Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Monitoramento das Notícias da UNISUL

Dia 08 de Dezembro de 2015

Veículo: Jornal Diário do Sul Data: 08/12/2015 Editoria: Geral – Arinton Barreiros Página: 02

Veículo: Jornal Diário do Sul Data: 08/12/2015 Editoria: Geral – Néia Lopes Página: 03

Veículo: Jornal Diário do Sul Data: 08/12/2015 Editoria: Esporte Página: 10

Veículo: Jornal Diário do Sul Data: 08/12/2015 Editoria: Esporte – Eduardo Ventura Página: 11

Veículo: Jornal Diário do Sul Data: 08/12/2015 Editoria: Diversão – Clemerson Cardozo Página: 14

Veículo: Jornal Diário do Sul Data: 08/12/2015 Editoria: Diversão – Ramires Linhares Página: 15

Veículo: Jornal Notisul Data: 08/12/2015 Editoria: Geral – Priscila Loch Página: 02

Veículo: Jornal Diário do Sul Data: 08/12/2015 Editoria: Esporte Página: 12

Veículo: Blog Rafael Matos Data: 07/12/2015 Link: http://www.rafaelmatos.com.br/2015/12/colombo-avalia-governo-e-fala- das.html

Colombo avalia governo e fala das eleições de 2016 e 2018

Em entrevista exclusiva para o programa Café Com Notícias, da Unisul TV, o governador Raimundo Colombo (PSD) avalia o primeiro ano do segundo mandato, as obras na região e fala também das eleições de 2016 e 2018.

Veículo: Site Hora de SC Data: 08/12/2015 Link: http://horadesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2015/12/mario- motta-unisul-pedra-branca-recebe-duas-seletivas-as-olimpiadas-rio-2016- 4925209.html

Mário Motta: Unisul Pedra Branca recebe duas seletivas às Olimpíadas Rio 2016

Campeonato Brasileiro Sênior e o Campeonato Open Correios têm início no dia 16 e seguem até 19 de dezembro

Complexo Aquático da Unisul Pedra Branca, em PalhoçaFoto: Unisul / Divulgação

O Complexo Aquático da Unisul Pedra Branca, em Palhoça, receberá duas importantes competições de natação organizadas pela Federação Aquática de Santa Catarina (Fasc) e Confederação Brasileira dos Desportos Aquáticos (CBDA) neste mês de dezembro.

O Campeonato Brasileiro Sênior e o Campeonato Open Correios têm início no dia 16 e seguem até 19 de dezembro.

As competições valem como primeira seletiva para as Olimpíadas Rio 2016. O Campeonato Brasileiro Sênior é uma categoria acima dos 20 anos. Os oito melhores desta competição, que também é uma eliminatória, irão automaticamente para o Campeonato Open Correios.

Os atletas que obtiverem os melhores tempos no Open e no troféu Maria Lenque em 2016 estarão classificados para as Olimpíadas.

Nomes como Cesar Cielo, , Marcelo Chierighini, Caio Marques de Almeida, Joana Maranhão, Felipe França, Felipe , e Tiago Pereira estarão presentes nas competições, abertas e gratuitas para qualquer pessoa assistir.

Não percam.

Veículo: Site Sul In Foco Data: 08/12/2015 Link: http://www.sulinfoco.com.br/tres-docentes-da-unisul-tomam-posse-na-acatul

Três docentes da Unisul tomam posse na Acatul

Foto: Jornal DS/Arquivo

A Academia Tubaronense de Letras (Acatul) empossará três membros na sexta-feira, 11 de dezembro, às 20h. Amaline Mussi, Irmoto José Feuerschuette e Marilene da Rosa Lapolli ocuparão as cadeiras. Durante o evento, que será no Museu Willy Zumblick, também ocorrerá o lançamento da sétima coletiva “Acatul em tempo de primavera” em comemoração aos 15 anos da entidade.

Até hoje há três publicações no nome do professor Irmoto: “Mercado de trabalho médico no Paraná”, escrito quando foi médico residente em Curitiba em 1967, “Direção para vida” sobre as cheias de 1974, publicado em 2004 e “Dr. Otto, sacerdote da medicina”, publicado em 2014. “Considero uma honraria fazer parte de um grupo seleto, objetivando a disciplinação, a cultura da literatura e o resgate da nossa história”, relata.

A professora Marilene se envolveu com a literatura quando ainda criança. “Gostava de versos, teatro, poesia e música. Dos anos iniciais da educação básica à universidade, sempre tive predileção por áreas de criação e reflexão”, conta. Segundo Marilene, seu gosto por ler e escrever é porque vê na escrita um momento de inspiração, transcendência, liberdade de criação e na leitura a oportunidade de conhecer diversidade de ideias.

“É um mundo encantado, permite ao ser humano desenvolver seus talentos nas mais diversas dimensões”, diz a docente. Por acreditar profundamente nesta possibilidade é que dentro de suas propostas pedagógicas inclui o projeto de leitura de temas pertinentes à área e produção literária. Além de diversos artigos escritos e publicados em várias áreas e abordagens, a professora também coordenou a organização de três obras do projeto “Quem Não Lê, Não Escreve”, do curso de Administração. No livro “Rio Tubarão, No Curso D’Alma”, organizado pela Amaline, escreveu a crônica intitulada “As Margens do Rio- Meus Caminhos”.

Ser empossada pela Acatul é um momento ímpar, segundo Marilene. “Nos últimos oito anos mais de 50% dos escritores foram trabalhados em projetos de leitura nas minhas atividades pedagógicas, buscados cada qual para a área de formação do estudante. Uma via de mão dupla no mundo literário”, explica. Já para Amaline a literatura surgiu em sua vida através da sua mãe, quando tinha em volta dos quatro anos de idade. Mais tarde, os estudos de literatura francesa durante 10 anos foram determinantes. Os estudos na UFSC, no mestrado de Literatura Brasileira, do mesmo modo. “Meu trabalho com editoras, hoje, dominantemente, com a Editora Unisul, me assegura o convívio com autores, com a obra fazendo-se, aperfeiçoando-se, isto é mesmo mágico”, conta.

O trabalho da professora Amaline na literatura se fez através de colaborações para suplementos literários de jornais de circulação em Minas, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A publicação do primeiro livro foi “Anotações sobre um Testamento” em 1972. Nos anos 2000, junto à Unisul Virtual, passou a trabalhar em obras didáticas. Iniciou com a publicação de “Leitura e Produção Textual” e suas variações, e fechou com “Língua e Redação Oficial”. “Sempre assim: vertente literária, vertente analítica, vertente teórica, produção de obras”, diz. No início dos anos 2000, produziu para a Unisul, a coletânea de poemas “A World of Poetry”, do poeta americano James Orvil Beady.

Ainda possui dois títulos aguardando edição: “Verde Mórbido”, com contos, e “Memórias de mamãe-menina”, que é uma interpretação de memórias deixadas por sua mãe e outras duas obras em parceria aguardando finalizações. Conforme Amaline, fazer parte da Academia é confirmar uma opção de vida com qual se identificou e em que se vê identificada. “É ser chamada ao convívio entre pares de vida, onde o diálogo flui, os projetos somam, o convívio motiva, acolhe, abriga. Assumo o compromisso de levar alto e adiante, em conjunto com os acadêmicos, a missão que a Acatul se atribui”, certifica.

Veículo: Site Revista Portuária Data: 07/12/2015 Link: http://www.revistaportuaria.com.br/noticia/16830

O Presidente Paulo Corsi foi um dos painelistas e falou sobre os desafios de competitividade de um porto público

Entre os dias 2 e 4 de dezembro foi realizado em Florianópolis o II Congresso Internacional de Desempenho Portuário, o Cidesport. O Presidente do Porto de São Francisco do Sul, Paulo César Côrtes Corsi, foi um dos painelistas do evento e falou sobre os desafios de competitividade de um porto público.

Paulo Corsi defendeu a tese de que no Brasil primeiro se projeta o porto para depois pensar na infraestrutura. “Falta o Estado fazer a parte dele para impulsionar o desenvolvimento do sistema portuário brasileiro. Falta pensar em logística, estradas, aeroportos, ferrovias”, comentou o Presidente.

O Cidesport tem como objetivo fomentar e estimular a discussão sobre o desempenho do setor portuário a partir da perspectiva da comunidade científica e dos profissionais que atuam na gestão dos portos. Além de promover maior integração entre a comunidade científica e os gestores portuários, estimulando o desenvolvimento de pesquisas aplicadas que agreguem valor à gestão e ao desempenho dos portos.

O Presidente do Porto de São Francisco do Sul participou do painel titulado “Competitividade Portuária “, que foi mediado pelo professor Rogério João Lunkes, da UFSC e teve ainda a participação do Superintendente de Desempenho e Sustentabilidade da Antaq, Rogério de Abreu Menescal e do Diretor Superintendente da Portonave, Osmari de Castilho Ribas.

O II CIDESPORT foi realizado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), por meio do Programa de Mestrado em Administração (PPGA) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através do Programa de Pós- Graduação em Contabilidade – PPGC e com a Universidade de Valencia – Espanha, por intermédio do Departamento de Contabilidade.

Veículo: Site Extreme Academia Data: 07/12/2015 Link: http://www.extremeacademia.com.br/noticia.php?noticia=1001

ABAIN/Extreme Academia conquista 20 medalhas no festival mirim petiz de natação

Nos dias 05 e 06 de dezembro foi realizado no Complexo Aquático da Unisul em Palhoça, o último Festival Mirim Petiz De Natação (08 a 12 anos) do ano 2015. O Festival contou com 18 clubes participantes, sendo 166 atletas no masculino e 138 no feminino, num total de 304 participantes. A ABAIN/Extreme Academia participou com 9 atletas e 20 medalhas para casa: 2 de ouro, 7 de prata, e 11 de bronze.

A base da natação ABAIN/Extreme encerra o ano com resultados positivos. “Conseguimos aumentar o número de participantes na nossa equipe. O objetivo para 2016 é conseguir mais atletas nestas categorias, para assim pensar num futuro bom para a natação competitiva em Brusque”, comenta o Técnico José Armando Vasquez Soto(Bay), responsável pela ABAIN. “Também e importante parabenizar os professores André Marinho e Eliza Almeida de Oliveira, que são os responsáveis pela equipe de base da ABAIN”, acrescentou Bay.

CONFIRA ABAIXO OS RESULTADOS:

MIRIM I FEMIMINO (09 ANOS)

- Ieda T. Camargo: 2º Lugar 400 Livre; 3º Lugar 200 Medley; 3º Lugar 50 Livre; 3º Lugar 100 Livre;

MIRIM I MASCULINO (09 ANOS)

- Pedro H. Quindota: 3º Lugar 400 Livre; 3º Lugar 100 Livre;

MIRIM II MASCULINO (10 ANOS)

- Lucas Rech: 2º Lugar 400 Livre; 3º Lugar 50 Livre; 2º Lugar 100 Livre; 3º Lugar 50 Borboleta;

PETIZ II FEMININO (12 ANOS) - Manuela Klann: 1º Lugar 50 Peito; 2º Lugar 50 Borboleta; 3º Lugar 100 Livre; 2º Lugar 50 Livre;

PETIZ II MASCULINO (12 ANOS)

- Henrique Pavesi: 3º Lugar 200 Borboleta; 1º Lugar 50 Borboleta; 2º Lugar 100 Borboleta;

- Arthur Assino: 2º Lugar 400 Livre; 3º Lugar 100 Borboleta;

REVEZAMENTO

3º Lugar 4x50 Livre Mirim Masculino

(Lucas Rech/Luis F.Oliveira/Gustavo Dell´Agnelo/Pedro Quindota)

Parabéns a todos pelos ótimos resultados!

Veículo: Site Swim Brasil Data: 08/12/2015 Link: http://www.swimbrasil.com.br/blog/2015/12/08/como-sera-a-seletiva- olimpica-brasileira/

Como será a seletiva olímpica brasileira?

Será realizado na piscina da Unisul, em Palhoça/SC. O Torneio Open é a última competição de 2015 e promete muitas emoções, estará em jogo, além das melhas e títulos nacionais as vagas para os Jogos Olímpicos do ano que vem. Serão realizado apenas duas seletivas: O OPEN da semana que vem e o Troféu Maria Lenk em abril de 2016, duas oportunidades para os atletas integrarem o tão cobiçado time olímpico.

O Torneio Open foi disputado pela primeira vez em 2005 e será pela terceira vez seletiva olímpica. Em 2007 e 2011 foram apenas 6 índices para os Jogos de Pequim e Londres. O motivo de poucas marcas é o grande numero de seletivas ao longo do ano, que começavam com mais de um ano de antecedência. Para foram sete, e Londres foram nove. Vamos relembrar as duas únicas edições do OPEN que foram seletivas olímpicas:

Em 2007, foi o campeonato de encerramento da temporada, disputado na piscina do Esporte Clube Pinheiros, apenas um índice com nos 200 livre com o tempo de 1:48.50, representando o Brasil em sua terceira Olimpíadas. Foram batidos ainda os recordes sul-americanos de Monique Ferreira nos 400 livre (4:13.03) e 200 livre (2:01.10) e de Fabiola Molina (28.50) e (25.14) nos 50 costas.

Foto: Satiro Sodré

Quatro anos depois no Parque Aquático Maria Lenk, a sexta das nove seletivas, foram 5 marcas com João Luiz Jr nos 100 peito (1:00.41), nos 100 livre (48.71), Henrique Rodrigues nos 200 medley (1:59.79, Graciele Herrmann nos 50 livre (25.12) e Joanna Maranhão nos 400 medley (4:40.79).

João Gomes by Satiro sodré

A expectativa para a primeira seletiva será de muitos índices, principalmente pelo fato dos atletas terem apenas duas chances, um vacilo e podem dificultar e colocar mais pressão na sua participação, vamos aguardar!!!!

Acompanhe tudo aqui na Swim Brasil com cobertura exclusiva da Seletiva!!!!!

Veículo: Site Fortes Tecnologia Data: 07/12/2015 Link: http://www.fortestecnologia.com.br/institucional/noticias/item/eventos-da- semana-7-a-12-12

Programação semanal de eventos: 7/12 a 12/12

Veja a programação de palestras para essa semana e programe-se. CRC CE Cascavel Contabilidade Hoje - 07/12 - 14h às 17h Tema: Uma abordagem prática para a circulação do conhecimento Palestrante: Paulo Sérgio Coutinho Almada Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Del Museo Argentino; Especialização em Direito Processual pela UNISUL; em Administração Fazendária pela Faculdade Christus. Mais informações aqui.

Caucaia Contabilidade Hoje - 9/12 - 9h às 11h Tema: Simples Nacional Palestrante: Eduardo Araújo de Azevedo Contador; Mestre em Contabilidade pela UFC; Professor aposentado pela UFC; Vice- presidente de desenvolvimento profissional do CRC CE (2006/2009). Mais informações aqui.

Juazeiro do Norte Contabilidade Hoje - 10/12 - 9h às 12h e 14h às 17h Tema: Sua atualização: A pauta da vez! Palestrante: Luiz Camboim Felix Graduado em Ciências Contábeis pela Unifor, Analista Técnico da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Mais informações aqui.

Fortaleza Seminário de Férias - CRC Jovem - 12/12 - 8h às 17h Temas abordados: Marketing pessoal Bloco K Marketing Contábil Ser contagiante eSocial Mais informações aqui.

Veículo: Site Folha O Jornal Data: 08/12/2015 Link: http://www.folhaojornal.com.br/edicao-1256-terca-feira-7

“Meu compromisso era com Luiz Henrique”, afirma Colombo

Em entrevista exclusiva do governador Raimundo Colombo para o programa Café Com Notícias, da Unisul TV, ele admitiu publicamente pela primeira vez que não tem compromisso com o PMDB para as eleições de 2018. Questionado sobre as posições públicas diferentes das do presidente estadual do PSD, Gelson Merísio, disse que estão trabalhando juntos. Colombo argumentou que tem obrigação de governar enquanto Merísio pode articular para 2018 um projeto sem o PMDB. O governador afirmou que tinha compromisso com o ex-governador Luiz Henrique da Silveira e que para 2018 tudo pode ser diferente. As declarações confirmam aquilo que até então estava no campo da especulação. Gelson Merísio faz publicamente o que Colombo não podia admitir, mas de fato, o projeto pessedista é um só.

Veículo: Site Street Style Data: 08/12/2015 Link: http://streetstylepoa.com.br/index/2015/12/07/curso-intensivo-em-marketing- digital/

Curso intensivo em marketing digital

Curso Intensivo de Marketing Digital 14.01 19h – 22h

Programa:

– Cultura Digital e Narrativa Transmídia como estratégia de marketing – Introdução ao conceito de redes sociais e blogs – Estratégias e práticas de comunicação nas redes sociais – Como gerar conteúdo relevante no Facebook, Instagram, Pinterest e Snapchat – Planejamento editorial para blogs – Estratégias de ativação das redes sociais – Engajamento e relacionamento com os públicos de interesse – Mensuração e performance em redes sociais (elaboração de relatórios)

Professora: Claudia Palma – Relações Públicas graduada pela UFRGS e mestre em comunicação social pela PUCRS. Sócia da agência de conteúdo digital a Browse, trabalha com conteúdo para blogs e redes sociais e estratégias em comunicação digital há 7 anos, além de ser co-fundadora e fotógrafa dos blogs Street Style Porto Alegre e Street Style São Paulo.

Professora da Escola do Marketing Digital, do curso de MBA em Mídias Ditais da Unisul (SC) e dos curso de MBA em Comunicação Digital e MBA em Moda da ESPM Sul. Já trabalhou para marcas como Walmart, Converse, Pepsico, Maiojama, Picadilly, Melissa, Quero-Quero, SESC, Aduana, RedBull, Intel e Coca-Cola. Investimento: Profissional: R$ 160,00 Estudante: R$ 120,00 Grupos de 3 ou mais profissionais 20% de desconto

Veículo: Site Swim Channel Data: 07/12/2015 Link: http://swimchannel.blogosfera.uol.com.br/2015/12/07/palhoca-2015-um- open-pre-olimpico-diferente/

Palhoça-2015: um Open pré-olímpico diferente

Daqui a nove dias terá início na piscina da Unisul, em Palhoça (SC), as disputas do Torneio Open que será a última competição da temporada 2015 da natação brasileira. Porém, engana-se que pense que esse será apenas mais um evento para cumprir tabela antes das férias de fim de ano chegar. Estará em jogo além de medalhas e títulos nacionais algo muito mais importante: vagas para os Jogos Olímpicos do . Desta vez teremos apenas duas seletivas: o Open da semana que vem e o Troféu Maria Lenk em abril do ano que vem. São apenas duas oportunidades para os nadadores integrarem o tão cobiçado time olímpico.

Disputado pela primeira vez em 2005, o Torneio Open será pela terceira vez uma seletiva olímpica. Nas duas vezes anteriores, em 2007 e 2011, assistimos a apenas seis índices para os Jogos de Pequim e Londres, respectivamente. O motivo para tão poucas marcas se dava pelo fato de haverem diversas seletivas ao longo do ciclo olímpico, que começavam muitas vezes com mais de um ano de antecedência para a Olimpíada. Para Pequim os atletas tiveram sete tentativas para se classificar e para Londres o número subiu para nove oportunidades. Mas você se lembra de como foram essas duas edições do Open pré-Jogos Olímpicos? Relembramos abaixo.

Rodrigo Castro vibra com o índice olímpico em 2007 – Foto: Satiro Sodre/SSPress

Em 2007 a competição foi a quarta das sete seletivas para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Porém o campeonato de encerramento da temporada, disputado na piscina do Esporte Cube Pinheiros, assistiu a apenas um índice olímpico. Um emocionante índice, diga-se de passagem, protagonizado por Rodrigo Castro que venceu os 200m livre com 1min48s50 conseguindo vaga para sua terceira Olimpíada e comemorando demais a conquista. O Open ainda registrou outras grandes marcas como os recordes sul-americanos de Monique Ferreira nos 400m livre (4min13s03) e 200m livre (2min01s10) e de Fabiola Molina e Guilherme Guido nos 50m costas, 28s50 e 25s14, respectivamente.

Quatro anos depois a piscina do Parque Aquático Maria Lenk foi palco do Torneio Open, a sexta das nove seletivas olímpicas para Londres-2012. Diferentemente da edição de 2007, quando tivemos um solitário índice, desta vez saíram cinco marcas para a Olimpíada londrina, com João Luiz Júnior nos 100m peito (1min00s40), Nicolas Oliveira nos 100m livre (48s71), Henrique Rodrigues nos 200m medley (1min59s79), Graciele Herrmann nos 50m livre (25s12) e Joanna Maranhão nos 400m medley (4min40s79).

João Luiz Jr vibra com o índice em 2011 – Foto: Ricardo Brandão/AGIF

Desta vez a expectativa é para que um número maior de marcas seja atingido, principalmente pelo fato dos nadadores terem apenas duas chances para fazê-lo. Um vacilo ou uma prova mal nadada neste Open podem dificultar a vida e colocar ainda mais pressão nos candidatos a membros da equipe do Rio-2016 que terão a oportunidade derradeira no Maria Lenk ano que vem. Em Palhoça, além dos índices olímpicos, esperem muita emoção e disputas eletrizantes.

Veículo: Site Best Swim Data: 08/12/2015 Link: http://www.bestswim.com.br/2014/12/10/curitibano-sai-na-frente-no- primeiro-dia-com-3-recordes/

Curitibano sai na frente no primeiro dia com 3 recordes

Começou hoje e vai até sábado a 37ª edição do Campeonato Brasileiro Infantil de Verão – Troféu Maurício Bekenn, que está sendo realizado no Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça, região metropolitana da capital catarinense, Florianópolis. Dez provas abriram o primeiro dia de competição, e o esperado: nenhum índice para o Campeonato Mundial Junior de 2015, a ser realizado em Cingapura, já que esta é a categoria mais jovem em disputa por uma vaga na seleção junior.

Do lado da tabela de recordes, foram 3 superados hoje. O primeiro deles foi de uma das melhores atletas infantis do Brasil, Maria Luiza Pessanha (Fluminense), que venceu os 100m costas infantil 2 com 1:04.20, abaixando em 2.61 segundos a marca anterior de Gabrielle da Silva do ano passado. Este foi a melhor performance do primeiro dia em termos de índice técnico segundo a pontuação nos relatórios de resultados da Confederação. Nos 800m livre infantil 2, a franco-brasileiro Majda Chebaraka (AABB Brasília) se recupera depois de um Troféu Chico Piscina de resultados abaixo do esperado, e quebrou o recorde da prova de Bruna Primati que vinha desde 2011, 9:06.49, com nova marca de 9:04.80. O terceiro recorde ficou com a equipe que lidera a pontuação geral da competição até o término do dia, o Clube Curitibano, no 4x100m livre feminino infantil, com as irmãs Luiza e Fernanda Goeij, Rafaela Bordenousky e Rafaela Raurich, marcando 4:01.09, batendo o recorde do ano passado estabelecido pela equipe do FIAT/Minas, com 4:02.55.

Nos outros resultados, a prova mais disputada foi decidida por 2 centésimos, tempo de diferença aliás que esteve presente em outras 3 provas. Na prova vencida por Maria Luiza, Fernanda Goeij (Curitibano) e Ana Giulia Pereira (Mampituba/Criciúma) disputaram a prata por 2 centésimos, o mesmo acontecendo com Matheus Zacharias (Botafogo) e Pedro Gueiros (Centro Olímpico) nos 100m costas infantil 1, enquanto que no infantil 2 Isaac Saraiva (FIAT/Minas) bateu João Pena (Rádio Clube) pelos mesmos 2 centésimos para vencer com 59.60.

O Curitibano lidera a competição com 67 pontos, seguido do FIAT/Minas com 53, Esporte Clube Pinheiros com 52 e Sport Club Corinthians Paulista com 50 pontos. Em 5o. está o Fluminense, seguido do SESI-SP.