INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2013

Disciplina a participação dos Membros do Ministério Público do Estado da , no plantão judiciário das comarcas do interior, em conformidade com a Resolução n° 71/2009, do Conselho Nacional de Justiça, bem como com a Resolução n° 06/2011, do Tribunal de Justiça.

O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos X e XLVI do art. 15 da Lei Complementar nº 11, de 18 de janeiro de 1996, e

CONSIDERANDO que, nos moldes do artigo 127 da Constituição da República Federativa do Brasil, o Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbida da defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis;

CONSIDERANDO que se aplica ao Órgão Ministerial o preceito constitucional previsto no art. 93, inciso XII, quanto à necessidade de prestação ininterrupta de serviços jurisdicionais;

CONSIDERANDO a edição da Resolução n° 71, de 31 de março de 2009, do Conselho Nacional de Justiça, que estabelece parâmetros mínimos a serem observados no que concerne aos plantões permanentes;

CONSIDERANDO que o Conselho Nacional do Ministério Público recomenda, aos Ministérios Públicos da União e dos Estados, a adoção de medidas tendentes a garantir a permanência de membros do Parquet em plantão do Poder Judiciário;

CONSIDERANDO a necessidade e a conveniência de aprimoramento na organização da atuação do Ministério Público do Estado da Bahia, nos plantões judiciários;

CONSIDERANDO que é recomendável que a participação do Ministério Público no plantão judiciário das comarcas do interior guarde razoável similitude com o modelo adotado pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, consoante Resolução n° 06 de 15 de junho de 2011 e Provimento n° 05/2012- CCI;

CONSIDERANDO que a atuação no Plantão Judiciário de primeiro grau de jurisdição compreende atribuições cíveis e criminais e, por isso, deve envolver todos os membros do Ministério Público;

CONSIDERANDO que é dever funcional de todos os representantes ministeriais "atender aos interessados, a qualquer momento, nos casos de urgência", nos precisos termos do art. 43, inciso XIII, da Lei nº 8.625 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público - LONMP), de 12 de fevereiro de 1993, e art. 145, inciso III, da Lei Complementar Estadual nº 11, de 18 de janeiro de 1996, e que a atuação do Ministério Público deve ser equânime, obedecendo- se os critérios objetivos da universalidade, obrigatoriedade e antiguidade, aliados ao interesse público para formação de escala:

RESOLVE

Art. 1º- A participação dos membros deste Ministério Público com atuação nas comarcas do interior no Plantão Judiciário de Primeiro Grau ocorrerá, durante os dias úteis, no horário compreendido entre as 18 (dezoito) e 8 (oito) horas; e, nos dias de sábados, domingos, feriados, pontos facultativos, recessos, bem como quando o expediente for suspenso ou reduzido, por força de ato de autoridade competente.

Parágrafo único - O horário de atendimento poderá ser reduzido, acompanhando o adotado pelo representante do judiciário, em razão da baixa demanda de serviços jurisdicionais, da insuficiência de recursos humanos ou peculiaridades locais, observando-se o disposto no artigo 3° da Resolução n° 71/09 do Conselho Nacional de Justiça, quanto ao período mínimo de três (03) horas contínuas de atendimento ou dois períodos de três (03) horas.

Art. 2° - Considera-se como plantão judiciário de primeiro grau a prestação de tutelas jurisdicionais de urgência, dirigidas aos órgãos do Poder Judiciário Estadual, nos horários relacionados no artigo 1°, exclusivamente relativas às matérias de atribuição do Órgão Ministerial, entre as definidas nos incisos I a VIII, do artigo 2°, da Resolução n° 06/2011, do Tribunal de Justiça, a saber:

I – pedidos de habeas corpus e mandados de segurança impetrados contra ato de autoridade submetida à competência jurisdicional do magistrado plantonista;

II – comunicação de prisão em flagrante;

III - pedido de concessão de liberdade provisória, com ou sem fiança;

IV – pedido de relaxamento de prisão;

V – representação da autoridade policial ou requisição do Ministério Público pela decretação de prisão temporária ou preventiva;

VI – pedido de antecipação de tutela, havendo grave risco à saúde de enfermos;

VII – medidas cautelares, de natureza cível ou criminal, havendo fundado receio de lesão irreparável ou de difícil reparação;

VIII – medidas urgentes, cíveis ou criminais, da competência dos Juizados Especiais. Parágrafo único – Competirá ao Promotor de Justiça Plantonista avaliar a admissibilidade da sua atuação, considerando as peculiaridades e urgência que o caso oferece, de modo a justificar a necessidade de pronunciamento ministerial imediato e extraordinário.

