RESULTADO DA PAUTA LEGISLATIVA SEMANAL

SENADO FEDERAL Plenário – 13 a 15/03 – 14h – Sessão deliberativa

Na pauta do Plenário do Senado, o PLC 8/2016, que altera o Código Penal para aumentar, de um terço à metade, o tempo da pena de prisão por feminicídio no caso em que esse crime seja praticado em descumprimento de medida protetiva de urgência prevista na Lei Maria da Penha. Também na pauta o PLS 240/2016, que cria o Plano Nacional de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens; e o PLS 469/2015, que agrava a pena de crimes praticados em situação de tocaia nas imediações de residência, no interior de escola ou em raio de até cem metros do ambiente escolar. Resultado: O Plenário do Senado aprovou o PLC 187/2017, que simplifica as regras para a obtenção e renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas). O projeto segue para sanção presidencial. O Senado também aprovou o PLC 8/2016, que prevê novas hipóteses para o aumento no tempo da pena de reclusão aplicável ao feminicídio; e o PLS 240/2016, que cria o Plano Nacional de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens. As matérias voltam para análise da Câmara. Foi aprovado, ainda, o PLS 341/2017, que estabelece uma quarentena de três anos para que ex-membros do Ministério Público e Magistratura exerçam advocacia privada, a partir de seu afastamento do respectivo cargo por aposentadoria ou exoneração. A matéria seguirá agora para exame da Câmara.

Comissão de Constituição, Justiça e (CCJ) – 14/03 – 10h – Plenário 03

Item 24 – PLS 272/2016, do senador Lasier Martins - Altera a Lei nº 13.260, de 16 de março de 2016, a fim de disciplinar com mais precisão condutas consideradas como atos de terrorismo. O relator, senador , apresentou parecer pela aprovação, com emendas. Resultado: Projeto adiado. Item 28 – PLS 227/2012, do senador Armando Monteiro - Estabelece regras e critérios mínimos para o registro de infrações penais e administrativas pelos órgãos de segurança pública no território nacional. O relator, senador , apresentou parecer pela aprovação, com emendas. Resultado: Projeto adiado.

CÂMARA DOS DEPUTADOS Plenário – 13 a 15/03 – 14h – Sessão deliberativa

O Plenário da Câmara pode votar a proposta que permite a coleta de assinaturas eletrônicas de eleitores para a apresentação de projetos de lei de iniciativa popular (PL 7005/2013). Resultado: Os deputados aprovaram o PL 595/2003, que permite às emissoras de rádio retransmitirem o programa Voz do Brasil em horários diferentes do atual (19h às 20h). A matéria será enviada à sanção. O Plenário da Câmara elegeu dois membros do Conselho da República nas vagas que cabe à Casa indicar conforme previsto na Constituição. Foram indicados o deputado José Carlos Aleluia (DEM/BA), com 168 votos, e o ex-ministro da Justiça Eugênio José Guilherme de Aragão, com 156 votos, indicado pelo PT.

Comissão Externa Rompimento Bacias Rejeitos Mineração Barcarena – CEXPARA – 13/03 – 14h30 – Plenário 03

Audiência Pública para averiguar o possível desastre ambiental em Barcarena/PA. Convidados: representante da Empresa Hydro Alunorte; Thales Belo, secretário do Meio Ambiente do Pará; Ismael Moraes, advogado dos moradores do município de Barcarena; Johny Giffoni, defensor Público Estadual; Lafayette Nunes, presidente da Comissão de Assuntos Minerários da OAB/PA; Eliane Moreira, promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará; Bruno Araújo Valente, procurador da República; Simone Pereira, da Universidade Federal do Pará; Marcelo Lima, do Instituto Evandro Chagas; José Vergolino, da Defesa Civil do município de Barcarena. Resultado: Não houve participação de membro do Ministério Público Federal.

Grupo de Trabalho Propostas Segurança Pública – GTSEGUR – 13/03 – 15h – Plenário 16

Definição do roteiro de trabalho da Comissão destinada a receber propostas de parlamentares sobre segurança pública. Resultado: Os deputados do Grupo de Trabalho destinado a receber propostas de parlamentares sobre segurança pública apresentaram as prioridades de suas bancadas. Cada parlamentar selecionará os projetos que estão em tramitação na Casa que acreditam que devem receber atenção especial. Após analisar as propostas, o coordenador do grupo de trabalho, deputado Alberto Fraga (DEM/DF), informou que levará os mais relevantes à presidência da Câmara, para que eles sejam apreciados com prioridade.

Respeitosamente,

Natasha Machado Assessora Parlamentar Fone.: (61) 3961-9012 (61) 99121-2238 DR. JOSÉ ROBALINHO CAVALCANTI PROCURADOR REGIONAL DA REPÚBLICA PRESIDENTE - BIÊNIO 2017/2019