ESTADO DE MUNICÍPIO DE FRAIBURGO SECRETARIA DE SAÚDE

PlanoPlano MunicipalMunicipal dede SaúdeSaúde

2018-20212018-2021

Fraiburgo – SC 2017 PREFEITA Claudete Gheller Mathias

VICE PREFEITO Julio Jenovencio Ferreira dos Santos

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE Idione Fantinel

DIRETORA DE SAÚDE Indaiára Viero Perazzoli

ELABORAÇÃO Salimara Clair Molim

EQUIPE DE APOIO Alessandra Devens – Farmacêutica Responsável pela Farmácia Central Alessandro Fusatto Neto – Médico Responsável Técnico da Secretaria de Saúde Andrea Camargo – Bioquímica Responsável pelo Laboratório Análises Clínicas Municipal Bethania S. Vieira Rohling – Assistente Social Responsável pela Coordenação do CAPS Daiana Ciesca – Enfermeira Responsável pela Vigilância Epidemiológica Elisangela Conte Barbosa – Analista Executiva – Setor de Controle e Avaliação Fabricio Dias Neto – Fiscal Sanitarista da VISA Municipal Giovani Diego Girardi – Assistente Administrativo Responsável pelo Setor de Transporte Grasiela Cornelli – Enfermeira da Unidade de Pronto Atendimento – UPA Indaiára Viero Perazzoli – Diretora de Saúde Karine Schaefer Leoncio – Enfermeira da ESF São José Leni Huber Weber – Fiscal Sanitarista Responsável pela VISA Municipal Leonardo Hideki Morita – Médico da ESF São Sebastião Leonice Frarão – Técnica Administrativa Responsável pelo Setor de Compras/Licitações Liceia Rinaldi Ramos – Enfermeira Coordenadora da Atenção Básica Moisés Amadeu Patrício – Contator do Fundo Municipal de Saúde Mosara Taine de Oliveira – Analista Executiva do Setor de Compras/Licitações Neusa Antunes da Silva – Técnica de Enfermagem da Vigilância Epidemiológica Núbia Valéria Mafioletti – Assistente Social Responsável pelo Setor de TFD Osmar Gonçalves da Silva – Fiscal Sanitarista da VISA Municipal Salimara Clair Molim – Agente Administrativo Responsável pelo Setor de Controle e Avaliação Simone Vieceli Dresch – Enfermeira Responsável pelo Programa DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais Teresinha Aparecida Dallazem – Assistente Social da Unidade de Saúde Vila Wallace Xavier Pontes – Médico da ESF São José Wendy Patricia Romano – Cirurgiã Dentista da ESF São José Vania Maria Franceshi Vieira – Gestora Pública da Unidade de Saúde São Miguel

COLABORAÇÃO Conselho Municipal de Saúde

GESTÃO 2017-2020

2 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 3 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Apresentação

O Planejamento é uma ferramenta necessária em qualquer organização, mas na saúde é imprescindível, pois possibilita conhecer a realidade, identificar os problemas, avaliar as mudanças necessárias e desenvolver estratégias com vistas num futuro melhor.

O improviso não deve predominar onde existe uma quantidade significativa de ações complexas a serem desenvolvidas com recursos escassos e que envolvem a saúde das pessoas.

O Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo aqui apresentado é uma das etapas do processo de planejamento e representa para a equipe da Secretaria de Saúde um conjunto de responsabilidades expressas em objetivos, diretrizes e metas que nortearão as ações no quadriênio 2018 a 2021.

Comprometer-se com o alcance dos objetivos desse instrumento, faz com que o planejamento possa nortear as ações desenvolvidas, atendendo às necessidades dos usuários, atuando nos problemas de saúde da população e em projetos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Nesse contexto, o Plano foi construído em espaços de discussão para a formulação do mesmo em conjunto com gestores, trabalhadores e representantes dos usuários do SUS, reforçando a ideia de que o ato de pensar não pode ser realizado de maneira dissociada do ato de executar, ou seja, que a gestão e atenção em saúde devem estar alinhadas.

A estrutura do Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo conta com três capítulos apresentados a seguir:

4 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 1 – Introdução:  Identificação do Município;  Análise em relação ao Perfil Epidemiológico do Município;  Análise em relação a Rede Pública Municipal de serviços de saúde;  Análise em relação a Gestão da saúde no Município;  Levantamento de problemas prioritários por Eixos.

2 – Compromissos da Gestão:  Apresentação das diretrizes, objetivos e metas.

3 – Considerações Finais:

Por fim, a operacionalização das ações aqui expressas se dará por meio da Programação Anual de Saúde, que conterá diretrizes, objetivos e metas pautados na disponibilidade financeira e orçamentária a fim de concretizar os compromissos assumidos, contemplando ações de prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde da população fraiburguense.

Idione Fantinel Secretária Municipal de Saúde

5 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 SUMÁRIO

007 Introdução

008 Identificação do Município

034 Perfil Epidemiológico do Município

044 Rede Pública Municipal de Serviços de Saúde

089 Gestão da Saúde no Município

136 Problemas Prioritários por Eixos

144 Objetivos, Diretrizes e Metas

218 Considerações Finais

219 Aprovação do Plano

220 Homologação

6 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Introdução

O Plano Municipal de Saúde é o instrumento que, a partir de uma análise situacional, apresenta as intenções e os resultados a serem buscados no período de quatro anos de governo, expressos em objetivos, diretrizes e metas a serem alcançadas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Fraiburgo entende o Plano como o documento que formaliza o ato de planejar, portanto, não o reduz apenas a uma exigência legal, considerando-o fundamental para a consolidação do SUS no Município.

A estratégia de gestão definida pela Secretaria Municipal de Saúde nos últimos anos é de um planejamento participativo, sistemático e com melhoria contínua no âmbito interno da secretaria.

Se por um lado a exigência legal do Sistema Único de Saúde da utilização de instrumentos de gestão propicia a adesão da prática de planejar, por outro, também colabora para que esse processo torne-se irreflexivo. Assim, a elaboração do Plano Municipal de Saúde não pode ser reduzida somente ao âmbito formal da mesma, faz-se necessário ir além dessa dimensão adotando-a como um processo de reflexão sobre a realidade do Município.

Nesse contexto, será apresentado a seguir informações sobre a história do Município, dados demográficos, socioeconômicos, perfil epidemiológico, estrutura física das unidades de saúde, quadro de pessoal, rede pública de serviços de saúde, entre outros dados que contribuirão no melhor conhecimento do Município e entendimento de suas demandas em saúde pública.

7 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 1 Identificação do Município

1.1 Histórico

O Município de Fraiburgo, com 36.102 habitantes, está localizado no meio , mesorregião do Alto Vale do Rio do Peixe e limita-se com os municípios de , Lebon Régis, , Frei Rogério, Monte Carlo, Tangará e .

A cidade é conhecida como "terra da maçã" pois a base da economia é a fruticultura, sendo o cultivo de maçã responsável por 32% de toda produção Catarinense e 20% da produção Nacional.

O Município também é um grande produtor de mel, alho, cebola, feijão, trigo e milho.

Na pecuária é expressiva a bovinocultura de leite, criação de aves e, em ritmo crescente, a de suínos.

A produção de papel e celulose e o ramo moveleiro também são expressivas potências econômicas.

Além de grande produtor de maçã, Fraiburgo também destaca-se como município turístico da Rota da Amizade.

Possui clima temperado, com temperaturas mínimas de –5ºC e máximas de 35,2°C. Por sua altitude de 1.048 metros acima do nível do mar, apresenta baixas temperaturas durante a maior parte do ano.

Apresenta uma área física de 546 Km2, equivalente a 0,57% da superfície do Estado. Seu relevo é suavemente ondulado, variando até o formato ondulado.

8 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Fraiburgo é um dos vinte municípios que integram a Região de Saúde do Alto Vale do Rio do Peixe, sendo os demais: , Caçador, , Curitibanos, Frei Rogério, , Iomerê, Lebon Régis, Macieira, , Ponte Alta do Norte, Rio das Antas, , Santa Cecília, São Cristóvão do Sul, Timbó Grande, Videira, e Tangará.

 Localização: Planalto Central

 Macrorregião: Oeste Catarinense

 Região de Saúde: Alto Vale do Rio do Peixe

 Secretaria Regional: Videira – 9ª GERSA

 Data de criação: 20/12/1961 – Lei 797/61

 Municípios de origem: Curitibanos e Videira

 Densidade demográfica: 65,2 hab./km2

 PIB: 825.312 milhões

 Distância da Capital – Florianópolis: 341 km

9 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 O Município nasceu da saga de seus empreendedores pioneiros, em terras antes contestadas entre a fazenda Liberata e Butiá Verde, no Planalto Serrano, meio oeste catarinense. Em 1937 foi onde os irmãos Frey (René e Arnoldo) deram início ao povoado e em 1961 o Município foi criado.

Na região, habitavam famílias brasileiras oriundas das Revoluções da segunda metade do século XIX e posseiros de grandes fazendas. Neste período ocorreu o primeiro conflito da Guerra do Contestado na localidade de Taquaruçú, hoje pertencente a Fraiburgo, sendo um dos seus mais antigos povoados e ponto histórico turístico.

O nome do município provém da junção de FREI + BURGO, que significam respectivamente Frei = livre e Burgo = fortaleza, sendo que a palavra frei assemelhasse muito com o nome dos precursores que fundaram o Município – Família Frey.

O Município está dividido geograficamente em 18 bairros e 53 localidades rurais.

Em 2010, na área urbana haviam 30.291 habitantes, nos bairros a seguir:

1 Centro 10 Portal 2 Bela Vista 11 Roland Mayer 3 Dez de Novembro 12 Santa Mônica 4 Fischer 13 Santo Antônio 5 Jardim América 14 São Cristóvão 6 Jardim das Araucárias 15 São José 7 Jardim das Hortênsias 16 São Miguel 8 Liberata 17 São Sebastião 9 Nações 18 Salete

10 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Na área rural, haviam 4.262 residentes nas localidades denominadas a seguir: 1 Arroio da Barra 28 Faxinal dos Carvalhos 2 Assentamento Butiá Verde 29 Faxinal dos Domingues 3 Assentamento Chico Mendes 30 F-16 Renar 4 Assentamento Contestado 31 Gruta Nossa Senhora de Lurdes 5 Assentamento Dandara 32 Guarani 6 Assentamento Rio Mansinho 33 Lau Mello 7 Assentamento São João Maria 34 Linha Baldissera 8 Assentamento União da Vitória 35 Linha Brasília 9 Assentamento Vitória da Conquista 36 Linha Quinze 10 Baia 37 Nossa Senhora da Saúde 11 Barra da Renar 38 Papuã 12 Barro Preto 39 Passo da Raiz 13 Bom Jesus 40 Pomifrai 14 Butiá Verde 41 Pomar Rene Frey 15 Casa Branca 42 Rio dos Patos 16 Castelo Branco 43 Rio Mansinho 17 Campina do Serro 44 Rio Roberto 18 Desvio 45 Santa Helena 19 Fazenda Bastos 46 Santa Luzia 20 Fazenda Campina Grande 47 São Roque 21 Fazenda Conte 48 Taquaruçú 22 Fazenda Bom Futuro 49 Vila Fuji 23 Fazenda Hep 50 Vila Gala 24 Fazenda Moinho Azul 51 Vila Golden 25 Fazenda Rocha 52 Vila Reflor 26 Fazenda Koque 53 Taboão 27 Fazenda Renar

11 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 1.2 Densidade Demográfica e Taxa de Crescimento Populacional

A população residente em Fraiburgo, segundo estimativa do IBGE 2016 é de 36.102 habitantes, o que representa 0,52% da população do Estado de Santa Catarina, que é de 6.910.553 habitantes.

A densidade demográfica do Município é de 66,12 hab./km2, considerando a área física territorial de 546 Km2 e a população de 36.102 habitantes.

A colonização do Município é cabocla, alemã e italiana.

O quadro abaixo apresenta a população de Fraiburgo por sexo e faixa etária, segundo a projeção intercensitária do IBGE 2012.

Faixa Etária Masculino Feminino Total Menor 1 ano 269 234 503 1 a 4 anos 1.086 1.105 2.191 5 a 9 anos 1.497 1.538 3.035 10 a 14 anos 1.819 1.699 3.518 15 a 19 anos 1.678 1.668 3.346 20 a 24 anos 1.427 1.479 2.906 25 a 29 anos 1.385 1.380 2.765 30 a 34 anos 1.295 1.393 2.688 35 a 39 anos 1.296 1.370 2.666 40 a 44 anos 1.303 1.324 2.627 45 a 49 anos 1.121 1.144 2.265 50 a 54 anos 922 930 1.852 55 a 59 anos 726 691 1.417 60 a 64 anos 540 530 1.070 65 a 69 anos 368 408 776 70 a 74 anos 243 281 524 75 a 79 anos 169 193 362 80 anos e mais 139 146 285 TOTAL 17.283 17.513 34.796 Fonte: IBGE 2012

12 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 A pirâmide etária é um gráfico populacional que leva em consideração a estrutura sexual da população (homens e mulheres) e as faixas etárias de:  00 à 19 anos – jovens;  20 à 59 anos – adultos, e  60 ou + anos – idosos.

A estrutura da pirâmide em Fraiburgo está configurada conforme segue:

Base: corresponde aos jovens – 36,19%; Meio: corresponde aos adultos – 55,14%; Topo ou ápice: corresponde aos idosos – 8,67%.

A pirâmide etária, apresentada a seguir, é referente ao censo 2010.

Pirâmide Etária Por Sexo e Grupos de Idade

Fonte: IBGE 2010

Em relação ao gênero, a população masculina corresponde a 49,66% e a população feminina 50,34% (IBGE 2012).

13 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Entre os censos de 2000 e 2010 houve um crescimento de 4,87% na população de Fraiburgo e se considerarmos o censo 2010 e a estimativa 2016 o crescimento foi de 4,48%.

A tabela abaixo demonstra os censos e as estimativas de crescimento da população de Fraiburgo.

Censo População Método 2016 36.102 Estimativa 2015 35.942 Estimativa 2014 35.781 Estimativa 2013 35.618 Estimativa 2012 34.796 Estimativa 2011 34.677 Estimativa 2010 34.553 Censo 2009 36.469 Estimativa 2008 36.170 Estimativa 2007 38.307 Estimativa 2006 37.602 Estimativa 2005 36.891 Estimativa 2004 35.502 Estimativa 2003 34.892 Estimativa 2002 34.276 Estimativa 2001 33.596 Estimativa 2000 32.948 Censo

Fonte: IBGE, Censos e Projeções Intercensitárias.

No que se refere ao processo migratório e aos grupos vulneráveis, no Município de Fraiburgo, existem grupos constituídos em situações de vulnerabilidade social e econômica que se encontram mais suscetíveis aos riscos à saúde relativos aos seus determinantes e condicionantes, sendo eles: os safristas, os papeleiros, os assentados e os moradores da localidade Nossa Senhora Aparecida junto ao Bairro São Miguel.

14 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 A formação dos grupos de safristas se dá pelo fato do cultivo da maçã ter a característica de trabalho sazonal (colheita e raleio), caracterizada pela mão de obra sem qualificação, tornando o Município grande receptor migratório deste tipo de mão de obra.

No período de raleio (Novembro a Dezembro) e colheita (Fevereiro a Abril), estima-se a vinda de aproximadamente 2.600 (duas mil e seiscentas) pessoas para trabalhar no cultivo da maçã.

Esta população passa a fazer parte da dinâmica do Município, vindo a utilizar os serviços de saúde, com frequência maior do que a população aqui residente e estável, pois chegam ou ficam debilitadas pelas condições climáticas (frio) e permanência em alojamentos coletivos.

Outro grupo vulnerável são os papeleiros que se constituem em famílias que vivem em locais inadequados, em condições insalubres, sem nenhuma forma de organização para desenvolver as atividades de coleta de material reciclável. Não possuem conhecimento sobre as técnicas adequadas de manuseio e destino para o material recolhido, os quais são armazenados ao redor e embaixo de seus casebres, sem condições de habitação, pois não possuem condições mínimas de moradia e higiene, além da predominância e incidência de animais peçonhentos e insetos, bem como grande número de animais domésticos.

Os assentamentos caracterizam-se pelas ocupações de terra em todo país. É o retrato físico da Reforma Agrária e nasce na desapropriação de terras transferidas para trabalhadores rurais sem-terra, a fim de que cultivem e promovam seu desenvolvimento econômico.

Em Fraiburgo, esta realidade também se faz presente com a formação dos assentamentos abaixo descritos, os quais se encontram cadastrados no INCRA:

15 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Nome Nº Famílias Nº Pessoas

1 – Assentamento Butiá Verde 104 327 2 – Assentamento Chico Mendes 40 160 3 – Assentamento Contestado 26 102 4 – Assentamento Dandara 38 126 5 – Assentamento Faxinal dos Domingues 100 304 6 – Assentamento Rio Mansinho 12 50 7 – Assentamento São João Maria 17 70 Total 337 1.139

Dos assentamentos acima, apenas o Assentamento Chico Mendes não está localizado em área de abrangência da ESF ou EACS.

Parte da localidade Nossa Senhora Aparecida caracterizam-se por uma população que vive na linha da pobreza sem condições de obter todos os recursos necessários para viver. Muitas dessas pessoas vieram trabalhar na safra da maçã e permaneceram no município mesmo após o encerramento do contrato de trabalho, ficando desempregadas na maior parte do ano.

A localidade Nossa Senhora Aparecida encontra-se nas limitações do Bairro São Miguel, caracterizando-se como área urbana de invasão controlada, sem as mínimas condições de infraestrutura, como água tratada, rede de esgoto, fossas sépticas, banheiros adequados, além de algumas residências não possuírem energia elétrica.

As famílias que lá residem são numerosas, existe um grande número de animais circulando como cães e gatos, além da proliferação de insetos e doenças devido à falta de saneamento. Trata-se de uma população que requer grande atenção do poder público, haja vista as condições em que vivem.

16 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 1.3 Educação

No Município de Fraiburgo, a rede educacional conta com:  19 Centros de Educação Municipal – CEM;  09 Centros de Educação Infantil – CEI;  03 Escolas Estaduais – Gonçalves Dias, São José, Bela Vista;  01 Escola Agrícola Estadual – 25 de Maio;  01 Escola Especial Estadual – APAE;  01 Escola Especial Particular – CDV;  01 Escola de Jovens e Adultos Municipal – EJA;  01 Escola de Jovens e Adultos Estadual – EJA;  01 Campus Universitário – UNIARP;  02 Escolas Particulares – CEFRAI e Carlos Drummond de Andrade;  02 Centros de Educação Profissionalizante – IFC e SENAI

Em relação ao quantitativo de alunos das unidades educacionais, temos um total de 8.963, conforme segue:

Rede Municipal Estadual Particular Total Educação Infantil 1.866 48 164 2.078 Ensino Fundamental 3.863 955 425 5.243 Ensino Médio 0 1.095 81 1.176 EJA 175 291 0 466 Total 5.904 2.389 670 8.963

A taxa de analfabetismo é o percentual de indivíduos que sabem ler e escrever entre a população de 15 anos ou mais.

Em Fraiburgo nas últimas quatro décadas a taxa de analfabetismo passou de 29,2% para 5,7%, conforme quadro abaixo:

17 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 1970 1980 1991 2000 2010 Taxa (%) 29,2 15,3 9,9 7,5 5,7

Fonte: IBGE – Censos Demográficos de 1970, 1980, 1991, 2000, 2010.

Dentre os fatores que podem ter contribuído com o decréscimo da taxa de analfabetismo, podemos citar: saldo natural negativo onde a população idosa está aumentando e a taxa de natalidade caindo, campanhas do Governo para atrair para as salas de aula pessoas idosas e o Programa Bolsa Família.

O Município vem investido sistematicamente na área da educação, construindo novas escolas, inserindo tecnologia nas salas de aulas e dessa forma tornando-as mais atrativas, bem como investimento no educador, através de cursos de reciclagens e capacitações.

O índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB é um índice que combina o rendimento escolar às notas do exame Prova Brasil, aplicado a crianças da 4ª e 8ª séries, podendo variar de 0 a 10.

As tabelas abaixo demonstram o desempenho Escolar no Município nos últimos anos, conforme segue:

IDEB Rede Pública – Anos Iniciais (1º ao 5º ano)

2012 2014 2016 Taxa (%) 5,60 5,40 6,30 Fonte: IBGE – Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável – SIDEMS 2016

IDEB Rede Pública – Anos Finais (6º ao 9º ano)

2012 2014 2016 Taxa (%) 4,30 4,70 5,10 Fonte: IBGE – Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável – SIDEMS 2016

18 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 1.4 Economia e Renda

Para o desenvolvimento econômico sustentável faz-se necessária a criação de condições, mecanismos e capacidades sociais que permitam criar uma base econômica capaz de garantir geração de e equidade social.

No Município de Fraiburgo o índice econômico vem se apresentando conforme tabela abaixo:

Descrição Un 2012 2014 2016

Economia 0,476 0,507 0,484

Agregação de Valor Econômico 0,364 0,381 0,401 ICMS Per Capta R$ 372,65 438,03 469,40 ISS Per Capta R$ 85,46 97,32 105,56

Dinamismo Econômico 0,616 0,681 0,592 Crescimento do PIB % 6,69 16,51 -0,71 Evolução dos Empregos Formais % -4,47 4,16 -8,52 Evolução dos Estabelecimentos Empresariais % -2,78 1,05 -1,32 Índice de Gini* un 0,50 0,50 0,50 PIB Per Capta R$ 20.573,96 23.888,12 23.171,22 Receita Média dos Microempreend. Individuais R$ 21.631,60 27.291,07 27.200,19

Nível de Renda 0,447 0,458 0,460 Domicílios em Situação de Pobreza % 8090 8,90 8,90 Remuneração Média dos Trabalhadores Formais R$ 1.208,01 1.481,30 1.658,47

* O Índice de Gini mede o grau de desigualdade existente na distribuição de indivíduos segundo a renda domiciliar per capita. Seu valor é 0 quando não há desigualdade (a renda domiciliar per capita de todos os indivíduos tem o mesmo valor) e tende a 1 à medida que a desigualdade aumenta. O universo de indivíduos é limitado àqueles que vivem em domicílios particulares permanentes.

Fonte: IBGE – Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável – SIDEMS 2016

19 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 1.5 Índice de Desenvolvimento Humano – IDH

O IDH é um índice composto por três indicadores de desenvolvimento humano:

 Vida longa e saudável (longevidade),  Acesso ao conhecimento (educação) e  Padrão de vida (renda).

O índice varia de zero até 1, sendo considerado:  Baixo: de 0 a 0,499  Médio: entre 0,5 e 0,699  Alto: entre 0,7 e 0,799  Muito alto: entre 0,8 e 1

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil cresceu 47,5% entre 1991 e 2010. A classificação do IDH geral do Brasil mudou de "muito baixo" (0,493) em 1991 para "alto desenvolvimento humano" (0,727) em 2010.

No Município de Fraiburgo o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) cresceu 39,0% entre 1991 e 2010 e a classificação do IDHM geral do Município mudou de "médio" (0,526) em 1991 para "alto desenvolvimento humano" (0,731) em 2010, conforme quadro abaixo:

IDH 1991 2000 2010

IDH – Educação 0,330 0,479 0,637

IDH – Longevidade 0,707 0,775 0,860

IDH Renda 0,622 0,667 0,712

IDH Fraiburgo 0,526 0,628 0,731

Ranking Nacional 442º 1023º 993º

Ranking Estadual - 194º 68º Fonte: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013.

20 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Evolução do Índice de Desenvolvimento Humano – 1991/2010

Ano Fraiburgo Santa Catarina Brasil

1991 0,526 0,543 0,493

2000 0,628 0,674 0,612

2010 0,731 0,774 0,727

Evolução 39,0% 42,5% 47,5%

Fonte: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013.

21 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 1.6 – Habitação

As políticas habitacionais têm como objetivo a modificação do espaço urbano com a finalidade da universalização do acesso à moradia de qualidade.

Os dados abaixo caracterizam a Habitação no Município de Fraiburgo.

Nº de Domicílios 10.510

Domicílios Rurais 1.233 Domicílios Urbanos 9.277

Domicílios de Alvenaria 6.515 Domicílios de Madeira 3.972 Domicílios de Taipa revestida 23

Domicílios com Automóvel para uso particular 6.192 Domicílios com Motocicleta para uso particular 1.485 Domicílios com Microcomputador c/ acesso à internet 2.927

Domicílios com dormitório para 1 morador 4.406 Domicílios com dormitório para 1 a 2 moradores 4.875 Domicílios com dormitório para 2 a 3 moradores 929 Domicílios com dormitório para mais de 3 moradores 301 Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010.

Descrição 2012 2014 2016 Qualidade Habitacional 0,613 0,613 0,613

Densidade Excessiva de Moradores por Dormitórios 11,70 11,70 11,70

Domicílios com banheiro de uso exclusivo 97,35 97,35 97,35

Domicílios com energia elétrica de companhia 95,23 95,23 95,23

Fonte:distribuidora IBGE – Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável – SIDEMS 2016

22 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 1.7 Estrutura Sanitária

A Autarquia Municipal de Saneamento de Fraiburgo – SANEFRAI, foi criada no ano de 2003, através da Lei Municipal nº 1737/2003 e iniciou as atividades de captação, tratamento e distribuição de água para abastecimento público no ano de 2004.

Em 2008, através da Lei Complementar nº 100, a SANEFRAI assumiu os demais serviços referentes ao saneamento, sendo uma das poucas Autarquias Municipais no Brasil, que trabalha com todos os pilares da Lei Federal nº 11445/07.

Produção e Fornecimento de Água: Produção média 200 milhões de litros/mês, através de:

 1 captação (representa 25% do abastecimento): A captação da água bruta é realizada no Rio Mansinho, nas proximidades do Bairro São Luis e transportada até a Estação de Tratamento de Água, localizada no Bairro Santo Antônio. O tratamento é realizado na ETA, conforme imagem abaixo, e a água potável então é distribuída.

23 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021  15 poços artesianos (representam 75% do abastecimento): P01 - Nações; P02 – Nereu Ramos; P03 – Macieira; P04 – Pomifrai; P05 – Caçador ; P06 - São Luis; P07 – São Miguel ; P08 – Vila Nova; P09 – Vila Salete; P10 – Aparício; P11 - Poço Parque Maçã; P12 – Montana; P13 - Poço Portal; P14 - Poço Portal II,; P15 - Poço Liberata, a água subterrânea captada recebe o cloro e o flúor e é distribuída.

 8.500 hidrômetros atendem 9.999 economias.

A SANEFRAI possui reservatórios alocados na ETA e em alguns bairros, com o intuito de minimizar o período sem o abastecimento de água em caso de manutenções em redes e bombas, contudo a caixa da água residencial é essencial em todos os imóveis para que a população não sinta os efeitos do desabastecimento temporário.

Para dimensionar o reservatório ideal, é muito simples. Em média, cada morador consome 150 litros de água por dia em suas atividades cotidianas. Assim, para uma casa com cinco pessoas, estima-se um consumo diário de 750 litros de água. Nestes casos, é indicada uma caixa de mil litros.

24 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Sistemas de Esgotamento Sanitário operando em Fraiburgo:

Jardim América = 7.492,45m de rede • Atendimento de 1.919 habitantes (6,33%) • Tipo de Rede: Separador Absoluto • Data de início de operação: novembro de 2010

Em 2015 foi realizada uma ampliação na ETE Jardim América para tratar em conjunto o esgoto sanitário do Bairro e os resíduos de tanques sépticos, filtros anaeróbios e sumidouros, coletados pelo caminhão "limpa fossa" da SANEFRAI.

Características da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) Jardim América, após ampliação: • Gradeamento • 3 flocodecantadores • 1 tanque pulmão • 4 leitos de secagem • 1 estação elevatória de esgoto • 8 reatores anaeróbios de leito fixo (reatores biotecnológicos) • 1 biofiltro aerado submerso • 2 filtros anaeróbios • 1 tanque de contato de cloro • Corpo Receptor do efluente tratado – Arroio Passo Novo

25 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 São Sebastião = 5.362,50m de rede

• Atendimento de 1.870 habitantes (6,17%) • Tipo de Rede – Mista (Drenagem Pluvial + Esgoto Sanitário) • ETE – Reatores Anaeróbios de Leito Fixo

Características das Estações de Tratamento de Esgoto São Sebastião: • 2 ETEs enterradas compostas de: tanque de retenção de sólidos, gradeamento, 4 estágios de reatores anaeróbios com ativação biotecnológica, seguidos de um filtro anaeróbio de fluxo ascendente.

ETE São Sebastião I ETE São Sebastião II

Araucária (Centro parcial) = não estimada Atendimento de 1.000 habitantes (3,30%) – (estimada pela vazão Q = 13,1 m³/h) • Tipo de Rede – Mista (Drenagem Pluvial + Esgoto Sanitário) • Tipo de ETE – Reatores Anaeróbios de Leito Fixo • Características das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) Araucária

26 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 • ETE composta de: gradeamento, 4 estágios de reatores anaeróbios com ativação biotecnológica, seguidos de um filtro anaeróbio de fluxo ascendente • Corpo Receptor do efluente tratado – Lago das Araucárias

Limpeza de Fossas Sépticas, Filtros Anaeróbios e Sumidouros:

No restante das economias que não são atendidas pelo S.E.S., é realizada a coleta, transporte e tratamento dos resíduos oriundo de fossas sépticas, filtros biológicos e sumidouros, através do caminhão auto-vácuo e enviados para o tratamento na ETE Jardim América.

27 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Resíduos Sólidos Urbanos:

São materiais heterogêneos resultantes das atividades humanas, os quais podem ser parcialmente reutilizados, gerando entre outros aspectos, proteção à saúde pública e economia dos recursos naturais. Os resíduos sólidos constituem problemas sanitário, econômico e principalmente estético.

De modo geral, são constituídos de substâncias: • Facilmente degradáveis (FD): restos de comida, sobras de cozinha, folhas, capim, cascas de frutas, animais mortos, etc.; • Moderadamente degradáveis (MD): papel, papelão e outros celulósicos; • Dificilmente degradáveis (DD): trapo, couro, pano, madeira, borracha, cabelo, penas, ossos, plástico; • Não degradáveis (ND): vidro, pedras, cinzas, areia, cerâmica, terra.

