CLIPPING DEPUTADOS 31/03/2016

1

2

3

4

5

6

7

ROBERTO AZEVEDO

As indefinições de Brasília

Até uma simples audiência com um ministro do PMDB vira motivo de dúvida, enquanto o Palácio do Planalto investe nos ainda aliados PP, PR e PSD com ofertas de cargos para evitar uma debandada

Na lista dos ministros do PMDB que deixarão a Esplanada, o deputado (Saúde) saiu no meio de uma audiência com o deputado estadual catarinense Valdir Cobalchini, também peemedebista, chamado pelo Palácio do Planalto, menos de um dia depois de o partido dele decidir pelo desembarque do governo . Na dúvida se voltaria ou não, assinou o credenciamento do Hospital Maicé, de Caçador, na Traumato-ortopedia, na presença do prefeito Beto Comazzetto (PMDB) e dos presidentes Leonir Tesser (do conselho do Hospital) e Henrique Basso (da Associação Empresarial local), algo que evitará o deslocamento dos pacientes à Capital e renderá R$ 100 mil por mês por serviço prestado.

Este é apenas um dos fragmentos que comprova que a saída anunciada com pompa e circunstância não é bem assim e que as coisas na capital federal andam conturbadas. Horas antes, durante uma solenidade-comício para o lançamento de uma nova fase do programa Minha Casa, Minha Vida, no Planalto, a ministra Kátia Abreu (Agricultura), neo-peemedebista, foi flagrada em troca de mensagens, via celular, quando indicava a permanência dela de outros cinco ministros do partido, com o estratagema articulado, na

8 noite anterior, na casa do presidente do Senado (PMDB-AL), de que a saída para os “rebeldes” será pedir licença da sigla para evitar punições.

Com a manifestação marcada para hoje pró-Dilma, em várias cidades do país, o governo federal quer reagir. Era de se imaginar que Dilma não sairá passivamente pelo impeachment, tampouco o PT deixará o poder sem ameaças e ações, enquanto o PMDB vê demora em outras siglas o seguirem, já que PP, PR e PSD passaram a estar nas graças do Planalto, com cargos e outras coisas mais.

Autopreservação

Dilma e o PT têm um interesse específico em manter os ministros do PMDB, já que a maioria deles é de deputados: Marcelo Castro (PI), Celso Pansera (RJ) e Mauro Lopes (MG). Outros dois são senadores Kátia Abreu (GO) e Eduardo Braga (PA). E o titular da Secretaria dos Portos, , filho do senador (AM), fato que assegura votos em caso de votações sobre o impeachment nas duas casas.

"O impeachment sem crime de responsabilidade, é golpe!" Dilma Rousseff, na frase que promete ser o mantra das manifestações desta quinta- feira.

Gesto

Juiz federal Sérgio Moro acertou ao pedir desculpas ao ministro por ter provocado constrangimentos ao Supremo pela autorização de divulgação da conversa telefônica entre Lula e Dilma. Nobre da parte do magistrado, que admite ter passado do ponto em suas decisões, o que comprometeria o bom trabalho que tem feito na Operação Lava Jato e teria repercussão em sua carreira.

O dia

Nada mais interessante para quem afirma que o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff é golpe, quando não o é, fazer manifestações no dia em que os militares tomaram o poder à força, em 1964, e instalaram a ditadura que durou 21 anos. Manifestação faz parte da vida democrática, mas utilizar dinheiro público ou da contribuição de trabalhadores para bancar caravanas à capital federal é questionável em um momento que se discute ética no país.

9 Da Capital 1

Procurador-geral do município, Alessandro Abreu nega que deixará o PP e afirma que nunca afirmou isso para prosseguir na administração de Cesar Souza Júnior. Enquanto Angela Amin e João Amin aguardam o dia 2 de abril, fim da janela partidária de troca de siglas, para definirem uma posição sobre a chapa à prefeitura, o vereador Dalmo Meneses já figura nas redes sociais com a filiação ao PSD.

Da Capital 2

Suplente de vereador, que já passou pela Câmara, Juninho Mamão deixou o PSB e se filiará ao PDT, com as bênçãos do deputado Gean Loureiro (PMDB), pré-candidato à prefeitura, que projeta as chapas de 35 candidatos para os brizolistas, peemedebistas e PTB. Depois da ida de Tiago Silva, o mais votado em 2012, para o PMDB, é bom lembrar que o mais votado pelo partido, Deglaber Goulart, reforça o PSD, do prefeito Cesar Souza Júnior, que disputará a reeleição.

MIRIAM ZOMER/AGÊNCIA AL/ND

Luciane Carminatti (PT) e Gelson Merisio (PSD), na planície do plenário: convergências regionais e divergências sobre Colombo e Dilma

CONVERSA À OESTE

Longa conversa entre a deputada Luciane Carminatti (PT) e o presidente Gelson Merisio (PSD) marcou a planície, como é conhecido o plenário, na sessão de quarta à tarde. Adversários políticos no Oeste, principalmente em Chapecó, a petista e o pessedista, igualmente adversários em relação am Raimundo Colombo, vivem um momento único em relação ao governo Dilma Rousseff. Ela na defesa ostensiva contra o

10 impeachment, e ele, também presidente estadual do PSD, na condição de aliado crítico ao governo federal, que apoia a liberação da bancada federal para votar como bem entender.

Datas

Começam as desincompatibilizações, embora o novo calendário da reforma política tenha alterado as convenções entre 20 julho e 5 de agosto, os candidatos devem . O tenente-coronel da reserva remunerada da PM, Márcio Luiz Alves, diretor de Proteção dos Ecossistemas da Fatma, pede exoneração do cargo hoje para concorrer à Câmara de Florianópolis pelo PMDB.

Ruído

Depois de fazer um convite ao secretário Cesar Grubba (Segurança Pública) para fazer esclarecimentos à Assembleia e apresentar informações sobre o planejamento e metas para o combate ao crime no Estado, o deputado Mário Marcondes (PSDB) transformou a proposta em convocação. O deputado garante que não houve manifestação de Grubba, por isso a proposição acabou Aprovada na sessão de ontem da casa.

SIONEI RICARDO LEÃO/DIVULGAÇÃO/ND

LegendaA deputada Carmen Zanotto (D), durante o encontro na Fiocruz, conclama técnicos e cidadãos contra o Aedes Aegypti

CONTRA O MOSQUITO

Segunda vice-presidente da Frente Parlamentar da Dengue e Incorporação Tecnológica no Enfrentamento de Arboviroses, a deputada federal Carmen Zanotto (PPS) fez uma conclamação a gestores, técnicos e cidadãos a não darem trégua no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Foi durante um debate na abertura da Oficina de Capacitação

11 das Ouvidorias do SUS no combate ao mosquito, realizada no Auditório de Fundação Osvaldo Cruz, em Brasília.

* Suplente André Fretta May, o Deka, assume hoje como deputado estadual pelo rodízio do PP no lugar de Valmir Comin por 60 dias.

* Senador Dalírio Beber (PSDB) será o relator da Medida Provisória que reduz de 25% para 6% o Imposto de Renda Retido na Fonte para remessas de dinheiro para o exterior para pagar gastos pessoais em viagens de turismo e negócios, desde que a serviço, e para treinamento ou missões oficiais, até o limite de R$ 20 mil por mês.

