SESSÃO ACADÉMICA

31 de Janeiro de 2014

P R O G R A M A

Cortejo académico

Discurso da Reitora

Doutoramento honoris causa dos Excelentíssimos Senhores Arménio Miranda, Fernando Guedes e Roberto Carneiro São padrinhos o Prof. Doutor Francisco Carvalho Guerra, o Senhor D. Manuel Clemente e o Prof. Doutor Manuel Braga da Cruz, respectivamente

Intervenção Musical: The Candle of the Lord - Joy Webb

Imposição das insígnias e entrega das cartas doutorais aos doutores que obtiveram o grau em 2013

Intervenção Musical: What a wonderful World - George David Weiss

Distribuição de medalhas de prata da UCP aos funcionários que completaram 25 anos de serviço em 2013

Palavras de Encerramento por Sua Excelência Reverendíssima o Magno Chanceler

Cortejo académico

No fim da cerimónia será servido um de Honra.

Participação do Coro da Universidade Católica Portuguesa (Sede) sob a Direcção do Maestro Sérgio Peixoto

Doutoramento honoris causa

(sob proposta da Escola Superior de Biotecnologia)

Excelentíssimo Senhor

Arménio Pinheiro Miranda

Padrinho : Professor Doutor Francisco Carvalho Guerra

âmbito de disciplinas da área do processamento alimentar, de uma maior proximidade e exposição dos alunos ao ambiente industrial, da concessão de bolsas de estudo a alunos de Mestrado e, ainda, da iniciativa “Férias com Ciência”. Arménio Pinheiro Miranda Durante o seu percurso profissional foi orador convidado, participou e colaborou em Curriculum Vitae inúmeros congressos, conferências, seminários e jornadas técnicas de lacticínios e ainda de ingredientes alimentares, dietéticos, etc., que se realizaram no país e no estrangeiro. Escreveu diversos artigos de carácter técnico sobre leites fermentados para a revista de Arménio Pinheiro Miranda nasceu a 23 de Julho de 1939 em lacticínios “Via Láctea” (1992-1999). Roriz, Barcelos. Na área social, Arménio Miranda foi sócio fundador em 2008 do Centro Zulmira Pereira Iniciou a sua carreira profissional no Laboratório Lacto Invicta Simões – IPSS, sendo actualmente um dos principais mecenas desta instituição dedicada ao no Porto, em 1963. apoio à infância e terceira idade e ao acompanhamento de jovens em risco. É para esta instituição que reverte o resultado integral da venda da publicação literária “Ignorância No início da década de 70 começa a exercer funções na Longa Positiva”, de sua autoria. Vida – Indústria de Lacticínios a Central de Perafita, Lda. Com o crescimento da Longa Vida foi-lhe atribuída a missão de criar Entre outros cargos e actividades exercidos, destacam-se os de Vogal na Comissão Técnica e dirigir o Laboratório de Investigação, Tecnologia e de Normalização de Leite e Lacticínios (CT 32); Coordenador da 2ª Divisão Sectorial da Desenvolvimento, no qual é estudada e desenvolvida a ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios; Vice-Presidente da International evolução dos produtos existentes, a criação de novos produtos, Yoghurt Manufacturing Association, Paris (1989-1994); Sócio Fundador da Associação de diagramas tecnológicos, formulações, processos e produtos, Amizade -Tunísia (2004); Membro do Comité Nacional do Leite desde a sua lay-outs industriais, códigos internos de procedimentos e de controlo de qualidade. A Longa fundação, em 1999. Vida tornou-se a empresa de referência em inovação, qualidade e notoriedade de produtos lácteos frescos em Portugal e líder destacado no mercado, tendo integrado o maior grupo Foi distinguido pelo Presidente da República Portuguesa, em 2006, com o grau de mundial da alimentação, a NESTLÉ. Comendador da Ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial, Classe do Mérito Industrial. É justamente considerado como um dos pioneiros da inovação no sector agro-alimentar em Portugal. O desenvolvimento de iogurtes líquidos é uma referência temporal europeia do I&D em lacticínios, facto determinante na integração da Longa Vida no grupo NESTLÉ.