A partir do ano de 2009, a responsabilidade pela coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos se tornou responsabilidade da SANEFRAI.

Coleta de resíduos sólidos urbanos:

Empresa Responsável pela Coleta – ENGELIX Limpeza Urbana LTDA

• Atendimento pela Coleta Convencional e Coleta Seletiva: 100% da área urbana • Produção Média de resíduos em Fraiburgo = 540 toneladas/mês • Produção Média de resíduos por habitantes: 0,57kg/hab. dia → 212,76kg/hab. Ano Tarifa por Economia = R$ 15,14

28 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Coleta Seletiva:

Foi realizado um estudo referente a composição dos resíduos produzidos no município de Fraiburgo e através de diversas amostragens, foi obtida a composição gravimétrica dos resíduos sólidos urbanos, a qual segue abaixo: • Recicláveis = 31,2% • Orgânicos + Rejeitos = 63,7% • Têxteis = 3,2% • Outros = 1,9%

Através desses resultados, foi comprovada a necessidade da implantação da coleta seletiva, pois em torno de 31% dos resíduos produzidos são passíveis de reciclagem, podendo ser separados e reutilizados, não sendo mais dispostos no aterro sanitário municipal.

A Coleta Seletiva é a maior aliada da reciclagem, pois os materiais estarão mais limpos e consequentemente, com mais chances de serem reaproveitados.

29 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Etapas da Reciclagem:

Separação e classificação dos diversos materiais (vidro, papéis, plástico, metais); • Processamento para a obtenção de fardos, materiais triturados e beneficiamento; • Comercialização dos materiais; • Reutilização dos produtos e reaproveitamento em processos industriais, como matéria-prima;

O rejeito e os resíduos orgânicos, os quais não são passíveis de reciclagem, são encaminhados ao aterro sanitário municipal, através de um caminhão compactador.

Aterro Sanitário Municipal:

Resíduos Aceitos: Resíduos Sólidos Urbanos; • Distância do perímetro urbano: 5,5 km; • Área total de 242.000 m²; • Disposição através de células de resíduos; • Possui as áreas de preservação permanentes (APP) e reserva legal (RL) averbadas; • Possui licença ambiental de operação, expedida pela FATMA e diversos mecanismos de controles ambientais, dentre eles: • Poços de Monitoramento da água subterrânea; • Estação de Tratamento do Chorume, composta por tratamento biológico (lagoas anaeróbias) e tratamento físico-químico (mistura rápida, floculador com chicanas e decantador secundário); • Drenagem e queima dos gases; • Impermeabilização com geomembrana de PEAD.

30 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 É realizado mensalmente o monitoramento físico-químico e bacteriológico da ETE e também já foi desenvolvido um Programa de Recuperação de Área Degradada (PRAD) do antigo lixão.

31 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 1.8 Estrutura Organizacional da Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Fraiburgo, CNES 6473652, conta com:

 05 Unidades Básicas de Saúde: 2664097 – Unidade de Saúde Macieira 2302357 – Unidade de Saúde Nações 2302349 – Unidade de Saúde São José 2302373 – Unidade de Saúde São Miguel 2664089 – Unidade de Saúde São Sebastião

 01 Unidade de Saúde Intermediária: 5830419 – Unidade de Saúde Vila Salete

 01 Unidade de Pronto Atendimento 12 horas: 9170278 – Unidade de Pronto Atendimento – UPA

 01 Centro de Atenção Psicossocial: 6562310 – CAPS I

 01 Polo Academia da Saúde: 7493401 – Academia da Saúde São Miguel

 01 Unidade Básica do SAMU: 6758630 – SAMU

 01 Clínica de Fisioterapia junto a UBS São Miguel.

Os serviços de saúde disponibilizados a população fraiburguense estão, resumidamente, apresentados no organograma a seguir:

32 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 SECRETARIA MUNICIPALSECRETARIA DE SAÚ DE MUNICIPAL DE SAÚDE

Assessoria Diretoria de Conselho AssessoriaJurídica DiretoriaSaúde de MunicipalConselho Jurídica Saúde MunicipalSaúde Saúde

MÉDIA VIGILÂNCIA ATENÇÃO ATENÇÃO URGÊNCIA ASSISTÊNCIA GESTÃO ATENÇÃO URGÊNCIA COMPLEXIDADEMÉDIA EMVIGILÂNCIA SAÚDE PSICOSSOCIAL BATENÁSICAÇÃO EMERGÊNCIA FARMACÊUTICAASSISTÊNCIA GESTÃO COMPLEXIDADE EM SAÚDE PSICOSSOCIAL BÁSICA EMERGÊNCIA FARMACÊUTICA

Laboratório Vigilância CAPS I Saúde UPA Comissão Planejament Laboratório Vigilância Saúde UPA Planejament Análises Epidemiológica CAPS I Bucal de ComissãoFarmácia o Controle e Análises Epidemiológica Bucal o Controle e Clínicas Terapêuticade Farmácia Avaliação Clínicas Terapêutica Avaliação Laboratório Vigilância SAMU Farmácia Regulação Laboratório Vigilância SAMU Regulação Prótese Sanitária/ NASF CentralFarmácia Prótese NASF Dentária AmbientalSanitária/ Central Dentária Ambiental UBS São Miguel Postos de Compras/ Fisioterapia Postos de Compras/ Fisioterapia Vigilância ESF/SBUBS São I-II-III Miguel Distribuição Licitações Vigilância ESF/SB I-II-III MedicamentosDistribuição Licitações Entomológica Medicamentos Entomol(Dengue)ógica Recursos ECG (Dengue) UBS Nações Recursos UBS Nações Humanos TelemedicinaECG ESF/SB III Humanos Telemedicina ESF/SB III Serviço Triagem UBS São José SocialServiço DermatolTriagemógica ESF/SBUBS SãoIV/EACS José Social TelemedicinaDermatológica ESF/SB IV/EACS Transporte Telemedicina Transporte Teste Olhinho UBS Macieira Teste Olhinho UBSESF Macieira V e Orelhinha ESF V Almoxarifado e Orelhinha Almoxarifado

RX UBS S.Sebastião UBS S.Sebastião OdontolRXógico ESF VI Serviços Odontológico ESF VI GeraisServiços Gerais Vigilância PatrimonialVigilância Patrimonial

3 33 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 1.9 Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria de Saúde de Fraiburgo conta com 231 servidores ativos, sendo:

UNIDADE DE SAÚDE Nº SERVIDORES Unidade Vila Salete 69 UBS São José 45 UBS Nações 19 UBS São Miguel 41 UBS São Sebastião 15 UBS Macieira 12 CAPS I 07 SAMU 08 UPA 15 TOTAL 231

Dados: Departamento de RH – julho/2017

A jornada de trabalho dos servidores que atuam na Secretaria de Saúde é de 40 horas semanais, sendo que os servidores da UPA, SAMU, Guardas e Motoristas da escala de plantão o regime é de 12X36 horas. Os demais servidores das Unidades Básicas de Saúde e CAPS realizam 8 horas diárias de segunda a sexta-feira.

O regime jurídico dos servidores do Município é Estatutário e em relação ao vínculo empregatício dos servidores da SMS temos:  88 Efetivos  125 ACT  17 Cargos Comissionados  01 Agente Político

34 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 2 Perfil Epidemiológico do Município

2.1 Natalidade

Na década analisada (2007 a 2016) o número de nascidos vivos teve seu maior pico no ano 2007 com 601 nascimentos, desde então apresentou redução gradativa até 2013, voltando a aumentar em 2014.

2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016

2.2 Mortalidade Geral

SEXO 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 Total

Masculino 82 90 92 104 107 112 107 130 102 107 1.033

Feminino 70 70 76 78 74 77 74 90 72 95 776

TOTAL 152 161 168 182 181 189 181 220 175 202 1.811

Fonte: TabNet Datasus – 2017

35 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Principais causas de Óbito por Ano

Causa do Óbito 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 Total

1º Doenças do 34 22 28 39 42 47 51 45 36 48 392 aparelho circulatório

2º Neoplasias 13 27 20 31 28 41 41 44 42 42 329 (tumores)

3º Doenças do 12 11 29 30 27 34 19 28 21 31 242 aparelho respiratório

4º Doenças endócrinas nutricionais e 8 11 15 14 18 8 17 24 18 27 160 metabólicas

5º Doenças do 5 11 7 6 9 15 9 11 12 8 93 aparelho digestivo

6º Doenças do 3 3 6 2 2 2 3 9 9 7 46 aparelho geniturinário

Fonte: TabNet Datasus – 2017

2.3 Mortalidade Infantil

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a mortalidade infantil (de menores de um ano de idade) no Brasil segue em declínio.

No Município de Fraiburgo, essa taxa também vem reduzindo. Passando de 14 crianças mortas em 2007 para 5 em 2016.

36 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021

2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 Fonte: TabNet Datasus – 2017

2.4 Mortalidade Materna

A mortalidade materna pode ser considerada um excelente indicador de saúde, não só da mulher, mas da população geral, uma vez que mostra, também, iniquidades. A redução da mortalidade materna é uma das principais metas, estando também incluída nas Metas do Desenvolvimento do Milênio da ONU.

A Organização Mundial de Saúde define morte materna, segundo expresso na Classificação Internacional de Doenças – 10ª Revisão (CID-10), como a “morte de uma mulher durante a gestação ou dentro de um período de 42 dias após o término da gestação”, independente da duração ou da localização da gravidez, devido a qualquer causa relacionada com/ou agravada pela gravidez ou por medidas em relação a ela, porém não devida a causas acidentais ou incidentais.

Ano 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 Total

Óbito 1 1 0 1 0 0 0 0 0 0 3 Materno

Fonte: TabNet Datasus – 2017

37 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 2.5 Morbidade Hospitalar

Causa da Internação 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016

I. Algumas doenças infec. e parasitárias 143 206 179 209 92 101 151

II. Neoplasias (tumores) 81 125 149 150 161 177 252

III. Doenças sangue órgãos hemat. 23 44 28 22 24 23 22

IV. Doenças endócrinas nutric. e metab. 113 110 61 66 26 21 54

V. Transtornos mentais e comportamentais 53 90 109 89 98 122 93

VI. Doenças do sistema nervoso 33 74 62 71 51 71 52

VII. Doenças do olho e anexos 10 8 11 6 17 21 9

VIII.Doenças do ouvido 3 6 2 1 1 1 4

IX. Doenças aparelho circulatório 133 126 113 115 137 170 229

X. Doenças aparelho respiratório 422 509 475 594 260 292 226

XI. Doenças do aparelho digestivo 167 221 168 209 162 235 233

XII. Doenças pele e do tecido subcutâneo 20 69 69 51 20 30 20

XIII.Doenças sist osteom. e tec conjuntivo 61 65 55 78 70 102 95

XIV. Doenças do aparelho geniturinário 184 245 198 225 159 204 251

XV. Gravidez parto e puerpério 525 577 567 574 420 559 567

XVI. Algumas afec origin. período perinatal 42 46 53 37 36 50 33

XVII.Malf cong defor. e anomalias cromos. 18 21 23 14 12 13 11

XVIII.Sint sinais achad anorm ex clín lab. 10 9 6 6 8 26 32

XIX. Lesões enven conseq causas exter. 131 147 193 116 158 204 218

XX. Causas externas morb. e mortalidade - - 1 1 2 4 -

XXI. Contatos serviços de saúde 110 98 40 43 25 74 34

TOTAL 2.282 2.796 2.562 2.677 1.939 2.500 2.586

Fonte: Ministério da Saúde – Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS)

38 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 2.6 Morbidade SINAN

As doenças de notificação compulsória são doenças cuja gravidade, magnitude, transcendência, capacidade de disseminação do agente causador e potencial de causar surtos e epidemias exigem medidas eficazes para a sua prevenção e controle. Algumas têm período de incubação curto e a adoção de medidas imediatas de controle, após a detecção de um único caso, é fundamental para impedir a disseminação do agente e o aparecimento de casos secundários no grupo populacional onde foi detectado o caso índice.

AGRAVO 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 Acid. trabalho c/exposição mat. biol. 15 15 15 16 10 18 15 AIDS Adulto 3 19 2 4 1 3 5 AIDS Criança 0 0 0 1 0 0 0 Acidente com animais peçonhentos 56 26 84 181 228 180 87 Atendimento antirrábico 118 73 180 180 188 166 158 Caxumba - 1 5 0 0 0 0 Condiloma acuminado 9 32 16 33 22 25 16 Coqueluche - - 3 0 0 0 0 Criança exposta ao HIV 0 0 0 0 2 2 1 Dengue 1 - 0 1 0 0 0 Doença de Chagas - - 0 0 0 0 0 Doenças exantemáticas – Rubéola - - 0 0 0 0 0 Gestante HIV 1 2 3 1 1 3 0 Hantavirose - - 0 0 1 0 0 Hanseníase 4 2 1 1 0 1 3 Hepatites virais 23 9 8 9 5 7 9 Herpes genital 1 5 1 4 5 2 1 HIV + 0 0 0 0 10 1 5 Intoxicação exógena 14 11 15 34 54 31 38 Leptospirose - 1 0 0 1 0 0 Malária 1 1 1 0 0 0 0 Meningite 1 12 2 0 3 0 6 Rotavírus 10 - 16 1 1 0 0 Sífilis congênita 4 - 1 0 1 1 1 Sífilis em gestante 3 - 1 2 6 14 11 Sífilis em adulto - 2 3 8 8 18 63 Síndrome rubéola congênita - - 0 0 0 0 0 Sínd. corrim. cervical em mulheres 10 17 6 16 4 7 1 Síndrome úlcera genital 1 - 0 6 10 15 0 Tuberculose 10 10 5 3 3 6 8 Varicela 125 89 109 233 59 39 3 Violência Doméstica (sexual e outras) 60 31 24 46 116 93 75 TOTAL 470 359 522 780 739 632 506

39 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 2.7 Doenças Imunopreveníveis e Imunização

O Programa de Prevenção e Controle das doenças imunopreveníveis tem como objetivo prevenir e manter sob controle as doenças passíveis de imunização. Nesse contexto inserem-se o Programa Nacional de Imunização com objetivo de contribuir para manutenção do estado de erradicação do sarampo, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, formas grave da tuberculose, rubéola (em particular congênita), caxumba, hepatite B, febre amarela e meningites causadas por haemophilus influenzae b.

O Programa também contribui para o controle de outros agravos através da imunização:  Imunoglobina anti-hepatite B;  Soro imunoglobulina antirrábica;  Soro antilonômia;  Soros antipeçonhentos para acidentes provocados por serpentes, aranhas e escorpiões;  Vacina contra meningite meningocócica tipo A, B e/ou C;  Vacina contra pneumococos;  Vacina contra raiva humana – célula diplóide;  Vacina contra varicela;  Vacina tríplice acelular;  Vacina contra hepatite A;  Vacina contra influenza;  Vacina pentavalente;  Vacina contra HPV para meninos e meninas;  Vacina meningocócica;  Vacina contra poliomielite;  Vacina tetraviral;  Vacina contra hepatite B;  Vacina DT contra difteria e tétano;

40 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021  Vacina DPTa contra a difteria, tétano e coqueluche para gestante;  Vacina contra febre amarela.

A influenza ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente nos meses do outono e do inverno, quando as temperaturas caem. Em nossa região com o rigoroso inverno, intensifica-se a vacinação para atingir a meta proposta pelo Ministério da Saúde com a imunização dos grupos preconizados contra a Gripe Influenza buscando também a prevenção através da orientação da etiqueta da tosse, higiene das mãos, adoção de hábitos saudáveis, limpeza e ventilação de ambientes, etc.

A varicela constitui um agravo típico da região, principalmente pelas condições climáticas nos meses de maio a setembro, quando a população permanece em ambientes fechados.

As meningites tem distribuição mundial e sua expressão epidemiológica depende de fatores como: agente infeccioso, existência de aglomerados populacionais, características socioeconômicas dos grupos populacionais e meio ambiente. De modo geral, a sazonalidade da doença caracteriza-se pelo predomínio das meningites bacterianas no inverno e das meningites virais no verão. O aumento de casos também pode estar relacionado a epidemias de varicela e também a eventos adversos pós-vacinais.

As hepatites virais são um grande problema de saúde pública. Para o Brasil, a Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) estima que ocorram 130 casos novos/ano por 100 mil habitantes e que mais de 90% da população maior de 20 anos tenha tido exposição ao vírus.

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda de natureza viral e caracteriza-se clinicamente por manifestações de insuficiência hepática e renal que pode levar à morte em cerca de uma semana. O agente etiológico é o vírus amarílico, um arbovirus pertencente ao gênero Flavivirus.

41 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Em relação ao HBV (Vírus da Hepatite B), alguns estudos do final da década de 80 e início de 90 sugeriam uma tendência crescente de HBV em direção às regiões Sul/Norte, descrevendo três padrões de distribuição da hepatite B: alta endemicidade presente na região amazônica, alguns locais do Espírito Santo e oeste de Santa Catarina; endemicidade intermediária, nas regiões Nordeste, Cento-Oeste e Sudeste e baixa endemicidade na região Sul do país. Na região Sul, a região oeste de Santa Catarina apresenta prevalência moderada e o oeste do Paraná, alta endemicidade.

2.8 Programa de Controle da Tuberculose

O Programa é desenvolvido pela Vigilância Epidemiológica junto a Unidade de Saúde Vila Salete e conta com equipe composta por: Médico, Enfermeiro e Técnico de Enfermagem.

Atende pacientes encaminhados pelas UBS, Pronto Atendimento, Hospital, Clínicas particulares, bem como atende a demanda espontânea.

No Programa os pacientes recebem atendimento médico, exames e medicamentos, bem como havendo necessidade são encaminhados para os serviços de referência.

2.9 Programa de Controle da Hanseníase

O Programa é desenvolvido pela Vigilância Epidemiológica junto a Unidade de Saúde Vila Salete e conta com equipe composta por: Médico, Enfermeiro e Técnico de Enfermagem.

Atende pacientes encaminhados pelas UBS, Pronto Atendimento, Hospital, Clínicas particulares, bem como atende a demanda espontânea.

42 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 No Programa os pacientes recebem atendimento médico, exames e medicamentos, bem como havendo necessidade são encaminhados para os serviços de referência.

Para auxiliar no diagnóstico conta com o aparelho de triagem dermatológica por telemedicina.

2.10 Programa de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti

O Programa de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti é coordenado por profissional Enfermeiro da Vigilância Epidemiológica do município.

De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, o Município dispõe de dois Agentes Epidemiológicos que desenvolvem atividades educativas e de detecção precoce da ocorrência de focos visando o controle do mosquito transmissor da Dengue (aedes aegypti).

Os trabalhos de combate ao mosquito são realizados durante o ano todo através de inspeções nas armadilhas e pontos estratégicos instalados em diversos imóveis do Município.

Os pontos estratégicos são visitados a cada 15 dias e estão localizados nos cemitérios, borracharias, depósitos de sucatas, empresas, supermercados, hotéis e transportadoras.

Além dos trabalhos dos agentes de endemias, existe também o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, que realizam orientações nas residências referente aos vetores.

43 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 2.11 Programa de Combate ao Tabagismo

O Programa de Combate ao Tabagismo foi implantado em Março de 2010 e desde então vem sendo coordenado por Médico Clínico e Assistente Social.

Os encontros são realizados semanalmente, às quintas-feiras, das 08:00 às 09:30 horas na Unidade de Saúde Vila Salete, totalizando quatro encontros por grupo.

Os encontros também acontecem nas Unidades de Saúde, conforme demanda.

Os grupos iniciam, em média, com 20 pessoas, chegando ao final dos quatro encontros com aproximadamente 50% de desistência dos participantes, conforme Planilha de Consolidação de Informações do Tratamento do Tabagismo no Município.

As atividades desenvolvidas nos grupos são:  Entrevista com Assistente Social do programa;  Consulta com Médico Clinico Geral do programa;  Atividades Educativas com os seguintes profissionais: Assistente Social, Médico, Psicóloga, Nutricionista, Cirurgião Dentista e Educador Físico;  Distribuição do Manual do Participante, bem como, outros impressos de educação em saúde.

Os medicamentos do programa fazem parte do elenco de medicamentos estratégicos disponibilizados pelo Ministério da Saúde, através da Farmácia Básica Central, sendo os mesmos fornecidos somente para os participantes do Programa, conforme indicação médica.

44 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 3 Rede Pública Municipal de Serviços de Saúde

3.1 Unidade Intermediária – Unidade de Saúde Vila Salete

Identificação:

Endereço: Rua Vito Pizzeta, 77, Bairro Salete Início Atividades Pronto Atendimento: 15/05/2008 Início Atividades Vigilância Sanitária e Epidemiológica: Dezembro/2009 Início Atividades Odontologia: Fevereiro/2010 Início Atividades Laboratório: Março/2010 Início Atividades Administrativas e demais serviços: Novembro/2010 Início Atividades SAMU: Março/2011 Área Construída: 1.057,37 m2 Horário de Atendimento: 07:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:30 Email: sa u [email protected] CNES 5830419  3256-4000

45 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Serviços oferecidos:

 Farmácia  Laboratório de Análises Clínicas  Laboratório de Prótese Dentária  Vigilância Sanitária  Vigilância Epidemiológica com os serviços de: Imunização, SISVAN, Programas: DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, Tuberculose, Hanseníase, Tabagismo e Combate a Dengue  Atividades Educativas em Grupo  Pequenas Cirurgias  Setor de Tratamento Fora de Domicílio – TFD  Setor de Transporte  Serviço Social  Serviço de Eletrocardiograma por Telemedicina  Serviço de Triagem Dermatológica por Telemedicina  Serviço de Psicologia  Serviço de Psiquiatria  Serviço de Neurologia  Serviço de Odontologia  Serviço de Fonoaudiologia  Serviço de Nutrição  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU  Teste do Olhinho  Teste da Orelhinha  Teste do Pezinho  Testes Rápidos (Hepatite B e C, HIV, Sífilis)  Almoxarifado  Lavanderia

46 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 3.2 Unidades Básicas de Saúde – UBS

Unidade Básica de Saúde São José

Identificação:

Endereço: Av. Caçador, 40, Centro Início das Atividades: 15/08/1974 Área Construída: 355,40 m2 Unidade Ampliada pelo Programa Requalifica UBS: 70 m2 (nov/2015) Horário de Atendimento: 07:30 às 12:00 e das 13:00 às 17:30 Email: [email protected] CNES 2302349  3908-2004

Serviços oferecidos:  Atendimento Médico (Médico da ESF, Clínico Geral, Ginecologista/Obstetra e Pediatra)  Atendimento de Enfermagem  Atendimento Odontológico (Cirurgião Dentista da ESF e ASB);

47 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021  Posto de distribuição de Medicamentos  Preventivo do Câncer de Colo de Útero e Mamas  SISVAN – Sistema de Vigilância e Alimentação Nutricional  Imunização  Atividades Educativas em Grupo  Testes Rápidos (Hepatite B e C, HIV, Sífilis, Gravidez)  Visitas Domiciliares.

Equipes da Estratégia de Saúde da Família:

 01 Equipe de Saúde da Família – ESF IV – Início: maio/2009  01 Equipe de Saúde Bucal Mod. I – Início: dezembro/2009  01 Equipe de Agentes Comunitários de Saúde – Início: junho/1998

Referência para a população:

 Bairro São José  Bairro Jardim América  Bairro Santa Mônica  Bairro Bela Vista  Bairro Vila Salete  Bairro São Cristóvão  Centro  Localidade Taquaruçú de Cima  Localidade Campina do Serro  Localidade Lau Mello  Localidade Rio Mansinho Fischer  Localidade Santa Helena  Localidade Gruta  Localidade Desvio

48 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021  Localidade Linha Conte  Localidade Nossa Senhora da Saúde  Vila Reflor  Vila Pomifrai  Vila Nova (Roland Jean Mayer)  Assentamento Butiá Verde  Assentamento Rio Mansinho  Assentamento Contestado  Assentamento Chico Mendes  Assentamento Faxinal dos Domingues I e II

Unidade Básica de Saúde Nações

Identificação: Endereço: Av. Irmãos Schenatto, esquina com Av. Edson Luiz Chelli, B. Nações Início das Atividades: 1998 Nova Unidade Construída pelo Programa Requalifica UBS: jul/2016. Área Construída: 385,57 m2 Horário Atendimento: 07:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:30 Email: us. nacoes @fraiburgo.sc.gov.br CNES 2302357  3256-4080

49 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Serviços oferecidos:  Atendimento Médico (Médico da ESF, Ginecologista/Obstetra, Pediatra)  Atendimento Odontológico Cirurgião Dentista da ESF e ASB)  Atendimento de Enfermagem  Preventivo do Câncer de Colo de Útero e Mamas  Pequenos procedimentos  Posto de Distribuição de Medicamentos  SISVAN – Sistema de Vigilância e Alimentação Nutricional  Atividades Educativas em Grupo  Testes Rápidos (Hepatite B e C, HIV, Sífilis, Gravidez)  Visitas Domiciliares.

Equipes da Estratégia de Saúde da Família:  01 Equipe de Saúde da Família – ESF III – início: junho/1998  01 Equipe de Saúde Bucal Mod. I – início: fevereiro/2009

Referência para a população:  Bairro Santo Antônio  Bairro das Nações  Vila Fischer  Bairro Portal

50 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Unidade Básica de Saúde São Miguel

Identificação:

Endereço: Av. Michele Simonetti, nº 501, Bairro São Miguel Início das Atividades na antiga instalação, anexa ao CAIC: 1992 Nova Unidade Construída pelo Programa Requalifica UBS: 02/03/2012 Início das Atividades da Clínica de Fisioterapia: 04/07/2012 Área Construída: 563 m2 em 02 pavimentos Horário de Atendimento: 07:30 às 12:00 – 13:00 às 17:30 horas Email: [email protected] CNES 2302373  3908-2001

Serviços oferecidos:  Acolhimento com classificação de risco (início fev/2015)  Atendimento Médico (Médico da ESF, Pediatra)  Atendimento Odontológico (Cirurgião Dentista da ESF e ACD)  Atendimento de Enfermagem

51 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021  Atendimento Nutricional  Serviço Social  SISVAN – Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional  Imunização  Preventivo do Câncer de Colo de Útero e Mamas  Pequenos procedimentos  Posto de Distribuição de Medicamentos  Teste do Pezinho  Testes Rápidos (Hepatite B e C, HIV, Sífilis, Gravidez)  Atividades Educativas em Grupo  Visitas Domiciliares  Clínica de Fisioterapia.

Equipes da Estratégia de Saúde da Família:  02 Equipes de Saúde da Família – ESF I e II – início: jun/1998  01 Equipes de Saúde da Família – ESF III – início: nov/2015  01 Equipe de Saúde Bucal Modalidade I – início: jan/2006  01 Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF I – início: jan/2014

Referência para a população:  Bairro São Miguel/ Nossa Senhora Aparecida  Assentamento São João Maria

52 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Básica de Saúde São Sebastião

Identificação:

Endereço: Rua Ivo Savian, 31, Bairro São Sebastião Início das Atividades: 1995 Área Construída: 167,16 m2 Unidade Ampliada pelo Programa Requalifica UBS em 2012 Horário de Atendimento: 07:30 às 12:00 e das 13:00 às 17:30 Email: [email protected] CNES 2664089  3256-4052

Serviços oferecidos:  Atendimento Médico (Médico da ESF, Ginecologista/Obstetra, Pediatra)  SISVAN – Sistema de Vigilância e Alimentação Nutricional  Atendimento de Enfermagem  Atendimento Odontológico (Cirurgião Dentista e ACD)  Imunização  Preventivo do Câncer de Colo de Útero e Mamas  Posto de Distribuição de Medicamentos

53 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021  Atividades Educativas em Grupo  Testes Rápidos (Hepatite B e C, HIV, Sífilis, Gravidez)  Visitas Domiciliares.

Equipes da Estratégia de Saúde da Família:  01 Equipe de Saúde da Família – ESF VI – início: junho/2010

Referência para a população:  Bairro São Sebastião/ Mirassol  Bairro Dez de Novembro  Localidade Arroio da Barra  Localidade Papuã  Localidade Barro Preto  Localidade Linha Baia  Localidade Linha Brasília  Localidade Linha Quinze  Assentamento Dandara

Unidade Básica de Saúde Macieira

54 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Identificação:

Endereço: Rua Melrose, 604, Bairro Macieira Início das Atividades: 2000 Área Construída: 129,65 m2 Horário Atendimento: 07:30 às 12:00 e das 13:00 às 17:30 Email: [email protected] CNES 2664097  3256-4051

Serviços oferecidos:  Atendimento Médico (Médico da ESF)  Atendimento de Enfermagem  Atendimento Odontológico (Cirurgião Dentista e ACD)  SISVAN – Sistema de Vigilância e Alimentação Nutricional  Preventivo do Câncer de Colo de Útero e Mamas  Posto de Distribuição de Medicamentos  Atividades Educativas em Grupo  Testes Rápidos (Hepatite B e C, HIV, Sífilis, Gravidez)  Visitas Domiciliares.

Equipes da Estratégia de Saúde da Família:  01 Equipes de Saúde da Família – ESF V – início: janeiro/2010

Referência para a população:  Bairro Macieira  Bairro Liberata/ São Luiz  Localidade Faxinal dos Carvalhos  Localidade Passo da Raiz  Localidade São Roque

55 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 3.3 Academia da Saúde

O município de Fraiburgo foi contemplado no ano 2011, através da Portaria Nº 1.401/2011, com incentivo para construção de uma Academia da Saúde na modalidade intermediária, no valor de R$ 100.000,00, estando a mesma vinculada a UBS São Miguel/ NASF.

A edificação com 79,62 m2 inicialmente contava com depósito de materiais, banheiros e área de vivência coberta, bem como área externa com equipamentos de ginástica.

O objetivo do programa é contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população por meio de acesso a práticas e modos de vida saudáveis para promoção da saúde.

Através da Portaria GM nº 1.600 de 30 de setembro de 2015 a Academia da Saúde do Bairro São Miguel foi habilitada para recebimento de incentivo de custeio no valor de R$ 3.000,00 mensais.

56 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Um dos desafios da gestão desde a implantação da academia vem sendo os constantes atos de vandalismo que tem resultado em depredação do local, com várias ocorrências de vidros quebrados, grades, sanitários, placas e equipamentos de ginástica destruídos, além da sujeira deixada no local.

