frOIN gEffin GOVERNO DE SECRETARIA DE ESTADO GERAL DE GOVERNO

Ofício n° 547/2020 - SUPERLEGIS Ref. GS/SEGG O 135/2020 , 02 de outubro de 2020 ii.okt-Z; 4_, 4ne,' I odozõ.

Senhor Presidente,

Cumprimentando-o cordialmente, vimos, pelo presente, seguindo determinação do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, encaminhar a Vossa Excelência a Mensagem n° 59/2020, acompanhada do respectivo Projeto de Lei que "Institui a Rota Turística "Rota do Baixo São Francisco", no Estado de Sergipe, e dá providências correlatas."

Na certeza antecipada de sermos merecedores da cabente compreensão de Vossa Excelência e de seus dignos Pares, reiteramos-lhes nossos protestos de estima e consideração.

tal de Atos Legislativos

ALESE/SGM RECEBIDO Em,

Excelentíssimo Senhor Deoclécio Vi ira Fit Deputado Estadual LUCIANO BISPO DE LIMA Secretado-Geral da Mesa Di rê DD. Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe 41, 4 gffiffl MENSAGEM N° 3/50,20

Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe,

Excelentíssimos Senhores Deputados Estaduais.

_ Referência - Proposição: PROJETO DE LEI Nc.- Ementa: Institui a Rota Turística "Rota do Baixo São Francisco", no Estado de Sergipe, e dá providências correlatas.

Cumprimentando essa Egrégia Assembleia, tenho a grata honra e a imensa satisfação de comparecer perante Vossas Excelências, por intermédio desta Mensagem, com base nas normas e preceitos consagrados na Constituição Estadual, que dizem respeito à participação conjunta do Poder Executivo e do Poder Legislativo, a fim de submeter à apreciação e deliberação dessa Ilustre Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que "Institui a Rota Turística "Rota do peRVO f)), 2,c3Z0

SERGIPE GOVERNO DO ESTADO MENSAGEM N°5- /2020

Baixo São Francisco", no Estado de Sergipe e dá providências correlatas".

Ao formular e apresentar essa propositura, faço com o necessário respaldo em fundamentos constitucionais, nos precisos termos do art. 59, que assegura ao Governador do Estado a iniciativa de leis; e do art. 84, "caput" e inciso IV, que atribui ao Governador do Estado a competência de iniciar o processo legislativo, na forma e nos casos previstos, normas essas disciplinadas na Carta Magna Estadual.

Tecidas essas considerações iniciais, é injuntivo se esclarecer que, mediante a apresentação da Proposta Legislativa em apreço, visa o Poder Executivo instituir a Rota Turística do Baixo São Francisco, composta pelos municípios de Monte Alegre, , , Nossa Senhora de Lourdes, , Propriá, Japoatã, Neópolis, , Brejo Grande, , Amparo do São Francisco, , Cedro de São João, São Francisco e Santana do São Francisco.

A criação, por Lei, de uma Rota Turística é um especial mecanismo catalisador do turismo, tendo em vista que formaliza as áreas que receberão especial atenção do Poder Público, na forma do art. 180 da Constituição Federal, por meio de instrumentos que potencializem o desenvolvimento social e econômico da região, considerando as suas especificidades geográficas, culturais, ambientais, etc. poRVIR. 6c+ 121,0)1;0

41~{4144

g3R3,9)!PArgo MENSAGEM N°

No caso específico da Rota Turística do Baixo São Francisco, a região abrangida envolve uma extensão de 228,70krn, o que beneficia um total de 171.525 habitantes.

Entre as atrações dessa rota, estão a grande variedade de artesanatos, passeios ecológicos, passeios de Catamarã pelo Rio São Francisco, lagoas, cachoeiras, além de uma variedade de eventos culturais, como:

• Festa ao Padroeira Sagrado Coração de Jesus; • Vaquejada de Porto da Folha; • Festa do São Gonçalo; • Corrida de Jegue;

• Festa de Nossa Senhora de Lourdes e dos Navegantes; • Festa do Cruzeiro; • Samba de Coco; • Festa das Cabaçinhas; • Casamento do Matuto.

Nesse contexto, a formalização do novo roteiro sergipano permitirá aos turistas uma experiência imersiva em nossa cultura, aumentando a geração de emprego e renda, de forma a promover o desenvolvimento econômico e social nos municípios envolvidos. d? pORVI4.

(itaõ; SERGIPE GOVERNO MENSAGEM N° 5 g /02,0,2x) 4

Sem dúvida, isso possibilitará o aumento do investimento público e privado nessas localidades, possibilitando a melhoria da infraestrutura e dos serviços públicos e privados disponibilizados para toda a população.

Por fim, registre-se que este Projeto de Lei possui o necessário respaldo jurídico da Procuradoria-Geral do Estado, através do Parecer opinativo n° 4982, de 24 de setembro de 2020.

