freguesia de Benfica (16.195 fogos) com a entrega de equipamento e realização de sensibilização. Veículos em fim de vida (VFV´s) no Parque de Viaturas do Vale do Forno: 233 entrados, 147 alienados e 4 reg -

74 Informação Escrita | ularizados, sendo de 630 o número de veículos parqueados (taxa de lotação do Parque: 105%). Encamin - hados para reciclagem 86 veículos ligeiro e 3 motociclos. Ao RSB foram cedidas 4 viaturas devolvidos 9 veícu - los. No âmbito da Limpeza urbana : despendidas 104.303 horas em atividades associadas à limpeza urbana (varredura, lavagem, deservagem/desmatação, aplicação de herbicida, remoção de dejetos caninos e de grafi - tis) e foram gastos 687 dias em atividades de carácter excecional (ações de limpeza/recolha extraordinária, lavagem, desmatação/colocação de e herbicida). Iniciação dos trabalhos relativos ao estudo de viabilidade para implementação de uma estação de transferência em Lisboa. Outras áreas de atividade - Monitorização do Espaço Público : elaboradas 223 participações por infração ao Regulamento de Resíduos Sólidos da Cidade de Lisboa. Despendidas 249 horas em sensibilização e fiscalização conjunta com a Polícia Municipal, de que resultou a identificação de 6 infrações no âmbito dos dejetos caninos e 4 outras infrações. Realizadas 164 vis - itas para fiscalização da deposição de resíduos urbanos em Hospitais, Clínicas e similares, com a identifi - cação de 3 infrações. Receção de pedidos de intervenção dos munícipes : rececionadas no GOPI e encaminhadas para resolução 14.571 solicitações no âmbito da DMAU. Destas, cerca de 76% (5.680 solici - tações) correspondem a pedidos de intervenção do DHU, sendo os cinco mais frequentes (56%): “Recolha de objetos volumosos”, “Pedido de contentor de pequena capacidade (2 rodas), “Pedido de limpeza da via pública”, “Pedido de recolha de resíduos de jardim (até 1m3) ” e “Contentor de pequena capacidade (2 rodas) danificado”. Deram entrada 37 reclamações de munícipes sobre a atividade do DHU. Na área jurídica : con - cluídos 4 processos de indemnização (PIND`S), 6 processos de danos em análise (PDA) e elaborados 12 pare - ceres jurídicos (PAREC). No âmbito do PIPARU e do Orçamento Participativo : decorrem a obra de remodelação dos Posto de Limpeza da Boa Hora e as destinadas à conclusão da 3.ª fase do Canil-Gatil de Monsanto. Re - ceção oficial de delegação estatual e empresarial do Brasil, nos Paços do Concelho, com apresentação de co - municação sobre a “Gestão de resíduos em Lisboa”. Auditoria da ERSAR que incidiu sobre os indicadores de qualidade de desempenho do DHU no ano 2012, relativos à remoção de resíduos. Departamento de Reparação e Manutenção Mecânica À data, a frota municipal tem 2 embarcações (1 do RSB) e 1176 viaturas. Durante o período em causa foram consumidos 487.000 litros de gasóleo e 16.000 litros de gasolina, não incluindo os veículos do RSB. Com - parativamente ao período homólogo, houve um aumento de 4,8% no consumo de gasóleo e uma redução de 0,1% no de gasolina. O consumo de Gás Natural Comprimido aumentou 3,1% e o da eletricidade 28,1%. A em - barcação Esperança, foi utilizada numa viagem com 4 passageiros. Sinistros : 86, sendo 43 ocorrências e 43 acidentes, dos quais 30 são da responsabilidade do Município, 4 da de terceiros e 9 de outros. No âmbito do Protocolo Emprego-Inserção, 23 desempregados estão distribuídos pelas seguintes funções: 2 motoristas de ligeiros, 6 motoristas de pesados, 12 mecânicos e 3 eletromecânicos. Outros – foram isentos serviços no valor de 2.253,16 €, ao abrigo do RAAML. Instalações : instalação de pontos de abastecimento de veículos elétri - cos nas instalações da CML. Concluídos até à data 87 pontos de carregamento. Conclusão dos trabalhos para a criação do espaço museológico do DRMM em Olivais 1. Distribuição de viaturas elétricas ao novo Execu - tivo e a diversos Serviços Municipais.

Ângelo Mesquita Diretor Municipal de Ambiente Urbano

75 76 Informação Escrita |

Direção Municipal de Mobilidade e Transportes

Durante o período em apreço, a Direção Municipal de Mobilidade e Transportes (DMMT), constituída pelas unidades orgânicas abaixo descritas, desenvolveu atividades no âmbito das competências que lhe estão atribuí - das. Seguidamente destacam-se as de maior relevância.

Mobilidade e Transportes 1. Planeamento de Rede de Acessibilidade t Elaboração de pareceres sobre: Loteamento da Quinta do Grafanil – Freguesia de Sta. Clara; o Plano de Por - menor do Casal do Pinto - Freguesia do Beato e avaliação do impacto de fechar ao trânsito a Rua dos Douradores e Rua dos Sapateiros - Freguesia de Sta. Maria Maior; t Análise do Plano de Pormenor das Galinheiras - Freguesia de Sta. Clara e do pedido de informação prévia - Hospital CUF – José de Mello Saúde SGPS | Av. 24 de julho - Freguesia da Estrela; t Viabilidade da pedonalização da Calçada do Forte – no âmbito da revisão do PDML - Freguesia de S. Vicente. 1.1.Mobilidade/Rede Ciclável t Recolha de informação e análise para elaboração de proposta relativa ao Planeamento da Rede Ciclável na cidade de Lisboa, que inclui a consulta às UCT/UIT´s e DMAU relativamente à existência de suportes para estacionamento de bicicletas para atualização dos dados disponíveis no “Lisboa Ciclável”; t Relatório “Modo ciclável em Lisboa – A bicicleta como meio de transporte em Lisboa”: elaboração de pré- diagnóstico com vista à tomada de decisão sobre a elaboração de um Plano de Mobilidade Ciclável; t Pareceres – PP da Estrada da Torre – componente Mobilidade Ciclável e Pista Ciclável Quinta da Paz/Cir - cular de Carnide. 2. Planeamento de Estacionamento t Apoio técnico na implementação de parques de estacionamento na cidade de Lisboa. 3. Reordenamentos Viários e de Estacionamento t Estudo de Reordenamento Viário e Pedonal para a zona de Belém | Entre o CCB e o NMNC; t Acompanhamento da Proposta para o desenho do cais de embarque/ desembarque de viaturas - no âm - bito da transferência do ferry para Belém/ Trafaria (Transtejo); t Estudo de viabilidade de alargamento dos passeios na Rua Garrett, Calçada do Sacramento e Rua Nova do Almada pela eliminação de uma fila de estacionamento. 4. Pareceres sobre Licenciamento Urbanístico a Projetos de Edificação e de Loteamento t Hotel na Av. Defensores de Chaves; t Edifícios e Conjuntos edificado na Rua da Fonte, Rua Rodrigo da Fonseca, Rua Sousa da Câmara; t Supermercados na Rua Acácio Paiva, Alvalade e Av. Infante D. Henrique; t Loteamento da Quinta do Mineiro – acompanhamento de obras de urbanização; t Prestação de esclarecimentos para Reconversão de Habitação em Hotelaria na zona histórica.

77 Informação Escrita |

5. Acalmia de Tráfego (Zonas 30) t Elaboração do projeto de execução da Zona de Moderação da Circulação para o Bairro da Boavista (R. Rainha D. Maria I); tAcompanhamento das obras em curso nos Bairros do Charquinho, Arco do Cego e Estacas. 6. Transportes/Circuitos Turísticos tPreparação e coordenação das Reuniões da Comissão de Promoção do Transporte Público (CPTP). tAcompanhamento e gestão do Estudo de Apoio à Implementação de um Sistema de Transportes em Sítio Próprio (TCSP) nas zonas Norte e Ocidental de Lisboa; tAnálise e parecer ao pedido da empresa Dianatours para paragens de circuito turístico “Colina do Castelo”; tParecer sobre o pedido de estabelecimento de nova paragem da Rodoviária de Lisboa (só embarque de passageiros), junto do Hospital da Luz; tProposta de intervenção relativo à paragem/terminais de circuitos turísticos no topo Sul do Parque Eduardo VII. 7. Zonas de Emissões Reduzidas (ZER) - Continuidade da implementação das Zonas ZER (reuniões com a Prevenção Rodoviária Portuguesa para acesso à plataforma de dados em tempo real, reuniões com IMT, definição da metodologia para a resolução das questões relativas aos Táxis Antigos ( 1 e Euro 2).

Rede Viária/Segurança Rodoviária 1. Gestão de Circulação, Estacionamento e Condicionamentos

                                         !"  #$   %  $& '(    )* &*   &  + ,   -!. /  !. *   / 2%     !. 01   %2 2  

N.º de Pedidos: 512 (outubro) | 163 (novembro) | 100 (Até 15 dezembro) Comunicações: 3584 (outubro) | 1141 (novembro) | 700 (Até 15 dezembro) t Análise e parecer sobre sinalização temporária e respetivos desvios de trânsito, no âmbito das empreitadas relativas a moderação da circulação “Zona 30” - Bairro de Alvalade; tParecer sobre a proposta da TransTejo relativa ao Cais de embarque e desembarque das viaturas de acesso ao Ferry Belém/Trafaria; tProposta de reforço de sinalização horizontal e vertical com implementação de piso antiderrapante e ban - das cromáticas, junto à passadeira da Av. Infante D. Henrique com a Av. Marechal António Spínola;

78 Informação Escrita | tEmpreitada de consolidação estrutural da cisterna do Chafariz del Rei, criação de zonas de TLP para hotéis na Av. da Liberdade; tPareceres sobre as propostas de repavimentação do DEPS-DPS da Av. Brasília e Estrada do Alvito; tObras de Reabilitação do Espaço Público na Zona da Ajuda-SRU-Condicionamento da Tv. da Memória, re - abertura da Tv. da Boa-Hora à Ajuda e acompanhamento do novo plano de sinalização; tAcompanhamento dos desvios de trânsito a implementar nas reparações a executar na Rua do Ouro; tParecer e acompanhamento das obras da REN - Sete Rios, S. Domingos de Benfica e Benfica. tAnálise e parecer sobre sinalização temporária e respetivos desvios de trânsito inerentes à obra de reabili - tação de espaços públicos na Rua Ator Augusto de Castro, Az. da Bruxa e Rua dos Logistas; tAcompanhamento da obra/empreitada de construção do emissário da Praça do Império da SIMTEJO e dos desvios de trânsito decorrentes da empreitada de repavimentação da Rua dos Anjos; tOrganização do estacionamento nos logradouros da Av. EUA e acompanhamento da implementação da EMEL na Av. Defensores de Chaves (troço entre a Av. João Crisóstomo e Av. Duque d`Ávila); tParecer da sinalização vertical e horizontal implementada na Av. Santos e Castro e Eixo Central; tVários pareceres sobre Planos de sinalização temporária - repavimentações/demolição de edifícios. 1.1. Estacionamento tAvaliação de processo de parque temporário na Av. Visconde Valmor; tPrestação de esclarecimentos e pareceres sobre dimensionamento de parques de estacionamento, em par - ticular os de acesso público, de acordo com a legislação em vigor. 2. Cadastro de Sinalização Rodoviária (SIG) tAtualização permanente da Base de Dados de Sinalização, bem como, introdução no Sistema de Informação Geográfica (SIG), num total de 3605 registos introduzidos na base de dados de sinalização vertical e 1480 na base de dados de sinalização horizontal; t Informações a pedidos de indemnização de munícipes, bem como a certidões, num total de 7 registos. 2.1. Sinalização Vertical

Trabalhos Executados de Sinalização Horizontal de 24 Outubro de 2013 a 15 de Dezembro de 2013 *

Brigada CML

Tinta Tinta preta Tinta Amarela Fresagem Branca (anulados)

Traço 0,12 m (ml) Traço 0,15 m (ml) Traço 0,20 m (ml) 216,5 ml 79 ml Traço 0,25 m (ml) Traço 0,30 m (ml) 88,5 ml Traço 0,50 m (ml) 1366,6 ml Setas Sinais / inscrições 1 uni Piso antiderrapante * - de acordo com o que já está inserido em SIG

