PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU Secretaria Municipal da Educação EMEF “Ivan Engler de Almeida”

- EDUCAÇÃO ESPECIAL - AJUSTE CURRICULAR (X)Flexibilização (X) Adequação ( ) Adaptação 7º PERÍODO LETIVO – 2º BIMESTRE COMPONENTE CURRICULAR ANO DE 14 /06 A 09/07 DE 2021 LÍNGUA PORTUGUESA Iniciais do estudante: Prof. Educação Especial: NAP Débora Lucila Carlos

A REPORTAGEM VOCÊ JÁ DEVE TER PERCEBIDO QUE ESTE ANO ESTAMOS ESTUDANDO OS GÊNEROS TEXTUAIS PRESENTES NAS ESFERAS JORNALÍSTICAS, NÃO É MESMO?

HOJE, FALAREMOS DA REPORTAGEM. NOSSO FOCO SERÁ REPORTAGENS PRESENTES EM JORNAIS IMPRESSOS, REVISTAS E SITES, MAS NÃO PODEMOS DEIXAR DE CITAR AS REPORTAGENS QUE SÃO VEICULADAS EM MEIOS TELEVISIVOS. UM EXEMPLO QUE CONHECEMOS, SÃO AS REPORTAGENS APRESENTADAS NO CANAL ABERTO DE TV GLOBO, NO PROGRAMA GLOBO REPÓRTER. VOCÊ JÁ ASSISTIU OU OUVIU FALAR?

COMO É DIVULGADA A REPORTAGEM? A REPORTAGEM É AMPLAMENTE DIVULGADA NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA, ELA INFORMA, DE MODO MAIS APROFUNDADO QUE A NOTÍCIA. SEMPRE ABORDA FATOS DE INTERESSE PÚBLICO. ELA SITUA- SE NO QUESTIONAMENTO DE CAUSA E EFEITO, NA INTERPRETAÇÃO E NO IMPACTO, SOMANDO AS DIFERENTES VERSÕES DE UM MESMO ACONTECIMENTO.

QUAL A ESTRUTURA DE UMA REPORTAGEM? TÍTULO OU MANCHETE: É O NOME DO TEXTO. DEVE SER FORMULADA DE FORMA A CHAMAR A ATENÇÃO E DESPERTAR O INTERESSE DOS RECEPTORES. CONSISTE, GERALMENTE, EM FRASES DE EFEITO CONCISAS.

SUBTÍTULO OU TÍTULO SECUNDÁRIO: COMPLEMENTA O TÍTULO PRINCIPAL E APRESENTA MAIS INFORMAÇÕES, AINDA QUE BREVES, SOBRE O QUE SERÁ ENCONTRADO NO TEXTO. ESSE ELEMENTO É FACULTATIVO.

LIDE OU LEAD: NO JORNALISMO, A LIDE (OU LEAD) É O PRIMEIRO PARÁGRAFO DO TEXTO NO QUAL SÃO APRESENTADAS AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DA MATÉRIA, FORNECENDO UM PANORAMA AOS RECEPTORES. DEVIDO AO CARÁTER MAIS DETALHADO DA REPORTAGEM, A LIDE NÃO PRECISA RESPONDER TODAS AS PERGUNTAS (O QUÊ? QUEM? QUANDO? ONDE? COMO? POR QUÊ?) QUE DEVERIAM SER RESPONDIDAS EM OUTROS GÊNEROS JORNALÍSTICOS, COMO A NOTÍCIA, POR EXEMPLO.

CORPO DO TEXTO: É O DESENVOLVIMENTO DA REPORTAGEM. É O ELEMENTO DO TEXTO QUE VAI REUNIR TODAS AS INFORMAÇÕES ADQUIRIDAS PELO REPÓRTER, COMO PESQUISAS, ENTREVISTAS, MATERIAL GRÁFICO, ETC. AO FINAL DO CORPO DO TEXTO O JORNALISTA DEVERÁ TER RESPONDIDO TODAS AS PERGUNTAS RELACIONADAS AO TEMA ABORDADO.

Educação Especial Página 1

ATIVIDADE 1- PROCURE NO TEXTO AS PALAVRAS DAS CORES CORRESPONDENTES PARA ESCREVER QUAIS SÃO AS PARTES DE UMA REPOSTAGEM ESCRUTA:

ATIIDADE 2: LEIA A REPORTAGEM E DEPOIS NO ESPAÇO A BAIXO FAÇA A SUA, CONTENDO TODAS AS PARTES:

AÇÃO ‘ANIMALZINHO QUENTINHO’ ARRECADA ROUPAS PARA CÃES E GATOS DO CCZ DE BAURU DOAÇÕES PODEM SER FEITAS NA SEDE OAB DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA. PODEM SER DOADOS TAMBÉM COBERTORES E MANTAS. POR GILMARA MELO*, G1 BAURU E MARÍLIA A SECRETARIA DE SAÚDE, A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB) E O CONSELHO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA DOS ANIMAIS DE BAURU (COMUPDA) ESTÃO REALIZANDO A CAMPANHA 'ANIMALZINHO QUENTINHO' NESTE MÊS DE JUNHO QUANDO COMEÇA O INVERNO. O OBJETIVO DA AÇÃO É A ARRECADAÇÃO DE ROUPAS PARA OS CÃES E GATOS ABRIGADOS NO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES (CCZ) DA CIDADE. ALÉM DAS ROUPAS, TAMBÉM PODE SER DOADOS COBERTORES E MANTAS PARA OS ANIMAIS. VALERIA MEDINA CAMPRIGHER, MÉDICA VETERINÁRIA QUE É CHEFE DE SEÇÃO DE CONTROLE DE ZOONOSES, EXPLICA QUE A CAMPANHA É FUNDAMENTAL PARA CONSEGUIR REPOR OS COBERTORES, ROUPINHAS E CAMINHAS DOS ANIMAIS ATENDIDOS PELO CCZ. FONTE: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/mundo-pet/noticia/2021/06/17/acao-animalzinho-quentinho-arrecada-roupas-para-caes-e-gatos-do-ccz-de- bauru.ghtml

TITÚLO:______

SUBTÍTULO: ______

LID OU LEAD: ______

CORPO DO TEXTO: ______

Educação Especial Página 2

ATIVIDADE 3- INTERPRETAÇÃO DE TEXTO LEIA E RESPONDA:

Educação Especial Página 3

ATIVIDADE 4- SÍLABAS

Educação Especial Página 4

ATIVIDADE 5- SÍLABAS

Educação Especial Página 5

ATIVIDADE 6: VERBOS

ATIVIDADE 7: VERBOS

Educação Especial Página 6

ATIVIDADE 8: SUJEITO, LEIA:

ATIVIDADE 9: SUJEITO

Educação Especial Página 7

ATIVIDADE 10: SUJEITO

ATIVIDADE 11: SINGULAR E PLURAL

Educação Especial Página 8

ATIVIDADE 12: SINGULAR E PLURAL

ATIVIDADE 13: SÍLABAS

FONTE: IMAGENS GOOGLE

Educação Especial Página 9

- EDUCAÇÃO ESPECIAL - AJUSTE CURRICULAR (X)Flexibilização (X) Adequação ( ) Adaptação 7º PERÍODO LETIVO – 2º BIMESTRE COMPONENTE CURRICULAR ANO DE 14 /06 A 09/07 DE 2021 MATEMÁTICA Iniciais do estudante: Prof. Educação Especial: NAP Débora Lucila Carlos

AS FRAÇÕES E SUAS APLICAÇÕES.

CHAMAMOS DE FRAÇÃO UMA PARTE DE UM TODO. PODEMOS DIZER QUE É UM PEDAÇO OU UMA FATIA DE ALGO, UM POUCO DE UMA CERTA QUANTIDADE. CHAMAMOS DE INTEIRO OU TOTAL O VALOR DE ONDE CALCULAMOS UMA PARTE OU UMA FRAÇÃO. PODEMOS RELACIONAR UMA FRAÇÃO COM ALGUMAS FRASES CONHECIDAS:

A) TRÊS QUARTOS DE LEITE b) DOIS QUINTOS DO TANQUE DE ÁGUA c) CINCO PARTES DE UMA PIZZA d) MEIA COLHER DE MARGARINA e) UM TERÇO DOS JOGADORES ESTÃO MACHUCADOS.

ATIVIDADE 1: GRIFE NAS RECEITAS ABAIXO OS INGREDIENTES QUE ESTÃO MEDIDOS COM FRAÇÕES: EXEMPLO : ¾ DE XÍCARA

ATIVIDADE 2: FRAÇÃO

Educação Especial Página 10

Educação Especial Página 11

Educação Especial Página 12

GEOMETRIA – ESTUDO DOS TRIÂNGULOS VAMOS ESTUDAR UMA PARTE DA MATEMÁTICA CHAMADA DE GEOMETRIA. ESSA UMA PARTE ESTUDA AS FIGURA GEOMÉTRICAS E AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS QUE EXISTEM NESSAS FIGURAS. AS FIGURAS GEOMÉTRICA PLANAS SÃO FIGURAS QUE APRESENTAM SOMENTE DUAS MEDIDAS OU DIMENSÕES: COMPRIMENTO E LARGURA, : COMPRIMENTO E ALTURA OU LARGURA E ALTURA.

ATIVIDADE 4: DESENHE NO GEOPLANO ( PLACA COM PONTOS) O MAIOR NÚMERO DE TRIÂNGULOS USANDO OS PONTINHOS, OLHE NA IMAGEM A CIMA AS DIFERENÇAS E DESENHE DOS TRÊS TIPOS:

Educação Especial Página 13

ATIVIDADE 4:

Educação Especial Página 14

ATIVIDADE 5: SISTEMA MONETÁRIO (DINHEIRO)

Educação Especial Página 15

ATIVIDADE 6: SISTEMA MONETÁRIO (DINHEIRO)

ATIVIDADE 7: OPERAÇÕES MATEMÁTICAS

Educação Especial Página 16

DIVISÃO

ATIVIDADE 8: OPERAÇÕES MATEMÁTICAS

Educação Especial Página 17

ADIÇÃO

ATIVIDADE 9: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Educação Especial Página 18

Educação Especial Página 19

Educação Especial Página 20

FONTE: IMAGENS GOOGLE

Educação Especial Página 21

- EDUCAÇÃO ESPECIAL - AJUSTE CURRICULAR (X)Flexibilização (X) Adequação ( ) Adaptação 7º PERÍODO LETIVO – 2º BIMESTRE COMPONENTE CURRICULAR ANO DE 14 /06 A 09/07 DE 2021 HISTÓRIA Iniciais do estudante: Prof. Educação Especial: NAP Débora Lucila Carlos

AS GRANDES NAVEGAÇÕES

AS GRANDES NAVEGAÇÕES FORAM NAVEGAÇÕES OCEÂNICAS REALIZADAS AO LONGO DO SÉCULO XV QUE PERMITIRAM A EXPLORAÇÃO DO OCEANO ATLÂNTICO. FORAM POSSÍVEIS GRAÇAS À ACUMULAÇÃO DE CONHECIMENTO NÁUTICO E À CHEGADA DE NOVAS TECNOLOGIAS QUE FACILITARAM A NAVEGAÇÃO. O PAÍS QUE POSSUIU AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA INICIAR AS GRANDES NAVEGAÇÕES FOI PORTUGAL. AO LONGO DO SÉCULO XV, PORTUGAL ORGANIZOU INÚMERAS EXPEDIÇÕES NO OCEANO ATLÂNTICO, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA A CONQUISTA DE CEUTA, EM 1415. OS PORTUGUESES CHEGARAM A UMA SÉRIE DE ILHAS NO ATLÂNTICO, ENCONTRARAM UMA ROTA ALTERNATIVA PARA A ÍNDIA, E CHEGARAM AO BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XV. OS ESPANHÓIS, POR SUA VEZ, CHEGARAM À AMÉRICA PRIMEIRO, EM 1492.

ATIVIDADE 1: CRUZADINHA MERCADORIAS E ESPEIARIAS DAS GRANDES NAVEGAÇÕES

Educação Especial Página 22

FONTE: https://proaisesilvaartedeeducar.blogspot.com/2019/11/atividades-de-historia-4-e-5-anos.html

Educação Especial Página 23

- EDUCAÇÃO ESPECIAL - AJUSTE CURRICULAR (X)Flexibilização (X) Adequação ( ) Adaptação 7º PERÍODO LETIVO – 2º BIMESTRE COMPONENTE CURRICULAR ANO DE 14 /06 A 09/07 DE 2021 GEOGRAFIA Iniciais do estudante: Prof. Educação Especial: NAP Débora Lucila Carlos

REDES DE COMUNICAÇÃO: AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO, ACESSO E EXCLUSÃO DIGITAL

DESDE O NEBULOSO SÉCULO 20, QUANDO O MUNDO VIU ECLODIR DUAS DEVASTADORAS GUERRAS MUNDIAIS, A TECNOLOGIA TEM EVOLUÍDO ACELERADAMENTE. A CORRIDA ARMAMENTISTA E O EXPONENCIAL INVESTIMENTO DOS PAÍSES EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA ACARRETARAM UM EXTRAORDINÁRIO DESENVOLVIMENTO DOS MAIS VARIADOS RECURSOS. O ÁPICE DESSAS MUDANÇAS DEU-SE A PARTIR DA DÉCADA DE 1990 — PERÍODO EM QUE A INTERNET COMEÇOU A SE POPULARIZAR E POTENCIALIZAR OS PROCESSOS DE GLOBALIZAÇÃO. NESSA LINHA, AS DISTÂNCIAS ENTRE TEMPO E ESPAÇO NÃO SÓ ENCURTARAM, COMO TAMBÉM ALTERARAM O RITMO E O PADRÃO DE VIDA DAS PESSOAS

EXCLUSÃO DIGITAL DADO UM AMBIENTE SOCIAL EM QUE NÃO EXISTAM DISPARIDADES SÓCIO-ECONÔMICAS, O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARECE SER PROMISSOR E POSSUIR UM POTENCIAL FANTÁSTICO. MAS SABE-SE QUE NA REALIDADE DE PAÍSES COMO O BRASIL A EXCLUSÃO DIGITAL DEVE SER CONSIDERADA AO SE PENSAR NO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA QUE ESTAS NÃO VENHAM A PERPETUAR A EXCLUSÃO E CRIAR UM ABISMO AINDA MAIOR ENTRE OS QUE TÊM E OS QUE NÃO TÊM ACESSO ÀS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS. NO BRASIL A INCLUSÃO DIGITAL AINDA NÃO É REALIDADE. COM RELAÇÃO AO USO DA MÍDIA COMO VIA DE ACESSO PARA AQUISIÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DA CIDADANIA, PERCEBESE A EXISTÊNCIA DE ALGUMAS INICIATIVAS, NO ENTANTO, ESSAS INICIATIVAS AINDA SÃO POUCO ABRANGENTES QUANDO SE CONSIDERA TODA A POTENCIALIDADE QUE PODERIA SER EXPLORADA NESTE SENTIDO FONTE: HTTPS://CONTEUDO.MOVIDESK.COM/EVOLUCAO-DOS-MEIOS-DE-COMUNICACAO/

ATIVIDADE 1- O USO DAS REDES DE COMINICAÇÃO ESTÃO PRESENTES EM NOSSAS ATIVIDADES ASSINALE QUEIS ESTÃO PRESENTES NA SUA VIDA:

Educação Especial Página 24

- EDUCAÇÃO ESPECIAL - AJUSTE CURRICULAR (X)Flexibilização (X) Adequação ( ) Adaptação 7º PERÍODO LETIVO – 2º BIMESTRE COMPONENTE CURRICULAR ANO DE 14 /06 A 09/07 DE 2021 CIÊNCIAS Iniciais do estudante: Prof. Educação Especial: NAP Débora Lucila Carlos

CIÊNCIAS

VÍRUS: ORGANISMOS ACELULARES INCAPAZES DE SE REPRODUZIREM FORA DE UMA CÉLULA (PARASITAS INTRACELULARES OBRIGATÓRIOS). SÃO, BASICAMENTE, FORMADOS POR MATERIAL GENÉTICO (DNA OU RNA) E ENVOLTOS POR UMA CAPA PROTEICA.PALAVRA DERIVADA DO LATIM VÍRUS QUE SIGNIFICA “VENENO” OU “TOXINA”, SÃO ORGANISMOS MICROSCÓPICOS EXTREMAMENTE PEQUENOS QUE PODE VARIAR DE CERCA DE 20 A 300 NM, NA MAIORIA DAS VEZES, SÓ PODEM SER VISTOS PELO MICROSCÓPIO ELETRÔNICO. E AGORA O CORONA VÍRUS:

FONTE: IMAGENS GOOGLE

MONERA OU EUBACTÉRIAS E ARQUEOBACTÉRIAS?

A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS MUDOU MUITO AO LONGO DO TEMPO, E PRINCIPALMENTE DEPOIS QUE SE CONHECEU MAIS A RESPEITO DA ESTRUTURA DOS ORGANISMOS, A ORIGEM E EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES. IMPORTANTE NOTAR QUE DEPENDENDO DO SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO ADOTADO, O REINO MONERA ATUALMENTE É CONSIDERADO POR UNS E DESCONSIDERADO POR OUTROS CIENTISTAS. ASSIM, EM ALGUNS ESTUDOS, O REINO MONERA PODERIA SER SUBSTITUÍDO POR DOIS GRUPOS:

 EUBACTÉRIAS: ENGLOBA AS BACTÉRIAS VERDADEIRAS E CIANOBACTÉRIAS;  ARQUEOBACTÉRIAS OU ARQUEAS: ALGUMAS ESPÉCIES QUE VIVEM EM AMBIENTES EXTREMOS.

OS PRIMEIROS FÓSSEIS ENCONTRADOS NA NATUREZA SÃO DE PROCARIONTES: MICRO FÓSSEIS DE CIANOBACTÉRIAS, PRESENTES NA AUSTRÁLIA, COM 3,5 BILHÕES DE ANOS E TAMBÉM DE BACTÉRIAS, NA ÁFRICA DO SUL, COM IDADE ESTIMADA EM 3 BILHÕES E 100 MILHÕES DE ANOS.

BACTÉRIAS SÃO MICRORGANISMOS UNICELULARES QUE ESTÃO ENTRE OS MENORES, MAIS SIMPLES E MAIS ABUNDANTES ORGANISMOS DO PLANETA. A MAIORIA NÃO ULTRAPASSA UM MICRÔMETRO – A MILÉSIMA PARTE DO MILÍMETRO. ELAS SÃO ENCONTRADAS EM UMA GRANDE DIVERSIDADE DE AMBIENTES, COMO NO SOLO, NA ÁGUA DOCE, NO MAR, NO AR, NA SUPERFÍCIE E NO INTERIOR DOS ORGANISMOS E NOS MATERIAIS EM DECOMPOSIÇÃO.

Educação Especial Página 25

REINO PROTISTA: COMPREENDEM OS PROTOZOÁRIOS E AS ALGAS. EXISTEM AINDA OS MIXOMICETOS, ORGANISMOS SEMELHANTES AOS FUNGOS, MAS CLASSIFICADOS COMO PROTISTAS.