Apelo, pois, a Vossas Excelências, para que saibam aquilatar o valor dessa medida legislativa e o que ela representa para o nosso Estado. Em assim sendo, espero que consigam entender e compreender a grande contribuição que este Projeto de Lei traz para a política pública do turismo em Sergipe, e possam manifestar-se favoráveis à sua aprovação.

Senhor Presidente,

Senhores (as) Deputados (as),

Assim, pelas razões perfiladas nesta Mensagem, e na expectativa otimista da ocorrência dos pretendidos desígnios aqui defendidos, espero que esta solicitação seja devidamente compreendida e acolhida por Vossas Excelências. hAP 2 4- 1 71-02,c, 42~0 gMI Mg MENSAGEM N°53 )3202.-u 5

Por derradeiro, valho-me do ensejo para reafirmar a Vossa Excelência e Eméritos Pares protestos da mais elevada consideração e apreço.

Saudações Democráticas!

Aracaju, ()2 de ú2.,,a-- ) de 2020.

B LIVALDO AGAS S1LVA OVERNADyR DO ESTADO

INSTITUI 0301102020M ktf,W,

GgR93P1 PROJETO DE LEI N<2. L-4- DE DE DE 2020

Institui a Rota Turística "Rota do Baixo São Francisco", no Estado de Sergipe, e dá providências correlatas.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SERGIPE,

Faço saber que a Assembleia Legislativa do Estado aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1° Fica instituída a Rota Turística "Rota do Baixo São Francisco", no Estado de Sergipe.

§ 10 A Rota Turística "Rota do Baixo São Francisco" é composta pelos Municípios de Monte Alegre, Porto da Folha, Gararu, Nossa Senhora de Lourdes, Canhoba, Propriá, Japoatã, Neópolis, Ilha das Flores, Brejo Grande, Itabi, Amparo do São Francisco, Telha, Cedro de São João, São Francisco e Santana do São Francisco.

§ 2° Os Municípios criados a partir do desmembramento ou fusão daqueles relacionados no § 10 deste artigo devem integrar, automaticamente, o disposto no "caput" deste artigo.

Art. 2° A Rota Turística "Rota do Baixo São Francisco" tem como base os seguintes objetivos:

I — a integração turística do Estado de Sergipe;

II — o desenvolvimento sustentável do potencial turístico regional;

III — o fortalecimento, ampliação e desenvolvimento da produção local nas áreas turística, cultural e gastronômica;

IV — a implantação de mecanismos de educação ambiental e incentivo aos empreendimentos turísticos;

V — o incentivo à organização produtiva das comunidades locais relacionadas ao turismo, ao artesanato e a geração de novas fontes de emprego e renda. g3939!.?1 PROJETO DE LEI M.? ,R 6(4- I ?,o2, DE DE DE 2020

Art. 3° São instrumentos da presente Lei, entre outros:

I — o zoneamento ambiental das respectivas Regiões;

II — os eventos turísticos constantes no Calendário Oficial de Eventos do Estado e/ou nos Calendários Oficiais de Eventos dos Municípios relacionados na presente Lei; III — os Conselhos Estaduais e Municipais de Turismo;

IV- Os Conselhos Estaduais e Municipais de Meio Ambiente;

V — as Secretarias Estaduais e Municipais de Turismo;

VI — as entidades representativas e associativas da sociedade civil que visem ao fomento do turismo e da cultura da Região do Baixo São Francisco de Sergipe;

VII — o Fórum Regional de Turismo;

VIII— o Plano Regional de Turismo

Art. 4° São considerados atrativos turísticos para efeitos da presente Lei, todos os locais de interesse turístico, por seu aspecto cultural, histórico, natural, gastronômico e de entretenimento no território abrangido pelos Municípios dispostos na presente Lei.

Parágrafo único. Incluem-se no disposto no "caput" deste artigo, dentre outros:

I — as lagoas, rios, lagos, cascatas, morros, matas e florestas;

II — as reservas e parques ambientais;

III — as obras inclusas no Patrimônio Histórico Imaterial e Cultural de âmbito nacional e estadual;

IV — os empreendimentos de cunho turístico, cultural e tecnológicos. 4~0' ag,IEse PROJETO DE LEI N'°- 2 6(4" 12A32.---0 DE DE DE 2020

Art. 5° Fica o Poder Público autorizado a firmar parcerias com universidades, entidades do terceiro setor e com a iniciativa privada a fim de apoiar atividades da Rota Turística "Rota do Baixo São Francisco", na forma da lei.

Parágrafo único. Reconhece-se como atividades integrantes do disposto no "caput" deste artigo, todas as de cunho turístico que envolva um ou mais municípios relacionados na presente Lei e que atendam ao disposto no art. 2° desta Lei.

Art. 6° 0 Poder Executivo pode regulamentar a presente Lei.

Art. 7° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Aracaju, de de 2020; 199° da Independência e 132° da República.

INSTITUI 0201102020 JRNC.