79 Informação Escrita |

2.2. Sinalização Horizontal

Trabalhos Executados de Sinalização Vertical de 24 de Outubro a 15 de Dezembro de 2013 *

Brigadas CML Empreiteiro Juntas de Freguesia Total Colocar Retirar Reafixar Colocar Retirar Reafixar Colocar Retirar Reafixar

Sinais 172 91 80 3 2 2 6 356 Adicionais 113 59 24 3 2 3 204 Espelhos 213 Setas 1523 11 Painéis Chapa 1 1 Postes Volantes 103 54 105 1 1 2 2 7 275 Postes Base 15 6 Perfis 0

Poste em bandeira 0

2.3. Semafórica 2.3.1. Desvios de trânsito e acompanhamento das obras bPraça Francisco Sá Carneiro - Linha Verde do Metropolitano de Lisboa; bAv. Infante D. Henrique / Av. M. Gomes da Costa (abatimento pavimento); bAv. Ribeira das Naus / Corpo Santo / Praça do Comércio; bAv. Ribeira das Naus / acesso às instalações da Marinha; bPraça D. Luís I - Construção do parque de estacionamento público; bAv. Rovisco Pais - Ordenamento; bAv. Ribeira das Naus - Nova; bAlameda da Cidade Universitária; bAv. Infante D. Henrique (Santa Apolónia Praça 25 abril) - Pista ciclável; bR. Murtas (Av. Brasil Eixo Central - Alta de Lisboa) - Pista ciclável; bR. Marquês de Fronteira / Av. Duque D’ Ávila / R. Marquês Sá da Bandeira / Av. António Augusto de Aguiar / Av. Sidónio Pais, no âmbito da reconstrução da R. Marquês de Fronteira, pelo Metropolitano de Lisboa; bEstação Sul e Sueste / Av. Infante D. Henrique; bR. Marquês Sá da Bandeira – reformulação dos cruzamentos (Av. Duque de Ávila Av. de Berna); bAv. 5 de outubro / Av. Elias Garcia; bAv. Almirante Reis / Trav. Cidadão João Gonçalves – inversão sentido; bAzinhaga das Galhardas - no âmbito da ciclovia; b2ª Circular - ponte pedonal ciclável; bREN - instalação cabos de alta tensão, nas seguintes artérias: Estrada da Luz; R. S. Tomás de Aquino; Av. Rui Nogueira Simões; Azinhaga das Galhardas; Av. Combatentes; Av. Forças Armadas; Sete-Rios; R. S. Francisco de Assis / R. Padre Américo. 2.3.2. Pareceres b Campo Grande / R. Cipriano Dourado – permissão volta direita para TI; b Alameda Linhas Torres - autorização de circulação de velocípedes no corredor BUS; b R. Marquês Sá da Bandeira – viragens à esquerda; b Bairro de Caselas – Zonas 30;

80 Informação Escrita |

b Av. A. Augusto Aguiar / R. Henrique Alves- Instalação passagem peões; b R. João de Freitas Branco - redução de velocidade; b R. Alves Redol / Av. Rovisco Pais / Visconde Santarém / Av. Duque D’ Ávila; b R. Lúcio Azevedo / R. Virgílio Correia. 2.3.3. Pedidos de certidão, análise de reclamações / pedidos b Av. 24 de julho / R. de Cascais (3); b Alameda dos Oceanos (2); b Av. Defensores Chaves / Campo Pequeno; b Av. Infante D. Henrique / R. Virgílio Machado / Av. Recíproca; b Av. Barbosa do Bocage / Av. Defensores de Chaves; b Av. Índia / Estação de Pedrouços / Travessa do Forte da Areia; b Av. das Forças Armadas / Av. C. Bordalo Pinheiro / Acesso Eixo N/S / Jardim Zoológico; bLargo Rato / Av. Pedro Álvares Cabral / R. S. Bento / R. D. João V; bAv. das Forças Armadas / Av. Prof. Gama Pinto / Av. Álvaro Pais; bTúnel da Av. João XXI; bAv. Elias Garcia / Av. Barbosa do Bocage; bAv. António Augusto de Aguiar / Av. Fontes Pereira de Melo. 2.3.4. Novos estudos propostos, com sinalização semafórica e respetivas estimativas orçamentais bAv. Venezuela / R. Ator Robles Monteiro / R. André de Resende; bAv. Condes de Carnide / Acesso ao Centro Comercial Colombo; bAlameda dos Oceanos / Rua Ilha dos Amores / Rua Zambeze. 2.3.5. Novos estudos propostos, sem sinalização semafórica bPraça D. Luis / Av. 24 de julho; bAv. C. Lourenço Marques (2 passagens peões no sentido descendente) - proposta implementação bandas cromáticas e óticas, SV e SH; bPropostas / alterações no âmbito das pistas cicláveis bR. das Murtas / Av. Santos e Castro; bAv. Santos e Castro / 2ª Circular; bAv. Infante D. Henrique / Estação Stª Apolónia; bAv. do Brasil / R. das Murtas (nascente). 2.3.6. Condicionamentos bTúnel Av. João XXI – pintura de gradeamentos; vistoria técnica; reparação dos quadros de iluminação; bTúnel Marquês Pombal – manutenção equipamento vigilância e monitorização ambiental. 2.3.7. Remodelações na sinalização semafórica existente bAv. Padre Cruz / Eixo N/S – criação de nova passagem de peões; bAv. 24 de julho / Praça D. Luis; bPraça do Areeiro / Av. Almirante Reis; bR. Marquês Sá da Bandeira – reformulação dos cruzamentos (Av. Duque D´ Ávila Av. de Berna); bAv. 5 de outubro / Av. Elias Garcia; bAv. Infante D. Henrique / Santa Apolónia (saída do Porto de Lisboa); bAv. do Brasil / R. das Murtas.

81 Informação Escrita |

2.3.8. Programação 2.3.8.1. Alterações de programação, na sinalização semafórica bAv. António Augusto de Aguiar – em 6 cruzamentos; bR. Alexandre Herculano / R. Rodrigo da Fonseca; bCampo Pequeno / Av. Defensores de Chaves – alteração p. peões; bAv. Cidade Lourenço Marques / Av. Marechal Gomes da Costa. 2.3.8.2. Análise de alteração da programação, para melhoria do atravessamento pedonal bAv. República; bAv. Fontes Pereira de Melo. 2.3.9 Sistema Centralizado de Gestão de Tráfego b N.º de avarias reparadas: 300 2.3.10. Fornecimento de cadastros da S.L.A.T.: 10 3. Protocolo de Delegação de Competências nas Juntas de Freguesia Trabalhos executados pelas Juntas de Freguesia ao abrigo do protocolo de delegação de competências de acordo com o que se encontra registado em SIG. N.º de P. Peões Junta de Freguesia repintadas Benfica 2 uni

4. Sinalização Informativa Direcional tRevisão do projeto de Sinalização Direcional na zona sul da Av. da Liberdade e Pç. Alegria; tProjeto de Sinalização Direcional da zona de Telheiras Norte e Centro; Largo Adelino Amaro da Costa e acesso ao Castelo; nó da 2ª circular com Eixo Norte-Sul (passagem superior); Ameixoeira a partir do nó do Eixo Norte-Sul; Pç. José Queiroz; t Avaliação de diversas instalações: EDGE, Amoreiras, EMPARK, Av. Santos e Castro; tAvaliação de diversas instalações ilegais de sinalização informativa direcional. 5. Projetos Europeus tCYCLECITIES: lançamento do procedimento para as atividades de comunicação associadas ao projeto, de acordo com os compromissos assumidos por Lisboa. t Semana Europeia da Mobilidade 2013 : conclusão do relatório e preparação da candidatura ao Prémio Europeu;

Diversos 1. Promoção da Eficiência Energética o concurso limit ado por prévia qualificação para a celebração de contrato de gestão de eficiência energética, ao abrigo do disposto no Decreto-Lei n.º 29/2011, de 28 de feve - reiro, para implementação de medidas de eficiência energética no sistema semafórico do Município de Lisboa – Processo n.º 41/CLPQ/CCM/DP/2013, encontra-se em audiência prévia do Relatório Preliminar para efeitos do disposto no artigo 147º, por remissão do artigo 200.º, ambos do CCP e artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 29/2011, de 28 de fevereiro, notificando-o, do presente relatório preliminar, para se pronunciar, por escrito, atra - vés da plataforma eletrónica “Saphetygov, terminando o prazo da pronuncia no dia 20 de dezembro de 2013. 2. Estudo de traçado do ramo SE de acesso à 2ª circular a partir da Estrada da Luz, e traçado da pista ciclável, no âmbito do projeto da passagem superior da “GALP”.

82 Informação Escrita |

3. Sistema de gestão da realização de carga e descarga na Cidade de Lisboa acompanhamento do pro - cesso do concurso público lançado pela EMEL, para implementação de um, como elemento do júri designado pala CML. 4. Reperfilamento da Rua das Taipas projeto de execução e preparação da empreitada nº 25/DMMT/ DGMT/13. 5. Acordo Quadro para aquisição e colocação de sinalização horizontal e todos os trabalhos aces - sórios e complementares em vários locais do concelho de Lisboa preparação das peças concursais da Aquisição nº 39/DMMT/DGMT/13 - Concurso Público, com Publicidade Internacional.

Franscisco Brandão Diretor Municipal de Mobilidade e Transportes

83 84 Informação Escrita |

Direção Municipal de Cultura

Apoio não financeiro a atividades culturais: Bairro Alto 500 Anos . Parceria CML, Junta de Freguesia da Misericórdia, Associação de Comerciantes do Bairro Alto e Comissão Executiva do BA500.1-15.12. Reali- zação de programa conjunto de atividades de que se destaca o Lançamento de Livro e DVD “Bairro Alto Mu - tações e Convivências Pacíficas” pelo Arquivo Municipal, a “Corrida do Bairro Alto” e a “Cerimónia dos Parabéns ao Bairro”. Envolvimento de inúmeros serviços e estruturas municipais sob coordenação executiva da DMC. 25 Anos da Universidade Aberta . Conferência Internacional de Reitores e Presidentes de Instituições similares–Lisbon SCOP13.27-29.11.Apoio logístico à organização e comunicação. Workshop/Residência Of - fline . Carpintaria São Lázaro. 24.11-8.12.Apoio logístico, disponibilização de energia, promoção e comuni - cação. Colóquio Internacional e Exposição sobre Almada Negreiros, Fundação Calouste Gulbenkian.13-15.11. Divulgação e promoção, execução de materiais gráficos na IM. DocLisboa. 24.10-3.11.Cedência Palácio e Jardim Galveias, produção, logística, promoção e divulgação, execução de materiais gráficos na IM. Há Festa no Palácio. Palácio Foz.28-30.11.Apoio técnico, logístico e à produção. Licenciamento. II Congresso Interna - cional Fernando Pessoa. Teatro Aberto. 28-30.11. Apoio Técnico, de som e de imagem. ESCITE Directors Forum . Pavilhão do Conhecimento.20 e 21.11. Apoio logístico. Celebração da Declaração Universal dos Direi- tos do Homem . Ordem dos Advogados. 10-30.12. Apoio logístico. Encerramento das Comemorações dos 900 anos da Ordem Soberana e Militar de Malta . Igreja dos Mártires. 14.12. Apoio logístico. Filmagens “Bella Block in Lissabon” . 2 - 4.11. Disponibilização Palácio do Machadinho. Apoio e acompanhamento da produção. Exe-cução de materiais gráficos na IM: Artistas Unidos, Karnart, Miso Music, Orquestra Sinfónica Juvenil, Plataforma Revólver, Teatro Turim, Wikitour Lisboa 13. MUDE Exposições: 24.10 Inauguração -“Quarenta e oito dezassete”, espaço “Made in Portugal” com a apresentação de uma bicicleta de Noca Ramos .29.10- Apresentação do Instituto “Urban Think Tank”, piso 2,Trienal da Arqui - tectura. 31 .10 – Apresentação do Instituto “Center Urban Pedagogy”, piso 2, Trienal da Arquitectura. 4.11 Apre - sentação do Instituto “Z33”, piso 2, Trienal da Arquitectura. De 14 a 17.11- Presença do MUDE e da Faculdade de Arquitetura no Festival In na FIL. 21.11 Apresentação do instituto “Design as Politics” no piso 2 na Trienal da Arquitectura.26.11 Apresentação o instituto “Jornal Arquitectos” no piso 2 na Trienal da Arquitectura.12.12 Inau - guração da exposição “3553, Objetos de Teresa Segurado Pavão” nos Cofres. Visitantes: 32.646. Atelier Museu Júlio Pomar Exposição temporária: Caveiras, Casas Pedras e uma Figueira , com curadoria de Delfim Sardo. Inaugu - ração: 31.10. Receção à Embaixada do Luxemburgo:8.11.Visitas guiadas:6. Visitantes: 2.185 Museu Bordalo Pinheiro Exposição temporária: Zé Dalmeida, Poetas como nós - cerâmica contemporânea . Inauguração: 6.12. Vis - itantes: 218 (58 estrangeiros).Visitas orientadas para Escolas: 3 Museus Municipais Exposições Temporárias: Museu da Cidade : Pavilhão Branco ““Como suster o quê / How to hold what” de