Jefferson Saavedra

Queda inédita

Pela primeira vez desde o início da cobrança do pedágio, em 2009, a Autopista Litoral Sul registrou queda no movimento de veículos com as cinco praças de pedágios em operação no trecho concedido na BR-101. A ressalva é feita porque em 2013 houve redução no chamado tráfego pedagiado, mas uma das praças estava desativada por determinação judicial. No ano passado, foi de 1,6% a queda no número de veículos pagantes de pedágio. A redução foi atribuída pela Autopista à crise. A lei de isenção do eixo suspenso dos caminhões impactou no faturamento. Em 2015, 120 milhões de veículos pagaram pedágio no trecho pedagiado entre Curitiba e Palhoça.

Presença da base aliada A visita de Udo Döhler à Câmara de Joinville para entrega do balanço de 2015 foi acompanhada pelos vereadores da mesa diretora (Fachini, Pastora Leia, Levi e Lioilson), Sabel, João Carlos e Aragão. E mais ninguém. Vai ver, a passagem do prefeito não teve muita divulgação...

NA MESMA

Espantado com a quantidade de lixo no campus da UFSC em Joinville, leitor manda lote de imagens para a coluna. Em reportagem recente, “AN” mostrou a situação do terreno, onde as obras paradas são alvo de furto. Nada mudou.

12

Os substitutos Claro que entre os partidos interessados em cargos vai parecer desculpa do governo Udo para não ceder espaços, mas a Prefeitura de Joinville está analisando ainda se pode nomear substitutos para os cinco membros do primeiro escalão que vão concorrer a vereador.

Quem sai A dúvida é pelo fato de Joinville já ter ultrapassado o limite prudencial de gasto com pessoal. Há chance de secretários acumularem as pastas. O grupo que vai concorrer é formado por Fernando Krelling, Gilberto Leal, João Luiz Sdrigotti, Osmari Fritz, Osmar Vicente e Roque Mattei – Rodrigo Coelho deixa a Fundação Cultural, mas continua como vice-prefeito.

Surpresa no PSDB Em uma filiação surpreendente, afinal ele fazia parte do PT até o ano passado, Tarcísio Tomazoni Júnior assinou ficha no PSDB de Joinville, em convite de Marco Tebaldi. Atual diretor de assuntos jurídicos do Sindicato dos Servidores Municipais, do qual foi vice-presidente, Tarcísio vai concorrer a vereador.

Outro pré-candidato O pai de Tarcísio é assessor do deputado Tebaldi. O sindicalista diz que manterá a defesa dos servidores. O presidente do Sinsej, Ulrich Beathalter, também é cotado para concorrer a vereador, só que pelo PSOL.

Nota de Odir Ainda sobre a polêmica de seu discurso na semana passada, Odir Nunes reforçou que não considera os empresários corruptos. A menção dele se referiu apenas aos envolvidos em “ilícitos”, como os citados na Lava -ato, por exemplo. E lembra que sempre teve boa relação com empresários em Joinville. “Prezo pelo respeito ao trabalho de cada empresário, quer seja ele pequeno, micro, médio ou grande”.

Prisão domiciliar A Justiça aceitou o pedido da defesa e o ex-secretário Norival Silva ganhou o direito à prisão domiciliar. Norival está cumprindo pena em casa (está sendo analisada a internação) porque precisa de atendimento médico que não poderia ser prestado na Penitenciária Industrial. Laudo do IGP atestou as condições de saúde do ex-secretário.

Posição do STF Norival foi detido em fevereiro depois da adoção pelo STF de novo posicionamento em relação a condenados em segunda instância: a pena tem de começar a ser cumprida, ainda que estejam em análise recursos em outras instâncias. Norival foi condenado em 2009 por irregularidades no pagamento de fornecedores das secretarias de Saúde do Estado e de Joinville.

13

Durabilidade

O programa de instalação de lâmpadas LED nos semáforos continua em Joinville. A parceria entre Detrans e Celesc. Uma lâmpada dessas pode ficar acesa até por quatro anos e meio.

Sem união em Joinville Nos últimos dias, Odir Nunes vem batendo insistentemente na tecla da desunião entre poderes e entidades empresariais. Prefeitura, Câmara de Vereadores, Acij, Ajorpeme, Acomac e CDL até têm reuniões específicas, mas deveriam montar mais mobilizações conjuntas nos propósitos comuns.

Na noite Mais 26 estabelecimentos de Joinville são alvo de decisões judiciais publicadas nesta semana determinando que proíbam a entrada de menores de 18 anos em eventos à noite “equiparados a bailes, promoções dançantes e boates” nos quais seja feita a cobrança de ingressos ou venda de bebidas alcoólicas.

Desde 2013 Na semana passada, decisões semelhantes foram tomadas em relação a dois estabelecimentos. As medidas atingem casas noturnas, entidades culturais e esportivas, clubes, salões de festa, entre outros. As ações foram apresentadas pelo Ministério Público em 2013.

Reúso Fabio Dalonso está preparando projeto na Câmara para que os postos de combustíveis e os lava-rápidos de Joinville tenham de instalar sistemas para reutilizar a água usada na lavação de veículos.

Comunicado A Meet anunciou ontem, por meio de redes sociais, a suspensão de suas atividades em Joinville por prazo indeterminado. O evento que estava programado pelo estabelecimento foi transferido para outro espaço.

Apuração Na madrugada de domingo, um homem fez disparos perto do estabelecimento, matando uma pessoa e ferindo outras quatro. A polícia investiga o caso.

14 Manifestação Mobilização a favor do governo Dilma está marcada para hoje, na Praça da Bandeira, em Joinville, a partir das 18 horas

PORTAL JARAGUÁ Cinthia Raasch

Greve deve começar hoje

Em assembleia, os servidores rejeitaram a proposta apresentada pela prefeitura e decidiram manter o indicativo de greve. A paralisação está prevista para começar hoje. O sindicato da categoria, o Sinsep, estima que quase mil pessoas participaram da reunião nessa quarta-feira à noite. A aprovação da greve foi quase unânime. À uma da tarde de hoje, os servidores se concentram na praça Ângelo Piazera para eleger o comando de greve e as equipes que vão visitar os locais de trabalho. Apenas servidores da área da saúde, do Samae e que trabalham na distribuição de alimentos e medicamentos devem aderir ao movimento amanhã, a partir do meio dia.

Pedido

A categoria pede, pelo menos, reajuste de 11%, o que corresponde à inflação acumulada nos últimos doze meses. A essa altura, após várias rodadas de negociação sem propostas de reajuste, o pedido de ganho real de 3% já fica muito distante.

A proposta

O prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, e o secretário da Administração, Ademar Possamai, haviam apresentado durante a tarde uma proposta de reajuste de 6,77%, escalonado assim: 2% na folha de maio, 2% na folha de outubro e 2,77% na folha de dezembro. O valor total representa a reposição da inflação de abril a dezembro de 2015. Como Jaraguá do Sul já tem 51,7% da receita comprometida com o pagamento dos funcionários, muito perto do limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, para conceder o reajuste, que foi considerado insuficiente, seria preciso cortar mais despesas.

Greve em Corupá

Em Corupá, os servidores rejeitaram a proposta de 6% de reajuste e anunciaram uma greve a partir de amanhã. Diante do anúncio, a prefeitura fez duas propostas. Na primeira, seria concedido 7,5% de reajuste parcelado em maio e agosto. Na segunda, seriam 8%, mas parcelados em três vezes. A categoria comunica hoje se aceita as condições e suspende a greve. Atualmente, 52,38% da receita da prefeitura são destinados ao pagamento dos funcionários – muito perto do limite de 54%. “A proposta foi do prefeito (Luiz Carlos Tamanini), para isso vai ser preciso reduzir a máquina”, comentou o secretário de Administração e Finanças, Fernando Lunelli.