Criou e geriu o primeiro departamento de Controlo de Qualidade no sector de transformação de lacticínios. A Longa Vida foi um dos pontos de referência para a criação da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

Em 1992, e após ter concluído, aprovado e em parte adjudicado o projecto de reestruturação de toda a área industrial da Longa Vida, assume a Gerência da Frulact, SA, continuando na Longa Vida como Consultor da Administração – primeiro da Longa Vida e mais tarde da Longa Vida / Nestlé onde permaneceu até Janeiro de 1994. A partir desta data dedica-se a tempo inteiro à Frulact, SA, com a função de Presidente do Conselho de Administração. Uma vez mais foi pioneiro ao criar formalmente em 2004, na Frulact, um dos primeiros NITEC, Núcleos de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico. Actualmente o Grupo Frulact emprega centenas de pessoas directamente e milhares de forma indirecta, que suportam a cadeia de valor dos negócios das empresas, espalhadas por Portugal, França, Norte de África (Marrocos e Argélia), África do Sul e Estados Unidos, e exportando mais de 90% de valor acrescentado nacional.

Desde 2008 que assumiu com a Escola Superior de Biotecnologia o patrocínio da Cátedra Arménio Miranda em Processamento Alimentar, que se concretiza através de actividades no

Doutoramento honoris causa

(sob proposta da Escola Superior de Biotecnologia)

Excelentíssimo Senhor

Fernando Lobo Guedes

Padrinho : Senhor D. Manuel Clemente

Fernando Lobo Guedes Curriculum Vitae

Fernando Lobo Guedes nasceu a 29 de Dezembro de 1930 em Penafiel, é casado, pai de três filhos.

Obteve em 1956 o D.I.U.T. (Diplôme de l’Institut Universitaire Technologique) da Universidade de Dijon, na especialidade de Enologia.

Ingressou em 1952 na SOGRAPE (então Sociedade Comercial dos Vinhos de Mesa de Portugal, Lda), tendo exercido os cargos de Director Técnico de Produção (1957/1985), Presidente do Conselho de Administração - Sogrape Vinhos, SA (1990/2001), Presidente do Conselho de Administração - Sogrape Holding, SGPS, SA e, desde 1995, Presidente do Conselho de Administração - Sogrape SGPS, SA.

Foi Gerente da Vinícola do Vale do Dão (1957/98), Administrador da Água de Carvalhelhos, SARL (1975/82), Administrador da Barbosa & Almeida, SARL (1977/1986), Vice-Presidente da Câmara de Comércio Luso-Britânica (1978/87), Gerente da Guedes, Carmo e Silva, Lda (1981/2012), Director da Associação Comercial do Porto (1981/2012), Vice-Presidente do Conselho Geral do Banco de Comércio e Indústria (1986/1991) e do Banco Português de Investimento (1986/1998), Membro do Conselho de Administração da Fundação de Serralves (1989/1997) e da Domecq Canarias, SA (1989/1997), Presidente do Conselho Geral da SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação (1999/2002). É, desde 2012, Presidente do Conselho de Administração da Guesi – Comércio e Serviços, SA.

Desde a criação da Escola Superior de Biotecnologia, em 1984, que Fernando Guedes mantém, através da Sogrape, uma cooperação estreita com a Universidade Católica Portuguesa, fortalecendo uma frutuosa aliança entre o conhecimento e a produção, a universidade e a indústria, a inovação e a tradição. A participação conjunta em projectos de investigação e desenvolvimento e a formação avançada de executivos no sector da Enologia são áreas privilegiadas em que esta cooperação se tem concretizado.

Recebeu diversas distinções honoríficas, entre as quais o Diploma e Insígnias da “Order of the British Empire” (1989); do Presidente da República Portuguesa, o Diploma e Insígnias do grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito Agrícola, Comercial e Industrial (1995) e o Diploma e Insígnias da Grã Cruz da Ordem de Mérito Agrícola, Comercial e Industrial (2001); a Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, da Cidade do Porto (2006); a Medalha de Mérito Profissional, Classe Ouro, da Câmara Municipal de (2010).