Art. 3°- Serão designados para atuar no Plantão Judiciário de Primeiro Grau nas comarcas do interior todos os membros deste Ministério Público, observando-se a divisão judiciária (regionalização) do Estado da Bahia, definida pela Resolução n° 10, de 21 de dezembro de 2011, do Tribunal Pleno, com alterações introduzidas pela Resolução 45/12, consoante no Anexo I.

§ 1° - Todos os Promotores de Justiça, titulares ou substitutos, com atuação nas comarcas do interior, participarão do Plantão Judiciário, obedecendo-se a ordem cronológica crescente de antiguidade na entrância e acompanhando-se sempre o Juiz de Direito da comarca sede da Região Judiciária, definida pela Resolução 10/2011 do Tribunal de Justiça, independentemente das respectivas atribuições, observado o sistema de rodízio e escala mensal, definidos antes do termo de cada período.

§2 °- As escalas mensais serão elaboradas pelas respectivas Promotorias de Justiça Regionais e encaminhadas pelos Promotores de Justiça/Coordenadores Regionais à Secretaria-Geral do Ministério Público para conhecimento e publicação, com a antecedência mínima de 05 (cinco) dias do início do respectivo plantão.

§ 3º - As escalas previstas no parágrafo anterior serão publicadas no Diário Eletrônico da Justiça da Bahia ou noutro meio de publicação que vier a ser considerado oficial por esta Instituição, bem como afixadas nas Promotorias de Justiça ou nos Fóruns das Comarcas do interior.

§ 4º - Nas hipóteses de insuficiência de Promotores de Justiça ou ausência de titularidade em uma Promotoria de Justiça Regional, observado o elemento distância na viabilidade de cumprimento do plantão, a Secretaria-Geral poderá, mediante provocação ou de ofício, vincular a Promotoria de Justiça Regional ou Promotoria de Justiça à regional diversa, para fins de escala de plantão.

§ 5° - O Promotor de Justiça Plantonista poderá cumprir o regime de plantão em sua residência, devendo informar ao servidor do judiciário plantonista o telefone e o endereço onde poderá ser encontrado.

§ 6º - Atendendo a requerimento formulado, a Secretaria-Geral expedirá certidão eletrônica que ateste a atuação do Promotor de Justiça no respectivo Plantão, para fins de registro.

Art. 4º - São facultadas a permuta e a substituição, de comum acordo, entre os membros plantonistas, desde que comunicadas formalmente:

I - ao Coordenador das Promotorias de Justiça Regionais, sempre com cópia à Secretaria Geral;

II - ao Promotor suplente.

Parágrafo Único. A comunicação, em todas as hipóteses, deverá ser feita no prazo de até 2 (dois) dias úteis antes do início do correspondente período de plantão.

Art. 5º - Em caso de licenças, férias, afastamentos, impedimentos e suspeição do Promotor de Justiça plantonista, o respectivo período de plantão será atendido pelo Membro do Parquet escalado para a etapa seguinte, salvo deliberação em contrário da Secretaria Geral ou do Promotor de Justiça Coordenador da Promotoria Regional, conforme o caso.

Parágrafo único- O Promotor de Justiça que atuar em substituição deverá ser compensado na próxima escala de plantão pelo Promotor de Justiça substituído, em decorrência do período trabalhado.

Art. 6°- A atuação do Membro do Ministério Público em regime de plantão não implica em sua vinculação aos feitos, que deverão ser encaminhados ao Promotor de Justiça Natural.

Art. 7°- Nas Promotorias de Justiça das Comarcas do interior, durante o Plantão do Judiciário, poderá ficar à disposição do Promotor de Justiça um servidor, previamente escalado.

Art. 8° - Será disponibilizado um aparelho celular aos Promotores de Justiça que participarem do Plantão Judiciário, por meio do qual poderão ser acionados.

Art. 9°- Os casos omissos neste Ato serão analisados e decididos pelo Procurador-Geral de Justiça.

Art. 10 - Esta Instrução Normativa entrará em vigor no dia 1º de março de 2013.

GABINETE DO PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA,15 de fevereiro de 2013

WELLINGTON CÉSAR LIMA E SILVA Procurador-Geral de Justiça

ANEXO I

REGIONAL DO PROMOTORIAS DE PROMOTORIA DE PLANTÃO MINISTERIAL JUSTIÇA JUSTIÇA REGIONAL (observando-se a divisão DO MINISTÉRIO judiciária (regionalização) PÚBLICO DO ESTADO do Estado da Bahia, DA BAHIA definida pela Resolução n° 10, de 21 de dezembro de 2011, do Tribunal Pleno, com alterações introduzidas pela Resolução 45/12)