15

PANCHO [email protected]

Ampe 32 anos

A veia inovadora e precursora de Blumenau ganha destaque nesta semana. É tempo de relembrar e comemorar os 32 anos da Associação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedores Individuais e Blumenau (Ampe), que foi fundada em 29 de março de 1984.

Naquela época foi a primeira entidade do país a defender os interesses das micro e pequenas empresas. O modelo foi replicado ao longo dos anos e, só em Santa Catarina, 19 Ampes integram hoje a Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual de SC (Fampesc ).

Sob o comando de Carlos Braga Müller, a entidade comemora o aniversário com uma série de palestras gratuitas que termina hoje. Fabiano Debrassi vai falar sobre o tema Empreender, Crescer e Viver, e também vai abordar temas relacionados à inovação, controle financeiro e planejamento estratégico.

Será às 19h, na Ampe Blumenau, às 19h. Inscrições pelo site http://bit.ly/ampebnu32.

Lombadas na Via Expressa

Só para constar, já que aqui foi cobrado. As lombadas provisórias instaladas na Via Expressa, em Blumenau, junto ao viaduto da Rua Bruno Hoeltgebaum, já estão devidamente sinalizadas. A pintura, ou sinalização horizontal, foi providenciada no início desta semana.

Lembrando que os obstáculos são necessários para diminuir a velocidade dos veículos e evitar a trepidação na região que está em obras. Deve durar cerca de quatro meses, segundo a Secretaria Municipal de Obras.

Sétimo mandato O empresário Osmar Ricardo Labes deve ser reconduzido à presidência do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Setcesc) na próxima segunda-feira. Ele encabeça chapa única na eleição marcada para segunda-feira.

16 O atual presidente está no sexto mandato. Ele assumiu a entidade pela primeira vez em 1990.

Festival da comida

O Parque Vila Germânica já começa a ganhar a estrutura que vai servir ao Pepper Jack Food Festival. O evento está agendado para o período entre 8 e 10 de abril e vai reunir inúmeras atrações gastronômicas, entre food trucks, chefs e concursos. Só em food truck serão cerca de 40. Tudo estará distribuído em 15 mil metros quadrados de área, ocupando o Eisenbahn Biergarten, o Setor 1 e a parte externa.

Nesta edição haverá um bar de gelo, outro que sobe a 40 metros de altura e várias opções de lazer.

A entrada vai custar R$ 12 e 10% do valor arrecadado serão doados à Casa de Apoio, entidade que ajuda crianças em tratamento médico contra câncer.

Dilma fica A Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo, que defendem a permanência da presidente Dilma Rousseff (PT) no cargo até o fim do mandato, promovem hoje um evento em Blumenau. Está sendo divulgado como um Manifesto dos Juristas, Estudantes, Professores e Movimentos Sociais, que vai ocorrer no Centro Cultural 25 de Julho a partir das 19h.

Segundo o presidente do PT de Blumenau, Eder Lima - que participa das reuniões do grupo -, o evento é aberto aos interessados. Não há estimativa de quantos participarão do ato.

O manifesto em Blumenau faz parte de uma série de eventos que ganharão o Brasil em apoio ao Dia Nacional de Mobilização, com a principal encontro em Brasília.

Mudança de data A 15ª Conferência Empresarial Forumsul será nos dias 26 e 27 de abril, e não mais nos dias 13 e 14 como anunciado anteriormente. A organização optou por adiar o evento devido ao momento de indefinição política no país. A pauta poderia ficar velha.

Informações em http://bit.ly/forumsul

Beber coordenador

O senador Dalírio Beber (PSDB) é o novo coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense. Assumiu ontem à noite em um jantar de confraternização com a presença de toda a bancada do Estado no Congresso Nacional.

17

Beber assume por um ano no lugar do deputado Mauro Mariani (PMDB). Há um rodízio entre os partidos e entre os congressistas tucanos, Beber foi o indicado.

Reforço no PSDB O secretário municipal de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck, o ex-prefeito Felix Theiss e o filho dele, Felix Theiss Júnior, assinam hoje a filiação ao PSDB de Blumenau. Os três estavam sem filiação partidária.

Segundo o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) a ideia é aproveitar o potencial do trio para ajudar na elaboração de um plano de governo visando à reeleição em outubro.

POLÍTICA

PMDB desembarca do governo Dilma e decisão repercute na Assembleia

A decisão do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) de deixar o governo da presidente Dilma Rousseff repercutiu na sessão desta terça- feira (29) da Assembleia Legislativa. “Entendo que o partido deve sair, a situação chegou a tal ponto que precisa mudar o governo, a melhor solução seria a presidente Dilma renunciar, até para preservar o PT, que tem uma história forte no país”, sustentou Fernando Coruja (PMDB).

Para o representante de Lages não se trata de golpe. “O impeachment está previsto na Constituição, é preciso mudar o governo e como não há renúncia o impeachment neste momento é a melhor solução”, defendeu Coruja. Mário Marcondes (PSDB) concordou com o colega e propôs a renúncia da presidente. “Que se abrevie tudo isso para que o país não chegue às profundezas, ao pré-sal (político)”, comparou Marcondes.

Ana Paula Lima (PT) contestou o que chamou de “posicionamento equivocado de algumas instituições”, aludindo ao PMDB e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB),

18 que protocolou na Câmara dos Deputados novo pedido de impedimento da Chefe da Nação. A representante de Blumenau defendeu o estado de direito e pediu serenidade aos brasileiros. “Neste momento tão conturbado peço respeito ao voto, foi por meio do voto que hoje estamos nesta Legislatura, assim como a presidenta Dilma, eleita legitimamente por mais 54 milhões de brasileiros”, declarou a deputada.

19

20

21

22

23

24

25

Desespero petista...

Em vídeo que circula na internet, o PT compara o processo de impeachment que está em andamento com o golpe de Estado ocorrido em 1964. “No dia 31 de março de 1964, um golpe de Estado rasgou a Constituição e impôs ao país uma ditadura que durou 21 anos.” Com o claro objetivo de amedrontar a população, o vídeo lembra que o golpe de 1964 reprimiu a oposição, censurou a imprensa, “assassinou quem lutava contra a tirania”, privatizou e destruiu a educação brasileira. De acordo com o vídeo, durante a ditadura, que prometeu acabar com a corrupção, “nunca se viu tanta roubalheira”.

Desespero 2 Além disso, o vídeo afirma que o golpe resultou em redução de salários e de direitos trabalhistas e convoca os cidadãos a participarem de uma manifestação no dia de hoje contra o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ao fim, surge a frase emblemática: “Golpe nunca mais”.

Impeachment não é golpe! É claro que o PT vai insistir nos argumentos de que o processo de impeachment da presidente é golpe, mesmo com ministros do STF afirmando categoricamente que não é. Ora, se um presidente não puder ser punido por desrespeito à legislação orçamentária, qual seria o objetivo das referidas leis?

Edinho O deputado federal Edinho Bez anunciará na próxima semana se vai ou não manter sua pré-candidatura à prefeitura de Tubarão. Líderes do partido defendem uma definição por completo logo, ou seja, que o partido decida o quanto antes se vai lançar candidatura própria ou se indicará o vice ou outra pré-candidatura posta.

Filiação O PPS de Tubarão recebeu ontem um reforço de peso. Filiou-se à sigla o ex-vereador Reny Tito Heinzen, que também já foi candidato a vice-prefeito. O competente advogado não anunciou se vai ser candidato no pleito de outubro próximo.

Nomes Além do ex-vereador José Luiz Tancredo, o PSDB recebeu de braços abertos outros fortes líderes que faziam parte do PT tubaronense. Muitos destes novos tucanos já se colocaram à disposição da sigla para disputar uma cadeira no Legislativo municipal no pleito de outubro.