Doutoramento honoris causa

(sob proposta da Reitora e da Faculdade de Ciências Humanas)

Excelentíssimo Senhor

Roberto Artur da Luz Carneiro

Padrinho : Professor Doutor Manuel Braga da Cruz

A sua actividade docente inclui a leccionação em diversos cursos de mestrado, de pós-graduação e de formação de executivos na UCP (áreas de Ciências da Educação, Serviço Social, Comunicação e Indústrias Culturais, Economia de Recursos Humanos), no Mestrado em Estudos Europeus no Roberto Artur da Luz Carneiro Instituto de Estudos Europeus de Macau, na formação de executivos na AESE-Escola de Direcção e Negócios e no Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública do INA-Instituto Nacional de Curriculum Vitae Administração. Foi Professor Assistente no Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa (1970-1974).

Roberto Artur da Luz Carneiro nasceu a 10 de Maio de 1947 em A nível internacional, foi perito e consultor principal do Banco Mundial (para os projectos de Cascais, é casado, pai de nove filhos. desenvolvimento na América Latina, Caraíbas e África, Europa Central e de Leste, com especial incidência nos domínios da educação, formação, desenvolvimento rural e urbano, gestão pública, Licenciado em Engenharia Química pelo Instituto Superior governação); da OCDE (Administração Pública, Educação e Prospectiva); da UNESCO (Política Técnico, mestre em Economia de Recursos Humanos – de Planeamento da Educação); da Fundação Calouste Gulbenkian (Cooperação e Educação, com Desenvolvimento Curricular e Estudos Avançados em especial incidência nos Novos Estados Africanos); da União Europeia (Programas de Curriculum pela Universidade de Coleraine, Irlanda do Norte. Educação/Formação, Investigação e Novas Tecnologias); do Conselho da Europa (Prospectiva e Fellow of King’s College London (1990). Políticas Educativas); do Conselho da Europa e Banco Mundial (Governabilidade e Políticas Doutor honoris causa pela Universidade Aberta (2013). Públicas na Federação Russa e na Bósnia-Herzegovina, 1997-1999). Foi também fundador e membro do Conselho de Administração e do Conselho Consultivo da South East European Exerceu diversos cargos governamentais, nomeadamente os de University, Tetovo, Macedónia. Ministro da Educação (XI Governo Constitucional 1987-91), de Secretário de Estado da Administração Local e Regional (VIII Entre outras responsabilidades internacionais assumidas, destacam-se as de Consultor e Governo Constitucional 1981-83), de Secretário de Estado da Coordenador do Programa SIGMA, programa da OCDE/CEE visando o apoio às Reformas Educação (VI Governo Constitucional 1980-81) e de Adjunto do Ministro dos Negócios Institucionais e de Estado nos Países da Europa Central e de Leste (1992/95); Presidente da Estrangeiros (1978). Comissão de Apoio ao Planeamento e Implantação da Universidade Católica de Angola; na OCDE, Examinador da Política Educativa da Turquia (1995), França (1993), Grécia (1995) e do Foi Presidente do Conselho de Administração da Fundação Escola Portuguesa de Macau Ensino Superior em França (1997); Membro da Comissão Internacional para a Educação no (1998-07), do Instituto Fontes Pereira de Melo (1983-86) e do Observatório da Sociedade da Século XXI, presidida por Jacques Delors (UNESCO, desde 1993); Vice-Presidente e Membro do Informação e do Conhecimento, UMIC (2004-05); Vice-Presidente do Instituto Nacional de Forum Sociedade da Informação criado no âmbito da Comissão Europeia, sob a iniciativa do Administração (1983-91); membro do Conselho Geral da Fundação Calouste Gulbenkian Comissário M. Bangemann (desde Julho 1995-99); Vice-Presidente e Membro do Bureau que (1997-2001), do Conselho Consultivo do Centro Científico e Cultural de Macau e é, desde 2005, coordena o Grupo de Reflexão sobre Educação-Formação da Comissão Europeia, sob iniciativa membro do Conselho Económico e Social como personalidade independente. da Comissária Edith Cresson (1995/98); Presidente do Painel de Avaliação quinquenal do Programa ESPRIT da UE (tecnologias da informação - 1996/97); Membro do Senior Expert Foi Director do Jornal “TEMPO” (Jornal Universitário 1965-70), Presidente da TVI-TELEVISÃO Group do programa INFO 2000 (UE - 1997/98); Presidente do Painel de Avaliação Interina do INDEPENDENTE S.A (Fevereiro 1992/Março 1996) e da Assembleia Geral da Rumos, SA programa INFO 2000 (UE – 1998); Membro do International Futures Forum, St. Andrews (1996-2005) e é Presidente do Conselho de Administração da Forum SGPS (desde 1996) e do (2001-05); Membro do Conselho Científico do WEM (World Education Market) (2000-03); Conselho de Administração da Eduweb SGPS (desde 2005). Membro da 2ª Câmara da e-Europa (2004-05) e Presidente da Task-Force sobre o futuro da Sociedade da Informação; Perito e Membro do Conselho Director da Conferência eLearning da É Presidente do CEPCEP – Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da Comissão Europeia (2005); Membro do ISTAG – Information Society Technologies Advisory Universidade Católica Portuguesa, desde 1985. Group – da Comissão Europeia (2005-06); Presidente do Conselho Científico da 3ª Conferência IberoAmericana sobre Indicadores para a Sociedade da Informação (2005); Membro do Conselho Exerceu os cargos de Presidente do Conselho Editorial da Revista Nov@Formação, INOFOR Editorial da Revista European Journal of Education (2001-05); Presidente do Conselho Editorial (2002-05), de Director da Revista Colóquio/Educação e Sociedade da Fundação Calouste da Revista European Journal of Education (desde 2005). Gulbenkian (1997-99), de Coordenador científico do Observatório da Imigração, ACIME (2002-05), de Presidente do Grupo de Trabalho para o Acompanhamento das Estatísticas da Publicações: Sociedade da Informação (INE, 2004-05) e ainda de Director de investigação de dezenas de Tem cerca de 400 artigos, “papers” e livros publicados sobre Educação, Gestão Pública, Gestão do projectos de âmbito nacional e internacional. Conhecimento, Aprendizagem Organizacional, História, Prospectiva, Desenvolvimento dos Media, Sociedade da Informação e temáticas contemporâneas. Director da Enciclopédia Didáctica “Activa Integrou diversos Painéis de Avaliação de cursos universitários (Fundação das Universidades) e de Multimédia” (ed. Lexicultural) e da Enciclopédia para Pais “Educar Hoje” (ed. Lexicultural). concursos de investigação (FCT- Área de Artes e de Estudos sobre Migrações). Coordenador Geral da colecção Biografia dos Reis de Portugal (34 volumes) e Coordenador do Manual Escolar Tecnologias da Informação e da Comunicação 9º/10º anos (Lisboa Editora, 2004-05).

DOUTORAMENTOS h.c. ATRIBUÍDOS PELA Doutor Bronislaw Geremek, professor do Collège d’Europe-Natolin 31 de Janeiro de 2003 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Doutor Jacques Drèze, professor de Economia da Université Catholique de Louvain 31 de Janeiro de 2003 Sua Eminência o Cardeal Humberto Medeiros, Arcebispo de Boston 26 de Maio de 1977 Doutor Hilmar Fenge, professor de Direito da Universität Hannover 31 de Janeiro de 2003 Doutor Hans Flasche, professor emérito de Literatura da Universidade de Hamburgo Doutor Aníbal Pinto de Castro, professor aposentado da Faculdade de Letras da 1 de Novembro de 1979 Universidade de Coimbra e Presidente da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa Doutor Paul Mikat, professor de Direito da Universidade de Bonn, antigo Ministro 2 de Fevereiro de 2007 da Renânia do Norte-Vestfália e Presidente da Görres-Gesellschaft zur Pflege der Wissenschaft Pe. Doutor Luís Archer, SJ, professor jubilado de genética molecular da 2 de Fevereiro de 1985 Universidade Nova de Lisboa 2 de Fevereiro de 2007 Sua Eminência o Cardeal Josef Höffner, Arcebispo de Colónia 31 de Julho de 1987 Dr. Rui Manuel Chancerelle de Machete, Presidente do Conselho Executivo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento Eng. Luís Maria Nolasco Guimarães Lobato, Administrador da Fundação Calouste 2 de Fevereiro de 2007 Gulbenkian e primeiro Presidente da Comissão de Gestão Financeira da Universidade Católica Portuguesa Sua Eminência o Cardeal , membro da Congregação para a Doutrina 3 de Fevereiro de 1992 da Fé, da Congregação para as Igrejas Orientais, do Conselho Pontifício para a Cultura e do Conselho Pontifício para o Diálogo Interreligioso Doutor Jacques Masquelier, professor jubilado de Farmacognosia da Universidade de 4 de Fevereiro de 2011 Bordéus 19 de Junho de 1996 Doutor António Barbosa de Melo, professor jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Senhor Fernando Nicolau de Almeida, enólogo 4 de Fevereiro de 2011 19 de Junho de 1996