Alagoinhas ALAGOINHAS

Aporá * ALAGOINHAS

Conde ALAGOINHAS

ALAGOINHAS Entre Rios ALAGOINHAS

Esplanada ALAGOINHAS

Inhambupe ALAGOINHAS

Rio Real ALAGOINHAS

Sátiro Dias * Baianópolis BARREIRAS Barreiras BARREIRAS

Cotegipe BARREIRAS Cristópolis * BARREIRAS BARREIRAS BARREIRAS

Luiz Eduardo Magalhaes BARREIRAS Riachão das Neves BARREIRAS Santa Rita de Cassia BARREIRAS São Desiderio BARREIRAS Wanderley BARREIRAS Angical BARREIRAS Barra de Estiva Brumado BRUMADO BRUMADO

Condeúba VITÓRIA DA CONQUISTA Ituaçu BRUMADO Livramento de Nossa BRUMADO Senhora BRUMADO Presidente Jânio Quadros BRUMADO BRUMADO Rio do Antônio * BRUMADO Tanhaçu BRUMADO Camaçari CAMAÇARI

Candeias SIMÕES FILHO CAMAÇARI Dias D'Ávila CAMAÇARI CAMAÇARI CAMAÇARI Mata de São João CAMAÇARI CAMAÇARI São Francisco do Conde SIMÕES FILHO São Sebastião do Passé SIMÕES FILHO Simões Filho SIMÕES FILHO Terra Nova SIMÕES FILHO Cansanção EUCLIDES DA CUNHA * EUCLIDES DA CUNHA Euclides da Cunha EUCLIDES DA CUNHA EUCLIDES DA CUNHA Monte Santo EUCLIDES DA CUNHA * EUCLIDES DA CUNHA Queimadas SERRINHA Tucano EUCLIDES DA CUNHA Uauá EUCLIDES DA CUNHA Amélia Rodrigues

Conceição de Feira FEIRA DE SANTANA Riachão do Jacuípe FEIRA DE SANTANA Coração de Maria FEIRA DE SANTANA Feira de Santana FEIRA DE SANTANA Ipirá FEIRA DE SANTANA Irara FEIRA DE SANTANA Santa Barbara FEIRA DE SANTANA Santo Estêvão FEIRA DE SANTANA São Gonçalo dos Campos FEIRA DE SANTANA FEIRA DE SANTANA Teodoro Sampaio * SIMÕES FILHO Botuporã * BRUMADO Caculé GUANAMBI Caetité GUANAMBI GUANAMBI Guanambi GUANAMBI Igaporã GUANAMBI GUANAMBI Licínio de Almeida * GUANAMBI GUANAMBI GUANAMBI Pindaí * GUANAMBI Riacho de Santana BOM DA LAPA GUANAMBI GUANAMBI BRUMADO Brotas de Macaúba Ibotirama IBOTIRAMA IBOTIRAMA Macaúbas BRUMADO Morpará * IBOTIRAMA IBOTIRAMA * ITABUNA ITABUNA ITABUNA

Canavieiras ILHEUS ITABUNA Ibicaraí ITABUNA Ilhéus ILHEUS ILHEUS /ITABUNA Itabuna ITABUNA

Itacaré ILHEUS Itajuípe ITABUNA ITABUNA ITABUNA Santa Luzia ILHEUS ITABUNA Una ILHEUS Uruçuca ILHEUS Ibicuí ITABERABA

Boa Vista do Tupim * ITABERABA Iaçu ITABERABA ITABERABA * ITABERABA Itaberaba ITABERABA Mairi FEIRA DE SANTANA Ruy Barbosa ITABERABA América Dourada * IRECÊ

Barra IRECÊ IRECÊ IRECÊ Central IRECÊ IRECÊ Ibititá * IRECÊ IRECÊ Irece IRECÊ Joao Dourado IRECÊ Jussara * IRECÊ Lapão IRECÊ Presidente Dutra IRECÊ Sao Gabriel IRECÊ Uibaí * IRECÊ Xique-Xique IRECÊ Itambé VITÓRIA DA CONQUISTA Itapetinga ITAPETINGA ITAPETINGA ITAPETINGA Itororó ITAPETINGA ITAPETINGA Potiraguá * ITAPETINGA Caldeirão Grande *

Capim Grosso JACOBINA Itaetê * ITABERABA Jacobina JACOBINA JACOBINA JACOBINA Morro do Chapéu IRECÊ Mundo Novo JACOBINA JACOBINA * JACOBINA São Jose do Jacuípe* JACOBINA Saúde JACOBINA Serrolândia * JACOBINA ITABERABA Várzea do Poço * JACOBINA VITÓRIA DA CONQUISTA Brejões SANTO ANTÔNIO DE JESUS Ipiaú JEQUIÉ * JEQUIÉ Itagi * JEQUIÉ Itagibá JEQUIÉ * VALENÇA * JEQUIÉ JEQUIE Itiruçu JEQUIÉ JEQUIÉ Jequié JEQUIÉ Jitaúna JEQUIÉ Maracás JEQUIÉ Marcionílio Souza * ITABERABA Milagres ITABERABA Santa Inês SANTO ANTÔNIO DE JESUS Ubatã ITABUNA