26 Posse Diversos líderes progressistas devem prestigiar hoje na Alesc a posse de Deka May como deputado estadual. O tubaronense, que é o quarto suplente de deputado estadual pelo PP, vai permanecer no cargo por dois meses.

DIZEM MAS EU NÃO AFIRMO Que o PT pode “enganar alguns o tempo todo ou todos por algum tempo, mas não pode enganar todos o tempo todo”...

Pequenos podem ter chance?

Não será tarefa das mais fáceis, mas os encaminhamentos estão sendo feitos para que alguns dos chamados pequenos partidos em Tubarão se alinhem para a disputa eleitoral em outubro. As conversas entre PPS e PSC estão adiantadas e outras siglas também poderão aderir ao bloco. O PPS inclusive já tem até um plano de governo definido em um seminário realizado segunda-feira passada no auditório da Amurel. 34 projetos em variadas áreas serão apresentados à sociedade, além de garantia de redução de funcionários, corte de gastos na prefeitura e de um seguro para toda obra licitada pelo município. Os pequenos partidos unidos poderiam ter alguma chance em Tubarão? A tarefa claro que não seria fácil, mas é bom lembrar que o atual prefeito, Olavio Falchetti, sozinho com o PT, acabou ganhando as eleições em 2012. Em política, como dizia um amigo, não existe o impossível.

Entrelinhas

Coordenação Regional do Sinte de Tubarão está convidando todos os trabalhadores da educação para reunião hoje às 16h no auditório 3 do Praça Shopping, quando serão discutidos o plano de carreira e a lei dos ACTs com a participação do advogado do sindicato José Sérgio, além de outros assuntos.

Hoje às 9h o ex-vereador Deka May, atual suplente de deputado estadual pelo PP, estará assumindo por 60 dias a cadeira de Valmir Comin na Assembleia Legislativa. Deka já tem em mente alguns projetos que pretende apresentar neste período objetivando melhorar a vida da população da região.

Câmara de Tubarão reajustou em 11,2% os salários do prefeito, vice, secretários e vereadores para o exercício de 2017. A lei terá validade para os eleitos em outubro. O futuro prefeito receberá R$ 20.900, o vice, R$ 13.900, secretários e vereadores, R$ 9.300, e o presidente da Câmara, R$ 13.950.

O reajuste a ser concedido para esta Legislatura, ou seja, para os atuais prefeito, vice, secretários, vereadores e servidores, à exceção dos professores, deverá ser concedido na

27 data-base, que é 1º de maio. O percentual também deverá ser de 11,2%. Resta saber se o prefeito Olavio Falchetti encaminhará à Câmara a lei respectiva.

Presidente do PSB de Tubarão, José Carlos Fernandes, está trabalhando firme na busca de nomes para fortalecer a sigla e ter uma nominata forte para disputar a eleição de outubro. Zé Carlos já foi sondado por outros partidos para compor uma aliança dos chamados pequenos em Tubarão.

Associação dos Ferroviários Aposentados e Pensionistas do Sul de Santa Catarina tem assembleia geral hoje às 15h30 na sala de reuniões do Sindicato dos Ferroviários, em Oficinas. Na pauta, prestação de contas e eleição da nova diretoria para o biênio 2016‑2018. Amauri de Oliveira deve seguir como presidente.

O Presidente do PPS de Tubarão e o ex-vereador Maurício da Silva conseguiram no fim da tarde de ontem a filiação do advogado e ex-presidente do PDT de Tubarão Reny Tito Heinzen. Trata-se de um ótimo reforço para a campanha, visto que Reny é uma pessoa com relevantes serviços prestados a nossa gente.

POLÍTICA

Deka May assume cadeira na Alesc hoje

É hoje a posse do suplente André Fretta May, o Deka, de Tubarão, à cadeira ocupada pelo deputado estadual Valdir Comin, na Assembleia Legislativa (Alesc). Ele ficará no cargo por dois meses. A solenidade ocorre hoje na sessão ordinária da Alesc.

O próprio deputado foi quem fez o anúncio durante discurso na tribuna. Ele lembrou que o sistema de rodízio adotado pelo Partido Progressista (PP) é rotina há 16 anos. “Uma maneira de agradecer àqueles que fizeram muitos votos, que nos ajudaram a chegar aonde estamos”, pontuou Comin.

Segundo ele, Deka aproveitará com muito trabalho o período de 60 dias no Legislativo e relatou que o suplente é pré-candidato do partido para o Executivo de Tubarão. “Ele tem na família a história de vida pública, seu pai foi um grande prefeito. É o momento dele. Nosso rodízio é uma forma de dar oportunidade para quem contribuiu com o processo eleitoral”, resumiu.

Para Deka, a expectativa frente ao cargo é buscar algum benefício para Tubarão e região. “Esse ato é um estímulo para tentar buscar benefícios para a Amurel, seja através de emendas parlamentares ou ações do governo do Estado. São dois meses e pretendo utilizar este pequeno espaço de tempo para fazer algo produtivo pela região e, assim, deixar a minha marca durante minha passagem pela Alesc”, ressalta.

28

Prefeitos da região perdem secretários

Secretários e diretores que querem concorrer às eleições de outubro devem entregar hoje seus pedidos de demissão. Em Jaraguá do Sul pelo menos três secretários, Hideraldo Colle (PMDB), Antonio Marcos Silva (PMDB) e Marcelo Prochnow (PP), e três diretores, Luís Fernando Almeida (PP), Anderson Kassner (PP), e Rogerio Jung (PMDB), estão de saída. Mas algumas surpresas podem surgir. Colle tenta negociar com o diretório do PMDB sua permanência enquanto o PP insiste para que o secretário de Educação Elson Cardozo e o diretor de Turismo Fenísio Junior se arrisquem nas urnas. Mesmo com a eleição batendo na porta, o prefeito Dieter Janssen não deve utilizar os cargos para angariar apoio político. A ordem é economizar.

Em Guaramirim, o prefeito Lauro Fröhlich (PSD) já pensa em como substituir Jorge Feldmann (PP) na Agricultura e Romeu Butschardt Junior (PP) no Esporte. O secretário de Obras Diogo Junckes (PR) tem sinalizado que não deseja concorrer. Em Massaranduba, o prefeito Mario Fernando Reinke (PSDB) só terá de mexer na Saúde. A substituta de Suzane Reinke (PSDB) será a enfermeira e coordenadora de Atenção Básica, Simone Souza (sem partido). O chefe de gabinete Arildo Konell (PR) deve ser o único a desfalcar o primeiro escalão de Osvaldo Jurck (PSDB) em Schroeder. E, em Corupá, Luiz Carlos Tamanini (PMDB) perderá Wilson Guessner (PMDB), secretário de Indústria e Comércio, e Alceu Moretti (PMDB), na Infraestrutura.

A desincompatibilização dos secretários marca a primeira jogada do xadrez eleitoral deste ano. Agora, o próximo prazo importante é o das convenções que devem acontecer de 20 de julho a 5 de agosto. Até lá, muitas conversas vão acontecer nos bastidores.

Empreendendo na crise

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Catarina, Carlos Chiodini, destacou a crescente capacidade empreendedora de Jaraguá do Sul, mesmo em tempos de crise. A fala ocorreu na manhã de ontem, durante a plenária da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Segundo o secretário,

29 entre 2014 e 2015 o número de empresas abertas em Jaraguá do Sul cresceu 48,7% – só no ano passado, foram 1.852 novas empresas na cidade. Para Chiodini, o dado demonstra um potencial empreendedor surpreendente, levando em conta de que no Estado o índice de abertura de empresas teve uma variação de apenas 9,8% no mesmo período.

Espera na Celesc Depois dos bancos e dos Correios, agora o Procon de Jaraguá do Sul espera limitar a espera nas agências dos Correios em no máximo 40 minutos nos dias de maior movimento e 20 minutos nos dias considerados normais. A proposta já foi protocolada na Câmara pelo diretor do Procon, Luís Fernando Almeida (PP), e deve ser aprovada sem problemas como foi o caso do projeto de lei envolvendo os Correios. Almeida deixa o cargo hoje para concorrer a vereador e deve assumir a vaga de Eugênio Juraszek (PP) na Câmara por um período de 30 dias.

Restituição dos diplomas Na quinta-feira da próxima semana a Câmara fará uma sessão para lembrar a emancipação política de Jaraguá do Sul. A solenidade acontecerá na Scar e contará com a restituição simbólica dos mandados do prefeito e dos vereadores da primeira legislatura (eleitos em 1936) e que foram cassados em novembro de 1937 durante o governo de Getúlio Vargas. O prefeito da época era Leopoldo Augusto Gerent e os vereadores Emmanuel Ehlers, Waldemar Grubba, Ricardo Grünwaldt, Emílio da Silva, Carlos Guenther Jr., Francisco Mees e Arthur Müller.

POLÍTICA

Alesc define cronograma do Orçamento Regionalizado 2016 Serão 36 encontros, alcançando todas as regionais do Estado

A Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira 30/03, o cronograma das reuniões do Orçamento Regionalizado de 2016. Serão 36 encontros, a partir de junho e vão atender todas as regiões de Santa Catarina.

Para o presidente da Comissão de Finanças deputado Marcos Vieira (PSDB), um novo ciclo está

30 iniciando. "Desde 2007, quando se iniciaram os debates sobre o Orçamento Impositivo, e após a sua aprovação em 2014, o Orçamento Regionalizado da forma como estamos realizando é uma das ferramentas mais importantes para o cidadão poder definir as suas prioridades e assim o Governo do Estado, a partir de agora, tem a obrigação de realizá- las", explica Marcos Vieira.

Em processo de regulamentação, as audiências do Orçamento definem, em cada um dos encontros, três prioridades que são incluídas no Orçamento do Estado. "Até então o Governo vinha realizando 70% das obras e ações definidas pela própria população, mas com o Orçamento Impositivo este índice de sucesso terá de ser 100% e isso é uma vitória para o Estado e também para o Parlamento que representa a população perante o Executivo", explica o deputado.

Confira no quadro as datas e as cidades onde os encontros serão realizados.

Cronograma das Audiências do Orçamento Regionalizado

Data/Horário Cidade

23/06/16 15:00h Joinville 18:30h Jaraguá do Sul

24/06/16 Sexta-feira 09:30 h Mafra 14:30 h Canoinhas 18:30 h Lages

25/06/16 Sábado 09:30 h São Joaquim

27/06/16 Segunda-feira 09:30h Itapiranga 13:30 h São Miguel do Oeste 16:30 h Dionísio Cerqueira

28/06/16 Terça-feira 09:30h São Lourenço do Oeste 13:30 h Maravilha 16:30 h Palmitos

29/06/16 Quarta-feira 09:30 h Chapecó 13:30 h Quilombo 16:30 h Xanxerê

31

30/06/16 Quinta-feira 09:30 h Seara 13:30 hs Concórdia 16:30 h Joaçaba

01/07/16 Sexta-feira 09:30 h Caçador 13:30 h Videira 16:30 h Campos Novos

02/07/16 Sábado 09:30 h Curitibanos

04/07/16 Segunda-feira 09:30 h Brusque 13:30 h Blumenau 16:30 h Itajaí

07/07/16 Quinta-feira 16:00 h Araranguá

08/07/16 Sexta-feira 09:30 h Criciúma 13:30 h Braço do Norte 16:30 h Tubarão

09/07/16 Sábado 09:30 h Laguna

21/07/16 Quinta-feira 16:30 h Ituporanga

22/07/16 Sexta-feira 09:30 h Taió 13:30 h Rio do Sul 16:30 h Ibirama

23/07/16 Sábado 09:30 h Timbó

32

25/07/16 Segunda-feira 09:30 h Grande Florianópolis

POLÍTICA

Prejuízos de suinocultores catarinenses

Saretta defende medidas para amenizar prejuízos de suinocultores catarinenses

O deputado estadual Neodi Saretta defendeu hoje (29), na Tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a adoção de medidas para amenizar os prejuízos registrados pelos suinocultores catarinenses, que sofrem com os altos custos de produção. O deputado apela para que o governo catarinense viabilize a chegada de milho mais barato aos produtores. Além disso, encaminhou, na semana passada, uma indicação ao secretário de Estado da Fazenda, pedindo o envio à Assembleia Legislativa de um projeto de lei que isente os produtores do ICMS cobrado na energia elétrica. “Os suinocultores, assim como os produtores de aves e gado de leite, pagam caro pela conta de energia”, disse.

O deputado afirmou que o valor da isenção do ICMS, se analisarmos a iniciativa no contexto do caixa do Estado, não é significativo a ponto de abalar as finanças. “Mas se analisarmos no contexto do produtor, da sua conta mensal, representa um valor importante que pode inclusive ser um fator decisivo para a manutenção de sua atividade na agricultura”, explicou.

Conforme Saretta, esta indicação foi feita pela Alesc ao governo para não incidir no problema da inconstitucionalidade “face à questão tributária que só poder ser legislada a

33 partir do Executivo”, disse. O deputado também espera que avancem as discussões sobre a utilização das ferrovias existentes para o transporte do milho, “para dar algum alento para os produtores e suinocultores”.

Saretta afirmou que mais uma vez a atividade está perto de entrar em colapso, segundo a opinião de diversos produtores do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A região Sul do Brasil é a que mais produz suínos, seja para o mercado interno ou de exportação e os produtores já cogitam deixar a atividade por conta do alto custo de produção, impulsionado pela inflação do milho e a baixa remuneração pelo quilo do suíno.

“Os produtores são categóricos ao afirmar que, se o cenário não mudar imediatamente, os suinocultores estarão fadados à falência em um prazo de no máximo 40 dias.” Segundo o deputado, na visão deles, a situação é ainda mais alarmante para os produtores independentes (que não estão no regime de integração como as empresas), que já não conseguem arcar com as despesas.

Saretta afirma que no Meio-Oeste do Estado, região que possui um grande plantel de suínos, o custo da saca de milho passa dos R$ 50,00. A remuneração ao suinocultor pelo quilo do animal está entre R$ 2,80 e R$ 3,10. “Esse fator torna a atividade insustentável, independente da eficiência ou não do produtor”, diz.

No Vale do Braço do Norte, uma das regiões onde se concentra a maioria dos produtores independentes de Santa Catarina, o alto custo de produção praticamente inviabiliza a atividade suinícola, já que a saca do milho custa ao suinocultor R$ 52,50 que é mais ou menos o valor das outras regiões do Sul do Brasil.

Liderança tucana vai para o PSD

Barbieri no PSD - Conversei nesta quarta-feira (30) com o presidente da Cidasc, o ex- vice-prefeito de Xanxerê, Enori Barbieri, sobre sua ida para o PSD e se ele seria mais um nome do partido para integrar a majoritária nas próximas eleições. Barbieri foi

34 taxativo em afirmar que foi para o PSD a convite do governador Raimundo Colombo e do presidente estadual licenciado, deputado Gelson Merisio. Quanto a ser candidato a prefeito afirmou que neste momento não tem intenção, pois está envolvido com suas atividades em Florianópolis, mas “quem sabe num futuro” e riu. Barbieri foi enfático em dizer que “as questões políticas do município, devem ser discutidas pelas pessoas do município”.

Valorizar as lideranças

Enori Barbieri fez questão de lembrar a importância de valorizar as lideranças que hoje estão em Florianópolis e tem ajudado muito Xanxerê, e poderão ajudar, ainda mais, se Gelson Merisio for o próximo governador. Em nível federal, Barbieri ressaltou o deputado Valdir Colatto que, caso o PMDB assuma o governo federal, deve ser o ministro da Agricultura. “Não só Xanxerê como todo o Estado será beneficiado”, disse.

Projeto maior

Mesmo Barbieri negando qualquer pretensão de disputar a eleição municipal, em política tudo tem uma razão. Agora, Barbieri troca de partido “no apagar dos candeeiros” ? Ao mesmo tempo, o PSD tem o prefeito Ademir Gasparini, que garante que vai à reeleição. Com certeza o partido terá candidato, afinal começa nas eleições municipais o grande projeto do partido que é eleger o maior número de prefeitos, vices e vereadores para fortalecer a candidatura de Gelson Merisio a governador.

Mexeu com a política

A informação que o vereador Fernando Callffass (PSDB) pode trocar de partido e ir para as fileiras do PR, mexeu com os bastidores da política na Campina da Cascavel (Xanxerê). Callfass foi o vereador tucano mais votado e fez um bom trabalho no Legislativo. Inegavelmente é uma liderança que traz de berço uma família tradicional. Vamos aguardar. Callfass é um nome forte para a majoritária.

Política no sangue

Conversando com caciques tucanos, o ex-prefeito Bruno Bortoluzzi é o nome para concorrer a prefeito nas próximas eleições, mesmo sabendo que a família não aprova e Bruno esteja mais envolvido com suas empresas do que com a política. Mas conhecendo Bruno, a política está no seu sangue.

35 Força política

O deputado Gelson Merisio (PSD) tem mostrado que tem força política e representatividade, isto é inegável. Merisio cobrou e conseguiu incluir no projeto que autoriza uma nova negociação da dívida com o governo federal, protocolado na Alesc, a exigência de que o Estado não desista da ação no STF, questionando os valores e afirmando que a dívida está zerada, que ficou conhecida como Tese da Santa Catarina. Vale lembrar que na semana passada, a União enviou projeto ao Congresso exigindo que qualquer questionamento na Justiça fosse retirado para conceder os 40% de desconto nas parcelas mensais. Para Merisio, a ação conjunta do governo estadual e da Assembleia é uma forma de garantir que o interesse geral dos catarinenses se sobreponha a interesses imediatos.

Fortalecido

O presidente estadual do PMDB, deputado Mauro Mariani, sai fortalecido deste episódio do desembarque do partido do governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Mariani foi um dos grandes defensores dos partidários deixarem os cargos no governo federal, aqui no Estado, bem como em nível estadual, e foi o que aconteceu. Conforme Mariani, os ministros que não deixarem os cargos serão desfiliados do partido.

Governo autoritário

O líder oposicionista ao governo da presidente Dilma, o senador tucano soltou o verbo: “Não vamos aceitar que um governo corrupto diga ao mundo que o Brasil vive um processo de golpe. O PT desrespeita as instituições, impondo uma narrativa típica de governos autoritários. O governo se desfaz e não tem mais argumentos para se defender, por isso joga contra as instituições.” Isto foi logo após a presidente Dilma Rousseff chamar os meios de comunicação estrangeiros para “denunciar” a possibilidade de golpe contra seu governo.

Movimento golpista

O deputado estadual Dirceu Dresch (PT/SC) foi duro em suas críticas sobre a decisão do PMDB de “desembarcar” do governo federal, num momento delicado. Para Dresch, esse posicionamento não ajuda o Brasil. “Lideranças do PMDB mancham a história do partido ao aderirem ao movimento golpista”, disse.

Impeachment da Dilma

Conforme os principais líderes partidários, o presidente da Câmara Federal (PMDB) já definiu o dia em que será votado na Câmara dos Deputados o impeachment da presidente Dilma Rousseff, será no feriado de 21 de abril, uma quinta- feira, dia de Tiradentes. Vale lembrar que neste dia, em 1985, morreu Tancredo Neves, uma das maiores lideranças do PMDB.

Convencer

O governo da presidente Dilma Rousseff busca convencer PP, PR, PSD e PRB a aceitarem a “herança” deixada pelo PMDB de sete ministérios e 600 cargos. Resta saber

36 se os partidos que restam na base de apoio do governo irão aceitar e votar contra o impeachment da presidente. Diante da revolta e comoção nacional tudo o que acontecer neste momento é imprevisível.

Pesquisa

Em parceria com o Ibope, a CNI divulgou nova pesquisa sobre a popularidade de Dilma Rousseff e do governo, e os números continuam desastrosos para a "presidenta". Para 69%, o governo tem sido ruim ou péssimo, maior percentual desde os últimos anos da era Sarney. Dentre os entrevistados, 80% não confiam na presidente e 82% desaprovam sua maneira de governar. A CNI/Ibope atestou que a popularidade de Dilma está caindo, inclusive entre os que votaram nela. Em resumo, a petista hoje é apoiada por 15% de "democratas", e desaprovada por 80% de "golpistas".

Façam suas apostas

Quem aderir ao governo para salvar Dilma do impeachment jogará no escuro, além de ficar com o ônus do apoio a uma administração rejeitada por 69% dos brasileiros, segundo a última sondagem CNI-Ibope; os que embarcarem na canoa do PMDB terão jogado suas fichas em uma perspectiva de poder no futuro próximo e vão participar de um governo de transição que terá o desafio de reconstruir o País após 10 anos de petismo. Em síntese, a sorte está lançada.

POLÍTICA

Comin se despede para rodízio e anuncia chegada de Deka May Suplente assume amanhã e permanece no cargo por dois meses

Na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) desta quinta- feira (31), o suplente de deputado estadual André Fretta May, o Deka, assume por um período de dois meses a cadeira ocupada pelo deputado Valmir Comin.

O próprio deputado foi quem fez o anúncio durante discurso na tribuna. Ele lembrou que o

37 sistema de rodízio adotado pelo Partido Progressista (PP), é rotina há 16 anos. "Uma maneira de agradecer aqueles que fizeram muitos votos, que nos ajudaram a chegar onde estamos", pontuou.

Comin afirmou que Deka aproveitará com muito trabalho o período de 60 dias no legislativo e relatou que o suplente é pré-candidato do partido para o executivo de Tubarão. "Ele tem na família a história de vida pública, seu pai foi um grande prefeito. É o momento dele. Nosso rodízio é uma forma de dar oportunidade para quem contribuiu com o processo eleitoral", resumiu.

Assembleia institui dias do Mineiro e do Representante

A Assembleia Legislativa aprovou esta semana por unanimidade o projeto de Lei 544.6/2015, de autoria do deputado estadual Rodrigo Minotto, que institui o Dia Estadual do Mineiro, a ser comemorado, anualmente, no dia 4 de dezembro. O objetivo do projeto, que segue para sanção do Governador Raimundo Colombo, é a reflexão e o debate sobre as atividades dos mineiros e sua contribuição ao desenvolvimento econômico de Santa Catarina, pela extração do carvão mineral.

Na mesma sessão, os deputados também aprovaram o projeto de Lei 505.0/2015, de autoria do deputado Rodrigo Minotto, que institui o Dia Estadual do Representante Comercial, que será comemorado anualmente no dia 9 de dezembro. A atividade impacta diretamente na vida da população na medida em que tanto a indústria como o comércio precisam destes profissionais para garantir melhores compras e vendas. "São dois segmentos que representam extrema importância para a economia do Estado, contribuindo com o desenvolvimento e que merecem esta justa homenagem", explica Minotto.

38 Mota e Bancada Sul pleiteiam junto ao governador

O deputado estadual Manoel Mota (PMDB) assinou ofício, nesta quarta-feira, solicitando ao governador Raimundo Colombo audiência para tratar de assuntos referentes ao desenvolvimento do sul de Santa Catarina como a situação dos hospitais da AMREC. Na manhã desta quarta-feira, o parlamentar esteve representado por sua assessoria em reunião da Bancada Sul a fim de estabelecer agenda em prol da região.

Em novembro, Mota participou de encontro realizado em Criciúma onde ficou definido cronograma para avaliar as condições dos Hospitais Santa Catarina, São Donato e São José.

“A situação dos hospitais da AMREC precisa ser definida logo, sob pena do fechamento de leitos na maternidade do Santa Catarina, o que vai ocasionar um colapso em toda a região sul do estado”, disse o deputado à época.

Além de Mota, os deputados Cleiton Salvaro, José Nei Ascari, Rodrigo Minotto, Luis Fernando Vampiro, José Milton Scheffer, Ricardo Guidi e Valmir Comin também foram signatários do ofício encaminhado ao governador.

39

Sem união, os dois partidos tendem a sucumbir na Cidade das Avenidas, perdendo eleição para o PP de Mariano Mazzuco.

PT e PMDB precisam se unir em Araranguá

Está cada vez mais evidente, em Araranguá, que o PP do ex-prefeito Mariano Mazzuco Neto, e o PR do ex-prefeito Primo Menegalli estarão juntos no pleito municipal deste ano. As evidências também são bastante fortes dando conta que o PSD e o PSDB participarão deste projeto. A união de forças deste grupo tornará a eleição municipal francamente desequilibrada, caso o PT e o PMDB lancem candidatos a prefeito de forma autônoma. Uma dobradinha entre PP e PR na majoritária, ou entre PP e PSD, com apoio de Primo, deixaria longe uma candidatura do PMDB e mais longe ainda uma do PT. Em princípio, a única alternativa plausível para equilibrar o quadro eleitoral na Cidade das Avenidas é através da união de PT e PMDB para a disputa de Outubro.

Chegar a este ponto de equilíbrio não é tarefa nada fácil, mas já esteve bem mais longe. Se o PMDB continuar sendo tutelado, em suas decisões eleitorais, pelo empresário César Cesa, dificilmente haverá um consenso com o PT. No entanto, o deputado estadual Manoel Mota (PMDB) começou a colocar suas mangas de fora, o que poderá fazer com que César, descontente, abandone o processo eleitoral. Mota nunca escondeu de ninguém sua intenção de voltar a administrar Araranguá. Sua tentativa de encaixar César Cesa na Secretaria Executiva da Agência de Desenvolvimento Regional não se deu ao léu. O que Mota almejava era deixar o caminho livre para que ele próprio pudesse emergir como o candidato do PMDB ao executivo este ano. O problema é que Mota sabe que mesmo que isto aconteça, só com o PMDB ele não chega muito longe, ainda mais diante da união de Mariano e Primo Menegalli. Todavia, em uma união de esforços com o PT do prefeito Sandro Maciel, aliado ao caminhão de siglas coadjuvantes que orbitam o governo municipal, as chances de derrotar um projeto encabeçado por Mariano aumentam de forma substancial.

O grande problema dos anti-progressistas é chegar a um consenso quanto a formatação desta possível coligação. O primeiro obstáculo a ser vencido está dentro do próprio PMDB, através do grupo de César Cesa. Superada esta situação, a grande questão é se chegar a um nome de consenso que pudesse unir em uma única composição PMDB, PT,

40 PDT, PPS, PRB, DEM e outras siglas de menor expressão que, em princípio, não querem o PP no poder. Ressalte-se que elas não querem, mas que poderão querer.

Um dos problemas do grupo anti-PP é que ele não é tão anti-PP assim. Vários líderes que hoje estão no PPS, PRB e DEM, na verdade, são oriundos do PP, ou de partidos que já estiveram historicamente muito próximos aos progressistas. Maior prova disto são os vereadores Lulu Braz Paulinho (PPS), João Abílio Pereira (PRB) e Airton Costa (DEM), que no pleito de 2012 estavam no palanque do candidato derrotado a prefeito Dilnei Almeida (PP). Em virtude dos fatos, não erra quem apostar que mesmo diante de uma mega união para impedir que Mariano volte ao comando da prefeitura, muitos de seus opositores poderão fazer meramente uma oposição moderada, o que por certo já deve estar sendo negociado nos bastidores.

Uma analise fria dos fatos, porém, sugere que dificilmente PMDB e PT estarão em uma mesma coligação. É que os dois partidos se imaginam maiores do que realmente são.

Meio cancelado Ex-ministro, e pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, cancelou sua vinda na sexta-feira à noite em Criciúma. Em princípio ele faria uma palestra na Unesc para seus correligionários. O evento, no entanto, seria aberto ao público em geral. De todo modo, Ciro manteve sua vinda a Forquilhinha no sábado, ocasião em que participará de uma confraternização com os brizolistas. O cancelamento da vinda se deu por conta de um pedido da presidenta Dilma Rousseff (PT), que solicitou a presença do pedetista em Brasília, para lhe ajudar a contornar a grave crise política instalada no Congresso Nacional. Mesmo com o compromisso de sábado confirmado, tudo é incerto por conta do clima político nacional.

Virando o jogo PTB de Sombrio saiu da oposição e veio para a situação. Em 2012 o partido esteve na coligação que apoiou o candidato progressista Jusa Tiscoski a prefeito, mas em 2016 tem tudo para estar aliado ao projeto de reeleição do peemedebista Zênio Cardoso. Interessante que esta mudança de comportamento se deu por uma via bastante inusitada. É que depois do pleito de 2012, o PTB ficou a deriva. No ano passado, o ex-suplente de vereador Aloísio Rodrigues Caetano, que era filiado ao PR, deixou sua sigla porque esta começou a migrar para a oposição ao PMDB. Aloísio, então, acabou indo para o PTB, e o trouxe para próximo de Zênio. Por sua vez, o PR, que estava se aproximando da oposição, ganhou as filiações de líderes políticos ligados ao PMDB, fazendo com que a sigla mudasse sua rota de apoio. No fim das contas, tanto o PTB, quanto o PR, deverão estar na coligação encabeçada pelo PMDB este ano.

Luciano Lima Ex-prefeito de Praia Grande, João Matos (PMDB), acredita que seu partido acabará convergindo para a candidatura de Luciano Lima ao executivo municipal neste ano. O PMDB conta com um rosário de nomes aptos e dispostos ao embate, mas as coisas têm convergido cada vez mais para que o filho do ex-prefeito Eliseu Lima (PMDB) dispute a eleição representando os peemedebistas. Outro filho de ex-prefeito que também está afiado para a disputa é Fernando Borges (PP), em Balneário Arroio do Silva. Seu pai,

41 Juca Borges, disputou três eleições à prefeitura, se elegendo na primeira delas, em 1996. Vinte anos depois, Fernando quer repetir o feito, aliado a um arco-íris de partidos de oposição.