85 Informação Escrita |

Miguel Angelo Rocha. Até 7.12; Pavilhão Preto “Vidas Ciganas Lundo Drom”. Até 7.12. Museu Teatro Romano – Encerrado para requalificação. Atividades do Serviço de Animação e Pedagogia: 112, realizadas em 2 Museus Municipais. Visitantes/Utilizadores - Museu da Cidade: 8.266. Museu de Santo António: 438 (até 15.11). Galerias Municipais Exposições: Pavilhão Branco do Museu da Cidade Como Suster o Quê/ How to Hold What , de Miguel Ângelo Rocha. Até 24.11.Visitantes:905. Pavilhão Preto do Museu da Cidade Vidas Ciganas–Lungo Drom. Até 8.12.Vi - sitantes: 1.023. Galeria Quadrum Around, 1.ª Parte do projecto Procedimento:Escultura – Objectos para al - gumas imagens em movimento, de Rui Horta Pereira. De 23.11 a 26.1. Visitantes:213. Galeria Boavista Jovens de Atenas, de Pauliana Pimentel. Até 26.10. Visitantes:800. DEMIMONDE- um projeto desenvolvido para a cria - ção e experimentação artísticas.28.11 a 15.12. Visitantes: 361 Galeria Torreão Nascente Deutscher Werk - bund – 100 Anos de Arquitetura e Design . Até 9.11. Visitantes: 1205. 100% Paris – Arquitetura e Urbanismo. Av. Duque d´Ávila. Até 24.10. Atividades paralelas : Pavilhão Preto do Museu da Cidade: Colóquio Caminhos de Vida, no âmbito da Exposição Vidas Ciganas- Lundo Drom. 5.11. Modos de Vida, no âmbito da exposição Vidas Ciganas - organizado com a colaboração do ACIDI – Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo In - tercultural, 3.12. Visitas Guiadas Exposição Deutscher Werkbund 100 Anos de Arquitetura e Design : 295 par - ticipantes em 12 visitas. Exposição Vidas Ciganas – Lungo Drom . 213 participantes em 9 visitas. Ação de Relevo Exposição Vidas Ciganas – Lungo Drom. Pavilhão Preto do Museu da Cidade. Departamento de Ação Cultural Divisão de Rede de Bibliotecas (INDICADORES DE DESEMPENHO DA REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE LISBOA (1-30.11) Disponibili - dade : Bibliotecas activas:15; Horas de funcionamento efetivas: 2.242. Utilizadores : Visitas (entradas): 59.460; Novos utilizadores inscritos nas bibliotecas: 614; Utilizadores do serviço de empréstimo: 4.326; Utilizadores de computadores para acesso direto pelo público: 11.160.Utilizadores sessões de aprendizagem: 28. Servi - ços Públicos : Documentos emprestados: 23.426; Documentos consultados: 21.533; Atendimentos realizados: 45.628; Pesquisas realizadas a pedido do utilizador: 11.288; Cópias feitas a pedido do utilizador ou pelo pró - prio: 2.516;Sessões de aprendizagem dirigidas a utilizadores:8. Atividades de Animação Cultural : 297, 4.950 participantes. Coleção : Exemplares existentes: 534.137; Novos exemplares disponibilizados:1.615; Taxa de crescimento: 0,3%. DESTAQUE: A Biblioteca Municipal de São Lázaro, a mais antiga biblioteca pública de Lis - boa, celebrou 130 anos durante os meses de Out e Nov. No âmbito destas celebrações realizaram-se ativida - des diversas para os vários públicos (escolas, famílias, adultos, séniores). Destacamos as ações de formação “Iniciação ao Computador” e “Como procurar empregos”, as conferências sobre “o livro infantil em Portugal” e “Feio Terenas - o primeiro bibliotecário da Rede Municipal de Lisboa”, os lançamentos de livros e a presença de contadores de histórias, as oficinas de música (Wagner, Verdi e Mozart), de escrita criativa (reinvenção do conto tradicional) ou de Ecoliteracia. Divisão de Promoção e Comunicação Cultural Agenda Cultural de Lisboa : Ateliês Abertos, Filipe Oliveira Baptista e Outros Natais em Lisboa - temas de capa das edições de outubro, novembro e dezembro, respetivamente. Cedência gratuita de espaço PUB a 47 entidades/iniciativas. O site agendalx.pt foi visitado por 109.274 pessoas ( + 54.542 que em igual período do ano passado). Meios de divulgação das atividades/eventos culturais da iniciativa ou com o apoio da CML : A página da Agenda Cultural de Lisboa conta com 11.717 seguidores (+ 5000 desde agosto) . Comuni - cação: 16 ações de divulgação de iniciativas e projetos culturais (promoção interna da mailing list e comuni -

86 Informação Escrita | cados de imprensa). Design : Paginação da Agenda Cultural ; paginação de dossiês e documentos vários; car - tazes e flyers do programa Mais Cultura ; materiais de comunicação do programa Itinerários de Lisboa ; spot agendalx, paginação revista da GAU. Itinerários Temáticos de Lisboa: 65 visitas, 1.631 participantes; Visi - tas Comentadas: 17 visitas ; Noites no Teatro: 8 sessões,119 participantes . Mais Cultura: Este programa terminou em dezembro tendo percorrido, desde maio, 13 freguesias da cidade. 10 espetáculos, 633 espeta - dores.

Departamento de Património Cultural ARTE URBANA – Intervenções Artísticas : “Reciclar o Olhar” - conclusão da 7ª fase com intervenções em 30 vidrões no Parque nas Nações; “AUCHAN” – arranque da 2ª fase do projeto, no parque de estacionamento do Centro Comercial Alegro Alfragide; Mural no âmbito da 2ª Conferência CPLP, em Telheiras; “Rostos do Muro Azul” – 6ª fase do projeto e do evento Writers’ Delight, edição Burners Lisboa 2013, no muro do Centro Hos - pitalar Psiquiátrico de Lisboa; “Underdogs” – conclusão da 4ª e 5ª fases: execução de peças pelo criador itali- ano Pixel Pancho no muro da R.Conselheiro Mariano de Carvalho e no edifício nº 30 da Av. Infante D. Henrique em co-autoria com Vhils, e pela dupla espanhola How & Nosm, no antígo edifício da Sidul na Av. da Índia e no edifício nº126 na Rua Inácio Pardelhas Sanchez, Serafina; Comemoração do 4º aniversário da Montana Shop & Gallery, no muro Lisbon Wall, em Alcântara; Ação Divulgação – Lançamento de Concurso no Facebook para eleição do vidrão favorito no Parque das Nações; acompanhamento de Press Trip com Jornalistas do canal televisivo Telematin, France 2; Animação e Pedagogia: visita guiada à peça de Telheiras, com os par - ticipantes e organizadores da 2ª Conferência CPLP; Palestras : Universidade Lusíada, ISCTE, Faculdade de Belas Artes de Lisboa, Festival IN –Audax, Faculdade de Letras de Lisboa; Universitat Barcelona – Facultat Belles Arts; Júris: 4º Concurso de Graffiti de Almada, organizado pela C.M.Almada; Facebook: 15.068 seguidores. PISAL - Levantamentos: finalização de atribuição dos níveis de salvaguarda à área levantada da Baixa Pombalina . Sensibilização: 4 Rotas do azulejo: 120 participantes; 2 ações de sensibilização e uma Rota do Azulejo com docentes e 24 alunos do 12º ano da Escola Artística António Arroio; Acompanhamento de pro - jeto de criação cenográfica a integrar espetáculo musical no CCB (1 de junho 2014), sob o mote do azulejo em espaço público; Edição permanente da Página de facebook Azulejos de Lisboa PISAL , que ultrapassa 1150 gostos (envolvendo cerca de 30 países em 6 meses); Formação/Divulgação: II Encontro “Património Azulejar: o Azulejo Hoje”; Preparação da antologia de textos inerente ao I Encontro de Património azulejar 2011 “Contributos para a Salvaguarda do Azulejo de Lisboa”. PATRIMÓNIO IMATERIAL - Definição, criação e ori - entação da metodologia de investigação no estudo da Procissão N. Sra da Saúde; Definição de guião para docu- mentário as Varinas de Lisboa; no âmbito da parceria CML-DPC com Comissão Social de Freguesia: envolvimento no projeto europeu CTIZENS. TOPONÍMIA – Comissão Municipal de Toponímia: vistorias de ar - ruamentos a inaugurar – 9. Processos de novos arruamentos – 2; Divulgação: Facebook: publicações origi - nais (historiais e postais) 36; Passatempos: 2; Outros:16; Trabalho técnico/administrativo: Instrução de Processos: 3; Respostas a solicitações do munícipe e outros:49; Fiscalização: Vistorias/Intervenções : 74; Pedidos de pintura e colocação de placas:82; colocação:1; reparação: 2; execução: 3. ESTUDOS DO PATRIMÓNIO - Lançamento do nº 2 da revista digital Rossio. Estudos de Lisboa com o Prof. Antoni Remesar (Universidade de Barcelona) como editor convidado; Tarefas de coordenação e investigação no âmbito do projeto Lx Conventos. GABINETE DE ESTUDOS OLISIPONENSES – Centro de Documentação: documentos consultados:2.330,utilizadores:321,digitalizações:350, fotocópias:625. Inserção no Horizon: 28 monografias, catalogação de analíticos: 186, mostras de documentação: 6. Demografia: inserção em base de dados de