Doutor Luiz Vicente Cernicchiaro, professor de Direito da Universidade de Brasília 24 de Novembro de 2000

Doutor Paulo José da Costa Jr., professor de Direito da Universidade Federal de S. Paulo 24 de Novembro de 2000

Doutor Francisco dos Santos Amaral Neto, professor de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro 24 de Novembro de 2000

DOUTORAMENTOS EM 2013

FACULDADE DE FILOSOFIA

• Adelino Francisco de Oliveira A transformação das relações de poder a partir da experiência do mandamento do amor - uma aproximação filosófica à perícope de João 13, 1-20 sob a perspectiva da analítica do poder de Michel Foucault

• Maria de Fátima Marques Rodrigues Acolher a vulnerabilidade: reflexão antropológica e ética sobre o voluntariado no âmbito dos Leigos para o Desenvolvimento

• Maria do Carmo Pagan Forti Justificação e Legitimidade da experiência religiosa a partir do catolicismo popular em Juazeiro do Norte

• Ramiro Délio Borges de Meneses Da hospitalidade em Derrida ao acolhimento em Saúde

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS

• Ana Isabel Lapa Fernandes Visões da pobreza na primeira pessoa. Contributos para o entendimento do fenómeno social da pobreza na Cidade de Beja

• Ana Paula Sintra Salvo Paiva O Universo em Expansão... A formação de ativos com recurso a metodologias de elearning

• Cátia Sofia Afonso Ferreira Second Life: representation and remediation of social space

• Diana Isabel Adriano Gonçalves Eskatastrophè. The representation of 9/11 and the critique of singularity in American culture

• Eveline Maria de Filomena Azevedo Monteiro da Silva Por um Ethos do Cuidar em Contexto Escolar

• Maria Inês da Graça Bolinhas O possível e o necessário na ontologia de Tomás de Aquino - Do Ente contingente ao Ser necessário FACULDADE DE DIREITO CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS

• Ana Isabel da Costa Afonso • Jorge Manuel de Almeida Gomes da Costa A condição como elemento acidental do negócio jurídico. Ensaio em torno de modalidades especiais Para um Estudo da memória e Identidade Portuguesas com António Lobo Antunes de compra e venda • Maria Lucília Pinto de Almeida Rocha • António Manuel Carneiro da Frada Marques de Sousa “Burro velho não aprende línguas!”?: uma questão questionável! Contribuições para uma prática A Europeização do Direito Internacional Privado - os novos rumos na regulamentação das contextualizada situações privadas transnacionais na EU • Paula Cristina Correia Soares Intercompreensão: uma utopia? Avaliação de competências de compreensão escrita em plurilingues e • Maria Isabel Cantista de Castro Tavares não plurilingues De “velhos” ius ad bellum e ius in bellum a um novo”novo” ius post bellum?

• Marta Vaz Canavarro Portocarrero de Carvalho ESCOLA DAS ARTES A (in)disponibilidade do poder administrativo nos contratos sobre o exercício de poderes públicos, • na transacção e na arbitragem Ana Isabel Falcão Burmester Cudell Silva Pinto Materiais e Técnicas em Pintura Contemporânea Portuguesa - Um estudo para a conservação

• Patrícia Helena Nunes Fragoso Martins Reis de Carvalho • Andrew James Farnell Rethinking access by private parties to the Court of Justice of the European Union: Judicial Review Designing sound: Procedural audio research based on the book by Andy Farnell of Union Acts before and after the Lisbon Treaty • Daniela Filipa dos Santos Coelho O Mobiliário Pintado em Portugal do Século XVIII: Materiais, Técnicas e Estado de ESCOLA SUPERIOR DE BIOTECNOLOGIA Conservação