PROTOZOÁRIOS SÃO SERES UNICELULARES E EUCARIONTES, COM ESTRUTURA QUE GARANTE SEU FUNCIONAMENTO, REALIZANDO AS MESMAS TAREFAS BÁSICAS DE UM ANIMAL, COMO RESPIRAÇÃO, DIGESTÃO, CIRCULAÇÃO, EXCREÇÃO, EM ALGUNS ATÉ UMA PRIMITIVA COORDENAÇÃO.

ESPOROZOÁRIOS: NÃO POSSUEM ESTRUTURA LOCOMOTORA. UM EXEMPLO É O AGENTE TRANSMISSOR DA MALÁRIA (PLASMÓDIO) O PROTOZOÁRIO É TRANSMITIDO PELA PICADA DE UM INSETO.

CILIADOS: LOCOMOVEM-SE POR MEIO DE CÍLIOS. ALGUNS EXEMPLOS SÃO: VORTICELLA, BALANTIDIUM COLI, PORÉM, O MAIS CONHECIDO É O PARAMÉCIO, ORGANISMO DE VIDA LIVRE.

MASTIGÓFOROS: LOCOMOVEM-SE POR MEIO DE FLAGELOS. ALGUNS SÃO PARASITAS, OU SEJA, OBTÊM ALIMENTO A PARTIR DA ASSOCIAÇÃO COM OUTROS SERES VIVOS.

ALGAS: ORGANISMOS AUTÓTROFOS, POIS TÊM CLOROFILA, ALÉM DE OUTROS PIGMENTOS, LOGO, REALIZAM FOTOSSÍNTESE. POR ALGUM TEMPO, FORAM CLASSIFICADAS NO REINO VEGETAL, PELA SEMELHANÇA COM AS CÉLULAS VEGETAIS, MAS COMO SÃO ORGANISMOS MAIS SIMPLES E NÃO POSSUEM TECIDOS ORGANIZADOS, FORAM REAGRUPADAS NO REINO PROTISTA. ELAS SÃO FUNDAMENTAIS NA BIOSFERA, POIS CONSTITUEM A BASE DA CADEIA ALIMENTAR AQUÁTICA E REALIZAM A MAIOR PARTE DA FOTOSSÍNTESE DO PLANETA. MUITAS SÃO TAMBÉM UTILIZADAS COMO ALIMENTO PELO SER HUMANO, POIS APRESENTAM ALTO TEOR DE PROTEÍNAS, VITAMINAS E SAIS MINERAIS. AS MAIS ABUNDANTES SÃO UNICELULARES, EMBORA EXISTAM ALGAS MARINHAS COM MAIS DE 30 METROS DE COMPRIMENTO. SÃO DIVIDIDAS EM CINCO GRUPOS, DE ACORDO COM OS PIGMENTOS INTRACELULARES: ALGAS VERDES OU CLOROFÍCEAS, ALGAS VERMELHAS OU RODOFÍCEAS, ALGAS DOURADAS OU CRISOFÍCEAS, PIRROFÍCEAS E MIXOMICETOS

REINO FUNGI É REPRESENTADO POR ORGANISMOS EUCARIONTES UNICELULARES OU PLURICELULARES, SENDO ENCONTRADOS NOS MAIS DIVERSOS TIPOS DE AMBIENTES. ENTRE OS FUNGOS, INCLUEM-SE OS COGUMELOS, MOFOS, ORELHAS DE PAU, LÍQUENS, ENTRE OUTROS ORGANISMOS. OS FUNGOS APRESENTAM DIVERSOS FORMATOS. POR ALGUM TEMPO, OS FUNGOS FORAM CLASSIFICADOS NO REINO VEGETAL, POR POSSUÍREM CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES AS DAS PLANTAS, NO ENTANTO DIFEREM POR NÃO APRESENTAREM CLOROFILA OU QUALQUER OUTRO PIGMENTO FOTOSSINTETIZANTE, PORTANTO SÃO HETEROTRÓFICOS.

A MAIORIA DOS FUNGOS É PLURICELULAR, COM O CORPO CONSTITUÍDO DE HIFAS, MAS HÁ ALGUNS UNICELULARES, CUJO PRINCIPAL EXEMPLO É AS LEVEDURAS. SUA REPRODUÇÃO PODE SER SEXUADA OU ASSEXUADA.

OS FUNGOS SÃO BASICAMENTE COMPOSTOS POR UM EMARANHADO DE TUBOS, RAMIFICADOS E ENVOLVIDOS POR UMA PAREDE DE QUITINA (POLISSACARÍDEO TAMBÉM PRESENTE NO EXOESQUELETO DOS ARTRÓPODES). ESSE EMARANHADO É CHAMADO DE MICÉLIO E OS TUBOS QUE O COMPÕEM SÃO AS HIFAS. AS HIFAS SÃO FILAMENTOS MICROSCÓPICOS ONDE ESTÁ CONTIDO O MATERIAL GENÉTICO DOS FUNGOS. ELAS PODEM SER DE DOIS TIPOS:

HIFAS CENOCÍTICAS: QUANDO NÃO POSSUEM PAREDESTRANSVERSAIS, CHAMADAS DE SEPTOS, FICANDO OS NÚCLEOS ESPALHADOS PELO CITOPLASMA; HIFAS SEPTADAS: QUANDO HÁ DELIMITAÇÃO DE COMPARTIMENTOS CELULARES PELOS SEPTOS, FORMANDO CÉLULAS COM UM (MONOCARIÓTICAS) OU DOIS NÚCLEOS (DICARIÓTICAS).

Educação Especial Página 26

ATIVIADDE 1: NOMEIO O REINO ATRAVES DAS IMAGENS: REINO DOS VÍRUS, BACTÉRIAS, PROTOZOÁROOS, ALGAS E FUNGOS

Educação Especial Página 27

- EDUCAÇÃO ESPECIAL - AJUSTE CURRICULAR (X)Flexibilização (X) Adequação ( ) Adaptação 7º PERÍODO LETIVO – 2º BIMESTRE COMPONENTE CURRICULAR ANO DE 14 /06 A 09/07 DE 2021 EDUCAÇÃO FÍSICA Iniciais do estudante: Prof. Educação Especial: NAP Débora Lucila Carlos

BASQUETEBOL

É UM ESPORTE ALTAMENTE POPULAR NOS ESTADOS UNIDOS. AQUI NO BRASIL, NÓS TEMOS VÁRIOS ATLETAS DE EXPRESSÃO QUE DEIXARAM SUAS MARCAS NÃO APENAS AQUI EM NOSSO PAÍS, MAS QUE TAMBÉM FICARAM MUNDIALMENTE CONHECIDOS, COMO É O CASO DE

HORTÊNCIA, PAULA, JANETH E OSCAR SCHMIDT. MAS, INFELIZMENTE, ESSE ESPORTE NÃO TEM ACEITAÇÃO POPULAR EM NOSSO PAÍS, DE MODO QUE SUA PRÁTICA SE RESTRINGE ÀS ESCOLAS E AOS CLUBES, COMO OCORRE COM O HANDEBOL.

ATIVIDADE 1: QUAIS IMAGENS AS PESSOAS ESTÃO JOGANDO BASQUETEBOL:

Educação Especial Página 28

- EDUCAÇÃO ESPECIAL - AJUSTE CURRICULAR (X)Flexibilização (X) Adequação ( ) Adaptação 7º PERÍODO LETIVO – 2º BIMESTRE COMPONENTE CURRICULAR ANO DE 14 /06 A 09/07 DE 2021 ARTE Iniciais do estudante: Prof. Educação Especial: NAP Débora Lucila Carlos

O É UMA DANÇA E UM GÊNERO MUSICAL BRASILEIRO CONSIDERADO UM DOS ELEMENTOS MAIS REPRESENTATIVOS DA CULTURA POPULAR DO BRASIL. ESTE RITMO É FRUTO DA MISCIGENAÇÃO ENTRE A MÚSICA AFRICANA E EUROPEIA NOS CAMPOS E NA CIDADE. DEVIDO A SUA GRANDE PRESENÇA EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL, O SAMBA ASSUME FORMAS DIFERENCIADAS EM CADA REGIÃO, MAS SEMPRE MANTENDO A ALEGRIA E SUA CADÊNCIA ENVOLVENTE. O SAMBA FOI CRIADO NO BRASIL E SUA ORIGEM SÃO OS BATUQUES TRAZIDOS PELOS NEGROS ESCRAVIZADOS, MISTURADOS AOS RITMOS EUROPEUS, COMO A POLCA, A VALSA, A MAZURCA, O MINUETO, ENTRE OUTROS. INICIALMENTE, AS FESTAS DE DANÇAS DOS NEGROS ESCRAVOS NA BAHIA ERAM CHAMADAS DE "SAMBA". OS ESTUDIOSOS APONTAM O RECÔNCAVO BAIANO COMO O https://br.pinterest.com/pin/36915450068 1 BERÇO DO SAMBA, ESPECIALMENTE O COSTUME DE DANÇAR, CANTAR E TOCAR INSTRUMENTOS EM RODA. EM 1916 FOI GRAVADO NO BRASIL AQUELE QUE É CONSIDERADO O PRIMEIRO SAMBA COM O TÍTULO "PELO TELEFONE", COM LETRA DE MAURO DE ALMEIDA E . HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=WOLPDB4JJDU O SAMBA FOI ENTRANDO NOS SALÕES DA ELITE E POUCO A POUCO FOI SE ASSOCIANDO AO CARNAVAL, QUE ATÉ AQUELE MOMENTO, TINHA AS MARCHINHAS COMO TRILHA SONORA.

PRINCIPAIS TIPOS DE SAMBA SAMBA DE RODA: O SAMBA DE RODA ESTÁ ASSOCIADO À CAPOEIRA E RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS. ESSA VARIANTE DE SAMBA SURGIU NO ESTADO DA BAHIA NO SÉCULO XIX, CARACTERIZADO POR PALMAS E CANTOS, NO QUAL OS DANÇARINOS BAILAM DENTRO DE UMA RODA. SAMBA-ENREDO: ASSOCIADO AO TEMA DAS ESCOLAS DE https://br.pinterest.com/pediypano/capoe 1 SAMBA, O SAMBA-ENREDO É CARACTERIZADO POR APRESENTAR CANÇÕES COM TEMÁTICAS DE CARÁTER HISTÓRICO, SOCIAL OU CULTURAL. ESSA VARIANTE DE SAMBA, SURGIU NO NA DÉCADA DE 30 COM O DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA. SAMBA-CANÇÃO: CHAMADO TAMBÉM DE "SAMBA DE MEIO DE ANO", O SAMBA CANÇÃO SURGE NA DÉCADA DE 20 NO RIO DE JANEIRO E SE POPULARIZA NO BRASIL NAS DÉCADAS DE 1950 E 1960. ESSE ESTILO É CARACTERIZADO POR MÚSICAS ROMÂNTICAS E RITMOS MAIS LENTOS. SAMBA-EXALTAÇÃO: O MARCO INICIAL DESSE ESTILO DE SAMBA É A MÚSICA "AQUARELA DO BRASIL", DE (1903-1964), LANÇADA NO ANO DE 1939. CARACTERIZADO POR LETRAS QUE APRESENTAM TEMAS PATRIÓTICOS E UFANISTAS, BEM DE ACORDO COM O MOMENTO HISTÓRICO QUE O BRASIL VIVIA NO ESTADO NOVO. SAMBA DE GAFIEIRA: ESSE ESTILO DE SAMBA É DERIVADO DO MAXIXE E SURGIU NA DÉCADA DE 40. O SAMBA DE GAFIEIRA É UMA DANÇA DE SALÃO CUJO HOMEM CONDUZ A MULHER ACOMPANHADOS POR UMA ORQUESTRA COM RITMO ACELERADO. PAGODE: ESSA VARIANTE DO SAMBA SURGIU NO RIO DE JANEIRO NA DÉCADA DE 70, A PARTIR DA TRADIÇÃO DAS RODAS DE SAMBA. CARACTERIZADO POR UM RITMO REPETITIVO COM INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO ACOMPANHADOS DE SONS ELETRÔNICOS. CONHEÇA ALGUNS NOMES DE GRANDES SAMBISTAS BRASILEIROS: , , JOÃO NOGUEIRA, , , BEZERRA DA SILVA, ATAULFO ALVES, , ZÉ KETI, , ZECA PAGODINHO, , CLARA NUNES, ALFREDO DEL-PENHO, ENTRE OUTROS. Educação Especial Página 29

ATIVIDADE 1: ASSISTA AO VÍDEO:

HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=IWLNBYP0TW4 - FAÇA VOCÊ MESMO | AULA DE DANÇAS POPULARES: SAMBA DE RODA

VAMOS ASSISTIR AO VÍDEO E SEGURANDO UMA BACIA DE PLÁSTICO COM AS DUAS MÃOS VAMOS FAZER OS MOVIMENTOS MOSTRADO NO VÍDEO, UM CIRCULO PEQUENO, UM CÍRCULO MAIOR, UM S. EXPLORE O ESPAÇO, OS PLANOS, MAIS PARA BAIXO, MAIS EM CIMA. COMO FOI: ______

AGORA VAMOS PENSAR NO FIGURO E NA CRIAÇÃO DE PERSONAGEM, VAMOS VER UM POUQUINHO SOBRE CARMEM MIRANDA: HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=6BG0OMDMUY0

CARMEN MIRANDA (1909-1955) FOI UMA CANTORA, ATRIZ E DANÇARINA LUSO-BRASILEIRA. FICOU CONHECIDA COMO A PEQUENA NOTÁVEL. ERA UMA ESPÉCIE DE SÍMBOLO DA LEMBRANDO: FIGURINO: É UM ELEMENTO AMÉRICA LATINA, COM SEUS BRINCOS DE ARGOLAS, BABADOS E IMPORTANTE DA LINGUAGEM VISUAL DO BALANGANDÃS. DEIXOU CLÁSSICOS DA MÚSICA COMO "TAI, PRA ESPETÁCULO FORMADO POR, ALÉM DAS VOCÊ GOSTAR DE EM 1936, CARMEN MIRANDA ESTREOU NO VESTIMENTAS, PELOS ACESSÓRIOS. O CINEMA NA COMÉDIA MUSICAL “ALÔ, ALÔ CARNAVAL”, QUANDO CANTOU ACOMPANHADA DA IRMÃ FIGURINO AUXILIA NA COMPREENSÃO DO AURORA MIRANDA. GRAVOU GRANDES SUCESSOS COMO NO PERSONAGEM, ELE É CARREGADO DE TABULEIRO DA BAIANA (1936), DE ARI BARROSO, CAMISA SIMBOLOGIA E PODE ACENTUAR O PERFIL LISTRADA (1937), DE ASSIS VALENTE, BONECA DE PIXE (1938) E NA PSICOLÓGICO DO PERSONAGEM, OBJETIVOS BAIXA DO SAPATEIRO (1938), DE ARI BARROSO. E CARACTERÍSTICAS DA HISTÓRIA. OS EM 1939, CARMEN MIRANDA BRILHOU NA COMÉDIA- FIGURINOS E ACESSÓRIOS UTILIZADOS EM MUSICAL BANANA DA TERRA, QUANDO CENA DEVEM SER SEMPRE COERENTES COM APARECEU CARACTERIZADA DE BAIANA, PERSONAGEM QUE A ÉPOCA EM QUE ACONTECE A AÇÃO OU ELA INCORPOROU ATÉ O FIM DE SUA VIDA. NO MUSICAL, CANTOU COM O SIMBOLISMO QUE O DIRETOR QUEIRA A MÚSICA O QUE É QUE A BAIANA TEM, DE , QUE DAR A ELA. O FIGURINISTA É O RESPONSÁVEL VIROU UM CLÁSSICO NA VOZ DA CANTORA. PELAS ROUPAS E ACESSÓRIOS UTILIZADOS NA MIM" E DO CINEMA, COMO "UMA NOITE NO RIO". PEÇA TEATRAL. A ESTRELA, COM EXPERTISE, É UMA DAS PRIMEIRAS A VALORIZAR E TER ORGULHO DOS ÍCONES BRASILEIROS. MIX DE COLARES, TOP CROPPED E SAIA LONGA. QUALQUER SEMELHANÇA COM AS TENDÊNCIAS DA MODA ATUAL NÃO É MERA COINCIDÊNCIA.

ATIVIDADE 2: COM BASE NA MÚSICA DA CARMEM MIRANDA QUE TEMOS ABAIXO, CRIE UM FIGURINO PARA ELA UTILIZANDO O TEMA ABORDADO NA MÚSICA E OS ITENS QUE ELA APRESENTA

TIC TAC DO MEU CORAÇÃO - HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=PHMF65LUS10 CARMEN MIRANDA- 1942

Educação Especial Página 30

O TIC-TIC, O TIC-TAC DO MEU CORAÇÃO O TIC-TIC, O TIC-TAC DO MEU CORAÇÃO MARCA O COMPASSO DO MEU GRANDE AMOR MARCA O COMPASSO DE UM ATROZ VIVER NA ALEGRIA BATE MUITO FORTE É O RELÓGIO DE UMA EXISTÊNCIA E NA TRISTEZA BATE FRACO E POUCO A POUCO VAI MORRENDO PORQUE SENTE DOR DE TANTO SOFRER O TIC-TIC, O TIC-TAC DO MEU CORAÇÃO MEU CORAÇÃO JÁ BATE DIFERENTE MARCA O COMPASSO DE UM ATROZ VIVER DANDO O SINAL DO FIM DA MOCIDADE É O RELÓGIO DE UMA EXISTÊNCIA O SEU PULSAR É O SOLUÇAR CONSTANTE E POUCO A POUCO VAI MORRENDO DE QUEM MUITO AMOU NA VIDA, COM SINCERIDADE DE TANTO SOFRER ÀS VEZES EU PENSO QUE O TIC-TAC O TIC-TIC, O TIC-TAC DO MEU CORAÇÃO É UM AVISO DO MEU CORAÇÃO… MARCA O COMPASSO DO MEU GRANDE AMOR NA ALEGRIA BATE MUITO FORTE E NA TRISTEZA BATE FRACO PORQUE SENTE DOR

Fonte: https://www.todamateria.com.br/samba/ http://www.rua.ufscar.br/carmen-miranda-em-hollywood-vestindo-formas-cores-e-culturas/ https://www.ebiografia.com/carmen_miranda/

Educação Especial Página 31

- EDUCAÇÃO ESPECIAL - AJUSTE CURRICULAR (X)Flexibilização (X) Adequação ( ) Adaptação 7º PERÍODO LETIVO – 2º BIMESTRE COMPONENTE CURRICULAR ANO DE 14 /06 A 09/07 DE 2021 INGLÊS Iniciais do estudante: Prof. Educação Especial: NAP Débora Lucila Carlos

PARTES DO CORPO:

OBSERVE A FIGURA E AS PARTES DO CORPO EM INGLES PARA VOCE PESQUISAR E RESPONDER AS ATIVIDADES:

Educação Especial Página 32

Educação Especial Página 33

FONTE: IMAGENS GOOGLE

Educação Especial Página 34