Tais atos tem prejudicado o andamento dos trabalhos lá realizados, que por várias vezes foram interrompidos para limpeza e reparos.

Os últimos danos foram tantos que destruíram quase completamente o local, sendo necessário realizar reforma geral na estrutura.

Em razão das sucessivas ocorrências, a gestão decidiu fechar com paredes, janelas e portas a área de convivência, transformando-a numa sala para realização de atividades coletivas. Também foram construídos muros, cercas e portão a fim de coibir novas ações de vandalismo.

Outro fator que levou a decisão de fechar a área de convivência foi a pouca adesão da população no inverno pelas baixas temperaturas que chegam a menos de zero grau, dificultando a realização de atividades em ambientes abertos.

Nesse sentido, a academia teve seu formato inicial modificado a fim qualificar o espaço e garantir a continuidade dos serviços numa estrutura mais adequada para as condições climáticas do Município.

57 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 3.4 Estratégia de Saúde da Família – ESF

A Estratégia de Saúde da Família, inicialmente chamada de Programa de Saúde da Família – PSF, teve seu início em 1991, com o objetivo de organizar o modelo assistencial a partir da atenção básica, em conformidade com os princípios do SUS, com uma dinâmica de atuação nas unidades básicas de saúde, com propostas para mudar a forma curativa assistencial na atuação dos profissionais de saúde, passando a atuar na integralidade da assistência, tratando o indivíduo como sujeito dentro da sua comunidade baseado na promoção e prevenção da saúde.

A Estratégia de Saúde da Família no Município encontra-se estruturada conforme segue:

Área de atuação Equipes da ESF Pop. Estimada

Bairro São Miguel 03 ESF + 01 ESB 9.197

Bairro Nações 01 ESF + 01 ESB 5.010

Bairro São José 01 ESF + 01 ESB 4.084

Bairro Macieira 01 ESF 2.407

Bairro São Sebastião 01 ESF 2.746

06 Bairros da Cidade 01 EACS 4.773 10 Localidades do Interior

TOTAL 28.217

Considerando as esquipes similares compostas por Clinico Geral, Pediatra, Ginecologista e Cirurgião Dentista que atuam na Atenção Básica mais as Equipes de Saúde da Família, temos a seguinte cobertura populacional:

População Atendida por Equipes de Saúde Bucal 33% População Atendida por Equipes de Saúde da Família 72%

Fonte: SISPACTO 2016

58 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 3.5 Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF foram instituídos pelo Ministério da Saúde em 2008, com o objetivo de apoiar a inserção da Estratégia de Saúde da Família na rede de serviços, além de ampliar a abrangência e o escopo das ações da Atenção Básica, e aumentar a resolutividade dela, reforçando os processos de territorialização.

O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes.

O NASF de Fraiburgo foi habilitado através da portaria nº 2.098 de 24 de setembro de 2013 e conta com equipe multiprofissional, vinculada a Unidade de Saúde São Miguel, composta pelos seguintes profissionais:

Área de Apoio Ocupação Carga Horária CH Total

Serviço Social 02 Assistente Social 20 horas 40 horas Educação Física 01 Educador Físico 20 horas 20 horas Assistência Farmacêutica 01 Farmacêutica 20 horas 20 horas Fisioterapia 01 Fisioterapeuta 20 horas 20 horas Alimentação 01 Nutricionista 40 horas 40 horas Saúde Mental 02 Psicóloga 20/40 horas 60 horas Total 200 horas

59 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 3.6 Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I

Identificação: Endereço: Rod. SC 456, Km 39, Bairro Liberata Início Atividades: 24/10/2011 Área Construída: 182,85 m2 Horário Atendimento: 08:00 às 18:00 horas Email: caps @fraiburgo.sc.gov.br CNES 6801668  3256-4053

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I do Município de Fraiburgo foi inaugurado no dia 24/10/2011, tendo como objetivo acolher pacientes com transtornos mentais severos e/ou persistentes, estimulando a integração social e familiar do paciente, apoiando-os em suas iniciativas de busca da autonomia. Tendo como foco o atendimento psicossocial, realizado através de oficinas terapêuticas que visam à reinserção social pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

60 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Serviços oferecidos:

 Atendimento individual : oportuniza a fala do usuário com a equipe multiprofissional. Esta modalidade de tratamento tem indicação para usuários que necessitem de uma escuta instrumentalizada e individual, geralmente acontece no acolhimento.

 Consulta : esta modalidade de atendimento inclui assistência psiquiátrica e psicológica.

 Atendimento em grupo : esta modalidade de atendimento inclui psicoterapia em grupo, grupos terapêuticos e oficinas terapêuticas. Todos os grupos são trabalhados com dois profissionais, coordenador e auxiliar, sendo:  Grupo de Psicoterapia;  Grupo Operativo;  Grupo de Jogos Cognitivos;  Grupo de Cuidados Pessoais;  Grupo da Horta;  Oficina Terapêutica de Expressão Plástica;  Oficina Terapêutica de Expressão Corporal;  Oficina da Leitura;  Grupo Esporte Cidadão;  Grupo de Qualidade de Vida;  Grupo de Reciclagem;  Grupo de Álcool e Drogas  Grupo de Equitação.

 Equipe : 01 Assistente Social, 01 Enfermeira, 01 Educador Físico, 01 Psicóloga, 01 Terapeuta Ocupacional, 01 Médico Psiquiatra, 01 Recepcionista, 01 Motorista, 01 Agente de Serviços Gerais.

61 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 3.7 Unidade de Pronto Atendimento – UPA

Identificação:

Endereço: Rua 25 de Agosto, Nº 115, Bairro Salete Início Atividades: 17/07/2017 Horário de Atendimento: das 08:00 às 20:00 horas Área Construída: 1.589,54 m2 Email: [email protected] CNES 9170278  3256-3079

Serviços oferecidos:  Atendimento Médico de Urgência e Emergência  Atendimento de Enfermagem  Realização de Pequenos Procedimentos Cirúrgicos

62 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Em junho de 2012, o município foi contemplado pelo Ministério da Saúde, através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC2, com uma UPA 24 Horas Porte I no valor de R$ 1.400.000,00 (um milhão e quatrocentos mil reais), conforme Portaria Nº 1.171 de 05/06/2012 que dispõe sobre o financiamento para construção e Portaria Nº 1.344 de 29/06/2012 que habilita a UPA 24h para o Município de Fraiburgo.

A nova Unidade de Pronto Atendimento com 1.589,54 m2 em dois pavimentos, teve sua obra licitada conforme Edital de Concorrência Pública n° 0005/2013 – PMF e Processo Administrativo Licitatório n° 0161/2013 – PMF, Contrato CT13 PMF 178, em outubro de 2013 no valor de R$ 1.778.271,15 mais aditivo no valor de R$ 24.418,90, totalizando o montante de R$ 1.802.690,05, sendo a contrapartida municipal no valor de R$ 402.690,05.

A empresa vencedora do certame foi Aline Daiane Ruthes Iarenhuk da Silva – EPP que concluiu a obra em setembro de 2015.

O Município custeou integralmente os investimentos em equipamentos médico- hospitalares, materiais permanentes e mobiliário para UPA.

A estrutura física da UPA conta com ampla recepção, sala de emergência, 03 leitos de observação feminina, 02 leitos de observação masculina, 02 leitos de observação infantil, 02 consultórios médicos, sala de acolhimento, sala de enfermagem, sala de procedimentos, sala de nebulização, sala de medicação, expurgo, posto de enfermagem, repouso médico, salas administrativas, copa, sanitários, vestiários, estoque, lavanderia, elevador e rampas de acesso ao pavimento superior, estando a mesma adequada a RDC 50 da ANVISA.

A inauguração da UPA foi realizada no dia 15 de julho de 2017.

A Empresa SERVIÇOS MÉDICOS JANARA LTDA EPP, pessoa jurídica de direito privado, situada na Rua Coronel Fagundes nº 70, centro, na cidade de Videira/SC

63 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 – CEP 89.560-000, inscrita no CNPJ nº 24.550.950/0001-58, iniciou a prestação de serviços médicos de “Clínica Geral” no dia 17 de julho de 2017, de acordo com o contrato CT17FMS12 de 23.05.2017.

Os Laboratórios de Análises Clínicas J&F ANÁLISES CLÍNICAS E AMBIENTAIS LTDA ME, pessoa jurídica de direito privado, situada na Av. João Marques Vieira, nº 440, Centro, nesta cidade de Fraiburgo/SC, inscrito no CNPJ sob o nº 08.542.283/0001-05, contrato CT17FMS14 de 07.06.2017 e LABORATÓRIO BIOCLÍNICO FLEMING LTDA EPP, pessoa jurídica de direito privado, situada na Rua Nadarci Brandt, nº 60, Centro, nesta cidade de Fraiburgo/SC, inscrito no CNPJ sob o nº 76.874.858/0001-47, CT17FMS13, de 07.06.2017, igualmente iniciaram a prestação de serviços de coleta em regime de sobreaviso e de análise de exames laboratoriais no dia 17 de julho de 2017.

O horário de funcionamento da UPA é das 08:00 às 20:00 horas todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados.

A equipe de enfermagem faz parte do quadro de pessoal da Secretaria de Saúde, sendo a escala composta por plantões de 12 horas diárias alternando-se as equipes que contam com um enfermeiro e três técnicos de enfermagem em cada plantão.

Além da enfermagem, a equipe de profissionais da UPA conta com recepcionista, agentes de serviços gerais e guarda do patrimônio público, todos contratados pelo Município.

64 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 3.8 Casa de Apoio em Florianópolis

Identificação: Endereço: Rua São Judas Tadeu, 20, Bairro José Mendes CEP 880450-110 – Florianópolis/SC Início das Atividades: Agosto/2007 Área construída: 155,00 m2 Atendimento: de segunda a sexta-feira.

Estrutura Física: • 03 dormitórios com 20 beliches • Banheiro masculino e feminino • Cozinha, copa e lavanderia • Lote cercado com muros e grades • Área externa com calçadas, jardim e bancos.

65 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Serviços oferecidos: • Alojamento • Alimentação • Transporte para Clínicas e Hospitais

Equipe: • Motorista • Assistente Social • Cozinheira/ Serviços Gerais

A Casa de Apoio recebe cerca de 500 pessoas por mês para as quais é disponibilizado aproximadamente: • 5.000 pernoites • 8.500 almoços • 7.700 lanches

A Região Metropolitana de Florianópolis, localizada a mais de trezentos quilômetros de Fraiburgo, é o maior centro de referência do Estado de Santa Catarina para serviços médico-hospitalares de média e alta complexidade com capacidade instalada para o SUS, tornando-se imprescindível a manutenção da Casa de Apoio para proporcionar maior conforto a população que necessita de tratamento tora de domicílio.

66 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 3.9 Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU

A Unidade Básica do SAMU de Fraiburgo foi habilitada pela Portaria nº 300 de 25 de fevereiro de 2011.

A base do SAMU está localizada junto a Unidade de Pronto Atendimento – UPA.

As equipes de trabalho são compostas por um Motorista Socorrista e um Técnico de Enfermagem, os quais trabalham em escala de 12X36 horas.

Os chamados para atendimento são feitos através do telefone 192, sendo este número exclusivo e gratuito. Este chamado cai na central de regulação em Joaçaba que entra em contato com o SAMU, informando e orientando para o atendimento.

O SAMU faz parte da Política Nacional de Atenção às Urgências, do Ministério da Saúde, com ênfase na construção de redes de atenção integral e humanizada na assistência às urgências, tendo como objetivos:

67 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021  Realizar atendimentos médicos pré-hospitalar de urgência, tanto em casos de traumas como em situações clínicas, prestando os cuidados de urgência apropriados ao estado de saúde do cidadão e transportá-lo com segurança e com acompanhamento de profissionais até o Pronto Atendimento ou Hospital;

 Regular e organizar as transferências inter-hospitalares de pacientes graves internados pelo Sistema Único de Saúde – SUS, no âmbito macro- regional e estadual;

 Participar dos planos de socorro em casos de desastres com múltiplas vítimas, tais como: acidentes de trânsito, explosões, intoxicações coletivas, acidentes químicos, entre outros;

 Trabalhar em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil, quando necessário, para os serviços de salvamento e resgate.

Em janeiro de 2013 o município de Fraiburgo recebeu uma nova ambulância do SAMU 192 SC, sendo um dos 19 municípios contemplados pelo Ministério da Saúde. Diante disso, foi solicitado à Gerência do SAMU de SC a mudança de finalidade da antiga viatura.

Em setembro de 2013, através da Portaria nº 2.141 de 26/09/2013, o SAMU foi qualificado pelo Ministério da Saúde.

68 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 3.10 Assistência Farmacêutica

A Assistência Farmacêutica é definida como uma área prioritária e essencial que visa à promoção e proteção da saúde, em nível individual e coletivo e deve ser parte da política de saúde em qualquer nível de governo, respeitando os princípios do Sistema Único de Saúde e orientando-se para garantir a redução das desigualdades em saúde, principalmente pela ampliação do acesso aos medicamentos e pela redução dos riscos e agravos, assegurando o seu uso racional.

69 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Em 1998 o município teve pela primeira vez uma profissional farmacêutica assumindo a responsabilidade técnica pelas ações que envolviam recebimento, armazenamento, estocagem, distribuição e controle de medicamentos. A rede pública municipal conta com:

 01 Farmácia Básica Central junto a Unidade de Saúde Vila Salete  05 Postos de Distribuição junto as Unidades Básicas de Saúde

A Farmácia Central conta com dois farmacêuticos em tempo integral, responsáveis pelo abastecimento de medicamentos, bem como auxiliares treinados para a dispensação de medicamentos básicos, excepcionais, estratégicos, controlados e judiciais, mediante a supervisão dos farmacêuticos.

Os Postos de Distribuição de Medicamentos nas Unidades de Saúde: Macieira, Nações, São José, São Sebastião e São Miguel, são responsáveis somente pela dispensação de medicamentos básicos.

Mensalmente são atendidos cerca de 17.000 usuários com medicamentos básicos dispensados na Farmácia Central e Postos de Dispensação das Unidades de Saúde da rede municipal, além dos medicamentos do Componente Especializado, Judiciais e Programa DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais.

A Assistência Farmacêutica do município está assegurada nos serviços de saúde através de um conjunto de ações para sua execução, conforme o Ciclo da Assistência Farmacêutica apresentado a seguir:

Seleção de Medicamentos

É o processo de escolha de medicamentos eficazes e seguros, imprescindíveis ao atendimento das necessidades da população, tendo como base as doenças prevalentes, com a finalidade de garantir uma terapêutica medicamentosa de qualidade.

70 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 No município de Fraiburgo a Comissão de Farmácia e Terapêutica, aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde e nomeada pelo Decreto 0135/2009, elaborou em 2011 e revisou em 2013 a Relação Municipal de Medicamentos – REMUME com 276 itens, de acordo com as necessidades epidemiológicas do município, contemplando a maioria dos medicamentos constantes na Relação Nacional de Medicamentos – RENAME.

Programação de Medicamentos

Programar medicamentos consiste em confirmar quantidades a serem adquiridas para atender determinada demanda de serviços, em um período definido de tempo, possuindo influência direta sobre o abastecimento e o acesso ao medicamento.

No Município de Fraiburgo a programação das necessidades de medicamentos é feita pelo farmacêutico com base no consumo médio histórico e variações sazonais. As aquisições são feitas mensalmente, levando-se em conta a capacidade de armazenamento da Farmácia Básica Central, o orçamento e os prazos de validade dos diversos produtos. Aquisição de medicamentos

Consta da aquisição um conjunto de procedimentos pelos quais se efetua o processo de compra dos medicamentos estabelecidos pela programação com o objetivo de suprir as unidades dispensadoras visando manter a regularidade e o funcionamento do sistema.

No município, a aquisição é realizada pelo Consórcio Inter Municipal – CIMCATARINA através de Registro de Preços na Modalidade de Pregão Eletrônico com a participação do farmacêutico do consórcio.

Além das exigências legais são solicitados nas licitações de medicamentos requisitos técnicos como:

71 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021  Prazo de validade não inferior a um ano a partir da data de entrega;

 Laudo de controle de qualidade do lote dos medicamentos;

 Boas práticas de fabricação do laboratório produtor;

 Registro do produto na ANVISA.

A assistência farmacêutica do município adquire:

 Medicamentos Básicos;

 Medicamentos Saúde da Criança;

 Medicamentos Saúde Mental;

 Medicamentos para UPA;

 Medicamentos judiciais.

Armazenamento na Central de Abastecimento Farmacêutico

É o conjunto de procedimentos técnicos e administrativos que envolvem as atividades de recepção, estocagem, conservação e controle de estoque.

No recebimento é verificado se os medicamentos entregues estão em conformidade com a especificação, quantidade e qualidade estabelecidas no edital, com supervisão do farmacêutico. A entrada de medicamentos é registrada no GEMUS Estoque, sendo este o sistema utilizado pelo Município, onde consta o lote, quantidade e prazo de validade.

Os medicamentos são estocados em ordem alfabética de acordo com suas características e condições de conservação exigidas (termolábeis, psicofármacos, etc.).

Distribuição de Medicamentos para a Rede de Saúde

É a atividade que consiste no suprimento de medicamentos às unidades de saúde, em quantidade, qualidade e tempo oportuno, para posterior dispensação à população usuária.

72 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 A distribuição é realizada pela Farmácia Central para as Unidades Básicas de Saúde, através de requisição eletrônica semanal.

A partir da solicitação, é realizada a avaliação para proceder ao atendimento requerido, verificando as quantidades solicitadas no estoque existente, a data do último atendimento, entre outros dados. Em seguida a medicação é separada por ordem cronológica de prazo e validade, devidamente acondicionada e realizada a transferência eletrônica para a Unidade solicitante. Após o registro da transferência é impresso duas vias que vão juntas à medicação, sendo as mesmas protocoladas pelo recebedor, devendo uma via ser arquivada na unidade requisitante e outra devolvida para a Farmácia Central. O transporte dos medicamentos para as unidades dispensadoras é feito por veículo da Secretaria de Saúde.

Controle de Estoque nas Unidades de Saúde

É de responsabilidade do farmacêutico a verificação do estoque dos medicamentos nas UBSs no momento que for solicitado o pedido semanal à Farmácia Central, visando à manutenção dos níveis de estoque necessários ao atendimento da demanda, evitando-se a superposição de estoques e os desabastecimentos do sistema.

O controle é realizado através do sistema GEMUS Estoque, o qual funciona em rede, permitindo a consulta das retiradas de medicamentos pelo usuário, em qualquer unidade dispensadora.

Armazenamento de Medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde

O armazenamento dos medicamentos nas unidades dispensadoras está representado por um conjunto de procedimentos técnicos e administrativos que têm como objetivo assegurar a qualidade dos medicamentos por meio de condições adequadas de estocagem e conservação de modo a garantir a

73 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 disponibilidade dos produtos em todos os locais de atendimento, assegurando a qualidade do produto desde o recebimento até a sua entrega ao usuário. O armazenamento envolve diversas atividades como: o recebimento, a estocagem, a segurança, a conservação, o controle de estoque e a entrega. Dentre os fatores que causam perda e desperdício de medicamentos, destacam- se a programação inadequada e o armazenamento indevido.

A forma correta de armazenamento muitas vezes é negligenciado pelo desconhecimento das exigências técnicas de armazenamento. Mesmo que ocorra a adoção de uma conduta racional relativa aos processos de seleção, programação e aquisição de medicamentos, ela será sempre insuficiente se o armazenamento for inadequado, isto é, se for realizado em condições que não garantam a integridade e, consequentemente, a eficácia terapêutica dos medicamentos. Dispensação de Medicamento nas Unidades Básicas

Entende-se por dispensação, o ato de fazer a dispensação de um ou mais medicamentos ao usuário, com o objetivo de informar sobre o uso adequado destes. É compreendido que são elementos importantes desta orientação, entre outros pontos: a ênfase no cumprimento da dosagem, a influência dos alimentos, a interação com outros medicamentos, o reconhecimento de reações adversas potenciais e as condições de conservação do produto.

No município a dispensação é feita na Farmácia Central e nas Unidades Básicas de Saúde mediante apresentação de receita médica. A dispensação é registrada no sistema GEMUS Estoque, em seguida é impresso tíquete com o nome dos medicamentos, quantidade e nome do usuário. O tíquete assinado pelo recebedor é arquivado na unidade por cinco anos, conforme recomendação da CGU.

74 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 3.11 Laboratório Municipal de Análises Clínicas

A rede pública municipal conta com um Laboratório de Análises Clínicas para apoio diagnóstico, sendo este o primeiro setor da Secretaria de Saúde a ser totalmente informatizado.

A partir de março de 2010 o Laboratório Municipal passou a funcionar junto a Unidade de Saúde Vila Salete, em espaço adequado de acordo com as normas da ANVISA, contando com a seguinte estrutura física:

 Recepção;  Sala de coleta com três cadeiras especiais, separadas por box e um aparelho de Venoscópio para identificação de veias profundas;  Sala de coleta (infantil e de secreção completa);

75 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021  Sala de análise com bancadas de granito e equipada com três Microscópios, um aparelho de Bioquímica COBAS MIRA PLUS e um aparelho de Hematologia ABX PENTRA 27 parâmetros;  Sala administrativa;  Sala de triagem devidamente equipada;  Sala de expurgo;  Sala de esterilização;  Vestiário e Banheiros.

O laboratório municipal dispõe de equipamentos modernos que garantem a qualidade dos exames realizados, sendo:

ÁREA DESCRIÇÃO DOS EXAMES

Ácido Úrico, Colesterol Total, Colesterol HDL, Colesterol LDL, BIOQUÍMICA Colesterol VLDL, Creatinina, Glicose, Transaminase TGO, Transaminase TGP, Triglicerideos, Uréia e Hemoglobina Glicosilada.

COAGULOGRAMA Plaquetas, Prova do Laço, Retração do Coagulo, Tempo de Coagulação e Tempo de Sangramento.

HEMATOLOGIA Grupo Sanguíneo + Fator RH, Hemograma Completo e Velocidade de Hemossedimentação VHS.

IMUNOLOGIA Teste Imunológico p/ Gravidez – TIG , VDLR , COOMBS Indireto.

MICROBIOLOGIA Exame de Secreção Vaginal, Pesquisa de BAAR, BAAR 1 e BAAR 2.

PARASITOLOGIA Coprológico, Parasitológico 1ª Amostra, Parasitológico 2ª Amostra e Parasitológico 3ª Amostra.

URINÁLISE Bacterioscopia Urina Jato Médio e Parcial de Urina.

76 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Para o cadastro dos usuários, agendamento e lançamento de exames, bem como para o controle de entrega dos resultados é utilizado o programa GEMUS.

A média mensal de exames realizados no Laboratório Municipal é de cerca de 1.000 pessoas com mais de 7.000 exames/mês. Destes, aproximadamente 200 exames, são encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN de Florianópolis.

Os tipos de exames encaminhados para o LACEN são: Carga Viral, CD 4, CD 8, FTA Abs, HCV, HIV, HbsAg, Citomegalovírus, Coqueluche, Cultura de Escarro BK, Leptospirose, Quantitativo Hepatite B e C, Raiva, Rotavírus, Rubeola, Sarampo, Teste do Pezinho, Toxoplasmose, Tuberculose e Zika.

A aquisição de materiais e insumos do laboratório é realizada através de pregão presencial, assistido pelo Responsável Técnico.

Com o objetivo de manter a qualidade dos serviços laboratoriais, foram adotados Procedimentos Operacionais Padrão – POP´s, bem como Controle de Qualidade Interno, o que vem contribuindo com a manutenção da Fila Zero, ou seja, com agendamento de um dia para outro.

Desde o ano de 2008 o laboratório municipal está inscrito no Programa Nacional de Controle de Qualidade – PNCQ (Controle de Qualidade Externo) e desde então vem obtendo conceito “Excelente”.

77 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 3.12 Laboratório de Prótese Dentária – LPD

No mês de agosto de 2013 foi habilitado o Laboratório Regional de Prótese Dentária de Fraiburgo, através da Portaria Nº 1.585/2013.

O LPD está localizado junto a Unidade de Saúde Vila Salete e atende no período da tarde, das 13:30 às 17:30 horas de segunda a sexta-feira.

São confeccionadas de 20 a 50 próteses/mês, sendo:  Prótese Total Mandibular  Prótese Total Maxilar  Prótese Parcial Mandibular Removível  Prótese Parcial Maxilar Removível  Próteses Coronárias/Intrarradiculares Fixas/Adesivas (por elemento)

O financiamento do LRPD é de R$ 7.500,00 mensais, repassado de forma regular e automática, do FNS ao FMS, no Bloco da Média e Alta Complexidade. O valor de cada prótese é de R$ 180,00, conforme tabela do SUS, mais R$ 30,00 por prótese de complemento Estadual, mediante apresentação de produção no SIA- SUS.

O Município mantêm contrato com Laboratório de Prótese Dentária terceirizado para confecção das próteses dentárias.

Para o atendimento da demanda encaminhada pelas Unidades Básicas de Saúde, existe um dentista 20 horas responsável pela moldagem, encaminhamento dos moldes para o laboratório terceirizado, bem como revisões e adaptações.

Em 2016 foi solicitada ampliação da faixa de próteses para 51 a 80 próteses/mês e aguarda habilitação no Ministério da Saúde.

78 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 3.13 Assistência Fisioterapêutica

Em julho de 2012 foi inaugurada a Clínica de Fisioterapia da rede pública município, junto a Unidade de Saúde São Miguel.

A clínica oferece fisioterapia nas áreas de ortopedia e traumatologia, neurologia, pediatria, reumatologia, pneumologia, entre outros, com atendimentos para adultos e crianças.

A estrutura física conta com quatro salas para atendimento e equipamentos modernos para dar aos pacientes condições de atendimento de qualidade nas áreas citadas. Dentre os materiais e equipamentos estão: aparelho de infra vermelho, aparelhos de lazer, aparelho de ondas curtas, aparelho tens/fes, barras paralelas, bola de bobath, bicicleta ergométrica, corrente interferencial, cadeira de rodas, esteira, cunhas de espuma, espaldar, escada de ombro, escada de canto

79 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 com corrimão e degraus, disco proprioceptivo, halters, jogo de bastões, mesas auxiliares, macas, tornozeleiras, thera tubing, polia de teto, rolo de punho, tábua AVD, tablado, trampolim, turbilhão, além de outros materiais e equipamentos específicos para fisioterapia.

A Clínica de Fisioterapia Municipal é referência para a população reside nos Bairros São Miguel, Nossa Senhora Aparecida, São Cristóvão e arredores. O agendamento é feito diretamente na recepção da Unidade de Saúde Miguel, devendo ser apresentado encaminhamento médico.

Os atendimentos e acompanhamentos aos pacientes são realizados por dois fisioterapeutas e o horário de funcionamento da clínica é das 08:00 às 17:30 horas, de segunda a sexta-feira.

Os pacientes que residem nos demais bairros e localidades do interior são encaminhados para Clínica de Fisioterapia Reabilitar, a qual é credenciada com o Sistema Único de Saúde – SUS desde o ano 2010. Os agendamentos são realizados através do Setor de Serviço Social da Secretaria de Saúde, na Unidade Vila Salete.

80 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 3.14 Produção dos Serviços de Saúde

Considerando as informações da produção realizada em 2016 temos os seguintes números:

P R O C E D I M E N T O S Total 2016

CONSULTA MÉDICA 6.800

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO 2.800

ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM 12.700

ATENDIMENTOS DA VISA 800

SERVIÇO SOCIAL 1.000

TFD 500

TRANSPORTE (Pacientes + Acompanhantes) 1.100

E X A M E S Total 2016

LABORATORIAIS 7.000

ELETROCARDIOGRAMA 200

PREVENTIVO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO 260

O U T R O S Total 2016

VACINAS 3.400

FARMÁCIA BÁSICA (receitas) 17.300

FARMÁCIA BÁSICA (medicamentos) 53.300

SERVIÇOS CONTRATUALIZADOS Total 2016

CONSULTAS/ PROCEDIMENTOS ORTOPÉDICOS 700

MAMOGRAFIA (exames) 1.025

EQUITAÇÃO (sessões) 1.100

81 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 C I S A M A R P Total 2016 CONSULTAS ESPECIALIZADAS 1.130 EXAMES LABORATORIAIS 1.300 EXAMES CARDIOLÓGICOS 80 ENDOSCOPIA DIGESTIVA 60 EMISSÕES OTOACÚSTICAS 280 FISIOTERAPIA 300 RAIO X 700 RESSONÂNCIA MAGNÉTICA 60 TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA 65 ULTRASSONOGRAFIA 960 OUTROS PROCEDIMENTOS/ EXAMES DIVERSOS 550 Nº DE PESSOAS ATENDIDAS 5.400

CONSULTAS MAC PPI REFERÊNCIA Total 2016 CARDIOLOGIA XANXERÊ 357 CIRURGIA BARIÁTRICA LAGES 43 FENDA PALATINA + LÁBIO LAP. 140 NEUROCIRURGIA CAÇADOR 180 ONCOLOGIA JOAÇABA 707 ORTOPEDIA CONCÓRDIA 150 ÓRTESES E PRÓTESES ORTOP. FLORIANÓPOLIS 26 SAÚDE AUDITIVA FLORIANÓPOLIS 15 SAÚDE AUDITIVA CHAPECÓ 125 RADIOTERAPIA CHAPECÓ 72 ONCOLOGIA CHAPECÓ 30 REUMATOLOGIA LAGES 9 CARDIOLOGIA/ NEFROLOGIA JOINVILLE 13 TRANSPLANTE HEPÁTICO BLUMENAU 18 GESTAÇÃO DE ALTO RISCO CURITIBANOS 47 ORTOPEDIA PENHA 98 Nº TOTAL DE CONSULTAS 2.031

82 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 EXAMES MAC PPI REFERÊNCIA Total 2016

MAMOGRAFIA JOAÇABA 20

CATETERISMO XANXERÊ 12

TOMOGRAFIA VIDEIRA 447

TOMOGRAFIA FLORIANÓPOLIS 8

TOMOGRAFIA JOAÇABA 34

RESSONÂNCIA JOAÇABA 76

RESSONÂNCIA CONCÓRDIA 25

CINTILOGRAFIA MIOCÁRDIO FLORIANÓPOLIS 10

CINTILOGRAFIA GERAIS FLORIANÓPOLIS 11

ULTRASSONOGRAFIA FLORIANÓPOLIS 10

ULTRASSONOGRAFIA JOAÇABA 60

ECOCARDIOGRAMA XANXERÊ 81

TESTE DE ESFORÇO XANXERÊ 33

Nº TOTAL DE EXAMES 1.220

ENCAMINHAMENTOS CEO Total 2016

ENDODONTIA 42

ESTOMATOLOGIA 36

PERIODONTIA 30

PACIENTES ESPECIAIS 62

Nº DE PESSOAS ATENDIDAS 170

CAPS I Média Mensal

PACIENTES COM TRANSTORNOS MENTAIS 134

DEPENDÊNCIA QUÍMICA 64

TOTAL DE PESSOAS ATENDIDAS 198

83 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 INTERNAÇÕES Total 2016

ALCOOLISMO 15

OUTRAS DROGAS 34

TRANSTORNOS MENTAIS 11

TRANSTORNOS MENTAIS + DROGAS 5

TOTAL DE INTERNAÇÕES 65

SAMU Total 2016

ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO COM MEDICAÇÃO 112

ATENDIMENTO EM VIA PÚBLICA 68

ATENDIMENTO COM ENCAMINHAMENTO HOSPITAL 666

TOTAL DE ATENDIMENTOS 846

84 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 3.15 Sistemas de Informação

A Organização Mundial da Saúde define Sistema de Informação em Saúde – SIS como um mecanismo de coleta, processamento, análise e transmissão da informação necessária para se planejar, organizar, operar e avaliar os serviços de saúde. Considera-se que a transformação de um dado em informação exige, além da análise, a divulgação e a recomendações para a ação.