Casa Nova Curaçá JUAZEIRO Juazeiro JUAZEIRO JUAZEIRO Pilão Arcado JUAZEIRO

Remanso JUAZEIRO Sento Sé JUAZEIRO Sobradinho JUAZEIRO Abaré Chorrochó PAULO AFONSO Glória * PAULO AFONSO PAULO AFONSO PAULO AFONSO

Macururé * PAULO AFONSO Paulo Afonso PAULO AFONSO * PAULO AFONSO Alcobaça TEIXEIRA DE FREITAS Eunápolis EUNÁPOLIS EUNÁPOLIS Ibirapuã TEIXEIRA DE FREITAS EUNÁPOLIS EUNÁPOLIS EUNÁPOLIS TEIXEIRA DE FREITAS Itanhém TEIXEIRA DE FREITAS TEIXEIRA DE FREITAS TEIXEIRA DE FREITAS Nova Viçosa TEIXEIRA DE FREITAS Porto Seguro PORTO SEGURO Prado TEIXEIRA DE FREITAS Santa Cruz Cabrália PORTO SEGURO Teixeira de Freitas TEIXEIRA DE FREITAS Belmonte PORTO SEGURO Antas PAULO AFONSO Cicero Dantas EUCLIDES DA CUNHA Cipó SERRINHA ALAGOINHAS SERRINHA ALAGOINHAS

Paripiranga PAULO AFONSO Ribeira do Pombal EUCLIDES DA CUNHA Bom Jesus da Lapa

Cocos SANTA MARIA DA VITORIA SANTA MARIA DA VITORIA SANTA MARIA DA SANTA MARIA DA VITORIA VITORIA Santa Maria da Vitória SANTA MARIA DA VITORIA Santana SANTA MARIA DA VITORIA SANTA MARIA DA VITORIA SANTO ANTONIO DE Amargosa SANTO ANTONIO DE JESUS JESUS FEIRA DE SANTANA Castro Alves SANTO ANTONIO DE JESUS Conceição do Almeida SANTO ANTONIO DE JESUS SANTO ANTONIO DE JESUS FEIRA DE SANTANA Itaparica VALENÇA SANTO ANTONIO DE JESUS Jiquiriça SANTO ANTONIO DE JESUS SANTO ANTONIO DE JESUS FEIRA DE SANTANA SANTO ANTONIO DE JESUS Mutuípe SANTO ANTONIO DE JESUS Nazaré SANTO ANTONIO DE JESUS Santa Terezinha SANTO ANTONIO DE JESUS Santo Amaro SIMÕES FILHO Santo Antônio de Jesus SANTO ANTONIO DE JESUS São Felipe SANTO ANTONIO DE JESUS São Felix FEIRA DE SANTANA Sapeaçu SANTO ANTONIO DE JESUS Ubaíra SANTO ANTONIO DE JESUS Andaraí * SEABRA SEABRA Lençóis SEABRA SEABRA Mucugê SEABRA Palmeiras SEABRA Piatã SEABRA

Seabra SEABRA * IRECÊ Itiúba SENHOR DO BONFIM SENHOR DO BONFIM SENHOR DO BONFIM Pindobaçu SENHOR DO BONFIM Senhor do Bonfim SENHOR DO BONFIM SERRINHA SERRINHA Conceição do Coite SERRINHA Gavião * SERRINHA * SERRINHA Nova Fatima SERRINHA SERRINHA Pé de Serra * FEIRA DE SANTANA

Retirolândia SERRINHA Riachão do Jacuípe FEIRA DE SANTANA SERRINHA São Domingos * SERRINHA Serrinha SERRINHA

Teofilândia SERRINHA Valente SERRINHA VALENÇA VALENÇA ITABUNA JEQUIÉ Ituberá VALENÇA VALENÇA Marau ILHEUS Nilo Peçanha * VALENÇA Taperoá VALENÇA Valença VALENÇA Wenceslau Guimaraes VALENÇA

Anagé VITÓRIA DA CONQUISTA Barra do Choça VITÓRIA DA CONQUISTA VITÓRIA DA CONQUISTA Candido Sales VITÓRIA DA CONQUISTA VITÓRIA DA VITORIA DA CONQUISTA CONQUISTA Iguaí ITAPETINGA

Nova Canaã ITAPETINGA Planalto VITÓRIA DA CONQUISTA Poções VITÓRIA DA CONQUISTA VITÓRIA DA CONQUISTA Vitoria da Conquista VITÓRIA DA CONQUISTA

*Comarcas desativadas pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia