SENADO FEDERAL REQUERIMENTO N° 731, DE 2020

Realização de Sessão Especial em homenagem ao centenário do nascimento de Nilo de Souza Coelho.

AUTORIA: Senador (MDB/PE), Senadora (PP/PB), Senador (PODEMOS/PR), Senadora (PP/AC), Senadora (MDB/MS), Senador (DEM/RR), Senador (MDB/AM), Senador Esperidião Amin (PP/SC), Senador Flávio Bolsonaro (REPUBLICANOS/RJ), Senador (PSDB/DF), Senador (MDB/PE), Senador (DEM/MT), Senador Major Olimpio (PSL/SP), Senador Marcelo Castro (MDB/PI), Senador Marcio Bittar (MDB/AC), Senador Oriovisto Guimarães (PODEMOS/PR), Senador Romário (PODEMOS/RJ), Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB/PB), Senador (PL/MT), Senador (PSC/PA)

Página da matéria

Página 1 de 3 Avulso do RQS 731/2020. Gabinete do Senador Fernando Bezerra Coelho

REQUERIMENTO Nº DE

Requeiro, nos termos do art. 199 do Regimento Interno do Senado SF/20450.30755-45 (LexEdit) Federal, a realização de Sessões Especiais, em Novembro, para homenagear o centenário do nascimento de Nilo de Souza Coelho.

JUSTIFICAÇÃO

Nilo Coelho nasceu em Petrolina no dia 2 de novembro de 1920. Filho de Clementino de Souza Coelho e Josefa de Souza Coelho, estudou no Colégio da Bahia e formou-se na Faculdade de Medicina de Salvador. Após mandato como Deputado Estadual (1947 a 1950), elegeu-se Deputado Federal em 1951, tendo sido reeleito por duas vezes. Em 1952 foi secretário da Fazenda no governo de Etelvino Lins. Em 1966, ao suceder Paulo Guerra, governou o estado de Pernambuco, ampliando a rede de eletrificação rural, que levou energia a mais de duzentos distritos da Zona da Mata, Agreste e Sertão. Foi responsável pela implementação das áreas irrigadas do Sertão e pela pavimentação dos 800 quilômetros da rodovia entre Recife e Petrolina, além da construção dos primeiros viadutos para o escoamento do tráfego urbano na Grande Recife. Concluído seu mandato em 1971 e após anos afastado da vida pública, elegeu-se Senador por Pernambuco, tendo sido líder da maioria e Presidente do Congresso Nacional. Sempre defendeu a afirmação do Poder Legislativo, o diálogo e a conciliação. Nas palavras de Luís Viana Filho, em discurso proferido em 18 de novembro de 1983: “Era a síntese perfeita, a legenda intocável de uma existência inteira mar-cada pela bravura, pela dignidade de autêntico representante de Pernambuco, legitimo descendente daqueles leões da Câmara do Império e a quem, valendo-me de uma imagem de João Neves, direi que os prados do Poder não transformaram

Página 2 de 3 Avulso do RQS 731/2020. em cordeiro. Transigir com as conveniências não era o seu forte. O seu clima era o da claridade do sol nordestino sob o qual viu a luz — o seu caminho era largo e franco como as águas do rio em que se banhou na juventude.” Importante símbolo da política de Pernambuco e do Brasil, Nilo de Souza Coelho merece ser homenageado pelos cem anos de seu nas-cimento. SF/20450.30755-45 (LexEdit) Sala das Sessões, 9 de junho de 2020.

Senador Fernando Bezerra Coelho (MDB - PE) Senador da República

Página 3 de 3 Avulso do RQS 731/2020.