87 Informação Escrita | novas famílias 745, novos indivíduos 2.460, rol de confessados 4.036. Efemérides: inserção na base de dados de 76 registos. CENTRO DE ARQUEOLOGIA DE LISBOA - Escavações arqueológicas : Construção do Jardim da Cerca da Graça; Ligação pedonal do Pátio B/ Terraços do Carmo/ Largo do Carmo; R. Norberto Araujo 21 a 29; “Cerca Velha” de Lisboa; piso 0 da Casa dos Bicos; cisterna do Chafariz d’El Rey; edifícios na Rua S. João da Praça 27, 33 e 39; Projetos: Elaboração do protótipo dos totens a colocar no espaço público para a sinalética do percurso pedonal da “Cerca Velha”; Centro recursos CAL: 11 pedido para estudo de diversos es - pólios, existentes em depósito, resultantes de escavações; Comunicações: 9, em diversos colóquios nacionais e internacionais; SALVAGUARDA DE PATRIMÓNIO – Ações de Conservação e Restauro – Escultura Marin - heiro ao Leme no Jardim Roque Gameiro ; Esculturas Monumentais da Pç de Londres; Apoio Técnico em em - preitadas: Ligação Pedonal do Pátio B da Zona Sinistrada do Chiado, Largo do Carmo e Terraços do Carmo; Tapada das Necessidades –– Casa de Fresco; Esculturas da série “Outono” de António Quina no Jardim Prof. Caldeira Cabral ; instalação «Eternidade contida» de Ana Vieira Ribeiro; Chafariz do Patrocínio; estruturas ar - queológicas do piso térreo da Casa dos Bicos ; Chafariz de Dentro; Estatuária no Jardim do Campo Grande; Es - cultura “Tejo” na Av. da Liberdade; Monumento evocativo ao Navio-Escola Sagres. Serviço de Azulejaria – Intervenção de conservação preventiva em painel de azulejo de Maria Keil e em azulejos recolhidos pelo RSB em edifício no nº 80 da Rua Coelho da Rocha; Acompanhamento das intervenções no “Terraço” do Convento do Carmo, no painel de azulejos na E.B. Mestre Querubim Lapa e no painel de Alice Jorge e Júlio Pomar, na Av. Infante Santo. Intervenções no Espaço Público – Acompanhamento de limpeza no painel de Abel Manta na Av. Calouste Gulbenkian; Desmonte de peça escultórica “Open Cinema” colocada na Praça Europa; Escul - tura “Kitgarden” de Joana Vasconcelos – Acompanhamento de reparação em elementos/bancos; Escadas na Av. Infante Santo – execução de projecto de reabilitação; Análises e pareceres técnicos diversos; Reunião com Comissão Técnica da Arte em Espaço Público; Apoio à colocação de peça escultórica em bronze “A pegada do Elefante”, junto Casa dos Bicos; Acompanhamento da conceção de Monumentos a José Afonso e ao Santo Condestável no âmbito do Orçamento Participativo ; Beneficiação e Requalificação de Equipamentos Museu de Santo António; Carpintaria de S.Lázaro ; Biblioteca Galveias; Biblioteca dos Olivais (quiosque); SATT-Oli - vais; Videoteca; Escola das Gaivotas; Biblioteca de Marvila; Palácio do Beau-Sèjour; edifício do futuro Museus do Aljube; Ateliers dos Olivais; Arquivo do Alto da Eira; Arquivo do Bairro da Liberdade; Colaboração com out - ras entidades: Mouraria (Rota das Igrejas), GLEM (património religioso local); EGEAC (Muralha do Castelo de S. Jorge). ARQUIVO MUNICIPAL – Exposições: Holstein Beck- 2.000 visitantes,8 visitas guiadas e 2 visitas comentadas. Lançamento do catálogo do Bairro Alto e DVD “Bairro Alto 500 Anos” com 90 participantes. Animação e Pedagogia: 20 actividades.570 participantes. Cooperação: Elaboração de candidaturas a pro - gramas de apoio, protocolos de parceria, de doação, de permuta, de depósito. Gestão de Informação: SITE continuação da afetação, edição, inserção de conteúdos informativos no backoffice ; Definição de requisitos de interoperabilidade com os SI´s. Gestão Documental: MEF/PCD-Macroestrutura Funcional/Plano de Clas - sificação para Administração Pública; ISI-Integração Sistemas de Informação DPC; Gestão de tesauros, de autoridades; Gestão e manutenção PCD (GESCOR). Avaliação: Depósitos Urbanismo, Alto da Eira e proces - sos de eliminação. Imagem/Comunicação: Conceção materiais do Serviço Educativo, Exposições, Publi - cações e outros; Conservação e Restauro: 515 peças. Transferência de Suporte: 32.473 digitalizações; 4.271 gravações em CD, 288 impressões. Gestão de pedidos: 1.041 leitores, 495 pedidos de consulta, re - produção e certidão, 639 requisições. Videoteca: Filmagens para projeto Álbuns Beck; Projeto: “Ligação pe - donal do Páteo B do Chiado, Largo do Carmo authoring DVD “Bairro Alto 500”; Documentário Artur Pastor; Filmagens, conclusão e exibição do Vídeo “Tributo a Eduardo Nery”; Som/Edição de vídeo para exposição de

88 Informação Escrita |

José Maçãs de Carvalho;” Newlleter –uma Cidade de Fernando Pessoa” na RTP2; Execução de DVD Congresso Pessoa 2010; Spot publicitário dos Percursos da Mouraria; Spot Mostra de Cinema América Latina; Pré-Produção Documentário Varinas de Lisboa; Panorama 2014, inserção de conteúdos no site da Videoteca e Panorama; Extensão Lisboa da 5ª Edição da Bienal de Porto Santo; Processo de Inventariação do Arquivo,1ª Fase; Gestão do Depósito: Documentação solicitada: Obras 5.566, Processos 246; Registo de Documen - tação nova: 2.718 Documentos; Registo de Documentação ingressa 2.015 Obras e 161 processos. Docu - mentação requisitada: 950 Documentos; Arrumados em depósito: 5.827 Volumes e 2.773 Processos. Documentação Organizada, acondicionada 600mL. Gestão do Depósito–Fotográfico: Descrição de 1.770 imagens para exposições, validados 1.193 registos, modificados 6.441 e criados 1.031. Monitorizadas 44 unidades de instalação e inventariadas 8.852 fotografias. Gestão de Documentos: registados 5.563 proces - sos novos; Organizados cerca de 2.143 processos e 89 obras e 84 ingressos de processos em obra. Tratamento Documental: fundo São José dos Carpinteiros: 700 registos. Validação do fundo Francisco Keil do Amaral,: disponibilização de 400 plantas on-line . Validação de 288 documentos do fundo Cassiano Branco. Preenchimento do âmbito e conteúdo das séries da subsecção Contabilidade do Urbanismo e Obras. Formação: 6 autoformações; 11 formações internas; Estágios: 1 estágio curricular concluído, 2 estágios curriculares a decorrer, 1 estágio de valorização profissional a decorrer.

Manuel Veiga Diretor Municipal de Cultura

89 90 Informação Escrita |

Direção Municipal de Economia e Inovação

ASSUNTO: Informação escrita do Sr. Presidente: Atividade desenvolvida pela Direção Municipal de Economia e Inovação (DMEI) no período de 24 de outubro a 15 de dezembro de 2013

Promoção, Atração e Apoio ao Investimento Efetuados vários atendimentos de interessados em criar negócios em Lisboa, nas áreas de venda ambulante de produtos alimentares e não alimentares, quiosques, utilização de contentores para fins diversos e outras pro - postas que envolvem ocupação da via pública. Alguns desses atendimentos resultaram em candidaturas a microcréditos no âmbito do programa Lisboa Em - preende, com o objetivo de obter financiamento inicial para o arranque do negócio. Paralelamente foram recebidas através do balcão Iniciativa Lisboa ou diretamente via email variadas solicitações sobre potenciais investimentos, as quais foram objeto de informação: entidades a contactar; acesso a espaços municipais ou outros, licenciamentos das respetivas atividades, incentivos e formas de financiamento, etc.

Empreendedorismo Nesta área do Empreendedorismo foram desenvolvidas várias iniciativas, entre as quais sublinhamos as seguintes:

FAB LAB LISBOA O FAB LAB LISBOA, inaugurado no passado dia 2 de julho, é um laboratório de fabricação e prototipagem digital situado no Mercado do Forno do Tijolo, na zona dos Anjos em Lisboa. Está aberto ao público 2 dias por semana. Os restantes dias servem para desenvolver projetos de caracter so - cial, workshops e de apoio ao empreendorismo. Desde a sua abertura, usaram o laboratório 329 pessoas, nas vertentes open day e por marcação. Foram realizados 2 workshops: 1 dirigido a estudantes estrangeiros e 1 dirigido a designers e arquitetos O FAB LAB LISBOA participou no seguintes eventos: Festival Greenfest, Experimenta Design e no Festival IN através da conceção projetos de e construção de estruturas. Rede de Espaços de Incubação Durante o período em consideração, foi concluído o 1º Inquérito às Empresas Localizadas na Rede de Espa - ços de Incubação de Lisboa , realizado em parceria com a empresa Macrometria, com o objetivo de conhecer e monitorizar o perfil das empresas incubadas nos espaços integrados na rede. Os resultados do inquérito foram apresentados publicamente num evento realizado dia 12 de dezembro na Bolsa de Valores de Lisboa ( Lisboa) dezembro: “Sete ideias e cinco perguntas sobre o empreendedo - rismo em Lisboa.” Consolidação da plataforma Rede de espaços de incubação e aceleração de empresas de Lisboa - www.in - cubadoraslisboa.pt . Estamos em processo de atualização do site e de extensão da rede a novas Incubadoras, como é o caso da Dock 38, da EDP Starter, do Madan Park e da PLAY – incubadora de Cinema e Artes da Uni - versidade Lusofona.

91 Informação Escrita |

STARTUP LISBOA LOANS / FINICIA LISBOA Estão abertas as candidaturas ao Fundo de apoio ao investimento destinando a micro e pequenas empresas, integrado no programa FINICIA do IAPMEI e gerido pela Startup Lisboa. Foram feitas análises e dados pareceres sobre várias candidaturas recebidas e encaminhadas já para a enti - dade bancária. Foram até ao momento aprovados e financiados dois projetos. Lisboa Empreende – Microempreendedorismo Insere-se na estratégia de empreendedorismo da DMEI e tem como objetivo responder às necessidades dos empreendedores que pretendem desenvolver pequenos negócios na cidade de Lisboa e que têm dificuldades no acesso ao financiamento.

Este projeto direciona-se, prioritariamente, para a dinamização de negócios na área do comércio e serviços cuja localização seja na cidade de Lisboa, e pretende constituir-se como resposta ao mercado de trabalho tradicional através do autoemprego.

A CML e o Millenium BCP assinaram no dia 9 de dezembro um protocolo de cooperação para a realização conjunta de ações de apoio ao empreendedorismo com recurso ao microcrédito, integrado no âmbito do pro - jeto “Lisboa Empreende”. Números do “Lisboa Empreende”: WORKSHOPS Workshop “Ser empreendedor é uma alternativa à minha situação atual?” – 303 participantes Workshop “ Sou Mais” - 40 participantes ATENDIMENTOS Inscrições: 305 Atendimentos agendados - 1º reunião: 264 Atendimentos realizados: 209 FOLLOW UP DOS ATENDIMENTOS REALIZADOS b 17 sem viabilidade b 149 em desenvolvimento b 13 diretamente Montepio b 2 diretamente BCP b 20 passaram para triagem Audax b 7 encaminhamentos para a ANDC b 1 encaminhamento Beta-i Entretanto, foram já aprovados 4 projetos pelo Montepio e 1 pelo Millenium Bcp. Comércio Lisbon Shopping Destination - Consolidação do projeto www.lisbonshopping.pt , que visa posiciona r Lisboa como um destino internacional de shopping (ligação do potencial turístico de Lisboa com o comércio e a economia local). Neste âmbito, foram realizadas reuniões com as Associações / Movimentos de Comerciantes da Cidade e dado apoio aos comerciantes na preparação dos eventos de Natal, nomeadamente: Castilho – “Golden Christmas” - 30 de novembro; São Bento – fins de semana dezembro;

92 Informação Escrita |

Guerra Junqueiro, Praça Londres e Av. Roma – fins semana dezembro; Campo de Ourique – “Natal mais Doce” - 7 de dezembro; Bairro Alto – “500 anos do Bairro Alto” - 15 dezembro; Baixa e Chiado – 19 dezembro tAssinatura do protocolo Lisbon Shopping Destination por parte das seguintes Associações /Movimentos de Comerciantes – Castilho, São Bento, Guerra Junqueiro e Campo de Ourique. tWorkshop de informação do programa COMÉRCIO INVEST, realizado na UACS em parceria com o IAPMEI, dirigido aos comerciantes de Lisboa.

Inovação e Conhecimento STUDY IN LISBON Aprovação e revisão da plataforma de teste online STUDY IN LISBON, a qual pretende assumir-se como agre - gadora de informação, atores e iniciativas, tendo como objetivo central atrair e reter talentos e posicionar a cidade de Lisboa como um Hub global nos domínios do conhecimento e da inovação. Esta agrega, numa primeira fase, informação de várias fontes e projetos da CML em torno do tema: Lisboa em Números; 10 Razões para estudar em Lisboa; Mapa do Conhecimento e Inovação de Lisboa; Procura o teu Curso; Serviços de Apoio aos Estudantes; Alojamentos; Informações Úteis- Check list; Lisboa na NAFS - “Study in Portugal”; Academia LX; Contactos úteis. Efetuadas reuniões com a Erasmus Student Network de Lisboa para planeamento de atividades futuras no âm - bito do projeto Study In Lisbon . Apoio institucional e via colaboração com o Fab Lab Lisboa, ao evento ISEL Formula Student. PROJETO CROSS INNOVATION Elaborado o primeiro draft do Local Implementation Plan (LIP) de Lisboa, para validação superior. Submetido o relatório de Despesas 2013 à BCU_Birmingham. Realizadas as duas reuniões finais do ano do Grupo de Implementação Local de Lisboa, em novembro e dezembro, respetivamente. PARTICIPAÇÃO NO FESTIVAL GREENFEST2013 Presença no Festival Greenfest 2013, no Centro de Congressos do Estoril: tColaboração da organização com o FabLab Lisboa onde foram concebidas algumas peças presentes no Festival tPresença em duas conferências, apresentando a estratégia para a Economia e Inovação na cidade. EVENTO GREAT PLACE TO WORK Numa iniciativa promovida entre a DMEI e o Great Place to Work Institute Portugal na Estufa Fria de Lisboa, foram apresentadas as conclusões de um estudo inédito sobre as “Melhores Capitais para Trabalhar na Europa”. Neste contexto, as 12 empresas vencedoras dos estudos, nacional e europeu, realizados pelo Great Place to Work Institute (Accor, Cisco Systems, Everis, Gatewit, Mars, Medtronic, Microsoft, Novartis Farma, ROFF, Royal Canin, SAS Institute e Unilever Jerónimo Martins), participaram no debate “Como contribuir para trans - formar Lisboa numa Great City to Work?”. A mesa redonda contou com a moderação de Rui Alves Veloso, editor de economia da RTP e Sandrine Lage, fundadora do Great Place to Work Institute em Portugal. Procedeu-se ainda ao reconhecimento das empresas destacadas nas listas nacional e europeia de 2013, realizadas pelo Great Place to Work Institute.

93 Informação Escrita |

Setores Estratégicos Clusters Estratégicos na Plataforma Lxi Finalização do módulo referente aos clusters estratégicos definidos para a cidade de Lisboa. Estão já georref - erenciados os atores da cidade de quatro desses clusters : Economia Criativa, Economia do Mar, Cidade da Saúde e Economia Digital. Estará disponível brevemente em http://clustersestrategicos.cm-lisboa.pt e con - figura-se como uma plataforma digital desenvolvida pela CML, que permite evidenciar o potencial estratégico destes setores para a economia da cidade. EUROBEST 2013 Realizou-se em Lisboa nos dias 4 a 6 de dezembro e pelo terceiro ano o Festival Europeu da Criatividade –EU - ROBEST. A gala de entrega dos prémios do Festival decorreu no Cinema S. Jorge e o diretor do Festival, Philip Thomas, chamou ao palco o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, para “retribuir à cidade” a hospitalidade no acolhimento do evento durante três anos consecutivos, bem como a generosidade da equipa municipal que nele colaborou, e que classificou de “incrivelmente boas”. A retribuição surgiu na forma de um prémio , que entregou ao autarca. FESTIVAL IN – Co-organização e participação CML Participação no Festival IN (14 a 17 de novembro) e organização do espaço dedicado à cidade de Lisboa, em conjunto com parceiros empreendedores da cidade (Quiosque do Refresco, Miss Can, Pátio Ambulante, Lis - bon Lovers) e com a Startup Lisboa. Co-organização e contactos com parceiros nas áreas criativas e do empreendedorismo na cidade, para pre - sença no festival. Presença em Conferências no âmbito do Festival: t Lisboa Criativa t Financiamento Criativo (Lisboa Empreende e Finicia) t Lisboa e Madrid, cidades criativas t Ideation LISBOA, ECONOMIA CRIATIVA Terminado o mapeamento dos atores estratégicos do setor, com inserção na plataforma Lxi, de acordo com projeto em desenvolvimento. Realização do 1º Fórum ‘WeTraders - Swapping Crisis for City’, feita pelo Goethe Institute em parceria com a CML, no FabLab Lisboa. É um projeto que envolve também as cidades de Berlin, Madrid, Toulouse e Turim, no sentido de ligar iniciativas levadas a cabo por artistas, atores da economia criativa, ativistas e cidadãos e demonstrar como o potencial criativo tem contribuído para combate à crise em contextos de reapropriação do espaço público. LISBOA, CIDADE DA SAÚDE Está em revisão final, o Blueprint Cidade da Saúde, com tratamento gráfico em parceria por parte da ETIC. Ter - minado o mapeamento dos atores estratégicos do setor, com inserção na plataforma Lxi, de acordo com pro - jeto em desenvolvimento. LISBOA, ECONOMIA DO MAR Terminado o mapeamento dos atores estratégicos do setor, com inserção na plataforma Lxi, de acordo com projeto em desenvolvimento. Está em produção gráfica o Blueprint ‘Lisboa, Economia do Mar’, com trata - mento gráfico em parceria por parte da ETIC.

94 Informação Escrita |

LISBOA, ECONOMIA DIGITAL Revisão final do texto do Blueprint sobre Lisboa Digital e finalização da Base de Dados com os atores relevantes do setor na cidade. Elaborado draft do primeiro Roadmap Lisboa Digital, com propostas de atuação integrada em torno do con - ceito de cidade digital. LISBOA, ECONOMIA VERDE Realizado o primeiro draft para a delimitação da Economia Verde na cidade, em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Relações Económicas Internacionais LEADING CITIES: Participação na “research call” mensal desta rede internacional COMITÉ DAS REGIÕES: Publicação do documento “Youth Employment - Making it happen” para o qual a DMEI elaborou conteúdos OUTRAS ATIVIDADES: - Formalização da candidatura da CML aos “World Smart Cities Awards 2013” -Formalização da candidatura da CML ao prémio do Financial Times/fDi “European Cities and Regions of the Future 2014/2015” - Receção de 5 dias à Delegação Sérvia da Universidade de Pristina, com apresentação da estratégia para a Economia e Inovação de Lisboa e visitas guiadas ao Ecossistema Empreendedor e de Inovação da Cidade. LISBOA FILM COMISSION Foi criada a Lisboa Film Commission, para a promoção da cidade, como destino privilegiado de filmagens e sessões fotográficas, incluindo um trabalho intenso de reorganização de atividades, processos e procedi - mentos para dinamizar o apoio às filmagens e produções audiovisuais na cidade. No período em análise a capacidade de resposta da Lisboa Film Commission permitiu a obtenção dos resul - tados abaixo: t 53 pedidos de filmagens e sessões fotográficas (cinema, publicidade e outros produções audiovisuais) t 99 Dias de filmagens t 4,3 Média de filmagens por dia na cidade t (c.) 52 mil euros Receitas municipais de taxas de ocupação de espaço público t (c.) 36 mil euros Incentivos municipais (não financeiros) às produções cinematográficas t(c.) 4 milhões de euros Orçamento das produções gasto em Lisboa (apenas cinema) tProduções a destacar: fCinema e outros: série televisiva Bella Block, série televisiva Os Filhos do Rock, longa metragem Beat - riz, Entre a Dor e o Nada, longa metragem Os Maias, longa metragem, Montanha , longa metragem Capitão Falcão , programa televisivo Fábrica da Música , curta metragem Miami , filme institucional Caçadores de Anjos fPublicidade e filmes comerciais: Nutridrink, , Vodafone, , Philips, Ferrero Roché, Sagres, Lexus, te - lenovela Sol de inverno tMercados internacionais de destino das filmagens: Reino Unido, França, Alemanha, Áustria, Rússia.

95 Informação Escrita |

Atividades desenvolvidas pela Lisboa Film Commission 1. No âmbito do apoio à produção audiovisual: fAcompanhamento e agilização de 22 pedidos de filmagens com apoio (longas metragens, curtas me - tragens, documentários, filmes institucionais, etc.) – reuniões prévias com as produtoras e os serviços municipais, pesquisa de locations , interlocução com os serviços da CML e entidades externas, acom - panhamento de rodagens. fAnálise e preparação de propostas de atribuição de apoio financeiro e não financeiro no âmbito do RAAML às produções cinematográficas: bO Fundeadouro Romano em Olisipo bEra uma Vez o Cinema bDreamocracy bAs Mil e Uma Noites bLisboa Ribeirinha bJohn From bA Film set called Lisbon 2. No âmbito do apoio à organização de eventos no setor audiovisual: fApoio à produção dos projetos: LEFF – Festival Internacional de Cinema de Lisboa & Estoril , Ciclo de ci - nema Harvard na Gulbenkian 2013/14, projeto 3D Europe Tour. 3. No âmbito da promoção de Lisboa como local de filmagens e da estrutura Lisboa Film Commission: Apresentação de comunicação no Plateau Lisboa Criativa – Festival In 2013, na Fil a 15 de novembro.

Paulo Carvalho Diretor Municipal de Economia e Inovação

96 Informação Escrita | Direção Municipal de Educação, Juventude e Desporto

Departamento de Educação Plano Tecnológico da Educação: Resolução de problemas de ordem técnica, na sequência da instalação de infraestrutura Wireless nas escolas Manuel Teixeira Gomes e Escola Lisboa Nº1. Pedido de alteração da colo - cação de internet na Básica Sarah Afonso e Escola dos Loios decorrente do início das obras nestes estabelec - imentos de ensinos. Continuação da gestão dos pedidos de restabelecimento de acesso à internet nas EB Raúl Lino, Dr. Nuno Cordeiro Ferreira e Quinta dos Frades conjuntamente com o Gabinete do Plano Tecnológico da Educação (PTE) do MEC. Gestão dos acessos básicos da internet das várias Escolas Básicas de Lisboa. Contratação Pública: Aquisição e colocação de material diverso em monoblocos na Escola Básica Parque das Nações e na Escola Básica Integrada Vasco da Gama. Aquisição e colocação de estruturas de telheiros na Escola Básica Paulino Montez. Fornecimento n.º 109/AQ/DE/DIR/13 – Aquisição de Serviços para Coor - denação Pedagógica e Artística e Desenvolvimento do Programa Orquestras Sinfónicas Juvenis – Orquestra Geração de Lisboa. 36 Processos de aquisição de serviços para funções equiparadas às de Assistente Op - eracional (Área da Educação), com vista ao apoio às crianças dos Jardins de Infância da rede pública da cidade de Lisboa. Lançamento de 9 procedimentos para fornecimento por ajuste direto (regime simplificado) em várias áreas: aquisição de frascos e tampas, aquisição e colocação de relva sintética, análises clínicas para cavalo, fornecimento e montagem de placas acrílicas em Creches, fornecimento e colocação de estores, aquisição de insetocutor, assistência técnica para a reparação de esquentadores, fornecimento e montagem de placa sinalética exterior. Dado que os procedimentos aguardam as declarações de fundos disponíveis, não se procedeu ainda à adjudicação, logo não há dívida. Protocolos: Protocolo de Colaboração com a Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadap - tados (CERCI) – Atividades Socialmente Úteis. Propostas para reunião da CML: CP Aquisição do Serviço de Transporte Escolar para as crianças do 1º CEB e dos JI da rede pública da cidade de Lisboa - Processo n.º 24/CPI/CCM/DP/2013 – Aprovação da Minuta do Contrato. CP com publicidade internacional para a aquisição de serviços de fornecimento de refeições trans - portadas ( catering ) às escolas básicas do 1º CEB e aos JI da rede pública da cidade de Lisboa –Processo n.º 14/CPI/CCM/DP/2013 - Aprovação do Relatório Final e Adjudicação. Emissão de parecer prévio para a aquisição de serviços de transporte escolar para as crianças do 1.º ciclo do ensino básico e dos JI da rede pública da cidade de Lisboa. Renovação do Contrato-Programa com a Elo Social – Associação para a Inte - gração e o Apoio ao Deficiente Jovem e Adulto, no âmbito do Regulamento de atribuição de apoios pelo Mu - nicípio de Lisboa. Comunicação: Atualização de conteúdos no Site da CML, nomeadamente, refeições, Escola Nova, Pro - grama B.a.Bá, Agrupamentos de Escolas e promoção da música (Sol Maior). Conceção de fichas de candi - datura (preenchimento online) para a Orquestra Geração, Conceção de placa para as creches integradas no programa B.a.Ba e continuação de ilustração de aves para livro em parceria com a Lisboa E-Nova e o De - partamento de Ambiente. Geoportal/Educação: Preenchimento de informação, conceção e produção de relatório sobre dados gerais relativos a todas as escolas sob gestão CML.

97 Informação Escrita |

Gabinete Lisboa, Cidade Educadora Elaboração de documento final do Grupo Temático “Projeto Educativo Local” pelos municípios de Azambuja, Évora e Lisboa. Proposta para que os municípios de Évora, Loulé, Palmela, Sesimbra e Odemira constituam grupo de trabalho específico para elaborar Projeto Educativo Local de cada um destes municípios integrando os princí - pios da Carta das Cidades Educadoras. Organização da edição do Boletim nº 21 da RTCE. Apresentação da Co - municação “Cidade Educadora – um conceito de intervenção local” na conferência “Aprender em Espaços Urbanos” promovida pela Associação O Direito a Aprender. Oferta da publicação em nome da Rede Territorial Por - tuguesa das Cidades Educadoras a todas as Bibliotecas Municipais que integram a rede nacional (247). Divisão de Apoio Sócio Educativo Passaporte Escolar e Pré-Escolar – Organização da reunião do início do ano letivo 2013-2014, no Arquivo Fotográfico, com 28; Conclusão da distribuição dos passaportes escolares e dos passaportes pré-escolares; divulgação de atividades, no quadro da oferta pontual. Reuniões para alargamento da rede de parceiros e preparação das propostas de Protocolos de Cooperação e edição do Guia da Oferta Educativa Passaporte Es - colar 2013-2014 e Revisão da Edição do Guia da Oferta Educativa Passaporte Escolar. Sol Maior – Decorrem as aulas nos três espaços (Piscinas Municipais da Ameixoeira e Oriente e Espaço Jovem B. Armador), com 79 jovens participantes. Ensaio de Bandas – Registou no período em análise 34 utilizações. Espaços da Juventude – Bairro do Armador registou cerca de 600 utilizadores, e Bairro Alto (que inclui os estudantes Erasmus) registou cerca de 1.800 utilizadores. RAAML – 5 pedidos de apoio não financeiros, apoiados com baias, caixotes do lixo, transportes e impressão de materiais, solicitados por 1 EB, 3 Associações do Ensino Superior e 1 Associação sem fins lucrativos. Alfacinhas: serviço pendular casa-escola-casa – Acompanhamento e monitorização do serviço que at - ualmente serve 12 escolas, para um total de 514 alunos. Serviço de Transporte Escolar Adaptado - Transporte casa-escola-casa, diário, de alunos com Necessi - dades Educativas Especiais acentuadas, em 3 viaturas de transporte adaptado da CML, com dois turnos, manhã e tarde (Nº. médio utentes médio: 43). Rede de Bibliotecas Escolares de Lisboa – Visitas de acompanhamento e monitorização de candidaturas à integração RBEL/2014; Análise de resultados e conteúdos resultantes da Reunião Concelhia realizada para abertura do ano letivo; Escolas de Trânsito – Nos dias 4, 6, 7 e 11 de novembro realizou-se uma Operação Stop na via pública em colaboração com a PSP, com entrega de folhetos elaborados pelos alunos da EB Alto St. Amaro. Realizou-se o módulo de formação “Álcool e a Condução” realizado em dois estabelecimentos de ensino, para 150 alunos do 9º ano. Na Escola de Trânsito da Serafina foi dada formação a 460 alunos. No autocarro Multimédia foram abrangidos 254 alunos com a Formação Segurança Rodoviária. Refeições Escolares - Candidatura ao Programa de Generalização de Refeições aos alunos do 1º ciclo. Programa de Apoio à Natação Curricular –1.º turno teve início a 1 de outubro e terminou a 15 de novem - bro, 3173 alunos inscritos, 151 turmas, em 14 piscinas. Realização das respetivas festas de encerramento. Início do 2º. turno. Para alunos com NEE, integrados em UAE, o 1.º turno teve início a 7 de outubro e decor - reu até 12 de dezembro na Piscina Municipal da Ameixoeira. Participam 21 alunos, de 5 escolas. Pré-Escolar - Seleção, recrutamento e procedimentos administrativos relativos à colocação de AAE nos JI em regime de prestação de serviços; Procedimento de mobilidade interna para Assistente Operacional (Área de Educação); Fase de seleção dos candidatos; Procedimentos de recolha de dados e atualização do Acordo Para a Educação Pré-Escolar;

98 Informação Escrita |

AAAF/CAF - Elaboração de informação relativa à transferência de verbas - 1ª. tranche 2013-2014, para as enti - dades executoras das Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF) e Componente de Apoio à Família (CAF). Participação em Seminários - Apresentação de comunicação no 12º. Seminário Binacional de Gestão Pública Municipal, nos Paços do Concelho entre os dias 4 e 8 de novembro. Projeto “Mochila Verde” - Formação de professores dos Agrupamentos de Escolas Gil Vicente, do Restelo e Santa Maria dos Olivais iniciada em 09 de novembro (decorrerá até 11 de janeiro). Divisão de Gestão do Parque Escolar Arquitetura: Análise e acompanhamento dos Estudos Prévios para a Requalificação das Escolas Vitor Palla, Sampaio Garrido e nº63; análise dos projetos de execução especialidades e pedido de retificação (JI dos Oli - vais); implantação de coberturas nos recreios do JI e Escola do Bairro do Armador; resposta a solicitação de informação relativa aos equipamentos escolares de 1º ciclo e jardins de infância para efeitos de registo pre - dial (DMPRGU/DPSVP) e para elaboração de Projetos (DMPO/DCME/DPE); elaboração de Programa Prelimi - nar para a requalificação da Escola Básica S. Sebastião da Pedreira (ex: n.º 35). Fiscalização: Elaboração de mapas com intervenções efetuadas e previstas para as novas Freguesias. Preparação de mapa com prioridades de intervenção de requalificação e de execução inadiável. Planeamento da Rede Escolar e Estudos – Elaboração dos inquéritos anuais para aplicação aos estabele - cimentos de 1.º Ciclo e Pré-escolar da rede pública de Lisboa; emissão de pareceres quanto à necessidade de novos equipamentos escolares e de ensino no âmbito de PMOT’s e outros estudos urbanísticos; sistema - tização da informação sobre a evolução do número de edifícios escolares da rede pública da cidade de Lis - boa. Creches: Análise e informação de processos (3) de pedidos de apoio financeiro relativos à gestão de creche. Elaboração de dossier para transição da competência das creches para a Ação Social. Diversos: Processo de avaliação do cumprimento da Deliberação nº 47/AM/2006 no que respeita às cláusu - las do domínio da Educação por parte do Colégio de São Tomás no ano letivo 2013/2014; resposta a solici - tações diversas de prestação de informação para serviços da CML e para entidades externas; informação sobre ponto de situação das casas de função da rede escolar do 1.º ciclo e pedidos de realojamento provi - sório de guardas, enquanto decorrem as obras de requalificação das escolas. Quinta Pedagógica dos Olivais:      

          

                

   

            ! 

    "#     

            $  %

   

 & ! &     '  ! %%

 & ! &      "#     

 & ! &     ' $  (

99 Informação Escrita |

2. Indicadores – Projetos Sócio Comunitários e Estágios

         

  )*   

+  ,- !  . !  ! / !  !  0 #1 (

2*&   3  4* ! 56*  *!  

0&  / !  7! !*&!    *! +  * 

8   !  0 #1 %

       !  

  )*   

+  ,- !  . !  ! / !  !  0 #1 

2*&   3  4* ! 56*  *!  9

0&  / !  7! !*&!    *!   *  

8   !  0 #1 9

Paulo Agostinho Diretor de Departamento de Educação

100 Informação Escrita |

Departamento de Desporto (DD) Divisão de Gestão do Parque Desportivo (DGPD) Núcleo Jurídico, Administrativo e Financeiro (NJAF)

1. Reuniões com várias entidades do movimento associativo e Juntas de Freguesia; 2. Respostas a solicitações por parte dos Diretores das IDM relativas à aplicação do Regulamento e Tabela de Taxas, Preços e outras Receitas Municipais; 3. Elaboração dos Contratos de Prestações de Serviços com técnicos de desporto e auxiliares de apoio ao Pro - grama Curricular de Natação para as escolas do 1º ciclo doe Ensino Básico; 4. Processo de solicitação de visto prévio ao Tribunal de Contas – Contrato-Programa de Desenvolvimento Des - portivo com a Associação Centro Cultural e Desportivo Estrelas S. João de Brito – Requalificação da Pis - cina Municipal da Penha de França; 5. Concurso Público para uso privativo de espaço para instalação, exploração, manutenção e reabastecimento de máquinas de venda automática de bebidas e produtos alimentares nas Instalações Desportivas Municipais; 6. Concurso Públicos de concessão de uso privativo para exploração do espaço de restauração do Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso; 7. Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo de acordo com RAAML, Lei de Bases da Atividade Fí - sica e do Desporto, Regime Jurídico dos Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo e Regulamento e Tabela de Taxas, Preços e Outras Receitas Municipais; 8. Procedimentos de apoio às reuniões do Conselho Municipal de Desporto; 9. Acompanhamento da gestão nas IDM descentralizadas: Piscina do Alvito, Campo de Ourique, Pista de Atle - tismo e Piscina de Vale Fundão; 10. Preparação de Propostas para sessão de Câmara; 11. Acompanhamento de execução dos Contratos de Prestação de Serviços das IDM; 12. Resposta a reclamações; 13. Lei das rendas – aplicação às Associações e clubes – Elaboração de parecer e declaração com vista à ob - tenção de estatuto de interesse público municipal.

Núcleo de Gestão e Funcionamento das Instalações Desportivas (NGFI ) PISCINAS MUNICIPAIS No decorrer deste período obtivemos nas 7 piscinas de gestão municipal (Alfama, Ameixoeira, Boavista, Casal Vistoso, Oriente, Rego e Restelo) , entre outubro e dezembro de 2013: 1. Um registo de 27.306 renovações de alunos, dos quais 17.347 estão inscritos em aulas de natação e 9.959 em aulas de hidroginástica. Estes dados correspondem a uma média mensal de 9.205 alunos. 2. As Piscinas do Restelo e a do Oriente, apresentam as maiores percentagens em termos de ocupação, re - spetivamente 92% e 88%, sendo que a média das 7 instalações é de 60%. 3. A receita total das piscinas foi 503.286,58 € (esta receita corresponde ao valor do fecho de caixa dos meses, não se tratando de receita oficial consolidada), ao qual se acresce 203.327,98 € referente à receita não co - brada de projetos da CML, e outros (segundo a tabela de preços em vigor). 4. Neste período, obtivemos um total de 27.885 utilizações livres, que representam uma receita de 47.473,23 €.

101 Informação Escrita |

5. O Programa “Lisboa Sabe Nadar”, tem inscritos 163 alunos nas piscinas municipais de Alfama, Ameixoeira, Casal Vistoso, Oriente, Rego e Restelo, tem uma oferta de 75 aulas por semana e já foram atribuídos 7 diplo - mas “Já Sei Nadar”, aos alunos que atingiram os objetivos do programa. 6. Nas piscinas municipais desenvolvem-se projetos próprios como “Programa de Apoio à Natação Curricu - lar de Escolas do 1.º Ciclo”, o “Desporto Mexe Comigo” e projetos das Juntas de Freguesia.

 ! "# !                                                                                                      !  "#$%  &        '          

Tabela – Dados referentes às piscinas municipais de outubro a dezembro de 2013

OUTRAS INSTALAÇÕES DESPORTIVAS MUNICIPAIS Neste período, obtivemos nos pavilhões (Ajuda, Boavista e Casal Vistoso), campos de futebol e grandes campos municipais (Alto do Lumiar e S. João de Brito) e na Pista de Atletismo: 1. Um total de 285 entidades em regime de cedência pontual e regular, que utilizaram num total de 3.152 horas de ocupação, com 20.135 utentes e um total de 47.721 utilizações. 2. A taxa média estimada de ocupação das instalações desportivas neste período foi de 23%. 3. O Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso, foi a instalação desportiva que apresentou a maior taxa de ocupação, respetivamente 62%. 4. A receita gerada neste período, (receita que corresponde ao valor de fecho de caixa do mês, não se tratando de receita oficial consolidada) nestas instalações desportivas foi de 21.202,42 €. 5. Neste período, os ginásios tiveram, 354 alunos. 6. A receita gerada neste período, (receita que corresponde ao valor de fecho de caixa do mês, não se tratando de receita oficial consolidada) nestes ginásios foi de 6.502,07 €. 7. Estas instalações desportivas municipais desenvolvem projetos próprios como o “Desporto Mexe Comigo” e projetos das Juntas de Freguesia. No decorrer do período, estes projetos envolveram 882 alunos, num total de 420 horas e uma receita não cobrada (segundo a tabela de preços em vigor) de 41.411,59 €.

102 Informação Escrita |

!$%&' ( !") *'+#',)%( !")*'-.!*' /)-)   !                                                                 (                     !  "#$%&     %  '       

-0 )                  !  "#$%&     %  '   Tabela - Dados referentes a outras instalações desportivas municipais outubro a dezembro de 2013

Divisão de Apoio aos Projetos Desportivos (DAPD) Núcleo de Apoio às Atividades Desportivas (NAAD) O Programa “ Desporto Mexe Comigo” desenvolveu desportos coletivos: futebol, futsal, rugby, voleibol, des - portos individuais: tênis de mesa, yoga, natação, desportos de combate: jiu-jitsu, jogo do pau português, kickboxing, lutas amadoras, boxe e atividades em grupo: aulas de educação física e psicomotricidade adap - tada, dança e apoio ao estudo complementando a atividade de rugby. Das atividades concretizadas destacam- se os seguintes indicadores: 135 sessões realizadas correspondentes a 187 horas de atividade, 2409 participações (875 femininas e 1534 masculinas); 6 reuniões de coordenação (parceiros) e 7 reuniões visando novas parcerias. Realizaram-se no Bairro da Boavista os festivais de abertura da época desportiva e de Natal, e 6 Atividades Pontuais/Conjuntas (boxe, ténis-de-mesa e dança) integrando outros Polos de Intervenção. No âmbito do Programa de Apoio à Natação Curricular dirigido às Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico , o 1.º turno decorreu de 1 de outubro a 15 de novembro de 2013, com 3181 alunos inscritos, distribuídos por 151 turmas, em 14 Piscinas: Piscinas Municipais de Alfama, Alvito, Ameixoeira, Boavista, Campo de Ourique, Casal Vistoso, Oriente, Rego, Restelo, Vale Fundão e Piscinas do Sporting Clube de Portugal, Clube VII, As - sociação dos Estrelas de S. João de Brito e Clube Nacional de Natação. Nos dias 16 e 17 de novembro, rea - lizaram-se em 14 Piscinas de Lisboa os 15 Festivais de Encerramento, deste turno, alusivos à temática de Lisboa, com a participação de 1088 alunos. Durante os festivais, estiveram patentes exposições de trabalhos dos alunos subordinados ao tema da Natação e Lisboa . O 2.º turno teve início a 18 de novembro de 2013, indo terminar a 20 de janeiro de 2014, com 3077 alunos inscritos . No que diz respeito aos alunos com necessi - dades educativas especiais (NEE), integrados nas Unidades de Apoio Especializado (UAE) das EB1, o 1.º turno decorreu na Piscina Municipal da Ameixoeira, de 7 de outubro a 12 de dezembro de 2013, com 27 alunos ins - critos, oriundos de 5 escolas, tendo participado 19 alunos. No dia 15 de dezembro de 2013 realizou-se a Festa Final do 1º turno - workshop para encarregados de educação e alunos, com a participação de 9 dos 16 alunos inscritos e realização de exposição de fotografias tiradas no decorrer das aulas.

103 Informação Escrita |

“Relativamente ao Programa de Apoios do Município de Lisboa ao Associativismo Desportivo, decorreram os procedimentos de análise de 262 pedidos de apoio financeiro (referentes a 118 entidades) e elaboração das respetivas fichas de análise para posterior elaboração de proposta a submeter à CML ao abrigo do Regulamento de Atribuição de Apoios pelo Município de Lisboa. O valor total previsto para a proposta é de 1.579.995 €. Du - rante o mesmo período decorreram os procedimentos de elaboração de informação de análise aos relatórios de execução física e financeira de 2013.” No que concerne ao programa de apoio à realização de exames de avaliação médico-desportiva , decorreram os procedimentos de análise, tendo em vista o pagamento aos Serviços Sociais da CML pelo serviço prestado na realização de 30 exames, no período de setembro a dezem - bro de 2013. No que concerne aos apoios logísticos concedidos a eventos registaram-se: 4 torneios e provas internacionais (entre eles 1 estágio), 6 provas nacionais (entre elas 2 estágios), 24 torneios e provas locais, outras iniciativas. Procedeu-se ao licenciamento de 3 provas de Cicloturismo, 28 provas de Atletismo e 1 outra prova desportiva (Pesca). No âmbito do Projeto “Atividades Náuticas na Escola” , realizou-se 1 reunião com a Associação Portuguesa de Treino de Vela (APORVELA) e 1 reunião com a APORVELA e as Escolas Secundárias Maria Amália Vaz de Carvalho, Camões, D. Dinis, Marquês de Pombal e D. Pedro V, tendo em vista a preparação e realização das atividades de navegação a bordo da Caravela Vera Cruz no ano 2014. Realizaram-se também 3 reuniões com os Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa e as tarefas de preparação no âmbito da coorganização das atividades do Programa “O Natal dos Alfacinhas” , a decorrerem no período de 18 de dezembro de 2013 a 2 de janeiro de 2014. Ainda no âmbito do trabalho deste núcleo, deu-se continuidade à recolha e ao tratamento estatístico dos dados refe- rentes aos praticantes federados das entidades do concelho de Lisboa, desagregados por escalão etário e sexo.

Núcleo de Manutenção e Planeamento das IDM Programação de Instalações Desportivas: Execução das peças procedimentais para Emp.ª n.º45/DMPO/DCMH/DMEM/2013, substituição do pavimento de relva sintética e instalação de rede de rega do GCJ do CDM da Boavista, júri concurso e acompanhamento da obra. Análise da viabilidade de implantação do pavilhão OpenPlay na parcela junto à Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos D. José I, JF do Lumiar. Acompanha - mento das obras de: instalação do pavimento desportivo no PCJ Capitão Salgueiro Maia - Clube de Futebol os Torpedos. Estudo prévio de arquitetura para o CD da Federação de Ginástica de Portugal. Parecer técnico para o PCJ Capitão Tenente Oliveira e Carmo por queixa de munícipe. Parecer técnico das condições do armazém do DD (cave técnica da PM Boavista). Estudo prévio de requalificação do CD da Lapa. Articulação com a JF de Marvila no procedimento para construção de PCJ no Bairro dos Alfinetes. Pareceres técnicos no âmbito dos processos 783/EDI/2013 – PIP edificação de complexo de padel e ténis na Quinta da Torre do Fato e 828/EDI/2013 – PIP de reabilitação/ reconversão dos equipamentos desportivos existentes na zona norte do Jardim do Campo Grande. Concurso Público Internacional para celebração de Contratos Administrativos de Concessão de Obras Públicas - Complexos Desportivos Municipais (CDM) do Areeiro e Olivais – acompa - nhamento das obras; CDM do Campo Grande acompanhamento da execução do projeto de licenciamento, reuniões com a EPAL e EDP. Apoio ao Associativismo Desportivo: Análise dos Relatórios de Execução Física e Financeira dos apoios para obras, de 2011-2013. Análise dos pedidos de apoio para 2014. Acompanhamento dos apoios para obras relativos a Contratos-Programa plurianuais de 2011. Processos Referentes a Sedes Sociais: Grupo Recreativo Pescadores da Torrinha; Sport Lisboa e Olivais; Futebol Clube Lisboa; Grupo Sport Chinquilho e Cruzeirense; Ingleses Futebol Clube; Clube Recreativo e Cultural Marvila Jovem; Clube Rugby do Técnico; Boa Hora Futebol Clube. Outros: Acompanhamento da implementação dos projetos vencedores do

104 Informação Escrita |

Orçamento Participativo 2012-2013 e do Orçamento Participativo Escolar 2011-2012. Histórico referente à ocupação das parcelas da Piscina dos Anjos, Complexo Desportivo dos Anjos e equipamento desportivo junto à sede da JF Benfica. Orçamento Participativo: Acompanhamento da implementação dos projetos vencedo - res do Orçamento Participativo 2012-2013 e do Orçamento Participativo Escolar 2011-2012. Reunião de In - terlocutores de nível 2 para avaliação da Edição 2013-2014. Memorando sobre projetos vencedores na área do desporto. Carta Desportiva do Município de Lisboa (NCML) : Texto para o site da CML. Elaboração de a) síntese da atividade desenvolvida pelo NCML no período 2009-2013 e perspetivas futuras, b) dossier /fichas de caraterização e cartografia das IDM locais por freguesia, c) cartografia de IDM/novas freguesias para a equipa de missão d) lista de entidades com atividade desportiva, e) aplicação sharepoint: carregamento e atualização de dados na tabela de entidades, f) pareceres técnicos para o PP Eixo Urbano Luz-Benfica e Es - tudo Urbano da Colina de Santana. Colaboração com o IGOT/UL para levantamento de informação sobre as ID nas freguesias de Carnide, Benfica e Arroios, por parte dos alunos da licenciatura de Planeamento do Território.

Mário Guimarães Diretor de Departamento de Desporto

105 Informação Escrita |

106 Informação Escrita |

Departamento de Modernização e Sistemas de Informação

Divisão de Projetos e Desenvolvimento Tecnológico tProjetos: f A Minha CML - Tem como objetivos: Base de Dados Única de Entidades; Portal de Serviços Integrado e com Single Sign-on; CRM Front-end Único para o Atendimento Presencial e Telefónico; GesLis Plataforma Única e Desmaterializada para a Gestão de Processos e Expediente e Repositório Documen - tal para as Aplicações de Negócio; f SIGA - Análise de documentação de projeto e assessoria técnica para a receção do sistema nas condições funcionais aceites pelo serviço promotor; f CRM – A minha CML Acompanhamento de atualização de CRM para versão compatível com projeto. Atividades de análise funcional e técnica e testes nos diferentes ambientes, com testes integrados na ver - são em qualidade com ligações a SAP e Gesturbe; f Gescor V3 - Expansão do sistema – Criação de documentos com detalhe técnico para a migração do sistema GescorV2 para GescorV3 e para a integração do sistema Lx Solicitações com GescorV3; Gestão, suporte e promoção de sessões de sensibilização para expansão do sistema Gescor V3 na DMPO. Estão concluídos os trabalhos junto de utilizadores do “secretariado” e núcleo de “expediente”; f QREN – Acompanhamento de projetos QREN, designados por LISBOA-01-0526-FEDER operações 60 (Plataforma de Interoperabilidade e Sistema Central de Referências comuns, de identificação & Autenti - cação), 61 (Reengenharia URBANISMO & Gestão Documental ) e 64, com resposta a questões colocadas pelos auditores externos; f SIADAP3 – Entregue a versão inicial do Projeto; f In Patrimonium/CMP – Desenho de requisitos e mediação entre unidades orgânicas utilizadoras do sis - temas para a otimização na sua utilização. Concluído projeto piloto; f AIP – Arquitetura de Informação do Património – Validação das pesquisas por novas freguesias; Atu - alização com fonte PRED: Análise dos interfaces diários de atualização de informação. Monitorização do interface diário de atualização de informação com as diferentes fontes de informação, nomeadamente o PRED (devolutos); f Integração com fonte PRED : Validação para atualização da informação na AIP com a passagem dos in - terfaces; f Apoio ao utilizador: Solução e correção de codsigs no RMOG para passagem de informação associada para o codsig de fração corrigido; f SMA - Subsídio Municipal ao Arrendamento - Apoio ao utilizador do Balcão Único Municipal Ocidental – Alcântara - para acesso ao simulador SMA; Disponibilização do link amigável para o simulador de sub - sídio (validação); f AIM – Alienação de Imóveis Municipais - Integração dos programas da Habitação com o registo em SAP das operações financeiras correspondentes; Validação de perfis de utilizador; Análise de pedido da área da habitação relativo a alteração do layout de ficha de Preço de Venda de modo a ser reutilizado pelos dois serviços DPSVP e DMHDS; Análise de pedido de alteração de processos de alienação;