Sem acerto Projeto de Lei que previa votação do reajuste nos salários dos servidores municipais de Sombrio acabou não sendo votado ontem na Câmara de Vereadores. De acordo com o projeto enviado pelo executivo, os servidores iriam receber um aumento de 11,078%, divididos em três parcelas. A primeira de 2% incidiria sobre o salário de março, assim como uma outra de 2% em abril. A última, de 7,078% incidiria sobre o salário de maio. O vereador Marcelo Areão (PT), no entanto, insistiu que o reajuste se desse de forma integral, sobre o salário de março, e solicitou que o projeto fosse retirado de votação, o que acabou acontecendo. O problema é que agora os 2% de março não têm mais como ser votado, e, persistido o parcelamento, o primeiro reajuste só deverá vir em abril. Em que pese a legitimidade do pleito, em época de vacas magras, mais vale uma nota de dez nas mãos, do que três de cinco voando.

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

72

73

74

75

76

77

78

79

80

Crítica

Para o deputado Vicente Caropreso o governo federal abandonou a área da saúde. E acusou a falta de planejamento em relação a distribuição de medicamentos como ponto critico e preocupante.

Dívida Foi transferido para hoje o julgamento no STF sobre a questão da dívida do Estado de Santa Catarina como a União. Segundo o procurador João dos Passos se o STF entender que o mandado de segurança impetrado pelo Estado seja a via adequada para discussão da dívida, o processo terá seu tramite normal até o julgamento final. Mas caso acompanhe a decisão do ministro Fachin pelo não cabimento do mandado de segurança o Estado optará pelo ajuizamento de uma ação ordinária para discutir os critérios de cálculo de juros cobrados pela União. Ou seja, a decisão de hoje poderá provocar uma nova ação.

Então... Um dos argumentos da defesa pelo impeachment está nas mentiras que a presidente Dilma produziu durante a campanha e que foram confirmadas posteriormente em ações contrárias assim que reassumiu a presidência da República. Há os que contestam essa argumentação destacando que não teve candidato a presidência que não mentiu para a população, prometendo o que não cumpriu. Ou seja, confirmam que ela mentiu. Mas no caso de Dilma estão as "pedaladas fiscais", que ontem foram tema na Comissão do Impeachment onde os autores da ação contra a presidente explanaram as causas e ilegalidades cometidas. Hoje será a vez do contraditório.

Calote Mais um calote do governo Dilma. O presidente da Câmara Brasileira do Livro, Luís Antonio Torelli, em oficio expôs ao presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação manifestando preocupação e indignação com a falta de pagamento do Fundo aos livros adquiridos no âmbito do Programa Nacional Biblioteca da Escola,Temático 2015. A consequência disso é o impactado nas editoras participantes do programa, que vem apresentando dificuldades para pagar fornecedores, impressão e insumos referentes à produção dos livros. Bancaram todos os custos e não receberam do governo.

81 Contraponto O Ostradamus pode até vir para o centro, mas não na rua Alves de Brito, onde funcionava a Toca da Garoupa, que passou para o prédio da frente. Os atuais proprietários renovaram o contrato por mais dez anos e tem por planos derrubar a casa antiga e fazer ali um estacionamento, mas o proprietário está reticente. De repente um bistrô de carnes ou até a Piazza Hut. Mas tudo até aqui é embrionário. Ou seja, o certo é de que a nova Toca da Garoupa, que começa a apresentar novidades gastronômicas, não terá a concorrência direta do Ostradamus do outro lado da rua.

Monitorando A Policia Federal esta atenta aos movimentos de uma empresa estatal em Santa Catarina, que vem realizando licitações pelo Estado, onde há fortes suspeitas de distribuição de recursos por parte das empresas beneficiadas com obras. Inclusive existem indicações de valores que são distribuídos para autoridades e dirigentes. Há fortes indícios envolvendo lideranças de uma sigla partidária. Ainda sem comprovação, mas com alto grau de investigação.

Preparação A posse de Leonel Pavan Júnior ontem no comando do PSDB de Balneário Camboriú é o primeiro passo para concretizar sua candidatura a prefeitura do município.

Saneamento Hoje acontece uma audiência pública promovida pelo deputado Luiz Fernando Vampiro para tratar da falta de balneabilidade e do esgotamento sanitário no Farol de Santa Marta."O Farol de Santa Marta é um dos atrativos turísticos mais procurados em Laguna, mas que está ameaçado pelos dejetos de esgoto lançados ao mar. O problema é grave. Além de provocar um impacto ambiental, oferece sério risco à saúde das pessoas”, comentou o parlamentar do PMDB.

A vida segue

De repente a Casan se transformou em comitê eleitoral do candidato Gean Loureiro. Esta semana lideranças do partido estavam reunidas na sala da presidência discutindo estratégias de campanha. 31-03-2016

82

Audiência pública da Comissão de Saúde da Alesc debate sobre o Aedes Aegypti

O mosquito é o transmissor da dengue e de doenças infecciosas como a febre chikungunya, zika vírus

O Deputado Dr. Vicente (PSDB) presidiu na manhã de hoje (30) a audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa que analisou as questões relacionadas ao combate ao Aedes aegypti. O mosquito é o transmissor da dengue e de doenças infecciosas como a febre chikungunya, zika vírus.

Atualmente, existem cinco municípios catarinenses em situação de epidemia de dengue e outros 34 em classificados como infestados. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria de Estado da Saúde houve 2.204 casos confirmados de dengue no estado até o dia 26 de março. Destes 1.997 casos (91%) são autóctones, ou seja, foram contraídos dentro do Estado.

Os cinco municípios em situação de epidemia (com mais de 300 casos em cada 100 mil habitantes) são: Pinhalzinho, Serra Alta, Descanso, Bom Jesus e Coronel Freitas, todos no Oeste catarinense. A situação mais grave é de Pinhalzinho, com 1.561 casos (78,2% do total). Até o momento foram registrados focos do Aedes aegypti em 119 cidades, totalizando 3.500 focos em 2016.

Este ano foi constatado 17 casos de zika vírus confirmados e três suspeitas de microcefalia em recém-nascidos. Em Chapecó ocorreu a primeira morte por dengue grave.

O diretor da Dive, Eduardo Macário, classificou a situação como muito preocupante. “Estamos em alerta. Não podemos dizer que é uma situação tranquila porque a incidência do mosquito ainda é crescente, embora muitos municípios estejam atuando pela eliminação dos focos do mosquito” disse ele.

O deputado Dr. Vicente destacou que algumas prefeituras estão com dificuldades para cumprir as metas traçadas pela Secretaria de Saúde. “Justamente em alguns municípios do Oeste é onde mais está ocorrendo os casos de dengue e devemos ser mais enérgicos nessas situações”, disse.

Este ano a dengue aumentou em 26% em relação a 2015. Para o parlamentar, a Legislação deve ser mudada e medidas mais duras devem ser adotadas. “A partir desta Audiência Pública os órgãos oficias irão repassar as necessidades de mudanças das leis para que o Parlamento possa agilizar os trabalhos”, disse ele. O deputado finalizou reforçando que, se cada um fizer a sua parte e se as pessoas colocarem a mão na

83 consciência, o problema será controlado, o Brasil gastará menos e as pessoas vão contrair menos doenças.

84

======

85

======

Diretoria de Comunicação Social

Thamy Soligo Diretora de Imprensa

Rossani Thomas Cordenadora de Imprensa

CLIPPING

EDIÇÃO e ELABORAÇÃO Moacir Cardoso Pereira

INFORMAÇÕES Diretoria de Comunicação Social 3221 2757 / 3221 2750

Site: http://www.alesc.sc.gov.br/portal_alesc/clipping

E-mail: [email protected]

======

86