• Catarina Raquel Leite Amorim • Frederico José Rodrigues Henriques Microbial Degradation of fluorinated compounds- Studies on Biodegradation Mechanisms and Metodologias de documentação e análise espacial em conservação de pintura Biotreatment Systems • Joana Isabel Monteiro da Silva Salgueiro Machado Machado A Pintura Portuguesa quinhentista de Vasco Fernandes: estudo técnico e conservativo do suporte • Lígia Leão Pimentel Deepening the Knowledge on the role of enterococci, from manufacture through maturation of • José Manuel de Oliveira Mendes traditional cheeses A Obra de Nuno Gonçalves - Estudo Técnico

• Maria Isabel Pereira Silva Campelos • Márcia Lopes de Moura Hazards and Control of Risks in Artesanal Meat Products in Portugal Projectos Artístico-musicais: o contributo do ensino não formal para o desempenho académico e para a consolidação das competências musicais no segundo ciclo do ensino básico

• Sandra Cristina Ferreira Borges • Maria da Cunha Matos Lopes Pinto Leão Aguiar Selection of an antimicrobial culture to be used in the prevention of neonatal listeriosis Os materiais e a técnica de pintura a óleo na obra de Aurélia de Souza e a sua relação com a conservação

• Pedro Duarte Leal Gomes Pestana Automatic Mixing Systems Using Adaptive Digital Audio Effects

• Pedro Miguel Pereira Monteiro • Maria João Carrilho Vitória Peres Ordem, caos e percepção. Um modelo teórico e analítico para Lux Aeterna de György Ligety O Sucesso escolar começa em casa: entre a escola e a vida, contextos de aprendizagem matemática

• Salomé Silva de Carvalho • Maria Luísa Pinho Teixeira das Neves Tavares Moreira História, teoria e deontologia da conservação e restauro aplicadas à pintura sobre madeira em Projecto Fenix - Sentidos de um Projecto Emergente: A Constituição de Caminhos Conducentes ao Portugal Sucesso Escolar

• Sónia Barros dos Santos • Micaela Cristina Sousa Santos Introdução e circulação de novos materiais de pintura em Portugal no Século XIX Aprendizagem da Leitura e Escrita em Crianças com Trissomia 21: Proposta de um modelo de Intervenção

FACULDADE DE ENGENHARIA INSTITUTO DE ESTUDOS POLÍTICOS • Cláudia Isabel Sá dos Reis Digital Mammography: Characterization of practice and equipment performance in Portuguese • Ana Teresa Clímaco de Albuquerque Leitão healthcare providers A Igreja Católica e os partidos democratas-cristãos em contextos de transição para a democracia: os casos de Portugal e Espanha (1974-1982)

FACULDADE DE ECONOMIA E GESTÃO • Filipe Manuel Pathé Duarte O Jihadismo Global: da Teoria à Pratica. Contributos para o estudo da Estratégia de Subversão • Liliana Catarina Rodrigues de Meneses Fernandes Armada de um Antimovimento Secular Three Essays on the Measurement of Child Well-Being • Fernando Paulo da Cruz Gabriel The Pursuit of Peace and the Character of a Modern State. A critical revision of Michael FACULDADE DE EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA Oakeshott's philosophy of history and its application to the study of international political thought

• Alcina dos Prazeres Branco Alexandre Cardoso • Zeferino Dulo Capoco O E-Escolinha como projecto mobilizador das comunidades educativas O Nacionalismo e o Estado. Um estudo sobre a história política de Angola (1961-1991)

• Ana Maria Albuquerque de Sousa A Intervenção dos Pais no Governo da Escola Pública: Estudo de caso INSTITUTO DE BIOÉTICA

• José Pedro de Melo Rosa Amorim • António Carneiro Torres Lima Da abertura das Instituições de Ensino Superior a Novos Públicos: o caso Português Bioética, antropologia e educação: Pontes para o futuro

• Lourenço Xavier de Carvalho • Carla Margarida Coelho Marques Abrantes Teixeira Claro da Fonseca Literacia Social – Os valores como Fundamento de Competência Burnout em cuidados intensivos. Uma perspectiva bioética

• Lúcia Maria Pereira de Sousa e Almeida • Carlos Alberto Fernandes de Almeida Pereira Escola e Diversidade. Interpelações da Pedagogia Social Ciência e Ética: Reequacionamento da relação sob o prisma da investigação em células estaminais

• Maria da Luz Rodrigues Gomes Lopes • Joana Raquel Fernandes Quina Araújo Peres A Literacia digital dos Professores do 2º e 3º ciclos das Escolas do Concelho de Viseu Novos lugares de identidade e de responsabilidade: um modelo de deliberação para o ensino da bioética • Maria Ilídia de Meireles Cabral da Rocha Vieira Gramática Escolar e (in)sucesso - os casos do Projecto Fénix, Turma Mais e ADI • João Alírio Xavier Bezerra Leitura do Pensamento Bioético de Paulo da Cruz (Séc. XVIII), no seu epistolário • Joaquim Carlos Pinheiro da Costa • Luís Fernando Carvalhinho Lisboa dos Santos A relação entre médico e pessoa doente na doença renal crónica Uma história da enfermagem em Portugal (1143-1973). A constância do essencial num mundo em evolução permanente • Susana Pinto Leite Vasconcelos Teixeira de Magalhães Bioética e literatura: entre a imaginação e a responsabilidade • Manuel Luís Vila Capelas Indicadores de qualidade para os serviços de cuidados paliativos em Portugal

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE • Margarida Maria de Sousa Lourenço Quitério Prevenção da obesidade infantil - proposta de um modelo de intervenção • Ana Isabel Fernandes Querido A promoção da esperança no Fim de Vida. Avaliação da efectividade de um Programa de • Maria Alice Correia de Brito Intervenção em Pessoas com Doença Crónica Avançada e Progressiva A reconstrução da autonomia após um evento gerador de dependência no autocuidado. Uma teoria explicativa • Ana Lúcia Caeiro Ramos Construção e Adequação de um instrumento de medição de risco de lesão não intencional em • Maria da Saudade de Oliveira Custódio Lopes ambiente doméstico/familiar, em crianças até aos 4 anos Apoiar na parentalidade positiva: áreas de intervenção de enfermagem

• Ana Maria de Barros Pires • Patrícia Cruz Pontífice Sousa Valente Ribeiro Ser Enfermeira em Portugal da 1ª República à instauração do Estado Novo (1910-1933): A natureza do processo de conforto do doente idoso crónico em contexto hospitalar : Construção de Leituras na Imprensa Generalista uma teoria explicativa. Projecto integrado de vivência e cuidado co-criado

• Andreia Cátia Jorge Silva da Costa • Sandra Sílvia da Silva Monteiro Santos Cruz Famílias que integraram pessoas dependentes no autocuidado - estudo exploratório de base Do ad hoc a um modelo de supervisão clínica em enfermagem em uso populacional no Conselho de Lisboa • Sílvia Maria Alves Caldeira Berenguer • Célia Maria Jordão Simões Silva Validação do diagnóstico de enfermagem. Angústia Espiritual Espiritualidade e religiosidade das pessoas idosas: consequências para a saúde e bem-estar

• Fernanda dos Santos Bastos A pessoa com doença crónica - uma teoria explicativa sobre a problemática da gestão e do regime terapêutico

• Isabel Maria Pinheiro Borges Moreira Competências do Familiar cuidador da pessoa com doença oncológica em quimioterapia

• João Manuel Galhanas Mendes A dimensão espiritual do ser humano: o diagnóstico de angústia espiritual e a intervenção de enfermagem

• Jorge Eurico Gonçalves de Sousa Ferreira A Missão e a acção dos enfermeiros militares portugueses (da Guerra da Restauração à Grande Guerra)

• José Carlos Quaresma Coelho Sofrimento e Espiritualidade da pessoa com esclerose múltipla

Medalha de Prata atribuída aos Funcionários que completaram, em 2013, 25 anos ao Serviço da Universidade

Carlos Manuel Pinheiro Gonçalves

Isabel Maria dos Santos Agostinho

Maria Cristina de Araújo Branco Pinheira Pereira

Maria Delfina Lopes Cardoso Melo

Maria Francisca Albuquerque Magalhães Basto

Maria João Monteiro Palermo de Faria

Natália Ferreira Matias Fernandes