107 Informação Escrita |

f FAE - Ficha de Avaliação do Estado de Conservação do Edificado - Análise de sugestões de melhoria en - viadas pela UCT; Análise de alterações, correção, validação e testes; Confirmar a atualização de edifício com criação de frações no RMOG, atualização no LXI e posteriormente na passagem de interfaces para o AIP (Arquitetura de Informação do Património); Apoio ao utilizador na pesquisa e criação de Fichas de Fração; f PRED - Devolutos e Processos IMI - Apoio ao utilizador: Identificação e correção de erros no formato de foto que impedia a produção de relatório; atualização das matrizes do edificado resultante da alter - ação com as novas freguesias; Atualização do estado de conservação e de ocupação na AIP com o reg - isto PRED apenas para os edifícios pertencentes ao universo PRED; f Portal do Executivo - Atualizações; Criação de utilizadores e alterações à estrutura existente; Formação aos utilizadores dos gabinetes criados na sequência da instalação do novo executivo f GIF – C ontinuação das alterações e correções que estão dentro do âmbito inicial do projeto e respetivos testes; Instalação e Formação dos módulos de Requisições e Gestão no RSB; f Cães e Gatos - A aplicação está pronta para ser utilizada em todas as Juntas de Freguesia. f Gerre - Alterações implementadas em produtivo. f Anubis - Correções ao sistema e os respetivos testes. Ligação SAP/finanças em testes. tDesenvolvimento e Manutenção de Sites e Aplicações fProjetos em desenvolvimento: SÒS; Gestão de acidentes; Nova Intranet CML; Site CML – novas funcio - nalidades; Site CML-GAU; Site CML- Toponimia, APPFregues, Aplicação RH. Manutenção de Sites: Pla - taforma PHP List; Plataforma Typo3; APEX; Plataforma Moodle; Plataforma Moodle na Divisão de Formação;SEF;Inquéritos; TaxiVaucher; GOPI;CRM; Gescor V3 Aplicação Gestão da Formação; Plataforma Bizgov; Sites : Museu Rafael Bordalo Pinheiro; Portal de Serviços; Site Lisboa Património Cultural; Intra - net; Site QREN Mouraria, Site da Videoteca; Site da AML; Foi concluído o Site CML – publicações online. tManutenção de Aplicações fManutenção corretiva e evolutiva do Sistema de Vencimentos - Para além das atividades mensais nor - mais referentes ao processamento de vencimentos, foi processado valor retroativo relativo a feriados do RSB, foram tratados processos da CGA e faltas por doença. fManutenção dos Sistemas Corporativos SAP - Apoio técnico aos principais sistemas SAP, nomeada - mente: SAP-Finanças, SAP-BI (orçamento), SAP-Gestão de Stocks, SAP-Metrologia, SAP-Rendas, SAP- SRM (compras; manutenção evolutiva), através da resolução de pedidos dos utilizadores registados no sistema de Helpdesk. Interfaces SAP: Em desenvolvimento : Eletricidade – SAP;. AIM – SAP. fProjetos SAP : Em Desenvolvimento: Isenções SAP - Receita - Entrega para testes de aceitação de: Lançamento manual; Interface Gesturbe; Interface Esgotos; Transação user-friendly; layouts de fatura; nota de crédito; fatura-recibo e recibo. Análise de OVP Billing; Em Testes : Vendas Faseadas; Reabilita Primeiro Paga Depois; Levantamento de Requisitos: Subsídio Municipal de Arrendamento; Cheques Devolvidos e Módulo dos Contratos de Financiamento (DGFOR; Continuam em curso : A criação/atua - lização dos manuais de utilizador e de parametrização SAP dos módulos Financeiros (Despesa e Receita) e o Levantamentos dos processos SAP dos módulos Financeiros (Despesa e Receita). Divisão de Administração de Sistemas e Infra - Estruturas tAdministração de Sistemas: Manutenção e otimização dos sistemas corporativos da CML, nomeada - mente da aplicação de vencimentos, área financeira, sistemas de georreferenciação, sistemas de licencia - mento urbanístico, sistema integrado de controlo de assiduidade, sistemas de gestão de correspondência e CRM; Elaboração do plano para auditoria dos perfis dos utilizadores.

108 Informação Escrita | tGestão e manutenção do Sistema de Email da CML: Criação de novas contas de e-mail para o novo executivo camarário; Análise, despiste e correção de anomalias verificadas no Sistema de Email. tProjetos: Novo Portal de Software: Otimização e reorganização do procedimento referente aos pedidos de instalação de software, através da reformulação do Portal Cad; Plano tecnológico Educação: - Gestão e manutenção dos acessos básicos à Internet de várias escolas básicas de Lisboa, em conjunto com o Gabi - nete do Plano Tecnológico da Educação (PTE) e do Ministério da Educação e Ciência; Reformulação do modelo de autorizações SAP: Validação/identificação dos Key Users e responsáveis dos módulos SAP por orgânica;- Elaboração do Manual “Gestão dos utilizadores SAP”. tGestão do Parque Informático: Elaboração relatórios de inventariação do parque informático existente e do software licenciado, para análise e validação das equipas operacionais. tGestão e Administração da Infraestrutura de Rede: Monitorização, configuração e administração da rede de dados e infraestrutura da rede de comunicação da CML, incluindo inventariação de equipamentos de rede e respetivos acessórios, troubleshooting” e resolução de problemas de redes, instalação de equipa - mentos ativos e respetivas conexões; Manutenção de servidores corporativos; Instalação e configu - ração/manutenção de equipamento destinado a funcionar como Firewall (externo e interno), DHCP servers, Routers, Proxys, etc. t Trabalho desenvolvido pelas equipas operacionais: Prestação de apoio técnico aos serviços (mu - dança, instalação e configuração de equipamentos, pontos de rede, telefones) na mudança de instalações; Apoio informático ao utilizador através da resolução de tickets encaminhados pelo serviço de helpdesk: instalação, configuração e manutenção de hardware, instalação de software, anomalias de rede; Gestão e manutenção de Base de Dados Locais; Administração e manutenção de servidores locais; Apoio informá - tico a eventos organizados e promovidos pela CML. Divisão de Relação com o Munícipe I – Atendimento Presencial fMunícipes Atendidos - Total de 26.375 munícipes, repartidos por: b Balcão Único Municipal | Centro – 17.839 b Balcão Único Municipal/ Centro Histórico- 2.518 b Balcão Único Municipal/ Oriental – 1.405 b Balcão Único Municipal/ Parque das Nações - 270 b Balcão Único Municipal/ Norte - 588 b Balcão Único Municipal/ Ocidental- 907 b Iniciativa Lisboa- 2.848. fTempo Médio de Espera: 19:20 min., repartido por: b Balcão Único Municipal | Centro – 13:22 min. b Balcão Único Municipal/ Centro Histórico- 26:54 min. b Balcão Único Municipal/ Oriental – 14:06 min. b Balcão Único Municipal/ Ocidental- 17:55 min. b Iniciativa Lisboa- 24:22 min. II – Atendimento Não Presencial fTelefonistas (Edifício Campo Grande, nº25): Telefonemas Recebidos:7.738; Telefonemas Realizados: 1.784. fTCentro de Atendimento ao Munícipe – Total de 33.744 repartidos por: Pedidos de Informação – 27.834; Pedidos de Intervenção – 5.730; Sugestões – 180.

109 Informação Escrita |

III – Gestão Integrada de Sugestões, Elogios e Reclamações (SER): Sugestões recebidas – 49; Elogios recebidos – 43; Reclamações recebidas – 174. IV – Pedidos registados nos balcões de Atendimento: Processos Gescor – 1.217; Registos de Entrada Gescor – 1.283; Pedidos registados em CRM – 1.234;Urbanismo (Gesturbe) – 8.849. V – Normalização de Documentos-Modelos/Formulários normalizados: 204. Divisão de Inovação Organizacional e Participação t Orçamento Participativo: Fase de votação do OP; Apoio á votação dos cidadãos através do autocarro mul - timédia em cerca de 20 locais da cidade; Cerimónia de encerramento da 6 edição do OP; Preparação orça - mental dos projetos vencedores da 6 edição do OP; Início da redação do relatório; Reunião de avaliação da edição do OP2013 com os interlocutores. t Simplificação: Receção a Alexander Heichlinger da EIPA/EPSA em virtude da avaliação do SIMPLIS que foi galardoado com um certificado de boas práticas , ficando nos 19 primeiros classificados em mais de 200 candidatos; Simplificação das Faqs da reabilitação urbana em articulação com o Gabinete do Vereador Manuel Salgado. t Agenda 21 Local: Preparação da 2ª Fase do “Bilhete do Comércio Tradicional” – vencedor do “Apelos Cidadão 21” de Benfica; Apresentação pública do projeto “Tratorino” – vencedor do “Apelos Cidadão 31” da Ameixoeira; Entrega das chaves da sede à Associação de Moradores do Bairro da Quinta do Charquinho. t Inovação :Testes ao Linkcities e sua adaptabilidade à CML; Elaboração dos relatórios LZ em Números; Apresentação da experiência de modernização e descentralização da CML no Seminário Binacional de Ges - tão Pública Municipal; Participação de 4 quadros da DIOP no dia P da DMRH; Apresentação do Lisboa Par - ticipa no 3.º workshop sobre Portais e desenvolvimento de Websites da medida 21 - A adoção do Software Livre ou de Código Aberto na Administração Pública na Torre do Tombo. tAcademia Lx 2013: Preparação da documentação a entregar ao júri do concurso. tCitySDK: Avaliação do segundo ano do projeto com desempenho de Excelente .

Pedro Milharadas Diretor de Departamento de Modernização e Sistemas de Informação

110 Informação Escrita |

Departamento de Auditoria Interna

tValidação diária, tanto a nível orçamental como extraorçamental, do “Mapa Diário de Resumo de Tesouraria” , através da reconstituição diária de todas as entradas e saídas dos meios monetários, com re - curso aos mapas emitidos pelo SAP; tRealização de contagens físicas junto da Tesouraria (dias 24 e 25 de outubro de 2013), nos termos legais e regulamentarmente previstos; tContinuação dos trabalhos de auditoria aos Protocolos de Delegação de Competências celebrados com as Junta de Freguesia, para o período 2011 e 2012 , conforme despacho do Exmo. Senhor Presidente de 2 de julho de 2013; tParticipação no I Fórum de Auditoria nas Autarquias Locais , promovido pelo IPAI - Instituto Português de Auditoria Interna; tAdministração da “Aplicação ACCP - Controlo dos Ajustes Diretos CCP” [Ajustes Diretos promovidos pela CML ao abrigo da alínea a) dos Art os 19º, 20º e 21º do Código dos Contratos Públicos (Decreto-Lei nº 18/2008, de 29/01), com vista à verificação do limite imposto pelo Artº 113º do mesmo diploma legal], in - cluindo helpdesk e gestão dos “alertas” por incumprimento dos prazos para inserção do cabimento e da adjudicação; tElaboração do Plano de Atividades do DAI para 2014 e respetivo QUAR (SIADAP 1); tInício da monitorização do “Plano de Prevenção de Riscos de Gestão, incluindo os de Corrupção e In - frações Conexas para 2013” ; tParticipação no Projeto “Comunidade de Aprendizagem - Gestão do Desempenho , de novembro de 2011 a dezembro de 2014 ; tAuditoria à EPUL – Contratação Pública e Recursos Humanos, em fase de contraditório; tAuditoria de Follow-Up aos registos efetuados na Aplicação ACCP em 2012 (qualidade de dados) , que se encontra em curso; tAnálise de 2 processos de empreitada: DMAU/DAEP: fQualificação do Jardim do Campo Grande, Zona Norte - PIPARU; fReabilitação da Fonte Monumental da Alameda Dom Afonso Henriques - PIPARU;

Nelson Duarte Diretor de Departamento de Auditoria Interna

111 112