Os sistemas de informação em saúde contribuem na compreensão de problemas de saúde da população, subsidiando a tomada de decisões nos três níveis de governo: municipal, estadual e federal.

Além dos sistemas de informação instituídos pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Fraiburgo utiliza desde 2006 o GEMUS – Gerenciamento Municipal de Saúde, sendo o sistema utilizado para registro de dados de produção ambulatorial e controle de estoque.

A seguir estão relacionados os sistemas de informação e respectivos setores.

Contabilidade SIOPS – Sistema de Informações do Orçamento Público em Saúde

Controle e Avaliação SCNES – Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde SIA/SUS – Sistema de Informação Ambulatorial do SUS BPA – Boletim de Produção Ambulatorial FPOMAG – Programação Orçamentária

Unidades Básicas de Saúde E-SUS – Sistema de Informação da Atenção Básica SISPRENATAL – Sistema de Informação Pré-Natal

85 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 CADWEB – Cartão Nacional de Saúde

Farmácia SISMEDEX – Sist. de Gerenciamento Comp. Espec. da Assistência Farmacêutica SESMED – Sistema de Controle de Medicamentos HORUS

Agendes de Endemias VIGILANTOS PCD – Programa de Combate a Dengue DENGUE on-line

Vigilância Epidemiológica MDDA – Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas SICLON – Sistema de Informação Logística sobre Medicamentos da AIDS SISCAN – Sistema Informação do Câncer SISCEL e SIGENO – Módulo de Impressão de laudos e Resultados SISLOG LAB – Sistema de Controle Logístico de Insumos Laboratoriais SINAN – Sistema de Informação de Agravos e Notificação SINASC – Sistema de Informação de Nascidos Vivos SIMC – Sistema de Monitoramento Clinico das Pessoas Vivendo com HIV SISPRENATAL – Sistema de Informação Pré-Natal TELEMEDICINA – Sistema Catarinense de Telemedicina (Dermatoscopio e ECG) VIGILANTOS ILTB – Infecção Latente da Tuberculose

Setor SISVAN SISVAN – Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional CADWEB – Cartão Nacional de Saúde Programa Bolsa Família

Salas de Vacina SIPNI – Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização

86 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Vigilância Sanitária PHAROS – Sistema Estadual de Vigilância Sanitária VIGIAGUA – Vigilância da Qualidade da Água

Centro de Atenção Psicossoc ial – CAPS I RAAS – Registro das Ações Ambulatoriais de Saúde

87 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 3.16 Assistência Hospitalar

Antes de 1960 as pessoas que necessitavam de cuidados médico-hospitalares tinham que se deslocar para outras cidades da região e também para os grandes centros para receber tratamento. A partir daí surgiu a ideia de construir um Hospital no Município.

No dia 17 de maio de 1960, convocada por João Marques Vieira, realizou-se a primeira assembleia comunitária para decidir sobre a construção do Hospital, sendo René Frey eleito seu presidente. Em 10 de outubro de 1961 o Hospital de Fraiburgo denominado Hospital Divino Espírito Santo foi inaugurado, em meio a grandes festividades, ato que contou com a presença do Bispo de Lages, Dom Daniel Hostin.

Em 06 de junho de 1987 houve a transferência do Hospital para as Irmãs da Congregação Santos Anjos, as quais administraram o mesmo até o dia 31 de janeiro de 2013, com a missão de prestação de serviço à vida, por amor.

88 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Durante a gestão da Congregação Santos Anjos o Hospital Divino Espírito Santo, através de parcerias com a União, Estado, Município, Empresas locais e Sociedade Civil, investiu em reformas e ampliações da estrutura física, bem como na aquisição de equipamentos. Sendo que a última reforma ocorreu em abril de 2011, quando foi reformado e ampliado o centro cirúrgico, que passou a contar com 02 salas cirúrgicas, sala de recuperação pós-anestésica, central de material esterilizado, vestiário, copa, departamento de material de limpeza, farmácia, posto de enfermagem, expurgo e sala administrativa.

O Hospital Divino Espírito Santo, caracterizado como Hospital Geral, Porte I, era uma entidade beneficente sem fins lucrativos, que atendia aproximadamente 85% de sua demanda pelo Sistema Único de Saúde, sendo referência apenas para a população local. Na época contava com 44 leitos, sendo 33 SUS e 11 para atendimento a convênios e particulares. A taxa de ocupação dos leitos SUS era de 52%. Apresentava quadro de pessoal que contava com 82 funcionários e 18 médicos.

Em 22/04/2013 o Município firmou convênio com a Associação Fraiburguense de Saúde Coletiva – AFSC, com transferência de recursos financeiros destinada a auxiliar no custeio de despesas de manutenção das atividades hospitalares, despesas operacionais para atendimento à população.

A Associação Fraiburguense de Saúde Coletiva – AFSC, por sua vez, firmou contrato de prestação de serviços médicos e hospitalares, incluindo toda sua gestão, com o Instituto de Saúde e Educação Vida – ISEV, o qual assumiu a gestão do hospital no dia 22/04/2013, administrando a instituição até 01 de julho de 2013.

Em 02 de julho de 2013, a Associação Fraiburguense de Saúde Coletiva – AFSC rescindiu o contrato com o ISEV por motivo de descumprimento aos acordos contratuais e passou a gerir o hospital a partir desta data.

89 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 A AFSC, entidade civil, sem fins lucrativos, localizada no município de Fraiburgo – SC, reconhecida de utilidade pública pela Lei Municipal n.º 2183, de 25 de abril de 2013, assumiu a gestão hospitalar no Município e firmou contrato o SUS através do Convênio n.º 0029/2013.

A classificação do hospital, de acordo com a Portaria nº 2.224/GM/2002, que define a Classificação Hospitalar do SUS, corresponde ao Porte I.

A área física do hospital corresponde a 3.459,20 m² e as instalações, no que se refere à infraestrutura, é composta por:

• Urgência e Emergência: 02 consultórios médicos; 03 salas de observação; 01 sala de atendimento inicial; 01 sala de estabilização; 01 sala de pequenos procedimentos; 01 posto de enfermagem.

• Hospitalar: 23 quartos com 51 leitos; 01 sala de parto; 02 salas cirúrgicas; 01 agência transfusional; 01 farmácia; 04 postos de enfermagem; 01 central de esterilização.

• Radioimagem: sala de raios-x e ultrassonografia.

• Administrativo: 02 recepções; 02 salas de espera; 01 almoxarifado; 05 salas administrativas; 01 refeitório; 01 cozinha; 02 copas; 01 SAME.

• Outros: 01 necrotério; 01 sala de manutenção; 01 sala de classificação e guarda de resíduos.

• Consultório Oftalmológico para atendimento das consultas pré e pós cirúrgicas de catarata, sendo o Hospital sendo referência para cirurgias de cataratas na região.

90 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 O corpo clínico conta com médicos nas seguintes áreas: obstetrícia/ginecologia, cirurgia geral, pediatria, anestesiologia, ortopedia e clínica médica. Além de serviços técnico especializado nas áreas de: enfermagem, farmácia, nutrição, psicologia, fisioterapia e patologia clínica.

Presta atendimento através de convênios com planos de saúde públicos (SUS, CIS-AMARP, FMS) e particulares (SC-SAÚDE, UNIMED, PLADISA, BRF BRASIL FOODS e outras Empresas).

Os usuários que necessitam de atendimento hospitalar de média e alta complexidade, não disponíveis no hospital Fraiburgo, são encaminhados para outros municípios de acordo com as referências da PPI hospitalar, sendo alguns na região e outros nos grandes centros.

Em 2016, o Hospital Fraiburgo foi habilitado pelo Ministério da Saúde através da Portaria nº 2.157, de 17/09/2016, com 30 leitos clínicos de retaguarda, passando a integrar a Rede de Atenção às Urgências e Emergências – RUE da Macrorregião Meio Oeste.

A gestão Municipal junto a gestão hospitalar busca constantemente parcerias e convênios para investimentos na estrutura física, equipamentos e materiais permanentes para qualificação e melhoria da resolutividade dos serviços prestados a população, podendo o mesmo vir a ser uma referência para atendimento regional uma vez que conta com excelente estrutura física.

91 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 4 Gestão da Saúde no Município

4.1 Controle Social

O Conselho Municipal de Saúde e Saneamento de Fraiburgo, com função deliberativa, normativa, fiscalizadora, consultiva e de formulação estratégica é regido pela Lei Nº 2290 de 29 de abril de 2015.

Objetivo: Estabelecimento, acompanhamento, controle e avaliação da Política Municipal de Saúde e Saneamento, incluídos seus aspectos econômicos e financeiros em conformidade com a Lei Municipal Nº 2290/2015 e Lei Orgânica do Município.

Competências: • acompanhar, analisar e fiscalizar o Sistema Único de Saúde no Município; • formular as estratégias, o controle e a execução da Política Municipal de Saúde; • definir as diretrizes a serem observadas na elaboração do Plano Municipal de Saúde, em função dos princípios do Sistema Único de Saúde – SUS; • acompanhar e avaliar as ações e serviços do Sistema Único de Saúde em nível Municipal; • aprovar, periodicamente, a elaboração e atualização do Plano Municipal de Saúde; • definir critérios de padrões e parâmetros assistenciais; • acompanhar, apreciar e avaliar a proposta orçamentária do Fundo Municipal de Saúde e sua programação financeira; • controlar a execução do cronograma orçamentário do Fundo Municipal de Saúde, bem como a sua aplicação e operacionalização; • acompanhar e avaliar a compra de ações e serviços privados de acordo com o Capítulo II, da Lei nº. 8.080, de 19 de setembro de 1990; • avaliar as demonstrações de resultados do Fundo Municipal de Saúde;

92 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 • aprovar o Plano de Aplicação de Recursos de acordo com o Plano Municipal de Saúde, acompanhando e controlando a sua execução; • apreciar e aprovar os Relatórios de Gestão do Sistema Único de Saúde apresentados pelo Gestor Municipal; • articular-se com a Secretaria de Educação do Município e instituições de ensino e pesquisa, para a criação e manutenção de cursos na área da saúde; • aprovar, acompanhar e avaliar a participação do Município em ações e serviços regionais de promoção, proteção e recuperação da saúde; • aprovar o regulamento, a organização e as normas de funcionamento das Conferências Municipais de Saúde, reunidas ordinariamente, e convocá-las extraordinariamente; • elaborar e aprovar o seu Regimento Interno; • definir critérios para a celebração de contratos ou convênios entre a Secretaria da Saúde e as entidades privadas de saúde, no que tange à prestação de serviços; • apreciar e aprovar, previamente, convênios, credenciamentos, contratos, termos aditivos e respectivas renovações, a serem firmados pela Secretaria de Saúde. • as atribuições de controle social dos serviços públicos de saneamento básico, assim definido pela Lei Federal Nº 11.445/2007.

Composição: I – 25% de representantes do Executivo Municipal e dos prestadores de serviços de saúde e saneamento: a) 02 representantes do gestor Municipal, garantida vaga do Secretário Municipal de Saúde e do Presidente da Autarquia Municipal de Saneamento; b) 01 representante de entidade filantrópica prestadora de serviços de saúde; c) 01 representante de entidade prestadora de serviços de saúde; d) 01 representante de entidade prestadora de serviços de saneamento.

93 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 II – 25% de representantes dos profissionais de saúde e saneamento: a) 03 representantes de profissionais de nível superior; b) 01 representante dos profissionais de nível médio; c) 01 representante dos profissionais de órgão governamental do setor de saneamento de nível médio/superior.

III – 50% representantes dos usuários: a) 02 representantes de entidades da indústria e/ ou comércio do Município; b) 01 representante de conselhos e/ou entidades comunitárias organizadas; c) 02 representante de entidades que congregam associações de moradores; d) 01 representante de associações de portadores de deficiências; e) 01 representante de entidades comunitárias religiosas; f) 01 repres. de entidades de idosos e/ou assoc. de aposentados e pensionistas; g) 01 representante de entidades sindicais de representação de trabalhadores; h) 01 representante de entidades de defesa do consumidor.

O Presidente e o Vice-Presidente são eleitos pela plenária do conselho.

As reuniões ordinárias são realizadas mensalmente, de janeiro a dezembro, conforme calendário estabelecido no início de cada ano.

A pauta das reuniões é encaminhada com antecedência por e-mail.

Os assuntos tratados nas reuniões são registrados em Livro Ata e participação dos conselheiros registrados em Livro de Presença.

As decisões são consubstanciadas em deliberações e publicadas no DOM – Diário Oficial dos Municípios. Site: https://www.diariomunicipal.sc.gov.br/site.

O Conselho Municipal de Saúde de Fraiburgo está cadastrado no SIACS – Sistema de Acompanhamento dos Conselhos de Saúde, devendo o cadastro ser

94 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 atualizado quando houver alteração em sua composição. Site: http://conselho.saude.gov.br/web_siacs/index.html.

Audiências Públicas (Lei 141, de 13 de janeiro de 2012):

Os Conselhos de Saúde, no âmbito de suas atribuições, devem avaliar a cada quadrimestre o relatório consolidado do resultado da execução orçamentária e financeira no âmbito da saúde e o relatório do gestor da saúde sobre a repercussão da execução da Lei Complementar 141/2012 nas condições de saúde e na qualidade dos serviços de saúde das populações respectivas e encaminhará ao Chefe do Poder Executivo do respectivo ente da Federação as indicações para que sejam adotadas as medidas corretivas necessárias.

4.2 Planos Municipais de Saúde

No âmbito do Sistema de Planejamento do SUS, define-se como Plano de Saúde o instrumento que, a partir de uma análise situacional, apresenta as intenções e os resultados a serem buscados no período de quatro anos, expressos em objetivos, diretrizes e metas.

Nos arquivos do município contam os Planos Municipais de Saúde dos seguintes períodos:  1993 a 1996;  1997 a 2000;  2001 a 2004;  2005 a 2008;  2010 a 2013.

Ressaltamos que o plano elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde referente ao período 2005 a 2008 foi ampliado para o ano de 2009, no intuito de se adequar às orientações que determinavam que o próximo plano (2010/2013) deveria estar

95 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 em consonância com a Programação Plurianual – PPA. Razão pela qual não havia previsão para a Programação Anual de Saúde de 2009 no referido plano, fato que ocorreu não somente em Fraiburgo, mas também em outros Municípios.

Em relação aos planos anteriores ao ano 2010, observa-se que os mesmos apresentam conceitos e apresentação da estrutura dos serviços da Secretaria de Saúde.

Em relação à Programação Anual de Saúde, constam nos arquivos na SMS Agendas de Saúde, com programação de ações, referentes ao período de 2004 a 2007.

A partir de 2009, gestores e técnicos foram capacitados pelo PlanejaSUS, e desde então o processo de construção dos Planos Municipais de Saúde e respectivas Programações Anuais, tornaram-se mais facilmente compreendidos e elaborados a partir de padrões estabelecidos para as três esferas de gestão.

Importante ressaltar que as ações programadas no Plano Municipal de Saúde devem constar no Plano Plurianual – PPA.

4.3 Conferências de Saúde

Nos arquivos na Secretaria Municipal de Saúde constam registros acerca das últimas três conferências realizadas no município, sendo:

 2007 – III Conferência Municipal de Saúde;  2011 – IV Conferência Municipal de Saúde;  2015 – V Conferência Municipal de Saúde.

A III Conferência Municipal de Saúde teve como tema central:

 “Saúde e Qualidade de Vida: políticas de estado e desenvolvimento”.

96 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 A Conferência foi realizada no dia 29 de agosto de 2007, na Câmara Municipal de Vereadores, sendo esta a etapa municipal da V Conferencia Estadual e da XIII Conferencia Nacional de Saúde.

Cerca de 100 pessoas, entre elas, profissionais de saúde, representantes de entidades e usuários participaram da conferência e debateram a saúde na perspectiva de três eixos:  Desafios para a efetivação do direito humano à saúde no século XXI: Estado, Sociedade e Padrões de Desenvolvimento;  A participação da sociedade na efetivação do direito humano à saúde; e  A participação da sociedade na efetivação do direito humano à saúde.

Na plenária final foram aprovadas 15 (quinze) propostas, conforme segue:

1. Saneamento básico para população. Estabelecer prioridade quanto ao saneamento básico com destinação de recursos federais, estaduais e municipais; 2. Efetivação de políticas públicas em conjunto com entidades de classe na prevenção da saúde do trabalhador rural e do trabalhador informal; 3. Efetivação de políticas públicas que trabalhem com o cidadão dentro da sua integralidade para conquista da cidadania; 4. Viabilizar a implantação de cooperativas para os papeleiros e demais classes com usina de reciclagem; 5. Enfoque de trabalhos de responsabilidade social entre o poder público e a sociedade em geral visando a saúde e a qualidade de vida. 6. Incrementar programas preventivos de saúde; profilaxia, orientar para não adquirir a doença; investir em qualidade de vida; 7. Capacitação dos profissionais para melhor atendimento do usuário e valorização; 8. Efetivação dos programas PSF e PACS;

97 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 9. Incentivo para os municípios que atingirem o cumprimento das metas dos programas estabelecidos, por meio de doação de aparelhos para exames específicos (tomógrafo, mamógrafo, ressonância e etc.); 10.Investir em educação continuada, qualidade de vida, para diminuir gastos em saúde curativa; 11. Desenvolver programas que garantam a saúde do trabalhador, respeitando os direitos humanos da saúde. 12.Capacitação ou formação continuada para conselheiros de saúde; 13.Aumentar a cobertura do PSF no município, com educação continuada para todos os profissionais do programa; 14.Direcionar as verbas de transferências voluntárias de saúde de acordo com as necessidades de cada região ou município; 15.Aumentar a oferta de cirurgias eletivas e o número de AIHs direcionados ao município.

Na ocasião foi também apresentada e aprovada a Moção de Apoio à manutenção do CPMF condicionada ao repasse integral para a saúde.

A IV Conferência Municipal de Saúde teve como tema central:

 “Todos Usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro”.

A Conferência foi realizada no dia 01 de julho de 2011, na Fundação Educacional e Assistencial de Fraiburgo – FEAF, sendo esta a etapa municipal da VI Conferência Estadual e da XIV Conferência Nacional de Saúde.

Cerca de 180 pessoas participaram da conferência, entre elas, profissionais de saúde, representantes de entidades e usuários participaram da conferência e debateram a saúde na perspectiva dos eixos a seguir:  Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS;

98 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021  Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade;  Participação da comunidade e controle social; e  Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público X Privado; gestão do sistema, do trabalho e da Educação em saúde.

Na plenária final foram aprovadas 30 (trinta) propostas, conforme segue:

1. Promover a sensibilização da população quanto as suas responsabilidades no uso do Sistema Único de Saúde, através dos Agentes Comunitários de Saúde, da Mídia e dos meios de comunicação em massa; 2. Fortalecer ações de promoção de saúde, através do vínculo entre profissionais da saúde e população, na perspectiva do autocuidado; 3. Garantir o acesso aos serviços de saúde, de acordo com os princípios do SUS, para que o usuário seja atendido com maior brevidade possível, evitando, assim, as longas filas de espera, seja para consultas, exames, procedimentos, etc., utilizando como parâmetro a saúde suplementar, regulada pela Agencia Nacional de Saúde Suplementar – ANS; 4. Reduzir a carga tributária do País. 5. Capacitação para Conselheiros Municipais de Saúde, proporcionada pelo Estado, através da Educação Permanente em Saúde, para efetivação do papel dos Conselhos Municipais de Saúde como fiscalizadores das ações do SUS, visando à formação de multiplicadores das informações recebidas; 6. Promoção de encontro anual entre os Conselhos Municipais de Saúde e Conselho Estadual de Saúde, para discussão sobre as necessidades e responsabilidades na efetivação do Controle Social; 7. Em conjunto com a educação, incluir na grade curricular do ensino fundamental e médio, noções de SUS e promoção/prevenção da saúde, para formar usuários mais conscientes; 8. Aumentar o índice de participação de usuários nos Conselhos Municipais de Saúde, revendo os percentuais fixados pela Resolução 333/2003;

99 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 9. Regulamentação, com urgência, da Emenda Constitucional nº. 29, de 13 de setembro de 2000, definindo a participação financeira da União, sem criação de novos impostos para o seu custeio; 10.Reajuste dos valores dos procedimentos ambulatoriais e hospitalares de média complexidade da tabela SIA/SUS, com valores compatíveis com a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos – CBHPM; com correção anual; 11. Ampliação dos recursos para a Atenção Básica, visando fortalecer os trabalhos de prevenção e promoção da saúde, bem como melhorar as estruturas físicas e os equipamentos das unidades de saúde; 12.Ampliação dos recursos destinados à Assistência Farmacêutica e atualização periódica do elenco da RENAME, bem como inclusão de novos medicamentos, principalmente, para doenças da próstata, reposição hormonal, saúde mental, no elenco de medicamentos da Atenção Básica e dos Excepcionais; 13.Rever os critérios utilizados para a contratualização de Hospitais Filantrópicos, para que o valor per capta repassado aos hospitais de Santa Catarina seja igual aos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul; 14.Financiamento específico para os Programas de Prevenção existentes no SUS, tais como: Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde do Idoso, além de ampliar o fornecimento de insumos para os Programas de Planejamento Familiar, Tabagismo, entre outros; 15.Revisão dos critérios do Ministério da Saúde para implantação de Programas de Prevenção e Promoção da Saúde, tais como o Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, Programa de Saúde na Escola – PSE, garantindo maior acesso aos municípios de pequeno e médio porte; 16.Estender o incentivo financeiro às Equipes de Saúde da Família que tiverem profissionais especializados na área de Estratégia de Saúde da Família, similar ao incentivo que já é concedido às equipes com profissional médico, com essa especialização.

100 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 17.Ampliação e revisão periódica dos protocolos clínicos de medicamentos excepcionais, considerando as novas diretrizes e tratamento das diversas doenças; 18.Ampliação de capacitações e especializações, para formação contínua dos gestores e profissionais de saúde, visando melhorar o acolhimento e a qualidade dos serviços prestados; 19.Ampliar capacitações, através da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, para profissionais nas áreas de Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório, Técnico em Radiologia, Técnico de Higiene Dental, Fiscal Sanitarista, Assistente de Farmácia, entre outros; 20.Estabelecer parcerias com o Ministério da Educação para oferecer, gratuitamente, cursos na área da saúde para formação de profissionais, tais como, Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório, Técnico em Radiologia, Técnico de Higiene Dental, Fiscal Sanitarista, Assistente de Farmácia, entre outros;

21.Adequação das grades curriculares dos cursos de formação, na área de saúde, para que desde as fases iniciais, haja a inclusão de disciplinas voltadas para o conhecimento do Sistema Único de Saúde; 22.Rever a forma de contratação dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família, para evitar a rotatividade dos profissionais que compõe às equipes da ESF; 23.Criação de uma nova modalidade da ESF que contemple a inclusão de médico pediatra na equipe, com incentivo ampliado para esta modalidade; 24.Valorização do Agente Comunitário de Saúde, através de capacitação contínua, com melhores salários, condições de trabalho e estabilidade, enquanto existir o programa; 25.Definir programa de incentivo para o profissional de nível superior, que compõe a ESF, e que tiver título de especialidade em Saúde da Família; 26.Isonomia salarial, para os profissionais de saúde, de acordo com níveis de escolaridade. 27.Ampliação da oferta de consultas de especialidades, bem como os procedimentos e exames de média e alta complexidade, através da

101 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 efetivação da Programação Pactuada e Integrada - PPI e redefinição dos parâmetros da Portaria 1.101, visando diminuir o tempo de espera dos usuários e garantindo o acesso aos serviços de saúde; 28.Implantação de Policlínicas Regionais de especialidades médicas, visando o atendimento integral e mais próximo da residência do paciente, evitando longos deslocamentos; 29.Criação de uma rede assistencial regional, especializada, de atenção a saúde da mulher e da criança, visando à integralidade do atendimento; 30.Desburocratização do acesso aos recursos dos Programas do Ministério da Saúde em relação à construção de Unidades de Saúde, Salas de Estabilização, Unidades de Pronto Atendimento e materiais permanentes, a fim de agilizar o seu processo de implantação.

Na plenária final, também foram apresentadas e aprovadas duas moções, conforme segue: 1. Moção de apoio à Regulamentação da Emenda Constitucional N.º 29 de 13 de setembro de 2000; 2. Moção de apoio à aprovação do Projeto de Lei à Lei de Responsabilidade Fiscal Nº 101, de 04 de maio 2000.

A V Conferência Municipal de Saúde teve como tema central:

• “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do Povo Brasileiro”

A 5ª Conferência Municipal de Saúde de Fraiburgo foi realizada no dia 03 de julho de 2015 (sexta-feira), no Clube Flor de Maçã, sito à Av. Rene Frey, s/n, Centro – Fraiburgo/SC.

Cerca de 230 pessoas participaram da conferência, entre elas, profissionais de saúde, representantes de entidades e usuários participaram da conferência e debateram a saúde na perspectiva dos eixos a seguir: I – Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade;

102 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 II – Participação social;

III – Valorização do trabalho e da educação em saúde;

IV – Financiamento do SUS e relação público-privado;

V – Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde;

VI – Informação, educação e política de comunicação do SUS;

VII – Ciência, tecnologia e inovação no SUS;

VIII – Reformas democráticas e populares do estado.

Na plenária final foram aprovadas 36 (trinta e seis) propostas, conforme segue:

1. Ampliar o acesso aos serviços de média complexidade em regiões de vazio assistencial, através da implantação de Policlínicas Públicas Macrorregionais. 2. Regulamentar a criação de Fundos Municipais onde possam ser depositados valores oriundos de multas recebidas pelos Fóruns, a fim de reverter esses recursos financeiros para custeio de ações judiciais. 3. Proibir à utilização de agrotóxicos e transgênicos no país. 4. Garantir recursos suficientes e permanentes para ações coletivas de educação e prevenção em Saúde Bucal. 5. Aumentar a produção e fornecimento de vacinas e insumos, bem como manter a regularidade para suprir as necessidades dos municípios. 6. Divulgar a importância da participação popular nos Conselhos de Saúde, utilizando para isto a mídia de cada esfera correspondente, para divulgar o calendário de reuniões. 7. Retorno do repasse de recursos financeiros da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS – ParticipaSUS, para financiamento da educação permanente para conselheiros.

103 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 8. Em conjunto com a educação estabelecer parceria para incluir na grade curricular do ensino fundamental e médio, noções de SUS e promoção/prevenção da saúde, para formar usuários mais conscientes. 9. Articular junto aos conselhos de saúde a promoção de capacitações sobre a importância da participação social no SUS em espaços da comunidade em geral, tais como: associações, empresas e entidades diversas. 10.Propor políticas de gestão do trabalho e de educação que estimulem a fixação dos profissionais de saúde fortaleça a carreira pública, valorizem o trabalho e atendam as necessidades de saúde da população. 11. Articular junto ao Ministério da Educação a reestruturação curricular dos cursos da área de saúde, visando criação de novos cursos de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde. 12.Retorno e manutenção do repasse de recursos financeiros da Política Nacional de Educação Permanente aos Estados e respectivas Comissões de Integração Ensino-Serviço – CIES Regionais. 13.Flexibilizar a Lei de Responsabilidade Fiscal quanto ao limite de gasto com pessoal contratado para a execução de programas instituídos pelo Ministério da Saúde. 14.Garantir a manutenção dos vetos presidenciais a Lei do Ato Médico, implementando a equipe multi e interdisciplinar. 15.Cumprir o art. 196 da CF/88, que estabelece que a saúde é direito do povo e dever do Estado, destinando 10% da receita corrente bruta da União, assegurando, dessa forma, financiamento estável com definição de novas fontes de financiamento. 16.Instituir recurso financeiro específico para financiamento de ações de educação e prevenção na linha de cuidado de Saúde do Homem. 17.Ampliar os recursos e criar fator de atualização para correção anual dos valores transferidos para a Atenção Básica, Média e Alta Complexidade e Assistência Hospitalar, visando fortalecer os trabalhos de prevenção, promoção e recuperação da saúde.

