Secretaria de Promoção da Igualdade Racial - Governo da -

Sepromi integra ações em defesa dos Povos e Comunidades Tradicionais Notícias Postado em: 27/04/2017 13:10

A Sepromi participou da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) que aconteceu no Oeste baiano, sob coordenação pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). A secretaria atuou na operação com foco na defesa dos povos e comunidades tradicionais, principalmente nas questões que envolvem o direito ao território.

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) participa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) que acontece desde a última segunda-feira (17), no Oeste baiano, sob coordenação pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). A operação, que tem visitado diversos territórios, está em sua 40ª etapa, contando com cerca de 30 órgãos estaduais e federais, visando identificar irregularidades nas cidades banhadas pelo Velho Chico e localidades vizinhas, a fim de evitar atividades de degradação do rio considerado da integração nacional, desenvolvendo as ações em caráter educativo e de orientação.

A Sepromi compõe a força tarefa, por meio da Coordenação de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais (CPPCT), com foco na defesa dos segmentos, principalmente nas questões que envolvem o direito ao território. “As agendas são, sobretudo, uma oportunidade de dialogarmos com as comunidades locais, os diversos setores da sociedade, conhecendo mais de perto as condições de vida, suas demandas e perspectivas. São ações que contribuem, por exemplo, com os processos de mediação de conflitos. Também disseminamos, dessa forma, o Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais e o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa, instrumentos essenciais para a efetivação de políticas públicas”, pontuou o coordenador da CPPCT, Cláudio Rodrigues.

Participam dessa FPI mais de 150 pessoas, entre policiais, profissionais e membros dos órgãos parceiros, sendo a Sepromi representada pelo técnico Fábio Santana. Para apresentar os resultados dessa operação, acontece nesta sexta-feira (28), às 14h, no CETEP de (antigo Colégio Modelo), uma audiência pública voltada à população e aos gestores dos municípios fiscalizados. No total, onze cidades foram visitadas: Ibotirama, Barra, Buritirama, Morpará, Muquém do São Francisco, , , Sítio do Mato, Brotas de Macaúbas, e .

A FPI

Os órgãos envolvidos na Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) são: Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), Departamento Nacional de Produção Mineral, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Polícias Civil e Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, secretarias de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura

http://www.sepromi.ba.gov.br 29/9/2021 6:26:35 - 1 (Seagri), Fazenda (Sefaz), Meio Ambiente (Sema), Saúde (Sesab), por meio da Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), Segurança Pública (SSP).

Participam, ainda, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE-BA), Superintendência da Pesca e Aquicultura no Estado da Bahia (SFPA/BA), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHRSF), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (NUDEPHAC), Superintendência do Patrimônio da União na Bahia (SPU/BA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), Fundação Nacional do Índio (Funai), além da Associação dos Geógrafos da Bahia e Marinha do Brasil.

* Com informações da FPI e Cecom / MP-BA

http://www.sepromi.ba.gov.br 29/9/2021 6:26:35 - 2