104 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 18.Ampliar os recursos da Atenção Básica e efetuar o repasse mensalmente dos mesmos, visando fortalecer as atividades de prevenção e promoção da saúde e assim, prestando uma assistência com mais qualidade para o usuário. 19.Regulamentar a utilização dos recursos dos blocos de financiamento do SUS, possibilitando a utilização em qualquer componente do respectivo bloco. Por exemplo: Bloco da Média e Alta Complexidade – Componentes: SAMU, CAPS, LPD, Teto PPI. Possibilitando a utilização do saldo de um componente para pagamento de despesas de outro componente do mesmo bloco, sem prejuízo para o componente e respeitando o interesse público. 20.Desburocratizar e agilizar os processos para habilitações dos serviços Redes de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, principalmente os serviços que compõem a Rede de Atenção às Urgências (hospital porta de entrada, habilitação e qualificação dos leitos de UTI, leitos de retaguarda e longa permanência) e a Rede de Atenção Psicossocial. 21.Implantar Policlínicas Macrorregionais de especialidades médicas de média complexidade, custeadas pelo Estado e União visando o atendimento integral e mais próximo da residência do usuário, evitando longos deslocamentos e, dessa forma, melhorando o atendimento aos usuários que necessitarem de atendimento. 22.Estabelecer que os Gestores de Saúde sejam escolhidos por critérios de conhecimento técnico científico, a fim de diminuir a ação política nesta indicação, com a anuência do respectivo Conselho Municipal de Saúde. Fazer com que a Secretaria de Estado da Saúde fiscalize, acompanhe e atribua punição aos prestadores de serviços habilitados em média e alta complexidade, que não cumprem as pactuações estabelecidas nos Termos de Compromisso de Garantia de Acesso. 23.Agilidade na divulgação dos dados em saúde, disponíveis no DATASUS.

105 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 24.Estabelecer um programa informativo semanal utilizando os meios de comunicação dos entes federados para esclarecer sobre os serviços de saúde e projetos desenvolvidos pelo Sistema Único de Saúde – SUS. 25.Incluir na grade curricular conhecimentos sobre saúde pública. 26.Disponibilizar aos usuários a Cartilha do SUS. 27.Estabelecer critérios que tornem obrigatória a contração de profissional farmacêutico, de acordo com o porte populacional de cada município, a fim de viabilizar um elo de confiança entre o paciente e o profissional e reduzir a automedicação. 28.Instituição de Comissão composta por equipe multiprofissional: médico, farmacêutico, enfermeiro, psicólogo e procurador municipal, para atuar junto ao Judiciário nas demandas provenientes da área da saúde. 29.Regulamentar que os profissionais médicos que trabalham no Sistema Único de Saúde, prescrevam primeiramente medicamentos constantes da RENAME e REMUME, bem como, órteses, próteses, exames de diagnóstico e demais serviços de saúde de acordo com os protocolos disponíveis no SUS, coibindo, desta forma, a ampliação das demandas judiciais. 30.Regulamentar a padronização do formato e cores dos medicamentos a fim de evitar a utilização incorreta pelo usuário. 31.Proibição de amostras grátis de medicamentos, bem como de publicidade da iniciativa privada nas Unidades Públicas de Saúde SUS. 32.Desvinculação dos recursos da saúde advindos das emendas parlamentares para acesso direto dos municípios e estados aos programas via portal SICONV sem a interferência política dos parlamentares. 33.Desburocratização das políticas públicas quando da implantação e execução dos programas de saúde para maior acessibilidade e agilidade dos usuários do sistema SUS. 34.Ampliar a cobertura de atendimento no SUS a fim de reduzir os investimentos para complemento na iniciativa privada.

106 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 35.Fiscalização pelo Ministério da Saúde de toda a cadeia de atendimento privado através de recursos advindos do SUS no portal da transparência. 36.Melhorar a distribuição de impostos arrecadados entre as esferas federal, estadual e municipal, aumentado o percentual que chega aos municípios, os quais são responsáveis pela maior parte das despesas com saúde pública.

Na plenária final, também foram apresentadas e aprovadas duas moções, conforme segue: 1. Moção de apelo para repasse pontual dos pagamentos referente ao cofinanciamento e incentivos estaduais aos municípios e hospitais; 2. Moção de apoio à efetivação dos consórcios públicos.

4.4 Planejamento

Segundo Paim (2006) planejamento é “um modo de explicitação do que vai ser feito, quando, onde, como, quem e para quê”.

O Sistema Único de Saúde – SUS foi originado a partir de movimentos sociais que culminaram na “reforma sanitária”, consolidado institucionalmente através da Constituição Federal de 1988 e das Leis Orgânicas da Saúde: n.º 8.080/90 e n.º 8.142/90.

A Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social, criada pela lei complementar n° 046 de 16 de abril de 2003, revogadas as disposições anteriores, teve nova redação a partir da lei complementar n° 068 de 13 de dezembro de 2005, passando a denominar-se Secretaria de Saúde, sendo órgão da administração específica, integrante da administração Pública Municipal Direta, com a incumbência, principalmente do planejamento, organização, execução e controle da política da saúde pública.

107 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Em 2003 o Município de Fraiburgo foi habilitado na condição de Gestão Plena da Atenção Básica – Ampliada, conforme Portaria n.º 2125/GM de 06 de novembro de 2003 do Ministério da Saúde.

Em 2009, a Secretaria de Saúde do Município de Fraiburgo, para adequar-se aos novos dispositivos regulamentares aderiu ao Pacto Pela Saúde, conforme Deliberação da CIB nº 122/CIB/2009 de 01 de outubro de 2009.

O Pacto pela Saúde trouxe mudanças significativas para a execução do SUS, tais como: a regionalização, eixo estruturante do processo de descentralização; a integração das várias formas de repasse dos recursos federais e a unificação dos vários pactos até então existentes.

A partir do interesse crescente e o reconhecimento da importância da implementação de instrumentos na área de planejamento, o Ministério da Saúde implantou o Sistema de Planejamento do SUS – PlanejaSUS, regulamentado pela Portaria Nº 3.085, de 1º de dezembro de 2006.

Define-se como Sistema de Planejamento do Sistema Único de Saúde – PlanejaSUS – a atuação contínua, articulada, integrada e solidária das áreas de planejamento das três esferas de gestão do SUS. Tal forma de atuação deve possibilitar a consolidação da cultura de planejamento de forma transversal às demais ações desenvolvidas no Sistema Único de Saúde.

No âmbito do SUS, resgatar ou construir a cultura de planejamento é, ao mesmo tempo, um avanço e um desafio, pois envolve tanto postura individual e técnica, quanto mobilização, engajamento e decisão de gestores e profissionais.

Essa nova etapa caracteriza-se, principalmente, pela concentração de esforços voltados ao processo de planejamento nas três esferas de gestão do SUS e no âmbito interno das instituições responsáveis por sua condução, quais sejam o MS e as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

108 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Tais esforços têm por objetivo contribuir para o aperfeiçoamento permanente da gestão e, portanto, para a qualidade de vida das pessoas, mediante a prestação de ações e serviços de saúde oportunos, resolutivos e humanizados. No que se refere aos instrumentos de planejamento, seja qual for o importante é ter em mente que planejar implica mobilizar recursos e vontades para que as propostas se concretizem e os objetivos sejam atingidos.

O funcionamento do Sistema de Planejamento do SUS tem por base a formulação e/ou revisão periódica dos seguintes instrumentos: • Plano de Saúde; • Programação Anual de Saúde; e • Relatório Anual de Gestão.

Plano de Saúde:

O processo de formulação participativo e ascendente do Plano de Saúde, além de requisito legal, é um dos mecanismos relevantes para se assegurar o princípio de unicidade do SUS e a participação social. Para o cumprimento da orientação legal, verifica-se, todavia, a dificuldade de se indicar um modelo único aplicável a todas as instâncias, especialmente considerando as peculiaridades e necessidades próprias de cada município, estado e região do País. Dessa forma, o Plano de Saúde – como instrumento referencial básico – deve refletir essas diferentes realidades.

Em síntese, o Plano de Saúde deve ser a expressão das políticas e dos compromissos de saúde numa determinada esfera de gestão. É a base para a execução, o monitoramento, a avaliação e a gestão do sistema de saúde.

Programação Anual de Saúde:

A Programação Anual de Saúde é o instrumento que operacionaliza as intenções

109 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 expressas no Plano de Saúde. Na Programação, são detalhadas – a partir dos objetivos, das diretrizes e das metas do Plano de Saúde – as ações, as metas anuais e os recursos financeiros que operacionalizam o respectivo Plano. É importante identificar também as áreas responsáveis e as parcerias necessárias para a execução das ações, as quais representam o que se pretende fazer para o alcance dos objetivos.

Cabe assinalar que a Programação Anual de Saúde reúne o conjunto das iniciativas a serem implementadas pela respectiva esfera de gestão em determinado ano. A elaboração da Programação deve ser coordenada pela área de planejamento ou, no caso de não existir, por uma equipe designada para tal.

Em outras palavras, isso significa que a Programação Anual de Saúde contém – de forma sistematizada, agregada e segundo a sua estrutura básica – as programações de áreas específicas. Os resultados decorrentes da implementação da Programação compõem o Relatório Anual de Gestão.

Relatório Anual de Gestão:

O Relatório Anual de Gestão é o instrumento que apresenta os resultados alcançados com a execução da Programação Anual de Saúde. Os resultados alcançados são apurados com base no conjunto de ações e metas que foi definido na Programação Anual de Saúde.

Cabe destacar que, ao final do período de vigência do Plano de Saúde, é necessário que seja feita a sua avaliação, retratando os resultados efetivamente alcançados, de modo a subsidiar a elaboração do novo Plano, com as correções de rumos que se fizerem necessárias e a inserção de novos desafios ou inovações. Para tanto, os Relatórios Anuais de Gestão configuram-se insumos privilegiados. Além de contemplar aspectos qualitativos e quantitativos, envolve também uma análise acerca do processo geral de desenvolvimento do Plano,

110 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 registrando os avanços obtidos, os obstáculos que dificultaram o trabalho, bem como as iniciativas ou medidas que devem ser desencadeadas.

No município de Fraiburgo, os instrumentos de planejamento são realizados de acordo com a legislação vigente, sendo observados e cumpridos prazos e fluxos de encaminhamentos. A gestão é responsável pela coordenação dos trabalhos e mobilização das áreas técnicas para a elaboração dos instrumentos, os quais são apresentados ao Conselho Municipal de Saúde para aprovação.

4.5 Financiamento

O Sistema Único de Saúde – SUS é, reconhecidamente, uma das maiores conquistas do povo brasileiro, por revelar-se a política pública mais inclusiva desde então. A partir da promulgação da Constituição Federal em 1988, todo cidadão brasileiro tem direito à atenção à saúde de forma integral e gratuita.

O financiamento tem-se constituído numa preocupação permanente dos gestores e de todos os envolvidos diretamente com a construção do sistema de saúde, tornando-se tema constante em todas as discussões das instâncias gestoras.

Garantir a universalidade e integralidade diante de um cenário de restrições orçamentárias e financeiras e alocar recursos de forma equânime em um país de tantas desigualdades sociais e regionais têm se transformado em um grande desafio para os gestores.

O Fundo Municipal de Saúde criado pela Lei n° 734 de 05 de abril de 1989, teve nova redação na Lei n° 904 de 04 de dezembro de 1991, ambas revogadas pela Lei nº 2323 de 24 de novembro de 2015, tem por objetivo criar condições financeiras e de gerência dos recursos destinados ao desenvolvimento das ações e serviços públicos de saúde, executadas ou coordenadas pela Secretaria

111 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Municipal de Saúde, em consonância com as diretrizes do artigo 198 da Constituição Federal, das Leis Orgânicas da Saúde nº 8.080/90 e 8.142/90 e demais legislações aplicáveis.

A Portaria nº 204, de 29 de janeiro de 2007 regulamenta o financiamento e a transferência dos recursos federais para as ações e os serviços de saúde, na forma de blocos de financiamento, sendo:

I – Bloco da Atenção Básica: É constituído por dois componentes:  Componente Piso da Atenção Básica Fixo – PAB Fixo; e  Componente Piso da Atenção Básica Variável – PAB Variável.

O Componente PAB Fixo refere-se ao financiamento de ações de atenção básica à saúde, cujos recursos serão transferidos mensalmente, de forma regular e automática, do Fundo Nacional de Saúde aos Fundos de Saúde do Distrito Federal e dos Municípios. O Componente PAB Variável é constituído por recursos financeiros destinados ao financiamento de estratégias, realizadas no âmbito da atenção básica em saúde, tais como:

 Saúde da Família – SF;

 Agentes Comunitários de Saúde – ACS;

 Saúde Bucal – SB;

 Programa Academia da Saúde;

 Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade – PMAQ;

 Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF;

 Fator de Incentivo de Atenção Básica aos Povos Indígenas;

 Incentivo para a Atenção à Saúde no Sistema Penitenciário;

 Incentivo para a Atenção Integral à Saúde do Adolescente em conflito com a lei, em regime de internação e internação provisória; e

 Outros que venham a ser instituídos por meio de ato normativo específico.

112 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Os recursos do Componente PAB Variável serão transferidos do Fundo Nacional de Saúde aos Fundos de Saúde do Distrito Federal e dos Municípios, mediante adesão e implementação das ações a que se destinam e desde que constantes no respectivo Plano de Saúde.

II – Bloco de Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar: É constituído por dois componentes:  Componente Limite Financeiro da Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar – MAC; e  Componente Fundo de Ações Estratégicas e Compensação – FAEC.

O Componente Limite Financeiro da Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar – MAC dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios é destinado ao financiamento de ações de média e alta complexidade em saúde e de incentivos transferidos mensalmente.

Os incentivos do Componente Limite Financeiro MAC incluem aqueles atualmente designados:  Centro de Especialidades Odontológicas – CEO;  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU;  Brasil sem Miséria – Laboratório Regional de Prótese Dentária – LRPD;  Centro de Referência em Saúde do Trabalhador;  Adesão à Contratualização dos Hospitais de Ensino, dos Hospitais de Pequeno Porte e dos Hospitais Filantrópicos;  Fator de Incentivo ao Desenvolvimento do Ensino e da Pesquisa Universitária em Saúde – FIDEPS;  Programa de Incentivo de Assistência à População Indígena – IAPI;  Incentivo de Integração do SUS – INTEGRASUS; e  Outros que venham a ser instituídos por meio de ato normativo.

113 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Os recursos federais de que trata este artigo, serão transferidos do Fundo Nacional de Saúde aos Fundos de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, conforme a Programação Pactuada e Integrada, publicada em ato normativo específico.

Os procedimentos ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade, atualmente financiados pelo FAEC, serão gradativamente incorporados ao Componente Limite Financeiro MAC dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e devem ser publicados em portarias específicas, conforme cronograma e critérios a serem pactuados na CIT.

Enquanto o procedimento não for incorporado ao componente Limite financeiro MAC, este será financiado pelo Componente FAEC.

III – Bloco de Vigilância em Saúde: É constituído em:  Piso Fixo de Vigilância em Saúde (PFVS);  Piso Variável de Vigilância em Saúde (PVVS);  Assistência Financeira aos Agentes de Combate às Endemias;

Os valores do PFVS serão ajustados anualmente com base na população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O PFVS compõe-se de um valor "per capita" estabelecido com base na estratificação das unidades federadas em função da situação epidemiológica e grau de dificuldade operacional para a execução das ações de vigilância em saúde.

O PVVS é constituído pelos seguintes incentivos financeiros específicos, recebidos mediante adesão pelos entes federativos, regulamentados conforme atos específicos do Ministro de Estado da Saúde:

114 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021  Incentivo para implantação e manutenção de ações e serviços públicos estratégicos de vigilância em saúde;  Incentivo às ações de vigilância, prevenção e controle das DST/AIDS e hepatites virais;  Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde.

IV – Bloco da Assistência Farmacêutica: É constituído por três componentes:  Componente Básico da Assistência Farmacêutica;  Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica; e  Componente Especializado da Assistência Farmacêutica

O Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica destina-se ao financiamento de ações de assistência farmacêutica dos seguintes programas de saúde estratégicos:  controle de endemias, tais como a tuberculose, a hanseníase, a malária, a leishmaniose, a doença de chagas e outras doenças endêmicas de abrangência nacional ou regional;  anti-retrovirais do programa DST/Aids;  sangue e hemoderivados; e  imunobiológicos.

V – Bloco de Gestão do SUS: Tem a finalidade de apoiar a implementação de ações e serviços que contribuem para a organização e eficiência do sistema.

O bloco de financiamento para a Gestão do SUS é constituído de dois componentes:  Componente para a Qualificação da Gestão do SUS; e  Componente para a Implantação de Ações e Serviços de Saúde;

O Componente para a Qualificação da Gestão do SUS apoiará as ações de:

115 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021  Regulação, Controle, Avaliação, Auditoria e Monitoramento;  Planejamento e Orçamento;  Programação;  Regionalização;  Gestão do Trabalho;  Educação em Saúde;  Incentivo à Participação e Controle Social;  Informação e Informática em Saúde;  Estruturação de serviços e organização de ações de assistência farmacêutica;  Outros que vierem a ser instituídos por meio de ato normativo específico.

A transferência dos recursos no âmbito deste Componente dar-se-á mediante a adesão ao Pacto pela Saúde, por meio da assinatura do Termo de Compromisso de Gestão e respeitados os critérios estabelecidos em ato normativo específico e no Anexo II a esta Portaria, com incentivo específico para cada ação que integra o Componente.

VI – Bloco de Investimentos na Rede de Serviços de Saúde: É composto por recursos financeiros que serão transferidos, mediante repasse regular e automático do Fundo Nacional de Saúde para os Fundos de Saúde Estaduais, Municipais e do Distrito Federal, exclusivamente para a realização de despesas de capital, mediante apresentação do projeto, encaminhado pelo ente federativo interessado, ao Ministério da Saúde.

Os recursos federais que compõem cada bloco de financiamento são transferidos aos Municípios, fundo a fundo, em conta única e específica para cada bloco de financiamento, observados os atos normativos específicos.

Os recursos referentes a cada bloco de financiamento devem ser aplicados nas ações e serviços de saúde relacionados ao próprio bloco.

116 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Os recursos referentes aos Blocos de Atenção Básica, Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, Vigilância em Saúde, Gestão do SUS e Assistência Farmacêutica não poderão ser utilizados para o pagamento de:  servidores inativos;  servidores ativos, exceto aqueles contratados exclusivamente para desempenhar funções relacionadas aos serviços relativos ao respectivo bloco, previstos no respectivo Plano de Saúde;  gratificação de função de cargos comissionados, exceto aqueles diretamente ligados às funções relacionadas aos serviços relativos ao respectivo bloco, previstos no respectivo Plano de Saúde;  pagamento de assessorias/consultorias prestadas por servidores públicos pertencentes ao quadro do próprio município ou do estado; e  obras de construções novas, exceto as que se referem a reformas e adequações de imóveis já existentes, utilizados para a realização de ações e/ou serviços de saúde.

A Lei Complementar Nº 141 de 13 de janeiro de 2012 “Regulamenta o § 3º do art. 198 da Constituição Federal para dispor sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde, estabelece os critérios de rateio dos recursos de transferências para a saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas três esferas de governo; revoga dispositivos das Leis nos 8.080, de 19 de setembro de 1990, e 8.689, de 27 de julho de 1993; e dá outras providências”.

Esta lei define para os municípios a aplicação mínima de 15% de recursos oriundos da Receita de Impostos e Transferências de Impostos, na área da Saúde, situação esta, acompanhada pelo monitoramento contínuo do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde – SIOPS e Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF.

117 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 O quadro abaixo apresenta o percentual de recursos próprios aplicados pelo município em ações e serviços de saúde nos anos que seguem:

% Aplicação em Saúde – 2009 a 2016

2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016

19,61% 20,19% 19,05% 21,47% 26,01% 26,22% 26,69% 25,70%

Fonte: Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde – SIOPS

Transferências Fundo a Fundo

O quadro abaixo demonstra os recursos financeiros transferidos do Fundo Nacional de Saúde para o município de Fraiburgo, sendo:

Valor Anual Bloco de Financiamento Valor Mensal R$ Estimado R$

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA 15.499,33 185.991,96

TOTAL 15.499,33 185.991,96

ATENÇÃO BÁSICA

SAÚDE BUCAL – SB 6.690,00 80.280,00

INCENTIVO AO PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE 3.000,00 36.000,00

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE – ACS 55.770,00 725.010,00

PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE – PMAQ 44.900,00 538.800,00

SAÚDE DA FAMÍLIA – SF 53.475,00 641.700,00

NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA – NASF 20.000,00 240.000,00

PAB FIXO 75.391,33 904.695,96

TOTAL 259.226,33 3.166.485,96

MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE AMBULATORIAL E HOSPITALAR

FAEC SIA – MAMOGRAFIA PARA RASTREAMENTO 2.500,00 30.000,00

TETO MUNICIPAL REDE BRASIL SEM MISÉRIA 7.500,00 90.000,00

TETO MUNICIPAL DA MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE AMBULATORIAL 102.751,47 1.233.017,64

SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL ÀS URGÊNCIAS SAMU 192 (RAU-SAMU) 9.419,00 113.028,00

SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL ÀS URGÊNCIAS – SAMU 192 (MAC) 12.500,00 150.000,00

TETO MUNICIPAL REDE SAÚDE MENTAL 28.305,00 339.660,00

TOTAL 162.975,47 1.955.705,64

118 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 VIGILÂNCIA EM SAÚDE

INC. PONTUAIS PARA AÇÕES DE SERVIÇOS DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE 9.568,47 9.568,47

INC.AS AÇÕES DE VIG.PREV. E CONT DAS DST/AIDS E HEPATITE VIRAIS 2.500,00 30.000,00

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE (PVVS) 21.897,97 21,897,97

PISO FIXO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE 9.165,21 109.982,52

PISO FIXO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA PARTE – FNS 1.358,91 16.306,92

PISO FIXO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – PARTE ANVISA 446,19 5.354,28

TOTAL 44.936,75 171.212,19

TOTAL GERAL 6.690.176,07

Programa de Assistência Farmacêutica Básica: Repasse mensal automático de R$ 5,10 por habitante/ano (IBGE 2009 36.469 hab.) R$ 15.499,33/Mês Portaria Nº 1.555 de 30/07/2013.

Saúde Bucal–SB: Repasse mensal mediante cadastro no CNES dos profissionais da equipe e registro da produção ambulatorial no E-SUS. ESB Modalidade I = R$ 2.230/equipe/mês X 03 equipes cadastradas R$ 6.690/Mês Portaria Nº 978 de 16/05/2012.

Incentivo ao Programa Academia da Saúde: Repasse mensal mediante cadastro no CNES do Polo Academia da Saúde e de um profissional 40h ou dois profissionais 20h, bem como registro da produção ambulatorial no SIA/SUS. R$ 3.000,00/Mês Portaria Nº 1600 de 30/09/2015.

Agentes Comunitários de Saúde – ACS: Repasse mensal (13 parcelas/ano) mediante cadastro no CNES e registro da produção no E-SUS. R$ 1.014,00/ACS X 55 ACS cadastradas no CNES

119 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 R$ 55.770,00/Mês Lei 12.994 de 17/06/2014.

Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade – PMAQ: Repasse mensal mediante adesão anual ao programa e avaliação externa do Ministério da Saúde das Equipes de Saúde da Família e das Equipes de Saúde Bucal. R$ 43.900,00/Mês. Resultado da Última Avaliação do PMAQ (2014):

Saúde da Família: ESF 1 – São Miguel - Muito Acima da Média - R$ 8.500,00 ESF 2 – São Miguel - Muito Acima da Média - R$ 8.500,00 ESF 3 – Nações - Acima da Média - R$ 5.100,00 ESF 4 – São José - Acima da Média - R$ 5.100,00 ESF 5 – Macieira - Acima da Média - R$ 5.100,00 ESF 6 – São Sebastião - Acima da Média - R$ 5.100,00 R$ 37.400,00

Saúde Bucal: ESB – São Miguel - Muito Acima da Média - R$ 2.500,00 ESB – Nações - Acima da Média - R$ 1.500,00 ESB – São José - Muito Acima da Média - R$ 2.500,00 R$ 6.500,00

Saúde da Família – SF: Repasse mensal mediante cadastro dos profissionais no CNES e registro da produção ambulatorial no E-SUS. ESF Mod. I – R $ 10.695,00 X 01 equipe = 10.695,00/Mês ESF Mod. II – R$ 7.130,00 X 06 equipes = 42.780,00/Mês R$ 53.475,00/Mês Obs.: de acordo com a Portaria Nº 90 de 17/01/2008 o Município de Fraiburgo faz jus a 01 Equipe de Saúde da Família Mod. I por possuir Assentamentos em seu território (ESF São Sebastião).

120 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 2jrNúcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF: Repasse mensal mediante cadastro de equipe no CNES e registro da produção. NASF Mod. I – 200 horas de profissionais cadastrado no CNES R$ 20.000,00/Mês

PAB Fixo: Repasse mensal automático mediante registro da produção no E-SUS e SIA/SUS. R$ 26,00 por habitante/ ano (IBGE 2012 – 34.796 hab.) R$ 75.391,33/Mês Portaria Nº 1.409 de 10/07/2013.

FAEC SIA: Repasse mensal mediante registro da produção no SIA/SUS. Procedimento: Mamografia Bilateral para rastreamento do câncer de mama em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos R$ 45,00/exame – mensalmente são realizados em média 55 exames nesta faixa etária = R$ 2.500,00 Portaria Nº 1.253 de 12/11/2013.

Teto Municipal Rede Brasil Sem Miséria: Repasse mensal automático mediante credenciamento do Laboratório de Prótese Dentária junto ao Ministério da Saúde, cadastro do serviço no CNES e registro da produção no SIA/SUS. R$ 7.500,00/Mês – Faixa de produção de 20 a 50 próteses/mês. Nota Técnica LRPD 2012.

Teto Municipal da Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar: Repasse mensal automático conforme PPI da Assistência Ambulatorial. R$ 102.751,47/Mês

Serviço de Atendimento Móvel às Urgências – SAMU 192 (RAU-SAMU):

121 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Repasse mensal mediante apresentação do relatório semestral de qualificação da Unidade Básica do SAMU encaminhado a Coordenação de Urgência/Emergência do Ministério da Saúde. R$ 9.419,00/Mês Portaria Nº 2.141 de 26/09/2013.

Serviço de Atendimento Móvel às Urgências – SAMU 192 (MAC) : Repasse mensal mediante registro da produção no SIA/SUS. R$ 12.500,00/Mês Portaria Nº 300 de 25/02/2011.

Teto Municipal Rede Saúde Mental: repasse mensal mediante cadastro do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I e dos profissionais no CNES, bem como registro da produção no RAAS/SIA/SUS R$ 28.305,00/Mês Portaria Nº 336 de 19/02/2002. Portaria Nº 3.089 de 23/12/2011.

Incentivos Pontuais para Ações de Serviços de Vigilância em Saúde: Repasse anual de R$ 9.568,47/Ano Portaria Nº 1.378 de 09/07/2013.

Incentivo Ações de Vig. Prevenção e Controle das DST/AIDS e Hepatites Virais: Repasse mensal de R$ 2.500,00/Mês Portaria Nº 1.378 de 09/07/2013.

Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PVVS): Repasse anual de R$ 21.897,97/Ano. Portaria Nº 1.535 de 18/08/2016.

Piso Fixo de Vigilância em Saúde: Repasse mensal de R$ 9.165,21/Mês Portaria Nº 1.534 de 18/08/2016.

122 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Piso Fixo de Vigilância Sanitária – Parte FNS: Repasse mensal de R$ 1.358,91/Mês Portaria Nº 1.378 de 09/07/2013.

Piso Fixo de Vigilância Sanitária – Parte ANVISA: Repasse mensal de R$ 422,48/Mês Portaria Nº 1.378 de 09/07/2013.

O quadro abaixo demonstra os recursos financeiros transferidos do Fundo Estadual de Saúde para o município de Fraiburgo, sendo:

Valor Mensal Valor Anual Bloco de Financiamento R$ Estimado R$ COFINANCIAMENTO ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA 13.675,88 164.110,56

COFINANCIAMENTO ATENÇÃO BÁSICA 14.025,00 168.300,00

COFINANCIAMENTO NASF 3.000,00 36.000,00

INCENTIVO LABORATÓRIO DE PRÓTESES DENTÁRIAS 1.500,00 18.000,00

TOTAL 32.200,88 386.410,56

Cofinanciamento da Assistência Farmacêutica: repasse mensal automático. R$ 4,5/ habitante/ ano (IBGE 2009 – 36.469 hab.) = R$ 13.675,88/Mês Deliberação 501/CIB/13.

Cofinanciamento da Atenção Básica: repasse mensal de acordo com o número de equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal cadastrados no CNES. R$ 19.750,00/Mês. Deliberação 141/CIB/15.

Obs.: o valor do cofinanciamento da Atenção Básica que está sendo repassado aos municípios, conforme quadro acima, não está em conformidade com a deliberação.

123 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Cofinanciamento NASF: repasse mensal de acordo com cadastro da equipe no CNES. R$ 3.000,00/Mês Deliberação 141/CIB/15.

Incentivo Laboratório de Próteses Dentárias: repasse trimestral mediante registro da produção no SIA/SUS. R$ 30,00/prótese produzida X 54,00 próteses/mês = R$ 1.620,00/Mês Deliberação 141/CIB/15. Oficio Circular Nº 015/11.

4.6 Regionalização

A regionalização orienta a descentralização das ações e serviços e potencializa os processos de pactuação e negociação entre gestores. Seu avanço depende, porém, da construção de desenhos regionais que respeitem as realidades locais, estabelecendo as Comissões Intergestores Regional – CIR como espaços ativos de cogestão.

O Plano Diretor de Regionalização – PDR tem por objetivo garantir o acesso do cidadão ao conjunto de ações e serviços necessários à resolução de seus problemas de saúde, bem como apresenta as necessidades de reorganização da assistência, restabelecendo os fluxos de pacientes e de investimentos. Deverá ser estabelecido e garantido através de processos reguladores e os acordos firmados através da Programação Pactuada Integrada – PPI (Santa Catarina, 2002).

O PDR/2008 aprovado por meio da Deliberação CIB/SC nº 245/08 amplia os critérios para regionalização da assistência, aprovados no PDR/2002, revistos e atualizados no PDR/2005 e 2007, adequando-os à realidade das novas estruturas da administração estadual. Os critérios atualizados incluem as divisões regionais, segundo a divisão territorial das 36 Secretarias de Desenvolvimento Regionais

124 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 legalmente instituídas no Estado, considerando o total de 5.868.014 habitantes conforme Resolução nº 07/2007, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. (Brasil, 2007).

Macrorregiões de Saúde de Santa Catarina – PDR 2008

Extremo Oeste Meio Oeste Planalto Serrano Vale do Itajaí Foz do Rio Itajaí Planalto Norte Nordeste Grande Florianópolis Sul

125 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 No Estado de Santa Catarina existem 16 (dezesseis) CIR, sendo a Região do Alto Vale do Rio do Peixe, representada na área de nº 05 do mapa abaixo.

A Comissão Intergestores Regional – CIR é uma instância colegiada que tem por objetivo qualificar o processo de regionalização e a busca da garantia e do aprimoramento dos princípios do SUS, garantindo o exercício da cooperação entre os gestores da região de saúde, se constituindo dessa forma em espaço de governança em âmbito regional.

Na CIR acontecem as Plenárias e as Câmaras Técnicas. A plenária é composta por Secretários Municipais de Saúde, Técnicos e Gerentes de Saúde. Neste espaço são discutidos e pactuados os assuntos de interesse regional, proporcionando o fortalecimento da região.

As Câmaras Técnicas são formadas por técnicos dos municípios de abrangência da CIR que se reúnem de acordo com a necessidade de discussão de temas específicos.

126 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 A CIR do Alto Vale do Rio do Peixe é composta pelos Secretários de Saúde dos vinte municípios da região, conforme segue:

ADR/GERSA Município População (IBGE 2016) 1 Arroio Trinta 3.564 2 Fraiburgo 36.102 3 Ibiam 1.968 4 Iomerê 2.899 9ª Videira 5 Pinheiro Preto 3.438 6 Salto Veloso 4.616 7 Tangará 8.748 8 Videira 51.499

ADR/GERSA Município População (IBGE 2016) 9 Caçador 76.571 10 Calmon 3.389 11 Lebon Régis 12.119 10ª Caçador 12 Macieira 1.807 13 Matos Costa 2.652 14 Rio das Antas 6.246 15 Timbó Grande 7.699

ADR/GERSA Município População (IBGE 2016) 16 Curitibanos 39.399 17 Frei Rogério 2.197 11ª Curitibanos 18 Ponte Alta do Norte 3.405 19 Santa Cecília 16.606 20 São Cristovão do Sul 5.412

Total 290.336 hab.

127 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 4.7 Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS AMARP

O CIS-AMARP é o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Vale do Rio do Peixe integrado ao Sistema Único de Saúde e regido por suas normas. Iniciou suas atividades no ano 2010 com sede no Município de Videira, visando desenvolver atividades conjuntas na área da Saúde e buscar redução de custos para atendimentos ambulatoriais (consultas, exames e procedimentos médico- hospitalares) não disponíveis pelo SUS na região.

Municípios da região que integram o CIS-AMARP : Arroio Trinta Iomerê Rio das Antas Caçador Lebon Régis Salto Veloso Calmon Macieira Tangará Fraiburgo Matos Costa Videira Ibiam Pinheiro Preto

Consultas Especializadas: Angiologia Endocrinologia Ortopedia Cardiologia Gastroenterologia Otorrinolaringologia Consulta Pré-Cirúrgica Ginecologia Psiquiatria Consulta Pré-Anestésica Neurologia Reumatologia Cirurgia Vascular Oftalmologia

Procedimentos e Exames Complementares: Análises Clínicas Eletrocardiograma Monitoramento Holter 24h Audiometria Endoscopia Digestiva Optometria Biópsia de Pele Espirometria Polipectomia Colonoscopia Exames Oftalmológicos Raio X Incent. Cirurgias Eletivas Fisioterapia Ressonância Magnética Densitometria Óssea Fonoaudiologia Teste Ergométrico/Esforço Ecocard. com Doppler Gasometria Tomografias Ecodoppler Carótidas Laringoscopia Ultrassonografias Eletroneuromiografia Mamografia

128 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 4.8 Redes de Atenção à Saúde

As Redes de Atenção à Saúde – RAS são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado (Ministério da Saúde, 2010 – portaria nº 4.279, de 30/12/2010).

A implementação das RAS aponta para uma maior eficácia na produção de saúde, melhoria na eficiência da gestão do sistema de saúde no espaço regional, e contribui para o avanço do processo de efetivação do SUS. A transição entre o ideário de um sistema integrado de saúde conformado em redes e a sua concretização passam pela construção permanente nos territórios, que permita conhecer o real valor de uma proposta de inovação na organização e na gestão do sistema de saúde.

No dia 30 de dezembro de 2010, o Documento de Referência contendo as “Diretrizes para a organização das RAS no âmbito do SUS” foi oficializado por meio da Portaria GM/MS nº 4.279, publicada no Diário Oficial de 31/12/2010. Este documento havia sido aprovado pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT) no dia 16 de dezembro/2010.

Após pactuação tripartite foram priorizadas as seguintes redes: 1. Rede Cegonha; 2. Rede de Atenção às Urgências – RUE; 3. Rede de Atenção Psicossocial – RAPS; 4. Rede de Atenção às Doenças e Condições Crônicas; e 5. Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência.

O Decreto nº 7.508 de 28/06/2011 em seu Art. 3º cita que o SUS é constituído pela conjugação das ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde, executados pelos entes federativos, de forma direta ou indireta, mediante

129 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 a participação complementar da iniciativa privada, sendo organizada de forma regionalizada e hierarquizada.

Já no Art. 7º as redes de atenção a saúde estarão compreendidas no âmbito de uma região de saúde, ou de várias delas, em consonância com diretrizes pactuadas nas comissões intergestores.

A macrorregião do meio oeste catarinense compreende as microrregiões do Alto Vale do rio do Peixe (Videira), Alto Uruguai Catarinense (Concórdia) e Meio Oeste (Joaçaba).

A partir de 2013 foram realizadas várias reuniões entre os gestores da macrorregião com o objetivo de desenhar as redes de atenção a saúde, tendo a sido a Rede de Urgência e Emergência – RUE, a primeira rede na região a ser aprovada pelo Ministério da Saúde.

Posteriormente foi elaborado o plano da Rede de Atenção Psicossocial, o qual aguarda aprovação da CIB e MS.

Em relação a Rede Cegonha, o Estado de Santa Catarina fez a adesão, sendo contemplados todos os hospitais da região que possuem leitos obstétricos.

Faltando discutir ainda a Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência e a Rede de Atenção às Doenças e Condições Crônicas.

4.9 Gestão do Trabalho em Saúde

Há um claro consenso sobre a necessidade de se superar entraves e limitações da gestão do trabalho em saúde. Partindo do pressuposto de que o sucesso de qualquer organização depende, em maior ou menor grau, do empenho de cada um de seus integrantes, as questões relativas a recursos humanos representam

130 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 um componente crítico para o delineamento de novos paradigmas gerenciais para os serviços públicos de saúde. A gestão do trabalho em saúde deve ser entendida como um trabalho conjunto de todos os envolvidos no processo de trabalho em saúde, onde se deva trabalhar uma política de desenvolvimento e a promoção da dignidade do trabalho em Saúde. Portanto, é necessária uma interação entre gestores, trabalhadores, formadores e usuários no planejamento e execução das ações em saúde. Essa nova forma de agir resulta em um trabalho humanizado e viabiliza modificações profundas na forma de entender e agir dos trabalhadores. Também adota a gestão democrática como princípio constitutivo de um processo permanente de construção da gestão do trabalho em saúde. No município de Fraiburgo, a Secretaria de Saúde conta com 231 profissionais, sendo que os servidores efetivos representam 38,09%.

O regime jurídico dos servidores do Município é Estatutário e em relação ao vínculo dos servidores da SMS temos:  88 Efetivos  125 ACT  17 Cargos Comissionados  01 Agente Político

O Plano de Carreira, Cargos e Salários vigente foi elaborado em 2010, conforme Lei Complementar Nº 110/2010.

O último concurso público realizado no município foi em junho de 2017.

4.10 Educação em Saúde

A educação em saúde se constitui num recurso por meio do qual o conhecimento cientificamente produzido no campo da saúde, intermediado pelos profissionais de saúde, atinge a vida cotidiana das pessoas, uma vez que a compreensão dos

131 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 condicionantes do processo saúde doença oferece subsídios para a adoção de novos hábitos e condutas de saúde.

Diante da necessidade do fortalecimento da educação permanente em saúde, foram criadas em 2007 as Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço (CIES), em conformidade com a Portaria GM/MS n.º 1.996/07 e Deliberação 225/CIB/07 que define a condução regional da Política de Educação Permanente em Saúde.

As CIES´s são instâncias intersetoriais e interinstitucionais permanentes que participam da formulação, condução e desenvolvimento da Política de Educação Permanente previstas no Art. 14 da Lei 8.080/90 e na NOB/RH SUS (Portaria 1.996, art. 2º. § 2º), com as seguintes atribuições:

• Apoiar e cooperar tecnicamente com os Colegiados de Gestão Regional para a construção dos Planos Regionais de Educação Permanente em Saúde da sua área de abrangência;

• Articular instituições para propor, de forma coordenada, estratégias de intervenção no campo da formação e desenvolvimento dos trabalhadores, à luz dos conceitos e princípios da Educação Permanente em Saúde, da legislação vigente, e do Plano Regional para a Educação Permanente em Saúde, além do estabelecido nos Anexos desta Portaria;

• Incentivar a adesão cooperativa e solidária de instituições de formação e desenvolvimento dos trabalhadores de saúde aos princípios, à condução e ao desenvolvimento da Educação Permanente em Saúde, ampliando a capacidade pedagógica em toda a rede de saúde e educação;

• Contribuir com o acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações e estratégias de Educação Permanente em Saúde implementadas; e

132 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 • Apoiar e cooperar com os gestores na discussão sobre Educação Permanente em Saúde, na proposição de intervenções nesse campo e no planejamento e desenvolvimento de ações que contribuam para o cumprimento das responsabilidades assumidas nos respectivos Termos de Compromisso de Gestão. (Portaria 1.996, art. 6.º)

As Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço (CIES) são compostas pelos gestores de saúde Municipais, Estaduais e do Distrito Federal e ainda, conforme as especificidades de cada região, por:

I – Gestores estaduais e municipais de educação e/ou seus representantes; II – Trabalhadores do SUS e/ou suas entidades representativas; III – Instituições de ensino com cursos na área da saúde, por meio de seus distintos segmentos; e IV – Movimentos sociais ligados à gestão das políticas públicas de saúde e do controle social no SUS.

No Estado de Santa Catarina existem 16 (dezesseis) CIES, sendo uma em cada Comissão Intergestores Reginal – CIR.

A CIES Regional é composta por representantes dos 20 municípios que compõem a Região do Alto Vale do Rio do Peixe, conforme mapa abaixo:

133 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 As ações de Educação Permanente desenvolvidas na Região nos últimos anos foram:

134 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 2009 – Curso Introdutório p/ Equipes da ESF Carga Horária: 80 horas. Foram capacitados 750 profissionais da ESF. Desenvolvido pela Escola de Saúde Pública – ESP/SES/SC, nos Município de: Caçador, Curitibanos, Fraiburgo e Videira Recurso EP 2007: R$ 52.551,64 + Complemento dos Municípios Total: R$ 292.400,00

2009/2010 – Curso Técnico de Vigilância em Saúde com ênfase em VISA Carga Horária: 1.600 horas Foram capacitados 14 profissionais (turma 30) Desenvolvido pela EFOS – Escola de Formação em Saúde da SES/SC, no Município de Videira e conclusão em Caçador.

2009/2010 – Curso Técnico de Formação em Saúde Bucal Carga Horária: 1.440 horas Desenvolvido pela EFOS – Escola de Formação em Saúde da SES/SC, no Município de Caçador.

2011/2012 – Curso Técnico de Formação em Saúde Bucal Carga Horária: 1.440 horas Foram capacitados 23 profissionais Desenvolvido pela EFOS – Escola de Formação em Saúde da SES/SC, no Município de Curitibanos.

2013 – Capacitação Cuidar de Quem Cuida: Qualidade no Atendimento SUS Carga Horária: 40 horas Nº de participantes: 140 profissionais

Desenvolvido através da Escola de Formação em Saúde – EFOS/SES/SC, nos Municípios de:

135 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 • 04 turmas em Caçador • 02 turma em Curitibanos • 02 turmas em Fraiburgo • 02 turma em Videira

2013/2014 – Capacitação em Saúde Mental para Trabalhadores da Rede de Atenção Primária em Saúde Carga horária: 48 horas Nº Vagas: 120 vagas • 01 turma em Caçador • 01 turma em Curitibanos • 01 turma em Videira Recurso EP 2009 – R$ 46.787,36

2014/2015 – Curso de Aperfeiçoamento em Controle, Avaliação e Auditoria no Sistema Único de Saúde – SUS Carga horária: 180 horas Nº Vagas: 80 vagas • 01 turma em Caçador • 01 turma em Fraiburg Recurso EP 2008 – R$ 48.196,05

2014 – Curso para Agentes de Acolhimento – Politica Nacional de Humanização Carga horária: 16 horas Nº Vagas: 600 vagas • 03 turmas em Caçador • 03 turmas em Curitibanos • 03 turmas em Fraiburgo • 03 turmas em Videira

136 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Recurso EP 2011 – R$ 46.448,91

Recursos repassados a CIES regional:

2007 2008 2009 2011 TOTAL

R$ 52.551,64 R$ 48.196,05 R$ 46.787,36 R$ 46.448,91 R$ 193.983,96

O recurso referente ao ano 2007, no valor de R$ 52.551,64 foi descentralizado para a SDR de Caçador e utilizado para a realização do Curso Introdutório p/ Equipes ESF no ano de 2009.

Tendo em vista as dificuldades para descentralização dos recursos de 2008, 2009 e 2011, através das SDR´s, a CIR deliberou pela descentralização dos recursos no montante de R$ 141.432,32 para o Fundo Municipal de Saúde de Fraiburgo.

O município de Fraiburgo realizou licitação para contratação de empresa do ramo para realizar os cursos abaixo para os profissionais dos 20 municípios da região, sendo:

• Capacitação em Saúde Mental para Trabalhadores da Rede de Atenção Primária em Saúde – R$ 46.787,36

• Curso de Aperfeiçoamento em Controle, Avaliação e Auditoria no Sistema Único de Saúde – SUS – R$ 48.196,05

• Curso para Agentes de Acolhimento egundo a Politica Nacional de Humanização – R$ 46.448,91

A CIES é responsável juntamento com a CIR pela elaboração do Plano de Ação Regional de Educação Permanente – PAREPS, a cada quatro anos, visando apresentar o perfil da região e suas necessidades em educação permanente.

137 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 No PAREPS 2016/2019 foram elencados as seguintes prioridades, conforme segue:

1. Linhas de Cuidado em Saúde da Criança, do Adolescente, da Mulher, do Homem, do Idoso e do Trabalhador (incluir Planejamento Familiar, Pré- natal, Puericultura, e Biossegurança)

2. Acolhimento com Classificação de Risco na Atenção Básica

3. Acolhimento com Classificação de Risco na Atenção Especializada

4. Urgência/emergência (com imobilização de paciente)

5. Saúde Mental: manejo de pacientes em situações de crise/ ênfase em álcool e drogas

138 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 5 Problemas Prioritários por Eixos

5.1 Condições de Saúde da População

Os problemas relacionados às condições de saúde da população podem ser identificados a partir do conhecimento do perfil demográfico, socioeconômico e epidemiológico do município, bem como através da análise situacional das seguintes vertentes:

 Vigilância em saúde : análise da atuação voltada a eliminar, diminuir, controlar ou prevenir doenças, agravos e riscos à saúde, bem como da intervenção nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse à saúde;

 Atenção básica : análise da organização e do funcionamento, com destaque para aspectos ligados ao acesso às ações e serviços de saúde, à estratégia de saúde da família e à qualidade e humanização do atendimento;

 Assistência ambulatorial especializada : análise da organização e do funcionamento, com destaque para oferta e demanda de serviços, incorporação tecnológica, articulação e fluxo entre os diferentes níveis assistenciais, a resolubilidade e os mecanismos de regulação;

 Assistência hospitalar : análise da organização e do funcionamento dos serviços próprios e o perfil dos estabelecimentos conveniados, com destaque para o porte, o número de leitos destinados ao SUS e a disponibilidade de equipamentos hospitalares;

 Assistência de urgência e emergência : análise da organização e do funcionamento com ênfase na estrutura física e tecnológica, tendimento

139 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 pré-hospitalar, qualificação da equipe profissional; disponibilidade de transportes para transferência de pacientes, unidades de pronto atendimento não hospitalares e estruturação dos mecanismos de regulação;

 Assistência farmacêutica : análise da organização e da prestação desta assistência, compreendendo desde o acesso ao elenco básico e o fornecimento dos medicamentos excepcionais, até o financiamento.

Problemas prioritários:

Das vertentes citadas acima apresentadas em relação as condições de saúde da população podemos observar no município os seguintes problemas que tem se tornado prioridade para a gestão municipal, sendo:

 Dificuldade no acesso à atenção de Média e Alta Complexidade para realização de consultas, exames e procedimentos especializados no município e região por ser esta conhecida por seu “vazio assistencial”, ou seja, com poucos prestadores de serviços de saúde e capacidade instalada para o SUS, dificultando as pactuações na região, que resulta na necessidade de deslocamentos dos pacientes para os grandes centros, principalmente para Florianópolis;

 Assistência hospitalar fragilizada em decorrência da única unidade hospitalar local ter fechado em fevereiro de 2012, quando era gerido pela Congregação Santos Anjos que enfrentava dificuldades financeiras para manutenção do serviço. Em abril de 2013, com o empenho da gestão municipal, o hospital foi reaberto e passou a ser administrado pelo Instituto de Saúde e Educação Vida – ISEV, passando após três meses a ser gerido pela Associação Fraiburguense de Saúde Coletiva – AFSC. Desde então as despesas do hospital tem sido custeadas principalmente com recursos próprios do Município, através de convênio, pois o mesmo teve que

140 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 reestruturar seus serviços, refazer contratos e habilitações. Embora o hospital tenha firmado contrato com o SUS, tenha sido certificado como entidade filantrópica e tenha conseguido integrar a Rede de Atenção às Urgências e Emergências com 35 Leitos de retaguarda clínica, financiado pelo Ministério da Saúde, o mesmo enfrenta dificuldades decorrentes das baixas taxas de ocupação, falta de médicos especialistas interessados em atender pelo SUS e recursos financeiros insuficientes para investimentos na estrutura física e tecnológica.

 Assistência Farmacêutica onerosa para o município em decorrência da judicialização e subfinanciamento federal e estadual, restando ao município custear quase que integralmente, com recursos próprios, esta área da assistência.

5.2 Determinantes e Condicionantes da Saúde

Os principais problemas no que se refere aos determinantes e condicionantes da saúde são obtidos a partir da identificação das medidas intersetoriais que se configuram determinantes e/ou condicionantes da situação de saúde ou da atenção à saúde, desenvolvidas nas respectivas esferas de governo.

A partir dessa identificação, cabe analisar a integração do setor saúde nos espaços de formulação, implementação e monitoramento das políticas públicas. Como por exemplo: meio ambiente/saneamento, ciência e tecnologia, defesa do consumidor (Ministério Público) e educação (como a formação de profissionais para o setor saúde).

“Em seu sentido mais abrangente, a saúde é a resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde. E assim, antes de tudo o resultado das formas de organização social da

141 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida”. (8.ª Conferência Nacional de Saúde, 1986)

A legislação brasileira estabelece uma relação direta da saúde com a política econômica e social desenvolvida pelos governos. De acordo com a Lei, a saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros: alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente, trabalho, renda, educação, transporte, lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais. Os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do país. Para melhorar a saúde do povo brasileiro, é preciso, antes de tudo, adotar um modelo econômico e social compatível com os princípios descritos anteriormente.

No entanto, a grande maioria dos brasileiros, entende a saúde como a garantia de acesso a médicos, postos de saúde e hospitais. Saúde é muito mais do que o acesso a serviços curativos, é, acima de tudo, prevenção e garantia de bem-estar físico, mental e social.

Problemas prioritários:

Considerando o exposto acima, podemos destacar como problemas prioridades relacionados aos determinantes e condicionantes da saúde o que segue:

 Falta de saneamento básico na localidade Nossa Senhora Aparecida, anexa ao Bairro São Miguel, com esgoto a céu aberto em várias residências e ruas, contribuindo para a proliferação de bactérias, insetos, roedores, entre outros e expondo a população ao risco de contaminação e doenças;

 Condição socioeconômica de parte da população da localidade Nossa Senhora Aparecida, onde existe maior fragilidade na renda e estrutura familiar, bem como onde se concentra o maior número de usuários de álcool e outras drogas e a maior incidência de casos de violências;

142 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021  Condição socioeconômica da população denominada “papeleiros”, que residem nos Bairros São José e Roland Mayer, os quais vivem em local onde as condições de moradia e higiene são precárias, pois os pátios das casas concentram grandes quantidades de entulhos com proliferação de roedores e insetos, além do grande número de cães e gatos.

 Outra população que requer grande atenção do poder público denomina-se “Catiras”, tratando-se de uma família numerosa, em torno de cinquenta pessoas, que residem no interior do Município, na localidade do Rio Mansinho, em moradias com condições extremamente precárias de higiene, sem saneamento básico, sem banheiros e fossas, apenas “patentes”, criação de porcos sem as condições adequadas ques acabam contaminando as fontes de água utilizadas para consumo humano, ficando do a população mais suscetível ao risco de comorbidades, como verminoses, parasitas, leptospirose, doenças de pele, respiratórias, urinárias, gastrointestinais, entre outras. Existe grande fragilidade na renda, que é proveniente do trabalho autônomo e de programas sociais, como bolsa família, LOAS e algumas doações da comunidade. Lá também existe grande incidência de alcoolismo, tabagismo, diarreias, alergias, problemas respiratórios, violência doméstica e negligência familiar.

5.3 Gestão em Saúde

Os principais problemas no que se refere à gestão em saúde podem ser identificados a partir da análise das seguintes áreas:

 Planejamento : análise da estrutura, organização e operacionalização do processo de planejamento, bem como da sua interação com o centro de decisão;

143 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021  Descentralização/regionalização : análise da cooperação entre as esferas de governo; estratégia de coordenação de promoção da equidade; funcionamento e participação na Comissão Intergestores Regional; Termo de Compromisso de Gestão; Desenho das redes regionalizadas de atenção à saúde;

 Financiamento : análise das transferências entre as esferas de gestão; gasto público total; execução orçamentária e financeira; fundo de saúde e critérios e regulamentação do financiamento;

 Participação social : análise da articulação entre os gestores e dos Conselhos de Saúde; as resoluções e deliberações dos Conselhos e das Conferências de Saúde; as condições de funcionamento dos Conselhos de Saúde e movimentos sociais;

 Gestão do trabalho em saúde : análise da composição da equipe de saúde; tipos de vínculos; mecanismos de negociação com os profissionais de saúde; e planos de cargos e salários; identificar os principais problemas decorrentes da precarização do trabalho. Como exemplo, verificar os mecanismos de valorização dos trabalhadores e os aspectos relativos à humanização das relações de trabalho.

 Educação em saúde : análise dos processos de educação em saúde e identificação dos mecanismos de cooperação técnica e de articulação com instituições de ensino, de serviços e de participação social;

 Informação em saúde : identificação dos bancos de dados existentes, analisando a sua alimentação, qualidade e utilização na produção de informações necessárias ao processo de tomada de decisões. Identificar as distintas fontes de dados disponíveis e verificar a compatibilização dos diferentes instrumentos de coleta de dados;

144 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021  Infraestrutura : análise dos recursos logísticos, da rede física e dos projetos de investimento.

Problemas prioritários:

Em relação a gestão em saúde, identificamos os seguintes problemas prioritários, sendo:

 O subfinanciamento da saúde pública por parte das esferas estaduais e federais tem sido um desafio para os gestores municipais, haja vista que as responsabilidades com a atenção a saúde pública e seu financiamento vem restando cada vez mais aos municípios, forçando os mesmos a aplicar muito além dos 15% de obrigação legal previsto na Lei Complementar nº 141/2012;

 A falta de cooperação entre as esferas de governo para fortalecer o processo de regionalização/descentralização, visando buscar alternativas para a promoção da equidade entre as regiões tem sido outro entrave para saúde pública na região, pois percebe-se grandes avanços em algumas regiões de saúde, enquanto outras sofrem com a escassez de capacidade instalada para o SUS.

 Em relação a estrutura física e tecnológica das unidades de saúde, o Município fez grandes avanços na última década. Das seis unidades de saúde, três receberam novas instalações (Vila Salete, São Miguel e Nações), duas foram ampliadas (São José e São Sebastião), sendo a atual prioridade da gestão a mudança da Unidade Macieira para instalações novas, pois a mesma funciona em uma residência adquirida pelo Município, com espaço limitado para ampliação e adequações necessárias.

 Com a previsão de implantação de uma Equipe de Saúde da Família, de um Centro de Especialidades Odontológicas e do serviço Materno Infantil,

145 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 a Unidade Vila Salete requer ampliação. Além de ampliação da garagem para abrigar a frota em sua totalidade.

 A Unidade São Miguel, embora relativamente nova, inaugurada em 2011, também necessita de ampliação e adequação da acessibilidade, porém a estrutura atual, com dois pavimentos não possibilita tais adequações, sendo necessário a construção de uma nova unidade em outro terreno.

 A Unidade São Sebastião, embora tenha sido ampliada em 2013, demanda de reforma e ampliação para possibilitar a realização de atividades em grupo, sala exclusiva para realização do exame preventivo do colo de útero, sala para Agentes Comunitários de Saúde e Recepção mais amplas.

 A Unidade São José é a primeira unidade de saúde do município, doado pelo Estado, que embora ampliada em 2015, requer reforma de toda a estrutura.

 O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I foi implantado em 2012, num espaço cedido pela gestão municipal, junto ao Parque da Maçã no Bairro Liberata, que pela distância do Centro dificulta o acesso dos pacientes, necessitando que seja construído novas instalações em terreno mais centralizado.

 Outra necessidade da Secretaria de Saúde é a construção de espaço amplo para guarda do arquivo morto, tendo em vista que os prontuários médicos devem ser mantidos em arquivo por 20 anos.

146 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 6 Objetivos, Diretrizes e Metas

Os objetivos do Plano Municipal de Saúde demonstram as mudanças na realidade que se pretende atingir, ou seja, visa dar resposta aos problemas identificados, numa perspectiva de curto, médio e longo prazo.

Os objetivos expressam o que deve ser feito, refletindo as situações a serem alteradas pela implementação de estratégias e ações no território, permitindo a agregação de um conjunto de iniciativas gestoras de formulação coordenada.

Importante destacar que os objetivos devem estar alinhados com a missão da secretaria, devendo fazer parte de sua estratégia de longo prazo.

As Diretrizes do plano expressam as linhas de ação a serem seguidas e orientam a formulação de políticas que se concretizam nos objetivos.

As Metas expressam um compromisso para alcançar os objetivos. Ao estabelecer metas, alguns fatores devem ser considerados:

• desempenhos anteriores (série histórica); • compreensão do estágio de referência inicial, ou seja, da linha de base; • factibilidade, levando-se em consideração a disponibilidade dos recursos necessários, das condicionantes políticas, econômicas e da capacidade organizacional.

As metas são definidas considerando-se a análise da situação de saúde do território.

Diante disso, apresentamos a seguir os objetivos, diretrizes e metas do Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo para os anos 2018 a 2021.

147 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 CUSTEIO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

ATENÇÃO BÁSICA

Objetivo Geral

 Efetivar a Atenção Básica como porta de entrada do Sistema Único de Saúde – SUS, utilizando estratégias de atendimento integral e tendo como eixo estruturante a Estratégia de Saúde da Família.

Objetivos Específicos

 Promover a articulação intersetorial com os demais níveis de complexidade da atenção à saúde;

 Planejar ações orientadas para as áreas estratégicas da atenção básica, condicionadas à atribuição e organização de mecanismos organizacionais, bem como a materiais que garantam continuidade do cuidado;

 Coordenar as referências e contrarreferências dos usuários adscritos em cada área de atuação.

 Ampliar o acesso com qualificação e humanização da atenção.

1 148 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 1: Garantia do acesso da população a serviços de qualidade, com equidade e em tempo adequado ao atendimento das necessidades de saúde, primando pela prevenção e promoção da saúde, mediante aprimoramento da política de Atenção Básica.

Objetivo 1.1: Utilização de mecanismos que propiciem a ampliação de acesso à Atenção Básica.

FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Garantir acesso a consultas na Conforme Nº de consultas PAB Fixo atenção básica para a demanda disponibilizadas. X X X X PAB Variável: ESF população do município. Código: 0301010064

Implantar horário estendido nas 05 UBS Data de início. PAB Fixo Unidades Básicas de Saúde. Nº de UBS com horário X X estendido. PAB Variável: ESF

Implantar acolhimento com UBS Data implantação. Classificação de Risco na Atenção São José e PAB Fixo X Básica. Nações PAB Variável: ESF

Implantar Práticas Integrativas Conforme PIC´s implantadas. Complementares – PIC´s na definição da Descrever PIC. PAB Fixo X Atenção Básica. equipe PAB Variável: ES

1 149 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Realizar atividade física em 08 Grupos ESF grupo na Atenção Básica com Clube Idosos Atividades realizadas. PAB Fixo X X X X equipe da ESF supervisionada PAB Variável: NASF por Educador Físico.

Manter o Programa de Controle 01 programa Programa mantido. PAB Fixo do Tabagismo. X X X X PAB Variável: NASF

Dar seguimento as atividades 100% dos Nº de escolares PAB Fixo do PSE – Programa Saúde na escolares das atendidos com as X X X X PAB Variável: Escola. Escolas ações do programa. ESF e NASF Priorizadas p/ Programa PAB Fixo Realizar atividades educativas Diariamente Nº de atividades PAB Variável: e físicas em grupo na realizadas. X X X X NASF e Custeio do Academia da Saúde do Bairro Programa Academia São Miguel. da Saúde PAB Fixo Implantar horta urbana junto ao 01 horta Data da implantação. PAB Variável: espaço físico da Academia da X NASF e Custeio do Saúde do Bairro São Miguel. Programa Academia da Saúde 1 150 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Garantir livre acesso aos testes Conforme Nº de testes rápidos PAB Fixo rápidos de hepatites virais, demanda realizados por UBS. PAB Variável: sífilis e HIV para a população X X X X NASF e Custeio do em geral em todas as Unidades Programa Academia de Saúde. da Saúde

PAB Fixo Garantir acesso a aplicação de Conforme Nº de aplicações. PAB Variável: benzetacil em todas as demanda X X X X NASF e Custeio do unidades de saúde. Programa Academia da Saúde

Manter os grupos de Controle Conforme Grupos mantidos. PAB Fixo X X X X da Obesidade – Grupo Bem demanda PAB Variável: NASF Viver.

Notificar os casos identificados Conforme Nº de notificações de X X X X de violência. demanda violência. Vigilância em saúde

Alimentar os Sistemas de 100% 12 remessas ao ano. Informação da Atenção Básica X X X X NA (E-SUS).

1 151 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 2: Promoção da atenção integral à Saúde da Mulher com ênfase nas áreas e populações de maior vulnerabilidade.

Objetivo 2.1: Fortalecer e ampliar as ações de prevenção, detecção precoce e tratamento oportuno de doenças, através de uma rede organizada para garantir acesso, acolhimento e resolutividade.

FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Garantir o acesso a consultas Conforme Nº de consultas na atenção básica para a demanda. realizadas para a população feminina. população feminina. PAB Fixo X X X X PAB Variável: ESF Idade: 18 a 110 anos Código: 0301010064 Consulta Médica na At. Básica Código: 0301010030 Consulta Prof. Niv. Sup.

Garantir exames preventivos Razão 0,75 Nº. de exames do câncer de colo de útero citopatológicos para a população feminina na realizados em PAB Fixo faixa etária de 25 a 64 anos de mulheres de 25 a 64 X X X X PAB Variável: ESF idade. anos nos últimos 12 meses / 1/3 da pop. feminina residente na mesma faixa etária.

Garantir exames preventivos Conforme Nº. de exames do câncer de colo de útero demanda realizados. PAB Fixo X X X X para a população feminina PAB Variável: ESF menor de 25 anos e maior de 64 anos de idade. 1 152 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Tratar e monitorar as mulheres 100% da Nº de mulheres com com diagnóstico de lesões demanda diagnóstico tratadas. X X X X MAC PPI intraepiteliais de alto grau do (pacientes oncologia) colo do útero.

Fazer controle do seguimento Conforme Nº de casos com do Colo de Útero no Sistema demanda segmento no SISCAN. X X X X MAC PPI de Informação do Câncer – SISCAN.

Realizar visita domiciliar para Visita Mensal Nº de visitas/Mulheres PAB Fixo acompanhamento das acompanhadas. X X X X PAB Variável: ESF mulheres com câncer de mama.

Facilitar o acesso ao exame 05 UBS Nº de UBS com horário Papanicolau implantando estendido horário estendido quinzenalmente. quinzenalmente na atenção básica para as PAB Fixo X X X X mulheres que não podem PAB Variável: ESF ausentar-se do posto de trabalho durante o horário normal de atendimento das Unidades de Saúde.

1 153 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Disponibilizar teste rápido para Conforme Nº de testes detecção de HIV, Hepatite B e demanda e realizados. X X X X Vigilância em Saúde C e Sífilis, conforme protocolo protocolo. do MS.

Realizar campanha de 01/ano Nº de coletas de PAB Fixo Prevenção do Câncer de Colo material para o exame X X X X PAB Variável: ESF de Útero, durante o mês de citopatológico. março.

Garantir o acesso para Conforme Nº de procedimentos atendimento clínico para demanda realizados. PAB Fixo indicação, fornecimento e X X X X PAB Variável: ESF inserção do Dispositivo Intra- uterino – DIU.

1 154 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 3: Promoção da atenção integral à Saúde da Criança com ênfase nas áreas e populações de maior vulnerabilidade.

Objetivo 3.1: Fortalecer e ampliar as ações de prevenção, detecção precoce e tratamento oportuno de doenças, através de uma rede organizada para garantir acesso, acolhimento e resolutividade.

FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Garantir o acesso a consultas na Conforme Nº de consultas atenção básica para a população demanda. realizadas para a infantil. população infantil. PAB Fixo Idade: 0 a 12 anos X X X X Código: 0301010064 PAB Variável: ESF Consulta Médica na At. Básica Código: 0301010080 Consulta acompanhamento do crescimento e desenvolvimento

Obs.: Tabular médico clinico, pediatra, e médico ESF.

Formular e implantar o 01 protocolo Data da implantação. PAB Fixo protocolo municipal de saúde X PAB Variável: ESF da criança.

Implantar o cantinho da leitura Conforme Cantinho da leitura PAB Fixo nas UBS. disponibilidade implantado. X PAB Variável: ESF de espaço

1 155 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Manter parceria com a Pastoral Conforme Ações realizadas. PAB Fixo da Saúde e da Criança a fim de necessidade X X X X PAB Variável: melhorar a qualidade de vida ESF e NASF das crianças.

Garantir a realização do teste Conforme Nº de testes MAC do pezinho nas crianças recém demanda realizados. X X X X nascidas.

Garantir a realização do teste Nº de testes PAB Fixo Conforme do olhinho nas crianças realizados. X X X X demanda durante o puerpério.

Garantir a realização do teste Conforme Nº de testes da orelhinha nas crianças demanda realizados. X X X X MAC recém nascidas.

Implantar o teste da linguinha Conforme Data da implantação. PAB Fixo X para crianças recém nascidas. demanda PAB Variável: ESB

Informar ao Setor de Vigilância Conforme Nº de casos Epidemiológica os casos de demanda informados. X X X X crianças com baixo peso para que possam ser monitorados. 1 156 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Implantar o serviço Materno 01 Serviço Serviço implantado. PAB Fixo Infantil junto a Unidade de X Saúde Vila Salete.

Implantar grupo de introdução 01 Grupo Grupo implantado. alimentar para bebês junto ao X PAB Fixo serviço Materno Infantil.

1 157 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 4: Promoção da atenção integral à Saúde do Adolescente com ênfase nas áreas e populações de maior vulnerabilidade.

Objetivo 4.1: Fortalecer e ampliar as ações de prevenção, detecção precoce e tratamento oportuno de doenças, através de uma rede organizada para garantir acesso, acolhimento e resolutividade.

FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Garantir o acesso a consultas Conforme Nº de consultas na atenção básica para a demanda. realizadas para a população adolescente. população feminina. PAB Fixo X X X X PAB Variável: ESF Idade: 13 a 18 anos Código: 0301010064 Consulta Médica na At. Básica Código: 0301010030 Consulta Prof. Niv. Sup.

Implantar grupo de saúde do 01/ESF Data de início das adolescente em parceria com a atividades em Grupo. PAB Fixo X Secretaria de Educação. Nº de ESF com grupo PAB Variável: ESF implantado.

1 158 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 5: Promoção da atenção integral à Saúde do Homem com ênfase nas áreas e populações de maior vulnerabilidade.

Objetivo 5.1: Fortalecer e ampliar as ações de prevenção, detecção precoce e tratamento oportuno de doenças, através de uma rede organizada para garantir acesso, acolhimento e resolutividade.

FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Garantir o acesso a consultas Conforme Nº de consultas PAB Fixo na atenção básica para a demanda. realizadas para a PAB Variável: ESF população masculina. população masculina. X X X X Idade: 18 a 110 anos Código: 0301010064 Consulta Médica na At. Básica Código: 0301010030 Consulta Prof. Niv. Sup.

Realizar/intensificar ações 01 Evento/ano Ações realizadas. PAB Fixo educativas em relação à saúde PAB Variável: ESF do homem no mês “Novembro X X X X Vigilância em Saúde Azul” em parceria com a FME, entidades religiosas e empresas locais).

Formular e implantar o 01 Protocolo Data da implantação. PAB Fixo X Protocolo de Saúde do PAB Variável: ESF Homem.

1 159 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 6: Garantia da atenção integral à Saúde do Idoso e Portadores de Doenças Crônicas, com estímulo ao envelhecimento ativo e fortalecimento das ações de promoção e prevenção.

Objetivo 6.1: Melhoria das condições de saúde do idoso e portadores de doenças crônicas mediante qualificação das ações de prevenção, detecção precoce e tratamento oportuno de doenças, através de uma rede organizada para garantir acesso, acolhimento e resolutividade.

FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Garantir o acesso a consultas Conforme Nº de consultas PAB Fixo na atenção básica para a demanda. realizadas para a PAB Variável: ESF população idosa. população idosa. X X X X Idade: 60 a 110 anos Código: 0301010064 Consulta Médica na At. Básica Código: 0301010030 Consulta Prof. Niv. Sup.

Manter os grupos de Diabéticos 01 Grupo/UBS Grupos Mantidos. PAB Fixo X X X X e Hipertensos. PAB Variável: ESF e PMAQ

Realizar grupos de estimulação Encontros Nº de Grupos. PAB Fixo cognitiva. semanais Nº de participantes. PAB Variável: *Cada grupo: 4 meses X X X X ESF e NASF com encontros semanais.

1 160 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Manter o Programa de Conforme Nº de Assistência dispensação de aparelhos e demanda pacientes/aparelhos. Farmacêutica tiras de glicemia capilar para Nº fitas de glicemias X X X X pacientes diabéticos fornecidas. acompanhados pelo protocolo municipal.

Implantar Centro de 01 Centro Data implantação. PAB Fixo X Desenvolvimento do PAB Variável: Envelhecimento Saudável. ESF e NASF

Realizar curso de Cuidador do 1/ano Nº de profissionais PAB Fixo Idoso para ACS e Técnicos de qualificados. X X X X PAB Variável: Enfermagem. ESF e NASF

1 161 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 7: Garantia da atenção integral à Pessoa com Deficiência de forma articulada com os demais pontos de atenção em saúde e outros pontos intersetoriais.

Objetivo 7.1 Melhoria das condições de saúde das pessoas com deficiência, mediante qualificação das ações de prevenção, detecção precoce e tratamento oportuno de doenças, através de uma rede organizada para garantir acesso, acolhimento e resolutividade.

FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Garantir acessibilidade às 100% Nº de Unidades de PAB Fixo pessoas portadoras de das Unidades Saúde com acesso Cofinanciamento AB X X X X deficiência nas Unidades de de Saúde físico adequado às PMAQ Saúde. pessoas portadoras de deficiência

1 162 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 8: Aprimoramento da política de Atenção à Saúde do Trabalhador.

Objetivo 8.1: Utilização de mecanismos que propiciem a ampliação de acesso aos serviços de saúde aos trabalhadores.

FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Notificar acidentes de trabalho Conforme Nº de notificações. Vigilância em Saúde X X X X com exposição a materiais demanda biológicos.

Desenvolver atividades de Conforme Nº de atividades PAB Fixo e Variável educação em saúde do solicitação das desenvolvidas. Vigilância em Saúde X X X X trabalhador nas empresas empresas locais.

Realizar ações de saúde junto Conforme Ações realizadas. PAB Fixo e Variável às empresas locais, tais como: solicitação Vigilância em Saúde vacinação, preventivo de colo empresas e X X X X de útero, verificação de campanhas pressão arterial, exames de promovidas pela glicemia, hepatites e HIV, SMS saúde mental, etc.

Desenvolver ações de Conforme Ações realizadas. PAB Fixo e Variável promoção e prevenção para demanda X X X X Vigilância em Saúde estabelecimentos comerciais e industriais.

1 163 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 9: Atendimento das necessidades de Saúde Bucal, primando pela prevenção e promoção da saúde, mediante aprimoramento da política de Atenção Básica e da Especializada.

Objetivo 9.1: Utilização de mecanismos que propiciem a ampliação de acesso aos serviços de saúde bucal na Atenção Básica e Especializada.

FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Garantir a distribuição de kits 02 kits/aluno/ano Nº. de kits de higiene PAB Fixo de higiene bucal para alunos bucal distribuídos. Cofinanciamento AB X X X X do pré II ao 9º ano do ensino fundamental da rede pública municipal.

Realizar escovação dental 02 escovações/ Nº. de procedimentos PAB Fixo supervisionada para alunos do aluno/ano realizados. PAB Variável: ESB X X X X pré II ao 9º ano do ensino fundamental da rede pública municipal.

Realizar atividade educativa Junto as entregas Nº de atividades PAB Fixo X X X X em saúde bucal na atenção de Kits educativas realizadas. PAB Variável: ESB básica.

Garantir a distribuição de kits 01 kit/gestante Nº. de kits de higiene PAB Fixo de higiene bucal para bucal distribuídos. PAB Variável: ESB X X X X gestantes que realizam o pré- natal na rede pública municipal.

1 164 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Garantir atendimento Conforme Nº. de procedimentos PAB Fixo X X X X odontológico individual. demanda realizados. PAB Variável: ESB

Realizar ações de orientação e 01/ano Ações realizadas. PAB Fixo prevenção alusivas à Semana X X X X PAB Variável: de Saúde Bucal no mês de ESB/ PMAQ outubro. Cofinanciamento AB

Implantar o Projeto “meu dentinho” 01 Projeto/ESF Data de implantação. X PAB Fixo Nº de ESF com projeto. PAB Variável: ESB

Realizar o CPO-d. 01/biênio CPO-d realizado. X X PAB Fixo PAB Variável: ESB

Garantir acesso ao Laboratório (20 a 50 Nº. de próteses X X X X MAC de Prótese Dentária. próteses/ mês). dispensadas. Recursos Próprios

Ampliar a faixa de próteses De 20 a 50 para Nº de próteses MAC X dentárias junto ao MS. 51 a 80 ampliadas. Recursos Próprios próteses/mês.

Encaminhar para o Centro de Conforme Nº. de pacientes MAC PPI Especialidade Odontológica – Pactuação encaminhados. X X X X CEO de Videira os pacientes que necessitam de atendimento odontológico especializado. 1 165 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Implantar o CEO – Centro de 01 CEO Data da implantação. MAC Especialidades odontológicas X Recursos Próprios junto a Unidade de Saúde Vila Salete.

1 166 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Objetivo Geral

 Qualificar a Assistência Farmacêutica, através de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, por meio da promoção do acesso aos medicamentos garantindo aos usuários do SUS o acesso a medicamentos seguros e eficazes.

Objetivos Específicos

 Otimizar o processo de disponibilização de medicamentos e insumos farmacêuticos;

 Promover o uso racional de medicamentos;

 Garantir a seleção, programação, aquisição, distribuição e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos para a melhoria da qualidade de vida da população.

1 167 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 10: Garantia da Assistência Farmacêutica no âmbito do SUS.

Objetivo 10.1: Qualificar os serviços de assistência farmacêutica no âmbito municipal, garantindo ao usuário do SUS o acesso a medicamentos seguros e eficazes, otimizando todo o processo de disponibilização de medicamentos e insumos farmacêuticos.

FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Garantir o fornecimento de Conforme Nº de receitas. Assistência medicamentos da Atenção demanda Nº de medicamentos X X X X Farmacêutica Básica conforme RENAME e dispensados. Recursos Próprios REMUME.

Revisar a REMUME pela Anual Data da revisão. Assistência X X X X Comissão de Farmácia e Farmacêutica Terapêutica.

Elaborar/Implantar REMUME 01 REMUME Data da implantação Assistência de abrangência Regional com Regional da REMUME Regional. X Farmacêutica os municípios do Alto Vale do Rio do Peixe.

Acompanhar os prazos de Em cada entrega Acompanhamento Assistência entrega, validade e laudos de de medicamentos realizado e Farmacêutica boas práticas dos documentação X X X X medicamentos, bem como Em cada conferida. verificar se a documentação recebimento de condiz com o edital. medicamentos

1 168 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Elaborar e acompanhar os Conforme Nº de Processos Assistência processos de medicamentos demanda elaborados/ X X X X Farmacêutica excepcionais de acordo com acompanhados. protocolos de cada patologia.

Acompanhar e controlar os Conforme Nº de Assistência processos de medicamentos demanda Processos/Fichas Farmacêutica judiciais, bem como preencher Individuais X X X X a Ficha Individual do usuário. acompanhadas e controladas.

Receber e dar o devido destino Conforme Medicação recebida e Assistência aos medicamentos vencidos ou demanda inutilizada. X X X X Farmacêutica inutilizados.

Realizar orientação em grupo 01 Grupo/ ESF e Nº de orientações/ Assistência na Atenção Básica sobre o Uso NASF grupos. Farmacêutica Racional de Medicamentos. X X X X

Realizar Campanha sobre Uso 01 Período da Assistência Racional de Medicamentos e Campanha/ano Campanhas. Ações X X X X Farmacêutica Descarte da Medicação realizadas. Vencida.

1 169 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Realizar coleta de medicação Conforme Nº de medicações Assistência X X X X vencida nas UBS através dos demanda vencidas Farmacêutica ACS. coletadas/UBS.

Realizar reuniões periódicas Trimestralmente Nº de reuniões Assistência X X X X com equipe médica e realizadas. Farmacêutica odontológica.

Implantar Práticas Integrativas Grupos Nº de grupos com PIC Assistência Complementares – PIC´s na preconizados no implantada. Farmacêutica X X X X Secretaria de Saúde, visando projeto melhorar a qualidade de vida e reduzir o uso de medicação.

Fazer divulgação periódica na Semanalmente Nº de divulgações Assistência X X X X mídia sobre Uso Racional de realizadas. Farmacêutica Medicamentos.

Realizar atividades educativas Mensalmente Nº de atividades Assistência para grupos na comunidade realizadas na X X X X Farmacêutica (igrejas, escolas, associações, comunidade. entre outros).

Elaborar material educativo 01 material/ano Nº de materiais Assistência para população em geral distribuídos. X X X X Farmacêutica explicando os efeitos do uso de medicamentos vencidos. 1 170 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Realizar Balanço Trimestral de 04/ano Balanço trimestral Assistência Estoque de medicamentos efetuado. Farmacêutica psicotrópicos conforme Portaria X X X X 344/98, com encaminhamento a VISA Municipal.

Realizar Balanço Mensal das 12/ano Relação de Assistência Notificações de Receita tipo “A” Notificações Farmacêutica conforme Portaria 344/98, com repassadas. X X X X encaminhamento a VISA Municipal.

Realizar Balanço Anual de 01/ano Balanço anual Assistência Estoque de medicamentos efetuado. Farmacêutica psicotrópicos conforme Portaria X X X X 344/98 com encaminhamento a VISA Municipal.

Realizar Inventário Anual de 01/ano Inventário realizado. Assistência Estoque dos Postos de Farmacêutica Distribuição de Medicamentos X X X X das Unidades de Saúde, no mês de dezembro.

1 171 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Realizar entrega domiciliar de Entrega mensal Nº de medicações Assistência medicamentos para a entregues por X X X X Farmacêutica população do interior coberta localidade. pelo EACS.

Manter o Sistema 5S na Conforme Ações realizadas. Assistência Farmácia Central e Postos de necessidade X X X X Farmacêutica Distribuição de Medicamentos das UBS.

Alimentar os Sistemas de 100% Sistemas alimentados. Assistência Informação: X X X X Farmacêutica SISMEDEX, SESMED, HORUS, GEMUS.

1 172 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Objetivo Geral

 Implementar e executar as ações de vigilância em saúde realizadas no âmbito municipal, de acordo com as normas vigentes e pactuações estabelecidas, compreendendo as ações de: vigilância epidemiológica, vigilância entomológica, vigilância sanitária, vigilância ambiental e controle de zoonoses.

Objetivo Específicos

 Prevenir, identificar e controlar riscos oriundos da produção e consumo de bens e serviços, a fim de garantir a qualidade e segurança de produtos e serviços, evitando riscos à saúde da população;  Identificar e monitorar fatores de riscos não biológicos relacionados à contaminantes ambientais e qualidade da água para consu- mo humano, ar, solo e desastres naturais, de forma a minimizar os riscos de doenças decorrentes da exposição aos mesmos;  Reduzir a morbimortalidade decorrente das doenças e agravos prevalentes, mediante a intensificação de ações de caráter pre - ventivo e curativo, individuais e coletivos.

1 173 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 11: Redução dos riscos e agravos à saúde da população, por meio das ações de promoção e vigilância em saúde.

Objetivo 11.1: Fortalecer a promoção e a vigilância em saúde através das ações e serviços da Vigilância Sanitária, tais como: prevenção, identificação e controle de riscos oriundos da população e consumo de bens e serviços.

FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Cadastrar os Estabelecimentos Conforme Nº de Vigilância em Saúde sujeitos à ação da Vigilância demanda estabelecimentos X X X X Sanitária no PHAROS. cadastrados.

Inspecionar os Conforme Nº de Vigilância em Saúde estabelecimentos sujeitos à demanda estabelecimentos X X X X ação da Vigilância Sanitária. inspecionados.

Dispensar alvarás sanitários Conforme Nº de alvarás Vigilância em Saúde para os estabelecimentos com demanda sanitários expedidos. situação regular de acordo com X X X X as normas vigentes da VISA.

Monitorar propagandas/ Conforme Monitoramentos Vigilância em Saúde publicidade de produtos de demanda realizados. interesse da saúde. X X X X

1 174 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Atender as denúncias Conforme Nº de denúncias X X X X Vigilância em Saúde recebidas. demanda atendidas.

Controlar a Distribuição de Conforme Nº de blocos Vigilância em Saúde Blocos de Notificação de demanda fornecidos. Receitas para as Unidades de X X X X Saúde da rede pública municipal.

Participar de ações conjuntas Conforme Nº de ações Vigilância em Saúde com outros órgãos de solicitação realizadas. fiscalização (Ministério Público, PROCON, Ministério da X X X X Agricultura, CIDASC e Conselhos Regionais das Categorias).

Realizar atividades educativas Conforme Nº de ações Vigilância em Saúde junto aos estabelecimentos de solicitação realizadas. alimentação sobre a X X X X preparação e conservação de alimentos.

Realizar inspeções em eventos Conforme Nº de eventos X X X X Vigilância em Saúde na comunidade. demanda inspecionados.

1 175 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 11: Redução dos riscos e agravos à saúde da população, por meio das ações de promoção e vigilância em saúde.

Objetivo 11.2: Fortalecer a promoção e a vigilância em saúde através das ações e serviços da Vigilância Ambiental, tais como: identificação e monitoramento dos fatores de riscos não biológicos relacionados à contaminantes ambientais e qualidade da água para consumo humano, ar, solo e desastres naturais.

FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Cadastrar as fontes de Conforme Nº de cadastros Vigilância em Saúde abastecimento de água para demanda realizados. X X X X consumo humano.

Realizar o monitoramento da 100% das Nº monitoramentos Vigilância em Saúde qualidade da água para amostras realizados. consumo humano nos sistemas realizadas de abastecimento de acordo com os parâmetros X X X X estabelecidos na diretriz nacional, alimentando o SISAGUA.

Fiscalizar os sistemas 100% da Nº de fiscalizações Vigilância em Saúde hidrossanitários implantados demanda realizadas. em residências e comércio em X X X X construção e/ou reforma.

1 176 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 11: Redução dos riscos e agravos à saúde da população, por meio das ações de promoção e vigilância em saúde.

Objetivo 11.3: Fortalecer a promoção e a vigilância em saúde através das ações e serviços da Vigilância Epidemiológica, tais como: prevenção e controle das doenças imunopreviníveis, controle das doenças transmissíveis, monitoramento dos agravos de relevância epidemiológica, qualificação da coleta, alimentação e análise dos sistemas de informação.

FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Assegurar índices de cobertura 95% Percentual de Vigilância em Saúde vacinal em relação à vacina da cobertura vacinal X X X X Poliomielite. atingido.

Assegurar índices de cobertura 95% Percentual de Vigilância em Saúde vacinal em relação à vacina cobertura vacinal X X X X Pentavalente em menores de atingido. 01 ano.

Assegurar índices de cobertura 95% Percentual de Vigilância em Saúde vacinal em relação à vacina do cobertura vacinal X X X X Rotavirus. atingido.

Assegurar índices de cobertura 95% Percentual de Vigilância em Saúde vacinal da BCG. cobertura vacinal X X X X atingido.

1 177 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Assegurar índices de cobertura 80% Percentual de Vigilância em Saúde vacinal contra o HPV. cobertura vacinal atingido em meninas X X X X na faixa etária de meninas 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Assegurar índices de cobertura 95% Percentual de Vigilância em Saúde vacinal contra a Hepatite A. cobertura vacinal atingido na população X X X X na faixa etária de 01 ano a 05 anos incompletos.

Vacinar as mulheres em idade Conforme Nº de mulheres em Vigilância em Saúde X X X X fértil, prevenindo a ocorrência demanda idade fértil vacinadas. de Tétano Neonatal.

Vacinar a população geral Conforme Nº de pessoas X X X X Vigilância em Saúde contra a Hepatite B. demanda vacinadas.

Vacinar a população contra a Conforme Nº de pessoas Vigilância em Saúde X X X X Influenza, conforme definição demanda vacinadas. do MS.

1 178 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Investigar os eventos adversos Conforme Nº eventos adversos Vigilância em Saúde X X X X graves pós-vacinação. demanda graves pós-vacinação investigados.

Vacinar adultos de 20 a 49 Conforme Nº. de pessoas de 20 a Vigilância em Saúde X X X X anos com a Tríplice Viral. demanda 49 anos de idade vacinadas.

Vacinar crianças de 15 meses 95% Nº. de crianças com 15 Vigilância em Saúde X X X X com a Tetraviral. meses vacinadas.

Notificar os casos suspeitos de Conforme Nº de casos Vigilância em Saúde Doenças de Notificação demanda notificados. Compulsória – DNC, junto aos X X X X estabelecimentos de saúde públicos e privados.

Investigar os casos de Conforme Nº de casos Vigilância em Saúde X X X X doenças transmitidas por demanda investigados. alimentos e água.

Realizar diagnóstico Conforme Nº de casos Vigilância em Saúde laboratorial das doenças demanda investigados. X X X X exantematicas notificadas – sarampo e rubéola. 1 179 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Garantir exames para Conforme Nº de casos Vigilância em Saúde diagnóstico laboratorial dos demanda investigados. X X X X casos de meningite bacteriana.

Monitorar os casos de Conforme Nº de diagnósticos Vigilância em Saúde Doenças Diarreicas demanda confirmados e X X X X Agudas/ano. monitorados.

Realizar notificação dos casos Conforme Nº de casos Vigilância em Saúde X X X X de sífilis em gestantes. demanda notificados.

Investigar os óbitos de Conforme Nº de óbitos Vigilância em Saúde mulheres em idade fértil (10 e demanda investigados. X X X X 49 anos).

Investigar os óbitos maternos. Conforme Nº de óbitos Vigilância em Saúde X X X X demanda investigados.

Realizar investigação de óbitos Conforme Nº de óbitos infantis Vigilância em Saúde infantis. demanda investigados. X X X X

1 180 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Realizar profilaxia nos casos Conforme Nº de profilaxias Vigilância em Saúde de acidentes com animais demanda realizada. peçonhentos e antirrábicos nos X X X X casos indicados das notificações investigadas.

Investigar os óbitos de causas Conforme Nº de casos Vigilância em Saúde X X X X básicas mal definidas. demanda investigados.

Realizar profilaxia e exames no Conforme Nº de casos Vigilância em Saúde caso de acidentes com demanda notificados. X X X X material biológico, conforme protocolo do MS.

Manter a realização de Conforme Nº de procedimentos Vigilância em Saúde X X X X Colposcopia, Biópsia e demanda realizados. Cauterização.

Manter a realização de Conforme Nº de procedimentos Vigilância em Saúde X X X X Cauterização Química para os demanda realizados. casos de HPV.

Manter a participação no Conforme Participação mantida. Vigilância em Saúde X X X X comitê regional de óbitos. agenda 1 181 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Implantar Câmara Técnica 01 Câmara Câmara implantada. Vigilância em Saúde Municipal de Óbitos Maternos Ações desenvolvidas. X X X X e Infantis.

Manter o fornecimento de Conforme Nº de bolsas Vigilância em Saúde bolsas de colostomia para demanda fornecidas. X X X X pacientes ostomizados.

Realizar visita domiciliar aos Visita Mensal Nº de visitas Vigilância em Saúde pacientes ostomizados para realizadas. acompanhamento e X X X X orientações sobre os cuidados com estomas.

Realizar matriciamento junto Trimestral Nº de matriciamentos Vigilância em Saúde X as Unidades de Saúde. realizados. X X X

Garantir o acesso para Conforme Nº de procedimentos Vigilância em Saúde atendimento clínico para demanda realizados. indicação, fornecimento e X X X X inserção do Dispositivo Intra- uterino – DIU.

1 182 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Manter controle dos Conforme Nº de Dispositivos Vigilância em Saúde Dispositivos Intra-uterinos – demanda Intra-uterinos – DIU X X X X DIU fornecimento para as UBS fornecidos. e Hospital

Alimentar os sistemas de Conforme Sistemas atualizados. Vigilância em Saúde X X X X informação. cronograma MS

1 183 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Objetivo 11.4: Fortalecer a promoção e a vigilância em saúde através das ações e serviços da Vigilância Epidemiológica, tais como: implementação da linha de cuidados às pessoas submetidas às situações de violência.

FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Garantir o atendimento dos Conforme Nº de casos de Vigilância em Saúde casos de violência sexual demanda violência sexual X X X X notificados. notificados.

Investigar os casos de 100% Nº de casos de Vigilância em Saúde violências e intoxicações violência investigados. X X X X notificados.

1 184 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 11: Redução dos riscos e agravos à saúde da população, por meio das ações de promoção e vigilância em saúde.

Objetivo 11.5: Fortalecer a promoção e a vigilância em saúde através das ações e serviços da Vigilância Epidemiológica, tais como: implementação da vigilância alimentar e nutricional.

FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Notificar e investigar casos de Conforme Nº de casos notificados Vigilância em Saúde desnutrição grave em crianças demanda e investigados. X X X X menores de 05 anos de idade.

Nº de famílias benef. Realizar o acompanhamento 75% do PBF c/ perfil saúde Vigilância em Saúde das condicionalidades do acomp. atenção básica Programa Bolsa Família. na última vigência do X X X X ano / Nº total famílias benef. do PBF c/ perfil saúde na última vigência do ano X 100.

Monitorar os casos de crianças Conforme Nº de casos X X X X Vigilância em Saúde com baixo peso. Demanda monitorados.

Manter o Projeto Municipal Conforme Nº de crianças Vigilância em Saúde Leite e Suplementos para necessidade beneficiadas. X X X X crianças de 0 a 06 anos.

1 185 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 11: Redução dos riscos e agravos à saúde da população, por meio das ações de promoção e vigilância em saúde.

Objetivo 11.6: Fortalecer a promoção e a vigilância em saúde através das ações e serviços da Vigilância Epidemiológica, tais como: prevenção, diagnóstico, tratamento e cura das DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais.

FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Realizar atividades educativas Conforme Nº de ações Vigilância em junto aos alunos do ensino solicitação das realizadas. X X X X Saúde fundamental sobre prevenção escolas das DST/HIV/AIDS.

Garantir a testagem do HIV. Conforme Nº de testagens do HIV X X X X Vigilância em demanda realizadas. Saúde

Garantir exames de VDRL para Conforme Nº de exames VDRL Vigilância em as gestantes que realizam pré- demanda realizados. X X X X Saúde natal na rede pública.

Realizar atendimento para os Conforme Nº de pacientes Vigilância em casos novos de HIV/AIDS demanda atendidos no X X X X Saúde detectados. Programa.

1 186 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Investigar, notificar e monitorar Conforme Nº de casos de Vigilância em Saúde os casos de gestantes demanda HIV/AIDS investigados, X X X X portadoras do vírus HIV/AIDS notificações e cadastradas no SISPRENATAL. monitoramentos.

Assegurar o acompanhamento Conforme Nº de casos HIVAIDS Vigilância em Saúde X X X X de crianças expostas, filhas de demanda em gestantes. mães soropositivas.

Manter o fornecimento de Conforme Nº de crianças Vigilância em Saúde fórmula infantil para crianças demanda beneficiadas. X X X X de 0 a 6 meses, filhos de mães HIV positivo.

Tratar os casos de IST 100% Nº de casos Vigilância em Saúde X X X X notificados. notificados.

Garantir o teste para Hepatites Conforme Nº de testes para Vigilância em Saúde Virais para as gestantes que demanda hepatites virais realizam pré-natal na rede realizados. X X X X pública, especialmente no primeiro e terceiro trimestre de gestação.

1 187 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Garantir apoio laboratorial para Conforme Nº de sorologias Vigilância em Saúde realizar a sorologia demanda realizadas. X X X X confirmatória da Hepatite B e C para a população.

Garantir atendimento e Conforme Nº de pacientes novos Vigilância em Saúde tratamento dos casos de demanda atendidos no X X X X Hepatites detectados. Programa.

Manter atualizada a planilha de Conforme Planilha atualizada. Vigilância em Saúde monitoramento de gestantes e demanda Nº de casos X X X X recém-nascidos com diagnosticados. diagnóstico de sífilis.

Atender os pacientes Conforme Nº de pacientes Vigilância em Saúde referenciados de outros demanda atendidos. X X X X municípios da região para atendimento e tratamento de hepatites virais.

Realizar campanha de 01 Ações desenvolvidas. Vigilância em Saúde prevenção no mês de julho Campanha/ano X X X X alusivo ao dia mundial de luta contra as hepatites virais.

1 188 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Realizar campanha de 01 Ações desenvolvidas. Vigilância em Saúde X X X X prevenção no mês de outubro Campanha/ano alusivo a sífilis.

Realizar campanha de 01 Ações desenvolvidas. Vigilância em Saúde prevenção no mês de Campanha/ano X X X X dezembro alusivo ao dia mundial de luta contra as AIDS.

1 189 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 11: Redução dos riscos e agravos à saúde da população, por meio das ações de promoção e vigilância em saúde.

Objetivo 11.7: Fortalecer a promoção e a vigilância em saúde através das ações e serviços da Vigilância Epidemiológica, tais como: prevenção, diagnóstico, tratamento e cura da Hanseníase.

FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Garantir o atendimento e Conforme Nº. pacientes Vigilância em Saúde tratamento dos casos novos de demanda atendidos no X X X X Hanseníase. Programa.

Desenvolver ações de Conforme Ações realizadas. Vigilância em Saúde prevenção (capacitações, demanda X X X X orientações, palestras, etc.).

1 190 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 11: Redução dos riscos e agravos à saúde da população, por meio das ações de promoção e vigilância em saúde.

Objetivo 11.8: Fortalecer a promoção e a vigilância em saúde através das ações e serviços da Vigilância Epidemiológica, tais como: prevenção, diagnóstico, tratamento e cura da Tuberculose.

FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Garantir o atendimento dos Conforme Nº de casos novos de X X X X Vigilância em Saúde casos novos de tuberculose. demanda tuberculose tratados.

Garantir a realização do exame Conforme Nº de pacientes com Vigilância em Saúde anti HIV para os pacientes com demanda tuberculose que X X X X tuberculose. realizaram o anti HIV.

Realizar palestras de Conforme Nº de palestras Vigilância em Saúde orientação sobre Tuberculose demanda e realizadas. X X X X para os servidores, nas necessidade empresas e nos grupos.

1 191 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 11: Redução dos riscos e agravos à saúde da população, por meio das ações de promoção e vigilância em saúde.

Objetivo 11.9: Fortalecer a promoção e a vigilância em saúde através das ações e serviços da Vigilância Entomológica, tais como: prevenção e controle do Aedes Aegypti. FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Atualizar o Registro Geográfico 01 Atualização realizada. Vigilância em Saúde X X X X – Vigilância Entomológica. atualização/ano

Inspecionar as armadilhas 100% Nº de armadilhas Vigilância em Saúde semanalmente. inspecionadas. X X X X 128 armadilhas

Inspecionar os pontos 100% Nº de pontos Vigilância em Saúde estratégicos quinzenalmente. estratégicos inspecionados. X X X X

50 pontos estratégicos

Realizar palestras e Conforme Nº de Vigilância em Saúde orientações nas empresas e demanda palestras/orientações X X X X para a comunidade em geral realizadas. sobre a prevenção do Aedes Aegypti.

1 192 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE AMBULATORIAL E HOSPITALAR

Objetivo Geral

 Atender os principais problemas e agravos de saúde da população, realizados em ambiente ambulatorial, pré-hospitalar ou hos - pitalar, através de ações de promoção, proteção, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde, que exigem a utilização de equipamentos e profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos para o apoio diagnóstico e tratamento de forma integrada à Atenção Básica através do sistema de regulação.

Objetivos Específicos

 Implementar a atenção especializada ambulatorial, a partir da definição das Redes de Atenção a Saúde – RAS regionalizadas, como instância de apoio à atenção básica, visando garantir a integralidade da assistência;

 Ampliar os atendimentos de urgência e emergências, regulando o acesso a partir de critérios de necessidades articulados pela Rede de Urgência e Emergência – RUE para atendimento da população locorregional;

 Garantir o acesso hospitalar local de acordo com a capacidade técnica, equipamentos e recursos humanos existentes, bem como garantir e regular o acesso hospitalar de acordo com as referências pactuadas nos diversos níveis de complexidade.

1 193 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 12: Aprimoramento da Assistência Ambulatorial Especializada. Objetivo 12.1: Implementar a Atenção Ambulatorial Especializada, através da regulação, ampliação do acesso e qualificação dos serviços.

FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Garantir acesso a consultas, Conforme Nº de atendimentos MAC exames e procedimentos de demanda CIS-AMARP. Média e Alta Complexidade X X X X através do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS AMARP de acordo com a regulação municipal.

Garantir acesso a consultas, Conforme Nº de atendimentos MAC exames e procedimentos de demanda Prestadores Média e Alta Complexidade contratualizados. X X X X através prestadores contratualizados com o Município de acordo com a regulação municipal.

Garantir acesso para Conforme Nº de sessões de MAC atendimentos de fisioterapia na demanda fisioterapia. Clínica junto a Unidade de X X X X Saúde São Miguel de acordo com a regulação municipal.

1 194 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Garantir acesso ao exame de Conforme Nº de exames ECG MAC X X X X Eletrocardiograma – ECG por demanda realizados. Telemedicina.

Garantir acesso ao exame Conforme Nº de exames dermatológico por demanda realizados com X X X X MAC Telemedicina. dermatoscópio.

Garantir e ampliar acesso ao Conforme Nº de exames MAC X X X X exame de Colposcopia. demanda. realizados.

Garantir acesso ao exame de Conforme Nº. de exames MAC mamografia diagnóstica nas demanda realizados. mulheres na faixa etária abaixo X X X X 50 anos e acima de 69 anos de idade, conforme indicação médica.

Nº. de mamografias Garantir acesso ao exame de Razão 0,35 realizadas na faixa MAC mamografia para rastreamento etária de 50 a 69 anos para as mulheres na faixa nos últimos 12 meses / X X X X etária de 50 a 69 anos de ½ da população idade. feminina na mesma faixa etária. 1 195 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Garantir acesso aos exames do Conforme Nº de exames Laboratório de Análises demanda laboratoriais X X X X MAC Clínicas Municipal realizados.

Manter o Programa Nacional de 01 Programa Avaliação recebida. Controle de Qualidade – PNCQ X X X X MAC (controle externo de qualidade).

Garantir hospedagem e Conforme Nº de pernoites, alimentação na Casa de Apoio demanda almoços e jantares. em Florianópolis p/ pacientes X X X X MAC que fazem Tratamento Fora de Domicílio.

Garantir transporte para os Conforme Nº de pacientes pacientes que fazem demanda transportados/ Km. X X X X MAC Tratamento Fora de Domicílio.

Manter contrato com a Clínica 01 Contrato/ano Contrato mantido. SUS da APAE. X X X X MAC

1 196 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Manter contrato com empresa Conforme Contrato mantido. de prestação de serviços necessidade X X X X MAC médicos para o UPA 12 horas

Manter contrato com Conforme Contrato mantido. Laboratório de Análises necessidade Clínicas para prestação de X X X X MAC serviços em regime de sobreaviso no UPA 12 horas.

Implantar Clínica de Fisiotera- 01 Clínica Data da inauguração. MAC X X pia Central.

Implantar Raio-X por 01 RX Data da implantação. MAC X Telemedicina

Implantar Eletrocardiograma 01 ECG/ UBS Data da implantação. nas Unidades de Saúde. MAC X X X X

1 197 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Ampliar o rol de exames de Conforme Nome de exames MAC X X X X laboratório de análises clínicas. necessidade ampliados.

Garantir acesso a consultas Conforme Nº de consultas. MAC X X X X com Neurologista e Psiquiatra. demanda Código: 03.01.01.007-2 CBO 225112 – Neurologista CBO 225133 – Psiquiátra

Implantar o serviço de coleta Data da implantação. de material para exames labo- 05 UBS MAC X ratoriais junto as Unidades de Saúde.

Garantir acesso ao cuidado Conforme Nº de procedimentos. Vigilância em Saúde com estomas. demanda Código: 0301100063 X X X X

1 198 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 13: Aprimoramento da Rede de Atenção às Urgências, com adequação e qualificação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU), articulada às outras redes de atenção.

Objetivo 13.1: Implementação da Rede de Atenção às Urgências no âmbito ambulatorial e pré-hospitalar. FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Garantir acesso para MAC Conforme Nº de atendimentos X X X X atendimento na UPA 12 horas. demanda médicos/ enfermagem.

Garantir acesso às pequenas MAC Conforme Nº de procedimentos X X X X cirurgias conforme regulação. demanda realizados.

Manter o Serviço de MAC Atendimento Móvel de 01 Nº de atendimentos. X X X X Urgência – SAMU

1 199 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 14: Garantia do acesso a Atenção Hospitalar, com adequação, ampliação e qualificação dos serviços do hospital local e manutenção das pactuações intermunicipais.

Objetivo 14.1: Implementação da Rede de Atenção Hospitalar. FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Garantir acesso à população do MAC Conforme Nº de internações. X X X X município no hospital local. demanda

Garantir acesso às cirurgias Conforme Nº de cirurgias eletivas MAC eletivas de mutirão no hospital regulação de mutirão realizadas X X X X local. por especialidade. (Oftalmo/ catarata, Otorrino, Laqueadura)

Incentivar o hospital local a Conforme Serviços habilitados. MAC integrar as Redes de Atenção à capacidade X X X X Saúde, de acordo com a instalada do legislação do MS. hospital local

Manter contrato com o Hospital 01 Contrato/ano Contrato mantido. MAC local para manutenção dos X X X X serviços hospitalares.

2 200 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 15: Fortalecimento da Rede de Saúde Mental.

Objetivo 15.1: Ampliar o acesso à atenção psicossocial da população do município, de forma qualificada e articulada com os demais pontos de atenção em saúde e outros pontos intersetoriais.

FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Realizar atividades educativas Conforme Nº de atividades MAC nas escolas, empresas e programação realizadas. X X X X comércio do município.

Realizar apoio matricial na Reuniões Nº de Reuniões MAC Atenção Básica. bimestrais/ realizadas/ X X X X 04 reuniões por Periodicidade. ESF/ano

Implantar biblioteca no CAPS. 01 biblioteca Data da implantação. X X X X MAC

Desenvolver ações e serviços Conforme Listar ações MAC relacionados à prevenção dos Lei 2297/2015 desenvolvidas. X X X X usuários de drogas lícitas e ilícitas.

Manter grupo de álcool, crack e Semanal Nº encontros/ grupo MAC X X X X outras drogas no CAPS. Nº de participantes.

2 201 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Manter as atividades de Semanal Nº de participantes. MAC Equitação para os pacientes do Nº de equitações. X X X X CAPS.

Firmar parcerias com outros Conforme Nº Órgãos com MAC órgãos e departamentos do disponibilidade parcerias firmadas. X X X X município a fim ampliar o dos órgãos e convívio social dos pacientes departamentos do CAPS. municipais

Firmar parcerias com Conforme Nº de Instituições de MAC instituições de formação disponibil. das Parcerias firmadas. X X X X profissional para instituições capacitação/formação dos pacientes do CAPS.

Prestar atendimento aos casos Conforme Nº de atendimentos. MAC de violência autoprovocada, demanda X X X X bem como para familiares.

Realizar o II Fórum de Saúde 01 evento/ano Data da realização do MAC Mental da Região do Alto Vale Fórum. X do Rio do Peixe.

2 202 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Realizar intercâmbio com os 03 eventos/ano Eventos realizados. CAPS da Região do Alto Vale X X X X MAC do Rio do Peixe.

Implantar o CAPS AD para integrar a Rede de Atenção 01 Unidade Data da inauguração. X MAC Psicossocial – RAPS

Capacitar os profissionais da Nº de capacitações Conforme Atenção Básica sobre a rede realizadas. X X X X MAC necessidade de saúde mental.

Ampliar o quadro de Nº de profissionais Conforme profissionais de saúde mental contratados. X X X X MAC necessidade na AB e CAPS.

Garantir o acesso a consultas Conforme Nº de consultas. MAC X X X X psiquiátricas no CAPS. demanda Código: 03.01.01.007-2

Capacitar familiares e Conforme Nº de capacitações. MAC X X X X cuidadores em saúde mental. necessidade

2 203 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Manter/ ampliar pactuação com MAC hospitais e clínicas para internação de pacientes com transtornos mentais Conforme Nº de hospitais e decorrentes ou não de uso de demanda/ clínicas de referência. X X X X substâncias psicoativas nas necessidade Nº de novas situações de violência referências. autoprovocada, surto psicótico e desintoxicação.

Manter/ ampliar as oficinas Listar oficinas Conforme terapêuticas, físicas e culturais mantidas. MAC demanda/ X X X X no CAPS. Listar novas oficinas. necessidade

Implementação das PIC´s no Conforme Listar PIC´s CAPS. demanda/ desenvolvidas. X X X X MAC necessidade

Realizar atividades alusivas as Listar atividades Conforme datas pontuais em saúde desenvolvidas. X X X X MAC cronograma mental.

2 204 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Realizar Campanha de Saúde 01 Campanha/ Listar atividades MAC X X X X Mental no mês de outubro. ano desenvolvidas.

Fazer revisão do protocolo de Data conclusão. MAC saúde mental. Revisão anual X X X X

Realizar encontro de Data do evento. MAC dependência química. Anual X X X X

Incentivar/ contribuir com a Data da implantação. MAC 01 Câmara implantação da câmara técnica Técnica Regional X X X X de saúde mental da região do de Saúde Mental Alto Vale do Rio do Peixe.

Construir novas instalações Data da mudança. MAC para o CAPS I. 01 Unidade nova X

2 205 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 GESTÃO DO SUS

Objetivo Geral  Fortalecer e aprimorar a capacidade de gestão púbica no âmbito da saúde municipal, de forma a potencializar o conjunto de recursos dispo- níveis na prestação de serviços, otimizando e ampliando o quadro de pessoal, estrutura física e tecnológica para a qualificação da atenção, atuando de forma integrada e participativa com órgãos afins e organismos de controle social, de forma solidária com o Estado e a União.

Objetivos Específicos  Implementar uma política de valorização dos trabalhadores em saúde, tomando como eixo orientador a humanização e qualificação no traba- lho, fortalecendo e aperfeiçoando a gestão do SUS;  Aperfeiçoar e consolidar a descentralização do SUS, fortalecendo a gestão municipal e aprimorando os processos de negociação e pactua- ção, atendendo às necessidades regionais;  Fomentar o desenvolvimento de ações intersetoriais, visando à promoção à saúde através da informação, educação e comunicação, fortale- cendo o processo participativo e corresponsável;  Qualificar os profissionais que operacionalizam os bancos de dados, bem como capacitar equipe multiprofissional para tratar os dados obti- dos através dos sistemas de informação;  Fortalecer a gestão democrática, através das instâncias colegiadas, ampliando a participação e capacitação dos diversos segmentos da so- ciedade, com vistas ao exercício do controle social e regionalização da saúde;  Assegurar a aplicação de recursos próprios para investimento e custeio das ações de saúde e buscar outras fontes de recursos para investi- mentos.

2 206 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 16: Execução e qualificação do Planejamento em Saúde, com foco na geração de ganhos de produtividade e eficiência para o SUS.

Objetivo 16.1: Qualificação da gestão por meio da execução qualificada dos instrumentos de gestão.

FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Cadastrar projetos para Conforme Nº de Projetos Recursos Próprios captação de recursos para necessidade cadastrados. investimentos disponibilizados e propostas X X X X pelo Ministério da Saúde e disponibilizadas Emendas Parlamentares. para cadastro

Aderir aos Programas e Conforme Programas/ Projetos Recursos Próprios Projetos do Ministério da Saúde necessidade e implantados. X X X X visando ampliar a oferta de prog./projetos serviços de saúde. disponibilizados pelo MS

Fazer adesão ao Banco de Adesão anual Adesão efetuada. Recursos Próprios Preços a fim de agilizar os X X X X processos de pré contratação para as licitações.

Elaborar os instrumentos de Conforme Instrumentos Recursos Próprios X X X X Gestão: Plano de Saúde, PAS, solicitação do MS aprovados no CMS. SISPACTO, RAG, entre outros. 2 207 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 17: Execução e qualificação da Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria dos Serviços do SUS.

Objetivo 17.1: Qualificação da gestão do SUS por meio dos mecanismos de regulação, controle, avaliação e auditoria do sistema.

FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Elaborar e encaminhar os Conforme Nº de pessoas Recursos Próprios Processos de TFD para as demanda atendidas nas referências pactuadas de referências pactuadas. X X X X acordo com a regulação estadual.

Estruturar o Sistema Municipal Conforme Relação dos serviços Recursos Próprios X de Regulação. necessidade regulados.

Manter contratos com Conforme Contratos firmados. Recursos Próprios empresas privadas para necessidade prestação de serviços especializados, tais como: X X X X consultas, exames e procedimentos de média e alta complexidade.

Revisar a PPI da Assistência Conforme PPI revisada. Recursos Próprios X X X X Ambulatorial e fazer as devidas necessidade alterações.

2 208 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Atualizar o Sistema Nacional de Mensalmente Sistemas alimentados. X X X X Recursos Próprios Estabelecimentos de Saúde – SCNES

Fazer controle interno das Mensalmente Relatórios X X X X Recursos Próprios ações e serviços de saúde. encaminhados ao Gestor.

Processar a produção das Mensalmente Produção processada. X X X X Recursos Próprios Unidades de Saúde no Sistema de Informação Ambulatorial – SIA/SUS.

Realizar chamada pública para Conforme Nº de Contratos X X X X Recursos Próprios contratação de empresas de necessidade firmados. prestação de serviços de saúde de média e alta complexidade.

Monitorar a produção do Mensalmente Monitoramento X X X X Recursos Próprios CIS-AMARP. realizado.

Monitorar a produção dos Mensalmente Monitoramento X X X X Recursos Próprios prestadores de serviços de realizado. saúde contratados pelo município.

2 209 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Monitorar a produção Mensalmente Sistema monitorado. X X X X Recursos Próprios ambulatorial no GEMUS.

Implantar Auditoria no âmbito Conforme Data implantação. X Recursos Próprios Municipal do SUS. necessidade

2 210 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 18: Garantia de Financiamento em Saúde.

Objetivo 18.1: Garantir e ampliar a aplicação de recursos financeiros para custeio e investimento nas diversas áreas da saúde pública municipal. FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Aplicar o percentual da receita 15% Percentual aplicado. Recursos Próprios própria do Município em ações X X X X e serviços de saúde, conforme Lei Compl. Nº 141/2012.

Alimentar o Sistema de Bimestral Sistema alimentado. Recursos Próprios Informações do Orçamento X X X X Público em Saúde – SIOPS.

2 211 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 19: Consolidar a gestão do trabalho.

Objetivo 19.1: Investir na fixação de profissionais para o SUS, visando a desprecarização, a valorização e democratização das relações de trabalho. FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Realizar processo seletivo para Conforme Processo seletivo Recursos Próprios provimento das vagas necessidade realizado. X X X X necessárias.

Disponibilizar Equipamentos de Conforme Equipamentos Recursos Próprios Proteção Individual e Coletiva – necessidade disponibilizados. X X X X EPI e EPC.

Propiciar estágios para técnicos Conforme Nº. de estágios Recursos Próprios e acadêmicos com cursos na possibilidade concedidos. X X X X área da saúde.

2 212 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 20: Qualificação dos profissionais do SUS.

Objetivo 20.1: Investir na adequada formação e qualificação dos trabalhadores do SUS, através da Educação Permanente em Saúde. FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Incentivar a participação dos Conforme Nº de profissionais que Recursos Próprios servidores da SMS em cursos/ necessidade e participaram de capacitações e treinamentos, oportunidade Cursos/ Capacitações/ X X X X nas respectivas áreas de Treinamentos, etc. atuação.

Capacitar os profissionais da Conforme Nº de capacitações Recursos Próprios SMS nas diversas áreas de necessidade realizadas/ X X X X atuação. profissionais capacitados.

Realizar treinamentos específi- Conforme Nº de profissionais Recursos Próprios cos sobre o Gemus para os no- contratação capacitados. X X X X vos servidores.

2 213 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 21: Incentivar a participação popular e qualificar o controle social.

Objetivo 21.1: Implementar a gestão participativa, através do fortalecimento do vínculo com o cidadão e lideranças de movimentos sociais, bem como capacitar os conselheiros de saúde.

FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Realizar reuniões ordinárias do 01 Reunião Nº de reuniões Recursos Próprios Conselho Municipal de Saúde Ordinária/mês Ordinárias realizadas. de janeiro a dezembro de cada Reuniões ano e extraordinárias sempre Nº de reuniões X X X X que necessário. Reuniões Extraordinárias Extraordinárias realizadas. Conforme necessidade

Publicar as resoluções do CMS Conforme Nº de Resoluções Recursos Próprios no Diário Oficial dos Municípios demanda publicadas. X X X X – DOM.

Manter atualizado o Sistema de Conforme Cadastro atualizado. Recursos Próprios Acompanhamento dos alterações X X X X Conselhos de Saúde – SIACS. realizadas na composição do CMS

2 214 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Apresentar para discussão e Conforme Documentos aprovação os instrumentos de necessidade aprovados. gestão, projetos e outros X X X X Recursos Próprios documentos pertinentes ao andamento dos trabalhos da SMS.

Realizar audiências 01/ Datas das Audiências quadrimestrais conforme Art. 41 Quadrimestral realizadas. X X X X Recursos Próprios da Lei Complementar Nº 141/2012.

Realizar Conferências Conforme Data da Conferência X X X X Recursos Próprios Municipais de Saúde. convocação MS realizada.

Realizar pesquisa de satisfação dos usuários do SUS através Mensalmente Pesquisa realizada. Recursos Próprios X X X X das caixas de ouvidoria alocadas nas Unidades de Saúde

Atender as denúncias da Conforme Nº de denúncias Recursos Próprios X X X X Ouvidoria 0800-647-2528. demanda atendidas.

Implantar leitura eletrônica Conforme Leitura eletrônica Recursos Próprios para pesquisa de satisfação X – ouvidoria SUS. necessidade implantada. 2 215 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 22: Participar do processo de Descentralização e Regionalização da Saúde.

Objetivo 22.1: Participar das instâncias colegiadas de abrangência regional visando o fortalecimento da região de saúde.

FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Participar da Comissão Reuniões Participação nas Recursos Próprios X X X X Intergestores Regional – CIR. mensais reuniões da CIR.

Participar das Câmaras Conforme Participação efetivada. Recursos Próprios Técnicas e Grupos de Trabalho necessidade X X X X da CIR.

Participar da Comissão de Conforme Participação efetivada. Recursos Próprios Integração Ensino-Serviço – necessidade X X X X CIES no âmbito regional.

2 216 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 INVESTIMENTOS EM SAÚDE

Objetivo Geral

 Garantir a melhoria da capacidade instalada no que diz respeito à frota, equipamentos, espaços físicos e mobiliários das Unidades de Saúde.

Objetivos Específicos

 Adequar a estrutura física das Unidades de Saúde, através de Construções, Ampliações e/ou Reformas necessárias para a prestação dos serviços de saúde;

 Adequar a estrutura tecnológica através da aquisição de Equipamentos e Materiais Permanentes para a qualificação dos serviços de saúde;

 Renovar/ Ampliar a frota de veículos utilizados para o transporte das equipes de saúde e dos pacientes que necessitam de Tratamento Fora do Domicílio;

2 217 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Diretriz 23: Qualificação da infraestrutura, tecnologias clínicas e frota da Secretaria de Saúde.

Objetivo 23.1: Investir na ampliação, melhoria e adequação das Unidades de Saúde, aquisição/ manutenção de equipamentos e materiais permanentes e renovação da frota.

FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Construção de nova UBS para 300,00 m² Data de conclusão da X R$ 450.000,00 o Bairro Macieira. Porte I obra.

Construção de novas Data da conclusão da 420,00 m² X R$ 630.000,00 instalações para o Centro de obra. Atenção Psicossocial – CAPS I. Implantação do CAPS AD para Data da conclusão da 420,00 m² X R$ 630.000,00 integrar a RAPS. obra.

Construção de arquivo morto. 130,00 m² Data de conclusão da X R$ 195.000,00 obra. 350,00 m² Ampliação e reforma da Data de conclusão da Adm. (270,00 m²) X R$ 525.000,00 Unidade de Saúde Vila Salete. obra. Garag. (80,00m²)

Ampliação e reforma da UBS Data de conclusão da 50,00 m² X R$ 75.000,00 São José. obra.

2 218 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Construção de nova UBS para 650,00 m² Data de conclusão da X R$ 975.500,00 o Bairro São Miguel. obra.

Ampliação e reforma da UBS Data de conclusão da 25,00 m² X R$ 37.500,00 Nações. obra.

Ampliação e reforma da UBS Data de conclusão da 100,00 m² X R$ 150.000,00 São Sebastião. obra.

Construção sala para ACS na 15,00 m² Data de conclusão da X R$ 22.500,00 UBS Macieira. obra.

Implantação de Clínica de 115,00 m² Data da inauguração. X R$ 150.000,00 Fisioterapia Central

Implantação do Serviço 270,00 m² Data da inauguração. X R$ 150.000,00 Materno Infantil

Aquisição de mobília para as Conforme Mobília comprada e X X X X R$ 400.000,00 Unidades de Saúde. necessidade instalada.

Aquisição de Equipamentos e Conforme Equipamentos e X X X X R$ 400.000,00 Materiais Permanentes para as necessidade materiais permanentes Unidades de Saúde. comprados.

2 219 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 FONTE DE AÇÃO META INDICADOR 2018 2019 2020 2021 RECURSOS

Aquisição de Unidade Móvel 01 Unidade Unidade adquirida. X R$ 350.000,00 para ESF/SB. Data aquisição.

Aquisição de Ambulância/ 04 Data da aquisição. X X X X R$ 600.000,00 Substituição da frota.

Aquisição de Veículo Popular 04 Data da aquisição. X X X X R$ 200.000,00 para a ESF/NASF/ Substituição da frota.

Aquisição de Veículo Popular 02 Data da aquisição. para Vigilância em Saúde/ X X R$ 100.000,00 Substituição da frota.

Aquisição de Veículo de sete 01 Data da aquisição. lugares adaptado para pessoas X R$ 100.000,00 com deficiência física.

Aquisição de Motocicleta tipo 02 Data da aquisição. X R$ 16.000,00 Biz para Vigilância em Saúde/ Dengue.

TOTAL R$ 6.156.500,00

2 220 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Considerações Finais

A efetivação do Plano Municipal de Saúde se dará através de um amplo processo de mobilização de profissionais, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde.

O monitoramento e avaliação serão instrumentos estratégicos de controle da execução do Plano Municipal de Saúde em direção aos objetivos propostos, devendo ser realizada de forma sistematizada e contínua.

As ações de monitoramento serão desenvolvidas a partir de informações sistematicamente coletadas na Programação Anual de Saúde – PAS e analisadas no Relatório Anual de Gestão – RAG, os quais permitirão fazer o acompanhamento do cumprimento das ações planejadas com seu respectivo percentual de alcance.

A avaliação deverá ser realizada a partir dos indicadores estabelecidos no Plano Municipal de Saúde, assinalando os avanços obtidos e as dificuldades encontradas, constituindo-se em elemento fundamental para instrumentalizar as decisões do gestor nas intervenções necessárias.

Os assuntos relevantes do Plano Municipal de Saúde deverão ser discutidos entre a gestão e as áreas técnicas, devendo os mesmos ser levados para apreciação do Conselho Municipal de Saúde.

221 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Aprovação do Plano

222 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021 Homologação

223 Plano Municipal de Saúde de Fraiburgo 2018 – 2021